O melhor disco da Legião pra mim é o Descobrimento do Brasil de 1993, o Renato Russo sempre escreveu e compos muito bem (um hit maker), mas creio que o cara chegou num nível acima de As Quatro Estações em diante e pra mim O Descobrimento do Brasil é muito legal, é criativo, é solar, A Tempestade e Uma Outra Estação são ótimos musicalmente, mas são tristes e é complicado embora canções como Dezesseis separada do disco é legal e pra mim parece com músicas como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo pelo Renato Russo ter retomado o estilo narrativo das composições do Trovador Solitário. A Fonte é uma música linda e é a minha música favorita deles, gosto muito de L'Age D'Or, em Vamos Fazer Um Filme me lembra da 4° ou 5°série de uma forma legal de moleque falando da sua turma. Eu respeito muito o Renato Russo.
cada vez mais encantado com a luz de Cris Fuscaldo. Não há sombra de falsidade ou maldade nela. Só sinceridade no trabalho que desenvolve. O Corredor 5 tem revelado pessoas do music business que não conhecia e agora posso acompanhar,. Prestação de serviços relevante para o negócio da música no Brasil. Valeu
A tempestade era pra ser um álbum duplo, O livro dos Dias, não foi, por isso que foi feito o Uma outra estação, li isso em algum lugar a muito tempo atrás.
Eu acompanhei o Legião desde o começo eu já era adolescente tinha 14 anos. E aqui no Rio de Janeiro a musica que mais tempo ficou em primeiro lugar de todas elas foi "Indios" era absurdo o tempo que ela ficou em primeiro e algumas vezes tinha outra do mesmo disco em segundo e outra em quarto ou quinto. O Dois foi incrível aqui no Rio de Janeiro e nessa epoca eu ja tinha la meus 16...
O legado do Renato é tão incrível que abre lacunas pra quem conhece e gosta criar teorias. Depois de muito pesquisar vejo o V como uma ópera rock fora de ordem. Um álbum denso que organizado mostra a iluminação de uma pessoa destruída.
Renato Russo é eterno. Apesar de, nos tempos atuais, ouvir menos, estar imersa nas letras de Renato Russo é metafísica, é uma sensação muito boa. Lembro que, há alguns anos (quando as pessoas ainda ouviam rádio frequentemente), uma vizinha colocava num programa em que, religiosamente, todos os dias e no mesmo horário, tocavam Mais Uma Vez. Era uma época em que eu passava por muitas coisas difíceis. E todo dia, naquele momento específico, eu parava pra ouvir aquela letra e deixava a esperança invadir minha mente . Até hoje, sempre que ouço essa música, é impossível controlar as lágrimas. Obrigada por ter existido, Renato Russo. Devo a muitas de suas letras grandes reflexões sobre mim, minhas ações e sobre meus sonhos.
Nossa faço a suas as minhas palavras, o Legião foi a trilha sonora da minha adolescência e formação como indivíduo...amo Legião amo Renato Russo o eterno poeta.
Eu sou muito fã da legião e por acaso encontrei esse canal que só por esse vídeo eu curti demais e achei super simpática a Chris e o entrevistador. Ótimo podcast
Eu sou o maior fã da Legiso q eu conheço. Colecionei, desde sempre, raridades, covers, fui em show, etc. Tbm fiquei anos sem ouvir Legião - mais de 10 anos. Comecei a aprender violão e voltei a ouvir, e agora a tocar. Tbm choro ao ouvir algumas das músicas, acho q Esperando por mim é a mais difícil. Uma outra coisa: o canal é maravilhoso, o papo sempre nota 10. De forma alguma uma fraude. Desencana disso MESMO.
Era eu um adolescente no interior do Paraná, quando meus irmãos mais velhos colocam Faroeste Caboclo. 3em1. Aquela fita com áudio duvidoso...mas desde a primeira vez, a primeira vez que ouvi a voz do Renato eu descobri ali o meu maior ídolo. Uma pena que não fui no show...porquê os bons morrem antes... Adolescência e juventude com o Legião Urbana valeu todos os instantes. Salve Renato Russo, meu maior ídolo.
Por enquanto, também é uma música que o produtor pediu. O álbum estava pronto e o produtor pediu pro Renato fazer uma música diferente, o Renato fez por enquanto. Realmente, o Renato era inigualável.
Parabéns pelo trabalho. Conseguiu me comover a escutar o Legião. Uma banda que passou batido por mim. Na época Eu escutava, RDP, Inocentes, Slayer entre outras. Vou escutar.
Eu sou muito fã de Legião, meu álbum de início é o 2 e a música preferida é Vento no litoral, eu amo o 5. Mas eu não consigo escutar os últimos oficiais, meu amor por Legião e Eterno, mas as vezes eu não consigo ouvir, mas é minha banda preferida em todos os tempos.
Que entrevista Bacana.. o dia da morte de Renato, é um daqueles dias que lembro de tudo... recebi a noticia logo cedo, tipo 8 da manhã. Um amigo que trabalhava na presidência do Correio Braziliense, aqui em Brasilia, me ligou e falou "cara, ainda não saiu na midia, mas Renato Russo morreu.. estamos mandando um repórter agora para o RJ"..recebi a noticia, como tivesse perdido alguém bem próximo.. pois acompanhei a carreira da banda desde o começo.
Eu amei essa entrevista! A Chris parece ser uma querida, você Clemente me identifico demais pois tenho depressão e ouvir sobre Legião Urbana a banda que mais amo até hoje (tenho 57 anos) me fez revisitar muitas memórias. Pena o QRCODE não ter aparecido para eu poder comprar o livro. Saber que você também gosta de Vento no Litoral só reforça o quanto o próprio Renato era também deprimido. Amo, amo e amo essa canção. Só senti falta de falar da amiga dele no início da banda. No mais, parabéns!!!
Sugiro o livro "Sempre há uma Luz" - A viagem de um roqueiro ao além de Sérgio Luís pelo espírito de Ruggeri Rubens. É bem interessante para entender que as questões existenciais de Renato Russo estão totalmente ligadas ao suas encarnações passadas. Recomendo bastante esse livro, além do livro " O Filho da Revolução" de Carlos Marcelo.
Que papo maravilhos, Clemente! Parabéns! O Renato deve estar se revirtando no túmulo, pois o moleque do filho dele nem era nascido quando toda a história da Legião aconteceu. Adorei a ideia das Biografias, e vê se consegue chamar o Dado e o Bonfa. Abraço!
Boa noite. Esse show das flores foi no Maracanãzinho. Patrocinado pela alternativa nativa. Mesbla. O ingresso era um cartão magnético tipo do metrô na cor vermelha. Comprei o ingresso e não fui no show. Tive uma febre violenta. Mais tive o prazer de assistir a legião urbana em 1986 no festival mixto quente na praia da macumba no recreio em sua formação original. Não tinham gravado o segundo disco, mais já levavam músicas do segundo LP. Encontrei o Renato russo duas vezes. Todas as vezes na extinta loja modern sound em Copacabana. Estava procurando o LP do Fine Young canibals.
Fraudes ? Vcs são ótimos! Resgatam memórias e estão eternizando a história e os atores da nossa música através de entrevistas e livros Essa parceria tem tudo haver , tem sinergia ... @crisfuscaldo esperando ch3gar o meu Cantadas !!!
Já amo a Cris, e já amava o canal e o Clê! E tenho Renato Russo como meu poeta, letrista, compositor, vocalista e cantor favorito, além de maior ícone do rock nacional, assim como Legião é minha banda favorita! Me emociono com a história do Renato... Vocês são incríveis! E não consigo conter as lágrimas... Conversei com Juliany Mucury, que conheci através do canal Alta Fidelidade, e me emocionei demais...
Clemente, o último disco da Legião é bem pesado de se ouvir. Na verdade os dois últimos, né... Ainda assim, tem muita coisa bacana nesses discos. Quando for ouvir, esteja de alma leve. Sobre artistas que gravaram na "passagem", inclua o Raul nessa também. Raulzito fez a Panela do Diabo, ao lado do Marcelo Nova, já bastante debilitado - para não dizer nas últimas. Abraço, querido! Teu canal tá cada dia melhor!
Tem um ponto interessante, que li em algum lugar: a Legião gostava de colocar algum instrumental depois de canções que consideravam a mensagem “forte”. Foi assim com o V (Metal contra as nuvens/a ordem dos templários) com o Descobrimento (Perfeição/o passeio da boa vista) e Dado pode ter seguido essa lógica no Uma Outra Estação. Esses longos minutos finais de instrumental em Clarisse, para mim, servem exatamente para isso: refletir e digerir, minimamente, todo o peso daquela letra tão visceral.
@@TainanFranco ele é incrível, é um álbum muito rico em sentimento, em que as músicas te transmitem algo muito forte. Eu amo muito. Realmente eu não consigo escolher, nasci em 95, conheci bem depois. O álbum "Uma outra estação", depois que eu entendi, quando foi lançado e toda a história por trás, as limitações do Renato, as letras. Eu vi numa entrevista que fizeram como se fosse uma despedida, encerramento e isso me atraiu muito. O que eu menos escuto é o "Que país é esse" mas tem Angra e Faroeste ...
@@TainanFranco e eu amo "Música Ambiente", L'Avventura, Aloha e várias outras desse álbum (não que seja minhas preferidas) e amo como Leila é uma música leve no meio do tema mais tempestuoso do álbum. Soul Parsifal também é mais pra cima.
@@junioroliveira311 te confesso que a minha primeira banda favorita é engenheiros do hawaii. Ahah legião me arrebatou com muitíssimo sons. Inclusive amo o CD em italiano. É cafona é lindo, amo. Sabe, acho que as preferências tem muita relação com o que a gente era ou estava vivendo na época. Tenho 41 e tem letras que me pegaram depois de uma idade, ou um momento vivido. Acho que a tristeza da Tempestade tem relação com a minha tristeza na época. Doido né? Bjoooo
Maravilha de entrevista! Cris sempre suscita memórias legionárias em todos nós, fãs da Legião!!! Muito top!!!! Já ansioso pelas próximas com ela!!! Gostaria de sugerir que ela abordasse em vídeos futuros, toda a história detalhada de cada um dos discos da Legião! Mesmo q ficassem vídeos curtos ( talvez 45 min à 1 hora)! Seria interessante ter em mais riquezas de detalhes as histórias desses discos que moldaram a minha vida e de tantas outras pessoas! Abraços Clê!!! O Gabigol dos Podcasts 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Imagine sempre tocaram bem o Marcelo Bonfa era meu vizinho em Itapira no interior de SP, estudávamos no mesmo colégio, Antônio Caio, ele (Bonfa), fazia altos sons na casa dele para todos, era sério mas bonzinho e tímido, usava jeans e camiseta levis, All.Star, nos pes , cabelo cortado como o DD Ramone, aos 13 anos, em 1985 fui na casa dele em Brasília, dali há 3 meses eles estouraram no País, eu já tinha vindo de Brasília com o Vinil.do disco 01.
Alternativa Nativa em 1988, dias 14,15,16 e 17 de Julho. Legião tocou nos dias 14 e 15 ( Quinta e Sexta ), Capital e Engenheiros do Hawai no Sábado e Paralamas no Domingo . ☆ Fui na Quinta e no Sábado!
á legião e o renato e fagner porque sou do ceara na musica são meus 10 .Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
Vendo o final da entrevista lembrei que Faroeste de Caboclo conheci bem antes, no início dos anos 80 uma menina veio de BSB para a escola que eu estudava no RJ e ela tinha uma fita pirata justamente com Que País é Esse, Química e Faroeste de Caboclo.
18:10 a questão das "vozes guias" pode ter sido só uma tentativa de contemporização com a precariedade marcante dos vocais. salvo engano, na própria biografia do Dado tudo foi feito com o Renato dizendo que as aquelas vozes deviam ser as definitivas mesmo. a única voz regravada (não que as outras fossem guias) foi a de "Via Láctea".
Vou deixar meu like pra assistir posteriormente. Mas queria fazer um pedido. Entrevista o cantor Pepeu Gomes. Gostaria de conhecer um pouco mais dele. Eu quase nao conheço musicas dele, e as poucas que aprendo para cantar acho fascinante como ele tem um bom repertório. Musica boa e que merece ser remixada, regravada por outros artistas. Enfim. Todo mundo quer regravar uma musica do Roberto Carlos. Ok. Mas temos outros artistas que valem à pena. O Pepeu Gomes é um deles.
Fico impressionado como a mídia televisiva quase não dá atenção a memória do Renato russo e da legião.Rede globo, só passa sobre artistas nordestinos e nada de Renato russo.
Entrevista muito bacana. Parabéns! Se não me engano o show do Maracanãzinho, citado pelo Clemente, foi um projeto chamado “Alternativa na Ativa” patrocinado pela Mesbla.
Parabéns Cle e Chris. Muito Boa esta junção da música e as biografias em livro. Sou muito fã dos Engenheiros e HG. Li 3 livros biográficos q o próprio HG pode estar vivo pra escrever. Mas, tbm li e gostei muito da biografia do Luchese "Uma carona com Engenheiros na Higway". Já li e gostei muito do "trovador solitário" do Dapieve. Eu aínda lerei este seu grande trabalho Chris sobre o o Renato e a Legião.
Na verdade essa história do MASCULINO/FEMININO é menção ao título da obra final: A Tempestade (feminino) ou O Livro dos Dias (masculino). Havia a indecisão sobre o título: acabou ficando os dois!
Essa briga do Giuliano contra Dado e Bonfa poderia acabar com ele entrando pra banda pra tocar baixo (por que ele toca)… Aí chamam o Guilherme Sá pra cantar e tá tudo certo kkkkkk
Puta que pariu, incrivelmente Faroeste caboclo me levou pra Legiao Urbana...nasci em 1974 mas somente Faroeste me levou a descobrir o universo Renato Russo...depois voltei para os 2 primeiros discos e fui pirando...
Quando eu comecei ler tudo sobre Legião e Renato eu sentia um nó na garganta.
O melhor disco da Legião pra mim é o Descobrimento do Brasil de 1993, o Renato Russo sempre escreveu e compos muito bem (um hit maker), mas creio que o cara chegou num nível acima de As Quatro Estações em diante e pra mim O Descobrimento do Brasil é muito legal, é criativo, é solar, A Tempestade e Uma Outra Estação são ótimos musicalmente, mas são tristes e é complicado embora canções como Dezesseis separada do disco é legal e pra mim parece com músicas como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo pelo Renato Russo ter retomado o estilo narrativo das composições do Trovador Solitário.
A Fonte é uma música linda e é a minha música favorita deles, gosto muito de L'Age D'Or, em Vamos Fazer Um Filme me lembra da 4° ou 5°série de uma forma legal de moleque falando da sua turma.
Eu respeito muito o Renato Russo.
Conheci Legião com a Música Soldados, através de uma FITA K7 que minha tia me deu no final dos anos 80
cada vez mais encantado com a luz de Cris Fuscaldo. Não há sombra de falsidade ou maldade nela. Só sinceridade no trabalho que desenvolve. O Corredor 5 tem revelado pessoas do music business que não conhecia e agora posso acompanhar,. Prestação de serviços relevante para o negócio da música no Brasil. Valeu
Concordo com a Chris, nasci em 1981 e lembro bem quando Faroeste Caboclo tocou.... que sensação!!
A música A tempestade, do disco Uma outra estação, é muito fooooooda!
Muito foda!
A Chris é demais! Tenho vários livros dela e toda entrevista é um deleite! Parabéns!
A tempestade era pra ser um álbum duplo, O livro dos Dias, não foi, por isso que foi feito o Uma outra estação, li isso em algum lugar a muito tempo atrás.
Eu ganhei esse livro de presente de um amigo muito querido .
Fiquei apaixonada por esse livro ❤
Todos os cd e musicas da Legiao sao incriveis.
Eu acompanhei o Legião desde o começo eu já era adolescente tinha 14 anos. E aqui no Rio de Janeiro a musica que mais tempo ficou em primeiro lugar de todas elas foi "Indios" era absurdo o tempo que ela ficou em primeiro e algumas vezes tinha outra do mesmo disco em segundo e outra em quarto ou quinto. O Dois foi incrível aqui no Rio de Janeiro e nessa epoca eu ja tinha la meus 16...
Fui no show da Legião Urbana no parque antártica ( antigo estádio palmeiras) no dia 12/08/1990. Inesquecível.
Era meu sonho
Também comecei a escutar Legião com Faroeste Caboclo, sempre bom ouvir sobre Legião
Importante mesmo documentar a história de nossa música!!!
O legado do Renato é tão incrível que abre lacunas pra quem conhece e gosta criar teorias. Depois de muito pesquisar vejo o V como uma ópera rock fora de ordem. Um álbum denso que organizado mostra a iluminação de uma pessoa destruída.
Renato Russo é eterno. Apesar de, nos tempos atuais, ouvir menos, estar imersa nas letras de Renato Russo é metafísica, é uma sensação muito boa. Lembro que, há alguns anos (quando as pessoas ainda ouviam rádio frequentemente), uma vizinha colocava num programa em que, religiosamente, todos os dias e no mesmo horário, tocavam Mais Uma Vez. Era uma época em que eu passava por muitas coisas difíceis. E todo dia, naquele momento específico, eu parava pra ouvir aquela letra e deixava a esperança invadir minha mente . Até hoje, sempre que ouço essa música, é impossível controlar as lágrimas. Obrigada por ter existido, Renato Russo. Devo a muitas de suas letras grandes reflexões sobre mim, minhas ações e sobre meus sonhos.
Nossa faço a suas as minhas palavras, o Legião foi a trilha sonora da minha adolescência e formação como indivíduo...amo Legião amo Renato Russo o eterno poeta.
Eu sou muito fã da legião e por acaso encontrei esse canal que só por esse vídeo eu curti demais e achei super simpática a Chris e o entrevistador. Ótimo podcast
Graças a Deus eu fui no show do Metropolitan em 1994, eu tinha 18 anos. Que show! 👋👋👋
Amei essa entrevista porque eu ouvi coisas q não sabia sobre a banda o Renato...
Eu sou o maior fã da Legiso q eu conheço. Colecionei, desde sempre, raridades, covers, fui em show, etc. Tbm fiquei anos sem ouvir Legião - mais de 10 anos. Comecei a aprender violão e voltei a ouvir, e agora a tocar.
Tbm choro ao ouvir algumas das músicas, acho q Esperando por mim é a mais difícil.
Uma outra coisa: o canal é maravilhoso, o papo sempre nota 10. De forma alguma uma fraude. Desencana disso MESMO.
Como o maior fã de legiao urbana fica 10 anos sem ouvir a banda?
Vamos ao xadrez 4D PARA explicar!!!!
Era eu um adolescente no interior do Paraná, quando meus irmãos mais velhos colocam Faroeste Caboclo. 3em1. Aquela fita com áudio duvidoso...mas desde a primeira vez, a primeira vez que ouvi a voz do Renato eu descobri ali o meu maior ídolo. Uma pena que não fui no show...porquê os bons morrem antes...
Adolescência e juventude com o Legião Urbana valeu todos os instantes. Salve Renato Russo, meu maior ídolo.
17 min de vídeo já chorando. Respirando fundo aqui.
Foi tipo isso 😭
Por enquanto, também é uma música que o produtor pediu. O álbum estava pronto e o produtor pediu pro Renato fazer uma música diferente, o Renato fez por enquanto. Realmente, o Renato era inigualável.
Índios ele fez na hora tbm. Sentou no chão e escreveu.
@@igorsilva3156 verdade!
Era pra lançar só a música, na de gravar ele disse: mudou.
Parabéns pelo trabalho. Conseguiu me comover a escutar o Legião. Uma banda que passou batido por mim. Na época Eu escutava, RDP, Inocentes, Slayer entre outras. Vou escutar.
Fico feliz que tenha gostado
Eu tenho o CD a tempestade eu me emociono sempre que ouço ele
Estou descobrindo o canal agora em 07/2024…. 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sou muito fã de Legião, meu álbum de início é o 2 e a música preferida é Vento no litoral, eu amo o 5.
Mas eu não consigo escutar os últimos oficiais, meu amor por Legião e Eterno, mas as vezes eu não consigo ouvir, mas é minha banda preferida em todos os tempos.
Esse programa jà é um classico !
Que entrevista Bacana.. o dia da morte de Renato, é um daqueles dias que lembro de tudo... recebi a noticia logo cedo, tipo 8 da manhã. Um amigo que trabalhava na presidência do Correio Braziliense, aqui em Brasilia, me ligou e falou "cara, ainda não saiu na midia, mas Renato Russo morreu.. estamos mandando um repórter agora para o RJ"..recebi a noticia, como tivesse perdido alguém bem próximo.. pois acompanhei a carreira da banda desde o começo.
Eu amei essa entrevista! A Chris parece ser uma querida, você Clemente me identifico demais pois tenho depressão e ouvir sobre Legião Urbana a banda que mais amo até hoje (tenho 57 anos) me fez revisitar muitas memórias. Pena o QRCODE não ter aparecido para eu poder comprar o livro. Saber que você também gosta de Vento no Litoral só reforça o quanto o próprio Renato era também deprimido. Amo, amo e amo essa canção. Só senti falta de falar da amiga dele no início da banda. No mais, parabéns!!!
O PRIMEIRO DISCO FOI IMPECÁVEL...O VERDADEIRO CONCEITO...FAROESTE CABOCLO É SENSACIONAL... CEILÂNDIA...
Amo esse Canal. E sse episódio em especial foi fantástico!!! Parabéns Chris e Clê!!! #LegiãoUrbanaForever
Sugiro o livro "Sempre há uma Luz" - A viagem de um roqueiro ao além de Sérgio Luís pelo espírito de Ruggeri Rubens. É bem interessante para entender que as questões existenciais de Renato Russo estão totalmente ligadas ao suas encarnações passadas.
Recomendo bastante esse livro, além do livro " O Filho da Revolução" de Carlos Marcelo.
Nossa a música que fez eu gostar da legião e eu sou fã
Chris você uma linda...Teu sorriso me faz viajar!!!
Maravilhosa! Grande jornalista e pesquisadora. Eu parei tudo para assisti-la!
Fui em quatro shows da legião urbana.
Parque Antártica.
Aramaçã
Reegue ignite
E o último em SP IBIRAPUERA
Que papo maravilhos, Clemente! Parabéns! O Renato deve estar se revirtando no túmulo, pois o moleque do filho dele nem era nascido quando toda a história da Legião aconteceu. Adorei a ideia das Biografias, e vê se consegue chamar o Dado e o Bonfa. Abraço!
O disco 2 é o mais completo e o 4 estações é o melhor pq tocou quase todas as músicas...os últimos eu choro tbm. Não escuto nada hoje de legião.
Clê para depressão é muito bom fazer terapia de regressão de memória. Saúde irmão!
Boa noite. Esse show das flores foi no Maracanãzinho. Patrocinado pela alternativa nativa. Mesbla. O ingresso era um cartão magnético tipo do metrô na cor vermelha. Comprei o ingresso e não fui no show. Tive uma febre violenta. Mais tive o prazer de assistir a legião urbana em 1986 no festival mixto quente na praia da macumba no recreio em sua formação original. Não tinham gravado o segundo disco, mais já levavam músicas do segundo LP. Encontrei o Renato russo duas vezes. Todas as vezes na extinta loja modern sound em Copacabana. Estava procurando o LP do Fine Young canibals.
CaralhO! Total! Obrigado pela lembraça
Com a legião urbana e seu álbum de estreia. Passei a valorizar mais ainda a música nacional com a versatilidade e genialidade do RR. 👊🏻
" eu era um lobisomem juvenil" é uma das minhas preferidas"
Fraudes ? Vcs são ótimos! Resgatam memórias e estão eternizando a história e os atores da nossa música através de entrevistas e livros Essa parceria tem tudo haver , tem sinergia ... @crisfuscaldo esperando ch3gar o meu Cantadas !!!
Acabei de comprar os 2 livros, Renato o Russo e Discobiografia Legionário, top!
Fui no show do 4 estacoes em SP em 1990!
Mano, adorei a Chris..não a conhecia..❤
Chris forever
Já amo a Cris, e já amava o canal e o Clê! E tenho Renato Russo como meu poeta, letrista, compositor, vocalista e cantor favorito, além de maior ícone do rock nacional, assim como Legião é minha banda favorita!
Me emociono com a história do Renato...
Vocês são incríveis!
E não consigo conter as lágrimas...
Conversei com Juliany Mucury, que conheci através do canal Alta Fidelidade, e me emocionei demais...
Clemente, o último disco da Legião é bem pesado de se ouvir. Na verdade os dois últimos, né... Ainda assim, tem muita coisa bacana nesses discos. Quando for ouvir, esteja de alma leve. Sobre artistas que gravaram na "passagem", inclua o Raul nessa também. Raulzito fez a Panela do Diabo, ao lado do Marcelo Nova, já bastante debilitado - para não dizer nas últimas. Abraço, querido! Teu canal tá cada dia melhor!
Obrigado pelo feedback!
Urbana Legio Omnia Vincit! 🖤
Ela é linda, brilhante e tem uma voz belíssima..poderia ser uma dubladora.
Fiquei toda arrepiada! Saudade Renato!
Que voz linda, a Cris tem...
Entrevista maravilhosa! Poderiam ficar conversando sobre a Legião Urbana por horas. Parabéns pelo canal. Abraços! ☺🙏
Eu amei tb. Já já ela volta pra falar de mutantes
Cle você é fera em tudo que faz e ainda trazer história de kossos ídolos vc arrebenta parabéns
A gravação do show do Jóquei, que Renato homenageia Cazuza, tem no RUclips... claro que não tem produção de som mas a qualidade tá muito boa.
Que conversa maravilhosa! Cle chama todo mundo que puder pra falar de Legião 😅
A ideía é essa
Boa
Top demais parabéns pela entrevista, sou fã demais da Legião 🙌💪🏻💪🏻
impossível não chorar
Parabéns pela Intervista.
Eu também passei um tempo sem ouvir a legião urbana depois da morte do Dentro eu voltei depois de 1996
Tem um ponto interessante, que li em algum lugar: a Legião gostava de colocar algum instrumental depois de canções que consideravam a mensagem “forte”. Foi assim com o V (Metal contra as nuvens/a ordem dos templários) com o Descobrimento (Perfeição/o passeio da boa vista) e Dado pode ter seguido essa lógica no Uma Outra Estação. Esses longos minutos finais de instrumental em Clarisse, para mim, servem exatamente para isso: refletir e digerir, minimamente, todo o peso daquela letra tão visceral.
Que mulher maravilhosal!!! amei o papo. (Tempestade é o meu favorito da Legião.)
eu amo, mas não consigo escolher nem o album pra chamar de favorito. Todos tem músicas incríveis e...
@@junioroliveira311 ahhh com certeza. Mas esse álbum bateu forte em mim.
@@TainanFranco ele é incrível, é um álbum muito rico em sentimento, em que as músicas te transmitem algo muito forte. Eu amo muito. Realmente eu não consigo escolher, nasci em 95, conheci bem depois.
O álbum "Uma outra estação", depois que eu entendi, quando foi lançado e toda a história por trás, as limitações do Renato, as letras. Eu vi numa entrevista que fizeram como se fosse uma despedida, encerramento e isso me atraiu muito.
O que eu menos escuto é o "Que país é esse" mas tem Angra e Faroeste ...
@@TainanFranco e eu amo "Música Ambiente", L'Avventura, Aloha e várias outras desse álbum (não que seja minhas preferidas) e amo como Leila é uma música leve no meio do tema mais tempestuoso do álbum. Soul Parsifal também é mais pra cima.
@@junioroliveira311 te confesso que a minha primeira banda favorita é engenheiros do hawaii. Ahah legião me arrebatou com muitíssimo sons. Inclusive amo o CD em italiano. É cafona é lindo, amo.
Sabe, acho que as preferências tem muita relação com o que a gente era ou estava vivendo na época. Tenho 41 e tem letras que me pegaram depois de uma idade, ou um momento vivido. Acho que a tristeza da Tempestade tem relação com a minha tristeza na época. Doido né? Bjoooo
Maravilha de entrevista! Cris sempre suscita memórias legionárias em todos nós, fãs da Legião!!!
Muito top!!!!
Já ansioso pelas próximas com ela!!!
Gostaria de sugerir que ela abordasse em vídeos futuros, toda a história detalhada de cada um dos discos da Legião! Mesmo q ficassem vídeos curtos ( talvez 45 min à 1 hora)! Seria interessante ter em mais riquezas de detalhes as histórias desses discos que moldaram a minha vida e de tantas outras pessoas!
Abraços Clê!!!
O Gabigol dos Podcasts 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vamos fazer isso com certeza!
Renato Russo é o grande cantor da geração do rock nacional dos anos 80, seguido pelo Bruno Gouveia do Biquini.
Imagine sempre tocaram bem o Marcelo Bonfa era meu vizinho em Itapira no interior de SP, estudávamos no mesmo colégio, Antônio Caio, ele (Bonfa), fazia altos sons na casa dele para todos, era sério mas bonzinho e tímido, usava jeans e camiseta levis, All.Star, nos pes , cabelo cortado como o DD Ramone, aos 13 anos, em 1985 fui na casa dele em Brasília, dali há 3 meses eles estouraram no País, eu já tinha vindo de Brasília com o Vinil.do disco 01.
Que legal. É isso mesmo! Ele é de Itapira.
Fiquei fã dessa mulher e fui tentar fazer a limpa no site dela pra comprar os livros, mas a maioria dos TOPS!!! ESTÃO ESGOTADOS. 🥀
Que legal, ela falou mais no final o que todo mundo suspeita e ninguem confirma...Giuliano foi adotado por Renato Russo 🤷🏻♂️
Mas isso é de conhecimento público, nunca foi algo escondido
Isso todo mundo já sabia.
Oiiiiii? Todo mundo sabe disso. Conhecimento público.
Obrigado por essa entrevista 🙏
Eu que agradeço o carinho
CARA QUE ENTREVISTA FODA EIM , MEUS PARABENS
Parabéns
Alternativa Nativa em 1988, dias 14,15,16 e 17 de Julho. Legião tocou nos dias 14 e 15 ( Quinta e Sexta ), Capital e Engenheiros do Hawai no Sábado e Paralamas no Domingo . ☆ Fui na Quinta e no Sábado!
á legião e o renato e fagner porque sou do ceara na musica são meus 10 .Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
Vendo o final da entrevista lembrei que Faroeste de Caboclo conheci bem antes, no início dos anos 80 uma menina veio de BSB para a escola que eu estudava no RJ e ela tinha uma fita pirata justamente com Que País é Esse, Química e Faroeste de Caboclo.
Eles marcaram nossas vidas
sobre o show que o Clê comenta: em 88, o Alternativa ocorreu DUAS vezes, em Janeiro e Julho (sendo que em Julho foram duas datas, 14 e 15)
Estou ligado aqui
Grande entrevista!
No aguardo
18:10 a questão das "vozes guias" pode ter sido só uma tentativa de contemporização com a precariedade marcante dos vocais. salvo engano, na própria biografia do Dado tudo foi feito com o Renato dizendo que as aquelas vozes deviam ser as definitivas mesmo. a única voz regravada (não que as outras fossem guias) foi a de "Via Láctea".
Vou deixar meu like pra assistir posteriormente. Mas queria fazer um pedido. Entrevista o cantor Pepeu Gomes. Gostaria de conhecer um pouco mais dele. Eu quase nao conheço musicas dele, e as poucas que aprendo para cantar acho fascinante como ele tem um bom repertório. Musica boa e que merece ser remixada, regravada por outros artistas. Enfim. Todo mundo quer regravar uma musica do Roberto Carlos. Ok. Mas temos outros artistas que valem à pena. O Pepeu Gomes é um deles.
Façam o de Belchior
Fico impressionado como a mídia televisiva quase não dá atenção a memória do Renato russo e da legião.Rede globo, só passa sobre artistas nordestinos e nada de Renato russo.
Em que mundo tu vive?
Eu não consigo ouvir os dois últimos discos também
Mais uma belíssima entrevista parabéns Corredor, 👏👏👏👏👏👍👍
Até hoje não consigo ouvir Love in the afternoon!
Clê, porra!! sempre mandando bem.
Clê a coleção que ela escreveu foi a coleção da abril com 15 CDs
Que papo massa!
Fala Léo!Que bom que vc curtiu!
Entrevista muito bacana. Parabéns! Se não me engano o show do Maracanãzinho, citado pelo Clemente, foi um projeto chamado “Alternativa na Ativa” patrocinado pela Mesbla.
Valeu pela lembrança Marcio. Issoo mesmo
Ela tem voz de Dubladora dos anos 90.
Parabéns Cle e Chris. Muito Boa esta junção da música e as biografias em livro. Sou muito fã dos Engenheiros e HG. Li 3 livros biográficos q o próprio HG pode estar vivo pra escrever. Mas, tbm li e gostei muito da biografia do Luchese "Uma carona com Engenheiros na Higway". Já li e gostei muito do "trovador solitário" do Dapieve.
Eu aínda lerei este seu grande trabalho Chris sobre o o Renato e a Legião.
Agora que saquei que é outra entrevista com ela.vou comprar esse livro
Na verdade essa história do MASCULINO/FEMININO é menção ao título da obra final: A Tempestade (feminino) ou O Livro dos Dias (masculino). Havia a indecisão sobre o título: acabou ficando os dois!
Bate papo nassa demais..viva Legiao 😊
Essa briga do Giuliano contra Dado e Bonfa poderia acabar com ele entrando pra banda pra tocar baixo (por que ele toca)…
Aí chamam o Guilherme Sá pra cantar e tá tudo certo kkkkkk
Ótima sugestão. E foram felizes para sempre.
A tempestade é meu disco preferido, agora uma outra estação também não consigo escutar.
Já tentei, mas não consegui TB. O meu preferido é o Dois
Que conversa linda! Me emocionei demais. Obrigada, Chris e Clemente! ❤️
Oie Luma! Fico feliz que tenha curtido
Puta que pariu, incrivelmente Faroeste caboclo me levou pra Legiao Urbana...nasci em 1974 mas somente Faroeste me levou a descobrir o universo Renato Russo...depois voltei para os 2 primeiros discos e fui pirando...
Eu também. Escrevi minha história aí em cima
Eu tb
Eu tenho esse
Renato russo devia ser o Rei, esse Roberto Carlos não sei do que ele e Rei...( Renato russo e Cultura muito.inteligente demais..) Amo CD Tempestade..