Seria interessante um nerdologia de história sobre alquimia, porque essa busca pela transmutação do chumbo em ouro também era uma alegoria sobre refinar a alma e se elevar espiritualmente.
Tinha de todos os tipos, existia esses gananciosos que queria ouro e vida material eterna e enganavam os outros e os que buscavam elevação espiritual e usavam os elementos como símbolos para alcançar esses objetivos. Pelo é mais ou menos isso que sei.
Sou estudante de filosofia e pesquisador sobre alquimia, gostaria de dizer que foi uma boa apresentação do que seria esse conteúdo tão vasto que são os conhecimentos alquimicos enquanto uma posição extrovertida a respeito desse conhecimento, normal, afinal foi assim que a ciência clássica registrou ele e o transformou na química atual, porém, há uma parte sobre os conhecimentos da alquimia que fazem parte da vertente de análise introvertida, proposta por alguns autores como C.G Jung e Marie Von Franz, que estuda a alquimia com um olhar diferente da proposta descritiva das atividades e experiências, esse conteúdo que não foi apresentado no vídeo, se volta para uma perspectiva do olhar para si mesmo e que usa conceitos como imaginação ativa, inconsciente coletivo e arquétipos, para entender a verdadeira relação do que é a alquimia, trazendo ela para o âmbito não só cientificista mas também o âmbito simbólico e religioso, e religioso não no sentido dogmatico, mas sim enquanto provedor de sentidos e sentimentos que nós liga a um entendimento com o todo. Escrevo esse comentári, pois gostaria de deixar registrado outra perspectiva sobre o tema que não foi apresentada, para os que se interessam, a alquimia ainda existe e tem suas utilidades, tentem buscá-la por meios mais filosóficos e menos científicos que talvez possam entender melhor sobre esse conteúdo que tem muito a oferecer enquanto uma área do conhecimento.
Eu trabalho como pesquisador exatamente na área de nucleossíntese estelar, e confesso que não esperava esse nível de detalhamento do r-process por exemplo, Atila está de parabéns.
Atila, sou doutorando em Química e estou passando pra dar os parabéns pelo excelente video! Uma forma genial de abordar o assunto! Parabéns a toda sua equipe.
Sugestão: Nerdologia sobre foguetes, lá poderia se falar sobre o fato de serem descartáveis, a importância da reutilização, etc. Podia falar mais do Saturno V, seu tamanho, e como isso foi importante para a transição ao programa de ônibus Espaciais. Outra sugestão: O setor privado no espaço, as inovações ocorrendo hoje aos nossos olhos. Com conquistas que vão desde 2004 com o Space Ship One, até as inovações da Space X hoje.
Sugiro um Nerdologia sobre o Programa espacial soviético, a história é linda! O Fracasso do Foguete N1 que os impediu a chegar a Lua, e o que obrigou a Nasa a lançar o Saturn V na Apollo 8 por tê-lo descoberto. O pioneirismo soviético em estações espaciais nos anos 70, a construção da Mir em 86. O Programa Buran de ônibus espacias (e que não substituiria as cápsulas Soyus mas trabalhariam em conjunto, diferente do que os Shuttle americanos fizeram com a nave Apoll). Além de suas missões planetárias como a Vênus e Marte. E o triste fim de tudo isso com o colápso da URSS em 91. O programa espacial soviético era maior e mais ambicioso que o da China hoje. Desde os anos 90, não lançam uma unica missão planetária (fora fracassos como a Mars 96 e a Phobos-Grunt em 2011), não é capaz de possuir uma frota do sondas como a Nasa que têm 10 explorando o Sistema Solar hoje (incluindo a Osiris-Rex), não pode mudar drásticamente o programa tripulado, como a Nasa está fazendo (pois enquanto o ambiiuoso projeto Kliper foi engavetado a uns anos, a Nasa contará em breve com naves privadas Dream Caser e Starliner), nem um projeto de grandes foguetes e telescópios como o Hubble e James Webb. Se a Rússia lança duas ou três missões anuais a ISS é por mero compromisso internacional. Digitem acima "soviet moon", vão ver uma animação de como seria a conquista da Lua caso a União soviética usasse o Foguete N1 e a nave Soyus , o filme Apollo 18 de 2011 que usou todos esses conceitos. Se o Átila quiser uma base para pesquisa, sugiro o excelente artigo do Acervo do jornal Estadão, do dia 20 de agosto de 1999 (especial 30 anos da Apollo), onde conta em detalhes, por que a união soviética perdeu a corrida a Lua.
O programa de Ônibus espaciais não foi uma inovação, foi um retrocesso. Os americanos desistiram do programa das missões apollo e rejeitaram o projeto de exploração e colonização de Marte de Wernher von Braun e em troca passaram os últimos 40 anos com os Ônibus espaciais, quando já poderia existir uma colônia marciana desde a década de 1990, se eles tivessem adotado o projeto de von braun. Eles só precisavam ter privatizado a indústria espacial no final dos anos 1970, uma pena que as privatizações só vieram depois dos anos 2000.
Hilbert, sim, recomendo ver o vídeo "Nuclear Propulsion in Space (Project NERVA) 1968 NASA-Atomic Energy Commission" (não posso postar link se não o meu comentário fica invisível). Desde de 62 havia planos para se ir a Marte na década de 80. Mas ia depender do programa de grandes foguetes continuar sendo financiado. Digite também "van braun mars" e veja muitos vídeos dos projetos dele.
Nerdologia Meus Temas Sugeridos: A lei de Murphy Clonagem Pessoas Geneticamente imunes Telepatia Computadores Quânticos Bipolaridade Evolução Buraco de Minhocas Crispr (Edição de Dna) Groot Ou um Nerdologia sobre Plantas Tempo Relatividade Mundo Quânticos Teoria das Cordas Bitcoin Dimensões
Rodrigo Carrassai Como ele é um biólogo, eu quero que ele explique o porque das pessoas que são geneticamente imunes a vírus(na vida real) , A fungos e Zumbis( The last of us ) ,a Gripe símia (planeta dos macacos) e etc , pois deve haver algo da evolução relacionado com esse tema.
Para vermos como o mundo material não passa de um amontoado de causas e condições, que quando manipuladas corretamente, pode moldar nossa realidade. Grandes alquimistas de antigamente usavam de analogias para exprimir uma ideia um pouco mais mística do que a mera transmutação física o ouro, porém a essência sempre é perdida, e a mentalidade tacanha corrompe o que toca.
''Como esse conceituado vídeo de um homem do Rio de Janeiro explicando o porquê a terra é plana utilizando apenas o mar e uma régua, um conceito simples mas efetivo.''
Muito bacana o vídeo. O Lawrence Principe é doutor em História da Ciência e em Química Orgânica. Ele publicou muitas coisas com o William R. Newman, que é professor da Universidade de Indiana. O livro do Principe é realmente muito bacana e existem muitos outros muito bons, mas nenhum traduzido para o português. A história da alquimia ainda é um empreendimento recente dos historiadores, o boom foi mais ou menos nos anos 1970-80. Vai demorar muito até essa moda chegar aqui, se chegar, e esses livros começarem a ganhar traduções. Para quem souber inglês e quiser ler mais, indico "Promethean ambitions", do William R. Newman e os livros dele com o Principe sobre Robert Boyle. E para quem quiser ter noção dos aspectos culturais, vale a pena ler "Psicologia e alquimia", do psicanalista Carl Jung, e "Ferreiros e alquimistas", do Mircea Eliade. São dois livros que caíram no ostracismo acadêmico justamente por conta de a alquimia ter sido absorvida e tornada mainstream por historiadores da ciência como o Principe e o Newman. Dificilmente se encontram trabalhos que defendam bem a alquimia dentro de um contexto cultural e social, e não só intelectual e científico como é feito por historiadores da ciência. Um pouco dessa abordagem cultural pode ser lido em "Prophecy, alchemy and the End of Time", da Leah DeVun, e "The sacrificial body and the Day of Doom", da Urszula Szulakowska. Tem pdf de tudo isso por aí, até porque os livros custam uma nota (ainda mais para que não estuda isso academicamente).
Nossa, daria pra falar tanta coisa sobre a alquimia, a relação dela com o ocultismo, sobre as "simbologias" nas "receitas" dos alquimistas, é um assunto muito interessante!
A alquimia é a ciência de compreensão,decomposição e recomposição da matéria,porém não é uma técnica onipotente,não é possível criar algo do nada,se você deseja obter algo,deverá pagar um preço equivalente. Esse é o fundamento da alquimia, a chamada troca equivalente. Existe um taboo na alquimia,a transmutação humana,e esse ele não deve ser quebrado por ninguém.
4:45 quando a estrela chega no neônio Ne que é um átomo estabilizado (formando o octeto) como ele ainda pode se ligar a outros átomos? E quando se chega no ferro Fe a estrela sofre uma supernova? E como se formariam outros átomos mais densos que o ferro?
Não há ligação entre outros átomos. Nesse contexto, você estaria se referindo à ligações eletrônicas (entre eletróns), mas não é assim. Esses novos átomos são formados por transmutação nuclear, que pode ser realizado por emissão de partículas alfa ou beta, que formam compostos com menos prótons no núcleo (no caso das alfa) ou com mais prótons no núcleo (no caso da beta).
Acho foda quando quando o nerdolomito fala sobre assuntos sobre o cosmos, que foda mano mas todos os assuntos do nerdologia são sempre de alta qualidade, nenhum canal explica tão bem como esse canal ótimo. Merece muito likes pelo conteúdo ótimo que apresenta aos seus seguidores!👍
Hoje é meu aniversário 24 anos kkkk Atila faz um vídeo sobre a genética capilar pra eu aprender um pouco como fazer minha barba crescer ? 24 anos e pelinhos de adolescentes na puberdade kkkkkkk
Gostaria de agradecer por todas as aulas que o nerdologia me da, o conhecimento que eu ganhei todas as quintas, terças e ultimas quartas do mês é imensurável. Obrigado Atila :)
Que canal sensacional. A cada novo vídeo me surpreendendo com a capacidade humana de transmutar coisas complexas em comunicação abstrata e de fácil compreensão. Valeu!
existem muitas vertentes de estudo na alquimia. eu tbm cheguei a estuda-la. Mas mais pela história e seu contexto. Busquei dois caminhos: uma para a vertente que já até fizeram vídeo: O caldeirão da abundância (Santo Graal | Nerdologia 142 ) e outro para o elixir da juventude. NO caso dos Celtas, creio que a popularidade dos magos se deviam, além da poção mágica da força, pela longevidade dos celtas, que tinham expectativas de 30 a 40 porcento maior que as do resto da Europa.
Vou sugerir de novo pois gostaria muito de ouvir de um BIÓLOGO sobre GOSTOS ALIMENTARES. O Porque o mesmo alimento pode ser delicioso pra um e ruim pra outro. É psicológico ou as pessoas sentem gostos diferentes??? Por favor faça um Nerdologia sobre isso.
vi isso no Relase that witch, engenheiro mecanico rencarnado numa especie de idade media onde bruxas existem, uma otima leitura recomendo, é legal ver ele desenvolvendo a tecnologia do completo zero indo de maquinas a vapor até eletrecidade
Vale lembrar que, mesmo que não seja a maioria (não sei a proporção), também encontramos ouro que estava presente no núcleo, que chegou à superfície através de erupções vulcânicas. E justamente por isso encontravam os tais contaminantes (prata no chumbo e ouro na prata). Isso se dá devido à temperatura de solidificação de cada um. Conforme ia esfriando, iam depositando contaminantes.
Meu Deus, que nerdologia ótimoo, química, geografia, física, tudo unido em uma explosão de informação.! Melhor receita pra um nerdologia perfeito.! #ObrigadoAtila
Albert Poisson, Eugène Canseliet, Fulcanelli, Geber, Ge Hong, Isaac Newton, Johann Conrad Dippel, John Dee, Luis d'Estissac, Maria, a Judia, Michał Sędziwój, Nicolas Flamel, Paracelso. Algumas obras são essas: Corpus Hermeticum, Mutus Liber, Baopozi, O Parentesco dos Três, Secretum secretorum, Tábua de esmeralda. Tem também outros como O Museu Hermético - Alquimia e Misticismo, O mito da Alquimia, A Tradição Hemética, Da Alquimia à Química, etc. E autores como fulcanelli, C.G Jung, E Castello Branco - A Pedra Filosofal
Formação e extinção de estrelas é um assunto para muitos videos.
Talvez esse seja o melhor canal do RUclips
Hebert Freire pq o talvez? Kkkk
Pq eu não conheço todos hehe
só passando aqui pra avisar que Fullmetal Alchemist: Brotherhood é o melhor anime já criado
só passando aqui pra confirmar o que ele disse
Isso msm garoto.
continue assim meu garoto, de longe o melhor
Verdade verdadeira.
VC tem razão parceiro!!
Nos vingadores eu vi o Mercúrio tomar Chumbo e não virar ouro.
Ever Ferreira Mds
+Kefka Palazzo (Eryc Mengue) eu não resisti :P
Meu Q.I até diminuiu dps dessa
boa
Ever Ferreira é Mito!
Seria interessante um nerdologia de história sobre alquimia, porque essa busca pela transmutação do chumbo em ouro também era uma alegoria sobre refinar a alma e se elevar espiritualmente.
Sim, mas teria alquimistas dos dois tipos, ou foi uma interpretação errada nossa.
Tinha de todos os tipos, existia esses gananciosos que queria ouro e vida material eterna e enganavam os outros e os que buscavam elevação espiritual e usavam os elementos como símbolos para alcançar esses objetivos. Pelo é mais ou menos isso que sei.
E que existem até hoje!!!
A busca de transmutação das mães né edward elric
se bem que mesmo que seja isso e possivel tramustra chumbo e ouro como mostrou no video
O ferro não tem 56 prótons, tem 26, 56 é a massa atômica.
Exato.
mancada
Gustavo Benevides Boa
que bom q mais alguem notou
Tava bugando com isso
fala sobre diamantes, como se formam e pq são tão resistentes
Noob Extremo apoiado.
É apenas carbono cristalizado.
MEU ANJO O OURO E O DIAMANTE VIERAM DE ESTRELAS QUE ESPLODIRAM A MILHOES DE ANOS ATRÁS VALEU😷
Só e Duro demais ele bastante frágil quando leva inpacto de um objeto como martelo
@@johnfilipesilvasantos7933 sim
Sou estudante de filosofia e pesquisador sobre alquimia, gostaria de dizer que foi uma boa apresentação do que seria esse conteúdo tão vasto que são os conhecimentos alquimicos enquanto uma posição extrovertida a respeito desse conhecimento, normal, afinal foi assim que a ciência clássica registrou ele e o transformou na química atual, porém, há uma parte sobre os conhecimentos da alquimia que fazem parte da vertente de análise introvertida, proposta por alguns autores como C.G Jung e Marie Von Franz, que estuda a alquimia com um olhar diferente da proposta descritiva das atividades e experiências, esse conteúdo que não foi apresentado no vídeo, se volta para uma perspectiva do olhar para si mesmo e que usa conceitos como imaginação ativa, inconsciente coletivo e arquétipos, para entender a verdadeira relação do que é a alquimia, trazendo ela para o âmbito não só cientificista mas também o âmbito simbólico e religioso, e religioso não no sentido dogmatico, mas sim enquanto provedor de sentidos e sentimentos que nós liga a um entendimento com o todo.
Escrevo esse comentári, pois gostaria de deixar registrado outra perspectiva sobre o tema que não foi apresentada, para os que se interessam, a alquimia ainda existe e tem suas utilidades, tentem buscá-la por meios mais filosóficos e menos científicos que talvez possam entender melhor sobre esse conteúdo que tem muito a oferecer enquanto uma área do conhecimento.
Ótimo comentário 👏 senti falta dessa parte mais simbólica do alquimismo no vídeo...
Finalmente um Nerdologia que eu entendi td sem ter que assistir mais de 3 vezes.
sim
Por mais Nerdologias recheados de Química como este
Gostei do "se você já está no campo sentimental dos argumentos, é melhor parar por aqui". Vou usar na vida!
Eu trabalho como pesquisador exatamente na área de nucleossíntese estelar, e confesso que não esperava esse nível de detalhamento do r-process por exemplo, Atila está de parabéns.
Atila, sou doutorando em Química e estou passando pra dar os parabéns pelo excelente video! Uma forma genial de abordar o assunto! Parabéns a toda sua equipe.
Sugestão: Nerdologia sobre foguetes, lá poderia se falar sobre o fato de serem descartáveis, a importância da reutilização, etc.
Podia falar mais do Saturno V, seu tamanho, e como isso foi importante para a transição ao programa de ônibus Espaciais.
Outra sugestão: O setor privado no espaço, as inovações ocorrendo hoje aos nossos olhos. Com conquistas que vão desde 2004 com o Space Ship One, até as inovações da Space X hoje.
Sugiro um Nerdologia sobre o Programa espacial soviético, a história é linda! O Fracasso do Foguete N1 que os impediu a chegar a Lua, e o que obrigou a Nasa a lançar o Saturn V na Apollo 8 por tê-lo descoberto. O pioneirismo soviético em estações espaciais nos anos 70, a construção da Mir em 86. O Programa Buran de ônibus espacias (e que não substituiria as cápsulas Soyus mas trabalhariam em conjunto, diferente do que os Shuttle americanos fizeram com a nave Apoll). Além de suas missões planetárias como a Vênus e Marte. E o triste fim de tudo isso com o colápso da URSS em 91.
O programa espacial soviético era maior e mais ambicioso que o da China hoje. Desde os anos 90, não lançam uma unica missão planetária (fora fracassos como a Mars 96 e a Phobos-Grunt em 2011), não é capaz de possuir uma frota do sondas como a Nasa que têm 10 explorando o Sistema Solar hoje (incluindo a Osiris-Rex), não pode mudar drásticamente o programa tripulado, como a Nasa está fazendo (pois enquanto o ambiiuoso projeto Kliper foi engavetado a uns anos, a Nasa contará em breve com naves privadas Dream Caser e Starliner), nem um projeto de grandes foguetes e telescópios como o Hubble e James Webb. Se a Rússia lança duas ou três missões anuais a ISS é por mero compromisso internacional.
Digitem acima "soviet moon", vão ver uma animação de como seria a conquista da Lua caso a União soviética usasse o Foguete N1 e a nave Soyus , o filme Apollo 18 de 2011 que usou todos esses conceitos. Se o Átila quiser uma base para pesquisa, sugiro o excelente artigo do Acervo do jornal Estadão, do dia 20 de agosto de 1999 (especial 30 anos da Apollo), onde conta em detalhes, por que a união soviética perdeu a corrida a Lua.
O programa de Ônibus espaciais não foi uma inovação, foi um retrocesso. Os americanos desistiram do programa das missões apollo e rejeitaram o projeto de exploração e colonização de Marte de Wernher von Braun e em troca passaram os últimos 40 anos com os Ônibus espaciais, quando já poderia existir uma colônia marciana desde a década de 1990, se eles tivessem adotado o projeto de von braun. Eles só precisavam ter privatizado a indústria espacial no final dos anos 1970, uma pena que as privatizações só vieram depois dos anos 2000.
Hilbert, sim, recomendo ver o vídeo "Nuclear Propulsion in Space (Project NERVA) 1968 NASA-Atomic Energy Commission" (não posso postar link se não o meu comentário fica invisível). Desde de 62 havia planos para se ir a Marte na década de 80. Mas ia depender do programa de grandes foguetes continuar sendo financiado. Digite também "van braun mars" e veja muitos vídeos dos projetos dele.
Nerdologia Meus Temas Sugeridos:
A lei de Murphy
Clonagem
Pessoas Geneticamente imunes
Telepatia
Computadores Quânticos
Bipolaridade
Evolução
Buraco de Minhocas
Crispr (Edição de Dna)
Groot Ou um Nerdologia sobre Plantas
Tempo
Relatividade
Mundo Quânticos
Teoria das Cordas
Bitcoin
Dimensões
Na verdade é Átila meus temas sugeridos.
Já retirei Hipnose da lista pois tu é incrível e já fez.
Manda o link
o Maximo que eu já vi desses foram citações, não temas só deles.
Pessoas genéticamente imunes à que?
Rodrigo Carrassai Como ele é um biólogo, eu quero que ele explique o porque das pessoas que são geneticamente imunes a vírus(na vida real) , A fungos e Zumbis( The last of us ) ,a Gripe símia (planeta dos macacos) e etc , pois deve haver algo da evolução relacionado com esse tema.
Todos sabemos que não existe metal mais pesado do que *Black metal*
sim
Death Metal
Thrash Metal
lil!ii!l!il!!l!ii!!i!ilil!lil genial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brutal Death Metal discorda da sua afirmação.
Ouvindo Podcasts científicos como o Dragões de Garagem, SciCast, Nahurodo e etc, se aprende mais em 1 hora e meia do que 1 ano e meio em escolas.
Esse canal me faz confirmar minha tese de que livro bom em português é coisa rara.
Para vermos como o mundo material não passa de um amontoado de causas e condições, que quando manipuladas corretamente, pode moldar nossa realidade. Grandes alquimistas de antigamente usavam de analogias para exprimir uma ideia um pouco mais mística do que a mera transmutação física o ouro, porém a essência sempre é perdida, e a mentalidade tacanha corrompe o que toca.
o sorriso do Atila me contagia de felicidade,vivendo e aprendendo mais e mais com o nosso,o seu,o dele,o meu....nerdologia!!!!!!!!!!!!
Como 1" de abril vcs deviam fazer um video "provando" e explicando o pq da terra realmente ser plana
Essa ia ser bem boa! Imagina a locução do Átila, com aquela locução serena, mas com umas teorias bem absurdas. kkkk
Daniel Rieger verdade kkkkkkkk imagina algum canal de terra plana falando sobre kkkkkkkkkkkkll kkkkkkk
''Como esse conceituado vídeo de um homem do Rio de Janeiro explicando o porquê a terra é plana utilizando apenas o mar e uma régua, um conceito simples mas efetivo.''
up
boa cara.
UP
Muito bacana o vídeo. O Lawrence Principe é doutor em História da Ciência e em Química Orgânica. Ele publicou muitas coisas com o William R. Newman, que é professor da Universidade de Indiana. O livro do Principe é realmente muito bacana e existem muitos outros muito bons, mas nenhum traduzido para o português. A história da alquimia ainda é um empreendimento recente dos historiadores, o boom foi mais ou menos nos anos 1970-80. Vai demorar muito até essa moda chegar aqui, se chegar, e esses livros começarem a ganhar traduções. Para quem souber inglês e quiser ler mais, indico "Promethean ambitions", do William R. Newman e os livros dele com o Principe sobre Robert Boyle.
E para quem quiser ter noção dos aspectos culturais, vale a pena ler "Psicologia e alquimia", do psicanalista Carl Jung, e "Ferreiros e alquimistas", do Mircea Eliade. São dois livros que caíram no ostracismo acadêmico justamente por conta de a alquimia ter sido absorvida e tornada mainstream por historiadores da ciência como o Principe e o Newman. Dificilmente se encontram trabalhos que defendam bem a alquimia dentro de um contexto cultural e social, e não só intelectual e científico como é feito por historiadores da ciência. Um pouco dessa abordagem cultural pode ser lido em "Prophecy, alchemy and the End of Time", da Leah DeVun, e "The sacrificial body and the Day of Doom", da Urszula Szulakowska. Tem pdf de tudo isso por aí, até porque os livros custam uma nota (ainda mais para que não estuda isso academicamente).
Um tema:
Qual a finalidade de um acelerador de partículas e porque essa ambição tão grande por construir um e ligá-lo
vai lá no canal mundo secreto que tem a resposta e vc vai se surpreender.
Nossa, daria pra falar tanta coisa sobre a alquimia, a relação dela com o ocultismo, sobre as "simbologias" nas "receitas" dos alquimistas, é um assunto muito interessante!
Só uma dica pra quem vai pesquisar mais sobre alquimia,NAO tentem reviver sua mãe...
Thiago Vaz nem seu filho
Referências
Nem transformar sua filha em uma quimera.
Thiago Vaz seu irmão pode virar uma lata gigante ambulante....
Nem fixar uma alma em uma armadura.
Essa trilha sonora é maravilhosa! Parabéns aos editores.
ahhhh finalmente nerdologia sobre alquimia
Sério, esse episódio foi um dos mais interessantes até hoje, o Átila explicou muito bem!
Acabei de ver fullmetal alchemist pela 2 vez, segundos depois recebi a notificação desse vídeo 😁😁😁😁😁
Ououou, o Chroma key final está show de bola! Parabéns pelo vídeo!
A alquimia é a ciência de compreensão,decomposição e recomposição da matéria,porém não é uma técnica onipotente,não é possível criar algo do nada,se você deseja obter algo,deverá pagar um preço equivalente. Esse é o fundamento da alquimia, a chamada troca equivalente. Existe um taboo na alquimia,a transmutação humana,e esse ele não deve ser quebrado por ninguém.
fala isso para o Ed e para o Afonso
Natan Machado Técnica Onipotecnica
E não se pode criar nada.
eles se fuderam por tentar quebrar esse taboo :D
não se pode criar nada do algo
Átila quais são as chances de você narrar video aula de concursos?
Tua voz é muito gostosa de ouvir, da vontade de ficar aqui no canal o dia inteiro!
Nerdologia sobre a tabela periódica!
Cara, quando que o conjunto de episódios do Nerdologia vai parar, sei lá, na Netflix ou algo assim? Vocês são demais!!!
4:45 quando a estrela chega no neônio Ne que é um átomo estabilizado (formando o octeto) como ele ainda pode se ligar a outros átomos? E quando se chega no ferro Fe a estrela sofre uma supernova? E como se formariam outros átomos mais densos que o ferro?
Giuliano Rondon Ferreira Bravo com as supernovas, elas aceleram as particulas e liberam energia suficiente para formar elementos mais pesados
leonardo diamante e como o Ne pode realizar ligações? A alta gravidade da estrela força essa ligação?
Giuliano Rondon Ferreira Bravo esta parte eu desconheço
leonardo diamante blz.
Não há ligação entre outros átomos. Nesse contexto, você estaria se referindo à ligações eletrônicas (entre eletróns), mas não é assim. Esses novos átomos são formados por transmutação nuclear, que pode ser realizado por emissão de partículas alfa ou beta, que formam compostos com menos prótons no núcleo (no caso das alfa) ou com mais prótons no núcleo (no caso da beta).
Átila, queria que você falasse sobre sites de notícia, seja do mundo, de ciência, tanto faz, que você acompanha e recomenda para todos!
"Ja estamos no campo emocional e eu nao tenho muito como convencer por aqui" 2:28 Que lacrada! ahuahu
É o legitimo meme, "nao discuto com voce pq vc é burro" kkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk aquela cutucada de quase quebrar o dedo nos conspiracionistas
Que incrível, fascinante!!!😲
Sempre esperei por este assunto!
Átila, faz um vídeo falando sobre: teorias, leis, teoremas (suas diferenças)
Acho foda quando quando o nerdolomito fala sobre assuntos sobre o cosmos, que foda mano mas todos os assuntos do nerdologia são sempre de alta qualidade, nenhum canal explica tão bem como esse canal ótimo.
Merece muito likes pelo conteúdo ótimo que apresenta aos seus seguidores!👍
Sugestão de tema: sintéticos usados nos alimentos consumidos no dia-a-dia, aromatizantes, corantes, conservantes e outros.
Hoje é meu aniversário 24 anos kkkk
Atila faz um vídeo sobre a genética capilar pra eu aprender um pouco como fazer minha barba crescer ?
24 anos e pelinhos de adolescentes na puberdade kkkkkkk
alto nível é pouco perto da grandeza dessa apresentação! simplesmente fantástico!
de que filme é essa trilha sonora q fica tocando nesse episódio mesmo? tô me mordendo pra lembrar...
Raffaella Costa A Kaleidoscope Of Mathematics
bah tava procurando essa bela música também! Valeu :D
Raffaella Costa Nossa, também fiquei pensando de onde era
Uma mente Brilhante, mt bom esse filme
ISSO!! Vlw demais! :D
o atila é a pessoa com as alfinetadas mais simpaticas do mundo, olha ele ta chamando os caras de burro enquanto sorri, maravilhoso
Só vim pra ver se aparecia imagens do fullmetal
Kkkkk, vrdd.
Pedro Botega kkkk
Eu tbm kkk
Por favor, faça um episódio falando sobre a possibilidade de buscar e extrair recursos de outros planetas.
Eles estavam certos ao pensar que o alcool é o elixir da vida
"Álcool: a solução e a causa de todos os problemas." Lispector, Homer.
Paulo Sergio Ribeiro 👏
Sensacional! eu sempre me surpreendo com a qualidade didática desses vídeos. Parabéns!
E para você que veio dizer
"Aquimia?"
Olha, já tem muitos comentários avisando sobre Isso, não seja mais um deles
por favor
E pra vc que veio avisar que já tá avisado do a thumb também
Gostaria de agradecer por todas as aulas que o nerdologia me da, o conhecimento que eu ganhei todas as quintas, terças e ultimas quartas do mês é imensurável.
Obrigado Atila :)
faz um episodio sobre as formigas quimeras de hunter x hunter
Eu acho que esse foi um dos melhores vídeos do Nerdologia.
você ainda tem paciência pra responder essa galera que não acredita na ida à Lua... só por Deus!!!
Que canal sensacional. A cada novo vídeo me surpreendendo com a capacidade humana de transmutar coisas complexas em comunicação abstrata e de fácil compreensão. Valeu!
aquimia
começou bem o video
Conclusão sobre a ida à lua genial!
Nerdologia: como se forma o gosto
Átila, fala mais sobre o carbono, sua formação, suas variações e ligações etc. Fala também sobre o ciclo do carbono. forte abraço sou fã do canal
"AQUIMIA"!!!!? É ALQUIMIA. A thumbnail tá errada Átila.
Erroowwwwww
Bernardo Boatini
Gostei da sua foto de perfil
ele nunca disse que não erra, só esta chamando a atenção que há um erro
Canelada do editor
DETURPARAM ÁTILA
Meu amigo seus vídeos estão ajudando a fazer um Brasil super desenvolvido. . . .
Atila, um pequeno errinho mais ou menos aos 5:00, o ferro tem 26 prótons, não 56!!!!
existem muitas vertentes de estudo na alquimia. eu tbm cheguei a estuda-la. Mas mais pela história e seu contexto. Busquei dois caminhos: uma para a vertente que já até fizeram vídeo: O caldeirão da abundância (Santo Graal | Nerdologia 142 ) e outro para o elixir da juventude. NO caso dos Celtas, creio que a popularidade dos magos se deviam, além da poção mágica da força, pela longevidade dos celtas, que tinham expectativas de 30 a 40 porcento maior que as do resto da Europa.
Átila, o número atômico do ferro é 26, e não 56 🙄
isso
poucos vão entender...
Como pode o Atila chamar peso atomico de numero de protons? Estou muito chateado cara...
Senhor S és
cara ele é um biólogo, pesquisador... mas acima de tudo, um apresentador, ele segue um script feito por uma equipe, e não ele.
como é bom almoçar aprendendo cíencia !!
Exploração comercial do espaço (Mineral, energética, agrícola, etc).
Marcone Avelino falando assim me lembro stellaris
cara, muito bom... todos são ótimos, ei faz um sobre como os cientistas sabem as composições de planetas e estrelas sem ter ido lá.
atila é biologo, pesquisador e otaku de meia-idade lol
Rafael kkk
o podcast dragões de garagem é muito bom mesmo!! :D conheci ano passado e agora acompanho direto
Então o ouro é um super Saiyajin ?
milla souza kkkkkkkkk
Sim
Isso faz todo sentido biológico
não quis dizer super saia jeans
No período.
Vou sugerir de novo pois gostaria muito de ouvir de um BIÓLOGO sobre GOSTOS ALIMENTARES.
O Porque o mesmo alimento pode ser delicioso pra um e ruim pra outro.
É psicológico ou as pessoas sentem gostos diferentes???
Por favor faça um Nerdologia sobre isso.
Muitos significados da alquimia eram simbólicos, até a pedra filosofal pode ser interpretada como uma simbologia pura para o status da alma.
Sim, uma hora vejo desse jeito e outra de um jeito cientifico, queria saber qual é o real.
TheRockinBR não,isso e só q eles querem q vc pense kkkk
Faça um vídeo sobre o filme Into The Wild e de como algumas pessoas podem ser tão radicais em seus pensamentos
a tumb ta escrita errado
vi isso no Relase that witch, engenheiro mecanico rencarnado numa especie de idade media onde bruxas existem, uma otima leitura recomendo, é legal ver ele desenvolvendo a tecnologia do completo zero indo de maquinas a vapor até eletrecidade
2:08 Vênus está no lugar de Marte e vice versa
Sim
Vale lembrar que, mesmo que não seja a maioria (não sei a proporção), também encontramos ouro que estava presente no núcleo, que chegou à superfície através de erupções vulcânicas. E justamente por isso encontravam os tais contaminantes (prata no chumbo e ouro na prata). Isso se dá devido à temperatura de solidificação de cada um. Conforme ia esfriando, iam depositando contaminantes.
Alquimia - Flash 3 temporada
Adoro essas tiradas, ao final de cada vídeo, que o Átila dá nos conspiracionistas.
Faz sobre o Império Bizantino aaaaaa pf :v
Meu Deus, que nerdologia ótimoo, química, geografia, física, tudo unido em uma explosão de informação.! Melhor receita pra um nerdologia perfeito.! #ObrigadoAtila
Quem me dera ter apenas uma barrinha de ouro.
Aaron Rodgers MVP Joga Minecraft que você consegue ^_^
Que vale mais do que dinheiro
CANAL FANTÁSTICO MANO, TA DE PARABÉNS!!
A aparição do tucano é uma perola kkkkkkkkkkkkk
faz um nerdologia sobre a música? qual o motivo científico para gostamos de música ?
A little wrong: o Ferro tem 26 prótons e não 56. 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Cara acabei de entrar numa eletiva de alquimia na minha escola,estou viciado nisso.
poxa até o ouro e um mineral que vem de fora da terra kkkkkkk desta não sabia rsrs, então deve ter ouro na lua né?
não necessariamente, pois a maior parte do ouro que veio do espaço a terra provavelmente pegou, afinal a gravidade dela é maior.
Se for pensar que a Terra é um amontoado de poeira espacial, tudo vem de fora da Terra...menos vida aparentemente
tem ouro em todo os lugares, pode ser bem pouco mas tem
V Rodolfo até a vida veio de fora dá terra isso é oq dizem estudos.. mas ainda n sabemos ao certo. só sei que nada sei.
ouro é diamagnético. Essa força é muito maior na terra. Na lua cai muito metal magnético. que alias, a terra cospe pra fora. Da uma pesquisada.
show Átila. obrigado pelo feedback sobre minha questão. ótimo canal.
3:59 Steven Universe :3
Q bosta
Kkkkk eu entendi a referência
Um dos melhores Nerdologia que já assistir
Toda vez que se fala do pouso na lua vem a fotinho do Tucano ali... hauhauhuahuhaua
ah Atila, se puder dps, fala tbm sobre o misticismo que estava na alquimia
comecei a me interessar por alquimia só por causa do anime Fullmetal
Albert Poisson, Eugène Canseliet, Fulcanelli, Geber, Ge Hong, Isaac Newton, Johann Conrad Dippel, John Dee, Luis d'Estissac, Maria, a Judia, Michał Sędziwój, Nicolas Flamel, Paracelso. Algumas obras são essas: Corpus Hermeticum, Mutus Liber, Baopozi, O Parentesco dos Três, Secretum secretorum, Tábua de esmeralda.
Tem também outros como O Museu Hermético - Alquimia e Misticismo, O mito da Alquimia, A Tradição Hemética, Da Alquimia à Química, etc.
E autores como fulcanelli, C.G Jung, E Castello Branco - A Pedra Filosofal
caramba!! agora que entrei neste mundo da quimica eu abri os meus olhos pra um novo mundo
O ferro tem 26 prótons, a massa dele é que é 56
Átila, um nerdologia sobre a "validade da terra" ou "a terra é eterna?" seria legal, abraço.
Na thumb tá aquimia
Um dos melhores conteúdos do RUclips sem sombra de dúvidas :) Canal TOP