Obrigado Iuri, são comentários como os seus que mantém a gente na atividade! Porque fazer vídeo de ciência e trabalhar nos nossos empregos ao mesmo tempo não está sendo fácil!
Átila, sou professora universitária e aprendi com meu filho Caetano Oliveira, estudante de biologia, o quanto seu canal nos ensina sobre atualizar a relaçao ensino - aprendizagem. Sou sua fã e tenho divulgado seu trabalho em toda oportunidade ( trabalho com formação de professores). Mas nao resisti a comentar essa excelente vinculação entre o fim de tudo e o golpe sobre a nossa tão jovem e inicial caminhada pela construção de ciência e tecnologia. Parabéns a todos do canal e nossa gratidão por ajudar a moçada a pensar de forma mais complexa.
Sou físico pesquisador da UFRGS. Minha linha de pesquisa pode ajudar a baratear coletores solares e células fotovoltaicas, bem como ajudar a amenizar crises hídricas, como as que aconteceram em São Paulo em 2014. Infelizmente, não sei será possível terminá-la.
Cara , ja faz 4 anos desde q esse video foi lançado mas ainda assim eu ñ canso de assistir ele. Me emociono quando o Átila fala sobre os cortes de verbas da ciencia brasileira e ainda fala sobre ele ter estudado em faculdade pública. Meus planos de virar universitário foram todos frustrados. BRASIL. DESORDEM E REGRESSO!!!
Eu acho, que o NERDOLOGIA deveria ter uma livraria , no caso uma livraria online porque as vezes quando eu quero um livro, tenho que ficar procurando nos videos qual foi o livro que o Atila indicou ,ja pensou "livraria Nerdologia" kkk seria uma bom ideia rs ...
Eu acho que o Nerdologia deveria abrir um site só seu. Nesse site coloca uma livraria, vídeos especiais e podcasts sobre ciencia(hj tem isso no jovem nerd mas deveria haver uma separacao).
Conheci esse canal através do meu professor de biologia. E já tem alguns meses que eu sou inscrita e confesso aqui tem tantas informações interessantes, eu me convenci que o meu professor só me ajudou me indicando este canal.
Parabéns pela critica relacionada aos cortes de investimentos em ciência no Brasil! Precisamos de mais manifestações como a tua! E parabéns pelo excelente vídeo! (=
Física Passo a Passo Galera, não tem dinheiro para investir!!! o déficit do juros da dívida é maior que o SUS, a solução apresentada pelo Átila, cortar o salário dos políticos, eu concordo comisso, mas não adianta, o orçamento gasto no salário deles é menos de 1% Teríamos que desfazer o SUS para pagar os juros e vender a Amazônia para termos riqueza suficiente investida nas faculdades A realidade é dura, não existe um deus para nos salvar e não existe almoço grátis
n cara cobrar os grandes bancos de suas dividas os perdões de gigantes dividas as mamatas e sim um justo corte de pessoal e verbas para salarios de deputados senadores juizes de todos os tres poderes e o ministério publico só assim sairemos da crise
Atila, queria tornar publico meu agradecimento pela forca de vontade e persistência em não abandonar a ciência e querer sempre divulgar conteúdo de qualidade, fazendo com que as pessoas despertem interesse e alimente nosso conhecimento. Que essa e mais as centenas de mensagens construtivas abaixo possam servir de incentivo ao melhor conteúdo do youtube no Brasil. Obrigado!
fracisco miguel Paulo Freire é aquele que diz que os estudantes são oprimidos na sala de aula pelos professores. kkkkkkkkk Fonte: livro A pedagogia do oprimido.
fabiano santos Se você só absorveu isso de toda carteira do Paulo Freire, realmente ele falhou ao lutar por uma educação para fazer as pessoas pensarem.. .
Estou assistindo esse vídeo quase dois anos depois e nunca foi tão atual e relevante. Parabéns Atila e Equipe do Nerdologia, vcs fazem minha procrastinação ser muito educativa!
Eu tenho uma teoria. Eu acho que quando a proporcao de deslikes é de menos de 1 para 100 nesses videos que sao notoriamente bem elaborados, o que ocorre e muito mais uma especie de trollagem invejosa do que efetivamente uma analise critica negativa do conteudo do video.
Eu não dei dislike no vídeo, mas tenho uma opinião contrária em relação aos cortes de verba no ensino superior. Pra mim o problema da educação é sistêmico e primordialmente CULTURAL/IDEOLÓGICO. O problema não é a quantidade de professores universitários, nem seus salários que na média estão muito acima do padrão brasileiro, tampouco a infraestrutura das universidades... (claro que estes problema podem acontecer em unidades como incidentes isolados, mas generalizar isto para "o estado do ensino superior no Brasil" é atestar ignorância ou mau caratismo) ...o problema, portanto, está na própria QUALIDADE do ensino, que deriva de um sistema educacional que visa construir peões em um grande jogo político no lugar de priorizar a verdadeira busca do conhecimento. Veja que a universidade tem como objetivo característico formar ACADÊMICOS e PESQUISADORES, porém, o que é instigado e exigido é que você tenha um diploma universitário para ser um PROFISSIONAL. Não seria a formação de profissionais a função do Ensino Técnico/Profissionalizante? Os professores do ensino superior deixaram de ensinar as ferramentas didáticas para o desenvolvimento da aprendizagem para ensinar o que é necessário para o mercado de trabalho (Na última faculdade pública que eu tentei cursar, Sistemas de Informação da EACH - USP, haviam matérias específicas para relações interpessoais EM AMBIENTE EMPRESARIAL). Somado a isto ainda há a qualidade técnica do próprio professor universitário, que em sua maioria, são jovens adultos que acabaram de sair desde mesmo processo educacional deturpado, e portanto, não possuem o material necessário para desempenhar um bom papel no que deveria ser o ensino das universidades. Enfim, estes são apenas alguns pontos. Esta é uma discussão muito longa e complexa sobre um problema que é avassaladoramente maior do que o que a maioria das pessoas imaginam. A quantidade de dinheiro que entra para a educação (que não é pouco, proporcionalmente comparado a países com índices educacionais muito maiores que o nosso) em pouco reflete na qualidade do ensino que sai pelas instituições e resumir todo o problema a dinheiro é, no mínimo, ingenuidade. É como a excelente música de Tournitquet: "Microscopic view of a telescopic realm"
"Com cada vez menos chance de continuar Pesquisador".... bela referência a crise e cortes de orçamentos pra ciência no Brasil. Se já era difícil fazer ciência, hoje parece um ato heroico!
Cara, conheci o teu trabalho faz pouco tempo e conectei muito rapidamente. Agora apaixonei dele a partir do minuto 5:32 desse video. As verdades precisam ser ditas e mais nesses tempos difíceis que vivemos na nossa América. Eu sinto e penso a mesma coisa só que na área da cultura e também da educação em geral. Obrigado pelo lindo trabalho de pesquisador e docente que você está fazendo, isso tudo me deixa claro uma coisa; não tudo está perdido e me deixa esperançado/esperançoso (portunhol rolando). Ainda podemos fazer algo pelas ciências e artes, cultura e educação em geral. Grande abraço de um venezuelano morando em São Paulo.
cara eu não consigo assistir videos q falam de coisas assim porque me da uma vontade tao grande de criar um grupo terrorista anti-governo pq já q eles não nos escutam normalmente talvez com uma bomba no carro prestem atenção
Pra ficar mais claro pra quem ficou um pouco confuso na parte das galáxias se distanciarem mais rápido que a luz, não são as galáxias que estarão se movendo mais rápido do que a luz, isso é impossível por motivos que não valem a pena explicar pois não ajudam a entender esta parte do vídeo, é o ESPAÇO entre as galáxias que estará se expandindo mais rápido do que a luz consegue atravessá-lo. Imagine uma esteira muito grande, e você está correndo no sentido oposto ao movimento dela. Agora pense no que acontece se a velocidade dela começar a ficar maior do que a sua. Neste instante, não importa o quanto você corra, você sempre vai estar se distanciando mais e mais da outra ponta da esteira. E é isso o que acontece com a luz no cenário destacado no vídeo. O espaço estará se expandindo tão rapidamente que nem a luz conseguirá chegar mais perto de nós, pois o espaço a "puxará para trás" mais rapidamente. E se isso acontecerá com a luz, certamente todas as outras coisas no universo sofreram o mesmo efeito. Por isso as galáxias se distanciarão mais rápido do que a luz sem se despedaçarem, pelo mesmo motivo que você não se despedaça ao ser carregado por uma esteira.
A analogia mais simples é imaginar o universo como a superfície de um balão, se você grudar coisas no balão e encher ele, as coisas não vão se mover com relação ao balão, mas vão ficar mais distantes umas das outras.
É a mesma coisa: como se representa a energia escura na RG? Lambda nas eqs de Einstein. O que é matéria escura? Energia que incluímos nos modelos de RG pra fitar observações de galáxias rodando. Tudo balela, se quer saber minha opinião
Átila, que tal alguns videos sobre sociologia/filosofia, com temas específicos e pensamentos históricos que influenciaram e/ou influenciam atualmente na sociedade?
Eu não entendo muito sobre cosmologia e física, mas sobre Ciência e pesquisa sim. Eu tive a oportunidade também de fazer a minha graduação e mestrado em Universidades públicas e fico também meio temeroso com o futuro da Ciência no Brasil. Ter um ensino superior não só ajudou na construção do meu caráter como pessoa, mas também me mostrou que eu posso, mesmo que minimamente, contribuir para um melhor entendimento do Universo em que vivemos. Isso para mim é um sentimento libertador. Estudar e aprender não só produzem conhecimento, algo que NUNCA vai ser demais para a humanidade, mas como também moldam pessoas e lapidam caráter.
Atila sobre o que você falou em relação a decadência da Ciência no Brasil, tem um livro muito bom que faz referencia a isso: O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, no livro quanto mais a chama da vela ( a ciência) fica fraca, mais demônios (ignorância, superstições, pseudociências) se aproxima.
Chá Negro Hoje em dia, tudo o que inteligentinhos gostam e dizem que é para o bem da sociedade é ciência. E isso ê tratado como uma religião. AI DE QUEM QUSTIONAR A CIENCIA.
fabiano santos, as próprias ciências incluem revisão por pares(peer review) e reproducibilidade para questionar a si mesmas. Muitas áreas tem observações inconclusivas, interpretações erradas ou algum argumento de base que não está explicito ou explicado. Infelizmente, nem todo achado científico faz bem para toda a sociedade. AI DE QUEM NÂO QUESTIONAR A CIÊNCIA.
A base da ciência é questionar, e tem outra, a ciência nos faz progredir muito comprovadamente, eu já vejo de uma forma diferente do que uma religião , ela quer que nós tenhamos fé, e apenas acreditar em um plano divino; Lembre-se "Junte-se a quem procura respostas, duvide de quem encontra".
fabiano santos Se não concorda, ou não chegou a mesma conclusão que alguma pesquisa, pesquise você mesmo e veja se as conclusões serão diferentes. Siga o método científico, e deixe seu trabalho aberto às críticas e revisões. Dizer que não acredita é fácil. Mostre o porquê e não seja um negacionista, que rejeita a ciência, mas faz uso de suas descobertas.
Parabéns pela iniciativa Átila! Abordou um assunto que chama a atenção da população como um todo, e fez uma deixa sensacional sobre o corte de verbas. Sou aluno da USP atualmente e sinto na pele como o corte de verbas nos afeta. Com cada vez menos bolsas para iniciação científica ou pós-graduações, onde só quem já tem recurso financeiro consegue levar a vida acadêmica a diante. Obrigado por mais um ótimo vídeo como sempre!
PQP q episódio! Sou professor universitário e vou passar esse vídeo em todas as disciplinas que dou aula! Cada segundo desse vídeo é valioso e, se bem explorado pelos professores, nem precisa de Presidente para mudarmos nossa realidade!!!
Enquanto a galera briga e divide o mundo em direita e esquerda, um bando de velhos ignorantes atacam nossa natureza, atacam nossos cientistas além de não darem a minima pra saúde e segurança. é pessoal, se a gente não parar de brigar entre a gente. não vai sobrar nada. como li uma vez na internet: "se você só olha da esquerda para a direita, o governo te esmaga de cima pra baixo" Parabéns Atila melhor canal do RUclips BR
Enquanto vejo os Estadas Unidos se dividindo, fico preocupado como o futuro do país que lidera a ciência mundial. Aliás, o programa espacial de lá só é tão grande por causa que os EUA são grandes. Se os EUA caírem, todo o programa espacial cai junto. E nenhum outro país parece estar interessado em mandar tantas missões ao Sistema Solar, tantos Robôs para Marte, e investir num programa tripulado tão grande e promissor. Os EUA precisam se manter! Mas existe uma esquerda que insiste em dividir a Nação (com a batida luta de classes) e uma direita retrógrada (com exceções).
Uma coisa que também afeta muito na falta de cientistas e matemáticos é a falta de estimulação da escola, assim fazendo as pessoas odiarem essas matérias, principalmente a matemática. Se fosse pela escola já teria abandonado a matemática a muito tempo.
Átila... Acompanho o canal e tenho uma admiração pela equipe e, principalmente, por sua personalidade, sempre educado, inteligente, engajado e sensível. Agradeço muito aos seus pais por essa formação além da academia.
Bom como o tema é espaço vou insistir nas minhas velhas sugestões: Recomendo um Nerdologia apenas sobre foguetes, tem muito pra se falar. Desde o desafio da reutilização, até a morte do Saturno V e do programa Apollo, justamente pelo grande Saturn ser descartável. O fim dos Saturno V e a substituição pelo programa dos Ônibus Espaciais foi justamente causado por que os Shuttles seriam reutilizáveis, enquanto os Saturn V eram descartáveis totalmente. O Átila, poderia falar dos foguetes reutilizáveis da Space X e como isso é vital para o barateamento da conquista do espaço. Essa é a revolução que o setor privado causa. Também recomendo um Nerdologia sobre o Programa Espacial Soviético. Esse o Felipe poderia fazer. Um programa tão grande que pousava sondas em Vênus, tentava em Marte, construiu o Gigantesco foguete N1 que levaria astronautas a Lua em um programa tripulado que fracassou, ser pioneiro nas estações espaciais. Além de construir o ônibus Espacial Buran, e sozinho a estação espacial Mir. Com o Colapso Soviético, temos hoje a Rússia que a mais de 20 anos não envia uma missão própria ao Sistema Solar, e só se limita a Três ou Quatro missões a ISS por ano.
Essa animação é de uma missão tripulada Lunar soviética que nunca aconteceu: N1-L3 Soviet Manned Lunar Landing - An Orbiter Film by Timm Humphreys|watch?v=55VeMPrzDRc
cara... é uma sugestão de tema.. e é valida sim. é claro que tem canais sobre foguetes, assim como tem canais sobre buracos negros, fisica, quimica, etc... aqui é um canal que possui diversos assuntos e inclusive pode ter foguetes =)
Átila, uma correção: Aos 4:16 min do vídeo você afirma que "(...) se até lá não tivermos conseguido sair daqui, adeus viagem intergalática (...)". Na verdade precisamos sair daqui muito antes, já que no processo de esfriamento do sol, ele se expandirá o suficiente para que a vida na Terra seja inviável. Assumindo que "aqui" seja a Terra, claro.
AAAAAA que tapão Atila, tanto em relação ao comentar sobre os cometários hostilizando o gosto musical alheio, quanto a questão do investimento ou melhor, não investimento na ciência no Brasil, eu tenho técnico em química, atualmente curso Química Bacharel em uma universidade publica e faço iniciação científica então sei bem como é triste e revoltante esse descaso com a pesquisa e desenvolvimento. Mas, quem sabe algumas estrelas não perderam a esperança e vão continuar brilhando no céu brasileiro né? abraço!
Menção ao In a Nutshell e Vsauce, dois dos meus canais favoritos de ciência, além do Nerdologia! Adoro consumir esse tipo de conteúdo, continue com o ótimo trabalho pessoal do Nerdologia!
Não há nada q podemos fazer? nada msm? é impossível ir para outra dimensão? isso sequer existe? e o q acontecerá com os buracos negros? tbm vão morrer? o que tem lá dentro ? é possível o nosso universo estar dentro de um buraco negro ?
Eu amo o Átila mds. To a um mes maratonando esse canal e eu adoro todo o conteudo e tmb todas as conversas mais casuais q ele faz no final do video. Obrigado por trazer um conteudo bom aq no YT, tava faltando
Átila, você, com certeza, é um exemplo de verba pública muito bem investida. Então, obrigado por ter feito valer meu dinheiro...kkk Mais grato ainda, por trazer tanto conhecimento, com tanta dedicação, não só à mim, mas à toda sociedade. E, Isso não tem preço. Sucesso.
Atila e toda equipe do Nerdologia, vocês são SENSACIONAIS! Acabei de me formar em biologia e agora irei me tornar paleontólogo. Encho o peito de orgulho pra dizer que são pessoas como vocês quem me mantem firme e forte nessa jornada, mesmo vivendo em um país e vindo de uma posição social dos quais não há NENHUM pingo de incentivo pra insistir nessa carreira. Obrigado por manter acesa em mim a vontade de continuar fazendo ciência e parabéns pelo melhor vídeo do canal, na minha opinião!
Átila, vc é demais! Falar sobre corte de verbas num vídeo foi sensacional! ❤ Adoro o canal e todo o conteúdo que muitas vezes eu nem teria curiosidade de buscar mas que me engrandecem e por isso eu gosto. Um grande abraço!!
Atila, também sou um aluno do ensino público... Vim de ensino médio em escola estadual, fiz graduação, mestrado em universidade estadual e especialização e doutorado em universidade federal. Concordo plenamente com tudo que vc fala qnd fala em desmonte da educação no Brasil. Como disse Darcy Ribeiro... "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.".
Caraca,pensa numa viagem que eu tive. Imagine se o universo em que nós vivemos já teve esse "big crunch" e em seguida o big bang e ele sempre vai criando novas formas de vida.
Isso seria muito louco, e afinal por que não? Acho que nunca saberemos, e é simplesmente insano pensar na quantidade de matéria comprida, em um único ponto, imagina só densidade!
Corte de verbas é algo abominável. Estudo em um dos Institutos Federais, na área de informática, e a gente não tem mais verba pra levar os alunos para grandes feiras de ciências ou conferências, os alunos estão tendo que pagar do próprio bolso.
Um projeto de pesquisa em que eu fazia parte teve de ser interrompido por falta de verba... e exatamente pelo mesmo motivo não consigo ingressar em uma nova pesquisa... nosso laboratório de pesquisa, que já foi muito movimentado, hoje está as moscas, quem quer ou precisa iniciar um novo projeto de pesquisa, está tendo de arcar com os custos do próprio bolso, o que inviabiliza projetos mais complexos que envolvem protótipos e tecnologias mais caras.
Meus caros, pior é a situação da Uerj que está na terceira greve seguida. Já perdi a conta de quanto tempo minha formatura está atrasada. Os salários dos funcionários estão sempre atrasados. Já não funciona o bandejão. A bolsa dos cotistas também atrasa. Tá foda. #forçaUerj
Mas é que dinheiro não cai do céu e ninguém trabalha de graça antes corta os orçamentos das faculdades do que passarmos fome o juros da dívida interna do Brasil vai ter um déficit maior que o SUS e a solução apresentada pelo Átila "cortar o salário dos políticos" não adianta, não concordo com isso também, mas o salário deles não representa nem 1% do orçamento
Oi Átila, Acompanho o Nerdologia desde o comecinho. Atualmente estou na reta final do bacharelado Biológicas pela UFRJ. É realmente muito triste e muito sério o que vem acontecendo com as universidades devido a esses cortes. Não devemos desistir, por mais que a situação não esteja boa. Você é uma inspiração para mim e para muitos outros jovens pesquisadores. Não desista também! Abraços
Não sabemos, simples assim... não conhecemos absolutamente nada sobre o t=0 do universo, Big Bang explica apenas a expansão, não a origem em sí, quem desvendar este mistério ganha de brinde um Nobel.
Felipe Emanuel Não sabemos. Mas sabemos que não ocorreu, ou vai ocorrer, como o Big Crunch preveu, por causa da energia escura. Se o universo for realmente algo cíclico a resposta se encontra em buracos negros.
Antes de temer o esfriamento do Universo (o que morri de medo conforme Átila ia falando, mesmo eu já tendo lido sobre isso anteriormente), temos que temer a morte do Sol. Quando ele inchar e depois explodir... Nosso sistema solar vai se acabar antes do Universo. Teremos mesmo que saber sair daqui da Terra. Daqui a até lá já saberemos viajar por buracos de minhoca e até mesmo acessar universos paralelos (isso se não já fazemos isso).
Excelente episódio! No trecho onde é dito que as cefeidas eram utilizadas para determinar a distância das galáxias há algo à se adicionar. Esse método apenas era utilizado para galáxias bem próximas, pois ainda era possível de resolver estrelas individuais nas imagens coletadas. Porém, para galáxias mais distantes havia um segundo método para determinar a distância. Utilizando a regularidade da luminosidade de uma supernova do tipo 1a (que ocorre em sistemas binários constituídos de uma anã branca e uma estrela gigante). Ao determinar o afastamento das galáxias era necessário conhecer a distância de galáxias mais distantes também, logo, o método das supernovas tipo 1a era o mais utilizado. Se alguém já tiver comentado isso é só avisar aqui nos comentários, darei um like. Se não, ajudem a levar esse daqui ao topo. Valeu!
Sei que esse método também é citado no vídeo, porém achei interessante ressaltar mesmo assim, já que a maioria das galáxias que podemos observar cefeidas estão se aproximando da nossa (por exemplo a galáxia de Andrômeda) devido a ação da gravidade, que em distâncias "curtas" supera a ação da energia escura
Assim como Big bang é algo mto complexo e tbm vai ter vídeo sobre, ter uma base através de um vídeo de 10 ou 15 min, que transforme o assunto interessante pra outra pessoa, pode ser mto mais útil pra pessoa correr atras, do que simplesmente tu sair pesquisando sobre o assunto através de artigos sem entender bulhufas, toda forma de conhecimento é válida, afinal, se nao sabemos nada sobre algo, essa coisa simplesmente não existe!
Sou professor de História. Sempre indico o canal para os meus alunos. Adoro a forma do trato com o conhecimento. Parabéns Á tila, foi um dos melhores =]
Souza Player o Brasil ta falindo KKKKK começa cortando ciência dps programas sociais escolas sus... exercito polícia Vcs tão tudo fodido kkkkkkk ou vcs vendem tudo msm ou vcs se fodem na mão do governo (sei nem pq to rindo se vou me fuder tbm) Mas é bom a gente se fuder gostoso agr pra ver se a gente aprende de uma vez q O ESTADO Ñ INTERVEM NA ECONOMIA E Q O ESTADO DEVE SER PEQUENO
Retro_Eng_90s TM ñ tem esperança em 2018 ñ... a gente ta no corredor da morte... o cara de 2018 vai ter q fazer uma reforma liberal tão grande a ponto de por o Brasil no topo dos paises mais livres do mundo Se ele ñ fizer isso... senta e chora
Brasil ta na merda total. Além dos roubos interminaveis de milhões ou bilhões, tem um sistema de educação, saúde e segurança porcos e os fundos que deveriam ser investidos nisso, são investidos em movimentos sociais inúteis e causas mortas
Não tem como não enaltecer o trabalho do Nerdologia. Além da divulgação regular de conteúdo científico pertinente e de qualidade, da humildade e responsabilidade em citar e corrigir os " erros" ( que são mínimos), ainda desempenha o papel social de demonstrar a realidade estarrecedora de diversos segmentos da sociedade brasileira e, acima de tudo, da situação apavorante da ciência nesse país. Vocês são tudo que um EDUCADOR de verdade deve ser. Obrigado!
Estamos aqui em 2019, e é incrível/repugnante que os políticos terão um fundo eleitoral de R$1.7 bilhões, enquanto o ministério da Ciência e tecnologia recebeu míseros R$80 milhões, que não cobre nem os salários em atraso dos pesquisadores e profissionais da área. É triste mas o futuro do Brasil é sombrio...
Esse vídeo é sensacional e "desanimador" (não por parte da galera envolvida Átila e estudio 42) mas pelas medidas tomadas pelo governo em ações desesperadas de cortar gastos e acabam atingindo a pesquisa. É uma pena ver algo que nunca foi fácil (pesquisas e trabalhos científicos aqui no Brasil) se tornar ainda mais raro.
Gustavo Alexandre concordo, ou, não deveria aparecer pra haters modinhas que dão deslike em tudo, já que a I.A da Google consegue identificar direito autoral em tudo e qualquer lugar, poderia ter aqui...
Nenhuma novidade. O que não falta são seguidores de youtubers crentistas que vêm aqui dá dislike gratuito, como também vem aqui para fazer comentários alarmistas do "fim do mundo", com likes gratuitos do seguidores. Fico surpreso que não venha uns 10 mil deles para dá dislike.
dislikes servem como uma critica... mas é como vc dissesse que o canal é perfeito. mas de vez enquanto nos finais de cada video, o Atila faz correções de videos anterior... what? ^^
E se nosso universo está dentro de um buraco negro que esta se expandindo por consumir outro universo e não conseguimos ver por causa do horizonte de eventos. hahahaha créditos a Kurzgesagt - In a Nutshell
@MorningStarVenus acho que o governo que carrega nas costas o fato de ser anticientifico e não ter disponibilizado um puto de dinheiro (além de já tirar bolsas existentes) pra pesquisa cientifica é outro..
Eu so queria dizer obrigado ao Atilia por nos proporcionar 5min de aprendizagem, é de canais como este que o brasileiro precisa para se desenvolver em conhecimento, queria so deixar bem claro que você alem de biólogo e pesquisador, você é o meu espelho de vida. obrigado pelo nerdologia não desista nunca você é 10.
Gustavo Rocha não só universos .. pq não planetas ? quem sabe não existiram civilização bem antes da terra, e quantas ainda irao vir ... No universo não existe certo ou errado, todas as alternativas são possíveis .. pq não imaginar q já existiu um planeta só de pôneis ?
Tempo anda junto com o espaço, se durante a expansão do universo não existia espaço então tbm não existia tempo, logo não existe o "antes" do nosso universo. Pelo menos é o que eu entendi até agora, faço engenharia e não física. kkkkkkkk
Parabéns aos envolvidos pelo canal, e muito obrigado por disponibilizar tempo, empenho e conteúdos diversos como esse aqui no youtube! é um trabalho incrível acho uma pena o nosso pais não dar a atenção e o valor pra educação como deveria, chega ser irônico um país que tinha tudo pra dar certo estar do jeito que está.
Átila, eu chorei com esse episódio. Desde 2014 acompanho a queda da ciência no Brasil, eu e um grupo de pesquisa nos esforçamos para aprovar mais projetos para que assim pudéssemos provar o quão vale a pena investir em conhecimento, mesmo com produtos de alto valor agregado, com possibilidades de apoio internacional em agências de fomento, ainda sim, não conseguimos ir à frente. Na faculdade em trabalhei foram demitidas mais de 500 pessoas em 1 dia, dessas, a grande maioria era de pesquisadores que foram tentar a vida com outras coisas. Eu mesma, não consegui uma nova bolsa de pesquisa e agora trabalho com Design (que é minha formação acadêmica) e dramaturgia (escrevia por lazer, agora...). E mesmo cursando Eng. da Computação, tenho tentado mobilizar pessoas e empresas para pelo menos com esse subsídio manter um ou dois projetos em tecnologia andando - Mas, tô ficando sem forças, até o curso que amo tanto, estou abandonando por falta de tempo, afinal, trabalho em várias outras coisas para me sustentar. - Acontece muito isso, as pessoas veem o dinheiro dos boletos na mão e deixam o trabalho e as crises roubarem o fôlego... Percebi que quando falou da situação atual, você estava realmente triste e sem esperança. - Pode ser uma projeção minha, de estar tão triste e tão sem esperança que vejo isso nos outros... E dói muito, pois sonho em trabalhar como pesquisadora desde a infância, tentei ter uma carreira que me sustentasse para em seguida investir a vida em produção de conhecimento, me convenci disso, que não conseguiria pagar as contas com dinheiro de pesquisa - as pessoas riam muito de mim quando eu dizia que queria ser uma cientista brasileira, e hoje eu estou tão depressiva com a atual situação, que sinceramente, não vejo outra alternativa além do êxodo científico. Estão nos expulsando do país! - O que vocês acham que podemos fazer para mudar isso? Acho que um pouco da culpa dessa situação atual é que existe uma mística de que cientistas são pessoas doidas e desocupadas que ficam o dia inteiro brincando com pipetas e microscópios, que julgam saber de todas as coisas e querem viver de sombra e água fresca enquanto o resto das pessoas trabalhadouras sérias sustentam o país... Ouço esse absurdo de vez em sempre. É difícil ter que trazer à memória de pessoas que dizem isso que elas só podem falar ao celular e xingar no twiter enquanto esperam a pipoca de microondas ficar pronta para comer com o refrigerante resfriado na geladeira, porque, cientistas trabalharam por isso, e pelas pílulas para dor de cabeça e anti depressivos que precisamos tomar depois de ver absurdo que está acontecendo com a educação no Brasil. Pode ser uma boa pauta para um episódio: "O que cientistas fazem X O que cientistas não fazem" - Seria bom tirar o glamour que as comédias e filmes de ficção científica põem sobre esse tipo de profissional que sequer é reconhecido como profissional... *Pergunta: - O que pode inspirar os estudantes de hoje e os pesquisadores sem pesquisa a lutar por devolver a vida para a ciência no Brasil? Grande abraço! Sou fã do canal!
Muito bom o vídeo. Achei um dos melhores até hoje. Parabéns pelo canal pessoal... Toda a equipe do Nerdologia desempenha um trabalho muito interessante e importante pra galera que absorve o conteúdo. Parabéns novamente pelo trabalho.
Atila, não entendi muito bem quando disse que as galaxias vão continuar se afastando até ficar mais rápido que a luz. Se a velocidade da luz não pode ser superada, como isso é possível?
Marcos Santana Se não me engano, a expansão de todo universo é mais rápido que a luz. Quando se referimos a não poder ultrapassar a velocidade da luz, acredito que nos referimos a objetos que contém massa e não são antimatéria. Logo, quando ocorreu o big bang o universo se expandiu mais rápido que a própria luz.
a velocidade da luz não pode ser superada por algo com massa, porém o tecido do espaço pode sim ser esticado/acelerado até um ponto que supere a velocidade da luz, então o "tecido" do espaço que está entre a nossa galaxia e essas outras galaxias mais distantes esticaria levando-as para longe. dessa maneira a velocidade relativa entre a nossa galaxia e as outras aumenta sem que necessariamente esses objetos com massa ganhem velocidade por si mesmos mias ou menos isso eu acho, não tenho certeza
Pelo que entendi elas se afastarão uma das outras maior que a velocidade da luz, ou seja, se uma for para um lado e a outra for para o lado oposto, se somar as velocidades opostas é possível que seja maior que a velocidade da luz, então se quem estiver em uma galáxia vai ser impossível chegar na outra.
Concordo, assim como einstein dizia. "Tudo é Relativo" ( mas vai que não foi ele quem disse? fui verificar e achei uma boa materia na revista abril de ciencia chamada - nem tudo é relativo ) Resumindo, aos olhos do ser humano estaria algumas galaxias à velocidade da luz, ou seja, sumindo aos nossos olhos porque o que tem essa velocidade ( mesmo que relativa) se oculta para o observador.
Sou professora, só tenho a dizer uma coisa, parabéns pelo comentário no final.... Eu estudei a vida inteira em escola pública e fui p a universidade pública, realmente ensino de qualidade e a pesquisa estao sendo sucateadas.....
Ótimo vídeo! Sensacional como sempre! Sugestão para o próximo Nerdologia sobre Astronomia/Astrofísica: A Evolução Estelar. Muito importante para entender o que compõem as estrelas, como elas nascem, suas erupções e como morrem. Além disso, entender o quê é uma Anã-Marrom, uma Anã-Branca e o que são Supernovas.
As anãs vermelhas serão as últimas estrelas a se apagar, quando o universo tiver uns 10 trilhões de anos, depois disso, não haverá mais uma única fonte de luz e calor, então será só escuridão e gelo
white dwarfs e até brown dwarfs e buracos negros emitem luz. Uma infinidade de outros objetos emitem calor pela compressão de seus núcleos, inclusive corpos remanescentes de white dwarfs. Além disso tem a iron age, época que todos os elementos vão eventualmente decair ou se fundir para formar ferro, que é o elemento mais estável, e liberar energia no processo.
Luiz Eduardo como eu disse, anãs vermelhas serão as últimas estrelas de verdade a se apagarem, anãs brancas não são estrelas, são restos de estrelas de até 10 massas solares que morreram, são cinzas de estrelas.
Enrico Dias Buracos negros não emitem luz, pois a luz não pode escapar de sua força gravitacional. O que ocorre é a formação de um disco de acreção brilhante em torno de um buraco negro que gira. Após a morte das anãs vermelhas, não sei mesmo se haverá os famosos quasáres, pois os corpos supermassivos que os alimentavam, já terão morrido
Niko se a faculdade que ele fez fosse privada mesmo sem pagar imposto,os pais deles não conseguiram pagar a mensalidade,sem contar que a iniciativa privada so investe em ciência,quando a um retorno rapido porem na geração de conhecimento como a fisica teorica o retorno é quase 0,resumindo estaríamos vendendo a educação ,só os ricos teriam dinheiro para pagar uma faculdade boa e assim tendo filhos com mais chaces ,enquanto os pobre não conseguiram e continuariam pobres
Como você pode afirmar que mesmo na ausência de impostos, E DE REGULAMENTAÇÕES, os pais de alguém, que você não conhece, poderiam ou não pagar por uma formação universitária?? Mas o ERRO FATAL do seu comentário não é tentar prever a economia, é defender que alguém tem o direito de roubar da sua carteira para financiar algo supostamente para o seu bem... Ps: Mais lamentável só essa afirmação coletivista de que "a iniciativa privada" só investe em ciência quando essa da retorno em um curto prazo... Meu chapa "a iniciativa privada" é constituída de indivíduos, e esses indivíduos financiam diretamente tudo aquilo que para eles tem valor, através de doações. Se um sujeito "x" (ou um grupo de sujeitos) se interessa(m) por física teórica (ou qualquer outra coisa) nada deveria impedi-los de fazer doações para esses campos de pesquisa. Fora que, os indivíduos que compõe a "iniciativa privada" investem INDIRETAMENTE através da poupança em QUALQUER empreendimento, e esses empreendimentos por sua vez podem ou não dar retorno (segundo o critério IMPARCIAL do mercado), oque é muito melhor que a decisão ARBITRÁRIA de um político qualquer.
primeiro: lute contra os políticos, eles são os principais inimigos do desenvolvimento na ciência. segundo: lute contra os movimentos inúteis de minorias, essas merdas, além de não trazerem nenhum avanço significativo para sociedade, só servem para arrancar dinheiro que poderia ser usado em algo que preste e ainda são perdas de tempo. terceiro: incentive o povo a lutar contra isso. Brasileiro tem que largar fora essa cultura de vagabundiar as coisas. Enquanto houver gente se achando fodona por faltar em aula, esse descaso vai continuar
Átila, vc tem o maior canal de conhecimento do Brasil! Tenta fazer uma mobilização online, convida outros canais, vamos mandar e-mails pros políticos, sei lá. Quero mt ser pesquisadora mas nem entrei na área ainda se continuar assim, nunca vou entrar eo pior é q eu sozinha não posso fazer nada a respeito 😱😱
O efeito da gravidade entre as galáxias do grupo local é maior do que o efeito de expansão, basicamente galáxias que estão perto o suficiente uma da outra vão se atrair mais do que se afastar, por causa da gravidade.
(5:32))Ano de 2019 não só futuro, mas o presente da ciência está cada vez pior. E não só a ciência, mas toda a educação está em cheque. Teorias conspiratórias, movimentos anti-ciência e anti-vacina crescem assustadoramente. São tempos sombrios para se viver, espero que possamos sobreviver a uma era das trevas que se aproxima.
Sabe que esse comentário no final me tocou profundamente... Eu estudei em escola pública sempre, mas ela tinha várias oficinas e acesso a biblioteca, e a partir das leituras que tive criei o sonho de ser cientista. Chegada a fase de escolher a profissão, ao invés de escolher seguir meu sonho, fui atrás de uma bolsa em curso que me desse dinheiro imediato e carreira segura. Hoje sou formada e boa no que faço, mas de uma maneira que é aproveitada apenas para o empresariado, não contribuo diretamente para ciência nem para compartilhar conhecimento. Se aos meus 17 anos eu conseguisse me sustentar com meu sonho como consegui com a Contabilidade, seria uma excelente bióloga marinha......
Adoro quando o Átila coloca suas impressões/opiniões ao final dos vídeos. O canal esta cada dia melhor! parabéns ao envolvidos com a produção do conteúdo
Tem um livro chamado 'Guia do Mochileiro das Galaxias'. No segundo livro da série ele mostra o 'Restaurante no Final do Universo'. Que é literalmente no final, nao na distancia, mas sim no tempo
To vendo em 2019, e depois desse tal "contingenciamento" de 30% as coisas só tão ficando ainda mais complicadas pra educação e produção de conhecimento nesse país
@@danielleite8604 em algum momento eu mencionei o Bolsonaro? Minha crítica foi a atual situação pela qual a educação desse país passa, sim tem haver com uma medida adotada no governo dele,mas se vc já esta querendo relacionar isso diretamente ao atual presidente pode dar a entender que no fundo quem tem problema com ele é vc. Acho válido lembrar tbm que ele não governa sozinho e os erros e acertos que ocorrem também não são tão somente responsabilidade dele, então não eu não culpo ele, mas se for pra culpar alguém acho melhor culpa toda essa galera que ta junto dele, e como você mesmo disse vem fazendo os mesmos cortes desde o Governo Dilma, ao invés de trabalhar fazendo o oposto ou ao menos não dando continuidade a isso.
@Miguel u.u isso é problema da falha e burocrática gestão/aplicação de recursos existente no Brasil. É igual no setor militar nacional, que poderia contribuir (e muito) com as pesquisas e desenvolvimento das tecnologias nacionais, mas ao invés disso mais da metade do que é investido nas forças armadas vai diretamente para pensões, benefícios e salários exorbitantes que impossibilitam um digno investimento nas áreas realmente importantes. E infelizmente uma real mudança é duvidosa.
@Miguel u.u Realmente o caminho para a eficiência é muito variável e implica vários fatores, sendo ao meu ver alvo para muito debate. Como exemplo citado, a SpaceX trabalha para diminuir os custos e criar tecnologias eficientes, mas devemos lembrar que a mesma tem parcerias com a Nasa, e essas parecerias sempre envolvem trocas de informações (dados), e tais dados são graças aos rios de dinheiro gastos pela Nasa que atualmente deixa a SpaceX livre para outras pesquisas. Por isso digo que esse é um tema complexo...
@Miguel u.u exatamente, o governo não é eficiente. E por causa disso que é um tema complexo, pois por mais que ele não seja eficiente na nossa visão, isso não mudara o fato dele fazer parte dessa questão. E não é querendo parecer rude, mas é obivio que a Nasa esta interessada, até porque não seria uma parceria se ambas empresas não tivessem interesses em comum...
Palmas pelo trabalho e pela "cutucada" sobre o NÃO investimento do governo em algo extremamente importante! É necessário que as pessoas compreendam como o analfabetismo científico afeta a sociedade como um todo pois somente assim os investimentos para a ciência do Brasil, um dia, terá verdadeiro valor (e cobrança da população).
Obrigado pela resposta Átila! Continuamos fortes na caminhada da divulgação científica aqui no RUclips! Um abraço
Adoro o olá ciência, não parem este trabalho por favor! Agradeço pelo conhecimento
Obrigado Iuri, são comentários como os seus que mantém a gente na atividade! Porque fazer vídeo de ciência e trabalhar nos nossos empregos ao mesmo tempo não está sendo fácil!
continuem com o trabalho de vcs, não é mt fácil encontrar canais com conteúdo parecido ao do nerdologia, quanto mais informação melhor será.
Olá, Olá. Vocês ganharam mais um inscrito
Vocês realmente fazem um trabalho excelente! Espero iniciar minhas atividades no youtube em breve também :)
em relação ao fim do universo - como diria Azaghal 'se não da pra fazer nada a respeito, não é um problema'.
Rafaele Cristyne Lembrarei desta frase daqui pra frente.
Rafaele Cristyne exato!
Rafaele Cristyne isso aí todo mundo fala, não é coisa do Azaghal não heheh
Como diria Dalai Lama*
Sim. Na vdd acho q ele tirou isso de uma filosofia budista.
Átila, sou professora universitária e aprendi com meu filho Caetano Oliveira, estudante de biologia, o quanto seu canal nos ensina sobre atualizar a relaçao ensino - aprendizagem. Sou sua fã e tenho divulgado seu trabalho em toda oportunidade ( trabalho com formação de professores). Mas nao resisti a comentar essa excelente vinculação entre o fim de tudo e o golpe sobre a nossa tão jovem e inicial caminhada pela construção de ciência e tecnologia. Parabéns a todos do canal e nossa gratidão por ajudar a moçada a pensar de forma mais complexa.
Não acredito que você relacionou morte térmica com o corte de investimento em educação no Brasil. GENIAL!
Isso é um insulto?
Lucas Takano boa pergunta não que eu seja gay mas tipo isso era pra ser uma ofensa?
Seu gay
Mais um que não consegue ultrapassar o óbvio hauhau
Isso reforça a falta de investimento em educação no Brasil, pois sequer conseguem perceber que o comentário foi um elogio.
Sou físico pesquisador da UFRGS. Minha linha de pesquisa pode ajudar a baratear coletores solares e células fotovoltaicas, bem como ajudar a amenizar crises hídricas, como as que aconteceram em São Paulo em 2014. Infelizmente, não sei será possível terminá-la.
SuperJamu :/
trágico
CARALHO . Pede vaquinha na Internet , se vc fizer eu te ajudo muito. Muita gente de ajudaria
SuperJamu Por que que algo é tão bom e inovador, mas ninguém financia sua pesquisa?
É como ter um almoço gostoso, mas ninguém come.
pq a politica e a economia viraram um por causa da má administraçao
Cara , ja faz 4 anos desde q esse video foi lançado mas ainda assim eu ñ canso de assistir ele. Me emociono quando o Átila fala sobre os cortes de verbas da ciencia brasileira e ainda fala sobre ele ter estudado em faculdade pública. Meus planos de virar universitário foram todos frustrados. BRASIL. DESORDEM E REGRESSO!!!
Eu acho, que o NERDOLOGIA deveria ter uma livraria , no caso uma livraria online porque as vezes quando eu quero um livro, tenho que ficar procurando nos videos qual foi o livro que o Atila indicou ,ja pensou "livraria Nerdologia" kkk seria uma bom ideia rs ...
Abne Quinto Eu sempre tiro print dos livros que ele cita mano ahueheuw
Abne Quinto Na descrição tem um link para o blog dele onde tem todos os livros recomendados, separados por assunto e por episodio
Eu acho que o Nerdologia deveria abrir um site só seu. Nesse site coloca uma livraria, vídeos especiais e podcasts sobre ciencia(hj tem isso no jovem nerd mas deveria haver uma separacao).
Ta na mão scienceblogs.com.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/
Boa, seria interessante mesmo! Colocar em algum lugar, no site não sei, tipo livro tal, citado no episódio número tal
Conheci esse canal através do meu professor de biologia.
E já tem alguns meses que eu sou inscrita e confesso aqui tem tantas informações interessantes, eu me convenci que o meu professor só me ajudou me indicando este canal.
O fim de tudo começa com o fim da educação.
Parabéns pela critica relacionada aos cortes de investimentos em ciência no Brasil! Precisamos de mais manifestações como a tua!
E parabéns pelo excelente vídeo! (=
A população precisa se mobilizar, reclamar de 25 centavos do onibus todos querem, mas agora se manifestar pela ciência não acha um! até agora....
+Rodolfo Boing eram 10 centavos.
Física Passo a Passo
Galera, não tem dinheiro para investir!!!
o déficit do juros da dívida é maior que o SUS, a solução apresentada pelo Átila, cortar o salário dos políticos, eu concordo comisso, mas não adianta, o orçamento gasto no salário deles é menos de 1%
Teríamos que desfazer o SUS para pagar os juros e vender a Amazônia para termos riqueza suficiente investida nas faculdades
A realidade é dura, não existe um deus para nos salvar e não existe almoço grátis
ue...manifestação q n leva a lugar nenhum aqui :v
n cara cobrar os grandes bancos de suas dividas os perdões de gigantes dividas as mamatas e sim um justo corte de pessoal e verbas para salarios de deputados senadores juizes de todos os tres poderes e o ministério publico só assim sairemos da crise
Atila, queria tornar publico meu agradecimento pela forca de vontade e persistência em não abandonar a ciência e querer sempre divulgar conteúdo de qualidade, fazendo com que as pessoas despertem interesse e alimente nosso conhecimento. Que essa e mais as centenas de mensagens construtivas abaixo possam servir de incentivo ao melhor conteúdo do youtube no Brasil. Obrigado!
'' Não há saber mais ou saber menos . Há saberes diferentes.'' - Paulo Freire.
fracisco miguel Paulo Freire é aquele que diz que os estudantes são oprimidos na sala de aula pelos professores.
kkkkkkkkk
Fonte: livro A pedagogia do oprimido.
fabiano santos
Se você só absorveu isso de toda carteira do Paulo Freire, realmente ele falhou ao lutar por uma educação para fazer as pessoas pensarem.. .
Estou assistindo esse vídeo quase dois anos depois e nunca foi tão atual e relevante. Parabéns Atila e Equipe do Nerdologia, vcs fazem minha procrastinação ser muito educativa!
Perfeito só pra variar
I ala, olha quem ta aqui
VOLTEREI AQUI NESTE VIDEO DAQUI 2 TRILHÕES DE ANOS PARA CONFERIR.
Não consigo entender esse povo que dá deslike.
são os políticos e os canais que postam vídeos de amoeba na banheira kkkk
Falta de investimento na educação.
Eu tenho uma teoria. Eu acho que quando a proporcao de deslikes é de menos de 1 para 100 nesses videos que sao notoriamente bem elaborados, o que ocorre e muito mais uma especie de trollagem invejosa do que efetivamente uma analise critica negativa do conteudo do video.
Jovem ignorante é mais fácil de manobrar . conhecimento é perigoso.
Eu não dei dislike no vídeo, mas tenho uma opinião contrária em relação aos cortes de verba no ensino superior.
Pra mim o problema da educação é sistêmico e primordialmente CULTURAL/IDEOLÓGICO. O problema não é a quantidade de professores universitários, nem seus salários que na média estão muito acima do padrão brasileiro, tampouco a infraestrutura das universidades... (claro que estes problema podem acontecer em unidades como incidentes isolados, mas generalizar isto para "o estado do ensino superior no Brasil" é atestar ignorância ou mau caratismo)
...o problema, portanto, está na própria QUALIDADE do ensino, que deriva de um sistema educacional que visa construir peões em um grande jogo político no lugar de priorizar a verdadeira busca do conhecimento. Veja que a universidade tem como objetivo característico formar ACADÊMICOS e PESQUISADORES, porém, o que é instigado e exigido é que você tenha um diploma universitário para ser um PROFISSIONAL. Não seria a formação de profissionais a função do Ensino Técnico/Profissionalizante?
Os professores do ensino superior deixaram de ensinar as ferramentas didáticas para o desenvolvimento da aprendizagem para ensinar o que é necessário para o mercado de trabalho (Na última faculdade pública que eu tentei cursar, Sistemas de Informação da EACH - USP, haviam matérias específicas para relações interpessoais EM AMBIENTE EMPRESARIAL). Somado a isto ainda há a qualidade técnica do próprio professor universitário, que em sua maioria, são jovens adultos que acabaram de sair desde mesmo processo educacional deturpado, e portanto, não possuem o material necessário para desempenhar um bom papel no que deveria ser o ensino das universidades.
Enfim, estes são apenas alguns pontos. Esta é uma discussão muito longa e complexa sobre um problema que é avassaladoramente maior do que o que a maioria das pessoas imaginam. A quantidade de dinheiro que entra para a educação (que não é pouco, proporcionalmente comparado a países com índices educacionais muito maiores que o nosso) em pouco reflete na qualidade do ensino que sai pelas instituições e resumir todo o problema a dinheiro é, no mínimo, ingenuidade.
É como a excelente música de Tournitquet: "Microscopic view of a telescopic realm"
"Com cada vez menos chance de continuar Pesquisador".... bela referência a crise e cortes de orçamentos pra ciência no Brasil. Se já era difícil fazer ciência, hoje parece um ato heroico!
A célebre frase resume tudo: "Duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humanas. Eu não tenho certeza sobre o universo". (Albert Einstein)
Cara, conheci o teu trabalho faz pouco tempo e conectei muito rapidamente.
Agora apaixonei dele a partir do minuto 5:32 desse video.
As verdades precisam ser ditas e mais nesses tempos difíceis que vivemos na nossa América.
Eu sinto e penso a mesma coisa só que na área da cultura e também da educação em geral.
Obrigado pelo lindo trabalho de pesquisador e docente que você está fazendo, isso tudo me deixa claro uma coisa; não tudo está perdido e me deixa esperançado/esperançoso (portunhol rolando). Ainda podemos fazer algo pelas ciências e artes, cultura e educação em geral.
Grande abraço de um venezuelano morando em São Paulo.
O pior é tirar um Milhão da educaçao pois, "o país não tem dinheiro", mas quando é pra fazer um fundo político, o "país pode prover 2 Bilhões!"
Inacreditável, dois anos depois está acontecendo a mesma coisa, só que o fundo dos políticos vai pra 5bi e querem acabar com as universidades públicas
cara eu não consigo assistir videos q falam de coisas assim porque me da uma vontade tao grande de criar um grupo terrorista anti-governo pq já q eles não nos escutam normalmente talvez com uma bomba no carro prestem atenção
Essa conversa de q não tem dinheiro sempre foi fake... Só cai quem é muito iludido...
Com projetos atuais para aumentar isso para R$6BI*
Pra ficar mais claro pra quem ficou um pouco confuso na parte das galáxias se distanciarem mais rápido que a luz, não são as galáxias que estarão se movendo mais rápido do que a luz, isso é impossível por motivos que não valem a pena explicar pois não ajudam a entender esta parte do vídeo, é o ESPAÇO entre as galáxias que estará se expandindo mais rápido do que a luz consegue atravessá-lo.
Imagine uma esteira muito grande, e você está correndo no sentido oposto ao movimento dela. Agora pense no que acontece se a velocidade dela começar a ficar maior do que a sua. Neste instante, não importa o quanto você corra, você sempre vai estar se distanciando mais e mais da outra ponta da esteira. E é isso o que acontece com a luz no cenário destacado no vídeo. O espaço estará se expandindo tão rapidamente que nem a luz conseguirá chegar mais perto de nós, pois o espaço a "puxará para trás" mais rapidamente. E se isso acontecerá com a luz, certamente todas as outras coisas no universo sofreram o mesmo efeito.
Por isso as galáxias se distanciarão mais rápido do que a luz sem se despedaçarem, pelo mesmo motivo que você não se despedaça ao ser carregado por uma esteira.
UP
A analogia mais simples é imaginar o universo como a superfície de um balão, se você grudar coisas no balão e encher ele, as coisas não vão se mover com relação ao balão, mas vão ficar mais distantes umas das outras.
brianpso Não é o espaço que muda, mas a gravidade que empurra as galáxias
thstroyur não seria a energia escura?
É a mesma coisa: como se representa a energia escura na RG? Lambda nas eqs de Einstein. O que é matéria escura? Energia que incluímos nos modelos de RG pra fitar observações de galáxias rodando. Tudo balela, se quer saber minha opinião
Átila, que tal alguns videos sobre sociologia/filosofia, com temas específicos e pensamentos históricos que influenciaram e/ou influenciam atualmente na sociedade?
"Solitária fria e vazia" olha o universo vai acabar que nem eu
Tamo aí pra evitar isso
Déborah Alves estamos todos aew para evitar isso
O Israel ta ai pra evitar isso.
Huehue Br 😂😂😂
Me too.
Eu não entendo muito sobre cosmologia e física, mas sobre Ciência e pesquisa sim. Eu tive a oportunidade também de fazer a minha graduação e mestrado em Universidades públicas e fico também meio temeroso com o futuro da Ciência no Brasil. Ter um ensino superior não só ajudou na construção do meu caráter como pessoa, mas também me mostrou que eu posso, mesmo que minimamente, contribuir para um melhor entendimento do Universo em que vivemos. Isso para mim é um sentimento libertador. Estudar e aprender não só produzem conhecimento, algo que NUNCA vai ser demais para a humanidade, mas como também moldam pessoas e lapidam caráter.
Fantasma de Darwin É você pai da evolução ???
NERD CRIDE sim, voltei para puxar pés de criacionistas. Tenho uma série sobre evolução no canal, caso tenha interesse.
Olá fantasma, têm como me recomendar algum artigo, livro em pdf ou algo assim sobre evolucionismo?
Kerbonauta Brasileiro você quer algo mais acadêmico, ou mais didático de leitura mais fácil?
Um didático e um acadêmico '-'
Esse livro do Bill Bryson é maravilhoso, passa por quase todas as areas da ciência, da geologia a botânica, da astronomia a física quântica
Chega a dar um orgulho ver esse discurso crítico do Átila.
É muito importante falar sobre os investimentos em Educação. Parabéns Átila!
é um assunto que não está tendo a devida atenção, estava passando da hora desse assunto ser tratado aqui
Atila sobre o que você falou em relação a decadência da Ciência no Brasil, tem um livro muito bom que faz referencia a isso: O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, no livro quanto mais a chama da vela ( a ciência) fica fraca, mais demônios (ignorância, superstições, pseudociências) se aproxima.
Chá Negro Hoje em dia, tudo o que inteligentinhos gostam e dizem que é para o bem da sociedade é ciência.
E isso ê tratado como uma religião. AI DE QUEM QUSTIONAR A CIENCIA.
fabiano santos, as próprias ciências incluem revisão por pares(peer review) e reproducibilidade para questionar a si mesmas. Muitas áreas tem observações inconclusivas, interpretações erradas ou algum argumento de base que não está explicito ou explicado. Infelizmente, nem todo achado científico faz bem para toda a sociedade. AI DE QUEM NÂO QUESTIONAR A CIÊNCIA.
A base da ciência é questionar, e tem outra, a ciência nos faz progredir muito comprovadamente, eu já vejo de uma forma diferente do que uma religião , ela quer que nós tenhamos fé, e apenas acreditar em um plano divino; Lembre-se "Junte-se a quem procura respostas, duvide de quem encontra".
fabiano santos Se não concorda, ou não chegou a mesma conclusão que alguma pesquisa, pesquise você mesmo e veja se as conclusões serão diferentes. Siga o método científico, e deixe seu trabalho aberto às críticas e revisões. Dizer que não acredita é fácil. Mostre o porquê e não seja um negacionista, que rejeita a ciência, mas faz uso de suas descobertas.
Parabéns pela iniciativa Átila!
Abordou um assunto que chama a atenção da população como um todo, e fez uma deixa sensacional sobre o corte de verbas. Sou aluno da USP atualmente e sinto na pele como o corte de verbas nos afeta. Com cada vez menos bolsas para iniciação científica ou pós-graduações, onde só quem já tem recurso financeiro consegue levar a vida acadêmica a diante.
Obrigado por mais um ótimo vídeo como sempre!
meus olhos se enchem d'água quando vejo um vídeo do nerdologia com mais de 10 min.
Ótimo vídeo motivacional para alegrar seu dia :)
Dinastia Mobs kkk nao assista kurtgezagts
PQP q episódio! Sou professor universitário e vou passar esse vídeo em todas as disciplinas que dou aula! Cada segundo desse vídeo é valioso e, se bem explorado pelos professores, nem precisa de Presidente para mudarmos nossa realidade!!!
Enquanto a galera briga e divide o mundo em direita e esquerda, um bando de velhos ignorantes atacam nossa natureza, atacam nossos cientistas além de não darem a minima pra saúde e segurança. é pessoal, se a gente não parar de brigar entre a gente. não vai sobrar nada.
como li uma vez na internet:
"se você só olha da esquerda para a direita, o governo te esmaga de cima pra baixo"
Parabéns Atila melhor canal do RUclips BR
Enquanto vejo os Estadas Unidos se dividindo, fico preocupado como o futuro do país que lidera a ciência mundial. Aliás, o programa espacial de lá só é tão grande por causa que os EUA são grandes. Se os EUA caírem, todo o programa espacial cai junto. E nenhum outro país parece estar interessado em mandar tantas missões ao Sistema Solar, tantos Robôs para Marte, e investir num programa tripulado tão grande e promissor. Os EUA precisam se manter! Mas existe uma esquerda que insiste em dividir a Nação (com a batida luta de classes) e uma direita retrógrada (com exceções).
A direita tb divide o país.
Não existe almoço grátis rapaziada
Danilo Bucker Raynere Pereira
não é uma ideologia nem a outra é o pensamento binário
Os "NOVOS" seguem os "velhos" com até mais afinco na destruição do pouco que foi conquistado.
É vicioso e inevitável, até atingir o caos total.
Uma coisa que também afeta muito na falta de cientistas e matemáticos é a falta de estimulação da escola, assim fazendo as pessoas odiarem essas matérias, principalmente a matemática. Se fosse pela escola já teria abandonado a matemática a muito tempo.
Átila... Acompanho o canal e tenho uma admiração pela equipe e, principalmente, por sua personalidade, sempre educado, inteligente, engajado e sensível. Agradeço muito aos seus pais por essa formação além da academia.
Átila, faz um Nerdologia sobre ÁGUA. Características, curiosidades, por que a garrafa quando congela explode...
Sou fã!
Abraços,
multimidia.ufrgs.br/conteudo/frontdaciencia/Fronteiras_da_Ciencia-T03E05-FisicadaAgua-02.04.2012.mp3
Bom como o tema é espaço vou insistir nas minhas velhas sugestões: Recomendo um Nerdologia apenas sobre foguetes, tem muito pra se falar. Desde o desafio da reutilização, até a morte do Saturno V e do programa Apollo, justamente pelo grande Saturn ser descartável. O fim dos Saturno V e a substituição pelo programa dos Ônibus Espaciais foi justamente causado por que os Shuttles seriam reutilizáveis, enquanto os Saturn V eram descartáveis totalmente. O Átila, poderia falar dos foguetes reutilizáveis da Space X e como isso é vital para o barateamento da conquista do espaço. Essa é a revolução que o setor privado causa. Também recomendo um Nerdologia sobre o Programa Espacial Soviético. Esse o Felipe poderia fazer. Um programa tão grande que pousava sondas em Vênus, tentava em Marte, construiu o Gigantesco foguete N1 que levaria astronautas a Lua em um programa tripulado que fracassou, ser pioneiro nas estações espaciais. Além de construir o ônibus Espacial Buran, e sozinho a estação espacial Mir. Com o Colapso Soviético, temos hoje a Rússia que a mais de 20 anos não envia uma missão própria ao Sistema Solar, e só se limita a Três ou Quatro missões a ISS por ano.
Essa animação é de uma missão tripulada Lunar soviética que nunca aconteceu: N1-L3 Soviet Manned Lunar Landing - An Orbiter Film by Timm Humphreys|watch?v=55VeMPrzDRc
Tema chato...
Raynere Pereira vc tem q procurar um canal só sobre foguetes, esse é sobre divulgação científica
e variações
cara... é uma sugestão de tema.. e é valida sim. é claro que tem canais sobre foguetes, assim como tem canais sobre buracos negros, fisica, quimica, etc... aqui é um canal que possui diversos assuntos e inclusive pode ter foguetes =)
Átila, uma correção:
Aos 4:16 min do vídeo você afirma que "(...) se até lá não tivermos conseguido sair daqui, adeus viagem intergalática (...)".
Na verdade precisamos sair daqui muito antes, já que no processo de esfriamento do sol, ele se expandirá o suficiente para que a vida na Terra seja inviável.
Assumindo que "aqui" seja a Terra, claro.
O passado está eternamente aumentando e o futuro está sempre diminuindo, mas eles sempre continuarão do mesmo tamanho.
Gustavo Benevides de quem é esta citação, sua mesmo?
É minha, se alguém disse antes foi coincidência.
Gustavo Benevides na verdade essa afirmação do final "mas eles sempre continuam do mesmo tamanho" não pode ser provado e você citou ele como fato.
Jeff erson tem razão. Existem teorias de que o tempo é cíclico ou que o passado não existia antes do big bang. Eu deveria ter especificado melhor.
Poderia explicar melhor o que seria esse "tamanho"?
AAAAAA que tapão Atila, tanto em relação ao comentar sobre os cometários hostilizando o gosto musical alheio, quanto a questão do investimento ou melhor, não investimento na ciência no Brasil, eu tenho técnico em química, atualmente curso Química Bacharel em uma universidade publica e faço iniciação científica então sei bem como é triste e revoltante esse descaso com a pesquisa e desenvolvimento. Mas, quem sabe algumas estrelas não perderam a esperança e vão continuar brilhando no céu brasileiro né? abraço!
Menção ao In a Nutshell e Vsauce, dois dos meus canais favoritos de ciência, além do Nerdologia! Adoro consumir esse tipo de conteúdo, continue com o ótimo trabalho pessoal do Nerdologia!
"A nossa morte térmica"...a sensação de impotência que isso gera é uma das coisa mais difícil de suportar....no segundo caso.
Não há nada q podemos fazer? nada msm? é impossível ir para outra dimensão? isso sequer existe? e o q acontecerá com os buracos negros? tbm vão morrer? o que tem lá dentro ? é possível o nosso universo estar dentro de um buraco negro ?
@@sergiovinicius2221 rapais,os cara se preocupar com isso vey🤦
Eu amo o Átila mds. To a um mes maratonando esse canal e eu adoro todo o conteudo e tmb todas as conversas mais casuais q ele faz no final do video.
Obrigado por trazer um conteudo bom aq no YT, tava faltando
Nerdologia sobre procrastinação seria uma boa
Átila, você, com certeza, é um exemplo de verba pública muito bem investida. Então, obrigado por ter feito valer meu dinheiro...kkk
Mais grato ainda, por trazer tanto conhecimento, com tanta dedicação, não só à mim, mas à toda sociedade. E, Isso não tem preço.
Sucesso.
Atila e toda equipe do Nerdologia, vocês são SENSACIONAIS! Acabei de me formar em biologia e agora irei me tornar paleontólogo. Encho o peito de orgulho pra dizer que são pessoas como vocês quem me mantem firme e forte nessa jornada, mesmo vivendo em um país e vindo de uma posição social dos quais não há NENHUM pingo de incentivo pra insistir nessa carreira. Obrigado por manter acesa em mim a vontade de continuar fazendo ciência e parabéns pelo melhor vídeo do canal, na minha opinião!
Átila, vc é demais! Falar sobre corte de verbas num vídeo foi sensacional! ❤
Adoro o canal e todo o conteúdo que muitas vezes eu nem teria curiosidade de buscar mas que me engrandecem e por isso eu gosto.
Um grande abraço!!
Uma breve história de quase tudo é o MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI!
Luiz Corsi Não é rapaz? Eu li “A Brevíssima” quando era pequeno, e agora que li Uma Breve, é muito bom!
Atila, também sou um aluno do ensino público... Vim de ensino médio em escola estadual, fiz graduação, mestrado em universidade estadual e especialização e doutorado em universidade federal. Concordo plenamente com tudo que vc fala qnd fala em desmonte da educação no Brasil. Como disse Darcy Ribeiro... "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.".
Caraca,pensa numa viagem que eu tive.
Imagine se o universo em que nós vivemos já teve esse "big crunch" e em seguida o big bang e ele sempre vai criando novas formas de vida.
Vi isso num episódio do futurama
Isso seria muito louco, e afinal por que não? Acho que nunca saberemos, e é simplesmente insano pensar na quantidade de matéria comprida, em um único ponto, imagina só densidade!
@Zord90 provavelmente o fim do universo é esse: ruclips.net/video/uD4izuDMUQA/видео.html
Time lapse do universo, vale a pena assistir
@@gabrielpierry7480 seria tipo um loop infinito.
Corte de verbas é algo abominável. Estudo em um dos Institutos Federais, na área de informática, e a gente não tem mais verba pra levar os alunos para grandes feiras de ciências ou conferências, os alunos estão tendo que pagar do próprio bolso.
Que absurdo aqui na UNESP esta na mesma situação, pior esta sem professores que não recebem!
Um projeto de pesquisa em que eu fazia parte teve de ser interrompido por falta de verba... e exatamente pelo mesmo motivo não consigo ingressar em uma nova pesquisa... nosso laboratório de pesquisa, que já foi muito movimentado, hoje está as moscas, quem quer ou precisa iniciar um novo projeto de pesquisa, está tendo de arcar com os custos do próprio bolso, o que inviabiliza projetos mais complexos que envolvem protótipos e tecnologias mais caras.
Federal de São Carlos tbm esta nesse caminho
Meus caros, pior é a situação da Uerj que está na terceira greve seguida. Já perdi a conta de quanto tempo minha formatura está atrasada. Os salários dos funcionários estão sempre atrasados. Já não funciona o bandejão. A bolsa dos cotistas também atrasa. Tá foda.
#forçaUerj
Mas é que dinheiro não cai do céu e ninguém trabalha de graça
antes corta os orçamentos das faculdades do que passarmos fome
o juros da dívida interna do Brasil vai ter um déficit maior que o SUS e a solução apresentada pelo Átila "cortar o salário dos políticos" não adianta, não concordo com isso também, mas o salário deles não representa nem 1% do orçamento
Oi Átila,
Acompanho o Nerdologia desde o comecinho. Atualmente estou na reta final do bacharelado Biológicas pela UFRJ. É realmente muito triste e muito sério o que vem acontecendo com as universidades devido a esses cortes. Não devemos desistir, por mais que a situação não esteja boa. Você é uma inspiração para mim e para muitos outros jovens pesquisadores. Não desista também!
Abraços
Como sabemos que o "fim" já não aconteceu e nossa realidade é um recomeço ?
Não sabemos, simples assim... não conhecemos absolutamente nada sobre o t=0 do universo, Big Bang explica apenas a expansão, não a origem em sí, quem desvendar este mistério ganha de brinde um Nobel.
Felipe Emanuel Não sabemos. Mas sabemos que não ocorreu, ou vai ocorrer, como o Big Crunch preveu, por causa da energia escura. Se o universo for realmente algo cíclico a resposta se encontra em buracos negros.
Existem teorias cientificas que falam disso.
O mais legal é que ainda não sabemos!
Antes de temer o esfriamento do Universo (o que morri de medo conforme Átila ia falando, mesmo eu já tendo lido sobre isso anteriormente), temos que temer a morte do Sol. Quando ele inchar e depois explodir... Nosso sistema solar vai se acabar antes do Universo. Teremos mesmo que saber sair daqui da Terra. Daqui a até lá já saberemos viajar por buracos de minhoca e até mesmo acessar universos paralelos (isso se não já fazemos isso).
Kursgesagt In A Nutshell é uma delícia cara!!!
Eu invejo o sotaque dele
Aff,amo esse canal com todas as minhas forças
Melhor canal do multiverso
Que canal maravilhoso...dá vontade de fazer toooodos os cursos do mundo....tudo está tão conectado e é TÃO LINDO! Vou fazer astronomia ainda...
Excelente episódio!
No trecho onde é dito que as cefeidas eram utilizadas para determinar a distância das galáxias há algo à se adicionar. Esse método apenas era utilizado para galáxias bem próximas, pois ainda era possível de resolver estrelas individuais nas imagens coletadas. Porém, para galáxias mais distantes havia um segundo método para determinar a distância. Utilizando a regularidade da luminosidade de uma supernova do tipo 1a (que ocorre em sistemas binários constituídos de uma anã branca e uma estrela gigante). Ao determinar o afastamento das galáxias era necessário conhecer a distância de galáxias mais distantes também, logo, o método das supernovas tipo 1a era o mais utilizado.
Se alguém já tiver comentado isso é só avisar aqui nos comentários, darei um like. Se não, ajudem a levar esse daqui ao topo. Valeu!
Sei que esse método também é citado no vídeo, porém achei interessante ressaltar mesmo assim, já que a maioria das galáxias que podemos observar cefeidas estão se aproximando da nossa (por exemplo a galáxia de Andrômeda) devido a ação da gravidade, que em distâncias "curtas" supera a ação da energia escura
Nerdologia - Teoria das Cordas
léosoethe apoio, primão s2
léosoethe up
Assim como Big bang é algo mto complexo e tbm vai ter vídeo sobre, ter uma base através de um vídeo de 10 ou 15 min, que transforme o assunto interessante pra outra pessoa, pode ser mto mais útil pra pessoa correr atras, do que simplesmente tu sair pesquisando sobre o assunto através de artigos sem entender bulhufas, toda forma de conhecimento é válida, afinal, se nao sabemos nada sobre algo, essa coisa simplesmente não existe!
léosoethe up
Sou professor de História. Sempre indico o canal para os meus alunos. Adoro a forma do trato com o conhecimento. Parabéns Á tila, foi um dos melhores =]
Voltando depois de um pouco mais de 2 anos, mal sabíamos do que estava por vir . . . Trágico
esse episódio foi triste não pelo fim do universo mas pelo nosso futuro BR :/
Souza Player o Brasil ta falindo KKKKK começa cortando ciência dps programas sociais escolas sus... exercito polícia
Vcs tão tudo fodido kkkkkkk ou vcs vendem tudo msm ou vcs se fodem na mão do governo (sei nem pq to rindo se vou me fuder tbm)
Mas é bom a gente se fuder gostoso agr pra ver se a gente aprende de uma vez q O ESTADO Ñ INTERVEM NA ECONOMIA E Q O ESTADO DEVE SER PEQUENO
Retro_Eng_90s TM ñ tem esperança em 2018 ñ... a gente ta no corredor da morte... o cara de 2018 vai ter q fazer uma reforma liberal tão grande a ponto de por o Brasil no topo dos paises mais livres do mundo
Se ele ñ fizer isso... senta e chora
Brasil ta na merda total. Além dos roubos interminaveis de milhões ou bilhões, tem um sistema de educação, saúde e segurança porcos e os fundos que deveriam ser investidos nisso, são investidos em movimentos sociais inúteis e causas mortas
Não tem como não enaltecer o trabalho do Nerdologia.
Além da divulgação regular de conteúdo científico pertinente e de qualidade, da humildade e responsabilidade em citar e corrigir os " erros" ( que são mínimos), ainda desempenha o papel social de demonstrar a realidade estarrecedora de diversos segmentos da sociedade brasileira e, acima de tudo, da situação apavorante da ciência nesse país.
Vocês são tudo que um EDUCADOR de verdade deve ser. Obrigado!
esse canal me inspira de um jeito... parabéns! quem sabe no final da graduação não me torno alguém como você haha
Vim do futuro pra dizer que esse vídeo faz todo sentido social em 2019
Esse canal é simplesmente magnifico. O Atila é o tipo de pessoa que da vontade de encontrar num café e passar o dia conversando O/
Quando começo a ver vídeos como este me manda um MEDO!!!
Ed Vlogs nossa se eu vira atel eu me inscrevo nesse canal
Oque?
Ed Vlogs não sei pq, mas estudar o grandioso universo me dá medo e fascínio
Eu tbm...
Ed Vlogs tu vai morrer antes d qualquer um desses eventos chegar perto d acontecer..
Estamos aqui em 2019, e é incrível/repugnante que os políticos terão um fundo eleitoral de R$1.7 bilhões, enquanto o ministério da Ciência e tecnologia recebeu míseros R$80 milhões, que não cobre nem os salários em atraso dos pesquisadores e profissionais da área. É triste mas o futuro do Brasil é sombrio...
Um dos melhores episodios até hoje.. parabéns Átila
Esse vídeo é sensacional e "desanimador" (não por parte da galera envolvida Átila e estudio 42) mas pelas medidas tomadas pelo governo em ações desesperadas de cortar gastos e acabam atingindo a pesquisa. É uma pena ver algo que nunca foi fácil (pesquisas e trabalhos científicos aqui no Brasil) se tornar ainda mais raro.
nem deveria ter botao de dislike pra esse canal
Gustavo Alexandre concordo, ou, não deveria aparecer pra haters modinhas que dão deslike em tudo, já que a I.A da Google consegue identificar direito autoral em tudo e qualquer lugar, poderia ter aqui...
Nenhuma novidade. O que não falta são seguidores de youtubers crentistas que vêm aqui dá dislike gratuito, como também vem aqui para fazer comentários alarmistas do "fim do mundo", com likes gratuitos do seguidores. Fico surpreso que não venha uns 10 mil deles para dá dislike.
dislikes servem como uma critica... mas é como vc dissesse que o canal é perfeito. mas de vez enquanto nos finais de cada video, o Atila faz correções de videos anterior... what? ^^
Ainda sim teve 500 terraplanistas que deram deslikes , bem nem todo mundo acaba evoluindo e gostando de boa informação .
seu comentario esta tao correto que tem 419 likes e nenhum deslike
Tô vendo esse vídeo em agosto de 2019, e vendo o quanto os efeitos desses cortes estão sendo sentidos e aumentando ainda mais. Lamentável!
E se nosso universo está dentro de um buraco negro que esta se expandindo por consumir outro universo e não conseguimos ver por causa do horizonte de eventos. hahahaha créditos a Kurzgesagt - In a Nutshell
só eu quase chorei no final?
o que estão fazendo com o nosso país?
o último que sair, apague a luz
Você é fraco hein,de fato a ruim o sistema do Brasil,mas chorar isso é ser fraco
@@songogan chorar não é sinal de fraqueza.
@@songogan sim cara eu sou etero grrr eu não choro grrr sou macho alpha grrr
@MorningStarVenus acho que o governo que carrega nas costas o fato de ser anticientifico e não ter disponibilizado um puto de dinheiro (além de já tirar bolsas existentes) pra pesquisa cientifica é outro..
Eu so queria dizer obrigado ao Atilia por nos proporcionar 5min de aprendizagem, é de canais como este que o brasileiro precisa para se desenvolver em conhecimento, queria so deixar bem claro que você alem de biólogo e pesquisador, você é o meu espelho de vida. obrigado pelo nerdologia não desista nunca você é 10.
É possível que tenham existido outros universos antes do nosso que tenham acabado de alguma dessas formas?
Possivelmente..... infinitas vezes o universo existiu, morreu, reviveu.... da próxima torce pra não nascer na Terra.
Gustavo Rocha não só universos .. pq não planetas ? quem sabe não existiram civilização bem antes da terra, e quantas ainda irao vir ...
No universo não existe certo ou errado, todas as alternativas são possíveis .. pq não imaginar q já existiu um planeta só de pôneis ?
Rodrigo Adriano é td uma loucura bixo, é td mto doido. Aproveitar o comentário aqui, video foda hein
Tempo anda junto com o espaço, se durante a expansão do universo não existia espaço então tbm não existia tempo, logo não existe o "antes" do nosso universo. Pelo menos é o que eu entendi até agora, faço engenharia e não física. kkkkkkkk
Wilson Carvalho então , mas não significa q antes desse universo começar, não tenha terminado outro .. o antes pode existir nesse caso ..
Parabéns aos envolvidos pelo canal, e muito obrigado por disponibilizar tempo, empenho e conteúdos diversos como esse aqui no youtube! é um trabalho incrível acho uma pena o nosso pais não dar a atenção e o valor pra educação como deveria, chega ser irônico um país que tinha tudo pra dar certo estar do jeito que está.
Átila, eu chorei com esse episódio. Desde 2014 acompanho a queda da ciência no Brasil, eu e um grupo de pesquisa nos esforçamos para aprovar mais projetos para que assim pudéssemos provar o quão vale a pena investir em conhecimento, mesmo com produtos de alto valor agregado, com possibilidades de apoio internacional em agências de fomento, ainda sim, não conseguimos ir à frente. Na faculdade em trabalhei foram demitidas mais de 500 pessoas em 1 dia, dessas, a grande maioria era de pesquisadores que foram tentar a vida com outras coisas. Eu mesma, não consegui uma nova bolsa de pesquisa e agora trabalho com Design (que é minha formação acadêmica) e dramaturgia (escrevia por lazer, agora...). E mesmo cursando Eng. da Computação, tenho tentado mobilizar pessoas e empresas para pelo menos com esse subsídio manter um ou dois projetos em tecnologia andando - Mas, tô ficando sem forças, até o curso que amo tanto, estou abandonando por falta de tempo, afinal, trabalho em várias outras coisas para me sustentar. - Acontece muito isso, as pessoas veem o dinheiro dos boletos na mão e deixam o trabalho e as crises roubarem o fôlego...
Percebi que quando falou da situação atual, você estava realmente triste e sem esperança. - Pode ser uma projeção minha, de estar tão triste e tão sem esperança que vejo isso nos outros... E dói muito, pois sonho em trabalhar como pesquisadora desde a infância, tentei ter uma carreira que me sustentasse para em seguida investir a vida em produção de conhecimento, me convenci disso, que não conseguiria pagar as contas com dinheiro de pesquisa - as pessoas riam muito de mim quando eu dizia que queria ser uma cientista brasileira, e hoje eu estou tão depressiva com a atual situação, que sinceramente, não vejo outra alternativa além do êxodo científico. Estão nos expulsando do país! - O que vocês acham que podemos fazer para mudar isso?
Acho que um pouco da culpa dessa situação atual é que existe uma mística de que cientistas são pessoas doidas e desocupadas que ficam o dia inteiro brincando com pipetas e microscópios, que julgam saber de todas as coisas e querem viver de sombra e água fresca enquanto o resto das pessoas trabalhadouras sérias sustentam o país... Ouço esse absurdo de vez em sempre. É difícil ter que trazer à memória de pessoas que dizem isso que elas só podem falar ao celular e xingar no twiter enquanto esperam a pipoca de microondas ficar pronta para comer com o refrigerante resfriado na geladeira, porque, cientistas trabalharam por isso, e pelas pílulas para dor de cabeça e anti depressivos que precisamos tomar depois de ver absurdo que está acontecendo com a educação no Brasil.
Pode ser uma boa pauta para um episódio: "O que cientistas fazem X O que cientistas não fazem" - Seria bom tirar o glamour que as comédias e filmes de ficção científica põem sobre esse tipo de profissional que sequer é reconhecido como profissional...
*Pergunta: - O que pode inspirar os estudantes de hoje e os pesquisadores sem pesquisa a lutar por devolver a vida para a ciência no Brasil?
Grande abraço! Sou fã do canal!
Faz um vídeo sobre a equação da velocidade (the Flash) "destrói os sonhos mais uma vez"
Concordo queria muito saber se é possível
Roberval Paz TBM queria saber mas ele vai "destruir meu sonho"kkkkkkkkk
Roberval Paz queria muito saber TBM
up
Roberval Paz UP
Se o universo vai acabar, eu quero comer no restaurante no fim do universo que aonde pelo menos eu morreria feliz
March mochileiro das galáxias?
Hard Anubiz um mochileiro preso nessa droga de planeta
nunca li.. é bom?
March Um video tão bom e útil pra merdas igual a você.Os brasileiros não merecem educação mesmo não, merecem um governo de merda, povo igualmente.
Rafael, não é bom, é espetacular!
Muito bom o vídeo. Achei um dos melhores até hoje. Parabéns pelo canal pessoal... Toda a equipe do Nerdologia desempenha um trabalho muito interessante e importante pra galera que absorve o conteúdo. Parabéns novamente pelo trabalho.
Atila, não entendi muito bem quando disse que as galaxias vão continuar se afastando até ficar mais rápido que a luz. Se a velocidade da luz não pode ser superada, como isso é possível?
Marcos Santana Se não me engano, a expansão de todo universo é mais rápido que a luz. Quando se referimos a não poder ultrapassar a velocidade da luz, acredito que nos referimos a objetos que contém massa e não são antimatéria. Logo, quando ocorreu o big bang o universo se expandiu mais rápido que a própria luz.
Homem - Aranha Antimatéria tem massa também
a velocidade da luz não pode ser superada por algo com massa, porém o tecido do espaço pode sim ser esticado/acelerado até um ponto que supere a velocidade da luz, então o "tecido" do espaço que está entre a nossa galaxia e essas outras galaxias mais distantes esticaria levando-as para longe. dessa maneira a velocidade relativa entre a nossa galaxia e as outras aumenta sem que necessariamente esses objetos com massa ganhem velocidade por si mesmos
mias ou menos isso eu acho, não tenho certeza
Pelo que entendi elas se afastarão uma das outras maior que a velocidade da luz, ou seja, se uma for para um lado e a outra for para o lado oposto, se somar as velocidades opostas é possível que seja maior que a velocidade da luz, então se quem estiver em uma galáxia vai ser impossível chegar na outra.
Concordo, assim como einstein dizia. "Tudo é Relativo" ( mas vai que não foi ele quem disse? fui verificar e achei uma boa materia na revista abril de ciencia chamada - nem tudo é relativo ) Resumindo, aos olhos do ser humano estaria algumas galaxias à velocidade da luz, ou seja, sumindo aos nossos olhos porque o que tem essa velocidade ( mesmo que relativa) se oculta para o observador.
Triste os bens públicos, principalmente a educação, se tornarem uma fonte de pilhagem pra essa corja
Sou professora, só tenho a dizer uma coisa, parabéns pelo comentário no final.... Eu estudei a vida inteira em escola pública e fui p a universidade pública, realmente ensino de qualidade e a pesquisa estao sendo sucateadas.....
Pois é Átila acho que nessa época 2017 ainda tava bom pra ciência agora que ela não existe mesmo
Canal MT foda
Sem duvida um dos melhores canais de conhecimento do RUclips, Parabéns Atila, e obrigado por compartilhar o conhecimento conosco !!
3:42 Solitária, fria e vazia. Pensei que o Átila tava descrevendo minha vida kkkkkkkkkkk
Esse episodio me deixou na bad ;-;
Ótimo vídeo! Sensacional como sempre! Sugestão para o próximo Nerdologia sobre Astronomia/Astrofísica: A Evolução Estelar. Muito importante para entender o que compõem as estrelas, como elas nascem, suas erupções e como morrem. Além disso, entender o quê é uma Anã-Marrom, uma Anã-Branca e o que são Supernovas.
As anãs vermelhas serão as últimas estrelas a se apagar, quando o universo tiver uns 10 trilhões de anos, depois disso, não haverá mais uma única fonte de luz e calor, então será só escuridão e gelo
Ana vermelhas n,mas sim as ana brancas q elas vao deixar pta tras
white dwarfs e até brown dwarfs e buracos negros emitem luz. Uma infinidade de outros objetos emitem calor pela compressão de seus núcleos, inclusive corpos remanescentes de white dwarfs. Além disso tem a iron age, época que todos os elementos vão eventualmente decair ou se fundir para formar ferro, que é o elemento mais estável, e liberar energia no processo.
Luiz Eduardo como eu disse, anãs vermelhas serão as últimas estrelas de verdade a se apagarem, anãs brancas não são estrelas, são restos de estrelas de até 10 massas solares que morreram, são cinzas de estrelas.
Enrico Dias
Buracos negros não emitem luz, pois a luz não pode escapar de sua força gravitacional. O que ocorre é a formação de um disco de acreção brilhante em torno de um buraco negro que gira. Após a morte das anãs vermelhas, não sei mesmo se haverá os famosos quasáres, pois os corpos supermassivos que os alimentavam, já terão morrido
Acho q Deus não deixaria isso acontecer
Como lutar contra esse descaso com a educação e ciência em nosso país?
Agnaldo Ribeiro França Neto Privatização e abertura de mercado para novas empresas de ciências entrarem aqui.
Niko se a faculdade que ele fez fosse privada mesmo sem pagar imposto,os pais deles não conseguiram pagar a mensalidade,sem contar que a iniciativa privada so investe em ciência,quando a um retorno rapido porem na geração de conhecimento como a fisica teorica o retorno é quase 0,resumindo estaríamos vendendo a educação ,só os ricos teriam dinheiro para pagar uma faculdade boa e assim tendo filhos com mais chaces ,enquanto os pobre não conseguiram e continuariam pobres
Como você pode afirmar que mesmo na ausência de impostos, E DE REGULAMENTAÇÕES, os pais de alguém, que você não conhece, poderiam ou não pagar por uma formação universitária?? Mas o ERRO FATAL do seu comentário não é tentar prever a economia, é defender que alguém tem o direito de roubar da sua carteira para financiar algo supostamente para o seu bem...
Ps: Mais lamentável só essa afirmação coletivista de que "a iniciativa privada" só investe em ciência quando essa da retorno em um curto prazo... Meu chapa "a iniciativa privada" é constituída de indivíduos, e esses indivíduos financiam diretamente tudo aquilo que para eles tem valor, através de doações. Se um sujeito "x" (ou um grupo de sujeitos) se interessa(m) por física teórica (ou qualquer outra coisa) nada deveria impedi-los de fazer doações para esses campos de pesquisa. Fora que, os indivíduos que compõe a "iniciativa privada" investem INDIRETAMENTE através da poupança em QUALQUER empreendimento, e esses empreendimentos por sua vez podem ou não dar retorno (segundo o critério IMPARCIAL do mercado), oque é muito melhor que a decisão ARBITRÁRIA de um político qualquer.
PS2: Ainda comenta a msm bobagem em múltiplos comentários...
primeiro: lute contra os políticos, eles são os principais inimigos do desenvolvimento na ciência.
segundo: lute contra os movimentos inúteis de minorias, essas merdas, além de não trazerem nenhum avanço significativo para sociedade, só servem para arrancar dinheiro que poderia ser usado em algo que preste e ainda são perdas de tempo.
terceiro: incentive o povo a lutar contra isso. Brasileiro tem que largar fora essa cultura de vagabundiar as coisas. Enquanto houver gente se achando fodona por faltar em aula, esse descaso vai continuar
Átila, vc tem o maior canal de conhecimento do Brasil! Tenta fazer uma mobilização online, convida outros canais, vamos mandar e-mails pros políticos, sei lá. Quero mt ser pesquisadora mas nem entrei na área ainda se continuar assim, nunca vou entrar eo pior é q eu sozinha não posso fazer nada a respeito 😱😱
Se as galáxias estão se afastando como vamos colidir com andrômeda?
Porque a expansão só acontece em larga escala e as galáxias do grupo local estão próximas o suficiente para não serem afetadas.
O efeito da gravidade entre as galáxias do grupo local é maior do que o efeito de expansão, basicamente galáxias que estão perto o suficiente uma da outra vão se atrair mais do que se afastar, por causa da gravidade.
Éoq Vercetti Tá vendo muito porno.
(5:32))Ano de 2019 não só futuro, mas o presente da ciência está cada vez pior. E não só a ciência, mas toda a educação está em cheque. Teorias conspiratórias, movimentos anti-ciência e anti-vacina crescem assustadoramente. São tempos sombrios para se viver, espero que possamos sobreviver a uma era das trevas que se aproxima.
Sabe que esse comentário no final me tocou profundamente... Eu estudei em escola pública sempre, mas ela tinha várias oficinas e acesso a biblioteca, e a partir das leituras que tive criei o sonho de ser cientista. Chegada a fase de escolher a profissão, ao invés de escolher seguir meu sonho, fui atrás de uma bolsa em curso que me desse dinheiro imediato e carreira segura. Hoje sou formada e boa no que faço, mas de uma maneira que é aproveitada apenas para o empresariado, não contribuo diretamente para ciência nem para compartilhar conhecimento. Se aos meus 17 anos eu conseguisse me sustentar com meu sonho como consegui com a Contabilidade, seria uma excelente bióloga marinha......
Mito:O estado já gasta MT com educação o real problema é a forma com que ele gasta e a falta de privatização(competição=qualidade)
EU SOU ATILA, BIÓLOGO, MATEMÁTICO, FILÓSOFO, SAIYAJIN, NINJA, PIRATA, CRIADOR DO FACEBOOK E TBM GARÍ
Adoro quando o Átila coloca suas impressões/opiniões ao final dos vídeos. O canal esta cada dia melhor! parabéns ao envolvidos com a produção do conteúdo
0:34 Kkkkk eu entendi a referencia
Que Curioso eu n entendi. Me explica pfv ?
Tem um livro chamado 'Guia do Mochileiro das Galaxias'. No segundo livro da série ele mostra o 'Restaurante no Final do Universo'. Que é literalmente no final, nao na distancia, mas sim no tempo
Ah é só vc entendeu...
QUE CURIOSO no fim do universo*
@Yanda Reinnas vamos hahaha
Queria muito viver no universo do mochileiro das galáxias
Nerdologia - Hologramas
Atila, os comentários finais do seus videos me deixam todo arrepiado, vejo todos, vc é foda man
To vendo em 2019, e depois desse tal "contingenciamento" de 30% as coisas só tão ficando ainda mais complicadas pra educação e produção de conhecimento nesse país
Vai colocar a culpa no Bolsonaro agora? Esses cortes na educação vêm desde o governo Dilma!
@@danielleite8604 em algum momento eu mencionei o Bolsonaro? Minha crítica foi a atual situação pela qual a educação desse país passa, sim tem haver com uma medida adotada no governo dele,mas se vc já esta querendo relacionar isso diretamente ao atual presidente pode dar a entender que no fundo quem tem problema com ele é vc. Acho válido lembrar tbm que ele não governa sozinho e os erros e acertos que ocorrem também não são tão somente responsabilidade dele, então não eu não culpo ele, mas se for pra culpar alguém acho melhor culpa toda essa galera que ta junto dele, e como você mesmo disse vem fazendo os mesmos cortes desde o Governo Dilma, ao invés de trabalhar fazendo o oposto ou ao menos não dando continuidade a isso.
@Miguel u.u isso é problema da falha e burocrática gestão/aplicação de recursos existente no Brasil. É igual no setor militar nacional, que poderia contribuir (e muito) com as pesquisas e desenvolvimento das tecnologias nacionais, mas ao invés disso mais da metade do que é investido nas forças armadas vai diretamente para pensões, benefícios e salários exorbitantes que impossibilitam um digno investimento nas áreas realmente importantes. E infelizmente uma real mudança é duvidosa.
@Miguel u.u Realmente o caminho para a eficiência é muito variável e implica vários fatores, sendo ao meu ver alvo para muito debate. Como exemplo citado, a SpaceX trabalha para diminuir os custos e criar tecnologias eficientes, mas devemos lembrar que a mesma tem parcerias com a Nasa, e essas parecerias sempre envolvem trocas de informações (dados), e tais dados são graças aos rios de dinheiro gastos pela Nasa que atualmente deixa a SpaceX livre para outras pesquisas. Por isso digo que esse é um tema complexo...
@Miguel u.u exatamente, o governo não é eficiente. E por causa disso que é um tema complexo, pois por mais que ele não seja eficiente na nossa visão, isso não mudara o fato dele fazer parte dessa questão. E não é querendo parecer rude, mas é obivio que a Nasa esta interessada, até porque não seria uma parceria se ambas empresas não tivessem interesses em comum...
Palmas pelo trabalho e pela "cutucada" sobre o NÃO investimento do governo em algo extremamente importante! É necessário que as pessoas compreendam como o analfabetismo científico afeta a sociedade como um todo pois somente assim os investimentos para a ciência do Brasil, um dia, terá verdadeiro valor (e cobrança da população).