Tenho tourette e graças a Deus, meus pais souberem lidar comigo e procuraram médicos, mas naquela época nenhum me dizia que eu tinha tourrete, talvez porquê a doença não era tão conhecida como hoje em dia, me diagnostiquei sozinho tenho isso desde os 7 anos, graças a Deus não cheguei a sofrer bully, meus amigos compreendiam minha doença e me respeitavam, coisa rara de ser ver, e isso era na 3 série do ensino fundamental, com o tempo aprendi a me controlar sozinho, hoje em dia tenho um auto controle um pouco melhor que antes, mas as vezes me descontrole em situações de estresse e pressão, se você tem tourette não perca a fé, você pode viver com ela, procure ajuda e tratamento que você consegue se controlar, um forte abraço a todos.
Alex, tudo bem? Vc fez terapia pra auxiliar no controle dos tiques qdo pequeno? Minha filha de oito começou apresentar tiques de piscar, entortar a boca e pigarrear! Obrigada.
Vc teve mt sorte mano kk, eu tbm tenho e foi osso lidar desde pequeno, mas nunca me vitimizei e segui em frente até encontrar pessoas que cagam e andam pros meus tics e gostam de quem eu sou, acho q esse é o segredo tlgd ?
Que bom que vc conseguiu isso 🙏🏾. Tenho uma duvida, quem tem essa síndrome pode beber bebida alcólicas, até prq faz o uso de medicamentos, faço essa pergunta prq conheci uma pessoa q faz o uso de medicamentos e bebidas alcoólicas e acho q quando ela bebe ela fica mais descontrolada um pouquinho e me parece q ela fica muito desconfortável.
Eu tenho síndrome de tourette e foi MUITO difícil crescer com isso, minha mãe agia como se eu quisesse fazer e brigava comigo, eu era zoada na escola e piorava cada vez mais, começou aos meus 9 anos e agora com 18 anos, eu finalmente fui diagnosticada e tenho “voz” para falar sobre isso com as pessoas. Crescer com tourette foi horrível, mas hoje é como se fizesse parte de mim, sem a síndrome eu não teria me tornado quem eu me tornei hoje em dia
Ah que lindo Dra. Infelizmente eu descobri o tourrette e imperativismo com 22 anos (minha idade atual). Meus amigos sempre falavam para que eu procurasse alguma ajuda para que soubesse o que causa aqueles tiques motores e a raspagem na garganta. Então comecei o tratamento com uma psicóloga, até que ela me encaminhou para o neurologista. Então, estou sendo medicado com o ritalina. E sério, eu nunca consegui colocar as coisas no lugar tão bem. foi incrível, não desapareceram totalmente os tiques, mas hoje eu consigo ter um controle maior. É sobre críticas: Eu sou uma pessoa muito alto astral, não acho que isso me causaria algum mal, por ser uma função sistêmica e não algo que eu consiga controlar. Sempre soube que tivesse algo, porém nunca quis buscar um tratamento.. enfim! Sempre usei como uma forma até msm de me aproximar das pessoas, e levo na esportiva. Mas infelizmente tem pessoas mas. Dra. Você é incrível, venho lhe acompanhando e a internet é maravilhosa por nós proporcionar uma oportunidade honrosa dessas. Eu ficaria conversando com você por horas. Um beijo quente no seu coração! Sucesso ele é merecedor.
O filme se chama TOC TOC, é um filme español, adaptado de uma peça teatral francesa. É muito bom esse filme. E no filme também tem uma moça que respete tudo que ela fala.
Dra Ana Beatriz, eu não tenho condições de uma consulta com a senhora. Mas continuarei acompanhando seu vídeos. Eu gosto muito. E me dá mil possibilidade de entender minha vida. Obrigada
Pelo GLOBOPLAY vi um documentário incrível chamado DIFERENTES COMO EU. Nele explicam a Síndrome de Tourete, o Vitiligo e uma outra doença. Eles mostram grupos de pessoas que se ajudam mutuamente a vencer os desafios de cada quadro. Muito legal, assim como sua aula, Dra.!
Minha filha tem Tourette desde os 6 anos. Começou com pequenos tiques mecânicos e daí em diante abriu-se uma " caixa de Pandora" de tiques mecânicos e vocais. Na escola, foi um sofrimento. Fico pensando como as instituições de ensino deveriam ser muito mais rigorosas com os alunos perversos que praticam bullying. E auxiliar em sua formação moral, abrangendo coisas como compaixão, empatia, amizade, coleguismo. Isso faria toda a diferença. Na escola, precisei intervir junto à diretoria para que fizessem um trabalho abordando as diferenças. Na escola havia criança cega, cadeirantes, diabéticas, alé da minha filha com Tourette. A desinformação muitas vezes é a causa do bullying, que só acrescenta sofrimentos àqueles que já os têm. Havia um pai que sugeria ao filho, na época com uns 10 anos, bater na minha filha. Isso nunca aconteceu porque sempre estávamos atentos. Então, resolvi chamar as coleguinhas da minha, filha para conversar(eram suas maiores perseguidoras). Perguntei a elas se, numa disputa, fosse pedido que ninguém piscasse por 10 minutos.Quem conseguisse ganharia um prêmio. Responderam que era impossível. Respondi que estavam certas. Que era praticamente impossível mesmo, porque a ordem para piscar vem do cérebro, e nesses casos não tem como desobedecer. E se elas tentassem, assim que não aguentassem mais, o cérebro daria a ordem e elas piscariam muitas vezes seguidas, como se precisassem compensar o tempo que tentaram desobedecer a ordem de comando do cérebro. E disse que era isso q acontecia com a minha filha. Disseram q nunca tinham imaginado isso. Pouco depois, bateu o sinal e minha filha e eu fomos pra cantina lanchar. Eis q uma fila de colegas se fez, e todas elas foram pedir desculpas pelo modo como vinham agindo com minha filha. Elas a abraçaram com um sentimento tão fofo e sincero q me emocionei. E...adivinhem: no dia seguinte, quando fui buscá-la na escola, estavam todas fazendo um campeonato para ver quem ficava mais tempo sem piscar kkkk E minha filha estava na brincadeira. Por isso digo que as instituições poderiam ser mais ativas com relação ao bullying, desfazendo comportamentos de animosidade, com esclarecimentos e programas baseados na solidariedade.
Q relato maravilhoso! Sim, as escolas não trabalham com os alunos o respeito pelas diferenças. Não sei se os profissionais desconhecem ou se é por desinteresse mesmo, mas a informação muda muitos comportamentos e pode melhorar muito a convivência. Vamos seguir fazendo nossa parte em prol de uma convivência mais respeitosa.
Infelizmente, a educação no Brasil parou no tempo. Não há qualquer evolução por parte dos "educadores". Crianças da pré-escola as vezes demonstram maior empatia e controle emocional do que muitos profissionais da educação. É de dar medo, e isso falo baseado no que vejo em escolas particulares, quem dirá nas públicas. Poucos são os profissionais da educação que realmente nasceram com o dom de educar.
Nossa que esclarecedor, gratidão! Uma vez fui aplicar prova do Enem e tinha uma moça com uns movimentos estranhos de cabeça, nariz e ombro acompanhado de um som que parecia um chiado do nariz mas era baixo, durante a prova percebi ela repetindo isso em vários momentos, não sabia o que fazer, então passei a observa-la ela só estava olhando para a prova os colegas ao lado também tensos com a prova não demonstraram se incomodar, então deixei quieto como ela estava tendo o tic mas continuava fazendo a prova, senti uma grande compaixão pela moça...espero que ela tenha tido sucesso na vida...e não sabia o nome da síndrome, gratidão!🌻
adoro estudar o corpo humano a mente humana e suas interações com o mundo em que vivemos essa síndrome neuro biológica psico comportamental e emocional deveria sim ser mais divulgada na nossa sociedade
Se puder Dra Ana Beatriz, faça essa metodologia explicando o TOC. Sou perfeccionista e o TOC se manifesta aí ! Meu psicanalista disse que a repetição leva a perfeição e isso tem me AJUDADO, pq sempre que faço alguma atividade, consigo RELAXAR pensando que na próxima farei melhor ou seja, me tira a tensão do perfeccionismo 🙏
Meu filho de 11 anos foi recém diagnosticado com Tourette. Estamos ainda nos adaptando e buscando ajudá-lo cada vez mais, assim como fornecendo apoio aos irmãos de 08 e 13 anos que muitas vezes não compreendem a situação dele. Ele apresenta quadro ansiedade, tod e toc…Obrigado Dra. pela excelente explicação e aos que escreveram seus depoimentos. Nos ajudaram bastante. Obrigado!
Meu filho tbm tem 11 anos, diagnosticado desde 6 anos, é muito sofrimento para pq em momentos de crises de tiques ou ansiedade sofre bastante,e como tá nessa transição para a adolescência fica mais acentuada a ST.
Tenho 53 anos e sofro com isso desde que me reconheço como gente. Os tiques vão mudando ao longo da vida e a intensidade oscila, mas nunca tive um dia de vida sem tiques. Já tentei tratar, mas nunca encontrei efetividade nos tratamentos.
Minha filha tem a Síndrome, que é uma doença hereditária, desde os 8 anos de idade e agora tem 21 anos. Começou com tiques motores faciais, depois apareceu movimentos no tronco, pernas e pés, inclusive não conseguia usar tênis, por fazer os movimentos involuntários, repetidas vezes e causar lesões. No caso dela, não teve tiques sonoros. Quando começou, fomos em diversos medicos: pediatra, psiquiatra, neurologista de adulto e nenhum descobria o que ela tinha. Foi descoberto pela família, por meio do Dr Google. Bem isto‼️Por um ano e meio tomou vários remédios, que no caso dela, não funcionavam. Apenas, foi confirmado o diagnóstico quando fomos num neurologista infantil com muita experiência e conhecia a doença. Receitou o Haldol (remédio bem antigo) e Topiramato para ela. Menos de uma semana, pararam todos os tiques. Foi sofrido, por causa do cansaço extremo que os tiques motores davam. Tbém pelo bullying, pois a chamavam de louca na escola, no parquinho..., enfim, agora com 21 anos, frequenta a faculdade de psicologia e nestes anos todos que se passaram, nunca reprovou. Fez tratamento com psicólogo, com neurologista, para o acompanhamento da doença que não tem cura, mas tem controle e tende a amenizar com a idade. Pode ter associado a doença, alguns transtornos, como o TOC por exemplo, que dizem que 50% dos portadores tem. Infelizmente, a doença é desconhecida até por profissionais e pelas pessoas.
Nossa seu relato e incrível e fiquei felizes de saber que sua filha melhorou , meu filho desde dos tem 11 e desde dos 8 começou os ticks , agora tem o vocálico da garganta , está sofrendo demais , bullying , está na terapias , os remédios não estão surtindo efeito , falei com o neurologista , vai prescrever esse mesmo remédio que você usou e estou com muita esperança que ele vai melhorar com fé em Deus , muito difícil 😥 ele se te dores no corpo tadinho , está sofrendo muito e nos todos da família também!
Meu marido tem essa síndrome de tourette e não sabia oq era só que era esses tics, lembrei da Billie e eu tinha pesquisado sobre isso pq tava numa vibe de fã dela, ja passou, pesquisei e falei a ele, hj ele sabe o nome e hj descobri que a luz tbm é um gatilho e eu não sabia antes, ele falava das luzes mas só achava q ele não gostava não sabia q tinha a ver
Graças a DEUS que tem tratamento! Tava vendo uma menina de 15 anos no Instagram e fiquei impressionada,o sofrimento com certeza é muito grande! Deus abençoe a todos que tenham e os ajudem a terem uma melhora! 🙏🏻
Brenda, tem controle e por enquanto não tem cura, mas com medicações melhora ou some os tiques, junto com acompanhamento de psiquiatra ou neurologista e sem esquecer da terapia para tratar como lidar, o bullying, se tem TOC. Vale a pena tratar‼️🌻
Nossa muita informação eu já tinha ouvido falar dessa simdrome, mas não imaginava que era assim, depois que assistir um filme ,fui buscar mais informações sobre a simdrome e fico feliz pelas pessoas que conseguiram da a volta pô cima em saber controlar. 😊❤
Assisti o filme " O Primeiro Aluno da Classe" sobre Síndrome de Tourette - ótimo filme, uma história real. Porém a mãe do menino optou por não tratar com medicamentos, pq não viu bons resultados em outros pacientes. O protagonista Brad, sofreu MUITO, mas conseguiu se superar e tornou um ótimo professor em Geórgia, EUA. Meu filho tb não respondeu bem a medicamentos e piorou. Será que a estimulaçao magnética transcraniana pode ser melhor?
Meu vizinho tem Tourette, ele xinga a cada 10 minutos involuntariamente, igual o cara do filme. E conheci ele depois que assisti o filme, fiquei impressionada. Se ele não xingar parece que ele vai explodir. Infelizmente ele é muito pobre e a família não faz tratamento, ele é totalmente excluído
Tenho Tourette desde os meus 18 anos, hoje estou com 43 anos, mas muitas pessoas não percebem, só quem convive de perto comigo. Já sofri muito com eles quando a intensidade era maior. Atualmente não sofro mais tanto porque conforme com o passar dos anos eles estão bem mais suaves, há pessoas que nem os percebem, só tenho grandes problemas quando a minha mania ela é notada por alguém. Quando reparam em mim piora, começo a piscar os olhos mais rápido. Eu sinto vergonha. Eu controlo 90% dos tiques, eu tenho alguma coisa, às vezes eu puxo um pouco a cabeça pra direita, às vezes eu mexo as mãos, algum piqueno movimento eu ainda faço. O que acontece? Eu aprendi a disfarçar, no caso das mãos eu consigo apertar as mãos e consigo evitar que o tique fique muito aparente, se eu eu viro a cabeça pra direita, eu mantenho a cabeça à direita, como se estivesse olhando pra alguma coisa nesse lado, então só quem me conhece muito de perto, quem convive comigo nota isso. A maior parte das pessoas não percebe isso.
DILERA tem um cana no RUclips 🥰 ele têm a síndrome e acabou por usar a seu favor todas as adversidades!! Grande evolução!! Ao invés de viver desligado devido ao uso de medicamentos, resolveu no humor 🥰🥰
Meu filho tem, começou apresentar aos 8 anos. Só percebi q era neurológico qndo ele estava com 9 anos. Os tiques pioram quando ele está com alguma ansiedade. Inclusive ligado aos games e atividades do colégio. Já expliquei a ele sobre o assunto, tento, acolhe-lo sempre p que pequenos problemas não desencadeie novas crises de movimentos faciais involuntários e pigarros intermináveis.
Olá, minha filha de oito anos apresentou em agosto agora tiques de piscar olhos, mexer boca e pigarrear! Médico passou uma medicação para pressão alta, meio comprimido. Mas percebi que em épocas de prova os tiques intensificam. Qdo calma os tiques são menores. Seu filho toma medicação TB? Obrigada, Sandra
Meu filho tambem comecou este ano com 8 anos 😢😢 ja chorei tanto com medo dele sofrer Buling e eu sinto que é um sofrimento. Um pigarro que nao para nunca.. se fica nervoso pior ainda e suspende q sombracelha . Repetidamente 😢
Meu filho tambem comecou este ano com 8 anos 😢😢 ja chorei tanto com medo dele sofrer Buling e eu sinto que é um sofrimento. Um pigarro que nao para nunca e sempre quando esta tambem jogando no tablete se fica nervoso pior ainda e suspende q sombracelha . Repetidamente 😢
@@marisneves6709tô suspeitando que meu filho de 7anos tenha.. Começou o ano passado, por um mês e passou , passou no psicólogo mas a médica disse ser normal por já ter passado. Agora recentemente voltou , hoje ele me pediu ajuda por está incomodando ele. Ele fica gemendo, e fazendo um barulho estranho. Ele tenta se controlar mais não consegue
Dra, o tique motor tbém pode ser bem violento, com descargas elétricas nos músculos, que causam movimentos bruscos do corpo, podendo se jogar no chão e até bater a cabeça. Tem níveis de tiques motores.
Dra o meu filho desde de novembro passado começou com esse piscar de olhos, de julho pra cá ficou quase que o tempo todo piscando e revirando os olhos. Procurei o neuropediatra e ele começou a tratar como tique nervoso. Ele já entrou com Risperidon tomou durante 1 mês 0,5ml de 12 em 12 h. Em agosto aumentou para 1ml de 12 em 12h. Estou muito preocupada, conversando com a pediatra ela indicou procurar uma psiquiatra infantil, pois ela tá desconfiando de transtorno de ansiedade ou asperger, mas na minha cidade somente uma profissional é indicada. Marquei a consulta para daqui 4 meses. Enquanto isso comecei levar ele no psicólogo. Mesmo ele com essa medicação uma ou duas vezes por dia ele ainda pisca e revira os olhos. Ele é muito ansioso, apegado a tudo, não quer estudar e acha que a escola demora muito passar, não come nada na escola, e a professora disse que ele é apático na escola. Sendo que em casa é bem ativo e interage com o meio dele. Ele tem 5 anos.
Oi Lívia vi seu comentário. Meu filho está em tratamento há 4 anos. Há pouco tempo foi diagnosticado com tique crônico, e possivelmente seja Tourrete. Meu coração dói tanto porque ele não tem controle das mãos mais... sei que como mãe sofremos muito. Espero de coração que consiga fazer o acompanhamento com seu filho. E que ele possa melhorar em breve.
Mude ele de escola quando criança já passei por isso é meus transtornos foram frutos do bullying, os professores abafa certas coisas. Converse com seu filho sem pressionar como uma amiga vc vai ver q ele vai acabar soltando alguma coisa pra vc q ele pode está passando na escola .
Sempre tive tics desde cedo e tive TOC tbm. Conforme fui crescendo, melhoraram mas de vez em quando tenho um ou outro toc. Hoje em dia fui diagnosticado com transtorno bipolar ciclotímico.
Meus tiques começaram na infância e foram piorando com o tempo. Infelizmente só fui diagnosticado na fase adulta depois de já ter desenvolvido problemas secundários.
Eu tomei uma medicação p equilibrar a serotonina, em pouca concentração, mas . não estava adiantando muito, e ainda fiquei com um sequela na mão esquerda, passou a ter tremores leves até hoje.
Tem uma série the middle que o menininho repete sussurrando o final das frases dele… depois de um tempo além de sussurrar ele fala uuuuu ( tipo uiva )… mas na série eles não falam que é um tipo de síndrome.
Gratidão por falar sobre o assunto Dra Bia 🙏🏻❤️ Gostaria de saber mais sobre a Tourette e síndromes que acompanham (não encontro facilmente material voltado para adultos com Tourette) Tenho um grande amigo que tem a síndrome acompanhada de Toc, ansiedade etc
@@glaucegodoy1 Tenho quase todos esses problemas, 36 anos, não desenvolvi depressão especificamente mas já sindrome do pânico, a qual aprendi a controlar também.
Alessandra, procure um bom neurologista. A doença tem controle. Com acompanhamento de um "BOM" psicólogo, Psiquiatra ou Neurologista vai melhorar. Tenha somente paciência. E sua personalidade é mais do que ter Tourette, tem muitas outras características, muitas qualidades e atributos. Imagine: "Somos como uma pizza, com muitas fatias..., a Síndrome é apenas uma fatia"‼️🌻 Lembre quem tem Tourette, são pessoas muito inteligentes, com muita empatia e com coordenação motora fina aguçada. São bons pintores, desenhistas e os tiques param quando estão em atividades.
Olá Dr Ana Beatriz sou Luci! Desde pequena aos 5 anos comecei com tiques comecei me tratar com 18 anos com acupuntura,mas sempre desisto pois as agulhas me incomodam. Sofri muito até os 12 eram tiques depois taurret mas não falo só faço sons com meu próprio mandíbular quando está m uito atacado dói muito porque não consigo parar 🥺 hj tenho 28 anos ! Estou melhor e me aceito mas sofri muito bullying na escola na família ,minha família sempre foi leiga que não foram atrás! Passei com psicóloga mas não gostei porque ela queria saber tudo de mim ,ou seja cutucou minhas cicatrizes fiquei mal por lembrar de tudo que passei . Eu queria entender o que acontece comigo! Tenho tique todo dia ,mas tem vez que ataca meu corpo inteiro inteiro mesmo olhos mandíbular pescoço quadriu mãos cabeça é horrível não saio de casa quando estou assim. Por fim meu convívio até com parentes não gosto porque sempre parece que estão zombando de mim rindo de mim, qualquer risada penso que estão rindo de mim.queria ajuda .plisss
Boa noite Luci, procure ajuda médica especialista! Existem diversos medicamentos que podem te ajudar, mais não desista pois não existe nenhum específico para tourette e o que serve pra um não serve para o outro. Vc tera de ter um bom médico para ir te avaliando e testando literalmente os medicamentos. Mais fé garanto que um deles vai te ajudar muito! Abraço e nunca esqueça vc não está sozinho e Jamais desista de tentar!
Luci, minha filha tem. Já teve tiques bem violentos e agora não tem nada, graças a medicação certa. Experimentou várias e não desistiu e encontrou a que funcionou. Não desista e procure um neurologista.
Bom dia Dra Ana Beatriz comprei dois livros seus estou lendo ,O Psicopata Mora Ao lado , e o outro Mentes que Amam Demais Excelente estou no início . Assisto suas lives sempre Maravilhoso Ensinamento 06/10/21 em Pernambuco Paulista
😢 Tomei ORAP durante anos, começou qdo criança e até hoje, estou com 73 anos não tive melhora, passei por vários psiquiatras, vários medicamentos, pisco o olho e tenho contrações musculares no pescoço e axilas, fui muito criticada em casa e na escola, tento disfarçar mas não consigo, me ajude, qual profissional devo procurar?
Dra Ana Beatriz Barbosa, gostaria q você fizesse um vídeo falando de tourretismo, já q nos seu vídeo falando sobre tourrete a senhora não fala sobre quem "desenvolve tourrete" depois dos 30 anos, e, infelizmente muito pior q isso, nunca vi psiquiatra algum fazer um vídeo falando sobre tourretismo. E o tourretismo pode ser terrível também.
Eu sssisti Toc Toc, filme espanhol muito bom. Ri demais, muito engraçado e com uma lição bonita no final! O ator que tem síndrome de Tourette é ótimo, impossível não gargalhar com ele. Recomendo!
Eu era chamada a tenção para parar de fazer essas coisas, na minha família ninguém entendia isso como uma doença. Realmente eu hoje em dia tenho toc, sou dada ao perfeccionismo. É um sofrimento. Me acho chata com limpeza e organização.
Eu tenho tique de piscar desde 6 anos, com esse vídeo vi q não é Tourette. Bom! Estou com 46 anos e até hj, quem não entende, fica tirando o sarro 🙄🙄🙄🙄. São 40 anos ouvindo piadinha 🙄🙄🙄🙄😠 E de fato, é um sofrimento
Sinal da cruz 3xe mais 2para garantir,maçaneta 123 e mais uma desligar o gás e apertar 2x e mais uma,consegui de certa forma disfarçar,hoje só a maçaneta
A Dra BEATRIZ É ÓTIMA 👏🙏 LEMBREI DE MEU IRMÃO Q TEM UM TIQUES......SOM DE RRRR NA GARGANTA, SE COSPE O TEMPO TODO, SE ELE COÇAR UM LADO LOGO TENDE A COÇAR O OUTRO Q NÃO ESTA COÇANDO, ARRUMA A GOLA, OMBROS E PUNHO, SE AJEITA COÇA O NARIZ...HOJE .ELE TEM 60 ANOS. É ACUMULADOR.....ENTRE OUTRAS COISAS Q JA VÃO PARTIR PARA UMA "CASCATA" DE CARACTERISTICAS ESTRANHAS 😐
Exatamente isso Doutora. A gagueira não é um tique, é uma disfluência da fala, ou seja: uma alteração na fluência da fala. A pessoa que é gaga, em geral, ao gaguejar pode piscar os olhos, balançar um pouco a cabeça e às vezes se confunde com tiques, mas são coisas diferentes. Piscar os olhos é um tique mais automático que outros tiques. A pessoa sente alguns tiques à vir, outros são automáticos. Na fase adulta fica com um ou outro tique "fixo" mas durante o processo da infância e pré-adolescência é onde se tem diversos tiques rotineiros.
Olá! Tenho 56 anos, tenho tenho torrente drsde 10 anis de idade, mas vem piorando a cada dia, é impossível conseguir ficar parado, por mais que eu tente. Gostaria de ajuda para conseguir fazer um tratamento para amenizar os tics. Cheguei no ponto que prefiro ficar isolado para que ninguém perceba
Olá doutora... obrigado...por compartilhar seu conhecimento...desde a infância tenho um movimento de franzir a testa e piscar, tenho uma vontade incontrolável de por a mão na testa...pra suportar essa vontade tenho que morder os lábios. Isso e síndrome de Tourette? Um psiquiatra e o especialista que pode me ajudar?
Eu repetia o final das frases que eu falava...palilalia...quando criança e adolescente . Mas depois de adulta não tenho mais esse tique...e nunca tomei medicação.. O que pode ter ocorrido Dra. ANA? Me curei sozinha? OBS: Esse filme toc toc é muito legal...rs
Bia por favor faz um mentes em pauta sobre agressividade no autismo. Eu tenho 11 anos, meu irmão tem 7 e tem autismo, nível leve para o moderado, nos momentos de crise ele bate muito em mim, morde, puxa meu cabelo, dá soco, ele é bem forte, faz isso até com minha mãe, eu realmente não sei o que fazer com ele, a gente ensina que não pode bater em mulher, em ninguém mas ele não obedece, depois das crises ele não pede desculpas mas faz algo pra agradar (as vezes), isso pode apontar outro transtorno com comorbidade? Como eu posso lidar com meu irmão?
Com licença, terapia ABA ajuda e as vezes medicação é necessária, para que o cérebro da pessoa autista fique menos hiper estimulado. Eles sofrem com isso.
@@lencon07 Não. A neuropsicopedagoga vai ajudar nos problemas de aprendizagem. De comportamento quem ajuda é psicóloga. A maioria dos autistas se desenvolvem mais com terapia ABA. Se ele não fala a agressividade pode vir da necessidade de se comunicar.
Nossa, meu filho com 4 dias de uso de ritalina teve esses efeitos colaterais ASSUSTADORES. Nunca mais dei o remédio. Piscava sem parar, toda hora balançava pescoço e ombro.
Tenho esse problema durante a vida toda e sofri muito com piadas, risos, olhares de deboche, perguntar maldosas, pessoas olhando e disfarçando, eu sentia muita vergonha e até hoje sinto. Nunca fui tratado (e a doença perdura até hoje com 36 anos, mas eu faço uma força sobrehumana para segurar)... Pense nisso como ficar sem piscar durante muito tempo e o alívio que se sente quando a gente finalmente pisca, essa é a vontade que se tem de executar um TIC. Agora meu filinho de 3 anos tb tem. Não sei como evitar e como ele é tão criancinha não consigo ensiná-lo formas de se controlar. Estou muito triste com isso acontecendo de novo. Parece que estou revivendo um filme de terror, eu n queria isso para ele. Ele está com uma crise absurdamente forte (tanto motora como vocal) em quando questiono ele me diz que "gosta de fazer isso", tadinho (eu sei que não se deve evidenciar/perguntar/repreender os TICs para quem tem pq é um tipo de gatilho para o portador). Angustiante.
Gabriel, procure se tratar para melhorar sua qualidade de vida. Como seu filho tbém apresenta trate desde já, pois apesar de ser uma doença sem cura por enquanto, ser hereditária, ela tem controle na maioria dos casos. E vale a pena o tratamento, porque fora estas situações que comentou, sei que dá um cansaço físico gigante de tantos tiques motores. Minha filha tem e sentia exaustão no fim do dia, e com a medicação controlou a doença. Vale a pena ‼️
@@eloisemachado2687 Que bom saber que dá para controlar. Os meus estão mais fracos e só quem convive comigo percebe. Antes a pessoa chegava perto e já percebia. Sua filha toma qual medicamento? Qual a idade dela? Passei meu filho em uma neuropediatra e a mesma pediu por enquanto um eletroencefalograma para começar a investigar as origens dos tics.
Meu filho de 7 anos desencadeou isso de uma hora pra outra, nós ainda estamos tentando o diagnóstico preciso, mas a situação está abalando não somente ele, mas nós, pais também, ficamos muito incomodados mas, tolerantes, sabendo que é um problema sério, e assim imaginamos como os outros podem tratar ele com esse problema. Ele é um menino muito inteligente, aprendeu a ler e escrever sozinho com apenas 3 anos, adora geografia, matemática e astronomia, conhece muito do assunto, mas está indo tudo por água abaixo pois o rendimento escolar dele despencou, já não consegue terminar as tarefas na sala de aula, e a poucos meses a professora pegava ele pra ajudar ela com os demais alunos. Estamos muito tristes e preocupados com essa situação. É terrível.
Se te ajudar de alguma forma, meu namorado tem 34 anos e tem uma vida normal, inclusive tem uma facilidade de aprendizado maior que a média das pessoas. Ele é formado, concursado, namora, enfim, uma vida normal. O apoio dos pais é muito importante, precisam ajudá-lo na compreensão da síndrome e como lidar com o resto das pessoas (e isso é independente da síndrome, criança e adolescente são "bichos" cruéis). Não se consumam com a síndrome, acredite, quem vai lidar com a parte pesada é a criança e precisa de suporte familiar. Procurem um neuro, ele vai indicar acompanhamento psquiátrico e psicológico. Deem muito amor, sejam compreensíveis e pacientes ❤
Olá! Como vai?! A minha filha de 12 anos é diagnosticada com a Fibrose Cística e Tourette Gilles Syndrome, e o pai também ..
2 года назад+1
Drª, o Roacutan pode ter tiques como efeito colateral? Minha filha tem tiques nos olhos e vocais. Faz um barulhinho como se tivesse levando um susto, sugando o ar sabe?! Ela tá fazendo o roacutan e tenho essa desconfiança pq mexeu com muitas coisas nela.
Nem sabia que existia essa sindrome até ver um video falando sobre a Billie Eilisih. Interessante, deve ser bem complicado lidar com algo incontrolável
Eu adulta, tenho mania de enquanto estou conversando com alguém, eu vou escrevendo no ar, a mesma coisa que estou falando. Gostaria de saber o que seria isso. As pessoas ficam rindo de mim.
Doutora Tenho 34 anos e sofro dessa praga deste criança porém nunca atrapalhou minha vida e os tiques ficava um tempo e depois parava e fui crescendo assim sempre que os tiques voltava era diferente tinha época que era de ficar piscando outra de ficar raspando a garganta entre outros, fui crescendo meus pais e família percebeu isso porém quando eu estava com eles sempre disfarçar bem então eles e eu tbm achava que era frescura minha , fui saber oq eu tinha quando tive acesso a internet quando eu tinha já meus 18 anos como eu disse isso nunca atrapalhou minha vida meu auto estima apesar de algumas piadas dos amigos e por isso nunca pensei em procurar um médico a vida foi passando comecei a namorar casei e tinha um lindo filho de 2 anos e de 1 ano pra cá estou com tiques de ficar raspando a garganta e emitir sons e isso está me incomodando muito como nunca incomodou e para piorar acho que desenvovi TOC de pensametos ruins , sera que ainda posso ter esperença de procurar ajuda com minha idade ? To mal acho que ja estou ficando com depressão
Tive um amigo com tourette, sofria muito principalmente na escola o imitavam devido aos tiques e também quando falava palavrão era repreendido e chamado de mal educado, infelizmente aos 22 ele decidiu ir.... Essa síndrome embora muitos achem engraçado, não levam a sério, vejo como um problema que deve ser amplamente debatido principalmente nas escolas já que muitos desistem por serem ridicularizados, se isolam em casa por medo de sair e com isso diversas comorbidades vão surgindo, baixa auto estima, depressão, pânico em público. Quem já conviveu com uma pessoa com tal diagnóstico sabe o que passam no dia a dia.
Aqui em Curitiba tem um carrinheiro que fala rápido demais e xinga todo mundo na rua. As pessoas tem medo dele. Não sei como ele consegue trabalhar, coitado.
Meu filho, 11 anos, após as refeições fica se contorcendo com movimentos involuntário e fala q tem um negócio na garganta. É muito feio, as pessoas ficam olhando. Levei no gastro ele disse q no sistema digestivo não tem nada
Então pra ter não precisa nascer com isso? tenho um tio que tem a mania de fazer barulho com a garganta sucessivamente e uma avó e um irmão falecidos que piscavam o olho varias vezes tb. desde o fim da adolescência eu tenho épocas que um tic se manifesta e dura meses... agora tô pensativa.
Tenho tourette e graças a Deus, meus pais souberem lidar comigo e procuraram médicos, mas naquela época nenhum me dizia que eu tinha tourrete, talvez porquê a doença não era tão conhecida como hoje em dia, me diagnostiquei sozinho tenho isso desde os 7 anos, graças a Deus não cheguei a sofrer bully, meus amigos compreendiam minha doença e me respeitavam, coisa rara de ser ver, e isso era na 3 série do ensino fundamental, com o tempo aprendi a me controlar sozinho, hoje em dia tenho um auto controle um pouco melhor que antes, mas as vezes me descontrole em situações de estresse e pressão, se você tem tourette não perca a fé, você pode viver com ela, procure ajuda e tratamento que você consegue se controlar, um forte abraço a todos.
Alex, tudo bem? Vc fez terapia pra auxiliar no controle dos tiques qdo pequeno? Minha filha de oito começou apresentar tiques de piscar, entortar a boca e pigarrear! Obrigada.
Vc teve mt sorte mano kk, eu tbm tenho e foi osso lidar desde pequeno, mas nunca me vitimizei e segui em frente até encontrar pessoas que cagam e andam pros meus tics e gostam de quem eu sou, acho q esse é o segredo tlgd ?
@@Morbitz21 somos 2 mano, quando era menor sofria mas, hoje em dia é mais tranquilo, porém tem época que vem com tudo
Gratidão pelo seu depoimento.
Que bom que vc conseguiu isso 🙏🏾.
Tenho uma duvida, quem tem essa síndrome pode beber bebida alcólicas, até prq faz o uso de medicamentos, faço essa pergunta prq conheci uma pessoa q faz o uso de medicamentos e bebidas alcoólicas e acho q quando ela bebe ela fica mais descontrolada um pouquinho e me parece q ela fica muito desconfortável.
Eu tenho síndrome de tourette e foi MUITO difícil crescer com isso, minha mãe agia como se eu quisesse fazer e brigava comigo, eu era zoada na escola e piorava cada vez mais, começou aos meus 9 anos e agora com 18 anos, eu finalmente fui diagnosticada e tenho “voz” para falar sobre isso com as pessoas. Crescer com tourette foi horrível, mas hoje é como se fizesse parte de mim, sem a síndrome eu não teria me tornado quem eu me tornei hoje em dia
Ah que lindo Dra.
Infelizmente eu descobri o tourrette e imperativismo com 22 anos (minha idade atual). Meus amigos sempre falavam para que eu procurasse alguma ajuda para que soubesse o que causa aqueles tiques motores e a raspagem na garganta. Então comecei o tratamento com uma psicóloga, até que ela me encaminhou para o neurologista. Então, estou sendo medicado com o ritalina. E sério, eu nunca consegui colocar as coisas no lugar tão bem. foi incrível, não desapareceram totalmente os tiques, mas hoje eu consigo ter um controle maior.
É sobre críticas: Eu sou uma pessoa muito alto astral, não acho que isso me causaria algum mal, por ser uma função sistêmica e não algo que eu consiga controlar. Sempre soube que tivesse algo, porém nunca quis buscar um tratamento.. enfim! Sempre usei como uma forma até msm de me aproximar das pessoas, e levo na esportiva. Mas infelizmente tem pessoas mas.
Dra. Você é incrível, venho lhe acompanhando e a internet é maravilhosa por nós proporcionar uma oportunidade honrosa dessas. Eu ficaria conversando com você por horas. Um beijo quente no seu coração! Sucesso ele é merecedor.
O filme se chama TOC TOC, é um filme español, adaptado de uma peça teatral francesa. É muito bom esse filme. E no filme também tem uma moça que respete tudo que ela fala.
No filme, o próprio médico tb tem a síndrome.
É cômico...adorei
Adoro Toc Toc filme muito engraçado lindo ...
Eu adorei esse filme! Ri muito e é bem humano!
Assisti TB. Ótimo filme
Dra Ana Beatriz, eu não tenho condições de uma consulta com a senhora. Mas continuarei acompanhando seu vídeos. Eu gosto muito. E me dá mil possibilidade de entender minha vida. Obrigada
DILERA é o maior exemplo de superação do Tourette. Sou fã.
também conheci através dele, ele é um exemplo de quem pegou a própria condição e construiu a vida dele através da tourete
Consegui quase zerar os meus tiques com combinação de sertralina e canabis. Mas ainda precisa de ajustes nas dosagens.
Cannabis para alguns tratamentos está legalizado no Brasil?
@@bellabell1188 o óleo sim.
Flores, óleo ou prensado? Kkk
Aonde encontro ?
Canabis ou o Canabidiol?
Pelo GLOBOPLAY vi um documentário incrível chamado DIFERENTES COMO EU. Nele explicam a Síndrome de Tourete, o Vitiligo e uma outra doença. Eles mostram grupos de pessoas que se ajudam mutuamente a vencer os desafios de cada quadro. Muito legal, assim como sua aula, Dra.!
Minha filha tem Tourette desde os 6 anos.
Começou com pequenos tiques mecânicos e daí em diante abriu-se uma " caixa de Pandora" de tiques mecânicos e vocais.
Na escola, foi um sofrimento. Fico pensando como as instituições de ensino deveriam ser muito mais rigorosas com os alunos perversos que praticam bullying. E auxiliar em sua formação moral, abrangendo coisas como compaixão, empatia, amizade, coleguismo.
Isso faria toda a diferença.
Na escola, precisei intervir junto à diretoria para que fizessem um trabalho abordando as diferenças. Na escola havia criança cega, cadeirantes, diabéticas, alé da minha filha com Tourette.
A desinformação muitas vezes é a causa do bullying, que só acrescenta sofrimentos àqueles que já os têm.
Havia um pai que sugeria ao filho, na época com uns 10 anos, bater na minha filha.
Isso nunca aconteceu porque sempre estávamos atentos.
Então, resolvi chamar as coleguinhas da minha, filha para conversar(eram suas maiores perseguidoras).
Perguntei a elas se, numa disputa, fosse pedido que ninguém piscasse por 10 minutos.Quem conseguisse ganharia um prêmio.
Responderam que era impossível.
Respondi que estavam certas. Que era praticamente impossível mesmo, porque a ordem para piscar vem do cérebro, e nesses casos não tem como desobedecer. E se elas tentassem, assim que não aguentassem mais, o cérebro daria a ordem e elas piscariam muitas vezes seguidas, como se precisassem compensar o tempo que tentaram desobedecer a ordem de comando do cérebro.
E disse que era isso q acontecia com a minha filha.
Disseram q nunca tinham imaginado isso.
Pouco depois, bateu o sinal e minha filha e eu fomos pra cantina lanchar.
Eis q uma fila de colegas se fez, e todas elas foram pedir desculpas pelo modo como vinham agindo com minha filha. Elas a abraçaram com um sentimento tão fofo e sincero q me emocionei.
E...adivinhem: no dia seguinte, quando fui buscá-la na escola, estavam todas fazendo um campeonato para ver quem ficava mais tempo sem piscar kkkk
E minha filha estava na brincadeira.
Por isso digo que as instituições poderiam ser mais ativas com relação ao bullying, desfazendo comportamentos de animosidade, com esclarecimentos e programas baseados na solidariedade.
Q relato maravilhoso! Sim, as escolas não trabalham com os alunos o respeito pelas diferenças. Não sei se os profissionais desconhecem ou se é por desinteresse mesmo, mas a informação muda muitos comportamentos e pode melhorar muito a convivência. Vamos seguir fazendo nossa parte em prol de uma convivência mais respeitosa.
❤
O sistema Eleva de ensino tem uma dinâmica de abordagem chamada De socioemocional.
Chorei aqui 😢 emocionante seu relato!
Infelizmente, a educação no Brasil parou no tempo. Não há qualquer evolução por parte dos "educadores". Crianças da pré-escola as vezes demonstram maior empatia e controle emocional do que muitos profissionais da educação. É de dar medo, e isso falo baseado no que vejo em escolas particulares, quem dirá nas públicas. Poucos são os profissionais da educação que realmente nasceram com o dom de educar.
Nossa que esclarecedor, gratidão! Uma vez fui aplicar prova do Enem e tinha uma moça com uns movimentos estranhos de cabeça, nariz e ombro acompanhado de um som que parecia um chiado do nariz mas era baixo, durante a prova percebi ela repetindo isso em vários momentos, não sabia o que fazer, então passei a observa-la ela só estava olhando para a prova os colegas ao lado também tensos com a prova não demonstraram se incomodar, então deixei quieto como ela estava tendo o tic mas continuava fazendo a prova, senti uma grande compaixão pela moça...espero que ela tenha tido sucesso na vida...e não sabia o nome da síndrome, gratidão!🌻
Que bom que vc, respeitou a condição da pessoa, etc.. Obrigada pela sua humanidade!
adoro estudar o corpo humano a mente humana e suas interações com o mundo em que vivemos essa síndrome neuro biológica psico comportamental e emocional deveria sim ser mais divulgada na nossa sociedade
Se puder Dra Ana Beatriz, faça essa metodologia explicando o TOC. Sou perfeccionista e o TOC se manifesta aí ! Meu psicanalista disse que a repetição leva a perfeição e isso tem me AJUDADO, pq sempre que faço alguma atividade, consigo RELAXAR pensando que na próxima farei melhor ou seja, me tira a tensão do perfeccionismo 🙏
Comentem p que ela veja pessoal !
Up
@@darcys.3397 Obg 🙏
@@suzys.9020 Tb gostaria que ela falasse sobre isso !
🙏
Sempre é bom adquirir conhecimento, vim até aqui após saber que Lewis Capaldi sofre de Tourette. Gratidão Dra.
Billie ellish também tem. Eu não sabia do Lewis, o dele parece bem mais avançado do que a Billie.
Meu filho de 11 anos foi recém diagnosticado com Tourette. Estamos ainda nos adaptando e buscando ajudá-lo cada vez mais, assim como fornecendo apoio aos irmãos de 08 e 13 anos que muitas vezes não compreendem a situação dele. Ele apresenta quadro ansiedade, tod e toc…Obrigado Dra. pela excelente explicação e aos que escreveram seus depoimentos. Nos ajudaram bastante. Obrigado!
Meu filho tbm tem 11 anos, diagnosticado desde 6 anos, é muito sofrimento para pq em momentos de crises de tiques ou ansiedade sofre bastante,e como tá nessa transição para a adolescência fica mais acentuada a ST.
Qual sintomas seu filho teve de início?
Tenho 53 anos e sofro com isso desde que me reconheço como gente. Os tiques vão mudando ao longo da vida e a intensidade oscila, mas nunca tive um dia de vida sem tiques. Já tentei tratar, mas nunca encontrei efetividade nos tratamentos.
Minha filha tem a Síndrome, que é uma doença hereditária, desde os 8 anos de idade e agora tem 21 anos. Começou com tiques motores faciais, depois apareceu movimentos no tronco, pernas e pés, inclusive não conseguia usar tênis, por fazer os movimentos involuntários, repetidas vezes e causar lesões. No caso dela, não teve tiques sonoros. Quando começou, fomos em diversos medicos: pediatra, psiquiatra, neurologista de adulto e nenhum descobria o que ela tinha. Foi descoberto pela família, por meio do Dr Google. Bem isto‼️Por um ano e meio tomou vários remédios, que no caso dela, não funcionavam. Apenas, foi confirmado o diagnóstico quando fomos num neurologista infantil com muita experiência e conhecia a doença. Receitou o Haldol (remédio bem antigo) e Topiramato para ela. Menos de uma semana, pararam todos os tiques. Foi sofrido, por causa do cansaço extremo que os tiques motores davam.
Tbém pelo bullying, pois a chamavam de louca na escola, no parquinho..., enfim, agora com 21 anos, frequenta a faculdade de psicologia e nestes anos todos que se passaram, nunca reprovou. Fez tratamento com psicólogo, com neurologista, para o acompanhamento da doença que não tem cura, mas tem controle e tende a amenizar com a idade. Pode ter associado a doença, alguns transtornos, como o TOC por exemplo, que dizem que 50% dos portadores tem. Infelizmente, a doença é desconhecida até por profissionais e pelas pessoas.
ola , estou adotando dois irmãos que tem tourette
Nossa seu relato e incrível e fiquei felizes de saber que sua filha melhorou , meu filho desde dos tem 11 e desde dos 8 começou os ticks , agora tem o vocálico da garganta , está sofrendo demais , bullying , está na terapias , os remédios não estão surtindo efeito , falei com o neurologista , vai prescrever esse mesmo remédio que você usou e estou com muita esperança que ele vai melhorar com fé em Deus , muito difícil 😥 ele se te dores no corpo tadinho , está sofrendo muito e nos todos da família também!
@@fabianacristina4422 e aí seu filho está melhor ? Eu também tenho sons na voz..
Com quanto tempo melhorou com o hadol ? Eu tô usando melhorou os motores mas os vocais estão fortes.
@@fabianacristina4422 como está teu filho, sentiu melhoras com o Haldol?
Obrigada
Meu marido tem essa síndrome de tourette e não sabia oq era só que era esses tics, lembrei da Billie e eu tinha pesquisado sobre isso pq tava numa vibe de fã dela, ja passou, pesquisei e falei a ele, hj ele sabe o nome e hj descobri que a luz tbm é um gatilho e eu não sabia antes, ele falava das luzes mas só achava q ele não gostava não sabia q tinha a ver
É um castigo !! nao consegue trabalho tem uma vida de sofrimento.,,,, e a ansiedade então,.,,.mas um dia tudo isso vai acabar graças a deus
Graças a DEUS que tem tratamento! Tava vendo uma menina de 15 anos no Instagram e fiquei impressionada,o sofrimento com certeza é muito grande! Deus abençoe a todos que tenham e os ajudem a terem uma melhora! 🙏🏻
Instagram de qual perfil?
Brenda, tem controle e por enquanto não tem cura, mas com medicações melhora ou some os tiques, junto com acompanhamento de psiquiatra ou neurologista e sem esquecer da terapia para tratar como lidar, o bullying, se tem TOC. Vale a pena tratar‼️🌻
Nossa muita informação eu já tinha ouvido falar dessa simdrome, mas não imaginava que era assim, depois que assistir um filme ,fui buscar mais informações sobre a simdrome e fico feliz pelas pessoas que conseguiram da a volta pô cima em saber controlar. 😊❤
Assisti o filme " O Primeiro Aluno da Classe" sobre Síndrome de Tourette - ótimo filme, uma história real. Porém a mãe do menino optou por não tratar com medicamentos, pq não viu bons resultados em outros pacientes. O protagonista Brad, sofreu MUITO, mas conseguiu se superar e tornou um ótimo professor em Geórgia, EUA.
Meu filho tb não respondeu bem a medicamentos e piorou. Será que a estimulaçao magnética transcraniana pode ser melhor?
Minha filha tem e um fisioterapeuta me falou sobre essa estimulação disse que é muito boa
Meu marido acompanha o Dilera e foi através dele que descobri essa síndrome, bem interessante ouvir a Dra Ana Beatriz falando sobre isso. ☺️
dRA. Esses videos da sra. são verdadeiras aulas. Muito obrigado por tanto empenho em trazer uma informação tão bacana.
Meu vizinho tem Tourette, ele xinga a cada 10 minutos involuntariamente, igual o cara do filme. E conheci ele depois que assisti o filme, fiquei impressionada. Se ele não xingar parece que ele vai explodir. Infelizmente ele é muito pobre e a família não faz tratamento, ele é totalmente excluído
A família acha que é demônio, espíritos. Tentam exorcizar ele. Falo de São Luis do Maranhão
Meu Deus! Alguém tem que ajudar esse rapaz.
@@millasouza5474 coitada desse homem 😔😔
Ajuda ele
Alguém tem que se comunicar com a Dra para ver se ela pode fazer alguma coisa por esse homem!
Interessante!! Agora com 70 anos comecei a piscar sem parar. E sou muito ansiosa.
Tenho Tourette desde os meus 18 anos, hoje estou com 43 anos, mas muitas pessoas não percebem, só quem convive de perto comigo. Já sofri muito com eles quando a intensidade era maior. Atualmente não sofro mais tanto porque conforme com o passar dos anos eles estão bem mais suaves, há pessoas que nem os percebem, só tenho grandes problemas quando a minha mania ela é notada por alguém. Quando reparam em mim piora, começo a piscar os olhos mais rápido. Eu sinto vergonha. Eu controlo 90% dos tiques, eu tenho alguma coisa, às vezes eu puxo um pouco a cabeça pra direita, às vezes eu mexo as mãos, algum piqueno movimento eu ainda faço. O que acontece? Eu aprendi a disfarçar, no caso das mãos eu consigo apertar as mãos e consigo evitar que o tique fique muito aparente, se eu eu viro a cabeça pra direita, eu mantenho a cabeça à direita, como se estivesse olhando pra alguma coisa nesse lado, então só quem me conhece muito de perto, quem convive comigo nota isso. A maior parte das pessoas não percebe isso.
Sofro do mesmo, só não o movimento das mãos. Tenho 25 e sofri muito na adolescência.
Vídeo muito importante pois todos os pais deveria ver essa informação. 😊
Eu e minha irmã tinhamos toque qdo crianças...era muito sofrido....mas com tempo passou 🙏🙏🙏
DILERA tem um cana no RUclips 🥰 ele têm a síndrome e acabou por usar a seu favor todas as adversidades!! Grande evolução!! Ao invés de viver desligado devido ao uso de medicamentos, resolveu no humor 🥰🥰
Eu assisti esse filme toc, é muito interessante pra quem se interessa em saber mais sobre esses transtornos...Dr Ana sempre arrazando 👏
Dra Ana Beatriz, grata pelo esclarecimento, tenho uma aluna de piano assim. Estás muito linda e competente como sempre.❤😘
DEUS, abençoe vc dra Ana Beatriz!
Vc é maravilhosa!🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌
Meu filho tem, começou apresentar aos 8 anos. Só percebi q era neurológico qndo ele estava com 9 anos. Os tiques pioram quando ele está com alguma ansiedade. Inclusive ligado aos games e atividades do colégio. Já expliquei a ele sobre o assunto, tento, acolhe-lo sempre p que pequenos problemas não desencadeie novas crises de movimentos faciais involuntários e pigarros intermináveis.
Olá, minha filha de oito anos apresentou em agosto agora tiques de piscar olhos, mexer boca e pigarrear! Médico passou uma medicação para pressão alta, meio comprimido. Mas percebi que em épocas de prova os tiques intensificam. Qdo calma os tiques são menores. Seu filho toma medicação TB? Obrigada, Sandra
Meu filho tambem comecou este ano com 8 anos 😢😢 ja chorei tanto com medo dele sofrer Buling e eu sinto que é um sofrimento. Um pigarro que nao para nunca.. se fica nervoso pior ainda e suspende q sombracelha . Repetidamente 😢
Meu filho tambem comecou este ano com 8 anos 😢😢 ja chorei tanto com medo dele sofrer Buling e eu sinto que é um sofrimento. Um pigarro que nao para nunca e sempre quando esta tambem jogando no tablete se fica nervoso pior ainda e suspende q sombracelha . Repetidamente 😢
@@marisneves6709tô suspeitando que meu filho de 7anos tenha.. Começou o ano passado, por um mês e passou , passou no psicólogo mas a médica disse ser normal por já ter passado. Agora recentemente voltou , hoje ele me pediu ajuda por está incomodando ele. Ele fica gemendo, e fazendo um barulho estranho. Ele tenta se controlar mais não consegue
Maravilha de explicação 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Dra, o tique motor tbém pode ser bem violento, com descargas elétricas nos músculos, que causam movimentos bruscos do corpo, podendo se jogar no chão e até bater a cabeça. Tem níveis de tiques motores.
Dra o meu filho desde de novembro passado começou com esse piscar de olhos, de julho pra cá ficou quase que o tempo todo piscando e revirando os olhos. Procurei o neuropediatra e ele começou a tratar como tique nervoso. Ele já entrou com Risperidon tomou durante 1 mês 0,5ml de 12 em 12 h. Em agosto aumentou para 1ml de 12 em 12h. Estou muito preocupada, conversando com a pediatra ela indicou procurar uma psiquiatra infantil, pois ela tá desconfiando de transtorno de ansiedade ou asperger, mas na minha cidade somente uma profissional é indicada. Marquei a consulta para daqui 4 meses. Enquanto isso comecei levar ele no psicólogo. Mesmo ele com essa medicação uma ou duas vezes por dia ele ainda pisca e revira os olhos. Ele é muito ansioso, apegado a tudo, não quer estudar e acha que a escola demora muito passar, não come nada na escola, e a professora disse que ele é apático na escola. Sendo que em casa é bem ativo e interage com o meio dele. Ele tem 5 anos.
Oi Lívia vi seu comentário. Meu filho está em tratamento há 4 anos. Há pouco tempo foi diagnosticado com tique crônico, e possivelmente seja Tourrete. Meu coração dói tanto porque ele não tem controle das mãos mais... sei que como mãe sofremos muito. Espero de coração que consiga fazer o acompanhamento com seu filho. E que ele possa melhorar em breve.
Mude ele de escola quando criança já passei por isso é meus transtornos foram frutos do bullying, os professores abafa certas coisas.
Converse com seu filho sem pressionar como uma amiga vc vai ver q ele vai acabar soltando alguma coisa pra vc q ele pode está passando na escola .
Oi doutora ana boa noite so quero dizer que sua explivaçao é muito rica e facio de entender vc é d mais
Sempre tive tics desde cedo e tive TOC tbm. Conforme fui crescendo, melhoraram mas de vez em quando tenho um ou outro toc. Hoje em dia fui diagnosticado com transtorno bipolar ciclotímico.
Assisti o Primeiro da Classe lindo e forte descreve a Tourette muito bem
Meus tiques começaram na infância e foram piorando com o tempo. Infelizmente só fui diagnosticado na fase adulta depois de já ter desenvolvido problemas secundários.
Muito bom ! Muito importante o conhecimento !Gratidão!🇨🇭🇧🇷
Eu tomei uma medicação p equilibrar a serotonina, em pouca concentração, mas . não estava adiantando muito, e ainda fiquei com um sequela na mão esquerda, passou a ter tremores leves até hoje.
Obrigada! Excelente explicação!
Tem uma série the middle que o menininho repete sussurrando o final das frases dele… depois de um tempo além de sussurrar ele fala uuuuu ( tipo uiva )… mas na série eles não falam que é um tipo de síndrome.
Obrigada dra Bia sempre somando positivamente!
Muito obrigada pela explicação, Doutora!
Gostei muito da forma como explanou este ensinamento.
Obrigada.
Gratidão por falar sobre o assunto Dra Bia 🙏🏻❤️ Gostaria de saber mais sobre a Tourette e síndromes que acompanham (não encontro facilmente material voltado para adultos com Tourette) Tenho um grande amigo que tem a síndrome acompanhada de Toc, ansiedade etc
Alessandra, a ST pode ter cormobidades; Tdah, toc, tod e quando mais velho podem apresentar depressão
@@glaucegodoy1 Tenho quase todos esses problemas, 36 anos, não desenvolvi depressão especificamente mas já sindrome do pânico, a qual aprendi a controlar também.
Alessandra, procure um bom neurologista. A doença tem controle. Com acompanhamento de um "BOM" psicólogo, Psiquiatra ou Neurologista vai melhorar. Tenha somente paciência. E sua personalidade é mais do que ter Tourette, tem muitas outras características, muitas qualidades e atributos. Imagine: "Somos como uma pizza, com muitas fatias..., a Síndrome é apenas uma fatia"‼️🌻
Lembre quem tem Tourette, são pessoas muito inteligentes, com muita empatia e com coordenação motora fina aguçada. São bons pintores, desenhistas e os tiques param quando estão em atividades.
Olá Dr Ana Beatriz sou Luci!
Desde pequena aos 5 anos comecei com tiques comecei me tratar com 18 anos com acupuntura,mas sempre desisto pois as agulhas me incomodam. Sofri muito até os 12 eram tiques depois taurret mas não falo só faço sons com meu próprio mandíbular quando está m uito atacado dói muito porque não consigo parar 🥺 hj tenho 28 anos ! Estou melhor e me aceito mas sofri muito bullying na escola na família ,minha família sempre foi leiga que não foram atrás! Passei com psicóloga mas não gostei porque ela queria saber tudo de mim ,ou seja cutucou minhas cicatrizes fiquei mal por lembrar de tudo que passei . Eu queria entender o que acontece comigo! Tenho tique todo dia ,mas tem vez que ataca meu corpo inteiro inteiro mesmo olhos mandíbular pescoço quadriu mãos cabeça é horrível não saio de casa quando estou assim. Por fim meu convívio até com parentes não gosto porque sempre parece que estão zombando de mim rindo de mim, qualquer risada penso que estão rindo de mim.queria ajuda .plisss
Boa noite Luci, procure ajuda médica especialista! Existem diversos medicamentos que podem te ajudar, mais não desista pois não existe nenhum específico para tourette e o que serve pra um não serve para o outro. Vc tera de ter um bom médico para ir te avaliando e testando literalmente os medicamentos. Mais fé garanto que um deles vai te ajudar muito! Abraço e nunca esqueça vc não está sozinho e Jamais desista de tentar!
Luci, minha filha tem. Já teve tiques bem violentos e agora não tem nada, graças a medicação certa. Experimentou várias e não desistiu e encontrou a que funcionou. Não desista e procure um neurologista.
@@eloisemachado2687 já usei risperidona até 2 mg e nada.
O que sua filha usou?
Bom dia Dra Ana Beatriz comprei dois livros seus estou lendo ,O Psicopata Mora Ao lado , e o outro Mentes que Amam Demais Excelente estou no início . Assisto suas lives sempre Maravilhoso Ensinamento 06/10/21 em Pernambuco Paulista
Eu gosto muito da sua maneira de explicar, fico atenta a cada palavra. Quando tiver melhor financeiramente, vou ter uma consulta com vc Dra 🦋
As palestras da dra Ana, são muito esclarecedoras. Eu adoro parabéns pelo trabalho maravilhoso dra.
Adorei essa lave. Muito bem explicado.
Dra. Ana Beatriz 🥰. Toda gratidão por ti!
Oi doutora! Só uma pequena coisinha: vocal se refere a voz e vocálico se refere a vogal
😢 Tomei ORAP durante anos, começou qdo criança e até hoje, estou com 73 anos não tive melhora, passei por vários psiquiatras, vários medicamentos, pisco o olho e tenho contrações musculares no pescoço e axilas, fui muito criticada em casa e na escola, tento disfarçar mas não consigo, me ajude, qual profissional devo procurar?
Obrigada pelo vídeo Dra Ana 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥰🙏🏻🙏🏻
melhor vídeo sobre a síndrome de tourette!!! dra, tenho uma pergunta... ainda se pode chamar quem tem a síndrome de portador?
Dra Ana Beatriz Barbosa, gostaria q você fizesse um vídeo falando de tourretismo, já q nos seu vídeo falando sobre tourrete a senhora não fala sobre quem "desenvolve tourrete" depois dos 30 anos, e, infelizmente muito pior q isso, nunca vi psiquiatra algum fazer um vídeo falando sobre tourretismo. E o tourretismo pode ser terrível também.
Eu sssisti Toc Toc, filme espanhol muito bom. Ri demais, muito engraçado e com uma lição bonita no final! O ator que tem síndrome de Tourette é ótimo, impossível não gargalhar com ele. Recomendo!
Tem este filme no you tube? Pode enviar link? Agradeço.
Eu era chamada a tenção para parar de fazer essas coisas, na minha família ninguém entendia isso como uma doença. Realmente eu hoje em dia tenho toc, sou dada ao perfeccionismo.
É um sofrimento.
Me acho chata com limpeza e organização.
Eu assistir esse filme, achei ótimo!
Eu tenho tique de piscar desde 6 anos, com esse vídeo vi q não é Tourette. Bom! Estou com 46 anos e até hj, quem não entende, fica tirando o sarro 🙄🙄🙄🙄. São 40 anos ouvindo piadinha 🙄🙄🙄🙄😠
E de fato, é um sofrimento
Te entendo completamente pois posso pela mesma situação tenho 28 anos
@Ana, o filme Toc Toc é espanhol. Um beijo!
Sinal da cruz 3xe mais 2para garantir,maçaneta 123 e mais uma desligar o gás e apertar 2x e mais uma,consegui de certa forma disfarçar,hoje só a maçaneta
Boa noite, gente 🌷
A Dra BEATRIZ É ÓTIMA 👏🙏
LEMBREI DE MEU IRMÃO Q TEM UM TIQUES......SOM DE RRRR NA GARGANTA, SE COSPE O TEMPO TODO, SE ELE COÇAR UM LADO LOGO TENDE A COÇAR O OUTRO Q NÃO ESTA COÇANDO, ARRUMA A GOLA, OMBROS
E PUNHO, SE AJEITA COÇA O NARIZ...HOJE .ELE TEM 60 ANOS. É ACUMULADOR.....ENTRE OUTRAS COISAS Q JA VÃO PARTIR PARA UMA "CASCATA" DE CARACTERISTICAS ESTRANHAS 😐
Excelente como sempre, so uma correcao : O Filme Toc e espanhol .
Assisti o filme ontem "A menina no país das maravilhas" cuja principal personagem é uma criança com Tourette. Vale a pena assistir.
O melhor filme sobre a Síndrome de Tourette é : O Primeiro da Classe, 2008
Gosto demais dos seus vídeos..grata
Exatamente isso Doutora. A gagueira não é um tique, é uma disfluência da fala, ou seja: uma alteração na fluência da fala. A pessoa que é gaga, em geral, ao gaguejar pode piscar os olhos, balançar um pouco a cabeça e às vezes se confunde com tiques, mas são coisas diferentes. Piscar os olhos é um tique mais automático que outros tiques. A pessoa sente alguns tiques à vir, outros são automáticos. Na fase adulta fica com um ou outro tique "fixo" mas durante o processo da infância e pré-adolescência é onde se tem diversos tiques rotineiros.
Olá! Tenho 56 anos, tenho tenho torrente drsde 10 anis de idade, mas vem piorando a cada dia, é impossível conseguir ficar parado, por mais que eu tente. Gostaria de ajuda para conseguir fazer um tratamento para amenizar os tics. Cheguei no ponto que prefiro ficar isolado para que ninguém perceba
Tenho 33 anos e desde os 11 anos minhas mãos se mechem sozinhas e meu rosto também. Mas nunca tive diagnóstico de nada. Só de epilepsia mioclonica.
Olá doutora... obrigado...por compartilhar seu conhecimento...desde a infância tenho um movimento de franzir a testa e piscar, tenho uma vontade incontrolável de por a mão na testa...pra suportar essa vontade tenho que morder os lábios. Isso e síndrome de Tourette? Um psiquiatra e o especialista que pode me ajudar?
Obgda pelas informações, ajuda muito
Se esse curso tb tivesse suporte de um psicanalista, para podemos ter as duas contribuições, seria perfeito.
Maravilha Dra. Ana Beatriz
Obrigada
Eu repetia o final das frases que eu falava...palilalia...quando criança e adolescente . Mas depois de adulta não tenho mais esse tique...e nunca tomei medicação.. O que pode ter ocorrido Dra. ANA? Me curei sozinha?
OBS: Esse filme toc toc é muito legal...rs
Karine já ouvi dizer que em alguns casos na fase adulta regride.
Karine, VC tinha só esse tique?
Se VC só tinha palilalia e ecolalias não era ST
Dra. Ana Beatriz Boa Noite ❤
Obrigada!
Bia por favor faz um mentes em pauta sobre agressividade no autismo.
Eu tenho 11 anos, meu irmão tem 7 e tem autismo, nível leve para o moderado, nos momentos de crise ele bate muito em mim, morde, puxa meu cabelo, dá soco, ele é bem forte, faz isso até com minha mãe, eu realmente não sei o que fazer com ele, a gente ensina que não pode bater em mulher, em ninguém mas ele não obedece, depois das crises ele não pede desculpas mas faz algo pra agradar (as vezes), isso pode apontar outro transtorno com comorbidade? Como eu posso lidar com meu irmão?
Com licença, terapia ABA ajuda e as vezes medicação é necessária, para que o cérebro da pessoa autista fique menos hiper estimulado. Eles sofrem com isso.
@@GiShaw Ele já toma medicamento e faz terapia com uma neuropsicopedagoga, ajuda nessa agressividade?
@@lencon07 Não. A neuropsicopedagoga vai ajudar nos problemas de aprendizagem. De comportamento quem ajuda é psicóloga. A maioria dos autistas se desenvolvem mais com terapia ABA. Se ele não fala a agressividade pode vir da necessidade de se comunicar.
Poderia fazer um vídeo sobre autismo?
Dra. Meu filho tem tourette, já tomo várias medicações não resolveu, parou tratamento. E continua com os tiques.
Doutora fale sobre o autismo tb obrigad
Nossa, meu filho com 4 dias de uso de ritalina teve esses efeitos colaterais ASSUSTADORES. Nunca mais dei o remédio. Piscava sem parar, toda hora balançava pescoço e ombro.
Excelente vídeo!!
aripiprazol foi o que mais me ajudou com os tiques
Tenho esse problema durante a vida toda e sofri muito com piadas, risos, olhares de deboche, perguntar maldosas, pessoas olhando e disfarçando, eu sentia muita vergonha e até hoje sinto. Nunca fui tratado (e a doença perdura até hoje com 36 anos, mas eu faço uma força sobrehumana para segurar)... Pense nisso como ficar sem piscar durante muito tempo e o alívio que se sente quando a gente finalmente pisca, essa é a vontade que se tem de executar um TIC. Agora meu filinho de 3 anos tb tem. Não sei como evitar e como ele é tão criancinha não consigo ensiná-lo formas de se controlar. Estou muito triste com isso acontecendo de novo. Parece que estou revivendo um filme de terror, eu n queria isso para ele. Ele está com uma crise absurdamente forte (tanto motora como vocal) em quando questiono ele me diz que "gosta de fazer isso", tadinho (eu sei que não se deve evidenciar/perguntar/repreender os TICs para quem tem pq é um tipo de gatilho para o portador). Angustiante.
Gabriel, procure se tratar para melhorar sua qualidade de vida. Como seu filho tbém apresenta trate desde já, pois apesar de ser uma doença sem cura por enquanto, ser hereditária, ela tem controle na maioria dos casos. E vale a pena o tratamento, porque fora estas situações que comentou, sei que dá um cansaço físico gigante de tantos tiques motores. Minha filha tem e sentia exaustão no fim do dia, e com a medicação controlou a doença. Vale a pena ‼️
@@eloisemachado2687 Que bom saber que dá para controlar. Os meus estão mais fracos e só quem convive comigo percebe. Antes a pessoa chegava perto e já percebia. Sua filha toma qual medicamento? Qual a idade dela? Passei meu filho em uma neuropediatra e a mesma pediu por enquanto um eletroencefalograma para começar a investigar as origens dos tics.
Meu filho de 7 anos desencadeou isso de uma hora pra outra, nós ainda estamos tentando o diagnóstico preciso, mas a situação está abalando não somente ele, mas nós, pais também, ficamos muito incomodados mas, tolerantes, sabendo que é um problema sério, e assim imaginamos como os outros podem tratar ele com esse problema. Ele é um menino muito inteligente, aprendeu a ler e escrever sozinho com apenas 3 anos, adora geografia, matemática e astronomia, conhece muito do assunto, mas está indo tudo por água abaixo pois o rendimento escolar dele despencou, já não consegue terminar as tarefas na sala de aula, e a poucos meses a professora pegava ele pra ajudar ela com os demais alunos. Estamos muito tristes e preocupados com essa situação. É terrível.
Se te ajudar de alguma forma, meu namorado tem 34 anos e tem uma vida normal, inclusive tem uma facilidade de aprendizado maior que a média das pessoas. Ele é formado, concursado, namora, enfim, uma vida normal.
O apoio dos pais é muito importante, precisam ajudá-lo na compreensão da síndrome e como lidar com o resto das pessoas (e isso é independente da síndrome, criança e adolescente são "bichos" cruéis).
Não se consumam com a síndrome, acredite, quem vai lidar com a parte pesada é a criança e precisa de suporte familiar.
Procurem um neuro, ele vai indicar acompanhamento psquiátrico e psicológico.
Deem muito amor, sejam compreensíveis e pacientes ❤
Olá! Como vai?! A minha filha de 12 anos é diagnosticada com a Fibrose Cística e Tourette Gilles Syndrome, e o pai também ..
Drª, o Roacutan pode ter tiques como efeito colateral? Minha filha tem tiques nos olhos e vocais. Faz um barulhinho como se tivesse levando um susto, sugando o ar sabe?! Ela tá fazendo o roacutan e tenho essa desconfiança pq mexeu com muitas coisas nela.
É possível a criança com TOC ter apenas o tique e não a síndrome em si?
Nem sabia que existia essa sindrome até ver um video falando sobre a Billie Eilisih. Interessante, deve ser bem complicado lidar com algo incontrolável
Ela não tem isso. Quer marketing
Eu adulta, tenho mania de enquanto estou conversando com alguém, eu vou escrevendo no ar, a mesma coisa que estou falando. Gostaria de saber o que seria isso. As pessoas ficam rindo de mim.
Kkkkkk
Doutora Tenho 34 anos e sofro dessa praga deste criança porém nunca atrapalhou minha vida e os tiques ficava um tempo e depois parava e fui crescendo assim sempre que os tiques voltava era diferente tinha época que era de ficar piscando outra de ficar raspando a garganta entre outros, fui crescendo meus pais e família percebeu isso porém quando eu estava com eles sempre disfarçar bem então eles e eu tbm achava que era frescura minha , fui saber oq eu tinha quando tive acesso a internet quando eu tinha já meus 18 anos como eu disse isso nunca atrapalhou minha vida meu auto estima apesar de algumas piadas dos amigos e por isso nunca pensei em procurar um médico a vida foi passando comecei a namorar casei e tinha um lindo filho de 2 anos e de 1 ano pra cá estou com tiques de ficar raspando a garganta e emitir sons e isso está me incomodando muito como nunca incomodou e para piorar acho que desenvovi TOC de pensametos ruins , sera que ainda posso ter esperença de procurar ajuda com minha idade ? To mal acho que ja estou ficando com depressão
Claro que tem saída ! Não tem idade para solução
Tive um amigo com tourette, sofria muito principalmente na escola o imitavam devido aos tiques e também quando falava palavrão era repreendido e chamado de mal educado, infelizmente aos 22 ele decidiu ir.... Essa síndrome embora muitos achem engraçado, não levam a sério, vejo como um problema que deve ser amplamente debatido principalmente nas escolas já que muitos desistem por serem ridicularizados, se isolam em casa por medo de sair e com isso diversas comorbidades vão surgindo, baixa auto estima, depressão, pânico em público. Quem já conviveu com uma pessoa com tal diagnóstico sabe o que passam no dia a dia.
Aqui em Curitiba tem um carrinheiro que fala rápido demais e xinga todo mundo na rua. As pessoas tem medo dele. Não sei como ele consegue trabalhar, coitado.
Meu filho, 11 anos, após as refeições fica se contorcendo com movimentos involuntário e fala q tem um negócio na garganta. É muito feio, as pessoas ficam olhando. Levei no gastro ele disse q no sistema digestivo não tem nada
Então pra ter não precisa nascer com isso? tenho um tio que tem a mania de fazer barulho com a garganta sucessivamente e uma avó e um irmão falecidos que piscavam o olho varias vezes tb. desde o fim da adolescência eu tenho épocas que um tic se manifesta e dura meses... agora tô pensativa.