Aviônica Descarregador Estático

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 фев 2025

Комментарии • 13

  • @fabiofmarcellino
    @fabiofmarcellino  29 дней назад

    LINK DO TREINAMENTO: hotm.art/motor_aeronautico_oficial

  • @geancarlos8730
    @geancarlos8730 3 года назад +1

    top

  • @WilliamGarcia-tm5pc
    @WilliamGarcia-tm5pc 3 года назад +1

    O melhor do RUclips!

    • @fabiofmarcellino
      @fabiofmarcellino  3 года назад +1

      Obrigado pelo apoio William 👍👍 Um forte abraço

  • @edsonsilvestre1028
    @edsonsilvestre1028 3 года назад +1

    Show. Perfeito.

    • @fabiofmarcellino
      @fabiofmarcellino  3 года назад

      Obrigado Edson, pelo apoio!! Forte Abraço 👍👍

  • @marcelomezz
    @marcelomezz 3 года назад +1

    Professor, por gentileza, elucide um dúvida que nunca consegui esclarecer e que me tira o sono: quando um avião com passo de hélice variável vai decolar, a manete azul é colocada toda à frente, o que faz com que o ângulo de incidência da hélice em relação ao seu plano teórico permaneça com uma angulação baixa, a hélice gira mais vezes por minuto (alta RPM), porém o seu passo vai ser menor. Quando a aeronave entra na fase de cruzeiro, a manete azul é colocada um pouco para trás, a RPM diminui, o ângulo de incidência da hélice em relação ao seu plano teórico é aumentado e o passo dela vai ser maior (vai percorrer uma maior distância). Então por que quando o piloto faz isso (o ato de trazer a manete para trás), ele diz que está diminuindo o passo??? Ele na verdade não está aumentando o passo, mas diminuindo a RPM? Sério, é um negócio que nunca entrou na minha cabeça. Teria como fazer um vídeo explicando isso? Já assisti os seus que tratam desse assunto, mas nenhum matou minha dúvida.

    • @fabiofmarcellino
      @fabiofmarcellino  3 года назад

      Boa Marcelo. É simples, se considerarmos que durante a decolagem (100% de RPM) a aeronave tem menos velocidade, se compararmos com a faixa de voo de cruzeiro (+ou- 75% de RPM). Portanto, em cruzeiro, com menor RPM a hélice descreve um passo maior porque a aeronave está com maior velocidade
      Mas ideia de fazer um vídeo é muito boa.
      Obs.: Aumento de ângulo da hélice na altitude de cruzeiro, capta uma maior massa de ar e resolve o problema da rarefação do ar em maiores altitudes.
      Espero ter ajudado. Um forte abraço!

    • @marcelomezz
      @marcelomezz 3 года назад +2

      @@fabiofmarcellino Certo, mas então os pilotos falarem que estão diminuindo o passo da hélice ao trazer a mente azul para trás está errado? Por que na realidade o passo está sendo aumentado ao diminuir a RPM.

    • @fabiofmarcellino
      @fabiofmarcellino  3 года назад +1

      @Marcelo Mezzaroba Depende. O piloto pode estar certo se considerarmos 2 situações:
      1 - no solo, puxar a manete azul para trás é diminuição do passo e aumento do ângulo das pás de hélice. Outra forma de correlacionar isso, é fazer a análise da decolagem, a RPM máxima, requer ângulo mínimo e o passo é máximo.
      porém...
      2 - Na faixa de cruzeiro, trazer a manete para trás, aumenta o ângulo e aumenta o passo da hélice.
      ---------------------------------------------------------------
      Existem algumas justificativas para que isso ocorra, mas podemos considerar o seguinte:
      A aeronave, na altitude de cruzeiro, estará mais veloz do que na decolagem. Logo, neste caso, trazer a manete para trás (em cruzeiro) aumenta o passo.
      (OBS.: também diminui as RPMs de hélice e motor, diminui o consumo de combustível, aumentando a velocidade da aeronave.

    • @marcelomezz
      @marcelomezz 3 года назад +2

      @@fabiofmarcellino É exatamente à fase de cruzeiro a qual eu me refiro. Todos os meus instrutores de MLTE falavam ao trazer a manete azul para trás que estavam "diminuindo o passo". Isso sempre me causou confusão. Na realidade, estávamos diminuindo a RPM, correto? Porque em cruzeiro, trazendo a manete para trás, estou aumentando o ângulo da pá e, portanto, aumentando o passo?

    • @fabiofmarcellino
      @fabiofmarcellino  3 года назад +2

      @@marcelomezz é verdade você está certo. Na aviação geral, existe uma grande confusão entre ângulo e passo de hélice, que são definições diferentes. Passo Efetivo é o avanço da aeronave a cada volta completa da hélice. Interessante observar que na altitude de cruzeiro, a rarefação do ar diminui a resistência ao avanço. Isso proporciona aumento de velocidade e significa que cada passo percorre uma distância maior (passo maior), se compararmos com o momento da decolagem.