SOBRE MADEIRAS PARA GUITARRAS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024

Комментарии • 235

  • @joaowinie5454
    @joaowinie5454 10 месяцев назад +6

    Influências no timbre de guitarra (solid body): Captadores, localização dos captadores(distância, posição), Comprimento da escala, Ferragens, Elétrica, qualidade de montagem/fixação, material do NUT, material e espessura dos trastes.
    Após isso, guitarras iguais vão soar diferentemente conforme o tipo de amplificador (grande influência), o tipo de Gabinete (altíssima influência).
    Erro comum de guitarristas: querer comparar timbres de guitarras diferentes em muitos detalhes, pensando que a diferença se deve à madeira.

    • @ranigps
      @ranigps 2 месяца назад

      Exatamente!!!!

  • @williamrohwedder7287
    @williamrohwedder7287 Год назад +4

    Vc é o herói das madeiras
    Salvando-as da fogueira
    Material tão nobre q dessa terra veio
    Vai ter um extra vida na mão de artistas

  • @carlosbianchi5147
    @carlosbianchi5147 6 месяцев назад +3

    Tudo importa no timbre e madeira é um deles.

  • @franciscoferreira700
    @franciscoferreira700 6 лет назад +35

    Caramba como alguém pode falar que a madeira não influi no timbre do instrumento,? Ainda que comprovado cientificamente, olha, tenho uma fender usa, e recentemente troquei capitador, bloco da ponte , e tarraicha porquê quis com travas, é um amigo meu me ofereceu uma Strindberg por 200,00 rs então pensei, vou colocar as peças da fender na Strindberg e vai ficar com o timbre bom., camarada apesar de estar com a capitaçao da fender e até o bloco da ponte era da fender original, porque na fender coloquei um manara, olha o timbre não tinha nada a ver çom o timbre que a fender dava com aquelas peças, o corpo da guitarra não pesa 500 grama ,não tem susten nem nada ,se dependesse só de capitador e ferragens era pra ter ficado bom pelo menos de timbre,. Sinceramente eu acho que o timbre do instrumento estar relacionado ao conjunto da obra, no geral. Obg pela explicação.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад +7

      Pois é meu amigo..... tem ouvido pra tudo né... Grande abraço!

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 5 лет назад +11

      cara vc está bastante equivocado, coloca uma elétrica Gibson e veja o resultado dessa sua Fender depois, o que manda no som é captação, madeira influi muito é em violão, recentemente fizeram teste com um violino stradivarius e comprovaram, através de testes, que o violino têm o mesmo som que outro violino moderno profissional, essa coisa de madeira é mais na cabeça da pessoa do que o que realmente acontece na real, quer ver se o som real da sua guitarra, coloca cordas de nylon e veja o resultado. Vou deixar o link das matérias a respeito do assunto. istoe.com.br/teste-as-cegas-acaba-com-mito-do-violino-stradivarius/ g1.globo.com/musica/noticia/2014/04/reputacao-dos-violinos-stradivarius-e-colocada-em-xeque-apos-teste-cego.html
      Matéria sobre a não influência no timbre nos instrumentos musicais.
      ruclips.net/video/pUIDnm3pHBg/видео.html

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 5 лет назад +7

      Outra coisa, muita gente fala de timbre e madeira eu sempre argumento com meus colegas e falo, quer ouvir o timbre da guitarra toca ela sem ligar na caixa e o que ainda é mais absurdo é que o som sai é na caixa que é feita puramente de compensado, porque ninguém até hoje não questionou o porque da caixa amplificada não ser feita de Maple ou Mogno, ou Ipê? a resposta é a madeira não influencia em nada, há muito tempo essa questão para mim virou mito. O problema não é ouvido e sim moda, o cara vai na onda de outros e não em sua própria opinião a respeito se algo é real ou não.

    • @EricCravo
      @EricCravo 5 лет назад +1

      Francisco a questão é duas guitarras diferentes sempre vão apresentar sons diferentes, ou quase sempre, agora se é ruim ou bom não é o quanto vc paga e sim o que vc ta procurando no som.
      As vezes a guitarra mais cara não vai dar o som que vc quer e vice versa, e a gente tende a já ouvir com preconceito coisas baratas cara, nosso cérebro é danado em nos enganar, eu acredito como falei pro Canalli, que as guitarras com madeira mais seca ou mais velha tem mais massa sonora e ressonância que uma maneira mais nova, mas não necessariamente vai ter um timbre melhor, se vc pegar 5 guitarras diferentes de varios valores e fizer um teste cego a chance de vc escolher como melhor uma que não é a mais cara é de 20% e a mesma porcentagem serve pra vc escolher como melhor a mais cara...enfim...a sua strinberg provavelmente ficou melhor, pode continuar não dando um som que te agrada, mas ela ficou melhor do que ela era original isso com certeza.
      Acho que são duas coisas diferentes que a madeira oferece, uma é a influência no conjunto que forma o timbre e outra é a quantidade de ressonância que a madeira oferece...
      A exemplo disso tem guitarrista que não usa les paul mesmo sendo gibson pq não gosta do timbre e o mesmo vale pra uma fender strato.

    • @carlosrocha46
      @carlosrocha46 5 лет назад +8

      Não faz diferença ,pois se fizesse a ibanez não teria feito as guitarras do joe satriani de acrílico que vendeu horrores .....

  • @ConstrutorMusical
    @ConstrutorMusical 5 лет назад +5

    bacana a conversa! já fui da turma que achava que madeira não influenciava nada... até gravei vídeo falando isso... kkkkk hoje vendo vários testes, cheguei à conclusão que muda sim o timbre... pode não ser a mudança radical que alguns esperam... mas influencia sim, inclusive a região que está fora das cordas... vi um teste que o cara só encaixava um "miolo" que era um braço já com ponte e captadores em vários corpos e já dava diferença!
    Com certeza projeto, captadores, etc influencia muito mais no resultado final, mas a madeira é o tempero como você colocou!
    Abração!

  • @ftmusic_handmade
    @ftmusic_handmade 6 лет назад +9

    No meu pouco tempo de lutheria concordo plenamente, em madeiras "parecidas" em densidade, coloração, veios a diferença de timbre acaba sendo pequena, quando se faz instrumentos com elétrica e ferragens iguais porém com madeiras em extremos de diferença. Por exemplo uma guitarra de madeira leve no corpo como Marupá e outra com mogno ou alguma madeira mais pesada aí a diferença de timbre é enorme.

  • @lykaia_
    @lykaia_ Год назад +1

    po, video bom demais! valeu por compartilhar

  • @joaowinie5454
    @joaowinie5454 10 месяцев назад +1

    Muito sóbrias as observações. De tanto ler, ouvir opiniões e ver pesquisas, cheguei a conclusão de que, cada parte física da guitarra tem uma parcela de influência no timbre. Sobre a madeira, achei interessante você ressaltar que deve ser "estável". Parabéns pelo vídeo.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  10 месяцев назад

      Muito obrigado!
      De fato é uma receita de bolo, onde cada ingrediente tem seu papel

  • @estudiolucieliton9816
    @estudiolucieliton9816 2 года назад +2

    Parabéns, muito lúcida suas informações, pessoal despreza a madeira, para mim é um item indispensável para uma boa construção, e captadores de boa qualidade também faz diferença. Eu curto os dimarzio estão em um nível diferenciado.

  • @TheMrLoucrazy
    @TheMrLoucrazy 2 года назад +2

    Muito obg pelo vídeo. Eh bom ter esse tipo de papo reto. Vlw. Me ajudou.

  • @thiagohenrique3676
    @thiagohenrique3676 2 года назад +2

    Muito legal amigo, parabéns. Humildade e competência juntos

  • @katsumimushino9498
    @katsumimushino9498 Год назад +1

    Baita aula! Muito obrigado.

  • @ti-x-eira9709
    @ti-x-eira9709 2 года назад +1

    Concordo plenamente. Valew Fabrício (Eng. Florestal)

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  2 года назад

      Muito obrigado Fabrício! Grande abraço!

  • @eltonoliveira8634
    @eltonoliveira8634 3 года назад +2

    Sensacional mestre.. melhor analogia que vi até agora!!

  • @cezar4093
    @cezar4093 5 лет назад +3

    Amigo, muito útil as suas informações. Muito bom ouvir quem realmente entende do assunto. Parabéns! Fui madeireiro durante 35 anos, sei muito bem o que vc relata em seu vídeo, apesar de eu não ser músico, porém, estou iniciando na guitarra mas mais como hobby. Conheço do eucalípto ao jacarandá. Valeu! 👍

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Opa, muito obrigado !!! Valeu pelas considerações, forte abraço!!

  • @Cesarremis
    @Cesarremis 4 года назад +4

    Ótima explicação amigo! A comparação feita entre a carne e a importância do tempero no resultado final do churrasco foi muito pertinente entre acertar no tipo de captador usado e sua interação com a madeira! Estou fazer uma guitarra Strato e estou na dúvida que madeira do corpo pode casar melhor com um braço de maple ( one piece ), minha intenção é usar madeiras nacionais que mais se aproximem do Alder Americano, vou colocar um set de captadores Texas Special parafusados diretamente na madeira sem a interferência do escudo.
    Estou na dúvida entre louro- freijó e cedro rosa e cedro gaúcho para o corpo da nova Strato.

  • @Endurancemech
    @Endurancemech 5 лет назад +3

    Ótimo vídeo Canalli, eu tenho uma strato com braço em maple, escala de ébano, e o corpo usamos a curupixa, madeira fácil de trabalhar, tem muito Susten, com bastante graves e agudos, gostei muito do resultado.

  • @cristianostarlingerse653
    @cristianostarlingerse653 Год назад +2

    Olá. Seu trabalho é ótimo. Parabéns! Gostaria de fazer apenas algumas ressalvas. De fato, a madeira interfere na qualidade da guitarra. É inegável. Todavia, do ponto de vista científico (física), como o som é a captação da onda eletromagnética e essa não passa em momento algum pela madeira, a madeira não interfere diretamente no timbre. O que ocorre é que, indiretamente, a madeira interfere na construção do instrumento e isso sim pode gerar alguma diferença. Em relação aos trastes muda por que alteramos o nosso jeito de tocar, assim como tocar com a palheta ou com as mãos muda o timbre. No mais, forte abraço.

  • @benherdsant426
    @benherdsant426 4 года назад +1

    Parabéns pelo trabalho da Canali. Continuem com o profissionalismo marcante de vocês ! Obrigado pelo comentário sereno, pratico e que um leigo consegue entender e se orientar. Abraços 👍🏼

  • @rafaelvalimfernandes
    @rafaelvalimfernandes 5 лет назад +1

    Canalli, concordo plenamente com a sua opinião a respeito de tudo que foi falado, a questão de timbre x madeira é apenas mito e modismo.

  • @_marduk_
    @_marduk_ 5 лет назад +1

    Incrível, muito boa colocação em relação a influencia da madeira no timbre do instrumento. E ainda melhor colocação ao defender a classe que gosta de mostrar ao cliente que determinada madeira vai trazer benefícios ao resultado final. É bom que os amigos que procuram um bom instrumento saibam que quem na maioria das vezes esta sendo desonesto é aquele que diz não existir diferença de timbre entre madeiras. Parabéns amigo!

  • @Humbertocr
    @Humbertocr 5 лет назад +1

    Excelente vídeo!
    Obrigado pelas dicas. Meu pai é um senhor de 77 anos, marceneiro desde os 14! Habilidades para trabalhar muitos detalhes. Ele está a construir uma lapsteel em caviúna com escala em pinho de riga. Nosso próximo projeto será uma strato.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Humberto de C.Rezende que legal cara, isso aproxima demais pai e filho! Parabéns ! Obrigado pela considerações

  • @studiomusiccenterhome3548
    @studiomusiccenterhome3548 4 года назад +1

    Muito legal cara ,foi de bom aproveito esse vídeo,tá de parabéns .

  • @neygomes198
    @neygomes198 4 года назад +1

    Muito bom ouvir um profissional falar sobre o assunto madeira e timbre. A madeira influencia no timbre sim, em questão de porcentagem entre captador e madeira, acho que isso varia muito, já instalei captadores bons em guitarras ruins e não soaram grande coisa. Vou dar um pequeno exemplo, tirei um captador fender de um fender e instalei em uma ibanez e não soa nada, nada como fender. Sei que as ferragens e etc. também influenciam no timbre mas existe diferenças sim, e as vezes são gigantes. Resumindo, acho que vc deu uma boa explicação, bom vídeo, parabéns !!!!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      Muito obrigado amigo, poucos tem essa sensibilidade.... um abração

  • @davibelo
    @davibelo 5 лет назад +1

    muito legal ouvir voce falar mano. sucesso!

  • @valneyromano
    @valneyromano 5 лет назад +1

    ...genial sua percepção sobre os caps de baixo ganho e as madeiras do braço e corpo! . O que acontece quimicamente falando, é que as madeiras claras tem arranjo molecular menos denso, o que não é muito favorável à propagação do som. Já as madeiras de top e escala são muito densas e conseguem manter a vibração sonora por um tempo relativamente maior. Forte abs!

  • @gabmitnick
    @gabmitnick 5 лет назад +1

    Muito bacana seu video, Canalli! Faça mais!! Forte abs

  • @RICFAZMACH
    @RICFAZMACH 5 лет назад +1

    Estou conhecendo agora seu trabalho, e estou muito feliz em acompanhar esses vídeos. Esse particularmente, é talvez um dos mais importantes que ja assisti sobre luthieria.
    Obrigado.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Muito obrigado ao amigo
      Fico feliz em ser útil.
      Grande abraço !

  • @jeanhnl1385
    @jeanhnl1385 6 лет назад +1

    Parabéns por seu trabalho!
    É de suma importância encontrar conteúdos satisfatórios, ainda mais quando se trata de assuntos tão abrangentes.
    Estive por algumas vezes à procura de informações que pudessem me ajudar a entender sobre madeiras e, embora tenha muitas curiosidades a respeito este seu vídeo me ajudou a formar um pouco melhor meus critérios.
    Abraço!

  • @superarsempre7450
    @superarsempre7450 5 лет назад +1

    Boa dica maestro.

  • @motosesons2734
    @motosesons2734 5 лет назад +2

    Ótimas a analogias... cerveja, vinho e churrasco!!!!
    Kkkkk ótimo vídeo! O povo adora dizer que madeira não interessa...mas adora um fender velho...vai etender...

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      pois é né ... kkkkkkkkkk
      abração

    • @valdirrocha7304
      @valdirrocha7304 5 лет назад +1

      Madeira influi bem no som da guitarra.mas os bons captadores melhoram muito o som da guitarra

  • @professorrandyrhoads
    @professorrandyrhoads 4 года назад +1

    Exemplos de madeiras brasileiras para escala?
    Aroeira? Ipê? Braúna?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      Heavy Teoria de Crescimento Brauna é excepcional!!! Ipê bem seco também ... aroeira nunca usei

  • @samuelandrade3117
    @samuelandrade3117 3 года назад +1

    Que aula maravilhosa

  • @gilmarluthierefreitas3023
    @gilmarluthierefreitas3023 3 года назад +1

    Muito boa a explicação mano...

  • @Gunnerth1
    @Gunnerth1 5 лет назад +1

    Parabéns, excelente vídeo, com excelente informações e vc é muito didático. 🤘🏻

  • @saulosala4364
    @saulosala4364 5 лет назад +1

    Canalli, vi seu trabalho nas séries da CS Brasil. Belíssimo e precioso trabalho. Parabéns

  • @MrDiano10ramos
    @MrDiano10ramos 6 лет назад +1

    Excelente explanação!!!

  • @gersonramos6411
    @gersonramos6411 4 года назад +1

    Muito inteligente,valeu .

  • @humbertorodrigues7888
    @humbertorodrigues7888 5 лет назад +1

    Muito bom, legal mesmo

  • @asheryaakovgtr
    @asheryaakovgtr 5 лет назад +1

    Realmente se não tiver influência na madeira em composições de timbres, muitos não gravaria com um monte de guitarras com corpo e sonalidade diferente a madeira é sim muito importante. quem tem mais de uma guitarra de diversos modelos nota sim uma diferença enorme como se ouve que trocar captador, seria a solução de melhorar. é complicado mas acho que muitos deveriam ouvir mais sobre isso!!!

  • @felipevieira5494
    @felipevieira5494 4 года назад +1

    Show👏👏👏👏👏
    Como identificar uma madeira legal para construir um braço de guitarra?
    Na minha cidade existem lugares que consertam móveis usados, o incrivél é que eles não sabe identificar madeiras, conhecem apenas ipê, jatobá, marfim, imbuia, cedro, mogno, cerejeira! Eu consigo encontrar pedaços de madeira que foram de camas muito velhos que dariam lindos braços de guitarra, mas infelizmente não consigo identificar! Ajude-me por favor!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      opa tudo bem?
      Olha só, primeiro requisito: deva estar bem seca, segundo: não pode ser muito dura pois senão fica ruim de trabalhar, terceiro: o corte tem que estar radial de preferência, quarto: apresentar uma boa propagação sonora. Fora isso só estando de posse da madeira pra auxiliar.... Ahhhh verifique se não tem nós ou se a madeira não está curvada ou torcida.

  • @RatoGarage
    @RatoGarage 4 года назад

    Otimo video...Parabéns Bro

  • @rogeriocosta1035
    @rogeriocosta1035 3 года назад

    Bem bacana! A única coisa que eu achei que podia ter ficado mais claro foi em relação à cor da madeira. Acho que a influencia no som depende mais das características mecânicas (densidade, porosidade, amortecimento etc) que da cor em si (ou até mesmo da espécie).
    Nas regiões tropicais é comum que as madeiras escuras sejam densas e compactas, as claras sejam leves e pouco porosas e as avermelhadas fiquem no meio termo, com a fibra mais dura, porém com poros maiores (tipo o mogno). Mas isso é uma tenência, mas não é regra.
    A propósito, parabéns pela guitarra número 100. Tem um visual e um som fantástico!
    Abraços!

  • @wallansg
    @wallansg Год назад +1

    A comparação da carne pode ser feita também entre os captadores da grande saída como hambúrgers, que no final não importa a carne tá tudo processado.

  • @gregoripereirafagundes
    @gregoripereirafagundes 4 года назад +1

    Papo legal mas poderia falar sobre que tipos usa e características das madeiras seria mais legal

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      Greg Fagundes Luthier não seja por isso:
      ruclips.net/video/NU9ZiF6JN7U/видео.html

  • @EricCravo
    @EricCravo 5 лет назад +1

    eu tive uma experiência interessante a um ano atrás, eu tenho 4 guitarras todas de baixo custo, a mais cara é uma epiphone sg g400 (é a mais cara pq quando instrumento vem pro brasil os impostos são loucos né, pq ela custa 350 dólares, aqui custa 2800 reais) pois bem fui a um studio de um amigo que tinha uma gibson sg que custa em media aqui no brasil 5200 reais, eu não senti muita diferença de timbre necessariamente, mas senti diferença no retorno de som da guitarra principalmente quando fazia notas abafando com a mão na ponte, a massa sonora que volta era maior que a da minha guitarra, que é praticamente igual, as duas são de mogno mesma madeira também no braço, mas o que esse meu amigo me disse foi exatamente o que vc falou sobre a idade da madeira, ele falou que essas guitarras mais caras são feitas com madeiras mais antigas, que são deixadas envelhecendo, ou ficaram sem uso e por isso envelheceram, e as guitarras de baixo custo são geralmente feitas com madeiras mais novas.
    enfim, o que senti realmente diferença foi talvez na ressonância e não necessariamente no timbre, até pq como vc disse, eu tava com distorção de alto ganho e tal...mas que deu pra ver que ela tinha mais som a isso tinha sim......ai quem tem que ver se vale a pena pagar por essa diferença é quem ta comprando.
    abraço...e sim o povo da uma viajada quando o assunto é som de guitarra...mito pra cacete.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Legal bro, algumas percepções como essa que tiveste nem todo mundo tem, daí o dizer que a madeira não influencia... que ouçam quem tem ouvidos de ouvir.... Grande abraço!

    • @EricCravo
      @EricCravo 5 лет назад +1

      @@canalliguitars a tem um detalhe né, mexer nesse assunto é mexer com sonho, ego e fantasia até da galera, principalmente de quem já comprou uma gibson ou uma fender caríssima por isso que da tanto bafafa rs...eu ainda vou juntar uma grana e fazer com um luthier uma guita paulera...abraço bicho e parabéns ai por falar dessas coisas de forma sadia. Espero que a galera responda da mesma forma.

  • @guinacosta1721
    @guinacosta1721 5 лет назад +1

    Boa explicação. vlw.

  • @gertzpalma
    @gertzpalma 3 года назад

    VALEU!

  • @ranigps
    @ranigps 2 месяца назад +2

    eu nao acho que os criadores da Fender e da gibson recebram um poder pra saber que as madeiras que estavam na frente deles seriam as melhores ou as únicas que podem ser usadas pra qualidade musical de guitarras, pra quem nao sabe da historia eles usaram as madeiras pq umas eram abundantes no pais deles e outras pq as ferramentas de montagem da época nao tinham problemas nas madeiras so isso!!!

  • @hamateen4316
    @hamateen4316 6 лет назад +1

    Tenho que mandar a Fender para você montar, ta lembrado ainda...Rsssssssssss !!!!

  • @paulinhobini
    @paulinhobini 5 лет назад +1

    Uma outra coisa que eu penso é que a madeira não influencia só a questão sonora, mas também a sensação que o músico tem durante o uso do instrumento. A vibração das cordas que corre para o corpo do músico, a resposta do timbre a certas dinâmicas, tudo isso conta.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Paulinho Bini com certeza meu amigo porém infelizmente a maioria não tem essa sensibilidade

  • @maicobotega7195
    @maicobotega7195 5 лет назад +1

    Canalli... Fiquei impressionado com a aparência e com a qualidade da araucária! Gostaria de saber como faço pra conseguir um bom Blanc para um braço... Já que na minha região não temos muitas construções antigas... Abraço!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Maico Botega realmente é uma madeira excelente, porém pra achar uma boa peça tu tem que ralar muito. Aqui na oficina cansei de ir longe carregar o carro de vigas e chegar aqui não aproveitar nem 10%, é a vida ..... peleia em cima de peleia kkkkkkkkkk

    • @maicobotega7195
      @maicobotega7195 5 лет назад +1

      @@canalliguitars obrigado por responder.. sou fã do teu trabalho.. estou iniciando a minha primeira guitarra.. e descobrindo o quanto é difícil... Espero um dia quando passar pelo sul poder visitar sua oficina.. abraço!

  • @emailprofissional8485
    @emailprofissional8485 2 года назад +1

    madeiras não interferem no timbre = verdades que doem!

  • @Ronan835
    @Ronan835 6 лет назад +1

    Ótima explanação do assunto. Assim que possível eu gostaria de encomendar uma Stratocaster H/H carved em mogno com quilted maple top e escala em ébano com trastes jumbo em inox e hardware gold. Em acabamento seria semelhante a uma Pensasuhr Mk1 Quanto custaria por baixo a construção do corpo de um projeto desses?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад

      Ronan Lima obrigado
      Podemos falar por WhatsApp
      54999821497

  • @maiconnava783
    @maiconnava783 2 года назад

    Muito bom, vc trabalha com este tipo de madeira para guitarra? Onde posso conseguir uma madeira de qualidade para o corpo de uma guitarra?

  • @BrendaCantora
    @BrendaCantora 5 лет назад +3

    Cara, tu já fez algo com nosso pinheiro? Eu tenho muita curiosidade sobre um instrumento com essa madeira, talvez construir um precision Bass com ela num futuro próximo...
    Muito bom o vídeo, parabéns pelo trabalho

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      João Dalbosco opa
      A araucária é uma das madeiras que mais uso, da uma bisbilhotada aqui no canal que tu vai ver varios instrumentos feitas com ela .... abração!!! Ahhhh um PB com ela fica demais, inclusive já fiz

    • @BrendaCantora
      @BrendaCantora 5 лет назад +1

      @@canalliguitars feito meu velho
      Te adicionei no Facebook, vamos trocar uma ideia um dia desses, tu é de uma cidade vizinha a minha, quem sabe fazemos o pbass daqui uns meses. Abraço

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      João Dalbosco legal bro !!! Com certeza, vamos fazer sim!
      Abração !!!

  • @chagasleal3081
    @chagasleal3081 4 года назад +1

    Ótimo vídeo. Gostaria de saber, qual o melhor mogno para se obter um timbre mais encorpado, mais aveludado. Seria o Mogno Brasileiro ou o Africano?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад +1

      CHAGAS LEAL show de bola! Sem sombra de dúvidas o mogno brasileiro, uma peça vem selecionada te da possibilidades de timbres fantásticos !!
      Um abração

  • @rodrigosilveira1538
    @rodrigosilveira1538 6 лет назад +1

    Olá, ótimo post! Pode dar uma dica de como identificar as madeixas na hora de comprar uma guitarra? Exemplo como saber se o corpo é basswood ou Alder? Obrigado

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад +1

      Olá amigo, muito obrigado!
      Em alguns casos fica difícil identificar por conta de pinturas, lâminas de outras madeiras dando acabamento, mas de uma forma geral o basswood sempre vai ser mais leve que o alder, ash, etc...
      As fender são normalmente de Alder no corpo e em alguns casos de ash. Ibanez usa baswood. No mais tu pode procurar no google imagens pelas madeiras e comparar com o que tu ve na guitarra, embora seja um pouco difícil de classificá-las desta forma.
      Exemplo: goo.gl/images/Y46kCF
      Espero ter ajudado de alguma forma
      Um abraço

    • @rodrigosilveira1538
      @rodrigosilveira1538 6 лет назад +1

      @@canalliguitars ajudou sim! Obrigado.

  • @rodolfomisao123
    @rodolfomisao123 2 года назад

    Posso usar a Caixeta sem ser o Marupa como corpo de guitarra com ponte de dois pivôs estilo wilkinson/gotoh?

  • @vitormoraes4295
    @vitormoraes4295 5 лет назад +2

    Bom dia amigo, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo vídeo e pelo conhecimento compartilhado!!
    Segundo, você sabe me dizer se existe e se é comum uma Les Paul ser feita com o corpo todo em Maple? Eu sei que normalmente as guitarras desse modelo tem o corpo em uma madeira, e somente o tampo em maple, mas com o corpo todo em maple eu nunca vi.
    Pergunto isso porque possuo uma Les Paul de baixo/médio custo há quase 9 anos, e como não tinha muito conhecimento na época, não me informei sobre a madeira que era usada. Hoje em dia quase não encontro informações sobre essas guitarras na internet, mas achei que a madeira fosse algo entre o basswood e o nato, ate pelo nível da guitarra. Mas recentemente consultei um luthier e ele, ao raspar um pouco de tinta da parte de dentro (onde ficam os potenciometros), disse que a madeira era bem semelhante ao átilo, que acho que se equipara ao maple né? Se você puder me tirar essa dúvida eu ficaria muito grato. Abraço!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Olá amigo tudo bem?
      Particularmente eu nunca vi uma guitarra com o corpo de maple, não se usa ele para tal fim. Ele é bem denso, o que deixaria o instrumento muito pesado. Tu vai encontrar o maple em braços e tops. Em relação ao "átilo" eu desconheço portanto infelizmente não posso opinar a respeito.
      Grande abraço !

  • @pedrinho9847
    @pedrinho9847 2 года назад +1

    Pergunta. Guajuvira é boa pra fazer braço?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  2 года назад

      Bom dia tudo bem?
      Sim, excelente madeira !

  • @rogeriobalestra
    @rogeriobalestra 5 лет назад +1

    Canali bom dia, eu tenho um sarrafo de Peroba do Campo ou peroba amarela que deve ter mais de 30 anos, tamanho 1.80x5x3, será que fica bom pra fazer um braço de Telecaster, no caso teria que cortar e colar pra dar a largura do braço, duas peças pro braço será que fica bom ? Obrigado

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Rogerio Balestra teria que ver o corte da madeira mas a princípio sim, embora eu não conheça a estabilidade da peroba

    • @rogeriobalestra
      @rogeriobalestra 5 лет назад +1

      @@canalliguitars obrigado Canalli pela resposta, muito bom seus vídeos e concordo com tudo que voce disse sobre as madeiras, experiência própria.

  • @AdrianoLopesGuitar
    @AdrianoLopesGuitar 3 года назад +1

    Achei ótima sua explicação e concordo com tudo que disse!
    Eu tenho uma pergunta, você já trabalhou com vinhático?
    Aqui perto de onde moro tem vinhático em uma madeireira, achei a madeira bem macia e leve, a madeira está bem guardada, seca e bem antiga já na madeireira e isso me interessou bastante...
    Você pode dizer algo sobre essa madeira? Obrigado!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  3 года назад

      Bom dia Adriano ! Muito obrigado pelo prestígio
      Então, já ouvi falar bastante dessa madeira mas ainda não tive a oportunidade de trabalhar com ela. Portanto não tenho como opinar. Mas vá em frente e teste! Depois me diga o que achou se possível 😉

  • @adenilsonsantos5201
    @adenilsonsantos5201 6 лет назад +1

    Como faço para uma madeira branca não ficar amarelada ??? se é que tem jeito isso!! kkk
    Parabéns pelo canal!!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад

      Adenilson Santos esse é o processo natural de envelhecimento da madeira, quanto mais velha mais escura

  • @denismunhoz
    @denismunhoz Год назад

    sabe dizer alguma coisa sobre o maple alpino? seria uma duvida em relação a composição do fagote. como é um instrumento acustico, sei que a madeira é mt importante.

  • @saviocaverao616
    @saviocaverao616 4 года назад +1

    Alguém sabe algo sobre as propriedades sonoras do poplar ?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад +1

      Não tenho conhecimento sobre essa madeira ...

  • @christianjhonny3401
    @christianjhonny3401 6 лет назад +1

    Excelente explanação!
    Pretendo montar uma LP Jr., o braço maple/jacarandá e os pickups p90 eu já tenho, estou na dúvida quanto a madeira do corpo, pois a referência de som que gostaria de me aproximar é de uma Duesenberg Caribou que é feita em Alder, então o som que está na minha cabeça não é de uma LP tradicional. Poderia me ajudar? Entre as madeiras nacionais: Freijó, Marupá, Caroba, Tauari, etc., qual mais se aproxima do Alder em timbre e sustain? Alguma combinação que me ajude a chegar num resultado próximo ao Alder? Desde já, agradeço!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад +2

      Ola amigo
      A araucária é o que uso para substituir o Alder, ela faz isso com maestria e pra mim é superior pois adiciona mais médios graves e sustain ao instrumento

    • @christianjhonny3401
      @christianjhonny3401 6 лет назад

      @@canalliguitars Obrigado amigo, valeu!

  • @antonioalcilio4971
    @antonioalcilio4971 3 года назад +1

    Blz meu amigo manda contato quero que vc faça uma guitarra vlw pela informação

  • @jpf77
    @jpf77 5 лет назад +1

    Amigo, não entendo muito sobre madeiras, mas fiz algumas pesquisas básicas.
    Nas Fender normalmente se utiliza Alder e Ash.
    As guitarras stratocaster feitas por luthiers do Brasil, eu vejo que se utiliza de mais Freijó, Marupá e Cedro Rosa.
    Dentre essas três madeiras, qual se assemelha mais com Alder ou Ash?
    Valeu....

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +2

      Bom dia João Paulo
      Em primeiro lugar vale ressaltar que a Fender sempre usou essas madeiras por serem bastante abundantes nos EUA, e não porque foi feita uma pesquisa minuciosa. Também, verdade seja dita, são madeiras boas porém temos aqui no Brasil uma infinidade de espécies com características similares e superiores, que deixaria o Leo Fender de queixo caído, visto que a PRS vem aqui pro Sul buscar madeiras de demolição faz mais de 10 anos. Uma strato de cedro rosa oferece timbres espetaculares e bem próximos do que se ouve nas Fender top de linha. Marupá numa telecaster fica matadora. Freijó nunca usei.
      Espero ter ajudado d ealguma forma. Um abraço

    • @jpf77
      @jpf77 5 лет назад +1

      @@canalliguitars Valeu😃. Ajudou muito. Abraço.

  • @professorrandyrhoads
    @professorrandyrhoads 4 года назад +1

    Me diz uma coisa, qual vc acha as melhorea madeira que são mais difíceis de aparecer fissuras ou trincas?
    Ou as que sao menos prováveis de ocorrer isso?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      Heavy Teoria de Crescimento de uma forma geral as madeiras mais macias tendem a rachar menos, no entanto fatores como métodos de secagem e armazenamento influenciam diretamente nesse quesito

  • @cleofranciscoschoffen7634
    @cleofranciscoschoffen7634 6 лет назад

    Parabéns! Concordo com sua opinião. A madeira interfere de forma sutil no timbre, mas faz toda diferença a ouvidos treinados. Forte abraço!

  • @xinhojs
    @xinhojs 3 года назад

    Cara. Estava pensando, como seria uma guitarra com o corpo em jaqueira. O que acha?

  • @lucas1schneider
    @lucas1schneider 5 лет назад +1

    Boa tarde amigo, qual parte da guitarra influência mais na característica sonora final? A madeira do corpo ou madeira da escala do braço?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Boa tarde !!!
      Ao meu ver, o braço como um todo...

  • @paulinhoferreira9727
    @paulinhoferreira9727 5 лет назад +1

    Braço em Marfim tem uma boa estabilidade ? Segura bem a afirmação ? Ficaria legal uma stratocaster braço marfim e corpo em Cedro ?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Luis Paulo Ferreira com certeza, apesar de eu não ser muito fã do marfim

  • @ronylemos4797
    @ronylemos4797 4 года назад +5

    11 "dislikes"?. Pô, são veganos que não gostaram da sua analogia do churrasco...tem que ser vinagrete com alface hahahahahahahahaa, valeus pelo vídeo.

    • @fabiogorskimartins
      @fabiogorskimartins 3 года назад

      na vdd acho que em relação ao tipo de madeira e o timbre ele explicou em detalhe o tipo de som que a madeira apresenta, onde esta a pesquisa e o estudo técnico que prova essas afirmações? deve ser por isso.

  • @ismaelserpa
    @ismaelserpa 5 лет назад +1

    Show de bola demais Canalli! Cara, me tira uma dúvida? (Desfocando um pouco das peças, captadores, etc que vão influenciar bastante) aquela discussão infindável sobre existir diferença nos Basswoods procede? Talvez em como foram cortados né... Porque vemos boas guitarras com essa madeira, já outras ruins... como disse, tirando de lado as peças, as vezes notamos diferenças na resposta sonora com o instrumento desligado, entre duas guitarras com Basswood.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Ismael Serpa obrigado cara!
      Então jamais teremos 2 pedaços de madeira idênticos, por mais que a gente selecione algumas coisas são quase impossíveis de identificar como por exemplo se a árvore cresceu em ambiente chuvoso árido e assim por diante. Além do que de uma única tora de madeira saem pranchas com características muito diferentes

    • @ismaelserpa
      @ismaelserpa 5 лет назад

      @@canalliguitars sim... talvwz então haja diferença no tratamento que essa madeira (basswood) recebeu, dependendo do custo e fabricação do instrumento, tô certo?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Ismael Serpa tratamento do que tu diz? De secagem? e além disso essa questão que disse de que parte da tora vem a prancha etc...

    • @ismaelserpa
      @ismaelserpa 5 лет назад

      @@canalliguitars isso, secagem! Muito obrigado pela informação cara! Show de bola... Abração

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      @@ismaelserpa O método de secagem vai influenciar na estabilidade da madeira

  • @pedroaugustomendessilvamor5894
    @pedroaugustomendessilvamor5894 5 лет назад +1

    Se madeira nao influenciasse no som, os grandes musicos optariam por madeiras leves, pra ficar mais confortavel pra tocar um show, e não madeiras específicas selecionadas

  • @cesardetoni9867
    @cesardetoni9867 5 лет назад +1

    Olá Canalli, tudo certo? Gostaria de saber se vc já fez algum braço de guitarra com a madeira Bird eyes maple. Minha pergunta é devido ao fato de ter ouvido já alguns guitarristas profissionais elogiando muito essa madeira. Segundo eles, quando trocaram o braço, o som, como costumamos falar, abriu e deu mais sustain. Gostaria de saber sua opinião! Valeu aí, muito obrigado!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Olá César
      A característica do maple é essa mesma, um timbre mais cristalino, em relação ao sustain depende da peça de maple em si, no que se diz repeito a corte do blank... enfim. O Birds eyes é apenas uma figuração do maple ocasionada por climas muito frios. Já fiz braço com ele, é lindo demais !

    • @cesardetoni9867
      @cesardetoni9867 5 лет назад +1

      @@canalliguitars Massa. Ele é lindo mesmo. Valeu aí pela atenção. Abraço!

  • @TheNegodial
    @TheNegodial 4 года назад +1

    Quais tipos de madeira nacionais posso usar no braço do contra baixo?

  • @TachibanaSHSFANBrasil
    @TachibanaSHSFANBrasil 5 лет назад +1

    Canalli. Antes de mais nada, parabéns pelo vídeo esclarecedor. Tenho um corpo strato em mogno com um braço em marfim e quero monta-la. Não são as madeiras clássicas de uma strato mas ainda assim eu busco um som desde clean até no máximo blues ou rock clássico, com overdrives tipo OCD até tube screamer com caixa valvulada. Que tipo de captador é indicado pra essas madeiras? Não falo de marcas, mas de tipos.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Olá amigo, bom dia!
      Com essas configurações eu usaria um humbucker de baixa saída na ponte (tipo vintage PAF) e singles vintage hot no meio e braço. Creio que terás resultados muito interessantes. Também seria muito bom instalar um split coil no humbucker, lembrando que pra isso ele precisa ter 4 condutores.
      Um abraço !

    • @TachibanaSHSFANBrasil
      @TachibanaSHSFANBrasil 5 лет назад

      @@canalliguitars Obrigado. Era o que eu suspeitava, mas como não sou experiente - e após ouvir seus comentários sobre madeiras - achei que você poderia me "dar uma luz". Eu já tenho em mente que captadores usar, mas como nada é barato, melhor antes "pedir ajuda aos universitários". Já vi muitas guitarras suas e vejo que você tem ótimo apuro estético, além de fazer o instrumento, é claro. Sou de Cachoeirinha e um dia ainda vou ai bater um papo com você e tomar um chimarrão !!!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Tachibana SHS FAN Brasil obrigado
      Venha sim cara, será um prazer
      Abração

  • @edsonpessoa
    @edsonpessoa 5 лет назад +6

    Existe diferença sim no som das madeiras, é bem sutil mas existe. Já nos captadores ha diferenças gritantes. O q eu acho bobagem infantil é uma cara afirmar q o único timbre legal é o de Fender/Gibson cada instrumento tem seu timbre mesmo sendo da mesma marca. Alem do mais, vejam as guitarras Gittler nem sequer madeira elas tem e o som é bom do mesmo jeito.

    • @gabrieli.8602
      @gabrieli.8602 3 года назад

      Exato, a Glitter veio para provar que a madeira não manda tanto assim em ter um som legal de guitarra. Renatinho Strauss fez um mega comparativo de madeiras, a diferença é mínima. Estamos falando de instrumentos elétricos, a maior parcela do timbre vem da captação e circuito.

  • @marceloluizlopes5161
    @marceloluizlopes5161 5 лет назад +1

    Olá amigo , que você poderia fornecer de conhecimento e opinião sobre o Tauari Branco. Depois de um tempo descobri que minha guitarra tem o corpo nesta madeira com braço em hard maple e escala rosewood. Depois desta descoberta fiquei com uma tremenda interrogação sobre esta configuração inclusive pensando num corpo em cedro. Você acha que minha duvida tem fundamento? Uso captadores seymour na conf HH. Obg amigo pelo canal

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Marcelo Luiz Lopes
      Em primeiro lugar pergunto :
      O timbre da guitarra te agrada ?
      O Tauari é uma excelente madeira, muito estável e uso aqui na oficina com muita frequência, para braço e para corpo. Ele é muito parecido com o mogno em termos de sonoridade. Ele te oferece mais sustain e médios do que o cedro.

    • @marceloluizlopes5161
      @marceloluizlopes5161 5 лет назад +3

      +CANALLI GUITARS , com certeza o timbre é bom. Na verdade esse é o complexo que as vezes carregamos por nossos instrumentos não serem em Ash Alder Mogno. E aqui mesmo no Brasil se fala muito em Cedro,marupa e freijó e o Tauari é uma madeira segundo comentários mais utilizada em braços se assemelhando e substituindo o Maple. Sinto o Tauari com acentuação em médios e agudos bem marcantes com bastante sustain. Valeu mestre pela resposta e deixa o Tauari falar em paz!!!

  • @alyshow.t
    @alyshow.t 5 лет назад +3

    Ótimo video meu amigo, conhecimento grátis pra quem quiser aproveitar!
    Aproveitando queria te perguntar sobre o Ash, ele costuma ser bem agudo né? Pra uma guitarra nessa situação que seja pra igreja e precise de caps versáteis, poderia me recomendar algum?
    Obs: É uma strato sss mas que podendo até ser hss se for necessário.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Alyson Teixeira muito obrigado
      O Ash tem essa característica mais brilhante... em relação aos captadores , depende muito do timbre que tu quer tirar, me diga qual o registro sonoro que tu mais necessita por gentileza
      Um abração

    • @alyshow.t
      @alyshow.t 5 лет назад

      @@canalliguitars eu preciso de algo que eu possa tocar John Mayer, Matheus Asato, Hendrix, John frusciante etc...

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Alyson Teixeira da uma olhada nos vídeos do Tobias Kemerich os captadores que ele usa são bem nessa onda e com um valor atraente
      Um abração

    • @xandeguitarra
      @xandeguitarra 5 лет назад

      @@alyshow.t texas special ou captadores nessa onda ,

    • @alyshow.t
      @alyshow.t 5 лет назад

      @@xandeguitarra Os texas são agudos demais, aí eu só trocaria o problema de nome.

  • @ericvallotti
    @ericvallotti 5 лет назад +1

    Ei amigo, bacana a conversa. Ganhei uma peça de ipê que daria para fazer um corpo ou um top. Vale a pena construir algo com ela?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Eric Vallotti Pereira muito obrigado! O ipê é uma madeira bem densa e por consequência muito pesada. Tem bastante tendência a rachar, porém para top pode proporcionar resultados interessantes inclusive em seus veios

  • @motosesons2734
    @motosesons2734 5 лет назад +1

    Ou um bom instrumento de luthier com madeiras selecionadas...

  • @PedroHenrique-qp1bh
    @PedroHenrique-qp1bh 5 лет назад +1

    Guitarra com uma peça ou duas peças no corpo, da muita diferença?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Pedro Allmeida desde que seja uma colagem bem feita e ambas as peças sejam da mesma prancha não há diferença audível

  • @verdaodamassa
    @verdaodamassa 5 лет назад

    Eu quero saber de você, a madeira Poplar é boa? A madeira das Jazzmasters da Tagima série Woodstock. Diga aí!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Solid Snake_93 não existe madeira ruim, elas são diferentes e oferecem possibilidades diferentes. Claro que antes de mais nada tem que ser estável, em especial quando se trata de braço

  • @ronaldviana770
    @ronaldviana770 4 года назад +1

    Qual vc me indicaria pra corpo de strato cedro rosa ou freijó?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад +1

      Ronald Viana ambos são muito bons ... depende o resultado que tu busca

  • @adrianogomes3271
    @adrianogomes3271 4 года назад

    Ótimo vídeo amigo... vc me permite uma pergunta, já perguntando, se for possível responder: que madeira é essa tal candlenut? Vi um corpo de Strato feita com ela, mas não emconttei nda sobre aa característica dessa madeira. Obrigado.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  4 года назад

      Adriano Gomes tudo bem cara?
      Olha, sinceramente é a primeira vez que ouço falar... logo não tenho como opinar... me desculpe por não poder ajudar

  • @ticoestrela7176
    @ticoestrela7176 5 лет назад +1

    Tenho uma lespaul Giannini 90's... sinto que ela é bem leve pra uma lespa... quais captadores colocar??!! Agudos ou graves??!! Aquele abraço.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Opa tudo bem? isso é muito pessoal, no entanto eu prefiro captadores mais abertos, com mais cristalinidade, os Seth lover por exemplo ...

  • @CanalDoEgidio
    @CanalDoEgidio 6 лет назад

    vc ja fez uma guitarra com Jatobá?? pq aqui na região tem em abundancia entende... aqui onde moro tb tem muito angelin...

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад +1

      Rota 777 olá amigo
      Já usei para alguns detalhes da guitarra o jatobá, ela é muito pesada o que limita seu uso

  • @satridpaiva1907
    @satridpaiva1907 7 месяцев назад +1

    Você faz corpo de guitarra?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  7 месяцев назад

      Infelizmente não forneço peças avulsas

  • @playmofamily
    @playmofamily 5 лет назад +1

    Mestre, cedro rosa para braço funciona bem? Desde já, muito obrigado!

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +2

      Bitaca Do Ogro é muito usado em braços de violões clássicos, viola caipira etc. Para guitarra creio ser macio demais, normalmente em braço de guitarras e baixos utilizamos madeiras mais densas

    • @playmofamily
      @playmofamily 5 лет назад

      @@canalliguitars Muito obrigado!!!!

  • @andrecarvalho2593
    @andrecarvalho2593 5 лет назад +3

    Uma guitarra de poplar presta?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад +1

      Todas as guitarras prestam, cada uma tem seu uso aplicável ;)

    • @DreCarvalho
      @DreCarvalho 5 лет назад +2

      Tenho uma Jackson Roswell, em poplar. Levíssima e com um baita timbre.

    • @rafaelzengo5534
      @rafaelzengo5534 5 лет назад +2

      Tive uma fender mexicana em poplar, e pra mim deixava a desejar.

  • @carlosfaustino6332
    @carlosfaustino6332 Год назад +1

    e...realmente tem guitarra que tem timbre choxo...e nao se trata de captadores...os melhores bracos sao literalmente assados...

  • @tonimaluis2631
    @tonimaluis2631 2 года назад +1

    qual é a madeira mais resistente para reparo?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  2 года назад +1

      A que tipo de reparo se refere? Cada caso é um caso, mas em via de regra escolha as mais densas

    • @tonimaluis2631
      @tonimaluis2631 2 года назад +1

      @@canalliguitars obrigado por responder, em caso de reparo de ponte Floyd Rose, quando o local onde o pivô fica, racha ou quebra, qual madeira densa é mais usada para este tipo de reparo?, bom dia.

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  2 года назад

      @@tonimaluis2631 ahhhh sim com certeza

    • @tonimaluis2631
      @tonimaluis2631 2 года назад

      @@canalliguitars Você não respondeu kkk, qual madeira eu devo usar

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  2 года назад

      @@tonimaluis2631 um pedaço de Maple por exemplo, marfim, garapeira, cabreúva, mogno, jatobá, angelim, Platano, e poraí vai

  • @thialvesjacuri
    @thialvesjacuri 6 лет назад

    Seria legal um corpo de stratocaster de Peroba rosa e o braço em Cedro?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  6 лет назад +1

      Thiago Alves inverta a posição das madeiras e terás uma bela strato

  • @felipepassoni4301
    @felipepassoni4301 5 лет назад

    Uma guitarra com o corpo e o braço em jequitibá fica muito pesada?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Felipe Passoni nunca usei jequitibá
      Sinceramente não conheço a densidade

  • @Maurilio416
    @Maurilio416 5 лет назад

    Freijo para corpo stratocaster , o que vc acha do timbre ? Se compara com ash?

    • @canalliguitars
      @canalliguitars  5 лет назад

      Maurilio Galvão Eu particularmente nunca usei pois não tem aqui na minha região, porém já vi muita gente usando. Quanto ao timbre dele infelizmente não posso opinar por conta de nunca ter usado.
      Um abraço

  • @marineisilvapereira5829
    @marineisilvapereira5829 5 лет назад +1

    Ipê e bom pra construir guitarra?