"Beijo, te amo!!!" Pirula sendo fofo num vídeo super sério!!! Achei lindo!!! Felicidades pra vocês!!! E só mesmo a educação para despertar a consciência da gravidade da escolha de procriar para a população geral. Valeu pelo vídeo! 😘
Acho que o ponto fundamental não é que tenha comida para todo mundo, mas a qualidade de vida de toda a população. Hoje, no Brasil, somos 200 milhões de pessoas. E se o número atual fosse de 150 milhões? Qual seria o índice de desemprego? Como estaria a questão da violência urbana? No Freaknomics Steven Levitt e Stephen J. Dubner defendem a tese que a Lei do Aborto nos EUA foi a responsável pela queda na criminalidade dos anos 90. Isto é, muitas daquelas pessoas que iam nascer em lares desprivilegiados (filhos de mãe solteira, com pouca instrução, bairros pobres, etc) não nasceram, não cresceram e, ao chegar na adolescência e fase adulta, não viraram criminosos. Claro, é um tema nebuloso, a influência católica/etc provoca arrepios apenas em falar a palavra aborto. Você tem a tua crença religiosa, ok. Mas e se for verdade? Se o aborto fosse liberado no Brasil desde, digamos, os anos 80, talvez os índices de violência hoje observados no Brasil - índices de países em tempos de guerra - fossem bem menores.
As classes ricas tem tanto criminosos quanto os pobres.Se vc observar qualquer família rica pode ter o numero de filhos que quiser sem ser questionada se seus filhos se tornarão criminosos.o problema não é o numero de pessoas em absoluto,mas como a sociedade lida com o que se considera crime e as suas origens.Ou vc acha que sociedades que reprimem as pessoas tem menos crime pela simples repressão direta? Qual o impacto na criminalidade das desigualdades humanas?Como se processaria a redução de crimes contra o patrimônio caso fossem adotadas medidas abortivas na população?ha uma associação automática direta entre menos crimes e menos pessoas?primeiro acho que teríamos que ter respostas pra esses tipos de perguntas.
A questão é :imagine se 99% das ( tirando casos de violência e saúde da mãe e bebê , por exemplo ) concepções fossem desejadas ? Imagine se todos os casais tivessem planejamento familiar e educação .... o índice de aborto diminuiria e o populacional também ..muito vejo sobre ter opinião sobre a legalização do aborto , mas discutir IDH pouca gente quer ..e as mulheres também estão presas a um senso comum feminista , que as vezes pode estar até errado ...
Eu tinha lido uma reportagem antes, mas achei mega importante o CAC dar essa visibilidade, dado ao tamanho do canal. Aqui no norte é mato essas merdas acontecerem e povo nem saber metade da história, então seria maravilhoso o Pirula falar sobre isso, principalmente como biólogo.
Sobre o lance de não terem filhos conscientemente, pensei em: Será que elas simplesmente não se importam? No sentido de: "ah, a gente consegue sobreviver, a gente dá um jeito..." Pq pelo que eu observo de diferenças entre mim e outros pessoas do meu meio, é que eu vejo o fato de ter um filho numa situação ruim, como algo muito assustador, diferente de outras pessoas. Eu tenho amigos que tiveram filhos cedo, tipo, na mesma situação financeira que eu, e levaram de boa, no meu caso eu teria enlouquecido com o fato de eu não poder sustentar um filho.
Bem falado, nobre Pirula. Mas acho q da pra fundamentar ainda mais a parte sobre o quão Malthus pode ter acertado. Jared Diamond descreve no fodacional livro "Colapso" um caso onde de fato rolou uma crise maltusiana final do século passado, no capítulo "Malthus na África: Genocídio em Ruanda". Ainda q grande base motivacional para tamanho genocídio tenha vindo de conflito étnico entre hutus e tutsis, um grande alavancador pra acirrar o conflito ao ponto que chegou foi uma grande competição por recursos q se tornaram escassos devido ao crescimento populacional. Inclusive, houve massacres entre os próprios hutus. No livro, ele tb aborda problemas de superpopulação em algumas ilhas da polinésia. Mais de uma das quais inclusive teria a prática de suicídio ou infanticídio como algo já estabelecido pra controlar desequilíbrio populacional.
Esse foi um dos vídeos que minha mãe mais falou contigo. AHAHAH ela estudou muito sobre Malthus na faculdade de Economia. Ótimo produto, Pirula. Abraços.
Acredito que não, pois ela me disse que conforme você foi falando, ela foi recordando das aulas, que o professor dela na época, 1978-1979, já falava conceitos como os que você colocou no vídeo. Ela gostou bastante. "E essa questão populacional, nós tivemos que discutir em sala de aula, população x alimentos" palavras dela, "a conclusão que chegaram é que Malthus estava no caminho correto, mas que ele desconhecia como seria o progresso, então, ele se apoiou naquilo que ele mesmo conhecia."
Pirula sou seu seguidor desde 2014, e tbm sou economista, concordo parcialmente sobre a sua análise normativa sobre a questão da superpopulação e de fato muita coisa do que você disse eu vi na faculdade, mas minha crítica seria que, tomando uma perspectiva schumpeteriana, em que a tecnologia seria cada mais inovadora e capaz de suprir as novas demandas, você não acha que cada vez mais a tecnologia poderia gerar novos meios de produção, até mesmo artificiais, que pudessem suprir as necessidades da população? Sobre a sua opinião normativa concordo totalmente, não devemos tomar medidas drásticas para a contenção da população mas sim medidas de educação e conscientização das pessoas para que elas tenham planejamento familiar adequado e outra aacrescentado uma questão, seria a de como de aborto poderia evitar que pessoas em situações delicadas não tivessem filhos indesejados, que poderiam ser desprezados, ou a situação da família ser prejudicada e com isso o aborto poderia evitar esse crescimento populacional dessa população "menos consciente" ?
Não entendo porque cogitam viver no futuro em lugares com menos qualidade de vida, mais apertado, viver em arranha céus em vez de casas, viver em cidade navio em vez de terra firme mas não se cogita em defender a diminuição da população. Ter menos gente no mundo parece mais racional e o Pirula tá fazendo de tudo para ser politicamente correto, não ser mal visto. O interesse em ter grande população é de empresas que querem grande mercado consumidor e de países que querem ter poder. Se for priorizar qualidade de vida humana, uso mais sustentável do planeta terra, o bem de todos os seres vivos, a população humana muito menor é uma solução óbvia.
Eu acho q não há muito o q ser feito mesmo. A taxa de natalidade vai cair como reflexo do desenvolvimento de cada país, não creio q chegaremos a precisar dessas medidas drásticas, e por outro lado, bem, reproduzir é um direito básico de qualquer ser humano, querer impedir, controlar, proibir isso tem um pé em práticas eugenistas q a história demonstrou não serem nada agradáveis Inclusive a taxa de natalidade aqui no Brasil está caindo até mais rápido do q o previsto, inclusive nas camadas mais pobres e entre aqueles q recebem bolsa-familia. Isso por si só trará alguns desafios a nível de governo, mas já terá impacto na qualidade de vida futura, sem duvida
Pirula, excelente vídeo. Não dê atenção aos analfabetos funcionais que aqui aparecem. São pessoas que têm uma imensa dificuldade de interpretação tanto em vídeo quanto em textos. Gostaria de pedir para você abordar sobre a recente polêmica da amazônia, será um tema bastante relevante para o momento, grande abraço
Pai do Boi regra do arredondamento,como deu 0,55 você arredonda pra cima 0,6(😂😂), só que aí depende exatamente do que você disse, o quão exato você quer? 0,56 ou 0,6?
E se a distribuição de alimentos desigual é intencional? E se precisamos e dependemos da miséria e pobreza? Poderíamos extinguir várias mazelas da humanidade, mas o que me da a "IMPRESSÃO" é que damos um tipo de prioridade seletiva a problemas que aparecem em nossa sociedade e espécie.
Pirula, fale sobre a romantização da obesidade que tá em moda hoje em dia, onde propagam a ideia de que não existe problema em estar acima do peso, ignorando completamente todos os malefícios e doenças que isso acarreta com o tempo
Vc é gordo? Se não for, não tem motivo pra falar dos outros. Se for, vc sabe o que é melhor para você. Nem todo mundo quer morrer de velhice. O importante é a pessoa ter informação sobre as consequências da obesidade. Ciente disso, ela pode ser feliz dentro das escolhas dela.
Existe uma diferença entre obesidade e acima do peso. Quem está somente acima do peso, não necessariamente vai ter doenças que são normalmente consequências de sedentarismo, pois estar acima do peso em alguns casos envolve fatores genéticos também. Por outro lado, pessoas magras podem ter problemas que pessoas mais gordas (mais gordas do que "apenas" acima do peso) e obesas normalmente tem devido ao sedentarismo, ingestão de alimentos tóxicos, álcool, drogas. Conclusão: O problema é o sedentarismo e a má alimentação. O corpo da pessoa pode refletir sim isso, mas acima do peso não é sinônimo de doente, obesidade e desnutrição sim
Ótimo vídeo Pirula. Você consegue introduzir conceitos de conservacionismo e desenvolvimento sustentável, de uma forma didática e interessante. Eu acho muito importante desatrelar a ideia [já ultrapassada], de que o meio ambiente é um freio para o desenvolvimento da sociedade. Aproveito para sugerir um video sobre o recente decreto que visa a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados, a Renca. Creio que esse assunto precisa ser melhor elucidado e você poderá fazer com maestria. Grande Abraço.
Muito boa a ressalva... E realmente, eu faço parte do grupo que afirmou que vc caiu em um Malthusianismo no vídeo, e isso levando em conta alguns argumentos centrais do vídeo, e não só a má percepção. Mas suas conclusões são inegáveis. Obrigado por todo conteúdo produzido.
Pirula gostaria muito de ver um video seu sobre a abertura para mineradoras mirrar na reserva ambiental Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados) irei espera ansioso... :D
Pirula, adoro o canal! Parabéns pelo trabalho que você faz! Não sei se é trabalhoso mas acharia interessante se tivesse legendas em inglês nos vídeos, poderia aumentar o alcance. Abraço
Abraços de Portugal Pirula, adoro os teus vídeos pois são poucos os canais sobre ciência no youtube e ainda melhor é que são em português (ptbr). Vi o teu video sobre de onde vem os índios e surgiu me uma pergunta que na verdade já algum tempo nao consigo perceber pois também acho que ainda a ciência não conseguiu responder. É sobre a chegada de alguns animais á América do Sul, como chegaram por ex: jaguares(onça pintada em br), macacos, papagaios... visto que os seus parentes mais próximos são de África. Como chegaram esses animais á América do Sul visto que ultima vez que continentes estiveram juntos foi á milhões de anos e ainda esses animais nao existiam. Por favor explica um pouco as teorias e estudos que existem sobre este tema. Boa continuação, abraços do Tuga :) .
Sobre nós, seres humanos sermos engenhosos ou fáceis de nos adaptar, você falou certo, mas para usarmos a engenhosidade e construir arranha-céus, casas flutuantes e até mesmo transformar desertos em lugares habitáveis, vai precisar de muita grana. Falar sobre isso para países de primeiro mundo, tudo bem, agora países até mesmo como o Brasil, isso nunca vai acontecer. E sobre a quantidade de alimentos produzidos para o número de pessoas, pior ainda! Os preços só aumentam cada vez mais, e a gente vê claramente que o número da produção diminui cada vez mais (digo isso em relação a alimentos produzidos com animais). Enquanto nosso número cresce ao redor do planeta, os animais diminuem, isso é fato! Eu acho que deveríamos ter um controle de reprodução mundial. E pra finalizar, falando sobre espaços ocupados, nós necessitamos sempre de hospitais, escolas e outras coisas do tipo, então é claro que vamos sempre nos agrupar em cidades ou grupos de povoação e não muito espalhados.
Eu sou leigo no meio científico e gostaria que alguem me respondessr: Qual a estimativa de capacidade populacional terrestre? Já li em alguns lugares que são 8 bilhões de indivíduos e em outros que são 20 bilhões.. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho Pirula! Sempre te acompanhando e torcendo pelo teu sucesso
Política educacional generalizando a responsabilidade de instruir, e fornecer apoio estrutural (psicológico e material) para que surja uma consciência de responsabilização das pessoas em relação ao planejamento familiar; uma responsabilização não limitada ao campo jurídico mas envolvendo campos como a ética, cidadania, etc.
Defender a livre escolha das famílias em ter ou não filhos necessariamente implica em defender que elas tenham de fato opções para evitar ter filhos, como a vasectomia. Não é o que acontece no Brasil, por exemplo, onde apenas a partir do terceiro filho essa opção está disponível pelo SUS.
Mais um ótimo vídeo do Pirulla. No entanto, faltou dizer que atualmente a ideia de Malthus que diz respeito que faltará alimentos para população foi substituída justamente pela ideia de que o ambiente terrestre não suportaria o número excedente de população, estando ligada a ideias Neomalthusianas. Que inclui também a temática do outro vídeo sobre o percentual de ocupação do planeta.
Olá Pirula, obrigado pelo conteúdo postado :) Muitos temas que você aborda no canal são abordados no livro "Sapiens - Uma breve história da humanidade". Qual a sua opinião sobre o livro? É uma fonte confiável? Muito obrigado
Interessante. Tambem teve um controle populacional indireto na India,pois teve um caso que uma montadora foi fazer um programa de saude no pais e acabou esterilizando uma parte da população,mas isso foi nos anos 80 ou 90,teve tempo para se recuperar. Essa discussao de cidades no deserto valeu o like.
Pô Pirula, acabei de chegar de Monte Verde com a patroa! Estávamos fazendo as trilhas tb! Próxima vez q vc for pra lá, recomendo o Ranchinho de Monte Verde, na rua dos eucaliptos 158. Rango mineiro caseiro maravilhoso, 20 pila coma à vontade com opções vegetarianas tb.
Falando em evolução tecnológica na ampliação da produção de alimentos, uma boa seria falar algo sobre cultivares transgênicos e como ajudam a Humanidade nesse aspecto.
7 лет назад+5
Pirula, você só se perdeu em um detalhe. Na teoria populacional reformista, é defendido que o nível educacional de uma população (principalmente mulheres) faria um papel de controle populacional de forma automática. Quanto maior o nível educacional das mulheres, menos filhos ela terá e muitas vezes, mais tarde ela os terão. Por isso que países como Alemanha, Japão e Canadá já possuem taxa de crescimento populacional negativo, precisando em alguns casos de estímulo para o povo ter filhos (quase um bolsa família) é ao mesmo tempo estimulando a imigração para gerar mão de obra.
7 лет назад+3
Quando damos aula de teorias populacionais falamos da Malthusiana, Neomalthusiana é para contrapor apresentamos a Reformista.
A questão é que não adianta simplesmente ocupar os desertos. A ocupação em si do ser humano, não é o principal problema. O principal problema, é que pra comida, pra água, pra tudo chegar lá no deserto, eles acabam sendo extraidos de outros lugares. Concordo que podemos ter soluções engenhosas pra aproveitar melhor o espaço, mas como elas são muito mais custosas, as pessoas vai continuar ocupando até não ter mais espaço mesmo, e só ai vão apelar para essas soluções.
É bom tomar cuidado com essa história de que a tecnologia melhora a produção de alimentos, uma área realmente está produzindo mais, porém é bom lembrar que insumos agrícolas não vem do nada.
Oque as pessoas não entendem é que existe uma grande diferença entre constatar um fato, um problema evidente e simplesmente usar o estado para intervir na vida das pessoas aleatoriamente com a desculpa de que resolverá esse problema. Bom se a superpopulação, aquecimento global e etc são um problema, deveriamos usar nossos esforços para criar tecnologias viáveis e meios de superar esse problema(o lucro é um grande incentivo nesse aspecto), ao invés de usar um aparato coercitivo como o estado para aumentar o seu poder sobre o individuo a ponto de ditar até mesmo a sua relação sexual, diminuindo consequentemente a livre iniciativa das pessoas que é onde deveria se encontrar a solução de problemas como esses.
Olá Pirulla, gostaria muito que tivesse um vídeo falando sobre "constelação familiar". Tá na cara que é uma pseudo-ciência mas não encontro nada refutando ou mesmo dando um respaudo científico sólido (o que acha difícil kkk). Mas vejo que é um tema importante pois por aqui está virando moda...
mas pirula, vc não acha que o ser humano já ultrapassou um certo "limite habitável" de território? eu penso que se o ser humano proteger pouco mais de 1\3 de biomas não daria pra contrabalancear com o que nos desmatamos e poluímos?
Meu medo maior com relação a espaço e que, muito provavelmente, os humanos não vão querer ter o trabalho de desenvolver técnicas de construção de fazendas verticais ou moradias aquáticas. Afinal, e muito mais fácil ir ali no vizinho e tomar o que e dele, não e mesmo?
Acredito que vá um pouco além da tecnologia que Malthus nao previu, desigualdade de distribuição de recursos é algo que desde aquela época é o maior dos problemas.
Pirula, gostaria que você falace sobre a contaminação da radiação de Fukushima. Qual o futuro com a contaminação radioativa. Como as pessoas vão se alimentar com os mares contaminados. A superpopulação serve para termos um população mais miserável, pobre, doente, ignorante. Quem ganha são os políticos e religiosos.
Muito legal o vídeo. Só podneraria também sobre a crescente pressão da dieta ocidental repleta de carne e outros itens cuja produção possui um impacto ambiental fortíssimo. Ainda que o crescimento populacional da China se estabilize, a transição de cerca de 200 milhões de chineses da linha de miséria para a classe média, certamente fará uma grande pressão pelo aumento da produção de alimentos.
ótimo cenário pirulla. faça mais videos assim ao ar livre, é legal porque traz outros pensamentos junto com o que você diz, quer dizer, agrega outra atmosfera pro seu discurso e deixa mais suave e simples, obrigado pelo video, forte abraço
Pirula e o mais engraçado é que, mesmo o Luxembourg sendo um little country lost between Alemanha França e Bélgica, tem uma seguidora sua a viver aqui no Luxembourg! Oi 👋🏻😝
Este vídeo é uma resposta aos comentários sobre um vídeo anterior. Seria ótimo se este vídeo anterior fosse linkado na descrição. Infelizmente não está!
Na época de Malthus uma galinha demorava de 4 a 6 meses para poder ser abatida. Hoje se der 40 dias é muito. Sobre a mudança demográfica (envelhecimento da população/ queda da natalidade), até msm em países pobres/ miseráveis está acontecendo, Bangladesh por exemplo. Existem várias hipóteses do pq isto está acontecendo, mas não são universais, algumas 'explicam' muito bem num país, mas em outro não faz o menor sentido. Uma variável em comum em todos esses casos é a queda da mortalidade (que por incrível que pareça tem influência na natalidade), mas msm assim.. ainda precisa de muita pesquisa para entender o pq da queda de natalidade.
Na verdade não tem nada incrivel, nos somos animais e agimos por instinto. Se sua mente racional sabe que seu filho vai sobreviver, seu instinto não exige tanta procriação. Também tem a questão da urbanização, filho no campo é lucro porque ajuda a trabalhar . Na cidade é prejuizo.
Não é 'incrível' para vc e para mim (mas quando comecei a estudar isso foi). Mas para alguém totalmente leigo no assunto se estranha. Então.. sobre a questão da urbanização é uma das teorias que explicam bem num país/ região e pouco no outro. Em zonas rurais a natalidade é mais alta que a urbana, mas nelas ela também está caindo. Na África tem alguns estudos focados em populações rurais e tribais e até nelas a natalidade tem caído.
Realmente coinscientização é tudo na temática "planejamento familiar", brasileiro em si ainda tem que ve que filho tem consequencias e responsabilidades.
Em relação aos danos causados ao meio ambiente pelo "excesso" de população , penso que as politicas publicas ,ou a falta delas , no processo de urbanização , tem a maior parcela de culpa , nos perímetros urbanos a degradação ocorre com maior intensidade justamente em áreas que não deveriam ser ocupadas , um exemplo visível são as favelas em morros e alagados , regiões ocupadas irregularmente por não terem interesse imobiliário (regiões disponíveis) e que tem papel fundamental na manutenção do ecossistema , o fato é , invasões em áreas de risco , sem implantação de infraestrutura , crescimento da pobreza , proliferação de doenças ,aumento da criminalidade ,dano ao meio ambiente ...e por ai vai . O problema passa a ser uma questão politica , já que o individuo que se estabelece em áreas inapropriadas , só o faz , por falta de alternativas , nossa sociedade (Brasil e demais países subdesenvolvidos ) tem uma carência de poder público em "tudo" , não tem como criar um futuro de consciência ambiental, demográfica e de igualdade social sem que , quem detém o poder cumpra sua função primaria de governar , dirigir, estipular regras e garantir que elas sejam cumpridas , individualmente boas intenções são valiosas , importantes , mas na pratica ...
Pirulla, mesmo com tecnologia avançada, a degradação do ambiente, nao limita essa produção e constância dessa produção pra tanta gente? Justamente oq vc disse, a limitação de recursos, no nosso caso, a mudança ambiental ira interferir nessa produção msm com td tecnologia que temos To mto errada pensando assim?
O chroma key se superou dessa vez
Victor Sales kkkkkkk
O cara usou até um ventilador pros cabelos
E ainda deu um jeito de tirar o eco para ficar mais real kkk
Eu baixei nos comentarios
so porque eu sabia que alguem ia
comentar isso
Curso do Gaveta.
Eta poura esse chroma key aí com ventilador ficou show hein...
Rafa Gates E a iluminação, coisa de Hollywood.
Rafa Gates Victor Sales 17 minutos de vídeo e as nuvens continuam no mesmo lugar.
O holofote também ajudou bastante
Primeira coisa que pensei quando abri o vídeo foi "Ué, Canal do Slow??"
"Beijo, te amo!!!" Pirula sendo fofo num vídeo super sério!!! Achei lindo!!! Felicidades pra vocês!!!
E só mesmo a educação para despertar a consciência da gravidade da escolha de procriar para a população geral.
Valeu pelo vídeo! 😘
Acho que o ponto fundamental não é que tenha comida para todo mundo, mas a qualidade de vida de toda a população. Hoje, no Brasil, somos 200 milhões de pessoas. E se o número atual fosse de 150 milhões? Qual seria o índice de desemprego? Como estaria a questão da violência urbana? No Freaknomics Steven Levitt e Stephen J. Dubner defendem a tese que a Lei do Aborto nos EUA foi a responsável pela queda na criminalidade dos anos 90. Isto é, muitas daquelas pessoas que iam nascer em lares desprivilegiados (filhos de mãe solteira, com pouca instrução, bairros pobres, etc) não nasceram, não cresceram e, ao chegar na adolescência e fase adulta, não viraram criminosos. Claro, é um tema nebuloso, a influência católica/etc provoca arrepios apenas em falar a palavra aborto. Você tem a tua crença religiosa, ok. Mas e se for verdade? Se o aborto fosse liberado no Brasil desde, digamos, os anos 80, talvez os índices de violência hoje observados no Brasil - índices de países em tempos de guerra - fossem bem menores.
O metaleiro, discípulo de Kiko Loureiro certamente R E F U T A R Á !!!
As classes ricas tem tanto criminosos quanto os pobres.Se vc observar qualquer família rica pode ter o numero de filhos que quiser sem ser questionada se seus filhos se tornarão criminosos.o problema não é o numero de pessoas em absoluto,mas como a sociedade lida com o que se considera crime e as suas origens.Ou vc acha que sociedades que reprimem as pessoas tem menos crime pela simples repressão direta? Qual o impacto na criminalidade das desigualdades humanas?Como se processaria a redução de crimes contra o patrimônio caso fossem adotadas medidas abortivas na população?ha uma associação automática direta entre menos crimes e menos pessoas?primeiro acho que teríamos que ter respostas pra esses tipos de perguntas.
A questão é :imagine se 99% das ( tirando casos de violência e saúde da mãe e bebê , por exemplo ) concepções fossem desejadas ? Imagine se todos os casais tivessem planejamento familiar e educação .... o índice de aborto diminuiria e o populacional também ..muito vejo sobre ter opinião sobre a legalização do aborto , mas discutir IDH pouca gente quer ..e as mulheres também estão presas a um senso comum feminista , que as vezes pode estar até errado ...
Muito fácil, privar a vida. Quando se esta vivo e respirando....além de ser um egoísmo
@@hugosacalado Então, partindo da sua explicação, aumentando a população, aumenta o número de criminosos.
Pirula, faz um vídeo sobre a Reserva Nacional de Cobre, por favor. É um tema super importante e urgente.
Rebeca S C Só fiquei sabendo desse assunto pelo CAC ;-;
Up
O tema mais recorrente atualmente eu diria.
Eu tinha lido uma reportagem antes, mas achei mega importante o CAC dar essa visibilidade, dado ao tamanho do canal. Aqui no norte é mato essas merdas acontecerem e povo nem saber metade da história, então seria maravilhoso o Pirula falar sobre isso, principalmente como biólogo.
Realmente, um assunto extremamente delicado que precisa urgentemente ser posto em pauta.
Pirula tá manjando dos edições de vídeo agora, tá criando cenários mais realistas que Hollywood.
Pirulla, show de video, fiquei esperando você falar sobre essa polemica do Temer e o desmatamento de uma parte da amazônia para exploração de cobre.
Ia perguntar a mesma coisa.
Relaciona com as possível modificações dos rios flutuantes.
Abraços
André César Up
Up
Up
Pirula parecendo aqueles gurus do himalaia kkkkk
pirula e um Sadhu e não sabe ele e um grande sabio do Mahabharata e Ramaiana !! viva pirula.
Bilugação astral
O cabelo de Vishnu é igual ao do Pirula!
pirula o Sadhu !!
Agora sim uma opinião completa sobre superpopulação! Muito bom o vídeo, e concordo com sua linha de pensamento. 👍
tava indo Durmi porque moro do outro lado do Mundo!mas vou ficar mais 16:45 minutos acordado!!! vale Pirula!acompanho seu canal do Japão!♬
Renato Akamine estamos juntos aí sou de aichi-ken
assistindo aqui de Osaka!
Hahaha que da hora!Eu sou de Mie Ken!somos vizinhos!kkkkkk
e nois tamo aqui de Madagascar
haha, tô planejando ir fazer hiking aí ano que vem, em 大杉谷
Sobre o lance de não terem filhos conscientemente, pensei em:
Será que elas simplesmente não se importam? No sentido de: "ah, a gente consegue sobreviver, a gente dá um jeito..."
Pq pelo que eu observo de diferenças entre mim e outros pessoas do meu meio, é que eu vejo o fato de ter um filho numa situação ruim, como algo muito assustador, diferente de outras pessoas. Eu tenho amigos que tiveram filhos cedo, tipo, na mesma situação financeira que eu, e levaram de boa, no meu caso eu teria enlouquecido com o fato de eu não poder sustentar um filho.
Bem falado, nobre Pirula. Mas acho q da pra fundamentar ainda mais a parte sobre o quão Malthus pode ter acertado. Jared Diamond descreve no fodacional livro "Colapso" um caso onde de fato rolou uma crise maltusiana final do século passado, no capítulo "Malthus na África: Genocídio em Ruanda". Ainda q grande base motivacional para tamanho genocídio tenha vindo de conflito étnico entre hutus e tutsis, um grande alavancador pra acirrar o conflito ao ponto que chegou foi uma grande competição por recursos q se tornaram escassos devido ao crescimento populacional. Inclusive, houve massacres entre os próprios hutus. No livro, ele tb aborda problemas de superpopulação em algumas ilhas da polinésia. Mais de uma das quais inclusive teria a prática de suicídio ou infanticídio como algo já estabelecido pra controlar desequilíbrio populacional.
O Pirula tá cada vez mais foda nos chroma key!!
O estranho caso do ateu que parece Jesus.
ele se veste e se porta como os Sadus indianos um eremita !!
NR 72 e por acaso tu tem uma ft de jesus?
e suposição meu caro !!1 Suetonio dita em sua biografia Crestos um arruaçeiro de cabelos e barba comprida supliciado e morto pelo imperio romanos
jesus é mito assim como sua aparencia
Jesus não era feio 😂😂😊 Mas o cabelinho parece
Esse foi um dos vídeos que minha mãe mais falou contigo. AHAHAH ela estudou muito sobre Malthus na faculdade de Economia. Ótimo produto, Pirula. Abraços.
olha só. Falei muita besteira?
Acredito que não, pois ela me disse que conforme você foi falando, ela foi recordando das aulas, que o professor dela na época, 1978-1979, já falava conceitos como os que você colocou no vídeo. Ela gostou bastante. "E essa questão populacional, nós tivemos que discutir em sala de aula, população x alimentos" palavras dela, "a conclusão que chegaram é que Malthus estava no caminho correto, mas que ele desconhecia como seria o progresso, então, ele se apoiou naquilo que ele mesmo conhecia."
Pirula sou seu seguidor desde 2014, e tbm sou economista, concordo parcialmente sobre a sua análise normativa sobre a questão da superpopulação e de fato muita coisa do que você disse eu vi na faculdade, mas minha crítica seria que, tomando uma perspectiva schumpeteriana, em que a tecnologia seria cada mais inovadora e capaz de suprir as novas demandas, você não acha que cada vez mais a tecnologia poderia gerar novos meios de produção, até mesmo artificiais, que pudessem suprir as necessidades da população? Sobre a sua opinião normativa concordo totalmente, não devemos tomar medidas drásticas para a contenção da população mas sim medidas de educação e conscientização das pessoas para que elas tenham planejamento familiar adequado e outra aacrescentado uma questão, seria a de como de aborto poderia evitar que pessoas em situações delicadas não tivessem filhos indesejados, que poderiam ser desprezados, ou a situação da família ser prejudicada e com isso o aborto poderia evitar esse crescimento populacional dessa população "menos consciente" ?
Não entendo porque cogitam viver no futuro em lugares com menos qualidade de vida, mais apertado, viver em arranha céus em vez de casas, viver em cidade navio em vez de terra firme mas não se cogita em defender a diminuição da população. Ter menos gente no mundo parece mais racional e o Pirula tá fazendo de tudo para ser politicamente correto, não ser mal visto.
O interesse em ter grande população é de empresas que querem grande mercado consumidor e de países que querem ter poder.
Se for priorizar qualidade de vida humana, uso mais sustentável do planeta terra, o bem de todos os seres vivos, a população humana muito menor é uma solução óbvia.
Eu acho q não há muito o q ser feito mesmo. A taxa de natalidade vai cair como reflexo do desenvolvimento de cada país, não creio q chegaremos a precisar dessas medidas drásticas, e por outro lado, bem, reproduzir é um direito básico de qualquer ser humano, querer impedir, controlar, proibir isso tem um pé em práticas eugenistas q a história demonstrou não serem nada agradáveis
Inclusive a taxa de natalidade aqui no Brasil está caindo até mais rápido do q o previsto, inclusive nas camadas mais pobres e entre aqueles q recebem bolsa-familia. Isso por si só trará alguns desafios a nível de governo, mas já terá impacto na qualidade de vida futura, sem duvida
eugenista
@@brtn_ kkk tá serto. Ganhou um pouquinho de atenção. Tchau.
@@rcjava5754 projetou legal
Solucion
3° War Nuclear World
Pirula, excelente vídeo. Não dê atenção aos analfabetos funcionais que aqui aparecem. São pessoas que têm uma imensa dificuldade de interpretação tanto em vídeo quanto em textos.
Gostaria de pedir para você abordar sobre a recente polêmica da amazônia, será um tema bastante relevante para o momento, grande abraço
Bela edição, o chroma key ficou perfeito :v
o que é chroma key?
Mas deu 0,6 pirulas de vídeo? tenso
Caralho, só isso, relaxo, vou negativar kkkkkk
Riko Suminoe, foi só explicando pra quem não entendeu o outro vídeo.
A ultima vez que verifiquei, um pirula equivalia a 27:03 min
então, o vídeo era 0,62037037... pirulas
Pai do Boi regra do arredondamento,como deu 0,55 você arredonda pra cima 0,6(😂😂), só que aí depende exatamente do que você disse, o quão exato você quer? 0,56 ou 0,6?
Não consigo debater esse assunto sem lembrar do livro Inferno, escrito por Dan Brown.
E se a distribuição de alimentos desigual é intencional? E se precisamos e dependemos da miséria e pobreza? Poderíamos extinguir várias mazelas da humanidade, mas o que me da a "IMPRESSÃO" é que damos um tipo de prioridade seletiva a problemas que aparecem em nossa sociedade e espécie.
Pirula, fale sobre a romantização da obesidade que tá em moda hoje em dia, onde propagam a ideia de que não existe problema em estar acima do peso, ignorando completamente todos os malefícios e doenças que isso acarreta com o tempo
Vc é gordo? Se não for, não tem motivo pra falar dos outros. Se for, vc sabe o que é melhor para você.
Nem todo mundo quer morrer de velhice. O importante é a pessoa ter informação sobre as consequências da obesidade. Ciente disso, ela pode ser feliz dentro das escolhas dela.
Existe uma diferença entre obesidade e acima do peso. Quem está somente acima do peso, não necessariamente vai ter doenças que são normalmente consequências de sedentarismo, pois estar acima do peso em alguns casos envolve fatores genéticos também. Por outro lado, pessoas magras podem ter problemas que pessoas mais gordas (mais gordas do que "apenas" acima do peso) e obesas normalmente tem devido ao sedentarismo, ingestão de alimentos tóxicos, álcool, drogas.
Conclusão: O problema é o sedentarismo e a má alimentação. O corpo da pessoa pode refletir sim isso, mas acima do peso não é sinônimo de doente, obesidade e desnutrição sim
Ótimo vídeo Pirula. Você consegue introduzir conceitos de conservacionismo e desenvolvimento sustentável, de uma forma didática e interessante. Eu acho muito importante desatrelar a ideia [já ultrapassada], de que o meio ambiente é um freio para o desenvolvimento da sociedade. Aproveito para sugerir um video sobre o recente decreto que visa a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados, a Renca. Creio que esse assunto precisa ser melhor elucidado e você poderá fazer com maestria. Grande Abraço.
Up
Muito boa a ressalva... E realmente, eu faço parte do grupo que afirmou que vc caiu em um Malthusianismo no vídeo, e isso levando em conta alguns argumentos centrais do vídeo, e não só a má percepção. Mas suas conclusões são inegáveis.
Obrigado por todo conteúdo produzido.
Pirula gostaria muito de ver um video seu sobre a abertura para mineradoras mirrar na reserva ambiental Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados) irei espera ansioso... :D
Pirula, me ensina a fazer um Chroma Key assim! D:
Queria que o meu fosse tão bom...
O Kogos vai ficar com muita raiva...
Carlos Eduardo Aguiar Retardado é elogio, aquele gordo mimado sumiu da internet, graças a Deus !
Carlos Eduardo Aguiar ele tem falência cerebral brother KJJJJ
Mó diarreia mental, o Kogos XD é cada viagem que quase eu posso falar que tipo de droga o cara usa
ja ia perguntar se esse video tinha sido tbm por causa do Kocos...
apesar dele ser ancap, e eu tbm, ele fala merdas sem precedentes...
Kogos é inteligente pra caramba, só é meio doido huehuehue
Pirulla, quando vai sair o vídeo sobre alimentos transgênicos?
Caprichou no Chroma Key, Pirula! Parabéns, você é mestre!
Pirulla, faz um vídeo falando a respeito da exploração de minério na amazônia ! vlw.
Pirula, adoro o canal! Parabéns pelo trabalho que você faz! Não sei se é trabalhoso mas acharia interessante se tivesse legendas em inglês nos vídeos, poderia aumentar o alcance. Abraço
Abraços de Portugal Pirula, adoro os teus vídeos pois são poucos os canais sobre ciência no youtube e ainda melhor é que são em português (ptbr). Vi o teu video sobre de onde vem os índios e surgiu me uma pergunta que na verdade já algum tempo nao consigo perceber pois também acho que ainda a ciência não conseguiu responder.
É sobre a chegada de alguns animais á América do Sul, como chegaram por ex: jaguares(onça pintada em br), macacos, papagaios... visto que os seus parentes mais próximos são de África. Como chegaram esses animais á América do Sul visto que ultima vez que continentes estiveram juntos foi á milhões de anos e ainda esses animais nao existiam. Por favor explica um pouco as teorias e estudos que existem sobre este tema.
Boa continuação, abraços do Tuga :) .
Olá Pirula, tudo bem? Quero falar contigo sobre esse assunto. Você tem um e-mail com o qual eu possa me comunicar? Grato pela atenção!
audio ficou meio ruim :( usa audio do celular ou um de lapela
foi o audio do celular
Cara seus vídeos são TOP, e faz certinho... pouca produção e foco no conteúdo. PERFEITO!
Sobre nós, seres humanos sermos engenhosos ou fáceis de nos adaptar, você falou certo, mas para usarmos a engenhosidade e construir arranha-céus, casas flutuantes e até mesmo transformar desertos em lugares habitáveis, vai precisar de muita grana. Falar sobre isso para países de primeiro mundo, tudo bem, agora países até mesmo como o Brasil, isso nunca vai acontecer. E sobre a quantidade de alimentos produzidos para o número de pessoas, pior ainda! Os preços só aumentam cada vez mais, e a gente vê claramente que o número da produção diminui cada vez mais (digo isso em relação a alimentos produzidos com animais). Enquanto nosso número cresce ao redor do planeta, os animais diminuem, isso é fato! Eu acho que deveríamos ter um controle de reprodução mundial. E pra finalizar, falando sobre espaços ocupados, nós necessitamos sempre de hospitais, escolas e outras coisas do tipo, então é claro que vamos sempre nos agrupar em cidades ou grupos de povoação e não muito espalhados.
Pirula em Monte Verde - MG. Que demais!
Eu sou leigo no meio científico e gostaria que alguem me respondessr: Qual a estimativa de capacidade populacional terrestre? Já li em alguns lugares que são 8 bilhões de indivíduos e em outros que são 20 bilhões..
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho Pirula! Sempre te acompanhando e torcendo pelo teu sucesso
Fernando Tolin oq te faz pensar que existe um limite?
Fernando Tolin 500 milhões eu creio. Se com o que temos hoje já tem tanta miséria, imagine com oito milhões.
Aldemar J Silva wtf
Joyless Buddy não é óbvio que existe um limite? Os recursos são limitados... uma hora acaba. Esse seria o limite
Aldemar J Silva 500 milhões certamente não é Mano. Pois hoje em dia tem mais de 7 bilhões já
Pirula, em que programa vc faz as imagens de capa dos videos?
Política educacional generalizando a responsabilidade de instruir, e fornecer apoio estrutural (psicológico e material) para que surja uma consciência de responsabilização das pessoas em relação ao planejamento familiar; uma responsabilização não limitada ao campo jurídico mas envolvendo campos como a ética, cidadania, etc.
Pirula Fala sobre a wikipedia esta precisando e donheiro
Isto é bom. Eu já contrubuí.
Danteevil90 Pois eh, para ele o certo é ler matérias sem fonte nenhuma baseado em conspirações
eles sempre fazem arrecadação de doações, relaxa a Wikipedia não vai acabar
+Danteevil90 tom tom. dó ré do ré
Me ajudou muito, além de tirar minha curiosidade com o melhor do yt, consegui fazer um bom trabalho de geo
Defender a livre escolha das famílias em ter ou não filhos necessariamente implica em defender que elas tenham de fato opções para evitar ter filhos, como a vasectomia. Não é o que acontece no Brasil, por exemplo, onde apenas a partir do terceiro filho essa opção está disponível pelo SUS.
Mais um ótimo vídeo do Pirulla. No entanto, faltou dizer que atualmente a ideia de Malthus que diz respeito que faltará alimentos para população foi substituída justamente pela ideia de que o ambiente terrestre não suportaria o número excedente de população, estando ligada a ideias Neomalthusianas. Que inclui também a temática do outro vídeo sobre o percentual de ocupação do planeta.
Chroma key + ventilador + cabelo bagunçado resolve tudo
Olá Pirula, obrigado pelo conteúdo postado :)
Muitos temas que você aborda no canal são abordados no livro "Sapiens - Uma breve história da humanidade". Qual a sua opinião sobre o livro? É uma fonte confiável? Muito obrigado
Pirula, qual sua opinião sobre as questões do veganismo em relação a este problema da alimentação de grandes populações?
Pirula, amigão.
Tem só essa jpeg que você usou no chroma key pra eu poder usar de pano de fundo na área de trabalho?
Interessante. Tambem teve um controle populacional indireto na India,pois teve um caso que uma montadora foi fazer um programa de saude no pais e acabou esterilizando uma parte da população,mas isso foi nos anos 80 ou 90,teve tempo para se recuperar. Essa discussao de cidades no deserto valeu o like.
Pô Pirula, acabei de chegar de Monte Verde com a patroa! Estávamos fazendo as trilhas tb! Próxima vez q vc for pra lá, recomendo o Ranchinho de Monte Verde, na rua dos eucaliptos 158. Rango mineiro caseiro maravilhoso, 20 pila coma à vontade com opções vegetarianas tb.
Queremos um chroma key no espaço.
Falando em evolução tecnológica na ampliação da produção de alimentos, uma boa seria falar algo sobre cultivares transgênicos e como ajudam a Humanidade nesse aspecto.
Pirula, você só se perdeu em um detalhe. Na teoria populacional reformista, é defendido que o nível educacional de uma população (principalmente mulheres) faria um papel de controle populacional de forma automática. Quanto maior o nível educacional das mulheres, menos filhos ela terá e muitas vezes, mais tarde ela os terão. Por isso que países como Alemanha, Japão e Canadá já possuem taxa de crescimento populacional negativo, precisando em alguns casos de estímulo para o povo ter filhos (quase um bolsa família) é ao mesmo tempo estimulando a imigração para gerar mão de obra.
Quando damos aula de teorias populacionais falamos da Malthusiana, Neomalthusiana é para contrapor apresentamos a Reformista.
não citei esse lance das mulheres diretamente, mas comento no final algo que acho que fica parecido, sobre escolhas
Óiin! Com declaração de amor e tudo.... ❤❤❤❤❤
O Chroma hoje superou as expectativas
Pirula, fala sobre a situação da Amazônia. Estou imensamente triste com o que anda acontecendo no país. :(
A questão é que não adianta simplesmente ocupar os desertos. A ocupação em si do ser humano, não é o principal problema. O principal problema, é que pra comida, pra água, pra tudo chegar lá no deserto, eles acabam sendo extraidos de outros lugares. Concordo que podemos ter soluções engenhosas pra aproveitar melhor o espaço, mas como elas são muito mais custosas, as pessoas vai continuar ocupando até não ter mais espaço mesmo, e só ai vão apelar para essas soluções.
Destruir a biodiversidade custará caro pra população humana. Num país onde vende riquezas naturais a exemplo da Amazônia. É triste pensar nisso
Que foda pirulla obrigado pelo seu trabalho, nao me canso de vez seus videos!
Cenário? Curti o podcast, ficou bom de escutar. Som de vendo de vez em quando e vc mais relaxado na voz e nos argumentos.
Pirula, por favor, fale sobre a exploração da Amazônia!!
Conteúdo da minha prova de História do Pensamento Econômico essa semana hehehehe vlw pirula, ótimo vídeo
É bom tomar cuidado com essa história de que a tecnologia melhora a produção de alimentos, uma área realmente está produzindo mais, porém é bom lembrar que insumos agrícolas não vem do nada.
o video que eu mais estava esperando dele meu!!!
6 anos depois , vendo matéria sobre colapso da despopulacão encontrei seu vídeo. Você já falou disso? Sobre a diminuição da população
Oque as pessoas não entendem é que existe uma grande diferença entre constatar um fato, um problema evidente e simplesmente usar o estado para intervir na vida das pessoas aleatoriamente com a desculpa de que resolverá esse problema.
Bom se a superpopulação, aquecimento global e etc são um problema, deveriamos usar nossos esforços para criar tecnologias viáveis e meios de superar esse problema(o lucro é um grande incentivo nesse aspecto), ao invés de usar um aparato coercitivo como o estado para aumentar o seu poder sobre o individuo a ponto de ditar até mesmo a sua relação sexual, diminuindo consequentemente a livre iniciativa das pessoas que é onde deveria se encontrar a solução de problemas como esses.
Pirula, no video 21 vc disse que tem uma lista de apelidos que recebeu e ia fazer um video sobre eles, vc chegou a fazer?
ta guardado
Nossa como vc consegue um audio claro assim num lugar como esse? Obrigado pelos seus vídeos e parabéns. Estou entretido.
dizer que só ocupamos uma parte do planeta é esquecer que muito do que precisamos vem de diversos lugares, nascentes de rios são um bom exemplo.
Olá Pirulla, gostaria muito que tivesse um vídeo falando sobre "constelação familiar". Tá na cara que é uma pseudo-ciência mas não encontro nada refutando ou mesmo dando um respaudo científico sólido (o que acha difícil kkk). Mas vejo que é um tema importante pois por aqui está virando moda...
mas pirula, vc não acha que o ser humano já ultrapassou um certo "limite habitável" de território? eu penso que se o ser humano proteger pouco mais de 1\3 de biomas não daria pra contrabalancear com o que nos desmatamos e poluímos?
Meu medo maior com relação a espaço e que, muito provavelmente, os humanos não vão querer ter o trabalho de desenvolver técnicas de construção de fazendas verticais ou moradias aquáticas. Afinal, e muito mais fácil ir ali no vizinho e tomar o que e dele, não e mesmo?
Acredito que vá um pouco além da tecnologia que Malthus nao previu, desigualdade de distribuição de recursos é algo que desde aquela época é o maior dos problemas.
Que fofo esse eu te amo!!!
A parada está ficando profissional. Chroma key com profundidade na medida certa, vento na medida certa. E o que dizer dessa iluminação fiel ao sol?
Pirula, gostaria que você falace sobre a contaminação da radiação de Fukushima.
Qual o futuro com a contaminação radioativa.
Como as pessoas vão se alimentar com os mares contaminados.
A superpopulação serve para termos um população mais miserável, pobre, doente, ignorante. Quem ganha são os políticos e religiosos.
Pirulla pirulando pro lado de manhuaçu!
Cara, Se você animar, marcamos de ir na serra do cipó aqui em Minas!
Opa!! Se der tempo, eu topo sim!
Vai sair vídeo sobre o decreto de exploração de áreas preservadas (e se isso eh exatamente uma coisa boa ou ruim)?
Muito legal o vídeo. Só podneraria também sobre a crescente pressão da dieta ocidental repleta de carne e outros itens cuja produção possui um impacto ambiental fortíssimo. Ainda que o crescimento populacional da China se estabilize, a transição de cerca de 200 milhões de chineses da linha de miséria para a classe média, certamente fará uma grande pressão pelo aumento da produção de alimentos.
ótimo cenário pirulla. faça mais videos assim ao ar livre, é legal porque traz outros pensamentos junto com o que você diz, quer dizer, agrega outra atmosfera pro seu discurso e deixa mais suave e simples, obrigado pelo video, forte abraço
Se eu estou subindo uma montanha e encontro um cara que não penteia o cabela e não faz a barba eu saio correndo achando que é um bandido da montanha
Pirula e o mais engraçado é que, mesmo o Luxembourg sendo um little country lost between Alemanha França e Bélgica, tem uma seguidora sua a viver aqui no Luxembourg! Oi 👋🏻😝
parece um pais muito fofo. Espero conhecer um dia
Vem sim 👍🏻 😊
Nos 35 segundos sai um ovini de traz da cabeça do pirula
Este vídeo é uma resposta aos comentários sobre um vídeo anterior. Seria ótimo se este vídeo anterior fosse linkado na descrição.
Infelizmente não está!
Que burro eu sou. Nao deixei nas telas finais?
@@Pirulla25 Tem sim, Piruzão.
Tanta gente tendo filhos sem capacidade para ter, seja financeira, psicológica e etc...
Por filho no mundo para sofrer é muito sádico.
Na época de Malthus uma galinha demorava de 4 a 6 meses para poder ser abatida. Hoje se der 40 dias é muito.
Sobre a mudança demográfica (envelhecimento da população/ queda da natalidade), até msm em países pobres/ miseráveis está acontecendo, Bangladesh por exemplo. Existem várias hipóteses do pq isto está acontecendo, mas não são universais, algumas 'explicam' muito bem num país, mas em outro não faz o menor sentido. Uma variável em comum em todos esses casos é a queda da mortalidade (que por incrível que pareça tem influência na natalidade), mas msm assim.. ainda precisa de muita pesquisa para entender o pq da queda de natalidade.
Na verdade não tem nada incrivel, nos somos animais e agimos por instinto.
Se sua mente racional sabe que seu filho vai sobreviver, seu instinto não exige tanta procriação.
Também tem a questão da urbanização, filho no campo é lucro porque ajuda a trabalhar . Na cidade é prejuizo.
Não é 'incrível' para vc e para mim (mas quando comecei a estudar isso foi). Mas para alguém totalmente leigo no assunto se estranha. Então.. sobre a questão da urbanização é uma das teorias que explicam bem num país/ região e pouco no outro. Em zonas rurais a natalidade é mais alta que a urbana, mas nelas ela também está caindo. Na África tem alguns estudos focados em populações rurais e tribais e até nelas a natalidade tem caído.
Realmente coinscientização é tudo na temática "planejamento familiar", brasileiro em si ainda tem que ve que filho tem consequencias e responsabilidades.
Em relação aos danos causados ao meio ambiente pelo "excesso" de população , penso que as politicas publicas ,ou a falta delas , no processo de urbanização , tem a maior parcela de culpa , nos perímetros urbanos a degradação ocorre com maior intensidade justamente em áreas que não deveriam ser ocupadas , um exemplo visível são as favelas em morros e alagados , regiões ocupadas irregularmente por não terem interesse imobiliário (regiões disponíveis) e que tem papel fundamental na manutenção do ecossistema , o fato é , invasões em áreas de risco , sem implantação de infraestrutura , crescimento da pobreza , proliferação de doenças ,aumento da criminalidade ,dano ao meio ambiente ...e por ai vai . O problema passa a ser uma questão politica , já que o individuo que se estabelece em áreas inapropriadas , só o faz , por falta de alternativas , nossa sociedade (Brasil e demais países subdesenvolvidos ) tem uma carência de poder público em "tudo" , não tem como criar um futuro de consciência ambiental, demográfica e de igualdade social sem que , quem detém o poder cumpra sua função primaria de governar , dirigir, estipular regras e garantir que elas sejam cumpridas , individualmente boas intenções são valiosas , importantes , mas na pratica ...
Esse vídeo foi uma resposta indireta ao vídeo do Paulo Kogos?
Como sempre, ótimo vídeo, doutor!
Queremos um vídeo sobre a floresta amazônica entre o Pará e Amapá e a decisão que o Temer autoriza a exploração mineral.
Caramba esse Chroma Key do pirula tá melhor que os CGI do Game of Thrones
Pirulla, mesmo com tecnologia avançada, a degradação do ambiente, nao limita essa produção e constância dessa produção pra tanta gente?
Justamente oq vc disse, a limitação de recursos, no nosso caso, a mudança ambiental ira interferir nessa produção msm com td tecnologia que temos
To mto errada pensando assim?
Subir o pico usando chroma é fácil
Quem não conhece o canal e entra vendo esse vídeo diretamente, vai achar que o Pirula é algum tipo de guru brasileiro. kkkk
Kkkk
Incrível que tenhamos países em que obesidade está virando caso de saúde pública e ao mesmo tempo países sofrendo pela fome.
Perto de Extrema, Pirulla. Você tem inscritos aqui.
Pirula, amigao. Acabei de descobrir que voce é o Jon Snow da ciencia !
Vídeo com meio Pirula de duração? Poser!