tive aulas de historia com ele pessoalmente por um ano e até hoje me lembro de muitas das coisas, ele é ótimo, didática impecavel. E sempre nos faz pensar, pesquisar mais etc Nos deixa curiosos
Participei da 2 fase da fuvest de 2018 e realizei a redação sobre o esclarecimento do Kant. Iniciei minha dissertação falando sobre a influência da igreja sobre a população.. Dps falei sobre a decadência dessa influencia com a revolução cientifica, cienticismo, reformar protestante e tal.. Ou seja, houve um momento em que as pessoas começaram a pensar por si próprias, começaram a ver os paradigmas da igreja católica, dando mais valor ao capital e a sua autonomia juntamente com a logica progressista, oq resultou nas revoluções industriais, ramificação da igreja católica, globalização e tal.. Resumindo, o acesso ao conhecimento somado a curiosidade e a sede por conhecimento propiciou os avanços tecnológicos que acabaram facilitando nossa vida cotidiana.. Mas chegamos a um ponto que a 'sede por conhecimento' está se esvaindo dia a pós dia, por causa da tamanha facilidade que as tecnologias nos proporcionam.. como por exemplo: pq devemos saber somar e subtrair sendo que a calculadora faz isso? Pq devemos saber a data ou a importância da tomada da bastilha sendo que esta tudo na Wikipedia? Lembro que ainda fiz um parelelo com o bolsa familia, falando rapidamente sobre a diferença entre dar mantimentos e dar dinheiro.. dar mantimentos = fazer a população nao se preocupar com o dia de amanha, ja que o governo ira lhe proporcionar os produtos.. dar uma quantia de dinheiro faz com que o individuo saiba administra-lo e tal.. Resumindo, ao longo da historia conseguimos sair da menoridade, todavia, podemos voltar a ela ou ja estamos nela por causa das facilidades que a tecnologia traz, uma faca de dois gumes (espero que alguém leia hahha)
Vinicius Kenji boa tarde, tranquilo? Eu sou estudante de Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), e gostaria que me ajudasse em um trabalho. Se possível entra em contato comigo. Curta esse comentário que te passo meu número.
Quando eu estava no 2° ano do ensino médio assisti essa aula e me apaixonei, me encontrei na filosofia, hoje recém formada no ensino médio, indo fazer filosofia na federal ja marquei pra tatuar sapere aude. Obrigada professor, o educador se eterniza em cada ser que ele educa!
A liberdade de pensar por mim mesma. E Kant ainda me diria mais: "Miga, não seja gabo, você pode andar sozinha, por mais que caia algumas vezes". Eu diria: "Migo, eu to tão cansada de cair". E ai ele responderia: "Covarde e preguiçosa". E eu responderia que essa semana trabalhei de sete às dez, que quando deitei na cama quase não deu tempo para colocar o despertador. Que acordei atrasada e ainda tinha que passar a camisa que iria usar e tomei o café tão rápido que queimei minha língua. Sai correndo para pegar meu ônibus e no meio do caminho tropecei, cai. Me atrasei pro trampo, recebi uma advertência, poxa, ainda era terça-feira. A conta de aluguel tá uns dias atrasada, mas pelo menos hoje tem frango no almoço. E, chegou domingo. Vou arrumar as marmitas, lavar roupa, dar um jeito na casa. Assistir jornal? A vida já está tão difícil, Kant. E é só tragédia. É, talvez eu seja covarde mesmo. A verdade dói demais. Só essa semana morreram não sei quantos, na outra um tanto mais. É que eu só estou cansada ... vou colocar um filme, beber uma cerveja e dormir mais cedo, pra ver se não atraso. . Eu pensei nisso. Não é a minha realidade, mas também não se afasta tanto. Agora vou fazer o que o migo Kant falou, vou criticar a minha critica.
Para quem quiser treinar, vejam essa questão do ENEM 2012, sobre essa aula: "Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida". KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado) Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade. B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas. C) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma. D) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento. E) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão
vou chegar nas minas que diz que sou muito novo pra namorar e vou dizer : "você sabia que o esclarecimento é a saída da menoridade. logo eu sou uma pessoa em esclarecimento o que me faz estar na maioridade" ela vai perguntar "o que é isso ?" e eu vou dizer " to te passando um KANTada" acho que vou me internar dps desse comentário
Uma coisa que eu lembrei enquanto via esse vídeo foi sobre quando eu era menor - mais nova mesmo hauahaua trocadilhos -, aprendia conceitos de geografia, biologia, história etc, e quando, na escola, por exemplo, surgiam os nomes das pessoas que descobriram, inventaram ou cunharam tais definições, eu não entendia direito o porquê desses nomes serem ditos. Nos últimos anos, fui compreendendo que somos rodeados por explicações e conceitos criados por outros seres humanos, eles não são simplesmente naturais e imutáveis, e por isso é necessária a citação de nomes. É importante as pessoas não se acomodarem com a ilusão de que tudo já foi criado, debatido e refletido sobre, porque todo o conhecimento que a raça humana acumulou até então está em processo de expansão sempre.
Quando feito esse questionamento final, a principal coisa que vem na minha cabeça é a situação do sistema de ensino. Esse sistema adotado ate os dias de hoje torna os alunos decoradores de formulas e frases prontas, sem os instigar efetivamente a pensar sobre o conteúdo "estudado". Todos os alunos devem aprender desde cedo que estudar não é o caminho ou meio de se alcançar algo desejado, mas sim uma finalidade em si mesmo. Só assim instigaremos o pensamento crítico e o amadurecimento do povo brasileiro.
A Filosofia kantiana possibilita a compreensão relacionado com a humanidade, um exemplo disso são questões como: Direitos Humanos na medida em que o senso comum delimita esse direito para: "Direitos Humanos para humano direito" ou a célebre frase: "Bandido bom é bandido morto"! Para kant a Moral só é válida com a finalidade em si mesmo isso quer dizer que independente de quem seja o sujeito esse tipo de Direito tem que ser aplicado a todas as pessoas humanas indistintamente pois a única coisa que conta é a condição de pertencer ao gênero humano ! Estudei kant o ano passado pois precisava fazer uma resenha crítica para a matéria de Processo Penal e foi muito válido o estudo ,além de me conferir nota ao bimestre me ajudou a refletir questões que precisam de aprofundamento e que são complexas .
Aula sensacional, Daniel! Sobre tua pergunta: sempre que estudo filosofia parece que estou me alimentando, sabe? É ótimo! enquanto o vídeo ia passando vieram muitos exemplos de como eu, na minha vida, fui menor. O mundo está cheio de demagogos, e talvez isso esteja dificultando nossa passagem para a maioridade: gurus, líderes religiosos, a própria mídia, políticos querendo votos, professores doutrinadores, etc... Em um ano que foi cogitada a saída de filosofia da grade obrigatória das escolas, vemos que o próprio Estado parece estar querendo limitar o conhecimento dos alunos e torná-los menores para sempre. No ano de 2016 a palavra do ano foi "pós verdade" (ideia de que fatos concretos tenham menos importância do que a opinião pessoal), e com esse vídeo muita coisa se encaixou na minha cabeça: a preguiça e a covardia é tamanha, que ideias como "a terra é plana" ganharam força. Por quê? talvez por medo de admitir que seu pensamento um dia foi errado ou por covardia de mudar de opinião. Muito obrigado pelo vídeo!
Muito obrigado pelo comentário, Ricardo! Se, como disse, esta aula foi um alimento para sua alma, saiba que comentários como o seu nos animam a continuar estudando, ensinando e gravando =) Boa semana! Daniel Gomes
Acho que nunca saímos de uma época de esclarecimento, sempre se tem o que discutir, criticar e pensar sobre assim como tbm sempre existe alguém a ser arrastado e manipulado pelos donos de verdades absolutas, então creio eu que não estamos em uma época esclarecida e acho que talvez nunca venha a existir uma época esclarecida de verdade. Amei a aula, muito maravilhosa.
Professor ...analisando nossa situação hoje, penso que ainda estamos buscando o esclarecimento...há tantas noticias falsas circulando por ai,que tornamos elas verdadeiras sem nenhum questionamento... com as noticias verdadeiras ficamos indignados,porem não agimos,que é a preguiça e a covardia citada por Kant.O que dirá questionar regras impostas por instituições.Eu em particular penso muito no processo do Brasil. O povo nunca foi questionado se queria independência....não foi perguntado se queria república...muito menos o que achava da ditadura civil ou a militar, o que resultou numa alienação politica. Hoje podemos ver que o brasileiro esta começando seu processo de autonomia, de questionar o que nos levou a estar nesta situação politica e moral...o caminho é longo,porem libertador.
Eu acho muito massa o jeito de pensar desses caras, as ideias super relevantes na atualidade, todas se encaixam perfeitamente atualidade. Sobre o Esclarecimento, a crítica, saber criticar com as pessoas, saber pensar de uma forma pensante, usar a cabeça de fato, e o engraçado que não sabemos usar, somos ignorantes e preguiçosos em relação a isso
Kant diz exatamente o século XXI! Nós se tornamos um "menor", submisso o tempo todo, das mídias, das instituições, do simples fato de ser mais "fácil", rápido, do "pra quê pensar, não é mesmo?", se tem alguém que faz isso por mim. Além disso, o uso público da razão é nítido nas redes sociais, um compartilha seu conhecimento com um objetivo: mostrar que é melhor que o outro. Sobretudo, o medo de ser autônomo, ser julgado ou ser diferente é presente do cotidiano, então muitos preferem "seguir o baile" e a "onda do senso comum." para não ser condenado pela massa. GRATIDÃO pela aula! Domingo é meu vestibular e isso caiu no momento certo. Obrigada de coração !
17:20 Nessa parte eu reconheci o professor como brabo!!! Além de explicar muito bem, é um professor que não tenta ser doutrinário em nenhum momento. Parabéns pelo trabalho!!! Monstro demais!! Máximo respeito e admiração.
E um tema bem atual, uma das maiores provas de que você não tem a liberdade da razão e a facilidade de arruma emprego tendo experiência e não conhecimento o conhecimento assusta, aqueles que tem o poder da Razão.
As fórmulas de felicidade, sucesso, eficiência e sociabilidade dentre outras que são vendidas hoje, e que possuem uma demanda gigantesca, é um dos sintomas da preguiça de pensar, de como é mais fácil pagar alguém pra "pensar" por ela. Temos os coach e a explicação de sua vertiginosa ascensão.
As ideias de Kant me fazem refletir em todos os âmbitos da sociedade, tanto política, religiosa, econômica... Em geral estamos num estado de heteronomia, somos manipulados diariamente sem ao menos perceber (em mídias, através de influenciadores, chefes de estado...) que pensam em seu próprio ideal e lucrar mesmo que seja de forma injusta e enganadora, e quando vamos ver já é tarde demais, nossa razão é corrompida e adulterada de tal forma a nós mesmos limitarmos nossos pensamentos. Um grande exemplo é a esquerda e a direita, não chegam ao menos em um consenso em prol da sociedade, defendem ideais de um grande salvador, pois estão cansados da crise, estão cansados da injustiça, mas infelizmente o problema é muito mais a fundo. O esclarecimento ainda é um processo social, mas a autonomia não é compatível com a nossa realidade no país atualmente na minha opinião, enquanto a sociedade não pensar no bem comum de todos, ela será uma mera peça de um jogo em que os "tutores" (como Kant se refere aos autoritários) sempre terão o cheque mate. Li esse pensamento de Kant, e acredito que o esclarecimento está em você estudar, questionar, criticar e compartilhar de seus ideais e conclusões a partir determinados assuntos, sejamos mais autônomos da razão, se obrigue a pensar, saia do comodismo e da alienação, se liberte de regras incabíveis com seus conceitos, e siga uma vida de esclarecimento.
O que eu pensei, quando li o Esclarecimento de Kant pela primeira vez, foi que conheço MUITAAS pessoas que ainda hoje estão na menoridade, que são tuteladas por outrem e não fazem o menor esforço para sair dessa condição...
Fernando Souza porém, hoje em dia temos conhecimento de que isso não deve-se simplesmente a covardia, mas um conjunto de fatores, de idéias, de fatos que podem moldar a pessoa. Ele está certo sobre termos que ser críticos e exigir a verdade , a ter uma razão que não se contrarie, porém, a própria mente humana não é tão estável assim, temos que nos esforçar ainda mais pra prever suas falhas!
No seu vídeo eu vir um pouco do kant, e realmente vivemos em uma época confusa em q as pessoas quer q vc ñ pense e vc, os politicos, os religiosos e etc, mas temos q pensar refletir nas coisas e aprendir q infelizmente ñ vivemos em epocas esclarecida, gostei mt de kant, parabéns otima aula 👏👏👏
Eu achei super genial essa idéia de Kant justamente porque eu estou sentindo que eu não preciso mais justificar as minhas ações porque fulano disse pra eu fazer mas sim porque a minha razão me diz pra eu fazer tal ação, e daí eu justifico a minha razão de fazer tal ato. Se estiver errado, eu aprendo o certo, se eu tiver certo eu continuo fazendo e se alguém me perguntar eu respondo a razão de tal ação.
Uma aula que ficará marcada na alma. Não pense com a cabeça de ninguém. Questione tudo a sua volta . E se apegue somente aquilo que acreditar e lute por isso .
Acho que esse pensamento de kant serve para qualquer época da vida da humanidade, pensamento crítico e vc trabalhar sempre o seu intelecto isso é tudo isso é Deus foi o que ele nos deixou de bom esse bem que só o conhecimento nos proporciona
porr**, estudei com vc pra passar no enem kkkkkkk to aqui tendo materia de filosofia e resolvi pesquisar no yt um pouco sobre o conteudo e te achei de novo kkkkkkkkk q nostalgico! Obrigado, sempre gostei como tu aborda as coisas
Eu penso que a definição dada por Kant para maioridade é muito mais abrangente do que o conceito de maioridade legal e está correta na sua análise,pois pensando por si próprio o indivíduo se diferencia dos demais ,debate e gera novos pontos de vista que podem ser melhores ou piores sobre determinado assunto. Algo extramamente importante para o bom exercício da democracia e cidadania, além de ser realmente necessária uma filtragem crítica,em uma época de fake news e acirramento de ânimos numa sociedade instável internamente,daquilo que é nos oferecido como verdades a fim de serem tomadas as medidas mais ponderadas para o bem público.Advém ressaltar ,no entanto, que essa razão enquanto crítica ,de acordo com a Escola de Frankfurt, é benéfica à sociedade ,mas se for usada como instrumento é maléfica , ou seja, ao invés de libertar a sociedade da tutela , mantê-la ou substituí-la por outro tipo de tutela.
to assistindo a aula em setembro de 2018, a um mês das eleições presidenciais. o texto e a aula me fizeram pensar bastante na mídia brasileira e em como as notícias (fake news ou não) chegam e são rapidamente aceitas e espalhadas por nós. é um momento em que precisamos realmente sair da menoridade para conseguir pensar por nós mesmos e escolher um candidato, e criticar e raciocinar as informações que chegam até nós. ótima aula professor, parabéns pela didática.
Essa parada de maioridade que eu aou autonomo nos meus pensamentos me levou a pensar nvm que eu posso sim tomar melhores decisões e ter autonomia racional, me fez pensar em coisas q nunca pensei em abordar Ex: tomar atitude em decidir por exemplo formaçao de pensamento politico que nunca tive e em funcao da sociedade tbm
Sério, não tem como assistir as suas aulas e não sorrir. Você transmite tanto prazer no que faz, Daniel. Que aulas belíssimas!!! Você me fez gostar ainda mais de Filosofia, e obrigada por isso. Em relação às suas perguntas, creio que a política se insere muito nesse assunto, já que o poder exercido por meio de propagandas publicitárias(persuasão extrema) para que possamos votar nos candidatos, tem sido algo constante em nossa sociedade. Além disso, estamos vivendo em uma sociedade "corrompida" por tais manipulações, não só por meio da política, mas também outras áreas. Tem-se um lugar, onde pessoas têm agido de maneira precipitada. Dessa forma, perde-se a capacidade do esclarecimento, a capacidade de refletir sobre a própria reflexão(como você mencionou nesse vídeo). Assim, realmente estamos vivendo em uma sociedade em processo de esclarecimento, e não passamos da menoridade para a maioridade de forma total. A autonomia, a libertação, isso está sendo cada vez mais escasso em nosso país. Acho que a crítica, a busca pelo conhecimento e novas formas de pensar e refletir, são coisas essenciais para a construção de um indíviduo autônomo racionalmente na humanidade. Kant transmite essas informações brilhantemente por meio de seus pensamentos. Eu amo assistir as suas aulas, Daniel! Tu é um Mestre da Filosofia
As ideias kantianas sobre o tribunal da razão são coerentes no que diz respeito à necessidade de exercer o "tribunal da razão" na intensão de nos tornarmos mais esclarecidos e livres das verdades incoerentes, das instituicoes, às quais estamos sujeitos. A crítica que pode ser feita ao texto " o que é esclarecimento?" Está contida no fato de que é preciso saber até quando as verdades são passíveis de criticas, quando em cada area da ciencia há uma autoridade específica e poucos seres humanos terão pleno conhecimento de todas elas.
muito bom, kant é um dois meus preferidos, vivemos em um mundo de esclarecimento, e o ser humano ainda tem que viver muito e evoluir muito ate ficar esclarecido, mas o estudo e a aplicação dos ensinamentos dos grades sábios(depois que passarmos pelo crivo de nossa razão ; ) ) tendemos a ficar mais esclarecidos
Em plena pandemia, setembro 2020, estou amando suas aulas de filosofia.Estudei só em colégios públicos e nunca tive acesso a tanto conhecimento...mas, nunca é tarde para aprendermos e não sermos manipulados pela mídia ou por pessoas que nos tentam fszer de marionetes pensantes👍🙌
Essa frase, "Eis aqui por toda parte, a limitação da liberdade" concorda muito com algumas idéias inclusive anarquistas visto que não se tem a opção de pagar ou não imposto, não se tem a opção de não concordar com oq vc está investindo, todos são obrigados a pagar imposto sem contestação, por tanto, encontra-se aí, uma grande limitação da liberdade.
Cara eu vim para essa video aula tentando me livrar da minha responsabilidade de der a obra! Mas depois dessa explicação incrível vou dar o meu máximo para entender oque Kant queria dizer! OBG PROF!!!
Parabéns Professor, sou estudante de Direito e amo à Filosofia. Sem filosofia o homem não poderá desvencilhar-se das amarras da imposição da sociedade.
Respondendo a primeira pergunta, hoje em dia podemos relacionar a ideia de Kant sobre heteronomia à internet, pois na grande maioria das vezes deixamos que notícias divulgadas através de redes sociais nos leve a chegarmos a uma "conclusão" sobre determinado assunto sem que tenhamos buscado informações, buscado conhecer tal assunto antes de nos posicionarmos contra ou a favor, logo, vivemos em uma relação de heteronomia cm a internet, deixando que nossas mentes tomem partido a cerca de algo baseando-se no "conhecimentos" adquiridos através de redes sociais, sem que ousemos conhecer, ir mais a fundo de determinado assunto, sem que sejamos autônomos! A segunda pergunta eu não soube captar claramente para respondê-la, desculpe, rsrs P.S.: A aula foi MUITO BOA! Procurei esse tema em vários vídeos mas n consegui entender o assunto como entendi nesta aula! MUITO OBRIGADA! PARABÉNS!
Irmão, eu to muito impactada!!!!!!!! Que aula incrível!!!!! Conhecimento sendo partilhado de forma lúcida e crítica, foi muito bom!!!!!!! Obrigadaaaaaaaa
Bela aula, como sempre sua didática é excelente, queria que essas aulas não acabasse, tem questões que são cruciais essa da minoridade me fez enxergar além do que eu pensava. Paulo Freire cita uma frase bem parecida com esse contexto ao dizer que nós não nascemos para se ter ou ser algo, nos tornamos aos poucos com a observação as outras práticas... Com a leitura persistente e crítica, na reflexão sobre a ação. Penso que o conhecimento não deve ser somente conceitos teóricos mas tudo deve passar pelo crivo de uma boa análise.
Penso que até hoje ainda se há uma dificuldade com o esclarecimento, muita gente apenas pega a opinião de alguém conhecido e toma como sua própria opinião, sem pensar direito à respeito e só aceitando o entendimento de outras pessoas. Percebi também que eu estava estudando errado até agora, esperando que me explicassem e não tendo minha própria resposta, as ideias de Kant realmente fazem sentido e podem se aplicar até hoje. Ainda mais em uma época em que não se verifica a veracidade dos fatos antes de tomá-los como verdadeiros.
Adorei a aula!! Há muitas relações entre o ideário de Kant e a atual realidade da sociedade brasileira, como, o problema da intolerância (religiosa, sexual, etc..) causado pela menoridade das pessoas e suas condições de heteronomia em relação a figuras autoritárias (sejam estas religiosas, do estado etc.) o que limita a capacidade critica de determinadas pessoas e é também o que as fazem ter certo tipo de intolerância, justamente por que se limitam a serem pastoreadas em suas (ou pelo menos deveriam ser suas) ideologias, conceitos, valores e opiniões.
Ótima aula! Este texto possui uma versão gratuita do site Lusosofia, foi esta que li: www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf Legal ver que o inspirou tanto a ponto de fazer a tatuagem. Pelo pouco que conheço, gosto muito de Kant, é provavelmente o autor que mais me inspira, principalmente pela questão da autonomia (nos meus vídeos, há uma apresentação que fiz, sobre Conceito Dignidade da Pessoa Humana, em que cito Kant e na descrição dele, há o link do PDF do trabalho, para quem quiser ler). PS: O Lusosofia disponibiliza vários outros textos de autores clássicos, vale a pena dar uma conferida: www.lusosofia.net/autores_textos.php
Kant é libertador. É incrível como areja a mente e inseri raios luminosos com pensamentos, confiantes e inspiradores. Obrigado professor, sua aula foi maravilhosa!
@@thiagoskapata O bom é quando a gente usa a caverna de Platão como analogia para outra coisas. Mas a caverna de Platão, em si, é uma fuga da realidade, Platão formulou assim: uma negação do mundo sensível. Nietzsche diria que Platão é quem vive na Matrix.
Excelente comentário, Heleir. Platão critica o conhecimento meramente sensível e nos convida à quebrar os grilhões da ignorância e partir para a jornada da investigação racional através da Dialética. Podemos estabelecer um parâmetro de comparação e afirmar que sim, aqueles prisioneiros estão em um estado de menoridade. A saída da caverna para o início dessa jornada seria, portanto, o início do processo de Esclarecimento.
Fala sobre a Epistemologia e o limite do conhecimento humano. Penso que a filosofia depois do KAnt se tornou muito materialista, voltada somente para o mundo fisico.
Se todos pensassemos como Kant não nos descepicionariamos tanto com as pessoas, pois não colocariamos nelas as expectativas de perfeccionismo!!!amei a aula parabéns!!!
Eu queria que os filósofos fossem isso que você conceituou, todavia não encontrei um que pudesse discutir questões que caminhassem na direção da verdade. Parece que todo ser humano sofre de uma maldição. Embora eu já tenha descoberto muitas verdades além das que vivemos hoje, queria compartilhar com o mundo estas soluções. Inclusive conheço a fundo a "maldição " supra citada.
Td isso dito por vc na questao de esclarecimento me fez psnsar no governo atual onde pessoas dizem que o governo e suas ações estao certas porem tenho mts criticas a isso A questao da maioridade tbm me fez pensar em como tds os dias eu posso moatrar pras pessoas e pra mim msm como ser uma pessoa melhor
Querido Professor Daniel, grave um video sobre "Memórias do Subsolo" - Fiódor Dostoiévski, por favor. é uma obra complexa e de difícil assimilação para muitos, vc irá arrasar.
Escrevendo aki em 2022, para agradecer essa aula maravilhosa e respondendo a pergunta no final do vídeo, creio que, infelizmente estamos vivendo uma processo retrógado do conhecimento, muitas pessoas sendo influenciadas por outras e a a crítica está sendo deixada de lado.
pessoal, vocês conseguem perceber o quanto a Filosofia é importante?! Kant foi e é um gênio... não sou a mesma pessoa após este vídeo. obrigada, professor, por disseminar publicamente esse conhecimento :)
Extremamente coerente. Vivemos no automático, sempre obedecendo e não nos questionamos o pq daquilo, será se parar pra pensar sera que tudo que fazemos é necessário? Seguir uma instrução de alguém é bem mais fácil do que tu fazer algo que realmente vc quer, tudo que já é pronto é fácil e a gente não se questiona por isso, a humanidade está sim em heteronomia, pois a maioria obedecem líderes religiosos, militares até político... Se começarmos a questionar e debater entraremos na real "constante evolução"... (meus pensamentos)
@@pcainfo quem dera fossem só os bolsominios, a maior parte das pessoas são. Eis o problema da democracia, a maioria é composta por idiotas e somente quem consegue a opinião favorável da maioria é que recebe o poder para comandar.
Achei sua aula muito esclarecedora e dinâmica. Vivemos tempos de cegueira que torna as pessoas acríticas em relação ao cotidiano. Se vão ao templo religioso deixam se seduzir pela fala eloquente do líder. Se ouvem rádio não filtram as veracidades dos fatos. Muitos estão na menoridade ainda e fazem esforços para continuar na clandestinidade racional.
Meu pensamento depois de estudar sobre esses conceitos de Kant me faz refletir sobre a nossa geração que vive sendo influenciada por ventos de doutrinas de homens , costumes e rituais que não levam a nada. Sua aula me inspira a ser uma pessoa mais crítica e ter minha independência de pensamento , sempre pautada com valores que não podemos negociar. Essa geração precisa parar de ser preguiçosa e pensar por si só. Liberdade!!!!
Aula excelente, parabéns, tinha tanto se Kant que eu nem sabia rsrs gosto de entender bastante, antes de levantar a bandeira, sempre achei isso mais sensato e mais inteligente.
Durante essa aula fiquei pensando quanto ultimamente tenho sido "menor" por aceitar várias coisas sem antes saber o real do assunto tratado, por deixar que pessoas pudessem agir por em favor da minha pessoa sem antes passar por minhas críticas sem ao menos passar pela audiência de custódia da crítica, no momento sou uma pessoa esclarecida e a sociedade em que vivemos também mas acredito que estamos parado ou quase regredindo nesse aspeto devidos a vários lideres em modo geral seja ele religioso ou governamental.
Muito bom .Explicação esclarecida e que critica o conhecimento público al em da própria racionalidade coletiva . As mídias em geral tendem a atrofiar a nossa liberdade de pensar ao nos mandar consumir , nesse viés vivemos uma época de gradual esclarecimento devido à preguiça e à covardia .
A questão é exercer se assim posso dizer uma crítica no sentido responsável, não querendo assim desqualificar, ignorar, mas que nos leve como foi muito bem explanado sobre a importância de um senso crítico que nos tire do comodismo da passividade, e nos leve a ação de se apurar o que se ouvi ou que está sendo transmitido, se têm fundamento, coerência, verdade, senso comum...
Eu gostaria de te agradecer por compartilhar tamanho conhecimento, poder assistir uma aula dessa e dormir com essa reflexão, me deixa animada, com a esperança que poderei, enfim, um dia deixar um legado e não ser mais uma formação em massa. Que você, Professor, possa se encher cada dia mais de conhecimento e transbordar para nós. Que venha muitos outros (antes do ENEM se possível) rs
Esse cara é bom demais! Não acabem com essas aulas de Filosofia, por favor.
Esse professor, deveria se multiplicar em 50 e distribuido por todos os estados do Brasil.
Gosto muito de assistir as aulas desse Professor.
Pedro Murilo concordo!!!
Concordo muito bom
tive aulas de historia com ele pessoalmente por um ano e até hoje me lembro de muitas das coisas, ele é ótimo, didática impecavel. E sempre nos faz pensar, pesquisar mais etc Nos deixa curiosos
Participei da 2 fase da fuvest de 2018 e realizei a redação sobre o esclarecimento do Kant. Iniciei minha dissertação falando sobre a influência da igreja sobre a população.. Dps falei sobre a decadência dessa influencia com a revolução cientifica, cienticismo, reformar protestante e tal.. Ou seja, houve um momento em que as pessoas começaram a pensar por si próprias, começaram a ver os paradigmas da igreja católica, dando mais valor ao capital e a sua autonomia juntamente com a logica progressista, oq resultou nas revoluções industriais, ramificação da igreja católica, globalização e tal.. Resumindo, o acesso ao conhecimento somado a curiosidade e a sede por conhecimento propiciou os avanços tecnológicos que acabaram facilitando nossa vida cotidiana.. Mas chegamos a um ponto que a 'sede por conhecimento' está se esvaindo dia a pós dia, por causa da tamanha facilidade que as tecnologias nos proporcionam.. como por exemplo: pq devemos saber somar e subtrair sendo que a calculadora faz isso? Pq devemos saber a data ou a importância da tomada da bastilha sendo que esta tudo na Wikipedia? Lembro que ainda fiz um parelelo com o bolsa familia, falando rapidamente sobre a diferença entre dar mantimentos e dar dinheiro.. dar mantimentos = fazer a população nao se preocupar com o dia de amanha, ja que o governo ira lhe proporcionar os produtos.. dar uma quantia de dinheiro faz com que o individuo saiba administra-lo e tal.. Resumindo, ao longo da historia conseguimos sair da menoridade, todavia, podemos voltar a ela ou ja estamos nela por causa das facilidades que a tecnologia traz, uma faca de dois gumes (espero que alguém leia hahha)
Vinicius Kenji rapaz, li e copiei 😅 muito obrigado por despejar seus saberes 👏🏽👏🏽
Vinicius Kenji boa tarde, tranquilo?
Eu sou estudante de Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), e gostaria que me ajudasse em um trabalho. Se possível entra em contato comigo.
Curta esse comentário que te passo meu número.
@@joserobertopeliciari7622 👏👏👏
passou pra qual curso?
Muito bom! Obrigado por compartilhar.
Quando eu estava no 2° ano do ensino médio assisti essa aula e me apaixonei, me encontrei na filosofia, hoje recém formada no ensino médio, indo fazer filosofia na federal ja marquei pra tatuar sapere aude. Obrigada professor, o educador se eterniza em cada ser que ele educa!
Descartes: duvide de tudo!
Kant: critique tudo!
Dois loucos
Dois lúcidos
@@mitogabigol Diga-me o porquê!
THIS IS FILOSOPHIA!!!!!
@@mitogabigol - NINGUÉM, Zé
O fato de eu estar com preguiça de responder a pergunta do final do vídeo, já revela em que época estamos vivendo. OBS: amo suas aulas.
A liberdade de pensar por mim mesma. E Kant ainda me diria mais: "Miga, não seja gabo, você pode andar sozinha, por mais que caia algumas vezes". Eu diria: "Migo, eu to tão cansada de cair". E ai ele responderia: "Covarde e preguiçosa". E eu responderia que essa semana trabalhei de sete às dez, que quando deitei na cama quase não deu tempo para colocar o despertador. Que acordei atrasada e ainda tinha que passar a camisa que iria usar e tomei o café tão rápido que queimei minha língua. Sai correndo para pegar meu ônibus e no meio do caminho tropecei, cai. Me atrasei pro trampo, recebi uma advertência, poxa, ainda era terça-feira. A conta de aluguel tá uns dias atrasada, mas pelo menos hoje tem frango no almoço. E, chegou domingo. Vou arrumar as marmitas, lavar roupa, dar um jeito na casa. Assistir jornal? A vida já está tão difícil, Kant. E é só tragédia. É, talvez eu seja covarde mesmo. A verdade dói demais. Só essa semana morreram não sei quantos, na outra um tanto mais. É que eu só estou cansada ... vou colocar um filme, beber uma cerveja e dormir mais cedo, pra ver se não atraso.
.
Eu pensei nisso. Não é a minha realidade, mas também não se afasta tanto. Agora vou fazer o que o migo Kant falou, vou criticar a minha critica.
Não há nada que possa pagar por essas aulas!
Um tesouro mesmo!
Para quem quiser treinar, vejam essa questão do ENEM 2012, sobre essa aula:
"Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida". KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado)
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa
A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
C) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
D) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
E) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão
A
Isso! =)
por que a E esta errada ????
A
A (depois dessa aula nem precisou ler o texto)
vou chegar nas minas que diz que sou muito novo pra namorar e vou dizer :
"você sabia que o esclarecimento é a saída da menoridade. logo eu sou uma pessoa em esclarecimento o que me faz estar na maioridade"
ela vai perguntar "o que é isso ?"
e eu vou dizer " to te passando um KANTada"
acho que vou me internar dps desse comentário
Vai comer ninguém assim. Muito precoce!!!
Yuri Pontes É óbvio que ele não vai comer ninguém, come-se comida e não pessoas, ou você já foi comido?
kkkkkkkkkk eu n ia entender mais ia achar legal essa KANTada
kkkkkkkkk
parabéns pela criatividade
Uma coisa que eu lembrei enquanto via esse vídeo foi sobre quando eu era menor - mais nova mesmo hauahaua trocadilhos -, aprendia conceitos de geografia, biologia, história etc, e quando, na escola, por exemplo, surgiam os nomes das pessoas que descobriram, inventaram ou cunharam tais definições, eu não entendia direito o porquê desses nomes serem ditos. Nos últimos anos, fui compreendendo que somos rodeados por explicações e conceitos criados por outros seres humanos, eles não são simplesmente naturais e imutáveis, e por isso é necessária a citação de nomes. É importante as pessoas não se acomodarem com a ilusão de que tudo já foi criado, debatido e refletido sobre, porque todo o conhecimento que a raça humana acumulou até então está em processo de expansão sempre.
Quando feito esse questionamento final, a principal coisa que vem na minha cabeça é a situação do sistema de ensino.
Esse sistema adotado ate os dias de hoje torna os alunos decoradores de formulas e frases prontas, sem os instigar efetivamente a pensar sobre o conteúdo "estudado". Todos os alunos devem aprender desde cedo que estudar não é o caminho ou meio de se alcançar algo desejado, mas sim uma finalidade em si mesmo. Só assim instigaremos o pensamento crítico e o amadurecimento do povo brasileiro.
Graças a essa aula, acertei fácil fácil a questão do Enem 2017 sobre Ética kantiana :D. Você é fera Daniel!!
A Filosofia kantiana possibilita a compreensão relacionado com a humanidade, um exemplo disso são questões como: Direitos Humanos na medida em que o senso comum delimita esse direito para: "Direitos Humanos para humano direito" ou a célebre frase: "Bandido bom é bandido morto"!
Para kant a Moral só é válida com a finalidade em si mesmo isso quer dizer que independente de quem seja o sujeito esse tipo de Direito tem que ser aplicado a todas as pessoas humanas indistintamente pois a única coisa que conta é a condição de pertencer ao gênero humano !
Estudei kant o ano passado pois precisava fazer uma resenha crítica para a matéria de Processo Penal e foi muito válido o estudo ,além de me conferir nota ao bimestre me ajudou a refletir questões que precisam de aprofundamento e que são complexas .
Aula sensacional, Daniel!
Sobre tua pergunta: sempre que estudo filosofia parece que estou me alimentando, sabe? É ótimo! enquanto o vídeo ia passando vieram muitos exemplos de como eu, na minha vida, fui menor. O mundo está cheio de demagogos, e talvez isso esteja dificultando nossa passagem para a maioridade: gurus, líderes religiosos, a própria mídia, políticos querendo votos, professores doutrinadores, etc...
Em um ano que foi cogitada a saída de filosofia da grade obrigatória das escolas, vemos que o próprio Estado parece estar querendo limitar o conhecimento dos alunos e torná-los menores para sempre.
No ano de 2016 a palavra do ano foi "pós verdade" (ideia de que fatos concretos tenham menos importância do que a opinião pessoal), e com esse vídeo muita coisa se encaixou na minha cabeça: a preguiça e a covardia é tamanha, que ideias como "a terra é plana" ganharam força. Por quê? talvez por medo de admitir que seu pensamento um dia foi errado ou por covardia de mudar de opinião. Muito obrigado pelo vídeo!
Muito obrigado pelo comentário, Ricardo! Se, como disse, esta aula foi um alimento para sua alma, saiba que comentários como o seu nos animam a continuar estudando, ensinando e gravando =)
Boa semana!
Daniel Gomes
terraplanistas deram like
Sou estudante de filossofia,e concordo com você o governo com certeza quer as pessoas menos sábias.
Acho que nunca saímos de uma época de esclarecimento, sempre se tem o que discutir, criticar e pensar sobre assim como tbm sempre existe alguém a ser arrastado e manipulado pelos donos de verdades absolutas, então creio eu que não estamos em uma época esclarecida e acho que talvez nunca venha a existir uma época esclarecida de verdade. Amei a aula, muito maravilhosa.
Professor ...analisando nossa situação hoje, penso que ainda estamos buscando o esclarecimento...há tantas noticias falsas circulando por ai,que tornamos elas verdadeiras sem nenhum questionamento... com as noticias verdadeiras ficamos indignados,porem não agimos,que é a preguiça e a covardia citada por Kant.O que dirá questionar regras impostas por instituições.Eu em particular penso muito no processo do Brasil. O povo nunca foi questionado se queria independência....não foi perguntado se queria república...muito menos o que achava da ditadura civil ou a militar, o que resultou numa alienação politica. Hoje podemos ver que o brasileiro esta começando seu processo de autonomia, de questionar o que nos levou a estar nesta situação politica e moral...o caminho é longo,porem libertador.
Eu acho muito massa o jeito de pensar desses caras, as ideias super relevantes na atualidade, todas se encaixam perfeitamente atualidade. Sobre o Esclarecimento, a crítica, saber criticar com as pessoas, saber pensar de uma forma pensante, usar a cabeça de fato, e o engraçado que não sabemos usar, somos ignorantes e preguiçosos em relação a isso
Esse professor é ótimo, parece que ele pega o conhecimento e coloca lá na cabeça da gente. muito bom!!
Viva Kant! Contra todo despotismo, obscurantismo e dogmatismo. Parabéns pela exposição altamente didática.
Kant diz exatamente o século XXI! Nós se tornamos um "menor", submisso o tempo todo, das mídias, das instituições, do simples fato de ser mais "fácil", rápido, do "pra quê pensar, não é mesmo?", se tem alguém que faz isso por mim. Além disso, o uso público da razão é nítido nas redes sociais, um compartilha seu conhecimento com um objetivo: mostrar que é melhor que o outro. Sobretudo, o medo de ser autônomo, ser julgado ou ser diferente é presente do cotidiano, então muitos preferem "seguir o baile" e a "onda do senso comum." para não ser condenado pela massa. GRATIDÃO pela aula! Domingo é meu vestibular e isso caiu no momento certo. Obrigada de coração !
17:20 Nessa parte eu reconheci o professor como brabo!!! Além de explicar muito bem, é um professor que não tenta ser doutrinário em nenhum momento. Parabéns pelo trabalho!!! Monstro demais!! Máximo respeito e admiração.
E um tema bem atual, uma das maiores provas de que você não tem a liberdade da razão e a facilidade de arruma emprego tendo experiência e não conhecimento o conhecimento assusta, aqueles que tem o poder da Razão.
As fórmulas de felicidade, sucesso, eficiência e sociabilidade dentre outras que são vendidas hoje, e que possuem uma demanda gigantesca, é um dos sintomas da preguiça de pensar, de como é mais fácil pagar alguém pra "pensar" por ela. Temos os coach e a explicação de sua vertiginosa ascensão.
Cara, uma aula dessas é fora do normal, que perfeição.
As ideias de Kant me fazem refletir em todos os âmbitos da sociedade, tanto política, religiosa, econômica... Em geral estamos num estado de heteronomia, somos manipulados diariamente sem ao menos perceber (em mídias, através de influenciadores, chefes de estado...) que pensam em seu próprio ideal e lucrar mesmo que seja de forma injusta e enganadora, e quando vamos ver já é tarde demais, nossa razão é corrompida e adulterada de tal forma a nós mesmos limitarmos nossos pensamentos. Um grande exemplo é a esquerda e a direita, não chegam ao menos em um consenso em prol da sociedade, defendem ideais de um grande salvador, pois estão cansados da crise, estão cansados da injustiça, mas infelizmente o problema é muito mais a fundo. O esclarecimento ainda é um processo social, mas a autonomia não é compatível com a nossa realidade no país atualmente na minha opinião, enquanto a sociedade não pensar no bem comum de todos, ela será uma mera peça de um jogo em que os "tutores" (como Kant se refere aos autoritários) sempre terão o cheque mate.
Li esse pensamento de Kant, e acredito que o esclarecimento está em você estudar, questionar, criticar e compartilhar de seus ideais e conclusões a partir determinados assuntos, sejamos mais autônomos da razão, se obrigue a pensar, saia do comodismo e da alienação, se liberte de regras incabíveis com seus conceitos, e siga uma vida de esclarecimento.
O que eu pensei, quando li o Esclarecimento de Kant pela primeira vez, foi que conheço MUITAAS pessoas que ainda hoje estão na menoridade, que são tuteladas por outrem e não fazem o menor esforço para sair dessa condição...
Fernando Souza porém, hoje em dia temos conhecimento de que isso não deve-se simplesmente a covardia, mas um conjunto de fatores, de idéias, de fatos que podem moldar a pessoa. Ele está certo sobre termos que ser críticos e exigir a verdade , a ter uma razão que não se contrarie, porém, a própria mente humana não é tão estável assim, temos que nos esforçar ainda mais pra prever suas falhas!
@@samueldepaula7375 ... Isso não SE deve... Emprega-se próclise antes de palavra negativa.
No seu vídeo eu vir um pouco do kant, e realmente vivemos em uma época confusa em q as pessoas quer q vc ñ pense e vc, os politicos, os religiosos e etc, mas temos q pensar refletir nas coisas e aprendir q infelizmente ñ vivemos em epocas esclarecida, gostei mt de kant, parabéns otima aula 👏👏👏
Eu achei super genial essa idéia de Kant justamente porque eu estou sentindo que eu não preciso mais justificar as minhas ações porque fulano disse pra eu fazer mas sim porque a minha razão me diz pra eu fazer tal ação, e daí eu justifico a minha razão de fazer tal ato. Se estiver errado, eu aprendo o certo, se eu tiver certo eu continuo fazendo e se alguém me perguntar eu respondo a razão de tal ação.
Uma aula que ficará marcada na alma.
Não pense com a cabeça de ninguém. Questione tudo a sua volta .
E se apegue somente aquilo que acreditar e lute por isso .
Professor Daniel.
Suas aulas mostram claramente a necessidade de ler Filosofia.
Vc está fazendo o Uso Público da Razão.
Obrigada
Que livro incrível, é muito interessante como os filósofos pensam coisas que ao meu ver, são óbvias, mas que eu nunca teria pensado.
Acho que esse pensamento de kant serve para qualquer época da vida da humanidade, pensamento crítico e vc trabalhar sempre o seu intelecto isso é tudo isso é Deus foi o que ele nos deixou de bom esse bem que só o conhecimento nos proporciona
porr**, estudei com vc pra passar no enem kkkkkkk to aqui tendo materia de filosofia e resolvi pesquisar no yt um pouco sobre o conteudo e te achei de novo kkkkkkkkk q nostalgico! Obrigado, sempre gostei como tu aborda as coisas
Eu penso que a definição dada por Kant para maioridade é muito mais abrangente do que o conceito de maioridade legal e está correta na sua análise,pois pensando por si próprio o indivíduo se diferencia dos demais ,debate e gera novos pontos de vista que podem ser melhores ou piores sobre determinado assunto.
Algo extramamente importante para o bom exercício da democracia e cidadania, além de ser realmente necessária uma filtragem crítica,em uma época de fake news e acirramento de ânimos numa sociedade instável internamente,daquilo que é nos oferecido como verdades a fim de serem tomadas as medidas mais ponderadas para o bem público.Advém ressaltar ,no entanto, que essa razão enquanto crítica ,de acordo com a Escola de Frankfurt, é benéfica à sociedade ,mas se for usada como instrumento é maléfica , ou seja, ao invés de libertar a sociedade da tutela , mantê-la ou substituí-la por outro tipo de tutela.
to assistindo a aula em setembro de 2018, a um mês das eleições presidenciais. o texto e a aula me fizeram pensar bastante na mídia brasileira e em como as notícias (fake news ou não) chegam e são rapidamente aceitas e espalhadas por nós. é um momento em que precisamos realmente sair da menoridade para conseguir pensar por nós mesmos e escolher um candidato, e criticar e raciocinar as informações que chegam até nós. ótima aula professor, parabéns pela didática.
O melhor vídeo !!!! Deu para perceber o quanto nossa sociedade está ainda na fase da menoridade, ou seja, da heteronomia.
Esse é o tipo de vídeo que merece ser baixado para dez vez em quando refletir sobre " a maioridade".Parabéns, Daniel.
Essa parada de maioridade que eu aou autonomo nos meus pensamentos me levou a pensar nvm que eu posso sim tomar melhores decisões e ter autonomia racional, me fez pensar em coisas q nunca pensei em abordar
Ex: tomar atitude em decidir por exemplo formaçao de pensamento politico que nunca tive e em funcao da sociedade tbm
Que saudades do Dani. Melhor professor de filosofia.
O MUNDO PRECISA ASSISTIR ESSAS AULAS
Nunca ouvi falar de kant com tanta vontade, gostei muito da forma como vc expos Kant, parabéns!!!!
É importante pensar no que a mídia coloca como verdade é buscar o esclarecimento.Ainda vivemos na menoridade em relação ao meios midiáticos.
pausa pra aplaudir essa aula que poderia ser tranquilamente paga👏👏👏👏👏👏 grata por disponibilizar
Sério, não tem como assistir as suas aulas e não sorrir. Você transmite tanto prazer no que faz, Daniel. Que aulas belíssimas!!! Você me fez gostar ainda mais de Filosofia, e obrigada por isso. Em relação às suas perguntas, creio que a política se insere muito nesse assunto, já que o poder exercido por meio de propagandas publicitárias(persuasão extrema) para que possamos votar nos candidatos, tem sido algo constante em nossa sociedade. Além disso, estamos vivendo em uma sociedade "corrompida" por tais manipulações, não só por meio da política, mas também outras áreas. Tem-se um lugar, onde pessoas têm agido de maneira precipitada. Dessa forma, perde-se a capacidade do esclarecimento, a capacidade de refletir sobre a própria reflexão(como você mencionou nesse vídeo). Assim, realmente estamos vivendo em uma sociedade em processo de esclarecimento, e não passamos da menoridade para a maioridade de forma total. A autonomia, a libertação, isso está sendo cada vez mais escasso em nosso país. Acho que a crítica, a busca pelo conhecimento e novas formas de pensar e refletir, são coisas essenciais para a construção de um indíviduo autônomo racionalmente na humanidade. Kant transmite essas informações brilhantemente por meio de seus pensamentos. Eu amo assistir as suas aulas, Daniel! Tu é um Mestre da Filosofia
Por mais aulas de filosofia 😘💓💓
Puts, esse cara nasceu pra ser professor! que aula emocionante!
Acho que vivemos em uma época de esclarecimento. Temos muito que aprender. Mesmo os estudiosos, filósofos não sabem tudo.
Melhor Canal de Humanas!
Assistir as vídeo aulas desse canal é como ler um bom livro... não dá vontade de parar!
As ideias kantianas sobre o tribunal da razão são coerentes no que diz respeito à necessidade de exercer o "tribunal da razão" na intensão de nos tornarmos mais esclarecidos e livres das verdades incoerentes, das instituicoes, às quais estamos sujeitos.
A crítica que pode ser feita ao texto " o que é esclarecimento?" Está contida no fato de que é preciso saber até quando as verdades são passíveis de criticas, quando em cada area da ciencia há uma autoridade específica e poucos seres humanos terão pleno conhecimento de todas elas.
muito bom, kant é um dois meus preferidos, vivemos em um mundo de esclarecimento, e o ser humano ainda tem que viver muito e evoluir muito ate ficar esclarecido, mas o estudo e a aplicação dos ensinamentos dos grades sábios(depois que passarmos pelo crivo de nossa razão ; ) ) tendemos a ficar mais esclarecidos
Em plena pandemia, setembro 2020, estou amando suas aulas de filosofia.Estudei só em colégios públicos e nunca tive acesso a tanto conhecimento...mas, nunca é tarde para aprendermos e não sermos manipulados pela mídia ou por pessoas que nos tentam fszer de marionetes pensantes👍🙌
Essa frase, "Eis aqui por toda parte, a limitação da liberdade" concorda muito com algumas idéias inclusive anarquistas visto que não se tem a opção de pagar ou não imposto, não se tem a opção de não concordar com oq vc está investindo, todos são obrigados a pagar imposto sem contestação, por tanto, encontra-se aí, uma grande limitação da liberdade.
Sem imposto o governo não tem dinheiro, sem dinheiro não da para investir em nada.
Se não tiver nada, vc vai gastar seu dinheiro com o que? Hum?
Cara eu vim para essa video aula tentando me livrar da minha responsabilidade de der a obra! Mas depois dessa explicação incrível vou dar o meu máximo para entender oque Kant queria dizer! OBG PROF!!!
QUE EXPLICAÇÃO FODA, ISSO NÃO E SO PRA ENEM NÃO, ISSO E PRA VIDA
Parabéns Professor, sou estudante de Direito e amo à Filosofia. Sem filosofia o homem não poderá desvencilhar-se das amarras da imposição da sociedade.
Nunca gostei de filosofia e passei a gostar com essas explicações dele.. Parabéns professor .
Respondendo a primeira pergunta, hoje em dia podemos relacionar a ideia de Kant sobre heteronomia à internet, pois na grande maioria das vezes deixamos que notícias divulgadas através de redes sociais nos leve a chegarmos a uma "conclusão" sobre determinado assunto sem que tenhamos buscado informações, buscado conhecer tal assunto antes de nos posicionarmos contra ou a favor, logo, vivemos em uma relação de heteronomia cm a internet, deixando que nossas mentes tomem partido a cerca de algo baseando-se no "conhecimentos" adquiridos através de redes sociais, sem que ousemos conhecer, ir mais a fundo de determinado assunto, sem que sejamos autônomos!
A segunda pergunta eu não soube captar claramente para respondê-la, desculpe, rsrs
P.S.: A aula foi MUITO BOA! Procurei esse tema em vários vídeos mas n consegui entender o assunto como entendi nesta aula! MUITO OBRIGADA! PARABÉNS!
Eu assisti esse vídeo tão "empolgadamente" Kant é um Deus
Irmão, eu to muito impactada!!!!!!!! Que aula incrível!!!!! Conhecimento sendo partilhado de forma lúcida e crítica, foi muito bom!!!!!!! Obrigadaaaaaaaa
Bela aula, como sempre sua didática é excelente, queria que essas aulas não acabasse, tem questões que são cruciais essa da minoridade me fez enxergar além do que eu pensava. Paulo Freire cita uma frase bem parecida com esse contexto ao dizer que nós não nascemos para se ter ou ser algo, nos tornamos aos poucos com a observação as outras práticas... Com a leitura persistente e crítica, na reflexão sobre a ação. Penso que o conhecimento não deve ser somente conceitos teóricos mas tudo deve passar pelo crivo de uma boa análise.
Penso que até hoje ainda se há uma dificuldade com o esclarecimento, muita gente apenas pega a opinião de alguém conhecido e toma como sua própria opinião, sem pensar direito à respeito e só aceitando o entendimento de outras pessoas.
Percebi também que eu estava estudando errado até agora, esperando que me explicassem e não tendo minha própria resposta, as ideias de Kant realmente fazem sentido e podem se aplicar até hoje. Ainda mais em uma época em que não se verifica a veracidade dos fatos antes de tomá-los como verdadeiros.
Esse professor é FODA ! Além de ensinar sobre o assunto, ele faz você refletir com sua vida e pensar ''SAPERE AUDE''.
Adorei a aula!! Há muitas relações entre o ideário de Kant e a atual realidade da sociedade brasileira, como, o problema da intolerância (religiosa, sexual, etc..) causado pela menoridade das pessoas e suas condições de heteronomia em relação a figuras autoritárias (sejam estas religiosas, do estado etc.) o que limita a capacidade critica de determinadas pessoas e é também o que as fazem ter certo tipo de intolerância, justamente por que se limitam a serem pastoreadas em suas (ou pelo menos deveriam ser suas) ideologias, conceitos, valores e opiniões.
Ótima aula! Este texto possui uma versão gratuita do site Lusosofia, foi esta que li: www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf
Legal ver que o inspirou tanto a ponto de fazer a tatuagem. Pelo pouco que conheço, gosto muito de Kant, é provavelmente o autor que mais me inspira, principalmente pela questão da autonomia (nos meus vídeos, há uma apresentação que fiz, sobre Conceito Dignidade da Pessoa Humana, em que cito Kant e na descrição dele, há o link do PDF do trabalho, para quem quiser ler).
PS: O Lusosofia disponibiliza vários outros textos de autores clássicos, vale a pena dar uma conferida: www.lusosofia.net/autores_textos.php
Quanto exclarecimento amigo!! Excelente aula. Sempre pensei assim, só não sabia que isso era Kant.
Por favor não deixem esse vídeo morrer!!! Sensacional 👏👏👏
Amei, amei e amei 😍😍 Definiu bem a nossa atual sociedade. Quando eu apliquei isso à minha vida, eu me libertei de muitas coisas. Kant ❤️❤️
Eu queria pôr este vídeo em um potinho e guardar no meu coração ❤❤❤❤❤❤
Kant é libertador. É incrível como areja a mente e inseri raios luminosos com pensamentos, confiantes e inspiradores. Obrigado professor, sua aula foi maravilhosa!
a maioridade de kant é a saída da caverna de Platão.
Não, nada ver.
Tem a ver. A saída da Matrix. Tem até um canal muito bom que se chama Saia da Matrix. ruclips.net/channel/UC3qAUf53j_dUv09jH7jsUJw
@@thiagoskapata O bom é quando a gente usa a caverna de Platão como analogia para outra coisas. Mas a caverna de Platão, em si, é uma fuga da realidade, Platão formulou assim: uma negação do mundo sensível. Nietzsche diria que Platão é quem vive na Matrix.
Excelente comentário, Heleir.
Platão critica o conhecimento meramente sensível e nos convida à quebrar os grilhões da ignorância e partir para a jornada da investigação racional através da Dialética. Podemos estabelecer um parâmetro de comparação e afirmar que sim, aqueles prisioneiros estão em um estado de menoridade.
A saída da caverna para o início dessa jornada seria, portanto, o início do processo de Esclarecimento.
@@thalessouzalima1998 a caverna de Platão é uma fuga da ilusão a realidade esta fora da caverna.
Fala sobre a Epistemologia e o limite do conhecimento humano. Penso que a filosofia depois do KAnt se tornou muito materialista, voltada somente para o mundo fisico.
Se todos pensassemos como Kant não nos descepicionariamos tanto com as pessoas, pois não colocariamos nelas as expectativas de perfeccionismo!!!amei a aula parabéns!!!
SÉRIO, AMEI esse vídeo !!!!! Nunca GOSTEI TANTO de um vídeo !!!!
Eu queria que os filósofos fossem isso que você conceituou, todavia não encontrei um que pudesse discutir questões que caminhassem na direção da verdade. Parece que todo ser humano sofre de uma maldição. Embora eu já tenha descoberto muitas verdades além das que vivemos hoje, queria compartilhar com o mundo estas soluções. Inclusive conheço a fundo a "maldição " supra citada.
Demonstra muito que você tem paixão por aquilo que ensina. Aula fantástica!
Você é o melhor professor de filosofia que já vi na vida
Essa aula foi a base da minha redação do enem 2018 hahaha usei essa ideia de esclarecimento a red inteira, me ajudou muuuuito. Mt obgggggggg
Adorei! É realmente encantador quando alguém ensina com paixão pelo que faz!
Td isso dito por vc na questao de esclarecimento me fez psnsar no governo atual onde pessoas dizem que o governo e suas ações estao certas porem tenho mts criticas a isso
A questao da maioridade tbm me fez pensar em como tds os dias eu posso moatrar pras pessoas e pra mim msm como ser uma pessoa melhor
Querido Professor Daniel, grave um video sobre "Memórias do Subsolo" - Fiódor Dostoiévski, por favor. é uma obra complexa e de difícil assimilação para muitos, vc irá arrasar.
Escrevendo aki em 2022, para agradecer essa aula maravilhosa e respondendo a pergunta no final do vídeo, creio que, infelizmente estamos vivendo uma processo retrógado do conhecimento, muitas pessoas sendo influenciadas por outras e a a crítica está sendo deixada de lado.
pessoal, vocês conseguem perceber o quanto a Filosofia é importante?!
Kant foi e é um gênio...
não sou a mesma pessoa após este vídeo.
obrigada, professor, por disseminar publicamente esse conhecimento :)
UFF Amanhã de manhã tenho prova e graças a essa aula fiquei mais esclarecida! obrigada
um dos melhores professores de filosofia do RUclips, da vontade de assistir, de ouvir e de entender.
Extremamente coerente.
Vivemos no automático, sempre obedecendo e não nos questionamos o pq daquilo, será se parar pra pensar sera que tudo que fazemos é necessário? Seguir uma instrução de alguém é bem mais fácil do que tu fazer algo que realmente vc quer, tudo que já é pronto é fácil e a gente não se questiona por isso, a humanidade está sim em heteronomia, pois a maioria obedecem líderes religiosos, militares até político...
Se começarmos a questionar e debater entraremos na real "constante evolução"... (meus pensamentos)
"Não seja Gado."
-KANT, Immanuel.
vdd
Uma frase nunca fez tanto sentido 😂😂🧐
boa KKKKKKKKKKKKKK
Bolsominion não estuda historia muito menos filosofia, a possibilidade de ter um por aqui é remota, podemos zoar a vontade kkkkkk
@@pcainfo quem dera fossem só os bolsominios, a maior parte das pessoas são. Eis o problema da democracia, a maioria é composta por idiotas e somente quem consegue a opinião favorável da maioria é que recebe o poder para comandar.
Linda aula, muito bom. Até fiquei com vontade de tatuar Sapere Aude. haha. Parabéns professor.
Tbm fiquei querendo tatuar... kkkkk
Achei sua aula muito esclarecedora e dinâmica. Vivemos tempos de cegueira que torna as pessoas acríticas em relação ao cotidiano. Se vão ao templo religioso deixam se seduzir pela fala eloquente do líder. Se ouvem rádio não filtram as veracidades dos fatos. Muitos estão na menoridade ainda e fazem esforços para continuar na clandestinidade racional.
Meu pensamento depois de estudar sobre esses conceitos de Kant me faz refletir sobre a nossa geração que vive sendo influenciada por ventos de doutrinas de homens , costumes e rituais que não levam a nada. Sua aula me inspira a ser uma pessoa mais crítica e ter minha independência de pensamento , sempre pautada com valores que não podemos negociar. Essa geração precisa parar de ser preguiçosa e pensar por si só. Liberdade!!!!
Aula excelente, parabéns, tinha tanto se Kant que eu nem sabia rsrs gosto de entender bastante, antes de levantar a bandeira, sempre achei isso mais sensato e mais inteligente.
Daniel é muito fantástico! Quanto preparo!
Enem 2018, antes de ir pra prova vi sua aula! Eu usei a referência na redação, e consegui fazer um texto circuito! Obrigada
Melhor aula de filosofia que vi na vida.
Ótimo vídeo!
Acredito que ainda tem muitas pessoas que vivem na menoridade mesmo tendo várias oportunidades de sair dela.
Durante essa aula fiquei pensando quanto ultimamente tenho sido "menor" por aceitar várias coisas sem antes saber o real do assunto tratado, por deixar que pessoas pudessem agir por em favor da minha pessoa sem antes passar por minhas críticas sem ao menos passar pela audiência de custódia da crítica, no momento sou uma pessoa esclarecida e a sociedade em que vivemos também mas acredito que estamos parado ou quase regredindo nesse aspeto devidos a vários lideres em modo geral seja ele religioso ou governamental.
Muito bom .Explicação esclarecida e que critica o conhecimento público al em da própria racionalidade coletiva . As mídias em geral tendem a atrofiar a nossa liberdade de pensar ao nos mandar consumir , nesse viés vivemos uma época de gradual esclarecimento devido à preguiça e à covardia .
A questão é exercer se assim posso dizer uma crítica no sentido responsável, não querendo assim desqualificar, ignorar, mas que nos leve como foi muito bem explanado sobre a importância de um senso crítico que nos tire do comodismo da passividade, e nos leve a ação de se apurar o que se ouvi ou que está sendo transmitido, se têm fundamento, coerência, verdade, senso comum...
Eu gostaria de te agradecer por compartilhar tamanho conhecimento, poder assistir uma aula dessa e dormir com essa reflexão, me deixa animada, com a esperança que poderei, enfim, um dia deixar um legado e não ser mais uma formação em massa. Que você, Professor, possa se encher cada dia mais de conhecimento e transbordar para nós. Que venha muitos outros (antes do ENEM se possível) rs
Daniel, vim procurar material para meu seminário de filosofia sobre Kant e me apaixonei pela sua didatica, seu canal, voce é 10
Nice...
As vezes me pego pensando por que estou pensando em alguma coisa!
Me identifico muito com filosofia.