estou a quase dois anos estudando programação e a área de TI como um todo, infelizmente ainda sem atuar na área. Espero que em 2025 eu consiga minha tão sonhada oportunidade.
Eu tbm to estudando faz um tempo, meu problema eh a disciplina, sao muitos altos e baixos, então vou comecar a trabalhar melhor essa area, focar em pegar projetos para fazer e a disciplina de estudos diarios, mas boa sorte ai mano, Tmj
eu terminei a faculdade de engenharia de software e estou a dois anos apenas estudando java, até hoje nada, sinto que tenho conhecimento suficiente para atuar e nada de empregos na área aqui em Pernambuco não consigo nada, esse ano os últimos 8 - 9 meses foram apenas me candidatando
20 anos como Desenvolvedor. Tá tenso o mercado. As empresas exigem que cada pessoa seja um setor de TI inteiro. Estou tentando uma recolocação CLT mas está difícil.
Perfeito seu comentário, Luciano. Nas entrevistas nos exigem um setor inteiro em uma única pessoa. Por mais que ao entrar na empresa 90% das metodologias que nos exigem, não coloquem em prática, ainda exigem que tenhamos. Não vejo com otimismo algum o futuro do desenvolvimento de software.
sabe pilotar avião? sabe criar uma IA? sabe montar um robô? DevSecOps é o novo estagiário, faça novos cursos piramideiros para aprender isso em 6 messes que é garantido o emprego ou vc que é preguiçoso e não quer se especializar. tem se atualizar. as bibliotecas mudam, ops, a tecnologia avança e muda.
Oiii Vanessa e Gabriel!!! Primeiramente, obrigada por mais um excelente vídeo, com um panorama completo para nos atualizar. Estou há 1 ano atuando como desenvolvedora, em 2025 me formo em engenharia de Software. Quando estamos na área, compreendemos com mais clareza o porque os critérios de elegibilidade para uma vaga estão mais exigentes. Ser um bom desenvolvedor, sempre exigiu muito estudo e assim como qualquer área se um profissional não se atualiza, acaba ficando para trás. Este primeiro ano de experiência transformou minha forma de programar. Estou muito feliz com minha evolução, tenho consciência que para avançar só depende de mim, estudar, praticar, se atualizar, é assim que a gente avança. Ser desenvolvedor vai muito além do código.
Olá Daiane, tudo bem ??? Gostei muito do seu relato e irei ingressar esse ano na parte de desenvolvimento, trabalho com manutenção e montagem de computadores a um tempo já, conhecia a área porém escolhi ficar no marketing anos atrás e hoje quero mudanças, me indicaria cursos como a udemy ou algo mais caro como a EBAC, Alura... Sobre faculdade tbm de ADS EAD, qual sua opinião pra trilhar um caminho base para o próximo ano NA SUA OPINIÃO (De acordo com a sua vivência). Desde já, agradeço.
Dezoito anos lidando com tecnologia, nos mercados têxtil, automação, serviços, segurança e de Telecomunicações (atual). Cinco anos e meio como desenvolvedor. Minha expectativa para os próximos anos é lidar com projetos voltados ao setor primário, automação de processos, georreferenciamento, geoprocessamento, pesquisa, analise de dados e por aí vai.
3 anos estudando e 1 fazendo freelances informais pesados. Minha perspectiva só pode ser de melhora porque tô muito no fundo do poço kkk todas oportunidades que tive até hoje foram recomendações de amigos, ou seja, muita sorte e confiança, as de LinkedIn, sites, posts, grupos, só me recusaram e deram resposta automática, mesmo possuindo experiência, as softskills (modestia), hard, ficando bem em alguns testes técnicos, aplicando em vagas do exterior, enfim.. acho que só tem o que melhorar mesmo..
Bora empreender galera. A oportunidade a gente é quem cria. Não podemos ficar só esperando ser contratado por empresas exigentes e que não entregam nada.
Boa jogada oferecer um curso e logo dizer que o mercado vai querer alguém com habilidades desenvolvidas, muito fácil enganar trouxa mesmo independente da área
boa análise parabéns por não seguir a onda dos capitalistas
10 часов назад+2
infelizmente a coisa ta feia mesmo e a tendencia é piorar. é tanta coisa e tanta pressão e não tem pra onde fugir que da vontade de fugir pro meio do mato tentar viver plantando e colhendo pq está difícil se adaptar a esse sistema que está passando o rolo compressor em todo mundo... mas continue a nadar, continue a nadar...
Mais de 20 anos na area. Uma coisa vocês devem entender de uma vez por todas. TI é 99,9% das vezes visto como CUSTO FIXO pela empresa. Faça o que for, gere o resultado que for, passa um tempinho e eles voltam a te ver como CUSTO FIXO. Essa é a Black Pill da TI, goste você ou não.
Iniciei na área de programação estudando Ruby/Rails, onde tive duas experiências curtas, continuei estudando e busquei vagas presenciais na minha cidade, onde surgiu uma oportunidade de trabalho com C#, além disso estou no segundo período de Engenharia de Software. Hoje mesmo tive o feedback desses primeiros 4 meses de trabalho onde superei todas as expectativas e tive avaliações positivas. Apesar de toda a dedicação estava muito ansioso por não estar suprindo as expectativas, minha própria cabeça me sabotando e fazendo eu esquecer toda minha evolução e aprendizado, gostaria de saber como mudar esses pensamentos, quais passos tomar e até mesmo atitudes para mim mesmo, não me sabotar e deixar esses pensamentos negativos interferir na minha evolução?
Mano, isso ai só se resolve com terapia, infelizmente (ou felizmente). Claro que ler/ouvir opiniões de pessoas mais experientes que passaram por isso, ajuda bastante. Mas resolver, de fato, o problema, só com psicólogo. Tbm estou querendo fazer e espero q me ajude com isso e outras questões.
Estou na área de desenvolvimento à alguns anos e tbm sou professor em um instituto federal. Infelizmente não vejo o mercado com tanto otimismo, principalmente para os que estão iniciando agora na área de desenvolvimento, a IA consegue facilmente fazer a maioria das tarefas que um dev junior faria e as empresas não estão dispostas a treinar iniciantes para correr o risco de perdê-los para o concorrente. No ambiente escolar os alunos estão usando gpt para realizar os trabalhos, ou seja, estão perdendo a oportunidade de aprender a resolver problemas. Será lançado no mercado um monte de juniors achando que sabe algo, mas que poderão ser facilmente substituídos pela ferramenta que eles mesmos utilizam, pois estão se tornando escravos dela.
Pessoal, vocês ativaram alguma coisa quando postaram esse vídeo para que fosse habilitado o recurso faixa de áudio para tradução de áudio? pois tem alguns vídeos como esse (mais recentes) que o recurso está habilitado, porém, vídeos antigos não tem esse recurso.
7 anos no mercado, galera e sobre home office em 2025, a tendência é a volta ao presencial? Onde trabalho exigiu a volta para escritório já em Janeiro de 2025.
Tenho quase 5 anos no mercado de dev, e começei a faculdade de TI em 2019. Eu acredito que a tendência pra quem se especializar são oportunidades melhores. A tendência é vagas remotas serem mais difícil, e estou recebendo boas vagas hibridas pra sao paulo e regiao. Esse ano após tirar certificaçoes de Azure, começar uma pós graduação, fazer um perfil no linkedin em inglês e estudar muito, comecaram a surgir vagas boas! Esse ano pra quem começou recente, a régua esta mais alta e o mercado de dev mais seniors estao mais aquecidos. Façam faculdade, estudem por fora e começe como estagiário/trainee em qualquer lugar pra ganhar experiência
Concurso Publico galera, nao deixem isso de lado. A depender da instituicao pode ser excelente. O "problema" pode ser para alguns somente a dificuldade em se ter trabalho remoto de maneira ordinária, porem, ainda sim vale muito a pena
O mercado esfriou esse fim de ano. Sou sênior e busco realocação desde Novembro, apesar das diversas propostas todas as vagas foram congeladas. Espero sinceramente que o mercado volte a aquecer.
Passei pelo mesmo esse ano (mas não foi só no final de ano não). Participei de diversos processos seletivos desde agosto e na maioria deles as vagas foram simplesmente canceladas pelas empresas. Para contratação, acho que 2024 foi o pior ano até o momento.
Vejo nos comentários devs com experiência falando que a área ta difícil pra se alocar, fico com medo pra quem ta entrando na área, antigamente quando me perguntavam se valia apena essa área eu recomendava de olhos fechado, hoje eu já não sei.
To desde julho de 2023 aprendendo desenvolvimento FullStack num bootcamp... fevereiro agora já tá certo de eu e uns colegas de começar um projeto... quem sabe isso sirva pra eu ter coragem de migrar de carreira.
Mercado de T.I está horrível, você tem que ser fullstack, analista de dados, cientista de dados, redes, nuvem, cybersecurity, pentest, devops, sysadmin, suporte UX design etc.. para você começar como júnior 😂😅kkkk
"cedento por devs" kkkkkkkkkk eu com 3 anos de experiencia, sai janeiro desse ano, e to desde fevereiro procurando um emprego e não consigo, ou seja, 1 ano praticamente desempregado
Estou tentando migrar para a área de TI desde 2019, até consegui uma oportunidade que durou 8 meses mas veio a cair nk layoff, mas não parei ai não, investi pesado , iniciei minha graduação e continuo estudando e planejo conseguir minha vaga ainda em 2025
24 anos atuando com TI e o mercado exige muito porém me parece que estão com medo dos profissionais mais antigos, talvez esse medo seja referente a faixa salarial, tenho percebido isso.
Toda vez que vou na interner pesquisar sobre o mercado na área eu saio com uma desesperança enorme. Fiz 1 ano de ADS e estou há 1 ano cursando SI. Decidi repetir algumas matérias como Algoritmos e Programação Estruturada 1 e 2 com linguagem C porquê não aprendi bem na primeira instituição (saí de uma Privada e fui para uma Pública. E realmente, vi conceitos muito importantes como registros e ponteiros, fora que os exercícios eram bem mais exigentes... Quero achar um estágio no próximo semestre agora, porém ao ver os comentários? Só trisreza, só desânimo. Quando eu vejo um sênior falando que tá com dificuldade de se realocar no mercado é porquê a situação é gravíssima... Me dá vontade de pular fora antes mesmo de me decepcionar. É como diz um provérbio chinês: "O ignorante nunca aprende. O inteligente aprende com os próprios erros. Já o Sábio aprende com o erro dos outros."
Porque você está procurando vaga de programador sendo que você é um analista de sistemas? Eu vejo isso como um técnico em gestão de obras procurando serviço de predeiro.
@@GustavoLourenço-t6x Eu ainda sou Estudante, mano. Hoje faço Sistemas de Informação, que dizem ser uns os melhores cursos para justamente trabalhar com programação. O curso apesar de bacharel, tem muito foco nisso. O mesmo vale pra ADS que é literalmente um pedreiro de software. Inclusive muita gente que acompanho na internet da área de TI, que se formou em Ciência da Computação, 10/20 anos atrás, afirma que se fosse hoje, fariam ADS. Eu tô começando, então de cara o mais lógico é encarar um trampo como DEV, medida que vou me especializando e ganhando experiência posso adquirir algo mais acima como um Gerente de Projetos
@@lucaseduardo_cas A programação é uma atividade livre, é uma prática específica da engenharia de software, ou seja, não precisa de nenhum tecnólogo ou bacharel para atuar. Algumas empresas pedem ensino superior para atuar como programador por questões cuturais/normativas da empresa em específico, por exemplo, tem empresas que somente contratam pessoas de determinada universidade, mesmo quem nem precise de ensino superior para atuar em determinada função. Analista de sistemas em uma empresa organizada nem toca no código, por que está, é uma função do programador - codificar a modelagem e os requisitos feitos pelo o analista.
@@GustavoLourenço-t6x Não sei, cara. Não tô na área... Pelo que já conversei de pessoas que estão, na prática vários cursos de tecnologia tem a mesma base, ADS, SI, ES, CC, e com essa base no que tange programação e coisas mais de base, vc pode atuar em qualquer área. É como você disse, não precisa de curso, mas o que eu procuro não é só aprender a programar, é a base. Tanto que estou pagando um preço muito alto pra aprender a programar da minha forma, que é estudar por livros, fireworks ao invés de só pegar conteúdo mastigado em vídeo aulas. A ideia é que quando surgir uma ferramenta nova, eu tenho a capacidade de aprender por conta própria com o próprio conteúdo teórico ao invés de esperar surgir um curso. Quem sabe até lançar meus próprios cursos? Enfim, vi essa dica há muitos anos com o Gabriel Pato que apesar de não ser formado, o moleque vive tecnologia desde criança, o que não foi o meu caso.
@codigofontetv Trabalho atualmente na Capgemini e tenho gostado bastante! Aprendendo muito, avançando na carreira... Até o momento tem sido uma boa experiência!!
Saudações, casal! Minha experiência: sênior, 43 anos, com 24 anos de mercado (formado há 20). Sou full-stack, devops, especialista em redes e servidores Linux/Win... Ou seja, a velha guarda que continua a FULL no jogo! Aqui na América Latina, os investimentos em TI têm crescido bastante: estamos com IA Generativa a todo vapor, chatbots integrados com consultas avançadas (database e RAGs) e até desenvolvendo agentes para manutenção automática de servidores. Também programando para mobile e desktop. E como dizem por aqui, todo dia ganhamos um "Kinder Ovo" para resolver - surpresas não faltam! Sobre contratar, tá complicado mesmo... o mercado está exigindo experiência, [ faz todo o diferencial ], a presencialidade faz uma baita diferença no dia a dia [sobre remoto, infelizmente, quem não é visto, não é lembrado 🙁]. Ah, falando em "GPU", o Jomar da NVIDIA soltou uma ótima na Latinoware e confirmo o que ele disse: "GPU boa é GPU quentinha!" 🔥 Rumo a 2025 com trabalho, IA e muitas surpresas no mundo dev. Bom trabalho a todos! 🚀
A barra pra simplesmente entrar no mercado de trabalho na área de TI ta ficando cada vez mais alta. Não vejo isso como muito positivo. O investimento pra começar fica cada vez mais difícil de alcançar.
A impressão que dá é que TI deu uma organizada no início dos anos 2000 e agora tá tudo bagunçado de novo. A profissão em si parece que não tem distinção entre as diversas facetas de um profissional de tecnologia.
Minha impressão é que 2024 foi pior que 2023 em contratação de pessoal. Em 2023 consegui minha primeira oportunidade internacional (e o processo foi rápido e simples). Ao longo de 2023 vi várias oportunidades também,mas preferi permanecer onde estou. Esse ano vi o mercado encolher de forma muito significativa. E o pior: várias vagas que estavam abertas sendo simplesmente canceladas pelas empresas. Vc se candidata, faz o processo e no final a empresa simplesmente cancela a contratação. Isso ocorreu muito esse ano. Não sei o que esperar de 2025.
Cara estudei Javascript em 2021 e nao consegui vaga , larguei mão , sera que vale a pena migrar pra python , e tentar uma primeira vaga ? Sou de portugal
só espero me realocar no mercado, dois anos trampando como Dev e só tomei taca, pelo menos criei uma experiência única de saber me virar nos trinta pra entregar tasks impossiveis kkkkkkkkkkkk
Olha, no fundo no fundo vocês dois bem sabem que, a tendência é piorar para nós desenvolvedores. E como citou um colega em um comentário, o nivel de exigência é irreal. Daqui a uns 10 anos (se estivermos vivos), constataremos uma oferta de mão de obra, muito maior que a demanda. E isso jogará os salarios lá pra baixo.
Podem ficar certos que o mercado tá uma bomba, mesmo se preparando no que for, se não tiver experiência, não consegue quase nada. O fator QI (indicação) segue prevalente na área, além de existir o fator sorte, sim, aquela velha combinação de eventos aleatórios que podem te dar uma "ajuda", aí a preparação conta mesmo, foi assim que peguei a onda da pandemia e estou na mesma empresa até hoje. Mas tá muito difícil o mercado mesmo.
Tenho 10 anos como desenvolvedor, desde o estágio. Sou bem focado em frontend desde 2021 O que vejo hoje são muitas vagas fullstack disfarçadas de vaga para frontend. Queria ser otimista e dizer que se o setor reaquecer de vagas as empresas tendem a contratar mais especialistas e deixar cada um cuidar da sua área, mas acho que a tendência com IA agora vai ser essa. Se as empresas já queriam 1 setor inteiro de TI numa pessoa, agora com IA piorou. O ruim disso é que ninguém é bom em tudo, então sai tudo meia boca. Essa é minha expectativa pro mercado, lidar com muito projeto meia boca.
Rapaz eu fico puto com essas pesquisas, o que tem de desenvolvedor experiente reclamando que não é contratado não é brincadeira, eu mesmo tenho projetos usando DDD, Clean Architecture, SOLID , NextJS e os caramba, mas nada, essa conta não fecha, se existisse msm todas essas vagas não tinha tanto desenvolvedor sofrendo, vou continuar desenvolvendo mas vou focar em empreender, se vier a vaga será bem vinda.
Isso começa com a ignorância subjacente na área em relação a funções em setores de TI. Cara, o que tem de analista de sistemas e engenheiro de software formados achando que estes cursos é sobre ser programador, é muita gente, eu fico incredulo com isto... Com efeito, muitas vagas seguem essa confusão, as vezes precisam de um analista de sistemas mas na verdade as funções é para programador, as vezes precisam de um engenheiro de software mas as funções são para analistas de sistemas.
@GustavoLourenço-t6x Pois eh mano, e é incrível que as empresas seguem cometendo o velho erro de deixar para o pessoal de RH a responsa de formular vagas, impressionante.
@@alexvicente9426 isso é perigoso, as vezes agem de má fé, por exemplo, contratam uma pessoa que recebe como programador, mas na prática faz serviços de analista de sistemas e programador, ou seja, prática múltiplas funções e recebe apenas por uma.
@@joaopaulo-vr6mc Com toda certeza. Na produção de um software comercial existem diversos setores (assim como a maioria das indústrias). O eng de software é responsável pelo macrogerenciamento dos setores de produção, o que envolve principalmente gestão de pessoas. Dentro do setor de desenvolvimento, tem geralmente o gestor de produto, analista de sistemas, designer e o programador - então não tem motivo o eng de software ir programar, já que a função dele é coordenar todos os setores. Com isso, você pode ser perfeitamente um eng de software sem muitas habilidades com programação (apesar que ter esta habilidade que possa agregar ao seu perfil profissional). Mas saliento que, se um eng de software em determinada empresa programa, não significa que a engenharia de software é sobre ser programador, mas sim que está pessoa está realizando múltiplas funções: de eng de software e de programador. Sobre estas múltiplas funções elas podem ser acordadas entre o eng de software e a empresa. Um exemplo análogo seria um eng civil que também ajuda os pedreiros a empilhar concreto, apesar de não ser algo comum, em determinadas circunstâncias pode acontecer.
passando fome desde 2021 e encabeçando só CR em concurso. ta muito bom Ti, migra pra área kkkk pow. Ta muito bom, programador ruim contratado e dev desempregados.
Estou a sensivelmente a dois meses no mercado de Desenvolvimento. E espero almejar em 2025 o mais alto nível na minha carreira como desenvolvedor. 📶↗💻🖱🖥
estou a quase dois anos estudando programação e a área de TI como um todo, infelizmente ainda sem atuar na área. Espero que em 2025 eu consiga minha tão sonhada oportunidade.
Estamos juntos!!! Estou no mesmo barco que você
Eu tbm to estudando faz um tempo, meu problema eh a disciplina, sao muitos altos e baixos, então vou comecar a trabalhar melhor essa area, focar em pegar projetos para fazer e a disciplina de estudos diarios, mas boa sorte ai mano, Tmj
Não vai, sad but true... sai fora dessa area, antes que perca mais tempo.
eu terminei a faculdade de engenharia de software e estou a dois anos apenas estudando java, até hoje nada, sinto que tenho conhecimento suficiente para atuar e nada de empregos na área aqui em Pernambuco não consigo nada, esse ano os últimos 8 - 9 meses foram apenas me candidatando
Se formou em qual faculdade?@@ayrtonsilva53
20 anos como Desenvolvedor. Tá tenso o mercado. As empresas exigem que cada pessoa seja um setor de TI inteiro. Estou tentando uma recolocação CLT mas está difícil.
Exatamente isso. Não vejo com otimismo o futuro não
Perfeito seu comentário, Luciano. Nas entrevistas nos exigem um setor inteiro em uma única pessoa. Por mais que ao entrar na empresa 90% das metodologias que nos exigem, não coloquem em prática, ainda exigem que tenhamos. Não vejo com otimismo algum o futuro do desenvolvimento de software.
sabe pilotar avião? sabe criar uma IA? sabe montar um robô? DevSecOps é o novo estagiário, faça novos cursos piramideiros para aprender isso em 6 messes que é garantido o emprego ou vc que é preguiçoso e não quer se especializar. tem se atualizar. as bibliotecas mudam, ops, a tecnologia avança e muda.
@@RickandMorty-dt1md É isso hahahahaha
😂 sempre vem um marketing 🤑$$ quando vem um vídeo referente a vagas.kkkkk 😂
Oiii Vanessa e Gabriel!!!
Primeiramente, obrigada por mais um excelente vídeo, com um panorama completo para nos atualizar.
Estou há 1 ano atuando como desenvolvedora, em 2025 me formo em engenharia de Software.
Quando estamos na área, compreendemos com mais clareza o porque os critérios de elegibilidade para uma vaga estão mais exigentes.
Ser um bom desenvolvedor, sempre exigiu muito estudo e assim como qualquer área se um profissional não se atualiza, acaba ficando para trás.
Este primeiro ano de experiência transformou minha forma de programar. Estou muito feliz com minha evolução, tenho consciência que para avançar só depende de mim, estudar, praticar, se atualizar, é assim que a gente avança.
Ser desenvolvedor vai muito além do código.
Olá Daiane, tudo bem ??? Gostei muito do seu relato e irei ingressar esse ano na parte de desenvolvimento, trabalho com manutenção e montagem de computadores a um tempo já, conhecia a área porém escolhi ficar no marketing anos atrás e hoje quero mudanças, me indicaria cursos como a udemy ou algo mais caro como a EBAC, Alura... Sobre faculdade tbm de ADS EAD, qual sua opinião pra trilhar um caminho base para o próximo ano NA SUA OPINIÃO (De acordo com a sua vivência). Desde já, agradeço.
Dezoito anos lidando com tecnologia, nos mercados têxtil, automação, serviços, segurança e de Telecomunicações (atual). Cinco anos e meio como desenvolvedor. Minha expectativa para os próximos anos é lidar com projetos voltados ao setor primário, automação de processos, georreferenciamento, geoprocessamento, pesquisa, analise de dados e por aí vai.
3 anos estudando e 1 fazendo freelances informais pesados.
Minha perspectiva só pode ser de melhora porque tô muito no fundo do poço kkk todas oportunidades que tive até hoje foram recomendações de amigos, ou seja, muita sorte e confiança, as de LinkedIn, sites, posts, grupos, só me recusaram e deram resposta automática, mesmo possuindo experiência, as softskills (modestia), hard, ficando bem em alguns testes técnicos, aplicando em vagas do exterior, enfim.. acho que só tem o que melhorar mesmo..
Bora empreender galera. A oportunidade a gente é quem cria. Não podemos ficar só esperando ser contratado por empresas exigentes e que não entregam nada.
Boa jogada oferecer um curso e logo dizer que o mercado vai querer alguém com habilidades desenvolvidas, muito fácil enganar trouxa mesmo independente da área
boa análise parabéns por não seguir a onda dos capitalistas
infelizmente a coisa ta feia mesmo e a tendencia é piorar. é tanta coisa e tanta pressão e não tem pra onde fugir que da vontade de fugir pro meio do mato tentar viver plantando e colhendo pq está difícil se adaptar a esse sistema que está passando o rolo compressor em todo mundo... mas continue a nadar, continue a nadar...
também compartilho da mesma dor
Mais de 20 anos na area. Uma coisa vocês devem entender de uma vez por todas. TI é 99,9% das vezes visto como CUSTO FIXO pela empresa. Faça o que for, gere o resultado que for, passa um tempinho e eles voltam a te ver como CUSTO FIXO.
Essa é a Black Pill da TI, goste você ou não.
46 anos recentemente formado, especializando em fullstack e de olho na IA generativa.
8 anos no mercado com a ajuda de Deus!
8 meses no mercado, graças a Deus!
Voces sao top!!! Venha pra Caragua novamente, grande abraco!
Iniciei na área de programação estudando Ruby/Rails, onde tive duas experiências curtas, continuei estudando e busquei vagas presenciais na minha cidade, onde surgiu uma oportunidade de trabalho com C#, além disso estou no segundo período de Engenharia de Software. Hoje mesmo tive o feedback desses primeiros 4 meses de trabalho onde superei todas as expectativas e tive avaliações positivas. Apesar de toda a dedicação estava muito ansioso por não estar suprindo as expectativas, minha própria cabeça me sabotando e fazendo eu esquecer toda minha evolução e aprendizado, gostaria de saber como mudar esses pensamentos, quais passos tomar e até mesmo atitudes para mim mesmo, não me sabotar e deixar esses pensamentos negativos interferir na minha evolução?
Mano, isso ai só se resolve com terapia, infelizmente (ou felizmente). Claro que ler/ouvir opiniões de pessoas mais experientes que passaram por isso, ajuda bastante. Mas resolver, de fato, o problema, só com psicólogo. Tbm estou querendo fazer e espero q me ajude com isso e outras questões.
Moro nos EUA e sou Analista de Segurança. Amo programação e penso em mesclar as duas áreas e abrir um negócio próprio.
Estou na área de desenvolvimento à alguns anos e tbm sou professor em um instituto federal. Infelizmente não vejo o mercado com tanto otimismo, principalmente para os que estão iniciando agora na área de desenvolvimento, a IA consegue facilmente fazer a maioria das tarefas que um dev junior faria e as empresas não estão dispostas a treinar iniciantes para correr o risco de perdê-los para o concorrente. No ambiente escolar os alunos estão usando gpt para realizar os trabalhos, ou seja, estão perdendo a oportunidade de aprender a resolver problemas. Será lançado no mercado um monte de juniors achando que sabe algo, mas que poderão ser facilmente substituídos pela ferramenta que eles mesmos utilizam, pois estão se tornando escravos dela.
O que você recomenda para alguém que está iniciando agora?
@@EricMonteiro189 tai uma pergunta que quero ver a resposta
@@EricMonteiro189 aprender de verdade, estudar de verdade, evitar LLMs (chatGPT e afins)
Pessoal, vocês ativaram alguma coisa quando postaram esse vídeo para que fosse habilitado o recurso faixa de áudio para tradução de áudio? pois tem alguns vídeos como esse (mais recentes) que o recurso está habilitado, porém, vídeos antigos não tem esse recurso.
Foi ativado recentemente em nosso canal esse recurso e só serve para os vídeos novos.
7 anos no mercado, galera e sobre home office em 2025, a tendência é a volta ao presencial?
Onde trabalho exigiu a volta para escritório já em Janeiro de 2025.
Sim a maioria dos gestores preferem o presencial tradicional
Todo mundo de TI voltando pra escritório
Tenho quase 5 anos no mercado de dev, e começei a faculdade de TI em 2019. Eu acredito que a tendência pra quem se especializar são oportunidades melhores. A tendência é vagas remotas serem mais difícil, e estou recebendo boas vagas hibridas pra sao paulo e regiao.
Esse ano após tirar certificaçoes de Azure, começar uma pós graduação, fazer um perfil no linkedin em inglês e estudar muito, comecaram a surgir vagas boas! Esse ano pra quem começou recente, a régua esta mais alta e o mercado de dev mais seniors estao mais aquecidos.
Façam faculdade, estudem por fora e começe como estagiário/trainee em qualquer lugar pra ganhar experiência
Concurso Publico galera, nao deixem isso de lado. A depender da instituicao pode ser excelente. O "problema" pode ser para alguns somente a dificuldade em se ter trabalho remoto de maneira ordinária, porem, ainda sim vale muito a pena
sim ficar com uma porrada de CR kkkkkk.
😂😂😂😂😂 tá maluco, mas nem fudendo
O mercado esfriou esse fim de ano. Sou sênior e busco realocação desde Novembro, apesar das diversas propostas todas as vagas foram congeladas. Espero sinceramente que o mercado volte a aquecer.
Passei pelo mesmo esse ano (mas não foi só no final de ano não). Participei de diversos processos seletivos desde agosto e na maioria deles as vagas foram simplesmente canceladas pelas empresas. Para contratação, acho que 2024 foi o pior ano até o momento.
Ser demitido ou pedir demissão no fim de ano é ruim, também passei por isso.
Todas as áreas esfriam no fim do ano. Ti não é diferente. Certamente você vai conseguir boas oportunidades em 2025. Boa sorte.
Qual o LinkedIn de vocês ?
Vejo nos comentários devs com experiência falando que a área ta difícil pra se alocar, fico com medo pra quem ta entrando na área, antigamente quando me perguntavam se valia apena essa área eu recomendava de olhos fechado, hoje eu já não sei.
To desde julho de 2023 aprendendo desenvolvimento FullStack num bootcamp... fevereiro agora já tá certo de eu e uns colegas de começar um projeto... quem sabe isso sirva pra eu ter coragem de migrar de carreira.
11 anos de mercado, dev cansado
Mercado de T.I está horrível, você tem que ser fullstack, analista de dados, cientista de dados, redes, nuvem, cybersecurity, pentest, devops, sysadmin, suporte UX design etc.. para você começar como júnior 😂😅kkkk
"cedento por devs" kkkkkkkkkk eu com 3 anos de experiencia, sai janeiro desse ano, e to desde fevereiro procurando um emprego e não consigo, ou seja, 1 ano praticamente desempregado
Estou tentando migrar para a área de TI desde 2019, até consegui uma oportunidade que durou 8 meses mas veio a cair nk layoff, mas não parei ai não, investi pesado , iniciei minha graduação e continuo estudando e planejo conseguir minha vaga ainda em 2025
a sensação que eu tenho quando vejo vocês é que o Érico Borgo e a Nilce Moreto de uma realidade alternativa se casaram e viraram devs
24 anos atuando com TI e o mercado exige muito porém me parece que estão com medo dos profissionais mais antigos, talvez esse medo seja referente a faixa salarial, tenho percebido isso.
Toda vez que vou na interner pesquisar sobre o mercado na área eu saio com uma desesperança enorme. Fiz 1 ano de ADS e estou há 1 ano cursando SI. Decidi repetir algumas matérias como Algoritmos e Programação Estruturada 1 e 2 com linguagem C porquê não aprendi bem na primeira instituição (saí de uma Privada e fui para uma Pública. E realmente, vi conceitos muito importantes como registros e ponteiros, fora que os exercícios eram bem mais exigentes... Quero achar um estágio no próximo semestre agora, porém ao ver os comentários? Só trisreza, só desânimo. Quando eu vejo um sênior falando que tá com dificuldade de se realocar no mercado é porquê a situação é gravíssima... Me dá vontade de pular fora antes mesmo de me decepcionar. É como diz um provérbio chinês: "O ignorante nunca aprende. O inteligente aprende com os próprios erros. Já o Sábio aprende com o erro dos outros."
a coisa tá feia mesmo ... os comentários me parecem estar bem diferente do que é dito no vídeo
Porque você está procurando vaga de programador sendo que você é um analista de sistemas? Eu vejo isso como um técnico em gestão de obras procurando serviço de predeiro.
@@GustavoLourenço-t6x Eu ainda sou Estudante, mano. Hoje faço Sistemas de Informação, que dizem ser uns os melhores cursos para justamente trabalhar com programação. O curso apesar de bacharel, tem muito foco nisso. O mesmo vale pra ADS que é literalmente um pedreiro de software. Inclusive muita gente que acompanho na internet da área de TI, que se formou em Ciência da Computação, 10/20 anos atrás, afirma que se fosse hoje, fariam ADS.
Eu tô começando, então de cara o mais lógico é encarar um trampo como DEV, medida que vou me especializando e ganhando experiência posso adquirir algo mais acima como um Gerente de Projetos
@@lucaseduardo_cas A programação é uma atividade livre, é uma prática específica da engenharia de software, ou seja, não precisa de nenhum tecnólogo ou bacharel para atuar. Algumas empresas pedem ensino superior para atuar como programador por questões cuturais/normativas da empresa em específico, por exemplo, tem empresas que somente contratam pessoas de determinada universidade, mesmo quem nem precise de ensino superior para atuar em determinada função. Analista de sistemas em uma empresa organizada nem toca no código, por que está, é uma função do programador - codificar a modelagem e os requisitos feitos pelo o analista.
@@GustavoLourenço-t6x Não sei, cara. Não tô na área... Pelo que já conversei de pessoas que estão, na prática vários cursos de tecnologia tem a mesma base, ADS, SI, ES, CC, e com essa base no que tange programação e coisas mais de base, vc pode atuar em qualquer área. É como você disse, não precisa de curso, mas o que eu procuro não é só aprender a programar, é a base. Tanto que estou pagando um preço muito alto pra aprender a programar da minha forma, que é estudar por livros, fireworks ao invés de só pegar conteúdo mastigado em vídeo aulas. A ideia é que quando surgir uma ferramenta nova, eu tenho a capacidade de aprender por conta própria com o próprio conteúdo teórico ao invés de esperar surgir um curso. Quem sabe até lançar meus próprios cursos? Enfim, vi essa dica há muitos anos com o Gabriel Pato que apesar de não ser formado, o moleque vive tecnologia desde criança, o que não foi o meu caso.
Minha expectativa para 2025 é entrar no mercado de trabalho. Tenho estudado bastante, mas se não conseguir 2026 não falha
3 anos no mercado! ♥️
Que legal Nadson. Você tem tido uma boa experiência?
@codigofontetv Trabalho atualmente na Capgemini e tenho gostado bastante! Aprendendo muito, avançando na carreira... Até o momento tem sido uma boa experiência!!
@@nadsonanjos6074 empresa top, parabéns!
6 anos no mercado, atualmente como pleno.
Saudações, casal!
Minha experiência: sênior, 43 anos, com 24 anos de mercado (formado há 20). Sou full-stack, devops, especialista em redes e servidores Linux/Win... Ou seja, a velha guarda que continua a FULL no jogo!
Aqui na América Latina, os investimentos em TI têm crescido bastante: estamos com IA Generativa a todo vapor, chatbots integrados com consultas avançadas (database e RAGs) e até desenvolvendo agentes para manutenção automática de servidores. Também programando para mobile e desktop. E como dizem por aqui, todo dia ganhamos um "Kinder Ovo" para resolver - surpresas não faltam!
Sobre contratar, tá complicado mesmo... o mercado está exigindo experiência, [ faz todo o diferencial ], a presencialidade faz uma baita diferença no dia a dia [sobre remoto, infelizmente, quem não é visto, não é lembrado 🙁].
Ah, falando em "GPU", o Jomar da NVIDIA soltou uma ótima na Latinoware e confirmo o que ele disse:
"GPU boa é GPU quentinha!" 🔥
Rumo a 2025 com trabalho, IA e muitas surpresas no mundo dev. Bom trabalho a todos! 🚀
A barra pra simplesmente entrar no mercado de trabalho na área de TI ta ficando cada vez mais alta. Não vejo isso como muito positivo. O investimento pra começar fica cada vez mais difícil de alcançar.
A impressão que dá é que TI deu uma organizada no início dos anos 2000 e agora tá tudo bagunçado de novo. A profissão em si parece que não tem distinção entre as diversas facetas de um profissional de tecnologia.
Ótimo vídeo !
E como está a tendência dessas vagas para trabalhar Remoto?
Otimo video
usar IA e construir IA são coisas diferentes
Minha impressão é que 2024 foi pior que 2023 em contratação de pessoal. Em 2023 consegui minha primeira oportunidade internacional (e o processo foi rápido e simples). Ao longo de 2023 vi várias oportunidades também,mas preferi permanecer onde estou. Esse ano vi o mercado encolher de forma muito significativa. E o pior: várias vagas que estavam abertas sendo simplesmente canceladas pelas empresas. Vc se candidata, faz o processo e no final a empresa simplesmente cancela a contratação. Isso ocorreu muito esse ano. Não sei o que esperar de 2025.
Cara estudei Javascript em 2021 e nao consegui vaga , larguei mão , sera que vale a pena migrar pra python , e tentar uma primeira vaga ? Sou de portugal
Pra concurso público o mercado está quente tbm.
3 anos no mercado ❤️
só espero me realocar no mercado, dois anos trampando como Dev e só tomei taca, pelo menos criei uma experiência única de saber me virar nos trinta pra entregar tasks impossiveis kkkkkkkkkkkk
Olha, no fundo no fundo vocês dois bem sabem que, a tendência é piorar para nós desenvolvedores. E como citou um colega em um comentário, o nivel de exigência é irreal. Daqui a uns 10 anos (se estivermos vivos), constataremos uma oferta de mão de obra, muito maior que a demanda. E isso jogará os salarios lá pra baixo.
Não sei, tem muita gente desistindo
comecei o estágio pra dev em 2020 e fui contratada em 2022
bom
Podem ficar certos que o mercado tá uma bomba, mesmo se preparando no que for, se não tiver experiência, não consegue quase nada. O fator QI (indicação) segue prevalente na área, além de existir o fator sorte, sim, aquela velha combinação de eventos aleatórios que podem te dar uma "ajuda", aí a preparação conta mesmo, foi assim que peguei a onda da pandemia e estou na mesma empresa até hoje. Mas tá muito difícil o mercado mesmo.
Recém formado, procurando vagas para trainee.
Tenho 10 anos como desenvolvedor, desde o estágio. Sou bem focado em frontend desde 2021
O que vejo hoje são muitas vagas fullstack disfarçadas de vaga para frontend. Queria ser otimista e dizer que se o setor reaquecer de vagas as empresas tendem a contratar mais especialistas e deixar cada um cuidar da sua área, mas acho que a tendência com IA agora vai ser essa. Se as empresas já queriam 1 setor inteiro de TI numa pessoa, agora com IA piorou.
O ruim disso é que ninguém é bom em tudo, então sai tudo meia boca. Essa é minha expectativa pro mercado, lidar com muito projeto meia boca.
Eu ando perdidona para voltar a estudar na área de TI, esse curso vai ser muito bom!
que curso menina ninguém precisa de curso não kkk
@@WellyngtonDevcomo assim mano
@@DiegoParalon todo mundo tem acesso ao chatgpt, melhor que qualquer curso que existe
Minha expectativa é zero
desculpe mas não dá pra dar o menor crédito há alguém comentando sobre o mercado e vendendo curso ao mesmo tempo, aliás acho que é meio óbvio!
Dólar rumando a Marte antes do Elon Musk, trabalhar pra fora é o caminho
falta os links da Full Cycle
Esse é nosso link.
codigofonte.click/fullcycle122024
expectativa 2025: Piramide de cursos e 3mil aplicações em uma vaga
é sacanagem alguém anunciar uma vaga de fullstack com salario de 4k
Especialista front end ou back end sempre vai ganhar mais que fullstack.
Rapaz eu fico puto com essas pesquisas, o que tem de desenvolvedor experiente reclamando que não é contratado não é brincadeira, eu mesmo tenho projetos usando DDD, Clean Architecture, SOLID , NextJS e os caramba, mas nada, essa conta não fecha, se existisse msm todas essas vagas não tinha tanto desenvolvedor sofrendo, vou continuar desenvolvendo mas vou focar em empreender, se vier a vaga será bem vinda.
Isso começa com a ignorância subjacente na área em relação a funções em setores de TI. Cara, o que tem de analista de sistemas e engenheiro de software formados achando que estes cursos é sobre ser programador, é muita gente, eu fico incredulo com isto... Com efeito, muitas vagas seguem essa confusão, as vezes precisam de um analista de sistemas mas na verdade as funções é para programador, as vezes precisam de um engenheiro de software mas as funções são para analistas de sistemas.
@GustavoLourenço-t6x Pois eh mano, e é incrível que as empresas seguem cometendo o velho erro de deixar para o pessoal de RH a responsa de formular vagas, impressionante.
@@alexvicente9426 isso é perigoso, as vezes agem de má fé, por exemplo, contratam uma pessoa que recebe como programador, mas na prática faz serviços de analista de sistemas e programador, ou seja, prática múltiplas funções e recebe apenas por uma.
@@GustavoLourenço-t6xmas um eng. de software não pode atuar como programador ?
@@joaopaulo-vr6mc Com toda certeza. Na produção de um software comercial existem diversos setores (assim como a maioria das indústrias). O eng de software é responsável pelo macrogerenciamento dos setores de produção, o que envolve principalmente gestão de pessoas. Dentro do setor de desenvolvimento, tem geralmente o gestor de produto, analista de sistemas, designer e o programador - então não tem motivo o eng de software ir programar, já que a função dele é coordenar todos os setores. Com isso, você pode ser perfeitamente um eng de software sem muitas habilidades com programação (apesar que ter esta habilidade que possa agregar ao seu perfil profissional). Mas saliento que, se um eng de software em determinada empresa programa, não significa que a engenharia de software é sobre ser programador, mas sim que está pessoa está realizando múltiplas funções: de eng de software e de programador. Sobre estas múltiplas funções elas podem ser acordadas entre o eng de software e a empresa. Um exemplo análogo seria um eng civil que também ajuda os pedreiros a empilhar concreto, apesar de não ser algo comum, em determinadas circunstâncias pode acontecer.
passando fome desde 2021 e encabeçando só CR em concurso. ta muito bom Ti, migra pra área kkkk pow. Ta muito bom, programador ruim contratado e dev desempregados.
vem aprender a desenvolver agentes de IA em low-code comigo rapaziada
10 anos no mercado
Conhece Rabbit e Javão véio, estará empregado. Eles estão vendendo curso !
Que bom que a área continua aquecida. Agora é continuar estudando para ganhar um milhão de dólares por ano 🤣🤣🤣
esses vídeos e artigos conversam idiomas bem diferentes do linkedin e similares. 😂 devem estar em mundos ou épocas diferentes, só pode.
Quem sabe 2025 irá restaurar o equilíbrio na força rsrs
Iniciante , sou junior backend
Somos dois
mal começa o vídeo e lah vem propaganda kkk
O mercado pede um Sr com conhecimentos em 200 coisas, porem na hora do" vamos rir" eles pagam o valor de um Jr.
Estudando front end a um ano e esperando minha sonhada vaga.
nao fica esperando nao amigo
@@WellyngtonDevnão estou apenas esperando, estou fazendo a minha parte, portfólio, mandando currículos mas o que resta é aguardar e ir estudando
Mais de dez anos
1 ano de mercado
Puts... Agora vou ter que voltar a fazer terapia. KKKKKK
Nada de cripto? O mercado mais aquecido do momento…
Nenhuma
Janeiro completo 8 anos de Carreira
Estou a sensivelmente a dois meses no mercado de Desenvolvimento. E espero almejar em 2025 o mais alto nível na minha carreira como desenvolvedor.
📶↗💻🖱🖥