Há uma semana atrás eu tinha um desafio de aprender programação para criar plugins para meu site, usando PHP e JavaScript, eu era o cara que só arrastava bloquinhos no WordPress e baixava plugins da biblioteca do WordPress. Até que resolvi estudar programação mesmo sem saber nada, achava que CSS e HTML era linguagem de programação por ser tão iniciante no assunto, então comecei fazer perguntas para I.A, e em 3 dias conseguir aprender o básico de HTML, CSS, PHP e JavaScript, e com esse vago conhecimento eu consegui desenvolver 4 plugins para meu site 100% funcionais. I.A me salvo demais, porque os tutoriais do RUclips só me deixava mais confuso, pelo fato da galera que ensina programação ter uma abordagem muito técnica.
Poxa. Muito legal o seu relato. A AI no caso alavancou o que você pode fazer. Ja me senti com “poder” de 10 programadores somados quando uso AI tb. A tendencia é isso ficar cada vez mais acessível
@@deltaclub42 Eu tive a mesma sensação, de estar com "poder" nas mãos, até me sentia um profissional na programação. Desde o dia dese relado até os dias de hoje, tive uma grande evolução! Eu aprendi a estudar, então hoje em dia to conseguindo aprender tudo muito rápido, até comecei estudar inglês para complementar com a programação, tudo com ajuda da IA. Vejo muita gente que não gosta da IA, mas talvez essas pessoas nunca usaram da forma certa, porque quando você faz as perguntas certas tudo fica fácil de resolver.
que raro mano, acho que depende muito da linguagem, no meu caso eu tive pouco sucesso aprendendo coisas do 0, a IA sempre me ajuda com uma dúvida específica depois deu explicar bem a situação, mas aprendendo uma linguagem do 0 sempre me ocorreu informações falsa e que gerava bug
@@d10n1 Tudo que você for estudar do zero usando a IA vão ocorrer vários erros e informações invalidas, porque às vezes é informação antiga que não funciona na atualidade, então para ter os resultados exatos tem que fazer várias perguntas de formas diferentes e inteligente, e usa o Google e RUclips para complementar, é assim que utilizo a IA.
Minha experiência no varejo foi complexa e cheia de desafios por conta das inúmeras cobranças. Na tecnologia, por outro lado, há mais opções e maneiras de mudar. Olhando para trás, estou aliviado por ter migrado de mercado. Espero que pessoas insatisfeitas apenas pensem como podem mudar tudo em tua volta, pois estou muito motivado e satisfeito!
O esgotamento mental anda muito próximo da realidade de muitos trabalhadores (TI inclusa), pois a maioria não tem chance de trabalhar com o que quer ou do jeito que quer. Acaba caindo facilmente num projeto ruim como bem pontuado no vídeo, e essa frustração somada com estresse de cada dia acaba com a saúde mental das pessoas. E isso vem muito devido à forma que as coisas funcionam, vendemos nossa força de trabalho para podermos comprar o básico para sobreviver, coisas essas que são frutos de trabalhos de outras pessoas que também a vendem para sobreviver, em paralelo, o sistema gera valor cada vez mais nas custas desses trabalhadores, o lucro não vem do nada, sempre terá trabalho humano por trás, o problema é, para onde esse valor gerado está indo? Não é para as pessoas que a o geram, que é a maioria da população desse planeta...
Acredito que também o sentimento de medo de se sentir obsoleto contribui bastante somado ao que você falou. Além de todo estresse, o que estudamos nunca parece o bastante e o mercado exige cada vez mais.
Enquanto se continuar negando que a política existe em quase absolutamente todas as relações de trabalho e humanas, e enquanto se continuar negando que os devs não devemos ter uma visão politizada do mundo, a situação de precarização e de doenças mentais vai só piorar. O mundo mudou e não estamos mais em 2006.
@@attekitadev verdade! Tecnologias novas todos os dias, muitas apenas para fazer barulho ou promessas, e não terem propósitos reais, apenas para especular... Em paralelo, automação atrás de automação, fazendo com que sintamos atrasados, e que precisamos correr atrás todos os dias. O engraçado é que por trás dessas "automações", também existe trabalho humano, somos nós contra nós mesmos, mas não percebemos no dia a dia porque somos alienados pelo trabalho que fazemos. E o valor gerado no final, que é enorme, não pertence a quem a produziu...
Excelente vídeo, Attekita! Estou me aprofundando em JS, HTML e CSS, e essa visão ajuda muito a saber se esse caminho, de fato, vale a pena. Tudo de bom pra você e que Jesus te ilumine e esteja com você sempre! Tmj!! 🙂✌
quando eu trabalhava numa empresa que fazia sistemas de folhas de pagamento lá em 2018, era um período em que eu vivia estressado, pois dava muitos bugs e os clientes eram extremamente exigentes e imediatistas ao extremo, descontavam a raiva deles nos desenvolvedores, não tinham paciência para aguardar a solução dos devidos problemas, era um inferno. Foi ali que aprendi o que é ter paciência.
Attekita, queria muito ver um feat seu com a Fernanda kipper. Acho vocês duas super gente boa e também são duas mulheres incríveis da área de tecnologia, acho que ate esse tema sobre saúde mental na área de tecnologia seria um bom tema! :)
Karol, muito legal você compartilhar a resposta que deu para a pergunta no final do vídeo! Eu, assim como a pessoa que fez o comentário tbm esou em ADS e estava com uma outra estatégia para entrar no mercado (busca por oportunidade de estágio) mas estou achando bem complicado... vou mudar minha estratégia para desenvolvimento de projeto pessoais, dessa forma, além de treinar, eu vou ter alguns repositórios para apresentar.
Esse sem dúvidas foi o vídeo mais informativo sobre o mercado de tecnologia de modo geral, desde o aprendizado, até métodos de trabalho e cargos específicos
Foi sensacional! Confesso que já me senti perdido no mundo da programação, mas hoje em dia cuido da minha saúde mental, o que tem me ajudado muito. O meu estresse vem da faculdade, principalmente porque alguns professores não dão a devida importância. Infelizmente, é assim. Gostei muito deste conteúdo, Karol!
Muito bom apesar da pesquisa ser extensa senti falta de perguntarem sobre trabalho presencial vs remoto já que é um assunto em alta no momento e também um bloco sobre inclusão e acessibilidade.
Acho que uma coisa que a questão de conseguir estudar através da documentaçao técnica é que eu acho que elas melhoraram bastante nos ultimos anos. Isso minha humilde visao de estudante claro, mas há uns tempos atrás eram difíceis de achar, as vezes difíceis de ler, voltadas para experts, as vezes eram mal-feitas ou incompletas, ou volta e meia estavam desatualizadas... Hoje em dia a maioria das tecnologias está disponibilizando documentaçao de melhor qualidade e mais acessíveis a inciciantes.
Oi Karol, sempre que estou estudando alguma tecnologia na programação e depois quando eu passo para o proximo topico por mais que eu pratique eu acabo esquecendo o anterior, o que eu poderia fazer nesse caso, é normal isso ? estou ficando um tanto chateado com isso e com medo de estando dando um passo pra frente e dois para tras kkk grande fã seu aqui da cidade vizinha Anápolis - GO, abraços
trabalhava com vendas na área de tecnologia e, na época (2023 kkkkk), comecei a estudar front end e gostei muito mas acabei deixando de lado. Hoje gostaria de voltar, mas tenho 33 anos e tenho receio do mercado já estar saturado. Você acha que está ou ainda vale a pena iniciar agora? Obrigada 🩷
Hoje estou na área comercial e sou supervisor de vendas e querendo migrar de área para programação e já comprei até um curso, mas estou com dificuldade para estudar. Alguém que já fez essa transição tem alguma dica pra dar? Vale a pena mesmo? Estou mudando por que é algo que me interessa por conta do aprendizado.
Gosto muito dos seus conteúdos primeiramente parabéns, que Deus Abençoe sua vida, para vc continuar ajudando a comunidade com muito conteúdo relevante. Poderia dar um norte para nós pais de família que já estamos na berra dos 40, que não temos muito tempo a perder e queremos migrar de área. Hoje faço Engenharia de Software, me formo ano que vem e pretendo fazer duas pôs uma em Ciência de Dados e outra em Python, e estou fazendo curso por fora, tipo frameworks (React, React Native, Pandas, Sql e etc ) O problema é achar vaga que valha apena sair de onde estamos e migrar realmente, no meu caso sou concurso, mas meu desejo e ser um dev... desde ja obrigado
Poderia fazer um vídeo analisando algum edital de concurso para área de TI? ( digo o conteúdo da prova )Exemplo: TJRS tem cargo de técnico e analista com salários de 5612,00 e 11525,00 respectivamente.
Acho que a questão varia muito de empresa pra empresa, estou na área desde 2013 e teve empresas que realmente acabaram com a minha saúde mental... já outras me deixaram extremamente feliz..
Existem apps que ensinam programação, então dá para aprender bastante coisa, mas em algum momento vc vai precisar colocar em prática o que aprendeu usando um computador.
Na parte de tecnologias em 2020 Lua nem aparece. Em 2024 ver Lua com mais de 6% é impressionante. Provavelmente graças ao NeoVim e outros projetos populares utilizando Lua como linguagem para configuração e customização. Torço demais para um ressurgimento da linguagem, por que ela é simples, bastante performática (via LuaJIT), e eu em particular acho a sintaxe dela bastante agradável de utilizar. Um viva pra tecnologias criadas no Brasil.
Oi😊, ótimo vídeo e excelente canal! Tenho interesse de migrar de carreira para um dia ser programador, quais habilidades preciso aprender para chegar no meu primeiro freelance?
Boa tarde galera! Estou em transição de carreira para a área da programação e atualmente estou no primeiro semestre do curso de Engenharia de Software. Já venho estudando Java há algum tempo e estou aplicando para vagas de estágio, mas ainda não consegui nenhuma oportunidade. Poderiam me dar dicas ou até mesmo me mostrar sites onde eu possa encontrar minha primeira oportunidade?
Oiee! Um ponto importante é você começar a seguir empresas que tem programa de estagio. Seja no LinkedIn ou nas redes sociais para ficar por dentro dos processos. Verificar também se a sua faculdade tem algum tipo de parceria. Outro ponto importante é que normalmente as empresas só contratam estagiários que estejam na metade do curso.
Attekita, você teve medo quando evoluiu cargos(junior para pleno, pleno para senior) por conta do aumento de responsabilidades? se sim, como lidar com isso? amei esse video
Obrigada pelo comentário! Eu acredito que não senti muito isso porque foi algo muito natural. Eu trabalhei como freelancer por mais de 10 anos e como freelancer você não tem hierarquia e nivel de cargo. Quando comecei no mundo corporativo eu já fui contratada como senior. Então minha dica é deixar as coisas fluírem naturalmente e não se prender muito a esses títulos.
Olá, tudo bem? Estou entrando agora na área de TI, e a tecnologia está evoluindo a cada dia, queria saber a sua opinião, será que tem a possibilidade das IAs tirarem o trabalho de desenvolvedores? Já que elas são capazes de fornecer algoritmos em praticamente qualquer linguagem de programação.
Vi um vídeo do Lucas Montano do canal Lucas montano sobre isso. Eu tbm achava isso um pouco, mas ele abriu mais minha mente. Basicamente uma IA não tem o pensamento abstrato igual nós, ela é uma ferramenta, uma empresa sem desenvolvedores não vai pedir pra uma ia criar um projeto complexo. é impossível, precisa de pessoas que saibam como, quando, e onde aplicar tal código e aí entra q abstração e pensamento em grupo do ser humano. E também tem uma frase que diz "se a calculadora não acabou com os matemáticos, as IAs não vão acabar com os programadores. Mas fato é que elas vão dar mais eficiência e só sobrará aqueles que souberem usar elas e realmente entregarem resultados. As calculadoras ajudam os matemáticos, e as ias ajudam os programadores. Uma calculadora sozinha não vai desenvolver cálculos complexos, precisa de um matemático pra saber as fórmulas. Eu penso tipo isso.
@@ummlkqualquer8865os modelos mais recentes gabirataram o ita e batem nível doutorado nas suas áreas respectivas. Portanto eles conseguem desenvolver software complexo, da mesma forma que resolvem matemática complexa
Os 4% que altamente confiam na IA durante o desenvolvimento, são aqueles que vendem cursinho de desenvolver todo o sistema usando IA. Temos que usar a IA como ajuda para poupar tempo, não, tirar dúvidas e não para fazer 100% de nosso trabalho sem nem conferir
estou ha mais de um ano codando, aprendendo. Estou pior em muitos aspectos mentais, financeiro e fisico.. Mas e porque estou persistindo em algo que depende mais de mim. Entao quase tudo de mim esta nisso. 0/
Oi Karol, sou um estudante de swift e queria saber sua opinião sobre o mercado pra devs ios junior, tentei umas vagas mas não sei se estou “apto” para entrar no mercado, faço parte da Apple Developer Academy e nunca tive uma experiência profissional mesmo 😬. Gosto muito do seu conteúdo!
A outra pesquisa tava com uma metodologia pras carreiras estranha mesmo, 55,2% backend e 54,9% fullstack provavelmente tavam juntando muita coisa, na nova não, parece que juntando todos da 100% então não dá pra comparar muito, eles tem que manter uma padronização melhor pra gente comparar 😅
Pessoal devia abrir mão desse JS, deixa só pro front. Hoje em dia JS é o novo PHP 😅 Por sinal, eu vejo muita empresa contratando Java para mexer com kotlin. Mercado de kotlin é ótimo pro backend
Olá Karol, tudo bem ? Comecei a te acompanhar a pouco tempo, pois estou querendo entrar no mundo de desenvolvimento mobile e até mesmo expandir para outras áreas. Comecei recentemente meus estudos em Kotlin, venho gostando bastante dessa linguagem e pesquisando bastante sobre a área. Um dos meus objetivos é de um dia trabalhar na Riot Games, venho tendo você como inspiração para alcançar esse objetivo.
@@attekitadev Gosto bastante do seu conteúdo e eles vem me ajudando a entender mais essa área e sobre o Kotlin. Te desejo todo o sucesso do mundo e que continue fazendo esses conteúdos incríveis !
Oii, estou muito perdida em relação ao mercado de trabalho na área de TI, esse ano fui num evento no hub Goiás, cheguei até ter a experiência incrível de te conhecer, e sou muito grata a cada conselho, um deles seria sobre ser freela, mesmo com portifólio mesmo seguindo suas dicas ainda não consegui entrar no mercado de de trabalho como programadora... Queria saber se seria viável eu tentar de outra forma como é o meu primeiro emprego na área se entrar como QA consigo fazer essa migração pra programação...? Ou é melhor eu continuar nessa tentativa de entrar como programadora... Quero muito entrar no mercado de trabalho logo mas vejo essa dificuldade por não ter nenhuma experiência hoje trabalho como financeiro pra mim é muito difícil eu começar do zero...
@@heloisapinheiro6414 Olá Heloisa, tudo bem ? O que vejo pesquisando é que o jeito mais "fácil" de começar a atuar nesse mercado é pelo estágio, mas já tendo um breve conhecimento sobre a área que você quer atuar e sabendo o básico. Através do estágio, você pode entrar em uma grande empresa e começar a trilhar o seu caminho. Se você estiver cursando ou puder cursar uma faculdade no qual tenha afinidade, é uma ótima opção. Já como dev Jr, que acredito ser o seu caso devido a querer entrar logo no mercado, tens que ter uma bagagem maior e bons projetos no seu portifólio que te destaquem dos demais, tens que ter uma experiencia maior comparado ao estágio. Foca apenas em uma área de programação, na que você mais gosta e tem afinidade. Uma dica que dou é você organizar seu Linkedin e montar ele com foco na área que você quer atuar, pois fazendo isso ajuda bastante os recrutadores a te notarem. Sabendo vender bem as suas experiências, suas hard skills e soft skills. Publique seus projetos no GitHub e compartilhe o link no seu Linkedin para que possam ver as suas habilidades.
Estou estudando kotlin e java e realmente quero me tornar um desenvolvedor mobile android, mas ta triste achar estagio 😢, as vezes me pergunto se estou no caminho certo.
Há quem diga que a área saturou, pois tá difícil eu conseguir um estágio em programação, mesmo conhecendo inúmeras linguagens. Eu faço ADS, mas acho que não vou seguir no desenvolvimento, penso em me especializar em segurança pois os sistemas estão cada vez mais vulneráveis e está sendo necessário mais profissionais na proteção dos mesmos.
Como alguém tentando aprender e assistindo vídeos como esse para entender um pouco esse mundo e namorando uma pessoa proxima a ele, posso afimar: desenvolvedores são mimados e quando mais jovens mais mimados. Saúde mental só importa em vídeos do RUclips e postagens do LinkedIn. Fiz carreira como bancário, e digo com tranquilidade: o dia-a-dia de um programador empregado é extremamente fácil.
Quais dicas você tem para quem quer entrar na área de desenvolvimento mobile ? Como comecei recentemente os estudos e ainda venho pesquisando sobre a área. Estou aprendendo Kotlin e posteriormente irei focar no SDK Android. Mas vi que tem alguns frameworks, como o Kotlin Multiplatform e o Compose Multiplatform. Seria interessante focar neles após tiver uma boa base do Kotlin e do SDK Android ? Como não sei exatamente o que o mercado pede, tenho essas dúvidas de qual caminho seguir. Se puder me ajudar com essas dúvidas, ficarei extremamente grato ! Todo o sucesso do mundo pra ti, Karol ! Você é minha inspiração.
Não acredito que seja uma boa começar pelo KMP porque ele exige conhecimento nativo das duas plataformas. Então comece pelo Android nativo e depois você pode expandir seus conhecimentos para o KMP!
Dependendo do projeto q vc cai pode variar entre ceu e inferno. E o fator principal nao eh a tecnologia. O q mais afeta a satisfaçao na minha opiniao eh o ambiente e as pessoas q vc vai ter q lidar no minimo 8hs por dia
pessoal de t.i nunca ta feliz, salario dos caras gigantescos e sempre reclamam kkkkkkkk eu como estágiario to ganhando mais q a media brasileira e n to reclamando, se eu tivesse trampando com outra coisa ia ta 6x1 ganhando o minimo.
Não é pelos salários, é pela saúde mental, preocupações geram muitos desgastes mentais, qualquer profissão que tenha relação com resolução de problemas é assim, as pessoas geralmente são mais infelizes trabalhando com a mente, tanto que se os salários baixarem vai ter um abandono em massa da área, pois não iria compensar, não tem isso de querer programar igual maluco por amor.
Essa é só uma opinião minha baseada em experiência própria a respeito da saúde mental. Eu acho que o projeto e até mesmo o emprego em si onde vc está não deveria influenciar tanto na sua felicidade. Eu passei por um momento que eu estava insatisfeito dms com o mercado da tecnologia trabalhando com redes de computadores e hardware pq n era o que eu queria. Ficava frustrado e extremamente insatisfeito pq n estava no mercado de Desenvolvimento de Sistemas. Aí lendo um livro do estoicismo, A Arte de Viver, de Epicteto, uma filosofia que fala sobre a paz e a felicidade, ele demonstra que na realidade n importa o meio que estamos tendo para conseguir algo (quer dizer, n importa exatamente o emprego ou projeto em que estamos trabalhando), nesse caso, para conseguir dinheiro e felicidade (os dois n são sinônimos rsrs), mas o que importa é a forma como vc faz, se é excelente ou não, e viver grato com isso, ainda que esteja buscando uma oportunidade melhor, vendo os desafios e "obstáculos" agora não mais como impedimentos, mas como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. (Parece clichê de coaching, mas funciona bastante) E foi pensando assim que eu me senti bem melhor no meu trabalho e passei a valorizar mais o que eu tinha, parando mais de me preocupar tanto com o onde eu estava, para me focar mais no para o que e como eu estava fazendo. Isso ajudou bastante a eu ficar mais tranquilo com a minha situação e equilibrar o meu emprego com a minha busca pela programação. Resumidamente, a gente acaba confundindo os meios com os fins. Acho que devemos sempre saber qual é o nosso objetivo, e precisa ser algo essencial, não cheio de vaidades: por exemplo, eu quero ser um programador. Simples. O meio, a linguagem (até se for em Cobol kkkkk) e a forma como vc vai conseguir n importa, mas sim como vc vai executar isso, independente de onde vc estiver, que tem que ser a melhor forma possível (obs: sem ferir o direito do seu próximo). Eu acho que mtd vezes a gente acaba olhando tanto para o computador externo que esquecemos de olhar para o computador interno... Busquem de tempos em tempos analisar seus códigos de seu software, para ver se n existem bugs ou sistemas legados em suas almas, aprimorem seu software e adotem boas práticas. Pq um sistema bem codificado possui boa performance e não engasga nos momentos de grandes quantidades de requisições. Sei que escrevi dms, mas espero ter ajudado com algo...
O que pega é que mataram o remoto devido a devs em mais de um trabalho e apesar da economia tá voando no Brasil as empresas estão pagando pouco pra todos os setores do ti
Há uma semana atrás eu tinha um desafio de aprender programação para criar plugins para meu site, usando PHP e JavaScript, eu era o cara que só arrastava bloquinhos no WordPress e baixava plugins da biblioteca do WordPress. Até que resolvi estudar programação mesmo sem saber nada, achava que CSS e HTML era linguagem de programação por ser tão iniciante no assunto, então comecei fazer perguntas para I.A, e em 3 dias conseguir aprender o básico de HTML, CSS, PHP e JavaScript, e com esse vago conhecimento eu consegui desenvolver 4 plugins para meu site 100% funcionais. I.A me salvo demais, porque os tutoriais do RUclips só me deixava mais confuso, pelo fato da galera que ensina programação ter uma abordagem muito técnica.
Poxa. Muito legal o seu relato. A AI no caso alavancou o que você pode fazer. Ja me senti com “poder” de 10 programadores somados quando uso AI tb. A tendencia é isso ficar cada vez mais acessível
@@deltaclub42 Eu tive a mesma sensação, de estar com "poder" nas mãos, até me sentia um profissional na programação. Desde o dia dese relado até os dias de hoje, tive uma grande evolução! Eu aprendi a estudar, então hoje em dia to conseguindo aprender tudo muito rápido, até comecei estudar inglês para complementar com a programação, tudo com ajuda da IA. Vejo muita gente que não gosta da IA, mas talvez essas pessoas nunca usaram da forma certa, porque quando você faz as perguntas certas tudo fica fácil de resolver.
que raro mano, acho que depende muito da linguagem, no meu caso eu tive pouco sucesso aprendendo coisas do 0, a IA sempre me ajuda com uma dúvida específica depois deu explicar bem a situação, mas aprendendo uma linguagem do 0 sempre me ocorreu informações falsa e que gerava bug
Qual ia vc usou?
@@d10n1 Tudo que você for estudar do zero usando a IA vão ocorrer vários erros e informações invalidas, porque às vezes é informação antiga que não funciona na atualidade, então para ter os resultados exatos tem que fazer várias perguntas de formas diferentes e inteligente, e usa o Google e RUclips para complementar, é assim que utilizo a IA.
Minha experiência no varejo foi complexa e cheia de desafios por conta das inúmeras cobranças. Na tecnologia, por outro lado, há mais opções e maneiras de mudar. Olhando para trás, estou aliviado por ter migrado de mercado. Espero que pessoas insatisfeitas apenas pensem como podem mudar tudo em tua volta, pois estou muito motivado e satisfeito!
Digo o mesmo, eu trabalhava com suporte (é TI, mas sem chance de carreira)... Migrei pra área de desenvolvimento e DevSecOps. Estou feliz demais!
Garota vc é muito sensata, esse video é muito importante pra mim que estou começando na programação.
O esgotamento mental anda muito próximo da realidade de muitos trabalhadores (TI inclusa), pois a maioria não tem chance de trabalhar com o que quer ou do jeito que quer. Acaba caindo facilmente num projeto ruim como bem pontuado no vídeo, e essa frustração somada com estresse de cada dia acaba com a saúde mental das pessoas. E isso vem muito devido à forma que as coisas funcionam, vendemos nossa força de trabalho para podermos comprar o básico para sobreviver, coisas essas que são frutos de trabalhos de outras pessoas que também a vendem para sobreviver, em paralelo, o sistema gera valor cada vez mais nas custas desses trabalhadores, o lucro não vem do nada, sempre terá trabalho humano por trás, o problema é, para onde esse valor gerado está indo? Não é para as pessoas que a o geram, que é a maioria da população desse planeta...
Acredito que também o sentimento de medo de se sentir obsoleto contribui bastante somado ao que você falou. Além de todo estresse, o que estudamos nunca parece o bastante e o mercado exige cada vez mais.
Enquanto se continuar negando que a política existe em quase absolutamente todas as relações de trabalho e humanas, e enquanto se continuar negando que os devs não devemos ter uma visão politizada do mundo, a situação de precarização e de doenças mentais vai só piorar. O mundo mudou e não estamos mais em 2006.
@@attekitadev verdade! Tecnologias novas todos os dias, muitas apenas para fazer barulho ou promessas, e não terem propósitos reais, apenas para especular... Em paralelo, automação atrás de automação, fazendo com que sintamos atrasados, e que precisamos correr atrás todos os dias. O engraçado é que por trás dessas "automações", também existe trabalho humano, somos nós contra nós mesmos, mas não percebemos no dia a dia porque somos alienados pelo trabalho que fazemos. E o valor gerado no final, que é enorme, não pertence a quem a produziu...
A visão de uma profissional do assunto faz um bum na mente
Excelente vídeo, Attekita! Estou me aprofundando em JS, HTML e CSS, e essa visão ajuda muito a saber se esse caminho, de fato, vale a pena. Tudo de bom pra você e que Jesus te ilumine e esteja com você sempre! Tmj!! 🙂✌
quando eu trabalhava numa empresa que fazia sistemas de folhas de pagamento lá em 2018, era um período em que eu vivia estressado, pois dava muitos bugs e os clientes eram extremamente exigentes e imediatistas ao extremo, descontavam a raiva deles nos desenvolvedores, não tinham paciência para aguardar a solução dos devidos problemas, era um inferno. Foi ali que aprendi o que é ter paciência.
Oi Karol, sou fã demais! Meu nome é Miro, moro em Anápolis, trabalho com Java lá no Itaú, lembro de quando você foi tech lead no ITI. Um beijo
Oi Miro, obrigada pelo comentário! Lembro de você, foram bons tempos ☺️! Abraços
Attekita, queria muito ver um feat seu com a Fernanda kipper. Acho vocês duas super gente boa e também são duas mulheres incríveis da área de tecnologia, acho que ate esse tema sobre saúde mental na área de tecnologia seria um bom tema! :)
Boaa! Ja até recomendei ela aqui no canal ☺️
Karol, muito legal você compartilhar a resposta que deu para a pergunta no final do vídeo! Eu, assim como a pessoa que fez o comentário tbm esou em ADS e estava com uma outra estatégia para entrar no mercado (busca por oportunidade de estágio) mas estou achando bem complicado... vou mudar minha estratégia para desenvolvimento de projeto pessoais, dessa forma, além de treinar, eu vou ter alguns repositórios para apresentar.
Gostaria muito que fizesse um vídeo sobre saúde mental, acho um tema muito importante abraço !
Esse sem dúvidas foi o vídeo mais informativo sobre o mercado de tecnologia de modo geral, desde o aprendizado, até métodos de trabalho e cargos específicos
Foi sensacional! Confesso que já me senti perdido no mundo da programação, mas hoje em dia cuido da minha saúde mental, o que tem me ajudado muito. O meu estresse vem da faculdade, principalmente porque alguns professores não dão a devida importância. Infelizmente, é assim. Gostei muito deste conteúdo, Karol!
Conteúdo ímpar. Compartilhei nas minhas redes. Parabéns. Ps.: Cenário top.
Não há trabalho ruim o ruim é ter que trabalhar.
Para sair da rotina crie um projeto pessoal e estude usando esse projeto. Senão a rotina dos projetos irão te deixar pra baixo mesmo!
Muito bom apesar da pesquisa ser extensa senti falta de perguntarem sobre trabalho presencial vs remoto já que é um assunto em alta no momento e também um bloco sobre inclusão e acessibilidade.
Acho que uma coisa que a questão de conseguir estudar através da documentaçao técnica é que eu acho que elas melhoraram bastante nos ultimos anos. Isso minha humilde visao de estudante claro, mas há uns tempos atrás eram difíceis de achar, as vezes difíceis de ler, voltadas para experts, as vezes eram mal-feitas ou incompletas, ou volta e meia estavam desatualizadas... Hoje em dia a maioria das tecnologias está disponibilizando documentaçao de melhor qualidade e mais acessíveis a inciciantes.
Oi Karol, sempre que estou estudando alguma tecnologia na programação e depois quando eu passo para o proximo topico por mais que eu pratique eu acabo esquecendo o anterior, o que eu poderia fazer nesse caso, é normal isso ? estou ficando um tanto chateado com isso e com medo de estando dando um passo pra frente e dois para tras kkk
grande fã seu aqui da cidade vizinha Anápolis - GO, abraços
trabalhava com vendas na área de tecnologia e, na época (2023 kkkkk), comecei a estudar front end e gostei muito mas acabei deixando de lado. Hoje gostaria de voltar, mas tenho 33 anos e tenho receio do mercado já estar saturado. Você acha que está ou ainda vale a pena iniciar agora? Obrigada 🩷
Hoje estou na área comercial e sou supervisor de vendas e querendo migrar de área para programação e já comprei até um curso, mas estou com dificuldade para estudar.
Alguém que já fez essa transição tem alguma dica pra dar? Vale a pena mesmo? Estou mudando por que é algo que me interessa por conta do aprendizado.
Estou buscando o mesmo caminho que voce, saindo do comercial e migrando para a tecnologia
Gosto muito dos seus conteúdos primeiramente parabéns, que Deus Abençoe sua vida, para vc continuar ajudando a comunidade com muito conteúdo relevante.
Poderia dar um norte para nós pais de família que já estamos na berra dos 40, que não temos muito tempo a perder e queremos migrar de área.
Hoje faço Engenharia de Software, me formo ano que vem e pretendo fazer duas pôs uma em Ciência de Dados e outra em Python, e estou fazendo curso por fora, tipo frameworks (React, React Native, Pandas, Sql e etc )
O problema é achar vaga que valha apena sair de onde estamos e migrar realmente, no meu caso sou concurso, mas meu desejo e ser um dev...
desde ja obrigado
Alguém tem link desse site que ela esta vendo por favor? :)
Poderia fazer um vídeo analisando algum edital de concurso para área de TI? ( digo o conteúdo da prova )Exemplo: TJRS tem cargo de técnico e analista com salários de 5612,00 e 11525,00 respectivamente.
Boa sugestão
Acredito que a infelicidade nessa area é a falta de conhecimento do que está fazendo. Amo programar !!!
Sim principalmente com as ferramentas de ia que ja programam praticamente td
Acho que a questão varia muito de empresa pra empresa, estou na área desde 2013 e teve empresas que realmente acabaram com a minha saúde mental... já outras me deixaram extremamente feliz..
Adoro seus vídeos Attekita. Excelentes reflexões
Obrigada 🙏
Muito bom!
Como investir em algo que tá a todo momento instavel?
Ótimo conteúdo. Muito obrigado 😊
Obrigadaaaa
Olá! Boa noite; seria possível, aprender programação por celular?
Existem apps que ensinam programação, então dá para aprender bastante coisa, mas em algum momento vc vai precisar colocar em prática o que aprendeu usando um computador.
Me surpreende muito Rust e Go, que apesar de venderem como eficientes são linguagens ruins de trabalhar na minha humilde opinião é claro.
Ainda não vi a pesquisa !
Na parte de tecnologias em 2020 Lua nem aparece. Em 2024 ver Lua com mais de 6% é impressionante. Provavelmente graças ao NeoVim e outros projetos populares utilizando Lua como linguagem para configuração e customização. Torço demais para um ressurgimento da linguagem, por que ela é simples, bastante performática (via LuaJIT), e eu em particular acho a sintaxe dela bastante agradável de utilizar.
Um viva pra tecnologias criadas no Brasil.
Isso vai, vai todo mundo p essas linguagens do momento, deixem o cobol quieto , preciso ganhar + hahahaha
Acredito que as eleições nos EUA, devem influenciar o mercado também. Como a situação econômica atual do Brasil também.
Temos um cenário bem instável
@@attekitadev sim! 🥹
Oi😊, ótimo vídeo e excelente canal! Tenho interesse de migrar de carreira para um dia ser programador, quais habilidades preciso aprender para chegar no meu primeiro freelance?
Boa tarde galera! Estou em transição de carreira para a área da programação e atualmente estou no primeiro semestre do curso de Engenharia de Software. Já venho estudando Java há algum tempo e estou aplicando para vagas de estágio, mas ainda não consegui nenhuma oportunidade. Poderiam me dar dicas ou até mesmo me mostrar sites onde eu possa encontrar minha primeira oportunidade?
Oiee! Um ponto importante é você começar a seguir empresas que tem programa de estagio. Seja no LinkedIn ou nas redes sociais para ficar por dentro dos processos. Verificar também se a sua faculdade tem algum tipo de parceria.
Outro ponto importante é que normalmente as empresas só contratam estagiários que estejam na metade do curso.
show!!! Como sempre!!
Attekita, você teve medo quando evoluiu cargos(junior para pleno, pleno para senior) por conta do aumento de responsabilidades? se sim, como lidar com isso? amei esse video
Obrigada pelo comentário! Eu acredito que não senti muito isso porque foi algo muito natural. Eu trabalhei como freelancer por mais de 10 anos e como freelancer você não tem hierarquia e nivel de cargo. Quando comecei no mundo corporativo eu já fui contratada como senior. Então minha dica é deixar as coisas fluírem naturalmente e não se prender muito a esses títulos.
Olá, tudo bem? Estou entrando agora na área de TI, e a tecnologia está evoluindo a cada dia, queria saber a sua opinião, será que tem a possibilidade das IAs tirarem o trabalho de desenvolvedores? Já que elas são capazes de fornecer algoritmos em praticamente qualquer linguagem de programação.
Vi um vídeo do Lucas Montano do canal Lucas montano sobre isso. Eu tbm achava isso um pouco, mas ele abriu mais minha mente. Basicamente uma IA não tem o pensamento abstrato igual nós, ela é uma ferramenta, uma empresa sem desenvolvedores não vai pedir pra uma ia criar um projeto complexo. é impossível, precisa de pessoas que saibam como, quando, e onde aplicar tal código e aí entra q abstração e pensamento em grupo do ser humano. E também tem uma frase que diz "se a calculadora não acabou com os matemáticos, as IAs não vão acabar com os programadores. Mas fato é que elas vão dar mais eficiência e só sobrará aqueles que souberem usar elas e realmente entregarem resultados. As calculadoras ajudam os matemáticos, e as ias ajudam os programadores. Uma calculadora sozinha não vai desenvolver cálculos complexos, precisa de um matemático pra saber as fórmulas. Eu penso tipo isso.
Já está tirando. Um Dev entrega 10 vezes mais com a ia. Não temos 10 vezes mais trabalho então muita gente roda
@@ummlkqualquer8865os modelos mais recentes gabirataram o ita e batem nível doutorado nas suas áreas respectivas. Portanto eles conseguem desenvolver software complexo, da mesma forma que resolvem matemática complexa
@@ummlkqualquer8865 verdade, temos que saber usa-lá como uma importante ferramenta.
@@fabioa8059 verdade, temos que ir luta!
Utiliza-lá quando acharmos necessário e noz especializar-mos numa área.
Os 4% que altamente confiam na IA durante o desenvolvimento, são aqueles que vendem cursinho de desenvolver todo o sistema usando IA. Temos que usar a IA como ajuda para poupar tempo, não, tirar dúvidas e não para fazer 100% de nosso trabalho sem nem conferir
quero começar ADS agr em 2025, realmente tenho medo de me formar e não conseguir emprego kk :(
Temos que cuidar sempre do bem estar - Setembro amarelo - aponta todo ano para isso. 😀😀🟨
De tanto eu ver/ouvi falar mal de Java, meio que me atraiu a aprender essa linguagem ...
estou ha mais de um ano codando, aprendendo. Estou pior em muitos aspectos mentais, financeiro e fisico.. Mas e porque estou persistindo em algo que depende mais de mim. Entao quase tudo de mim esta nisso. 0/
Ja estudei Lua esta com 6,2% chuaaaaaaaaa
Oi Karol, sou um estudante de swift e queria saber sua opinião sobre o mercado pra devs ios junior, tentei umas vagas mas não sei se estou “apto” para entrar no mercado, faço parte da Apple Developer Academy e nunca tive uma experiência profissional mesmo 😬. Gosto muito do seu conteúdo!
A outra pesquisa tava com uma metodologia pras carreiras estranha mesmo, 55,2% backend e 54,9% fullstack provavelmente tavam juntando muita coisa, na nova não, parece que juntando todos da 100% então não dá pra comparar muito, eles tem que manter uma padronização melhor pra gente comparar 😅
Simmmm, mudou muito de uma pra outra
#til "acurácia" é uma palavra
Eu acho que se não ficarmos dependente da IA não iremos mas pensar por nos mesmo, bom eu trabalho para mim mesmo em casa
Queria conseguir um estagio pra aumentar minhas habilidades em mobile com kotlin
Pessoal devia abrir mão desse JS, deixa só pro front. Hoje em dia JS é o novo PHP 😅 Por sinal, eu vejo muita empresa contratando Java para mexer com kotlin. Mercado de kotlin é ótimo pro backend
Kotlin pra mim ainda vai crescer muito
A escola tecnologia dnc é uma boa escolha?
Olá Karol, tudo bem ?
Comecei a te acompanhar a pouco tempo, pois estou querendo entrar no mundo de desenvolvimento mobile e até mesmo expandir para outras áreas.
Comecei recentemente meus estudos em Kotlin, venho gostando bastante dessa linguagem e pesquisando bastante sobre a área.
Um dos meus objetivos é de um dia trabalhar na Riot Games, venho tendo você como inspiração para alcançar esse objetivo.
Oie! Seja bem-vindo! Poxa, fico muito feliz de te inspirar de alguma forma e torço para que alcance seu objetivo ☺️
@@attekitadev Gosto bastante do seu conteúdo e eles vem me ajudando a entender mais essa área e sobre o Kotlin.
Te desejo todo o sucesso do mundo e que continue fazendo esses conteúdos incríveis !
Oii, estou muito perdida em relação ao mercado de trabalho na área de TI, esse ano fui num evento no hub Goiás, cheguei até ter a experiência incrível de te conhecer, e sou muito grata a cada conselho, um deles seria sobre ser freela, mesmo com portifólio mesmo seguindo suas dicas ainda não consegui entrar no mercado de de trabalho como programadora... Queria saber se seria viável eu tentar de outra forma como é o meu primeiro emprego na área se entrar como QA consigo fazer essa migração pra programação...? Ou é melhor eu continuar nessa tentativa de entrar como programadora... Quero muito entrar no mercado de trabalho logo mas vejo essa dificuldade por não ter nenhuma experiência hoje trabalho como financeiro pra mim é muito difícil eu começar do zero...
@@heloisapinheiro6414 Olá Heloisa, tudo bem ?
O que vejo pesquisando é que o jeito mais "fácil" de começar a atuar nesse mercado é pelo estágio, mas já tendo um breve conhecimento sobre a área que você quer atuar e sabendo o básico. Através do estágio, você pode entrar em uma grande empresa e começar a trilhar o seu caminho. Se você estiver cursando ou puder cursar uma faculdade no qual tenha afinidade, é uma ótima opção.
Já como dev Jr, que acredito ser o seu caso devido a querer entrar logo no mercado, tens que ter uma bagagem maior e bons projetos no seu portifólio que te destaquem dos demais, tens que ter uma experiencia maior comparado ao estágio.
Foca apenas em uma área de programação, na que você mais gosta e tem afinidade.
Uma dica que dou é você organizar seu Linkedin e montar ele com foco na área que você quer atuar, pois fazendo isso ajuda bastante os recrutadores a te notarem.
Sabendo vender bem as suas experiências, suas hard skills e soft skills.
Publique seus projetos no GitHub e compartilhe o link no seu Linkedin para que possam ver as suas habilidades.
@@Ramon_Santosmuito obrigada já tenho um bom norte agora
Estou estudando kotlin e java e realmente quero me tornar um desenvolvedor mobile android, mas ta triste achar estagio 😢, as vezes me pergunto se estou no caminho certo.
Eu aqui é a mesma coisa to focando em desenvolvimento web
eu aprendo pelo chat GPT
Há quem diga que a área saturou, pois tá difícil eu conseguir um estágio em programação, mesmo conhecendo inúmeras linguagens. Eu faço ADS, mas acho que não vou seguir no desenvolvimento, penso em me especializar em segurança pois os sistemas estão cada vez mais vulneráveis e está sendo necessário mais profissionais na proteção dos mesmos.
Segurança é uma area muito legal mesmo e a chegada das IAs trazem muitos desafios nesse sentido
@@attekitadev Sim, e é uma área que está em crescimento, pelo que me falaram.
nada muda desde que mundo é mundo ... as pessoas criam empresas e precisa de funcionário e vice versa ...
Quem programa em Java, nao programa em C#. Porem os 2 podem programar em JS, html, sql e ate PY.
Entao, 57% do mercado estao nessas 2 tecnologias. 😊
Bacana
Valeuuu
Vc indica estudar Informática antes de começar com programação? Eu não entendo nada.
Como alguém tentando aprender e assistindo vídeos como esse para entender um pouco esse mundo e namorando uma pessoa proxima a ele, posso afimar: desenvolvedores são mimados e quando mais jovens mais mimados. Saúde mental só importa em vídeos do RUclips e postagens do LinkedIn. Fiz carreira como bancário, e digo com tranquilidade: o dia-a-dia de um programador empregado é extremamente fácil.
Eu acho esse percentual muito errado. A somatória não deveria dar 100%??
8:12 chupem HTML/CSS é linguagem de programação
sim eu sei que são linguagens de marcação
😂😂
Quais dicas você tem para quem quer entrar na área de desenvolvimento mobile ?
Como comecei recentemente os estudos e ainda venho pesquisando sobre a área. Estou aprendendo Kotlin e posteriormente irei focar no SDK Android.
Mas vi que tem alguns frameworks, como o Kotlin Multiplatform e o Compose Multiplatform. Seria interessante focar neles após tiver uma boa base do Kotlin e do SDK Android ?
Como não sei exatamente o que o mercado pede, tenho essas dúvidas de qual caminho seguir.
Se puder me ajudar com essas dúvidas, ficarei extremamente grato !
Todo o sucesso do mundo pra ti, Karol ! Você é minha inspiração.
Não acredito que seja uma boa começar pelo KMP porque ele exige conhecimento nativo das duas plataformas. Então comece pelo Android nativo e depois você pode expandir seus conhecimentos para o KMP!
Dependendo do projeto q vc cai pode variar entre ceu e inferno. E o fator principal nao eh a tecnologia. O q mais afeta a satisfaçao na minha opiniao eh o ambiente e as pessoas q vc vai ter q lidar no minimo 8hs por dia
Sim, especialmente se você trabalha presencial
pessoal de t.i nunca ta feliz, salario dos caras gigantescos e sempre reclamam kkkkkkkk eu como estágiario to ganhando mais q a media brasileira e n to reclamando, se eu tivesse trampando com outra coisa ia ta 6x1 ganhando o minimo.
Não é pelos salários, é pela saúde mental, preocupações geram muitos desgastes mentais, qualquer profissão que tenha relação com resolução de problemas é assim, as pessoas geralmente são mais infelizes trabalhando com a mente, tanto que se os salários baixarem vai ter um abandono em massa da área, pois não iria compensar, não tem isso de querer programar igual maluco por amor.
Essa é só uma opinião minha baseada em experiência própria a respeito da saúde mental.
Eu acho que o projeto e até mesmo o emprego em si onde vc está não deveria influenciar tanto na sua felicidade. Eu passei por um momento que eu estava insatisfeito dms com o mercado da tecnologia trabalhando com redes de computadores e hardware pq n era o que eu queria.
Ficava frustrado e extremamente insatisfeito pq n estava no mercado de Desenvolvimento de Sistemas. Aí lendo um livro do estoicismo, A Arte de Viver, de Epicteto, uma filosofia que fala sobre a paz e a felicidade, ele demonstra que na realidade n importa o meio que estamos tendo para conseguir algo (quer dizer, n importa exatamente o emprego ou projeto em que estamos trabalhando), nesse caso, para conseguir dinheiro e felicidade (os dois n são sinônimos rsrs), mas o que importa é a forma como vc faz, se é excelente ou não, e viver grato com isso, ainda que esteja buscando uma oportunidade melhor, vendo os desafios e "obstáculos" agora não mais como impedimentos, mas como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. (Parece clichê de coaching, mas funciona bastante)
E foi pensando assim que eu me senti bem melhor no meu trabalho e passei a valorizar mais o que eu tinha, parando mais de me preocupar tanto com o onde eu estava, para me focar mais no para o que e como eu estava fazendo. Isso ajudou bastante a eu ficar mais tranquilo com a minha situação e equilibrar o meu emprego com a minha busca pela programação.
Resumidamente, a gente acaba confundindo os meios com os fins. Acho que devemos sempre saber qual é o nosso objetivo, e precisa ser algo essencial, não cheio de vaidades: por exemplo, eu quero ser um programador. Simples. O meio, a linguagem (até se for em Cobol kkkkk) e a forma como vc vai conseguir n importa, mas sim como vc vai executar isso, independente de onde vc estiver, que tem que ser a melhor forma possível (obs: sem ferir o direito do seu próximo).
Eu acho que mtd vezes a gente acaba olhando tanto para o computador externo que esquecemos de olhar para o computador interno...
Busquem de tempos em tempos analisar seus códigos de seu software, para ver se n existem bugs ou sistemas legados em suas almas, aprimorem seu software e adotem boas práticas.
Pq um sistema bem codificado possui boa performance e não engasga nos momentos de grandes quantidades de requisições.
Sei que escrevi dms, mas espero ter ajudado com algo...
O que pega é que mataram o remoto devido a devs em mais de um trabalho e apesar da economia tá voando no Brasil as empresas estão pagando pouco pra todos os setores do ti
Voando? Só se for voando para Venezuela.
@@brunocorrea8642pois é rapaz, não sei por onde o cara ta se informando...
Voando de 14biz kkk @@brunocorrea8642
A economia do Brasil está longe de estar voando, infelizmente.
programa não deve ser pior que designer voce pega cada cliente aff
Pra quem quiser desistir de TI, a hora é agora, todo mundo já se ligou que essa área não dá futuro mais, principalmente no Brasil