Caramba! quando corri de Rally eu fazia isso também, ainda mais quando o piso estava muito liso pois eu conseguia ter sensibilidade no freio e não deixava o carro destracionar muito. Algumas vezes eu até ficava com a embreagem ligeiramente pressionada, patinando para não destracionar muito o pneu no barro. Muito legal!!! Freava com o pé esquerdo apenas para colocar o carro na curva. Corria de Gol na N2!
Assisti ao Emerson Fittipaldi executando o punta taco, o que me chamou a atenção é que ele não tira o pé da embreagem na redução da marcha apenas da o blip no acelerador em cada redução.
É uma técnica boa pq vc n perde o tempo e sempre já tem a embreagem já parando pra redução ou aumento, o foda é que desgata muito, mas seria ideal usar isso em locais onde há muitas curvas juntas... Já curvas distantes umas das outras é mais ideal tirar o pé da embreagem
Cara, foi uma curva de aprendizado grandinha até eu aprender usar o pé esquerdo pra frear mas depois que aprende é uma delicia. Eu não cheguei no nível mas tem gente que fala que essa possibilidade de usar freio e acelerador ao mesmo tempo proporciona possibilidades extras de se fazer uma curva, controla o carro enfim eu não entrei nisso como disse anteriormente. Mais um vídeo excelente!
O problema é que dá uma queimada um pouco na embreagem, do quê usando um Punta Taco BEM FEITO. Pois ao "amaciar" a volta da embreagem, evitando dar a pancada, você passa mais tempo no ponto chamado "meia embreagem" onde o platô ainda tá lixando bem o disco... O intuito é até legal, mas num cenário de trackday com o meu carro. Eu não usaria esta técnica.
Mas embreagem foi feita pra queimar filho. Tu acha que carro de corrida ele usam embreagem o ano todo ? Se bobear dependendo da categoria, troca toda corrida. Agora, se for pra hobby aí já dá uma segurada.
Senna era rápido em sua entrada na F1 por conta do punta taco e lá era motor pra domar, na toleman era um Hart turbo de cerca de 700 cv a 11.000 rpms. Que ele não podia deixar abaixar a rotação para manter a turbina sempre cheia, por isso aquele barulho gostoso quando ele contornava as curvas.
@@roquesilva9638 quer pagar de pascoale sem usar vírgula? Eu conheço a forma de usar, já você continua sem ter a menor ideia do que veio aqui palpitar.
@@poleketti Primeiro, não estou falando com você ; segundo, meu Ídolo é o professor Luiz Antonio Saconni; terceiro, não estou falando de vírgula, gênio!!
Eu freio com os dois pés, vai dá situação, sou piloto de simulador ando bastante em carros clássicos mais o forte mesmo é a Stock e consigo por em prática essa maneira de frear, excelente vídeo deu pra ver que faço de forma correta! Obrigado.
Concordo em partes. Em um carro de corrida no qual se pode trocar a embreagem a cada etapa, sem problemas. Aprendi sempre que pastilha de freio é mais barato q embreagem, então, Punta taco para não judiar do carro rs. Show os vídeos, parabéns
Dalhe Alexandre! Não chega a judiar muito mais. Na minha época de campeonatos gaúchos de marcas andava com a mesma embreagem por várias corridas igual aos que faziam Punta Taco. Agora pra andar na rua tudo realmente pode ser bem mais de boa! Valeu pelo comentário! grande abraço!
@@VitorGenz parabéns pelo canal e pela iniciativa. Ando de trackday e estou curtindo muito as aulas. Venha dar um curso em Curitiba. Serei o primeiro a me inscrever! Abc
Sempre fiz tbm desta forma no simulador. Acho muito mais preciso na redução de velocidade e muito mais seguro. Com relação ao pé no freio, uso tanto esquerdo quanto direito..
Punta taco em carros de rua/track Day acho que só compensa quando vc modifica o pedal no acelerador deixando ele mais largo e o mais próximo possível do freio, dessa forma vc consegue ficar com uns 70% do pé no freio e os outros 30% vc não precisa nem girar o pé , simplesmente inclinar ele pra tocar no acelerador... Dessa forma a sensibilidade no freio e mantida independente da situação, e bom da pra aplicar um freio motor mais forte , e querendo ou não a transição entre freio e acelerador acaba sendo mais rápida devido ao acelerador mais largo
Uso o freio com o pé direito em carros manuais. Em carros automáticos, uso o pé esquerdo devido a agilidade que eu tenho, mas, no início não tinha sensibilidade no pé esquerdo.
Fala Vitor! Blz? Elizeu Rosa do Piloto P1 aqui, Gratidão sempre! Freio com o pé direito! Punta taco já virou mania aqui comigo, rs. Também gostei dessa técnica, realmente o carro fica mais rápido na saída.
No simulador freio com o esquerdo, no Civic que é automático com o esquerdo e no outro que tenho o Vecão 2000 manual freio com direito tudo de forma bem natural
Na rua freio com o pé direito, no computador, no virtual com o esquerdo. Quem me dera ter a oportunidade de fazer isso numa pista de verdade. Quem sabe um dia hehehhe. Obrigado Vitor, você é fera, sempre na positividade.
No Simulador (Automobilista) eu freio com o pé esquerdo ... por ser um carro de tração dianteira ele solta muito a traseira e pra compensar, muitas vezes eu acelero e freio ao mesmo tempo ... alguns dizem que não é bom, mas isso ajuda a dar uma estabilizada no carro principalmente na entrada da curva ...
Com o punta taco se economiza mais a embreagem transmissão e etc,no caso dos caminhões mais antigos se você reduzir em serras e não usar o punta taco o risco de superaquecer freios e desgastar a embreagem precocemente e muito grande,para o seu tempo de volta pode ser bom,más para o sistema mecânico não é bom,palavra de um motorista carreteiro,mecânico, acadêmico do 9° período de Engenharia Mecânica e piloto de Kart.
Eu freio com os dois pés. Quando preciso fazer redução uso o direito e faço punta taco, mas favorecendo a precisão de frenagem e dando apenas um tapa no acelerador com o peito do pé e não com o calcanhar, raramente uso o calcanhar. Quando não tem redução é direto no pé esquerdo, inclusive quando o carro permite a redução direto sem frenagem já pulo direto também para o pé esquerdo para carregar o máximo para dentro da curva e não ter perda de tempo na transição entre o acelerador e o freio que é o que acontece quando se usa só o pé direito. Quando necessário e também dependendo do carro pulo marchas na redução fazendo só o movimento do punta taco sem tirar o pé da embreagem.
Respondeu uma pergunta que eu me fazia a muito tempo... Não sei fazer Punta taco. Mas hoje um grande piloto respondeu essa questão do jeito que eu pensava; reduzir freando e liberando a embreagem equalizando com a velocidade do veiculo tendo mais controle e equilíbrio na frenagem... Portanto mais eficiente que o punta taco e sem forçar o motor nem transmissão...
cara, acredito que é mais arriscado, são anos de pratica dele, ele entende bem a relação do carro dele e tudo mais. Se voce tem carro pra surrar e aprender, beleza é bem mais eficiente mesmo, mas o punta taco é mais usual por ser mais simples, voce pode jogar o giro absurdamente acima da marcha anterior que não da nada, fica mais facil de acertar.
Show de bola! Cara, isso q vc mostrou é ensinado no Manzini aqui em São Paulo, além do punta taco. Tem um cara q corre aqui na Old Stockcar, o Alex Pimenta q reduz igual vc, o cara anda muito forte e o Opala não quebra. Tem uma galera q acha q pilotar é só trocar marcha e esquece q quase nada na direção esportiva é padrão universal.
Sei fazer punta-taco, mas também não utilizo ele. Faço parecido com você, porém solto a embreagem de forma suave, e não de uma vez, mas em duas etapas: soltando 50% da embreagem, pisando novamente, mas não até o fim do curso, e depois soltando novamente até o fim. Gostei do canal. Ganhou um inscrito.
Quando comecei a dirigir, para evitar os trancos nas reduzidas.. meu Pai me treinou com essa sua técnica Vitor, a gente fazia um circuito dentro do Bairro e ele chegava com uma velocidade absurda no fim das retas e quando ele começava a frear, ele fazia o controle do giro do motor com a embreagem na hora das reduzidas e freando o carro. o carro não dava tranco, freava forte, fazia o barulho da reduzida top e entrava na curva suave..kkkkkkk Freio só com o pé direito. abrçç
Vitor, boa tarde. Andamos juntos em um Track day da Savarauto, claro, eu como literal amador. Foi muito bacana. Confesso que há muito não pratico esta manobra, pois tenho carro automático (AMG). Contudo, quando era possivel fazê-lo, nos câmbios manuais, era semelhante ao teu no inicio da tua carreira. Abs
Estou aprendendo a andar no simulador agora. Não uso esse Punta taco, nem sabia o nome, apesar de achar bonito os antigos pilotos da NASCAR fazendo. Eu freio tanto com esquerdo quanto com o direito. Freiadas mais longas é com o direito, freiadas mais curtas é com a esquerda.
Sempre usei punta taco mas pra sair sem deixar o carro voltar pra trás em ladeiras sem precisar usar freio de mão. Hoje a tecnologia dá assistência para por o veiculo em movimento nas ladeiras! No caso de sincronizar o giro do motor com a marcha uma boa sensibilidade e controle da embreagem ajuda mas... Novamente a tecnologia vai abolir o uso do pedal de embreagem de vez! Logo a tecnologia dirige e pilota pelos motoristas. Esses, só vão achar/pensar que estão dirigindo algo! Deve ser o tal "me engana que eu gosto!"
No simulador só freio com o pé esquerdo. Meu pedal de embreagem parece novo perto dos outros dois. Quando uso embreagem (largada, box..) uso a embreagem dupla do volante.
Freio somente com o pé direito. Em redução eu nunca uso acelerador, somente freio, embreagem e marcha. Sempre cuidando da dosagem da embreagem na hora de soltar
Eu fiz um comentário em outro vídeo seu falando que a primeira técnica que eu aprendi foi o punta-taco, porém ao contrário de muitas defensores ferrenhos, sei que existe outras formas sim. Inclusive em Hill Climb é bem comum ver isso. Realmente é um fato, a frenagem não sai igual todas as vezes. Mas, também sei frear com o pé esquerdo, mesmo no carro normal com hidro vácuo. Foi difícil, mas peguei a sensibilidade. Muito obrigado pelo conteúdo
Boa Marcos! É bem por ai. Eu se freio com o pé esquerdo com hidrovácuo ou freio pouco ou bloqueio tudo hahaha é uma questão de costume e sensibilidade. Vai no que é mais confortável para você e evita ficar trocando o pé de tempos em tempos, pq isso travaria a evolução. Escolhe 1 e dalhe máquinaaa!
O que poucos observam é que carros com injeção eletrônica ao pisar na embreagem, no mínimo mantem o giro ou sobem o giro sozinhos cerca de 1000 a 2000 rpm por uns instante, é um punta taco automático, que já proporciona suavidade na troca de marchas, desde que sejam sequenciais, ai reduzir da quinta pra primeira já é outra historia hehe
Bacana o vídeo 🤙🏼, apenas ando no virtual, sempre freio com pé esquerdo, algumas vezes para brincar com a embreagem uso o direito para freira também, mas confesso que fica uma salada de fruta na cabeça 😃.
esse teu método há um desgaste prematuro da embreagem, mas no seu caso é valido pois seu carro é preparado e taus, mas para os carros de ruas, acorre o que eu disse, porém é valido para algumas situações, o bom é treinar ambas as formas.
@@freud6609 passa de segunda pra primeira sem punta tacco e veja se o anel sincronizado ajuda alguma coisa... Não fazer punta tacco vai estressar embreagem, transmissão, coxins de motor e câmbio, virabrequim, biela, mancais, etc...
Eu me acostumei a frear com o pé esquerdo. No Automobilista 2 jogo alguns 4fun de Opala e Fórmula Retro. No Opala o punta taco é necessário para não haver o travamento das rodas traseiras. Sou mais rápido freando com o pé esquerdo, tenho mais sensibilidade.
Eu freio com os dois pés, mas, prefiro o direito por ter um pouco mais de sensibilidade, já tentei treinar o Punta tacco mas não consigo acertar esse bagulho, mas, bela dica Vitão
Estou aprendendo a fazer essa técnica em um Palio, está sendo meio complicado pq só o dedão fica no freio e o calcanhar encosta no acelerador, o resto do pé fica no ar. Acho que eu vou acabar tendo um super controle se eu continuar treinando assim.
Faz sentido, porque a solta do pedal de embreagem não é brusca! Depende do modelo do carro, quando eu tenho três pedais eu freio com os ambos os pés alternadamente!
eu chamo de arte, porque sentar num carro que é capaz de fazer tudo por você e virar rápido é infinitamente mais fácil do que virar tempo num carro que luta contra você.
Isso só faz sentido nos exemplos que vc deu, onde todos os carros tem tração dianteira. A transferência de peso durante a frenagem somada a frenagem causada pelo motor ao equiparar o giro não faz as rodas travarem. No caso de carros com câmbio manual e tração traseira, acho extremamente improvável que não utilizar o punta tacco seria mais rápido.
corri uma vez de fusca (logico que no virtual) e a reduçao era tao sinistra que se vc nao elevasse o giro ao reduzir, ia rodar com o carro pq ia travar a traseira. Era um MOD no asseto corsa. Top.Rotação baixa era ultimo lugar.
Dalhe! Eu sempre tento fazer isso em todos os carros. Alguns mais antigos tração traseira acabo usando punta-tacco na marchas mais curtas que tem uma tendência de bloquear a traseira, mas é em casos bem específicos. Abrasss
Que massa, nunca consegui fazer punta taco, desisti logo no começo kkkk Hoje corro de F1 no clube de Pilotos, sempre fui acostumado a frear de pé esquerdo kkkkk Vida real, pé direito se for manual e esquerdo se for automático.
Cara eu particularmente faço isso, controlo na embreagem, até mesmo no dia-a-dia porque já brequei no punta tacco...acho que o controle do carro fica até melhor modulando a embreagem
eu inventei de freiar uma vez com o pé esquerdo e o step quase foi parar no motor kkkk é bem difícil acostumar a não fazer a mesma força que faz na embreagem.
Boa Vitor, eu particularmente também eliminei o punta taco da minha vida, apenas pelo fato de já ter evoluído o bastante para não precisar mais usar.. acabou ficando uma coisa "antiga"
Ok , sua vasta experiência como piloto já nos mostra que sabe . Mas uma pergunta, qual desgasta mais com ou sem o punta taco??? Vcs pilotos tem uma embreagem para a próxima corrida, e nós mortais do trânsito??? Acho que se fizer isso não dura seis meses minha embreagem
Salve! Um punta tacco (bem feito) vai ajudar a tu ter mais durabilidade do equipamento, apesar de não ser uma diferença taaao grande. Uma coisa importante é que não se usa uma embreagem por corrida. No transito muitas vezes reduzimos a marcha já com o giro do motor bem baixo, ai a diferença entre fazer ou não punta tacco fica menor ainda na questão durabilidade. Ahhh e sem fazer tua embreagem com certeza vai durar mais que 6 meses hehehe
Boa tarde Vitor tudo bem eu sei que vc vai achar estranho mais eu uso o punta taco no kart,eu quando chego perto da curva eu freio o kart mas não freio tudo;só meia freada e vejo que o kart fez á curva com perfeição eu já acelero o kart pra não perde o giro do motor e saiu com velocidade,sempre dá certo.
Para a galera que vai fazer no carro próprio, cuidado! Pois, apesar da embreagem hoje em dia ter anéis sincronizadores que possibilitam reduzir marcha sem um toque no acelerador, ainda assim. Não é a forma mais eficiente. Visto que, o que ele faz no vídeo é basicamente queimar embreagem. Não aconselho a usar caso você não seja piloto e tenha kits de embreagem reservas
Fala Vítor, sou piloto virtual e freio com o pé esquerdo, foi estranho no início mas com o tempo vai pegando o jeito, só não tenho a mesma sensibilidade do direito.
Dalhe Makarius, é isso ai! Escolhe o que for mais confortável pra ti e insiste nisso. Não existe um mais rápido ou mais lento, varia muito de piloto para piloto. Grande Abraço!
Carros com câmbio automatizado no simulador freio com pé direito,e no track já fiz o teste eu viro mais rápido fazendo punta tacco acho que é muito individual isso kkk
Eu já tentei aplicar o punta-tacco no trânsito, mas vi pouca utilidade da técnica. Sinceramente, talvez em momentos bem específicos, mas eu já garanto que (mesmo sem nunca ter pilotado) é meramente desperdício de movimentos e uma economia insignificante de tempo. Daí eu aprendi a usar o inverso que é o tacco-punta, justamente o perigoso calcanhar no freio e dedos no acelerador. Tive mais segurança e menos dúvidas sobre a real possibilidade de vantagem de usar dois pedais ao mesmo tempo, tentando algo mais difícil. No site da Winfield Driving School (UK), tem um pequeno comentário do Alain Prost, de quando ele competia de kart e formula 3 ou 2 - isso bem antes do turbo aparecer nos carros. E ele diz que simplesmente "pulava" as marchas direto de uma 5ª pra 3ª sem o menor pudor. O cara era tão genial que ele tinha um telêmetro na cabeça pra simplesmente acompanhar as variações da pista, pular marcha e sair cheio na metade da curva. E isso fica muito claro quando a gente compara com o Ayrton Silva. O Ayrton se qualificava bem, mas tinha uma corrida muito mal e se via forçado a escalar o pelotão inteiro durante uma corrida. O Prost só precisava largar bem, independente da posição, e sumir lá na frente. Quando um canal do YT fez um comparativo de carreira usando dados atuais, o Prost é meio que um campeão imbatível daqueles 1980s e 1990s, o Silva fica até meio apagado em relação ao resto. E não resta dúvidas de que hoje eu só seguro na embreagem, vou lendo as variações da pista e ajustando minha condução. Usar o pé esquerdo é muito mais perigoso, porém infinitamente mais eficiente. Você cria um outro comportamento e parece que ninguém acredita quando você consegue fazer isso. Ah e adorei também sua arte de "meia-embreagem"; isso ajuda muito a fazer uma redução mais perfeita do que depender do acoplamento direto nas engrenagens. Modular o freio e a embreagem do começo ao meio da curva são sinais de uma pilotagem profissional, que, infelizmente, muitos grandes pilotos não costumam fazer. Os caras, depois de alguns anos correndo sério, se acostumam com carros potentes e controles adicionais e perdem toda a sensibilidade, até mesmo quando pegam algo com motor 4 cilindros, 1.0 litro de 60 cavalos pra dar uma voltinha. O resto é história e truque de anime.
VICTOR comecei nos simuladores freiando com o pé direito mas hoje eu só consigo freiar com o esquerdo mas em outros jogos tipo Euro Truck eu freio com o direito
O Punta tacco na verdade é só pra deixar a rotação do motor sempre alta na redução de marcha pra aproveitar o motor cheio e assim da potência total. Galera falando que usa pra não destracionar, isso tem nada haver, para não destracionar vai depender da aceleração do piloto.
Eu freio mais com o pé esquerdo, mas freio com o direito também. E também não uso Punta Taco em carros modernos no simulador, só no opalão do Ingo Hoffman. Hahaha
Eu não corro na vida real, só no videogame. Na vida real eu só uso o freio com o pé direito mesmo, embora às vezes, quando estou chegando num farol vermelho e tem gente atrás (ainda mais se o cara estiver colado) eu dou tipo uns dois chutinhos de leve no freio usando o pé esquerdo só pra avisar o cara de trás que eu vou começar a frear. No videogame eu uso os dois pés. Se eu precisar fazer uma curva sem reduzir marcha eu uso o freio com o pé esquerdo pro carro apontar. Uso o pé direito quando preciso reduzir marcha. Carro com embreagem automático eu freio com esquerdo. Então sei lá, acho que eu acostumei com os dois.
Eu já fiz essa técnica por muitos anos e em relação a pilotos que fazem punta taco nunca percebi uma diferença no desgaste nem da embreagem nem do câmbio.
Parabéns por mais um vídeo! Respondendo a pergunta: vai depender da curva, às vezes uso o direito, principalmente no punta-taco e o esquerdo em condições normais (em curva vou controlando a aceleração e freada ao mesmo tempo), ou com carro com câmbio sequencial.
To começando no Marcas do Ceará, e um outro novato percebeu eu dando meia embreagem em alguns momentos, falou que estava errado. Errado nada, é uma técnica válida, não é? Acho mais intuitivo que o punta-taco.
Freio no pé esquerdo o meu carro até na rua pois acho mais seguro (tb melhor desempenho) ter um pé pra acelerar e outro pra frear. Subo marcha na embreagem (porque é bem mais rápido) e reduzo no tempo (porque ai tenho total controle tanto do freio quanto do acelerador), mas isso se o carro for meu (que já estou acostumado). Mas não sei se essa técnica funciona bem com qualquer carro... creio que não, pois só vi usarem profissionalmente e em alto nível pra carros de rali, inclusive no Group B... carros pra asfalto eu nunca vi, nem os caras da F1 que, teoricamente, seriam os mais habilidosos e por isso creio que o empecilho não é dificuldade e sim eficiência
Eu tenho um Corcel antigo que meu pai conseguiu por um câmbio de Del Rei, pois não achava um cambio de corcel e somente achou esse usado, so que a sincronização dele falha da terceira para segunda, e ele raspa as engranagem, coisa que outros carros não fazem. Essa técnica pode ajudar a reduzir esse problema do dia a dia só nessa marcha? somente dando uma acelerada antes de passar para segunda novamente?
obviamente não sou piloto kkk, mas ando de carro e moto, pra moto eu so reduzo com punta taco pq tenoh 2 freios pra controlar a frenagem, mas carro nunca usei punta taco, sempre controlando a embreagem tbm
Logo agora que aprendi a fazer o punta taco recentemente e tava me sentindo o Airton Senna no meu paliozin 93 o vitor vai lá e destrói os meus sonhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já somos dois....pois para mim o punta taco não serve para nada.... é só mais uma mania que inventaram....porque ao levantar o pé da embraiagem a rotação vai voltar para onde tem de voltar com ou sem punta taco...porque tudo depende da velocidade que o carro vai
Guando for falar de alguma coisa sobre algum assunto como este pesquisa antes de falar o porq erra feito . Antigamente, antes dos câmbios sincronizados, o movimento de punta-tacco (“aportuguesando” seria: ponta e calcanhar) era usado para adequar a rotação das engrenagens do câmbio antes da marcha entrar, para não ocorrer arranhões ou mesmo a marcha não entrar. A razão é muito simples: se o condutor pisar na embreagem, reduzir a marcha e soltar a embreagem, o motor e a transmissão estarão em rotações diferentes e terá um “tranco”. Isso pode diminuir a vida útil das peças do conjunto de transmissão e pode até mesmo desestabilizar o carro, caso esteja fazendo uma curva por exemplo.
Já corri rally, fórmula one, e Nascar. Quando vou reduzir dou uns leves toques no freio e rapidamente na embreagem ao mesmo tempo que acelero. Mas estou com dificuldade de jogar no controle.
Eu freio com os dois. As vezes com o direito fazendo punta taco, as vezes com o esquerdo pra fazer trail breaking. As vezes passo de um pro outro no meio da freada... uhuhuauhauhauh
Dalhe! Essa eu não consigo. No máximo uns toques com o esquerdo em algumas curvas de alta para a frente entrar. Mas freadas fortes com o esquerdo não tenho tanta precisão. É um questão de gosto, dá pra ser rápido com os dois.
Caramba! quando corri de Rally eu fazia isso também, ainda mais quando o piso estava muito liso pois eu conseguia ter sensibilidade no freio e não deixava o carro destracionar muito. Algumas vezes eu até ficava com a embreagem ligeiramente pressionada, patinando para não destracionar muito o pneu no barro. Muito legal!!! Freava com o pé esquerdo apenas para colocar o carro na curva. Corria de Gol na N2!
Hoje você ainda tem vício em cheiro de embreagem queimada ou já saiu dessa rua escura?
Assisti ao Emerson Fittipaldi executando o punta taco, o que me chamou a atenção é que ele não tira o pé da embreagem na redução da marcha apenas da o blip no acelerador em cada redução.
É uma técnica boa pq vc n perde o tempo e sempre já tem a embreagem já parando pra redução ou aumento, o foda é que desgata muito, mas seria ideal usar isso em locais onde há muitas curvas juntas...
Já curvas distantes umas das outras é mais ideal tirar o pé da embreagem
@@user-ii6zj3pq6s bem observado.
Cara, foi uma curva de aprendizado grandinha até eu aprender usar o pé esquerdo pra frear mas depois que aprende é uma delicia. Eu não cheguei no nível mas tem gente que fala que essa possibilidade de usar freio e acelerador ao mesmo tempo proporciona possibilidades extras de se fazer uma curva, controla o carro enfim eu não entrei nisso como disse anteriormente. Mais um vídeo excelente!
O problema é que dá uma queimada um pouco na embreagem, do quê usando um Punta Taco BEM FEITO. Pois ao "amaciar" a volta da embreagem, evitando dar a pancada, você passa mais tempo no ponto chamado "meia embreagem" onde o platô ainda tá lixando bem o disco...
O intuito é até legal, mas num cenário de trackday com o meu carro. Eu não usaria esta técnica.
Boa Carlos! Entendo o teu ponto. Se pra ti o Punta Tacco é algo tranquilo de fazer vale utilizar! abraço
Mas embreagem foi feita pra queimar filho. Tu acha que carro de corrida ele usam embreagem o ano todo ? Se bobear dependendo da categoria, troca toda corrida. Agora, se for pra hobby aí já dá uma segurada.
@@fernandomrch Mas foi exatamente o que ele disse meu caro kkkkk
Tá liso nem entra no esporte 😂 maluco preocupado com embreagem 🙄
Comecei na simulação a algum tempo e corri na maior parte do tempo com carros da GT4 ou GT3. Acabei me acostumando a freiar com o pé esquerdo.
Senna era rápido em sua entrada na F1 por conta do punta taco e lá era motor pra domar, na toleman era um Hart turbo de cerca de 700 cv a 11.000 rpms. Que ele não podia deixar abaixar a rotação para manter a turbina sempre cheia, por isso aquele barulho gostoso quando ele contornava as curvas.
senna era mais rápido porque ele blipava o acelerador a curva toda, punta taco todo mundo lá sabia fazer
Você não sabe usar os porquês por quê?
@@roquesilva9638 quer pagar de pascoale sem usar vírgula? Eu conheço a forma de usar, já você continua sem ter a menor ideia do que veio aqui palpitar.
@@poleketti Primeiro, não estou falando com você ; segundo, meu Ídolo é o professor Luiz Antonio Saconni; terceiro, não estou falando de vírgula, gênio!!
@@roquesilva9638 pq ele não tá fazendo redação 😃👍🏽
Esse canal é bom demais !! Faz um vídeo sobre como começar e ir subindo Genz pra quem sempre sonhou em ser piloto mesmo que amador !
Boa Gabriel! Já está na fila esse ai! Uma galera pedindo e realmente é muito importante.
Eu freio com os dois pés, vai dá situação, sou piloto de simulador ando bastante em carros clássicos mais o forte mesmo é a Stock e consigo por em prática essa maneira de frear, excelente vídeo deu pra ver que faço de forma correta! Obrigado.
Boa!!
Boa técnica, com certeza bem mais simples. As vezes deixar o carro "rolar" mais te faz ir mais rápido do que ficar reduzindo marcha a todo o momento.
Concordo em partes. Em um carro de corrida no qual se pode trocar a embreagem a cada etapa, sem problemas. Aprendi sempre que pastilha de freio é mais barato q embreagem, então, Punta taco para não judiar do carro rs. Show os vídeos, parabéns
Dalhe Alexandre! Não chega a judiar muito mais. Na minha época de campeonatos gaúchos de marcas andava com a mesma embreagem por várias corridas igual aos que faziam Punta Taco. Agora pra andar na rua tudo realmente pode ser bem mais de boa! Valeu pelo comentário! grande abraço!
@@VitorGenz parabéns pelo canal e pela iniciativa. Ando de trackday e estou curtindo muito as aulas. Venha dar um curso em Curitiba. Serei o primeiro a me inscrever! Abc
Sempre fiz tbm desta forma no simulador. Acho muito mais preciso na redução de velocidade e muito mais seguro. Com relação ao pé no freio, uso tanto esquerdo quanto direito..
Sou da época do punta, câmbio semi sempre esq, mesmo no mecânico quando não faço punta calço com à esquerda... pra mim funciona! 😎
Dalhe Antonio! É isso ai! tem que achar o que é melhor pra tua guiada.
Punta taco em carros de rua/track Day acho que só compensa quando vc modifica o pedal no acelerador deixando ele mais largo e o mais próximo possível do freio, dessa forma vc consegue ficar com uns 70% do pé no freio e os outros 30% vc não precisa nem girar o pé , simplesmente inclinar ele pra tocar no acelerador... Dessa forma a sensibilidade no freio e mantida independente da situação, e bom da pra aplicar um freio motor mais forte , e querendo ou não a transição entre freio e acelerador acaba sendo mais rápida devido ao acelerador mais largo
Os Fiat já tem o pedal do acelerador meio virado pra ficar próximo do freio :)
Essa e uma pedal Cam de um piloto de rally:ruclips.net/video/QufsRTn_LvQ/видео.htmlsi=zlSXdEZl46uI34nE
Uso o freio com o pé direito em carros manuais. Em carros automáticos, uso o pé esquerdo devido a agilidade que eu tenho, mas, no início não tinha sensibilidade no pé esquerdo.
Fala Vitor! Blz? Elizeu Rosa do Piloto P1 aqui, Gratidão sempre! Freio com o pé direito! Punta taco já virou mania aqui comigo, rs. Também gostei dessa técnica, realmente o carro fica mais rápido na saída.
No simulador freio com o esquerdo, no Civic que é automático com o esquerdo e no outro que tenho o Vecão 2000 manual freio com direito tudo de forma bem natural
Na rua freio com o pé direito, no computador, no virtual com o esquerdo. Quem me dera ter a oportunidade de fazer isso numa pista de verdade. Quem sabe um dia hehehhe. Obrigado Vitor, você é fera, sempre na positividade.
No Simulador (Automobilista) eu freio com o pé esquerdo ... por ser um carro de tração dianteira ele solta muito a traseira e pra compensar, muitas vezes eu acelero e freio ao mesmo tempo ... alguns dizem que não é bom, mas isso ajuda a dar uma estabilizada no carro principalmente na entrada da curva ...
Me identifiquei pq eu uso esse mesma técnica de soltar a embreagem devagar no meu dia a dia, não so correndo mais no trabalho tbn.
Ok mas dessa forma acho que desgasta muito mais a embreagem , já pilotos tem um kit para a próxima corrida
@@paidaleleka3775 Sim eu sei, mais não sempre só quando necessário
O virabrequim sente muito tbm com essa "técnica". Gera desgaste axial do vira, principalmente se for um Chevrolet...
Boa explicação, eu freio com o pé esquerdo mas gostei da forma como freias com o pé direito.
Dalhe!!
Com o punta taco se economiza mais a embreagem transmissão e etc,no caso dos caminhões mais antigos se você reduzir em serras e não usar o punta taco o risco de superaquecer freios e desgastar a embreagem precocemente e muito grande,para o seu tempo de volta pode ser bom,más para o sistema mecânico não é bom,palavra de um motorista carreteiro,mecânico, acadêmico do 9° período de Engenharia Mecânica e piloto de Kart.
Entende muito Victor Gens parabens abraço Cleber pereira.
Puts achei que tu fosse o Bento Ribeiro kkkkk Dahora o Vídeo 🎉
Eu freio com os dois pés. Quando preciso fazer redução uso o direito e faço punta taco, mas favorecendo a precisão de frenagem e dando apenas um tapa no acelerador com o peito do pé e não com o calcanhar, raramente uso o calcanhar. Quando não tem redução é direto no pé esquerdo, inclusive quando o carro permite a redução direto sem frenagem já pulo direto também para o pé esquerdo para carregar o máximo para dentro da curva e não ter perda de tempo na transição entre o acelerador e o freio que é o que acontece quando se usa só o pé direito. Quando necessário e também dependendo do carro pulo marchas na redução fazendo só o movimento do punta taco sem tirar o pé da embreagem.
Respondeu uma pergunta que eu me fazia a muito tempo... Não sei fazer Punta taco. Mas hoje um grande piloto respondeu essa questão do jeito que eu pensava; reduzir freando e liberando a embreagem equalizando com a velocidade do veiculo tendo mais controle e equilíbrio na frenagem...
Portanto mais eficiente que o punta taco e sem forçar o motor nem transmissão...
cara, acredito que é mais arriscado, são anos de pratica dele, ele entende bem a relação do carro dele e tudo mais. Se voce tem carro pra surrar e aprender, beleza é bem mais eficiente mesmo, mas o punta taco é mais usual por ser mais simples, voce pode jogar o giro absurdamente acima da marcha anterior que não da nada, fica mais facil de acertar.
Show de bola! Cara, isso q vc mostrou é ensinado no Manzini aqui em São Paulo, além do punta taco. Tem um cara q corre aqui na Old Stockcar, o Alex Pimenta q reduz igual vc, o cara anda muito forte e o Opala não quebra. Tem uma galera q acha q pilotar é só trocar marcha e esquece q quase nada na direção esportiva é padrão universal.
Muito bom Isaac! Conheço a família Pimenta! Já fui parceiro do Rodrigo Pimenta na Stock. Muito boas suas observações
Eu uso os dois pés, quando a curva requer só aquele toquinho eu uso o esquerdo, para curvas mais acentuada eu uso o direito msm!
Sei fazer punta-taco, mas também não utilizo ele. Faço parecido com você, porém solto a embreagem de forma suave, e não de uma vez, mas em duas etapas: soltando 50% da embreagem, pisando novamente, mas não até o fim do curso, e depois soltando novamente até o fim. Gostei do canal. Ganhou um inscrito.
Aprendi frear com o pé esquerdo a pouco tempo quando parti pra carros com câmbio semi automático no Dirt Rally 2.0
Quando comecei a dirigir, para evitar os trancos nas reduzidas.. meu Pai me treinou com essa sua técnica Vitor, a gente fazia um circuito dentro do Bairro e ele chegava com uma velocidade absurda no fim das retas e quando ele começava a frear, ele fazia o controle do giro do motor com a embreagem na hora das reduzidas e freando o carro. o carro não dava tranco, freava forte, fazia o barulho da reduzida top e entrava na curva suave..kkkkkkk Freio só com o pé direito. abrçç
Vitor, boa tarde. Andamos juntos em um Track day da Savarauto, claro, eu como literal amador. Foi muito bacana.
Confesso que há muito não pratico esta manobra, pois tenho carro automático (AMG).
Contudo, quando era possivel fazê-lo, nos câmbios manuais, era semelhante ao teu no inicio da tua carreira. Abs
Depende da curva, se preciso reduzir marcha freio com pé direito se no precisa reduzir com o esquerdo
bha Vitor, parabéns por essas dicas, é de grande valia para quem pratica e ou apenas gosta de automobilismo.
Valeu Juarez que bom que gostou!
Estou aprendendo a andar no simulador agora. Não uso esse Punta taco, nem sabia o nome, apesar de achar bonito os antigos pilotos da NASCAR fazendo. Eu freio tanto com esquerdo quanto com o direito. Freiadas mais longas é com o direito, freiadas mais curtas é com a esquerda.
Sempre usei punta taco mas pra sair sem deixar o carro voltar pra trás em ladeiras sem precisar usar freio de mão. Hoje a tecnologia dá assistência para por o veiculo em movimento nas ladeiras! No caso de sincronizar o giro do motor com a marcha uma boa sensibilidade e controle da embreagem ajuda mas... Novamente a tecnologia vai abolir o uso do pedal de embreagem de vez! Logo a tecnologia dirige e pilota pelos motoristas. Esses, só vão achar/pensar que estão dirigindo algo! Deve ser o tal "me engana que eu gosto!"
Eu freio com os dois pés, sei usar punta taco, mas essa sua técnica é perfeita pra carro com câmbio borboleta
No simulador só freio com o pé esquerdo. Meu pedal de embreagem parece novo perto dos outros dois. Quando uso embreagem (largada, box..) uso a embreagem dupla do volante.
Boa!! A galera que usa o esquerdo normalmente costuma usar o pé direto para acelerar (ou blipar) o acelerador nas reduzidas quando o carro pede.
Freio somente com o pé direito. Em redução eu nunca uso acelerador, somente freio, embreagem e marcha. Sempre cuidando da dosagem da embreagem na hora de soltar
Eu fiz um comentário em outro vídeo seu falando que a primeira técnica que eu aprendi foi o punta-taco, porém ao contrário de muitas defensores ferrenhos, sei que existe outras formas sim. Inclusive em Hill Climb é bem comum ver isso. Realmente é um fato, a frenagem não sai igual todas as vezes. Mas, também sei frear com o pé esquerdo, mesmo no carro normal com hidro vácuo. Foi difícil, mas peguei a sensibilidade. Muito obrigado pelo conteúdo
Boa Marcos! É bem por ai. Eu se freio com o pé esquerdo com hidrovácuo ou freio pouco ou bloqueio tudo hahaha é uma questão de costume e sensibilidade. Vai no que é mais confortável para você e evita ficar trocando o pé de tempos em tempos, pq isso travaria a evolução. Escolhe 1 e dalhe máquinaaa!
O que poucos observam é que carros com injeção eletrônica ao pisar na embreagem, no mínimo mantem o giro ou sobem o giro sozinhos cerca de 1000 a 2000 rpm por uns instante, é um punta taco automático, que já proporciona suavidade na troca de marchas, desde que sejam sequenciais, ai reduzir da quinta pra primeira já é outra historia hehe
Bacana o vídeo 🤙🏼, apenas ando no virtual, sempre freio com pé esquerdo, algumas vezes para brincar com a embreagem uso o direito para freira também, mas confesso que fica uma salada de fruta na cabeça 😃.
No meu caso prefiro controlar na embreagem. Agora ficou ótimo sou canhoto então freira com o pé esquerdo é o paraíso.
esse teu método há um desgaste prematuro da embreagem, mas no seu caso é valido pois seu carro é preparado e taus, mas para os carros de ruas, acorre o que eu disse, porém é valido para algumas situações, o bom é treinar ambas as formas.
Like pelo conteúdo pelo quadro do Peugeot lá atrás kkkkk
Ai meu virabrequim! (Reduzir sem punta tacco) 😱
Ai disco de embreagem, na verdade.
O que tem a ver o virabrequim?
Anel sincronizador
ANEL SINCRONIZADO: EU SIMPLESMENTE NAO EXISTO.
@@freud6609 passa de segunda pra primeira sem punta tacco e veja se o anel sincronizado ajuda alguma coisa... Não fazer punta tacco vai estressar embreagem, transmissão, coxins de motor e câmbio, virabrequim, biela, mancais, etc...
Boa dica. Com o direito em manual, às vezes esquerdo. E com esquerdo em auto.
Freio com esquerdo mas na teoria tem que frear com pé direito pois você já está acostumado com a sensibilidade
Eu me acostumei a frear com o pé esquerdo.
No Automobilista 2 jogo alguns 4fun de Opala e Fórmula Retro.
No Opala o punta taco é necessário para não haver o travamento das rodas traseiras.
Sou mais rápido freando com o pé esquerdo, tenho mais sensibilidade.
Boa! Nos carros mais antigo e tração traseira, as vezes realmente é necessário.
Eu freio com os dois pés, mas, prefiro o direito por ter um pouco mais de sensibilidade, já tentei treinar o Punta tacco mas não consigo acertar esse bagulho, mas, bela dica Vitão
Dalhe Máquina João! Boa sorte na pista!
Estou aprendendo a fazer essa técnica em um Palio, está sendo meio complicado pq só o dedão fica no freio e o calcanhar encosta no acelerador, o resto do pé fica no ar.
Acho que eu vou acabar tendo um super controle se eu continuar treinando assim.
Faz sentido, porque a solta do pedal de embreagem não é brusca! Depende do modelo do carro, quando eu tenho três pedais eu freio com os ambos os pés alternadamente!
eu chamo de arte, porque sentar num carro que é capaz de fazer tudo por você e virar rápido é infinitamente mais fácil do que virar tempo num carro que luta contra você.
Não existe carro em alto desempenho que faça tudo por vc
No simulador e na vida real eu freio com os 2, conforme a necessidade e possibilidade de cada situação.
Eu freio com o pé direito a velocidade principar e auxilio com dosagem adquada o pedal d embraeagem
Isso só faz sentido nos exemplos que vc deu, onde todos os carros tem tração dianteira. A transferência de peso durante a frenagem somada a frenagem causada pelo motor ao equiparar o giro não faz as rodas travarem.
No caso de carros com câmbio manual e tração traseira, acho extremamente improvável que não utilizar o punta tacco seria mais rápido.
corri uma vez de fusca (logico que no virtual) e a reduçao era tao sinistra que se vc nao elevasse o giro ao reduzir, ia rodar com o carro pq ia travar a traseira. Era um MOD no asseto corsa. Top.Rotação baixa era ultimo lugar.
Tem 2 modelos de Fusca no Asseto Corsa normal. Sem ser mod.
@vitor A dica vale também para carros tração traseira? Os exemplos que deu foram TD 🧐
Dalhe! Eu sempre tento fazer isso em todos os carros. Alguns mais antigos tração traseira acabo usando punta-tacco na marchas mais curtas que tem uma tendência de bloquear a traseira, mas é em casos bem específicos. Abrasss
Que massa, nunca consegui fazer punta taco, desisti logo no começo kkkk Hoje corro de F1 no clube de Pilotos, sempre fui acostumado a frear de pé esquerdo kkkkk Vida real, pé direito se for manual e esquerdo se for automático.
Cara eu particularmente faço isso, controlo na embreagem, até mesmo no dia-a-dia porque já brequei no punta tacco...acho que o controle do carro fica até melhor modulando a embreagem
Concordo. Eu sinto o mesmo.
Eu me achava um completo imbecil reduzindo marcha, mas hoje descobri que a técnica q eu uso é a mesma que a sua.
Que alivio que me deu.
Também sempre fiz assim, puxo a reduzida e solto a embreagem na manha.
eu inventei de freiar uma vez com o pé esquerdo e o step quase foi parar no motor kkkk
é bem difícil acostumar a não fazer a mesma força que faz na embreagem.
a primeira vez eu travei as rodas de um jeito que tu não ta ligado, passei reto na curva com os pneus travados kkkkkkkkkkkkkkk
Boa Vitor, eu particularmente também eliminei o punta taco da minha vida, apenas pelo fato de já ter evoluído o bastante para não precisar mais usar.. acabou ficando uma coisa "antiga"
Dalhe Ivan! Valeu por compartilhar aqui!
Se Punta tacco não fosse bom dual clutch não dava um "Punta tacco" automático 🤣
Kkk
Ok , sua vasta experiência como piloto já nos mostra que sabe . Mas uma pergunta, qual desgasta mais com ou sem o punta taco??? Vcs pilotos tem uma embreagem para a próxima corrida, e nós mortais do trânsito??? Acho que se fizer isso não dura seis meses minha embreagem
Salve! Um punta tacco (bem feito) vai ajudar a tu ter mais durabilidade do equipamento, apesar de não ser uma diferença taaao grande. Uma coisa importante é que não se usa uma embreagem por corrida. No transito muitas vezes reduzimos a marcha já com o giro do motor bem baixo, ai a diferença entre fazer ou não punta tacco fica menor ainda na questão durabilidade. Ahhh e sem fazer tua embreagem com certeza vai durar mais que 6 meses hehehe
@@VitorGenz ok valeu
Boa tarde Vitor tudo bem eu sei que vc vai achar estranho mais eu uso o punta taco no kart,eu quando chego perto da curva eu freio o kart mas não freio tudo;só meia freada e vejo que o kart fez á curva com perfeição eu já acelero o kart pra não perde o giro do motor e saiu com velocidade,sempre dá certo.
Frear e acelerar no Kart prejudica bastante a durabilidade do equipamento. Se for um equipamento seu, tem que pensar bem no quanto vale a pena.
Para a galera que vai fazer no carro próprio, cuidado! Pois, apesar da embreagem hoje em dia ter anéis sincronizadores que possibilitam reduzir marcha sem um toque no acelerador, ainda assim. Não é a forma mais eficiente. Visto que, o que ele faz no vídeo é basicamente queimar embreagem. Não aconselho a usar caso você não seja piloto e tenha kits de embreagem reservas
Fala Vítor, sou piloto virtual e freio com o pé esquerdo, foi estranho no início mas com o tempo vai pegando o jeito, só não tenho a mesma sensibilidade do direito.
Dalhe Makarius, é isso ai! Escolhe o que for mais confortável pra ti e insiste nisso. Não existe um mais rápido ou mais lento, varia muito de piloto para piloto. Grande Abraço!
Carros com câmbio automatizado no simulador freio com pé direito,e no track já fiz o teste eu viro mais rápido fazendo punta tacco acho que é muito individual isso kkk
Eu já tentei aplicar o punta-tacco no trânsito, mas vi pouca utilidade da técnica. Sinceramente, talvez em momentos bem específicos, mas eu já garanto que (mesmo sem nunca ter pilotado) é meramente desperdício de movimentos e uma economia insignificante de tempo. Daí eu aprendi a usar o inverso que é o tacco-punta, justamente o perigoso calcanhar no freio e dedos no acelerador. Tive mais segurança e menos dúvidas sobre a real possibilidade de vantagem de usar dois pedais ao mesmo tempo, tentando algo mais difícil.
No site da Winfield Driving School (UK), tem um pequeno comentário do Alain Prost, de quando ele competia de kart e formula 3 ou 2 - isso bem antes do turbo aparecer nos carros. E ele diz que simplesmente "pulava" as marchas direto de uma 5ª pra 3ª sem o menor pudor. O cara era tão genial que ele tinha um telêmetro na cabeça pra simplesmente acompanhar as variações da pista, pular marcha e sair cheio na metade da curva. E isso fica muito claro quando a gente compara com o Ayrton Silva. O Ayrton se qualificava bem, mas tinha uma corrida muito mal e se via forçado a escalar o pelotão inteiro durante uma corrida. O Prost só precisava largar bem, independente da posição, e sumir lá na frente.
Quando um canal do YT fez um comparativo de carreira usando dados atuais, o Prost é meio que um campeão imbatível daqueles 1980s e 1990s, o Silva fica até meio apagado em relação ao resto. E não resta dúvidas de que hoje eu só seguro na embreagem, vou lendo as variações da pista e ajustando minha condução. Usar o pé esquerdo é muito mais perigoso, porém infinitamente mais eficiente. Você cria um outro comportamento e parece que ninguém acredita quando você consegue fazer isso.
Ah e adorei também sua arte de "meia-embreagem"; isso ajuda muito a fazer uma redução mais perfeita do que depender do acoplamento direto nas engrenagens. Modular o freio e a embreagem do começo ao meio da curva são sinais de uma pilotagem profissional, que, infelizmente, muitos grandes pilotos não costumam fazer. Os caras, depois de alguns anos correndo sério, se acostumam com carros potentes e controles adicionais e perdem toda a sensibilidade, até mesmo quando pegam algo com motor 4 cilindros, 1.0 litro de 60 cavalos pra dar uma voltinha.
O resto é história e truque de anime.
VICTOR comecei nos simuladores freiando com o pé direito mas hoje eu só consigo freiar com o esquerdo mas em outros jogos tipo Euro Truck eu freio com o direito
O Punta tacco na verdade é só pra deixar a rotação do motor sempre alta na redução de marcha pra aproveitar o motor cheio e assim da potência total. Galera falando que usa pra não destracionar, isso tem nada haver, para não destracionar vai depender da aceleração do piloto.
E aprendi a fazer punta taco e faço até na rua, mas no meu cockpit, eu ate arranqueia embreagem do meu g29 e freio com o pé esquerdo.
Na vida real com o pé direito, na simulação de corrida com o pé esquerdo.
Dalhe! muita gente faz isso! eu quando melhorei a qualide dos meus pedais começei a frear com o direito nos dois
Com os dois kkk... mas não junto ahah... se for em monento que não tenha redução de maarchas uso o pé esquerdo, nos demais o direito
Eu freio mais com o pé esquerdo, mas freio com o direito também. E também não uso Punta Taco em carros modernos no simulador, só no opalão do Ingo Hoffman. Hahaha
Eu não corro na vida real, só no videogame.
Na vida real eu só uso o freio com o pé direito mesmo, embora às vezes, quando estou chegando num farol vermelho e tem gente atrás (ainda mais se o cara estiver colado) eu dou tipo uns dois chutinhos de leve no freio usando o pé esquerdo só pra avisar o cara de trás que eu vou começar a frear.
No videogame eu uso os dois pés. Se eu precisar fazer uma curva sem reduzir marcha eu uso o freio com o pé esquerdo pro carro apontar. Uso o pé direito quando preciso reduzir marcha. Carro com embreagem automático eu freio com esquerdo.
Então sei lá, acho que eu acostumei com os dois.
Cara muito top o conteúdo! Quanto a sua técnica, o problema seria só o desgaste da embreagem mesmo né..?
Eu já fiz essa técnica por muitos anos e em relação a pilotos que fazem punta taco nunca percebi uma diferença no desgaste nem da embreagem nem do câmbio.
Pensei o mesmo, pq o disco patina mais antes de colar soltando a embreagem devagar.
Parabéns por mais um vídeo! Respondendo a pergunta: vai depender da curva, às vezes uso o direito, principalmente no punta-taco e o esquerdo em condições normais (em curva vou controlando a aceleração e freada ao mesmo tempo), ou com carro com câmbio sequencial.
Baita dica !
No virtual eu freio com o pé esquerdo mas eu sabia que o punta-taco foi feito porque o cambio não estava sincronizado.
To começando no Marcas do Ceará, e um outro novato percebeu eu dando meia embreagem em alguns momentos, falou que estava errado. Errado nada, é uma técnica válida, não é? Acho mais intuitivo que o punta-taco.
Freio no pé esquerdo o meu carro até na rua pois acho mais seguro (tb melhor desempenho) ter um pé pra acelerar e outro pra frear. Subo marcha na embreagem (porque é bem mais rápido) e reduzo no tempo (porque ai tenho total controle tanto do freio quanto do acelerador), mas isso se o carro for meu (que já estou acostumado). Mas não sei se essa técnica funciona bem com qualquer carro... creio que não, pois só vi usarem profissionalmente e em alto nível pra carros de rali, inclusive no Group B... carros pra asfalto eu nunca vi, nem os caras da F1 que, teoricamente, seriam os mais habilidosos e por isso creio que o empecilho não é dificuldade e sim eficiência
Se for sequencial freio com o pé esquerdo se for combio comum com o pé direito msm
Eu tenho um Corcel antigo que meu pai conseguiu por um câmbio de Del Rei, pois não achava um cambio de corcel e somente achou esse usado, so que a sincronização dele falha da terceira para segunda, e ele raspa as engranagem, coisa que outros carros não fazem. Essa técnica pode ajudar a reduzir esse problema do dia a dia só nessa marcha? somente dando uma acelerada antes de passar para segunda novamente?
Pe esquerdo no simulador e pé direito no carro porque kkkk
Bom, sou piloto de simulador...auhsd apaixonado por rally... Então uso o esquerdo pra transferência de peso...
obviamente não sou piloto kkk, mas ando de carro e moto, pra moto eu so reduzo com punta taco pq tenoh 2 freios pra controlar a frenagem, mas carro nunca usei punta taco, sempre controlando a embreagem tbm
Logo agora que aprendi a fazer o punta taco recentemente e tava me sentindo o Airton Senna no meu paliozin 93 o vitor vai lá e destrói os meus sonhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Freio, ora com o pé esquerdo, ora com o pé direito, mas preciso aprimorar a técnica de frenagem com o pé esquerdo. A sensibilidade muda radicalmente.
Foca em dominar isso primeiro em um pé. Não fica trocando a não ser se for uma coisa muito do seu estilo.
Mas se usar o punta taco ..já não vão reduzir a velocidade usando o motor...vão gastar mais calços....nunca percebi essa técnica e nunca vou entender
Já somos dois....pois para mim o punta taco não serve para nada.... é só mais uma mania que inventaram....porque ao levantar o pé da embraiagem a rotação vai voltar para onde tem de voltar com ou sem punta taco...porque tudo depende da velocidade que o carro vai
Guando for falar de alguma coisa sobre algum assunto como este pesquisa antes de falar o porq erra feito . Antigamente, antes dos câmbios sincronizados, o movimento de punta-tacco (“aportuguesando” seria: ponta e calcanhar) era usado para adequar a rotação das engrenagens do câmbio antes da marcha entrar, para não ocorrer arranhões ou mesmo a marcha não entrar.
A razão é muito simples: se o condutor pisar na embreagem, reduzir a marcha e soltar a embreagem, o motor e a transmissão estarão em rotações diferentes e terá um “tranco”.
Isso pode diminuir a vida útil das peças do conjunto de transmissão e pode até mesmo desestabilizar o carro, caso esteja fazendo uma curva por exemplo.
Olha via tds os vídeos mais depois disso desta penteia que vc falou vi que vc não sabe muito bem oq e
Cada qual com seu próprio cada qual...
SUPER TOP VALEWWW
Já corri rally, fórmula one, e Nascar. Quando vou reduzir dou uns leves toques no freio e rapidamente na embreagem ao mesmo tempo que acelero. Mas estou com dificuldade de jogar no controle.
Gostei demais! Ganhou um inscrito!
Eu freio com os dois. As vezes com o direito fazendo punta taco, as vezes com o esquerdo pra fazer trail breaking. As vezes passo de um pro outro no meio da freada... uhuhuauhauhauh
Passar de um pro outro no meio da freada já é ousadia demais rsrsrs
Freio como direito e com o esquerdo, depende da situação e do carro!
Dalhe! Essa eu não consigo. No máximo uns toques com o esquerdo em algumas curvas de alta para a frente entrar. Mas freadas fortes com o esquerdo não tenho tanta precisão. É um questão de gosto, dá pra ser rápido com os dois.
Show
Vc tem alguma de pilotagem?
boa, top!
Pe direito e as vezes dependendo da situação o esquerdo