Jayme, poderia falar também das habilidades necessárias para cada faixa? O que você acha que o praticando deve saber fazer para receber merecer cada faixa? Claro, na sua opinião.
Excelente vídeo sensei !!! Vou contar um trechinho da minha experiência com o Karatê, eu iniciei continuamente na modalidade, Shotokan, em 04/09/2021, porém treinei quando criança (dos 7 aos 9 anos). Neste meu retorno em 2021, iniciei na faixa branca, mesmo sabendo executar a coreografia dos 4 primeiros katas, pois minha escola era da linhagem Kanazawa e a atual Nakayama. Descobri que tenho uma grande aptidão para o Kumitê, com dois meses de treino, já comecei nas competições estaduais (Rio de Janeiro FKF), e de 2021 até o final de 2022, foram 8 competições e em todas eu estive no pódio (7 em 1º lugar e 1 em 3º), e nos treinos, por oferecer lutas dificeis aos graduados, o meu sensei optou, por me graduar no Karatê esportivo com um nível e no Tradicional com outro. (Nasci em 1992, pratico arte marcial desde 1998, más Karatê, a pouquíssimo tempo) As graduações da nossa associação seguem esta ordem que o sensei mencionou, então no momento eu sou 6º Kyu (vermelha) para as competições, apresentação e a nível de conhecimento de Kihon, katas e outros ... e para competição, recebi ontem após minha última competição, a graduação de 3º Kyu (Roxa) para o Karatê esportivo, pois na WKF, as competições são de Branca/Verde e Roxa/Preta. Meu sensei pensa que nesta categoria eu poderei encontrar boa competição e evoluir, já que na minha faixa de graduação, tenho tida relativa facilidade. No início essa decisão do meu sensei gerou divergências dele que é o diretor executivo da associação com o presidente da mesma; más por fim eles se acertaram na decisão. (Pois meu sensei alegou que embora tenha pouco tempo em meses de treino, eu tenho muitas horas de prática, pois eu treino de 4 a 6 vezes por semana, durante 4 a 6 horas por dia) Más eu ainda me vejo e me apresento a quem me pergunta, com minha graduação oficial, 6º Kyu. E toda essa história, se iniciou com inspiração nos seus vídeos, do sensei Vinicio Anthony e sensei Paulo Afonso. Minha eterna gratidão aos senhores ! Oss!
Eu só acho sacanagem o preço cobrado para exame de dans, aqui em SP, só faz na capital na sede da federação e é uma nota preta pra realidade da maioria dos brasileiros oss!
Sensei, no tradicional (ITKF) usa o padrão que vc segue, porém aqui no Paraná (não sei se todas as academias do tradicional) para as crianças se usa a faixa azul depois da branca e antes da amarela. Outro ponto é que quando se chega na marrom, se faz dois exames (Marrom I e Marrom II), acredito que seja pela questão dos Kyu's (eu não sabia) e só após passar na marrom II é que o aluno está apto a prestar exame para Shodan. Oss!!
Com.certeza os exames de kyu são para parear com o número total de kyus... eu também não sabia disso quando entrei no karate, e me lembro desses exames de kyu. Só depois de muito tempo descobri que as cores de faixa não eram padrão, mas sim o número de kyus... abraço!
Ótimos esclarecimentos! Endosso a ideia dos colegas de qdo for oportuno explicar o conteúdo a ser cobrado em cada kyu. Muito obrigado por compartilhar. Oss! 🙇♂
Grande Jayme! É isso mesmo, eu sempre treinei nesse mesmo esquema seu aí de “antigamente”, hoje estou treinando fora do Brasil e me deparei com esse novo esquema de cores que eu até então desconhecia. Foi utilizado o kyu pra definir a cor, mais importante que cor é o kyu como você bem disse. Obrigado por mais um excelente vídeo. Oss! grande abraço
Tem razão preocupação pedagógica com progresso devolve mento do aluno acadêmia estou e tradicional pós e assunto se borda parte pedagógica do karatê oss obrigado sensei
O sistema de cores aqui no norte é bem tradicional mesmo. Geralmente como foi no meu caso, entre a branca e a amarela adicionam a azul quando o aluno é muito criança. Eu por exemplo, com 6 anos ganhei a azul
Em Portugal o sistema é seguinte: cinto branco, cinto amarelo, cinto laranja, cinto verde, cinto azul, cinto vermelho, cinto castanho(3º a 1º kyu), cinto preto(1º a 10º dan).
Jayme, sou da JSKA , seguimos o sistema internacional (SKIF) - Em Kyus - Branca , Azul Clara , Amarela , Laranja , Verde , Azul Escuro , Roxa , Marrom 1 , Marrom 2, Marrom 3 e Preta (1o ao 10o Dan).
Sensei Jayme, de fato, vejo que com crianças é interessante que aprendam antes do Heian Shodan o sistema Taikyoku Shodan, e de fato devem ser cobradas somente o Guedan Barai e Jodan Age Uke e chute só o Mae Geri. Gostei muito de saber como a JKA funciona atualmente. Parabéns. Oss.
Muito bom Sensei. Excelentes explicações. Na minha academia tbm temos a faixa azul clara, e azul escura, elas ficam entre a branca e amarela, e depois segue, inclusive temos a vermelha também, parece-me que é um padrão anterior da Jka. Como o amigo Paulo mencionou, seria interessante um vídeo para explanar sobre os conhecimentos mínimos necessários para alcançar cada faixa. Oss!
Sou faixa amarela sei heian shodan nidan sandan e godan acho bom dms o godan ajuda a ganhar campeonatos por ser explosivo eu acho que sim é bom treinar cada vez mais os alunos para se tornarem grandes atletas oss
Aqui em Curitiba os Sensei de Shotokan seguem exatamente esse sistema de cores que o senhor utiliza, aumentando a quantidade de faixas para as crianças tb. Única coisa que acho que poderia mudar, mas isso é só minha opinião e sei que não mudará, era acrescentar as marcações dos dans na faixa preta. Não acho legal um Sensei com 20 anos de faixa preta e um aluno recém graduado na faixa preta serem identificados da mesma forma. Muito bom seus vídeos mestre. Oss 🙏🏻
A 24 anos sigo o seu modo de graduar aluno e o tempo pra mudança de faixa na minha academia, o aluno em cada faixa tem que cumprir um determinado tempo de aulas dependendo de sua graduação. Ōsu.
Um abraço Paulo! Conheci campina grande do sul quando fizemos a concentração/treinamento pré campeonato mundial Tradicional, em 2012. Ficamos onde tem a represa. Um lugar lindíssimo!
Aqui no nosso dojo, que pertencemos a FKIPA, SKIF, no Pará, a ordem das cores das faixas é branca, (depois a azul claro, para crianças que não alçarem a amarela) amarela, laranja, verde, azul escuro, roxa e marrom I, II e III, seguindo também a ideia dos Kyus, que nem como citou no vídeo. Só depois dessa ordem vem a preta
Olá sensei Jayme, oss. Sou faixa preta 2° Dan (CBK), filiado a Federação Amazonense de Karatê e sigo também o rito tradicional de faixas, mas assim que merecer o 3° Dan gostaria de me filiar a JKA, oss. Luciano Rocha, Parintins Am.
Mestre, meu Filho (graduado primeiro Dan aos 13 anos), acho que por ser menor de idade, quando estava na faixa verde, teve de passar por 3 graus, para cada grau um exame, estilo Shotokan.
Depende muito de cada professor, que acaba fazendo essa fragmentação do exame, para evitar que o aluno se gradue muito jovem... o importante é seguir a evolução pedagógica para poder amadurecer em cada faixa. Abraço e parabéns pelo seu filho! Oss!
Eu comecei treinar aqui no Paraná em 1997, foi assim :branca(10) cinza(9) azul(8) amarela(7) vermelha (6) laranja(5) verde (4) roxa (3) marrom (2,1) preta (1 dan) Parei na marrom (1) voltei agora 17 anos depois kkk Karate do tradicional
@@tiago3039 ! Boa Noite! Mas aqui no Ceará é assim, tem crianças ainda na roxa e marron! Eu acho lamentável demais. Eu mesmo passei 3 anos só na faixa laranja por que não mim achava pronto para passar para a seguinte! Mas cada um com seu ponto de vista! Oss
Infelizmente acho que esse mal acabou se enraizando no karatê. Já participei de Dojos que os alunos independente do conhecimento técnico faziam exames de 6 em 6 meses... Crianças faixas marrons que não sabem 1/3 das técnicas, sem qualquer conhecimento teórico, que na realidade no máximo seriam faixas iniciais (laranja ou vermelha)... Eu acabei analisando e acredito que não irá mudar aqui na minha região, porque só existe UM avaliador em todo o estado e cobra 350 reais de cada aluno (independente da faixa) fazendo com que em cada exame esse cidadão ganhe facilmente mais de R$ 50.000 em todo o estado. Aí quando o dinheiro fala mais alto, azar do nível técnico, pagando você muda de faixa.
Na minha academia meu sensei falou q pra chegar na faixa preta tem q ter no mínimo de 8 a 10 de prática e pra fazer exame pra preta idade minima de 18 anos
Sensei, a CBK e a FKERJ, ainda seguem esse padrão de 8 cores, sendo a Faixa branca o 7° Kyu, seguindo até a Marrom, que é o 1° Kyu. A partir daí, é faixa preta primeiro Dan. Da branca a verde, se treina os 5 Heyans, da roxa em diante, os Kata superiores. E claro, cada uma tem seu programa específico. Uma curiosidade que eu tenho, é a respeito do título de Mestre. Já ouvi dizerem que é a partir do 5° Dan, mas nunca perguntei e não sei se vale para todas as federações. Obrigado pelo vídeo, oss!
Olá Sensei, boa tarde. Aqui eu vi esse novo vídeo onde você apresenta o sistema de graduação ao qual você pertence: JKA!!. Sabe?. Quando entri para praticar karatê (estilo shotokan) entrei como 10º kyu (faixa branca) então por algumas disposições do Japão que mudaram e a faixa branca ficou sem grado e tive que dar examen para 10º kyu, ou seja, ponta celeste. Agora por exemplo o 9º kyu aqui na instituição em que eu treino que é o JKS, o 9º é a cor azul celeste e o amarelo é o 8º kyu. Você mostra o azul celeste como 5º kyu (JKA/Rio de Janeiro) e onde estou no Dojo que pratico o 5º é azul. Digo-lhe que a instituição a que pertenço é JKS e depende diretamente do Japão.Agradeço mais uma vez a informação. Muitas saudações de Tacuarembó/Uruguai:Oss!!.
Oss sensei, e no caso de um praticante querer migrar de um estilo para o outro, só que no caso, pra um estilo correlato?, Ex: Do Shorin Ryu, Wado ryu para o nosso estilo shotokan, Ele teria que voltar a faixa branca novamente?
Varia muito. Varia tanto de kyu (quanto menos graduado, menos tempo espera. Ou seja, nos kyus mais baixos o praticante fica mais tempo), quanto de indivíduo. Tem praticantes que aprendem mais rápido que outros. Oss!
Jayme sou do karate da CBK, se eu quisesse ir para o karate da CBKT ou JKA o karate tradicional eu teria que regredir a faixa branca? Estou na marro ja 3 anos
Oss Sensei Jayme. Gostaria de tirar uma pequena grande dúvida. Aqui na Bahia a ITKF segue esse mesmo padrão, quando comecei a treinar em 1997 e até hoje. Porém nos meus estudos vi que no sistema JKA japonês, temos apenas as faixas Branca, Verde, Roxa, Marrom e Preta (para adultos) e os kyus são através dos graus nas faixas. Para alunos adultos que estão começando agora na arte do karatê, podemos seguir neste padrão aqui no Brasil também? Pergunto isso porque entendo que a maior quantidade de faixas nas crianças e adolescentes e para amadurecimento (incluindo Japão). Oss!
Oss, obrigado sensei. Queria tirar mesmo essa dúvida, porque infelizmente não temos um trabalho grande na captação de alunos iniciantes adultos, geralmente na categoria adulto somos todos pretas ou perto disso, e quando penso no iniciante para passar por todo o processo das faixas, sinto que o pessoal acaba desistindo antes mesmo de começar. Seguindo esse padrão que citei da própria JKA no Japão, fica muito parecido com o que temos no Jiu Jitsu Brasileiro e acaba ficando “atrativo”, penso eu. Mais uma vez gratidão, Oss!
eu sou do karatê kenshi Kai a ordem de graduação do kenshi Kai é: 7 kyu Branca 6 kyua marela 5 kyu laranja 4 kyu azul 3 kyu verde 2 kyu roxa 1 kyu marron Sensei 1 Dan 2 Dan Shiran 3 Dan shiran do quarto ao 7 Dan coral preto e vermelho shiran coral vermelho e preto oitavo ao décimo Dan somente por serviços prestados
Oss! Prático Karate Shotokan pela WKF (CBK E FCK) Nosso sistema de graduação é BEM diferente refente as faixas, seriam as nossas faixas seguindo da seguinte maneira: Faixa Branca Faixa Azul (Apenas para as crianças pequenas que não conseguem fazer as bases corretamente) Faixa Amarela Faixa Vermelha Faixa Laranja Faixa Verde Faixa Roxa Faixa Marrom Faixa Preta Achei bem diferente do que a JKA e ITKF Adotam
Oss ... Sou praticante de karte desde os 13 anos incentivado por meu pai, hoje com 46 anos fã e praticante desaa unica arte marcial que prwtiquei, sem nenhuma interesse as demais, porme, na minha humilde opinião, acho que isso deveria ser regularizado, além desse bando de federação de karatê, usar a padronização tradicional no intuito de fortalecer o karatê, essa pulverização hoje e que vem sendo propagada em todo País não acho bacana, aqui temos mais de 5 federações de um único esporte, acho absurdo e ainda por cima enfraquece o esporte, o karate é um só independente de sert tradicional, shoto-ryu , shotokan, shoringi , inter estilos...tiro sempre o exemplo coreto e coerente do judô uma única federação por estado são todos organizados em suas demandas e por isso o judô sempre se faz presente em pans , sul americanos, olimpíadas, enquanto o karatê não se efetiva, essa desunião por conta de estilo acaba que enfraquece repito a arte marcial até na sua representatividade, eu sempre fui contra isso, Além dessa mudança até de graduação, o karatê tem por sua particularidade menos de 10 faixas e acabou. Deveria continuar sendo assim.
Aqui onde treino é: branca, azul clara, azul escura, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta....entre a branca e amarela, fazemos os Taikyokos shodan, nidan , sandan....na amarela para vermelha, que se cobra o heian shodan....aí segue o tradicional para as demais faixas
Na WKF não existe sistema de graduação. As federações e confederações vinculadas a WKF empregam a logomarca desta entidade em seus diplomas para dar uma conotação de oficialidade. Porém, dentro da estrutura da WKF, que é um sistema competitivo, o único critério de avaliação é para os árbitros. Instrutor, examinador e praticante não são avaliados oficialmente. Um praticante da WKF poderá permanecer na faixa branca e participar dos campeonatos durante toda a sua vida, se assim quisesse. Pois, as faixas obrigatórias, são somente as que distinguem a cor dos competidores (azul e vermelho). Os exames de graduação existentes nas federações vinculadas, procuram obedecer alguma orientação dos estilos ali presentes, ou então, descrever um programa próprio de acordo com o entendimento da diretoria daquela entidade federativa.
Sou WKF e acho esse funda funda de federações uma palhaçada. Karatê tem que ser um só, e faixas coloridas são uma invenção moderna. Antes, só existia faixa branca e preta. Acredito que ainda deveria ser assim, porém, se não é mais possível, o melhor seria manter o sistema de graus mais enxuto possível. 10 kyus só tem sentido numa visão puramente educacional (JKA). No contexto de artes marciais, é ruim.
Concordo que cada federação fundada enfraquece o karate, pois divide. Quanto às faixas acho interessante o sistema de cores, para diferenciar os graus de evolução do praticante...
Aqui em nosso dojo seguimos ainda o sistema de cores, Branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa e marrom
A azul não tem?
Não só para campeonato
@@SergioTranquilino-z6caqui onde eu morro e assim também
Uoi]5
01%}02]
Sou faixa preta desde 89 e sempre sigo as cores que o shotokan karate Dô Tradicional seguia hoje continua no meu Estado (Pernambuco)
Jayme, poderia falar também das habilidades necessárias para cada faixa? O que você acha que o praticando deve saber fazer para receber merecer cada faixa?
Claro, na sua opinião.
O sensei poderia fazer um vídeo explicando oq é esperado/exigido para cada kyu dentro dos padrões da JKA
Excelente vídeo sensei !!!
Vou contar um trechinho da minha experiência com o Karatê, eu iniciei continuamente na modalidade, Shotokan, em 04/09/2021, porém treinei quando criança (dos 7 aos 9 anos).
Neste meu retorno em 2021, iniciei na faixa branca, mesmo sabendo executar a coreografia dos 4 primeiros katas, pois minha escola era da linhagem Kanazawa e a atual Nakayama.
Descobri que tenho uma grande aptidão para o Kumitê, com dois meses de treino, já comecei nas competições estaduais (Rio de Janeiro FKF), e de 2021 até o final de 2022, foram 8 competições e em todas eu estive no pódio (7 em 1º lugar e 1 em 3º), e nos treinos, por oferecer lutas dificeis aos graduados, o meu sensei optou, por me graduar no Karatê esportivo com um nível e no Tradicional com outro. (Nasci em 1992, pratico arte marcial desde 1998, más Karatê, a pouquíssimo tempo)
As graduações da nossa associação seguem esta ordem que o sensei mencionou, então no momento eu sou 6º Kyu (vermelha) para as competições, apresentação e a nível de conhecimento de Kihon, katas e outros ... e para competição, recebi ontem após minha última competição, a graduação de 3º Kyu (Roxa) para o Karatê esportivo, pois na WKF, as competições são de Branca/Verde e Roxa/Preta. Meu sensei pensa que nesta categoria eu poderei encontrar boa competição e evoluir, já que na minha faixa de graduação, tenho tida relativa facilidade.
No início essa decisão do meu sensei gerou divergências dele que é o diretor executivo da associação com o presidente da mesma; más por fim eles se acertaram na decisão. (Pois meu sensei alegou que embora tenha pouco tempo em meses de treino, eu tenho muitas horas de prática, pois eu treino de 4 a 6 vezes por semana, durante 4 a 6 horas por dia)
Más eu ainda me vejo e me apresento a quem me pergunta, com minha graduação oficial, 6º Kyu.
E toda essa história, se iniciou com inspiração nos seus vídeos, do sensei Vinicio Anthony e sensei Paulo Afonso. Minha eterna gratidão aos senhores ! Oss!
Muito obrigado pelo seu relato.... e boa sorte na sua caminhada de atleta! Oss
1:55 Treinei karate entre 2001 e 2004 no Piauí. A graduação era exatamente essa.
Eu só acho sacanagem o preço cobrado para exame de dans, aqui em SP, só faz na capital na sede da federação e é uma nota preta pra realidade da maioria dos brasileiros oss!
Oss mestre 🇦🇴👊👊👊
Oss!!!
Sensei, no tradicional (ITKF) usa o padrão que vc segue, porém aqui no Paraná (não sei se todas as academias do tradicional) para as crianças se usa a faixa azul depois da branca e antes da amarela. Outro ponto é que quando se chega na marrom, se faz dois exames (Marrom I e Marrom II), acredito que seja pela questão dos Kyu's (eu não sabia) e só após passar na marrom II é que o aluno está apto a prestar exame para Shodan. Oss!!
Com.certeza os exames de kyu são para parear com o número total de kyus... eu também não sabia disso quando entrei no karate, e me lembro desses exames de kyu. Só depois de muito tempo descobri que as cores de faixa não eram padrão, mas sim o número de kyus... abraço!
Eu fiz minha graduação pelas orientações da ITKF e foi segui o segundo exemplo que o Sensei mencionou no vídeo, com 3 kiu de marrom.
@@JaymeSandall Eu pegava os meus certificados e não entendia. "Para quê kiu se tinha as cores das faixas?" rsrsr... agora faz todo sentido. Oss!
Ótimos esclarecimentos! Endosso a ideia dos colegas de qdo for oportuno explicar o conteúdo a ser cobrado em cada kyu.
Muito obrigado por compartilhar. Oss! 🙇♂
Vou pensar um roteiro para poder abordar sem ficar chato ou repetitivo. Oss
Oss! Eu ficava me perguntando faixa cinza e azul, mas agora entendi, o que importa como você disse sensei é progressão pedagógica, valeu
Exato erivelto! Abraço!
Brigado por trazer Jayme - Sensei ! Oss!
Grande Jayme!
É isso mesmo, eu sempre treinei nesse mesmo esquema seu aí de “antigamente”, hoje estou treinando fora do Brasil e me deparei com esse novo esquema de cores que eu até então desconhecia. Foi utilizado o kyu pra definir a cor, mais importante que cor é o kyu como você bem disse.
Obrigado por mais um excelente vídeo.
Oss!
grande abraço
Oss!
Oss
Tem razão preocupação pedagógica com progresso devolve mento do aluno acadêmia estou e tradicional pós e assunto se borda parte pedagógica do karatê oss obrigado sensei
O sistema de cores aqui no norte é bem tradicional mesmo. Geralmente como foi no meu caso, entre a branca e a amarela adicionam a azul quando o aluno é muito criança. Eu por exemplo, com 6 anos ganhei a azul
Excelente conteúdo sensei Jayme! Oss!!!
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo Sensei. Excelente explicação!!!
Obrigado! Oss
Em Portugal o sistema é seguinte: cinto branco, cinto amarelo, cinto laranja, cinto verde, cinto azul, cinto vermelho, cinto castanho(3º a 1º kyu), cinto preto(1º a 10º dan).
Oss!
Jayme, sou da JSKA , seguimos o sistema internacional (SKIF) - Em Kyus - Branca , Azul Clara , Amarela , Laranja , Verde , Azul Escuro , Roxa , Marrom 1 , Marrom 2, Marrom 3 e Preta (1o ao 10o Dan).
Muito bom Sensei Jayme. Oss
Obrigado Joelson!
Sensei Jayme, de fato, vejo que com crianças é interessante que aprendam antes do Heian Shodan o sistema Taikyoku Shodan, e de fato devem ser cobradas somente o Guedan Barai e Jodan Age Uke e chute só o Mae Geri. Gostei muito de saber como a JKA funciona atualmente. Parabéns. Oss.
Oss edmario!
Muito bom Sensei. Excelentes explicações. Na minha academia tbm temos a faixa azul clara, e azul escura, elas ficam entre a branca e amarela, e depois segue, inclusive temos a vermelha também, parece-me que é um padrão anterior da Jka. Como o amigo Paulo mencionou, seria interessante um vídeo para explanar sobre os conhecimentos mínimos necessários para alcançar cada faixa. Oss!
Esse também é o meu posicionamento. Parabéns.
Oss!
Sou faixa amarela sei heian shodan nidan sandan e godan acho bom dms o godan ajuda a ganhar campeonatos por ser explosivo eu acho que sim é bom treinar cada vez mais os alunos para se tornarem grandes atletas oss
Aqui em Curitiba os Sensei de Shotokan seguem exatamente esse sistema de cores que o senhor utiliza, aumentando a quantidade de faixas para as crianças tb. Única coisa que acho que poderia mudar, mas isso é só minha opinião e sei que não mudará, era acrescentar as marcações dos dans na faixa preta. Não acho legal um Sensei com 20 anos de faixa preta e um aluno recém graduado na faixa preta serem identificados da mesma forma. Muito bom seus vídeos mestre. Oss 🙏🏻
Concordo;deveria ter uma distinção para faixa preta.
Mestre funakoshi disse que graduação não é para se exibir por isso que não estão contando usa o sistema demarcar as faixas pretas
Faixa não significa nada. Já vi faixa preta que não sabe executar um Heian Shodan direito
A 24 anos sigo o seu modo de graduar aluno e o tempo pra mudança de faixa na minha academia, o aluno em cada faixa tem que cumprir um determinado tempo de aulas dependendo de sua graduação.
Ōsu.
Tbm sempre utilizo essas cores para graduar meus alunos
Muito obrigado sensei oss
Oss Igor!
Oss
Sou Paulo de Campina Grande do Sul PR muito bom seus vídeos um dia seria uma honra treinar com vc admiro suas explicações
Um abraço Paulo! Conheci campina grande do sul quando fizemos a concentração/treinamento pré campeonato mundial Tradicional, em 2012. Ficamos onde tem a represa. Um lugar lindíssimo!
@@JaymeSandall Oss sim a Represa do Capivari sim agora tem um risort lá.
Aqui no nosso dojo, que pertencemos a FKIPA, SKIF, no Pará, a ordem das cores das faixas é branca, (depois a azul claro, para crianças que não alçarem a amarela) amarela, laranja, verde, azul escuro, roxa e marrom I, II e III, seguindo também a ideia dos Kyus, que nem como citou no vídeo. Só depois dessa ordem vem a preta
aqui onde treino fktb;federaçao de karate tradicional da bahia a ordem e branca cinza azul amarela laranja verde roxa marrom marrom1 marrom2 e preta
Importante. Obrigado.
Oss!
Oss !
Ótimo a a explicação
obrigado!
OSS !
Parabéns pelo conteúdo, foi bem esclarecedor . . . Oss
Obrigado! Oss
Oss sou da satorydojo feira de Santana aluno sergio sensey aRony Val show de bola
Oss! Abraço!
Há 50 anos atrás era raro o faixa preta segundo grau,terceiro era um,quinto tinha que ser japonês e só conheci um Akira Taniguchi.
Oss❤
Oss
Olá sensei Jayme, oss. Sou faixa preta 2° Dan (CBK), filiado a Federação Amazonense de Karatê e sigo também o rito tradicional de faixas, mas assim que merecer o 3° Dan gostaria de me filiar a JKA, oss. Luciano Rocha, Parintins Am.
Que legal Luciano . Se filie sim que será muito bem vindo à JKA. E você já é filiado a uma entidade super respeitada, a WKF. Abraço!
Mestre, meu Filho (graduado primeiro Dan aos 13 anos), acho que por ser menor de idade, quando estava na faixa verde, teve de passar por 3 graus, para cada grau um exame, estilo Shotokan.
Depende muito de cada professor, que acaba fazendo essa fragmentação do exame, para evitar que o aluno se gradue muito jovem... o importante é seguir a evolução pedagógica para poder amadurecer em cada faixa. Abraço e parabéns pelo seu filho! Oss!
Eu comecei treinar aqui no Paraná em 1997, foi assim :branca(10) cinza(9) azul(8) amarela(7) vermelha (6) laranja(5) verde (4) roxa (3) marrom (2,1) preta (1 dan)
Parei na marrom (1) voltei agora 17 anos depois kkk
Karate do tradicional
O que importa é que vc voltou aos treinos! Oss
@@JaymeSandall Verdade, tô maratonando teus vídeos, tá tirando muitas dúvidas minhas, obrigado sensei!
Eu vejo certas graduações de faixa um verdadeiro comércio! Crianças com faixa roxa, marrom!! Tudo antes do tempo e sem conhecimento!
Onde eu pratico vc só pega faixa marrom depois dos 18 anos ou se pegar antes tem que passar por 3 estágios na faixa verde.
@@tiago3039 ! Boa Noite! Mas aqui no Ceará é assim, tem crianças ainda na roxa e marron! Eu acho lamentável demais. Eu mesmo passei 3 anos só na faixa laranja por que não mim achava pronto para passar para a seguinte! Mas cada um com seu ponto de vista! Oss
Infelizmente acho que esse mal acabou se enraizando no karatê.
Já participei de Dojos que os alunos independente do conhecimento técnico faziam exames de 6 em 6 meses...
Crianças faixas marrons que não sabem 1/3 das técnicas, sem qualquer conhecimento teórico, que na realidade no máximo seriam faixas iniciais (laranja ou vermelha)...
Eu acabei analisando e acredito que não irá mudar aqui na minha região, porque só existe UM avaliador em todo o estado e cobra 350 reais de cada aluno (independente da faixa) fazendo com que em cada exame esse cidadão ganhe facilmente mais de R$ 50.000 em todo o estado.
Aí quando o dinheiro fala mais alto, azar do nível técnico, pagando você muda de faixa.
Na minha academia meu sensei falou q pra chegar na faixa preta tem q ter no mínimo de 8 a 10 de prática e pra fazer exame pra preta idade minima de 18 anos
onde treino é assim: branca, azul escura, laranja, vermelha, amarela, verde, roxa, marrom e preta
Otimo
Aqui no Dojô que eu treino é as seguintes faixas Branca,Azul, Amarela, vermelha,Laranja,verde,roxa,marrom e preta
Ondem a noite eu peguei a faxi laranja no meu karatê!
E a faixa vermelha há 50 anos atrás era,a terceira faixa
Sensei, a CBK e a FKERJ, ainda seguem esse padrão de 8 cores, sendo a Faixa branca o 7° Kyu, seguindo até a Marrom, que é o 1° Kyu. A partir daí, é faixa preta primeiro Dan. Da branca a verde, se treina os 5 Heyans, da roxa em diante, os Kata superiores. E claro, cada uma tem seu programa específico. Uma curiosidade que eu tenho, é a respeito do título de Mestre. Já ouvi dizerem que é a partir do 5° Dan, mas nunca perguntei e não sei se vale para todas as federações. Obrigado pelo vídeo, oss!
Obrigado pelas informações Rodrigo! Quantp a essa questão de ser mestre a partir do 5 dan, confesso que não ouvi falar não...
@@JaymeSandall Obrigado pela atenção, Sensei. Oss!
Qual marca de faixa nacional vcs me indicam?
Em algum vídeo pode falar sobre idoso de 40 anos ou mais, participando de campeoanto ?
Vou pensar em algo assim. Abraço!
Porra, 40 anos idoso? Quando chegar aos 60 se mata então.
Tudo bem que as articulações já estão mais gastas, mas uma pessoa de 40 anos não é idosa 😉. Comecei no karatê com 38 anos e estou amando...
NO KEN RIYU E BRANCA , BRANCA PONTEIRA AMARELA AMARELA , LARANJA VERDE , ROXA , MARLON, PRETA .
DEPOIS DA PRETA MAIS 8 DAN
Eu fui graduado ontem faixa maron
Na minha tem faixa azul claro a menina fez o exames shodoka consideração Brasileira
Treinei ate o 3 kyu verde
Olá Sensei, boa tarde. Aqui eu vi esse novo vídeo onde você apresenta o sistema de graduação ao qual você pertence: JKA!!. Sabe?. Quando entri para praticar karatê (estilo shotokan) entrei como 10º kyu (faixa branca) então por algumas disposições do Japão que mudaram e a faixa branca ficou sem grado e tive que dar examen para 10º kyu, ou seja, ponta celeste. Agora por exemplo o 9º kyu aqui na instituição em que eu treino que é o JKS, o 9º é a cor azul celeste e o amarelo é o 8º kyu. Você mostra o azul celeste como 5º kyu (JKA/Rio de Janeiro) e onde estou no Dojo que pratico o 5º é azul. Digo-lhe que a instituição a que pertenço é JKS e depende diretamente do Japão.Agradeço mais uma vez a informação. Muitas saudações de Tacuarembó/Uruguai:Oss!!.
Obrigado pelo comentário! Cada instituição tem suas particularidades.... a jks é uma entidade super séria e respeitada! Grande abraço!
Na minha época era 2 faixas : branca depois de muitos anos você ganha a preta🎉
Oss sensei, e no caso de um praticante querer migrar de um estilo para o outro, só que no caso, pra um estilo correlato?, Ex: Do Shorin Ryu, Wado ryu para o nosso estilo shotokan, Ele teria que voltar a faixa branca novamente?
No caso de migrar de estilo creio que sim, devido principalmente às diferenças entre os katas
´´ OSS
Opa, onde tem karatÊ shotokam no RIO ?
Em vários bairros.... se quiser manda um e-mail e te passo uma lista: sandalljayme@gmail.com
iniciar a arte com 40 anos tem algum problema?
qual o tempo pra mudar de faixa ??
Varia muito. Varia tanto de kyu (quanto menos graduado, menos tempo espera. Ou seja, nos kyus mais baixos o praticante fica mais tempo), quanto de indivíduo.
Tem praticantes que aprendem mais rápido que outros.
Oss!
@@JaymeSandall entendi sensei , muito bom eu achava q havia um tem determinado para cada faixa , muito obrigado pela atenção, oss !!!
Meu filho tem 5 anos o sansei dele falou que agora ele vai para a faixa azul escuro depois cinza e depois laranja
Depende do mestre alguns lugares era de tanto em tanto tempo mas bem antigamente o mestre decidia pelo merecimento do aluno
depois da faicha braca não e azul
Jayme sou do karate da CBK, se eu quisesse ir para o karate da CBKT ou JKA o karate tradicional eu teria que regredir a faixa branca? Estou na marro ja 3 anos
Não pq você faz parte Do mesmo estilo karatê se acaso você fosse pra outra estilo talvez vc voltava para branca
Renan, como o colega kaio mencionou, você não volta não. Continua com a faixa marrom que você conquistou!
Oss Sensei Jayme. Gostaria de tirar uma pequena grande dúvida. Aqui na Bahia a ITKF segue esse mesmo padrão, quando comecei a treinar em 1997 e até hoje. Porém nos meus estudos vi que no sistema JKA japonês, temos apenas as faixas Branca, Verde, Roxa, Marrom e Preta (para adultos) e os kyus são através dos graus nas faixas. Para alunos adultos que estão começando agora na arte do karatê, podemos seguir neste padrão aqui no Brasil também? Pergunto isso porque entendo que a maior quantidade de faixas nas crianças e adolescentes e para amadurecimento (incluindo Japão). Oss!
Gil, o importante na jka são os kyus, seguindo a progressão pedagógica. As cores podem variar
Oss, obrigado sensei. Queria tirar mesmo essa dúvida, porque infelizmente não temos um trabalho grande na captação de alunos iniciantes adultos, geralmente na categoria adulto somos todos pretas ou perto disso, e quando penso no iniciante para passar por todo o processo das faixas, sinto que o pessoal acaba desistindo antes mesmo de começar. Seguindo esse padrão que citei da própria JKA no Japão, fica muito parecido com o que temos no Jiu Jitsu Brasileiro e acaba ficando “atrativo”, penso eu. Mais uma vez gratidão, Oss!
eu sou do karatê kenshi Kai a ordem de graduação do kenshi Kai é:
7 kyu Branca
6 kyua marela
5 kyu laranja
4 kyu azul 3 kyu verde
2 kyu roxa
1 kyu marron
Sensei
1 Dan
2 Dan
Shiran
3 Dan
shiran
do quarto ao 7 Dan coral preto e vermelho
shiran
coral vermelho e preto
oitavo ao décimo Dan somente por serviços prestados
E a faixa coral?
No karate Shotokan não tem...
Tem idade mínima pra pegar as faixa
Na minha academia é BRANCA, AMARELA, AZUL, LARANJA, VERDADE,ROXA, MARROM E PRETA
Oss!
Prático Karate Shotokan pela WKF (CBK E FCK)
Nosso sistema de graduação é BEM diferente refente as faixas, seriam as nossas faixas seguindo da seguinte maneira:
Faixa Branca
Faixa Azul (Apenas para as crianças pequenas que não conseguem fazer as bases corretamente)
Faixa Amarela
Faixa Vermelha
Faixa Laranja
Faixa Verde
Faixa Roxa
Faixa Marrom
Faixa Preta
Achei bem diferente do que a JKA e ITKF Adotam
Adotamos muito parecido com o que vc falou... branca, amarela, vernelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta para adultos, como eu falei no vídeo
Para crianças acrescento a cinza e a azul escura (entre a verde e a roxa). Mas de resto é igual ao que você faz
Oss ...
Sou praticante de karte desde os 13 anos incentivado por meu pai, hoje com 46 anos fã e praticante desaa unica arte marcial que prwtiquei, sem nenhuma interesse as demais, porme, na minha humilde opinião, acho que isso deveria ser regularizado, além desse bando de federação de karatê, usar a padronização tradicional no intuito de fortalecer o karatê, essa pulverização hoje e que vem sendo propagada em todo País não acho bacana, aqui temos mais de 5 federações de um único esporte, acho absurdo e ainda por cima enfraquece o esporte, o karate é um só independente de sert tradicional, shoto-ryu , shotokan, shoringi , inter estilos...tiro sempre o exemplo coreto e coerente do judô uma única federação por estado são todos organizados em suas demandas e por isso o judô sempre se faz presente em pans , sul americanos, olimpíadas, enquanto o karatê não se efetiva, essa desunião por conta de estilo acaba que enfraquece repito a arte marcial até na sua representatividade, eu sempre fui contra isso, Além dessa mudança até de graduação, o karatê tem por sua particularidade menos de 10 faixas e acabou. Deveria continuar sendo assim.
Concordo totalmente. Karate deveria ser um só, com uma só federação organizando e regendo tudo. Assim ficaríamos muito mais fortes
Eu era faixa amarela😢
Volta. Nunca é tarde
🥋🥊👏👏👏
E aí .. acrescenta kata as faixas novas ?
Aqui onde treino é: branca, azul clara, azul escura, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta....entre a branca e amarela, fazemos os Taikyokos shodan, nidan , sandan....na amarela para vermelha, que se cobra o heian shodan....aí segue o tradicional para as demais faixas
Na WKF não existe sistema de graduação. As federações e confederações vinculadas a WKF empregam a logomarca desta entidade em seus diplomas para dar uma conotação de oficialidade. Porém, dentro da estrutura da WKF, que é um sistema competitivo, o único critério de avaliação é para os árbitros. Instrutor, examinador e praticante não são avaliados oficialmente. Um praticante da WKF poderá permanecer na faixa branca e participar dos campeonatos durante toda a sua vida, se assim quisesse. Pois, as faixas obrigatórias, são somente as que distinguem a cor dos competidores (azul e vermelho). Os exames de graduação existentes nas federações vinculadas, procuram obedecer alguma orientação dos estilos ali presentes, ou então, descrever um programa próprio de acordo com o entendimento da diretoria daquela entidade federativa.
Excelente! Eu não sabia disso.... Obrigado Roberto!
Sou WKF e acho esse funda funda de federações uma palhaçada. Karatê tem que ser um só, e faixas coloridas são uma invenção moderna. Antes, só existia faixa branca e preta. Acredito que ainda deveria ser assim, porém, se não é mais possível, o melhor seria manter o sistema de graus mais enxuto possível. 10 kyus só tem sentido numa visão puramente educacional (JKA). No contexto de artes marciais, é ruim.
Concordo que cada federação fundada enfraquece o karate, pois divide. Quanto às faixas acho interessante o sistema de cores, para diferenciar os graus de evolução do praticante...
Judô não tem faixa vermelha
É... somente os mestres têm essa faixa, no judô
@@JaymeSandall entendi... agora.. simm
Tem acho que só a Carmin para crianças pequenas demais né ?
Se desboca!