Nesse sentido, gosto muito da palestra do Pirula: "A ciência só está certa quando concorda comigo" que fala JUSTAMENTE do uso equivocado da ciência para reforçar crenças prévias.
@@sb_takether Não necessariamente. O método científico parte sempre de uma hipótese a ser testada, se não houver qualquer crença prévia, a hipótese sequer é feita. O que não pode é ficar apegado a ela mesmo depois de falseada...mas eventualmente sua crença prévia será corroborada e ok!
Oi Gabi. Percebi q vc está colocando quem te criticou na semana passada como quem estivesse buscando uma resposta fácil para a questão dos preços dos combustíveis ou que não aceita outra visão. Mas tb existem a divergência de opiniões e discordâncias como vc bem disse ao final desse video e não são necessariamente buscas por aceitação ou por querer escutar o que deseja. Por vezes são sinceros questionamentos que discordam da lógica ou viés apresentado. Sem emoção, mais razão mesmo. Talvez vc tb se engane, ainda q raramente, em seus posicionamentos, mas não muda em nada a personalidade competente e corajosa que é.
Gosto muito do seu canal, e das suas abordagens mais ponderadas, e, como dito neste vídeo, aceitar a possibilidade de discordância. Contudo, há uma linha tênue entre "eu te escutar, compreender, e aceitar" e "eu te escutar, compreender, mas, mesmo assim pensar diferente a partir de outros fatos e contextos não abordados na sua reflexão". Então, como educadora que sou, apesar de compreender meu papel social e a detenção do conhecimento que fui apreendendo ao longo da minha trajetória, preciso ter a humildade e a consciência de que não detenho todo o conhecimento, que são muitos saberes e que os fatos podem trazer muitos olhares que precisam ser criticamente analisados e profundamente validados antes de serem determínsticos, mesmo sabendo que, nem tudo o pode ser. Então, se precisa ter um cuidado ao falar de fórmulas mágicas e da "busca de retóricas de reforço do que acredito e quero validar", pois, apesar de muito acontecer, nem sempre se trata disso. Pode-se simplesmente estar trazendo elementos não abordados, por isso é tão delicado julgar e falar de certezas quando o todo não é analisado. Por essa razão, a fala precisa ser cuidadosa para se apresentar como uma análise a partir de uma perspectiva, quando assim o for, e, não como uma verdade absoluta, julgadora e vexatória a quem se propor a discordar de mim . Estamos em constante construção, desconstrução e aprendizados. Parabéns pelo trabalho!
Eu concordo plenamente sobre cultivar divergências. Porém, ao meu ver, precisamos discernir divergências de opiniões daquelas que geram opressões. Não acho que devamos aceitar pensamentos divergentes que consideram OK ter pessoas morrendo de fome, não sabendo se vai comer amanhã enquanto tem pessoas que tem tanto dinheiro que se resolvessem sacar tudo de uma vez quebrariam um banco. Esse tipo de divergência, de respeito ao diferente também carrega consigo o papel de cúmplice. Precisamos discernir-las para não acharmos correto o que o Monark fez por exemplo.
Quem define o que é divergência e o que é opressão? Eu, por exemplo, entendo que foi inflado o que Monark falou. Ele se equivocou por ignorância, não por ser nazista. Cancelamento exagerado e desnecessário. Não gerou opressão alguma. Essa é minha opinião.
@@eliel.5985 Bem pontuado! A despeito do caso de Monark, que por ignorância e imaturidade defendeu o indefensável, é muito curiosa a forma como muitos progressistas experimentam e aplicam os conceitos de diversidade e a tolerância... No debate público e na convivência de forma geral, precisamos desapegar da necessidade de concordância e convencimento em favor de um diálogo mais educativo e construtivo
Beleza! Adoro seus vídeos, acompanho sempre e nem sempre concordo com tudo assim como você disse. Com relação ao último vídeo um sindicato te convidou cordialmente para o debate contestando algumas das informações que foram passadas aqui, gostaria muito de ver esse diálogo se possível. No mais, continuo acompanhando aqui e te desejando o melhor sempre. ♡
O debate com o sindicato não vai rolar pela mesma razão pela qual este vídeo foi postado: ela não quer debater, ela quer imprimir a opinião dela em todos os que a acompanham aqui. Estas tais "fórmulas mágicas" das quais ela fala, são justamente as críticas fetias a ela recentemente. Ela quer convencer a audiência do canal que, quem quer que a questione sobre a guerra na Ucrânia ou o preço dos combustíveis aqui no Brasil, tem tão somente "fórmulas mágicas" a oferecer. É por isso que não vai rolar debate com sindicato algum - a menos que esse tal sindicato apresente uma opinião que esteja alocada no mesmo campo onde está a opinião dela sobre o assunto. (...)
Dr Gabriela vc é uma pessoa incrível, uma baita profissional e de personalidade forte abraço com todo respeito do mundo diretamente de Vitória da Conquista BA
Vídeo desmascarando essa liberaloide sobre o preço gasolina: ruclips.net/video/1JaFAu0cxs8/видео.html
2 года назад+2
Tb moro em Vitória da Conquista. A Gabriela realmente teve uma educação muito crítica. Uma educação de qualidade faz toda a diferença na vida de uma pessoa, dá orgulho de ver
@@Felipe-pv9yu A Prioli se posicionou contra o corte de impostos do BolsoGuedes. E o rapaz com suas palestrinhas sem fim enfiadas no meio dos argumentos dela tenta fazer parecer como se ela fosse a favor. Depois ele mesmo fala que não adianta cortar impostos CONCORDANDO com ela. E quando ela fala que não adianta cortar impostos por que alguém vai pagar depois (o povo), aí ele fala que ela está errada. Contradizendo a si mesmo. Aposto que ele não duraria nada em um debate frente a frente. Cuidado que rotular alguém de liberalóide para discordar de todas as suas opiniões é muito parecido com o que os bolsominions fazem quando rotulam como comunista qualquer um que pensa diferente.
...acho que esse foi um dos vídeos mais importantes que vc já fez no canal...isso me lembra quando entrevistam pessoas em um protesto...ou respondem absurdos, fale news na cara dura, ou sequer sabem pq estão ali mas estão insatisfeitos. É o tal "Está tudo um lixo! Alguém tem que fazer alguma coisa!" e queremos queremos que tudo mude sem que a gente altere nada em nossa rotina, sem nenhuma ação nossa. Enfim, obrigada e concordo com vc! ahahahah!
Gabi, fiquei curioso em saber o aprimoramento da sua opinião após as críticas do seu vídeo sobre o preço dos combustíveis. Seria interessante mostrar na prática o que pregas.
Boa noite, Gabriela! Sonhei com você um dia desses. Era seu empregado e você me explorava, abusava de mim. Foi maravilhoso! Entrando no assunto, não sei onde li que “pensar dói”. E, como disse Renato Russo, “tudo é dor, e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”. Estou sempre pensando numa forma de propor às pessoas ao meu redor que reflitam mais profundamente sobre tudo. Sua vida, seu relacionamento, trabalho, corrida de F1, política e futebol. Contudo sinto que está cada vez mais difícil que se faça essa reflexão. O aumento exponencial de informação, aliado a outras questões, dificultou muito essa atitude. Estou pessimista quanto a isso, mas espero que algo aconteça que vire o jogo. Parabéns pelo vídeo e sucesso sempre!
Sugestão: não é necessário comentar sobre tudo. Ninguém seria capaz de manter a coerência em todos os assuntos. Você faz mto bem análises políticas, contudo em questões geopolíticas/energéticas etc deixa a desejar, e tudo bem, você não tem obrigação de comentar esse tipo de coisa, melhor deixar pra especialistas que trabalham com isso. Foque no que você tem domínio e faz de melhor que é sucesso na certa.
Como um bom aquariano que adora exercer o contraditório, eu sempre me enfio em discussões (enquanto consigo manter, geralmente são saldáveis), sobre diversos assuntos. Inclusive comigo mesmo!! Se permitir mudar de opinião por ter uma nova perspectiva sobre determinado assunto é EVOLUIR! E eu não consigo viver dentro de uma bolha. Então, sempre que possível, estou me enfiando em conversas das quais tenho devido conhecimento, ou não. O pensamento é simples: "Estou aqui e quero ouvi-lo." - Dessa conversa virá conhecimento ou de reforço ou de adversa, mas sempre será conhecimento.
Pois é GABRIELA, são tantos os problemas e desgraças, enquanto as soluções são arrastadas, travam, têm que desembaraçar... não tá mole não. Estou em crise de SAUDADES... Tenho muitas saudades do futuro!
Acredito que "ligar esse alerta" de não buscar os caminhos mais fáceis e simples precisa estar ligado rotineiramente. Somos seres que vivem cansados num mundo que tem nos deixado ainda mais cansados, então obviamente soluções mais fáceis nos atraem mais. Mas concordando com o que vc disse, Gabi, essas soluções são armadilhas e podemos ser jogados no abismo num momento em que basicamente não dá mais tempo de encarar a realidade. Eu mesmo, tenho uma tendência a me aprofundar mais em relação aos cargos "de maior evidência", como o de chefe do executivo, e preciso me dedicar a ir de fato estudando mais pra quem votar como deputados, vereadores, de forma estratégica e em concordância com as prioridades que acredito serem mais importantes. Outro exemplo, minha decisão de voto já no primeiro turno é o LULA, por inúmeros motivos; mas isso não me impossibilita de discordar de como ele tem feito o discurso a respeito de soluções para o Brasil atual: quero mais, quero mais complexidade, explicações, detalhes de possíveis caminhos etc. E acredito que expressar isso DENTRO da rede de pessoas que também querem o Lula ou um caminho mais progressista ganhando em 2022 seja importante (pq como """consumidores""" eles passam a fazer mais de acordo com nossas vontades). Acredito (talvez seja uma torcida, mas espero mesmo) que quando começar a campanha oficialmente, a estratégia será melhorada e esta de agora seja apenas uma prévia para comunicar com parte do eleitorado e/ou uma forma de conciliar os diferentes campos que ele precisa unir para garantir a vitória e governabilidade. PORÉM, independente disso, não vejo perspectiva de votar em outro candidato ou candidata que não fosse a Marina Silva para presidenta. Diante da não candidatura dela, dentro dos que se colocam e do CONTEXTO político atual, minha preferência pelo LULA está bastante acertada, então de forma estratégica eu evito levar esta insatisfação para ambientes conservadores, de direita ou bolsonaristas. No entanto, aqui, acho importante expressar justamente para outros companheiros e companheiras progressistas considerarem a possibilidade de exigir mais também do nosso candidato, afinal o Lula tem MUITO potencial para ser ainda melhor.
Muito massa a sua forma de externar suas reflexões e nos fazerem refletir. É maravilhoso poder chegar a esse nível de maturidade de descordar e de verdade conseguir conviver bem. Achei massa a parte em que vc menciona que nos deparar com o diferente é que nos faz reafirmar nas nossas convicções ou quem sabem mudar de opinião. Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo maravilhoso! 👏🏼👏🏼👏🏼
Gabriela você e sempre ótima. Mostrar multios exemplos de escolha na vida e como e muito mais fácil crer no que e conveniente para si mesmo, e ótima sacada. Eu sempre digo que todo mundo quer alguém que seja do seu time, ou então que se pregue para convertidos. Trazer esse tema foi muito bom...
Os livros (livrinhos, digamos) de autoajuda usam muito esse artifício. É por que funciona. Propaganda e Marketing também deitam e rolam nessas nossas fragilidades.
Ah, Gabriela... eu até assisto sim Jovem Pan, mas daí eu tentar me encontrar em alguma coisa que eles falam, meu Deus! Acho que eu não tenho mente fechada, por ficar com raiva daqueles programas. Na última, eles falaram que Fernanda Montenegro é alguém irrelevante kkkkkk. É de colocar ódio em qualquer um que tenha bom senso.
Bem, uma coisa que eu aprendi com a vida é curtir a trajetória que me leva a um objetivo. Como Raul Seixas fala, é chato chegar a um objetivo num instante. Assim, vejo que tão importante quanto o momento em que percebemos que chegamos a um objetivo é a caminhada que é feita até chegar até lá. Falo isso, porque o caminho é complexo e cheio de altos e baixos. O sofrimento está dentro da trajetória que precisamos seguir e, percebo, que algumas pessoas preferem ir pelo caminho fácil e acreditar que ele existe, sem ter nenhum sofrimento ou dificuldade pelo caminho. Então, respondendo a pergunta do comentário: a minha fórmula mágica é curtir a caminhada que eu escolhi seguir. Aproveitar tudo com a maior intensidade possível, com uma boa música, um bom livro, uns amigos massas para rir e chorar e me permitir ser eu mesmo.
É um excelente vídeo. Na verdade ele nos deixa uma mensagem, uma moral da história, por assim dizer, ensinando a importância de pesquisar a fundo, analisar bem, ser crítico, duvidar de tudo... e não se apegar as primeiras informações que surgem, ou primeiras soluções, ou atalhos, caminhos mais fáceis... Realmente é um problema muito comum entre a maioria das pessoas. Quase todo mundo reconhece tal questão. Parabéns!! Muito informativo!! Só fico um pouco curioso em saber o motivo de ter abordado esse tema rsrs... na minha humilde opinião, acho que a sua visão na tomada de decisão em gravar esse vídeo seria muito interessante para nós! Apesar de abstrato, a ideia passada é fenomenal! Tive a impressão que você percebeu algo nos comentários de algum vídeo, como bem citou. De qualquer forma, mais uma vez, parabéns!! Você é muito relevante na formação de opinião!!
Gabi, eu sou tua fã! Tu é extremamente sensata e traz os assuntos de uma maneira tão centrada e na medida certa, e de um jeito tão leve! É gostoso demais te ouvir!! Acho isso incrível, e é uma habilidade que poucas pessoas tem (ou buscam desenvolver). Recomendo teu canal sempre, e sou muito grata por tanto que tu nos ensina por aqui. Tu tem um papel importante pra mim, tu abriu minha mente pra muitas questões e questionamentos. Gratidão por estar aqui desempenhando esse papel de maneira tão grandiosa.
Gab , já me sinto íntima kkk, mas vc exerce esse poder pelo menos em mim, pois parece que estamos em um barzinho tomando uma cerveja , ou drinks se preferir, e conversando sobre a vida , e é isso, as vezes precisamos conversar sobre o que é a vida , confesso que cheguei até o seu canal por causa das opiniões e falas sobre política, mas falar sobre isso tbm é necessário, parabéns pelo seu trabalho , vc é uma pessoa iluminada e está transmitindo isso para o mundo , sua luz ✨
A Prioli não vai tirar o vídeo do Kim Kataguiri que falou do nazismo no flow do canal dela não?? Porque ela tirou o vídeo inútil dela do flow afinal se ela pediu para tirar é que o que foi dito não fará falta para ninguém, agora que mulher justa é essa que tira de um canal e mantém no dela próprio??
Me identifiquei muito com o vídeo. Embora esteja eu percebendo ele mais melancólico. Talvez porque a realidade não seja alegre, mas sim dura e difícil e nem sempre percebemos o precipício que nós mesmos encobrimos. Obrigado por mais esse vídeo necessário.
Uma verdade: a pessoas têm preguiça de ouvir e ler opiniões divergentes da sua. É cansativo raciocinar sobre um tema que vc acredita já conhecer tudo. Outra verdade: a maioria vê a política como um problema, não como solução. A maioria não percebe que os políticos são nossos funcionários, contratados por um período. Dialogar, trocar informações de maneira imparcial e sem emoção, é quase impossível.
Gabriela, sou mulher e te sigo. Mais que isso faço propaganda com outras mulheres. Recomendo seu livro, dou de presente. Te admiro, geralmente concordo com suas posições. Acredite as mulheres estão com você. Sucesso, saúde e muitos sorrisos! Deus te proteja ❤
Quero evoluir e pronto. Ser questionado sobre minhas crenças faz parte do processo, e fico literalmente feliz quando alguém consegue me PROVAR que estol errado. Isso me faz aprender.
Yeah! Sou fã!!!! Amo que você seja questionadora! Gabi, você é maravilhosa! Obrigado por se dedicar ao nosso crescimento e provocar aquilo que busca tirar as pessoas da zona de conforto! Mas será que eu, como questionador da realidade imposta, não estaria falando de dentro de uma bolha cheio de gente questionadora, que também te ama?
8:52 isso me fez lembrar do dia 25/10/18 "Se nós somos o Partido dos Trabalhadores, o partido do povo tem que entender o que o povo quer. A comunicação é a alma. Se não está conseguindo falar a língua do povo vai perder mesmo. Falar bem da torcida do PT para o PT é fácil. Tem uma multidão que não está aqui que deveria ser conquistada". Quando fez essa crítica ao PT em um comício no RJ Mano Brown foi até vaiado, mas ele estava certo pq falar com quem é da mesma bolha é 'mó mamão'
Muito pertinente essa reflexão. Nas eleições o problema não é só a wscolha do presidente. Alem do legislativo, tambem também estou preocupada (acredito que muitas outras pessoas também) em que candidato a governador deveria escolher, moro no RJ e aqui o histórico tem sido muito complicado. Talvez tenham que mudar a sede do governo do Palácio da Laranjeiras para Bangu ☹😫
excelente reflexão. é por demais importante a gente se politizar, buscar compreender as coisas com maior profundidade antes de construir uma opinião sobre. mas colhemos frutos de um país que por centenas de anos foi uma colônia, se ainda não for, e fez de tudo para "emburrecer" a sociedade e manter os privilégios dos mesmos grupos sempre explorando a grande massa. isso se perpetua e reflete na realidade que vivemos hoje. nunca foi muito interessante para os nossos lideres investir em educação e politização. os que tentaram sofreram golpes e represálias. nossa historia, não atoa, é repleta de golpes em cima de golpes políticos. essa inclinação por respostas fáceis é consequência desse projeto politico centenário.
Muito bom o vídeo! É uma questão um tanto problemática mesmo o quanto as pessoas acham que precisam concordar com tudo que elas acompanham, e querer soluções fáceis de fato só favorece a superficialidade. A Sabrina Fernandes fala que não tem como simplificar a política. É difícil, é chato, é complexo. Precisa fazer um esforço pra entender e correr atrás mesmo. Não dá pra ficar esperando tudo na mão e achar ouvir só o que é suave pra seu ouvido vai resolver tudo. Eu acompanho seu canal há bastante tempo e tem muita coisa que não concordo. Acho você coerente pra caramba, inteligente e muito boa em expor os pontos. Mas tem coisa que realmente não concordo. É importante pra mim ser confrontado. Me faz questionar meus pensamentos e o que sei.
Excelente reflexão. Quando começou a falar das tristes notícias de crimes contra mulher ocorridos na última semana, (que por sinal tive a mesma triste sensação que vc) achei que falaria também da agressão física sofrida pela procuradora.
A questão é que complexo e difícil não são sinônimos e as pessoas confundem isso. Há de crer que as coisas são complexas, mas ela tem solução e muitas delas a curto e médio prazo, se não ninguém vai ligar pra longo prazo sem ter o que comer e vendo o mundo desmoronar. A esperança é a coisa mais importante ao meu ver para evitar a compra de votos e enquanto não trabalharmos para tentar entender o que se arruma no curto, médio e longo prazo, não haverá esperança.
Penso isso mesmo, precisamos formar pessoas que saibam conviver apesar das diferenças, discutir e chegar a um consenso. E parar de esperar por soluções simples e rápidas.
O seu canal, de todos os que sou inscrita é um dos que mais eu dou like nos vídeos, não só porque eu escuto opiniões semelhantes as minhas mas principalmente pq sei que vou encontrar opiniões imparciais muito além do "eu gosto ou não gosto daquela pessoa" e informações reais e verificadas. A gente vê a seriedade e responsabilidade que você coloca em cada palavra nos vídeos e eu te admiro muito por isso.
A questão é que pouca gente tem essa maturidade, senso de aperfeiçoamento, ou de que não é o dono da vdd, ou que há outras formas de ser e de pensar o mundo. As opiniões são geralmente catequéticas e ai de quem ouse discordar. Viram inimigos!
Mto bom esse vídeo e eu tb gostei mto do puxão de orelha que vc deu na gente no outro vídeo hehe. É mto fácil reclamar e ao msm tempo continuar sustentando essa estratégia dos políticos de prometer soluções simples pra problemas difíceis. É tão confortante acreditar que temos respostas pra tudo, mas é libertador encarar de frente a complexidade da vida e todas as incertezas que vêm com ela.
Ri de nervoso com as metáfora sobre dietas, porque eu na adolescência era a própria seguidora delas, especialmente se prometesse emagrecimento comendo coisas gostosas. Dieta do chocolate: um quadradinho de chocolate amargo, quatro castanhas e uma maçã para o dia inteiro (contém ironia). Como diz o Karnal, o peso é vingativo e os quilos perdidos voltam com amigos. É cilada e acompanhamento nutricional sério ainda é a melhor saída.
Acho que é o melhor e mais importante vídeo deste canal. Uma pena que a maioria das pessoas que precisavam compreender o que você diz sequer irão vê-lo.
Um dos melhores vídeos que vc já fez. Devia ser usado nas escolas, no ensino médio, para o público que vai dar seu primeiro voto. Vou assistir com meu filho o qto antes.
O problema de aceitarmos discussões com diferentes é que, toda a nossa educação/formação é feita para afirmar que devemos estar certos. Isso em casa, na escola, na rua, com os colegas. É quase um fundamento da nossa personalidade. Se você foge disso, a realidade pode ser muito violenta. Algumas pessoas conseguem, não sei se de forma nata, com um pouco de esforço, ou só com muito esforço, superar isso. Mas é raro.
Pensando em uma metodologia para conversar com quem pensa muito diferente de mim...
2 года назад
Oi Gabi! Este teu vídeo lembra um que assisti do Atila Iamarino. Ele comenta: "As pessoas tendem a acreditar numa idelogia interna e a usar o raciocínio lógico para validar esses valores ao invés de encarar a realidade como é e a partir daí tirar análises". Depois disso eu procuro ser menos "pensador" demais e mais prático com as minhas ações. Parece um pouco de frieza ou até "pessimismo". Mas esta simples mudança de postura fez com que eu ficasse mais ativo e dinâmico com o ambiente. E isso traz resultados mais concretos. Isso na minha vida serve para as pessoas que estão comigo, para as escolhas profissionais, para o meu próprio desenvolvimento. Eu quero perder aqueles quilinhos extras que estão ali. E se eu como aquele bolo de chocolate no meio da noite, também sei que eu vou pagar essa conta. Então se eu como, é porque já sei o que vem por aí. Acho interessante vocè também abordar este assunto. Eu só me pergunto qual o pano de fundo deste tipo de pensamento. Se vem da religião ("Tudo nas mãos de deus" e etc), ou se é uma forma romantizada que a gente vê a vida ou se é a nossa tendência a transferir pro outro a responsabilidade de resolver os problemas e as coisas mais árduas/difícies. E sempre quando não dá certo, temos alguém a quem culpar...
O dinamismo e essa cultura das coisas rápidas faz com que as pessoas queiram tudo rápido e fácil, e quando alguém chega com discussões ou algo que leve mais tempo para solucionar, não querer saber ou escutar.
Essa reflexão deveria ser feita por todos! Por questionar a simplicidade com que alguns políticos dão como resposta à crise financeira que estamos passando, a Gabriela já foi taxada como defensora do atual governo. Sério isso?
Ver esse vídeo com um pote de pasta de amendoim integral na mão me bateu forte. Ontem mesmo disse para mim mesmo que era calórico demais para comer sem critério. Eu sei o critério, mas optei por ignorar. De novo. O ser humano é ilusão pura. A política é só o reflexo.
Concordo demais com seu ponto. Real é muito difícil estar aberto a mais pensamentos e tal. Também acho que parar pra refletir sobre toda a complexidade de um assunto dá trabalho e reconhecer que mesmo depois desse trabalho você talvez não entenda tudo exige muita... paciência. Infelizmente me identifiquei akkakaskskks mas acho que foi uma boa alfinetada :)
Para mim foi liberador o dia que refleti sobre se todo mundo pensara igual a mim, como seria minha vida e o mundo ao meu redor. Tirei uma mascara que alivio meu ser humano para sempre.
te adoro gabriela...a verdade é que não é que eu concorde com tudo que vc fala, mas vejo sim sentido em tudo...as pessoas são diferentes, sendo assim elas podem ter visões diferentes de determinados assuntos...eu mesmo to sempre tentando entender oq as pessoas pensam de determinado assunto e pq elas pensam dessa maneira, isso nao quer dizer q eu va concordar com a maneira q ela pensa
Uma vez um amigo me pediu para considerar o conceito de terra plana por um momento, naquele dia eu me dei conta de como posso ser intolerante, porque eu não conseguia nem aceitar falar Sobre o Tema! Hoje já desconfio um pouco das minhas certezas e me abro a ouvir um pouco pelo menos!
Esse vídeo é um tapa na cara de todos os donos da verdade, obrigado, me sinto envolto num mar de certezas e assistindo isso avistei um farol de incertezas que, mesmo distante, acalmou minha aflição e angústia
Sentiu, não é, Gabi? Quando a sua audiência começou a questionar os "seus" posicionamentos sobre o preço dos combustíveis e a guerra na Ucrânia, rapidamente, você fez este vídeo para "conter danos" e, pelo o que vi, deu certo! Parece que quase ninguém associou o conteúdo deste vídeo com os "seus" posicionamentos sobre a guerra na Ucrânia e o preço dos combustíveis (a razão pela qual você quis falar de "fórmulas mágicas"). Tudo bem! Você demonstrou boa retória e cada um colhe aquilo que planta. Se a população está satisfeita com o que aí está em termos de políticas (públicas) e políticos, que sejam felizes (se puderem). [...]
Todas essas manobras que fazemos para auto-sabotarmos, é para continuar fazendo o que gostamos e não aceitamos. Por isso, pessoas que aceitam suas próprias condições, se sentem mais leves, tranquilas e realizadas. Falo por mim, não sou perfeito e nem quero ser.
Boa noite Gabriela, muito bom este vídeo colocando o pessoal para pensar e infelizmente os políticos são na grande maioria lobos em pele de cordeiro, resumindo pobre de nós população. Grande abraço !!!!!
Admito a minha dificuldade de ouvir opiniões diferentes. Principalmente quando enxergo interesses naquela opinião. Ou se interlocutor tem uma linguagem e forma agressiva no discurso. Mas é difícil ouvir outras opiniões principalmente quando o outro acha que mudou sua opinião, pq ele é o certo, sabe?! Kkkkk Difícil me expressar... Obrigada Gabi pelos vídeos! Muito bom ver alguém que se expressa tão bem, que se prepara...
Gostaria de ver algum vídeo tratando sobre falas ditas como "serenas" e as "agressivas", pq sei que há armadilhas aí... E tbm sobre demagogia dos nossos políticos aquele dito a mas isso faz parte do jogo eleitoral ( sei que vc trata e já tratou do tema)... Aceitando indicações de vídeos e palestras...
Nesse sentido, gosto muito da palestra do Pirula: "A ciência só está certa quando concorda comigo" que fala JUSTAMENTE do uso equivocado da ciência para reforçar crenças prévias.
Crenças prévias = opiniões geleia por aí...
@@sb_takether Não necessariamente. O método científico parte sempre de uma hipótese a ser testada, se não houver qualquer crença prévia, a hipótese sequer é feita.
O que não pode é ficar apegado a ela mesmo depois de falseada...mas eventualmente sua crença prévia será corroborada e ok!
Oi Gabi. Percebi q vc está colocando quem te criticou na semana passada como quem estivesse buscando uma resposta fácil para a questão dos preços dos combustíveis ou que não aceita outra visão. Mas tb existem a divergência de opiniões e discordâncias como vc bem disse ao final desse video e não são necessariamente buscas por aceitação ou por querer escutar o que deseja. Por vezes são sinceros questionamentos que discordam da lógica ou viés apresentado. Sem emoção, mais razão mesmo. Talvez vc tb se engane, ainda q raramente, em seus posicionamentos, mas não muda em nada a personalidade competente e corajosa que é.
Método científico explicado com muita didática parabéns
Falou tuuuudo!!! Toda resposta simples e fácil pra problemas complexos deve ser ao menos desconfiada
Gosto muito do seu canal, e das suas abordagens mais ponderadas, e, como dito neste vídeo, aceitar a possibilidade de discordância. Contudo, há uma linha tênue entre "eu te escutar, compreender, e aceitar" e "eu te escutar, compreender, mas, mesmo assim pensar diferente a partir de outros fatos e contextos não abordados na sua reflexão". Então, como educadora que sou, apesar de compreender meu papel social e a detenção do conhecimento que fui apreendendo ao longo da minha trajetória, preciso ter a humildade e a consciência de que não detenho todo o conhecimento, que são muitos saberes e que os fatos podem trazer muitos olhares que precisam ser criticamente analisados e profundamente validados antes de serem determínsticos, mesmo sabendo que, nem tudo o pode ser. Então, se precisa ter um cuidado ao falar de fórmulas mágicas e da "busca de retóricas de reforço do que acredito e quero validar", pois, apesar de muito acontecer, nem sempre se trata disso. Pode-se simplesmente estar trazendo elementos não abordados, por isso é tão delicado julgar e falar de certezas quando o todo não é analisado. Por essa razão, a fala precisa ser cuidadosa para se apresentar como uma análise a partir de uma perspectiva, quando assim o for, e, não como uma verdade absoluta, julgadora e vexatória a quem se propor a discordar de mim . Estamos em constante construção, desconstrução e aprendizados. Parabéns pelo trabalho!
Um dos melhores vídeos que já vi no RUclips abordando consciência política. Parabéns Gabriela.
Eu concordo plenamente sobre cultivar divergências. Porém, ao meu ver, precisamos discernir divergências de opiniões daquelas que geram opressões. Não acho que devamos aceitar pensamentos divergentes que consideram OK ter pessoas morrendo de fome, não sabendo se vai comer amanhã enquanto tem pessoas que tem tanto dinheiro que se resolvessem sacar tudo de uma vez quebrariam um banco. Esse tipo de divergência, de respeito ao diferente também carrega consigo o papel de cúmplice. Precisamos discernir-las para não acharmos correto o que o Monark fez por exemplo.
Quem define o que é divergência e o que é opressão? Eu, por exemplo, entendo que foi inflado o que Monark falou. Ele se equivocou por ignorância, não por ser nazista. Cancelamento exagerado e desnecessário. Não gerou opressão alguma. Essa é minha opinião.
@@eliel.5985 Bem pontuado! A despeito do caso de Monark, que por ignorância e imaturidade defendeu o indefensável, é muito curiosa a forma como muitos progressistas experimentam e aplicam os conceitos de diversidade e a tolerância... No debate público e na convivência de forma geral, precisamos desapegar da necessidade de concordância e convencimento em favor de um diálogo mais educativo e construtivo
Discordo de tudo, Gabi!
Kkkkk
Brincadeira, só pra entrar na onda
Parabéns, sensacional, reflexão de cabeceira essa! 👏👏
Beleza! Adoro seus vídeos, acompanho sempre e nem sempre concordo com tudo assim como você disse. Com relação ao último vídeo um sindicato te convidou cordialmente para o debate contestando algumas das informações que foram passadas aqui, gostaria muito de ver esse diálogo se possível. No mais, continuo acompanhando aqui e te desejando o melhor sempre. ♡
O debate com o sindicato não vai rolar pela mesma razão pela qual este vídeo foi postado: ela não quer debater, ela quer imprimir a opinião dela em todos os que a acompanham aqui. Estas tais "fórmulas mágicas" das quais ela fala, são justamente as críticas fetias a ela recentemente. Ela quer convencer a audiência do canal que, quem quer que a questione sobre a guerra na Ucrânia ou o preço dos combustíveis aqui no Brasil, tem tão somente "fórmulas mágicas" a oferecer. É por isso que não vai rolar debate com sindicato algum - a menos que esse tal sindicato apresente uma opinião que esteja alocada no mesmo campo onde está a opinião dela sobre o assunto. (...)
Dr Gabriela vc é uma pessoa incrível, uma baita profissional e de personalidade forte abraço com todo respeito do mundo diretamente de Vitória da Conquista BA
Vídeo desmascarando essa liberaloide sobre o preço gasolina: ruclips.net/video/1JaFAu0cxs8/видео.html
Tb moro em Vitória da Conquista. A Gabriela realmente teve uma educação muito crítica. Uma educação de qualidade faz toda a diferença na vida de uma pessoa, dá orgulho de ver
@@Felipe-pv9yu A Prioli se posicionou contra o corte de impostos do BolsoGuedes. E o rapaz com suas palestrinhas sem fim enfiadas no meio dos argumentos dela tenta fazer parecer como se ela fosse a favor.
Depois ele mesmo fala que não adianta cortar impostos CONCORDANDO com ela. E quando ela fala que não adianta cortar impostos por que alguém vai pagar depois (o povo), aí ele fala que ela está errada. Contradizendo a si mesmo. Aposto que ele não duraria nada em um debate frente a frente.
Cuidado que rotular alguém de liberalóide para discordar de todas as suas opiniões é muito parecido com o que os bolsominions fazem quando rotulam como comunista qualquer um que pensa diferente.
...acho que esse foi um dos vídeos mais importantes que vc já fez no canal...isso me lembra quando entrevistam pessoas em um protesto...ou respondem absurdos, fale news na cara dura, ou sequer sabem pq estão ali mas estão insatisfeitos. É o tal "Está tudo um lixo! Alguém tem que fazer alguma coisa!" e queremos queremos que tudo mude sem que a gente altere nada em nossa rotina, sem nenhuma ação nossa. Enfim, obrigada e concordo com vc! ahahahah!
Gabi, fiquei curioso em saber o aprimoramento da sua opinião após as críticas do seu vídeo sobre o preço dos combustíveis. Seria interessante mostrar na prática o que pregas.
Boa noite, Gabriela! Sonhei com você um dia desses. Era seu empregado e você me explorava, abusava de mim. Foi maravilhoso!
Entrando no assunto, não sei onde li que “pensar dói”. E, como disse Renato Russo, “tudo é dor, e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”. Estou sempre pensando numa forma de propor às pessoas ao meu redor que reflitam mais profundamente sobre tudo. Sua vida, seu relacionamento, trabalho, corrida de F1, política e futebol. Contudo sinto que está cada vez mais difícil que se faça essa reflexão. O aumento exponencial de informação, aliado a outras questões, dificultou muito essa atitude. Estou pessimista quanto a isso, mas espero que algo aconteça que vire o jogo.
Parabéns pelo vídeo e sucesso sempre!
Sugestão: não é necessário comentar sobre tudo. Ninguém seria capaz de manter a coerência em todos os assuntos. Você faz mto bem análises políticas, contudo em questões geopolíticas/energéticas etc deixa a desejar, e tudo bem, você não tem obrigação de comentar esse tipo de coisa, melhor deixar pra especialistas que trabalham com isso. Foque no que você tem domínio e faz de melhor que é sucesso na certa.
Te amo Gabriela, vc é lúcida, democrática, inteligente e fala muito bem a além dessas qualidades bonita pra caramba!
Como um bom aquariano que adora exercer o contraditório, eu sempre me enfio em discussões (enquanto consigo manter, geralmente são saldáveis), sobre diversos assuntos.
Inclusive comigo mesmo!!
Se permitir mudar de opinião por ter uma nova perspectiva sobre determinado assunto é EVOLUIR! E eu não consigo viver dentro de uma bolha. Então, sempre que possível, estou me enfiando em conversas das quais tenho devido conhecimento, ou não.
O pensamento é simples: "Estou aqui e quero ouvi-lo." - Dessa conversa virá conhecimento ou de reforço ou de adversa, mas sempre será conhecimento.
Estava esperando por esse vídeo. Foi melhor do que eu imaginava. Difícil lidar com pessoas maniqueístas emocionadas.
Pois é GABRIELA, são tantos os problemas e desgraças, enquanto as soluções são arrastadas, travam, têm que desembaraçar... não tá mole não.
Estou em crise de SAUDADES... Tenho muitas saudades do futuro!
Acredito que "ligar esse alerta" de não buscar os caminhos mais fáceis e simples precisa estar ligado rotineiramente. Somos seres que vivem cansados num mundo que tem nos deixado ainda mais cansados, então obviamente soluções mais fáceis nos atraem mais. Mas concordando com o que vc disse, Gabi, essas soluções são armadilhas e podemos ser jogados no abismo num momento em que basicamente não dá mais tempo de encarar a realidade. Eu mesmo, tenho uma tendência a me aprofundar mais em relação aos cargos "de maior evidência", como o de chefe do executivo, e preciso me dedicar a ir de fato estudando mais pra quem votar como deputados, vereadores, de forma estratégica e em concordância com as prioridades que acredito serem mais importantes.
Outro exemplo, minha decisão de voto já no primeiro turno é o LULA, por inúmeros motivos; mas isso não me impossibilita de discordar de como ele tem feito o discurso a respeito de soluções para o Brasil atual: quero mais, quero mais complexidade, explicações, detalhes de possíveis caminhos etc. E acredito que expressar isso DENTRO da rede de pessoas que também querem o Lula ou um caminho mais progressista ganhando em 2022 seja importante (pq como """consumidores""" eles passam a fazer mais de acordo com nossas vontades). Acredito (talvez seja uma torcida, mas espero mesmo) que quando começar a campanha oficialmente, a estratégia será melhorada e esta de agora seja apenas uma prévia para comunicar com parte do eleitorado e/ou uma forma de conciliar os diferentes campos que ele precisa unir para garantir a vitória e governabilidade.
PORÉM, independente disso, não vejo perspectiva de votar em outro candidato ou candidata que não fosse a Marina Silva para presidenta. Diante da não candidatura dela, dentro dos que se colocam e do CONTEXTO político atual, minha preferência pelo LULA está bastante acertada, então de forma estratégica eu evito levar esta insatisfação para ambientes conservadores, de direita ou bolsonaristas. No entanto, aqui, acho importante expressar justamente para outros companheiros e companheiras progressistas considerarem a possibilidade de exigir mais também do nosso candidato, afinal o Lula tem MUITO potencial para ser ainda melhor.
Gostei muito do tema. É preciso aceitar que somos diferentes e que nossas diferenças nós completam e enriquecem a nossa bagagem.
Muito massa a sua forma de externar suas reflexões e nos fazerem refletir.
É maravilhoso poder chegar a esse nível de maturidade de descordar e de verdade conseguir conviver bem.
Achei massa a parte em que vc menciona que nos deparar com o diferente é que nos faz reafirmar nas nossas convicções ou quem sabem mudar de opinião.
Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo maravilhoso! 👏🏼👏🏼👏🏼
Sempre é muito bom ver seus vídeos. Super didáticos e claros, sucesso sempre.
Só pra lembrar que não é preciso agredir alguém por ter uma visão diferente da sua!! Da pra ser respeitoso e discordar ao mesmo tempo!!
Gabriela você e sempre ótima. Mostrar multios exemplos de escolha na vida e como e muito mais fácil crer no que e conveniente para si mesmo, e ótima sacada. Eu sempre digo que todo mundo quer alguém que seja do seu time, ou então que se pregue para convertidos. Trazer esse tema foi muito bom...
Os livros (livrinhos, digamos) de autoajuda usam muito esse artifício. É por que funciona. Propaganda e Marketing também deitam e rolam nessas nossas fragilidades.
Você é muito necessária, sempre muito sincera e coerente ❤🦋
Licença: Muito Bom! Parabéns!
Muito boa as mensões ao trabalho do Adorno.
Eita Prioli, foi duro! Como é difícil encarar a realidade… mas vamos em frente!
Ah, Gabriela... eu até assisto sim Jovem Pan, mas daí eu tentar me encontrar em alguma coisa que eles falam, meu Deus! Acho que eu não tenho mente fechada, por ficar com raiva daqueles programas. Na última, eles falaram que Fernanda Montenegro é alguém irrelevante kkkkkk. É de colocar ódio em qualquer um que tenha bom senso.
kkkkkk O mesmo que "outra direita" já fez arrogantemente com Chico Buarque...
Assistir à Jovem Pan já mostra que tua capacidade cognitiva já está próxima da de um rato.
Quem vive dentro de bolhas são ratos... quem vê não significar que concorda. Mas não se dá nem o trabalho pra ler pequeno trol kkkkkkk
Uau ! Que aula de sensatez!SENSACIONAL! Obrigado Dra. Gabriela! 🤪
Ela é doutora em que? Achava que ela só tinha mestrado.
@@Leticia-qt5gv Tradição e respeito. Não é errado usar esse termo para advogados e médicos.
Nossa Gabriela que Reflexão! Muito bom começar meu dia com isso! muito Obrigado!
Excia , esse é, certamente , o melhor vídeo da VIDA!!!!vc é incrivelmente a melhor professora da galáxia .
Fantástico vídeo Gabi, obrigado!
Gabriela, vc é simplesmente maravilhosa em qualquer tema abordado. Parabéns 👏👏
Ótima reflexão! Sem diferenças de ideias não se evolui!
Bem, uma coisa que eu aprendi com a vida é curtir a trajetória que me leva a um objetivo.
Como Raul Seixas fala, é chato chegar a um objetivo num instante. Assim, vejo que tão importante quanto o momento em que percebemos que chegamos a um objetivo é a caminhada que é feita até chegar até lá.
Falo isso, porque o caminho é complexo e cheio de altos e baixos. O sofrimento está dentro da trajetória que precisamos seguir e, percebo, que algumas pessoas preferem ir pelo caminho fácil e acreditar que ele existe, sem ter nenhum sofrimento ou dificuldade pelo caminho.
Então, respondendo a pergunta do comentário: a minha fórmula mágica é curtir a caminhada que eu escolhi seguir. Aproveitar tudo com a maior intensidade possível, com uma boa música, um bom livro, uns amigos massas para rir e chorar e me permitir ser eu mesmo.
É um excelente vídeo. Na verdade ele nos deixa uma mensagem, uma moral da história, por assim dizer, ensinando a importância de pesquisar a fundo, analisar bem, ser crítico, duvidar de tudo... e não se apegar as primeiras informações que surgem, ou primeiras soluções, ou atalhos, caminhos mais fáceis...
Realmente é um problema muito comum entre a maioria das pessoas. Quase todo mundo reconhece tal questão. Parabéns!! Muito informativo!!
Só fico um pouco curioso em saber o motivo de ter abordado esse tema rsrs... na minha humilde opinião, acho que a sua visão na tomada de decisão em gravar esse vídeo seria muito interessante para nós! Apesar de abstrato, a ideia passada é fenomenal!
Tive a impressão que você percebeu algo nos comentários de algum vídeo, como bem citou. De qualquer forma, mais uma vez, parabéns!! Você é muito relevante na formação de opinião!!
Gabi, eu sou tua fã! Tu é extremamente sensata e traz os assuntos de uma maneira tão centrada e na medida certa, e de um jeito tão leve! É gostoso demais te ouvir!! Acho isso incrível, e é uma habilidade que poucas pessoas tem (ou buscam desenvolver). Recomendo teu canal sempre, e sou muito grata por tanto que tu nos ensina por aqui. Tu tem um papel importante pra mim, tu abriu minha mente pra muitas questões e questionamentos. Gratidão por estar aqui desempenhando esse papel de maneira tão grandiosa.
Eu precisava desse tapa de realidade!
Gab , já me sinto íntima kkk, mas vc exerce esse poder pelo menos em mim, pois parece que estamos em um barzinho tomando uma cerveja , ou drinks se preferir, e conversando sobre a vida , e é isso, as vezes precisamos conversar sobre o que é a vida , confesso que cheguei até o seu canal por causa das opiniões e falas sobre política, mas falar sobre isso tbm é necessário, parabéns pelo seu trabalho , vc é uma pessoa iluminada e está transmitindo isso para o mundo , sua luz ✨
A Prioli não vai tirar o vídeo do Kim Kataguiri que falou do nazismo no flow do canal dela não?? Porque ela tirou o vídeo inútil dela do flow afinal se ela pediu para tirar é que o que foi dito não fará falta para ninguém, agora que mulher justa é essa que tira de um canal e mantém no dela próprio??
Me identifiquei muito com o vídeo. Embora esteja eu percebendo ele mais melancólico. Talvez porque a realidade não seja alegre, mas sim dura e difícil e nem sempre percebemos o precipício que nós mesmos encobrimos.
Obrigado por mais esse vídeo necessário.
Uma verdade: a pessoas têm preguiça de ouvir e ler opiniões divergentes da sua. É cansativo raciocinar sobre um tema que vc acredita já conhecer tudo. Outra verdade: a maioria vê a política como um problema, não como solução. A maioria não percebe que os políticos são nossos funcionários, contratados por um período. Dialogar, trocar informações de maneira imparcial e sem emoção, é quase impossível.
Gabriela, sou mulher e te sigo. Mais que isso faço propaganda com outras mulheres. Recomendo seu livro, dou de presente. Te admiro, geralmente concordo com suas posições. Acredite as mulheres estão com você. Sucesso, saúde e muitos sorrisos! Deus te proteja ❤
Quero evoluir e pronto. Ser questionado sobre minhas crenças faz parte do processo, e fico literalmente feliz quando alguém consegue me PROVAR que estol errado. Isso me faz aprender.
Yeah! Sou fã!!!! Amo que você seja questionadora! Gabi, você é maravilhosa! Obrigado por se dedicar ao nosso crescimento e provocar aquilo que busca tirar as pessoas da zona de conforto! Mas será que eu, como questionador da realidade imposta, não estaria falando de dentro de uma bolha cheio de gente questionadora, que também te ama?
Esse comentário é perfeito
8:52 isso me fez lembrar do dia 25/10/18
"Se nós somos o Partido dos Trabalhadores, o partido do povo tem que entender o que o povo quer. A comunicação é a alma. Se não está conseguindo falar a língua do povo vai perder mesmo. Falar bem da torcida do PT para o PT é fácil. Tem uma multidão que não está aqui que deveria ser conquistada".
Quando fez essa crítica ao PT em um comício no RJ Mano Brown foi até vaiado, mas ele estava certo pq falar com quem é da mesma bolha é 'mó mamão'
gratidão
Muito pertinente essa reflexão. Nas eleições o problema não é só a wscolha do presidente. Alem do legislativo, tambem também estou preocupada (acredito que muitas outras pessoas também) em que candidato a governador deveria escolher, moro no RJ e aqui o histórico tem sido muito complicado. Talvez tenham que mudar a sede do governo do Palácio da Laranjeiras para Bangu ☹😫
lula apoiava o cabral...
Gostei muito da sua colocação...Parabéns !
excelente reflexão. é por demais importante a gente se politizar, buscar compreender as coisas com maior profundidade antes de construir uma opinião sobre. mas colhemos frutos de um país que por centenas de anos foi uma colônia, se ainda não for, e fez de tudo para "emburrecer" a sociedade e manter os privilégios dos mesmos grupos sempre explorando a grande massa. isso se perpetua e reflete na realidade que vivemos hoje. nunca foi muito interessante para os nossos lideres investir em educação e politização. os que tentaram sofreram golpes e represálias. nossa historia, não atoa, é repleta de golpes em cima de golpes políticos. essa inclinação por respostas fáceis é consequência desse projeto politico centenário.
Muito bom o vídeo! É uma questão um tanto problemática mesmo o quanto as pessoas acham que precisam concordar com tudo que elas acompanham, e querer soluções fáceis de fato só favorece a superficialidade. A Sabrina Fernandes fala que não tem como simplificar a política. É difícil, é chato, é complexo. Precisa fazer um esforço pra entender e correr atrás mesmo. Não dá pra ficar esperando tudo na mão e achar ouvir só o que é suave pra seu ouvido vai resolver tudo. Eu acompanho seu canal há bastante tempo e tem muita coisa que não concordo. Acho você coerente pra caramba, inteligente e muito boa em expor os pontos. Mas tem coisa que realmente não concordo. É importante pra mim ser confrontado. Me faz questionar meus pensamentos e o que sei.
Excelente reflexão. Quando começou a falar das tristes notícias de crimes contra mulher ocorridos na última semana, (que por sinal tive a mesma triste sensação que vc) achei que falaria também da agressão física sofrida pela procuradora.
Que vídeo necessário. Parabéns Gabi!
Você é incrível e necessária!
A questão é que complexo e difícil não são sinônimos e as pessoas confundem isso.
Há de crer que as coisas são complexas, mas ela tem solução e muitas delas a curto e médio prazo, se não ninguém vai ligar pra longo prazo sem ter o que comer e vendo o mundo desmoronar.
A esperança é a coisa mais importante ao meu ver para evitar a compra de votos e enquanto não trabalharmos para tentar entender o que se arruma no curto, médio e longo prazo, não haverá esperança.
Penso isso mesmo, precisamos formar pessoas que saibam conviver apesar das diferenças, discutir e chegar a um consenso. E parar de esperar por soluções simples e rápidas.
O seu canal, de todos os que sou inscrita é um dos que mais eu dou like nos vídeos, não só porque eu escuto opiniões semelhantes as minhas mas principalmente pq sei que vou encontrar opiniões imparciais muito além do "eu gosto ou não gosto daquela pessoa" e informações reais e verificadas.
A gente vê a seriedade e responsabilidade que você coloca em cada palavra nos vídeos e eu te admiro muito por isso.
A questão é que pouca gente tem essa maturidade, senso de aperfeiçoamento, ou de que não é o dono da vdd, ou que há outras formas de ser e de pensar o mundo. As opiniões são geralmente catequéticas e ai de quem ouse discordar. Viram inimigos!
Mto bom esse vídeo e eu tb gostei mto do puxão de orelha que vc deu na gente no outro vídeo hehe. É mto fácil reclamar e ao msm tempo continuar sustentando essa estratégia dos políticos de prometer soluções simples pra problemas difíceis. É tão confortante acreditar que temos respostas pra tudo, mas é libertador encarar de frente a complexidade da vida e todas as incertezas que vêm com ela.
Nunca te vi tão sincera! Demorou mas chegou! E você sabe do que to falando..
Somos assim com tudo, né... 😥 Reconhecer esse comportamento é o primeiro passo. Muito bom o vídeo.
Ri de nervoso com as metáfora sobre dietas, porque eu na adolescência era a própria seguidora delas, especialmente se prometesse emagrecimento comendo coisas gostosas. Dieta do chocolate: um quadradinho de chocolate amargo, quatro castanhas e uma maçã para o dia inteiro (contém ironia). Como diz o Karnal, o peso é vingativo e os quilos perdidos voltam com amigos. É cilada e acompanhamento nutricional sério ainda é a melhor saída.
Acho que é o melhor e mais importante vídeo deste canal. Uma pena que a maioria das pessoas que precisavam compreender o que você diz sequer irão vê-lo.
Um dos melhores vídeos que vc já fez. Devia ser usado nas escolas, no ensino médio, para o público que vai dar seu primeiro voto.
Vou assistir com meu filho o qto antes.
Obrigada pelo seu trabalho!
Gabi, vc podia falar mais sobre autossabotagem o que fazer pra lidar com ela? Sei que não é sua área, mas vc é uma inspiração. Obrigada ❤️
Excelente vídeo. Está na mesma linha de raciocínio do vídeo "Ideologias" do Átila Iamarino.
Parafraseando Eça de Queiróz: " Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo."
O problema de aceitarmos discussões com diferentes é que, toda a nossa educação/formação é feita para afirmar que devemos estar certos. Isso em casa, na escola, na rua, com os colegas. É quase um fundamento da nossa personalidade. Se você foge disso, a realidade pode ser muito violenta. Algumas pessoas conseguem, não sei se de forma nata, com um pouco de esforço, ou só com muito esforço, superar isso. Mas é raro.
Pensando em uma metodologia para conversar com quem pensa muito diferente de mim...
Oi Gabi!
Este teu vídeo lembra um que assisti do Atila Iamarino. Ele comenta: "As pessoas tendem a acreditar numa idelogia interna e a usar o raciocínio lógico para validar esses valores ao invés de encarar a realidade como é e a partir daí tirar análises". Depois disso eu procuro ser menos "pensador" demais e mais prático com as minhas ações. Parece um pouco de frieza ou até "pessimismo". Mas esta simples mudança de postura fez com que eu ficasse mais ativo e dinâmico com o ambiente. E isso traz resultados mais concretos.
Isso na minha vida serve para as pessoas que estão comigo, para as escolhas profissionais, para o meu próprio desenvolvimento. Eu quero perder aqueles quilinhos extras que estão ali. E se eu como aquele bolo de chocolate no meio da noite, também sei que eu vou pagar essa conta. Então se eu como, é porque já sei o que vem por aí.
Acho interessante vocè também abordar este assunto. Eu só me pergunto qual o pano de fundo deste tipo de pensamento. Se vem da religião ("Tudo nas mãos de deus" e etc), ou se é uma forma romantizada que a gente vê a vida ou se é a nossa tendência a transferir pro outro a responsabilidade de resolver os problemas e as coisas mais árduas/difícies. E sempre quando não dá certo, temos alguém a quem culpar...
Cirúrgica, muito bom! 👏👏
O dinamismo e essa cultura das coisas rápidas faz com que as pessoas queiram tudo rápido e fácil, e quando alguém chega com discussões ou algo que leve mais tempo para solucionar, não querer saber ou escutar.
Nossa que vídeo! Serve pra tantas coisas na vida… hoje pelo menos pra mim vc foi além da política Gabriela!
Olá Gabriela !! Agradeço pelo video...
Como disse Julios:
"Você não suporta a verdade"
Essa reflexão deveria ser feita por todos! Por questionar a simplicidade com que alguns políticos dão como resposta à crise financeira que estamos passando, a Gabriela já foi taxada como defensora do atual governo. Sério isso?
Ver esse vídeo com um pote de pasta de amendoim integral na mão me bateu forte. Ontem mesmo disse para mim mesmo que era calórico demais para comer sem critério. Eu sei o critério, mas optei por ignorar. De novo. O ser humano é ilusão pura. A política é só o reflexo.
Você citou Pascal e eu me lembrei do Pessoa: "O Universo não é uma ideia minha.
A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha..."
Concordo demais com seu ponto. Real é muito difícil estar aberto a mais pensamentos e tal. Também acho que parar pra refletir sobre toda a complexidade de um assunto dá trabalho e reconhecer que mesmo depois desse trabalho você talvez não entenda tudo exige muita... paciência. Infelizmente me identifiquei akkakaskskks mas acho que foi uma boa alfinetada :)
"A dura realidade da vida, mestra suprema de todas as disciplinas:. (S.,Freud)
Por um mundo com mais Priolis e menos Monarks, meu voto é Gabriela.
Para mim foi liberador o dia que refleti sobre se todo mundo pensara igual a mim, como seria minha vida e o mundo ao meu redor. Tirei uma mascara que alivio meu ser humano para sempre.
Claro que comento Gabi... rsrsrsrsrsrs
E concordo contigo...
Oi Gabriela, é que Narciso acha feio o que não é espelho. O mito de Narciso e os algrotimos das redes sociais explicam muito do que estamos vivendo
te adoro gabriela...a verdade é que não é que eu concorde com tudo que vc fala, mas vejo sim sentido em tudo...as pessoas são diferentes, sendo assim elas podem ter visões diferentes de determinados assuntos...eu mesmo to sempre tentando entender oq as pessoas pensam de determinado assunto e pq elas pensam dessa maneira, isso nao quer dizer q eu va concordar com a maneira q ela pensa
Gabi, vc está certa! Mas é tão difícil as vezes ouvir quem discorda da gente!
verdade
O final mostrou-se uma suave campanha pela terceira via, entoada pelo canto de uma bela sereia. Inteligente, a moça.
Uma vez um amigo me pediu para considerar o conceito de terra plana por um momento, naquele dia eu me dei conta de como posso ser intolerante, porque eu não conseguia nem aceitar falar Sobre o Tema! Hoje já desconfio um pouco das minhas certezas e me abro a ouvir um pouco pelo menos!
tem coisa que é difícil de ouvir pelo absurdo que é, mas quando a gente tem algo pra oferecer que pode agregar a pessoa talvez facilite
Adoro seus vídeos! Aprendo muito...
Excelente vídeo Gabriela
Esse vídeo é um tapa na cara de todos os donos da verdade, obrigado, me sinto envolto num mar de certezas e assistindo isso avistei um farol de incertezas que, mesmo distante, acalmou minha aflição e angústia
Sentiu, não é, Gabi? Quando a sua audiência começou a questionar os "seus" posicionamentos sobre o preço dos combustíveis e a guerra na Ucrânia, rapidamente, você fez este vídeo para "conter danos" e, pelo o que vi, deu certo! Parece que quase ninguém associou o conteúdo deste vídeo com os "seus" posicionamentos sobre a guerra na Ucrânia e o preço dos combustíveis (a razão pela qual você quis falar de "fórmulas mágicas"). Tudo bem! Você demonstrou boa retória e cada um colhe aquilo que planta. Se a população está satisfeita com o que aí está em termos de políticas (públicas) e políticos, que sejam felizes (se puderem). [...]
Parece que não entendeu o vídeo.
@@DrJade, do meu ponto de vista, eu posso dizer o mesmo sobre você. (...)
Amo seus vídeos, Gabriela!
Todas essas manobras que fazemos para auto-sabotarmos, é para continuar fazendo o que gostamos e não aceitamos. Por isso, pessoas que aceitam suas próprias condições, se sentem mais leves, tranquilas e realizadas. Falo por mim, não sou perfeito e nem quero ser.
Vc e a Copérnico da psiquê humana moderna NECESSÁRIA!!! 🖤😜
vou propor algo impossivel, desafio mesmo, fazer um video apontando acertos neste governo, sera ???
Você tem todo o direito de fazer aquilo que acredita, mas as pessoas também têm o direito de não seguir a sua visão neoliberal.
Boa noite Gabriela, muito bom este vídeo colocando o pessoal para pensar e infelizmente os políticos são na grande maioria lobos em pele de cordeiro, resumindo pobre de nós população.
Grande abraço !!!!!
Admito a minha dificuldade de ouvir opiniões diferentes. Principalmente quando enxergo interesses naquela opinião. Ou se interlocutor tem uma linguagem e forma agressiva no discurso.
Mas é difícil ouvir outras opiniões principalmente quando o outro acha que mudou sua opinião, pq ele é o certo, sabe?! Kkkkk Difícil me expressar...
Obrigada Gabi pelos vídeos!
Muito bom ver alguém que se expressa tão bem, que se prepara...
Gostaria de ver algum vídeo tratando sobre falas ditas como "serenas" e as "agressivas", pq sei que há armadilhas aí... E tbm sobre demagogia dos nossos políticos aquele dito a mas isso faz parte do jogo eleitoral ( sei que vc trata e já tratou do tema)... Aceitando indicações de vídeos e palestras...
Esse vídeo é um divisor de águas. Mexe naquela cicatriz que estava “quietinha”…