🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻 ---------------------------------------------------------------------- ➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 ruclips.net/channel/UCmGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYgjoin ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/ ----------------------------------------------------------------------
Tenho uma dúvida, lâmpadas conhecidas como super brancas são halógenas,no caso não deveriam ter problema com fiscalização,e outra dúvida,eu tinha um carro legalizado iluminação no documento,fui parado pela PRF e multado pq tinha nos milhas,a policial falou que faróis ax não faz parte do sistema de iluminação,isso procede?
@@Xtremygarage Nesse caso não deveria ter sido multado. Os faróis auxiliares fazem parte sim do sistema de iluminação do veiculo. Sobre a troca da super branca , se a mesma é halógeno e da mesma potencia presente no manual é permitida a troca sim pois não estar alterando tecnologia e a cor emitida estar dentro da tabela de cores de emissão da resolução.
Aqui no estado do Maranhão as Estradas é só buraco em alguns trechos crateras enormes ,, então a melhor opção pra uma iluminação de qualidade e que vai te dar segurança é o led sim.. O mais interessante é que vários carros novos agora já saem de fabrica com leds super potentes a exemplo a Hilux que é tão forte a noite que te deixa cego, então não tem Coerência essa lei ,, na verdade não querem proteger vida nenhuma e sim arrancar mais dinheiro do Brasileiro.
Acredito que a Hilux que lhe cegou estava com o farol alto acionado (ou estava com led xing-ling, que é bem comum). O LED baixo original não cega ninguém na luz baixa.
É impressionante a falta de respeito de UMA BOA PARTE DOS "CONDUTORES " que tem carros grandes, eles não baixam os faróis, se acham superiores. Na última viagem que fiz, foi a noite e por muitas vezes tive que reduzir bastante parar no acostamento por conta do ofuscamento. Estou evitando de viajar a noite.
Outra coisa. Regulamentar individualmente cada veículo. Fonte de arrecadação... Deveria ser assim: o imetro faria os testes de segurança e se aprovado poderia equipar QQ veículo. Mas aqui é o país da burocracia e da e da sacanagem. É bem triste isso. Por exemplo. Se eu posso rebaixar o veículo utilizando determinado equipamento e regularizar, porque TODOS precisariam de verificação? Aí vem a desculpa que precisam ver se foi feito no padrão etc. Ora. Então precisariam ver todas as manutenções de segurança se foram feitas no padrão utilizando as peças de modelo original. Como troca de pastilha de freio, pivô etc. É só desculpa para poder cobrar.
Ótima explicação. Apesar disso tudo, indico os Leds da Dawnknight, modelos K5C de 4300k(quase a tonalidade original). Uma das melhores linhas de corte do mercado. Mas mesmo assim, a parábola do farol precisa ter qualidade e a lente do farol não pode estar amarelada ou "craquelada"(efeito do sol no plástico que ocorre com o tempo). Faróis também precisam estar SEMPRE REGULADOS. Tenho esse led no meu Gol G6, na baixa, alta e neblina. Nunca me incomodei. Mantenho faróis sempre limpos e alinhados, afinal, não estou sozinho na estrada.
Pode falar oq quiser eu vou continuar usando led sim, iluminação muito melhor e pode salvar uma vida, e minha vida vale mais do q uma multa e alguns pontos na carteira
Não sendo led cavalinho efeito dia no olho de quem vem kkkkkkk Led é muito superior, comprei hoje um projetor pra botar na moto pq não dá pra ir com lâmpada convencional em rodovia a noite, não dá pra ver nada
Eu também uso led nos meus 3 carros e não tiro , a segurança é prioridade a visão de distância e abertura mais abrangente onde o campo de iluminação é bem amplo e acho bobagem retroceder para halogena...e só uso as mais top .
@@RafaelSouza-h1fn tem isso de regulagem se o led for vagabund0 sem corte de foco n, cega todo mundo q vem sentido oposto do msm jeito, por isso tem que ser um bom modelo com o corte de foco (até barato chinês tem muitos com foco e corte bem feitos, eu msm tenho um guardado desde 2022 q tinha o corte mais preciso q halógena mas tive q remover qnd ficou proibido o uso).
Seu vídeo é ótimo!!! Explica exatamente tudo, legislação, construção da lampada, refração... Tb sou um entusiasta do led. Tenho um Jetta 2017 com farol de parabola e lampadas halógenas. Logo wuando peguei o carro, troquei as lampadas por led. Ate chegar no led que uso hoje, foram seis pares de marca e modelos diferentes. Hoje utilizo a K8C mini da Dawnknight. O corte é identico, nao acusa no painel e a iluminação é outra! Tanto que ja fui parado em blitz e nunca queationaram. Temho muito mais segurança pra dirigir a noite. Pena que desta forma nao estou dentro da legislação. E até concordo que nao dá pra liberar. Tem muito led por aí que só faz ofuscar. Torço pra que um dia as coisas mudrm e o led seja regularizado. Até lá vou correndo o risco de ser multado, infelizmente.
Sou favor do uso de LED mas de leds de boa iluminação e que não venha a incomodar os condutores que vem de frente. Uso leds em meu carro e tenho fé que saí uma nova resolução que possamos legalizar o nosso sistema de iluminação em LED.
Brasil sendo Brasil, invés de aposentar a obsoleta halógena e regularizar de vez o LED, o qual tem muito mais benefícios quando dentro das normas de fabricação! 🤷🏼♂️🤷🏼♂️
Sobre a legislação em outros países, morei no Japão por 12 anos, e lá é bem claro, a cada dois anos é feita a inspeção veicular no veículo, varios itens são checados, e o farol esta neles, o que precisa é estar regulado, e dentro de no maximo, 6000 kelvin de cor, se usar uma lâmpada sem qualidade que manda luz pra qualquer lado, não passa
A explicação sobre os faróis serem proibidos vc explicou ! Mas é inexplicável as luzes de sinalização como setas e freio entrarem nesse balaio. Para mim é quanto mais proibição, mais é arrecadação com multas .
Olá Diego! Os dispositivos de sinalização (lanternas) são dispositivos de segurança ativa que emitem mensagens entre os condutores, pedestres, ciclistas, etc. Logo, precisam emitir as mesmas cores, nas mesmas intensidades, em posições parecidas e, se piscarem, tem que ser na mesma frequência, de forma que qualquer pessoa entenda imediatamente o que está acontecendo. E isso vale a nível mundial, especialmente naqueles países signatários da Convenção de Viena para o Trânsito Viário. Então, não dá para qualquer "mexânico" ou "enjenheiro" ficar alterando ao seu bel prazer, só para ficar mais bonito ou coisa parecida.
Guilherme, interessante essa tua lógica: policial certo é aquele que passa a mão na cabeça do infrator e policial ruim é aquele que segue a legislação. Só por curiosidade, na sua profissão de músico você adota a mesma lógica? Ou seja: músico bom é aquele que erra as notas e músico ruim é aquele que acerta as notas? Está dando certo? Abraço!!!
Acredito que se todos usarem led de boa qualidade nao traz riscos pra ninguem, um exemplo é o led H4 da phillips, iluminaçao identica a original com muito mais qualidade
Rapaz eu tenho um prisma 2010 ( frente de celta ) que com halogenas só conseguia ver até uns 7 metros. Coloquei um projetor universal 8.1 no farol e uso led, porém regulado pra não causar incomodo aos demais condutores e rapaz melhorou 100% a visibilidade
O pior dos problemas nem sempre é apenas a qualidade dos leds, e sim a regulagem do farol. Muitos usam pela beleza e pouco se importa com qualidade ou regulagem dos faróis. Sempre usei em todos meus carros, mas tbm sempre me preocupei com qualidade e regulagem dos farois. Além da beleza está a segurança ( MINHA E DOS OUTROS )
Sim Danillo! Tanto a regulagem, quanto ao grau de opacidade da lente, que influencia muito na (indesejável) dispersão da luz. Dois pontos frequentemente negligenciados.
Tenho um Vw Up, e à uns 2 meses, fiz instalação de projetores nos faróis. Melhorou 100% a iluminação do carro sem afetar absolutamente ninguém que vem no sentido contrário. Questão de 11 dias, foram 2 multas de 195 reais. Optei por comprar novos faróis e usar as amarelas de volta. O que acho nisso tudo é que é um tremendo absurdo, pois fiz uma modificação que melhorou absurdamente a minha visão das vias sem atrapalhar ninguém que vem no sentido contrário. Por enquanto, uso as amarelas originais, mas comprei uma lâmpada H4 que já tem projetor embutido e acende amarela. Vamos ver se vai passar batido, já que o farol em sí, se manterá original.
Eu coloquei led por questões de segurança, ao dirigir com as halógenas, as placas refletivas da rodovia davam muito reflexo, principalmente aquelas placas de seta que acompanham toda a curva e isso me deixava totalmente cego dentro das curvas, já com os Leds, sinto que não tenho uma iluminação tão distante, principalmente em dias de chuva, mas resolveu o problema dos reflexos
Parabéns pelo vídeo, muito didático e muito bem explicado, tenho um Ford Ka e a lâmpada original é horrível, coloquei um da techone que é uma marca brasileira mas que já tem muita tecnologia e produz esse modelo "retrofit", melhorou 100% a iluminação do meu veículo com linha de corte igual a original, tanto na cidade com estrada nenhum motorista fica cortando luz, espero chegar o dia de poder regularizar, como mencionou a tecnologia só evolui e podemos ter mais iluminação com segurança.
Não meu filho! Desde 2021 ninguém consegue mais regularizar, mesmo que queira. Nem Detran dará a autorização prévia e nem o Inmetro fará a inspeção para obtenção do CSV.
Eu uso leds nos faróis do meu carro , no baixo alto e nos neblinas porém eu tive o cuidado de ajustar o corte do farol para não ofuscar a vista de ninguém pq até uma lâmpada halógena pode ofuscar a visão de outros condutores se estiver desregulada, fora que com os leds o consumo de energia é muito baixa e esteticamente bem mais bonito e ainda não esquenta assim conservando por muito mais tempo as lentes dos faróis que hj são de polietileno se eu não estou enganado , eu sempre usem Xenon e quando lançou o led eu passei a usar leds e sempre regulado e sabendo usar para não incomodar ninguém, meu lance é de visibilidade bom acima da média e estética e nada a mais do que isso , meu carro tem lampadas h7 para os farois baixos e essa lampada h7 eu coloquei lamoda dual color que vc muda a cor desligando e ligabdo os farois em sequida , h7 com duas cores amarela 3000k e branca 6000k ou seja ate em neblina eu to bem equipado e sempre regulado para nao incomodar ninguém
Estão tão preocupados em multar quem melhora a iluminação do seu veículo, mas absolutamente despreocupados com a qualidade das estradas. Andar pelo interior das cidades ou mesmo em rodovias sem uma iluminação adequada, é certeza de cair em vários buracos e acabar quebrando as rodas, mas quem disse que estão preocupados com isso, querem arecadar com multas e mais multas.
Acrescente aí o ofuscamento causado por LEDs de baixa qualidade, instalados em faróis turvos e que não são regulados à muito tempo. Um verdadeiro perigo! É como eu sempre digo: "Ótimo do lado de cá do volante. Mas péssimo do outro!" "Farinha pouca, meu pirão primeiro...".
@@bizuariodetransito então vamos punir a todos por culpa de alguns poucos? Que fiscalizem a qualidade das lâmpadas, dos faróis, que verifiquem os níveis de lúmens, se o corte da lâmpada está de acordo, mas não, que todos que não tem dinheiro para comprar um carro do ano com boa iluminação andem de luz amarela que mal ilumina as centenas de milhares de buracos em todas as rodovias.
Concordo, comprei um projetor de led que consigo regular e deixar o faixo de luz baixo, porém infelizmente muitos não se importam em deixar a regulagem ok e assim podemos dizer que por culpa de 6 laranjas podres pagaremos caro
Certo me tira uma dúvida meu carro sai na versão completa com led porém no meu veículo é versão intermediária e uso led de alta qualidade e com regulagem e corte de luz e também meu veículo tem regulagem de altura eletrônica e conta no manual do veículo tem que o carro possui lede e também tem deflector direcional no farol original de fábrica então não se aplica alteração de características por constar no manual?
@@danilobricidio9156A Lei fala que é proibido alterar sistema de iluminação de fábrica para o veículo. O farol é composto pelo conjunto optico que seria o refletor e a lâmpada. Se o manual do seu carro é geral para o modelo e contempla Led então basta trocar o sistema de iluminação pelo do modelo premium. Trocar só a lâmpada não é trocar o sistema. Lembro que isso tá na lei. Não é o que eu acho. Grande abraço
O negócio e comprar ou investir um pouco mais e colocar projetor. Ai simm vc dificilmente vai encomodar quem vem da direcao oposta... uso e nunca tive problema...
Analisando no geral, você compra o veículo, paga IPVA, LICENCIAMENTO, SEGURO OBRIGATÓRIO, MULTAS, Tem a permissão de dirigir, mas nada te pertence, pois uma pelicula no vidro lateral que passe dos 70% , uma lâmpada led no farol, você já esta irregular, isso prova que mesmo pagando pelo seu bem, pagando as taxas para poder rodar, nada te pertence pq o governo que manda em tudo. Você só tem a permissão de dirigir.
O.CONTRAN só não levou em consideração que para as luzes de freio os leds vermelhos adiantam a reação do condutor atrás em aproximadamente 0.4 degundos, o que melhora a segurança
Sim, verdade. Não sei se chega a 0,4 segundos. Mas um 200 milisegundos (0,2 segundos) com certeza. Menos mai que a maioria das luzes de freio elevadas (break lights), obrigatórias desde de 2009 para automóveis, já saem em LED de fábrica (e algumas luzes de freio normais também).
Troquei todo o bloco ótico da mionha motocicleta por outro com DRL e canhões de led para luz baixa e outro para luz alta. O corte da luz ficou sensacional, muito maior e melhor que o original, evitando inclusive ofuscamento, inclusive com a melhora da iluminação noturna. Não fui multado ou tive a moto recolhida, mas fui informado e orientado para que voltasse a usar o farol original.
Tomei uma Multa ontem por causa do Led! Led de ótima qualidade k5c plus linha de corte fenomenal! Mesmo assim fui multado pela PRF, tive que tirar os leds e apresento o carro na base da PRF! Nunca usei led por beleza e sim por eficiência! E segurança! Agora tô com duas velas (lâmpadas) no meu carro que não dá para ver nada na frente! Enquanto carretas sai de fábrica com. Led até no teto! Led não é modinha Led não é por beleza! Ele é um item de segurança! Pois vc consegue ver bem além do que essas lâmpadas comuns! É triste esse nosso BR! Onde o rico pode ter um carro top com led etc e você não pode atualizar o seu que não vem led de fábrica!
Justamente, carro novo vem com toda uma engenharia para ter led ou xenon, carro ''antigo'' nao foi feito para ter led, outra coisa a PRF so esta cumprindo as leis, nao sao eles que fazem isso.
@@jandersonelias4779,, não concordo amigo! Pois se é um led de ótima qualidade com linha de corte perfeita é 10x melhor que as lâmpadas comuns que espalha pra todo lado! Já fui parado diversas vezes e nunca falaram nada do Led! Dessa vez achei um que foi direto no Led! Poderia estar com 10k de droga dentro do carro que ele não ia nem ver! só queria aplicar a multa do Led! Quando levei o carro para fazer a vistoria do farol normal em outra base da prf o policial me falou que não para carro por causa de Led! Que é item de segurança! Olha aí a diferença de pensamento entre eles!
Instalei em 12/2023 o Led K5C 4300K 110w nos faróis e o modelo K7C também de 4300k 150w nos faróis de milha, ambos da marca Dawnknight. A iluminação mudou absurdamente pra melhor, e com uma linha de corte perfeita! Por serem Leds muito fortes, o modelo que uso nos faróis H4, deixei com uma regulagem 2cm abaixo do padrão, e ficou perfeito. Viajo tranquilamente a noite e não fui parado pela PRF pra fiscalização. Enfim, recomendo.
A qualidade de nossas vias nos obriga a melhor a iluminação para podermos andar a noite! Se conseguimos melhorar sem prejudicar quem vem no sentido oposto não acho problemas! Porque não olham isso? Por que é mais fácil Multar! Um imposto absurdo sobre veículo automotor e nada de melhoria em nossas estradas. Isso permite não é??? Um País para poucos!!!
Hoje em dia la no Ali Express ja estão bem avançados, linha de corte perfeita de alta qualidade, dai temos que fica usando as halogena de pessima qualidades e a noite em nossas estradas ma sinalizadas ..ficam muito ruins. Concordo que tem que regulamentar , so poderia ser mais rapido paran nos ajudar .. E andarmos mais seguros em nossas estradas.
Tenho um carro que vem com farol de LED de fábrica, é outro nível, as placas e iluminação das pistas bem visíveis, até a placa do carro na frente fica bem visível, muito melhor que qualquer halógena. Deveria ser obrigatório melhorar o sistema de iluminação e não proibir!
Eu uso led no meu carro, é da shocklight, o foco dela é muito bom, o vazamento pra cima é bem pouco e a linha de corte fica bem próxima da original só que ilumina muito mais. Essas lâmpadas que tem o diodo pequeno são muito boas, só fuja dos que tem o quadradinho muito maior que seria o filamento.
Parabéns pela explicação Uma ótima explanação de um servidor que entende que é uma inovação tecnológica. Os faróis novos de led não possui peças de reposição, salvo alguns asiáticos. Infelizmente danificou só outro farol ou lanterna traseira. Como se diz o próprio nome inovação tecnológica, as h4, H1,h3, hb4, etc... foram atualizados para led, infelizmente proibido no Brasil. Qual a diferença e inovação? Eficiência na iluminação, durabilidade nos buracos e crateras no Brasil, pois não há filamentos que se partem co. A trepidação, o consumo é muito baixo em relação a halogena. Por que nós faróis ou lanternas nova não se vê o led? Melhorias nos projetores, que antes era uma lente e hoje em dia um sistema defletor com mais eficiência no direcionamento da luz emitida. Infelizmente o órgão responsável pela legislação está equivocada em proibição de atualização no sistema de iluminação de veículos leves ou linha pesada, se é pra ser proibido deveria valer para todos em até viaturas. É óbvio que há abuso do uso no sistema de iluminação automotivo e o uso de iluminação de má qualidade que podem ofuscar ou até mesmo não proporcionar melhorias na condução. Seria uma questão de fiscalização de fornecedores, há fornecedores de peças mecânica de má qualidade que ocasiona acidentes sérios nas vias... Infelizmente parece ser uma arbitrariedade pessoal do órgão fiscalizador em buscar desculpas sem uma engenharia plausível.
Olá Anderson! Como falo lá no vídeo, o LED retrofit, com base H, não é permitido em quase nenhum país. Recém a Alemanha, e mais meia dúzia de países, estão começando a regulamentar. Mas não se engane, quando o LED for finalmente regularizado e se popularizar em todos os veículos, ele não vai durar muito também. Nenhum fabricante vai vender algo que dura a vida toda. A não ser que cobre "muito" mais caro.
Existe uma grande confusão entre carro novo com LED original e carro novo com LED adaptado. O LED original, assim com a halógena ou xenon original, não ofuscam na LUZ BAIXA, exceto se a lente estiver suja ou opaca, se o farol estiver desregulado, entre outros fatores. Já no LED/xenon adaptado, assim como nas halógenas de 100w, acontece exatamente o mesmo, só que o problema fica potencializado, tendo em vista o maior fluxo luminoso gerado pela lâmpadas (quantidade de lúmens).
@@bizuariodetransito Tenho um fiat pulse, faróis todos em led, desde os auxiliares aos principais, todas as lâmpadas de freio etc, tudo led... tudo original, mas volta e meia alguém me dá sinal de luz reclamando... ja fui na concessionária, reclamei, colocaram na tal da máquina que regula o foco, diz que ta tudo 100%... detalhe, até a luz alta ele abaixa automaticamente, a pergunta é: por acaso, uma equipe me aborda e diz que meu farol tá desregulado blablabla, corro risco de tomar multa? A pergunta é sincera porque tenho notado nos Fastback, Pulse, Toro, que usam o mesmo bloco óptico, que é bem incomoda mesmo... Sendo nesse caso, um claro erro de projeto de farol... Outro detalhe, tenho um Honda Fit, com lâmpadas halogenas, e é gritante como fico "invisível" no trânsito a noite com aquela luz horrível...já no Pulse, nunca tomei nenhum susto em esquina ou até mesmo na rodovia...
@@bizuariodetransitoÉ proibido, mas se as montadoras multibilionárias colocarem, tá ok. Pq como tudo, ao invés de proibir, não proíbem as que realmente ofuscam a visão e legalizam as que são usadas em veículos zero
@@valerianonegri ele é prf e claro que não irá responder já que esta cansado de saber que tudo isso é balela, eles mutam mais pela cabeça deles do que de fato pelas infrações, já cansei de ver prf abordar um carro e passar na cara deles vários outros cheios de problemas e eles não fazerem nada...
Em 2010 usava nas rodovias federais e estaduais xenônio com temeperatura de cor correta até 4300 Kelvin e ajuste correto do foco, não incomodava motoristas e nem mesmo postos da polícia rodoviária, vai de bom senso e respeito coletivo.
Meu amigo, muito bom seu conteúdo, infelizmente a legislação nem sempre é para nos proteger, no meu caso por exemplo, tenho uma Harley Davidson 2007 que o farol é uma boata na estrada a noite, preciso sempre que alguém com led vá na frente pra poder seguir a viagem. Espero que um dia pensem no motociclista e não em proibir tudo e todos.
Tenho um gol G4 Power 2008 e coloquei um sistema de projetores com led. É um sistema de iluminação muito bom e ele tem um excelente corte de luz que não incomoda quem vem de frente, um sistema de iluminação que é melhor que alguns carros que vem com LED originais mas que é de péssima qualidade. Esperando que em uma nova resolução possamos fazer a legalização do sistema de iluminação.
Parabéns pelo vídeo, foi muito instrutivo e de grande ajuda. Mas fiquei com uma dúvida. As lâmpadas da Philips XtremeVision Pro 150, a BlueVision 3700K, a CrystalVision 4100K são halógenas e de 55W, ou seja potência e tecnologia igual à original. Posso colocar qualquer uma dessas sem ter problemas com a legislação?
Uso h4 de led retrofit na minha moto o corte e a iluminação e perfeita , a iluminação melhorou muito , uso no meu carro tbm ficou top não incomoda e ilumina muito.
Parte técnica e tecnológica já avançou faz tempo e avança cada vez mais, o que não avança nunca é a legislação cada vez mais burocratizada e retrógrada desse país.
otima explicação. Esses dias estava trabalhando ai cai em uma blitz, paguei tudo os documentos tudo a manutenção em dia ai mandou ligar os piscas e era de led falei que era por segurança pois trabalho com o veiculo ai ele falou que nao pode e me multou
Meu carro vinha com xenon original de fábrica, mas depois de um tempo ficava muito fraco e mesmo trocando lampada e reator ele continuava fraco, instalei os LEDs e não me arrependo!
Tenho um celta 2008 a luz original e h4 mas e muito ruim não clarear nada, troquei por led projetor regulei o foco do projetor ficou com a linha de corte perfeita não incomoda que vem de frente ficou bem mais seguro agora consigo ve ate em dias chuvoso,mas não do valor a quem usa Xenon,o Xenon e muito forte pode causar acidente agora o led não e tão forte a ponto de causa acidente
Se o farol não foi projetado pra led e nem xenon os dois podem cegar quem vem contrário, ou vc acha que aqueles detalhes na parabola do farol estão lá só pra enfeite, o xenon se for de qualidade faz menos estrago que o led ainda, tudo vai da regulagem mas se não é projetor retrofit nenhum fica legal.
Eu uso lampada com projetor em uma parati G3 e ela têm a linha de corte perfeita e não encomoda ninguem que vem na direção contraria. Agora já se têm umas que são dois projetores na mesma lampada H4 sendo um para o baixo e outro para o alto.
Na verdade, quando se instala uma lâmpada com emissão luminosa muito maior que a antiga, além da regulagem é claro (que alguns proprietários nem sabem o que é), o problema maior acaba sendo a opacidade da lente (que vai aumentando com o passar dos anos) e da própria sujeira. E isso acaba fazendo que a luz vá em outras direções, causando o ofuscamento. Por isso os faróis de descarga de gás (xenon), exigiam também o lavador.
O problema das lâmpadas halógenas, é o aquecimento excessivo, danificam o farol em função da temperatura e vivem queimando, se passar em água não sobra uma. As lâmpadas Led, são muito mais modernas, não aquecem não deixam a lente do farol amarelado, são resistente a água e com uma durabilidade incrível. O problema do Led é as pessoas fazer a instalação em casa ou oficinas de fundo de quintal, sem a máquina que regula o feixe de Luz. É impressionante o tanto de veículos que circulam nas rodovias com iluminação totalmente desregulada.
Verdade Adilson! Uma halógena normal, em um farol ruim, já ofusca. Imagine apenas fazer a substituição por um LED, com um fluxo luminoso maior, mantendo o mesmo farol ruim. Vira um sol.
Agora também tem os mini projetores, h4, h7, h11, etc... É o formato da lampada, mas com projetor. Pelo que eu vi eles iluminam bem e tem tem o corte perfeito no caso de farol baixo, acho que esses são o futuro no caso de legalização.
A tecnologia que avança a passos largos é a tecnologia da multa, cameras poderosas, infra vermelho, sistemas on-line, etc etc mas pra iluminação do seu carro só pode a tecnologia mais arcaica possível
Sugestão de vídeo esclarecedor ... 😉: ▶️ BIZUÁRIO RESPONDE #011 - Como funciona a modificação de veículos no Brasil, Estados Unidos e Europa? É tudo liberado? ruclips.net/video/mWAHmEWzA7Y/видео.html
Concordo com você, um radar a cada metro. Se o governo não quer que o condutor ultrapasse os 80Km permitido, deve proibir a fabricação e importação de carros com motores que ultrapassam os 80Km, muito fácil resolver isso. Mas por que não tormar essa medida? Simples: porque o governo quer dinheiro e não redução de velocidade.
@@bizuariodetransito A unica diferença é que se tu quiser um carro com tal tecnologia nesses países ainda é bem mais de boa pra trocar de carro, agora aqui, quem sabe se der duro no trabalho um dia tu compra um Kwid. 🤣🤣
Pra "ferrar o cidadão", os investimenros no Brasil são altos... Fomos os pioneiros, na década de 90, a termos lombadas eletrônicas, instaladas inicialmente em Curitiba!
Existe uma grande diferença na qualidade da luz led. É o futuro, tem baixo consumo de energia e vida muito longa. Mas o ideal é que o carro seja homologado de fábrica. Me refiro ao projeto ótico do farol, onde a lâmpada tem que atender os requisitos e normas. O problema é que o pessoal quer usar lâmpadas baratas que nem sempre iluminam o suficiente para o motorista e pior ofuscar outros motoristas. Um farol é projetado para uma característica específica de altura e diâmetro do bulbo e como a lâmpada distribui o fluxo luminoso no refletor do farol. Por isso a simples troca não funciona bem. Além disso os faróis mais potentes, led ou xênon também tem outros dispositivos obrigatórios como lava farol, ajuste de altura automático e chaveamento automático para detector de veículos no sentido contrário. Coisas que um carro equipado com lâmpada halogena não tem. Na minha opinião compre uma lâmpada homologada e de boa qualidade. Não gaste dinheiro para ficar bonitinho e prejudicar outros motoristas. Um dia os fabricantes vão fabricar lâmpadas led homologadas.
As lampadas h4 LED com mecanica 1:1 em relação as lampadas halogenas não tem o porque de serem proibidas. A tecnologia evoluiu e a legislação está desatualizada. testei em moto e carro antigo e novo e os resultados são iguais aos apresentado nesse video. Parabéns pela otima explicação e conhecimento sobre o assunto.
Olá Geovane! Obrigado! De fato, existem lâmpadas LED, de base H, muito boas. Porém, a maioria excede em muito o fluxo luminoso das lâmpadas originais. Daí qualquer sujeira ou opacidade na lente, farol desregulado, ou mesmo uma carga mais pesada no porta-malas, transforma a luz baixa em luz alta. Esse é o risco!
@@bizuariodetransitoburrice do governo. “Ain uns fazem e todos tem que pagar”. Alguém que faz isso com os filho pode me dizer se funciona? Se um faz errado todos pagam? É muita burrice do governo!
O foco vai bem na mira do motorista na tua direcao eu sei porq eu passei por isso e inclusive farois e muito ruim pra quem ta vindo no lado oposto nao e so a lampada e o conjunto do farol tem q ser adaptado para farol de led
@@jackfelberbaumneto8205 Farolete não ofusca ninguém, lâmpada de led nos faróis principais de qualidade não ofusca , uso hj o k7c 150 watts na cor 4300 k , bem regulado , a linha de corte é melhor que a halógena , na neblina , na chuva , no seco , não tenho mais problema, hj gosto até de viajar a noite .
Vídeo bacana, bem intuitivo e dinâmico ao assunto. Também sou entusiasta no quesito luz automotiva, até mais do que outros acessórios e mudanças como som, rodas e motor. Nossa legislação corre atrás de tanta coisa e não ajuda muito, no quesito luz fizeram tanta mudança que serviu apenas pra carregar nossa legislação de mais páginas causando dúvidas até em quem vive do ramo, seja comercio ou até agentes de trânsito. Do jeito que o governo é, acho mais fácil proibir de circular alguns carros mais velhos ou inventar algum imposto novo do que ter LED de forma legal. A não ser que troque o governo por outro de mais visão. Ainda bem que os fabricantes tem investido em lâmpadas halógenas com recursos de melhor iluminação, eu mesmo tenho utilizado Osram, continua na lâmpada normal que esquenta mas pelo menos tem mais luz de forma legal no padrão original do carro.
Olá Johnny! Muito Obrigado! 🤝 O LED está tomando espaço aos poucos nos veículos originais. É uma tendência irreversível. Mas o retrofit para os veículos mais antigos também terá sua hora.
em breve serão obrigados a liberar devido a oferta que será mais de led do que halogena, o mercado se adaptara para ter lucro e não vamos mais encontrar com facilidade as lampadas halogenas.
Eu fiz esse teste quando instalei o led realmente e muito ruim pra quem vem de encontro, mais se instalar e levar em oficina q tem o equipamento pra regulagem de farol fica ótimo pra quem dirige e pra quem vem de encontro, problema é q tem poucas oficinas com esse equipamento, não estou ganhando nada pra falar, mais nas oficinas da porto tem e se for só pra regular hoje uns 40,00 e toda vez q trocar tem q regular isso é até pra lâmpada halógena,
Quase instalei led ontem.. Ainda bem que vi esse vídeo. E em relação ao farol de milha? posso instalar no meu carro? tenho um versa 2017/18 que não veio com esse tipo de iluminação
Olá Cesar! Farol auxiliar de milha (longo alcance) não. Mas talvez seja possível instalar farol auxiliar de neblina, que algumas versões do Versa possuem. Nesse outro vídeo do Canal tem mais detalhes: ruclips.net/video/cWdVy1UOXgI/видео.html
Outra Duvida o Artigo 11 da 970 Fala o seguinte : "A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo". Um exemplo a MT 03 no modelo 2024 fala em LED no farol e setas , A 2019 Fala em H4 no farol e setas, é a mesma moto somente atualizou a tecnologia da iluminação , estar na literatura do fabricante , nesse caso seria irregular a troca da iluminação halógeno da MT 03 2019 por LED ? Veja que o entendimento referente ao artigo da lei anterior mudou, visto que hoje a lei atual fala sobre constar na literatura do fabricante a iluminação de tecnologia diferente expressão "se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo" que não constava na lei anterior.
Exato Jocelio! Se o fabricante disponibilizar a peça de uma versão da MT 03 para outra versão de outro ano, está tudo certo. Mas essa possibilidade tem que estar clara. A melhor maneira de saber é perguntando em uma concessionária. E se a peça original nova entrar no lugar da antiga sem nenhuma necessidade de adaptação, tá valendo. Nesse outro vídeo eu falo de forma bem específica sobre isso (Pergunta 2): ruclips.net/video/hKAfMxdgcg4/видео.html
Eu uso led em um carro que não tinha originalmente e pra mim valeu a pena. Certificando que a linha de corte fique igual a original (leds de qualidade) e regulando corretamente a altura do facho, a segurança abordo fica absurdamente maior! Usava philips ultinom na moto também, e não me arrependo, em 5 anos tomei uma multa só.
os caminhoes mesmo que venham de fabrica prejudicam em muito a visibilidade nas rodovias por serem mais altos..se uns podem usar , todos tem direito tambem..
Na verdade, a maioria dos caminhões atuais tem o farol principal de luz baixa em altura muito semelhante aos automóveis e caminhonetas mais comuns. Inclusive, a Res. 970/22 sequer separa os veículos quando fala da máxima e mínima altura. Até porque o farol de luz baixa não funciona muito bem se estiver em posição muito alta.
eu moro no interior de pernambuco, coloquei um projetor de Hilux no meu voyage, quase sofri acidente várias vezes por não ter iluminação em várias estradas aqui e ter muitos animais soltos. Depois do projetor eu nunca mais tomei sustos, graças a iluminação do carro que melhorou 200%
Pergunta rápida: O que é mais perigoso ao dirigir em uma estrada: Lâmpadas de LED ou rodovias esburacadas e mal sinalizadas? Faça um levantamento de quantos acidentes são causados por conta de má manutenção das estradas, má sinalização e buracos na pista e quantos foram causados por conta que uma lâmpada de LED comprometeu a visão do motorista que vinha no sentido oposto. Pois é... Eu acho absurda essa proibição, desde que a lâmpada seja de boa qualidade como da Osram, Phillips e Cinoy e estejam devidamente reguladas eu não vejo problemas em tê-las no carro.
Gostei do vídeo. É compreensível a regulamentação para o trânsito não virar terra sem lei, mas é absolutamente revoltante nossas leis serem tão arcaicas. Led é uma tecnologia muito mais eficiente e não é permitida a atualização dos veículos antigos. Você compra o veículo, paga imposto todo ano, e não pode fazer nada, mesmo que a troca melhore sua segurança.
Na verdade, não deveria ser proibido.. e sim, fiscalização. pegou desregulado multa e pronto. vejo sempre carros com lâmpadas originais de fabrica, e cegando o motorista contrario. isso quando não vejo carros na estrada que está com um alto e outro baixo. por isso eu acho que não deveria proibir e sim fiscalizar.
O Brasil é o único país do mundo que proíbe mudanças de lâmpadas no sistema de iluminação dos veículos, no restante do mundo é liberado. O Brasil é o único lugar que proíbe a alteração das arcaicas lâmpadas halógenas por Led e pelo antigo gás de Xenônio que nem é mais usado. Essa legislação está parada nos anos 80, isso é ridículo e não faz sentido nenhum. Aqui o estado quer mandar em uma simples lâmpada que vc vai usar no seu veículo, tudo é burocracia e ganho de dinheiro.
Olá Fernando! Obrigado pela participação! Não quero ser estraga prazeres, mas essa informação que em qualquer país do mundo a troca de lâmpadas é liberada é falsa. Inclusive é o contrário. O Brasil era um dos únicos países que permitia mexer no sistema original. E agora não mais, acompanhando a legislação dos países mais sérios. Como diria um amigo meu: "A cigana te enganou".
@@bizuariodetransito Olá! Huuuuummmm, estranho isso. Não é isso que vemos nos Estados Unidos e no Japão por exemplo, a customização é forte e vemos diversos carros antigos utilizando faróis de Led e gás de Xenônio. Amigo, pelo jeito você concorda com essas proibições e eu respeito sua opinião. Mas você há de convir comigo que o Led é ilumina muito mais e é muito mais seguro que uma lâmpada halógena. A questão do Led suposta cegar está muito mais relacionada à qualidade de fabricação (as lâmpadas paralelas de baixa qualidade não prestam mesmo), à quantidade Kelvins e quantidade de Lúmens que se não estiverem na proporção certa podem sim prejudicar o condutor que vêm do lado contrário. Sendo assim, o correto seria regular a fabricação das lâmpadas determinado um padrão mínimo de qualidade e com as especificações corretas que atendessem o mercado brasileiro. E isso se aplica ao conjunto ótico também, veja que hoje as montadoras vendem porcaria com preço absurdo dentro do Mercado nacional e governo aceita, independentemente de quem estiver no poder. Isso é correto?! Creio que não. Pra terminar digo que o que trás mais insegurança para todos os condutores são as péssimas condições de rodagens e iluminação das estradas brasileiras!
Olá Fernando! Sim o LED "correto" é excelente. Inclusive falo isso na última parte do vídeo. Eu usaria sem problemas. Mas o homem é o lobo do próprio homem. E a única justificativa para o LED retrofit não ser o permitido ainda em todos os países que seguem o padrão do Regulamento nº 48 da ONU (incluindo o Japão) e o padrão da FMVSS nº 108, expedida pela NHTSA (espécie de Contran dos Estados Unidos), é a falta de informação dos proprietários em geral e a tendência a "inventar" modas, como a instalação de lâmpadas xing-ling, adquiridas na internet, e instaladas na garagem de casa, seguindo a orientação técnica de um en"j"enheiro em algum vídeo recebido pelo WhatsApp. Foi por esse motivo que as modificações foram proibidas (primeiro o xenon em 2011, e agora em 2021 todo o resto). Sobre o Japão não sei. Sei apenas que eles gostam muito de mexer na suspensão, motor e aparência geral do carro. Mas não achei nada sobre faróis. Já nos Estados Unidos, o mercado de tuning e outras transformações é realmente forte. Mas quando se fala em iluminação, a NHTSA é muito mais chata (e mais atrasada) que os Europeus em termos de inovação. Recém agora em 2022 eles aprovaram a fabricação de veículos com faróis adaptativos, por exemplo. Coisa que existe há muitos anos em todo o mundo. A NHTSA também veta o uso de fonte LED ou descarga de gás em faróis projetados para outra tecnologia (como é no Brasil e resto do mundo). Então, o fato do camarada colocar um farol de LED no seu Buick 1951 (o bloco todo, compreendendo refletor, lente e a fonte), não quer dizer que ele vai poder circular livremente em qualquer dos estados. Talvez alguns sejam mais permissivos, e outros não.
Alvaro, gostei tanto do seu comentário que vou dedicar um vídeo só para explicar o art. 13. Mas já vou te adiantar: o que está escrito lá não tem nada a ver com o Inmetro. Que, aliás, nem tem programa de certificação para LEDs automotivos (só para LEDs residenciais).
O art. 13 diz o seguinte: "Serão aceitas inovações tecnológicas, ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nesta Resolução, desde que sua eficácia seja comprovada mediante certificação ou legislação internacional reconhecidas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União." O órgão máximo executivo de trânsito da União é a Senatran, órgão responsável pela homologação dos novos projetos de veículos, e que pode aceitar inovações tecnológicas propostas pelos fabricantes, mesmo que elas ainda não estejam normatizadas no Brasil. Um exemplo clássico são os freios com ABS e AirBag, que mesmo antes de serem regulamentados no Brasil, já estavam presentes em vários veículos fabricados aqui. Ou então o farol laser, já presente em versões mais caras da Audi, BMW, etc, importadas para o Brasil e também sujeitas ao processo de homologação, que culmina com a emissão do CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito). Vou explicar melhor no vídeo.
Com tantos carros sendo lançados com versões halógenas e outras com farol de LED, como os agentes de trânsito conseguem diferenciar um LED de fábrica de um farol com LED colocado depois? Os agentes têm algum catálogo para consultar rapidamente durante a abordagem se o carro já vem com LED de fábrica? Estou imaginando um PRF vendo 3 Corollas passando pelo posto: um Altis 2018 da geração passada, um XEi 2024 e outro Hybrid 2020, todos os 3 com LEDs, sendo que 2 são de fábrica e um é adaptado. Isso sem falar nos Polos, Compass, Civics etc.
Mesma dúvida aqui. Peguei uma multa com meu HB20 por estar com Led, sendo que o mesmo modelo possui a versão topo com Led original. Fico imaginando, como eles sabem os modelos que têm ou não led de fabrica...
Olá Bruno! Ah, sim, essa pergunta já me foi feita várias vezes. Mas para a PRF não é um problema muito grande. Uns 80% dos LEDs ou xenon caem no exame visual, onde o proprietário instala uma lâmpada com essas tecnologias, porém usando um soquete H (de lâmpada halógena), o que é facilmente visível pelo lado de fora nos faróis sem projetor. E se for farol com projetor, onde não dá para enxergar a lâmpada por fora, basta erguer o capô e olhar por dentro. Bem tranquilo. Não precisa nem desmontar nada. Outros veículos vão exigir uma pesquisa um pouco maior no manual do fabricante, no Google, ou na rede de cooperação online que há entre os agentes (naturalmente) e até mesmo a abordagem de outro veículo de mesmo modelo e versão, para comparação. E se a dúvida persistir (em raríssimos casos), o veículo é liberado. Por outro lado, para quem trabalha com veículos e vê milhares por dia, qualquer coisa fora do padrão chama muito a atenção, especialmente os LEDs xing-ling instalados em faróis inapropriados. De longe, a diferença para os LEDs originais é gritante (para os olhos experientes, é claro).
@@bizuariodetransito o ruim é quando a multa é aplicada de longe (que foi o meu caso) sem nem ao menos parar o veículo para checar (led com projetor e farol completo de outra versão do veículo).
Então a abordagem é feita com base na experiência do agente. Acredito que a legislação vai ser alterada no futuro para permitir a alteração da lâmpada para LED quando existir algum controle de qualidade com testes padronizados em que serão aferidos o brilho e a linha de corte de cada lâmpada dentro de cada modelo de farol. Quando chegar no final da vida útil desses farois de fábrica e eles começarem a queimar, vai ter muita gente que vai ser pega de surpresa ao descobrir que tem que substituir o projetor com o chip de LED integrado ao invés de só trocar uma lâmpada, igual aos farois halógenos.
Sempre usei xenon e nao abro mao, ja fui multado 3 vezes e continuo usando . A ultima vez fui parado pela PRF ...eles fizeram eu tirar os xenon que eram no milha e no farol normal....ainda fizeram eu trocar as lampadas de ré. Fiz troca apos me.apresemtar em qualwuer posto , que eles dao um prazo de 5 dias , apos isso , recoloquei tudo de novo .
Eu tenho uma duvida muito grande que você acabou não abordando no vídeo, é sobre iluminação led nas setas, por que elas são proibidas? Elas não tem brilho forte a ponto de cegar ninguém, o brilho não precisa ser bem distribuido a ponto de ser um farol, e elas não tem capacidade de alterar a estetica do veículo a ponto de tornar ele irreconhecível.
As luzes indicadoras de mudança de direção fazem parte do sistema de iluminação do veículo e dessa forma também não podem ter a tecnologia original alterada.
Apesar de não ter, especificamente, falado da iluminação de LED em setas, a proibição paira sobre alteração do SISTEMA de iluminação e SINALIZAÇÃO, ou seja, engloba também as setas. Art. 230, XIII (com luz neon, LED, etc, na parte de baixo do veículo, OU EM OUTRAS PARTES - MBFT - 667-00).
Resolução CONTRAN 970 Art. 11. A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo. Se a tecnologia do seu veículo é halogena, só pode utilizar halogena, se alterado para tecnologia LED estara configurando alteração no sistema de iluminação, art. 230, XIII do CTB.
Exatamente! Como foi dito logo acima: nenhuma lâmpada pode ser alterada, para outra tecnologia, em nenhuma parte do sistema de sinalização e iluminação. E, embora o LED seja mais forte e tal, a lâmpada original já cumpre sua função perfeitamente (na forma prevista pela norma). Alterar ela vai gerar somente um efeito estético (e uma possibilidade de uma futura multa).
@@bizuariodetransito poxa, pelo menos as setas led podia ter exessão levando a moto, fazendo revisão e tendo a aprovação do detran ne, como você disse é so estética, e nem descaracteriza o veículo, enfim.
Tô usando led de 4 anos, carro com projetor, já fui várias vezes para o sul e para o Rio de Janeiro, sempre viajando a noite e nunca deu nada. Tem várias variáveis pra evitar problemas, eu sempre regulo o farol carregado e vazio.
Rapaz Marcelo parabéns pel vídeo explicação e por ser PRf isto que mais chamou atenção em assistir eu já tinha perguntando sobre led com amigos policiais. E sabe oque gostei e teu bom senso é pessoal e profissional . Agora eu pude ver que vcs polícias sabem que led de qualidade e fabricao profissional e ótimo principalmente para as motos . Eu comprei o h4 projetor que possui corte de luz e teste . Realmente faz muita diferença e como sei bem regular co segui obter distância com clareza e não ofuscar ( cegar quem vem contra) e voltei ao halogino original pq como amigos poliicia explicou. Espero que a tecnologia de faixa e corte e + ! Simplicidade da leis e lamapa led possa ser só trocar e pronto . Claro que precisa. Fazer regulagem tbm seja haloginos e led ambas ofusca desregulado. No.meu carro não preciso de led pq bem regulado e espelho bom + o rele já faz ficar super longo . Já as moto sim mesmo.com reles não clare como deviam . Parabéns Marcelo ótimo video
Muito bom o vídeo, parabéns pelo conteúdo. O Contran é muito lento nas tomadas de decisões técnicas. Umas sem sentido algum são proibitivas, quanto outras não avançam junto com a tecnologia. Lógico que colocar LED sem o farol, deve ser ao menos vistoriado por um órgão certificado, para que a emissão de luzes seja a correta, muito por segurança. Mas hoje tendo carros de mesmo modelo, um com lâmpada halógena e outro com LED de fábrica, o LED é muito mais confortável para dirigir. Estou aguardando esses LED retrofit disponíveis para o Brasil.
Olá Frederico! Obrigado! Vamos torcer para que a regulamentação venha logo. No momento, só a Alemanha e mais uma meia dúzia de países (incluindo o Brasil) estão estudando a possibilidade do retrofit.
Eu tenho que usar, porque minha moto ja saiu de fabrica com um péssimo farol, é pra minha própria segurança, mas também penso em quem vem na direção contrária, penso em colocar um Mini projetor por conta do corte perfeito no farol baixo
Os LED's retrofit já chegaram aqui faz tempo. E de todos os modelos (H4, H7, H11 etc..), com e sem projetor, com bom índice de iluminação, linha de corte etc. Creio que a mesma resolução 970 cita que em modelos poderia instalar LED´s se já tivesse indicação nos manuais dos fabricantes. Como é o caso de reposição e em diferentes versões de um mesmo modelo de um fabricante. Por exemplo, vc tem o veículo luxo, oi médio e o simples, mas a construção é a mesma, o manual do veículo é o mesmo, e como reposição informa que pode ser LED em alguma das lâmpadas halógenas. Cito como exemplo a linha Jeep Renegade Longitude, alguns saíam com H4 halógena, outros LED´s, mas no manual do veículo não faz essa distinção, e cita como reposição LED. Seguindo o manual do veículo, troquei a lâmpada H4 por uma LED miniprojetor, com a regulagem feita corretamente para não cegar ninguém, linha de corte perfeita etc. A diferença é gritante, muito melhor iluminação, linha de corte etc., lembrando que o veículo ainda possui ajuste motorizado do farol. Essas lâmpadas LED´s vieram pra ficar e não adianta nossos legisladores, talvez movidos por algum tipo de lobby, remarem contra. É melhor liberar, homologar, criar normas, testes e ensaios de fabricação e instalação do que proibir. Qq lâmpada LED hj em dia é 10x melhor que qq halógena. Abs!
O problema é andar com o farol desregulado, ofuscando os outros, tenho led amarelo no meu com a linha de corte correta, se colocar um projetor, o corte da luz fica perfeito
Coloquei no meu carro e ele tem uma espécie de casulo pra lâmpada,pois ele tem ajuste de altura eletrônico,la dentro do carro,com isso nao da pra ver o led, pois ela fica totalmente escondida...Vamos ver,vai ficar la ate eu ser multado,pois paguei mais de 500 reais
Numa blitz da PRF analisei a seguinte situação. Um Corsa bolinha um Uno e um Gran Siena os 3 com LEDs porém os dois primeiros veiculos que sitei estavam com LEDs de má qualidade e ofuscando até a mim que estava num caminhão, imagina os agentes que estavam em solo. E os dois foram parados. Ja o Gran Siena estava com os farois regulados e com foco, passou batido. Ou seja muitos agentes irão usar de bom senso muitas das vezes e não vão te encomodar se vc estiver com seus faróis leds visando segurança para todos. Mesmo estando irregular. Isso é uma questão de bom senso. Sempre usei LEDs a anos em viagens e tals e nunca tive problemas muito pelo contrário me traz segurança e segurança para as vias também . Pois uso LEDs de qualidade.
Excelente conteúdo, parabéns. Em todos os carros e motos há quase 2 anos utilizo o led retrofit. Aquele em que o foco e linha de corte é exatamente igual a halógena. São lâmpadas mais caras mas que entregam segurança tanto para o condutor quanto para todos os outros da estrada. Já utilizei em hb20, saveiro, duster, biz e cb twister sempre bem regulados para não ofuscar e nunca tive problemas na fiscalização. Aguardo o dia que poderemos regularizar da maneira correta e sim proibir leds baratos inferiores que não presta. Até lá corro o risco de uma multa de 195 reais mas que é mais barato que rasgar um pneu de 450 reais em um buraco por falta de iluminação.
Falou tudo mano,tudo!!!!Cortei um pneu aro 17 do qual parcelei em 24x,meses de uso passei em um buraco e perdi o pneu,pois não enxerguei nada com esse lixo de lâmpadas!!! Coloquei led Osram em tudo,menos na alta vamo vê se melhora e prefiro pagar a multa tbm do q outro pneu caro
Que pena que ainda não foi permitido o seu uso para veículos mais antigos pela legislação brasileira. É tão mais seguro dirigir com luz LED. Evitaria tantos acidentes. Nunca sabemos o que está pro trás dessa proibição. Vamos torcer pela sua liberação para instalação em veículos mais antigos o quanto antes. Obrigado pelos esclarecimentos. Abraço!!!
Realmente o seu vídeo é maravilhoso. Muito obrigado pela belíssima aula. Parabéns. Eu estava pensando em trocar as lâmpadas do meu novo HB20 2024 e agora vou ficar queto.
🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻
----------------------------------------------------------------------
➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 ruclips.net/channel/UCmGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYgjoin
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/
----------------------------------------------------------------------
Lâmpada Super Branca?pode mesma tecnologia da alogena!
questão ambiental economizar ciclos de baterias! envia o pedido de avanço para o congresso! Nova cg 160 vai vir com led
Tenho uma dúvida, lâmpadas conhecidas como super brancas são halógenas,no caso não deveriam ter problema com fiscalização,e outra dúvida,eu tinha um carro legalizado iluminação no documento,fui parado pela PRF e multado pq tinha nos milhas,a policial falou que faróis ax não faz parte do sistema de iluminação,isso procede?
😅@@Xtremygarage
@@Xtremygarage Nesse caso não deveria ter sido multado. Os faróis auxiliares fazem parte sim do sistema de iluminação do veiculo. Sobre a troca da super branca , se a mesma é halógeno e da mesma potencia presente no manual é permitida a troca sim pois não estar alterando tecnologia e a cor emitida estar dentro da tabela de cores de emissão da resolução.
O governo também deveria ser multado por deixar as vias com tantos buracos! Uma verdadeira vergonha!
Aqui no estado do Maranhão as Estradas é só buraco em alguns trechos crateras enormes ,, então a melhor opção pra uma iluminação de qualidade e que vai te dar segurança é o led sim.. O mais interessante é que vários carros novos agora já saem de fabrica com leds super potentes a exemplo a Hilux que é tão forte a noite que te deixa cego, então não tem Coerência essa lei ,, na verdade não querem proteger vida nenhuma e sim arrancar mais dinheiro do Brasileiro.
Acredito que a Hilux que lhe cegou estava com o farol alto acionado (ou estava com led xing-ling, que é bem comum).
O LED baixo original não cega ninguém na luz baixa.
É impressionante a falta de respeito de UMA BOA PARTE DOS "CONDUTORES " que tem carros grandes, eles não baixam os faróis, se acham superiores. Na última viagem que fiz, foi a noite e por muitas vezes tive que reduzir bastante parar no acostamento por conta do ofuscamento. Estou evitando de viajar a noite.
Outra coisa. Regulamentar individualmente cada veículo. Fonte de arrecadação... Deveria ser assim: o imetro faria os testes de segurança e se aprovado poderia equipar QQ veículo. Mas aqui é o país da burocracia e da e da sacanagem. É bem triste isso. Por exemplo. Se eu posso rebaixar o veículo utilizando determinado equipamento e regularizar, porque TODOS precisariam de verificação? Aí vem a desculpa que precisam ver se foi feito no padrão etc. Ora. Então precisariam ver todas as manutenções de segurança se foram feitas no padrão utilizando as peças de modelo original. Como troca de pastilha de freio, pivô etc. É só desculpa para poder cobrar.
Ótima explicação. Apesar disso tudo, indico os Leds da Dawnknight, modelos K5C de 4300k(quase a tonalidade original). Uma das melhores linhas de corte do mercado. Mas mesmo assim, a parábola do farol precisa ter qualidade e a lente do farol não pode estar amarelada ou "craquelada"(efeito do sol no plástico que ocorre com o tempo). Faróis também precisam estar SEMPRE REGULADOS. Tenho esse led no meu Gol G6, na baixa, alta e neblina. Nunca me incomodei. Mantenho faróis sempre limpos e alinhados, afinal, não estou sozinho na estrada.
Pode falar oq quiser eu vou continuar usando led sim, iluminação muito melhor e pode salvar uma vida, e minha vida vale mais do q uma multa e alguns pontos na carteira
Ou tirar um vida, dependendo do LED...
@@bizuariodetransito se o led estiver desregulado ss mais tando regulado é outros 500
Não sendo led cavalinho efeito dia no olho de quem vem kkkkkkk
Led é muito superior, comprei hoje um projetor pra botar na moto pq não dá pra ir com lâmpada convencional em rodovia a noite, não dá pra ver nada
Eu também uso led nos meus 3 carros e não tiro , a segurança é prioridade a visão de distância e abertura mais abrangente onde o campo de iluminação é bem amplo e acho bobagem retroceder para halogena...e só uso as mais top .
@@RafaelSouza-h1fn tem isso de regulagem se o led for vagabund0 sem corte de foco n, cega todo mundo q vem sentido oposto do msm jeito, por isso tem que ser um bom modelo com o corte de foco (até barato chinês tem muitos com foco e corte bem feitos, eu msm tenho um guardado desde 2022 q tinha o corte mais preciso q halógena mas tive q remover qnd ficou proibido o uso).
Seu vídeo é ótimo!!! Explica exatamente tudo, legislação, construção da lampada, refração... Tb sou um entusiasta do led. Tenho um Jetta 2017 com farol de parabola e lampadas halógenas. Logo wuando peguei o carro, troquei as lampadas por led. Ate chegar no led que uso hoje, foram seis pares de marca e modelos diferentes. Hoje utilizo a K8C mini da Dawnknight. O corte é identico, nao acusa no painel e a iluminação é outra! Tanto que ja fui parado em blitz e nunca queationaram. Temho muito mais segurança pra dirigir a noite. Pena que desta forma nao estou dentro da legislação. E até concordo que nao dá pra liberar. Tem muito led por aí que só faz ofuscar. Torço pra que um dia as coisas mudrm e o led seja regularizado. Até lá vou correndo o risco de ser multado, infelizmente.
Sou favor do uso de LED mas de leds de boa iluminação e que não venha a incomodar os condutores que vem de frente.
Uso leds em meu carro e tenho fé que saí uma nova resolução que possamos legalizar o nosso sistema de iluminação em LED.
Brasil sendo Brasil, invés de aposentar a obsoleta halógena e regularizar de vez o LED, o qual tem muito mais benefícios quando dentro das normas de fabricação! 🤷🏼♂️🤷🏼♂️
Sobre a legislação em outros países, morei no Japão por 12 anos, e lá é bem claro, a cada dois anos é feita a inspeção veicular no veículo, varios itens são checados, e o farol esta neles, o que precisa é estar regulado, e dentro de no maximo, 6000 kelvin de cor, se usar uma lâmpada sem qualidade que manda luz pra qualquer lado, não passa
Olá Leandro!
Positivo! O Japão está bem à frente do Brasil nesse ponto.
Obrigado por compartilhar essa informação!
A explicação sobre os faróis serem proibidos vc explicou ! Mas é inexplicável as luzes de sinalização como setas e freio entrarem nesse balaio. Para mim é quanto mais proibição, mais é arrecadação com multas .
Olá Diego!
Os dispositivos de sinalização (lanternas) são dispositivos de segurança ativa que emitem mensagens entre os condutores, pedestres, ciclistas, etc.
Logo, precisam emitir as mesmas cores, nas mesmas intensidades, em posições parecidas e, se piscarem, tem que ser na mesma frequência, de forma que qualquer pessoa entenda imediatamente o que está acontecendo.
E isso vale a nível mundial, especialmente naqueles países signatários da Convenção de Viena para o Trânsito Viário.
Então, não dá para qualquer "mexânico" ou "enjenheiro" ficar alterando ao seu bel prazer, só para ficar mais bonito ou coisa parecida.
Guilherme, interessante essa tua lógica: policial certo é aquele que passa a mão na cabeça do infrator e policial ruim é aquele que segue a legislação.
Só por curiosidade, na sua profissão de músico você adota a mesma lógica? Ou seja: músico bom é aquele que erra as notas e músico ruim é aquele que acerta as notas?
Está dando certo?
Abraço!!!
Acredito que se todos usarem led de boa qualidade nao traz riscos pra ninguem, um exemplo é o led H4 da phillips, iluminaçao identica a original com muito mais qualidade
Rapaz eu tenho um prisma 2010 ( frente de celta ) que com halogenas só conseguia ver até uns 7 metros. Coloquei um projetor universal 8.1 no farol e uso led, porém regulado pra não causar incomodo aos demais condutores e rapaz melhorou 100% a visibilidade
O pior dos problemas nem sempre é apenas a qualidade dos leds, e sim a regulagem do farol. Muitos usam pela beleza e pouco se importa com qualidade ou regulagem dos faróis. Sempre usei em todos meus carros, mas tbm sempre me preocupei com qualidade e regulagem dos farois. Além da beleza está a segurança ( MINHA E DOS OUTROS )
Sim Danillo!
Tanto a regulagem, quanto ao grau de opacidade da lente, que influencia muito na (indesejável) dispersão da luz.
Dois pontos frequentemente negligenciados.
O SEU CANAL É BACANA IRMÃO NADA CONTRA O PROBLEMA É O NOSSO SISTEMA
Tenho um Vw Up, e à uns 2 meses, fiz instalação de projetores nos faróis. Melhorou 100% a iluminação do carro sem afetar absolutamente ninguém que vem no sentido contrário. Questão de 11 dias, foram 2 multas de 195 reais. Optei por comprar novos faróis e usar as amarelas de volta. O que acho nisso tudo é que é um tremendo absurdo, pois fiz uma modificação que melhorou absurdamente a minha visão das vias sem atrapalhar ninguém que vem no sentido contrário. Por enquanto, uso as amarelas originais, mas comprei uma lâmpada H4 que já tem projetor embutido e acende amarela. Vamos ver se vai passar batido, já que o farol em sí, se manterá original.
Onde vc comprou essa amarela mano tem link?
@marceloconstantino8599 também interesso
Manda link ou nome do produto e a loja?
Eu coloquei led por questões de segurança, ao dirigir com as halógenas, as placas refletivas da rodovia davam muito reflexo, principalmente aquelas placas de seta que acompanham toda a curva e isso me deixava totalmente cego dentro das curvas, já com os Leds, sinto que não tenho uma iluminação tão distante, principalmente em dias de chuva, mas resolveu o problema dos reflexos
Mas e o artigo 13 da resolucao 970 permite inovações tecnológicas se comprovada a eficiência.. e agora?
Olá Nogueira!
A resposta à sua pergunta está nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/4EocSkaFx6E/видео.html
Parabéns pelo vídeo, muito didático e muito bem explicado, tenho um Ford Ka e a lâmpada original é horrível, coloquei um da techone que é uma marca brasileira mas que já tem muita tecnologia e produz esse modelo "retrofit", melhorou 100% a iluminação do meu veículo com linha de corte igual a original, tanto na cidade com estrada nenhum motorista fica cortando luz, espero chegar o dia de poder regularizar, como mencionou a tecnologia só evolui e podemos ter mais iluminação com segurança.
Obrigado Ernesto!!
Não pode usar o LED pq cega o motorista q vem ao contrário, aí depois q paga a taxa do Detran nao cega mais 😂
Não meu filho!
Desde 2021 ninguém consegue mais regularizar, mesmo que queira.
Nem Detran dará a autorização prévia e nem o Inmetro fará a inspeção para obtenção do CSV.
Verdade,pagou,pode cegar o motorista tranquilo....dá-lhe Brasil
Eu uso leds nos faróis do meu carro , no baixo alto e nos neblinas porém eu tive o cuidado de ajustar o corte do farol para não ofuscar a vista de ninguém pq até uma lâmpada halógena pode ofuscar a visão de outros condutores se estiver desregulada, fora que com os leds o consumo de energia é muito baixa e esteticamente bem mais bonito e ainda não esquenta assim conservando por muito mais tempo as lentes dos faróis que hj são de polietileno se eu não estou enganado , eu sempre usem Xenon e quando lançou o led eu passei a usar leds e sempre regulado e sabendo usar para não incomodar ninguém, meu lance é de visibilidade bom acima da média e estética e nada a mais do que isso , meu carro tem lampadas h7 para os farois baixos e essa lampada h7 eu coloquei lamoda dual color que vc muda a cor desligando e ligabdo os farois em sequida , h7 com duas cores amarela 3000k e branca 6000k ou seja ate em neblina eu to bem equipado e sempre regulado para nao incomodar ninguém
Estão tão preocupados em multar quem melhora a iluminação do seu veículo, mas absolutamente despreocupados com a qualidade das estradas. Andar pelo interior das cidades ou mesmo em rodovias sem uma iluminação adequada, é certeza de cair em vários buracos e acabar quebrando as rodas, mas quem disse que estão preocupados com isso, querem arecadar com multas e mais multas.
Acrescente aí o ofuscamento causado por LEDs de baixa qualidade, instalados em faróis turvos e que não são regulados à muito tempo. Um verdadeiro perigo!
É como eu sempre digo: "Ótimo do lado de cá do volante. Mas péssimo do outro!"
"Farinha pouca, meu pirão primeiro...".
@@bizuariodetransito então vamos punir a todos por culpa de alguns poucos? Que fiscalizem a qualidade das lâmpadas, dos faróis, que verifiquem os níveis de lúmens, se o corte da lâmpada está de acordo, mas não, que todos que não tem dinheiro para comprar um carro do ano com boa iluminação andem de luz amarela que mal ilumina as centenas de milhares de buracos em todas as rodovias.
Concordo, comprei um projetor de led que consigo regular e deixar o faixo de luz baixo, porém infelizmente muitos não se importam em deixar a regulagem ok e assim podemos dizer que por culpa de 6 laranjas podres pagaremos caro
Certo me tira uma dúvida meu carro sai na versão completa com led porém no meu veículo é versão intermediária e uso led de alta qualidade e com regulagem e corte de luz e também meu veículo tem regulagem de altura eletrônica e conta no manual do veículo tem que o carro possui lede e também tem deflector direcional no farol original de fábrica então não se aplica alteração de características por constar no manual?
@@danilobricidio9156A Lei fala que é proibido alterar sistema de iluminação de fábrica para o veículo. O farol é composto pelo conjunto optico que seria o refletor e a lâmpada. Se o manual do seu carro é geral para o modelo e contempla Led então basta trocar o sistema de iluminação pelo do modelo premium. Trocar só a lâmpada não é trocar o sistema. Lembro que isso tá na lei. Não é o que eu acho. Grande abraço
O negócio e comprar ou investir um pouco mais e colocar projetor. Ai simm vc dificilmente vai encomodar quem vem da direcao oposta... uso e nunca tive problema...
Analisando no geral, você compra o veículo, paga IPVA, LICENCIAMENTO, SEGURO OBRIGATÓRIO, MULTAS, Tem a permissão de dirigir, mas nada te pertence, pois uma pelicula no vidro lateral que passe dos 70% , uma lâmpada led no farol, você já esta irregular, isso prova que mesmo pagando pelo seu bem, pagando as taxas para poder rodar, nada te pertence pq o governo que manda em tudo. Você só tem a permissão de dirigir.
E verdade.... O Governo/ Estado e o nosso inimigo.... dificulta tudo....
Agora que ilumina melhor, sem duvida.
O.CONTRAN só não levou em consideração que para as luzes de freio os leds vermelhos adiantam a reação do condutor atrás em aproximadamente 0.4 degundos, o que melhora a segurança
Sim, verdade.
Não sei se chega a 0,4 segundos. Mas um 200 milisegundos (0,2 segundos) com certeza.
Menos mai que a maioria das luzes de freio elevadas (break lights), obrigatórias desde de 2009 para automóveis, já saem em LED de fábrica (e algumas luzes de freio normais também).
Troquei todo o bloco ótico da mionha motocicleta por outro com DRL e canhões de led para luz baixa e outro para luz alta. O corte da luz ficou sensacional, muito maior e melhor que o original, evitando inclusive ofuscamento, inclusive com a melhora da iluminação noturna. Não fui multado ou tive a moto recolhida, mas fui informado e orientado para que voltasse a usar o farol original.
Tomei uma Multa ontem por causa do Led! Led de ótima qualidade k5c plus linha de corte fenomenal! Mesmo assim fui multado pela PRF, tive que tirar os leds e apresento o carro na base da PRF! Nunca usei led por beleza e sim por eficiência! E segurança! Agora tô com duas velas (lâmpadas) no meu carro que não dá para ver nada na frente! Enquanto carretas sai de fábrica com. Led até no teto! Led não é modinha Led não é por beleza! Ele é um item de segurança! Pois vc consegue ver bem além do que essas lâmpadas comuns! É triste esse nosso BR! Onde o rico pode ter um carro top com led etc e você não pode atualizar o seu que não vem led de fábrica!
Justamente, carro novo vem com toda uma engenharia para ter led ou xenon, carro ''antigo'' nao foi feito para ter led, outra coisa a PRF so esta cumprindo as leis, nao sao eles que fazem isso.
@@jandersonelias4779,, não concordo amigo! Pois se é um led de ótima qualidade com linha de corte perfeita é 10x melhor que as lâmpadas comuns que espalha pra todo lado! Já fui parado diversas vezes e nunca falaram nada do Led! Dessa vez achei um que foi direto no Led! Poderia estar com 10k de droga dentro do carro que ele não ia nem ver! só queria aplicar a multa do Led! Quando levei o carro para fazer a vistoria do farol normal em outra base da prf o policial me falou que não para carro por causa de Led! Que é item de segurança! Olha aí a diferença de pensamento entre eles!
Aí vc vê a eficiência do estado em arrancar dinheiro de trabalhador.
O farol do teu carro tem projetor?
Seu carro tem projetor?
Instalei em 12/2023 o Led K5C 4300K 110w nos faróis e o modelo K7C também de 4300k 150w nos faróis de milha, ambos da marca Dawnknight. A iluminação mudou absurdamente pra melhor, e com uma linha de corte perfeita! Por serem Leds muito fortes, o modelo que uso nos faróis H4, deixei com uma regulagem 2cm abaixo do padrão, e ficou perfeito. Viajo tranquilamente a noite e não fui parado pela PRF pra fiscalização. Enfim, recomendo.
A qualidade de nossas vias nos obriga a melhor a iluminação para podermos andar a noite!
Se conseguimos melhorar sem prejudicar quem vem no sentido oposto não acho problemas!
Porque não olham isso?
Por que é mais fácil Multar!
Um imposto absurdo sobre veículo automotor e nada de melhoria em nossas estradas.
Isso permite não é???
Um País para poucos!!!
O problema e ó loby feito pelos fabricantes nacionais junto aos orgaos reguladores.
Uso LED Downknight.. fica 95% com corte original.. muito forte e eficiente.. recomendo
Hoje em dia la no Ali Express ja estão bem avançados, linha de corte perfeita de alta qualidade, dai temos que fica usando as halogena de pessima qualidades e a noite em nossas estradas ma sinalizadas ..ficam muito ruins. Concordo que tem que regulamentar , so poderia ser mais rapido paran nos ajudar .. E andarmos mais seguros em nossas estradas.
Tenho um carro que vem com farol de LED de fábrica, é outro nível, as placas e iluminação das pistas bem visíveis, até a placa do carro na frente fica bem visível, muito melhor que qualquer halógena. Deveria ser obrigatório melhorar o sistema de iluminação e não proibir!
Eu uso led no meu carro, é da shocklight, o foco dela é muito bom, o vazamento pra cima é bem pouco e a linha de corte fica bem próxima da original só que ilumina muito mais. Essas lâmpadas que tem o diodo pequeno são muito boas, só fuja dos que tem o quadradinho muito maior que seria o filamento.
As melhores marcas no Brasil atualmente shocklight ,cinoy,tecchone
Parabéns pela explicação
Uma ótima explanação de um servidor que entende que é uma inovação tecnológica.
Os faróis novos de led não possui peças de reposição, salvo alguns asiáticos. Infelizmente danificou só outro farol ou lanterna traseira.
Como se diz o próprio nome inovação tecnológica, as h4, H1,h3, hb4, etc... foram atualizados para led, infelizmente proibido no Brasil.
Qual a diferença e inovação?
Eficiência na iluminação, durabilidade nos buracos e crateras no Brasil, pois não há filamentos que se partem co. A trepidação, o consumo é muito baixo em relação a halogena.
Por que nós faróis ou lanternas nova não se vê o led?
Melhorias nos projetores, que antes era uma lente e hoje em dia um sistema defletor com mais eficiência no direcionamento da luz emitida.
Infelizmente o órgão responsável pela legislação está equivocada em proibição de atualização no sistema de iluminação de veículos leves ou linha pesada, se é pra ser proibido deveria valer para todos em até viaturas.
É óbvio que há abuso do uso no sistema de iluminação automotivo e o uso de iluminação de má qualidade que podem ofuscar ou até mesmo não proporcionar melhorias na condução.
Seria uma questão de fiscalização de fornecedores, há fornecedores de peças mecânica de má qualidade que ocasiona acidentes sérios nas vias...
Infelizmente parece ser uma arbitrariedade pessoal do órgão fiscalizador em buscar desculpas sem uma engenharia plausível.
Olá Anderson!
Como falo lá no vídeo, o LED retrofit, com base H, não é permitido em quase nenhum país.
Recém a Alemanha, e mais meia dúzia de países, estão começando a regulamentar.
Mas não se engane, quando o LED for finalmente regularizado e se popularizar em todos os veículos, ele não vai durar muito também.
Nenhum fabricante vai vender algo que dura a vida toda. A não ser que cobre "muito" mais caro.
Os carros com Led original ofusca a gente tanto quanto os leds que nós colocamos no nosso carro.
Existe uma grande confusão entre carro novo com LED original e carro novo com LED adaptado.
O LED original, assim com a halógena ou xenon original, não ofuscam na LUZ BAIXA, exceto se a lente estiver suja ou opaca, se o farol estiver desregulado, entre outros fatores.
Já no LED/xenon adaptado, assim como nas halógenas de 100w, acontece exatamente o mesmo, só que o problema fica potencializado, tendo em vista o maior fluxo luminoso gerado pela lâmpadas (quantidade de lúmens).
@@bizuariodetransito Tenho um fiat pulse, faróis todos em led, desde os auxiliares aos principais, todas as lâmpadas de freio etc, tudo led... tudo original, mas volta e meia alguém me dá sinal de luz reclamando... ja fui na concessionária, reclamei, colocaram na tal da máquina que regula o foco, diz que ta tudo 100%... detalhe, até a luz alta ele abaixa automaticamente, a pergunta é: por acaso, uma equipe me aborda e diz que meu farol tá desregulado blablabla, corro risco de tomar multa? A pergunta é sincera porque tenho notado nos Fastback, Pulse, Toro, que usam o mesmo bloco óptico, que é bem incomoda mesmo... Sendo nesse caso, um claro erro de projeto de farol...
Outro detalhe, tenho um Honda Fit, com lâmpadas halogenas, e é gritante como fico "invisível" no trânsito a noite com aquela luz horrível...já no Pulse, nunca tomei nenhum susto em esquina ou até mesmo na rodovia...
@@bizuariodetransitoÉ proibido, mas se as montadoras multibilionárias colocarem, tá ok.
Pq como tudo, ao invés de proibir, não proíbem as que realmente ofuscam a visão e legalizam as que são usadas em veículos zero
@@valerianonegri ele é prf e claro que não irá responder já que esta cansado de saber que tudo isso é balela, eles mutam mais pela cabeça deles do que de fato pelas infrações, já cansei de ver prf abordar um carro e passar na cara deles vários outros cheios de problemas e eles não fazerem nada...
Em 2010 usava nas rodovias federais e estaduais xenônio com temeperatura de cor correta até 4300 Kelvin e ajuste correto do foco, não incomodava motoristas e nem mesmo postos da polícia rodoviária, vai de bom senso e respeito coletivo.
Meu amigo, muito bom seu conteúdo, infelizmente a legislação nem sempre é para nos proteger, no meu caso por exemplo, tenho uma Harley Davidson 2007 que o farol é uma boata na estrada a noite, preciso sempre que alguém com led vá na frente pra poder seguir a viagem. Espero que um dia pensem no motociclista e não em proibir tudo e todos.
Comigo a mesa coisa com a Citycom,farol lixo demais!
Tenho um gol G4 Power 2008 e coloquei um sistema de projetores com led.
É um sistema de iluminação muito bom e ele tem um excelente corte de luz que não incomoda quem vem de frente, um sistema de iluminação que é melhor que alguns carros que vem com LED originais mas que é de péssima qualidade.
Esperando que em uma nova resolução possamos fazer a legalização do sistema de iluminação.
Parabéns pelo vídeo, foi muito instrutivo e de grande ajuda. Mas fiquei com uma dúvida. As lâmpadas da Philips XtremeVision Pro 150, a BlueVision 3700K, a CrystalVision 4100K são halógenas e de 55W, ou seja potência e tecnologia igual à original. Posso colocar qualquer uma dessas sem ter problemas com a legislação?
Olá Fernando! Obrigado!
Sem problemas, basta seguir os requisitos que explico nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/dhOyHBDxraU/видео.html
Uso h4 de led retrofit na minha moto o corte e a iluminação e perfeita , a iluminação melhorou muito , uso no meu carro tbm ficou top não incomoda e ilumina muito.
Parte técnica e tecnológica já avançou faz tempo e avança cada vez mais, o que não avança nunca é a legislação cada vez mais burocratizada e retrógrada desse país.
otima explicação. Esses dias estava trabalhando ai cai em uma blitz, paguei tudo os documentos tudo a manutenção em dia ai mandou ligar os piscas e era de led falei que era por segurança pois trabalho com o veiculo ai ele falou que nao pode e me multou
Por que eles não proibem os postes de iluminação pública de serem de led? Por que não deixam tudo laranja, como era a antes?
Porque o poste não te ofusca 😂😂😂😂😂
Boa invertida kkkkkkkkk😂😂😂👌🏻💯👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️kkk... Invertida ótima pq já virou consenso mundial os LED's em postes, pela alta eficiência luminosa.
Como sempre uma excelente aula. Melhor instrutor de trânsito do CPF 2019
Obrigado pelo elogio Anderson!
O melhor (depois dos demais...). Hehehe!!!
Led e Xenon poderia ser legalizado mediante uso de projetor, isso sim seria justo pois com o projetor não afeta quem vem na frente
Sim é isso q eu penso tb... Mas Brasil é Brasil. Nada funciona.
Olá Renan e Jorge!
Nesse outro vídeo do Canal eu comento mais algumas coisas sobre os faróis com projetores: ruclips.net/video/Wcof_q6mzJs/видео.html
Meu carro vinha com xenon original de fábrica, mas depois de um tempo ficava muito fraco e mesmo trocando lampada e reator ele continuava fraco, instalei os LEDs e não me arrependo!
Tenho um celta 2008 a luz original e h4 mas e muito ruim não clarear nada, troquei por led projetor regulei o foco do projetor ficou com a linha de corte perfeita não incomoda que vem de frente ficou bem mais seguro agora consigo ve ate em dias chuvoso,mas não do valor a quem usa Xenon,o Xenon e muito forte pode causar acidente agora o led não e tão forte a ponto de causa acidente
Se o farol não foi projetado pra led e nem xenon os dois podem cegar quem vem contrário, ou vc acha que aqueles detalhes na parabola do farol estão lá só pra enfeite, o xenon se for de qualidade faz menos estrago que o led ainda, tudo vai da regulagem mas se não é projetor retrofit nenhum fica legal.
Eu uso lampada com projetor em uma parati G3 e ela têm a linha de corte perfeita e não encomoda ninguem que vem na direção contraria.
Agora já se têm umas que são dois projetores na mesma lampada H4 sendo um para o baixo e outro para o alto.
O que deviam fiscalizar é a regulagem do farol, e não o tipo de lâmpada.
Exatamente, eu ia comentar isso, mas você já fez kkk, mas realmente é isso, praticamente 90% dos carros e motos tem o farol desregulado.
Na verdade, quando se instala uma lâmpada com emissão luminosa muito maior que a antiga, além da regulagem é claro (que alguns proprietários nem sabem o que é), o problema maior acaba sendo a opacidade da lente (que vai aumentando com o passar dos anos) e da própria sujeira.
E isso acaba fazendo que a luz vá em outras direções, causando o ofuscamento.
Por isso os faróis de descarga de gás (xenon), exigiam também o lavador.
Quanta propriedade no assunto! Parabéns
Obrigado Harold!!
Se o intuito fosse segurança eles teriam proibido nos carros novos tbm, pois a varios carros com canhao de led que chega a doer o olho
Eu uso, sempre usei,e enquanto possuir carro vou usar
O problema das lâmpadas halógenas, é o aquecimento excessivo, danificam o farol em função da temperatura e vivem queimando, se passar em água não sobra uma. As lâmpadas Led, são muito mais modernas, não aquecem não deixam a lente do farol amarelado, são resistente a água e com uma durabilidade incrível. O problema do Led é as pessoas fazer a instalação em casa ou oficinas de fundo de quintal, sem a máquina que regula o feixe de Luz. É impressionante o tanto de veículos que circulam nas rodovias com iluminação totalmente desregulada.
Verdade Adilson!
Uma halógena normal, em um farol ruim, já ofusca.
Imagine apenas fazer a substituição por um LED, com um fluxo luminoso maior, mantendo o mesmo farol ruim. Vira um sol.
Agora também tem os mini projetores, h4, h7, h11, etc... É o formato da lampada, mas com projetor. Pelo que eu vi eles iluminam bem e tem tem o corte perfeito no caso de farol baixo, acho que esses são o futuro no caso de legalização.
A tecnologia que avança a passos largos é a tecnologia da multa, cameras poderosas, infra vermelho, sistemas on-line, etc etc mas pra iluminação do seu carro só pode a tecnologia mais arcaica possível
Sugestão de vídeo esclarecedor ... 😉:
▶️ BIZUÁRIO RESPONDE #011 - Como funciona a modificação de veículos no Brasil, Estados Unidos e Europa? É tudo liberado? ruclips.net/video/mWAHmEWzA7Y/видео.html
Concordo com você, um radar a cada metro. Se o governo não quer que o condutor ultrapasse os 80Km permitido, deve proibir a fabricação e importação de carros com motores que ultrapassam os 80Km, muito fácil resolver isso. Mas por que não tormar essa medida? Simples: porque o governo quer dinheiro e não redução de velocidade.
@@bizuariodetransito A unica diferença é que se tu quiser um carro com tal tecnologia nesses países ainda é bem mais de boa pra trocar de carro, agora aqui, quem sabe se der duro no trabalho um dia tu compra um Kwid. 🤣🤣
Pra "ferrar o cidadão", os investimenros no Brasil são altos...
Fomos os pioneiros, na década de 90, a termos lombadas eletrônicas, instaladas inicialmente em Curitiba!
Vídeo muito esclarecedor para muitos (me incluo) que não entendia o motivo da restrição legal…
Parabéns pelo conteúdo esclarecedor! 👍🏻🇧🇷
Obrigado Oldairo!! 🤝
Verdade. Não que eu concorde kkkk
Existe uma grande diferença na qualidade da luz led. É o futuro, tem baixo consumo de energia e vida muito longa. Mas o ideal é que o carro seja homologado de fábrica. Me refiro ao projeto ótico do farol, onde a lâmpada tem que atender os requisitos e normas. O problema é que o pessoal quer usar lâmpadas baratas que nem sempre iluminam o suficiente para o motorista e pior ofuscar outros motoristas. Um farol é projetado para uma característica específica de altura e diâmetro do bulbo e como a lâmpada distribui o fluxo luminoso no refletor do farol. Por isso a simples troca não funciona bem. Além disso os faróis mais potentes, led ou xênon também tem outros dispositivos obrigatórios como lava farol, ajuste de altura automático e chaveamento automático para detector de veículos no sentido contrário. Coisas que um carro equipado com lâmpada halogena não tem. Na minha opinião compre uma lâmpada homologada e de boa qualidade. Não gaste dinheiro para ficar bonitinho e prejudicar outros motoristas. Um dia os fabricantes vão fabricar lâmpadas led homologadas.
Uso led a anos aqui em BH, tive problema uma vez, multa, paguei e continuei vivendo feliz com meu led
Tomei uma multa por setas em led, eu uso e sempre vou usar a segurança que ela fornece e outro nível, cara na moral que ódio desse país
Quanto foi a multa e quantos pontos
@@wevertonsouza8603195 reais e 5 pontos
As lampadas h4 LED com mecanica 1:1 em relação as lampadas halogenas não tem o porque de serem proibidas. A tecnologia evoluiu e a legislação está desatualizada. testei em moto e carro antigo e novo e os resultados são iguais aos apresentado nesse video. Parabéns pela otima explicação e conhecimento sobre o assunto.
Olá Geovane! Obrigado!
De fato, existem lâmpadas LED, de base H, muito boas.
Porém, a maioria excede em muito o fluxo luminoso das lâmpadas originais. Daí qualquer sujeira ou opacidade na lente, farol desregulado, ou mesmo uma carga mais pesada no porta-malas, transforma a luz baixa em luz alta.
Esse é o risco!
@@bizuariodetransitoburrice do governo. “Ain uns fazem e todos tem que pagar”. Alguém que faz isso com os filho pode me dizer se funciona? Se um faz errado todos pagam? É muita burrice do governo!
Eu levei multa da PRF por utilizar LED no Farolete acredita? O que isso interfere nos outros ou na segurança?
O foco vai bem na mira do motorista na tua direcao eu sei porq eu passei por isso e inclusive farois e muito ruim pra quem ta vindo no lado oposto nao e so a lampada e o conjunto do farol tem q ser adaptado para farol de led
@@jackfelberbaumneto8205 Farolete não ofusca ninguém, lâmpada de led nos faróis principais de qualidade não ofusca , uso hj o k7c 150 watts na cor 4300 k , bem regulado , a linha de corte é melhor que a halógena , na neblina , na chuva , no seco , não tenho mais problema, hj gosto até de viajar a noite .
Vídeo bacana, bem intuitivo e dinâmico ao assunto.
Também sou entusiasta no quesito luz automotiva, até mais do que outros acessórios e mudanças como som, rodas e motor.
Nossa legislação corre atrás de tanta coisa e não ajuda muito, no quesito luz fizeram tanta mudança que serviu apenas pra carregar nossa legislação de mais páginas causando dúvidas até em quem vive do ramo, seja comercio ou até agentes de trânsito.
Do jeito que o governo é, acho mais fácil proibir de circular alguns carros mais velhos ou inventar algum imposto novo do que ter LED de forma legal.
A não ser que troque o governo por outro de mais visão.
Ainda bem que os fabricantes tem investido em lâmpadas halógenas com recursos de melhor iluminação, eu mesmo tenho utilizado Osram, continua na lâmpada normal que esquenta mas pelo menos tem mais luz de forma legal no padrão original do carro.
Olá Johnny! Muito Obrigado! 🤝
O LED está tomando espaço aos poucos nos veículos originais. É uma tendência irreversível.
Mas o retrofit para os veículos mais antigos também terá sua hora.
em breve serão obrigados a liberar devido a oferta que será mais de led do que halogena, o mercado se adaptara para ter lucro e não vamos mais encontrar com facilidade as lampadas halogenas.
Eu fiz esse teste quando instalei o led realmente e muito ruim pra quem vem de encontro, mais se instalar e levar em oficina q tem o equipamento pra regulagem de farol fica ótimo pra quem dirige e pra quem vem de encontro, problema é q tem poucas oficinas com esse equipamento, não estou ganhando nada pra falar, mais nas oficinas da porto tem e se for só pra regular hoje uns 40,00 e toda vez q trocar tem q regular isso é até pra lâmpada halógena,
Dúvida, meu veículo não tem LED, na versão que tenho mas as top de linha do mesmo veículo tem! Posso colocar a original que não veio no meu?
Pode sim..
Só verificar no manual se pode ser substituído, se conter no manual do veículo não tem problema algum
Olá Emilly.
Dependendo do caso, pode.
Nesse outro vídeo eu apresento mais detalhes sobre isso: ruclips.net/video/hKAfMxdgcg4/видео.html
A versão mais top provavelmente tem outro farol (com projetor ou led refletor de fábrica).
Quase instalei led ontem.. Ainda bem que vi esse vídeo. E em relação ao farol de milha? posso instalar no meu carro? tenho um versa 2017/18 que não veio com esse tipo de iluminação
Olá Cesar!
Farol auxiliar de milha (longo alcance) não.
Mas talvez seja possível instalar farol auxiliar de neblina, que algumas versões do Versa possuem.
Nesse outro vídeo do Canal tem mais detalhes: ruclips.net/video/cWdVy1UOXgI/видео.html
Outra Duvida o Artigo 11 da 970 Fala o seguinte : "A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de
veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos,
somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do
fabricante do veículo". Um exemplo a MT 03 no modelo 2024 fala em LED no farol e setas , A 2019 Fala em H4 no farol e setas, é a mesma moto somente atualizou a tecnologia da iluminação , estar na literatura do fabricante , nesse caso seria irregular a troca da iluminação halógeno da MT 03 2019 por LED ? Veja que o entendimento referente ao artigo da lei anterior mudou, visto que hoje a lei atual fala sobre constar na literatura do fabricante a iluminação de tecnologia diferente expressão "se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do
fabricante do veículo" que não constava na lei anterior.
Exato Jocelio!
Se o fabricante disponibilizar a peça de uma versão da MT 03 para outra versão de outro ano, está tudo certo.
Mas essa possibilidade tem que estar clara.
A melhor maneira de saber é perguntando em uma concessionária.
E se a peça original nova entrar no lugar da antiga sem nenhuma necessidade de adaptação, tá valendo.
Nesse outro vídeo eu falo de forma bem específica sobre isso (Pergunta 2): ruclips.net/video/hKAfMxdgcg4/видео.html
Eu uso led em um carro que não tinha originalmente e pra mim valeu a pena. Certificando que a linha de corte fique igual a original (leds de qualidade) e regulando corretamente a altura do facho, a segurança abordo fica absurdamente maior! Usava philips ultinom na moto também, e não me arrependo, em 5 anos tomei uma multa só.
os caminhoes mesmo que venham de fabrica prejudicam em muito a visibilidade nas rodovias por serem mais altos..se uns podem usar , todos tem direito tambem..
Na verdade, a maioria dos caminhões atuais tem o farol principal de luz baixa em altura muito semelhante aos automóveis e caminhonetas mais comuns.
Inclusive, a Res. 970/22 sequer separa os veículos quando fala da máxima e mínima altura.
Até porque o farol de luz baixa não funciona muito bem se estiver em posição muito alta.
eu moro no interior de pernambuco, coloquei um projetor de Hilux no meu voyage, quase sofri acidente várias vezes por não ter iluminação em várias estradas aqui e ter muitos animais soltos. Depois do projetor eu nunca mais tomei sustos, graças a iluminação do carro que melhorou 200%
Muitos carros que veio no sentido contrario deve ter caído na ribanceira.
Pergunta rápida:
O que é mais perigoso ao dirigir em uma estrada: Lâmpadas de LED ou rodovias esburacadas e mal sinalizadas?
Faça um levantamento de quantos acidentes são causados por conta de má manutenção das estradas, má sinalização e buracos na pista e quantos foram causados por conta que uma lâmpada de LED comprometeu a visão do motorista que vinha no sentido oposto.
Pois é...
Eu acho absurda essa proibição, desde que a lâmpada seja de boa qualidade como da Osram, Phillips e Cinoy e estejam devidamente reguladas eu não vejo problemas em tê-las no carro.
Gostei do vídeo. É compreensível a regulamentação para o trânsito não virar terra sem lei, mas é absolutamente revoltante nossas leis serem tão arcaicas.
Led é uma tecnologia muito mais eficiente e não é permitida a atualização dos veículos antigos. Você compra o veículo, paga imposto todo ano, e não pode fazer nada, mesmo que a troca melhore sua segurança.
Na verdade, não deveria ser proibido.. e sim, fiscalização. pegou desregulado multa e pronto. vejo sempre carros com lâmpadas originais de fabrica, e cegando o motorista contrario. isso quando não vejo carros na estrada que está com um alto e outro baixo. por isso eu acho que não deveria proibir e sim fiscalizar.
Esse vídeo é uma aula muito esclarecedor ganhou mais um inscrito
Muito obrigado Moreira!
O Brasil é o único país do mundo que proíbe mudanças de lâmpadas no sistema de iluminação dos veículos, no restante do mundo é liberado. O Brasil é o único lugar que proíbe a alteração das arcaicas lâmpadas halógenas por Led e pelo antigo gás de Xenônio que nem é mais usado. Essa legislação está parada nos anos 80, isso é ridículo e não faz sentido nenhum. Aqui o estado quer mandar em uma simples lâmpada que vc vai usar no seu veículo, tudo é burocracia e ganho de dinheiro.
Olá Fernando! Obrigado pela participação!
Não quero ser estraga prazeres, mas essa informação que em qualquer país do mundo a troca de lâmpadas é liberada é falsa.
Inclusive é o contrário. O Brasil era um dos únicos países que permitia mexer no sistema original. E agora não mais, acompanhando a legislação dos países mais sérios.
Como diria um amigo meu: "A cigana te enganou".
@@bizuariodetransito Olá! Huuuuummmm, estranho isso. Não é isso que vemos nos Estados Unidos e no Japão por exemplo, a customização é forte e vemos diversos carros antigos utilizando faróis de Led e gás de Xenônio. Amigo, pelo jeito você concorda com essas proibições e eu respeito sua opinião. Mas você há de convir comigo que o Led é ilumina muito mais e é muito mais seguro que uma lâmpada halógena. A questão do Led suposta cegar está muito mais relacionada à qualidade de fabricação (as lâmpadas paralelas de baixa qualidade não prestam mesmo), à quantidade Kelvins e quantidade de Lúmens que se não estiverem na proporção certa podem sim prejudicar o condutor que vêm do lado contrário. Sendo assim, o correto seria regular a fabricação das lâmpadas determinado um padrão mínimo de qualidade e com as especificações corretas que atendessem o mercado brasileiro. E isso se aplica ao conjunto ótico também, veja que hoje as montadoras vendem porcaria com preço absurdo dentro do Mercado nacional e governo aceita, independentemente de quem estiver no poder. Isso é correto?! Creio que não. Pra terminar digo que o que trás mais insegurança para todos os condutores são as péssimas condições de rodagens e iluminação das estradas brasileiras!
Olá Fernando!
Sim o LED "correto" é excelente. Inclusive falo isso na última parte do vídeo. Eu usaria sem problemas.
Mas o homem é o lobo do próprio homem. E a única justificativa para o LED retrofit não ser o permitido ainda em todos os países que seguem o padrão do Regulamento nº 48 da ONU (incluindo o Japão) e o padrão da FMVSS nº 108, expedida pela NHTSA (espécie de Contran dos Estados Unidos), é a falta de informação dos proprietários em geral e a tendência a "inventar" modas, como a instalação de lâmpadas xing-ling, adquiridas na internet, e instaladas na garagem de casa, seguindo a orientação técnica de um en"j"enheiro em algum vídeo recebido pelo WhatsApp.
Foi por esse motivo que as modificações foram proibidas (primeiro o xenon em 2011, e agora em 2021 todo o resto).
Sobre o Japão não sei. Sei apenas que eles gostam muito de mexer na suspensão, motor e aparência geral do carro. Mas não achei nada sobre faróis.
Já nos Estados Unidos, o mercado de tuning e outras transformações é realmente forte. Mas quando se fala em iluminação, a NHTSA é muito mais chata (e mais atrasada) que os Europeus em termos de inovação. Recém agora em 2022 eles aprovaram a fabricação de veículos com faróis adaptativos, por exemplo. Coisa que existe há muitos anos em todo o mundo.
A NHTSA também veta o uso de fonte LED ou descarga de gás em faróis projetados para outra tecnologia (como é no Brasil e resto do mundo).
Então, o fato do camarada colocar um farol de LED no seu Buick 1951 (o bloco todo, compreendendo refletor, lente e a fonte), não quer dizer que ele vai poder circular livremente em qualquer dos estados. Talvez alguns sejam mais permissivos, e outros não.
Artigo 13 da resolução 970/22 permite a substituição desde que a lâmpada tenha eficiência comprovada (selo do inmetro).
Alvaro, gostei tanto do seu comentário que vou dedicar um vídeo só para explicar o art. 13.
Mas já vou te adiantar: o que está escrito lá não tem nada a ver com o Inmetro. Que, aliás, nem tem programa de certificação para LEDs automotivos (só para LEDs residenciais).
@@bizuariodetransito então no caso, a eficiência comprovada seria basicamente a vistoria do detran?
O art. 13 diz o seguinte: "Serão aceitas inovações tecnológicas, ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nesta Resolução, desde que sua eficácia seja comprovada mediante certificação ou legislação internacional reconhecidas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União."
O órgão máximo executivo de trânsito da União é a Senatran, órgão responsável pela homologação dos novos projetos de veículos, e que pode aceitar inovações tecnológicas propostas pelos fabricantes, mesmo que elas ainda não estejam normatizadas no Brasil.
Um exemplo clássico são os freios com ABS e AirBag, que mesmo antes de serem regulamentados no Brasil, já estavam presentes em vários veículos fabricados aqui. Ou então o farol laser, já presente em versões mais caras da Audi, BMW, etc, importadas para o Brasil e também sujeitas ao processo de homologação, que culmina com a emissão do CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito).
Vou explicar melhor no vídeo.
Com tantos carros sendo lançados com versões halógenas e outras com farol de LED, como os agentes de trânsito conseguem diferenciar um LED de fábrica de um farol com LED colocado depois? Os agentes têm algum catálogo para consultar rapidamente durante a abordagem se o carro já vem com LED de fábrica? Estou imaginando um PRF vendo 3 Corollas passando pelo posto: um Altis 2018 da geração passada, um XEi 2024 e outro Hybrid 2020, todos os 3 com LEDs, sendo que 2 são de fábrica e um é adaptado. Isso sem falar nos Polos, Compass, Civics etc.
Mesma dúvida aqui. Peguei uma multa com meu HB20 por estar com Led, sendo que o mesmo modelo possui a versão topo com Led original.
Fico imaginando, como eles sabem os modelos que têm ou não led de fabrica...
Olá Bruno!
Ah, sim, essa pergunta já me foi feita várias vezes. Mas para a PRF não é um problema muito grande.
Uns 80% dos LEDs ou xenon caem no exame visual, onde o proprietário instala uma lâmpada com essas tecnologias, porém usando um soquete H (de lâmpada halógena), o que é facilmente visível pelo lado de fora nos faróis sem projetor.
E se for farol com projetor, onde não dá para enxergar a lâmpada por fora, basta erguer o capô e olhar por dentro. Bem tranquilo. Não precisa nem desmontar nada.
Outros veículos vão exigir uma pesquisa um pouco maior no manual do fabricante, no Google, ou na rede de cooperação online que há entre os agentes (naturalmente) e até mesmo a abordagem de outro veículo de mesmo modelo e versão, para comparação.
E se a dúvida persistir (em raríssimos casos), o veículo é liberado.
Por outro lado, para quem trabalha com veículos e vê milhares por dia, qualquer coisa fora do padrão chama muito a atenção, especialmente os LEDs xing-ling instalados em faróis inapropriados. De longe, a diferença para os LEDs originais é gritante (para os olhos experientes, é claro).
@@bizuariodetransito o ruim é quando a multa é aplicada de longe (que foi o meu caso) sem nem ao menos parar o veículo para checar (led com projetor e farol completo de outra versão do veículo).
Então a abordagem é feita com base na experiência do agente. Acredito que a legislação vai ser alterada no futuro para permitir a alteração da lâmpada para LED quando existir algum controle de qualidade com testes padronizados em que serão aferidos o brilho e a linha de corte de cada lâmpada dentro de cada modelo de farol. Quando chegar no final da vida útil desses farois de fábrica e eles começarem a queimar, vai ter muita gente que vai ser pega de surpresa ao descobrir que tem que substituir o projetor com o chip de LED integrado ao invés de só trocar uma lâmpada, igual aos farois halógenos.
Olá Raul!
Entendo. Mas só por curiosidade, qual versão do HB20 viria com farol principal em LED?
Coloquei 2 projetores no meu Siena, e até fim do ano vou comprar mais 2, a iluminação fica impecável, o corte na luz baixa é perfeito...
Sempre usei xenon e nao abro mao, ja fui multado 3 vezes e continuo usando . A ultima vez fui parado pela PRF ...eles fizeram eu tirar os xenon que eram no milha e no farol normal....ainda fizeram eu trocar as lampadas de ré. Fiz troca apos me.apresemtar em qualwuer posto , que eles dao um prazo de 5 dias , apos isso , recoloquei tudo de novo .
Parabéns!
E que a sorte ajude quem cruzar por você na rodovia!!
Ta certo que Deus cuide de quem passar por ti na via ou que alguém use uma 5k te cegue de vez ai tu não vai precisa de um sol no carro pra enxergar
@@bizuariodetransito Espero nunca cruzar com esse
Me chamo Isaias Saturnino, gostei muito da sua explicação.
Muito Obrigado meu parente... hehehe!!
Eu assistindo depois de ter instalado os leds e já imaginando ter que tirar!😢😢😢😅
Vale a pena sim, pois melhora a visualização do motorista, assim evitando muitos acidentes
Eu tenho uma duvida muito grande que você acabou não abordando no vídeo, é sobre iluminação led nas setas, por que elas são proibidas? Elas não tem brilho forte a ponto de cegar ninguém, o brilho não precisa ser bem distribuido a ponto de ser um farol, e elas não tem capacidade de alterar a estetica do veículo a ponto de tornar ele irreconhecível.
As luzes indicadoras de mudança de direção fazem parte do sistema de iluminação do veículo e dessa forma também não podem ter a tecnologia original alterada.
Apesar de não ter, especificamente, falado da iluminação de LED em setas, a proibição paira sobre alteração do SISTEMA de iluminação e SINALIZAÇÃO, ou seja, engloba também as setas.
Art. 230, XIII (com luz neon, LED, etc, na parte de baixo do veículo, OU EM OUTRAS PARTES - MBFT - 667-00).
Resolução CONTRAN 970
Art. 11. A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo.
Se a tecnologia do seu veículo é halogena, só pode utilizar halogena, se alterado para tecnologia LED estara configurando alteração no sistema de iluminação, art. 230, XIII do CTB.
Exatamente!
Como foi dito logo acima: nenhuma lâmpada pode ser alterada, para outra tecnologia, em nenhuma parte do sistema de sinalização e iluminação.
E, embora o LED seja mais forte e tal, a lâmpada original já cumpre sua função perfeitamente (na forma prevista pela norma).
Alterar ela vai gerar somente um efeito estético (e uma possibilidade de uma futura multa).
@@bizuariodetransito poxa, pelo menos as setas led podia ter exessão levando a moto, fazendo revisão e tendo a aprovação do detran ne, como você disse é so estética, e nem descaracteriza o veículo, enfim.
A iluminação dos veículos tem que ser melhor porque isso faz parte da segurança dos condutores
Tô usando led de 4 anos, carro com projetor, já fui várias vezes para o sul e para o Rio de Janeiro, sempre viajando a noite e nunca deu nada.
Tem várias variáveis pra evitar problemas, eu sempre regulo o farol carregado e vazio.
Rapaz Marcelo parabéns pel vídeo explicação e por ser PRf isto que mais chamou atenção em assistir eu já tinha perguntando sobre led com amigos policiais. E sabe oque gostei e teu bom senso é pessoal e profissional . Agora eu pude ver que vcs polícias sabem que led de qualidade e fabricao profissional e ótimo principalmente para as motos .
Eu comprei o h4 projetor que possui corte de luz e teste . Realmente faz muita diferença e como sei bem regular co segui obter distância com clareza e não ofuscar ( cegar quem vem contra) e voltei ao halogino original pq como amigos poliicia explicou.
Espero que a tecnologia de faixa e corte e + ! Simplicidade da leis e lamapa led possa ser só trocar e pronto . Claro que precisa. Fazer regulagem tbm seja haloginos e led ambas ofusca desregulado.
No.meu carro não preciso de led pq bem regulado e espelho bom + o rele já faz ficar super longo . Já as moto sim mesmo.com reles não clare como deviam .
Parabéns Marcelo ótimo video
Muito Obrigado Tatatoni!
Fico feliz em ajudar na sua decisão!
Na cidade de Sao Paulo mais de 50% dos carros estao irregulares usabdo LED.......
Muito bom o vídeo, parabéns pelo conteúdo.
O Contran é muito lento nas tomadas de decisões técnicas. Umas sem sentido algum são proibitivas, quanto outras não avançam junto com a tecnologia. Lógico que colocar LED sem o farol, deve ser ao menos vistoriado por um órgão certificado, para que a emissão de luzes seja a correta, muito por segurança. Mas hoje tendo carros de mesmo modelo, um com lâmpada halógena e outro com LED de fábrica, o LED é muito mais confortável para dirigir. Estou aguardando esses LED retrofit disponíveis para o Brasil.
Olá Frederico! Obrigado!
Vamos torcer para que a regulamentação venha logo.
No momento, só a Alemanha e mais uma meia dúzia de países (incluindo o Brasil) estão estudando a possibilidade do retrofit.
BRASIL, Pare de arrecadar impostos dos leds vendidos no país, não faz sentido cobrar imposto de algo ilegal.
Eu tenho que usar, porque minha moto ja saiu de fabrica com um péssimo farol, é pra minha própria segurança, mas também penso em quem vem na direção contrária, penso em colocar um Mini projetor por conta do corte perfeito no farol baixo
Os LED's retrofit já chegaram aqui faz tempo.
E de todos os modelos (H4, H7, H11 etc..), com e sem projetor, com bom índice de iluminação, linha de corte etc.
Creio que a mesma resolução 970 cita que em modelos poderia instalar LED´s se já tivesse indicação nos manuais dos fabricantes.
Como é o caso de reposição e em diferentes versões de um mesmo modelo de um fabricante.
Por exemplo, vc tem o veículo luxo, oi médio e o simples, mas a construção é a mesma, o manual do veículo é o mesmo, e como reposição informa que pode ser LED em alguma das lâmpadas halógenas.
Cito como exemplo a linha Jeep Renegade Longitude, alguns saíam com H4 halógena, outros LED´s, mas no manual do veículo não faz essa distinção, e cita como reposição LED.
Seguindo o manual do veículo, troquei a lâmpada H4 por uma LED miniprojetor, com a regulagem feita corretamente para não cegar ninguém, linha de corte perfeita etc.
A diferença é gritante, muito melhor iluminação, linha de corte etc., lembrando que o veículo ainda possui ajuste motorizado do farol.
Essas lâmpadas LED´s vieram pra ficar e não adianta nossos legisladores, talvez movidos por algum tipo de lobby, remarem contra.
É melhor liberar, homologar, criar normas, testes e ensaios de fabricação e instalação do que proibir.
Qq lâmpada LED hj em dia é 10x melhor que qq halógena.
Abs!
O problema é andar com o farol desregulado, ofuscando os outros, tenho led amarelo no meu com a linha de corte correta, se colocar um projetor, o corte da luz fica perfeito
Coloquei no meu carro e ele tem uma espécie de casulo pra lâmpada,pois ele tem ajuste de altura eletrônico,la dentro do carro,com isso nao da pra ver o led, pois ela fica totalmente escondida...Vamos ver,vai ficar la ate eu ser multado,pois paguei mais de 500 reais
Mais um excelente vídeo informativo!!!
Muito Obrigado João Paulo!!!
Numa blitz da PRF analisei a seguinte situação. Um Corsa bolinha um Uno e um Gran Siena os 3 com LEDs porém os dois primeiros veiculos que sitei estavam com LEDs de má qualidade e ofuscando até a mim que estava num caminhão, imagina os agentes que estavam em solo. E os dois foram parados. Ja o Gran Siena estava com os farois regulados e com foco, passou batido. Ou seja muitos agentes irão usar de bom senso muitas das vezes e não vão te encomodar se vc estiver com seus faróis leds visando segurança para todos. Mesmo estando irregular. Isso é uma questão de bom senso. Sempre usei LEDs a anos em viagens e tals e nunca tive problemas muito pelo contrário me traz segurança e segurança para as vias também . Pois uso LEDs de qualidade.
Excelente conteúdo, parabéns. Em todos os carros e motos há quase 2 anos utilizo o led retrofit. Aquele em que o foco e linha de corte é exatamente igual a halógena. São lâmpadas mais caras mas que entregam segurança tanto para o condutor quanto para todos os outros da estrada. Já utilizei em hb20, saveiro, duster, biz e cb twister sempre bem regulados para não ofuscar e nunca tive problemas na fiscalização. Aguardo o dia que poderemos regularizar da maneira correta e sim proibir leds baratos inferiores que não presta. Até lá corro o risco de uma multa de 195 reais mas que é mais barato que rasgar um pneu de 450 reais em um buraco por falta de iluminação.
Falou tudo mano,tudo!!!!Cortei um pneu aro 17 do qual parcelei em 24x,meses de uso passei em um buraco e perdi o pneu,pois não enxerguei nada com esse lixo de lâmpadas!!!
Coloquei led Osram em tudo,menos na alta vamo vê se melhora e prefiro pagar a multa tbm do q outro pneu caro
Que pena que ainda não foi permitido o seu uso para veículos mais antigos pela legislação brasileira. É tão mais seguro dirigir com luz LED. Evitaria tantos acidentes. Nunca sabemos o que está pro trás dessa proibição. Vamos torcer pela sua liberação para instalação em veículos mais antigos o quanto antes. Obrigado pelos esclarecimentos. Abraço!!!
Disponha!
Realmente o seu vídeo é maravilhoso. Muito obrigado pela belíssima aula. Parabéns. Eu estava pensando em trocar as lâmpadas do meu novo HB20 2024 e agora vou ficar queto.
Olá Anderson! Muito Obrigado! 🤝
Fico feliz por ter ajudado!!
O Detran e Contran fazem mais para atrapalhar do que para ajudar.