As semelhanças entre a língua portuguesa e a língua inglesa.
HTML-код
- Опубликовано: 2 янв 2025
- 👉🏻 inglês e português: nada, pouco, ou muito a ver um com o outro?
Este vídeo responde.
👉🏻 Mário Vasconcelos Queiroz
Nasceu em Guapó, interior de Goiás, onde morou até concluir o primeiro grau, em 1968.
É formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás-UFG e em Direito pela então Universidade Católica de Goiás-UCG, hoje PUC.
Foi efetivamente professor de Língua Portuguesa por 42 anos, mais 5 esporádicos para concursos em geral e específicas destinadas a vestibulandos.
Atuou como assessor jurídico por 19 anos no ex-Gabinete Civil, atualmente Casa Civil da Governadoria do Estado de Goiás, dali saindo em 2919, a fim de trabalhar on-line em cursos de português, inclusive jurídico, com sua filha Lara Brenner.
Que maravilha, pai! Obrigada por nos brindar com seu conhecimento! Amo o senhor!
Como seu pai é lindo e culto !👏🏻🥰
Obrigada professor! Que maravilha 🤩 faz mais vezes aulas assim 🥰 eu tenho dificuldade em aprender o inglês e com esse pouquinho de aula percebi q ficou mais fácil em aprender 👏🏻👏🏻👏🏻 foi magnífico 😍
Parabéns por tantos conhecimentos de História, Geografia e Idiomas! Parabéns também pela filha!!!! Deus os abençoe!!!
Excelente, professor!! Aula muito bacana! Parabéns! Adorei aprender sobre a origem da palavra rival! Que venham mais aulas!
Que legal Sr. Mário! Obrigado por nos presentear com sua sabedoria!
Obrigada pela aula e pela generosidade de sempre, professor!
Sensacional sua didática!
O conheci hoje, quando a Lara disse o nome de seu pai. Parabéns!🥰
Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
Vim por indicação da Lara e adorei sua aula. Vou ficar. Obrigado.
Que bela aula, obrigada Sr Mario por nos ajudar aqui também.
Boa tarde para o senhor. Ótima aula. Muito obrigado professor MÁRIO pelo seu tempo. Além disso, compartilhar conteúdo incrivelmente interessante. Abraços da Venezuela e fique com Deus.
Agora sabemos de onde vem toda a inteligência da Lara Brenner. hehehe
Tbém gostaria de saber todas as línguas.
Fico agradecida a vc por disponibilizar tanto conhecimento. Por seu tempo. Por sua generosidade em compartilhar com estranhos sua bagagem, pessoalmente escolhida, organizada e que, certamente, já tem agregado mto à bagagem de outros no mundo. Obrigada.
Mestre! Que maravilha de ensinamentos. Muito gratificante .
Muito interessante, obrigada. Sempre digo que o ingles eh um idioma muito facil de aprender, mas as pessoas ainda prefere ignorar mesmo estando morando em um pais de fala inglesa; e o pouco que se fala, falam tudo errado. Eh como um professor de portugues dizia ainda qdo era pequena que doi os ouvidos..... Good luck with your channel, and love from UK.
Muitas palavras do inglês que parecem ter origem direta do latim, na verdade têm uma origem indireta, pois vieram do francês normando, que por sua vez vieram do latim.
Outra observação é que muitas palavras que existem no inglês (anglo-saxão) e no latim, vieram da mesma raiz indo-europeia.
A maioria dessas palavras não aparentam ter a mesma origem, mas aconteceram muitas mudanças fonéticas desde o ido-europeu, mudanças que seguem um padrão e podem ser detectadas, como no caso de "heart" que vem de "heorte" (inglês antigo), "hertan" no proto-germânico, e "kerd", a raíz PIE (proto-indo-europeu), que também deu origem a "cordis" no latim, e depois, a todas as outras línguas românicas: coração, cuore, coeur, etc.
Vale lembrar que "saber de cor", ou "saber de coração" é porque acreditava-se que o coração era o centro das emoções e pensamentos.
Que aula extraordinária! Adorei a conexão com a história 👋👋
Que família fantástica!!!! Deus abençoe toda a família e continue usando-a para o bem daqueles que querem evoluir culturalmente e não sabe por onde começa! ❤
Bem eu .😊
Que aula ! Sensacional
Sempre aprendo com o senhor. Obrigada!
Por isso que é mais fácil para os ingleses aprenderem o Português do que para os brasileiros aprenderem o inglês.
Parabéns professor. Eu me formei em disciplinas exatas, mas sou um apaixonado pelos idiomas. Eles são o resultado de milhares de anos da formação do ser humano; diferente-se de algumas ciências os idiomas são o resultado do coletivo, das conquitas humanos do amor e de toda a história dos humanos. - Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Esse sim, Eu conheço pessoalmente - Grande Professor e Doutor Mário 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito esclarecedor. Ajudou muito. Obrigado.
Excelente material, prof°.
Parabéns pela aula. Amo estudar idiomas,e como você compartilho desses conceitos. Pois isso nos ajuda a aprender melhor outros idiomas. Vejo isso em idiomas que estudo, como árabe, Russo e japonês. Embora sejam idiomas muito distantes do nosso, tenho me valido das semelhanças para aprender melhor. Gostaria se possível ver um vídeo abordando esse idiomas também
Se a filha é sensacional, o pai claro que é tbm ! Inscrito.
Adorei!!! Queria mais aulas sobre o tema! ❤
Muito bom ! amoooo aprender !❤
Em Inglês existe também a palavra CORE usada para designar o núcleo da memória dos computadores e faz parte do vocabulário técnico da computação como p ex. core index, processadores Core i5 e Dual Core. Como se vê a influência se dá das mais variadas formas e pode-se estabelecer explicações as mais diversas.
Excelente!
excelente conteúdo!
Mesmo quando o Henrique VIII o Latim continuou sendo usado na Inglaterra porque eles nao tinham uma lingua oficial , nao tinham vocabulario, etc, eram dialetos falados por toda a regiao. Por isso forma obrigados continuar usando o Latim.
Faltou explicar a palavra sofisticado. Boa aula.
Que aula!
Encantada. Muito obrigada.
Eu acho que o inglês tem mais a ver com a língua portuguesa do que o contrário. Quando os romanos na Inglaterra, os bretões eram um povo quase bárbaros, por conseguinte, tinham um vocabulário bem reduzido. Essa é a razão pela qual, o idioma inglês atual tem uma grande quantidade de palavras de origem latina.
Muito se fala sobre a influência do latim nas línguas europeias, porém sobre o português e o inglês pouco ou nada se sabe que tais línguas foram também influenciadas por línguas célticas.
O povo lusitano já era uma mistura de raiz céltica com o neo-latim (vulgar).
E a língua galega carrega essa parte céltica ainda mais.
Já na ilha da Grã-Bretanha, quando os romanos chegaram, eles já encontraram povos nômades que eram célticos.
A formação da língua inglesa se deu por mais vias: ROMANOS, CELTAS, NORMANDOS E GERMÂNICOS.
Os normandos também seriam germânicos, mas do ramo escandinavo, e eles saíram da NORMANDIA FRANCESA, com uma língua germânica carregada de vocábulos franceses arcaicos.
O português evoluiu do latim, do celta e do mouro. Houve ainda uma pequena influência visigótica.
Eu sei que o latim foi a grande língua clássica inteligente e já bem estruturada. Mas no sul da península ibérica havia também uma forte influência fenício-cartaginesa e parece que o potuguês foi capaz de absorver tudo isso.
Errada a sua abordagem sobre os normandos ao saírem da França, da Normandia eles saíram franceses e romanizados e helenizados já, não eram nem germânicos nem escandinavos.
Eram normandos franceses, románicos, helenicos.
E ao invadirem a Inglaterra helenizaram e romanizaram o inglês desgermanizando ele em tudo, a gramática do ingles medieval e moderno e de origem e de confecção francesa.
Para de reproduzir as mentiras da pseudociencia da anglofonia, os anglonazistas promovem esses enganos todos, liberte-se desses enganos todos.
Da licença e sai do tema!
Sem dúvida, meu caro, o latim, que tanto influenciou e deu origem a várias línguas, também sofreu influências de outras, principalmente do grego.
Inclusive era costume, nas famílias nobres romanas, a presença de um professor grego para ensinar a seus filhos.
@@mariovasconceloss ...sim, o grego era na época a língua mais culta. O latim, você parece gostar muito dele, eu também, ele tem sua formação com uma certa mistura de grego com algumas línguas itálicas mais antigas. E essas línguas itálicas receberam muitas palavras do idioma "etrusco".
Eu vejo o grego como uma língua que parece que veio do espaço (extraterrestres vieram com ele pra cá, rsrs).
Mas o latim, a meu ver, com o tempo, suplantou o grego. O latim evoluiu mais até do que o grego.
O inglês falado na Austrália é, a meu ver, o mais bonito.
Você conhece o canal MOPC do MAURÍCIO CARVALHO, aqui no youtube?
Ele é o cara que mergulhou a fundo nas línguas. Ele tem vários vídeos sobre diferentes línguas e famílias. Sobre o latim e suas línguas neolatinas ele explica tudo. Explica também muito sobre línguas ameríndias e célticas. CONHECE O CARA? ELE ESTÁ AQUI NO RUclips.
EU MORO NA SUÍçA, EM ZURIQUE. SOU UM CARIOCA E TENHO 56 ANOS.
Vou procurar conhecer um pouco mais o trabalho de Maurício Carvalho.
Obrigado pela dica.
Depois de ler todos os comentários minha reação só poderia ser está: ca-ra-lho! (a propósito, ouvi dizer que em Portugal esse vocábulo não é um palavrão mas uma inocente exclamação 😂 😂 😂)