Eu quando criança achava curioso que os dias da semana terminavam em feira, e mais ainda que os dias em que realmente tinha feira eram sábado e domingo.
Gostei do video, apesar de algumas imprecisões históricas e não só. A propósito a Espanha só apareceu no século XV (praticamente 400 anos depois do nascimento de Portugal) com a união de reinos provocada pelo casamento de Fernando de Castela com Isabel de Aragão.
Seja qual for a visão da história a realidade é que a Espanha como estado e ou como nação é muito posterior a Portugal, no entanto os espanhois/castelhanos dizem e ensinam que Portugal se tornou independente de Espanha. Esta deturpação da história, quando já estamos no século XXI, é uma das provas que indicam a continuação da dificuldade em aceitar a existência de Portugal como estado, nação e país independente.
@@VIRIATO-VIRIATHUS Verdade! A Espanha trata Portugal como uma "província rebelde". Ela já tentou por diversas vezes tomar Portugal e com certeza se ela tiver uma chance favorável no futuro ela tomará Portugal. Na segunda guerra mundial ela só não tentou graças a diplomacia de Salazar.
Não sou especialista, mas sempre tive a curiosidade sobre isso. Pelo que já apurei, tudo que está no vídeo está correto. A única discordância está no motivo da troca dos planetas pelas Férias, que viraram Feiras. No vídeo, a mudança é apoiada na contrariedade ao uso de nomes "pagãos". Como no vídeo, a coisa toda começa na Semana Santa. Na idade média, o camponês (servo) trabalhava todos os dias. Com o tempo, a Igreja pressionou (os Reis e Senhores Feudais) para que se guardasse o Domingo (Dia do Senhor - Deus), como um dia de descanso, um dia sem trabalho, um dia de Féria, para que as pessoas pudessem comparecer à missa (aumentando o poder temporal da Igreja). Na Semana Santa, todos os dias eram de Férias (do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa). Daí, o Domingo de Ramos ser a Primeira Féria, o dia seguinte ser a Segunda Féria, e assim por diante. Com o tempo, a Primeira Feira acabou virando o Dia do Dominus (Dono, Senhor) e, depois, Domenica, chegando ao Domingo. O Sábado sempre teve esse nome por conta do Sabat (dos Judeus). E há, também, um outro fato que reforça essa ideia. Nos Domingos em geral, as pessoas que iam para a missa aproveitavam que todos estavam reunidos e levavam seus "excedentes de produção" para trocar com as demais pessoas (comércio por escambo). Com o tempo, essa reunião para comerciar os produtos passou a ser chamada de Feira. E, na Semana Santa, a Feira era realizada todos os dias. Daí uma sequência numérica ordinal dos dias das Feiras. Mas, como disse, não sou especialista, nem pesquisador. Sou curioso...
Faz bastante sentido. Há que se considerar que alguns canais, não sei se seria o caso deste, são tendenciosos em favor do catolicismo. Hoje na internet há muitos católicos que produzem conteúdo histórico interessante, mas que pecam (tanto no sentido acadêmico quanto no religioso) quando fazem negacionismo ao tentar esconder os crimes cometidos pela igreja, como por exemplo, dizer que a Inquisição foi um tribunal de misericórdia.
Essa foi a melhor e mais completa explicação sobre a origem dos nomes dos dias da semana em português.Eu desconhecia grande parte dessa história.Muito obrigado por explicar tudo tão bem!Parabéns pelo vídeo!!!!❤👍😊
Gostei do video, apesar de algumas imprecisões históricas e não só. A propósito a Espanha só apareceu no século XV (praticamente 400 anos depois do nascimento de Portugal) com a união de reinos provocada pelo casamento de Fernando de Castela com Isabel de Aragão.
Seja qual for a visão da história a realidade é que a Espanha como estado e ou como nação é muito posterior a Portugal, no entanto os espanhois/castelhanos dizem e ensinam que Portugal se tornou independente de Espanha. Esta deturpação da história, quando já estamos no século XXI, é uma das provas que indicam a continuação da dificuldade em aceitar a existência de Portugal como estado, nação e país independente.
Gozado que os meses do ano, mesmo no português, continuaram com as referências a deuses latinos, como Janeiro (Janus), Fevereiro (Fébruo) e Março (Marte). Tirou-se dos dias da semana, mas não dos meses. Aliás, vale lembrar também que vários elementos da tabela periódica dos elementos químicos fazem referência a deuses gregos, latinos e nórdicos, como o selênio, o tório, o vanádio, o mercúrio, o hélio e outros, tantos.
Suponho que essa mudança seria mais complexa em razão de que dependia da autoridade papal diretamente. Se ele considerou a menor parte do problema que era a semana e seus nomes pagãos, certamente deve ter apreciado o problema maior que seria o calendário anual.
questão de autoridade e bom senso. Mesmo sentimento que destruiu as estátuas da antiga religião cananeia na Síria pelo Estado Islâmico @@isobelferro5559
muito obrigrado, Eu fui pego de surpresa ao saber a origem e o significado profundo dos dias da semana em portugues. Sou um chileno quem adora o português
@@tatianacabral4988 O progresso é a existência de um radical que permanece numa organização socio-geografico-temporal. Sabe, a essência literal. É o retorno às origens. Um diferencial muito interessante do resto do mundo (onde há gente que nasce, cresce, envelhece e também parte).
Na lingua alemã aconteceu algo similar, mas menos radical, porque só afetou a quarta-feira: Era Wodinstag (em honra a Wodan/Odin), como ainda existe no inglês Wednesday e no holandês Woensdag. Mas a igreja católica tinha uma antipatia especial a Wodan (Odin) porque era o deus principal germânico e também deus da guerra. Após pressão da igreja o dia foi renomeado para Mittwoch (meio da semana), um tanto sem graça.
@@JoãoPedroCamposFernandes É assim não só no catolicismo. Muitos evangélicos, que se dizem seguidores do Evangelho, não sabem se seguem o Evangelho ou se acumulam riqueza gerada por outros. Muitos até acreditam ser messias um homem que,qd presidente, debochou de doentes sem ar. E disse que "pintou um clima" com garotas de 14 anos. E até homenageou torturador e miliciano.
Eu gosto muito de assistir os seus vídeos, mas eu acho que seria muito legal se eles estivessem legendados em português. Assim, os que não somos lusófonos poderiamos também melhorar nosso português: 2 em 1! Saudações de Espanha!
Na realidade, o português não é a única língua que usa sistemas numéricos nos dias da semana. A Língua persa também usa (que é uma língua indo europeia). Domingo é yekshanbe (yek é 1), segunda feira é doshanbe (do é 2), terça feira é se shanbe (se é 3), quarta feira é chahar shanbe (chahar é 4), e quinta feira é panj shanbe (panj é 5). E semana em persa é hafte (haft é 7).
O Hebraico tambem numera os dias da semana. P. ex.: yom richon (dia primeiro = Domingo), yom shni (dia segundo = Segunda-feira), yom shlishi (dia terceiro = Terca-feira), etc..
También en el idioma chino. Pero el día 1 (xingqi yi) es lunes. El día 6 (xingqi liu) es sábado. Domingo puede cambiar, así en algunos lugares es xingqi ri "día del Sol"
Exatamente! Ademais, "shanbe", no persa antigo, refere-se à "feira", ou seja, um dia comercial. Os portugueses, após o contato com os persas durante as Grandes Navegações (Ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, em 1499) e assim julgando facilitar o Mercantilismo, adaptaram seu calendário a partir daí. Não teve nada a ver com o Cristianismo x Paganismo. Foi tudo uma questão de DINHEIRO.
Por mares nunca dantes navegados Meu Borel vem encantado Pra mostrar Terras e eras tão distantes Um passado emocionante Vou contar ....... Na Idade Média, quando tudo começou O povo já pensava em ser feliz Os lusitanos na guerra cristã Contra os mouros defendiam o seu país Salve o infante D. Henrique A Portugal prestou serviços relevantes Os portugueses desbravaram o oceano Descobrindo novos horizontes Eram caravelas Feitas de liberdade e amor E nessa onda Seu Cabral nos encontrou Heranças deixaram Tantas em nosso torrão Do idioma à religião E essa miscigenação que originou A nossa mulata sedução Cá pra nós, o samba não veio de lá Mas trouxeram o negro (forte) que é arte, é cultura E nos ensinou a batucar Terrinha boa, que saudade dá O Borel em poesia Hoje vai te visitar Levar meu samba, vou cruzar o mar Só gente bamba vai desembarcar Ouvindo bom fado, eu vou Abraçando a historia também Bebendo vinho lá em Portugal . Borel é a região da escola onde este poema foi composto do Brasil - Ariander Morris Homenagem aos bons Portugueses e a você , desconhecido amigo D`além mar , Sou pesquisador da área de etimologia .
Sinceramente, que canal bom. Por favor, nunca perca a imparcialidade e continue contando historias exatamente da maneira que aconteceram, conteúdo incrível
3:50 - Segunda feira em Italiano é Lunedì, com a sílaba tônica sendo a última. Essa ênfase é necessária para indicar que estamos falando de um dì (uma outra forma de falar giorno ou dia)
Só um adendo. O documento original era a mudança do nome dos dias da semana apenas na semana santa. Daí a palavra féria no nome. Mas rapidamente, ao final do Concílio já havia a extensão desses nomes para o ano todo.
Didatismo excelente. A nossa riqueza cultural é extraordinária e é a somatória de várias civilizações. Só agora sei o significado histórico dos dias da semana. Parabéns
*Valioso trabalho!* Aos 9:08 min., conotá-se à Feria, o significado de "festa", palavra esta que, em se considerando a liturgia, melhor se aproxima de "celebração" (missa). A mudança de "feria" para "feira", tenha, talvez, vindo dos cinco dias de mercado (feira) da semana. Obrigado.
Ainda hoje é, a seguir a Lisboa que acumula atualmente uma sede de cardinalato com o único Patriarcado ocidental, Braga é o arcebispado mais importante de Portugal (continuando a concorrer com Toledo em Espanha).
Assim, quem quer aprender a língua portuguesa, pelo menos no que diz respeito aos dias da semana, fica com a vida facilitada...O pior virá depois com a gramática. O patrono de Braga, ainda hoje é de grande devoção por parte dos bracarenses. Uma figura impar. Bom vídeo, muito interessante.
Pena que as pronúncias de quase todas as palavras estrangeiras estão totalmente erradas. 4:00 Mercoledì (italiano) se pronuncia Mèrcoledí (primeira sílaba: subtônica; última sílaba: tônica), não “mercolédi”. Mercredi (francês) se pronuncia mercredí, não mercrédi).
@@WasickiG Para não falar no Francês e o espanhol... tudo muito mal pronunciado. Mais valia ir ao Google Translator e gravar o som das palavras e inserir no vídeo. Outra curiosidade: Féria, para além do explicado no vídeo, significa o trabalho completado mas zonas rurais agrícolas e seu respectivo pagamento pelos senhores das terras. É normal escutar-seque fulano de tal paga X€ à féria.
Muito bom o vídeo, como sempre. Eu acabo sendo repetitivo nos elogios, mas é pura verdade. Leio tbm os comentários, pois sempre ajudam. Vida longa ao canal.
Legal, obrigadão!!! Bi que este vídeo foi feito na semana passada, exatamente quando estava pensando sobre o porquê desses nomes. Pra mim faz mais sentido como era antes, com os nomes dos planetas.
11:20 Portugal não é o único lugar do mundo. Em Israel onde se usa a denominação bíblica para os dias da semana se diz: dia primeiro (domingo); dia segundo, dia terceiro, dia quarto, dia quinto, dia sexto e Shabat. Acredito que a igreja em Braga fez uso da denominação bíblica.
Ele também erra ao dizer que no século VI já existia a língua portuguesa, quando está só veio a se desenvolver como língua entre os séculos X e XII. No século VI o que se falava na região era o Latim Vulgar.
S. Martinho adopta os nomes eclesiásticos para os dias da semana - basta ver num missal romano católico em latim. Os Gregos, de modo semelhante, adoptaram os nomes eclesiásticos, preservando, no entanto, o nome judaico para Sexta-feira - Parasceve (os latinos apenas usam essa denominação para Sexta-feira Santa).
Pesquisei muito sobre esse tema e ouvi várias narrativas, mas gostei muito desse vídeo porque esclareceu melhor a questão da palavra "feira" (feria no latim) que derivava de festa, feriado, ferias, dia de descanso. Por isso, parabenizo esse canal porque deu uma rxplicação mais coerente."
A mudança dos nomes nos dias da semana faz mais sentido, por conta da religião cristã católica, não sabia dos outros detalhes, nada como um novo aprendizado após o outro 👏🏾❤️.
No primeiro livro da Bíblia, Gênesis(origem) está a Criação de Deus, em sete dias. Ali Ele criou essa organização de tempo, e sua assinatura é serem sete dias, sete criações e sétimo o dia diferente dos demais, o dia para descanso, sábado/shabat.
Muito obrigado por trazer esses conhecimentos que passaram desapercebidos por tanto tempo.Deus abençoe e faça crescer o canal ainda mais.Muito obrigada!
Em galego também se usa os dias da semana da mesma forma. Na verdade, são usada duas formas. São elas: domingo, luns/segunda feira, martes/terza feira, mércores/cuarta feira, xoves/quinta feira, venres/sexta feira e sábado.
@Lufino09 Exato. Como foi dito no vídeo, Braga era a capital do Reino Suevo da Galiza aquando do concílio que determinou esta alteração. A questão na Galiza é que ficou posteriormente dependente de Castela (que viria a ser Espanha), daí ser usada também a forma semelhante à espanhola. Se a Galiza tivesse sido unificada com Portugal, a forma portuguesa seria a única a ser usada lá. Hoje em dia está a existir uma tentativa de aproximação do Galego ao português, sendo os dias da semana uma dessas vertentes.
@@brunosimplicio9946Uma das conquistas recentes é que no galego normalizado já é aceita a designação "GALIZA" para o nome da região tal como em português em vez da forma espanholizada "Galicia"
@@JakelineAugustoPinheiro123 Sim, mas Galiza não é lusofuna, Lusofonia é algo criado pela ideia de um estado Portugues. A Galiza partilha com Portugal as mesma origens linguisticas (sendo quase a mesma lingua). O video falha em dizer que não existia Portugues no Sec. VI.
@@argonauth o galego e o português têm as mesmas origens: o galaico-português do tempo em que os condados da Galiza e portucalense faziam parte do mesmo território (reino da Galiza) oriundo da Galécia antiga provincia romana
@@marie3587 exacto, e o que os une é que ambos foram parte de um Reino Suevo, è provavel que as difrenças linguisticas com o Castelhano se devam à influencia da lingua Sueva.
Fantástico saber disso! Não conhecia seu canal, mas já estou adorando! Seguindo, curtindo e compartilhando, porque coisa boa a gente tem que passar pra frente! Parabéns!
Calma buscador da verdade tudo o que você conhece até agora foi uma fusão o que é chamada também de sincretismo, pelos sumérios, acadios, babilônios,gregos, romanos e más..
Falo grego e os nomes em grego tem o mesmo sistema exceto não têm a mesma terminação "-feira" e sexta(-feira) é Paraskevi, o dia da preparação (normalmente de jejum (vegan ou mesmo xerofagito) antes do sábado e domingo. Sexta é o dia quando Cristo foi crucificado. Antes do Grande Cisma de 1054 o poente e o oriente foram unidos na mesma fé.
@@Olga-v9m8q Sim, exceto sexta-feira, Paraskevee, o dia de jejum (exceto em algumas semanas (por lado de 4-6) festivais (depois de Páscoa, Pentecostes, a Natividade, e do Publicano) (ou quando temos uma Grande Festa da Igreja) e preparação. Paraskevomenai significa eu preparo. É uma forma passiva. Pois Sábado e Kyriaki (o dia do Senhor (Domingo). Sábado e domingo são dias festivais.
Esse papo de "o final vai surpreender" não engana mais! Falem de uma vêz para assistirmos o vídeo até o final. Não há problema nenhum nisso. O ruím é camuflar as coisas. ❤
6:20 Braga era a capital do Reino da GALIZA em português ("galicia" em espanhol). Não confundir no entanto com a Galiza atual que só representa metade da Galiza antiga (Gallaecia) que foi dividida entre Portugal e Espanha.
Galécia. Galiza em português é um conceito que surge no medievo, precisamente na era em que Galicia (já não Galécia, que fica circunscrito a documentos em latim) é sobreposto com Galiza como endónimo dos galegos.
@@skurinski Galécia era a provincia romana, depois apareceu o reino suevo até ser conquistado pelos visigodos, depois foi nomeada a Galiza com a reconquista que seguiu a invasão dos mouros, essas entidades com fronteiras semelhantes
Parabéns pelo canal. Que bacana! A história contada ou escrita por pessoas que alcançam uma consciência universal em seu poder de conhecimento, busca-se a máximo de veracidade nos fatos, me faz viajar ou sentir fazendo parte dela. Sem dúvida o melhor passatempo a sós. Minha disciplina didática favorita!
O português deriva do latim e se desenvolveu a partir do galego, Espanha na sua grande maioria fala o castelhano,mas têm oitras variantes como o catalão e etc!
Em hebraico os dias da semana seguem a numeracao sendo o domingo o primeiro dia, segunda, o segundo dia e sucessivamente ate o sexto dia e depois o shabat que e o sabado em que e guardado o descanso que pelo judaismo Deus criou o mundo em seis dias e no setimo Ele descansou
Em polonês alguns dias da semana têm relação com os ordinais, mas sexta-feira, por exemplo, é considerado o quinto dia depois de domingo. Assim, sexta-feira feira é piątek (pron. piõtek), ou seja, o quinto dia após o domingo. Piątek tem a mesma etimologia do grego penta (cinco), mas significa sexta-feira, não quinta. Aliás, quinta-feira em grego é pémpti, já transliterado. Niedziela (pron. nyedjéla, literalmente “não fazer” ou não trabalhar - “dziela” tem a mesma etimologia to verbo inglês “to do” = fazer) Domingo Poniedziałek (o dia depois de “niedzela”) Segunda-feira Wtorek (o seguinte, ou seja, o segundo dia após o domingo) Terça-feira Środa (o centro, ou seja, o meio da semana) Quarta-feira Czwartek (o quarto dia após o domingo) Quinta-feira Piątek (o quinto dia após o domingo) Sexta-feira Sobota (do hebraico Shabat, o sétimo dia da semana) Sábado
Video muito bom. Mas seria interessante você fazer outro explicando a troca do Sábado como dia de guarda santificado na Biblia, para o domingo provando que o Sábado nunca foi alterado, sendo o domingo de origem pagâ e a profecia de Daniel se confirma; de que os homens iriam alterar o Tempo e a lei de Deus . Mudando o dia sagrado do sábado para o domingo.
No hebraico TAMBÉM é assim. Pelo menos no hebraica bíblico. Repare que na Bíblia não existe a palavra domingo. O Novo Testamento (que foi escrito em grego) só chama de primeiro dia da semana. A sexta-feira é chamada de dia da preparação (para o sábado).
Não é único, não! Em grego os dias da semana têm também o sistema numérico. Assim se fala Δευτέρα, Τρίτη, Τετάρτη, Πέμπτη que se traduz como Segunda-Terça-Quarta-Quinta (sem a palavra feira. Só o número chega). A sexta-feira é Παρασκευή que significa "preparaçãο" porque é a preparação pelo fim da semana. O sábadο é bem parecido (Σάββατο pronunciado "sávato" é, como no caso do português, vem da língua hebraica. Domingo é chamado Κυριακή que significa dia do Senhor.
Explicação totalmente diferente do que eu tinha ouvido uns anos atrás: Na explicação que tinham me dado, era porque eles faziam a feira durante a semana, e não trabalhavam final de semana(sábado e domingo eram dias de descanso). Detalhe que essa explicação do vídeo faz muito mais sentido.
A sua também faz sentido. Detalhe que na atualidade o único dia de folga dos feirantes é na segunda-feira. Mas pode ser que a sua explicação tenha algum significado porque antigamente a "maior moeda" era o escambo e apesar de Portugal ser país cristão ele acolheu muitos judeus em seu território então tanto no sábado quanto no domingo não compensava fazer feira porque muita gente estava no seu descanso e os únicos dias em que poderia fazer feira (escambo) para 100% da população era de segunda a sexta-feira.
Só não sei como fica a população remanescente islâmica após a reconquista. Digo isso porque para o mulçumano o dia de descanso é na sexta-feira e em Portugal havia tantas trocas comerciais com eles que muitos nomes de vegetais provém da língua árabe como Alface, Alcaxofra, etc. Então por essa lógica a sexta-feira também era um dia que não dava pra fazer Feira (escambo) com 100% da população. Então a feira deveria acabar na quinta-feira não é?! Rs
Português é diferenciado mesmo! Temos sorte de conhecer um idioma tão rico que por consequencia nos da facilidade de entender e falar (bem) muitas outras linguas.
Uma verdadeira aula. Eu sempre quis entender o porquê dos nomes dos nossos dias da semana destoarem tanto das nossas línguas irmãs (francês, espanhol e italiano). Obrigado!
Conhecimento não ocupa lugar, não pesa, enriquece e se leva por onde for.
"Acumulai tesouro que não se destrói, não se rouba e enriquece."
❤❤❤❤❤
Absolutamente fantástica esta aula. Obrigado!
E se você quiser que esse conhecimento perdure para além da sua vida, escreva um diário
Eu quero.
Gloria a Deus
Imagino o trabalhão que deu para pesquisar, editar e fazer esse vídeo.
Parabéns, fucou muito bom.
Eu quando criança achava curioso que os dias da semana terminavam em feira, e mais ainda que os dias em que realmente tinha feira eram sábado e domingo.
Mais curioso é que o dia de folga dos feirantes é a segunda-feira e não domingo ou sábado...
Gostei do video, apesar de algumas imprecisões históricas e não só. A propósito a Espanha só apareceu no século XV (praticamente 400 anos depois do nascimento de Portugal) com a união de reinos provocada pelo casamento de Fernando de Castela com Isabel de Aragão.
Seja qual for a visão da história a realidade é que a Espanha como estado e ou como nação é muito posterior a Portugal, no entanto os espanhois/castelhanos dizem e ensinam que Portugal se tornou independente de Espanha. Esta deturpação da história, quando já estamos no século XXI, é uma das provas que indicam a continuação da dificuldade em aceitar a existência de Portugal como estado, nação e país independente.
@@VIRIATO-VIRIATHUS Verdade! A Espanha trata Portugal como uma "província rebelde". Ela já tentou por diversas vezes tomar Portugal e com certeza se ela tiver uma chance favorável no futuro ela tomará Portugal. Na segunda guerra mundial ela só não tentou graças a diplomacia de Salazar.
@@VIRIATO-VIRIATHUS
Não estudam antes de fazer os vídeos e dá nisto....😊
Repararam em "...desiguinam..." no áudio...?!!!?😂😂😂
Não sou especialista, mas sempre tive a curiosidade sobre isso. Pelo que já apurei, tudo que está no vídeo está correto. A única discordância está no motivo da troca dos planetas pelas Férias, que viraram Feiras. No vídeo, a mudança é apoiada na contrariedade ao uso de nomes "pagãos". Como no vídeo, a coisa toda começa na Semana Santa. Na idade média, o camponês (servo) trabalhava todos os dias. Com o tempo, a Igreja pressionou (os Reis e Senhores Feudais) para que se guardasse o Domingo (Dia do Senhor - Deus), como um dia de descanso, um dia sem trabalho, um dia de Féria, para que as pessoas pudessem comparecer à missa (aumentando o poder temporal da Igreja). Na Semana Santa, todos os dias eram de Férias (do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa). Daí, o Domingo de Ramos ser a Primeira Féria, o dia seguinte ser a Segunda Féria, e assim por diante. Com o tempo, a Primeira Feira acabou virando o Dia do Dominus (Dono, Senhor) e, depois, Domenica, chegando ao Domingo. O Sábado sempre teve esse nome por conta do Sabat (dos Judeus).
E há, também, um outro fato que reforça essa ideia. Nos Domingos em geral, as pessoas que iam para a missa aproveitavam que todos estavam reunidos e levavam seus "excedentes de produção" para trocar com as demais pessoas (comércio por escambo). Com o tempo, essa reunião para comerciar os produtos passou a ser chamada de Feira. E, na Semana Santa, a Feira era realizada todos os dias. Daí uma sequência numérica ordinal dos dias das Feiras.
Mas, como disse, não sou especialista, nem pesquisador. Sou curioso...
Tua colocação fez sentido...
Tem bastante lógica sua explanação, parece ser mais simples e aceitável.
Faz bastante sentido. Há que se considerar que alguns canais, não sei se seria o caso deste, são tendenciosos em favor do catolicismo. Hoje na internet há muitos católicos que produzem conteúdo histórico interessante, mas que pecam (tanto no sentido acadêmico quanto no religioso) quando fazem negacionismo ao tentar esconder os crimes cometidos pela igreja, como por exemplo, dizer que a Inquisição foi um tribunal de misericórdia.
Muito coerente e plausível.
Apenas um curioso com uma boa e crescente curiosidade.
Essa foi a melhor e mais completa explicação sobre a origem dos nomes dos dias da semana em português.Eu desconhecia grande parte dessa história.Muito obrigado por explicar tudo tão bem!Parabéns pelo vídeo!!!!❤👍😊
Excelente matéria......
Essas explicações são muito oportunas e culturais pois enriquecem a etimologia .do nosso
português. É uma "aula de primeira " .
Gostei do video, apesar de algumas imprecisões históricas e não só. A propósito a Espanha só apareceu no século XV (praticamente 400 anos depois do nascimento de Portugal) com a união de reinos provocada pelo casamento de Fernando de Castela com Isabel de Aragão.
Seja qual for a visão da história a realidade é que a Espanha como estado e ou como nação é muito posterior a Portugal, no entanto os espanhois/castelhanos dizem e ensinam que Portugal se tornou independente de Espanha. Esta deturpação da história, quando já estamos no século XXI, é uma das provas que indicam a continuação da dificuldade em aceitar a existência de Portugal como estado, nação e país independente.
As origens das coisas são sempre interessantes.
Deveriam fazer filmes com essas informações.
Gozado que os meses do ano, mesmo no português, continuaram com as referências a deuses latinos, como Janeiro (Janus), Fevereiro (Fébruo) e Março (Marte). Tirou-se dos dias da semana, mas não dos meses. Aliás, vale lembrar também que vários elementos da tabela periódica dos elementos químicos fazem referência a deuses gregos, latinos e nórdicos, como o selênio, o tório, o vanádio, o mercúrio, o hélio e outros, tantos.
Bom, pelo menos, os dias da semana não cultuamos o
paganismo.
Ainda tem Junho ( referência a deusa Juno) e Maio ( referência a deusa Maia)
Suponho que essa mudança seria mais complexa em razão de que dependia da autoridade papal diretamente. Se ele considerou a menor parte do problema que era a semana e seus nomes pagãos, certamente deve ter apreciado o problema maior que seria o calendário anual.
questão de autoridade e bom senso. Mesmo sentimento que destruiu as estátuas da antiga religião cananeia na Síria pelo Estado Islâmico @@isobelferro5559
Deuses latinos!? São Deuses antigos, não tem nada de latinos neles, até mesmo porque América Latina é coisa nova.😂😂😂
muito obrigrado, Eu fui pego de surpresa ao saber a origem e o significado profundo dos dias da semana em portugues. Sou um chileno quem adora o português
Eu amo tremendamente que nossa lingua tem os dias diferentes de todas as outras linguas!!!
Sim, e? Que progresso se tira disso? Vocês festejam cada bobagem...
@@tatianacabral4988 O progresso é a existência de um radical que permanece numa organização socio-geografico-temporal. Sabe, a essência literal. É o retorno às origens. Um diferencial muito interessante do resto do mundo (onde há gente que nasce, cresce, envelhece e também parte).
Na lingua alemã aconteceu algo similar, mas menos radical, porque só afetou a quarta-feira: Era Wodinstag (em honra a Wodan/Odin), como ainda existe no inglês Wednesday e no holandês Woensdag. Mas a igreja católica tinha uma antipatia especial a Wodan (Odin) porque era o deus principal germânico e também deus da guerra. Após pressão da igreja o dia foi renomeado para Mittwoch (meio da semana), um tanto sem graça.
🤷🏾♂️👍🏾
Catolicismo não sabe se destrói ou copia kkkk
Concordo.
@@JoãoPedroCamposFernandes
É assim não só no catolicismo. Muitos evangélicos, que se dizem seguidores do Evangelho, não sabem se seguem o Evangelho ou se acumulam riqueza gerada por outros.
Muitos até acreditam ser messias um homem que,qd presidente, debochou de doentes sem ar. E disse que "pintou um clima" com garotas de 14 anos. E até homenageou torturador e miliciano.
@@rita80707 Verdade
Eu gosto muito de assistir os seus vídeos, mas eu acho que seria muito legal se eles estivessem legendados em português. Assim, os que não somos lusófonos poderiamos também melhorar nosso português: 2 em 1! Saudações de Espanha!
Ativa o CC
Na base do video, lado direito procura nesses simbolos aonde diz legendas
Na realidade, o português não é a única língua que usa sistemas numéricos nos dias da semana. A Língua persa também usa (que é uma língua indo europeia). Domingo é yekshanbe (yek é 1), segunda feira é doshanbe (do é 2), terça feira é se shanbe (se é 3), quarta feira é chahar shanbe (chahar é 4), e quinta feira é panj shanbe (panj é 5). E semana em persa é hafte (haft é 7).
O Hebraico tambem numera os dias da semana. P. ex.: yom richon (dia primeiro = Domingo), yom shni (dia segundo = Segunda-feira), yom shlishi (dia terceiro = Terca-feira), etc..
También en el idioma chino. Pero el día 1 (xingqi yi) es lunes. El día 6 (xingqi liu) es sábado. Domingo puede cambiar, así en algunos lugares es xingqi ri "día del Sol"
@@MrRichhari En gallego existen ambas formas, la pagana y la cristiana. Se usan hasta mezclados.
Ele n estava falando da "feira" no nome? 😂
Exatamente! Ademais, "shanbe", no persa antigo, refere-se à "feira", ou seja, um dia comercial. Os portugueses, após o contato com os persas durante as Grandes Navegações (Ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, em 1499) e assim julgando facilitar o Mercantilismo, adaptaram seu calendário a partir daí. Não teve nada a ver com o Cristianismo x Paganismo. Foi tudo uma questão de DINHEIRO.
Esse canal é excelente. Sempre contribuindo para aumentar a nossa cultura
Obrigado campeão 💪
Um português a viver no Luxemburgo a assistir 🇵🇹❤
Por mares nunca dantes navegados
Meu Borel vem encantado
Pra mostrar
Terras e eras tão distantes
Um passado emocionante
Vou contar .......
Na Idade Média, quando tudo começou
O povo já pensava em ser feliz
Os lusitanos na guerra cristã
Contra os mouros defendiam o seu país
Salve o infante D. Henrique
A Portugal prestou serviços relevantes
Os portugueses desbravaram o oceano
Descobrindo novos horizontes
Eram caravelas
Feitas de liberdade e amor
E nessa onda
Seu Cabral nos encontrou
Heranças deixaram
Tantas em nosso torrão
Do idioma à religião
E essa miscigenação que originou
A nossa mulata sedução
Cá pra nós, o samba não veio de lá
Mas trouxeram o negro (forte) que é arte, é cultura
E nos ensinou a batucar
Terrinha boa, que saudade dá
O Borel em poesia
Hoje vai te visitar
Levar meu samba, vou cruzar o mar
Só gente bamba vai desembarcar
Ouvindo bom fado, eu vou
Abraçando a historia também
Bebendo vinho lá em Portugal .
Borel é a região da escola onde este poema foi composto do Brasil - Ariander Morris
Homenagem aos bons Portugueses e a você , desconhecido amigo D`além mar , Sou pesquisador da área de etimologia .
@@Runnaway-dt3du obrigado ☺️☺️
Mais uma camada da igreja católica. Além de tudo uma absurda falta de imaginação a invenção desses nomes
@@marcelojuscelino3305 Pode continuar chorando
Sinceramente, que canal bom. Por favor, nunca perca a imparcialidade e continue contando historias exatamente da maneira que aconteceram, conteúdo incrível
3:50 - Segunda feira em Italiano é Lunedì, com a sílaba tônica sendo a última.
Essa ênfase é necessária para indicar que estamos falando de um dì (uma outra forma de falar giorno ou dia)
Sim, em todas se.pronuncia di....sílaba tônica lunedí martedí mercoledí giovedí e venerdí sabato e domênica.
Nunca me questionei sobre os dias da semana serem como são. Obrigado por trazer esse conhecimento
Só um adendo. O documento original era a mudança do nome dos dias da semana apenas na semana santa. Daí a palavra féria no nome. Mas rapidamente, ao final do Concílio já havia a extensão desses nomes para o ano todo.
Faz sentido
Fantastico , tenho 55 anos e desconhecia estes factos
Obrigado pot partilhar ...
Didatismo excelente. A nossa riqueza cultural é extraordinária e é a somatória de várias civilizações. Só agora sei o significado histórico dos dias da semana. Parabéns
Morrendo e aprendendo. Conteúdo apresentado de forma maestrina.
*Valioso trabalho!* Aos 9:08 min., conotá-se à Feria, o significado de "festa", palavra esta que, em se considerando a liturgia, melhor se aproxima de "celebração" (missa). A mudança de "feria" para "feira", tenha, talvez, vindo dos cinco dias de mercado (feira) da semana. Obrigado.
Acredite por trás da palabra feria - festa tem mais história pagã , todo começa com a adoração ao sol uma história muito bonita e cruel
Em pensar que até o século VIII, Braga era uma das tres cidades mais importantes do Cristianismo
Ainda hoje é, a seguir a Lisboa que acumula atualmente uma sede de cardinalato com o único Patriarcado ocidental, Braga é o arcebispado mais importante de Portugal (continuando a concorrer com Toledo em Espanha).
@@rogeriomonteiro760exatamente.. pessoal diminui muito a importância de Portugal hoje baseado apenas na situação política e econômica atual do país.
Continua a ser sendo chamada a cidade dos arcebispos!
hoje é Bragasil
@@IktiusSempre foi
A história é algo incrível para esclarecer aquilo que já encontramos estabelecido na atualidade... Parabéns ❤
Assim, quem quer aprender a língua portuguesa, pelo menos no que diz respeito aos dias da semana, fica com a vida facilitada...O pior virá depois com a gramática.
O patrono de Braga, ainda hoje é de grande devoção por parte dos bracarenses. Uma figura impar. Bom vídeo, muito interessante.
Mas como língua latina o português é muito semelhante quanto o espanhol por exemplo.
Pena que as pronúncias de quase todas as palavras estrangeiras estão totalmente erradas. 4:00 Mercoledì (italiano) se pronuncia Mèrcoledí (primeira sílaba: subtônica; última sílaba: tônica), não “mercolédi”. Mercredi (francês) se pronuncia mercredí, não mercrédi).
A gramática do Latim é bem mais completa e complexa. Uma pena que não se usa mais hoje em dia.
Como se a língua Portuguesa foi tão difícil assim, existem línguas muito mais complexas.
@@WasickiG Para não falar no Francês e o espanhol... tudo muito mal pronunciado. Mais valia ir ao Google Translator e gravar o som das palavras e inserir no vídeo.
Outra curiosidade: Féria, para além do explicado no vídeo, significa o trabalho completado mas zonas rurais agrícolas e seu respectivo pagamento pelos senhores das terras. É normal escutar-seque fulano de tal paga X€ à féria.
🇧🇷 🤔 Excelente! Eu como brasileiro fiquei satisfeito em saber tudo isso! Compartilhei este vídeo no meu Facebook 👍🏻👍🏻
Muito bom o vídeo, como sempre. Eu acabo sendo repetitivo nos elogios, mas é pura verdade. Leio tbm os comentários, pois sempre ajudam. Vida longa ao canal.
Muito interessante, não conhecia a origem dos nomes da semana em português, apesar de já ter me questionado a respeito. Obrigada por compartilhar
*Vivendo e aprendendo 😊*
Morrendo e aprendendo...
Legal, obrigadão!!! Bi que este vídeo foi feito na semana passada, exatamente quando estava pensando sobre o porquê desses nomes. Pra mim faz mais sentido como era antes, com os nomes dos planetas.
Não imaginava que tinha sido assim. Fantástico vídeo.
Muiito bom para todas as postagens históricas e culturais.
Excelente vídeo. É o meu canal de histórias preferido
11:20 Portugal não é o único lugar do mundo. Em Israel onde se usa a denominação bíblica para os dias da semana se diz: dia primeiro (domingo); dia segundo, dia terceiro, dia quarto, dia quinto, dia sexto e Shabat. Acredito que a igreja em Braga fez uso da denominação bíblica.
Ele também erra ao dizer que no século VI já existia a língua portuguesa, quando está só veio a se desenvolver como língua entre os séculos X e XII. No século VI o que se falava na região era o Latim Vulgar.
Em grego também, segunda, terça, quarta e quinta.
Israel usa bombas para matar crianças mulheres ê velhos ô Benjamin Netaniaro e ô capeta em forma de Pessoa gosta mesmo de queimar seja la onde for.
@@OseiasBarufiO latim vulgar eram muitos porém o português enquanto língua começou a nascer nesse período.
S. Martinho adopta os nomes eclesiásticos para os dias da semana - basta ver num missal romano católico em latim. Os Gregos, de modo semelhante, adoptaram os nomes eclesiásticos, preservando, no entanto, o nome judaico para Sexta-feira - Parasceve (os latinos apenas usam essa denominação para Sexta-feira Santa).
Já usei essas explicações para falar dos dias da semana em português para estrangeiros.
Pesquisei muito sobre esse tema e ouvi várias narrativas, mas gostei muito desse vídeo porque esclareceu melhor a questão da palavra "feira" (feria no latim) que derivava de festa, feriado, ferias, dia de descanso. Por isso, parabenizo esse canal porque deu uma rxplicação mais coerente."
Veja o documentário " Constantino, o grande " lá no canal terceiro anjo
@@luanabrful Ok. Valeu!
A mudança dos nomes nos dias da semana faz mais sentido, por conta da religião cristã católica, não sabia dos outros detalhes, nada como um novo aprendizado após o outro 👏🏾❤️.
Parabéns fiquei muito feliz em conhecer esse canal vou acompanhar sempre 👏👏🙏
Religião cristã católica?
@@rubenssousaoliveira5766 Explane.
No primeiro livro da Bíblia, Gênesis(origem) está a Criação de Deus, em sete dias. Ali Ele criou essa organização de tempo, e sua assinatura é serem sete dias, sete criações e sétimo o dia diferente dos demais, o dia para descanso, sábado/shabat.
Muito obrigado por trazer esses conhecimentos que passaram desapercebidos por tanto tempo.Deus abençoe e faça crescer o canal ainda mais.Muito obrigada!
Em galego também se usa os dias da semana da mesma forma. Na verdade, são usada duas formas. São elas: domingo, luns/segunda feira, martes/terza feira, mércores/cuarta feira, xoves/quinta feira, venres/sexta feira e sábado.
@Lufino09 Exato. Como foi dito no vídeo, Braga era a capital do Reino Suevo da Galiza aquando do concílio que determinou esta alteração. A questão na Galiza é que ficou posteriormente dependente de Castela (que viria a ser Espanha), daí ser usada também a forma semelhante à espanhola. Se a Galiza tivesse sido unificada com Portugal, a forma portuguesa seria a única a ser usada lá. Hoje em dia está a existir uma tentativa de aproximação do Galego ao português, sendo os dias da semana uma dessas vertentes.
Eu estudei na Galícia de 2006 até 2012, nunca ouvi nem tinha ficado sabendo de eles chamarem os dias da semana como nós
Fiz a secundária lá
@@brunosimplicio9946Uma das conquistas recentes é que no galego normalizado já é aceita a designação "GALIZA" para o nome da região tal como em português em vez da forma espanholizada "Galicia"
Galego era falado em todo o Reino de Galiza, também no condado de Portus Cale que deu origem ao Reino de Portugal com a sua secessão.
@@kris_comboa Falava-se galego-português (ou galaico), língua essa que deu origem ao galego moderno e ao português.
Parabéns pela excelente exposição que aumenta nossa cultura e conhecimento da língua portuguesa.
Não é só em Portugal, na Galicia também é assim...
Todos os países lusofonos incluindo Angola, Moçambique e outros territórios colonizados por Portugal
@@JakelineAugustoPinheiro123 Sim, mas Galiza não é lusofuna, Lusofonia é algo criado pela ideia de um estado Portugues. A Galiza partilha com Portugal as mesma origens linguisticas (sendo quase a mesma lingua). O video falha em dizer que não existia Portugues no Sec. VI.
@@argonauth o galego e o português têm as mesmas origens:
o galaico-português do tempo em que os condados da Galiza e portucalense faziam parte do mesmo território
(reino da Galiza)
oriundo da Galécia antiga provincia romana
@@marie3587 exacto, e o que os une é que ambos foram parte de um Reino Suevo, è provavel que as difrenças linguisticas com o Castelhano se devam à influencia da lingua Sueva.
Muitíssimo obrigada por agregar as referências acadeêmicas ao vídeo. Isso agrega valor ao conteúdo. Excelente! Parabéns! Continuem!
Sou portuguesa, adoro os seus textos, muito obrigada
Que Maravilha, eu não sabia mas sempre quis saber.
rapaz, tava pensando nisso essa semana, que legal, obrigado pelo vídeo
Que legal. Eu não sabia ainda bem que temos pessoas inteligentes como você, parabéns por você nos ensinar História amo História.
Pois É !
Tantas informações em infinitos conhecimentos apresentados AQUI , E NAS ESCOLAS NÃO , NÉ ?
Que coisa 🤔 !
Fantástico saber disso! Não conhecia seu canal, mas já estou adorando! Seguindo, curtindo e compartilhando, porque coisa boa a gente tem que passar pra frente! Parabéns!
...e os numeros, ligados às pavras chambe (feira) iequi Chambé (primeira feira), tchar chambe (segunda feira), pantch, shish, etc.
Parabéns, com certeza é o melhor canal de história, com excelente explicação e didatica
Na Galiza, com a pressão do castelhano, quase perdemos "as feiras" e agora estão a ser recuperadas.
Sério?
@@laudemar-A.B.6386 ruclips.net/video/cSoZbRAKbQI/видео.htmlsi=FZJLb9eZGXHESmNf
Maravilhoso vídeo, muito obrigada; algumas vezes me perguntei de onde vinha esta palavra feira acrescentada aos dias da semana e não sabia.
Obrigado pelo seu trabalho ❤🇵🇹🇧🇷
Muito interessante essa história. Parabéns pelo belo trabalho.
MUITO APRENDIZADO EM UM VIDEO PARABENS.
Meus parabéns. Sempre tive a curiosidade em saber a origem dos nomes dos dias da semana. 😊
O canal nos surpreende a cada novo vídeo. Parabéns, sucesso atemporal.
Adoro história e geografia e as duas disciplinas convergem através da intervenção humana.
Adorei a matéria. Uma aula.❤
O melhor canal sobre história.
Espetacular!!!👏👏👏
Obrigada pelo vídeo.❤
Em Genesis é Primeiro dia,segundo dia,terceiro dia,quarto dia,quinto dia,sexto dia e shabat(descanso)...
Interessante. De uma certa forma tem origem bíblica
Calma buscador da verdade tudo o que você conhece até agora foi uma fusão o que é chamada também de sincretismo, pelos sumérios, acadios, babilônios,gregos, romanos e más..
Poxa ! estes cristãos estão sempre impondo a crença deles.
@@caiobastao2297 Pode continuar chorando aí
@@Battler-cj4hr Sempre muito educados e gente legal! rsrsrs
Vou guardar essas informações como um tesouro inestimável. Parabéns pelo conteúdo.
🤔 Não tinha ideia.
Falo grego e os nomes em grego tem o mesmo sistema exceto não têm a mesma terminação "-feira" e sexta(-feira) é Paraskevi, o dia da preparação (normalmente de jejum (vegan ou mesmo xerofagito) antes do sábado e domingo. Sexta é o dia quando Cristo foi crucificado. Antes do Grande Cisma de 1054 o poente e o oriente foram unidos na mesma fé.
Sério?🤔😯 não sabia sobre isso da língua grega 🇬🇷
Saudações do Brasil 🇧🇷👍😎
Quer dizer que os dias da semana em grego têm números em vez de nomes?
@@Olga-v9m8q Sim, exceto sexta-feira, Paraskevee, o dia de jejum (exceto em algumas semanas (por lado de 4-6) festivais (depois de Páscoa, Pentecostes, a Natividade, e do Publicano) (ou quando temos uma Grande Festa da Igreja) e preparação. Paraskevomenai significa eu preparo. É uma forma passiva. Pois Sábado e Kyriaki (o dia do Senhor (Domingo). Sábado e domingo são dias festivais.
Muito interessante!
Gostei do nome usado para a sexta-feira: Paraskevi.
@@Olga-v9m8qEm hebraico também. Domingo é “íom rishom” (primeiro dia) etc.
Não havia ouvido sobre isto, aprendendo mto com este canal.
Muito legal, muito original, parabéns aos fundadores da cultura portuguesa. Somos autênticos, originais, em nossos dias da semana.
Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Muito obrigada pela aula maravilhosa.
Esse papo de "o final vai surpreender" não engana mais! Falem de uma vêz para assistirmos o vídeo até o final. Não há problema nenhum nisso. O ruím é camuflar as coisas. ❤
😂
Boa!!!😂😂😂😂😂😂😂
❤
Eu deixo de seguir e assistir se mentir no vídeo e ainda denuncio. Enche o saco isso.
Brasileiro a ser brasuca... Nada de novo
Muito Bom! Parabéns! Muitas coisas eu desconhecia. Obrigado.
Chambe, na persia (hoje Iran) significa feira ( mercado popular de rua). Como este mercado popular fincionava a semana toda, conquentemene
Muito bom! Obrigado você que fez este vídeo.
6:20 Braga era a capital do Reino da GALIZA em português ("galicia" em espanhol).
Não confundir no entanto com a Galiza atual que só representa metade da Galiza antiga (Gallaecia) que foi dividida entre Portugal e Espanha.
Galécia. Galiza em português é um conceito que surge no medievo, precisamente na era em que Galicia (já não Galécia, que fica circunscrito a documentos em latim) é sobreposto com Galiza como endónimo dos galegos.
Galecia
@@skurinski Galécia era a provincia romana, depois apareceu o reino suevo até ser conquistado pelos visigodos, depois foi nomeada a Galiza com a reconquista que seguiu a invasão dos mouros,
essas entidades com fronteiras semelhantes
Não conhecia a história do apóstolo dos Suevos. Vídeo excelente.
Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa. Ganhou mais um inscrito.
Parabéns pelo canal. Que bacana! A história contada ou escrita por pessoas que alcançam uma consciência universal em seu poder de conhecimento, busca-se a máximo de veracidade nos fatos, me faz viajar ou sentir fazendo parte dela. Sem dúvida o melhor passatempo a sós. Minha disciplina didática favorita!
O português deriva do latim e se desenvolveu a partir do galego, Espanha na sua grande maioria fala o castelhano,mas têm oitras variantes como o catalão e etc!
Explicação bem fundamentada!!!
A língua portuguesa é muito rica e interessante, precisamos valorizala mais!
EM PAÍS COM VÁRIOS ANALFABETOS
De acordo.A língua e a história são ignoradas e maltratadas
Bomdia, linguagem e população portuguesa espalhada pelos quatro cantos da terra e com recantos maravilhosos
@@olindaleonardo1693 A TERRA É REDONDA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@antoniolucasnunesmatosluca600 RICA ?
Parabéns pelo fiel trabalho! As singularidades de Portugal que somente os mais aprofundados sabem e compreendem..
Um gosto imenso assistir.
😂👍🇵🇹
Muito legal. Obrigado!!!
Nem imaginava tantos detalhes relacionados ao assunto! 😳
Parabéns pelo conteúdo.
Excelente explicação. Tenho estado a postar conteúdo sobre história, economia e geopolítica, agradeceria se ajudassem o canal a crescer🙏
Conteúdo de qualidade que agrega valor pelo conhecimento exposto. Parabéns.
o Latim eclesiástico também tem os dias da semana assim
E não só, caro @joaochicarra, como aliás refiro no meu comentário supra.
Ele imitava o hebraico e tentava fugir do sincretismo com as crenças anteriores dos povos cristãos da europa.
gostei muito desse aprendizado, obrigado por compartilha-lo com nosco. 👍👍👍
Em hebraico os dias da semana seguem a numeracao sendo o domingo o primeiro dia, segunda, o segundo dia e sucessivamente ate o sexto dia e depois o shabat que e o sabado em que e guardado o descanso que pelo judaismo Deus criou o mundo em seis dias e no setimo Ele descansou
Amo esses vídeos
Grego e árabe acho que também utilizam numeração para os dias da semana.
Em polonês alguns dias da semana têm relação com os ordinais, mas sexta-feira, por exemplo, é considerado o quinto dia depois de domingo. Assim, sexta-feira feira é piątek (pron. piõtek), ou seja, o quinto dia após o domingo. Piątek tem a mesma etimologia do grego penta (cinco), mas significa sexta-feira, não quinta. Aliás, quinta-feira em grego é pémpti, já transliterado.
Niedziela (pron. nyedjéla, literalmente “não fazer” ou não trabalhar - “dziela” tem a mesma etimologia to verbo inglês “to do” = fazer) Domingo
Poniedziałek (o dia depois de “niedzela”) Segunda-feira
Wtorek (o seguinte, ou seja, o segundo dia após o domingo) Terça-feira
Środa (o centro, ou seja, o meio da semana) Quarta-feira
Czwartek (o quarto dia após o domingo) Quinta-feira
Piątek (o quinto dia após o domingo) Sexta-feira
Sobota (do hebraico Shabat, o sétimo dia da semana) Sábado
@@WasickiG Muito legal, obrigado.
Os idiomas latinos têm muita influência do árabe e grego.
@@WasickiG Vi um grego aqui dizendo quase a mesma no idioma dele 🤔🥺 em polonês eu também não sabia?🤔
Interessante.
Pense numa boca aberta! Ótimo em conhecer como chegamos aqui!
Video muito bom. Mas seria interessante você fazer outro explicando a troca do Sábado como dia de guarda santificado na Biblia, para o domingo provando que o Sábado nunca foi alterado, sendo o domingo de origem pagâ e a profecia de Daniel se confirma; de que os homens iriam alterar o Tempo e a lei de Deus . Mudando o dia sagrado do sábado para o domingo.
Por causa da intolerância judaica
Sim . Antijudaismo
Deus concluiu/descansou/terminou/santificou/acabou.
Jesus é o Senhor !
Primeiro que o canal é sobre história Ibêrica, e segundo que oq vc falou é uma grande besteira.
@@Cotidianodeumpobre o contrário, judaísmo era anti-cristão e o anti-judaísmo foi efeito mola
Bela aula de história. Obrigado por compartilhar!
No hebraico TAMBÉM é assim. Pelo menos no hebraica bíblico.
Repare que na Bíblia não existe a palavra domingo. O Novo Testamento (que foi escrito em grego) só chama de primeiro dia da semana. A sexta-feira é chamada de dia da preparação (para o sábado).
Exatamente. Morei em Israel e lá o domingo é o dia primeiro, Yom rishon
@@bergson10 E no Brasil também.
Muito bem explicado! Explica porque julho e agosto têm trinta e um dias, sobre aquela treta dos imperadores!
Não é único, não! Em grego os dias da semana têm também o sistema numérico. Assim se fala Δευτέρα, Τρίτη, Τετάρτη, Πέμπτη que se traduz como Segunda-Terça-Quarta-Quinta (sem a palavra feira. Só o número chega). A sexta-feira é Παρασκευή que significa "preparaçãο" porque é a preparação pelo fim da semana. O sábadο é bem parecido (Σάββατο pronunciado "sávato" é, como no caso do português, vem da língua hebraica. Domingo é chamado Κυριακή que significa dia do Senhor.
Parabéns, vc é muito didático. Excelente vídeo
Explicação totalmente diferente do que eu tinha ouvido uns anos atrás:
Na explicação que tinham me dado, era porque eles faziam a feira durante a semana, e não trabalhavam final de semana(sábado e domingo eram dias de descanso).
Detalhe que essa explicação do vídeo faz muito mais sentido.
A sua também faz sentido.
Detalhe que na atualidade o único dia de folga dos feirantes é na segunda-feira.
Mas pode ser que a sua explicação tenha algum significado porque antigamente a "maior moeda" era o escambo e apesar de Portugal ser país cristão ele acolheu muitos judeus em seu território então tanto no sábado quanto no domingo não compensava fazer feira porque muita gente estava no seu descanso e os únicos dias em que poderia fazer feira (escambo) para 100% da população era de segunda a sexta-feira.
Só não sei como fica a população remanescente islâmica após a reconquista. Digo isso porque para o mulçumano o dia de descanso é na sexta-feira e em Portugal havia tantas trocas comerciais com eles que muitos nomes de vegetais provém da língua árabe como Alface, Alcaxofra, etc. Então por essa lógica a sexta-feira também era um dia que não dava pra fazer Feira (escambo) com 100% da população. Então a feira deveria acabar na quinta-feira não é?! Rs
Esse explicação parece fazer mais sentido. Cristão gosta de sentir o alecrim dourado e inventa coisa..
Amei a história dos dias da semana! Acabei de me inscrever. 😊
Português é diferenciado mesmo! Temos sorte de conhecer um idioma tão rico que por consequencia nos da facilidade de entender e falar (bem) muitas outras linguas.
Uma verdadeira aula. Eu sempre quis entender o porquê dos nomes dos nossos dias da semana destoarem tanto das nossas línguas irmãs (francês, espanhol e italiano). Obrigado!
O português e a melhor mesmo além de ser bonita ao falar comparado a outrs linguas nos diferenciamos nos dias da semana.
muito bom! Obrigado pelas informações muito interessantes.