Esse coronel tem história para contar aos netos. Os oficiais de carreira, sempre detestaram esse tipo de gente porque toda tortura é vil e infame, inclusive isolavam os caras na caserna. Engraçado e ridículo dizerem que não houve tortura,nem morte no Doi-Codi . A justiça deveria condenar essa gente malígna que torturaram por prazer e não por dever, como foi feito na Argentina. Geralmente todo torturador é impotente ou a mulher passa ele para trás, motivo que se vinga na vítima e o pior é que não resolve nada para ninguém,principalmente para o país.
Pelo jeito é melhor interrogar do que ser interrogado, né, Coronel? Será que se usasse a tortura a Comissão conseguiria mais informações? Fim das torturas, da repressão, da guerra interna contra a população, já! A verdade é o mínimo, essa comunidade militar está tirando sarro da sociedade brasileira!!!
e OS JUSTIÇAMENTOS (ASSASSINATOS) QUE OS GUERRILHEIROS VAGABUNDOS PRATICAVAM? ISSO NÃO FOI LEVADO EM CONTA POR ESSA COMISSÃO DE PT VAGABUNDO, SÓ ROUBO.
Um dos integrantes dessa época, Paulo Malhães, falou que existiam as torturas, as mortes, os sumissos de corpos. Ele mesmo, o acima citado, falou que tiravam as digitais e quebravam todos os dentes dos mortos, para que não houvesse a identificação dos mrsmoe. Deu vários nomes, entre eles, Ustra e esse mesmo, o Pedro Ivo. E agora ele (Pedro Ivo) vem dizer que nunca viu nada, nunca presenciou nada, nunca troturou...
@@eduardoandre7648 Agora, os COMUNISTAS são as Grandes VÍTIMAS. Pegaram em armas, Roubaram , Assassinaram pessoas Inocentes e hoje são as VÍTIMAS do REGIME MILITAR.
@@eduardoandre7648Os que cometeram crimes deveriam ter sido julgados conforme a lei. Não há justificativa para tortura em nenhuma situação. O maior erro foi a anistia geral, ninguém foi responsabilizado, e hoje há muitas pessoas que defendem esses monstros.
@@eduardoandre7648Veja os depoimentos de Paulo Malhaes e de Cláudio Guerra, que descrevem claramente as monstruosidades que faziam sob a tutela do regime.
Não deu dible, a CNV não podia forçar ninguém a falar a verdade... Esse e a maioria dos militares foram assim que falaram, e um que falou a verdade morreu um mês depois assassinado!!!!
Esqueça justiça pois os verdadeiros terroristas hoje são os mesmos corruptos. Sendo pegos com dinheiro na cueca, virando presidente comprando triplex...
O maior nojo, é saber que ainda recebem do Erário, e quando mortos, a família continua com o pecúlio. São injustiças desta magnitude que o Brasil tem de extirpar do suor, sangue e lágrima dos brasileiros pobres.
Brasileiros pobres? Kkkkkk vc é novo rapaz, eu me lembro da cambada terrorista eram todos classe média alta e roubavam bancos pra impor aqui uma ditadura comunista, mataram roubaram e jogaram bombas. Parabéns ao nossos militares!
@@joseaparecidovilasboas6848 a sociefade brasileira se compadece da “enorme ameaca” que estudantes da USP que lutaram pela liberdade e pela democracia é que representavam contra as Forcas Armadas, que alem de serem treinadas e terem todo o aparato belico para defender o territorio nacional, tinham a estrytura do Estado sob o seu comando! É preciso ser muito cínico ou completamente obliterados para escrever um comentário como o teu., mesmo depois de todas as provas,documentais, gravações, os documentários, as confissões de militares, de Médicos dos IMLs, das covas rasas das vítimas, dos seus corpos encontrados em cemitérios clandestinos fos militsres, dos testemunhos dos sobreviventes. Tomé vergonha, cidadão!
Muita gente não entendeu ainda que o exército lutou contra guerrilheiros treinados fora do Brasil, que usavam táticas e armas militares, covardes ações de bombas em locais públicos e tudo de sórdido que existe , e são esses bandidos de ontem que estão querendo julgar os que os combateram antes, julgar aqueles que tinham a obrigação de combatê-los, é vingança, ... é como se os traficantes hoje, passassem a julgar a polícia, os juízes e promotores .... é um absurdo.
Ninguém entendeu que o exército, treinado no Brasil, usando táticas e armas militares, atacou incontáveis opositores, usando táticas covardes com bombas em locais públicos e tudo de sórdido que existe, como tortura e assassinato e são ESSES os bandidos de ontem que estão aí SOLTOS, escondendo a verdade que todos há muito tempo deveriam saber. www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/torturado-quando-bebe-morre-vitima-mais-jovem-da-ditadura-no-brasil.html
Fez livro e filme para vender, ele tem contar história kkk. *A comissão da verdade é uma farsa, não estou dizendo que não houve tortura, mas sim que a condução é totalmente arbitrária, o que não conduz para a "verdade", qualquer um percebe a imparcialidade e constante imposição de "opiniões" como se fossem fatos e a recorrente distorção das falas do inquirido, qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento do Direito, sabe que esta comissão é um circo.*
Coronel EB RR Moézia: "Tá certo, você impor sofrimento físico em alguém para que ele confesse o seu crime? - Eu acho que tá certo! Por que esse cara não tem dignidade nenhuma! - Você vai proteger o quê? A dignidade de quem não tem, em detrimento da vida do semelhante!? Isso não é HIPOCRISIA!? - Eu apoio que se imponha sofrimento físico com a finalidade de PRESERVAR A VIDA HUMANA." Assim se manifestou o corajoso Coronel, em sintonia com o pensamento dominante dos brasileiros.
Certinho, se um desgraçado sequestra minha filha e não quer falar onde está o cativeiro por mim pode arrancar unha por unha até confessar, não me importo
Quer dizer que usar a força contra um estado terrorista que torturava pessoas que simplesmente se opunham a uma ditadura é ser criminoso? Lutar por um estado democrático é ser criminoso? Reacionário FDP
- Havia tortura? " Imagino que possa ter havido".(...) Haja cinismo! Fsto: nenhum torturador escapara da Justiça de Deus: ha um lugar reservado para torturadores NO COLO DO CAPETA!
só um palavra: PARABÉNS pela explicação... tranquilo e transparente. O Exército Brasileiro cooperou e muito pra gente não ser uma CUBA. Fiquei impressionado com sua etiqueta, comparado com Lula ( :p ).
Que bonito ver a ignorância kkkk. Saiba que um dos coordenadores da Comissão Nacional da Verdade foi o jurista José Carlos Dias, que foi Ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, então, isso nada tem a ver com PT. Quem defende ditadura é DITADOR; quem defende tortura é TORTURADOR. Assim, o lugar de vocês é em Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, e ao lado de Al qaeda, Isis, Estado Islãmico que torturam em nome da pureza doutrinária.
Sou favor de uma reforma na lei do Brasil e sou a favor das forças Armadas cuida das pessoas de bem e dá a nós a segurança que precisamos de sair e vim tranquilo
@@marciafidelis31😂😂😂 quem decide é o senhor que fez a pergunta. Ele não sabe o que é ditadura, falo com base na asneira que ele escreveu. Deve ser um bolsonarista.
Que pena nao termos virado uma cuba! ...teriamos tratamento médico melhor ... Mais humano onde nao seríamos encarados como clientes mas sim como pacientes ...
Vocês militares são os heróis. Nenhum grupo de vagabundos pode renegar nem modificar o passado. Essa comissão é mais uma vergonha para o país. Só investiga o que quer e não busca a verdade. Só demonstrarei algum respeito por esses infelizes quando eles passarem a investigar a atuação do alcaguete do regime militar, o nove dedos. Parabéns Coronel.
MEU PAI MIMHA MAE MEUS TIOS E TIAS VARIOS AMIGOS Q VIVERAM NAQUELA EPOCA NUNCA SOFRERAM TORTURA NENHUMA E MEU FALECIDO PAI FALOU TB Q NUNCA ROUBOU SEQUETROU NINGUEM .
As pessoas que não entraram na militância tinha vida comum, mas é importante salientar que existia coisas muito horríveis sim... A questão é o medo que os militares tinham dos revolucionários. A questão é que pessoas que não eram politizadas não podiam falar, as pessoas não podiam votar... A vida no dia a dia de quem não entrou na clandestinidade não teve problemas... Muitos são os idosos que disseram isso, mas as pessoas comuns sequer sabiam de nada!!!!!... Então a situação é complicada... É a partir da morte de Esog por exemplo que foi absurda que até Dom Paulo Evaristo e a comunidade judaica fizeram uma luta grande contra a ditadura, e a comunidade judaica que recebeu uma pessoa com certeza assassinada, mas tem que ver que eram muitos mais vídeos disponíveis no RUclips, agora não está nem a metade e uma das pessoas que faleceu ninguém sabe porque, mas assassinado, depois que falou toda a verdade que foi possível, e sim confirmou tudo e muito mais do que se sabia, dando nome inclusive de empresários... Havia um problema sério sim... Ele mesmo diz que existia grupos subiverssivos... Mas a Elke Maravilha fala da Zuzu Angel, do Stuard, foi presa porque rasgou um cartaz.... Então para vocês realmente querer saber tudo isso tem que querer saber... De qualquer maneira, é terrível isso.... O Frei Tito, agora já tem uma rua com o nome dele, e vc vai encontrar muitas coisas conforme vai pesquisando... O que não tem nós vídeos, tem em livros... Se continuar como está, talvez não teremos tudo o que tínhamos a alguns anos atrás...
Acontece, caro, que os horrores da ditadura não se definem pq sua família não foi vítima desses monstros. Na Alemanha nazista atrocidades foram cometidas com a conivência dos cidadãos de bem como seu pai, nem por isso alguém ousa minimizar o nazismo. Falta estudo e conhecimento aos defensores da ditadura militar. Vocês são asquerosos🤮
@@SimoneMoz SE QUER COMPARAR A DESGRACA DO SATANISTA FDP DO HITLER . COM O COMBATE DO REGIME MILITAR Q ENTROU NA GUERRA DE GENTE COMUNISTAS ORIUNDAS DE VARIOS PAISES Q QUERIA TER O PODER DE SER O ESTADO E CRIAR A DITADURA . SIMONE , ESSES Q CONTA A HISTORIA PARA VC , NAO ROUBAVA BANCO , NAO MATAVA GENTE ? SABE ESSA GENTE Q O REGIME MILITAR COMBATEU E O MESMO Q CONSEQUIU ENTRAR EM CUBA . EM CUBA VC TEM Q DAR BENCA AO ESTADO , TUDO E DO ESTADO E VC ACHA BOM ? O LEMA NUMERO 1 DO COMUNISMO E . INVADIR AS MIDIAS . E COMO ELES FAZEM ISSO ? OU ELES, COMUNISTAS ,TEM A MIDIA PROPRIAMENTE DITA . OU NO CASO DO BRASIL. ELES COMPRAM A MIDIA, E SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO ? TODOS OS EX PRESIDENTE ANTES DE BOLSONARO, DIGO TODOS MESMO . A PRIMEIRA COISA Q FEZ ,FOI POR OS SEUS PARA SEREM PRESIDENTES DE ESTATAIS E LOGO O SISTEMA AGIA . ERA MUITO FACIL SENTAREM À MESA POLITICOS E MIDIAS E FAZEREM CONTRATINHOS. ERA TIPO , VINHA A GLOBO E COBRAVA 800 MIL REAIS POR CADA 30 SEGUNDOS DE ANUNCIO. AI VINHA O ESTADO TIPO VIA CORREIOS E É CONTRATAVA 2 MINUTOS DIARIO. SO COM.ESSE CONTRATO DA GLOBO COM O ESTADO VIA CORREIOS E Q DUROU DECADAS E SERIA ETERNO, GERAVA UMA RECEITA DE 3.2 MILHOES DE REAIS POR DIA. AGORA PENSA EM TODAS , MAIS TODAS AS GRANDES ESTATAIS MESMO.COM.CONTRATO DE COMERCIAL POR TODOS OS DIAS DE GOVERNO , FHC , LULA , DILMA . AI AINDA VAI VIR GENTE FALAR Q PROPAGANDA E BOM NEGOCIO. MAIS ATE EMPRESA MONOPOLIO Q NAO VENDE NADA PARA NINGUEM COMO ELETROBRAS SEMPRE SEMPRE TEVE CONTRATO DE COMERCIAL SEM.FURAR UM DIA . ASSIM.BILHOES SAIA DO ESTADO VIA PROPAGANDA DE ESTATAL DIRETO PARA O BOLSO DO POLITICO E DA MIDIA. ISSO DOS CONTRATOS SAO FATOS . MINHA DESCONFIANÇA DA PARTE DOS POLÍTICOS. DARIO MESSER LEVA DOLAR A GLOBO SEMPRE . PRA Q A GLOBO QUER DINHEIRO VIVO E PRINCIPALMENTE DOLAR? COMO A GLOBO PAGARIA A PARTE DO POLITICO. POR FORA , DOLAR DO MESSER? TODO COMUNISTA , COMPRA A CULTURA . NO BRASIL SO EM 2017 FORAM FEITOS NO BRASIL 317 FILMES. VC VIU ? NAO E PARA VER . E PARA COMPRAR A CLASE . DA DINHEIRO PRA SINDICATO , COM.O PROPIO DINHEIRO DO TRABALHADOR. EU VIVI A EPOCA . E SO CONTAM A VERSAO DO COMUNISTA . CADA VES MAIS O POVO QUER VIVER NA LIBERDADE NA PAZ . E O POVO VE Q BOLSONARO JA PASSOU DE PRESIDENTE PARA SER O ANJO Q VAI ENCINAR AO MUNDO A MARAVILHA DE VIVER NA LIBERDADE E PAZ. NAZISMO , COMUNISMO, FASCISMO SAO IDEOLOGIA DO DEMONIO E SEUS SEQUIDORES ESTAO A SERVICO DO MAL. SABE A FACULDADE CUSTEADA , REGIME MILITAR . SABE PLANO DE COMPRA DA CASA PROPIA CUSTEADA . PLANO MILITAR , BNH . SABE DECIMO TERCEIRO SALARIO . REGIME MILITAR . SABE FERIAS , REGIME MILITAR . PUXA VIDA SIMONE , VC DEFENDE UM REGIME Q QUER SER DONO DO BRASIL . O REGIME MILITAR , COMBATEU O COMUNISMO . ENTREGOU AO CIVIL . E MUITA GENTE COMO A SIMONE QUER ENTREGAR AO REGIME TOTALITARIO . E TRISTE ,BOA SORTE SIMONE Q SUA VIDA SEJE DE MUITAS GLORIAS E PAZ .
Cláudio Guerra, também torturador confesso, descreveu tudo o que aconteceu e quem fazia juntamente com ele, as torturas. Será que ele iria confessar ser um torturador frio só mesmo por vaidade? E esse Pedro Ivo dizer que é mentira do Cláudio Guerra?
Parabéns a TDS os militares que se empenharam c risco de. vida, p impedir que a desgraça do comunismo tomasse nosso país. Houve excesso? Sim, c ctz. De ambos os lados.
Por isso comissão nacional da mentira. Só mostram o que querem. Querem incriminar verdadeiros heróis e colocar terroristas como heróis. Inversão de valores.
É legal saber como o Exército Brasileiro era empenhado e eficaz. Brilhante trabalho dentro da perspectiva logística e posição política da época. Parabéns Forças Armadas Brasileiras!
Eles tinham uma eficácia sem igual para torturar as pessoas mesmo. Olha o trabalho lindo que fizeram com um bebê: www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/torturado-quando-bebe-morre-vitima-mais-jovem-da-ditadura-no-brasil.html
Год назад+2
Aiiiiii, FIRMEZA QUEM NÃO DEVE NÃO TEME FALA EM QUALQUER LUGAR DE CABEÇA ERGUIDA
Porque o depoimento do Cel. está incompleto???? A parte onde ele fala do PT, MST, LULA, Médicos Cubanos, Acompanhamento do Exército da Situação foi excluído????????
Tenho 44 anos, portanto não vivi minha juventude nos primeiros anos do contragolpe militar, sou do interior do estado do Rio de Janeiro, filho de um brasileiro que buscava o sustento da família na capital paulista, sendo motorista de carretas de cargas pesadas, portanto rodando vários estados do país. Quando lhe pergunto sobre aqueles anos sempre ouço, que foram anos de trabalho como outro qualquer, nunca foi sequer abordado com desrespeito por militares. Portanto só me resta pensar, a repressão só existiu para vagabundos, ideologistas de um sistema que matou mais pessoas que o nazismo. Ou seja os bravos militares deveriam ser é condecorados. Em minha opinião só erraram em uma coisa, não deveriam anistiar esses comunistas vagabundos e ladrões. Agora buscam uma revanche, implantando o sistema de forma enganosa e populista, roubando os brasileiros e enviando dinheiro de nossos impostos a paises como Cuba e Venezuela. Não abaixem a cabeça sr. Generais, ainda somos verdes e amarelos, afronta se lava com fibra de herói de gente brava. Fora aos vermelhos. Brasil acima de tudo!!
Brilhante e lúcida observação, obrigado pela sua justa colocação .... ninguém sofreu naquela época .... pelo contrário. Se hoje temos , luz, estradas e grandes empresas, que sustentam o Brasil até hoje , damos graças aos militares.
Arathorn Elendill Exatamente como informei, só pessoas ligadas ao comunismo/socialismo. O pai deste cidadão provavelmente sabia que suas ações poderiam afetar sua família. A culpa não é só dos militares, mas em milha opinião do pai que queria uma mudança de sistema a força no país. Se queria viver em um sistema comunista, porque ele então não se mudou para Cuba.
Wilton Pereira Na época a URSS era a 2º maior economia no mundo. Nada mais natural que desejar o mesmo para o Brasil. Exército tortura um bebê, e "o pai é comunista, então ok!"? É... esse é o Brasil dos assassinos.
Arathorn Elendill Desculpe, mas a informação é que o pai do cidadão em questão era jornalista, então nada desinformado e queria os horrores que naquela época já se sabiam de atuações como de Stalin para o povo brasileiro. Desejar isso pra si mesmo, até tudo bem, existem pessoas masoquistas. Mas para uma naçao inteira ? Fala sério!!
Esse cara que entrevista não tem moral nenhuma para entrevistar o Coronel. Ele nem era nascido na época. Qual é o valor dele como pessoa para entrevistar um senhor que poderia ser o pai dele ?
Quem esse cara pensa que é para definir quem tem ou não dignidade! Agredir o cara até ele confessar o crime? E se ele confessar só para parar de apanhar?
A Comissão da Verdade deseja unicamente A VERDADE. Pq tanto medo de descobri-la? Se mataram mesmo incontáveis pessoas, que sejam punidos. Não é questão de achar que deveriam morrer ou não. TODOS tinham o direito de viver, como nós, se não tivessem cometido nenhum crime. Ser "comunista" não era crime SEQUER naquela época, por isso a acusação sempre era outra (divergente, vandalismo, terrorismo, etc). Na época, A URSS era um dos expoentes tecnológicos do mundo, era óbvio que muitos iriam querer seguir essa tendência e também se tornar comunista. Ninguém pode ser culpado pelo terrível crime de acreditar em uma ideologia política e econômica e SER MORTO por isso. Esse tipo de pensamento é literalmente O MESMO de muçulmanos fundamentalistas, aqueles mesmos que cortaram a cabeça do americano, exatamente o mesmo pensamento de doentes que matam outros unicamente por discordar ou por não compartilhar de seus ideais. Não se igualem a esses doentes.
Comissão UNILATERAL? Onde só se interroga UM dos lados? Onde só tem representantes indicados pela Dilma? URSS expoente tecnológico? E o que aconteceu com o "expoente tecnológico"? Tá ficando cada vez melhor!!!
Não tem só "representantes indicados pela Dilma". Pelo contrário, há um concurso para isso e a ONU é quem o faz. Por acaso, há 2 vagas para investigadores da Comissão da Verdade agora em aberto. Irrelevante o que aconteceu depois. Na época era fato: Socialismo dava certo e era ótimo para todos. Não era nenhuma "loucura" apoiar um sistema político que fazia de um país em frangalhos conseguir chegar a bater de frente com os EUA.
ARATHORN vc é um alienado que certamente aprova as 100 milhões de vítimas do comunismo ne?? Adora MARX - LENIN - STAIN - MAO - POL POT etc... VC acha que os cubanos tem um excelente padrão de vida e que o FIDEL é um paizão do povo né? VC acha que o HUGO CHAVES e o MADURO levaram e levam a VENEZUELA em direção ao paraíso socialista do séc XXI, onde veja vc já há desabastecimento e falta papel higiênico ( isto é o SOXIALISMO MINHA GENTE). VC acha que as vítimas dos atentados terroristas ( em torno de 129 pessoas) não merecem indenização, reparação e investigação aprofundada não é mesmo??? Então VÁ PRA CUBA QUE O PARIU SEU VERMELHO DE BOSTA!!!!
faz o seguinte, vai ali na polônia ou na ucrania depois da um pulo em CUBA depois na venezuela com esse seu discursinho de amor a vida, até pq oque foram 500 mortos torturados ou desaparecidos por traição a patria contra mais de 200 milhoes de vitimas do COMUNISMO.
Eu servia o exército no Recife, quando houve o atentado comunista no aeroporto dos Guararapes, onde morreram várias pessoas, inclusive civis. Agora, quanto tu já recebeu de bola dos PeTralhas?
Eu comecei minha vida trabalhando na época do Regime Militar. Posso afirmar sem devaneios que foi a melhor época da minha vida. Havia respeito as Leis, ordem, segurança nas ruas, e tinhamos incentivos do governo para trabalhar e vencer na vida. Quem tivesse vontade de trabalhar encontrava todas as condições para desenvolver sua atividade. Trabalhava na agricultura e nunca tivemos tanto incentivo para produzir. Foi nesta época que foram criados os seguros agrícolas, a criação de preços mínimos para garantir um mínimo de renda ao produtor mesmo com frustração de safra...Não esqueço o "slogan" do Presidente João Batista Figueiredo: "Plante que o João garante", e garantia mesmo.
Exatamente os mesmos pensamentos de nazistas que viveram durante os anos 30 e 40 na Alemanha. Era uma época de ouro para eles, pois havia lei e ordem, as pessoas sorriam e o trabalho gerava lucro. Garantias e mais garantias eram feitas por Hitler... Devo continuar?
Arathorn Elendill Hitler, che guevara fidel o que eles tem em comum? Isso mesmo comum comunistas disfarçados de militares, nunca foram jamais serão! Queriam ser é tanto que a televisão sempre os mostrou com trajes de militares. Esses terroristas queriam desmoralizar a lei da ordem, ou eles colocaram ordem na sua sanha reformadora quando assumiram o poder? Não pelo contraria implantaram o caus o medo e desrespeito o terror. Não venha embutir nas pessoas uma mentira deslavada dessas, a historia não mente a verdade não se altera. Para nossa sorte vocês não foram capazes de apagar todos os livres e matar todos.
Arathorn Elendill Só músculo ,mas sem cérebro, Hitler prometeu mas não cumpriu idiota ,foi um traidor assim como a sua dindinha mentirosa e seu padim Lula e qualquer comunista safado, ladrão ,arruaceiro, corrúpto, do pt que estão muito mais para hiltler do que qualquer outro regime. Que vivem da mentira, farsa, da ilusão de prometer, para atrair as pessoas , coisas que jamais pretendem fazer, mas tudo ao contrário. Quem fala que viveu na época do regime militar e que era bom e organizado, não está falando de promessas , mas do que viveu de verdade na realidade. Quem vive só de promessas falsas e menrirosas e enganosas, e cada vez mai afundando no caos, somos nós brasileiros hoje , depois do advento dessa raça maldita, dessa quadrilha de bandidos e terroristas guerrilheiros, ladrões, assasltantes de banco e sequestradores, que continuam atuando sua bandidagem, sua corrupção, sua ladroagem e tentativa de golpe de ditadura comunista no Brasil até hoje. Porque a sua dininha hipócrita que diz que detesta militar e ditadura, é amiga íntima, adora,, protege e exalta, e tem como musos inspirdores justamente um bando de ditadores militares(fardados)psicopatas, assassinos , sanguinários, opressores da liberdade das pessoas e não se ve ela dizer uma palavra de crítica contra eles e seus atos, mas apenas elogios, laços de amizade cada vez mais estreitos , porque ela saiu deles e é um deles e pensa como eles. Só isto. Esses militares e ditadores ela aprova né? Portanto moço eu lhe aconselho a parar de exercitar tanto o corpo e passar a exercitar um pouco seu cérebro e sua capacidade de pensar e raciocinar por si só.
Arathorn Elendill Os 80 anos da Atividade de Inteligência no Brasil Os 80 anos da Atividade de Inteligência no Brasil Na década de 1920, o Brasil foi marcado pela ascensão do tenentismo e pelo surgimento de movimentos operários, os quais objetivavam profundas mudanças na estrutura política e social do País. Esse cenário foi agravado devido a sérias dificuldades nas economias do Brasil e do mundo, cujo ápice se deu com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Apreensivo com esta conjuntura desfavorável, o governo brasileiro decidiu criar um organismo de Inteligência para acompanhar, de modo interdisciplinar, as importantes evoluções conjunturais e avaliar as suas conseqüências para os interesses do Estado brasileiro. Em 1927, o Presidente Washington Luís Pereira de Souza instituiu o Conselho de Defesa Nacional. Deu-se então o início da atividade de Inteligência no Brasil, como instrumento de suporte às ações estratégicas do Poder Executivo. O Serviço Federal de Informações e Contra-Informações agente na teclaApós o término da Segunda Guerra Mundial, em 1946, o Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra fracionou a estrutura da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional em 3 seções encarregadas de "organizar os Planos Industrial e Comercial, Político Interno e Econômico relativos ao Plano de Guerra". Além disso, atribuiu à 2ª Seção a responsabilidade de "organizar e dirigir o Serviço Federal de Informações e Contra-Informações - SFICI", organismo componente da estrutura do Conselho de Segurança Nacional, que passaria a ter o encargo de tratar das informações no Brasil. Em 1949, foi aprovado o Regulamento para a Salvaguarda das Informações que interessam à Segurança Nacional - RSISN, o qual tornou-se o primeiro instrumento legal que objetivamente visava à proteção das informações julgadas sigilosas pelo Estado brasileiro. Em 1958, o SFICI passou a constituir o principal instrumento de Informações e Contra-Informações do Estado brasileiro, que, por razões de conjuntura política, começou a atuar cooperativamente com os países do chamado bloco ocidental durante o auge da Guerra Fria. O Serviço Nacional de Informações dominoO Brasil, no início da década de 60, apresentou um cenário interno bastante conturbado, gerando manifestações de segmentos da sociedade. O quadro evoluiu para uma intervenção militar no processo político nacional em 1964. No mesmo ano foi criado o Serviço Nacional de Informações - SNI, mediante a Lei nº 4.341, cujo texto lhe atribuía a função de "superintender e coordenar as atividades de Informações e Contra-Informações, em particular as que interessem à Segurança Nacional". O novo órgão era diretamente ligado à Presidência da República, e operaria em proveito do Presidente e do Conselho de Segurança Nacional. O SNI incorporou todo o acervo do SFICI, inclusive todos os funcionários civis e militares que nele exerciam funções. De acordo com a lei, o chefe do SNI teria sua nomeação sujeita à aprovação prévia do Senado Federal e teria prerrogativas de ministro. O SNI foi organizado com estrutura similar àquela do ext SFICI, com as necessárias adaptações decorrentes do novo cenário político. Em síntese, foram criadas uma Agência Central e doze Agências Regionais, distribuídas por todo o território nacional. A Agência Central teve seu desdobramento organizacional em segmentos que cuidavam, em nível nacional, das Informações Externas, das Informações Internas, da Contra-Informação e das Operações de Informações. Em face das exigências conjunturais, os subseqüentes governos do período (1964-1985) trataram de estabelecer o ordenamento jurídico decorrente que regularia a atividade de informações, mediante a criação de novos órgãos, a composição de sistemas, a implantação de uma escola e o desenvolvimento de uma doutrina específica. canetaEm 1971, foi criada a Escola Nacional de Informações - EsNI, cuja estrutura de funcionamento se baseou nos modelos adotados por congêneres de outros países, particularmente Alemanha, Estados Unidos da América e Inglaterra. De acordo com o texto legal, a EsNI tinha como finalidade: "preparar civis e militares para o atendimento das necessidades de informações e contra-informações do Sistema Nacional de Informações; cooperar no desenvolvimento da doutrina nacional de informações; e realizar pesquisas em proveito do melhor rendimento das atividades do Sistema Nacional de Informações". A EsNI, em sua trajetória histórica, passou a realizar programas específicos de treinamento, denominados cursos e estágios, além de promover eventos especiais, tais como seminários e painéis, sempre voltados para o aprimoramento da doutrina nacional de informações. O funcionamento do Sistema Nacional de Informações - SISNI foi implementado em decorrência do Plano Nacional de Informações - PNI, estabelecendo que os "Objetivos Nacionais de Informações - ONI" tinham por finalidade "orientar a produção de informações necessárias ao planejamento da política nacional, bem como ao seu adequado acompanhamento, visando à execução dos objetivos nacionais". O SISNI era coordenado pelo SNI, em seu mais alto nível, e composto por organismos setoriais de informações no âmbito dos ministérios civis e militares do Poder Executivo, alcançando as autarquias e as empresas públicas a eles vinculadas. Ao SISNI também foram acoplados, por canais técnicos, os órgãos de Informações da alçada dos governos e dos Estados da Federação. Na década de 70, para prover a segurança das comunicações de suas informações sigilosas, o Estado brasileiro utilizava equipamentos criptográficos de origem estrangeira, representando grave vulnerabilidade quanto à preservação de sua confidencialidade. Naquela oportunidade, as análises procedidas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) indicaram a premente necessidade de o Brasil desenvolver recursos criptográficos próprios, usando tecnologia exclusivamente nacional. Em 1977, o Ministério das Relações Exteriores e o SNI celebraram convênio, intitulado "Projeto Prólogo", cujos objetivos principais eram a realização de pesquisas no campo da criptologia e o desenvolvimento da criptoanálise e de projetos e equipamentos criptográficos. chip O Projeto Prólogo resultou na criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - Cepesc . Os primeiros produtos foram fabricados no início daquela década, podendo ser citados os equipamentos AS-2T, de uso online em canais de telex, CP-1 e CF-1, de utilização offline. Desde então, o Cepesc passou a ser o fornecedor de diversas entidades estratégicas nacionais, destacando-se como clientes prioritários a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores, os organismos de Informações, os ministérios militares e o Banco Central. Durante o governo do Presidente José Sarney, constituiu-se um grupo de trabalho específico, com representações da Agência Central do SNI, e da EsNI, que elaborou o manual de Informações do SNI, aprovado pela Portaria nº 36, de 1989, redefinindo os conceitos doutrinários para as Informações no Brasil. Concebeu-se assim um novo conceito para as atividades de informações, cujo desdobramento se deu em duas vertentes básicas: Informação - voltada para a produção do conhecimento; e Contra-Informação - voltada para a salvaguarda do conhecimento. Posteriormente, já próximo ao final do governo Sarney, constituiu-se um novo Grupo de trabalho, com o propósito de identificar as virtuais necessidades de aperfeiçoamento da finalidade, organização e da atuação do SNI. Em conseqüência, propôs-se uma nova concepção organizacional, compatível com a realidade nacional, mediante a elaboração do Projeto SNI, em que ficou delimitado o campo de competência da estrutura. Deveria o "novo SNI" atuar nas áreas de produção de conhecimentos relativos à defesa dos objetivos do Brasil na cena internacional e de salvaguarda dos interesses do Estado contra as ações de espionagem, sabotagem, terrorismo e outras que colocassem em risco as instituições nacionais. Almejava-se, assim, a depuração do organismo, eliminando de suas funções as possíveis tarefas que extrapolassem sua efetiva competência, desvinculadas do enfoque de segurança da sociedade e do Estado. Todavia, mesmo concluído, o Projeto SNI não chegou a ser implementado, ficando suas propostas disponíveis para o novo governo. A Secretaria de Assuntos Estratégicos checkmateCumprindo promessa formulada em sua campanha presidencial, o Presidente Fernando Collor de Melo, empossado em 1990, extinguiu o SNI, no bojo de ampla reforma administrativa. Para a continuidade do exercício da atividade de Informações, foi criada a Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE. Sua concepção era similar à que orientava as ações do antigo SFICI, ou seja, retornava-se ao modelo composto por um órgão superior intermediário entre os produtos de Inteligência e o Presidente da República. De acordo com o texto da nova lei, a EsNI passou a se chamar Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos - CEFARH. Houve, na realidade, mais uma tentativa de depuração do exercício da atividade de Inteligência, particularmente no caso da produção de conhecimentos sobre a conjuntura interna, buscando-se eliminar questões que envolvessem matérias de natureza ideológica. Posteriormente, foi encaminhado novo Projeto de Lei, criando o Centro Federal de Inteligência e reorganizando a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A Subsecretaria de Inteligência O impeachment do Presidente Collor e a ascensão do Presidente Itamar Franco em 1992 provocaram nova e profunda reestruturação administrativa no Poder Executivo. A Lei nº 8.490, de 1992, criou a Subsecretaria de Inteligência - SSI, tendo-lhe subordinado o Departamento de Inteligência e o CEFARH, que passaram a integrar a segunda linha organizacional da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Manteve-se, dessa forma, a concepção vigente desde a instituição da SAE, em 1990, a qual posicionou o organismo de Inteligência sem acesso direto ao Presidente da República. Até o final do Governo do Presidente Itamar Franco, a atividade de Inteligência foi exercida pela SSI, com as devidas cautelas e limitações impostas pelo período ainda de transição para a sua completa institucionalização. Voltar para o início da página A Agência Brasileira de Inteligência imagem abin globoCom o fim da Guerra Fria, houve um novo redirecionamento de interesses no cenário político e econômico mundial. Mudaram os inimigos e os alvos a serem alcançados. O combate ao crime organizado, terrorismo, narcotráfico, biopirataria, espionagem industrial e econômica e aos ilícitos transnacionais passaram a constituir o escopo da atividade de inteligência no século XXI. Em 1995, o Presidente Fernando Henrique Cardoso baixou a medida provisória nº 813, cujo texto manteve a SSI subordinada à SAE, e ainda autorizava a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin, autarquia federal vinculada à Presidência da República. A nova entidade possuiria, entre suas finalidades, a incumbência de planejar e executar atividades de natureza permanente, relativas ao levantamento, coleta, análise de informações, e executar atividades de natureza sigilosa, necessárias à Segurança do Estado e da sociedade. Em 1997 foi remetido ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3.651, dispondo sobre a instituição do Sistema Brasileiro de Inteligência e a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin, órgão que permaneceu vinculado à Casa Militar até 1999, quando foi criado o Gabinete de Segurança Institucional - GSI, assumindo, entre outras funções, todas as responsabilidades relacionadas à extinta Casa Militar. Após a sanção presidencial, a SSI foi extinta, sendo criada a Abin como órgão de assessoramento direto do Presidente da República. Ainda em 1999, o Presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.883, que instituiu o Sistema Brasileiro de Inteligência - Sisbin e regulamentou a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin. A Lei nº 9.883 atribuiu ao Sisbin a responsabilidade de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência do país, o que incluiu o processo de obtenção, análise e disseminação "de informações necessárias ao processo decisório do Poder Executivo", bem como a salvaguarda da informação "contra o acesso de pessoas ou órgãos não autorizados". O artigo também destaca como principais fundamentos do sistema a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado democrático de direito e a dignidade da pessoa humana. Essa lei instituiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) como órgão de assessoramento direto ao Presidente da República e como órgão central do Sisbin, com a missão de "planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país", e ainda estabeleceu que a atividade de Inteligência será desenvolvida, no que se refere aos seus limites e ao uso de suas técnicas, sempre em observância irrestrita aos princípios constitucionais. A nova lei estabeleceu que o Diretor-Geral da agência deverá ter seu nome aprovado pelo Senado Federal, e será o responsável pela elaboração e edição do regimento interno da Abin a ser aprovado pelo Presidente da República. A criação da Agência proporcionou ao Estado brasileiro institucionalizar a atividade de Inteligência, mediante ações de coordenação do fluxo de informações necessárias às decisões de Governo, no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades, aos antagonismos e às ameaças, reais ou potenciais, para os mais altos interesses da sociedade e do país. Em 2002 o Congresso Nacional, através da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, promoveu o seminário "Atividades de Inteligência no Brasil: Contribuições para a Soberania e para a Democracia", com a participação de autoridades governamentais, parlamentares, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de Inteligência. A contribuição do evento foi significativa para o aprofundamento das discussões acerca da atividade de inteligência no Brasil. Fonte: Abin
+Paulo Marcos Total Inversão de valores em que vivemos neste país. Os militares que são nossos heróis, sendo tratados como bandidos, enquanto que os bandidos, que estão o interrogando sendo tratados como os donos da verdade. Esta merda só acontece no Brasil. Se isto fosse em outro país sério, como nos Estados Unidos, por exemplo, estes bandidos que aí estão interrogando-o, seriam condenados a morte. Motivo? Traição a pátria e simpatizantes do comunismo. Mas tenho certeza que a população conhecerá a verdade e saberá distinguir entre a mentira. Pedro Ivo Moézia de Lima jurou defender a pátria, sendo se necessário: sofrer, matar e morrer. O que vocês querem mais? Este homem duo-o sua vida por nós, e hoje está no banco dos réus sendo tratado como bandido. Total inversão de valores, se ele torturou e matou foi em nome do povo e da nação e nos defendeu do mal maior que é o comunismo. Em que em muitas nações já dizimou milhões de vidas. Façamos nós justiça neste país, mas justiça esta de valores. Não torne um militar criminoso, porque o seu papel é defender a sociedade, se for preciso sofrer, que sofra! morrer, que morra! matar, que mate! e acabou, isto senhores chamamos de justiça!!!!!!!!!!!?
Parabéns ao Coronel e ao Exército Brasileiro pelas ações a partir de 64. Se não fosse por eles hoje estaríamos vivendo como na Rússia ou Cuba. Exército Brasileiro da atualidade: baixem o pau nesses PilanTras de vermelho, já!
Houve tortura dos dois lados mas essa comissão só busca destacar um lado. E, supondo que se ela destacasse as atrocidades que os terroristas que queriam instaurar o comunismo no Brasil, interrogando alguns terroristas, as perguntas seriam brandas, na maioria das vezes colocando os militares com toda a culpa e as respostas desses terroristas seriam negando tudo.
Guerra é guerra. Só ocorreu guerra pprque queriam derrubar a soberania nacional e instaurar ideologias cubanas, chinesas, sovieticas... O Exército não fez o trabalho direito pois não era para ter sobrado nenhum comunista para colocar dinheiro na cueca como hoje está acontecendo. Políticos corruptos.
"Tortura dos dois lados" De um lado, o braço armado do estado que controlava o próprio estado. Do outro uma centena de jovens idealistas que ousaram se opor aos opressores. Lembrando que mulheres grávidas e crianças também sofreram tortura. Isso sem falar de índios inocentes sumariamente assassinados por que esses "heróis" saíram distribuindo terras indígenas em nome de um "progresso" que nunca veio. Qualquer cidadão decente com o mínimo conhecimento tem nojo e ódio de uma ditadura que massacra seus compatriotas.
Esse coronel tem história para contar aos netos. Os oficiais de carreira, sempre detestaram
esse tipo de gente porque toda tortura é vil e infame, inclusive isolavam os caras na caserna.
Engraçado e ridículo dizerem que não houve tortura,nem morte no Doi-Codi . A justiça deveria condenar essa gente malígna que torturaram por prazer e não por dever, como foi feito na Argentina. Geralmente todo torturador é impotente ou a mulher passa ele para trás, motivo que se vinga na vítima e o pior é que não resolve nada para ninguém,principalmente para o
país.
Maligno eram esses comunistas de merda.tinha que torturar e matar mesmo.exercito é exercito.tem que banir comunistas na bala
Ele obedecia aos sanguinários generais ditadores;E por ESSES motivos,não seguiu o capitào Lamarca!
sao em geral cornos frouxos prepotentes
Fico com raiva desses homens
Tortura por dever?????
Ele disse que tortura existe, com certeza de forma silenciosa, repito ainda existe...
existe sim na burocracia e nos desvios de dinheiro criados pela esquerda enquanto estavam no poder...
@@rafaelpaulista89
Verdade.👍👍
Do minuto 3:17 ao 5:15 ele mente, pois a maioria dos depoentes do próprio exército e que participaram da comissão revelou que não era assim.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ele mente o tempo todo!!
Pelo jeito é melhor interrogar do que ser interrogado, né, Coronel? Será que se usasse a tortura a Comissão conseguiria mais informações? Fim das torturas, da repressão, da guerra interna contra a população, já! A verdade é o mínimo, essa comunidade militar está tirando sarro da sociedade brasileira!!!
Quem esta tirando sarro da sociedade brasileira é o PT. Vc não vê isso não ou não quer ver???
Monstro torturador treinado!!
e OS JUSTIÇAMENTOS (ASSASSINATOS) QUE OS GUERRILHEIROS VAGABUNDOS PRATICAVAM? ISSO NÃO FOI LEVADO EM CONTA POR ESSA COMISSÃO DE PT VAGABUNDO, SÓ ROUBO.
Os terroristas comunistas eram bonzinhos gente fina
Um dos integrantes dessa época, Paulo Malhães, falou que existiam as torturas, as mortes, os sumissos de corpos. Ele mesmo, o acima citado, falou que tiravam as digitais e quebravam todos os dentes dos mortos, para que não houvesse a identificação dos mrsmoe. Deu vários nomes, entre eles, Ustra e esse mesmo, o Pedro Ivo. E agora ele (Pedro Ivo) vem dizer que nunca viu nada, nunca presenciou nada, nunca troturou...
Se você tiver alguma denúncia, leve para a comissão. Vale também levar os crimes cometidos pelos subversivos!
@@eduardoandre7648
Agora, os COMUNISTAS são as Grandes VÍTIMAS. Pegaram em armas, Roubaram , Assassinaram pessoas Inocentes e hoje são as VÍTIMAS do REGIME MILITAR.
@@eduardoandre7648Os que cometeram crimes deveriam ter sido julgados conforme a lei. Não há justificativa para tortura em nenhuma situação. O maior erro foi a anistia geral, ninguém foi responsabilizado, e hoje há muitas pessoas que defendem esses monstros.
@@eduardoandre7648Veja os depoimentos de Paulo Malhaes e de Cláudio Guerra, que descrevem claramente as monstruosidades que faziam sob a tutela do regime.
Ustra, oficialmente declarado como torturador.
Eu afirmo não ocorreu tortura mas pode ter ocorrido ”acidentes“ hahaha
Covardes! Não tem nem colhão pra admitir 🤮
Nossas forças armadas é piada
" vala comum" - Pedro Lima.
Não tomou parte. 😮
Lava jato era pra ser no Comando Geral do Exército. Faxina
Na Realidade Concluindo, Coronel Moézia deu um drible em todos os desqualificados que o interrogaram !
Não deu dible, a CNV não podia forçar ninguém a falar a verdade... Esse e a maioria dos militares foram assim que falaram, e um que falou a verdade morreu um mês depois assassinado!!!!
@@roselenefelipedossantos2453 quem?
O Guerra não é santo, mas teve a grandeza de confessar os próprios crimes e de seus conluiados!
Qualquer psicologo ou alguém de mínima sensibilidade percebe as malícias nas palavras de defesa deste senhor. Que a justiça aconteça!
Esqueça justiça pois os verdadeiros terroristas hoje são os mesmos corruptos. Sendo pegos com dinheiro na cueca, virando presidente comprando triplex...
Ain aib ain parq
Que aconteça para todos então, a lei da anistia só serve para os terroristas?
Esse cara foi e é instrumentalização do Ttinhoso. Ele é o próprio pai da mentira bem letrado.
@@laracrispim2215 se eles estavam errados no passado, por que os mesmos bandidos foram, estão, ou deveriam está presos hoje?
Coronel Moézia ! Herói Brasileiro !!! Parabéns por tudo o que o Sr fez pela pátria !
O maior nojo, é saber que ainda recebem do Erário, e quando mortos, a família continua com o pecúlio. São injustiças desta magnitude que o Brasil tem de extirpar do suor, sangue e lágrima dos brasileiros pobres.
É isso mesmo Claudionor... revoltante, nao?
Brasileiros pobres? Kkkkkk vc é novo rapaz, eu me lembro da cambada terrorista eram todos classe média alta e roubavam bancos pra impor aqui uma ditadura comunista, mataram roubaram e jogaram bombas. Parabéns ao nossos militares!
@@joseaparecidovilasboas6848
EXATAMENTE. 👈👈
@@joseaparecidovilasboas6848
a sociefade brasileira se compadece da “enorme ameaca” que estudantes da USP que lutaram pela liberdade e pela democracia é que representavam contra as Forcas Armadas, que alem de serem treinadas e terem todo o aparato belico para defender o territorio nacional, tinham a estrytura do Estado sob o seu comando! É preciso ser muito cínico ou completamente obliterados para escrever um comentário como o teu., mesmo depois de todas as provas,documentais, gravações, os documentários, as confissões de militares, de Médicos dos IMLs, das covas rasas das vítimas, dos seus corpos encontrados em cemitérios clandestinos fos militsres, dos testemunhos dos sobreviventes. Tomé vergonha, cidadão!
É nojento ver o depoimento dissimulado deste militar!!!!
Nojento sim.
@@antonioteixeira9706 sim, até por isso 100% dos envolvidos foram mortos, não é mesmo?
Deviam ter um pouco de dignidade e admitir a tortura...
Muita gente não entendeu ainda que o exército lutou contra guerrilheiros treinados fora do Brasil, que usavam táticas e armas militares, covardes ações de bombas em locais públicos e tudo de sórdido que existe , e são esses bandidos de ontem que estão querendo julgar os que os combateram antes, julgar aqueles que tinham a obrigação de combatê-los, é vingança, ... é como se os traficantes hoje, passassem a julgar a polícia, os juízes e promotores .... é um absurdo.
Ninguém entendeu que o exército, treinado no Brasil, usando táticas e armas militares, atacou incontáveis opositores, usando táticas covardes com bombas em locais públicos e tudo de sórdido que existe, como tortura e assassinato e são ESSES os bandidos de ontem que estão aí SOLTOS, escondendo a verdade que todos há muito tempo deveriam saber.
www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/torturado-quando-bebe-morre-vitima-mais-jovem-da-ditadura-no-brasil.html
Arathorn Elendill o que mais tem e bandidos do PT solto
+Arathorn Elendill se esse comunistas não estivesse nas ruas fazendo merda e querendo dar golpe não seriam torturados nem mortos.
SÓ UM IDIOTA QUE IMAGINA QUE NÃO HAJA TORTURA! DISSE ELE NO TE INTERVALO DE TEMPO 11:00 !
Votou no BOZO... Treinados no Exterior???? kkkkkk
Assistam o depoimento de Cláudio Guerra.
Recebi estes vídeos recentemente ... 30/01/2021
Fez livro e filme para vender, ele tem contar história kkk.
*A comissão da verdade é uma farsa, não estou dizendo que não houve tortura, mas sim que a condução é totalmente arbitrária, o que não conduz para a "verdade", qualquer um percebe a imparcialidade e constante imposição de "opiniões" como se fossem fatos e a recorrente distorção das falas do inquirido, qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento do Direito, sabe que esta comissão é um circo.*
Comissão da Mentira dos Bandidos da VAR-PALMARES
Coronel EB RR Moézia: "Tá certo, você impor sofrimento físico em alguém para que ele confesse o seu crime?
- Eu acho que tá certo! Por que esse cara não tem dignidade nenhuma!
- Você vai proteger o quê? A dignidade de quem não tem, em detrimento da vida do semelhante!? Isso não é HIPOCRISIA!?
- Eu apoio que se imponha sofrimento físico com a finalidade de PRESERVAR A VIDA HUMANA."
Assim se manifestou o corajoso Coronel, em sintonia com o pensamento dominante dos brasileiros.
falou tudo conterrâneo, perfeito!
Certinho, se um desgraçado sequestra minha filha e não quer falar onde está o cativeiro por mim pode arrancar unha por unha até confessar, não me importo
Sua bunda deve ter inveja de tanta merda que sai da sua boca.
pensamento que vai te levar pra cadeia, nazista nojento
Quer dizer que usar a força contra um estado terrorista que torturava pessoas que simplesmente se opunham a uma ditadura é ser criminoso? Lutar por um estado democrático é ser criminoso? Reacionário FDP
Pergunta do entrevistador: " - Porque os agentes do estado usavam codinomes?". Vai estudar, vai ler. Parece que nasceu ontem !!!
Porque não pergunta o porquê os guerrilheiros não usavam seus nomes reais.
- Havia tortura? " Imagino que possa ter havido".(...) Haja cinismo! Fsto: nenhum torturador escapara da Justiça de Deus: ha um lugar reservado para torturadores NO COLO DO CAPETA!
comissão nacional da meia verdade, só esqueceram de chamar os guerrilheiros que sobrevieram
Não deveria ter sobrevivido nenhum desses bandidos
Mas chamaram! Tem o depoimento de vários, basta pesquisar
Uma palhaça óbvia a história da ditadura militar é bem conhecida no mundo inteiro foi uma atrocidade do exército brasileiro contra o povo brasileiro
Não é porque vc não sabe que não aconteceu. Procure saber, desinformado.
@@albertogonzalezperera9808 Ninguém da minha família sofreu no regime militar democrático.
O erro da Comissão da Verdades foi deixar sádicos fazerem proselitismo e "filosofarem"
só um palavra: PARABÉNS pela explicação... tranquilo e transparente. O Exército Brasileiro cooperou e muito pra gente não ser uma CUBA. Fiquei impressionado com sua etiqueta, comparado com Lula ( :p ).
Que bonito ver a ignorância kkkk. Saiba que um dos coordenadores da Comissão Nacional da Verdade foi o jurista José Carlos Dias, que foi Ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, então, isso nada tem a ver com PT. Quem defende ditadura é DITADOR; quem defende tortura é TORTURADOR. Assim, o lugar de vocês é em Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, e ao lado de Al qaeda, Isis, Estado Islãmico que torturam em nome da pureza doutrinária.
Tabira estevão e quem defende o lula é o pobre honesto ne isso? Jajajajaja
???????
Sou favor de uma reforma na lei do Brasil e sou a favor das forças Armadas cuida das pessoas de bem e dá a nós a segurança que precisamos de sair e vim tranquilo
E quem decide quem é “de bem”?
@@marciafidelis31😂😂😂 quem decide é o senhor que fez a pergunta. Ele não sabe o que é ditadura, falo com base na asneira que ele escreveu. Deve ser um bolsonarista.
Mais um "cidadão de bem" nazifascista!! 😂
Herói do EB. Herói do Brasil, nos livrou de virar uma Cuba!
HAHAHAHAHAHAHA
Se não fosse o EB nos estaríamos pior que hoje
Idiota
Que pena nao termos virado uma cuba! ...teriamos tratamento médico melhor ... Mais humano onde nao seríamos encarados como clientes mas sim como pacientes ...
Éh agente muda , 6 anos atrás eu acreditava nisso
DÁ ATÉ NOJO DE LER COMENTÁRIOS DE TANTOS DEMENTES
SELVA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!.......
Valentão, com arma e pelo jeito mente descaradamente.
voces fizeram um acordo e depois omitiram o depoimento incial dele na CNV so tem canalhas ai
Isso é uma afronta as forças FederaisMarinha Exército e Aeronutica
O problema desses militares é que eles não mentem apenas esquecem muito facil
A partir dos 25:00 não me contive! O coronel ganhou meu respeito! O 58:57 e 1:03:50 tb é bom
Respeito por que?? Você é louco.
***Certeza da impundade, falam como se fossem salvadores da pátria, heróis ou coisa que o vália. AGUARDEM A ENTREVISTA COM DEUS! AGUARDEM!***
Um SALVE ao Cel. Pedro!
Nosso país ainda há de reconhecê-lo!
TERRORISMO NUNCA MAIS!
É ridículo. Um velho que não honra as calças que veste. Nenhum deles teve culhao para assumir os próprios atos.
Coronel muito lúcido, saiu-se muito melhor que os despreparados interrogadores.
Os Militares estudaram muito e são preparados para isso.Tem conhecimento de causa.👏👏👏💚💛
@@marapg3830 Sim...muito conhecimento da causa de tortura! Assista o film O Dia que durou 21 anos ...te esclarece a memoria!
Aos 58 minutos ele se enrola e acaba confessando que usamos M métodos que a polícia ensinou.
Pronto confessou!
Vocês militares são os heróis. Nenhum grupo de vagabundos pode renegar nem modificar o passado.
Essa comissão é mais uma vergonha para o país.
Só investiga o que quer e não busca a verdade.
Só demonstrarei algum respeito por esses infelizes quando eles passarem a investigar a atuação do alcaguete do regime militar, o nove dedos.
Parabéns Coronel.
Não sei porque essa gente está solta já que cometeram um crime editado desses
Olá boa tarde para todos Nós do RUclips. !
Se os Militares da época tivessem feito o dever de casa; à Nação Brasileira estaria livre desse pesadelo.?
Os MILITARES deveriam ter Eliminado esses Guerrilheiros; hj estão aih ZÉ DIRCEU, GENUÍNO, DILMAnta entre outros.
Esse daí é mais cínico que o Ustra
MEU PAI MIMHA MAE MEUS TIOS E TIAS VARIOS AMIGOS Q VIVERAM NAQUELA EPOCA NUNCA SOFRERAM TORTURA NENHUMA E MEU FALECIDO PAI FALOU TB Q NUNCA ROUBOU SEQUETROU NINGUEM .
Minha Família tbem. Eram trabalhadores e PATRIOTAS.
Meus pais também.
As pessoas que não entraram na militância tinha vida comum, mas é importante salientar que existia coisas muito horríveis sim... A questão é o medo que os militares tinham dos revolucionários. A questão é que pessoas que não eram politizadas não podiam falar, as pessoas não podiam votar... A vida no dia a dia de quem não entrou na clandestinidade não teve problemas... Muitos são os idosos que disseram isso, mas as pessoas comuns sequer sabiam de nada!!!!!... Então a situação é complicada... É a partir da morte de Esog por exemplo que foi absurda que até Dom Paulo Evaristo e a comunidade judaica fizeram uma luta grande contra a ditadura, e a comunidade judaica que recebeu uma pessoa com certeza assassinada, mas tem que ver que eram muitos mais vídeos disponíveis no RUclips, agora não está nem a metade e uma das pessoas que faleceu ninguém sabe porque, mas assassinado, depois que falou toda a verdade que foi possível, e sim confirmou tudo e muito mais do que se sabia, dando nome inclusive de empresários... Havia um problema sério sim... Ele mesmo diz que existia grupos subiverssivos... Mas a Elke Maravilha fala da Zuzu Angel, do Stuard, foi presa porque rasgou um cartaz.... Então para vocês realmente querer saber tudo isso tem que querer saber... De qualquer maneira, é terrível isso.... O Frei Tito, agora já tem uma rua com o nome dele, e vc vai encontrar muitas coisas conforme vai pesquisando... O que não tem nós vídeos, tem em livros... Se continuar como está, talvez não teremos tudo o que tínhamos a alguns anos atrás...
Acontece, caro, que os horrores da ditadura não se definem pq sua família não foi vítima desses monstros.
Na Alemanha nazista atrocidades foram cometidas com a conivência dos cidadãos de bem como seu pai, nem por isso alguém ousa minimizar o nazismo. Falta estudo e conhecimento aos defensores da ditadura militar. Vocês são asquerosos🤮
@@SimoneMoz SE QUER COMPARAR A DESGRACA DO SATANISTA FDP DO HITLER .
COM O COMBATE DO REGIME MILITAR Q ENTROU NA GUERRA DE GENTE COMUNISTAS ORIUNDAS DE VARIOS PAISES Q QUERIA TER O PODER DE SER O ESTADO E CRIAR A DITADURA .
SIMONE ,
ESSES Q CONTA A HISTORIA PARA VC ,
NAO ROUBAVA BANCO , NAO MATAVA GENTE ?
SABE ESSA GENTE Q O REGIME MILITAR COMBATEU E O MESMO Q CONSEQUIU ENTRAR EM CUBA .
EM CUBA VC TEM Q DAR BENCA AO ESTADO , TUDO E DO ESTADO E VC ACHA BOM ?
O LEMA NUMERO 1 DO COMUNISMO E .
INVADIR AS MIDIAS .
E COMO ELES FAZEM ISSO ?
OU ELES, COMUNISTAS ,TEM A MIDIA PROPRIAMENTE DITA .
OU NO CASO DO BRASIL.
ELES COMPRAM A MIDIA, E SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO ?
TODOS OS EX PRESIDENTE ANTES DE BOLSONARO, DIGO TODOS MESMO .
A PRIMEIRA COISA Q FEZ ,FOI POR OS SEUS PARA SEREM PRESIDENTES DE ESTATAIS E LOGO O SISTEMA AGIA .
ERA MUITO FACIL SENTAREM À MESA POLITICOS E MIDIAS E FAZEREM CONTRATINHOS.
ERA TIPO , VINHA A GLOBO E COBRAVA 800 MIL REAIS POR CADA 30 SEGUNDOS DE ANUNCIO.
AI VINHA O ESTADO TIPO VIA CORREIOS E É CONTRATAVA 2 MINUTOS DIARIO.
SO COM.ESSE CONTRATO DA GLOBO COM O ESTADO VIA CORREIOS E Q DUROU DECADAS E SERIA ETERNO, GERAVA UMA RECEITA DE 3.2 MILHOES DE REAIS POR DIA.
AGORA PENSA EM TODAS , MAIS TODAS AS GRANDES ESTATAIS MESMO.COM.CONTRATO DE COMERCIAL POR TODOS OS DIAS DE GOVERNO , FHC , LULA , DILMA .
AI AINDA VAI VIR GENTE FALAR Q PROPAGANDA E BOM NEGOCIO.
MAIS ATE EMPRESA MONOPOLIO Q NAO VENDE NADA PARA NINGUEM COMO ELETROBRAS SEMPRE SEMPRE TEVE CONTRATO DE COMERCIAL SEM.FURAR UM DIA .
ASSIM.BILHOES SAIA DO ESTADO VIA PROPAGANDA DE ESTATAL DIRETO PARA O BOLSO DO POLITICO E DA MIDIA.
ISSO DOS CONTRATOS SAO FATOS .
MINHA DESCONFIANÇA DA PARTE DOS POLÍTICOS.
DARIO MESSER LEVA DOLAR A GLOBO SEMPRE .
PRA Q A GLOBO QUER DINHEIRO VIVO E PRINCIPALMENTE DOLAR?
COMO A GLOBO PAGARIA A PARTE DO POLITICO.
POR FORA , DOLAR DO MESSER?
TODO COMUNISTA , COMPRA A CULTURA .
NO BRASIL SO EM 2017 FORAM FEITOS NO BRASIL 317 FILMES.
VC VIU ?
NAO E PARA VER .
E PARA COMPRAR A CLASE .
DA DINHEIRO PRA SINDICATO , COM.O PROPIO DINHEIRO DO TRABALHADOR.
EU VIVI A EPOCA .
E SO CONTAM A VERSAO DO COMUNISTA .
CADA VES MAIS O POVO QUER VIVER NA LIBERDADE NA PAZ .
E O POVO VE Q BOLSONARO JA PASSOU DE PRESIDENTE PARA SER O ANJO Q VAI ENCINAR AO MUNDO A MARAVILHA DE VIVER NA LIBERDADE E PAZ.
NAZISMO , COMUNISMO, FASCISMO SAO IDEOLOGIA DO DEMONIO E SEUS SEQUIDORES ESTAO A SERVICO DO MAL.
SABE A FACULDADE CUSTEADA ,
REGIME MILITAR .
SABE PLANO DE COMPRA DA CASA PROPIA CUSTEADA .
PLANO MILITAR , BNH .
SABE DECIMO TERCEIRO SALARIO .
REGIME MILITAR .
SABE FERIAS , REGIME MILITAR .
PUXA VIDA SIMONE , VC DEFENDE UM REGIME Q QUER SER DONO DO BRASIL .
O REGIME MILITAR , COMBATEU O COMUNISMO .
ENTREGOU AO CIVIL .
E MUITA GENTE COMO A SIMONE QUER ENTREGAR AO REGIME TOTALITARIO .
E TRISTE ,BOA SORTE SIMONE Q SUA VIDA SEJE DE MUITAS GLORIAS E PAZ .
Todo combate a subversivos, guerrilheiros, terroristas...tudo quem começou foi a polícia civil??? E espalhou isso pro Brasil todo?????
Parabéns coronel.o senhor é um heroi, salvou a gente do lixo comunismo.
O que e COMUNISMO?
O comunismo está apenas na cabeça de alguns brasileiros.
Dá pra ver que nunca foi uma pessoa inteligente
Triste pela situação em que foi sepultado o Coronel Ustra.. Triste pelo Brasil.
+Bruno Medeiros seu gay
Realmente acho muito triste como foi sepultado. Deveria ter sido cremado vivo. TOR-TU-RA-DOR
GASTAR ENERGIA PPARA QUE TINHA QUE JOGAR COMO LIXO EM UM ATERRO SANITARIO . AINDA ERA CAPAZ DE CONTAMINAR A TERRA.
A pessoa morria asfixiada com escapamento soltando fumaça dentro da camburão e por acidente respirando fumaça morriam.
Cláudio Guerra, também torturador confesso, descreveu tudo o que aconteceu e quem fazia juntamente com ele, as torturas. Será que ele iria confessar ser um torturador frio só mesmo por vaidade? E esse Pedro Ivo dizer que é mentira do Cláudio Guerra?
Esse sujeito defende intervenção militar atualmente. Eles não se arrependem não, fariam tudo de novo.
Claudio Guerra maior traidor, igual ao que o Lula fez na época delatando os planos dos sindicatos para o DOPS.....
@@caveira_86 isso vc ouviu do tuma.jr, né...
@@BrSalomon
Com certeza. Os COMUNISTAS agora, são as Grandes VÍTIMAS.
Monstros
Repito infelizmente, ainda existe...
Esse sujeito quer comparar tortura de uma pessoa sadia ser torturada, com uma tortura de alguém já em fase terminal.
Quando vão questionar o Genuíno?
Se questionar vão tratar ele como coitadinho.
A fala dele e autoritária eu estou dizendo e não admitirei controvérsia!
Se polícia não pode dá umas porradas nos bandidos
Pra que então existe polícia ?
Parabéns a TDS os militares que se empenharam c risco de. vida, p impedir que a desgraça do comunismo tomasse nosso país. Houve excesso? Sim, c ctz. De ambos os lados.
Dar choque e outras coisinhas e justificável quando e para preservar vida humana Deus me livre que cara de pau!!!!!
Essa é a comissão da meia verdade. Só é indagado um lado .... e quanto os guerrilheiros? Ninguém vai questionar as ações deles?
Vão se fazer de vítimas. De coitadinhos. E vão ganhar indenizações.
Esse pessoal todo aqui que defende tortura devia ficar 5 minutos numa sessão de tortura e depois voltar a defendê-la. Bando de monstros!
Voce ficou? Entao nao enche o saco
Se fazia necessario a nota inicial apresentada pelo Coronel.
Por isso comissão nacional da mentira. Só mostram o que querem. Querem incriminar verdadeiros heróis e colocar terroristas como heróis. Inversão de valores.
É verdade. Vi ela em um vídeo anterior
Ustravive
É legal saber como o Exército Brasileiro era empenhado e eficaz. Brilhante trabalho dentro da perspectiva logística e posição política da época. Parabéns Forças Armadas Brasileiras!
Eles tinham uma eficácia sem igual para torturar as pessoas mesmo. Olha o trabalho lindo que fizeram com um bebê: www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/torturado-quando-bebe-morre-vitima-mais-jovem-da-ditadura-no-brasil.html
Aiiiiii, FIRMEZA QUEM NÃO DEVE NÃO TEME
FALA EM QUALQUER LUGAR DE CABEÇA ERGUIDA
A bandidagem assaltava, sequestrava fazia e aprontava todas e hoje vem se fazem de vítimas.
Inversão de valores meu amigo.
DIA 7 É 17 BRASIL ACIMA DE TUDO. DEUS ACIMA DE TODOS.
Esse sim é um Militar... Fizeram o que tinha de ser feito Parabéns Coronel EB.
Isso é a mesma coisa q ver um monte de moleques bandidos enterrogando um policial experiente muito triste ver a esquerda dominando o Brasil
abre o olho pequeno nazista, jaja vc ta apodrecendo na cadeia. Nazista nojento
Coronel, o senhor é um herói,não se abale com as afrontas desses traidores comunistas,estamos com o senhor.....
Esse coronel ainda tem muito vigor .
Parabéns pela lucidez e seriedade coronel!!!
Guerra é guerra
PARABÉNS ÀS FORÇAS ARMADAS QUE DEFENDERAM NOSSO PÁIS, CUJA SOBERANIA ENCONTRA-SE MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!
intervenção militar urgente!!!
Porque o depoimento do Cel. está incompleto???? A parte onde ele fala do PT, MST, LULA, Médicos Cubanos, Acompanhamento do Exército da Situação foi excluído????????
Pq são covardes mentirosos.
Quase todos os vídeos estão incompletos ou cortados!!!!
Ignorante, nem existia PT, vai estudar.
mais uma lenda viva que o povo Brasileiro não dá o devido valor
Hipócrita!! Lenda viva?? É um monstro treinado para matar e não sentir remorso. Mentiroso compulsivo!!!
PARABENS AOS ANTIGOS MILITARES, SE NÃO FOSSE ELES HOJE NÓS ESTARIAMOS NO COMUNISMO, BRASSIL....
Ser otário doi?
Tenho 44 anos, portanto não vivi minha juventude nos primeiros anos do contragolpe militar, sou do interior do estado do Rio de Janeiro, filho de um brasileiro que buscava o sustento da família na capital paulista, sendo motorista de carretas de cargas pesadas, portanto rodando vários estados do país. Quando lhe pergunto sobre aqueles anos sempre ouço, que foram anos de trabalho como outro qualquer, nunca foi sequer abordado com desrespeito por militares. Portanto só me resta pensar, a repressão só existiu para vagabundos, ideologistas de um sistema que matou mais pessoas que o nazismo. Ou seja os bravos militares deveriam ser é condecorados. Em minha opinião só erraram em uma coisa, não deveriam anistiar esses comunistas vagabundos e ladrões. Agora buscam uma revanche, implantando o sistema de forma enganosa e populista, roubando os brasileiros e enviando dinheiro de nossos impostos a paises como Cuba e Venezuela. Não abaixem a cabeça sr. Generais, ainda somos verdes e amarelos, afronta se lava com fibra de herói de gente brava. Fora aos vermelhos. Brasil acima de tudo!!
Brilhante e lúcida observação, obrigado pela sua justa colocação .... ninguém sofreu naquela época .... pelo contrário.
Se hoje temos , luz, estradas e grandes empresas, que sustentam o Brasil até hoje , damos graças aos militares.
Deyson Thome www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/torturado-quando-bebe-morre-vitima-mais-jovem-da-ditadura-no-brasil.html
"Ninguém sofreu naquela época."
Arathorn Elendill Exatamente como informei, só pessoas ligadas ao comunismo/socialismo. O pai deste cidadão provavelmente sabia que suas ações poderiam afetar sua família. A culpa não é só dos militares, mas em milha opinião do pai que queria uma mudança de sistema a força no país. Se queria viver em um sistema comunista, porque ele então não se mudou para Cuba.
Wilton Pereira Na época a URSS era a 2º maior economia no mundo. Nada mais natural que desejar o mesmo para o Brasil.
Exército tortura um bebê, e "o pai é comunista, então ok!"?
É... esse é o Brasil dos assassinos.
Arathorn Elendill Desculpe, mas a informação é que o pai do cidadão em questão era jornalista, então nada desinformado e queria os horrores que naquela época já se sabiam de atuações como de Stalin para o povo brasileiro. Desejar isso pra si mesmo, até tudo bem, existem pessoas masoquistas. Mas para uma naçao inteira ? Fala sério!!
Salve EB e seus heróis....
O cara fala que havia um comando paralelo no Exército.
Esse cara que entrevista não tem moral nenhuma para entrevistar o Coronel. Ele nem era nascido na época. Qual é o valor dele como pessoa para entrevistar um senhor que poderia ser o pai dele ?
comissão da mentira ? lamentavel !
Ele sabia, sim...
Quem esse cara pensa que é para definir quem tem ou não dignidade! Agredir o cara até ele confessar o crime? E se ele confessar só para parar de apanhar?
Parabéns ao Coronel! O único erro desses heroís, foi ter deixado os terroristas saírem com vida. Com certeza o Brasil não estaria nessa esculhambação.
A Comissão da Verdade deseja unicamente A VERDADE. Pq tanto medo de descobri-la? Se mataram mesmo incontáveis pessoas, que sejam punidos. Não é questão de achar que deveriam morrer ou não. TODOS tinham o direito de viver, como nós, se não tivessem cometido nenhum crime. Ser "comunista" não era crime SEQUER naquela época, por isso a acusação sempre era outra (divergente, vandalismo, terrorismo, etc). Na época, A URSS era um dos expoentes tecnológicos do mundo, era óbvio que muitos iriam querer seguir essa tendência e também se tornar comunista. Ninguém pode ser culpado pelo terrível crime de acreditar em uma ideologia política e econômica e SER MORTO por isso. Esse tipo de pensamento é literalmente O MESMO de muçulmanos fundamentalistas, aqueles mesmos que cortaram a cabeça do americano, exatamente o mesmo pensamento de doentes que matam outros unicamente por discordar ou por não compartilhar de seus ideais.
Não se igualem a esses doentes.
Comissão UNILATERAL? Onde só se interroga UM dos lados? Onde só tem representantes indicados pela Dilma? URSS expoente tecnológico? E o que aconteceu com o "expoente tecnológico"? Tá ficando cada vez melhor!!!
Não tem só "representantes indicados pela Dilma". Pelo contrário, há um concurso para isso e a ONU é quem o faz. Por acaso, há 2 vagas para investigadores da Comissão da Verdade agora em aberto.
Irrelevante o que aconteceu depois. Na época era fato: Socialismo dava certo e era ótimo para todos. Não era nenhuma "loucura" apoiar um sistema político que fazia de um país em frangalhos conseguir chegar a bater de frente com os EUA.
ARATHORN vc é um alienado que certamente aprova as 100 milhões de vítimas do comunismo ne?? Adora MARX - LENIN - STAIN - MAO - POL POT etc...
VC acha que os cubanos tem um excelente padrão de vida e que o FIDEL é um paizão do povo né?
VC acha que o HUGO CHAVES e o MADURO levaram e levam a VENEZUELA em direção ao paraíso socialista do séc XXI, onde veja vc já há desabastecimento e falta papel higiênico ( isto é o SOXIALISMO MINHA GENTE).
VC acha que as vítimas dos atentados terroristas ( em torno de 129 pessoas) não merecem indenização, reparação e investigação aprofundada não é mesmo???
Então VÁ PRA CUBA QUE O PARIU SEU VERMELHO DE BOSTA!!!!
faz o seguinte, vai ali na polônia ou na ucrania depois da um pulo em CUBA depois na venezuela com esse seu discursinho de amor a vida, até pq oque foram 500 mortos torturados ou desaparecidos por traição a patria contra mais de 200 milhoes de vitimas do COMUNISMO.
Eu servia o exército no Recife, quando houve o atentado comunista no aeroporto dos Guararapes, onde morreram várias pessoas, inclusive civis. Agora, quanto tu já recebeu de bola dos PeTralhas?
Parabéns Coronel pelo excelente serviços prestados ao país.
Pra mim a maior tortura atual é o SUS.
Que a esquerda esse tempo todo destruiu.
Esse coronel me representa!!!
@Clara Oliveira 2014 os canhotas ainda estavam no poder.. esses militares quase foram presos.
@@rafaelpaulista89 Inversão dos valores.
Os militares deveria está no poder até hoje .
Todo mundo quando vai fala ninguém assume nada
Eu comecei minha vida trabalhando na época do Regime Militar. Posso afirmar sem devaneios que foi a melhor época da minha vida. Havia respeito as Leis, ordem, segurança nas ruas, e tinhamos incentivos do governo para trabalhar e vencer na vida. Quem tivesse vontade de trabalhar encontrava todas as condições para desenvolver sua atividade. Trabalhava na agricultura e nunca tivemos tanto incentivo para produzir. Foi nesta época que foram criados os seguros agrícolas, a criação de preços mínimos para garantir um mínimo de renda ao produtor mesmo com frustração de safra...Não esqueço o "slogan" do Presidente João Batista Figueiredo: "Plante que o João garante", e garantia mesmo.
Exatamente os mesmos pensamentos de nazistas que viveram durante os anos 30 e 40 na Alemanha. Era uma época de ouro para eles, pois havia lei e ordem, as pessoas sorriam e o trabalho gerava lucro. Garantias e mais garantias eram feitas por Hitler...
Devo continuar?
Arathorn Elendill Hitler, che guevara fidel o que eles tem em comum? Isso mesmo comum comunistas disfarçados de militares, nunca foram jamais serão!
Queriam ser é tanto que a televisão sempre os mostrou com trajes de militares.
Esses terroristas queriam desmoralizar a lei da ordem, ou eles colocaram ordem na sua sanha reformadora quando assumiram o poder? Não pelo contraria implantaram o caus o medo e desrespeito o terror.
Não venha embutir nas pessoas uma mentira deslavada dessas, a historia não mente a verdade não se altera.
Para nossa sorte vocês não foram capazes de apagar todos os livres e matar todos.
Arathorn Elendill NAO DEVE CONTINUAR NAO. VAI SAIR BOBAGEM
Arathorn Elendill
Só músculo ,mas sem cérebro, Hitler prometeu mas não cumpriu idiota ,foi um traidor assim como a sua dindinha mentirosa e seu padim Lula e qualquer comunista safado, ladrão ,arruaceiro, corrúpto, do pt que estão muito mais para hiltler do que qualquer outro regime. Que vivem da mentira, farsa, da ilusão de prometer, para atrair as pessoas , coisas que jamais pretendem fazer, mas tudo ao contrário. Quem fala que viveu na época do regime militar e que era bom e organizado, não está falando de promessas , mas do que viveu de verdade na realidade. Quem vive só de promessas falsas e menrirosas e enganosas, e cada vez mai afundando no caos, somos nós brasileiros hoje , depois do advento dessa raça maldita, dessa quadrilha de bandidos e terroristas guerrilheiros, ladrões, assasltantes de banco e sequestradores, que continuam atuando sua bandidagem, sua corrupção, sua ladroagem e tentativa de golpe de ditadura comunista no Brasil até hoje. Porque a sua dininha hipócrita que diz que detesta militar e ditadura, é amiga íntima, adora,, protege e exalta, e tem como musos inspirdores justamente um bando de ditadores militares(fardados)psicopatas, assassinos , sanguinários, opressores da liberdade das pessoas e não se ve ela dizer uma palavra de crítica contra eles e seus atos, mas apenas elogios, laços de amizade cada vez mais estreitos , porque ela saiu deles e é um deles e pensa como eles. Só isto. Esses militares e ditadores ela aprova né? Portanto moço eu lhe aconselho a parar de exercitar tanto o corpo e passar a exercitar um pouco seu cérebro e sua capacidade de pensar e raciocinar por si só.
Arathorn Elendill Os 80 anos da Atividade de Inteligência no Brasil
Os 80 anos da Atividade de Inteligência no Brasil
Na década de 1920, o Brasil foi marcado pela ascensão do tenentismo e pelo surgimento de movimentos operários, os quais objetivavam profundas mudanças na estrutura política e social do País. Esse cenário foi agravado devido a sérias dificuldades nas economias do Brasil e do mundo, cujo ápice se deu com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929.
Apreensivo com esta conjuntura desfavorável, o governo brasileiro decidiu criar um organismo de Inteligência para acompanhar, de modo interdisciplinar, as importantes evoluções conjunturais e avaliar as suas conseqüências para os interesses do Estado brasileiro.
Em 1927, o Presidente Washington Luís Pereira de Souza instituiu o Conselho de Defesa Nacional. Deu-se então o início da atividade de Inteligência no Brasil, como instrumento de suporte às ações estratégicas do Poder Executivo.
O Serviço Federal de Informações e Contra-Informações
agente na teclaApós o término da Segunda Guerra Mundial, em 1946, o Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra fracionou a estrutura da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional em 3 seções encarregadas de "organizar os Planos Industrial e Comercial, Político Interno e Econômico relativos ao Plano de Guerra". Além disso, atribuiu à 2ª Seção a responsabilidade de "organizar e dirigir o Serviço Federal de Informações e Contra-Informações - SFICI", organismo componente da estrutura do Conselho de Segurança Nacional, que passaria a ter o encargo de tratar das informações no Brasil.
Em 1949, foi aprovado o Regulamento para a Salvaguarda das Informações que interessam à Segurança Nacional - RSISN, o qual tornou-se o primeiro instrumento legal que objetivamente visava à proteção das informações julgadas sigilosas pelo Estado brasileiro.
Em 1958, o SFICI passou a constituir o principal instrumento de Informações e Contra-Informações do Estado brasileiro, que, por razões de conjuntura política, começou a atuar cooperativamente com os países do chamado bloco ocidental durante o auge da Guerra Fria.
O Serviço Nacional de Informações
dominoO Brasil, no início da década de 60, apresentou um cenário interno bastante conturbado, gerando manifestações de segmentos da sociedade. O quadro evoluiu para uma intervenção militar no processo político nacional em 1964.
No mesmo ano foi criado o Serviço Nacional de Informações - SNI, mediante a Lei nº 4.341, cujo texto lhe atribuía a função de "superintender e coordenar as atividades de Informações e Contra-Informações, em particular as que interessem à Segurança Nacional". O novo órgão era diretamente ligado à Presidência da República, e operaria em proveito do Presidente e do Conselho de Segurança Nacional.
O SNI incorporou todo o acervo do SFICI, inclusive todos os funcionários civis e militares que nele exerciam funções. De acordo com a lei, o chefe do SNI teria sua nomeação sujeita à aprovação prévia do Senado Federal e teria prerrogativas de ministro.
O SNI foi organizado com estrutura similar àquela do ext SFICI, com as necessárias adaptações decorrentes do novo cenário político. Em síntese, foram criadas uma Agência Central e doze Agências Regionais, distribuídas por todo o território nacional. A Agência Central teve seu desdobramento organizacional em segmentos que cuidavam, em nível nacional, das Informações Externas, das Informações Internas, da Contra-Informação e das Operações de Informações.
Em face das exigências conjunturais, os subseqüentes governos do período (1964-1985) trataram de estabelecer o ordenamento jurídico decorrente que regularia a atividade de informações, mediante a criação de novos órgãos, a composição de sistemas, a implantação de uma escola e o desenvolvimento de uma doutrina específica.
canetaEm 1971, foi criada a Escola Nacional de Informações - EsNI, cuja estrutura de funcionamento se baseou nos modelos adotados por congêneres de outros países, particularmente Alemanha, Estados Unidos da América e Inglaterra.
De acordo com o texto legal, a EsNI tinha como finalidade: "preparar civis e militares para o atendimento das necessidades de informações e contra-informações do Sistema Nacional de Informações; cooperar no desenvolvimento da doutrina nacional de informações; e realizar pesquisas em proveito do melhor rendimento das atividades do Sistema Nacional de Informações".
A EsNI, em sua trajetória histórica, passou a realizar programas específicos de treinamento, denominados cursos e estágios, além de promover eventos especiais, tais como seminários e painéis, sempre voltados para o aprimoramento da doutrina nacional de informações.
O funcionamento do Sistema Nacional de Informações - SISNI foi implementado em decorrência do Plano Nacional de Informações - PNI, estabelecendo que os "Objetivos Nacionais de Informações - ONI" tinham por finalidade "orientar a produção de informações necessárias ao planejamento da política nacional, bem como ao seu adequado acompanhamento, visando à execução dos objetivos nacionais".
O SISNI era coordenado pelo SNI, em seu mais alto nível, e composto por organismos setoriais de informações no âmbito dos ministérios civis e militares do Poder Executivo, alcançando as autarquias e as empresas públicas a eles vinculadas.
Ao SISNI também foram acoplados, por canais técnicos, os órgãos de Informações da alçada dos governos e dos Estados da Federação.
Na década de 70, para prover a segurança das comunicações de suas informações sigilosas, o Estado brasileiro utilizava equipamentos criptográficos de origem estrangeira, representando grave vulnerabilidade quanto à preservação de sua confidencialidade. Naquela oportunidade, as análises procedidas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) indicaram a premente necessidade de o Brasil desenvolver recursos criptográficos próprios, usando tecnologia exclusivamente nacional.
Em 1977, o Ministério das Relações Exteriores e o SNI celebraram convênio, intitulado "Projeto Prólogo", cujos objetivos principais eram a realização de pesquisas no campo da criptologia e o desenvolvimento da criptoanálise e de projetos e equipamentos criptográficos.
chip O Projeto Prólogo resultou na criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - Cepesc .
Os primeiros produtos foram fabricados no início daquela década, podendo ser citados os equipamentos AS-2T, de uso online em canais de telex, CP-1 e CF-1, de utilização offline.
Desde então, o Cepesc passou a ser o fornecedor de diversas entidades estratégicas nacionais, destacando-se como clientes prioritários a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores, os organismos de Informações, os ministérios militares e o Banco Central.
Durante o governo do Presidente José Sarney, constituiu-se um grupo de trabalho específico, com representações da Agência Central do SNI, e da EsNI, que elaborou o manual de Informações do SNI, aprovado pela Portaria nº 36, de 1989, redefinindo os conceitos doutrinários para as Informações no Brasil. Concebeu-se assim um novo conceito para as atividades de informações, cujo desdobramento se deu em duas vertentes básicas:
Informação - voltada para a produção do conhecimento; e
Contra-Informação - voltada para a salvaguarda do conhecimento.
Posteriormente, já próximo ao final do governo Sarney, constituiu-se um novo Grupo de trabalho, com o propósito de identificar as virtuais necessidades de aperfeiçoamento da finalidade, organização e da atuação do SNI.
Em conseqüência, propôs-se uma nova concepção organizacional, compatível com a realidade nacional, mediante a elaboração do Projeto SNI, em que ficou delimitado o campo de competência da estrutura. Deveria o "novo SNI" atuar nas áreas de produção de conhecimentos relativos à defesa dos objetivos do Brasil na cena internacional e de salvaguarda dos interesses do Estado contra as ações de espionagem, sabotagem, terrorismo e outras que colocassem em risco as instituições nacionais.
Almejava-se, assim, a depuração do organismo, eliminando de suas funções as possíveis tarefas que extrapolassem sua efetiva competência, desvinculadas do enfoque de segurança da sociedade e do Estado. Todavia, mesmo concluído, o Projeto SNI não chegou a ser implementado, ficando suas propostas disponíveis para o novo governo.
A Secretaria de Assuntos Estratégicos
checkmateCumprindo promessa formulada em sua campanha presidencial, o Presidente Fernando Collor de Melo, empossado em 1990, extinguiu o SNI, no bojo de ampla reforma administrativa.
Para a continuidade do exercício da atividade de Informações, foi criada a Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE. Sua concepção era similar à que orientava as ações do antigo SFICI, ou seja, retornava-se ao modelo composto por um órgão superior intermediário entre os produtos de Inteligência e o Presidente da República.
De acordo com o texto da nova lei, a EsNI passou a se chamar Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos - CEFARH.
Houve, na realidade, mais uma tentativa de depuração do exercício da atividade de Inteligência, particularmente no caso da produção de conhecimentos sobre a conjuntura interna, buscando-se eliminar questões que envolvessem matérias de natureza ideológica.
Posteriormente, foi encaminhado novo Projeto de Lei, criando o Centro Federal de Inteligência e reorganizando a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
A Subsecretaria de Inteligência
O impeachment do Presidente Collor e a ascensão do Presidente Itamar Franco em 1992 provocaram nova e profunda reestruturação administrativa no Poder Executivo.
A Lei nº 8.490, de 1992, criou a Subsecretaria de Inteligência - SSI, tendo-lhe subordinado o Departamento de Inteligência e o CEFARH, que passaram a integrar a segunda linha organizacional da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Manteve-se, dessa forma, a concepção vigente desde a instituição da SAE, em 1990, a qual posicionou o organismo de Inteligência sem acesso direto ao Presidente da República.
Até o final do Governo do Presidente Itamar Franco, a atividade de Inteligência foi exercida pela SSI, com as devidas cautelas e limitações impostas pelo período ainda de transição para a sua completa institucionalização.
Voltar para o início da página
A Agência Brasileira de Inteligência
imagem abin globoCom o fim da Guerra Fria, houve um novo redirecionamento de interesses no cenário político e econômico mundial. Mudaram os inimigos e os alvos a serem alcançados. O combate ao crime organizado, terrorismo, narcotráfico, biopirataria, espionagem industrial e econômica e aos ilícitos transnacionais passaram a constituir o escopo da atividade de inteligência no século XXI.
Em 1995, o Presidente Fernando Henrique Cardoso baixou a medida provisória nº 813, cujo texto manteve a SSI subordinada à SAE, e ainda autorizava a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin, autarquia federal vinculada à Presidência da República. A nova entidade possuiria, entre suas finalidades, a incumbência de planejar e executar atividades de natureza permanente, relativas ao levantamento, coleta, análise de informações, e executar atividades de natureza sigilosa, necessárias à Segurança do Estado e da sociedade.
Em 1997 foi remetido ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3.651, dispondo sobre a instituição do Sistema Brasileiro de Inteligência e a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin, órgão que permaneceu vinculado à Casa Militar até 1999, quando foi criado o Gabinete de Segurança Institucional - GSI, assumindo, entre outras funções, todas as responsabilidades relacionadas à extinta Casa Militar. Após a sanção presidencial, a SSI foi extinta, sendo criada a Abin como órgão de assessoramento direto do Presidente da República.
Ainda em 1999, o Presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.883, que instituiu o Sistema Brasileiro de Inteligência - Sisbin e regulamentou a criação da Agência Brasileira de Inteligência - Abin.
A Lei nº 9.883 atribuiu ao Sisbin a responsabilidade de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência do país, o que incluiu o processo de obtenção, análise e disseminação "de informações necessárias ao processo decisório do Poder Executivo", bem como a salvaguarda da informação "contra o acesso de pessoas ou órgãos não autorizados". O artigo também destaca como principais fundamentos do sistema a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado democrático de direito e a dignidade da pessoa humana.
Essa lei instituiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) como órgão de assessoramento direto ao Presidente da República e como órgão central do Sisbin, com a missão de "planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país", e ainda estabeleceu que a atividade de Inteligência será desenvolvida, no que se refere aos seus limites e ao uso de suas técnicas, sempre em observância irrestrita aos princípios constitucionais.
A nova lei estabeleceu que o Diretor-Geral da agência deverá ter seu nome aprovado pelo Senado Federal, e será o responsável pela elaboração e edição do regimento interno da Abin a ser aprovado pelo Presidente da República.
A criação da Agência proporcionou ao Estado brasileiro institucionalizar a atividade de Inteligência, mediante ações de coordenação do fluxo de informações necessárias às decisões de Governo, no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades, aos antagonismos e às ameaças, reais ou potenciais, para os mais altos interesses da sociedade e do país.
Em 2002 o Congresso Nacional, através da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, promoveu o seminário "Atividades de Inteligência no Brasil: Contribuições para a Soberania e para a Democracia", com a participação de autoridades governamentais, parlamentares, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de Inteligência. A contribuição do evento foi significativa para o aprofundamento das discussões acerca da atividade de inteligência no Brasil.
Fonte: Abin
Deviriam acabar! Ver o Film Historia de Amor e Fuga .
VOU CALOCAR UMA GRAVATA, E VOU NA COMISSÃO DA VERDADE, TENTAR ARRUMAR UM EMPREGO...QUERO PESQUISAR O PASSADO DOS HEROIS.
HA AINDA NAO ESTE VIDEO - QUERO OUVIR NOVAMENTE ONDER O CL MOEZIA FALA DO ( galinho garnisé dos pampas ) LEONEL BRIZOLA
Quem define crime é a lei penal, não o Aurélio.
Ele não falou de lei. Ele falou da definição de tortura que está no Aurélio!!!
Tá igual ao delegado Calandra...
Não sei
Não vi
Não conheço
Assassino sem vergonha ,tem muito cadáver nas costas
Aos 01:05:00 massagem no preso e ele entregou tudo???
Pinóquio do ano
Parabéns ao Coronel!!!
Não passará. Tiozinho, vc é o passado. Já morreu.
+Paulo Marcos Total Inversão de valores em que vivemos neste país. Os militares que são nossos heróis, sendo tratados como bandidos, enquanto que os bandidos, que estão o interrogando sendo tratados como os donos da verdade. Esta merda só acontece no Brasil.
Se isto fosse em outro país sério, como nos Estados Unidos, por exemplo, estes bandidos que aí estão interrogando-o, seriam condenados a morte. Motivo? Traição a pátria e simpatizantes do comunismo.
Mas tenho certeza que a população conhecerá a verdade e saberá distinguir entre a mentira. Pedro Ivo Moézia de Lima jurou defender a pátria, sendo se necessário: sofrer, matar e morrer. O que vocês querem mais? Este homem duo-o sua vida por nós, e hoje está no banco dos réus sendo tratado como bandido. Total inversão de valores, se ele torturou e matou foi em nome do povo e da nação e nos defendeu do mal maior que é o comunismo. Em que em muitas nações já dizimou milhões de vidas.
Façamos nós justiça neste país, mas justiça esta de valores. Não torne um militar criminoso, porque o seu papel é defender a sociedade, se for preciso sofrer, que sofra! morrer, que morra! matar, que mate! e acabou, isto senhores chamamos de justiça!!!!!!!!!!!?
2020: chora canhota.. as cartas foram para as mãos corretas.. fake fidido.
Parabéns ao Coronel e ao Exército Brasileiro pelas ações a partir de 64. Se não fosse por eles hoje estaríamos vivendo como na Rússia ou Cuba.
Exército Brasileiro da atualidade: baixem o pau nesses PilanTras de vermelho, já!
Não acredito o que eu estou escutando.
Grande herói brasileiro. Parabéns Cel. Lima. Que Currículo!!!
Houve tortura dos dois lados mas essa comissão só busca destacar um lado. E, supondo que se ela destacasse as atrocidades que os terroristas que queriam instaurar o comunismo no Brasil, interrogando alguns terroristas, as perguntas seriam brandas, na maioria das vezes colocando os militares com toda a culpa e as respostas desses terroristas seriam negando tudo.
Guerra é guerra. Só ocorreu guerra pprque queriam derrubar a soberania nacional e instaurar ideologias cubanas, chinesas, sovieticas... O Exército não fez o trabalho direito pois não era para ter sobrado nenhum comunista para colocar dinheiro na cueca como hoje está acontecendo. Políticos corruptos.
"Tortura dos dois lados"
De um lado, o braço armado do estado que controlava o próprio estado.
Do outro uma centena de jovens idealistas que ousaram se opor aos opressores. Lembrando que mulheres grávidas e crianças também sofreram tortura. Isso sem falar de índios inocentes sumariamente assassinados por que esses "heróis" saíram distribuindo terras indígenas em nome de um "progresso" que nunca veio.
Qualquer cidadão decente com o mínimo conhecimento tem nojo e ódio de uma ditadura que massacra seus compatriotas.
Ninguém morria no DOI, como decorrência de tortura.
Acredite quem quiser!!!!
E os gritos na cela de tortura??? Era encenação???
VOCES QUE ESTÂO FAZENDO AS PERGUNTAS, NO MINIMO FORAM, TODOS DOUTRINADOS!
Esses são repórteres pilantra