Vivi a epoca da ditadura, e sei a importancia desses depoimentos. Meu respeito aos que bravamente lutaram por justica. Senhores(as) vossas exelencias sao orgulho para o Brasil.
Estou feliz de que nesta nação tenham nascidas criaturas tão corajosas como estes veteranos advogados! Sinto orgulho dos senhores e senhoras que defenderam a causa da humanidade sobre toda e qualquer convicção temporal ideológica. Muito Obrigado!
Que orgulho é o meu ser Advogado! E ver que houve quem defendeu o Direito e os direitos humanos de maneira tão obstinada e BRILHANTE ! Que orgulho! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
gente, eu como estudante, sem nada relacionado ao Direito, fico profundamente tocada com uma produção tão inteligente e verdadeira, um filme necessário para que todos entendam o que se passou no nosso país!
Só há dois motivos para alguém ser a favor de uma nova Ditadura, não conhecer a história, ou se beneficiará direta ou indiretamente (a nível de poder/recursos) com ela. E SÓ! - Belíssimo filme que infelizmente, teve que ser feito. Parabéns!
Marcos Vinicius Não vejo nexo querer combater o comunismo, que é uma ditadura, com outra ditadura. Acredito que, da mesma forma que você não quer que lhe imponham um sistema autoritário o qual você não concorda, muitas pessoas não querem que você imponha a elas um sistema autoritário o qual ELAS não concordam. Por isso, quem é contra o comunismo deveria combate-lo defendendo alguma vertente da democracia, um sistema onde exista o estado de direito.
Marcos Vinicius Por mais que você seja contra o comunismo. Você é a favor da matança que ocorreu e acha que deveria se repetir? se sim desculpa te informar, mas você sofre de algum problema mental bastante sério.
Eu já havia assistido esse documentário alguns anos atrás e aqui estou novamente. Essas histórias e relatos nunca poderão ser esquecidos. A primeira vez que assisti me emocionei profundamente, mas ainda é emocionante e revoltante. Ótima produção, parabéns aos envolvidos por essa obra audiovisual de primeira qualidade. Nenhuma ditadura seja ela de que lado for, terá invergadura moral para querer ser digna de qualquer qualidade de conquistas a favor da sociedade. Os seus podem bradar vitórias e moralismo, porém sempre farão parte da lata de lixo da história brasileira.
Lutei pela democracia, o inacreditável é nos dias de hoje voltar esses dias turbulentos, sou vítima de uma família de advogados e juiz que comandam a polícia civil e militar no bairro, sendo que tenho um passado de 68 anos dignos, tentei várias meios pela justiça,mas o poder dessas pessoas interferem, já paguei 2 advogados mas eles os conquistam, a OAB já não é mais a mesma, tenho todas as provas das atrocidades que fazem com minha mãe e nada consigo fazer, a justiça é feita por quem tem poder, é repugnante passar por esses dias novamente.
Relatos de enorme importância em todo e qualquer tempo. Eduquemo-nos, e que filmes e documentários relatívos aos anos de chumbo devem estar nas escolas públicas de todo o país.
É através de depoimentos como esse que vou me espelhar , na luta por uma sociedade melhor , temos que continuar lutando, lembrando sempre da coragem e determinação de cada um deles.
Muito bom o documentário!! Mostra como a classe dos advogados - em que eu estudo para me tornar um - teve seu papel fundamental na luta pela Democracia, efetivação dos Direitos Humanos e de Garantias Fundamentais. Se hoje temos uma democracia, mesmo com suas falhas, devemos agradecer a estes homens e mulheres de cabelos brancos que tanto lutaram para isso.
Rafael Moraes Os Militares salvaram o Brasil do comunismo, justamente p/ termos a Democracia... que esses guerrilheiros, terroristas queriam implantar a Ditadura comunista... comunismo é democracia? Dilma nem foi tortura, a amiga dela de cela diz que elas não foram tortura e essa presidenta mentiu descaradamente. como muitos mentiram...
+Maria Isabel Silva de Oliveira Me explique essa sua lógica: Se o que vivíamos era um regime democrático, então desde que tiraram os militares do poder estamos vivendo uma ditadura? Além disso, por que um governo democrático punia pessoas apenas por terem uma ideologia diferente? Se estamos numa ditadura, por que você ainda não foi presa e torturada por não ser comunista?
Devemos compreender as divergências de opiniões, agressividades demonstram desequilíbrio e desnecessária truculência. Por falar em truculência, os próprios comunistas praticavam o justiçamento. Não me venha falar de tortura só de um lado. Essa visão é partidária e unilateral. Uma história deve ser contada com fidelidade, e jamais a versão desse ou daquele, única e simplesmente. Lembro de um belo livro que li na juventude: "Enterrem o meu coração na curca do rio", de autoria de Dee Brown, esta obra as atrocidades praticadas pelos colonizadores europeus, contra os indígenas norte americanos. Exatamente o que estão tentando os comunistas, invadiram o Brasil praticando terrorismo. Seguindo uma cartilha de dominação. Eles conseguiram a pior coisa e mais repugnante no Brasil, instalaram a ESCRAVIDÃO MODERNA, mantendo as pessoas menos doutas e de poucas condições sob os seus pés sujos, imundos. ACORDEM!!
Toda vez que assisto, choro muito, muito... Orgulho destes(as) nobres colegas. Eis aí o que é ser combativo e verdadeiro sentinela da justiça e direitos humanos. Eis aqui o motivo pelo qual os ativistas pelos direitos humanos tanto incomodam. Chorei quando vi que a OAB na época ainda fez um desagravo e os(as) abandonou a própria sorte. Lamentável.
Que documentário necessário, parabéns para os advogados e todos aqueles que lutaram para que aqueles que lutavam pela nossa democracia, direitos humanos estivem livres e vivos, Muito obrigada o posicionamento de vocês é uma lição de vida.
É inacreditável que advogados tenham passado por isso durante o regime militar a ditadura nem disfarçava a brutalidade e os absurdos das prisões por simplesmente exercer a profissão de advogado. Eu estou no 3º ano do bacharelado em Direito e fico estarrecido com esses depoimentos. Ser advogado nessa época era perigoso.
Documentário histórico! Os depoimentos são de tal maneira emocionantes que a cena descrita parece tomar vida através das palavras. O Brasil não pode esquecer essa página maculada da nossa história!
A primeira vez que eu assisti esse documentário eu me emocionei bastante nessa parte. Foi muita crueldade desses fdp que se acham até hoje, revolucionário e libertadores do país. Canalhas covardes. A luta existiu mas a crueldade do lado dos militares extrapolou todo o senso de decência e moralidade que um homem pode ter.
Com toda certeza de minha alma, as pessoas que deixaram aqui seu deslike ao filme não o assistiram. Prefiro crer nisso a pensar que essas pessoas se dizem humanas. É inaceitável existir no mundo pessoas que não se compadecem com as torturas ao seu semelhante.
E eu acredito da mesma forma, que a senhora só. Olha para um lado, não vi ninguém falar do Mário cozel fiho, tenente alberto mendes junior !!! e posso falar uma lista gigante de muitos outros que foram mortos por esses "anjos lutadores da liberdade"
Que obra. Que conhecimento enriquecedor para mim.. Estou maravilhando com os depoimento desse documentário! Um dia eu exercerei a profissão com bastante honra que nem esses grandes advogados/doutores foram um dia.
muitos querem o fim da corrupção, e que não venhamos herdar a miséria dos países socialistas, queremos uma democracia honesta, mas vcs que foram doutrinados no marxismo Grammcismo acham que discordar é ser fascista. quando na realidade é a esquerda que quer uma ditadura socialista disfarçada de democracia. Não tem que ter ditadura nenhuma, mas vcs aceitam manipulação da esquerda. Os Clérigos muçulmano manipulam jovens muçulmanos para cumprirem missão suicida, mas eles não a executa; a liderança comunistas manipulam vcs a queimarem, onibus, pneus, viaturas, invadir instituições e enfrentar o choque, mas nunca vão vê-los tomando pancada da policia, pq não comparecem à sena de ação, ou ficam atrás. como disse o São Lenin, são idiota úteis.
Muito bom o filme, fico contente que ainda existe pessoas que se preocupem em mostrar o que aconteceu nesse período. A impressão que tenho é que por algumas pessoas não terem presenciado de perto pensam que não existiu...
Eu lembro dessa ditadura .Era uma criança .Eu assistir um senhor apanha porque estava sem camisa.Ele estava na rua meio tomado e apanhou muito.Foi muito sangue eu chorei muito e até hoje lembro dessa surra deste senhor
Um lado novo e diferente pra entender o período de terror mais recente da nossa história. Vossos depoimentos são combustível para meu espírito de luta democrática por direitos sociais. Parabéns pela obra! Muito obrigado!
Primeiramente devemos exaltar todos esses grandes verdadeiros advogados e todos os resistentes. Honremos vossas memórias. Que sirva de lição! Com fascista, torturador e covardes bandidos não se debate. Que a nossa geração ñ seja torturada nos porões e que nosso povo negro, nossos povos originários e periférico pare de ser exterminado. O que esperamos? Façamos os torturadores e seus admiradores tremerem diante da força popular e da justa rebeldia e indignação daqueles que são oprimidos. Que se faça justiça! Século XXI, a era da informação, não será como no obscuro anos 60...
Idibal Pivetta advogado , preso político e defensor dos perseguidos políticos foi sucinto ao afirmar que a Lei de Anistia foi um grande avanço na época da Ditadura Militar !
Sem palavras, sabendo que seres humanos desprezíveis e psicopatas de um lado, e seres humanos valorosos como os advogados do vídeo, continuam a existir de forma infindável, deixando-me com a sensação de impotência, diante dos espetáculos de estupidez que a humanidade tem alcançado.
Secularmente o povo sempre foi estigmatizado e teve um lugar subalterno na política totalmente alijado de direitos. Recentemente com muitas lutas advindas de sangue e mortes conquistamos a democracia e direitos humanitários, dai eis que surgem alguns do povo com toda uma postura, a meu ver, de estupor vegetativo aclamando a volta da ditadura militar.
Esta história não está longe. Está história continua. A dificuldade que o " RUclips & Google " imprime para assistir, compartilhar é intensa e hedionda. Há necessidade de quase quebrar o computador para ver, assistir & repassar. É um absurdo, uma aberração !
Existe uma parte do Brasil doente que pede a volta dessa porcaria. Diversos militares, inclusive, foram mortos. O Cláudio Guerra conta que o Cel Freddie Perdigão ficou muito preocupado com uma fotografia dele perto carro da Zuzu Angel mas q ele não tinha como afirmar q o Perdigão a havia matado mas foi muito suspeita atitude dele.
O advogado cumpre o papel que lhe incube a carta magna. Qqr um tem direito a ampla defesa, eu, vc, qqr um... é só o trabalho dele.
7 лет назад+3
Um filme importantíssimo! Me faltam elogios! Nessa época onde muitos jovens que não viveram esse momento dizem a altos brados que nunca houve ditadura, e que só quem foi preso era vagabundo, e que a tortura é mentira,...- numa época onde muitos jovens chamam bolsonaro de bolsomito e pedem intervenção militar - Mais do que nunca esse vídeo é necessário.
Apesar das discordâncias que tenho com os movimentos que surgiram no regime militar a violência não deveria ser um meio de propagação quanto mais de repressão de ideias. O Estado brasileiro foi extremamente cruel, usando de sua estrutura e todo seu poderio para reprimir ideais. Combater a violência é dever do Estado e as ações armadas que surgiram deveriam sim ser reprimidas mas tendo como base o ordenamento jurídico, prezando por conservar os direitos dos presos. O combate de ideias, de ideologias, de políticas jamais deve ser feito com uma arma na cintura (independente de qual seja o lado). Aos advogados que lutaram pelos direitos dos seus clientes naquele período retratam a emblemática frase de Heráclito Fontoura Sobral Pinto: "A advocacia não é profissão para covardes"
Tenho grande orgulho de ser advogado .i infelizmente até hoje ainda somos desrespeitados muitas vezes por um ze ninguém kkkk.muitas pessoas são contra advogados mas qdo necessitam correm nos chamar.na epica da ditadura qdo um advogado ia ao Deic por exemplo js deixava avisado a outro colega .assim agia o saudoso Dr. Valter goncalves Real com quem tive a honra de dar os primeiros passos na advocacia .
Sim,mas ainda com receio dos Generais e para não desagradar os Generais do exército os constituintes colocaram como polícia nas cidades a polícia crida pelo exército, extinguindo de uma vez as polícias do municípios que existem desde o império, sendo que no mundo todo o poder e polícia pertence a cidade (polis)e onde se originou o nome transformaram as cidades em campos de concentração patrulhada por polícia militar auxiliar do EXÉRCITO.
O princípio pilar da democracia é o seguinte: Posso não concordar com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o vosso direito de falar. Neste princípio já está descartada a intolerância que é um afronto a Democracia!! Concordo plenamente com os "defeitos da Democracia", mas se tiver outro regime melhor que esteja funcionando no mundo que apontem!! Parece que isso fica bem comprovado quando todos os regimes das economias comunistas/socialistas como: China, Alemanha, Rússia e os demais do bloco comunista todos aderiram ao regime capitalista travestidos de democratas, mas preservando o viés comunista/socialista sem acabasse com as mazelas (a pobreza e o desrespeito aos direitos humanos nestes países são gritantes.
Esse pessoal fala tanto em torturas no Regime Militar. Nessa época eu era estudante de direito numa Faculdade Federal . Não fui presa e nem perseguida . Os que foram presos não eram santos , agora ficam nesse mi mi mi
Curso Direito atualmente, nao entendo bem essa luta pela Democracia, se essas pessoas em sua grande maioria pertencia a luta armada... poderiam me ajudar, me esclarecer?
Esses , sim , consubstanciam a figura do verdadeiro operador do Direito . Nada lembram o covarde diplomado , o qual , escudado no curso , serve de supedaneo para ser a negação dele .
Anistiadas (perdoadas pela justiça), morreram de velhice e alguns tem seus parentes recebendo dinheiro das instituições militares e também sendo homenageados pelo atual governo (como o Brilhante Ustra)
Tudo depende do q vc ler ou assistir. Desde q seja bem escrito ou produzido, tendem-se a acreditar no ‘’coitadinho’’. E vdd q essas ‘’vítimas’’ ganham gordas pensões ou indenizações do governo? E os cidadãos comuns q eles torturaram e mataram barbaramente?
Vivi a epoca da ditadura, e sei a importancia desses depoimentos. Meu respeito aos que bravamente lutaram por justica. Senhores(as) vossas exelencias sao orgulho para o Brasil.
Como advogado, consigno o meu respeito, admiração e gratidão.
Como Professora (ha 22 anos), e acadêmica de Direito, agradeço pelos testemunhos e parabenizo pelo conjunto da obra.
Hoje os advogados e a OAB
Poderiam empreender ações contra tudo o que acontece hoje no país
@@jesuscoelho6757 deveriam a oab ser extinta
Estou feliz de que nesta nação tenham nascidas criaturas tão corajosas como estes veteranos advogados! Sinto orgulho dos senhores e senhoras que defenderam a causa da humanidade sobre toda e qualquer convicção temporal ideológica. Muito Obrigado!
Que orgulho é o meu ser Advogado! E ver que houve quem defendeu o Direito e os direitos humanos de maneira tão obstinada e BRILHANTE ! Que orgulho! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
gente, eu como estudante, sem nada relacionado ao Direito, fico profundamente tocada com uma produção tão inteligente e verdadeira, um filme necessário para que todos entendam o que se passou no nosso país!
Cinematograficamente inteligente, porém nem tão verdadeira!!
Se não viu AVATAR recomendo , assim vc pode ver o que se pode fazer em filme
Inocente ! como diria o Skank "Tudo tem 3 lados" procure saber pelo menos dois
Só há dois motivos para alguém ser a favor de uma nova Ditadura, não conhecer a história, ou se beneficiará direta ou indiretamente (a nível de poder/recursos) com ela. E SÓ! - Belíssimo filme que infelizmente, teve que ser feito. Parabéns!
ou ser contra o comunismo. (3 motivos)
Marcos Vinicius Não vejo nexo querer combater o comunismo, que é uma ditadura, com outra ditadura. Acredito que, da mesma forma que você não quer que lhe imponham um sistema autoritário o qual você não concorda, muitas pessoas não querem que você imponha a elas um sistema autoritário o qual ELAS não concordam. Por isso, quem é contra o comunismo deveria combate-lo defendendo alguma vertente da democracia, um sistema onde exista o estado de direito.
Marcos Vinicius Por mais que você seja contra o comunismo. Você é a favor da matança que ocorreu e acha que deveria se repetir? se sim desculpa te informar, mas você sofre de algum problema mental bastante sério.
Muito boa sua convicção.
E ser a favor do comunismo, é tbm ser a favor da matança, nos famosos paredões... Thiago.
A estratégia dos advogados na oratória no momento da defesa do preso, pelo comportamento de cada um foi sensacional.
Bravô.
Eu já havia assistido esse documentário alguns anos atrás e aqui estou novamente. Essas histórias e relatos nunca poderão ser esquecidos.
A primeira vez que assisti me emocionei profundamente, mas ainda é emocionante e revoltante.
Ótima produção, parabéns aos envolvidos por essa obra audiovisual de primeira qualidade.
Nenhuma ditadura seja ela de que lado for, terá invergadura moral para querer ser digna de qualquer qualidade de conquistas a favor da sociedade. Os seus podem bradar vitórias e moralismo, porém sempre farão parte da lata de lixo da história brasileira.
Orgulho de ser Advogado.
Gustavo de Carvalho Rocha
Sou eu.
Assistindo em 2024.
Lutei pela democracia, o inacreditável é nos dias de hoje voltar esses dias turbulentos, sou vítima de uma família de advogados e juiz que comandam a polícia civil e militar no bairro, sendo que tenho um passado de 68 anos dignos, tentei várias meios pela justiça,mas o poder dessas pessoas interferem, já paguei 2 advogados mas eles os conquistam, a OAB já não é mais a mesma, tenho todas as provas das atrocidades que fazem com minha mãe e nada consigo fazer, a justiça é feita por quem tem poder, é repugnante passar por esses dias novamente.
Relatos de enorme importância em todo e qualquer tempo. Eduquemo-nos, e que filmes e documentários relatívos aos anos de chumbo devem estar nas escolas públicas de todo o país.
Um documentário muito interessante. Meus parabéns aos nobres advogados, que lutaram firme em meio a ditadura militar no Brasil.
É através de depoimentos como esse que vou me espelhar , na luta por uma sociedade melhor , temos que continuar lutando, lembrando sempre da coragem e determinação de cada um deles.
É um dos melhores documentários sobre a ditadura brasileira! É longo mais vale a pena
Muito bom o documentário!!
Mostra como a classe dos advogados - em que eu estudo para me tornar um - teve seu papel fundamental na luta pela Democracia, efetivação dos Direitos Humanos e de Garantias Fundamentais. Se hoje temos uma democracia, mesmo com suas falhas, devemos agradecer a estes homens e mulheres de cabelos brancos que tanto lutaram para isso.
Rafael Moraes Os Militares salvaram o Brasil do comunismo, justamente p/ termos a Democracia... que esses guerrilheiros, terroristas queriam implantar a Ditadura comunista... comunismo é democracia? Dilma nem foi tortura, a amiga dela de cela diz que elas não foram tortura e essa presidenta mentiu descaradamente. como muitos mentiram...
+Rafael Moraes Você estuda mas continua burro. A educação só produz eleitores do PT e beneficiários do bolsa família.
+Maria Isabel Silva de Oliveira Me explique essa sua lógica: Se o que vivíamos era um regime democrático, então desde que tiraram os militares do poder estamos vivendo uma ditadura? Além disso, por que um governo democrático punia pessoas apenas por terem uma ideologia diferente? Se estamos numa ditadura, por que você ainda não foi presa e torturada por não ser comunista?
Devemos compreender as divergências de opiniões, agressividades demonstram desequilíbrio e desnecessária truculência. Por falar em truculência, os próprios comunistas praticavam o justiçamento. Não me venha falar de tortura só de um lado. Essa visão é partidária e unilateral.
Uma história deve ser contada com fidelidade, e jamais a versão desse ou daquele, única e simplesmente. Lembro de um belo livro que li na juventude: "Enterrem o meu coração na curca do rio", de autoria de Dee Brown, esta obra as atrocidades praticadas pelos colonizadores europeus, contra os indígenas norte americanos. Exatamente o que estão tentando os comunistas, invadiram o Brasil praticando terrorismo. Seguindo uma cartilha de dominação. Eles conseguiram a pior coisa e mais repugnante no Brasil, instalaram a ESCRAVIDÃO MODERNA, mantendo as pessoas menos doutas e de poucas condições sob os seus pés sujos, imundos. ACORDEM!!
@@mariaisabelsilvadeoliveira8238 já pensou se fosse voce que estivesse contando estás mentiras,seria muito bom.
Toda vez que assisto, choro muito, muito... Orgulho destes(as) nobres colegas. Eis aí o que é ser combativo e verdadeiro sentinela da justiça e direitos humanos. Eis aqui o motivo pelo qual os ativistas pelos direitos humanos tanto incomodam. Chorei quando vi que a OAB na época ainda fez um desagravo e os(as) abandonou a própria sorte. Lamentável.
Orgulho desses advogados guerreiros. E excelente filme 👏👏👏
Que documentário necessário, parabéns para os advogados e todos aqueles que lutaram para que aqueles que lutavam pela nossa democracia, direitos humanos estivem livres e vivos, Muito obrigada o posicionamento de vocês é uma lição de vida.
BRAVOS, AQUELES QUE NÃO SE CALAM PERANTE AO ARBITRO!
Muito obrigado pelo esforço de vocês que contribuirao e muitos morrerão para que hoje a gente possa viver uma democracia
É inacreditável que advogados tenham passado por isso durante o regime militar a ditadura nem disfarçava a brutalidade e os absurdos das prisões por simplesmente exercer a profissão de advogado. Eu estou no 3º ano do bacharelado em Direito e fico estarrecido com esses depoimentos. Ser advogado nessa época era perigoso.
Documentário histórico! Os depoimentos são de tal maneira emocionantes que a cena descrita parece tomar vida através das palavras. O Brasil não pode esquecer essa página maculada da nossa história!
1:12:40 essa parte é forte demais. Fiquei muito impactado. A ditadura foi um período horrível e jamais deve ser defendida. JAMAIS.
A primeira vez que eu assisti esse documentário eu me emocionei bastante nessa parte. Foi muita crueldade desses fdp que se acham até hoje, revolucionário e libertadores do país.
Canalhas covardes. A luta existiu mas a crueldade do lado dos militares extrapolou todo o senso de decência e moralidade que um homem pode ter.
Vivam os MILITARES, VIVAM as Forças Armadas!!! Viva o Coronel Brilhante Ustra!!! Se não fossem estes Guerreiros , hoje, nosso país seria uma CUBA!!
@@roquesilva9638 nem você acredita nisso.
@@noemi862, acredito sim . As Forças Armadas são o FAROL maior!
@@roquesilva9638 queria ter sofrido o mesmo que a aurora?
Esclarecedor esse documentario,todos deveriam assistir e tomar ciencia do que foi a ditadura.
NOSSA, é de arrepiar esse belo trabalho de pesquisa!!!
nossa antes de começar a fazer direito eu nunca tinha imaginado que existiu isso
minhas honras a esses guerreiros
Excelente documentário.
Com toda certeza de minha alma, as pessoas que deixaram aqui seu deslike ao filme não o assistiram. Prefiro crer nisso a pensar que essas pessoas se dizem humanas. É inaceitável existir no mundo pessoas que não se compadecem com as torturas ao seu semelhante.
Mais inaceitavel ainda e existir pessoas que cometam tais torturas, e porém elas existem. E melhor voce ir aceitando, a unica verdade e a realidae.
E eu acredito da mesma forma, que a senhora só. Olha para um lado, não vi ninguém falar do Mário cozel fiho, tenente alberto mendes junior !!! e posso falar uma lista gigante de muitos outros que foram mortos por esses "anjos lutadores da liberdade"
Quem certamente deu deslikes são as viúvas da ditadura e seus respectivos filhotes da ditadura.
Eu assisti e não me compadeci, por isso deixei o deslike
Que obra. Que conhecimento enriquecedor para mim.. Estou maravilhando com os depoimento desse documentário! Um dia eu exercerei a profissão com bastante honra que nem esses grandes advogados/doutores foram um dia.
1:40:51 Excelente documentário, uma honra ver estes advogados brilhantes e defensores dos Direitos Humanos.
Um filme que deve ser assistido por todos os advogados. Advogados que são os primeiros nas trincheiras da justiça
Excelente. Não sei como parei Aqui, mas assisti tudo.
O Brasil precisa conhecer essa verdade
Mto bom o filme!
PARABÉNS BRASILEIRO DE VERDADE ´É ASSIM MESMO ,
CORAGEM COM GARRA E COM VERDADE "!
Eu sou advogado e me orgulhe muito dos nobres colegas
E pensar, que ainda tem pessoas que desejam a volta da ditadura...
muitos querem o fim da corrupção, e que não venhamos herdar a miséria dos países socialistas, queremos uma democracia honesta, mas vcs que foram doutrinados no marxismo Grammcismo acham que discordar é ser fascista. quando na realidade é a esquerda que quer uma ditadura socialista disfarçada de democracia. Não tem que ter ditadura nenhuma, mas vcs aceitam manipulação da esquerda. Os Clérigos muçulmano manipulam jovens muçulmanos para cumprirem missão suicida, mas eles não a executa; a liderança comunistas manipulam vcs a queimarem, onibus, pneus, viaturas, invadir instituições e enfrentar o choque, mas nunca vão vê-los tomando pancada da policia, pq não comparecem à sena de ação, ou ficam atrás. como disse o São Lenin, são idiota úteis.
Muito bom o filme, fico contente que ainda existe pessoas que se preocupem em mostrar o que aconteceu nesse período. A impressão que tenho é que por algumas pessoas não terem presenciado de perto pensam que não existiu...
Me emociono com os depoimentos
...memória, verdade e JUSTIÇA!!!
Excelente documentário !
Eu lembro dessa ditadura .Era uma criança .Eu assistir um senhor apanha porque estava sem camisa.Ele estava na rua meio tomado e apanhou muito.Foi muito sangue eu chorei muito e até hoje lembro dessa surra deste senhor
Analise muito bacana da advogada Eny.
Orgulho desses ADVOGADOS.
Um lado novo e diferente pra entender o período de terror mais recente da nossa história.
Vossos depoimentos são combustível para meu espírito de luta democrática por direitos sociais.
Parabéns pela obra!
Muito obrigado!
Muito emocionante rever esses relatos de um fato histórico que marcou na ditadura militar de 1964.
Emocionante.
Primeiramente devemos exaltar todos esses grandes verdadeiros advogados e todos os resistentes. Honremos vossas memórias. Que sirva de lição! Com fascista, torturador e covardes bandidos não se debate. Que a nossa geração ñ seja torturada nos porões e que nosso povo negro, nossos povos originários e periférico pare de ser exterminado. O que esperamos? Façamos os torturadores e seus admiradores tremerem diante da força popular e da justa rebeldia e indignação daqueles que são oprimidos. Que se faça justiça! Século XXI, a era da informação, não será como no obscuro anos 60...
Idibal Pivetta advogado , preso político e defensor dos perseguidos políticos foi sucinto ao afirmar que a Lei de Anistia foi um grande avanço na época da Ditadura Militar !
Gostei muito do discursos👏👏👏
De fato, belíssimos, porém, tristes relatos. Novatos que sequer conhecem a história, pedem novamente por esse período sombrio.
e há quem diga que não foi ditadura, e há quem diga que foram os anos de luz do brasil...
Muito bom.
Sem palavras, sabendo que seres humanos desprezíveis e psicopatas de um lado, e seres humanos valorosos como os advogados do vídeo, continuam a existir de forma infindável, deixando-me com a sensação de impotência, diante dos espetáculos de estupidez que a humanidade tem alcançado.
Secularmente o povo sempre foi estigmatizado e teve um lugar subalterno na política totalmente alijado de direitos. Recentemente com muitas lutas advindas de sangue e mortes conquistamos a democracia e direitos humanitários, dai eis que surgem alguns do povo com toda uma postura, a meu ver, de estupor vegetativo aclamando a volta da ditadura militar.
Esta história não está longe. Está história continua.
A dificuldade que o " RUclips & Google " imprime para assistir, compartilhar é intensa e hedionda.
Há necessidade de quase quebrar o computador para ver, assistir & repassar. É um absurdo, uma aberração !
Esse juiz aludido pelo entrevistado é o juiz Nelson Oliveira ,uma póstuma moral, tipo acabadamente perfeito da negação da justiça.
Parabéns pelo filme documentário documento !!!!!!
Eu também vivi essa época ... mas, e agora? O que fazem diante da ditadura? Com a palavra, os advogados....
Existe uma parte do Brasil doente que pede a volta dessa porcaria. Diversos militares, inclusive, foram mortos. O Cláudio Guerra conta que o Cel Freddie Perdigão ficou muito preocupado com uma fotografia dele perto carro da Zuzu Angel mas q ele não tinha como afirmar q o Perdigão a havia matado mas foi muito suspeita atitude dele.
As vezes chego a ter raiva de advogados nos dias de hoje, defendendo corruptos. Mas dá pra ver que existem idealistas.
Antônio da Cruz acabei de visualizar e concordo com você Covardia
O advogado cumpre o papel que lhe incube a carta magna. Qqr um tem direito a ampla defesa, eu, vc, qqr um... é só o trabalho dele.
Um filme importantíssimo! Me faltam elogios!
Nessa época onde muitos jovens que não viveram esse momento dizem a altos brados que nunca houve ditadura, e que só quem foi preso era vagabundo, e que a tortura é mentira,...- numa época onde muitos jovens chamam bolsonaro de bolsomito e pedem intervenção militar - Mais do que nunca esse vídeo é necessário.
Apesar das discordâncias que tenho com os movimentos que surgiram no regime militar a violência não deveria ser um meio de propagação quanto mais de repressão de ideias. O Estado brasileiro foi extremamente cruel, usando de sua estrutura e todo seu poderio para reprimir ideais. Combater a violência é dever do Estado e as ações armadas que surgiram deveriam sim ser reprimidas mas tendo como base o ordenamento jurídico, prezando por conservar os direitos dos presos. O combate de ideias, de ideologias, de políticas jamais deve ser feito com uma arma na cintura (independente de qual seja o lado). Aos advogados que lutaram pelos direitos dos seus clientes naquele período retratam a emblemática frase de Heráclito Fontoura Sobral Pinto: "A advocacia não é profissão para covardes"
Ótimo
Muito bom
#FechadosComBolsonaro🥰🇧🇷
que absurdo isso !
A família Bolsonaro não curtiu o vídeo... 11 não gostaram :/
Hahahaha Boa
#DitaduraNuncaMais
Viva as prerrogativas da advocacia brasileira ✊🏻
Tenho grande orgulho de ser advogado .i infelizmente até hoje ainda somos desrespeitados muitas vezes por um ze ninguém kkkk.muitas pessoas são contra advogados mas qdo necessitam correm nos chamar.na epica da ditadura qdo um advogado ia ao Deic por exemplo js deixava avisado a outro colega .assim agia o saudoso Dr. Valter goncalves Real com quem tive a honra de dar os primeiros passos na advocacia .
E ainda tem gente querendo que volte esse inferno de ditadura militar ? Pelo amor de Deus gente, já temos problemas demais .
Ver esse doc me deu uma vergonha de ser brasileiro e ver um candidato com chances de ser eleito apoiar essa barbárie.
Meu DEUS!
Isso foi um absurdo
Sim,mas ainda com receio dos Generais e para não desagradar os Generais do exército os constituintes colocaram como polícia nas cidades a polícia crida pelo exército, extinguindo de uma vez as polícias do municípios que existem desde o império, sendo que no mundo todo o poder e polícia pertence a cidade (polis)e onde se originou o nome transformaram as cidades em campos de concentração patrulhada por polícia militar auxiliar do EXÉRCITO.
O princípio pilar da democracia é o seguinte: Posso não concordar com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o vosso direito de falar. Neste princípio já está descartada a intolerância que é um afronto a Democracia!!
Concordo plenamente com os "defeitos da Democracia", mas se tiver outro regime melhor que esteja funcionando no mundo que apontem!!
Parece que isso fica bem comprovado quando todos os regimes das economias comunistas/socialistas como: China, Alemanha, Rússia e os demais do bloco comunista todos aderiram ao regime capitalista travestidos de democratas, mas preservando o viés comunista/socialista sem acabasse com as mazelas (a pobreza e o desrespeito aos direitos humanos nestes países são gritantes.
Democracia sempre e ditadura nunca mais.
Esse pessoal fala tanto em torturas no Regime Militar. Nessa época eu era estudante de direito numa Faculdade Federal . Não fui presa e nem perseguida . Os que foram presos não eram santos , agora ficam nesse mi mi mi
A Comissão de Anistia não está julgando os militares com justiça.
Bom dia. gostaria de ajuda para compartilhar via e-mail. Com a novo modelo não consigo enviar no tópico ''e-mail''. Grato
Curso Direito atualmente, nao entendo bem essa luta pela Democracia, se essas pessoas em sua grande maioria pertencia a luta armada... poderiam me ajudar, me esclarecer?
Não entendi? Quais pessoas pertenciam a luta armada?
Seja mais clara, você é uma estudante de Direito.
Ola posso fazer curso, gravar, fazer palestra de conteudo que não tenho formação no curriculo?
Escrevi postula moral
1:12:40 - 1:14:30
Esses , sim , consubstanciam a figura do verdadeiro operador do Direito . Nada lembram o covarde diplomado , o qual , escudado no curso , serve de supedaneo para ser a negação dele .
Será que quando esses mesmos "torturados" matavam, sequestravam assassinaram. Será que tinham toda essa delicadesa que aparentam hoje????
Advogado não tem compromisso com a lei ou verdade !! só com seu cliente
#DesMOROrou
fui militar da marinha durante o governo militar , era uma guerra . se morreu inocentes , era uma guerra .
E você tem orgulho disso ? Se você serviu ditadura, você não tem respeito e nem caráter para compactuar com essa monstruosidade
Oque aconteceu com as pessoas que maltratavam essas pessoas? Juízes e o resto?
Anistiadas (perdoadas pela justiça), morreram de velhice e alguns tem seus parentes recebendo dinheiro das instituições militares e também sendo homenageados pelo atual governo (como o Brilhante Ustra)
Nada, e os militares querem voltar para continuar a tortura. É o que eles sabem fazer.....
Quem são essas testemunhas? Descubra o passado delas!
Verdade. Um pessoa que luta contra arbitrariedade, choques nas genitais de mulheres, com certeza deve ter ma intenção.
Tudo depende do q vc ler ou assistir. Desde q seja bem escrito ou produzido, tendem-se a acreditar no ‘’coitadinho’’.
E vdd q essas ‘’vítimas’’ ganham gordas pensões ou indenizações do governo?
E os cidadãos comuns q eles torturaram e mataram barbaramente?
Até hoje os advogados São perseguido por defender o povo que luta,
Fixe-se na memória da Pátria o nome abjeto do juiz calhorda NELSON DA SILVA MACHADO GUIMARÃES.
VIVA OS REVOLUCIONÁRIOS , ESSES SIM SÃO OS HERÓIS BA BÍBLIA EXEMPLO DO CRISTIANISMO "
Confia
Povo precisa saber DA VIDA PÚBLICA DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ ,
aqui no
RUclips muitos faz vídeos dizendo Ele ser comunista
apesar DELE NUNCA TER LADO
outra coisa essas pessoas que sumiam porque vcs não falam no que eles vivia envolvidos.
Em tempo, muitas pessoas aqui, simpatizantes de Che Guevara metendo o pau no governo militar. Che era um grande exemplo de democracia...