Me sinto Brasileiro, após 6 anos aqui?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • 40% de desconto no primeiro pedido
    CUPOM: PAUL40
    www.manual.com...
    Show PARISILEIRO em turnê no Brasil e outros links úteis:
    ➡ flow.page/paul...
    Siga no instagram: / paulcabannes_

Комментарии •

  • @aleandrabarbier5396
    @aleandrabarbier5396 2 года назад +204

    Nunca , jamais nos tornaremos outra pessoa. 12 anos vivendo em um Departamento ultramarino francês me convenço a cada dia que bom mesmo é ser brasileira. Uma nova carteira de identidade ( nacionalidade ) não muda absolutamente nada . Absorvemos um pouco da cultura o que nos engrandece mutin porém a alma brasileira estará sempre lá e nossas raizes falarão sempre mais forte.

    • @Douglasnegrosoul
      @Douglasnegrosoul 2 года назад +1

      Onde moras?

    • @suelicardosochiarelli5112
      @suelicardosochiarelli5112 2 года назад +5

      Você é uma pessoa FANTÁSTICA.
      Apesar de tudo , eu sou muito muito muito brasileira. Concordo muito com você.
      Fora, tem um lado positivo , porém, também tem coisas bem negativas.

    • @alberbraz7979
      @alberbraz7979 2 года назад +1

      Vc é da Martinica ?

    • @yoshiak1904
      @yoshiak1904 2 года назад +1

      Como tu cruzou a fronteira?

    • @aleandrabarbier5396
      @aleandrabarbier5396 2 года назад

      @@yoshiak1904 Vc é maluco ( a) ou un tremendo sem noção mesmo ?!?! Que pergunta ridícula, sem nenhuma educação ! Para alguém que deseja ingressar em um país ilegalmente , por uma fronteira, só pode ser um escroto ( a) mesmo .

  • @nurimardemattossampaio2666
    @nurimardemattossampaio2666 2 года назад +174

    Vc é jovem, bonito, bem humorado e muito gentil conosco, brasileiros! Sua abordagem sobre nossa cultura é, sempre, carinhosa, acolhedora…
    Parabéns! Sucesso!!

  • @mathildechampeau3138
    @mathildechampeau3138 2 года назад +41

    Paul, eu sou francesa no Brasil há 7 anos, e me reconheço em todos os aspectos e traços que você descreveu. Me sinto mais brasileira e mais francesa morando aqui, e menos francesa quando visito a França.

  • @RaquelOliveira-kc1jd
    @RaquelOliveira-kc1jd 2 года назад +40

    Eu te entendo perfeitamente. Eu sou brasileira, morei na Noruega por um tempo e voltei ao Brasil. Agora já tenho uma sensação de desadaptação aqui...já não sou a mesma. Embora quando estava na Noruega, também não me sentia Norueguesa...Muito legal ouvir suas reflexões, dá vontade de tomar um café com vc e conversar!

  • @wellington7845
    @wellington7845 2 года назад +23

    Eu tenho uma amiga peruana que diz que ela nunca vai ser brasileira, mas que também não é mais peruana. Ela incorporou algumas coisas da cultura brasileira, mas sente falta do que gosta na cultura peruana. Quando está no Peru, sente falta do que incorporou da cultura brasileira. No fim, o imigrante vira uma pessoa entre dois mundos.

  • @elizabetecardoso4572
    @elizabetecardoso4572 2 года назад +77

    Bom seria se todo brasileiro tivesse condições de conhecer outras culturas. Tenho certeza que iria abrir um leque de conhecimentos que poderia mudar e muito determinados comportamentos.

    • @PauloHenrique-cf8cx
      @PauloHenrique-cf8cx 2 года назад +4

      Concordo plenamente estou a 5 anos na Suiça, simplesmente um turbilhão de informações culturais. Tenho historia para o resto da minha vida, é fantástico o aprendizado que tive...😍😍👏👏👍👍

    • @lluscastro
      @lluscastro 2 года назад +1

      Concordo. Melhoraria a auto estima.

  • @polzzapaola
    @polzzapaola 2 года назад +22

    Moro na Itália há 5 anos, amo essa característica dos europeus de respeitarem o espaço pessoal doa outros é algo que agregou. Sobre a gente mudar de país e se sentir mais da nossa nacionalidade é comum pq a diferença cultural exalta a nossa cultura de berço

    • @PauloHenrique-cf8cx
      @PauloHenrique-cf8cx 2 года назад +3

      Concordo plenamente estou a 5 anos na Suiça, simplesmente um turbilhão de informações culturais. Tenho historia para o resto da minha vida, é fantástico o aprendizado que tive...😍😍👏👏👍👍

  • @steffie6008
    @steffie6008 2 года назад +31

    Eu já moro na Alemanha há quase 30 anos e ainda me sinto brasileira. Eu nunca serei alemã, mesmo tendo me adaptado super bem aos costumes, mesmo dominando a língua. Como você, eu também me sinto um pouco deslocada quando chego no Brasil, mas só no início. Depois de uma semana já volto a me sentir em casa.

  • @gabinascimento7117
    @gabinascimento7117 2 года назад +66

    Nossa que interessante assistir esse video depois de ter assistido a uma entrevista da Maria Fernanda Cândido no canal Provoca aqui no RUclips, onde ela afirma que morar em Paris a deixou mais brasileira. As duas respostas de pontos de vista diferentes fazem muito sentido!

    • @wellington7845
      @wellington7845 2 года назад +5

      Eu ia comentar exatamente a mesma coisa rsrsrsrs

    • @sandrinha500
      @sandrinha500 2 года назад +2

      Eu ia comentar a mesma coisa...rs rs vi a entrevista da Maria Cândido há umas 2 horas.

  • @Soledade2008
    @Soledade2008 2 года назад +4

    Eu moro há 4 anos na Escócia e foi morando aqui e através dos olhares de vários gringos (tu, Alexis, Tim, Olga, Leah, Dasha, Spencer, Gavin e tantos outros) que eu descobri mais sobre o meu país, que aprendi a admirá-lo muito e até a separar o que é o país, o povo, a história (lindo) e os políticos que fazem com que a gente acabe não gostando da nossa pátria.

  • @Fatima-ni4wc
    @Fatima-ni4wc 2 года назад +41

    É necessário compreender seu lado. Eu não moro no estado que nasci e moro no RJ e até hoje não me sinto carioca. Mas em muitos aspectos acho sua cultura bastante interessante. Pontualidade,pensar antes de falar e agir e respeitar o espaço de outros. Aqui no Brasil vc encontrará alguns como vc. Elogiavel da sua parte.

    • @MariaSousa-vd8so
      @MariaSousa-vd8so 2 года назад +2

      E isso você tem razão os brasileiros tem muito aprender por exemplo pontualidade, pensar antes de falar, ser mais educado. Em fim sempre evoluindo.

  • @lulo-ve-you
    @lulo-ve-you 2 года назад +7

    Adoro seus vídeos, pois me ajuda entender ainda mais os franceses. Apesar de ser casada com um francês, ser mãe de 3 francesinhos e morar há 25 anos na França, tem coisas que eu não consigo me acostumar… kkkkkk muito sucesso pra você ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @PauloHenrique-cf8cx
    @PauloHenrique-cf8cx 2 года назад +5

    Concordo plenamente estou a 5 anos na Suiça, simplesmente um turbilhão de informações culturais. Tenho historia para o resto da minha vida, é fantástico o aprendizado que tive...😍😍👏👏👍👍

  • @roseanemalaghini1880
    @roseanemalaghini1880 2 года назад +19

    Olá Paul! Acho que quando a gente deixa nossa terra natal por muito tempo, passa a ser um "sem pátria"! Porque não se sente como do novo lugar, e quando visita sua terra de origem também não se sente mais como de lá. Nasci e me criei em São Paulo mas vivo há 23 anos no interior do Rio de Janeiro. E não me sinto nem daqui nem de lá! Mas isso é bom para amadurecermos interiormente, rompendo com essas identificações de pátria, bairrismos etc.

    • @r_pin7
      @r_pin7 2 года назад +3

      Verdade também moro há 10 anos em outro estado e sinto exatamente dessa forma.

  • @Tsukiyomi_
    @Tsukiyomi_ 2 года назад +35

    Paul, concordo bastante com várias coisas que você falou no vídeo. Este ano estou fazendo 5 anos de Canadá. Nunca serei completamente canadense, mas também acho que já não sou mais 100% brasileira. Aprendi muito a valorizar nosso Brasil, aprendi a ver as coisas boas que o nosso povo tem só depois que vim pra cá e passei a ter orgulho de ser brasileira. Apesar de todos os problemas que o país enfrenta, tem um povo muito acolhedor, alegre e até otimista pelo que passa. Mas morar fora muda a gente e acabamos também incorporando a cultura do lugar (ser humano se adapta rápido, principalmente às coisas boas! 😂).

    • @CachosPistache
      @CachosPistache 2 года назад

      Problema todo país enfrenta inclui-se o Canadá

    • @andreacanada11
      @andreacanada11 2 года назад

      Concordo com vc Tsukiyomi. Moro em Montréal há 14 anos e só morando aqui que aprendi a valorizar o Brasil e o nosso povo. Acho que a gente tem mais leveza com algumas coisas. Aqui, o pessoal é muito durão, enche o saco ás vz!

  • @robertoandrade1938
    @robertoandrade1938 2 года назад +6

    Olá Paul acho você uma pessoa incrível nos 6 anos de Brasil que parecem 20. Domina a língua e consegue ser engraçado e ao mesmo tempo autêntico.
    Parabéns e vida longa de Brasil.

  • @grasso1964
    @grasso1964 2 года назад +3

    Paul, Trabalhei 6 meses em Paris no ano 2000. Você devia ter 10 anos de idade e eu tinha 35 anos. Acho que eu te vi na Disneylândia. Fui dez vezes no museu do Louvre. E aos domingos eu ia sempre na Catedral de Nossa Senhora. De manhã, antes de ir trabalhar, eu costumava ir numa padaria que se chama Paul’s, conhece? Quando eu for ao Brasil, quero muito assistir seu show humorístico. Moro na Inglaterra faz 34 anos. Um abraço Paul.

  • @leandromanoel4797
    @leandromanoel4797 2 года назад +2

    Parabéns Paul, você sempre será muito vindo por aqui. Eis um grande comediante e terá sempre o carinho do nosso povo. 🇧🇷✌

  • @r_pin7
    @r_pin7 2 года назад +9

    Sou gaúcha mas estou há 10 anos fora, já morei no RJ e hoje estou morando no Pará. A gente até se adapta a uma nova cultura, mas nossa essência sempre retorna às nossas origens.

  • @MicheleMizu
    @MicheleMizu 2 года назад +7

    Exatamente. Confirmo Paul. Esta questão das referências de infância vc pode aprender mas vc nunca vai ter aquela imersão de sentimento por exemplo quando dois amigos partilham uma memória de infância, um brinquedo, uma propaganda de televisão, um doce. Vc pode obter a informação mas nunca terá a experiência, o sentimento, a saudade, a nostalgia partilhada por aqueles que viveram aquilo. Me sinto muito assim com meu companheiro que é americano. Não temos as mesmas referências e esse pedaço da vida que não partilhamos é digno “d’un deuil »

  • @ritabarreta7396
    @ritabarreta7396 2 года назад +18

    Adoro as suas opiniões..... tão equilibradas e lúcidas.... sem polarização... 🌟👏🌟🥰🌟

  • @jorrenatarocha
    @jorrenatarocha 2 года назад +2

    Kkk que lindo: “eu não li os gibis na Monica”. Amei a explicação! Foi um exemplo que deu pra entender direitinho o que vc quis dizer!

  • @suelensilvamoraes2171
    @suelensilvamoraes2171 2 года назад +2

    Concordooooo baravooo, eu vivo a 15 anos na Suiça então te entendo bem 😅😄

  • @carlosmarques9938
    @carlosmarques9938 2 года назад +1

    Parabéns pelo Português!
    👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @rosanapesch4946
    @rosanapesch4946 2 года назад +15

    D’accord ,Paul!Você absorveu bastante a cultura brasileira ,mas sempre será francês !Parabéns atrasada pelo aniversário !

  • @lindalvamoraes4937
    @lindalvamoraes4937 2 года назад +5

    Parabéns pelo seu aniversário! Você é sempre muito elegante.

  • @mariadefatimamanso748
    @mariadefatimamanso748 2 года назад +5

    Amei tua resposta sincera! Nunca jamais seremos totalmente de um outro país.

  • @denisesette1930
    @denisesette1930 2 года назад +1

    Paul, parabéns pela explicação. Muito legal.

  • @FabianaSarti
    @FabianaSarti 2 года назад +5

    Paul, eu fui ainda bem criança para Londres onde morei até meu pai ter que voltar para o Brasil. Não tenho como opinar se eu estivesse morando lá até hoje, se seria ainda muito brasileira ou não. Mas posso garantir que tanto eu quanto meu irmão mais novo adquirimos alguns hábitos e preferências que nunca mais perdemos. Meus pais eram jovens nessa época mas a única coisa que meu pai adotou foi o hábito de fumar cachimbo. Minha mãe voltou ainda mais brasileira do que saiu. Kkkkkk!

  • @まついレア
    @まついレア 2 года назад +1

    Olá! Gostei muito ! Você falou com coerência! Eu já moro há 30 anos fora do Brasil e entendo bem o que vc diz! Não da de compensar com algo se você não nasceu e brincou como as pessoas desse país! Eu tenho dois países no meu coração mas quando toca o hino nacional ou ouço a música brasileira, eu sinto o Brasil pulsar no meu sangue ! Fico feliz por você ! Sucesso para você e sua família🙏🏻🙏🏻☺️

  • @lucas.saletti
    @lucas.saletti 2 года назад +2

    Lembrou um amigo que morou no Japão por 11 anos e em uma conversa comigo acabou refletindo até de forma melancólica que apesar de todas as coisas positivas que o país o trouxe, ele jamais seria um japonês.
    Paul, já garanti meus ingressos pra sua apresentação em Campinas.✌️

  • @juliasouto5284
    @juliasouto5284 2 года назад +17

    Eu acho que mesmo quando você nunca morou em outro país é possível não se sentir totalmente da sua cultura. A gente observa coisas que são culturais, mas que ainda assim não nos identificamos totalmente

  • @durantesantos9383
    @durantesantos9383 2 года назад +1

    Cara eu gosto de você, porquê tu é um cara simpático.

  • @sika7335
    @sika7335 2 года назад +2

    Parabéns Paul! Felicidades! Você parece menos, ao menos uns 26 anos

  • @carmensilva492
    @carmensilva492 2 года назад +3

    Parabéns Paul vc está ótimo, agradecemos a sua educação

  • @jessicatenorio8171
    @jessicatenorio8171 2 года назад +6

    Parabéns pelo aniversário Paul! Muitos anos de vida!

  • @rosablisse2760
    @rosablisse2760 2 года назад +4

    Paul, faz um bom tempo que eu assisto aos seus videos, mas é a primeira vez que eu comento. E faço isso hoje para lhe parabenizar pelo tema e pelo seu Português que está afinadíssimo, rápido e com essa linda nota do sotaque francês!! Sou da Bahia, moro na Alemanha desde 2007 e já falei muito de você e da sua família (esposa e filha) aqui em casa. Não falo francês, mas aprendi a cantar algumas músicas francesa pelas quais sou muito apaixonada! Receba o meu abraço carinhoso, e sucesso aí na minha terrinha! Beijos!

  • @AlaideJesus6581
    @AlaideJesus6581 2 года назад +1

    Vc é magnífico

  • @bankaivlogmusic3574
    @bankaivlogmusic3574 2 года назад

    Importante... Você é muito amigável, divertido...e nos dá a real noção de que o Brasil é maravilhoso e que nós somos ingratos... obrigado por nós mostrar isso

  • @andreiamorgado1
    @andreiamorgado1 2 года назад +1

    Creio que viver em outro país faz com que o melhor de nós venha a tona.... seja francês, brasileiro ou franco-brasileiro ... hoje o Paul é um ser melhor.... isso q verdadeiramente importa...

  • @lilianviana1614
    @lilianviana1614 Год назад

    Entendo perfeitamente vc. Minha filha mora na França a 9 anos e sente-se exatamente assim. Mas é muito bom vc estar aqui. Uma pessoa carismática, inteligente e talentosa. Parabéns!

  • @juniorsapia9730
    @juniorsapia9730 2 года назад +1

    Gostei muitíssimo

  • @rosanaxavier6617
    @rosanaxavier6617 2 года назад +1

    Super te entendo não tem como se sentir 100%.
    Porém o seu carinho e respeito pelo nosso País tá loco de bom.
    Obrigada PAUL

  • @geraldoreichardt9702
    @geraldoreichardt9702 2 года назад +7

    Paul você é sensacional, adoro seus vídeos !!!

  • @leandromanoel4797
    @leandromanoel4797 2 года назад

    Parabéns Paul, você sempre será muito vindo por aqui eis um grande comediante1e terá sempre o carinho do nosso povo. 🇧🇷✌

  • @iracyaragao1422
    @iracyaragao1422 2 года назад +5

    Que ótimo. Sinta-se em casa mesmo.

  • @Douglasnegrosoul
    @Douglasnegrosoul 2 года назад +1

    Morando aqui na França, vejo que amo ser brasileiro.

  • @angelomachado2307
    @angelomachado2307 2 года назад +6

    O Brasil é um país multicultural e até mesmo aqui dentro as diferenças são enormes. Por exemplo: uma pessoa nascida na Bahia se muda p/ o Rio Grande do Sul, por mais que ela se sinta adaptada ao contexto cultural gaúcho, jamais perderá sua essência baiana, o jeito de falar, o gosto pela culinária, o comportamento, enfim, tudo que a pessoa tem da sua origem jamais desaparece. O mesmo acontece com quem muda de país. Mas o que importa é a pessoa se sentir bem onde quer que ela esteja. Tomara que vc se sinta bem aqui no Brasil. O Brasil sempre acolhe bem os estrangeiros. Há vários conterrâneos seus que estão aqui há décadas e se encontram totalmente adaptados. É o caso do Olivier Anquier, do Claude Troiagros, entre outros. Mas, de longe, vc Paul é o que fala melhor português!!! É isso!! Um abç e sucesso p/ vc!!

  • @edamachado9655
    @edamachado9655 2 года назад

    Gosto muito de te assistir.Vc é uma simpatia e se esmera em ficar próximo as maneiras brasileiraa. Bom para suas filhas lindas ,que ja aprendem Francês com pronuncia correta ,acho lindo e romântico ouvir em francês...Nossa língua tem muita influência francesa.
    Consegui ir 2x a Paris e arredores. Vcs tem Museus lindos.Demos Sorte nas viagens encontramos Franceses maravilhosos que nos viram enroladas(eu e amiga) p/comprar bilhetes no Metrô e compraram p/nós.
    Um rapaz ,desceu da s/bicicleta e nos acompanhou a pé.. ate onde dava para ver a Torre Eiffell e montou novamente em sua bike e partiu. Em Restaurante tbem ficamos em dúvida se a escolha era peixe, e o garçom imitou boquinha de peixe,depois foi a cozinha e retornou c/ pexe cru p/termos certeza..e lá também amei beber muito Vinho frances kkk.Parabéns Vc é Muito Bom.sua esposa é Linda. Abração

  • @maricapobianco4354
    @maricapobianco4354 2 года назад +1

    Paul, você é muito querido e bem-vindo. Sempre. Bjs! 💖💛

  • @paulomachado3536
    @paulomachado3536 2 года назад

    Paul, vc é muito preciso no que pensa e fala. Eu fico admirado com essa tua capacidade. Parabéns pelo que vc é. Abraço

  • @vivianevieira3874
    @vivianevieira3874 2 года назад

    Parabéns querido Paul,Deus te amo muito, fique bem!

  • @antoniocarlosfaggian8302
    @antoniocarlosfaggian8302 2 года назад +1

    Gostei. Estou com 62anos, mas só saindo do pais para ter esse conhecimento seu. Além disso é necessário querer analisar para descobrir estas coisas. Valeu!

  • @sulamaria5845
    @sulamaria5845 2 года назад +6

    Paul: "Eu não li os gibis da Mônica."
    Eu: Paul ainda tá tempo 😂🥰

  • @mariacarmemrodrigues7387
    @mariacarmemrodrigues7387 2 года назад

    Refinamento do francês... sempre amei isso. Essa sofisticação natural de vcs que é leve e bonito de curtir. Amo muito

  • @cristianoguimaraes9096
    @cristianoguimaraes9096 2 года назад

    Obrigado pelos elogios!

  • @antoniamariadesouzalemos2127
    @antoniamariadesouzalemos2127 2 года назад

    Paul valeu pelas palavras gentis ao Brasil 😊 isso já demonstra o quanto vc já tem de brasileiro 🥰

  • @verasouza4527
    @verasouza4527 2 года назад

    Paul vc é lindo, gente boa, humilde...e fala português melhor que mto brasileiro. 👏👏👏👏👏👏👏amo seus vídeos

  • @denisegandara1686
    @denisegandara1686 2 года назад +3

    Muita saúde, paz e muito sucesso Paul.
    Parabéns pra você.

  • @sophiakyxz
    @sophiakyxz 2 года назад +1

    Parabéns Paul 🎂👏🥂👏👏👏❣️ Saúde , paz , sucesso sempre ! Felicidades . E vc é jovem , sim .

  • @anacandidajesus2753
    @anacandidajesus2753 2 года назад

    Paul seus vídeos muito me engrandecem me ensinam. Eu que sou apaixonada pela cultura francesa só tenho a agradecer sua sinceridade.

  • @clauemyclemmy
    @clauemyclemmy 2 года назад

    Muito bom! Perfeitas considerações. Equilibrado, inteligente! Tô me tornando fã.. ohlala

  • @alinegalvao2996
    @alinegalvao2996 2 года назад

    Fico chocada em como seu português está ótimo! Parabéns 👏

  • @marialopes4592
    @marialopes4592 2 года назад

    Amo o paul, tão eduardo, agradável, sincero muito bom ver seus vídeos.

  • @rovieira442
    @rovieira442 2 года назад

    Que fofo o jeito que vc fala do Brasil, obrigada!

  • @adrianatorres817
    @adrianatorres817 2 года назад

    Paul, você já é brasileiro cara.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @fabianodepaduanakamura4802
    @fabianodepaduanakamura4802 2 года назад

    Eu achei ele muito trabalhador e lutando pra mudar de vida em outro país que não o dele ,enfrentando todas as dificuldades, como se diz " meteu a cara", sem medo de mudanças (literalmente também) parabéns Paul, continue sendo vc

  • @MarciaCosta-qv9kg
    @MarciaCosta-qv9kg 2 года назад

    Concordo plenamente com sua definição..muito agradável te acompanhar

  • @mirianhelena8530
    @mirianhelena8530 2 года назад

    Parabéns!!!Saúde paz e felicidades!

  • @mariaojedapaixaopelapalavr3316
    @mariaojedapaixaopelapalavr3316 2 года назад

    Parabéns Felicidades Muitos Anos de Vida Deus Vos Abençoe 🙌👏👏🎂🎈🎁

  • @RafaelMachado-uu5xd
    @RafaelMachado-uu5xd 2 года назад

    Video muito bom, merece muitos likes. Não tem como deixar de ser aquilo que já você nasceu sendo. Você exclareceu muitos pontos interessantes.

  • @Dasdores90
    @Dasdores90 2 года назад

    Claro.. você está certo.. a educação influi muito nas pessoas

  • @mariainessampietro8845
    @mariainessampietro8845 2 года назад

    Será um prazer ter você conosco para sempre

  • @luciarvalho
    @luciarvalho 2 года назад +1

    Paul Cabannes, concordo plenamente com suas palavras. Você sempre terá a França, as suas lembranças, a sua família, a cidade onde nasceu e cresceu, os seus amigos franceses dentro do seu coração, impregnados na sua alma, lá dentro!
    Tá certo. É assim mesmo...
    Mas, no entanto, você reservou um pedaço do seu enorme coração para o povo brasileiro, a cultura brasileira, nossas comidinhas, nossa música, nosso jeitinho, nossa alegria e nosso sol maravilhoso brilhando o ano todo!
    Ou seja, seu coração está repartido!
    E ficará assim para sempre....ora você é mais francês....ora você é mais brasileiro . Posso garantir que, no humor, você já pegou o jeitinho brasileiro. TOTALMENTE! 😁😁🤣🤣😂😂🤭🤭🤭❤🥰❤🥰

    • @leaferreira2021
      @leaferreira2021 2 года назад

      Lúcia Carvalho, que jeito maravilhoso de você falar sobre nós os brasileiros! Concordo com você o Paul já pegou a graça do brasileiro. Um abraço 🤩

  • @paulacrismoreno7861
    @paulacrismoreno7861 2 года назад

    Obrigada, o Senhor é muito educado ♥️♥️

  • @alinemota281
    @alinemota281 2 года назад

    Paul, você é muito fofo! A sua base é francesa e nada vai mudar, mas a “cereja do bolo” está no que vc absorveu do Brasil.É esse conjunto que deixa muito especial. Seu senso de humor me agrada :)

  • @jacksonramalho1050
    @jacksonramalho1050 2 года назад

    Belezur4?
    Vc é cidadão do mundo, qualquer país que chegar vai se dar bem. Tudo de bom!

  • @adysluminsky9182
    @adysluminsky9182 2 года назад

    Paul!!! Amei esse vídeo!! Ouví a Maria Fernanda Cândida falando sobre morar e trabalhar na Europa ela tbm comentou q ama mais seu país por estar lá...e q valorizou os senrimentos mais "primitivos" sem tanto verniz mas que lhe tocam mais fundo do q a.culrura europeia q refinou o humano. É sempre lindo observar tudo isso.

  • @valdivinaferreiradossantos4556
    @valdivinaferreiradossantos4556 2 года назад

    É isso mesmo,Paul.podemos aprender os costumes e a cultura de outros países mas a nossa essência verdadeiramente dizendo não mudará jamais. Parabéns pela sua honestidade!

  • @fannybraga9567
    @fannybraga9567 2 года назад

    É isso aí Paul! Nunca devemos esquecer nossas raízes.

  • @lishilinski5322
    @lishilinski5322 2 года назад

    Paul me senti uma francesa ...rs...em alguns aspectos...e desde menina sempre fui apaixonada , encantada por seu país . Eu amava ouvir músicas francesas . Charles Aznavour, Mirelle Mattie, Dalida, no tempo da minha juventude .Claro Gérard Depadie , Catherine Deneuve ....Alan Delon ....( desculpe-me se escrevi alguns nomes errado ...rs) Felicidades Paul ! Sucesso sempre !

  • @taty4398
    @taty4398 2 года назад

    Por isso gosto de vc e direto sem rodeios já chego dando like 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @izabeltinoco6917
    @izabeltinoco6917 2 года назад

    Como filha de imigrante , compreendo cada colocação sua , seja na sua alma sempre francês e com esse carinho pelo Brasil , porque sei que muitos brasileiros , como eu , tem empatia contigo .

  • @renildemelo
    @renildemelo 2 года назад +4

    Felicidades Paul para vc e sua família! 🌷

  • @tarocomclaudiaquintas1755
    @tarocomclaudiaquintas1755 2 года назад

    Amo a língua francesa e tenho um sonho: conhecer Paris. Se Deus quiser, um dia irei em sua terra natal e, consequentemente, em vosso País.

  • @elianabonilha7016
    @elianabonilha7016 2 года назад

    Conhecer e ter o privilégio de vivenciar outras culturas enriquece conhecimento nos desenvolve como seres humanos e nos torna crítico. Adoro seu ponto de vista sobre nossa cultura, pois por estarmos inseridos, muitas vezes não vemos.

  • @petiteliliza
    @petiteliliza 2 года назад

    Adorei, Paul! Acredito que seja assim mesmo.

  • @valdamariasantos4784
    @valdamariasantos4784 2 года назад

    Amei essa importância dos dois lados . Achei muito interessante esse ponto de vista . Acho que realmente é assim mesmo . Amo você

  • @beriaineciolaza3142
    @beriaineciolaza3142 2 года назад

    completamente de acordo com o que você diz de integração cultural e identidade cultural. você pode estar integrado, gostar do jeito de viver, de fazer, mas a identidade da etapa de criança e adolescência fica muito marcada. Paul você deveria escrever um livro com as suas experiências. Ia ajudar muitas pessoas.

  • @marthaviana6759
    @marthaviana6759 2 года назад

    Olá Paul tudo bem?
    Muito legal o seu depoimento.
    Concordo que qualquer pessoa que vá morar em outro país nunca deixará de ser um estrangeiro ....
    Mas você ficou com o melhor dos dois países.
    Sucesso e felicidades!

  • @marlenecamara8029
    @marlenecamara8029 2 года назад +22

    Eu depois de 30 anos(metade da minha vida) na Itália voltei pro Brasil, e me acho mais italiana, mas vou recuperar a minha brasileirisse.... :-)

    • @PauloPereira-jj4jv
      @PauloPereira-jj4jv 2 года назад +2

      Deixa te contar: não é "isse"....😎
      É só com C mesmo.

    • @rosanaxavier6617
      @rosanaxavier6617 2 года назад +1

      Marilene 30 anos na Itália 😊 se puder responder por favor me diga o que te fez voltar ?
      Obrigada

    • @rosanaxavier6617
      @rosanaxavier6617 2 года назад +1

      Marilene 30anos?
      Se puder responder agradeço, o que te fez voltar.
      Obrigada

  • @rosangelasantos9236
    @rosangelasantos9236 2 года назад +6

    OI PAUL LINDÃO PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO, SEJA VC MESMO SEMPRE OU AQUI OU NA FRANÇA. NÓS BAIANOS TEMOS UM DITO POPULAR QUE DIZ ASSIM.. SEJA METAR METAR, MIL BJSS LINDÃO.

    • @marciachaves8129
      @marciachaves8129 2 года назад +2

      Explica essa coisa, não entendi 🤔

    • @rosangelasantos9236
      @rosangelasantos9236 2 года назад

      @@marciachaves8129 OLÁ BOA TARDE METAR METAR NA GÍRIA BAIANA QUER DIZER, UM POUCO DE KD KKKKKK

  • @luizporto5814
    @luizporto5814 2 года назад +4

    Paul, se vc achar interessante - pense em fazer um vídeo sobre o atual momento político econômico da França na visão do Francês.
    // Parabéns por seu trabalho.

  • @hiltonsouza4252
    @hiltonsouza4252 2 года назад

    Oi garoto gostei deste vídeo ,muito esclarecedor ,inteligente essa questão de adaptação isto até aqui mesmo no Brasil a obteve de regiões.
    Muito bom este vídeo.

  • @diegodearaujo
    @diegodearaujo 2 года назад +2

    Paul, eu nunca me senti tão cara-a-cara com você, nunca te senti tão transparente como nesse vídeo (é verdade que eu não assisti todos, como ponderaria um francês...); gostei muito do papo. Obrigado.

  • @simonemdcarvalhocarvalho7738
    @simonemdcarvalhocarvalho7738 2 года назад

    Nunca morei fora do Brasil,mas saí da minha cidade natal há muitos e muitos anos.Apesar de ir até lá com frequência,pois é próxima,não me sinto mais tão à vontade.
    Guardadas as proporções do seu caso ,penso que é algo natural.Sentimos saudade,mas já não somos iguais quando partimos.

  • @ronyst8685
    @ronyst8685 Год назад

    Parabéns pela sinceridade 👊🇧🇷

  • @luticino3094
    @luticino3094 2 года назад

    Muito bem articulado esse seu sentimento. Cresci no Brasil, fiquei 7 anos na Suíça e estou na Califórnia há mais de 10. Você nunca deixa de ser de onde veio-essa é sua base. Porém, sua personalidade é enriquecida pelas novas culturas semi-adquiridas. É como se fosse uma metamorfose parcial, porque quando você volta ao seu lugar de origem, a pesar de tudo ser familiar, você consegue ver o lugar com olhos de estrangeiro e não se sente mas 100% identificado como antes. No fim, eu não sou mais nem de lá, nem de cá e ao mesmo tempo, também sou de todos os lugares. É o preço que pagamos pelo multi-culturalismo mas os ganhos são muito maiores :)

  • @ivoneteplein2742
    @ivoneteplein2742 2 года назад +1

    Interessante sempre a forma como você vê as situações. Inclusive um dos motivos dos brasileiros não terem uma identidade muito grande com o país como um todo, é exatamente porque temos muitas culturas diferentes dentro do mesmo país. Há diferenças enormes entre cada região, de costumes, alimentação, comportamento, linguagem. Enfim, ser brasileiro é ser multicultural.

  • @mariahelenaamorimmontenegr8525
    @mariahelenaamorimmontenegr8525 2 года назад

    Parabéns Paul,desejo saúde e sucesso que permaneça no Brasil por mas tempo.