Cabo Verde é um país africano, que não conhece o continente ao qual pertence. Também não deixa de ser verdade, que em muitos aspectos, a nossa cultura talvez seja mais próxima doutras, das Caraíbas por exemplo, pois, ao contrário dos outros países africanos, as ilhas encontravam-se desertas. Nós, cabo-verdianos somos literalmente produto da colonização, do comércio de escravos, e também fomos os capatazes, os lacaios desse regime. Quem sabe, pode ser que num futuro não muito longínquo consigamos deixar de ser os capatazes de nós próprios, e que tenhamos abertura suficiente para encontrar outras referências, sejam elas africanas e/ou doutras paragens. Quiçá doutros países insulares que enfrentam desafios semelhantes aos nossos.
O caboverdiano é geneticamente 40 % branco. Não tinha população quando foi descoberto, por isso não se pode dizer que foram colonizados, sou da opinião que Cabo Verde devia de continuar a pertencer a Portugal com a mesma autonomia das ilhas da Madeira e Açores, teria sido melhor para os Caboverdianos, teriam um nivel de vida igual ao de Portugal. Cabo Verde não tem nada a ver com outros paises africanos de língua oficial portuguesa, tem mais a ver com Europa, se fosse território português seria muito mais desenvolvido e com um poder de compra idêntico, a ilha da Madeira se tivesse ganho a independência em 1974 hoje seria pobre e pouco desenvolvido como Cabo Verde, a ilha da Madeira depois de 1974 até aos dias de hoje teve um enorme desenvolvimento.
@@PalmSpringsTugoland agradeço pelo input. Com todo o respeito, discordo. Sendo neto de combatentes pela liberdade da pátria, cresci com um bocado mais de informação que o resto, modéstia à parte. Não podíamos continuar sendo uma província portuguesa, não somos portugueses. É não acredito que pudéssemos ser aceites como tal. Seja como for, essa ligação existe, não vale a pena negá-la, é a nossa história. Não discordo de todo que talvez tivéssemos um nível de vida mais alto, mas nem tudo é economia.
@@SorenAraujo Seriam cabo verdianos mas também portugueses, aqui em Portugal todos os povos são destintos, os Algarvios e os Alentejanos que tem a pele mais escura e que tem uma mistura genetica de Ibérico, Arabe e Mouros (mauritanos), depois existem os Ribatejanos e os Beirões que a sua genetica é maioritariamente ibérica e romana, moura e arabe temos os minhotos, trasmontanos e portuenses que geneticamente são ibéricos, celtas (Irlanda) e romanos. Os açoreanos são 60% ibericos e 40% britanicos, holandeses, franceses, romanos, norte europeus. Os Madeirenses 40% britanicos, holandeses, franceses, romanos e norte europeus 30 % ibéricos 15% mouros (mauritanos) e arabes 15% africanos. Os cabo verdianos teriam o mesmo estatuto que os porto riquenhos tem nos Estados Unidos, além de porto riquenhos são americanos, assim com açoreanos e madeirenses tem esse estatuto com Portugal.
@@SorenAraujo os povos das antilhas , Guadaloupe, Haiti , Ilhas Martinica etc.. sofrem do mesmo problema de aceitação de serem de origem africana como os caboverdianos. Ambos sofreram o mesmo processo , eram Ilhas despovoadas e foram sendo povoadas com os escravos que vinham de outros pontos de África.
Como assim o colonialismo desligou Cabo-Verde de Africa?? Então se Cabo-Verde nem sequer era habitado foi exatamente o contrário que aconteceu, os Portugueses colonizaram o arquipelago e nasceu uma nação mestiça que se ligou com Africa e Portugal isso sim foi o que aconteceu. Gosto de pensar na bonita imagem que é os Cabo-verdianos serem os Portugueses mais Africanos ou os Africanos mais Portugueses um povo que cria pontes entre nações e continentes. Um abraço a todos os Lusófonos
Brazilian Man 😂😂 sou filha de dois cabo verdianos fiz um teste de Dna so 50 por cento dos meus genes eram africanos o resto era europeu asiatico entre outros.
No BR também ocorre da mesma maneira.: Quando os escravos foram trazidos para o Brasil, tiveram seus nomes trocados por nomes portugueses, foram proibidos de seguirem seus cultos e religiões, foram obrigados a falarem o idioma dos portugueses . O Brasil foi o último país no mundo a abandonar a escravidão. A diferença que o Brasil tem para a a África é que em 1822 o país proclamou a sua Independência, libertou os escravos e abriu as fronteiras para chegadas dos imigrantes que ajudaram a constituir o povo brasileiro. ruclips.net/video/xR549adx5Go/видео.html
Há um erro lógico no título. Cabo Verde, do ponto de vista de sociedade não existia antes da chegada dos portugueses, ou seja, quando a colonialização começou não havia cabo-verdiano. O cabo-verdiano é o resultado da colonização portuguesa e se não existia não podia ser nada nem estar ligado a nada. Isso nem sequer estaria errado. Não faz é sentido. Até porque não se pode dizer que nenhuma sociedade esteve ligada à África. África pertencia a vários mundos? Nunca foi uma identidade do ponto de vista geopolítico como foi a europa ou o mundo muçulmano. O reino do Congo não estava ligado ao reino do Gana. O que ha é algo que se aproxima da unidade sem o ser, isso do ponto de vista cultural, por exemplo, acreditem ou não, sou capaz de reconhecer uma lingua da África sub-sahariana pela pronúncia que é semelhante pronuncia da ilha de santiago. Essa unidade do ponto de vista geopolítico é coisa que os panafricanistas querem fazer que seja tomado como verdade. Reparem que os paises do ponto de vista geopolítico nunca se uniram com base em pertencerem a determindo continente. Por isso é que a Europa é tida como um continente separado da Ásia quando geográficamente a França está para o Irão assim como o senegal está para a Namíbia. O império romano estava mais ligado à India do que à península escandinava. O panafricanismo é uma ideologia lunática.
Alguns Caboverdianos foram usados como capatazes em Angola simplesmente pelo facto dos Portugueses terem naltura o control total sobre cabo Verde, ao contrário das restantes colônias, quando o homem ai diz que os Angolanos em Portugal não gostam dos verdianos os motivos são totalmente outros e local e não por terem sidos ausados como capatazesl , e importante saber que os cabiverdianos e os santomenses levados em Angola pelo português vivem completamente na paz sem o mínimo problema.
Augusto,os santomenses e cabo verdianos vivem em paz em Angola, mas têm o mesmo estilo de vida que um angolano. Se vir a comunidade cabo verdiana no Prenda, Luanda, vivem tal qual os angolanos deste bairro, professores universitários ganham consoante o nível de formação/experiência tal como o angolano.
@@melilime2056 descendentes de portugueses, caboverdianos e santomense têm em geral melhores condições económicas em Angola desde o tempo colonial. Toda gente sabe disso? Só nega quem não quer ver ou é um deles. Até o caboverdiano mais claro em cabo verde tende a ter melhores condições do que o caboverdiano de pele preta.
@@ditocerto vai pessoalmente ver a comunidade cabo verdiana no Prenda, na Boa Vista os Santomenses (outro bairro periférico do qual não me lembro agora o nome), depois podemos continuar a discussão. Até lá,fica bem
@@melilime2056 eu sou Angolano e conheço muito bem a realidade desses bairros. Dizer o que dizes é o mesmo que dizer que não há racismo e nem outras disigualdades em Portugal porque numa certa área do país todos têm o mesmo nível de vida. Isso seria uma tolice. Repito: descendentes de tugas, caboverdianos e santomense em Angola sempre tiveram privilégios raciais e de classe em Angola, por isso tendem a ter melhor nível econômico. E quem nega é quase sempre um deles, como você eventualmente.
sim, meu caro. Somos um povo bom, mas esses dilemas apresentados no vídeo permanecem entre nós e destroem nossa sociedade. O legado colonial deve ser varrido do mapa.
Penso o contrário. O legado colonial representa parte da nossa identidade. Somos descendentes desses colonos também e a história deles é também a nossa história e isso não deve ser apagada e nem esquecida.
Desculpe, mas esse título parece tendencioso. Cabo Verde já nasceu uma nação mestiça, já que no pré-descobrimento era um arquipélago desabitado. Portanto, a mescla de cultura europeia e africana é a marca do rico povo cabo-verdiano, como foi bem explicado em 9:45.
Como cabo-verdiana, não podemos negar as nossas raízes portuguesas de violação e estrupação. Temos de aceitar, fazer as pazes e seguir em frente. O seguir em frente é reconhecermo nos como Africanos. Porque de vivência, de cultura, somos Africanos, não somos portugueses.
É essa crise de indentidade que eu cresci a sentir, sou português, creci em Portugal mas nunca percebi essa desassociação com África que nos liga e desliga caso sejamos confrontados com algo que pensamos ser superior que nós
De tanta ignorância que eu vejo as pessoas falando aqui me dá vontade de vomitar " o povo cabo verdiano e racista sim, sou caboverdiana com muito orgulho mais pelo menos uma vez n vida se admitam isso pq é verdade minha gente, é so ver a chegada dos guinienses lá, a maneira como SÃO tratADOS, OS EUROPEUS QUANDO CHEGAM AI SÃO TRATADOS COMO REIS E RAINHAS, ACORADM PRA VIDA MINHA GENTE DEIXAM DE VIVER NO MUNDO DA ILUSÃO---ESTOU ESCREVENDO ESSA MENSAGEM EM GERAL PARA A MAIORIA DOS CABOVERDIANOS SE TOCAM.....NUNCA OUVI NINGUEM FALAR AI MEU TRISAAVO OU BISA ERA AFRICANO, SO FALAM 2 MIM TEM RAÇA PORTUGUES, ETC ETC.....
Jorge Mendes se me permite faço suas as minhas palavras com a diferença de que este ano tive felicidade de visitar a ilha da Boa Vista , fiquei rendida e apaixonada pelo local e mais ainda pelo seu Povo que foi acolhedor, caloroso e muito simpatico
sou brasileiro de salvador bahia. eu acho que cabo verde tem que investir em educação cultura uma nação precisa de escritores ,mùsica ,poesia etc não estou dizendo que não tenha ,mas é preciso firmar a cultura cabo verdiana para gerações futuras essa é só uma opinião minha não uma afirmação é claro que quêm sabe realmente é o povo cabo verdiano.
Primeiramente vocês* Segundo, nós somos africanos? Não. Somos cidadãos do mundo. Pois somos o resultado da mistura entre africanos nativos e europeus nativos.
Ok. Essa conversa os meus pais falavam sempre , parecia o mesmo disco. Respeito a opiniaö dos outros ainda assim cabo verde esta no conteninte afrcano .kkk.
Sinto muita pena um país africano que não se identifica com a África, eu sou 🇲🇿 com muito orgulho e sou africano de raça na cor, maneira de pensar e tudo mais.... África continente rico e milagroso. Se os caboverdianos acharem que não são africanos que se retirem pra o mar. Porque nem os europeus serão.....
Porque o odio contra os caboverdianos, por serem mestiços. Quem matou Cabral, não foram africanos? Quem correu com os caboverdianos da Guine Bissau, não foram africanos? Quando Guine e Cabo Verde obteram a independencia os dois paises eram um so pais. Porque a separação depois da independencia? Sabes porque? Porque os guineenses não queriam os brancos e mestiços. Falas dos caboverdianos, mas não falas do Congo (RDC), onde brancos e mestiços não podem ser Congoleses. Vossa hipocrisia desavergonhada.
@@jota4u não creio que ele odeia cabo-verdiano, ele assistiu o vídeo ficou chocado e comentou. Não é ódio. Eu mesmo também fiquei espantado. Conheço muitos cabo-verdianos e não sabia que era essa a mentalidade deles. Quero tanto conhecer Cabo Verde, mas...
@@jota4u Cala-te seu ignorante! Caboverdianos é filho dos guineenses com portugueses. Vá estudar. E foi de pior forma. Porque nessas ilhas desabitadas que os tugas enviavam os presos guineenses e violantarm essas mulheres guineenses.
Não somos Africanos, temos influências Africanas que é diferente. O que ser Africano para ti ? Porque mesmo dentro de Africa há várias Africas ? É impossível fugir às nossas origens que é a mestiçagem, e que tanto orgulhamos, e reconhecemos todas as origens dela!
Concordo plenamente contigo, Lari Garcia. Moro no Brasil faz tempo e muitas questões que aparecem no vídeo tem suas versões brasileiras. Colonialidade do Poder(Quijano).
Na verdade somos uma sociedade que surgiu miscegenação de povos. Antes queriamos ser portugueses de segunda classe porque isso era melhor que ser africano. Depois passou a estra na moda dizer que exite um povo africano. Como oficialmente uma pessoa mulata é tida como preta e se é preto tem que ser vítima, passou a estar na moda dizer que somos uma nação africana que sofreu 500 anos de exploração portuguesa. Mentira. Os portugueses que vieram para cá e praticaram a escravatura deixaram as terras e o direito de abusar aos filhos legítimos que dexaram, por sua vez aos filhos legítimos desses e assim por diante até chegar a nós. Em Cabo Verde fomos o tempo todo o opressor e o oprimido.Estivemos sempre juntos com portugal na opressão e no racismo que praticavamos a cabo-verdianos e até a guineenses onde fomos coloniadores embora de categoria inferior a um branco da metrópole. Se portugal mandou pessoas da europa para angola e Moçambique, para a Guiné mandou cabo-verdianos, que eram colonizadores tidos como racialmente superiores aos indígenas. De facto não eramos uma colônia como as outras e a independência foi uma agressão que cabral (um monstro para os cabo-verdianos) e companhia nos fizeram. Impediram que fosse votada nas urnas e instauraram uma ditadura depois do 5 de Julho. Fiz um vídeo onde falo das mentiras relacionadas com o 5 de Julho: ruclips.net/video/odM6CHdk-dA/видео.html
O documentário não foi muito aprofundado. Faltou mais conteúdo (histórico, cultural, imagens do país) para fundamentar essa temática. Como cabo-verdiana e orgulhosa de pertencer à mãe África, vejo neste vídeo uma imagem muito negativa de um país que enfrenta sim consequências da colonização, mas que também possui suas potencialidades. No final do vídeo, quem não conhece " o Cabo Verde do dia-a-dia", conclui que é um povo sem identidade....o que não corresponde à verdade.
Ninguém conclui que cabo verde é terra de gente sem identidade, querida. Acho que não entendeu ou não quer. O documento nos mostra a "crise de identidade".
@Bax Tex O seu trisavo ou quarto avo vieram da Guiné-Bissau. Caboverdianos são filhos das mulheres guineenses com homens portugueses. E duma forma cruel. Nessas ilhas que os tugas enviavam os presos...
eu sou portugues e ainda nao consigo perceber que por enquanto as ilhas dos azores e madeira pertence a portugal e sao ilhas descobertas enquanto cabo verde foram descobertas tambem embora fossem usado para trafico de escravos vindos de Africa e Portugal deu independencia.Numca vivi em Cabo verde e quando vejo esta pelicula e como se estivesse em Portugal.abraco aos irmaos cabo verdianos.gostaria visitar essas ilhas.
Deus fez o homem branco e o homem negro, e o portugues fez o mulato Inflizmente a má historia do passado fez boas coisas e criou um lindo país Cabo Verde. Nao nos podemos chatiar com a agua derramada, devemos aprender com ela para nao repetir o erro e pensar num presente e futuro sem ressentimentos
cabo verde nao e um pais mais sim uma ilha. Todos nos temos que saber de onde viemos para posteriormente saber aonde vamos. Se querem negar quem voces sao entao deixa o branco vos dizer pela cor da vossa pele quem sao voces. E tao bom saber que cada paiis tem um continente!
@@SuzysCakeWonders Caborverdianos = Guineenses + Portugueses! Sim, só que foi de uma forma cruel. É nessas ilhas que os Portugueses enviavam os presos guineenses. E nesta mesma ilha que violaram essas mulheres...
@@nunosoares8500 Essa mesma "burriçe" foi "injectada" através do vosso colonialismo troglodita banal e barbárico. As últimas pessoas que deveriam comentar algo sobre os caboverdianos deveriam ser os mesmos portugueses.
(???) Como assim, se distanciou da África? Antes dos portugueses, o arquipélago de Cabo Verde era desabitado. Ou seja, não existiam africanos em Cabo Verde. Vídeo sensacionalista (no Brasil significa exagerado, apelativo, tendencioso, propositalmente falso para causar fortes reações, etc.)
agora entendo o porquê dos brancos dizerem que os negros não gostam deles mesmos. auto ódio é lixado. desde de pequena com a convivência de caboverdianos, que percebi o auto ódio aos outros negros . a questão da pele clara é muito importante para eles. eles tem uma politica que só se procriam com eles mesmos para a próxima geração continuar com aparência europeia. em Portugal eles tem um tratamento diferenciado. triste o tratamento que eles dão aos outros negros sendo eles predominantemente mais negros que mestiços. que vergonha.
vergonha eh vc. vc esta falando dos caboverdianos mulatos. eu como caboverdiano e preto, eu considero esses mestiços europeu e branco. e nos negros somos africanos. por que eh dificil pra idiotas como vcs aceitarem isso.
Aqui no Brasil os nomes são europeus, a arquitetura é europeia e também aqui teve escravidão em larga escala. Ou seja, no Brasil também não se tem quase nada que lembre os habitantes originais, os índios. Pode-se dizer que a escravidão negra por parte dos europeus não foi exclusiva destes, mas os próprios negros da África continental escravizavam os de outras tribos. E ainda hoje em dia, este mundo vive o estigma da escravidão de todos os tipos, infelizmente. As ideologias racistas, de gênero e outras tentam afetar o psicológico das pessoas relegando-as a "cidadãos" de segunda classe, porém nessa agenda a intenção é causar divisão entre as pessoas (negros contra brancos; homo contra héteros; homens contra mulheres; etc), porque trata-se da velha estratégia de "dividir para conquistar". O maior valor do ser humano não está na sua aparência, mas na sua alma. A alma é que dita quem somos e o que somos. Por isso, qualquer tipo de ideia falsa que venha a reduzir o ser humano a carne e ossos apenas, é falaciosa e capciosa. A maioria das pessoas, em Cabo Verde, no Brasil ou em outros países são pessoas boas, honestas e desejam o bem ao seu próximo, por isso essas mesmas pessoas devem perseverar em fazer o que é bom e estar atentas ao que é ruim. Fazer do mundo um lugar melhor é ter atitudes boas, mas agindo com sabedoria. "As pessoas julgam pela aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter." Renato Manfredini Júnior.
Estou aqui a me perguntar se Os De Cabo-verde, estudam A Historia de Portugal desde pequenos, porque os meus Colegas quando chegam agora de Cv não percebem nada da materia e os Angolanos que Falam sobre a Historia de Africa e Europa Conseguem se destacar?
Sou Brasileiro e amo o Cabo Verde. Para mim vocês são meus irmãos dependendo ou não de ser africanos. Para mim o Cabe Verde é um pedaço do Brasil que ficou distante e no meio do caminho da viagem de Portugal.
so es considerado africano geograficamente porque culturalmente tens mais origens de europeus do que um africano. Entre tu e um Angolano Moçambicano etc ele é sim 100% africano largam mas é esse complexo estupido e assumem de uma vez por todas caboverfianos e ponto final
@@frenandomartins7690 A cultura cabo verdiana tem mais influência africana do que europeia , por exemplo o batuco e o funaná tem imensa influência africana , o crioulo cabo verdiana e uma mistura de português com crioulo , na história tbm diz que cabo verde já estava habitada, pelo povo lebou ( grupo étnico do Senegal) que se voltava para o comércio de pesca , a razão do povo cabo verdiana ser mestiço foi devido ao estrupo e violações que os portugueses faziam nas mulheres negras
@@frenandomartins7690 Cabo verde e 100% AFRICANO, seu ancestrais eram do Senegal , senegal e um pIs africano !! Cabo verde fica muito mais perto do Senegal do que a própria Europa !!
Acho incrivel o entendimento redutor que se tem do cabo verdiano na história. Para uns foram só escravos, para outros capatazes. A realidade foi bem mais rica e complexa. Foram escravos, foram escravocratas, foram capatazes mas também foram Senhores, foram descobridores e grandes navegadores, foram de tudo um pouco. É uma nação peculiar com uma história muito própria que só deve orgulhar os seus habitantes mas que pela ação de alguns, e por razões ideológicas, conseguiram colocar CV numa crise de identidade.
o problema geral do povo cabo-verdiano é que nenhum trabalho foi feito para desalienar as suas mentalidades desde a independência. notamos que apenas os habitantes das ilhas do sotavento, exceto Fogo, aceitam muito mais pertencer a África, os das ilhas de barlavento rejeitam a África
A independência é que alienou os Cabo Verdianos tentando retirar-lhes o passado europeu. Os que praticaram escravatura em CV foram herdados por cabo-verdianos. Alguém em Cabo Verde é que deve-se envergonhar de o seu passado ter escravisado outros antepassados de cabo-verdianos. Não são os portugueses é que devem ser vistos como pertencendo à nação que nos escravisou. O PAIGC na sua política de disseminar ódio fez muitos acreditarem que eramos os escravos e os antepassados dos atuais portugueses nos torturaram.
@@worldcitizen4 antes da independência os portugueses proibiam qualquer forma de cultura africana em Cabo Verde e hoje o governo tem preferido privilegiar a cultura europeia e cada vez mais minimiza a cultura africana em Cabo Verde notarás que a maneira como vistir as mulheres do campo em Cabo Verde ainda é a mesma Mulheres rurais portuguesas da época. é verdade que os colonos portugueses contaram com a ajuda de alguns cabo-verdianos para perseguir a escravidão rebelde em fuga em Cabo Verde e fora dela.
@@johnice099 Nunca foi proibido forma alguma de cultura africana em Cabo Verde. Não havia necessidade.Tanto é que nossa música tem muita influencia africana e não é só o funaná ou o batuque. Vejo semelhança mesmo na morna do sotavento. Os cabo-verdianos não se podem assumir simplesmente como os oprimidos no processo da coloniação. Herdaram tanto do escravo como do dono do escravo, tanto é que antes de 1975 este arquipelago já era todo nosso e o tem sido desde que os portugueses cá chegaram. Se podes dizer que fomos escravos que cá sofreram. Podes igualmente dizer que fomos opressores que torturaram escravos. Fato indiscutível: as famílias que detêm as terras em Cabo Verde vivem aqui a séculos e são tidos como cabo-verdianos. Conclusão lógica: Se essas famílias detêm essas terras a séculos então foram eles que praticaram a escravatura. Conclusão final: Quem praticou cá a escravatura e todos os abusos de que tanto se fala aos cabo-verdianos são exclusivamente cabo-verdianos.
@@worldcitizen4 para ti os portugueses não fizeram absolutamente nada de mal em Cabo Verde não praticaram a escravatura não colonizaram as nossas terras nem criaram os campos de concentração no tarrafal e tortura em mortos pró separatistas não mataram à fome milhares de cabo-verdianos nos anos 40 e 60 não mandaram milhares de cabo-verdianos para São Tomé para trabalhar como escravos
@@johnice099 Os cabo-verdianos que são os donos das terras em CV praticaram a escravatura. Os cabo-verdianos eram donos das terras e deixaram os escravos morrerem de fome mas também naquela época assistência era coisa que não havia. A França foi o país mais avançado do mundo e a revolução francesa (1789-1799) se deu porque o povo estava passando fome. Que se pode dizer de umas ilhas afortunadas. Muitos cabo-verdianos foram para Santomé para escaparem à fome. Mas os CaboVerdianos sempre jogaram nos dois campos: como africanos dominados e como europeus dominadores. Em que colónia é que todas as terras pertencem ao povo dominado? Em que colónia nunca houve uma intervenção militar dos colonizadores nem aquando da conquista? Em que colónia quem mantem a ordem são os colonizados? Estas ilhas viram grandes abusos a serem praticados. Nós somos os descendentes dos oprimidos, nós somos também os descendentes e herdeiros dos opressores. Tenta culpar os descendentes das famílias poderosas do passado. Vai ao cartório para saber quem são, Não culpa os portugueses. O PAIGC foi mestre em semear o seu ódio. Cabral disse que os cabo-verdianos e os guineenses eram oprimidos pela colonização portuguesa. Isso é mentira. Na guiné os cabo-verdianos foram COLONIZADORES junto com os portugueses. Foram portugueses de segunda. O criolo que se fala na Guiné Bissau é lingua dos colonizadores cabo-verdianos. Para Angola e Moçambique foram portugueses de primeira: O homem branco. Por isso é que lá a língua das grandes cidades é o portugues. Para a Guiné Bissau, não sendo um território tão bom, a massa da população do colonizador que lá foi, foi de portugueses de segunda (que tinha orgulho na condição): o filho do homem branco com a preta: o cabo-verdiano. Por isso é que a língua franca lá é um crioulo muito parecido com o de Santiago.
Comecei a ver o vídeo, e logo no início se nota uma clara distorção ou mesmo uma inversão da história tal, que é impossível que seja por falta de conhecimento ou de incapacidade para pensar; é nìtidamente por má-fé. Como é possível que aquele idiota não core de vergonha dizendo que o bairro chamava-se Kwame NKrumah e que depois de muita briga mudaram o nome para Craveiro Lopes? Quem não conhece minimamente a história de Cabo Verde e também da África, há-de pensar que quando os descobridores portugueses cá chegaram, o Bairro com o nome de Kwame Nkrumah já existia, e que Kwame NKrumah naquela altura já era uma personalidade africana. E o jornalista português fica quieto a escutar tanta asneira. Ou o jornalista não conhece a nobre história de Portugal ou então é parte dessa tentativa de aldrabar e desconstruir a história e humilhar Portugal e toda a sua gesta histórica.
Acho que concentrar no um erro e não entender a mensagem que ele transmitiu é triste. É verdade que a maioria das ruas de Cabo Verde tem nomes dos exploradores portugueses, até aqui nos Estados Unidos, ainda tem ruas com nome dos colonistas. A verdade dói mas nos somos africanos e temos que aceitar isso, e parar de ignorar os nossos irmãos e irmãs africanos. Europa e americanos destruíram Africa, e não importam com o povo africanos, apenas recursos naturais que roubaram e continuam a roubar sem medidas.
@@drnatalinas.c.webster3621, antes de mais devo dizer que não se trata de um simples erro, ou de um lapso linguístico. Se fosse seria irrelevante. Mas estamos perante uma distorção da própria ordem dos factos, e quando assim é, significa que a base intelectual sobre a qual ele constrói o seu raciocínio e discurso é falsa. Ora, de uma base falsa e distorcida só se constrói coisas ruinosas. Em segundo lugar, quanto ao conceito de descobrimento, é preciso que se saiba que a palavra descoberta não quer dizer que os povos das civilizações antigas (gregos, romanos, fenícios ou egípcios) não tenham estado antes nos territórios onde Portugal e Espanha, ao chegar, se instalaram, estabeleceram a civilização (se se quiser uma civilização diferente) e uma ordem social diferente a partir de padrões cristãos e europeus. É claro que isso não significa que ninguém tenha estado nessas terras antes de Portugal e Espanha. O conceito de descoberta deve ser compreendido em três sentidos: em primeiro lugar, a descoberta desses territórios para a Europa, o centro do mundo cultural e espiritual (facto històricamente inegável), em segundo lugar no sentido de dar a conhecer, mostrar, pôr à descoberto a esses novos povos um novo modo de ser e de se situar diante das coisas e do mundo, isto é, a civilização cristã e europeia, e em terceiro lugar de os novos povos se descobrirem uns aos outros. Relativamente a Cabo Verde, essa ideia de descoberta é ainda mais clara porque realmente quando Portugal aqui chegou, as ilhas não só estavam desabitadas (o que pode levar a pensar que a não existência de habitantes era momentânea, mas que havia sinais de presença humana ou de uma sociedade organizada no passado), mas eram mesmo desabitadas e sem sinal algum de presença humana ou de alguma sociedade organizada no passado, portanto fica assente que Portugal não só descobriu Cabo Verde, dando-o a conhecer não só à Europa e a todos os povos que dele pudessem não ter conhecimento, mas sobretudo criou Cabo Verde: com a sua acção habitou-o, criou condições para aqui se situar e viver e com sua acção criou uma nova sociedade, não uma sociedade africana como é evidente (pois é incongruente afirmar que um país europeu criou uma sociedade africana), mas uma sociedade luso-crioula. Mas mesmo que Portugal tivesse cá encontrado sinais de uma sociedade organizada já extinta ou mesmo algumas pessoas, tais factos em nada afastam Portugal como descobridor destas ilhas e construtor desta sociedade crioula.
@@lucasevangelistalima3262 Portugal não "descobriu" Cabo Verde. Portugal explorou e cometeu atrocidades em Cabo Verde. Não há contra-argumentos e não há como defender o indefensável.
Nós Cabo-verdianos fomos vítima de uma estratégica política portuguesa que usava Cabo-verdianos como capataz noutros países africanos, eu acredito que se Cabo Verde tivesse recursos naturais ( petróleo, diamante etc) ainda hj seríamos governados pelos tugas... e vivíamos nos dias de hoje uma escravatura de falsa liberdade... Viva Amílcar Cabral viva África
Cabo Verde foi forçado à independência que não queria nem tinha condições para ter, pelos comunas e socialistas que dominaram Portugal. Se não tivesse sido forçada à independência e não tivessem saído os quadros superiores e técnicos. Se tivesse ficado região autónoma com Açores e Madeira. Hoje Cabo Verde seria a Suiça de África, um rico paraíso financeiro. Centro económico de qualidade e para benefício de todos os cabo verdianos. Ou pensão que qualquer racismo ou espírito colonial que pudesse existir há 40 anos não teriam sido expurgados, aliás como já estavam a ser mudados na altura. Teria ensino superior e financiamento Europeu através de Portugal. Muito sofrimento e pobreza teria sido evitado. Até porque cabo verde antes dos portugueses não existia. Era um arquipélago deserto.
Bu sta dodu bu gosta di xinti vítima nu ten ki ta anos é africano só ke ez escraviza negros por isso ke nu sta na cabo verde se nao nu era di Congo ou Angola ou Uganda Ghana noz arquipélago ka tinha ninguém, nos ki ta pensa pamodi bu tem sobrenome portugues ou é mestiço... Nada nu ka tem haver ku Europa nos é puro africano
@@Macvallesantos1 até podes ter razão mas é melhor cada povo cuidar do seu destino, sem ressentimentos apesar do racismo e escravatura (dos antepassados) curto dos portugueses fizeram coisas boas também pelo mundo fora
Em termos genéticos vocês são tão europeus como africanos, é 50% - 50%. Preferem ser independentes e pobres do que território português rico e desenvolvido, os Madeirenses também de ilhas Africanas foram mais espertos por preferirem continuar portugueses, hoje tem um desenvolvimento e um nível de riqueza ao nível de Portugal.
Boa noite, amigos! Vi comentarios sobre preconceitos remanecentes da escravidão, não os entendi. Há preconceito por parte de quem para quem? Aguardo ajuda.
Nasci no Algarve, não conheci os meus avós, bisavós e a minha cor nem é branca, nem mulata, nem negra... Também não é azul nem verde.... Posso ser descendente de árabe, mouro, judeu, grego, fenicio etc. Para dizer a verdade a única coisa que me interessa é aquilo que eu sou como ser humano. Não creio em raças, religiões nem deuses.... Não tenho paciência para envolver-me em conversas buscando culpados e fantasmas que expliquem aquilo que sou hoje.
@@MiguelSilva-pt3dg não me diga que descende de um trilheiro da época conhecido por o Silva seis dedos chegado do Paralistão. Foi bobo da duma tal pardalona Maria Cuca que habitava fora das muralhas, na Cova da Moura.
O aparecimento do colono significou, sincreticamente, morte da sociedade autóctone, letargia cultural, petrificação dos indivíduos. Para o colonizado, a vida só pode surgir do cadáver em decomposição do colono (FANON, 1979, p. 73).
O colonialismo desligou Cabo Verde de África????? Que estupidez! O arquipélago de Cabo Verde era desabitado, aquando da sua descoberta em 1460! Foi com a chegada dos colonos, a maior parte africanos, que Cabo Verde passa a ter laços com a África
Isto é Mentira. Começa por pesquizar a História dos Mouros e vai aprofundando até chegares aos Fenicios. Portugal e toda a Europa erá de Pessoas negras e mulatas antes dos Caucasianos.
@@scaypop mentiroso és tu e não sabes ler. alguém falou no povo da Europa? O que se disse é que antes dos portugueses, Cabo Verde era desabitado e essa é a verdade.
Cabo Verde não erá dezabitado, foi destruido no grande cataclisma do seculo 17/18 onde morreram cerca de 33 Bilhoes de pessoas, foi o ultimo reset até a data atual. Muitos pesquizadores estão a chegar a esta conclusão depois de já estar claro que a nossa história é toda ela mentira e truncada.
Esse rapaz nao conhece a historia do Bairo Craveiro Lopes nem do Liceu. O liceu foi construido durante a epoca colonial e chamava-se Liceu Adriano Moreira. Apos a independencia recebeu o nome de Domingos Ramos. Falar daquilo q nao se sabe da nisto. Sou Caboverdiano e Africano com orgulho.
Realmente es un problema de nunca acabar lo que tenemos con los Haitianos. Muchos dominicanos somos racistas no sabiendo que también somos descendientes de africanos.
Joaquim Guimarães e o que me pergunto. Fiz um teste de DNA e tenho mais ou menos 50% africano e europeu. Nasci e cresci em Portugal de onde uma parte do meu DNA faz parte. Porque que tenho que me considerar so africana? E esse e o dilema. Querem obrigar os cabo-verdianos a negar uma parte da sua identidade, porque a escravidao por parte dos portugueses e vergonhosa. Como se os nossos irmaos africanos terem vendido os nossos antepassados aos portugueses nao fosse vergonhoso.
@@norwegianantiqueporcelain6314 de facto esta questão, que motivou o video, não faz sentido mas é real. Tenho convívido muito com Cabo Verdianos e a conclusão a que cheguei foi que a narrativa histórica promovida após a independência, que acentuou de forma imprecisa o lado negativo do colonialismo português em Cabo Verde para fazer dele bode expiatório e sustentáculo, por oposição, para a construção da nacionalidade Cabo Verdiana, traduziu-se numa crise de identidade. A solução passa por um maior conhecimento da história da Humanidade, de Portugal e de Cabo Verde (que é bem mais digna e interessante do que se pensa) e pela (re)leitura dos escritos de Amílcar Cabral. O mundo pode aprender muito com Cabo Verde e este tem tudo para ser uma luz de esperança no mundo. Sejam eles capazes de se admirar com a sua história.
@@claudiolima5543 Portanto, os madeirenses são africanos. A minha pergunta era uma provocação. Não é a geografia nem a cor da pele nem a genética, é a forma como as pessoas se sentem, como se identificam e isso tem muito de subjetivo, podendo existir num mesmo lugar pessoas que se sentem de modo diferente. O problema que eu identifico é o facto de muitos cabo verdianos ignorarem, desprezarem até, uma parte da sua herança, seja ela europeia ou africana.
@@joaquimguimaraes3042 Na verdade, o que eu tenho visto é que muitos caboverdianos não querem ser africanos, mas sim europeus, o que não corresponde à verdade, porque, geograficamente, Cabo Verde está numa ilha africana, assim como Madagásca e São Tomé e Príncipe, dentre outras, por isso a localização continental não depende de vontade, ou se sentir parte, ou não, mas sim de geografia. O facto também de serem mestiços, com a genética predominante africana, mas que muitos não querem se assumir negros, por serem "mais claros" do que os africanos do continente, também é um factor que leva muitos caboverdianos a renegarem sua condição de africanos, o que mostra que existe racismo e muito em Cabo Verde. Depois, eles acham ruim, quando são discriminados por serem pretos africanos em Portugal e outros paises.
O cabo-verdiano tem o diteito de ter orgulho de ser cabo-verdiano, de ser um país mestiço não apenas racialmente mas culturalmente. Cada país africano tem sua cultura própria. Aposto que os etíopes tem orgulho de serem etíopes e da sua cultura própria. No BR nós nos sentimos primeiro brasileiros, depois sul-americano e latino-americanos. O mesmo acontece com outros latino-americanos. Nos Estados Unidos por ex a maioria dos latino americanos prefere ser definida pela nacionalidade dos países em que nasceram ou que tem ascendência e não como latinos
Vídeo tendencioso e desnecessário. Sejam mais honestos quando discutem assuntos sensíveis sobre um povo. Nós somos Caboverdianos, isso não é o suficiente? Qual é a vossa intenção ao fazer este vídeo? Passar uma imagem de um povo sem identidade? Temos uma cultura própria, língua própria, estilos musicais próprios e tudo que possa identificar uma sociedade independente. Não venham com esses disparates de preto/branco, africano/europeu etc. A nossa identidade é unicamente CABOVERDIANA e temos orgulho de ser quem somos. O resto é treta.
isso é claramente coisa de esquerdista/marxista que adora criar problema inexistente (ou aumentar algum que realmente existe) e dividir a população de uma nação.
A esmagadora maioria dos Cabo Verdianos vive nos Estados Unidos , Portugal , Holanda , França e Luxemburgo , a maioria dos Cabo Verdianos que vivem em Cabo Verde têm nacionalidade Portuguesa ou desses países. Querer culturalmente Africanizar os Cabo Verdianos é tão racista e colonialista como querer aportuguesá-los , afrancesá-los , etc. Cabo Verde sempre foi uma nação crioula , quem se sente incomodado por não se sentir Europeu suficiente que se mude para África e quem se sente incomodado por não se sentir Africano suficiente que se mude para a Europa. As ilhas eram desabitadas e os seus primeiros habitantes foram Europeus e Africanos , não há motivo para Cabo Verde ser mais Europeu ou mais Africano. Parecem pais a perguntar a uma criança se ela gosta mais do papá ou da mamã. Isto é típico de gentalha socialista que passa a vida a defender o multiculturalismo e a multietnicidade mas se a pobre da criancinha tiver o azar de nascer com a pele mais clara ou se sentir culturalmente mais Europeia querem matá-la.
Antres da chegada dos europeus Cabo Verde estava ligado a África? É claro que não porque nem seguir existíamos como Nação. Este tipo de narrativa é meramente ociosa e distrai-nos daquilo que é verdadeiramente importante: alimentar, dar a melhor educação, melhor sistema de saúde e garantir uma justiça em condições de equidade para todos os Cabo-verdianos.
Branco, preto, mulato nao interessa. Isso é que divide o povo de hoje em dia. Sao Cabo Verdianos independentemente da cor da pele. Quem se agarra a esses dogmas é que continua racista. Cabo Verde é Cabo Verde, não é Africa nem Portugal, é um arquipelago lindo e próspero.
+M David bem, não será então essa a razão para pensares um futuro melhor? se não pensares no passado, tens mais tempo para pensar no futuro ! como é que achas que heróis e guerreiros (no sentido filosófico da palavra) nasceram em Portugal ? porque Portugal não os tinha e decidiu criar um reino, depois um império e depois uma família linguística e vocês fazem parte disso ! Vocês não têm que ter vergonha de terem sido escravos, os antepassados de nos portugueses também foram (dos romanos e outros) vocês têm que ter orgulho por esses escravos terem colonizado o mundo junto com europeus e de serem a prova da quebra de barreiras raciais por via do amor conjunto entre europeu e africano criando o mulato. não foi o português que criou o mulato, foi português e o africano que criaram esses são vocês e é motivo de orgulho
M David então revolta-te com a atualidade e dá um murro na mesa também! Não há escravatura pior ou melhor, escravatura é escravatura, portanto não venhas com hipocrisias dessas por favor. Tens razão deve ser combatida e mostrada mas existe uma coisa Badalhoca e hipócrita chamada neo-liberalismo em que se for branco a escravizar preto é racismos, mas se for preto a preto o problema ja não merece ser divulgado, porque os senhores donos da África acham que o problema é deles e não diz respeito ao resto do mundo, porque o resto do mundo "é branco" ou pensa como tal. Esses "senhores" que "lutaram" contra o suposto "colonialismo" e a escravidão dessimulada, hoje repetem tudo isso 100x pior, sem escrupulos e sem rei nem rumo, mas ò pá, eles são os donos do sítio porque assim decidiram (sem abdicar do poder) e são da mesma cor dos que são escravizados por eles, portanto, nada acontece.
esse video é de conteudo de esquerda,nos nao podemos ver a historia como algo negativo,fora que escravidao teve em todos paises do mundo e nao so em cabo verde
@@joao-paulo-santos2 então não conheces a esquerda. Este tipo de conversa de conflito inter racial, inter geracional, inter regional, inter género. É a o objectivo da esquerda, dividir para vencer. Só vivem do conflito.
@@joao-paulo-santos2 não conheces mesmo a esquerda a que dizes pertencer. O objectivo da internacional comunista e internacional socialista é a conquista do mundo. E usam a comunicação social as ONGs e a ONU e outras para conquistar os países um de cada vez.
Não sabia. Pensei que se achavam africanos. Agora tenho que ter mais cuidado em conversar com cabo-verdianos. Conheço muitos deles, inclusive alguns são amigos muito chegados, mas essa parte desconhecia. Eish
Que idiota, sou português com raizes caboverdianas e Cabo Verde está a evoluir, sem colonialismo nem haveria Cabo Verde e caberverdianos como povo criolo, colonizações portuguesas sao excelentes , visite a Madeira e Açores e veja que tudo é bem organizado, onde as colonizações falharam foi por influencia de outros povos nao por culpa de portugueses.
@@joao-paulo-santos2 Visite os arquipelágos portugueses onde á muitos anos portugueses colonizaram as ilhas, veja como estão, se quiser mostro-lhe videos, veja Macau, eu vivi em Angola antes da descolonização, e depois com a guerra civil é que ficou mal, já Cabo Verde nos ultimos anos tem evoluido mas tambem foram os portugueses que indexaram o escudo caboverdiano ao euro, e Cabo Verde tem um programa de desenvolvimento da UE e parcerias diretas com muitos paises incluido Portugal.ruclips.net/video/yA_WyqBMZYU/видео.html
@Lucas Vidal Nada é 100% bom para ninguem... hoje Portugal é governado por pessoas que vieram do colonialismo, ou seja sem colonialismo essas pessoas que governam Portugal hoje não existiam.
Cheguei aqui por interesse de conhecer mais esse país, mas esse documentário ficou exclusivamente com uma visão acadêmica; talvez ,por isso, ele seja construído pela ótica da teoria crítica. Gostaria de ver a opinião do povo em geral.
Essa visão é correta Alace Alves. No entanto, também existe uma procura muito grande em voltar às nossas raízes africanas. Os mais jovens já têm mais consciência que não são portugueses, são cabo-verdianos, e uma vontade grande em voltar às raízes (África).
Djan flan nhos kel crioulo li fica sempri ligado a Africa,e obviamenti Cabo Verde.Nu ka podi desliga di nos descendencia.Keli e triste propi.Ate ainda crioulo ta discrimina companhero nos tud e mesmo povo.Wake Up,People.It's Time To Rise Strong&Proud★♡
@Público.... uma instituição de renome fazer uma reportagem destas. É muito triste ao ponto que chegamos. C.V é um arquipélago de ilhas descobertas e colonizadas por portugueses. Foram para levados vários povos de África. A cultura que la havia até 1974 era portuguesa. O criolo como língua ñ existe. É o mesmo que comparar o arquipélago da Madeira que também se situa na costa de África... ou as Canárias. Estão na costa de África mas são ilhas europeas. É uma vergonha que Portugal continua a investir milhões e milhões de euros como país em C.V e essa pequena nação os arrecade sem os investir. Nem vou falar bo sector privado português que faz andar a fraca economia de C.V. Não fosse isso e queria ver o que era de C.V sem as organizações não governamentais portuguesas e também estrangeiras que fazem as vacinações e tanto mais. E mesmo assim há uma antognização contra o país Portugal e os portugueses. Porquê!?!?! Já estive em várias ilhas de C.V e nem eles próprios conseguem a união, falam 1 criolo diferente e depois vêm me dizer que é língua!?!? Não têm verbos, não têm sinônimos. Não passa de 1 português mal falado e inventado. Mais razão teria Angola com 14 dialetos (não tem escrita tal como o criolo) diferentes com centrnas de anos. E no entanto assumem a sua língua. É engraçado que os C.V em Portugal ou na Holanda sejam tão poucos e no entanto são mais de 50% da população criminal e reclusa. Acho que deviam por a mão na consciência. Juntos somos mais fortes do que separados. Desde que separarm estas nações que todas elas... incluindo Portugal tem estado ao assalto daqueles que os ajudaram a ter a independência. Os russos, chineses e americanos parecem sanguessugas em África. Tudo consomem mas construí algo, infraestruturas pu desenvolver os países ZERO. Fazem umas coisitas para lavar as mãos e os africanos nem sequer conseguem comparar o que havia nos anos 60 com o que tem agora. É triste e curioso que oa próprios povos ñ vejam que estão a ser usados e instigados com segundas intenções. Forte abraço e saúde para todos.
Mural des documentario eh mostra ke no te fastod de Africa, estranhamente te tud es intrevistod um so te fala Krioul, o resto te bem fala ma nos eh alienod ma es te dze iss ne krioul
e digo mais, muitos países Africanos não estavam preparados para independência... temos os casos da Guiné, Angola, Moçambique etc.... tomar independência para depois viver essa desgraça que nos vemos?
Só quem não passou pela opressão de não ser livre e ser controlado até por estar na rua a conversar com um amigo...para dizer que Cabo Verde não estava preparado para a independência.
@@zileneramos5898 o mesmo acontecia em Portugal metropolitano...Por alguma razão a esmagadora maioria dos cabo verdianos não queria independencia. Tal como na Guiné, havia guerra mas a maioria da população estava com Portugal...Só quem não estudo o assunto não compreende isso.
Se não fosse Portugal ,tu não eras conhecido e nem sequer estavas aí a fazer comentários sem sentido, como é que Portugal desliga as ilhas de cabo verde de África 😮😮 se elas estão situadas na Costa ocidental África, quero saber isso,pode ser que esteja esquecido
ser caboverdiano nao chega?precisa de rotulos africano?------portugues? ha questoes mais importantes,tipo centralizacao de recursos do arquipelago em santiago,corrupcao nas eleicoes,VIOLENCIA etc
Caro Nuno Soares: aconselho-te a rever a história de Cabo Verde. Somos África!!!! É claro que, como ex-colónia, tb temos influência portuguesa e não podemos negar. Mas, a história e a geografia nos coloca no braços da mãe África....e com muito orgulho ( da minha parte ).
@@zileneramos5898 , eu respeito e têm toda a razão! As ilhas canários também estão proximos de África! Têm muitos Cabo Verdiano que queriam pertencer a Portugal com a anexação de Cabo Verde a Portugal, como têm a ilha da Madeira e Açores! Se reparar, os cabo Verdianos consomem muita cerveja portuguesas, têm a TVcabo, discutem o futebol português! Isso quer dizer alguma coisa!
Foi e sempre será, porra nenhuma africa construi esse país, bando de idiotas que não tem nem capacidade de usar o cerebro, a cultura caboverdia é portuguesa misturada com africa. Esses nasceram, estudaram com portugueses para depois trair.
O "colonianismo" nao desligou coisa nenhuma, muito menos "de Africa" O arquipelago era desabitado, e os portugueses trouxeram gente africana para as ilhas
O fato dos cabo Verdianos não reverem se em muitas coisas que se praticam em muitos países do continente africano, não vos faz deixarem de ser africano, são culturas e vocês tem a vossa devido a serem um povo que ouve muitas misturas com Europeus. OK! Mas eu já vi Cabo Verdianos a não se considerarem africanos, KKKK eu pergunto sempre são brancos??..Acho que a mistura com europeus e o cabelo liso esta a vos confundir. MESTIÇO AINDA É AFRICANO,NEGRO,PRETO!..O vosso arquipélago esta localizado no continente Africano, não no Europeu, vocês são descendentes de Africanos escravizados, vocês povoaram o arquipélago na sua maioria por africanos vindo da Guine. Também compreendo que vocês sintam se que são um povo sem ligação a cultura Africana em si , vocês perderam as gerações dos negros levados dos seus países a muito muito tempo, vocês criaram hábitos dos povos Europeus que iam passando principalmente dos Portugueses que eram na altura os donos da terra, dai ser normal que cabo verde só tenha nome de ruas portuguesas, que vocês tem nomes tipicamente português em relação as outras colónias, que vocês tem muito mais monumentos que os portugueses deixaram.. foi uma terra construída de" raiz" por eles...ao contrario de Angola, guine, moçambique, São tome, os Portugueses encontraram essas terras ja povoada com as suas próprias línguas nativas, sua cultura, ate um grande REINO os portugueses encontraram, não é fácil alterar todo um povo uma Historia já encontrada. Mas mesmo assim todas essas colónias os colonos deixaram imensos monumentos tipicamente portugues, deixaram muitas ruas com nomes típicos de Portugal, mas foi destruído muitos com a guerra outros por vandalismo vocês não são os únicos com marca da Europa no pais. VOCES SAO UM PAIS, UM POVO DESCENDENTES DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS COM MISTURAS DE EUROPEUS ESCRAVIZADORES EXPLORADORES.MUITO ORGULHO NISSO NEH? LOL! VOCES DESCENDEM DE MUITO SOFRIMENTO DO NOSSO POVO LEVADO A FORÇA PARA ESSE ARQUIPELAGO PARA TRABALHAR, SER EXPLORADO VIOLADO,HUMILHADO ,VOCES SAO OS RACISTAS MAIS BURROS A FACE DA TERRA, RACISTAS DO SEU PROPRIO POVO, E MESMO ASSIM AINDA CONTINUAM A PREFERIR DAR MIMINHOS AOS ESCRAVIZADORES. E MESMO ATE AGORA TUDO QUE É EUROPEU QUE VEJO A FALAR DE CABO VERDE SO SABE DESCREVER A BELEZA DAS CRIOLAS E O QUANTO FIZERAM SEXO COM ELAS, ATE AGORA NAO PARAM DE VOS EXPLORAR DE BAIXO A CIMA, SEREM CONSIDERADOS O PAIS DE FERIAS EROTICAS DAS FAMINTAS DE FOME É MUITO BONITO..ENFIM .COMEÇOU ASSIM E CONTINUA ASSIM.
Ami nasçi na hollanda, mas ami é caboverdiano Africano sem por çento nhas pais ensinam qui nós é Africanos...quenha qui cré da pa branco problema é de sél..
Vitour MB complexados da merda , não existe euro-africano na mapa mundi, ou são Africanos ou são europeus? Mais duvido muito que são europeus, porque geopolíticamente está mais longe da Europa e muito perto da África, vocês Mandjacos cabo-verdianos devem assumir sem complexo com muito orgulho do vosso Africandade, os europeus não aceitaram os chiganos que são mesmos de cor de pele branca? Como vão aceitar um Mandjaco cabo-verdiano com a bunda negra?abrem olhos deixam de fazer de burros , seus Otarios complexados FUI
Euro-Africano😂😂😂😂😂 ai tanta ignorância, os afro-americanos são chamados assim por terem nascido lá, não pq tão num continente vizinho querendo pertencer ao outro 😂😂😂
@@lsvmuk os negros norte americano são chamados de afroamericanos porque são descendentes de africanos nascidos naquele país, ou seja seus pais ,avôs, bisavós e etc. etc.eram africanos autóctones e se assumiam como tal , agora vocês não ! quando os portugueses chegaram em cabo verde já existia alí um povo ,mais uma vez repito, um povo autóctone os verdadeiros (filhos da terra )herança esta que vocês cabo verdianos rejeitam . só que em Portugal embora muitos de vocês se considerem portugueses são escurraçados e considerados simplesmente de africanos que por sinal geopoliticamente falando é um merecido título, todos cabo verdianos deveriam ter orgulho que embora sejam africanos são independentes dos colonizadores e devem assumir-se como autóctones e empenharem-se em reescrever a vossa história. e não valorizarem os portugueses, que além de colonizadores ,também eram escravizadores do vosso povo, em suma os escravizadores estão nem aí pra vocês, em outras palavras ,estão cagando e andando pra vocês , ACOOOOORDA CABO VERDE.
O próprio racismo é um termo controverso se tratando da espécies humana ,já que as outras não reclamaram até hoje, estas só podem ser modificadas em laboratórios ou por milhões de anos,se tratando da humana o argumento é raso, pois para justifica-lo teria que provar qual foi a espécie doadora do gene para tal,só assim justificaria.
Eu sou português, digo aqui para todo o povo de Cabo Verde, eu aceitaria Cabo Verde como a Ilha da Madeira e Açores, para mim são Cabo verdianos portugueses, sei que vou ter aqui várias formas de pensar e de me responderem, muitos não vão gostar! Abraço para Cabo Verde.
Esse somos nós e não há nada de errado; tivemos influências ocidentais, africanas, possivelmente árabes, e somos pluricultural e mestiços. Não somos africanos e nem portugueses no que refere a etnia, cultura, origem, influência; assim que não procurem fazer-nos africanos e nem portugueses; porque não somos africanos, mas somos também africanos, não portugueses mas somos também portugueses e isso não é imaginário, se vê nas construções antigas com arquitectura portuguesa, no tom da pele, nas músicas, nas danças de origem Africana . As terras de Cabo verde foram povoadas por português, e africanos. E isso somos nós; e não nada de errado em querer aproximar-se dos portugueses, muito pelo contrário ou de outros. Acho que essa complexidade do nosso criolo explica quem somos😊, que varia e inclina para um lado ou outro dependendo da ilha; acho que somos essa complexidade e essa liberdade que não tem nada de maldade, nem de mal. Viva Cabo Verde!!
@@jonasfor8473 anda a ler os comentários com óculos alheios? Não há nenhum ponto de interrogação dirigido a minha pessoa para me falar sobre resposta. Ele disse o que tinha que dizer. Eu não concordo com a palavra atrasados e nem ele conhece 80% de caboverdianos.
Temos que continuar com a nossa tradição; havia africanos habitando em Cabo Verde antes da chegada dos portugueses? Pelo que reza a história as ilhas eram todas desertas. Somos um povo misto. Não se pode negar a realidade. Temos Cabo Verde no nosso coração e mais europa do que África. Isso vê-se na realidade da vida dos cabo-verdianos até mesmo naqueles que nasceram depois da independência. Eu identifíco-me como cabo verdiano em qualquer parte do mundo
akakakkaka - é pra rir, mas assunto é serio..... vejo isso nos meus colegas de CV, mas sempre ignorei, pk isso já vem de berço ;) deles.... culpa é do país...
Ninguem desligou coisa nenhuma O arquipelago de Cabo Verde era desabitado aquando da chegada dos portugueses Porem, gente africana foi levada para as ilhas Outra coisa e o assunto dos maus tratos Isso, infelizmente, aconteceu
Cabo Verde é um país africano, que não conhece o continente ao qual pertence. Também não deixa de ser verdade, que em muitos aspectos, a nossa cultura talvez seja mais próxima doutras, das Caraíbas por exemplo, pois, ao contrário dos outros países africanos, as ilhas encontravam-se desertas. Nós, cabo-verdianos somos literalmente produto da colonização, do comércio de escravos, e também fomos os capatazes, os lacaios desse regime. Quem sabe, pode ser que num futuro não muito longínquo consigamos deixar de ser os capatazes de nós próprios, e que tenhamos abertura suficiente para encontrar outras referências, sejam elas africanas e/ou doutras paragens. Quiçá doutros países insulares que enfrentam desafios semelhantes aos nossos.
O caboverdiano é geneticamente 40 % branco.
Não tinha população quando foi descoberto, por isso não se pode dizer que foram colonizados, sou da opinião que Cabo Verde devia de continuar a pertencer a Portugal com a mesma autonomia das ilhas da Madeira e Açores, teria sido melhor para os Caboverdianos, teriam um nivel de vida igual ao de Portugal.
Cabo Verde não tem nada a ver com outros paises africanos de língua oficial portuguesa, tem mais a ver com Europa, se fosse território português seria muito mais desenvolvido e com um poder de compra idêntico, a ilha da Madeira se tivesse ganho a independência em 1974 hoje seria pobre e pouco desenvolvido como Cabo Verde, a ilha da Madeira depois de 1974 até aos dias de hoje teve um enorme desenvolvimento.
@@PalmSpringsTugoland agradeço pelo input. Com todo o respeito, discordo. Sendo neto de combatentes pela liberdade da pátria, cresci com um bocado mais de informação que o resto, modéstia à parte. Não podíamos continuar sendo uma província portuguesa, não somos portugueses. É não acredito que pudéssemos ser aceites como tal. Seja como for, essa ligação existe, não vale a pena negá-la, é a nossa história. Não discordo de todo que talvez tivéssemos um nível de vida mais alto, mas nem tudo é economia.
@@SorenAraujo Seriam cabo verdianos mas também portugueses, aqui em Portugal todos os povos são destintos, os Algarvios e os Alentejanos que tem a pele mais escura e que tem uma mistura genetica de Ibérico, Arabe e Mouros (mauritanos), depois existem os Ribatejanos e os Beirões que a sua genetica é maioritariamente ibérica e romana, moura e arabe temos os minhotos, trasmontanos e portuenses que geneticamente são ibéricos, celtas (Irlanda) e romanos.
Os açoreanos são 60% ibericos e 40% britanicos, holandeses, franceses, romanos, norte europeus.
Os Madeirenses 40% britanicos, holandeses, franceses, romanos e norte europeus 30 % ibéricos 15% mouros (mauritanos) e arabes 15% africanos.
Os cabo verdianos teriam o mesmo estatuto que os porto riquenhos tem nos Estados Unidos, além de porto riquenhos são americanos, assim com açoreanos e madeirenses tem esse estatuto com Portugal.
@@PalmSpringsTugoland isso soa muito bem, com números redondos e elegantes. Mas sabemos que na prática não é assim.
@@SorenAraujo os povos das antilhas , Guadaloupe, Haiti , Ilhas Martinica etc.. sofrem do mesmo problema de aceitação de serem de origem africana como os caboverdianos. Ambos sofreram o mesmo processo , eram Ilhas despovoadas e foram sendo povoadas com os escravos que vinham de outros pontos de África.
Watching from West Africa Gambia 🇬🇲❤ Love Cape Verde 🇨🇻
No ok ko
@@sergiotavares846 Fuckin hell mate!!!
My ancestors are mandinka who was kidnapped by the portuguese and brought to Cape Verde
Um abraço aos irmãos de Cabo Verde de Joinville (Brasil)
Como assim o colonialismo desligou Cabo-Verde de Africa?? Então se Cabo-Verde nem sequer era habitado foi exatamente o contrário que aconteceu, os Portugueses colonizaram o arquipelago e nasceu uma nação mestiça que se ligou com Africa e Portugal isso sim foi o que aconteceu. Gosto de pensar na bonita imagem que é os Cabo-verdianos serem os Portugueses mais Africanos ou os Africanos mais Portugueses um povo que cria pontes entre nações e continentes.
Um abraço a todos os Lusófonos
frapiment Concordo o colonialismo ligou Cabo-Verde a Africa isso sim.
Cabo Verde nunca foi colonisado. Mas sim, CAbo Verde foi POVOADO.
Brazilian Man 😂😂 sou filha de dois cabo verdianos fiz um teste de Dna so 50 por cento dos meus genes eram africanos o resto era europeu asiatico entre outros.
@@brazilianknight5309 larga de ser doido, cabo verde é uma mistura do cacete.
@@norwegianantiqueporcelain6314 europeus...
não conheço o meu trisavô ou a minha "geração", como dizem lá em áfrica!
como Angolano, essa expressão doeu-me no coração...
No BR também ocorre da mesma maneira.: Quando os escravos foram trazidos para o Brasil, tiveram seus nomes trocados por nomes portugueses, foram proibidos de seguirem seus cultos e religiões, foram obrigados a falarem o idioma dos portugueses . O Brasil foi o último país no mundo a abandonar a escravidão. A diferença que o Brasil tem para a a África é que em 1822 o país proclamou a sua Independência, libertou os escravos e abriu as fronteiras para chegadas dos imigrantes que ajudaram a constituir o povo brasileiro.
ruclips.net/video/xR549adx5Go/видео.html
@@SERGIO-cr6uy vc é um pobre coitado!
@@SERGIO-cr6uy mentira tudo completamente o contrario, quanto mais escavar mos nossos antepasaados mais avancados ficamos, otario..
Cabo verde é Africa e todos vcs deveriam ter orgulho em serem africanos!✊🏿
Há um erro lógico no título. Cabo Verde, do ponto de vista de sociedade não existia antes da chegada dos portugueses, ou seja, quando a colonialização começou não havia cabo-verdiano. O cabo-verdiano é o resultado da colonização portuguesa e se não existia não podia ser nada nem estar ligado a nada. Isso nem sequer estaria errado. Não faz é sentido. Até porque não se pode dizer que nenhuma sociedade esteve ligada à África. África pertencia a vários mundos? Nunca foi uma identidade do ponto de vista geopolítico como foi a europa ou o mundo muçulmano. O reino do Congo não estava ligado ao reino do Gana. O que ha é algo que se aproxima da unidade sem o ser, isso do ponto de vista cultural, por exemplo, acreditem ou não, sou capaz de reconhecer uma lingua da África sub-sahariana pela pronúncia que é semelhante pronuncia da ilha de santiago. Essa unidade do ponto de vista geopolítico é coisa que os panafricanistas querem fazer que seja tomado como verdade. Reparem que os paises do ponto de vista geopolítico nunca se uniram com base em pertencerem a determindo continente. Por isso é que a Europa é tida como um continente separado da Ásia quando geográficamente a França está para o Irão assim como o senegal está para a Namíbia. O império romano estava mais ligado à India do que à península escandinava. O panafricanismo é uma ideologia lunática.
Alguns Caboverdianos foram usados como capatazes em Angola simplesmente pelo facto dos Portugueses terem naltura o control total sobre cabo Verde, ao contrário das restantes colônias, quando o homem ai diz que os Angolanos em Portugal não gostam dos verdianos os motivos são totalmente outros e local e não por terem sidos ausados como capatazesl , e importante saber que os cabiverdianos e os santomenses levados em Angola pelo português vivem completamente na paz sem o mínimo problema.
Juvenal Da silva é verdade Os cabo-verdianos e Santomences em Angola vivem melhor que os Angolanos nativos
Augusto,os santomenses e cabo verdianos vivem em paz em Angola, mas têm o mesmo estilo de vida que um angolano. Se vir a comunidade cabo verdiana no Prenda, Luanda, vivem tal qual os angolanos deste bairro, professores universitários ganham consoante o nível de formação/experiência tal como o angolano.
@@melilime2056 descendentes de portugueses, caboverdianos e santomense têm em geral melhores condições económicas em Angola desde o tempo colonial. Toda gente sabe disso? Só nega quem não quer ver ou é um deles.
Até o caboverdiano mais claro em cabo verde tende a ter melhores condições do que o caboverdiano de pele preta.
@@ditocerto vai pessoalmente ver a comunidade cabo verdiana no Prenda, na Boa Vista os Santomenses (outro bairro periférico do qual não me lembro agora o nome), depois podemos continuar a discussão. Até lá,fica bem
@@melilime2056 eu sou Angolano e conheço muito bem a realidade desses bairros. Dizer o que dizes é o mesmo que dizer que não há racismo e nem outras disigualdades em Portugal porque numa certa área do país todos têm o mesmo nível de vida. Isso seria uma tolice.
Repito: descendentes de tugas, caboverdianos e santomense em Angola sempre tiveram privilégios raciais e de classe em Angola, por isso tendem a ter melhor nível econômico. E quem nega é quase sempre um deles, como você eventualmente.
Conheci muitos cabos verdiano , são um povo bom.
sim, meu caro. Somos um povo bom, mas esses dilemas apresentados no vídeo permanecem entre nós e destroem nossa sociedade. O legado colonial deve ser varrido do mapa.
Penso o contrário. O legado colonial representa parte da nossa identidade. Somos descendentes desses colonos também e a história deles é também a nossa história e isso não deve ser apagada e nem esquecida.
@@a.sanches610 não á domínio da classe de elite mestiça em cabo verde. liberdade para os africanos.
Desculpe, mas esse título parece tendencioso. Cabo Verde já nasceu uma nação mestiça, já que no pré-descobrimento era um arquipélago desabitado. Portanto, a mescla de cultura europeia e africana é a marca do rico povo cabo-verdiano, como foi bem explicado em 9:45.
Não era um povo desabitado, Estava habitado pelo povo lebou do Senegal bem antes dos supostos descobrimentos
@@m-beatz5947 Não, esse cabo Verde onde o povo Lebu viveu é um cabo africano (uma ponta de terra no norte do Senegal - Cap Vert) e não as ilhas.
@@stela_solar hum ok
@@stela_solar Pois estava a confundir 😅
Como cabo-verdiana, não podemos negar as nossas raízes portuguesas de violação e estrupação. Temos de aceitar, fazer as pazes e seguir em frente. O seguir em frente é reconhecermo nos como Africanos. Porque de vivência, de cultura, somos Africanos, não somos portugueses.
Sou do Ceará Brasil e adimiro muito o povo africano amo o povo de cabo verde
É essa crise de indentidade que eu cresci a sentir, sou português, creci em Portugal mas nunca percebi essa desassociação com África que nos liga e desliga caso sejamos confrontados com algo que pensamos ser superior que nós
Realmente complicado..
De tanta ignorância que eu vejo as pessoas falando aqui me dá vontade de vomitar " o povo cabo verdiano e racista sim, sou caboverdiana com muito orgulho mais pelo menos uma vez n vida se admitam isso pq é verdade minha gente, é so ver a chegada dos guinienses lá, a maneira como SÃO tratADOS, OS EUROPEUS QUANDO CHEGAM AI SÃO TRATADOS COMO REIS E RAINHAS, ACORADM PRA VIDA MINHA GENTE DEIXAM DE VIVER NO MUNDO DA ILUSÃO---ESTOU ESCREVENDO ESSA MENSAGEM EM GERAL PARA A MAIORIA DOS CABOVERDIANOS SE TOCAM.....NUNCA OUVI NINGUEM FALAR AI MEU TRISAAVO OU BISA ERA AFRICANO, SO FALAM 2 MIM TEM RAÇA PORTUGUES, ETC ETC.....
Não acho, nunca senti isso, mas eu vejo muito raiva por aí
Vdd
Misericórdia 🤦♀️🤦♀️🤦♀️
bu ka sabi diferenza entri racismo e xenofobia i dipoz bu ta fala atoa
Na tudo pais di africa e si o pior
Jorge Mendes se me permite faço suas as minhas palavras com a diferença de que este ano tive felicidade de visitar a ilha da Boa Vista , fiquei rendida e apaixonada pelo local e mais ainda pelo seu Povo que foi acolhedor, caloroso e muito simpatico
sou brasileiro de salvador bahia. eu acho que cabo verde tem que investir em educação cultura uma nação precisa de escritores ,mùsica ,poesia etc não estou dizendo que não tenha ,mas é preciso firmar a cultura cabo verdiana para gerações futuras essa é só uma opinião minha não uma afirmação é claro que quêm sabe realmente é o povo cabo verdiano.
Se és de Salvador da bahia és meu irmão 👍.
Um grande abraço de Angola 🇦🇴🙏🇧🇷
clerıston santos onde foste tirar isso de que não há escritores ( tem 2, por exemplo que cantaram o prémio Camões !!!), e artistas ou intelectuais ??
joao correia pra nao falar da Cesaria Evora que e conhecia mundialmente.
clerıston santos, um abraço meu irmão Baiano!
@@guleiro ola
Vosses säo africanos e ponto. Acho que deviam ter orgulho das nossas raizes .💖
Nossa origem é 100% africana!?
É täo dificil ser africanos ? Kklkkkk vai dar uma volta , eu sou cabo tambem. Ok
Primeiramente vocês*
Segundo, nós somos africanos? Não. Somos cidadãos do mundo. Pois somos o resultado da mistura entre africanos nativos e europeus nativos.
Ok. Essa conversa os meus pais falavam sempre , parecia o mesmo disco. Respeito a opiniaö dos outros ainda assim cabo verde esta no conteninte afrcano .kkk.
@@vitorreis3097 a nossa realidade é diferente da vossa, mas não obstante a realidade do nordeste, se assimelha à nossa.
Sinto muita pena um país africano que não se identifica com a África, eu sou 🇲🇿 com muito orgulho e sou africano de raça na cor, maneira de pensar e tudo mais.... África continente rico e milagroso. Se os caboverdianos acharem que não são africanos que se retirem pra o mar. Porque nem os europeus serão.....
Porque o odio contra os caboverdianos, por serem mestiços. Quem matou Cabral, não foram africanos? Quem correu com os caboverdianos da Guine Bissau, não foram africanos? Quando Guine e Cabo Verde obteram a independencia os dois paises eram um so pais. Porque a separação depois da independencia? Sabes porque? Porque os guineenses não queriam os brancos e mestiços. Falas dos caboverdianos, mas não falas do Congo (RDC), onde brancos e mestiços não podem ser Congoleses. Vossa hipocrisia desavergonhada.
@@jota4u não creio que ele odeia cabo-verdiano, ele assistiu o vídeo ficou chocado e comentou. Não é ódio. Eu mesmo também fiquei espantado. Conheço muitos cabo-verdianos e não sabia que era essa a mentalidade deles. Quero tanto conhecer Cabo Verde, mas...
@Hernany Santos já estão no mar? Kkkkk.
@@jota4u Cala-te seu ignorante! Caboverdianos é filho dos guineenses com portugueses. Vá estudar. E foi de pior forma. Porque nessas ilhas desabitadas que os tugas enviavam os presos guineenses e violantarm essas mulheres guineenses.
Não somos Africanos, temos influências Africanas que é diferente. O que ser Africano para ti ? Porque mesmo dentro de
Africa há várias Africas ? É impossível fugir às nossas origens que é a mestiçagem, e que tanto orgulhamos, e reconhecemos todas as origens dela!
Foi como ouvir a história bdo Brasil. Colonialismo segue vivo. Deus tenha pena de nós. Um beijo brasileiro para os irmãos cabo verdianos.
Concordo plenamente contigo, Lari Garcia. Moro no Brasil faz tempo e muitas questões que aparecem no vídeo tem suas versões brasileiras.
Colonialidade do Poder(Quijano).
Sou brasileiro e não nego meu passado português. Também sei muito pouco sobre meus antepassados não portugueses. Olhemos para o futuro.
Na verdade somos uma sociedade que surgiu miscegenação de povos. Antes queriamos ser portugueses de segunda classe porque isso era melhor que ser africano. Depois passou a estra na moda dizer que exite um povo africano. Como oficialmente uma pessoa mulata é tida como preta e se é preto tem que ser vítima, passou a estar na moda dizer que somos uma nação africana que sofreu 500 anos de exploração portuguesa. Mentira. Os portugueses que vieram para cá e praticaram a escravatura deixaram as terras e o direito de abusar aos filhos legítimos que dexaram, por sua vez aos filhos legítimos desses e assim por diante até chegar a nós. Em Cabo Verde fomos o tempo todo o opressor e o oprimido.Estivemos sempre juntos com portugal na opressão e no racismo que praticavamos a cabo-verdianos e até a guineenses onde fomos coloniadores embora de categoria inferior a um branco da metrópole. Se portugal mandou pessoas da europa para angola e Moçambique, para a Guiné mandou cabo-verdianos, que eram colonizadores tidos como racialmente superiores aos indígenas. De facto não eramos uma colônia como as outras e a independência foi uma agressão que cabral (um monstro para os cabo-verdianos) e companhia nos fizeram. Impediram que fosse votada nas urnas e instauraram uma ditadura depois do 5 de Julho. Fiz um vídeo onde falo das mentiras relacionadas com o 5 de Julho: ruclips.net/video/odM6CHdk-dA/видео.html
O documentário não foi muito aprofundado. Faltou mais conteúdo (histórico, cultural, imagens do país) para fundamentar essa temática.
Como cabo-verdiana e orgulhosa de pertencer à mãe África, vejo neste vídeo uma imagem muito negativa de um país que enfrenta sim consequências da colonização, mas que também possui suas potencialidades.
No final do vídeo, quem não conhece " o Cabo Verde do dia-a-dia", conclui que é um povo sem identidade....o que não corresponde à verdade.
Nem mais. 👌
Zilene Ramos falaste muito bem gostei da sua afirmação, sou Angolano e desejo-te muita paz , saúde e força .
Ninguém conclui que cabo verde é terra de gente sem identidade, querida. Acho que não entendeu ou não quer. O documento nos mostra a "crise de identidade".
@Bax Tex O seu trisavo ou quarto avo vieram da Guiné-Bissau. Caboverdianos são filhos das mulheres guineenses com homens portugueses. E duma forma cruel. Nessas ilhas que os tugas enviavam os presos...
@@jonasfor8473 nem todos os caboverdianos. so os sampadjudus que são filhos das mulheres guineenses com homens portugueses.
eu sou portugues e ainda nao consigo perceber que por enquanto as ilhas dos azores e madeira pertence a portugal e sao ilhas descobertas enquanto cabo verde foram descobertas tambem embora fossem usado para trafico de escravos vindos de Africa e Portugal deu independencia.Numca vivi em Cabo verde e quando vejo esta pelicula e como se estivesse em Portugal.abraco aos irmaos cabo verdianos.gostaria visitar essas ilhas.
Deus fez o homem branco e o homem negro, e o portugues fez o mulato
Inflizmente a má historia do passado fez boas coisas e criou um lindo país Cabo Verde.
Nao nos podemos chatiar com a agua derramada, devemos aprender com ela para nao repetir o erro e pensar num presente e futuro sem ressentimentos
cabo verde nao e um pais mais sim uma ilha. Todos nos temos que saber de onde viemos para posteriormente saber aonde vamos. Se querem negar quem voces sao entao deixa o branco vos dizer pela cor da vossa pele quem sao voces. E tao bom saber que cada paiis tem um continente!
@@SuzysCakeWonders Caborverdianos = Guineenses + Portugueses! Sim, só que foi de uma forma cruel. É nessas ilhas que os Portugueses enviavam os presos guineenses. E nesta mesma ilha que violaram essas mulheres...
@@jonasfor8473 nao todos
Ainda por cima nos e um povo tao inteligenti mas na mesmo tempo tao ignoranti.★♡
+Leon X verdade bro!!! nu tem ki dexa di ser ignorante man!!!
N digas asneiras! O cabo verdiano é burro como os portugueses o são!
Kk triste..mas com grande grau de verdade..
@@nunosoares8500
Essa mesma "burriçe" foi "injectada" através do vosso colonialismo troglodita banal e barbárico.
As últimas pessoas que deveriam comentar algo sobre os caboverdianos deveriam ser os mesmos portugueses.
(???) Como assim, se distanciou da África?
Antes dos portugueses, o arquipélago de Cabo Verde era desabitado. Ou seja, não existiam africanos em Cabo Verde.
Vídeo sensacionalista (no Brasil significa exagerado, apelativo, tendencioso, propositalmente falso para causar fortes reações, etc.)
agora entendo o porquê dos brancos dizerem que os negros não gostam deles mesmos. auto ódio é lixado. desde de pequena com a convivência de caboverdianos, que percebi o auto ódio aos outros negros . a questão da pele clara é muito importante para eles. eles tem uma politica que só se procriam com eles mesmos para a próxima geração continuar com aparência europeia. em Portugal eles tem um tratamento diferenciado. triste o tratamento que eles dão aos outros negros sendo eles predominantemente mais negros que mestiços. que vergonha.
vergonha eh vc.
vc esta falando dos caboverdianos mulatos.
eu como caboverdiano e preto, eu considero esses mestiços europeu e branco.
e nos negros somos africanos.
por que eh dificil pra idiotas como vcs aceitarem isso.
ah olha quem fala vc tem filhos mestiços 🤣🤣🤣
nao gosta da propria aparencia 😂
Aqui no Brasil os nomes são europeus, a arquitetura é europeia e também aqui teve escravidão em larga escala. Ou seja, no Brasil também não se tem quase nada que lembre os habitantes originais, os índios. Pode-se dizer que a escravidão negra por parte dos europeus não foi exclusiva destes, mas os próprios negros da África continental escravizavam os de outras tribos. E ainda hoje em dia, este mundo vive o estigma da escravidão de todos os tipos, infelizmente. As ideologias racistas, de gênero e outras tentam afetar o psicológico das pessoas relegando-as a "cidadãos" de segunda classe, porém nessa agenda a intenção é causar divisão entre as pessoas (negros contra brancos; homo contra héteros; homens contra mulheres; etc), porque trata-se da velha estratégia de "dividir para conquistar". O maior valor do ser humano não está na sua aparência, mas na sua alma. A alma é que dita quem somos e o que somos. Por isso, qualquer tipo de ideia falsa que venha a reduzir o ser humano a carne e ossos apenas, é falaciosa e capciosa. A maioria das pessoas, em Cabo Verde, no Brasil ou em outros países são pessoas boas, honestas e desejam o bem ao seu próximo, por isso essas mesmas pessoas devem perseverar em fazer o que é bom e estar atentas ao que é ruim. Fazer do mundo um lugar melhor é ter atitudes boas, mas agindo com sabedoria. "As pessoas julgam pela aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter." Renato Manfredini Júnior.
Apoiado!
Brasileira concordando com um Brasileiro 😉😊😍
Estou aqui a me perguntar se Os De Cabo-verde, estudam A Historia de Portugal desde pequenos, porque os meus Colegas quando chegam agora de Cv não percebem nada da materia e os Angolanos que Falam sobre a Historia de Africa e Europa Conseguem se destacar?
Mt pelo contrário estudamos a história de cabo verde mesmo onde inclui os colonos portugueses claro.
Nós os angolanos somos mbora bwé barra, já desde os nossos ancestrais, para não falar só dos antepassados, a nossa inteligência fica mbora é problema.
Ser cabo Verdiano não quer dizer ser preto,branco ou mulato , ser cabo Verdiano significa AMAR e LUTAR por CABO VERDE ....
Será ???
Sou Brasileiro e amo o Cabo Verde. Para mim vocês são meus irmãos dependendo ou não de ser africanos. Para mim o Cabe Verde é um pedaço do Brasil que ficou distante e no meio do caminho da viagem de Portugal.
@@CharllesC78 deixá de ser vira-lata nojento
@@brazilianknight5309 💟🇧🇷😂😂😂👍
@@CharllesC78 cabo verde tem nada a ver com portugal, a nao ser a lingua, nao fala bab0seira
Gostei muito , cabo verdianos dja sta na horas de no assumi nos identidade Africano.
so es considerado africano geograficamente porque culturalmente tens mais origens de europeus do que um africano. Entre tu e um Angolano Moçambicano etc ele é sim 100% africano largam mas é esse complexo estupido e assumem de uma vez por todas caboverfianos e ponto final
@@frenandomartins7690 A cultura cabo verdiana tem mais influência africana do que europeia , por exemplo o batuco e o funaná tem imensa influência africana , o crioulo cabo verdiana e uma mistura de português com crioulo , na história tbm diz que cabo verde já estava habitada, pelo povo lebou ( grupo étnico do Senegal) que se voltava para o comércio de pesca , a razão do povo cabo verdiana ser mestiço foi devido ao estrupo e violações que os portugueses faziam nas mulheres negras
@@frenandomartins7690 Cabo verde e 100% AFRICANO, seu ancestrais eram do Senegal , senegal e um pIs africano !! Cabo verde fica muito mais perto do Senegal do que a própria Europa !!
Africano? Nunca. Caboverdeano sim. É outro mundo em todos os aspectos que até recebe migrantes Africanos que estão a viver mal na terra deles.
Acho incrivel o entendimento redutor que se tem do cabo verdiano na história. Para uns foram só escravos, para outros capatazes. A realidade foi bem mais rica e complexa. Foram escravos, foram escravocratas, foram capatazes mas também foram Senhores, foram descobridores e grandes navegadores, foram de tudo um pouco. É uma nação peculiar com uma história muito própria que só deve orgulhar os seus habitantes mas que pela ação de alguns, e por razões ideológicas, conseguiram colocar CV numa crise de identidade.
o problema geral do povo cabo-verdiano é que nenhum trabalho foi feito para desalienar as suas mentalidades desde a independência. notamos que apenas os habitantes das ilhas do sotavento, exceto Fogo, aceitam muito mais pertencer a África, os das ilhas de barlavento rejeitam a África
A independência é que alienou os Cabo Verdianos tentando retirar-lhes o passado europeu. Os que praticaram escravatura em CV foram herdados por cabo-verdianos. Alguém em Cabo Verde é que deve-se envergonhar de o seu passado ter escravisado outros antepassados de cabo-verdianos. Não são os portugueses é que devem ser vistos como pertencendo à nação que nos escravisou. O PAIGC na sua política de disseminar ódio fez muitos acreditarem que eramos os escravos e os antepassados dos atuais portugueses nos torturaram.
@@worldcitizen4 antes da independência os portugueses proibiam qualquer forma de cultura africana em Cabo Verde e hoje o governo tem preferido privilegiar a cultura europeia e cada vez mais minimiza a cultura africana em Cabo Verde notarás que a maneira como vistir as mulheres do campo em Cabo Verde ainda é a mesma Mulheres rurais portuguesas da época. é verdade que os colonos portugueses contaram com a ajuda de alguns cabo-verdianos para perseguir a escravidão rebelde em fuga em Cabo Verde e fora dela.
@@johnice099 Nunca foi proibido forma alguma de cultura africana em Cabo Verde. Não havia necessidade.Tanto é que nossa música tem muita influencia africana e não é só o funaná ou o batuque. Vejo semelhança mesmo na morna do sotavento. Os cabo-verdianos não se podem assumir simplesmente como os oprimidos no processo da coloniação. Herdaram tanto do escravo como do dono do escravo, tanto é que antes de 1975 este arquipelago já era todo nosso e o tem sido desde que os portugueses cá chegaram. Se podes dizer que fomos escravos que cá sofreram. Podes igualmente dizer que fomos opressores que torturaram escravos. Fato indiscutível: as famílias que detêm as terras em Cabo Verde vivem aqui a séculos e são tidos como cabo-verdianos. Conclusão lógica: Se essas famílias detêm essas terras a séculos então foram eles que praticaram a escravatura.
Conclusão final: Quem praticou cá a escravatura e todos os abusos de que tanto se fala aos cabo-verdianos são exclusivamente cabo-verdianos.
@@worldcitizen4 para ti os portugueses não fizeram absolutamente nada de mal em Cabo Verde não praticaram a escravatura não colonizaram as nossas terras nem criaram os campos de concentração no tarrafal e tortura em mortos pró separatistas não mataram à fome milhares de cabo-verdianos nos anos 40 e 60 não mandaram milhares de cabo-verdianos para São Tomé para trabalhar como escravos
@@johnice099 Os cabo-verdianos que são os donos das terras em CV praticaram a escravatura. Os cabo-verdianos eram donos das terras e deixaram os escravos morrerem de fome mas também naquela época assistência era coisa que não havia. A França foi o país mais avançado do mundo e a revolução francesa (1789-1799) se deu porque o povo estava passando fome. Que se pode dizer de umas ilhas afortunadas. Muitos cabo-verdianos foram para Santomé para escaparem à fome. Mas os CaboVerdianos sempre jogaram nos dois campos: como africanos dominados e como europeus dominadores. Em que colónia é que todas as terras pertencem ao povo dominado? Em que colónia nunca houve uma intervenção militar dos colonizadores nem aquando da conquista? Em que colónia quem mantem a ordem são os colonizados? Estas ilhas viram grandes abusos a serem praticados. Nós somos os descendentes dos oprimidos, nós somos também os descendentes e herdeiros dos opressores. Tenta culpar os descendentes das famílias poderosas do passado. Vai ao cartório para saber quem são, Não culpa os portugueses. O PAIGC foi mestre em semear o seu ódio. Cabral disse que os cabo-verdianos e os guineenses eram oprimidos pela colonização portuguesa. Isso é mentira. Na guiné os cabo-verdianos foram COLONIZADORES junto com os portugueses. Foram portugueses de segunda. O criolo que se fala na Guiné Bissau é lingua dos colonizadores cabo-verdianos. Para Angola e Moçambique foram portugueses de primeira: O homem branco. Por isso é que lá a língua das grandes cidades é o portugues. Para a Guiné Bissau, não sendo um território tão bom, a massa da população do colonizador que lá foi, foi de portugueses de segunda (que tinha orgulho na condição): o filho do homem branco com a preta: o cabo-verdiano. Por isso é que a língua franca lá é um crioulo muito parecido com o de Santiago.
damn this is super interesting and sad at the same time ......
Estou confuso afinal, esta senhora que fala aí 20:42 qual deve ser a raça dela? Porque a família não poderia aceitar ninguém com a mesma cor que ela.
Problema muito sério. Grande coragem enfrentar isto sozinho, mais vale assim que braços escondidos ou cruzados. Sucessos e muita força Redy.
Caboverdiano Precisao d Estudar mas a sua historia e deixarem d ser racistas com eles mesmo.
O racismo entre negros é um assunto mundialmente partilhado.
Não só em Cabo Verde.
@@RENATO10ification Mistura de raças da nisso
Comecei a ver o vídeo, e logo no início se nota uma clara distorção ou mesmo uma inversão da história tal, que é impossível que seja por falta de conhecimento ou de incapacidade para pensar; é nìtidamente por má-fé. Como é possível que aquele idiota não core de vergonha dizendo que o bairro chamava-se Kwame NKrumah e que depois de muita briga mudaram o nome para Craveiro Lopes? Quem não conhece minimamente a história de Cabo Verde e também da África, há-de pensar que quando os descobridores portugueses cá chegaram, o Bairro com o nome de Kwame Nkrumah já existia, e que Kwame NKrumah naquela altura já era uma personalidade africana. E o jornalista português fica quieto a escutar tanta asneira. Ou o jornalista não conhece a nobre história de Portugal ou então é parte dessa tentativa de aldrabar e desconstruir a história e humilhar Portugal e toda a sua gesta histórica.
Mas, antes das outras considerações, era preciso dizer qur o título é altamente ridículo e intecionalmente enganador.
Acho que concentrar no um erro e não entender a mensagem que ele transmitiu é triste. É verdade que a maioria das ruas de Cabo Verde tem nomes dos exploradores portugueses, até aqui nos Estados Unidos, ainda tem ruas com nome dos colonistas. A verdade dói mas nos somos africanos e temos que aceitar isso, e parar de ignorar os nossos irmãos e irmãs africanos. Europa e americanos destruíram Africa, e não importam com o povo africanos, apenas recursos naturais que roubaram e continuam a roubar sem medidas.
@@drnatalinas.c.webster3621 olha a destruição de Angola..se quiseres mostro de Moçambique e da Guiné tambem ruclips.net/video/LD-yNHwWiTQ/видео.html
@@drnatalinas.c.webster3621, antes de mais devo dizer que não se trata de um simples erro, ou de um lapso linguístico. Se fosse seria irrelevante. Mas estamos perante uma distorção da própria ordem dos factos, e quando assim é, significa que a base intelectual sobre a qual ele constrói o seu raciocínio e discurso é falsa. Ora, de uma base falsa e distorcida só se constrói coisas ruinosas. Em segundo lugar, quanto ao conceito de descobrimento, é preciso que se saiba que a palavra descoberta não quer dizer que os povos das civilizações antigas (gregos, romanos, fenícios ou egípcios) não tenham estado antes nos territórios onde Portugal e Espanha, ao chegar, se instalaram, estabeleceram a civilização (se se quiser uma civilização diferente) e uma ordem social diferente a partir de padrões cristãos e europeus. É claro que isso não significa que ninguém tenha estado nessas terras antes de Portugal e Espanha. O conceito de descoberta deve ser compreendido em três sentidos: em primeiro lugar, a descoberta desses territórios para a Europa, o centro do mundo cultural e espiritual (facto històricamente inegável), em segundo lugar no sentido de dar a conhecer, mostrar, pôr à descoberto a esses novos povos um novo modo de ser e de se situar diante das coisas e do mundo, isto é, a civilização cristã e europeia, e em terceiro lugar de os novos povos se descobrirem uns aos outros. Relativamente a Cabo Verde, essa ideia de descoberta é ainda mais clara porque realmente quando Portugal aqui chegou, as ilhas não só estavam desabitadas (o que pode levar a pensar que a não existência de habitantes era momentânea, mas que havia sinais de presença humana ou de uma sociedade organizada no passado), mas eram mesmo desabitadas e sem sinal algum de presença humana ou de alguma sociedade organizada no passado, portanto fica assente que Portugal não só descobriu Cabo Verde, dando-o a conhecer não só à Europa e a todos os povos que dele pudessem não ter conhecimento, mas sobretudo criou Cabo Verde: com a sua acção habitou-o, criou condições para aqui se situar e viver e com sua acção criou uma nova sociedade, não uma sociedade africana como é evidente (pois é incongruente afirmar que um país europeu criou uma sociedade africana), mas uma sociedade luso-crioula. Mas mesmo que Portugal tivesse cá encontrado sinais de uma sociedade organizada já extinta ou mesmo algumas pessoas, tais factos em nada afastam Portugal como descobridor destas ilhas e construtor desta sociedade crioula.
@@lucasevangelistalima3262 Portugal não "descobriu" Cabo Verde. Portugal explorou e cometeu atrocidades em Cabo Verde. Não há contra-argumentos e não há como defender o indefensável.
Nós Cabo-verdianos fomos vítima de uma estratégica política portuguesa que usava Cabo-verdianos como capataz noutros países africanos, eu acredito que se Cabo Verde tivesse recursos naturais ( petróleo, diamante etc) ainda hj seríamos governados pelos tugas... e vivíamos nos dias de hoje uma escravatura de falsa liberdade... Viva Amílcar Cabral viva África
Cabo Verde foi forçado à independência que não queria nem tinha condições para ter, pelos comunas e socialistas que dominaram Portugal. Se não tivesse sido forçada à independência e não tivessem saído os quadros superiores e técnicos. Se tivesse ficado região autónoma com Açores e Madeira. Hoje Cabo Verde seria a Suiça de África, um rico paraíso financeiro. Centro económico de qualidade e para benefício de todos os cabo verdianos. Ou pensão que qualquer racismo ou espírito colonial que pudesse existir há 40 anos não teriam sido expurgados, aliás como já estavam a ser mudados na altura. Teria ensino superior e financiamento Europeu através de Portugal. Muito sofrimento e pobreza teria sido evitado. Até porque cabo verde antes dos portugueses não existia. Era um arquipélago deserto.
Bu sta dodu bu gosta di xinti vítima nu ten ki ta anos é africano só ke ez escraviza negros por isso ke nu sta na cabo verde se nao nu era di Congo ou Angola ou Uganda Ghana noz arquipélago ka tinha ninguém, nos ki ta pensa pamodi bu tem sobrenome portugues ou é mestiço... Nada nu ka tem haver ku Europa nos é puro africano
@@Macvallesantos1 até podes ter razão mas é melhor cada povo cuidar do seu destino, sem ressentimentos apesar do racismo e escravatura (dos antepassados) curto dos portugueses fizeram coisas boas também pelo mundo fora
Voces cabo-verdianos são produto de Portugal....pára com a vitimização! Cabo Verde nem queria ser independente!!
Em termos genéticos vocês são tão europeus como africanos, é 50% - 50%.
Preferem ser independentes e pobres do que território português rico e desenvolvido, os Madeirenses também de ilhas Africanas foram mais espertos por preferirem continuar portugueses, hoje tem um desenvolvimento e um nível de riqueza ao nível de Portugal.
eu sou de congo eu gustei meu irmanhos et irmanhas de cabo verde. Os sao todos Africanos
Fico muito triste com a realidade do meu país; odeio racistas. Sou sim africano de Cabo Verde.
AFRICANO? Não. Cabo Verdeano sim pois trata-se de outra realidade.
É uma pena ser apelativo cuspindo pra os que tão bem deram a sua vida por cabo Verde
Boa noite, amigos! Vi comentarios sobre preconceitos remanecentes da escravidão, não os entendi. Há preconceito por parte de quem para quem? Aguardo ajuda.
Da elite mulata contra os "pretos" menos favoritos sendo eles cabo verdianos ou emigrantes da costa da áfrica
Tbm tive dúvida qdo vi o vídeo.
@@kingofcv essa elite e desde colonialismo. eles querem acabar com os pretos de cabo verde.
Se o homem e formados pelas circunstancias, as mesmas circunstancias devem ser formadas humanamente.
Cabo Verde era desabitado antes de Portugal chegar
A negada se acha branca kkkkkk piadistas
Não é bem assim, sou negro e africano
bizarro em, africanos se achando europeus e negando seu povo
minuto 18:08. Então quando é que a história de CV começou?
Salve Cabo Verde. Abraço ao povo Caboverdeano
Aqui no Brasil, também usamos a expressão: “Para inglês ver” apenas um faz de conta!
Nasci no Algarve, não conheci os meus avós, bisavós e a minha cor nem é branca, nem mulata, nem negra... Também não é azul nem verde.... Posso ser descendente de árabe, mouro, judeu, grego, fenicio etc. Para dizer a verdade a única coisa que me interessa é aquilo que eu sou como ser humano. Não creio em raças, religiões nem deuses.... Não tenho paciência para envolver-me em conversas buscando culpados e fantasmas que expliquem aquilo que sou hoje.
em suma estás perdido ,não conheces a tua origem ( bebê de proveta).
Já eu conheço a história da mina família deste o século 15
@@MiguelSilva-pt3dgmuito bom, isso é o que é ser autóctone ou seja ( filho da terra ).
@@MiguelSilva-pt3dg não me diga que descende de um trilheiro da época conhecido por o Silva seis dedos chegado do Paralistão. Foi bobo da duma tal pardalona Maria Cuca que habitava fora das muralhas, na Cova da Moura.
@@fernaodias2591 lamento não somos primos
O aparecimento do colono significou, sincreticamente, morte da sociedade autóctone, letargia cultural, petrificação dos indivíduos. Para o colonizado, a vida só pode surgir do cadáver em decomposição do colono (FANON, 1979, p. 73).
O colonialismo desligou Cabo Verde de África?????
Que estupidez!
O arquipélago de Cabo Verde era desabitado, aquando da sua descoberta em 1460!
Foi com a chegada dos colonos, a maior parte africanos, que Cabo Verde passa a ter laços com a África
Isto é Mentira. Começa por pesquizar a História dos Mouros e vai aprofundando até chegares aos Fenicios. Portugal e toda a Europa erá de Pessoas negras e mulatas antes dos Caucasianos.
@@scaypop mentiroso és tu e não sabes ler. alguém falou no povo da Europa? O que se disse é que antes dos portugueses, Cabo Verde era desabitado e essa é a verdade.
Pois, uma completa estupidez. E não creio que seja por falta de conhecimento, é pura má-fé.
Cabo Verde não erá dezabitado, foi destruido no grande cataclisma do seculo 17/18 onde morreram cerca de 33 Bilhoes de pessoas, foi o ultimo reset até a data atual. Muitos pesquizadores estão a chegar a esta conclusão depois de já estar claro que a nossa história é toda ela mentira e truncada.
NEbs Cos Tens referencias para o que estas a dizer? Gostava de ler essa pesquisa.
Esse rapaz nao conhece a historia do Bairo Craveiro Lopes nem do Liceu. O liceu foi construido durante a epoca colonial e chamava-se Liceu Adriano Moreira. Apos a independencia recebeu o nome de Domingos Ramos. Falar daquilo q nao se sabe da nisto. Sou Caboverdiano e Africano com orgulho.
O crioulo é quase igual ao português, só algumas palavras e pronúncias que mudam. Será que é só o crioulo cabo verdiano que é assim?
é melhor ler certas coisas do que ser analfabeto né
o que vc sabi de cabo verde em me diz
vc não sabe nada
os brasil é u dos paises com maior taxa de criminalidade no mundo agora vc vem dezer que os cabo verdianos são ladroes e criminoso
@@gilcorreia6242 ele não é brasileiro e sim português. Jamais um brasileiro falaria algo assim, portanto fala mal de portugal não da gente.
Que pena.. africano fugindo d ser Áfricano. Tudo por falta d identidade d cultura e autoconhecimento
A República Dominicana tem o mesmo problema,com Haiti
Realmente es un problema de nunca acabar lo que tenemos con los Haitianos. Muchos dominicanos somos racistas no sabiendo que también somos descendientes de africanos.
Este é um país irmão que eu gostaria de conhecer.abracos a todos.tmj.
Só Africano? Porquê? O que define isso? A geografia? A cor da pele? A sua genética? A sua cultura?
Joaquim Guimarães e o que me pergunto. Fiz um teste de DNA e tenho mais ou menos 50% africano e europeu. Nasci e cresci em Portugal de onde uma parte do meu DNA faz parte. Porque que tenho que me considerar so africana? E esse e o dilema. Querem obrigar os cabo-verdianos a negar uma parte da sua identidade, porque a escravidao por parte dos portugueses e vergonhosa. Como se os nossos irmaos africanos terem vendido os nossos antepassados aos portugueses nao fosse vergonhoso.
@@norwegianantiqueporcelain6314 de facto esta questão, que motivou o video, não faz sentido mas é real. Tenho convívido muito com Cabo Verdianos e a conclusão a que cheguei foi que a narrativa histórica promovida após a independência, que acentuou de forma imprecisa o lado negativo do colonialismo português em Cabo Verde para fazer dele bode expiatório e sustentáculo, por oposição, para a construção da nacionalidade Cabo Verdiana, traduziu-se numa crise de identidade. A solução passa por um maior conhecimento da história da Humanidade, de Portugal e de Cabo Verde (que é bem mais digna e interessante do que se pensa) e pela (re)leitura dos escritos de Amílcar Cabral. O mundo pode aprender muito com Cabo Verde e este tem tudo para ser uma luz de esperança no mundo. Sejam eles capazes de se admirar com a sua história.
A geografia, por pertence ao continente africano.
@@claudiolima5543 Portanto, os madeirenses são africanos. A minha pergunta era uma provocação. Não é a geografia nem a cor da pele nem a genética, é a forma como as pessoas se sentem, como se identificam e isso tem muito de subjetivo, podendo existir num mesmo lugar pessoas que se sentem de modo diferente. O problema que eu identifico é o facto de muitos cabo verdianos ignorarem, desprezarem até, uma parte da sua herança, seja ela europeia ou africana.
@@joaquimguimaraes3042 Na verdade, o que eu tenho visto é que muitos caboverdianos não querem ser africanos, mas sim europeus, o que não corresponde à verdade, porque, geograficamente, Cabo Verde está numa ilha africana, assim como Madagásca e São Tomé e Príncipe, dentre outras, por isso a localização continental não depende de vontade, ou se sentir parte, ou não, mas sim de geografia. O facto também de serem mestiços, com a genética predominante africana, mas que muitos não querem se assumir negros, por serem "mais claros" do que os africanos do continente, também é um factor que leva muitos caboverdianos a renegarem sua condição de africanos, o que mostra que existe racismo e muito em Cabo Verde. Depois, eles acham ruim, quando são discriminados por serem pretos africanos em Portugal e outros paises.
Qual data desta publicação?
O cabo-verdiano tem o diteito de ter orgulho de ser cabo-verdiano, de ser um país mestiço não apenas racialmente mas culturalmente. Cada país africano tem sua cultura própria. Aposto que os etíopes tem orgulho de serem etíopes e da sua cultura própria. No BR nós nos sentimos primeiro brasileiros, depois sul-americano e latino-americanos. O mesmo acontece com outros latino-americanos. Nos Estados Unidos por ex a maioria dos latino americanos prefere ser definida pela nacionalidade dos países em que nasceram ou que tem ascendência e não como latinos
Vídeo tendencioso e desnecessário.
Sejam mais honestos quando discutem assuntos sensíveis sobre um povo.
Nós somos Caboverdianos, isso não é o suficiente? Qual é a vossa intenção ao fazer este vídeo? Passar uma imagem de um povo sem identidade?
Temos uma cultura própria, língua própria, estilos musicais próprios e tudo que possa identificar uma sociedade independente.
Não venham com esses disparates de preto/branco, africano/europeu etc.
A nossa identidade é unicamente CABOVERDIANA e temos orgulho de ser quem somos. O resto é treta.
isso é claramente coisa de esquerdista/marxista que adora criar problema inexistente (ou aumentar algum que realmente existe) e dividir a população de uma nação.
A esmagadora maioria dos Cabo Verdianos vive nos Estados Unidos , Portugal , Holanda , França e Luxemburgo , a maioria dos Cabo Verdianos que vivem em Cabo Verde têm nacionalidade Portuguesa ou desses países.
Querer culturalmente Africanizar os Cabo Verdianos é tão racista e colonialista como querer aportuguesá-los , afrancesá-los , etc.
Cabo Verde sempre foi uma nação crioula , quem se sente incomodado por não se sentir Europeu suficiente que se mude para África e quem se sente incomodado por não se sentir Africano suficiente que se mude para a Europa.
As ilhas eram desabitadas e os seus primeiros habitantes foram Europeus e Africanos , não há motivo para Cabo Verde ser mais Europeu ou mais Africano.
Parecem pais a perguntar a uma criança se ela gosta mais do papá ou da mamã.
Isto é típico de gentalha socialista que passa a vida a defender o multiculturalismo e a multietnicidade mas se a pobre da criancinha tiver o azar de nascer com a pele mais clara ou se sentir culturalmente mais Europeia querem matá-la.
👏👏👏
👏👏👏
Ate que em fim alguem que raciocina como deve ser.
Antres da chegada dos europeus Cabo Verde estava ligado a África? É claro que não porque nem seguir existíamos como Nação.
Este tipo de narrativa é meramente ociosa e distrai-nos daquilo que é verdadeiramente importante: alimentar, dar a melhor educação, melhor sistema de saúde e garantir uma justiça em condições de equidade para todos os Cabo-verdianos.
Branco, preto, mulato nao interessa. Isso é que divide o povo de hoje em dia. Sao Cabo Verdianos independentemente da cor da pele. Quem se agarra a esses dogmas é que continua racista. Cabo Verde é Cabo Verde, não é Africa nem Portugal, é um arquipelago lindo e próspero.
+Vasco Joao confortavel para voce branco dizer isso ,bem confortável !
vivo bem o meu presente pois nao tenho outro e os erros consigo ver de todos para nao repetir no futuro, só assim se pode sarar feridas
+M David bem, não será então essa a razão para pensares um futuro melhor?
se não pensares no passado, tens mais tempo para pensar no futuro !
como é que achas que heróis e guerreiros (no sentido filosófico da palavra) nasceram em Portugal ?
porque Portugal não os tinha e decidiu criar um reino, depois um império e depois uma família linguística e vocês fazem parte disso !
Vocês não têm que ter vergonha de terem sido escravos, os antepassados de nos portugueses também foram (dos romanos e outros) vocês têm que ter orgulho por esses escravos terem colonizado o mundo junto com europeus e de serem a prova da quebra de barreiras raciais por via do amor conjunto entre europeu e africano criando o mulato.
não foi o português que criou o mulato, foi português e o africano que criaram esses são vocês e é motivo de orgulho
M David então revolta-te com a atualidade e dá um murro na mesa também!
Não há escravatura pior ou melhor, escravatura é escravatura, portanto não venhas com hipocrisias dessas por favor.
Tens razão deve ser combatida e mostrada mas existe uma coisa Badalhoca e hipócrita chamada neo-liberalismo em que se for branco a escravizar preto é racismos, mas se for preto a preto o problema ja não merece ser divulgado, porque os senhores donos da África acham que o problema é deles e não diz respeito ao resto do mundo, porque o resto do mundo "é branco" ou pensa como tal.
Esses "senhores" que "lutaram" contra o suposto "colonialismo" e a escravidão dessimulada, hoje repetem tudo isso 100x pior, sem escrupulos e sem rei nem rumo, mas ò pá, eles são os donos do sítio porque assim decidiram (sem abdicar do poder) e são da mesma cor dos que são escravizados por eles, portanto, nada acontece.
nada disso tem a ver com raça, mas sim com falta de humanismo entre seres de qq raça
O que é "manjaco"?
etnia guineense/designação que os cabo-verdianos atribuem a todos os guineenses
@@mitonrocha3351 não só Guinnenses, todos os africanos (do continente) em geral.
esse video é de conteudo de esquerda,nos nao podemos ver a historia como algo negativo,fora que escravidao teve em todos paises do mundo e nao so em cabo verde
o que tem a esquerda a ver com isso???
@@joao-paulo-santos2 então não conheces a esquerda. Este tipo de conversa de conflito inter racial, inter geracional, inter regional, inter género. É a o objectivo da esquerda, dividir para vencer. Só vivem do conflito.
@@joao-paulo-santos2 não conheces mesmo a esquerda a que dizes pertencer. O objectivo da internacional comunista e internacional socialista é a conquista do mundo. E usam a comunicação social as ONGs e a ONU e outras para conquistar os países um de cada vez.
@@Macvallesantos1 os racistas pertencem a extrema direita
*A escravidão e racismo só não é negativa pros canalhas que a praticam.TOME VERGONHA NA CARA E VAI SE INFORMAR ANTES DE ESCREVER MERDA!!*
Grande reportagem ❤❤❤
Não sabia. Pensei que se achavam africanos. Agora tenho que ter mais cuidado em conversar com cabo-verdianos. Conheço muitos deles, inclusive alguns são amigos muito chegados, mas essa parte desconhecia. Eish
Sou Cabo-verdiano e africano
Não percebem porque não querem , quando estudei em cabo verde , dávamos histórias na primária, éramos obrigados a saber, tínhamos exames e...
Incrível. Portugal não deixou nenhuma colónia bem. Maltratou, destruiu e abandonou.
Que idiota, sou português com raizes caboverdianas e Cabo Verde está a evoluir, sem colonialismo nem haveria Cabo Verde e caberverdianos como povo criolo, colonizações portuguesas sao excelentes , visite a Madeira e Açores e veja que tudo é bem organizado, onde as colonizações falharam foi por influencia de outros povos nao por culpa de portugueses.
@@jaimegraca9328 ata! kkkkkkkkkk
@@joao-paulo-santos2 Visite os arquipelágos portugueses onde á muitos anos portugueses colonizaram as ilhas, veja como estão, se quiser mostro-lhe videos, veja Macau, eu vivi em Angola antes da descolonização, e depois com a guerra civil é que ficou mal, já Cabo Verde nos ultimos anos tem evoluido mas tambem foram os portugueses que indexaram o escudo caboverdiano ao euro, e Cabo Verde tem um programa de desenvolvimento da UE e parcerias diretas com muitos paises incluido Portugal.ruclips.net/video/yA_WyqBMZYU/видео.html
@Lucas Vidal Nada é 100% bom para ninguem... hoje Portugal é governado por pessoas que vieram do colonialismo, ou seja sem colonialismo essas pessoas que governam Portugal hoje não existiam.
@@josef.9325 O Brasil está melhor? 60.000 homicídios ao ano considerado o 3 país mais ignorante do mundo 70 milhões de pobres imagina se tivesse pior
Cheguei aqui por interesse de conhecer mais esse país, mas esse documentário ficou exclusivamente com uma visão acadêmica; talvez ,por isso, ele seja construído pela ótica da teoria crítica. Gostaria de ver a opinião do povo em geral.
Essa visão é correta Alace Alves. No entanto, também existe uma procura muito grande em voltar às nossas raízes africanas. Os mais jovens já têm mais consciência que não são portugueses, são cabo-verdianos, e uma vontade grande em voltar às raízes (África).
Djan flan nhos kel crioulo li fica sempri ligado a Africa,e obviamenti Cabo Verde.Nu ka podi desliga di nos descendencia.Keli e triste propi.Ate ainda crioulo ta discrimina companhero nos tud e mesmo povo.Wake Up,People.It's Time To Rise Strong&Proud★♡
Vamos esquecer o passado mau e seguir em frente , caminhando em direção ao futuro...
esta polemica acontece entre o Haiti e Republica Dominicana
@Público.... uma instituição de renome fazer uma reportagem destas. É muito triste ao ponto que chegamos. C.V é um arquipélago de ilhas descobertas e colonizadas por portugueses. Foram para levados vários povos de África. A cultura que la havia até 1974 era portuguesa. O criolo como língua ñ existe. É o mesmo que comparar o arquipélago da Madeira que também se situa na costa de África... ou as Canárias. Estão na costa de África mas são ilhas europeas. É uma vergonha que Portugal continua a investir milhões e milhões de euros como país em C.V e essa pequena nação os arrecade sem os investir. Nem vou falar bo sector privado português que faz andar a fraca economia de C.V.
Não fosse isso e queria ver o que era de C.V sem as organizações não governamentais portuguesas e também estrangeiras que fazem as vacinações e tanto mais. E mesmo assim há uma antognização contra o país Portugal e os portugueses. Porquê!?!?! Já estive em várias ilhas de C.V e nem eles próprios conseguem a união, falam 1 criolo diferente e depois vêm me dizer que é língua!?!? Não têm verbos, não têm sinônimos. Não passa de 1 português mal falado e inventado. Mais razão teria Angola com 14 dialetos (não tem escrita tal como o criolo) diferentes com centrnas de anos. E no entanto assumem a sua língua. É engraçado que os C.V em Portugal ou na Holanda sejam tão poucos e no entanto são mais de 50% da população criminal e reclusa. Acho que deviam por a mão na consciência. Juntos somos mais fortes do que separados. Desde que separarm estas nações que todas elas... incluindo Portugal tem estado ao assalto daqueles que os ajudaram a ter a independência. Os russos, chineses e americanos parecem sanguessugas em África. Tudo consomem mas construí algo, infraestruturas pu desenvolver os países ZERO.
Fazem umas coisitas para lavar as mãos e os africanos nem sequer conseguem comparar o que havia nos anos 60 com o que tem agora. É triste e curioso que oa próprios povos ñ vejam que estão a ser usados e instigados com segundas intenções. Forte abraço e saúde para todos.
Mais cabo verde esta em Africa!
Bom eu não sei à bem à realidade em cabo verde mas em portugal nos os cabo-verdianos não nos sentimos europeus somos africanos e com orgulho
Mural des documentario eh mostra ke no te fastod de Africa, estranhamente te tud es intrevistod um so te fala Krioul, o resto te bem fala ma nos eh alienod ma es te dze iss ne krioul
Eu axo ki raçismo tem varios ramus. Pur exemplo. Con igeni. Não so o cor. Pork tem negro limpu. Tem branco suju. Eu na esse aspesctu Eu sou raçista.
e digo mais, muitos países Africanos não estavam preparados para independência... temos os casos da Guiné, Angola, Moçambique etc.... tomar independência para depois viver essa desgraça que nos vemos?
Só quem não passou pela opressão de não ser livre e ser controlado até por estar na rua a conversar com um amigo...para dizer que Cabo Verde não estava preparado para a independência.
@@zileneramos5898 o mesmo acontecia em Portugal metropolitano...Por alguma razão a esmagadora maioria dos cabo verdianos não queria independencia. Tal como na Guiné, havia guerra mas a maioria da população estava com Portugal...Só quem não estudo o assunto não compreende isso.
Se não fosse Portugal ,tu não eras conhecido e nem sequer estavas aí a fazer comentários sem sentido, como é que Portugal desliga as ilhas de cabo verde de África 😮😮 se elas estão situadas na Costa ocidental África, quero saber isso,pode ser que esteja esquecido
Isso é pensamento de Europa😂😅😄
Ess documentario êh ouro. obrigado pess Luz!
Eu sou Brasileira e não estou preocupada se eu sou disso ou daquilo. 😂 vida que segue😍😍
Quando os portugueses descobriram Cabo Verde essa terra não era habitada. Todas as pessoas foram importadas de fora .
Errado
ser caboverdiano nao chega?precisa de rotulos africano?------portugues? ha questoes mais importantes,tipo centralizacao de recursos do arquipelago em santiago,corrupcao nas eleicoes,VIOLENCIA etc
Tou a gostar desse documentário! Eu sou descendente de sampadjudos e sinto me assim também! Recuso me a perder a minha raiz africana
Sampajudos não e raca
@@johnice099 eu nunca disse que eram uma raça, apenas disse que sou orgulhoso de ser caboverdiano e africano também
@@johnice099 eh sim
Cabo Verde é Portugal como a Ilha da Madeira e Açores!
Caro Nuno Soares: aconselho-te a rever a história de Cabo Verde. Somos África!!!! É claro que, como ex-colónia, tb temos influência portuguesa e não podemos negar. Mas, a história e a geografia nos coloca no braços da mãe África....e com muito orgulho ( da minha parte ).
@@zileneramos5898 , eu respeito e têm toda a razão! As ilhas canários também estão proximos de África! Têm muitos Cabo Verdiano que queriam pertencer a Portugal com a anexação de Cabo Verde a Portugal, como têm a ilha da Madeira e Açores!
Se reparar, os cabo Verdianos consomem muita cerveja portuguesas, têm a TVcabo, discutem o futebol português! Isso quer dizer alguma coisa!
@@nunosoares8500 a maioria do povo caboverdiano quer ser independente e ainda bem.
Foi e sempre será, porra nenhuma africa construi esse país, bando de idiotas que não tem nem capacidade de usar o cerebro, a cultura caboverdia é portuguesa misturada com africa. Esses nasceram, estudaram com portugueses para depois trair.
O "colonianismo" nao desligou coisa nenhuma, muito menos "de Africa"
O arquipelago era desabitado, e os portugueses trouxeram gente africana para as ilhas
O fato dos cabo Verdianos não reverem se em muitas coisas que se praticam em muitos países do continente africano, não vos faz deixarem de ser africano, são culturas e vocês tem a vossa devido a serem um povo que ouve muitas misturas com Europeus. OK! Mas eu já vi Cabo Verdianos a não se considerarem africanos, KKKK eu pergunto sempre são brancos??..Acho que a mistura com europeus e o cabelo liso esta a vos confundir. MESTIÇO AINDA É AFRICANO,NEGRO,PRETO!..O vosso arquipélago esta localizado no continente Africano, não no Europeu, vocês são descendentes de Africanos escravizados, vocês povoaram o arquipélago na sua maioria por africanos vindo da Guine. Também compreendo que vocês sintam se que são um povo sem ligação a cultura Africana em si , vocês perderam as gerações dos negros levados dos seus países a muito muito tempo, vocês criaram hábitos dos povos Europeus que iam passando principalmente dos Portugueses que eram na altura os donos da terra, dai ser normal que cabo verde só tenha nome de ruas portuguesas, que vocês tem nomes tipicamente português em relação as outras colónias, que vocês tem muito mais monumentos que os portugueses deixaram.. foi uma terra construída de" raiz" por eles...ao contrario de Angola, guine, moçambique, São tome, os Portugueses encontraram essas terras ja povoada com as suas próprias línguas nativas, sua cultura, ate um grande REINO os portugueses encontraram, não é fácil alterar todo um povo uma Historia já encontrada. Mas mesmo assim todas essas colónias os colonos deixaram imensos monumentos tipicamente portugues, deixaram muitas ruas com nomes típicos de Portugal, mas foi destruído muitos com a guerra outros por vandalismo vocês não são os únicos com marca da Europa no pais. VOCES SAO UM PAIS, UM POVO DESCENDENTES DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS COM MISTURAS DE EUROPEUS ESCRAVIZADORES EXPLORADORES.MUITO ORGULHO NISSO NEH? LOL! VOCES DESCENDEM DE MUITO SOFRIMENTO DO NOSSO POVO LEVADO A FORÇA PARA ESSE ARQUIPELAGO PARA TRABALHAR, SER EXPLORADO VIOLADO,HUMILHADO ,VOCES SAO OS RACISTAS MAIS BURROS A FACE DA TERRA, RACISTAS DO SEU PROPRIO POVO, E MESMO ASSIM AINDA CONTINUAM A PREFERIR DAR MIMINHOS AOS ESCRAVIZADORES. E MESMO ATE AGORA TUDO QUE É EUROPEU QUE VEJO A FALAR DE CABO VERDE SO SABE DESCREVER A BELEZA DAS CRIOLAS E O QUANTO FIZERAM SEXO COM ELAS, ATE AGORA NAO PARAM DE VOS EXPLORAR DE BAIXO A CIMA, SEREM CONSIDERADOS O PAIS DE FERIAS EROTICAS DAS FAMINTAS DE FOME É MUITO BONITO..ENFIM .COMEÇOU ASSIM E CONTINUA ASSIM.
sou caboverdeano e subscrevo
Ami nasçi na hollanda, mas ami é caboverdiano Africano sem por çento nhas pais ensinam qui nós é Africanos...quenha qui cré da pa branco problema é de sél..
São euro-africanos e depois qual é o vosso problema?! Tenham gosto e orgulho nisso.
Vitour MB complexados da merda , não existe euro-africano na mapa mundi, ou são Africanos ou são europeus? Mais duvido muito que são europeus, porque geopolíticamente está mais longe da Europa e muito perto da África, vocês Mandjacos cabo-verdianos devem assumir sem complexo com muito orgulho do vosso Africandade, os europeus não aceitaram os chiganos que são mesmos de cor de pele branca? Como vão aceitar um Mandjaco cabo-verdiano com a bunda negra?abrem olhos deixam de fazer de burros , seus Otarios complexados FUI
Edgar Cassama Então os afro-americanos o que são? E os latinos, nos Estados Unidos o que são?
Euro-Africano😂😂😂😂😂 ai tanta ignorância, os afro-americanos são chamados assim por terem nascido lá, não pq tão num continente vizinho querendo pertencer ao outro 😂😂😂
@@lsvmuk os negros norte americano são chamados de afroamericanos porque são descendentes de africanos nascidos naquele país, ou seja seus pais ,avôs, bisavós e etc. etc.eram africanos autóctones e se assumiam como tal , agora vocês não ! quando os portugueses chegaram em cabo verde já existia alí um povo ,mais uma vez repito, um povo autóctone os verdadeiros (filhos da terra )herança esta que vocês cabo verdianos rejeitam . só que em Portugal embora muitos de vocês se considerem portugueses são escurraçados e considerados simplesmente de africanos que por sinal geopoliticamente falando é um merecido título, todos cabo verdianos deveriam ter orgulho que embora sejam africanos são independentes dos colonizadores e devem assumir-se como autóctones e empenharem-se em reescrever a vossa história. e não valorizarem os portugueses, que além de colonizadores ,também eram escravizadores do vosso povo, em suma os escravizadores estão nem aí pra vocês, em outras palavras ,estão cagando e andando pra vocês , ACOOOOORDA CABO VERDE.
euro-africanos nao
so africano
O próprio racismo é um termo controverso se tratando da espécies humana ,já que as outras não reclamaram até hoje, estas só podem ser modificadas em laboratórios ou por milhões de anos,se tratando da humana o argumento é raso, pois para justifica-lo teria que provar qual foi a espécie doadora do gene para tal,só assim justificaria.
Eu sou português, digo aqui para todo o povo de Cabo Verde, eu aceitaria Cabo Verde como a Ilha da Madeira e Açores, para mim são Cabo verdianos portugueses, sei que vou ter aqui várias formas de pensar e de me responderem, muitos não vão gostar!
Abraço para Cabo Verde.
Aliás,cabo verde nunca deveria ser independente, porque eram ilhas inabitáveis ,hoje estariam melhor.
Verdade, o cabo verdiano sempre se sentiu português.
@@joaoteixeira7410 Foi o que disse o antigo presidente Aristides Pereira.
Porquê o Cabo Verdiano não tenta passar a território português?
@@nunosoares8500 Para que isso aconteça teria que renunciar a independência.
Sejamos realistas e deixemos os racismos e as negações à historia. Foi a "colonização "que ligou Cabo Verde a África.
nunca tinha racismo aqui, é mentira porra, somos um povo mestiço.
Infelizmente não achei nada de concreto neste vídeo. Somente asneiras atrás d’asneiras. Dá pena.
cabo verdiano é povo burro mesmo, e eu sou cabo verdiano. se tu vier aqui vai espantar com nivel de burrice
Esse somos nós e não há nada de errado; tivemos influências ocidentais, africanas, possivelmente árabes, e somos pluricultural e mestiços. Não somos africanos e nem portugueses no que refere a etnia, cultura, origem, influência; assim que não procurem fazer-nos africanos e nem portugueses; porque não somos africanos, mas somos também africanos, não portugueses mas somos também portugueses e isso não é imaginário, se vê nas construções antigas com arquitectura portuguesa, no tom da pele, nas músicas, nas danças de origem Africana . As terras de Cabo verde foram povoadas por português, e africanos. E isso somos nós; e não nada de errado em querer aproximar-se dos portugueses, muito pelo contrário ou de outros. Acho que essa complexidade do nosso criolo explica quem somos😊, que varia e inclina para um lado ou outro dependendo da ilha; acho que somos essa complexidade e essa liberdade que não tem nada de maldade, nem de mal. Viva Cabo Verde!!
Desculpa mas 80 % São atrasados, ja tive uma namorada cabo verdiana por mais que escondia mas eu sentia nela um ar de arrogância, caguei nela.
Atrasados em que sentido?
Em pleno século 21 acharem que ter um tom de pele claro e cabelo liso é sinônimo de superioridade é neste sentido e não só
@@ditocerto ficou sem resposta?
@@jonasfor8473 anda a ler os comentários com óculos alheios? Não há nenhum ponto de interrogação dirigido a minha pessoa para me falar sobre resposta. Ele disse o que tinha que dizer. Eu não concordo com a palavra atrasados e nem ele conhece 80% de caboverdianos.
so misticos pensa isso, nos pretos/negros nao.
Temos que continuar com a nossa tradição; havia africanos habitando em Cabo Verde antes da chegada dos portugueses? Pelo que reza a história as ilhas eram todas desertas. Somos um povo misto. Não se pode negar a realidade. Temos Cabo Verde no nosso coração e mais europa do que África. Isso vê-se na realidade da vida dos cabo-verdianos até mesmo naqueles que nasceram depois da independência. Eu identifíco-me como cabo verdiano em qualquer parte do mundo
Havia sim mano, antes dos portugueses havia lá pessoas. Os primeiros navegadores é descobridores da ilha nem eram os portugueses.
akakakkaka - é pra rir, mas assunto é serio..... vejo isso nos meus colegas de CV, mas sempre ignorei, pk isso já vem de berço ;) deles.... culpa é do país...
Mas havemos muitos com a mentalidade rebelde que sim sabemos que somos Africanos.Acredita-me★♡
+Leon cb
Ninguem desligou coisa nenhuma
O arquipelago de Cabo Verde era desabitado aquando da chegada dos portugueses
Porem, gente africana foi levada para as ilhas
Outra coisa e o assunto dos maus tratos
Isso, infelizmente, aconteceu