@@humbertol Sim, mas a questão é que muitas vezes quem tá debatendo racismo são pessoas pretas. Logo, quem se beneficia de um problema criado por brancos não acha que tem que falar sobre, que isso é pauta de um movimento específico, portanto não lhes diz respeito, quando na verdade diz e muito, já que racismo não é invenção de pessoas pretas.
Gabriela Prioli, Gostaria humildemente de sugerir a você e sua equipe de produção, juntamente com seus amigos (Karnal, Sílvio, Lília, entre outros), que fizessem, em parceria com a Amazon, uma curadoria de literatura essencial antirracista, uma espécie de coleção com desconto nos preços, neste momento delicado e histórico da luta antirracista em que estamos vivendo! Seria maravilhoso se a Amazon disponibilizasse uma coleção de livros, em versão digital inclusive, com preços acessíveis, a fim de permitir o incentivo ao estudo e ao debate deste tema tão relevante! Por favor Gabi, nunca te pedi nada! Parabéns pelo teu maravilhoso canal, repleto de conteúdos e discussões vitais para a formação humana! Abraços! Sucesso!
Parabéns pela excelente apresentação. Me identifico 100% com suas colocações. Dito isto, creio que a questão racial está enraizada na nossa cultura, em especial nas classes mais privilegiadas (da qual faço parte). Apenas a educação nas escolas e por meio de palestras como esta sua teremos alguma chance de reduzir este “cancer” em nossa sociedade.
Meu Deus, trabalha e compra a porra do teu livro. Se inscreva numa biblioteca. A Amazon visa lucro. Precisa pagar impostos, funcionarios. Pelamor. Essa gente de esqyerda sempre querem tirar dinheiro do outro...cresce.
Realmente lutar contra o racismo gera uma exaustão diária. São diversas situações que acontecem em diversos contextos, e sabemos que se não fossemos negros não estariam acontecendo. Infelizmente não há uma solução definitiva. Racismo passa de pai para filho enraizando-se assim na sociedade... Nós que lutemos ...
Só quem é negro/preto ou minoria sabe o que é tentar ao máximo não cometer erros. E também sabe que quando você erra, é o centro das atenções. Resistiremos! 🏳🌈🌈💗🖤🤍🤎💚💙🧡💛❤💜🏳🌈🌈
Eu acho FANTÁSTICO o que o o Vini Jr está conseguindo fazer!!! Uma revolução!!! Que Deus e todos os orixás deem muita força pra ele e que ele se sinta amparado pelos brasileiros que tem essa consciência. Vini Jr é um gigante! Dentro e fora de campo!!!
Nao sou brasileira e chorei ao saber deste caso ele somente tem 22 anos 😢 sozinho se defendendo ante um estadio enteiro agrendindo ele! Somente pensei nos tempos do coliseu as peçoas unidas num canto cheias de odio ... o Vini o gladiador que nao foi derrotado ... força Vini ❤
@@robet478 Tem até negro que é racista, com outros negros! Isso, não anula o problema. Ao contrário, só mostra como ele é realmente, estruturado na sociedade, e a urgência em combater esse câncer social. Independente de quem pratica. A briga contra o preconceito, não é uma questão de dizer que negro é bonzinho, e branco é mau, que a mulher é boazinha, e o homem é mau, que o gay é bonzinho, e o hétero é mau... O que se fala, é que existe um lado, que efetivamente se beneficia de cada preconceito. Não que todas as pessoas do lado que se beneficia, são más, e todas do lado prejudicado, são anjos de pura candura... Não é esse, o discurso.
Espanha e Brasil não são tão diferentes nisso, basta ver estudos que mostram que negros pegam penas mais severas portando menos drogas que brancos, por exemplo, operações em comunidades, chefe da polícia de sp que diz que aborda as pessoas de maneira diferente a depender a da região, segurança do Carrefour espancando preto, o vendedor ambulante que foi espancado na barra da Tijuca, Paulo galo que foi torturado pela polícia mês passado. Programas de tv que usam o negro apenas como uma parcela de representatividade na sociedade e por aí vai, a questão é que são práticas tão normalizadas, que o que mais espanta é o racismo na Espanha.
Como português, fiquei muito surpreendido com o que aconteceu ao Vinny JR. Há uns anos, um jogador do Futebol Clube do Porto foi alvo de insultos racistas durante um jogo. Ele saiu de campo e foram logo tomadas medidas. Olho e vejo um jogador que foi alvo durante anos! Confesso que não percebo qual é o motivo. Sei que Portugal teve colonias em África e que no futebol por exemplo, até ao Cristiano Ronaldo, o Eusébio era o maior jogador português de sempre. No meu clube, o Benfica ele é o símbolo do clube e para mim enquanto Benfiquista é impensável ver um jogador ser tratado assim. O primeiro ministro português é goês de quando portugal tinha colonia em Goa. E nós achamos que em Portugal há muito a fazer nesta questão. É complicado ver as pessoas negras conseguirem completar estudos e subir na vida. Não sei se não há jogadores negros espanhóis, mas pelos vistos não deve haver - não consigo pensar numa razão para tal atraso nas instituições. Ainda vi jornalistas dizerem que o Vinny Jr tem um comportamento que por vezes leva a isto. O quê? Como é que uma pessoa pode ter a cabeça fria depois de tudo o que ele sofreu? Enfim. Força Vinny JR e todos os que são vítimas de racismo.
Chorei te ouvindo hoje, Gabi. Não porque sou parda mestiça (segundo o IBGE). Em comparação com o que vejo no dia a dia, até que minha vida foi/é fácil. Chorei porque sou um ser humano. Chorei porque sonho com o dia em que tanto esforço e exaustão, como o do Vini e e de tantos milhões mundo afora, não sejam mais necessários. Obrigada, @gabrielaprioli!. #somostodosvini
Vinicius Júnior e todos os atletas negros, brasileiros OU NÃO, que exercem funções na Espanha devem não mais renovar seus contratos e aqueles que estão em eventual transferência para a Espanha, NÃO O FAÇAM, NÃO VÃO PARA A ESPANHA RACISTA. Vamos boicotar nos supermercados e mercados em geral, tudo o que for de origem espanhola. Vamos tratar os espanhóis reciprocamente !
Nossa... só eu chorei neste vídeo??? Ouvir uma pessoa branca falando sobre tudo isso é bom, mas o conteúdo é dolorido demaisssss. Exaustiva dor de nosso povo preto. Difícil lutar o tempo todo, sem surtar, sem se abater, sem vacilar e sem carregar dor. Acho que ainda que "vistamos a pele do outro", jamais teremos a dimensão do quão imoral é o racismo. Por mais e mais e mais e muuuuuito mais pessoas antiracistas. Se o racismo é um câncer que apodrece nossa sociedade é preciso combater o tempo todo.
Chorei e ainda estou chorando. Vou morrer sem entender essas coisas no fundo do meu coração, por mais que leia e estude história, sociologia, filosofia... Ainda mais em um povo tão "cristão" como o nosso!
Extremamente decepcionado com Gabriela Prioli. A quem sempre imaginava como “menos emoção e mais razão” não está usando a razão nos últimos meses para criticar o atual governo. Eu que sempre acreditei no “precisamos vencer o mal maior e depois a gente critica o próximo governo” me vejo decepcionado. Realmente cada um tem seu preço
Não quero passar pano para o governo passado, mas pra mim sempre foi muito claro o objetivo da Gabriela em criar esse canal. Praticamente TODOS os vídeos dela até 2023 eram pra criticar a gestão passada, no início eu comecei a acompanhar ela pra ampliar minha visão política, mas depois abandonei. Era enjoativo o tanto que ela falava do Bolsonaro, chegava a ser INSUPORTÁVEL. Logo saquei que o objetivo do canal não era pra debater política de forma séria e imparcial, mas sim pra ajudar a fortalecer o Lula (que ela nunca criticou de forma direta). Confesso que acho muito chato esse fanatismo político que existe no nosso país, até aqueles que se julgam “menos fanáticos” e “mais racionais” (como a Gabriela sempre se considerou) agem de forma totalmente parcial quando lhes é conveniente.
Gabriela, precisamos continuar a discutir questões de racismo, homofobia e machismo no futebol, assim como em todos os demais esportes. Muita gente acha que isso é lacração e que esses assuntos não fazem parte do campo de futebol, e isso é uma falácia desproporcional, ainda mais no Brasil que é conhecido mundialmente pela seleção e nossos jogadores. Futebol é o nosso cartão de visita, nosso passaporte, nossa cultura e nossa história. Separar essas questões como "extra-campo" é um grande erro, pois faz parte do nosso dia-a-dia. Precisamos de mais influenciadores que insiram o futebol nessas questões tão importantes para a nossa sociedade e nosso país. Sou corinthiano e bato no peito com orgulho ao falar da Democracia Corinthiana, mas reconheço o quanto a violência, o machismo e a homofobia estão presentes na nossa torcida e gostaria que fossem levados mais a sério.
O Brasil também tem muitos casos de racismo dentro do futebol, é só lembrar do caso do goleiro aranha e, muitos outros acontecendo até hoje. A única diferença nesse caso entre Brasil e Espanha, é que no Brasil tem lei contra o racismo.
O Grêmio foi punido com a perda de pontos, e acabou eliminado do campeonato que estava. Aqui bem ou mal já existe alguma punição ao clube que pratica o racismo, tanto que em algumas torcidas, se alguém começa a fazer xingamentos racistas, a própria torcida já trata de abafar o cara e tirar do meio, pra não prejudicar o time.
Sou branca e tenho uma filha biológica preta, o racismo dói na minha alma, é tão doído ver minha filha passando por coisas horríveis simplesmente pq é preta, nunca fez mal pra ninguém.
Olá, colega, parabéns pelas sábias e humanas palavras! Ser humano é assim, não importa se é branco, negro ou amarelo. Ele sempre será humano em suas atitudes, palavras e indignação. Sou negro, professor universitário e fico feliz quando vejo atitudes e falas poderosas vindas de alguém que não sofre a causa, mas pela causa e se incomoda, não aceita e também não se omite sobre os casos de injustiça, ódio e de racismo! E ainda, com sabedoria, alerta! Às vezes, ouvimos algumas pessoas falarem que os negros ou afrodescentes são minoria, mas no Brasil isso não é verdade. Parabéns moça! Deus te abençoe!👏👏👏🙏
E é exatamente nesse tom, com essa seriedade que o assunto deve ser tratado, a indignação da Gabi é palpável e absolutamente compreensível. Sejamos todos antirracistas, sobretudo.
Querida Gabi, há muito eu acompanho o seu trabalho e gosto muito dos conteúdos do seu canal. Mas esse foi vídeo mais importante e necessário que eu vi aqui. Muito obrigada!
É uma pena que esse canal já não é tão ativo como na época do antigo presidente. Adorava receber as notificações pois sempre tinha uma pauta esclarecedora sobre os assuntos mais polêmicos do governo anterior. O atual governo também está repetindo ações do anterior e ninguém posiciona. Não existe uma crítica. Triste pensar que o canal seduziu os eleitores do Ciro para votar na mesma e velha política. Sinto-me desapontada.
Eu como, também Vinicius, (longe de ser o talento é o Vini Jr), brasileiro, pardo e que vivo na europa (Porto, Portugal), posso afirmar: 1) A relação que a Espanha tem com imigrantes - sobretudo negors e latinos - descendentes de suas ex-colónias - é macabra. Parte (ou grande parte) de seu povo é racista e xenófobo sim. E é um povo que não têm qualquer cuidado ao deixar isto bem claro. É um país riquíssimo em cultura e em turismo. Estrangeiros: só quem tem dinheiro e sejam brancos. O resto é resto e não querem nem saber. 2) Na minha vivência, compreendo que como brasileiro - em Portugal - já vi de tudo: Portugueses que nos amam e os que nos odeiam, tendo os que são explícitos no ódio e a maioria que é um ódio velado. Compreendo parte da dinámica que ajudou a amenizar o racismo e a xenofobia por parte dos portugueses com os países PALOP é são 2 pontos cruciais: Portugal é um país com MUITOS imigrantes. Muitos portugueses SABEM o que é estar longe de casa, da família, da própria terra. E, diferente da Espanha, ao longo da história teve muitas relações diretas com os países PALOP, outros africanos e também das Américas (Portugeses fizeram suas vidas imigrando e fazendo dinheiro em países como Angola, Brasil, África do Sul, Venezuela entre outros) e isso ajuda a criar uma relação mais... respeitosa entre as nações. 3) sobre o racismo: Ainda ouvi um português a dizer: "Ah! Mas o Vini Jr não deve se preocupar com isso. E a os que os torcedores estão a tentar fazer é intimidá-lo só porque ele é BOM! Se ele fosse um péssimo jogador eles nem se importavam. Eu: Ãh? Estás a ouvir o que estás a dizer? Então se o Vini Jr fosse gay, seria chamado de paneleiro/maricon? - Ele: Ah! Sim, com certeza. Eu: Bom, este teu argumento só me faz detestar ainda mais o Futebol - um esporte racista, homofóbico, machista, misógino e xenófobo e não ter nenhum tipo de apreço a esta parcela do povo espanhol. E outra: É racismo sim. E não há esta de tentar justificar "este ataque intimidador" só por ele ser bom. É racismo. Gabriela, obrigado mais uma vez pelo espaço, por tratar deste assunto que sempre é delicado para nós, povo brasileiro e povo "não branco".
Cresci convivendo com todas pessoas sem nenhuma distinção, na minha casa, pai e mãe era assim, trouxe para minha vida. Depois de muitos anos e, principalmente nos atuais, percebo o quanto o igual para nós, da nossa casa, não funciona na sociedade em geral. Vamos atentar ao redor.
Moro na España há 4 anos e realmente o racismo é una das pautas mas invisibilizadas no país. Me chocou muito ver que em tantos temas existe uma grande atenção da mídia e das pessoas, e a igualdade racial é algo de que as pessoas não falam, mas nos comentários e no comportamento, se sente com. muita força. Por sentir a falta dessas pautas por aqui, criei um podcast nesse canal , GENTE PODCAST, e o último episódio é com uma mulher espanhola e preta, com o tema racismo. Ela não sabe contar quantas vezes perguntam de onde ela é, e quando diz que é espanhola, as pessoas não acreditam, questionam e muitas vezes se irritam. Agora, pela primeira vez eu percebo que o assunto está se espalhando, e muita gente está se expondo e compartilhando suas histórias. A verdade incômoda está submergindo e espero que resulte em uma conscientização coletiva e que os espanhóis percebam a importância de serem antirracistas.
Que bom é escutar vc, Gabi, suas palavras são precisas e absolutamente necessárias. Eu espero que um dia este vídeo seja totalmente desnecessário e anacrônico porque tenhamos superado uma barbaridade como esta. Tudo de bom para vc e sua linda família.
Obrigado, Gabriela, por dizer tudo isso que você disse, me sinto muito representado, mesmo sem entender nada de futebol, de ligas e de campeonatos esportivos.
Toda essa visibilidade dada ao Vinicius é mais pra destrui-lo do que pra enaltece-lo. O cara foi provocado, revidou, não deram atenção. O cara levou um mata leão e foi expulso. Eles não suportam ver um negro por cima e é lá o lugar do Vini, estar por cima dos racistas.
Muito bom, Gabriela! Obrigado pelo tema. Infelizmente é uma questão da qual as pessoas querem distância, em vez de entrar de cabeça e tentar fazer o mundo melhor. PS: por que você parou com os vídeos? Apesar da correria, sinto falta.
Excelente Gabriela! Precisa si falar mais! Alem do gesto terrificante que e' o racismo e' assustador o sadismo do individuo que comete esse ato porque sabe que machuca e ao ver o Vini Jr com aquela lagrima escorrendo doeu em todos nos! Ja o admirava como atleta e profissional agora ainda mais pela sua coragem, elegancia e dignidade!
Adorei seu vídeo, porque eu sinto na pele por ser preta o olhar de reprovação VC tem que provar a todo momento que você tem que ser o melhor isso dói muito.
Perfeito Gabriela, excelente vídeo como sempre. Gostaria de aproveitar o ensejo para deixar aqui um pedido para que você faça um vídeo (ou texto, ou qualquer coisa) que abrangesse com mais profundidade esse assunto da injúria racial equivalente a crime de racismo? Esse assunto rendeu uma treta recente com relação aos limites do humor (caso do Porchat com o outro humorista lá que não sei o nome), além de ser uma boa oportunidade de falar sobre o punitivismo do código penal, se esse tipo de discussão tem que ir mesmo para o código penal, se deveria ficar na esfera civil, esse tipo de coisa. Parabéns pela ótima qualidade do canal.
E o mesmo que ocorre em jogos da libertadores e a Conmenbol trata como algo “do jogo” … os times brasileiros deveriam boicotar juntos isso. Saco cheio dessa palhaçada. Eu até parei de ver futebol por conta de torcida que fazem baderna, violência e atos de ódio.
Sinto falta dos seus videos. Sei que está empenhada em sua maternidade recente e prefere se distanciar do ambiente toxico do RUclips e outras redes, mais ainda apos a repercussão do debate sobre festa junina. Te apoio nessa decisão. Espero poder ver seus videos novamente um dia. Voce é muito talentosa. Quando estiver pronta para isso, claro. Tudo em seu devido tempo.
Parabéns gabi! muito importante essa sua fala, o racismo não esta só la fora esta aqui dentro do pais assim como no mundo todo, e acontece todos os dias. E preciso que as pessoas dispertem para isso e lutem contra, não só as pessoas negras, que são as vitimas .ais toda a sociedade deve se posicionar contra essa violência.
Sim. Mas, não é justo ele ter de basear as escolhas da vida dele não pelo que é melhor financeiramente ou o que ele se sente mais realizado profissionalmente e sim porque outros estão coagindo ele a sair através do racismo. Força Vini!
É importante lembrar que as escravizações de indígenas feitas por outros indígenas possuia uma ideia diferente, algo como punição de guerra e mesmo assim não era com o mesmo nível de desumanização. Essa lógica de produtos vem da europa, e é completamente diferente de qualquer outra de tribos mais "primitivas".
Muito obrigado, Gabriela. Racismo também é papo de branco, todos devemos combatê-lo.
Diria que é PRINCIPALMENTE papo de branco, já que nós que nos favorecemos com uma estrutura social tão perversa.
É um papo para toda a sociedade! Independente de cor
@@humbertol Sim, mas a questão é que muitas vezes quem tá debatendo racismo são pessoas pretas. Logo, quem se beneficia de um problema criado por brancos não acha que tem que falar sobre, que isso é pauta de um movimento específico, portanto não lhes diz respeito, quando na verdade diz e muito, já que racismo não é invenção de pessoas pretas.
@@humbertol Os negros já estão preocupados demais tentando sobreviver
😢😢😢😢
Um vídeo urgente, necessário, indispensável. O recado está dado, Gabriela. Vinícius Jr. é nosso e é herói.
Gabriela Prioli,
Gostaria humildemente de sugerir a você e sua equipe de produção, juntamente com seus amigos (Karnal, Sílvio, Lília, entre outros), que fizessem, em parceria com a Amazon, uma curadoria de literatura essencial antirracista, uma espécie de coleção com desconto nos preços, neste momento delicado e histórico da luta antirracista em que estamos vivendo!
Seria maravilhoso se a Amazon disponibilizasse uma coleção de livros, em versão digital inclusive, com preços acessíveis, a fim de permitir o incentivo ao estudo e ao debate deste tema tão relevante! Por favor Gabi, nunca te pedi nada!
Parabéns pelo teu maravilhoso canal, repleto de conteúdos e discussões vitais para a formação humana!
Abraços! Sucesso!
gostei, eu apoio!!!!
Parabéns pela excelente apresentação. Me identifico 100% com suas colocações. Dito isto, creio que a questão racial está enraizada na nossa cultura, em especial nas classes mais privilegiadas (da qual faço parte). Apenas a educação nas escolas e por meio de palestras como esta sua teremos alguma chance de reduzir este “cancer” em nossa sociedade.
Quem ia ler? 😂😂😂
Meu Deus, trabalha e compra a porra do teu livro. Se inscreva numa biblioteca. A Amazon visa lucro. Precisa pagar impostos, funcionarios. Pelamor. Essa gente de esqyerda sempre querem tirar dinheiro do outro...cresce.
Realmente lutar contra o racismo gera uma exaustão diária. São diversas situações que acontecem em diversos contextos, e sabemos que se não fossemos negros não estariam acontecendo. Infelizmente não há uma solução definitiva. Racismo passa de pai para filho enraizando-se assim na sociedade...
Nós que lutemos ...
É aquela coisa de sempre que entra num lugar, não saber se será menosprezado ou não. Pessoas te olhando de canto, dentre outros.
@@thiagoromanovillasboas4301 Exatamente. Essa é uma das situações entre várias...
A luta é ser antirracista! É necessária a disseminação de toda uma história, e você faz isso muito bem Gabriela. Obrigada
Só quem é negro/preto ou minoria sabe o que é tentar ao máximo não cometer erros. E também sabe que quando você erra, é o centro das atenções.
Resistiremos! 🏳🌈🌈💗🖤🤍🤎💚💙🧡💛❤💜🏳🌈🌈
Eu acho FANTÁSTICO o que o o Vini Jr está conseguindo fazer!!! Uma revolução!!! Que Deus e todos os orixás deem muita força pra ele e que ele se sinta amparado pelos brasileiros que tem essa consciência. Vini Jr é um gigante! Dentro e fora de campo!!!
É uma vergonha que aconteça esse tipo de coisa nos dias de hoje.
Pior ainda em um país que se diz desenvolvido, acho que o desenvolvimento deles são do economicamente pq humanamente estão bem atrasados !
Ruim mesmo. Antigamente quem falava coisa que não devia .... eles cortavam a língua do indivíduo 😂😂😂😂 ai não falava mais 😅
Nao sou brasileira e chorei ao saber deste caso ele somente tem 22 anos 😢 sozinho se defendendo ante um estadio enteiro agrendindo ele! Somente pensei nos tempos do coliseu as peçoas unidas num canto cheias de odio ... o Vini o gladiador que nao foi derrotado ... força Vini ❤
Kkkkkkkk adorei
Racismo misoginia homofobia são triste terríveis mais acima de tudo é
Vergonhoso
Tem negro hom9fobico
@@robet478 i dai, isso diminui o crime?
@@robet478 pessoas são homofóbicas independente da cor
@@robet478Muda o que nisso?
@@robet478 Tem até negro que é racista, com outros negros!
Isso, não anula o problema. Ao contrário, só mostra como ele é realmente, estruturado na sociedade, e a urgência em combater esse câncer social. Independente de quem pratica.
A briga contra o preconceito, não é uma questão de dizer que negro é bonzinho, e branco é mau, que a mulher é boazinha, e o homem é mau, que o gay é bonzinho, e o hétero é mau...
O que se fala, é que existe um lado, que efetivamente se beneficia de cada preconceito. Não que todas as pessoas do lado que se beneficia, são más, e todas do lado prejudicado, são anjos de pura candura... Não é esse, o discurso.
Caso Vini Jr.: às vezes, o mal tem que atingir grandes proporções, para as pessoas perceberem a necessidade de eliminá-lo.
Gabriela, sentimos sua falta, volta com novos vídeos em breve por favor ❤
Agora é governo PT né....não tem mais pauta. O País a cada dia melhor, mais rico e justo para todos 🙌🏼
Na Espanha eles normalizam o racismo. É um dos países mais racista existente.
O Brasil também!
No Brasil o racismo é velado .. na Espanha é escancarado.
@@thaisefarias50 sim! Infelizmente!
@@thaisefarias50 o racismo existe no mundo inteiro, infelizmente
Espanha e Brasil não são tão diferentes nisso, basta ver estudos que mostram que negros pegam penas mais severas portando menos drogas que brancos, por exemplo, operações em comunidades, chefe da polícia de sp que diz que aborda as pessoas de maneira diferente a depender a da região, segurança do Carrefour espancando preto, o vendedor ambulante que foi espancado na barra da Tijuca, Paulo galo que foi torturado pela polícia mês passado. Programas de tv que usam o negro apenas como uma parcela de representatividade na sociedade e por aí vai, a questão é que são práticas tão normalizadas, que o que mais espanta é o racismo na Espanha.
Gabriela vc é perfeita obrigada, por falar sobre esse assunto!
Como português, fiquei muito surpreendido com o que aconteceu ao Vinny JR.
Há uns anos, um jogador do Futebol Clube do Porto foi alvo de insultos racistas durante um jogo. Ele saiu de campo e foram logo tomadas medidas. Olho e vejo um jogador que foi alvo durante anos!
Confesso que não percebo qual é o motivo. Sei que Portugal teve colonias em África e que no futebol por exemplo, até ao Cristiano Ronaldo, o Eusébio era o maior jogador português de sempre. No meu clube, o Benfica ele é o símbolo do clube e para mim enquanto Benfiquista é impensável ver um jogador ser tratado assim.
O primeiro ministro português é goês de quando portugal tinha colonia em Goa. E nós achamos que em Portugal há muito a fazer nesta questão. É complicado ver as pessoas negras conseguirem completar estudos e subir na vida.
Não sei se não há jogadores negros espanhóis, mas pelos vistos não deve haver - não consigo pensar numa razão para tal atraso nas instituições.
Ainda vi jornalistas dizerem que o Vinny Jr tem um comportamento que por vezes leva a isto. O quê? Como é que uma pessoa pode ter a cabeça fria depois de tudo o que ele sofreu?
Enfim. Força Vinny JR e todos os que são vítimas de racismo.
Você tambem ganha 50 milhões de reais por ano?
Não tem como a gente que é branco ficar de fora, temos que ser antiracistas!
Até pq são as pessoas brancas que "realizam" o racismo
Obrigada!
Comece mantendo a amizade com teus colegas de trabalho... se é q vc trabalha
O futebol espanhol deveria de ter vergonha por deixar acontecer esses atos racistas.
Depois de tudo isso, ainda temos que ouvir um senador fazer piada racista.
Tomara que seja cassado.
Gabriela cadê seus videos? Estou sentindo falta
Chorei te ouvindo hoje, Gabi. Não porque sou parda mestiça (segundo o IBGE). Em comparação com o que vejo no dia a dia, até que minha vida foi/é fácil. Chorei porque sou um ser humano. Chorei porque sonho com o dia em que tanto esforço e exaustão, como o do Vini e e de tantos milhões mundo afora, não sejam mais necessários. Obrigada, @gabrielaprioli!.
#somostodosvini
Acho que essa foi a melhor analise já feita pela Gabriela. Parabéns. Gratidão. ♥️🙏🏼♥️
kkkkkkkkk
É muito triste o que acontece com os jogadores negros na Espanha.
A Espalha é o país mais racista do mundo. E aqui no Brasil temos o senador racista Magno Malta que espero que seja cassado.
Concordo plenamente
A Espanha é um dos países mais racistas do mundo, na Itália e Portugal a coisa é bem pior.
@@diegosilva3816a italia é bizarra de racista
Já esteve na Espanha? Conhece quantos espanhois? Me parece que você é xenófobo. Isso é crime, sabia? 3 perguntas aí pra vc refletir
@@alexandrerossellini1 isso não te interessa, já trabalhei na Espanha.
Força vini, o Brasil está com você!
kkkkk
Vinicius Júnior e todos os atletas negros, brasileiros OU NÃO, que exercem funções na Espanha devem não mais renovar seus contratos e aqueles que estão em eventual transferência para a Espanha, NÃO O FAÇAM, NÃO VÃO PARA A ESPANHA RACISTA. Vamos boicotar nos supermercados e mercados em geral, tudo o que for de origem espanhola.
Vamos tratar os espanhóis reciprocamente !
Nossa... só eu chorei neste vídeo??? Ouvir uma pessoa branca falando sobre tudo isso é bom, mas o conteúdo é dolorido demaisssss. Exaustiva dor de nosso povo preto. Difícil lutar o tempo todo, sem surtar, sem se abater, sem vacilar e sem carregar dor. Acho que ainda que "vistamos a pele do outro", jamais teremos a dimensão do quão imoral é o racismo. Por mais e mais e mais e muuuuuito mais pessoas antiracistas. Se o racismo é um câncer que apodrece nossa sociedade é preciso combater o tempo todo.
Chorei e ainda estou chorando. Vou morrer sem entender essas coisas no fundo do meu coração, por mais que leia e estude história, sociologia, filosofia... Ainda mais em um povo tão "cristão" como o nosso!
Essa mulher é incrível. 👏🏿👏🏿👏🏿 Parabéns Gabriela
Extremamente decepcionado com Gabriela Prioli. A quem sempre imaginava como “menos emoção e mais razão” não está usando a razão nos últimos meses para criticar o atual governo. Eu que sempre acreditei no “precisamos vencer o mal maior e depois a gente critica o próximo governo” me vejo decepcionado. Realmente cada um tem seu preço
Não quero passar pano para o governo passado, mas pra mim sempre foi muito claro o objetivo da Gabriela em criar esse canal. Praticamente TODOS os vídeos dela até 2023 eram pra criticar a gestão passada, no início eu comecei a acompanhar ela pra ampliar minha visão política, mas depois abandonei. Era enjoativo o tanto que ela falava do Bolsonaro, chegava a ser INSUPORTÁVEL. Logo saquei que o objetivo do canal não era pra debater política de forma séria e imparcial, mas sim pra ajudar a fortalecer o Lula (que ela nunca criticou de forma direta). Confesso que acho muito chato esse fanatismo político que existe no nosso país, até aqueles que se julgam “menos fanáticos” e “mais racionais” (como a Gabriela sempre se considerou) agem de forma totalmente parcial quando lhes é conveniente.
Essa com certeza é uma das melhores análises do canal.
olha gente...
com todo o respeito
tem muita gente que fala a mesma coisa bem melhor que ela...
Gabriela, precisamos continuar a discutir questões de racismo, homofobia e machismo no futebol, assim como em todos os demais esportes. Muita gente acha que isso é lacração e que esses assuntos não fazem parte do campo de futebol, e isso é uma falácia desproporcional, ainda mais no Brasil que é conhecido mundialmente pela seleção e nossos jogadores. Futebol é o nosso cartão de visita, nosso passaporte, nossa cultura e nossa história. Separar essas questões como "extra-campo" é um grande erro, pois faz parte do nosso dia-a-dia. Precisamos de mais influenciadores que insiram o futebol nessas questões tão importantes para a nossa sociedade e nosso país. Sou corinthiano e bato no peito com orgulho ao falar da Democracia Corinthiana, mas reconheço o quanto a violência, o machismo e a homofobia estão presentes na nossa torcida e gostaria que fossem levados mais a sério.
Olha era kkk agora não mais
Abaixo o racismo ❤❤❤
O Brasil também tem muitos casos de racismo dentro do futebol, é só lembrar do caso do goleiro aranha e, muitos outros acontecendo até hoje. A única diferença nesse caso entre Brasil e Espanha, é que no Brasil tem lei contra o racismo.
O Grêmio foi punido com a perda de pontos, e acabou eliminado do campeonato que estava. Aqui bem ou mal já existe alguma punição ao clube que pratica o racismo, tanto que em algumas torcidas, se alguém começa a fazer xingamentos racistas, a própria torcida já trata de abafar o cara e tirar do meio, pra não prejudicar o time.
Gostaria imensamente que a sua fala fosse ouvida em todos os cantos do mundo.
Obrigada Gabriela ❤!
Sou branca e tenho uma filha biológica preta, o racismo dói na minha alma, é tão doído ver minha filha passando por coisas horríveis simplesmente pq é preta, nunca fez mal pra ninguém.
Infelizmente o racismo está em toda parte da sociedade.
Parabéns pelo tema, Gabriela. Racismo é um câncer que ainda não conseguimos tratar em nossa sociedade e infelizmente estamos ainda longe disso.
Só torço para que todo sofrimento que o Vini passou, representando todos negros, não seja em vão!
Essencial esse tema! Racismo é assunto de emergência!!!
Gabi, esse seu vídeo ficou excelente. Apesar de saber desses dados que vc nos trouxe, quando ouvimos vc falar dói dentro da alma!
Olá, colega, parabéns pelas sábias e humanas palavras! Ser humano é assim, não importa se é branco, negro ou amarelo. Ele sempre será humano em suas atitudes, palavras e indignação. Sou negro, professor universitário e fico feliz quando vejo atitudes e falas poderosas vindas de alguém que não sofre a causa, mas pela causa e se incomoda, não aceita e também não se omite sobre os casos de injustiça, ódio e de racismo! E ainda, com sabedoria, alerta! Às vezes, ouvimos algumas pessoas falarem que os negros ou afrodescentes são minoria, mas no Brasil isso não é verdade. Parabéns moça! Deus te abençoe!👏👏👏🙏
E é exatamente nesse tom, com essa seriedade que o assunto deve ser tratado, a indignação da Gabi é palpável e absolutamente compreensível. Sejamos todos antirracistas, sobretudo.
Querida Gabi, há muito eu acompanho o seu trabalho e gosto muito dos conteúdos do seu canal. Mas esse foi vídeo mais importante e necessário que eu vi aqui. Muito obrigada!
É uma pena que esse canal já não é tão ativo como na época do antigo presidente. Adorava receber as notificações pois sempre tinha uma pauta esclarecedora sobre os assuntos mais polêmicos do governo anterior. O atual governo também está repetindo ações do anterior e ninguém posiciona. Não existe uma crítica. Triste pensar que o canal seduziu os eleitores do Ciro para votar na mesma e velha política. Sinto-me desapontada.
Falou td!!! Decepcionante
Eu como, também Vinicius, (longe de ser o talento é o Vini Jr), brasileiro, pardo e que vivo na europa (Porto, Portugal), posso afirmar:
1) A relação que a Espanha tem com imigrantes - sobretudo negors e latinos - descendentes de suas ex-colónias - é macabra. Parte (ou grande parte) de seu povo é racista e xenófobo sim. E é um povo que não têm qualquer cuidado ao deixar isto bem claro. É um país riquíssimo em cultura e em turismo. Estrangeiros: só quem tem dinheiro e sejam brancos. O resto é resto e não querem nem saber.
2) Na minha vivência, compreendo que como brasileiro - em Portugal - já vi de tudo: Portugueses que nos amam e os que nos odeiam, tendo os que são explícitos no ódio e a maioria que é um ódio velado. Compreendo parte da dinámica que ajudou a amenizar o racismo e a xenofobia por parte dos portugueses com os países PALOP é são 2 pontos cruciais: Portugal é um país com MUITOS imigrantes. Muitos portugueses SABEM o que é estar longe de casa, da família, da própria terra. E, diferente da Espanha, ao longo da história teve muitas relações diretas com os países PALOP, outros africanos e também das Américas (Portugeses fizeram suas vidas imigrando e fazendo dinheiro em países como Angola, Brasil, África do Sul, Venezuela entre outros) e isso ajuda a criar uma relação mais... respeitosa entre as nações.
3) sobre o racismo: Ainda ouvi um português a dizer: "Ah! Mas o Vini Jr não deve se preocupar com isso. E a os que os torcedores estão a tentar fazer é intimidá-lo só porque ele é BOM! Se ele fosse um péssimo jogador eles nem se importavam.
Eu: Ãh? Estás a ouvir o que estás a dizer? Então se o Vini Jr fosse gay, seria chamado de paneleiro/maricon? -
Ele: Ah! Sim, com certeza.
Eu: Bom, este teu argumento só me faz detestar ainda mais o Futebol - um esporte racista, homofóbico, machista, misógino e xenófobo e não ter nenhum tipo de apreço a esta parcela do povo espanhol. E outra: É racismo sim. E não há esta de tentar justificar "este ataque intimidador" só por ele ser bom. É racismo.
Gabriela, obrigado mais uma vez pelo espaço, por tratar deste assunto que sempre é delicado para nós, povo brasileiro e povo "não branco".
Cresci convivendo com todas pessoas sem nenhuma distinção, na minha casa, pai e mãe era assim, trouxe para minha vida. Depois de muitos anos e, principalmente nos atuais, percebo o quanto o igual para nós, da nossa casa, não funciona na sociedade em geral. Vamos atentar ao redor.
Exaustão realmente é a palavra certa
Moro na España há 4 anos e realmente o racismo é una das pautas mas invisibilizadas no país. Me chocou muito ver que em tantos temas existe uma grande atenção da mídia e das pessoas, e a igualdade racial é algo de que as pessoas não falam, mas nos comentários e no comportamento, se sente com. muita força. Por sentir a falta dessas pautas por aqui, criei um podcast nesse canal , GENTE PODCAST, e o último episódio é com uma mulher espanhola e preta, com o tema racismo. Ela não sabe contar quantas vezes perguntam de onde ela é, e quando diz que é espanhola, as pessoas não acreditam, questionam e muitas vezes se irritam. Agora, pela primeira vez eu percebo que o assunto está se espalhando, e muita gente está se expondo e compartilhando suas histórias. A verdade incômoda está submergindo e espero que resulte em uma conscientização coletiva e que os espanhóis percebam a importância de serem antirracistas.
JUSTIÇA POR DELTAN
345 mil vozes caladas por uma decisão ILEGAL
Dados que arrepiam! Mas ainda são necessários para que não esqueçamos que AINDA somos um país racista
Que bom é escutar vc, Gabi, suas palavras são precisas e absolutamente necessárias.
Eu espero que um dia este vídeo seja totalmente desnecessário e anacrônico porque tenhamos superado uma barbaridade como esta.
Tudo de bom para vc e sua linda família.
Sua voz é necessária nessa causa. Fundamental trazer os dados como vc fez. Excelente conteúdo.
Obrigado, Gabriela, por dizer tudo isso que você disse, me sinto muito representado, mesmo sem entender nada de futebol, de ligas e de campeonatos esportivos.
Amo essa cor morena!
Perfeito, Gabriela! Falou tudo.
Muito triste o que está acontecendo! Isso só mostra que a humanidade ainda precisa evoluir muito.
Obrigado por se posicionar, Gabriela!
É mais fácil o planeta morrer de velho, do que as pessoas evoluírem para acabar com o racismo.
Eu, sinceramente, não tenho esperança.
@@reginabrandao7627 Eu também não.
Enquanto isso, aqui no Brasil um senador faz deboche do sofrimento do jogador.
Preciso, necessário e importante.
Toda essa visibilidade dada ao Vinicius é mais pra destrui-lo do que pra enaltece-lo. O cara foi provocado, revidou, não deram atenção. O cara levou um mata leão e foi expulso. Eles não suportam ver um negro por cima e é lá o lugar do Vini, estar por cima dos racistas.
Deveriamos ser um dos exemplos no combate ao racismo somos um país de maioria negra e mulata ... Fora Racismo.
Obrigado, Gabriela, por não ter deixado de falar sobre esse assunto! A sua voz é importante.
Obrigado, Gabriela! Por não ter deixado de falar sobre esse caso.
Muito bom, Gabriela! Obrigado pelo tema. Infelizmente é uma questão da qual as pessoas querem distância, em vez de entrar de cabeça e tentar fazer o mundo melhor.
PS: por que você parou com os vídeos? Apesar da correria, sinto falta.
Racismo tem que acabar.
Excelente Gabriela! Precisa si falar mais!
Alem do gesto terrificante que e' o racismo e' assustador o sadismo do individuo que comete esse ato porque sabe que machuca e ao ver o Vini Jr com aquela lagrima escorrendo doeu em todos nos!
Ja o admirava como atleta e profissional agora ainda mais pela sua coragem, elegancia e dignidade!
A questão é como faremos pra combater o nosso racismo de cada é de todo dia
É sobre isso e não está nada bem.
O racismo é uma praga difícil de acabar.
Adorei seu vídeo, porque eu sinto na pele por ser preta o olhar de reprovação VC tem que provar a todo momento que você tem que ser o melhor isso dói muito.
Perfeito Gabriela, excelente vídeo como sempre. Gostaria de aproveitar o ensejo para deixar aqui um pedido para que você faça um vídeo (ou texto, ou qualquer coisa) que abrangesse com mais profundidade esse assunto da injúria racial equivalente a crime de racismo? Esse assunto rendeu uma treta recente com relação aos limites do humor (caso do Porchat com o outro humorista lá que não sei o nome), além de ser uma boa oportunidade de falar sobre o punitivismo do código penal, se esse tipo de discussão tem que ir mesmo para o código penal, se deveria ficar na esfera civil, esse tipo de coisa. Parabéns pela ótima qualidade do canal.
E o mesmo que ocorre em jogos da libertadores e a Conmenbol trata como algo “do jogo” … os times brasileiros deveriam boicotar juntos isso. Saco cheio dessa palhaçada. Eu até parei de ver futebol por conta de torcida que fazem baderna, violência e atos de ódio.
Sinto falta dos seus videos. Sei que está empenhada em sua maternidade recente e prefere se distanciar do ambiente toxico do RUclips e outras redes, mais ainda apos a repercussão do debate sobre festa junina.
Te apoio nessa decisão. Espero poder ver seus videos novamente um dia. Voce é muito talentosa. Quando estiver pronta para isso, claro. Tudo em seu devido tempo.
Sempre perfeita na colocação, difícil mudar essas pessoas. Somente com punição mais severas
Parabéns pelo posicionamento, Gabriela! Esse é um tipo de assunto que jamais pode ser deixado de lado.
Isso parece inveja do talento do jogador brasileiro.
"Com Racismo, não tem jogo".
O Brasil está com você, vini jr.
Parabéns por confessar a sua "branquitude" Gabi, você está SALVA!🙏
Aguardando vídeo sobre Maduro no Brasil......faz ai Barbie doido pra ouvir sua opinião
Ninguém quer saber de Nicolas maduro.
É triste que um jogador de futebol negro tenha que passar por isso.
A federação de futebol da Espanha, é uma vergonha.
Concordo com você, Gabriela. Tem muita coisa pra resolver aqui no Brasil a respeito disso.
Agora todo mundo e contra,mas quando os negros pobres sofrem preconceito no dia-a-dia ninguem aparece pra ajudar
O Brasil é um pais que também tem muito racismo dentro do futebol.
Parabéns gabi! muito importante essa sua fala, o racismo não esta só la fora esta aqui dentro do pais assim como no mundo todo, e acontece todos os dias.
E preciso que as pessoas dispertem para isso e lutem contra, não só as pessoas negras, que são as vitimas .ais toda a sociedade deve se posicionar contra essa violência.
A escravidão no Brasil não acabou, infelizmente.
Obrigado por se posicionar sobre esse assunto, Gabriela!
Os caras nem ficaram presos!!
Racismo tem que ser denúnciado sempre.
Que bom que todos os seres humanos que se importam estão se manifestando!
Se eu fosse o vini Jr, eu iria jogar em outro país.
Sim. Mas, não é justo ele ter de basear as escolhas da vida dele não pelo que é melhor financeiramente ou o que ele se sente mais realizado profissionalmente e sim porque outros estão coagindo ele a sair através do racismo. Força Vini!
Obrigado pelo vídeo, Gabriela!
Toda minha solidariedade ao vini.
Vini Jr merece respeito.
É importante lembrar que as escravizações de indígenas feitas por outros indígenas possuia uma ideia diferente, algo como punição de guerra e mesmo assim não era com o mesmo nível de desumanização. Essa lógica de produtos vem da europa, e é completamente diferente de qualquer outra de tribos mais "primitivas".
Falou por todos nós. A luta não acaba nunca.
Obrigado por esse vídeo, Gabriela! A sua voz é importantíssima.
Gabriela abandonou o canal? Por que não postou mais conteúdo?
Porquê ela já fez o trabalho sujo de fazer campanha a favor do Lula, agora tá descansando😅
Revoltante e vergonhoso!
O magno malta e o pior racista que horror devia ser cassado urgente