Para esclarecer alguns comentários: 1 - Sabemos que existem diversos perfis diferentes de usuários que utilizam o Linux, mas em sua maioria, os usuários que gostam, já utilizam o computador de uma forma mais voltada à produtividade, de uma forma mais avançada. Isso não exclui usuários leigos que os utilizam. 2 - Não dissemos que o sistema é ruim. Na verdade fizemos o oposto, esclarecemos que ele ser bom ou não vai depender de cada usuário e preferência pessoal. A preferência do Apresentador e membros da equipe é Windows. Mas sem dúvida, consultamos um profissional antes de fazer o vídeo para esclarecer alguns pontos. Se quiser que a gente traga o profissional especializado em Linux ou que falemos sobre algum ponto específico a respeito do sistema, deixe nos comentários! :) Você... decide... 3 - Nosso receptor foco do vídeo é aquele comprador que entende pouco de informática e precisa de uma luz na hora de comprar o notebook. Windows é mais popular. Não são todos os usuários que estão dispostos a migrar para outro sistema operacional. Usuários mais avançados que entendem sobre Linux profundamente, usam e se sentem satisfeitos, já terão uma decisão completa na hora de fazer a compra e não precisará da ajuda deste vídeo.
Presenteei minha mãe com notebook com GNU Linux Ubuntu, ela nunca usou o Windows e nem sabe usá-lo, já com o Linux desenvolveu boa desenvoltura. Ela tem 74 anos atualmente.
Jónior, parabens cara. Que legal!! Acabei de fazer um comentário acima onde eu disse que acredito que seja bem mais fácil pra uma pessoa leiga se adaptar à uma distro como ubuntu. mint ou deepin do que o próprio Windows e vejo que sua mãe é um exemplo disso.
Observações: Lembre que o Linux é Software Livre, em linhas gerais não há necessidade de realizar compra de aplicativos para utilizá-lo. Pois basicamente quase todas as Distribuições já possuem uma gama de Softwares que atendem todas as necessidades básicas (navegadores, editores de texto, tocadores de multimídia e outros). Poucas Distribuições necessitam de ajustes pós instalação mais elaborados. O grande ponto forte é a estabilidade e a segurança. Em contrapartida no Windows tudo tem que se ter licença, inclusive o próprio Windows, se quiser utilizar o "Word", tem que comprar licença, antivirus, e outros. Você pode até utilizar os "free", porém sempre terá incomodo. Outro detalhe que a utilização de "software pirata" pode te trazer questões legais e até mesmo visitas indesejadas, como Oficiais de justiça e a Polícia. Já tive relatos desses acontecimentos, principalmente para o ambiente Corporativo. Outro detalhe é a segurança e estabilidade o Windows tem seus pontos fracos. Apesar do Windows 10 ter melhorado muito. Mais o grande ponto fraco é o usuário, pois sempre clica nos links que recebe por email. Finalizando vocês como formadores de opinião ou opiniões devem mostrar dos dois lados da moeda. O Windows não é toda essa maravilha e o Linux não é diferentão difícil de utilizar. Agradeço o espaço e a atenção. Felicidades a todos
Vale a pena acrescentar que drivers gráficos da AMD já vêm incluídos no kernel, assim como os da Intel. Só os drivers NVIDIA é que é necessário ir buscar a versão mais recente. No Windows temos que ir buscar todos os drivers e afins. Até a instalação de uma distribuição é super fácil
A questao e que no Linux vc so roda programas e nao Apps, vc nao roda Apps Android no Linux ja no Windows vc tem programas que permitem rodar Apps e jogos do Android de boa, fora que ha ha muito mais programas e jogos pra rodar no Windows... Se vc nao for usar pra jogos e querer usar um Pc e Notebook barato e bom partir pra linux, se nao e melhor vir com linux...
@@ricflay No caso do Android, tem o kernel linux mas o userspace dele(feito em java) faz as aplicações rodarem por cima dele, o que faz que com os apps pra android dependam dessa parte do sistema.Quanto a programas, tem muitas mais programas pra linux do que pra windows na verdade. Windows so é dominante nos desktops(e é restrito a eles e os servidores), em todas as outras plataformas o linux tem muita mais dominio. Quanto a jogos se o seu jogo não tem nativo pra linux e usa algum anticheat fique no windows, pois os mesmos encrencam com ferramentas como wine e proton que usamos pra portar esses jogos aqui no linux.
@@carlosrfs99 muito boa resposta Carlos, só uma pequena correção, não são todos os anticheats que encrencam no Wine, o da blizzard funciona, punkbuster da EA tbm, etc
@VaGNaroK Mist Quando você for engenheiro e trabalhar 30 anos com o mesmo SO, receber 17 MVP e der consultorias pra grandes multinacionais,aí é piada,mas fique tranquilo uso dual boot WIN10 + Mint 19.2 Cinnamon, se quer segurança online, não use internet.
Diolinux tem um canal grande, mas não é um representante do Linux muito bom.... Melhor seria o cara do Terminal Root,GnewLinux, ou Slack Jeff esses sim entendem de Linux
Depois que comecei em Linux, isso por curiosidade, amei e prefiro até hoje em relação à Windows. Uso o Archlinux, que foi a distribuição que me adaptei melhor.
@MS franco HÁ 15 anos. Não assassine o portuga, só porque lida com maquinas.. brincadeira. Eu só quis cxolaborar... e espero vc veja meu comentario... a proposito, atento, pessoal, pq o YT desmarca a opcao de que sejamos avisados qdo responderem nossos comentario. De tempos em tempos, ainda nao sei precisar qto é preciso (semanas, dias, todo mês), tenho que ir lá, pq é desmarcado e só eu uso meu laptop, canal etc. Talvez vcs já tenham percebido essa mer** q acontece e que é MUITO incômoda.)... Sofia, de Brasília
Concordo plenamente, oque importa são os programas e não o sistema operacional. Se alguém só usa o Firefox , como por exemplo eu, não faz muito sentido em pagar pelo Windows.
@@qualnotebook A não ser quando o Windows toma o controle da máquina durante um dia inteiro, e ainda debocha da tua cara com uma mensagem dizendo que ELE está TRABALHANDO em atualizações, enquanto você não pode trabalhar...
Só testou essa distro? Rodei tanto atrás de tutoriais na net para instalação de mint ou deepin nessa máquina mas ninguém com sucesso. Todos falando de problemas de drivers, wi fi e outros. Desisti da compra.
A possibilidade de personalizar o sistema mais a fundo é uma característica interessante de fato. o Arch costuma ser visto como sistema difícil de se instalar e realmente não costuma ser tão fácil como o Ubuntu ou o Linux mint. Porém é sem dúvidas uma bela distribuição.
@@jardelfialho9557 utilizo ele por trabalhar com dev e gosto de manter o sistema bem atualizado, o Arch por se tratar de uma distribuição rolling me da essa possibilidade, mesmo com a "dificuldade" na instalação é sim uma ótima distribuição.
windows usa 30% do processamento do meu pc com lixos do tipo cortana e outros, além de forçar atualizações e instalar atualizações mesmo desativando e não posso alterar ou modificar quase nada. Já o Linux posso mudar todos os temas de tudo, que já são opções nativas dele, alem de não precisar nem de 5% de processamento e não ter o tal input lag de programas que não eram pra ser lentos. O windows só domina o mercado por causa do monopólio das empresas como Nvidea com o directX... Outra coisa, todos os programas livres ou gratuitos tem suporte para tanto Mac quanto linux, então somente alguma parte dos programas pagos tem a frescura de ter suporte somente pro windows mas, cara eu não tenho coragem de dar Mil reais em uma licença pra um photoshop da vida, sendo que Gimp faz as mesmas coisas e é muito mais leve. É errado em dizer que são os leigos que não querem Linux, mas sim as pessoas que tem preguiça de experimentar, hj em dia windows virou sinônimo de games, se prestar atenção a grande maioria do pessoal que usa windows usa crackeado, essas pessoas não tem direito de reclamar se são moralmente corruptas, 90% das pessoas que podem pagar pela key do windows que é uns R$ 100,00 bonaros ou mais caro, são pessoas que realmente trabalham com computador com desenvolvimentos algo do tipo a grande maioria prefere sistemas Linux ou Mac (Que são bem semelhantes o modo de mexer).. Ou seja, somente a galera mais nova que só usa computador para jogar que injeta uma ou varias limitações no linux, taxando de dificil e tal, mas windows que é muito mais chato, tem q procurar driver por driver, no linux so escrever update e upgrade la, cara o bagui atualiza sozinho, pra instalar um spotfy, no linux é só escrever o nome do programa que ele instala sozinho,,, e sem deixar o resto dos download contaminando o HD,. Claro essa é minha opnião sobre minha vivencia com os sistemas, ( pra min Windows é um porre)
Tanta bobagem que li. Não são apenas "Gamers" ou pessoas que querem jogar "joguinhos" no Computador, mas sim para trabalho também. Como por exemplo, quem faz gravações de Mùsica, precisa de Samples, do Kontakt ( que uma vez tentei rodar com Wine no Ubuntu não funcionou), ou seja, é um sistema inútil para gravações de Música e de Samples. A única coisa negativa do Windows é usar muita memória do PC desnecessariamente, como você mesmo disse, atualizações "obrigatórias", que mesmo desativando no Services ainda ocorre atualização em algum canto. Agora em questão de Drivers, é só usar o programa Driver Booster que não tem dor de cabeça, sempre deixo ele instalado para verificar atualização dos Drivers ( e ele baixa sozinho os drivers), e até consertar erros como de áudios. Não precisa comprar Original para ter "moral" para abordar assunto. A própria Microsoft eles QUEREM que craqueiam, porque não é o Windows que a Microsoft lucra hoje em dia, mas sim os Suportes de Empresas de Software que contribuem para ela. Empresas como de Antivirus, de edições, etc. Ela somente é rigorosa para Empresas que pirateiam Software. não vejo necessidade de usuário comum ter que gastar dinheiro para comprar a Key original, sendo que não vai mudar coisa alguma..
@Tiago Carneiro Algum momento falei em edições de vídeo? Eu trabalho com gravações de áudio, Samples, se não sabe o que é melhor pesquisar. Me ralei muito com o Ubuntu para fazer o Kontakt funcionar com Wine e que infelizmente não funcionou e bugava todo o programa, ou seja, corrompia direto os samples. Agora pra editar vídeos com certeza LInux tem uma boa gama pra isso. Mas o motivo que citei não foi esse, mas sim gravações de música, de Samples, VST's, etc que ele é muito fraco ainda.
Em suma, todos os sistemas operacionais tem defeito, Windows é uma mizéria mesmo, tive que arrancar todas as porrquarias dele, via linha de comando que nem no Linux, para não ter tanta dor de cabeça, eu criei uma iso já modifocada com todas as configurações e programas prontos já, não sei se Linux tem isso, systemback acho que nem dá para fazer, enfim, Linux ainda encarece de ferramentas para mim devido justamente só se limitar aos programas gratuitos, infelizmente o Windows ganha até mesmo quando se trata de programas piratas, Linux não tem isso, e para mim fica chato até, ainda no Windows infelizmente, porquê até nos cursos de informática, só botam a gente para aprender justamente nesse sistema de bosta, nem sequer eles citam os outros sistemas que existem, é só esta bosta e pronto, até para montar um Pc na loja, o vagabundo só te oferece essa merda para usar no Pc, e você que se foda para descobrir que existe os outros sistemas, porquê, ninguém divulga o Linux
Eu só uso Linux e não sou usuário avançado, aprende a mexer nele em 2 dias, agora acho até mais fácil baixar programas pelo terminal ou pacotes, é tipo baixar app na Playstore, não ficou preocupado se vai ter vírus
Eu comprei um Mi Air 13, que vinha com o Windows 10, e nem inicializei a licença da Microsoft. Simplesmente, já no primeiro boot, coloquei o pendrive do Ubuntu OS e mandei bala. Não dá para comparar o desempenho do Ubuntu em relação ao Windows. Não sei, mas parece que o SO roda muito melhor, com maior fluidez. Sem falar, é claro, da interface Gnome, bem mais intuitiva e leve que a da Microsoft. Sei que tem coisas que são questão de gosto, porém no meu caso, utilizo Ubuntu por uma questão de desempenho e produtiviades superiores. Parabéns pelo canal. Show.
@@abelbatman1957 falando de sistema, infinitamente, windows é bom pq tem alguns softwares q só existe lá. Mas de resto, o linux tá muitos anos a frente.
Olá, o meu Dell veio com Ubuntu e co um progrqma defotos e video chamado Cheese que parecw estar desativado no Ubuntu. Como ativar este programa, pois não consio fazer video conferência.
@Anderson Luiz sim , não reconhece. O suporte da Dell falou que eles ajudam a dar suporte pago para isto funcionar. Eu espetei uma câmera aqui no Notebook e estou me virando. Obrigada pela atenção.
Idem. Com o Arch Linux sequer ouço a ventoinha do notebook, com uso normal (Chrome, editor de texto, etc). Com o Win 10 era o tempo todo acelerando a ventilação.
Uma coisa que eu reparei é que mesmo sistemas Linux mais pesados (Mint Cinnamon ou Ubuntu) são mais leves e ocupam menos RAM que o W10. EU tinha o Mint Cinnamon no notebook velho da minha mãe e funcionava bem, enquanto que o W10 mal mexia o mouse
Concordo, usando o Linux mint mais recente numa máquina q8400, 8GB de RAM e uma GT9400 no HD. Linux mint mantinha por volta de 10 aba do chorme tocando vídeos mais da metade em qualidade HD sem travar a máquina uso da CPU em 50~70% enquanto no Windows 7 uma aba do Chrome na mesma qualidade HD uso da CPU fica em torno de 60~70% com o vídeo acelerado em 2x chega a fica em 80~99% de uso da CPU. Enquanto no Linux tava bem de boa com bem mais abas do navegador tocando vídeo em segundo plano, usando bem menos memória e CPU
@@giovaniwagner Aqui nesse laptop o VSCode trava quando eu estou rodando youtube e discord no navegador ao mesmo tempo que estou rodando uma aplicação web. Estou no Arch. Mas no Windows só o sublime text (sim, o SUBLIME TEXT) sozinho trava. Acho que deve ser porque esse notebook tem 4GB de RAM. Mas sim, esse notebook no windows 10 é intankável, beira à inutilização. Com um SSD é menos pior. Mas ainda é ruim.
Peguei alguns pontos, atualmente uso o Windows e o Deepin OS (Linux). 1° Pacote Office: Cara, tem o WPS que é igualzinho ao pacote da Microsoft, então não chega a ser um problema na aprendizagem... Além do WPS tem programas na mesma pegada, para facilitar a vida. 2° Open source: Como a maioria dos software são gratuito, evita -se pirataria e instalação de algum Malware... 3° Segurança: Por mais que seja irônico falar que um SO aberto é seguro, mas é verdade, inclusive é mais fácil ver um carro voando que seu Linux pegar vírus, até quando tem problemas de segurança, igual os da Intel que houve atualmente, o Linux é o primeiro a corrigir por conta da comunidade... . . . O vídeo ficou muito bom, só complemntei para ajudar, qualquer dúvida pode deixar aqui que se eu souber eu tiro ;)
Caso pergunte, mas pq vc não usa só Linux? Pq eu uso os softwares da Autodesk, trabalho como desenhista técnico bim, e não software para o ramo que trabalho, por isso o dual boot
Me tira uma dúvida, eu quero comprar um notebook para estudo e trabalho em home office, que precisa de conexão de área remota, vc acha que com o Linux dá pra usar? Eu sou leiga nunca nem vi esse sistema, mas os notebooks com linux são muito mais baratos
A melhor voisa que fiz foi ter teocado o Windows pelo Linux. Não me arrependo.... No windows pegava virus a doidado tinha q formatar constantemente. Agora com o Linux Mint nem sei o q é virus. Manutenção com 3 comandinhos e o pc fica tinindo. Fora a customizações. Nem todos os programas q tem no Windows vai ser encontrado para ele. Mas tem praticamente todos os similares.
@@fernandoleoj provavelmente "sudo apt-get update" e "sudo apt-get upgrade". Vc também pode baixar programas como o Stacer que já faz limpezas e desinstalações. O Stacer funciona similar a um CCleaner do Windows
Só fazendo umas correções, q algumas informações incompletas podem levar ao erro os novatos que queiram usar Linux, vamos lá: A primeira não é LMINT e sim Linux Mint. A segunda, são sobre os programas "paralelos", q no vídeo da entender que são ruins (e sim, eu li a observação de vcs, mas mesmo assim passa uma ideia equivocada). A terceira, foi mencionado sobre drivers de vídeo, q se fosse há uns 5 ou 7 anos atrás até concordaria com o comentário do vídeo, mas hj em dia não é vdd, pois os drivers proprietários da NVIDIA e os open sources da AMD e da Intel, não devem nada pras versões de Windows, salvo alguns detalhes e são de fácil instalação. Sobre os jogos, bom, aí faltou um pouco de pesquisa mesmo rsrs. Hj em dia na Steam, quase 80% dos jogos rodam ou nativamente (Dota2, CSGO e Rocket League) ou via SteamPlay, q sim, é fácil para um usuário ""comum"" ativar. Fora que vc pode instalar as outras lojas via Lutris, da melhor forma "next next next finish". Ainda tem alguns jogos q não rodam, como Fortnite, R6 e PUBG mais por causa do anticheat, mas OVERWATCH , GTA V já rodam tranquilamente. E sobre curva de aprendizado, distros como Ubuntu, Linux Mint, POP!_OS e ZorinOS estão aí pra suprir. Muitos dos usuários q migram e usam essas distros, não sentiram muitas dificuldades.
Sobre as suites Offices, não existe somente o LibreOffice, tem o WPS Office (Kingsoft Corporation) e o FreeOffice e SoftMaker Office (SoftMaker) que entregam boas compatibilidades com os formatos proprietarios da MS. Faltou falar também das ferramentas para Edição e Manipulação de Imagens, como o GIMP (edição), Inkscape (Vetorização) e Darktable (manipulação de fotos). Ja na parte de edição de video, tem duas ferramentas otimas, o Kdenlive para edição de video "normal" e o DaVince Resolve para a edição mais profissional. Todas essas ferramentas citadas, rodam em Linux, Windows e MacOS.
Ahhh, mais uma dica rs. Poderiam passar algum tempo usando alguma distro antes de alguma review e dar uma analise mais completa. Por exemplo usar o Ubuntu ou o Linux Mint (LMINT rsrs).
@@CanalOCaradoTI Maikhow Thomaz aqui. Cara, li seus comentarios e vamos fazer um video para corrigir esses erros. Gostariamos de citar seu canal no video e agradecer por você ter tirado seu tempo para nos escrever os pontos. Isso é muito importante aqui na comunidade. Nao somos técnicos e infelizmente algumas informações da propria internet estão distorcidas. Mais uma vez agradeço por seu precioso tempo. Grande abraço.
@@qualnotebook obrigado pelo feedback e realmente as informações que se encontram estão distorcidas ou defasadas realmente (digo no minimo uns 5 anos). Podem citar o meu canal ou do Diolinux também, e estamos junto tentando mudar esse cenário que infelizmente ainda se encontra na internet. Tanto o blog dele quanto o meu, tentamos corrigir isso. E obrigado por se preocuparem em corrigir isso e fico a disposição para tirar algumas duvidas ;)
@@cicero0124 É só instalar a Steam e jogar, quase todos os títulos da plataforma rodam, até com melhor desempenho do que no Windows, Inclusive a Valve recomenda o Manjaro. É claro que há requisitos mínimos e recomendados a serem observados para cada jogo.
@@FernandoLima-hw7vr Lol tem problemas pq o anticheat faz verificação de kernel e dá problema. Em teoria é um problema simples de resolver (Até pq os outros tudo já funcionam), mas a Riot simplesmente se recusa a dar suporte. Porém é de se esperar pq a Riot não tem 1 desenvolvedor competente lá dentro.
Os software não são "paralelos" são OPEN SOURCE! Aconselho fazer um convite ao Diolinux para vir ao seu canal dar uma explicação mais detalhada sobre as distros linux!
Para mim paralelo imita o original. Sendo assim o pacote Microsoft office inteiro é paralelo. Não foi a Microsoft q inventou por exemplo o primeiro editor de texto ou de planilhas. Existem muitas opções no mercado, gratuitas e pagas q oferecem uma ótima solução e as vezes até melhor do q o próprio Office da Microsoft. Infelizmente a maior resistência de acesso a esse tipo de informação são os próprios usuários q se acomodam. Vale lembrar q é muito perigoso manter seus documentos em formatos proprietários assim como ocorre no Microsoft Office. Esse problema inclusive já existiu com mudanças de versões. E utilizar formatos abertos é sugerido até mesmo pela Abnt . Mas é claro a beleza de tudo isso, q é a primícia da filosofia OPEN SOURCE , todos somos livres pra usar oq quiser. Só não vale piratear software com licença. Kkkkkk
Maikhow, cheguei agora aqui, querendo ver a qtas andam as novidades sobre um sistema que não uso, mas admiro e sua forma de explicar é excelente: engraçadinho no limite e ágil! Conheci vc hoje, pelo menos apenas virtualmente. Muito bom! Sofia, de Brasília
Hoje não existe mais esse dilema de que linux e voltado pra profissionais rsrsrs. A distribuição "Linux Mint" por exemplo, e voltada para pessoas comum, principalmente pra quem esta saindo do Windows.
gostei muito do vídeo, mais algumas informações estão muito incorretas como e questão dos driver e jogos, no Linux hoje temos por exemplo a Steam que já tem um programa chamado proton que possibilita jogar quase todos os jogos presentes nela, com relação aos drives eu creio que no Linux a compatibilidade é ainda maio que no Windows, com relação aos programas como pacote office é possível sim utilizado dentro do Windows tem um programa chamo wine que permite a utilização de programas do Windows dentro do Linux. no geral realmente é só uma questão de "ganhar" um pouco de tempo aprendendo uma coisa nova.
Acho que vocês leram minha pergunta lá no blog e fizeram o vídeo né! Hahah para os pacotes Office tem WPS Office....que seria a mesma coisa , só que de graça. Usem o Deepin OS...o mais bonito e fácil de se usar!
Excelente vídeo !!!!!!!! boa noite, sobre o "linux" eu estou muito muito apaixonado por ele, eu usei durante longos e tristes 5 anos e ainda uso esporadicamente o windows 10 no meu notebook, mas de um tempo para cá estou usando o "fedora rawhide" no meu desktop e agora sim, estou satisfeito, pois não tenho mais problemas pós atualização do sistema, travamentos, etc..................... eu não sou tecnico, estou gostando muito da "curva de aprendizado", NÃO É BICHO DE 7 CABEÇAS como dizem, "só querer e ser persistente"
Uso distribuição debian desde 2011. Tenho ele em uma das minhas máquinas. Como não a uso pra jogar. Ele é perfeito. O APT é uma ótima ferramenta. Quando migrei minha maior dificuldade foi o pacote Office, agora não abro mão o libreoffice em todos os meus setups.
4:45 - TEM COMO RODAR SOFTWARE WINDOWS NO LINUX👉🏾 Nas distribuições Linux pode se usado um pacote chamado Wine que simula o modo de funcionamento do Windows e aí sim tem como rodar aplicativos destinados para o Windows nas distribuições que o suportam, inclusive o pacote Office
Adorei o vídeo, bem claro transparente, você consegue assistir e entender, tentei assistir outros dois de outras pessoas, me deu sono kkk e não entendi nada, gosto da forma como você interagi no vídeo simples objetivo e direto, inclusive através do seu vídeo defini o modelo e marca do meu notebook que vou comprar, e ontem um vendedor comentou sobre o Linux, aí vim buscar mais informações no seu vídeo e foi um divisor de águas kkk...vou comprar um com o Windows...valeu!
Acredito que só quem conhece os sistemas , pode falar sobre cada um deles , como usuario do windows , conheci a pouco tempo o S.O linux Mint e confesso to aprendendo e gostando muito , achava que era uma coisa do outro mundo, mas nada disso , opero normalmente , assisto tutoriais , tb o canal do DIOlinux , tem o chat , existem programas pré intalados , steam , suporte , e já estou esperimentando o DEEPIN linux , com interface realmente linda , e tem muito tutorial para usar o terminal que é bem fácil , digitando apenas 5 palavras baixar um aplicativo . Já estou ate tirando ONDA , num bom sentido. Mas gostei do canal e tenho assistido outros dos seus videos , PARABÉNS.
Oi. Bacana saber que você se adaptou bem e está gostando. Já perdi as contas de quantas distros já testei e usei - tanto instalado, como virtualizado... hehehe Até mesmo já testei vários outros sistemas operacionais não Linux, inclusive BSD's. Excelente noite.
Muito bom o conteúdo, são tantas as opções que temos de marcas modelos e sistemas operacionais quando set trata de computação que ficamos mesmo perdidos e sempre bom está atualizado quanto a esse assunto pois e bem significativo e importante. Obrigado!
Ai só refoçou a ideia que "LINUX NÂO TEM JOGO", e isso é uma mentira, uso linux e ele roda quase todos os jogos da Steam, tbm jogo LOL, overwatch entre vários outros, e com os drives da NVDIA sem nenhum problema.
Ah bastante jogos para linux de forma nativa e a própria steam usa o proton para os jogos de windows roda de forma nativa no linux, a questão de drives eu discordo, eu tenho um acer aspire com a12 e uma rx540 eu não precisei instalar nenhum driver pois o drive veio nativamente do kernel e estão atualizados, no caso de GPU NVIDIA eles dão suporte a linux também, linux não é um sistema para usuário mais avançados, eu sou um usuário comum e uso normalmente o linux mint 19, todo sistema tem uma curva de aprendizado, do mesmo modo que você usasse linux sempre e fosse migrar para o windows se iria sentir uma dificuldade ou estranheza com o sistema que é normal e ter uma curva de aprendizagem difícil ou não é relativo, usei o ubuntu 19.04, fedora 30 e mint, to usando mint porque a interface que usa me atraiu mais e atualmente nem precisa usa terminal para usar um linux em alguns minuto de pesquisa no google descobre isto. Aprender usar o terminal facilita uma vida ainda por cima.
Muito obrigado por seu comentário e todos os detalhes. Sabemos que o Linux tem distribuições muito boas e algumas com interfaces super amigáveis e intuitivas, mas só pelo nível do seu comentário e experiência dá pra ver que você é um tipo de usuário avançado, que fica um pouco longe dos objetivo deste vídeo. Certamente vai valer algum tipo de vídeo mais aprofundado no futuro sobre o tema. Mas valeu.
Essa questão dos Drives é muito OLD, os problemas são mesmo com a NVIDIA e a AMD que em algumas distros exigem muito trabalho pra instalar. Mas as mais famosas já tem suporte como o Ubuntu, comprando o notebook com linux creio que nem precise disso afinal, já veio com o SO.
@@Nicolasm15inze AMD na verdade ultimamente vem se mostrando muito bem com os drivers abertos que funcionam "out of the box", só instalar o mesa e o vulkan e manter o kernel atualizado que é sucesso, com a Nvidia o melhor é usar uma distro base Ubuntu já que ele facilita bastante a instalação dos drivers trazendo um utilitário que instala ele automaticamente.
Um Maluco Qualquer ai o Computador da minha mae é todo AMD e o Xorg não queria subir e eu instalei o firmware-linux-nonfree e do reboot e quando volta inicia a interface
A real que é drivers pra Linux é um verdadeiro inferno. Se você for gamer pula fora desse Kernel. Tente usar várias distro de Linux, mas pra gamer avançado todas deixaram a desejar. Windows é insubstituível nesse aspecto.
Gostei do video, sem ataques ao Linux. Eu sou um usuário comum de Linux. Não sou programador. Trabalho com arte. Eu uso Linux porque é mais leve que o Windows; mais seguro e gratuito. Tem o problema de ter menos suporte para jogos atuais, mas nos últimos tempos vem melhorando bastante nesse quesito.
Oi, hoje comprei um notbook acer 315-35 pelo carrefour, era 1888, mas com cupom de desconto de 200 reais que mandaram no teu grupo, comprei por 1688, obrigado mesmo
O Linux Mint é bem mais estável que windows, sem falar que vc não se preocupa nunca mais com vírus e anti vírus, pense e responda, se fosse ruim as máquinas virtuais, de grandes sites e apps em servidores renomados, seriam no Ubuntu?
Boa noite Maikhow. Não conheço o Linux mas já houvi falar que é um sistema mto bom, aberto e mais leve que o Windows. Isso faria com que ele rodasse em "qualquer" equipamento. Que tal um vídeo com comparativo de uso com os 2 sistemas? Isso se ainda não tiver, rsrsrs.
Boa tarde. Quero ressaltar alguns pontos. O Linux é um SO Unix Like. Fora esses que vc citou, temos também os BSDs. Quanto a questão dos drivers de vídeo, a Nvidia por exemplo, possui estes para Linux sim. A AMD também para o Ubuntu, e finalmente, não é necessário ser "especialista" para usar Linux. As distribuições(flavors) possuem várias GUI para acesso ao sistema. Espero que tenha ajudado.
é verdade que não se tem todos os títulos para rodar direto no linux, porém cada vez mais jogos estão presentes na steam para sistemas linux. Além de ser possível fazer uso do wine para rodar jogos não nativos. Lutris tbm se mostra interessante no que se refere à jogos no mundo do pinguim.
@@qualnotebook Se o usuário leigo é capaz de crakear jogos isso não impecilho acredite! Comprando os jogos 70% deles vão rodar, 30% mais ou menos são tripleA (AAA) afinal, essas grandes não se importam com a comunidade linux e vão se arrepender kkkkk PS: A engine Vulkan é o futuro, os ceo da EPIC games já disseram, 2020 pra frente só promete... Ela é multiplataforma e esse monopólio de jogos só rodarem em windows, nunca em outro sistema (Nem o Mac) vai acabar
Parabéns pelo Canal uma verdadeira aula simples e direta para que todos possam entender a diferença entre o sistema e como vocês prefiro o Windows mas já fiz a mesma coisa várias vezes troquei Linux pelo Windows computadores pessoais meu e não tem jeito Windows é preferência e como você disse para o TI os mais avançados aí a galera vai de linox mesmo mas de qualquer forma parabéns pelo vídeo e pelo Canal nota 1000
Muito obrigada por compartilhar esse vídeo, me ajudou bastante a escolher a plataforma operacional, enfim, estou tentando mudar definitivamente do windows para o linux, mas tenho receio de perder meus arquivos na outra repartição do meu HD, ainda busco esclarecimento se devo ou não me atentar a mudança, mas as vantagens são sensacional e quero mudar.
Faz um backup dos seus arquivos num pendrive. Instale o Linux, sem medo de ser livre! Viva o Linux!
5 лет назад+1
Usei esse canal como referência para poder comprar meu notebook acer nitro 5, muito bom os posts recomendo para quem deseja adquirir o notebook e não tem muito conhecimento.
Só um comentário de quem usa há mais de 15 anos, estou estudando Análise de Sistemas e digo, para fazer trabalhos, precisei reformatar o trabalho no Word do Windows, pois a facu é só Windows, inclusive as aulas, ainda não mencionaram Sistemas Operacionais, mas os softwares que eu usei são alternativas Linux, pessoalmente prefiro Linux, mas para trabalhar com texto, compatibilidade ainda não é 100%, problemas de formatação de texto feito no Libreoffice e ao abrir no Word fica tudo bem bugado mesmo, então meu conselho para quem for mexer com texto profissionalmente é: tenha instalado Wine, e instale o Office via Wine pelo menos, para corrigir ou escrever os textos acadêmicos ou comerciais, se serão abertos em máquinas Windows, não tenha dores de cabeça, mas não deixe de usar Linux por causa disso, uso 99,9%Linux, e não me vejo como usuário do Janelas, prefiro o Simpático Pinguim, forte abraço, e viva Open Source, ah, mais uma dica, se for desenvolver em C#, pode ir de Monodevelop, até agora funcionou direitinho.
Minha namorada tem um notebook com pouco mais de 30GB de HD (nao sei pq, mas ela comprou esse treco muito tempo atrás, acho que na era famosa dos netbooks sei lá). Tava com Windows 10, mas esse SO da Microsoft come tanto espaço em HD, que estava impossível utilizar. Formatei e instalei o Zorin 16.2, o notebook ficou bala, metade do HD ainda tá livre e ela se adaptou super bem para o uso no dia a dia. No meu de casa também utilizo o Zorin 16.2 e no do trabalho Ubuntu LTS. O nível de produtividade para programação que os sistemas Linux fornecem é extremamente superior ao que o Windows possibilita
Meu laptops vieram com windows e eu usava dual-boot até acabar garantia. Depois disso eu deixava apenas linux. Já tive Dell, Acer, Lenovo e um Itautec que ainda uso até hoje.
Eu uso Linux no meu Notebook Gamer, no caso o Mint, a maioria dos jogos que gosto roda bem, no meu desktop Gamer a mesma coisa, no caso dele, já uso Mint, OpenSuse e Manjaro. Ainda uso Windows, tanto em Desktop como em Notebook, em tarefas específicas, como: FIFA 20, Premiere, Sony Vegas, e Fireworks e alguns programas para sistemas de impressão, de resto uso só o Linux.
paguei 2700 no ideapad 330 8gb ram, nvidia mx150, mas ao chegar fiquei decepcionado com a performance em coisas básicas, atualizações etc etc, infelizmente o windows 10 é pra ser usado com ssd, então instalei o ubuntu 18 e ficou muito melhor, coloquei o ssd para o ubuntu e ficou ótimo, muito mais performático.
Utilizo Linux desde 2000, não me arrependo nem um pouco. Hoje temos o FreeOffice que é bem compatível com o Microsoft Office 2019. O usuário tem a possibilidade de utilizar e personalizar a área de desktop e aplicações. Quanto a dificuldade de uso, hoje temos o Linux Mint (LMint, conforme citado), o Zorin OS é bem parecido com o Windows 7, Elementary OS com cara de Mac OS X. Outra vantagem é a navegação mais fluida e rápida na web, controle dos programas, possibilidade de abertura de várias áreas de desktop, aquisição de software tudo pela rede por um aplicativo central de instalação, como no Apple Store. Jogos podem ser feitos com o Steam, instalando este aplicativo, muitos jogos do Windows podem ser normalmente jogados.
Sempre ouço bem desse free office vou até instalar para testar já que uso o WPS e o Libre ambos numa boa, mas acredito que seja bom conhecer outras alternativas
Optei por comprar um notebook da Acer com Endless OS, pois realmente a diferença de preço entre Windows e Linux foi gigantesca, quase 300,00. Provavelmente vou mudar pro Windows, já que todos os meus arquivos dependem do Office, mas realmente é um sistema muito bom.
Não precisa usar Windows pra ter Office! Microsoft Office não é o único, muito menos "o melhor ou mais completo" pacote de Office! O Libre Office tem tudo e seu uso é muito mais simples e intuitivo! Linux é muito melhor, mais seguro, mais acessível e não é preciso ter uma super máquina pra que rode muitíssimo bem!
@@robertoprimordial2633 Ele não sei, mas uso Linux Mint no notebook aqui pra fazer tudo que preciso. Retirar vírus de HDs, cartões de memória e Pendrives de clientes Windows, utilizo muito para fazer backup dos clientes de forma mais segura, também para meus usos pessoais, Edição de vídeos (Kdenlive) Acesso Web (Firefox), consumo de filmes e documentários (VLC), fazer relatórios e planilhas técnicas (Libreoffice), enfim, tudo tranquilo.
Vendi o meu notebook convencional com MS Windows e comprei o Chromebook da Google, que roda o Chrome OS, dispositivo sensacional. Vocês deviam abordar isso no canal, fica aí a dica.
@@144-madaramilgrau5 Se for para Jogos melhor ficar no Windows, o Linux não tem suporte para jogos. São poucos os Jogos que rodam, e mesmo usando o Wine (um programa que é um "emulador de exe") ele ainda é bugado, e muitos não se instala direito.
@@kbs6025 Jamais, hj em dia a maioria dos jogos possuem suporte para linux, principalmente na steam! Poucos como fortnite e pubg ainda nao rodam devido, principalemnte, ao anticheat e sistemas de support ao jogo!
@@nogzeira Cara, há uma gigantesca gama de jogos que Linux não roda. Tipo, quem gosta de ficar nos jogos mais clássicos? Talvez os novos jogos que sairam para a plataforma, tenham para o Linux, mas quem quer matar saudade de algum jogo, não tem como ficar no Linux. Querendo ou não, Linux é limitado para jogos.
@@kbs6025 há tambem uma grande gama de jogos para linux, ele não é limitado, quem é limitado é a empresa e o usuario, um não faz o jogo, e o outro não usa, alem do proton que porta jogos para windows para o linux,a é uma questão de tempo até ter ainda mais jogos pro linux
Oi. Bacana você ter citado Linux para notebooks. Eu gosto mais de Linux do que Windows, apesar de achar o Windows 10 muito bom... hehehe De todas as distros Linux prefiro o Manjaro com KDE. Excelente noite.
A informação sobre compatibilidade de placas de vídeo e sobre jogos com Linux está defasada. O suporte do Linux para placas Nvidia melhorou muito a partir de 2019. Por exemplo, uma distribuição brasileira, o Regata OS tem um assistente para facilitar a instalação de placas dessa marca. Além disso, a Valve (empresa de games) tem colocado grande parte de jogos atuais com versão para distribuições Linux. É só pesquisar.
Vale ressaltar algumas coisas: 1°_ Todos os sistemas linux que eu testei tinham drivers pra GPU dedicada (só tive que ativar); 2°_ Muitos dos sistemas tem uma interface muito intuitiva, até similares aos Windows; 3°_ Pra quem tem um PC/Note antigo ou básico, existem sistemas Linux muito mais leves que o Windows 10 ou até que o 7. Fico doido vendo vídeos de Pcs antigos ou fracos em que instalam o XP (que nem roda os navegadores atuais, comprometendo bastante o uso), sendo que tem sistemas super leves e com todas as atualizações de programas atuais e navegadores.
estou usando linux a bastante tempo e so vi vantagens ..alem de o windows dar muito trabalho"""$$$$$$""" e ate hoje nao deu problemas....curiosamente "NÃO PRECISA DE CONHECIMENTOS TÃO TECNICOS PARA USAR..""
verdade, hj em dia pode-se usar distros linux sem precisar de conhecimento técnico, basta escolher a distribuição que lhe ofereça isso. Apesar de que, ter um pouco de conhecimento de alguns comandos do terminal (famosa tela preta) pode ser bem útil e interessante em alguns momentos.
Eu lembro do Linus Tech um canal gringo muito legal que faz experiências divertidas com computadores falar porque ele nunca mais comprou licenças do windows, dizendo que só por trocar as peças da placa mãe várias vezes o windows não identifica mais seu PC, tornando irregular novamente, eu ri de mais ruclips.net/video/M3bezYerYxQ/видео.html -> Esse é o vídeo
Eu digo que a distro que vc mais tem todas as facilidades e se sente à vontade usando é o Linux Mint. E por incrível que pareça, a única que o meu PC roda direito. Roda os jogos da Steam e emuladores sem problemas!
Estou na dúvida se compensa mesmo comprar um Acer Nitro 5 com sistema Endless, acho que não pois sou de baixar jogos antigos que só rodam com W10, os mais atuais tem suporte ao Linux mas meh eu quero pra jogos n pra uso profissional.
Linux: foi a forma que encontrei para recuperar o meu computador portátil que funcionava muito mal com o Windows 10. É uma maquina HP Pavilion g7 com processador AMD6 e 2Gb de RAM. Depois de instalar o Linux Mint rejuvenesceu e passei a ter de novo um computador com resposta para as minhas necessidades: Office e Skype para aulas online. Ainda não testei a edição de áudio e vídeo, mas acredito que depois de encontrar o resposta software não terei problemas com as tarefas mais simples e de interesse pessoal. Já tinha experimentado um sistema operativo Linux em 2000 verificando que a sua leveza trazia muitas vantagens à configuração de hardware usada na época, mas as compatibilidades na altura não eram tantas quanto as que um utilizador "normal" necessitaria e acabei por voltar à "facilidade" e "conforto" do sistema e ferramentas Windows. Hoje, não justifica pagar por algo que é caro e pesado tornando máquinas simples em inúteis computadores. Aumento de memória RAM de 8-16Gb e uma mudança para um disco SSD estão nos meus planos uma vez que as melhorias sentidas acabaram por justificar algum investimento futuro na melhoria da máquina que tenho. Posto isto, nota 10 para o Linux em alternativa ao Windows.
Ótimas informações, tirou minhas dúvidas... Mais já que mencionou e vi que vc fez o mesmo que estou querendo fazer, sabe informar se a Dell faz essa exigência em relação a troca do software, caso precise de garantia? Quero pegar com o Linux que é mais barato e vou trocar pelo Windows.
Quando se trata de jogos e só instalar o lutris na distro que você utiliza, além do que a própria steam implemetou o suporte para jogos windows usando a extensão proton dB sensu super fácil ativar
@@joseeduardocampos5567 Bom José eu sou do tempo do Dos , Windows 3.1 etc! Bom acho melhor o Ubuntu! Ele é bem completo e reconhecimento dos periféricos é ótimo TB! Um abraço!
apesar de preferir o linux hj em dia, ainda uso o windows às vezes. as boas características dos dois conferem a mim uma boa usabilidade onde os dois se completam.
O cara não entende nada do que está falando no próprio vídeo. "Não roda jogos recentes, placa de video, é pra usuário avançado, bla bla, bla." KKKKKKKKKKKK. Devia pelo menos pesquisar no Google antes de gravar. Melhor vídeo do ano!
Mano eu rio demais com esse cara! hsuashaushashuahsua no QNC kkk top top top Dan Ferreira e esse canal sao os melhores de notebook. Top a parte do "se voce prefere comprar o windows de meios... alternativos" sim eu sei kk sim todos nos sabemos. é comum, todos nó usamos kkk
Um pouco de História misturada com opinião de quem usa Linux há 26 anos... Ganhei meu primeiro computador em 1991 (eu tinha 13 anos): um PC Desktop Itautec 486 DX2-66 (ele funcionava a 33 MHz, mas você apertava o botão Turbo e daí o processador entrava em overclocking de fator 2x, ou seja: dobrava a frequência para impressionantes 66 MHz, haha!). Hoje estou com 43 anos (ou seja: mexo em computadores há 30 anos). Cheguei a cursar Engenharia de Computação por 3 anos (de 1998 a 2001 - eu tranquei por 1 ano), mas acabei abandonando o curso e migrando para o segmento aeronáutico (que é outra paixão minha). Apesar disso, até hoje sou entusiasta e usuário avançado de T.I. O meu tutorial mais popular provavelmente é o que postei no fórum Ubuntu-BR em 2014, intitulado _Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux,_ que desde então já foi lido mais de 420 mil vezes (apesar de o número de usuários Linux ser ainda pequeno). Comecei usando o MS-DOS 4.01 com Windows 3.0 (em 1991) e depois MS-DOS 5.0 com Windows 3.1 (em 1992). Em 1995 (eu estava com 17 anos), passei para o Windows 95 (a partir deste Windows, o MS-DOS passou a ser emulado, ou seja: deixou de ser um sistema operacional propriamente) e aproveitei para instalar junto o Red Hat Linux em um HD _slave,_ para executar _dual boot_ e poder estudar e aprender Linux. Em 1998, migrei para o Windows 98 (com MS-DOS ainda emulado) e troquei o Red Hat Linux pelo Conectiva Linux (uma variante brasileira do Red Hat). Depois disso, ainda testei outras distribuições Linux, principalmente Debian Linux, Slackware Linux (de longe a mais complicada de todas) e Mandrake Linux (também complicadinha), tudo em dual boot com Windows 98 ou XP, até que em 2009 eu decidi abandonar de vez o Windows: formatei meu Desktop (montado na Santa Efigênia, aqui em São Paulo - SP) e instalei somente o Ubuntu Linux 08.04, daí aproveitei essa minha jogada inteligente para cometer uma burrice junto: comprei um Macbook Pro 13" mid-2009 com sistema operacional OS X 10.6 "Snow Leopard" (o nome do sistema na década de 80 era Mac OS X, depois mudou para OS X, e recentemente mudou para macOS). Eu sempre ouvi dizer que Mac era "PC de luxo", mas eu quis pagar para ver, e paguei: paguei caro. Mas pelo menos aprendi a mexer no OS X (inclusive executar comandos no shell, que era o meu foco de interesse). Apesar de eu já ter usado tantos sistemas e atualmente gostar muito do Linux, não gostar mais do Windows e gostar do OS X mas não do custo-benefício geral dos Macs (e da obsolescência programa que a Apple aplica nos produtos dela, além da contínua queda de qualidade e aumento surreal dos preços desde o falecimento do Steve Jobs), quando vejo discussões como esta eu sempre me lembro novamente de uma frase emblemática que foi dita em 2001 pelo meu professor de Sistemas Operacionais: *o melhor sistema operacional é aquele que melhor supre as suas necessidades.* A título de curiosidade, se eu tivesse de eleger o "melhor" sistema operacional de acordo com as *minhas* necessidades, esse sistema seria o *BeOS* - de longe o sistema mais bem feito que já vi. Achei uma lástima o projeto ter acabado (o forte _lobby_ da Microsoft conseguiu afundar o projeto BeOS). Hoje em dia ainda existe o sistema *Haiku* - baseado no BeOS - mas não é a mesma coisa. Como o mundo não tem mais BeOS, vou de Linux... Atualmente, tenho 2 computadores: 1 laptop Dell Inspiron 15.6" rodando XUbuntu Linux 16.04 e aquele Macbook Pro 13" mid-2009 rodando uma versão do XUbuntu Linux 20.04 que eu customizei para funcionar com o hardware desse meu Mac. Uma coisa muito importante que as pessoas precisam entender: embora de fato haja mais drivers de dispositivo proprietários no Windows do que no Linux (é isso que possibilita que, por exemplo, algumas placas gráficas tenham desempenho melhor no Windows do que no Linux e alguns dispositivos de hardware só sejam detectados no Windows), hoje em dia existe muito mais suporte a drivers no Linux do que antigamente (a ponto de eu ter conseguido colocar Linux no Mac em que agora estou digitando este texto, apesar de os Macs sabidamente terem um hardware todo diferente - hoje em dia isso já não é tão verdade, mas era, em 2009). Ademais, se muitas pessoas usassem Linux, os fabricantes melhorariam o suporte. A Linux Foundation e outras organizações têm se esforçado para criar padrões, o que também facilita o desenvolvimento de hardware e software compatíveis com Linux e que apresentam melhor desempenho nele. Imagine uma empresa como a NVidia ou a AMD, que fabricam placas gráficas. Se mais de 85% dos clientes que compram placas gráficas deles usam Windows, é óbvio que esses fabricantes vão priorizar desenvolver _drivers_ de dispositivo para essas placas funcionarem bem *no Windows: depois* esses fabricantes podem até desenvolver (e de fato têm desenvolvido) _drivers_ para Linux, mas a prioridade dos projetos de desenvolvimento deles é voltado para o suporte ao Windows. Particularmente, acho uma pena que o mundo seja assim, porque o kernel (o "cérebro") do Linux é incrivelmente superior ao kernel do Windows. Quem já viu um kernel Windows após um procedimento de engenharia reversa (disassembling) sabe do que estou falando: o kernel do Windows tem um código muito confuso e bagunçado, com segmentos inteiros aparentemente abandonados. Parece uma colcha de retalhos. Não é de surpreender que, com todo o suporte que o Windows recebe da indústria de T.I., ainda assim o Linux em alguns cenários consiga apresentar um desempenho superior mesmo executando _drivers_ desenvolvidos por programadores voluntários. Meu Mac mesmo estava rodando superlento com o OS X 10.11 (última versão que a Apple disponibilizou: desde então, se eu quisesse usar um OS X/macOS mais novo, teria de comprar outro Mac...), mas então instalei o XUbuntu 20.04, fiz umas customizações, e _voilá:_ meu Mac com um Linux que foi lançado em abril de 2020 atualmente roda mais rápido do que rodava com o sistema operacional específico para Macs (OS X 10.11), que foi lançado em 2015 (e, por isto, teoricamente deveria ser mais "leve" que o Linux lançado em 2020). Se o Linux é capaz dessas façanhas mesmo sem o suporte que merece (isso basicamente graças ao kernel Linux, muito superior ao kernel do Windows, que possibilita um considerável ganho de desempenho apesar das adversidades trazidas pela indústria de T.I. voltada ao mundo Windows, e também graças a alguns outros recursos do Linux que geralmente são superiores, como por exemplo o desempenho geral do sistema de arquivos EXT4 usado no Linux, superior ao do NTFS e do ExFAT, agregado ao fato de que o EXT4 *não fragmenta* os arquivos porque armazena os dados radialmente ao invés de sequencialmente), imagine o que o Linux faria caso fosse o sistema operacional padrão da indústria (por ser o mais popular entre os usuários finais)... ...mas a realidade é que o Linux não é nem padrão da indústria nem o mais popular entre os usuários, e por isto o suporte massivo da indústria de T.I. segue compensando - e muito - as deficiências do Windows, o que acaba tornando psicologicamente muito complicado para o usuário final migrar desse paradigma mais confortável (embora não tão seguro) para um paradigma novo. Por estas e outras, o Windows na prática acaba sendo o sistema que melhor supre as necessidades dos usuários, apesar de um suporte maior da indústria de T.I. ser capaz de facilmente transformar o Linux nesse sistema que supre ainda melhor as necessidades dos usuários. E talvez isso algum dia ocorra, mas não tenho certeza. Nesse ínterim, o melhor que as pessoas podem fazer é conversar com quem entende de Linux e coletar informações. A minha mãe atualmente está com *mais de 70 anos* e, apesar dos muitos receios decorrentes de tantos anos usando Windows, acabou aceitando e atualmente usa somente XUbuntu Linux nos 2 laptops dela: eu instalei e configurei para ela, claro, mas desde então ela só usa Linux, no cotidiano. Se algum problema ocorre, eu me conecto remotamente usando o TeamViewer e resolvo, mas isso é tão raro que às vezes até me esqueço de que tenho o TeamViewer instalado: eu resolvo algo nos notebooks dela uma ou duas vezes por ano. E isso porque ela é usuária nível bem básico mesmo. Alguns programas populares que foram criados no Linux antes de uma versão Windows ser lançada, ou que foram criados no Linux junto com a versão Windows: - Google Chrome. - Mozilla Firefox. - VLC (para tocar música e vídeos). - GIMP (uma espécie de Photoshop gratuito). - A suíte LibreOffice (LibreOffice Writer - similar ao Word, LibreOffice Calc - similar ao Excel, LibreOffice Draw - aplicativo de desenhos, LibreOffice Impress - similar ao Powerpoint, LibreOffice Base - similar ao Access etc.). - Skype. - Opera Browser. - Chromium Browser (o navegador que deu origem ao Google Chrome e é parte da estrutura do Chrome OS). - Google Earth. - Telegram (concorrente do Whatsapp). - 7-Zip (compacta e descompacta arquivos e pastas). - Spotify (programa de streaming de música). - Handbrake (conversor de vídeos). - DIRPF (para fazer e transmitir a declaração do Imposto de Renda). PS: como outras pessoas já comentaram por aqui, o canal do *Diolinux* é bem interessante. O *blog do Edivaldo Brito* também. Abraço. PPS: o Android é um Linux que a Google modificou para funcionar em smartphones. Se seu smartphone é Android, então você já usa Linux e nem sabia. :)
Uma ideia que seria bem legal nessa onda de dois youtubers fazendo programas juntos..... Poderia convidar o Dionatam do Diolinux para conversar sobre o assunto!!!! Daria um baita programa!!!! @diolinux
Curti o vídeo, só umas observações que vocês deixaram passar ou acredito eu que ficaram equivocadas no vídeo: 1º O Sistema Operacional não é a primeira coisa que se executa após ligar uma máquina, e sim a BIOS. Foi uma falha leve no roteiro, mas se atentem às próximas vezes. 2º É possível utilizar programas do windows no linux utilizando o Wine por exemplo. E vice-versa é possível utilizar alguns programas do linux no windows. Existem diversas formas que não precisam ser necessariamente ferramentas alternativas. 3º Pessoas comuns também gostam do linux, mas a questão é que o sistema é muito saturado, existem diversas versões no entanto pouco interesse das pessoas em pesquisar sobre elas.Acho que o termo correto para se colocar nessa parte seria preferir. Porque realmente os profissionais de TI preferem o linux, pelas mais diversas razões, dentre elas está o terminal que com toda certeza é melhor que o do windows. Enfim são apenas algumas observações que me incomodou ao ver o vídeo de vocês, encarem isso como um crítica para que consigam melhorar nas próximas vezes. Tirando isso achei o vídeo muito bom, e bem informativo para quem tem interesse em usar o linux.
Olá. Para quem quer começar nesse vasto mundo Linux... hehehe... recomendo pelo Linux Mint - em geral, acho mais fácil utilizar ele do que sistemas Windows. Em relação ao espaço é o contrário: a maioria dos programas nativos de distros Linux são menores do que os para Windows e as próprias distros em si, também. Ótima noite.
Para esclarecer alguns comentários:
1 - Sabemos que existem diversos perfis diferentes de usuários que utilizam o Linux, mas em sua maioria, os usuários que gostam, já utilizam o computador de uma forma mais voltada à produtividade, de uma forma mais avançada. Isso não exclui usuários leigos que os utilizam.
2 - Não dissemos que o sistema é ruim. Na verdade fizemos o oposto, esclarecemos que ele ser bom ou não vai depender de cada usuário e preferência pessoal. A preferência do Apresentador e membros da equipe é Windows. Mas sem dúvida, consultamos um profissional antes de fazer o vídeo para esclarecer alguns pontos. Se quiser que a gente traga o profissional especializado em Linux ou que falemos sobre algum ponto específico a respeito do sistema, deixe nos comentários! :) Você... decide...
3 - Nosso receptor foco do vídeo é aquele comprador que entende pouco de informática e precisa de uma luz na hora de comprar o notebook. Windows é mais popular. Não são todos os usuários que estão dispostos a migrar para outro sistema operacional. Usuários mais avançados que entendem sobre Linux profundamente, usam e se sentem satisfeitos, já terão uma decisão completa na hora de fazer a compra e não precisará da ajuda deste vídeo.
Faz um Review sobre o Samsung Essentials e30
Poxa! Se vocês puderem trazer alguém para falar de linux vai ser legal. Apesar de eu ser viciada no Windows
Uma dica então, troque de profissional viu, pq ele passou umas informações bem defasadas sobre o sistema.
Canal O Cara do TI família Diolinux na área 💪🏽
Esse vídeo é de 2019 mesmo???
Presenteei minha mãe com notebook com GNU Linux Ubuntu, ela nunca usou o Windows e nem sabe usá-lo, já com o Linux desenvolveu boa desenvoltura. Ela tem 74 anos atualmente.
Com a minha avó foi o mesmo caso, mas ela aprendeu a usar com o linux mint. E como era só navegação web era mais que suficiente
Jónior, parabens cara. Que legal!! Acabei de fazer um comentário acima onde eu disse que acredito que seja bem mais fácil pra uma pessoa leiga se adaptar à uma distro como ubuntu. mint ou deepin do que o próprio Windows e vejo que sua mãe é um exemplo disso.
Onde que eu olho na descrição do produto p saber se é Linux ou Windows??
A mesma coisa a minha mãe de 54. O Ubuntu realmente é uma das distribuições mais fáceis de se aprender, além do Mint.
E eu com 18 não sabendo instalar nem um aplicativo kkkk socorro. Só queria baixar o Teams;-;
Observações:
Lembre que o Linux é Software Livre, em linhas gerais não há necessidade de realizar compra de aplicativos para utilizá-lo. Pois basicamente quase todas as Distribuições já possuem uma gama de Softwares que atendem todas as necessidades básicas (navegadores, editores de texto, tocadores de multimídia e outros). Poucas Distribuições necessitam de ajustes pós instalação mais elaborados. O grande ponto forte é a estabilidade e a segurança.
Em contrapartida no Windows tudo tem que se ter licença, inclusive o próprio Windows, se quiser utilizar o "Word", tem que comprar licença, antivirus, e outros. Você pode até utilizar os "free", porém sempre terá incomodo. Outro detalhe que a utilização de "software pirata" pode te trazer questões legais e até mesmo visitas indesejadas, como Oficiais de justiça e a Polícia. Já tive relatos desses acontecimentos, principalmente para o ambiente Corporativo. Outro detalhe é a segurança e estabilidade o Windows tem seus pontos fracos. Apesar do Windows 10 ter melhorado muito. Mais o grande ponto fraco é o usuário, pois sempre clica nos links que recebe por email.
Finalizando vocês como formadores de opinião ou opiniões devem mostrar dos dois lados da moeda. O Windows não é toda essa maravilha e o Linux não é diferentão difícil de utilizar. Agradeço o espaço e a atenção. Felicidades a todos
Vale a pena acrescentar que drivers gráficos da AMD já vêm incluídos no kernel, assim como os da Intel. Só os drivers NVIDIA é que é necessário ir buscar a versão mais recente. No Windows temos que ir buscar todos os drivers e afins.
Até a instalação de uma distribuição é super fácil
Você que usa celular Android, você tá mexendo num Linux
A questao e que no Linux vc so roda programas e nao Apps, vc nao roda Apps Android no Linux ja no Windows vc tem programas que permitem rodar Apps e jogos do Android de boa, fora que ha ha muito mais programas e jogos pra rodar no Windows... Se vc nao for usar pra jogos e querer usar um Pc e Notebook barato e bom partir pra linux, se nao e melhor vir com linux...
@@ricflay Nunca li tanta merda na minha vida kkkk
@@ricflay No caso do Android, tem o kernel linux mas o userspace dele(feito em java) faz as aplicações rodarem por cima dele, o que faz que com os apps pra android dependam dessa parte do sistema.Quanto a programas, tem muitas mais programas pra linux do que pra windows na verdade. Windows so é dominante nos desktops(e é restrito a eles e os servidores), em todas as outras plataformas o linux tem muita mais dominio. Quanto a jogos se o seu jogo não tem nativo pra linux e usa algum anticheat fique no windows, pois os mesmos encrencam com ferramentas como wine e proton que usamos pra portar esses jogos aqui no linux.
@@carlosrfs99 muito boa resposta Carlos, só uma pequena correção, não são todos os anticheats que encrencam no Wine, o da blizzard funciona, punkbuster da EA tbm, etc
@@esdrastarsis Sim, Jogo Battlefield 4 aqui, realmente o punkbuster nao treta com nenhum deles. Esqueci de mencionar isso.
O Chrome OS também usa kernel Linux, portanto, faz parte dos sistemas operacionais baseados nesse kernel, assim como o Android.
O Chrome OS é baseado diretamente no Gentoo, que é uma distribuição GNU/Linux; ou seja: vem com o kernel Linux e as ferramentas do projeto GNU.
Confesso que esse foi novo pra mim, nunca tinha ouvido falar neste ChromeOS. Muito interessante.
@@pedroresende8504 é o sistema operacional da Google usam nas escolas
Recomendo convidarem o DioLinux na proxima
Uma boa sim, se ele topar seria ótimo! Com certeza falar com um especialista pode ser bem produtivo.
Kono Dio Da
Tem que chamar o Baboo então kkkk
@VaGNaroK Mist Quando você for engenheiro e trabalhar 30 anos com o mesmo SO, receber 17 MVP e der consultorias pra grandes multinacionais,aí é piada,mas fique tranquilo uso dual boot WIN10 + Mint 19.2 Cinnamon, se quer segurança online, não use internet.
Diolinux tem um canal grande, mas não é um representante do Linux muito bom.... Melhor seria o cara do Terminal Root,GnewLinux, ou Slack Jeff esses sim entendem de Linux
Depois que comecei em Linux, isso por curiosidade, amei e prefiro até hoje em relação à Windows. Uso o Archlinux, que foi a distribuição que me adaptei melhor.
@MS franco HÁ 15 anos. Não assassine o portuga, só porque lida com maquinas.. brincadeira. Eu só quis cxolaborar... e espero vc veja meu comentario... a proposito, atento, pessoal, pq o YT desmarca a opcao de que sejamos avisados qdo responderem nossos comentario. De tempos em tempos, ainda nao sei precisar qto é preciso (semanas, dias, todo mês), tenho que ir lá, pq é desmarcado e só eu uso meu laptop, canal etc. Talvez vcs já tenham percebido essa mer** q acontece e que é MUITO incômoda.)... Sofia, de Brasília
@@smcmilano2744escreveu uma redação só pra corrigir o cara, e no final errou mais no português que ele, lenda.
"Não importa o S.O que você usa mas sim o que você faz nele...", mas pessoalmente eu sou mais produtivo no Linux :)
eu tbm
Concordo plenamente, oque importa são os programas e não o sistema operacional. Se alguém só usa o Firefox , como por exemplo eu, não faz muito sentido em pagar pelo Windows.
Algumas pessoas são mais produtivas no Linux, outros no Windows. É mais uma questão de costume e gosto pessoal.
também sou mais produtivo no Linux...
@@qualnotebook A não ser quando o Windows toma o controle da máquina durante um dia inteiro, e ainda debocha da tua cara com uma mensagem dizendo que ELE está TRABALHANDO em atualizações, enquanto você não pode trabalhar...
Esse tipo de vídeo a gente não come a pipoca assistindo, mas lendo os comentários. Hahahaha
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô aqui msm KKKKKK
comprei um ideapad 330S Ryzen5, veio com o windows 10 e agora estou usando o Arch Linux ... salto em performance de 200%...
Este ponto é o forte, geralmente as distribuições são super leves, que vão bem até em notebooks antigos e modestos.
Só testou essa distro? Rodei tanto atrás de tutoriais na net para instalação de mint ou deepin nessa máquina mas ninguém com sucesso. Todos falando de problemas de drivers, wi fi e outros. Desisti da compra.
A possibilidade de personalizar o sistema mais a fundo é uma característica interessante de fato. o Arch costuma ser visto como sistema difícil de se instalar e realmente não costuma ser tão fácil como o Ubuntu ou o Linux mint. Porém é sem dúvidas uma bela distribuição.
@XBOX LIFE SSD é o bicho kkk
@@jardelfialho9557 utilizo ele por trabalhar com dev e gosto de manter o sistema bem atualizado, o Arch por se tratar de uma distribuição rolling me da essa possibilidade, mesmo com a "dificuldade" na instalação é sim uma ótima distribuição.
windows usa 30% do processamento do meu pc com lixos do tipo cortana e outros, além de forçar atualizações e instalar atualizações mesmo desativando e não posso alterar ou modificar quase nada.
Já o Linux posso mudar todos os temas de tudo, que já são opções nativas dele, alem de não precisar nem de 5% de processamento e não ter o tal input lag de programas que não eram pra ser lentos.
O windows só domina o mercado por causa do monopólio das empresas como Nvidea com o directX...
Outra coisa, todos os programas livres ou gratuitos tem suporte para tanto Mac quanto linux, então somente alguma parte dos programas pagos tem a frescura de ter suporte somente pro windows mas, cara eu não tenho coragem de dar Mil reais em uma licença pra um photoshop da vida, sendo que Gimp faz as mesmas coisas e é muito mais leve.
É errado em dizer que são os leigos que não querem Linux, mas sim as pessoas que tem preguiça de experimentar, hj em dia windows virou sinônimo de games, se prestar atenção a grande maioria do pessoal que usa windows usa crackeado, essas pessoas não tem direito de reclamar se são moralmente corruptas, 90% das pessoas que podem pagar pela key do windows que é uns R$ 100,00 bonaros ou mais caro, são pessoas que realmente trabalham com computador com desenvolvimentos algo do tipo a grande maioria prefere sistemas Linux ou Mac (Que são bem semelhantes o modo de mexer)..
Ou seja, somente a galera mais nova que só usa computador para jogar que injeta uma ou varias limitações no linux, taxando de dificil e tal, mas windows que é muito mais chato, tem q procurar driver por driver, no linux so escrever update e upgrade la, cara o bagui atualiza sozinho, pra instalar um spotfy, no linux é só escrever o nome do programa que ele instala sozinho,,, e sem deixar o resto dos download contaminando o HD,.
Claro essa é minha opnião sobre minha vivencia com os sistemas, ( pra min Windows é um porre)
Nem li Windows superior. Linux para nerdao
Tanta bobagem que li. Não são apenas "Gamers" ou pessoas que querem jogar "joguinhos" no Computador, mas sim para trabalho também. Como por exemplo, quem faz gravações de Mùsica, precisa de Samples, do Kontakt ( que uma vez tentei rodar com Wine no Ubuntu não funcionou), ou seja, é um sistema inútil para gravações de Música e de Samples.
A única coisa negativa do Windows é usar muita memória do PC desnecessariamente, como você mesmo disse, atualizações "obrigatórias", que mesmo desativando no Services ainda ocorre atualização em algum canto. Agora em questão de Drivers, é só usar o programa Driver Booster que não tem dor de cabeça, sempre deixo ele instalado para verificar atualização dos Drivers ( e ele baixa sozinho os drivers), e até consertar erros como de áudios.
Não precisa comprar Original para ter "moral" para abordar assunto. A própria Microsoft eles QUEREM que craqueiam, porque não é o Windows que a Microsoft lucra hoje em dia, mas sim os Suportes de Empresas de Software que contribuem para ela. Empresas como de Antivirus, de edições, etc. Ela somente é rigorosa para Empresas que pirateiam Software. não vejo necessidade de usuário comum ter que gastar dinheiro para comprar a Key original, sendo que não vai mudar coisa alguma..
@Tiago Carneiro Algum momento falei em edições de vídeo? Eu trabalho com gravações de áudio, Samples, se não sabe o que é melhor pesquisar. Me ralei muito com o Ubuntu para fazer o Kontakt funcionar com Wine e que infelizmente não funcionou e bugava todo o programa, ou seja, corrompia direto os samples. Agora pra editar vídeos com certeza LInux tem uma boa gama pra isso. Mas o motivo que citei não foi esse, mas sim gravações de música, de Samples, VST's, etc que ele é muito fraco ainda.
Em suma, todos os sistemas operacionais tem defeito, Windows é uma mizéria mesmo, tive que arrancar todas as porrquarias dele, via linha de comando que nem no Linux, para não ter tanta dor de cabeça, eu criei uma iso já modifocada com todas as configurações e programas prontos já, não sei se Linux tem isso, systemback acho que nem dá para fazer, enfim, Linux ainda encarece de ferramentas para mim devido justamente só se limitar aos programas gratuitos, infelizmente o Windows ganha até mesmo quando se trata de programas piratas, Linux não tem isso, e para mim fica chato até, ainda no Windows infelizmente, porquê até nos cursos de informática, só botam a gente para aprender justamente nesse sistema de bosta, nem sequer eles citam os outros sistemas que existem, é só esta bosta e pronto, até para montar um Pc na loja, o vagabundo só te oferece essa merda para usar no Pc, e você que se foda para descobrir que existe os outros sistemas, porquê, ninguém divulga o Linux
Eu só uso Linux e não sou usuário avançado, aprende a mexer nele em 2 dias, agora acho até mais fácil baixar programas pelo terminal ou pacotes, é tipo baixar app na Playstore, não ficou preocupado se vai ter vírus
Eu comprei um Mi Air 13, que vinha com o Windows 10, e nem inicializei a licença da Microsoft. Simplesmente, já no primeiro boot, coloquei o pendrive do Ubuntu OS e mandei bala. Não dá para comparar o desempenho do Ubuntu em relação ao Windows. Não sei, mas parece que o SO roda muito melhor, com maior fluidez. Sem falar, é claro, da interface Gnome, bem mais intuitiva e leve que a da Microsoft. Sei que tem coisas que são questão de gosto, porém no meu caso, utilizo Ubuntu por uma questão de desempenho e produtiviades superiores. Parabéns pelo canal. Show.
Então Linux é melhor?
@@abelbatman1957 depende mt do gosto, mas na maioria das vezes é sim, é só questão de se adaptar e ver q tem mais vantagens
@@abelbatman1957 falando de sistema, infinitamente, windows é bom pq tem alguns softwares q só existe lá. Mas de resto, o linux tá muitos anos a frente.
O meu Dell veio com o Ubutun, comprei na Amazon por 300,00 de diferença em relação aos mesmos modelos com windows.
Estou na mesma situação, vc tem gostado do Linux?
Olá, o meu Dell veio com Ubuntu e co um progrqma defotos e video chamado Cheese que parecw estar desativado no Ubuntu. Como ativar este programa, pois não consio fazer video conferência.
@Anderson Luiz o que aparece escrito quando clico no Cheese é nenhum dispositivo localizado.
@Anderson Luiz sim , não reconhece. O suporte da Dell falou que eles ajudam a dar suporte pago para isto funcionar. Eu espetei uma câmera aqui no Notebook e estou me virando. Obrigada pela atenção.
Comigo foi ao contrário, comprei com Windows e mudei para o Linux
Tem estes casos também. Mas queremos ajudar quem nem conhece o sistema.
comigo tbm
eu tbm Rs.. e nunca mais voltei :)
Tbem, comprei com windows 10, e veio uma carroça travava direto tava um nojo, estalei Linux Lubuntu ficou lisinho, lisinho. uma delicia!
Idem. Com o Arch Linux sequer ouço a ventoinha do notebook, com uso normal (Chrome, editor de texto, etc). Com o Win 10 era o tempo todo acelerando a ventilação.
Uma coisa que eu reparei é que mesmo sistemas Linux mais pesados (Mint Cinnamon ou Ubuntu) são mais leves e ocupam menos RAM que o W10. EU tinha o Mint Cinnamon no notebook velho da minha mãe e funcionava bem, enquanto que o W10 mal mexia o mouse
Concordo, usando o Linux mint mais recente numa máquina q8400, 8GB de RAM e uma GT9400 no HD. Linux mint mantinha por volta de 10 aba do chorme tocando vídeos mais da metade em qualidade HD sem travar a máquina uso da CPU em 50~70% enquanto no Windows 7 uma aba do Chrome na mesma qualidade HD uso da CPU fica em torno de 60~70% com o vídeo acelerado em 2x chega a fica em 80~99% de uso da CPU. Enquanto no Linux tava bem de boa com bem mais abas do navegador tocando vídeo em segundo plano, usando bem menos memória e CPU
@@giovaniwagner Aqui nesse laptop o VSCode trava quando eu estou rodando youtube e discord no navegador ao mesmo tempo que estou rodando uma aplicação web.
Estou no Arch.
Mas no Windows só o sublime text (sim, o SUBLIME TEXT) sozinho trava.
Acho que deve ser porque esse notebook tem 4GB de RAM. Mas sim, esse notebook no windows 10 é intankável, beira à inutilização. Com um SSD é menos pior. Mas ainda é ruim.
@Cauã Soares Windows 10 / 11 com 4GB basicamente trava com qualquer coisa... já no linux, é mais de boa
Eu tenho notebook com 4 gb de ram! O windows 11 sem nada aberto consome 85% ram e o Linux sem nada aberto consome 27% da ram!
Peguei alguns pontos, atualmente uso o Windows e o Deepin OS (Linux).
1° Pacote Office: Cara, tem o WPS que é igualzinho ao pacote da Microsoft, então não chega a ser um problema na aprendizagem... Além do WPS tem programas na mesma pegada, para facilitar a vida.
2° Open source: Como a maioria dos software são gratuito, evita -se pirataria e instalação de algum Malware...
3° Segurança: Por mais que seja irônico falar que um SO aberto é seguro, mas é verdade, inclusive é mais fácil ver um carro voando que seu Linux pegar vírus, até quando tem problemas de segurança, igual os da Intel que houve atualmente, o Linux é o primeiro a corrigir por conta da comunidade...
.
.
.
O vídeo ficou muito bom, só complemntei para ajudar, qualquer dúvida pode deixar aqui que se eu souber eu tiro ;)
Caso pergunte, mas pq vc não usa só Linux?
Pq eu uso os softwares da Autodesk, trabalho como desenhista técnico bim, e não software para o ramo que trabalho, por isso o dual boot
É isso aí Rafael. Obrigado por tirar uns minutos e comentar seu complemento, é muito importante esse apoio da própria comunidade. Tmj!
Rafael Almeida Graças ao vídeo e o seu complemento nos comentários, tirou minhas dúvidas e receios entre Linux x Windows. Grata! 🙏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Me tira uma dúvida, eu quero comprar um notebook para estudo e trabalho em home office, que precisa de conexão de área remota, vc acha que com o Linux dá pra usar? Eu sou leiga nunca nem vi esse sistema, mas os notebooks com linux são muito mais baratos
Cara estou querendo comprar um notebook. Vi que os que tem linux são mais baratos.... Pode me indicar algum??
A melhor voisa que fiz foi ter teocado o Windows pelo Linux.
Não me arrependo....
No windows pegava virus a doidado tinha q formatar constantemente.
Agora com o Linux Mint nem sei o q é virus.
Manutenção com 3 comandinhos e o pc fica tinindo.
Fora a customizações.
Nem todos os programas q tem no Windows vai ser encontrado para ele.
Mas tem praticamente todos os similares.
O q são esses 3 comandinhos ?
Também quero saber rs
@@fernandoleoj provavelmente "sudo apt-get update" e "sudo apt-get upgrade". Vc também pode baixar programas como o Stacer que já faz limpezas e desinstalações. O Stacer funciona similar a um CCleaner do Windows
Só fazendo umas correções, q algumas informações incompletas podem levar ao erro os novatos que queiram usar Linux, vamos lá:
A primeira não é LMINT e sim Linux Mint. A segunda, são sobre os programas "paralelos", q no vídeo da entender que são ruins (e sim, eu li a observação de vcs, mas mesmo assim passa uma ideia equivocada). A terceira, foi mencionado sobre drivers de vídeo, q se fosse há uns 5 ou 7 anos atrás até concordaria com o comentário do vídeo, mas hj em dia não é vdd, pois os drivers proprietários da NVIDIA e os open sources da AMD e da Intel, não devem nada pras versões de Windows, salvo alguns detalhes e são de fácil instalação. Sobre os jogos, bom, aí faltou um pouco de pesquisa mesmo rsrs. Hj em dia na Steam, quase 80% dos jogos rodam ou nativamente (Dota2, CSGO e Rocket League) ou via SteamPlay, q sim, é fácil para um usuário ""comum"" ativar. Fora que vc pode instalar as outras lojas via Lutris, da melhor forma "next next next finish". Ainda tem alguns jogos q não rodam, como Fortnite, R6 e PUBG mais por causa do anticheat, mas OVERWATCH , GTA V já rodam tranquilamente. E sobre curva de aprendizado, distros como Ubuntu, Linux Mint, POP!_OS e ZorinOS estão aí pra suprir. Muitos dos usuários q migram e usam essas distros, não sentiram muitas dificuldades.
Sobre as suites Offices, não existe somente o LibreOffice, tem o WPS Office (Kingsoft Corporation) e o FreeOffice e SoftMaker Office (SoftMaker) que entregam boas compatibilidades com os formatos proprietarios da MS. Faltou falar também das ferramentas para Edição e Manipulação de Imagens, como o GIMP (edição), Inkscape (Vetorização) e Darktable (manipulação de fotos). Ja na parte de edição de video, tem duas ferramentas otimas, o Kdenlive para edição de video "normal" e o DaVince Resolve para a edição mais profissional. Todas essas ferramentas citadas, rodam em Linux, Windows e MacOS.
Ahhh, mais uma dica rs. Poderiam passar algum tempo usando alguma distro antes de alguma review e dar uma analise mais completa. Por exemplo usar o Ubuntu ou o Linux Mint (LMINT rsrs).
@@CanalOCaradoTI Maikhow Thomaz aqui.
Cara, li seus comentarios e vamos fazer um video para corrigir esses erros. Gostariamos de citar seu canal no video e agradecer por você ter tirado seu tempo para nos escrever os pontos. Isso é muito importante aqui na comunidade.
Nao somos técnicos e infelizmente algumas informações da propria internet estão distorcidas. Mais uma vez agradeço por seu precioso tempo. Grande abraço.
@@qualnotebook obrigado pelo feedback e realmente as informações que se encontram estão distorcidas ou defasadas realmente (digo no minimo uns 5 anos). Podem citar o meu canal ou do Diolinux também, e estamos junto tentando mudar esse cenário que infelizmente ainda se encontra na internet. Tanto o blog dele quanto o meu, tentamos corrigir isso. E obrigado por se preocuparem em corrigir isso e fico a disposição para tirar algumas duvidas ;)
Só editei o comentário, para corrigir algumas coisas e acrescentar mais algumas rs.
Sou usuário doméstico e jogo esporadicamente. Uso Ubuntu a 8 anos
A produtividade no Linux e a performance têm salto considerável, inclusive em jogos sim
Linux da pra jogar jogos
@@cicero0124 É só instalar a Steam e jogar, quase todos os títulos da plataforma rodam, até com melhor desempenho do que no Windows, Inclusive a Valve recomenda o Manjaro. É claro que há requisitos mínimos e recomendados a serem observados para cada jogo.
@@M.SAMPA10 vc pode me informar se GTA e LOL rodam em Linux?
@@FernandoLima-hw7vr tb quero saber
@@FernandoLima-hw7vr Lol tem problemas pq o anticheat faz verificação de kernel e dá problema. Em teoria é um problema simples de resolver (Até pq os outros tudo já funcionam), mas a Riot simplesmente se recusa a dar suporte. Porém é de se esperar pq a Riot não tem 1 desenvolvedor competente lá dentro.
Suas dicas foram muito úteis na escolha do meu notebook não me arrependi, parabéns pelos 100 mil inscritos!
Opa, que bom ter ajudado! Valeu
Escolheu qual?
Os software não são "paralelos" são OPEN SOURCE!
Aconselho fazer um convite ao Diolinux para vir ao seu canal dar uma explicação mais detalhada sobre as distros linux!
paralelos, ele quis dizer equivalentes, fazem a mesma função, não quis denegrir a imagem do software, como se fosse apenas genérico paralelo.
Ser Open Source, não deixa de ser paralelo.
Sobre o Diolinux. Seria uma honra gigante recebê-lo.
@@qualnotebook Nao, nao sao paralelos, se for assim, o seu router, android e tudo q usa codigo Open Source é "paralelo". Nessas vc erram feio rsrs
Para mim paralelo imita o original. Sendo assim o pacote Microsoft office inteiro é paralelo. Não foi a Microsoft q inventou por exemplo o primeiro editor de texto ou de planilhas. Existem muitas opções no mercado, gratuitas e pagas q oferecem uma ótima solução e as vezes até melhor do q o próprio Office da Microsoft. Infelizmente a maior resistência de acesso a esse tipo de informação são os próprios usuários q se acomodam. Vale lembrar q é muito perigoso manter seus documentos em formatos proprietários assim como ocorre no Microsoft Office. Esse problema inclusive já existiu com mudanças de versões. E utilizar formatos abertos é sugerido até mesmo pela Abnt . Mas é claro a beleza de tudo isso, q é a primícia da filosofia OPEN SOURCE , todos somos livres pra usar oq quiser. Só não vale piratear software com licença. Kkkkkk
Uso Linux Mint e gosto muito. Para quem pensa em migrar do Windows para Linux. Essa distro é uma ótima opção.
Linux Mint ou Linux Mint Debian Edition ou Zorin OS são os que mais prefiro.
Maikhow, cheguei agora aqui, querendo ver a qtas andam as novidades sobre um sistema que não uso, mas admiro e sua forma de explicar é excelente: engraçadinho no limite e ágil! Conheci vc hoje, pelo menos apenas virtualmente. Muito bom! Sofia, de Brasília
EU NÃO ENTENDI NADA
Edit: fui ler os comentários pra entender e ficou pior kkk
Eu ai
Kkkkkkkk
Kkkkkk rt
kkkkkkk....É muuiiitoooo ruim quando isso acontece! kkkkk
Estude
Hoje não existe mais esse dilema de que linux e voltado pra profissionais rsrsrs. A distribuição "Linux Mint" por exemplo, e voltada para pessoas comum, principalmente pra quem esta saindo do Windows.
Obrigado pela iniciativa, além de computadores o linux está presente em smart tvs, smartphones, servidores e etc...
gostei muito do vídeo, mais algumas informações estão muito incorretas como e questão dos driver e jogos, no Linux hoje temos por exemplo a Steam que já tem um programa chamado proton que possibilita jogar quase todos os jogos presentes nela, com relação aos drives eu creio que no Linux a compatibilidade é ainda maio que no Windows, com relação aos programas como pacote office é possível sim utilizado dentro do Windows tem um programa chamo wine que permite a utilização de programas do Windows dentro do Linux.
no geral realmente é só uma questão de "ganhar" um pouco de tempo aprendendo uma coisa nova.
Não tem jogos famosos de batalha online, serve para jogos offline perfeitamente... no mais, windows manda em jogos muito famosos.
10 anos usando o Linux. Comecei usando o Ubuntu, passei pelo Mint, Zorin e Endless. Hoje uso o Debian e não uso o Windows nem a pau!
Acho que vocês leram minha pergunta lá no blog e fizeram o vídeo né! Hahah para os pacotes Office tem WPS Office....que seria a mesma coisa , só que de graça. Usem o Deepin OS...o mais bonito e fácil de se usar!
Sim, existem versões alternativas como foi falado no vídeo. ;)
Excelente vídeo !!!!!!!! boa noite, sobre o "linux" eu estou muito muito apaixonado por ele, eu usei durante longos e tristes 5 anos e ainda uso esporadicamente o windows 10 no meu notebook, mas de um tempo para cá estou usando o "fedora rawhide" no meu desktop e agora sim, estou satisfeito, pois não tenho mais problemas pós atualização do sistema, travamentos, etc..................... eu não sou tecnico, estou gostando muito da "curva de aprendizado", NÃO É BICHO DE 7 CABEÇAS como dizem, "só querer e ser persistente"
Uso distribuição debian desde 2011. Tenho ele em uma das minhas máquinas. Como não a uso pra jogar. Ele é perfeito. O APT é uma ótima ferramenta. Quando migrei minha maior dificuldade foi o pacote Office, agora não abro mão o libreoffice em todos os meus setups.
Linux é ruim para jogo?
4:45 - TEM COMO RODAR SOFTWARE WINDOWS NO LINUX👉🏾
Nas distribuições Linux pode se usado um pacote chamado Wine que simula o modo de funcionamento do Windows e aí sim tem como rodar aplicativos destinados para o Windows nas distribuições que o suportam, inclusive o pacote Office
Adorei o vídeo, bem claro transparente, você consegue assistir e entender, tentei assistir outros dois de outras pessoas, me deu sono kkk e não entendi nada, gosto da forma como você interagi no vídeo simples objetivo e direto, inclusive através do seu vídeo defini o modelo e marca do meu notebook que vou comprar, e ontem um vendedor comentou sobre o Linux, aí vim buscar mais informações no seu vídeo e foi um divisor de águas kkk...vou comprar um com o Windows...valeu!
Acredito que só quem conhece os sistemas , pode falar sobre cada um deles , como usuario do windows , conheci a pouco tempo o S.O linux Mint e confesso to aprendendo e gostando muito , achava que era uma coisa do outro mundo, mas nada disso , opero normalmente , assisto tutoriais , tb o canal do DIOlinux , tem o chat , existem programas pré intalados , steam , suporte , e já estou esperimentando o DEEPIN linux , com interface realmente linda , e tem muito tutorial para usar o terminal que é bem fácil , digitando apenas 5 palavras baixar um aplicativo . Já estou ate tirando ONDA , num bom sentido. Mas gostei do canal e tenho assistido outros dos seus videos , PARABÉNS.
Oi.
Bacana saber que você se adaptou bem e está gostando.
Já perdi as contas de quantas distros já testei e usei - tanto instalado, como virtualizado... hehehe
Até mesmo já testei vários outros sistemas operacionais não Linux, inclusive BSD's.
Excelente noite.
Muito bom o conteúdo, são tantas as opções que temos de marcas modelos e sistemas operacionais quando set trata de computação que ficamos mesmo perdidos e sempre bom está atualizado quanto a esse assunto pois e bem significativo e importante. Obrigado!
Ai só refoçou a ideia que "LINUX NÂO TEM JOGO", e isso é uma mentira, uso linux e ele roda quase todos os jogos da Steam, tbm jogo LOL, overwatch entre vários outros, e com os drives da NVDIA sem nenhum problema.
Roda Rainbow Six, RE, Forza, Subnautica etc?
@@MultiTrickle Linux roda tds os jogos,e ainda roda lisinho
MultiTrickle Forza somente vende pela Loja da MS no Windows 10. Mas os demais jogos, rodam. Eu uso o Linux Mint 19.2 e uso pra jogar!
Eu uso Linux, roda lol mas roda bem mal kkkkkk Linux pra jogo é lixo
O Windows é um sistema todo bugado e que toda att bem centenas de erros as mais, terrível... Mas pra jogo ele roda melhor que o linux
Ah bastante jogos para linux de forma nativa e a própria steam usa o proton para os jogos de windows roda de forma nativa no linux, a questão de drives eu discordo, eu tenho um acer aspire com a12 e uma rx540 eu não precisei instalar nenhum driver pois o drive veio nativamente do kernel e estão atualizados, no caso de GPU NVIDIA eles dão suporte a linux também, linux não é um sistema para usuário mais avançados, eu sou um usuário comum e uso normalmente o linux mint 19, todo sistema tem uma curva de aprendizado, do mesmo modo que você usasse linux sempre e fosse migrar para o windows se iria sentir uma dificuldade ou estranheza com o sistema que é normal e ter uma curva de aprendizagem difícil ou não é relativo, usei o ubuntu 19.04, fedora 30 e mint, to usando mint porque a interface que usa me atraiu mais e atualmente nem precisa usa terminal para usar um linux em alguns minuto de pesquisa no google descobre isto.
Aprender usar o terminal facilita uma vida ainda por cima.
Muito obrigado por seu comentário e todos os detalhes. Sabemos que o Linux tem distribuições muito boas e algumas com interfaces super amigáveis e intuitivas, mas só pelo nível do seu comentário e experiência dá pra ver que você é um tipo de usuário avançado, que fica um pouco longe dos objetivo deste vídeo. Certamente vai valer algum tipo de vídeo mais aprofundado no futuro sobre o tema. Mas valeu.
Essa questão dos Drives é muito OLD, os problemas são mesmo com a NVIDIA e a AMD que em algumas distros exigem muito trabalho pra instalar. Mas as mais famosas já tem suporte como o Ubuntu, comprando o notebook com linux creio que nem precise disso afinal, já veio com o SO.
@@Nicolasm15inze AMD na verdade ultimamente vem se mostrando muito bem com os drivers abertos que funcionam "out of the box", só instalar o mesa e o vulkan e manter o kernel atualizado que é sucesso, com a Nvidia o melhor é usar uma distro base Ubuntu já que ele facilita bastante a instalação dos drivers trazendo um utilitário que instala ele automaticamente.
Um Maluco Qualquer ai o Computador da minha mae é todo AMD e o Xorg não queria subir e eu instalei o firmware-linux-nonfree e do reboot e quando volta inicia a interface
A real que é drivers pra Linux é um verdadeiro inferno. Se você for gamer pula fora desse Kernel. Tente usar várias distro de Linux, mas pra gamer avançado todas deixaram a desejar. Windows é insubstituível nesse aspecto.
Instalei o KDE Neon num Acer com processador i5 e 4gb ram... O sistema ficou liso e fantástico neste hardware.
Mano tu é foda qualquer pergunta minha já tem vídeo seu parabéns
Gostei do video, sem ataques ao Linux. Eu sou um usuário comum de Linux. Não sou programador. Trabalho com arte. Eu uso Linux porque é mais leve que o Windows; mais seguro e gratuito. Tem o problema de ter menos suporte para jogos atuais, mas nos últimos tempos vem melhorando bastante nesse quesito.
Acho que o Chrome OS é baseado no linux também
Certamente usa alguma base.
Baseado no Gentoo Linux.
O próprio Android de celular usa base de Linux.
@@Daniel_1917 Gentoo é o SO da recepção do inferno kkkkkkkkkk os demonios usam kkkkkkk
@@Daniel_1917 eu sei, há proposito para isso. E mesmo assim, olha que incrivel o ChromeOS ser baseado nele e ser facil.
Oi, hoje comprei um notbook acer 315-35 pelo carrefour, era 1888, mas com cupom de desconto de 200 reais que mandaram no teu grupo, comprei por 1688, obrigado mesmo
Bom ter ajudado
O Linux Mint é bem mais estável que windows, sem falar que vc não se preocupa nunca mais com vírus e anti vírus, pense e responda, se fosse ruim as máquinas virtuais, de grandes sites e apps em servidores renomados, seriam no Ubuntu?
Boa noite Maikhow. Não conheço o Linux mas já houvi falar que é um sistema mto bom, aberto e mais leve que o Windows. Isso faria com que ele rodasse em "qualquer" equipamento. Que tal um vídeo com comparativo de uso com os 2 sistemas? Isso se ainda não tiver, rsrsrs.
Parabéns pelo vídeo, me ajudou muito!!! Sou muito leiga a respeito desses assuntos e consegui entender muito bem através do seu vídeo. Ótimo
Parabéns pelos 100 mil
Opa, obrigado por perceber o detalhe. Valeu!
Genial o nome do canal! Super parabéns pelo conteúdo chegando agora!
Boa tarde. Quero ressaltar alguns pontos. O Linux é um SO Unix Like. Fora esses que vc citou, temos também os BSDs. Quanto a questão dos drivers de vídeo, a Nvidia por exemplo, possui estes para Linux sim. A AMD também para o Ubuntu, e finalmente, não é necessário ser "especialista" para usar Linux. As distribuições(flavors) possuem várias GUI para acesso ao sistema. Espero que tenha ajudado.
Gosto de Seguir esse canal...pois se expressa bem e explica muito bem!!!
Vale ressaltar que a steam está fazendo um protótipo com o suporte a vulkan para "rodar" os jogos no Linux
Legal, sempre rolam alternativas, mas para usuários leigos pode ser um ponto pra dificultar. Mas torcemos para que seja bom!
Pra rodar mesmo cara, a steam fez a migração de varios títulos a vulkan vc pode comparar com DirectX
é verdade que não se tem todos os títulos para rodar direto no linux, porém cada vez mais jogos estão presentes na steam para sistemas linux. Além de ser possível fazer uso do wine para rodar jogos não nativos. Lutris tbm se mostra interessante no que se refere à jogos no mundo do pinguim.
@@qualnotebook Se o usuário leigo é capaz de crakear jogos isso não impecilho acredite! Comprando os jogos 70% deles vão rodar, 30% mais ou menos são tripleA (AAA) afinal, essas grandes não se importam com a comunidade linux e vão se arrepender kkkkk
PS: A engine Vulkan é o futuro, os ceo da EPIC games já disseram, 2020 pra frente só promete... Ela é multiplataforma e esse monopólio de jogos só rodarem em windows, nunca em outro sistema (Nem o Mac) vai acabar
CS Go roda no Linux?!
Parabéns pelo Canal uma verdadeira aula simples e direta para que todos possam entender a diferença entre o sistema e como vocês prefiro o Windows mas já fiz a mesma coisa várias vezes troquei Linux pelo Windows computadores pessoais meu e não tem jeito Windows é preferência e como você disse para o TI os mais avançados aí a galera vai de linox mesmo mas de qualquer forma parabéns pelo vídeo e pelo Canal nota 1000
Valeu pela força aí!
Desculpa dizer isto, mas quem troca Linux por Windows é como trocar um carro bom por um triciclo a pedais. Mas é a minha opinião...
Muito obrigada por compartilhar esse vídeo, me ajudou bastante a escolher a plataforma operacional, enfim, estou tentando mudar definitivamente do windows para o linux, mas tenho receio de perder meus arquivos na outra repartição do meu HD, ainda busco esclarecimento se devo ou não me atentar a mudança, mas as vantagens são sensacional e quero mudar.
Faz um backup dos seus arquivos num pendrive. Instale o Linux, sem medo de ser livre! Viva o Linux!
Usei esse canal como referência para poder comprar meu notebook acer nitro 5, muito bom os posts recomendo para quem deseja adquirir o notebook e não tem muito conhecimento.
Só um comentário de quem usa há mais de 15 anos, estou estudando Análise de Sistemas e digo, para fazer trabalhos, precisei reformatar o trabalho no Word do Windows, pois a facu é só Windows, inclusive as aulas, ainda não mencionaram Sistemas Operacionais, mas os softwares que eu usei são alternativas Linux, pessoalmente prefiro Linux, mas para trabalhar com texto, compatibilidade ainda não é 100%, problemas de formatação de texto feito no Libreoffice e ao abrir no Word fica tudo bem bugado mesmo, então meu conselho para quem for mexer com texto profissionalmente é: tenha instalado Wine, e instale o Office via Wine pelo menos, para corrigir ou escrever os textos acadêmicos ou comerciais, se serão abertos em máquinas Windows, não tenha dores de cabeça, mas não deixe de usar Linux por causa disso, uso 99,9%Linux, e não me vejo como usuário do Janelas, prefiro o Simpático Pinguim, forte abraço, e viva Open Source, ah, mais uma dica, se for desenvolver em C#, pode ir de Monodevelop, até agora funcionou direitinho.
Estranho uma facul com ADS n ter estrutura em linux, já q pra servidores é o mais comum.
As distribuições Linux são simples e elegantes. Depois que conhece as distribuições Linux é só amor!!!!!
Esperava uma demonstração de velocidade para funcionamentos básicos.
Minha namorada tem um notebook com pouco mais de 30GB de HD (nao sei pq, mas ela comprou esse treco muito tempo atrás, acho que na era famosa dos netbooks sei lá).
Tava com Windows 10, mas esse SO da Microsoft come tanto espaço em HD, que estava impossível utilizar.
Formatei e instalei o Zorin 16.2, o notebook ficou bala, metade do HD ainda tá livre e ela se adaptou super bem para o uso no dia a dia.
No meu de casa também utilizo o Zorin 16.2 e no do trabalho Ubuntu LTS. O nível de produtividade para programação que os sistemas Linux fornecem é extremamente superior ao que o Windows possibilita
Cara o ideal é vc comprar um SSD de 1 TB
@@info-ti está nos planos futuros, ela vai comprar um note novo e esse vou usar pra testes e armazenamento extra
Meu laptops vieram com windows e eu usava dual-boot até acabar garantia. Depois disso eu deixava apenas linux. Já tive Dell, Acer, Lenovo e um Itautec que ainda uso até hoje.
Eu uso Linux no meu Notebook Gamer, no caso o Mint, a maioria dos jogos que gosto roda bem, no meu desktop Gamer a mesma coisa, no caso dele, já uso Mint, OpenSuse e Manjaro. Ainda uso Windows, tanto em Desktop como em Notebook, em tarefas específicas, como: FIFA 20, Premiere, Sony Vegas, e Fireworks e alguns programas para sistemas de impressão, de resto uso só o Linux.
Estou a usar um Linux Endless e meu trabalho ficou mais ágil. Recomendo.
Eu comprei um notebook com o endless, esse sistema é bom pra estudos e planilhas?
Eu comprei um G3 ontem com Linux haha no site da Dell estava acrescentando 470 reais no Windows
paguei 2700 no ideapad 330 8gb ram, nvidia mx150, mas ao chegar fiquei decepcionado com a performance em coisas básicas, atualizações etc etc, infelizmente o windows 10 é pra ser usado com ssd, então instalei o ubuntu 18 e ficou muito melhor, coloquei o ssd para o ubuntu e ficou ótimo, muito mais performático.
Utilizo Linux desde 2000, não me arrependo nem um pouco. Hoje temos o FreeOffice que é bem compatível com o Microsoft Office 2019. O usuário tem a possibilidade de utilizar e personalizar a área de desktop e aplicações.
Quanto a dificuldade de uso, hoje temos o Linux Mint (LMint, conforme citado), o Zorin OS é bem parecido com o Windows 7, Elementary OS com cara de Mac OS X.
Outra vantagem é a navegação mais fluida e rápida na web, controle dos programas, possibilidade de abertura de várias áreas de desktop, aquisição de software tudo pela rede por um aplicativo central de instalação, como no Apple Store.
Jogos podem ser feitos com o Steam, instalando este aplicativo, muitos jogos do Windows podem ser normalmente jogados.
Sempre ouço bem desse free office vou até instalar para testar já que uso o WPS e o Libre ambos numa boa, mas acredito que seja bom conhecer outras alternativas
Optei por comprar um notebook da Acer com Endless OS, pois realmente a diferença de preço entre Windows e Linux foi gigantesca, quase 300,00. Provavelmente vou mudar pro Windows, já que todos os meus arquivos dependem do Office, mas realmente é um sistema muito bom.
Colocou pirata?
É possível instalar o office no linux, pesquise.
Não precisa usar Windows pra ter Office! Microsoft Office não é o único, muito menos "o melhor ou mais completo" pacote de Office! O Libre Office tem tudo e seu uso é muito mais simples e intuitivo! Linux é muito melhor, mais seguro, mais acessível e não é preciso ter uma super máquina pra que rode muitíssimo bem!
Crome OS e Android usam kermel Linux tambem!
Eu uso Mint a 8 anos e estou satisfeito.
PARE DE SOFRER! use Linux! Kkk
Mudei p Linux (Distribuição) MINT. Melhor e mais rápido q windows.
Você usa o notebook pra que ?
@@robertoprimordial2633 Ele não sei, mas uso Linux Mint no notebook aqui pra fazer tudo que preciso. Retirar vírus de HDs, cartões de memória e Pendrives de clientes Windows, utilizo muito para fazer backup dos clientes de forma mais segura, também para meus usos pessoais, Edição de vídeos (Kdenlive) Acesso Web (Firefox), consumo de filmes e documentários (VLC), fazer relatórios e planilhas técnicas (Libreoffice), enfim, tudo tranquilo.
@@marotomt wpoffice é muito bom tbm .
Não consigo usar o mint, ele é feio. Mas depois de usar Deepin qualquer outra distro é feia na real.
@@robertoprimordial2633uso p trabalho! Office, vídeos , cad. Não consegui tempo p jogar ainda...rs
Acabei de comprar um notebook com windows espero ter feito uma boa escolha!
Vendi o meu notebook convencional com MS Windows e comprei o Chromebook da Google, que roda o Chrome OS, dispositivo sensacional. Vocês deviam abordar isso no canal, fica aí a dica.
@@renatosb499 Verdade! Houve um erro na digitação, muito obrigado! Editei o post.
@@tulio_eduardo por nada!
Notebook de entrada, com 4GB de RAM, fica muito melhor se usar linux !! É mais uma questão de se acostumar com o S.O. mesmo, depois é só alegria !!
@@144-madaramilgrau5 Se for para Jogos melhor ficar no Windows, o Linux não tem suporte para jogos. São poucos os Jogos que rodam, e mesmo usando o Wine (um programa que é um "emulador de exe") ele ainda é bugado, e muitos não se instala direito.
@Flavio não sabe usar kskskskkkkkkk
@@kbs6025 Jamais, hj em dia a maioria dos jogos possuem suporte para linux, principalmente na steam! Poucos como fortnite e pubg ainda nao rodam devido, principalemnte, ao anticheat e sistemas de support ao jogo!
@@nogzeira Cara, há uma gigantesca gama de jogos que Linux não roda. Tipo, quem gosta de ficar nos jogos mais clássicos? Talvez os novos jogos que sairam para a plataforma, tenham para o Linux, mas quem quer matar saudade de algum jogo, não tem como ficar no Linux. Querendo ou não, Linux é limitado para jogos.
@@kbs6025 há tambem uma grande gama de jogos para linux, ele não é limitado, quem é limitado é a empresa e o usuario, um não faz o jogo, e o outro não usa, alem do proton que porta jogos para windows para o linux,a é uma questão de tempo até ter ainda mais jogos pro linux
Eu aqui buscando um com linux e do nada essa notificação... assustador....
Aí sim! Mas o vídeo é para leigos que ainda não decidiram. Porém, espero que tenha curtido.
kkkkk
bacana cara
procure por deepin vc vai gostar.
RUclips sabe mais sobre você do que você imagina.
@@MarkHobbes assustador...
Oi.
Bacana você ter citado Linux para notebooks.
Eu gosto mais de Linux do que Windows, apesar de achar o Windows 10 muito bom... hehehe
De todas as distros Linux prefiro o Manjaro com KDE.
Excelente noite.
Gosto de usar a seguinte analogia: Sistema operacional é a "alma/espírito" de um dispositivo. É ele quem da vida a todos os componentes .
Vai dizer...
Obrigado pela dica... muito boa!
A informação sobre compatibilidade de placas de vídeo e sobre jogos com Linux está defasada. O suporte do Linux para placas Nvidia melhorou muito a partir de 2019. Por exemplo, uma distribuição brasileira, o Regata OS tem um assistente para facilitar a instalação de placas dessa marca. Além disso, a Valve (empresa de games) tem colocado grande parte de jogos atuais com versão para distribuições Linux. É só pesquisar.
fora o proton que tambem ajuda demais,e tem o wine
Muito boa a sua explanação!!
Vale ressaltar algumas coisas:
1°_ Todos os sistemas linux que eu testei tinham drivers pra GPU dedicada (só tive que ativar);
2°_ Muitos dos sistemas tem uma interface muito intuitiva, até similares aos Windows;
3°_ Pra quem tem um PC/Note antigo ou básico, existem sistemas Linux muito mais leves que o Windows 10 ou até que o 7. Fico doido vendo vídeos de Pcs antigos ou fracos em que instalam o XP (que nem roda os navegadores atuais, comprometendo bastante o uso), sendo que tem sistemas super leves e com todas as atualizações de programas atuais e navegadores.
Você indica qual sistema operacional para um notebook antigo cce Win? Ele veio com S.O Windows 7. Tipo, se você indicar Linux, específica qual dos.
@@eronildooliveira7084 Linux Mint com XFCE
É possível ter os dois sistemas operacionais na mesma máquina? E como faria pra instalar?
@Jonathan 水 opa, valeu!
Mais um Video 😋👌
Parabéns 👏👏
Fiquei mais na dúvida kkk valeu rs
estou usando linux a bastante tempo e so vi vantagens ..alem de o windows dar muito trabalho"""$$$$$$""" e ate hoje nao deu problemas....curiosamente "NÃO PRECISA DE CONHECIMENTOS TÃO TECNICOS PARA USAR..""
Nos referimos mais a questões de conversões de alguns arquivos. Mas sim algumas interfaces são até mais amigáveis que o Windows.
verdade, hj em dia pode-se usar distros linux sem precisar de conhecimento técnico, basta escolher a distribuição que lhe ofereça isso. Apesar de que, ter um pouco de conhecimento de alguns comandos do terminal (famosa tela preta) pode ser bem útil e interessante em alguns momentos.
Eu lembro do Linus Tech um canal gringo muito legal que faz experiências divertidas com computadores falar porque ele nunca mais comprou licenças do windows, dizendo que só por trocar as peças da placa mãe várias vezes o windows não identifica mais seu PC, tornando irregular novamente, eu ri de mais
ruclips.net/video/M3bezYerYxQ/видео.html -> Esse é o vídeo
Linux é vida kkkk
Eu digo que a distro que vc mais tem todas as facilidades e se sente à vontade usando é o Linux Mint. E por incrível que pareça, a única que o meu PC roda direito. Roda os jogos da Steam e emuladores sem problemas!
Depois dessas informações prefiro no momento o Windows por costume, valeu pelas informações
Resumindo, o sistema operacional liga vc a maquina, e o RGB liga vc a vida... RGB é vida RGB é amor.
Quem nao sabe cara ta de sacangem🤣🤣🤣🤣
Estou na dúvida se compensa mesmo comprar um Acer Nitro 5 com sistema Endless, acho que não pois sou de baixar jogos antigos que só rodam com W10, os mais atuais tem suporte ao Linux mas meh eu quero pra jogos n pra uso profissional.
Endless OS realmente não recomendo por ser engessado, mas qualquer outra distro Linux entre as mais famosas vai rodar seus jogos mesmo os antigos.
Você recomenda a linha de Notebooks Gamers da 2 AM?
Se o preço estiver em boa oferta, pode valer a pena sim!
muito obrigado me ajudou muito
Que bom que conseguimos ajudar! 😍
Boa noite, Maikhow! Tanto faz usar Windows 10 quanto Linux. Uso os dois sistemas e estou bem adaptado com Linux Mint há muito tempo. Viva Linux!!! 😃😁
Linux: foi a forma que encontrei para recuperar o meu computador portátil que funcionava muito mal com o Windows 10.
É uma maquina HP Pavilion g7 com processador AMD6 e 2Gb de RAM.
Depois de instalar o Linux Mint rejuvenesceu e passei a ter de novo um computador com resposta para as minhas necessidades: Office e Skype para aulas online.
Ainda não testei a edição de áudio e vídeo, mas acredito que depois de encontrar o resposta software não terei problemas com as tarefas mais simples e de interesse pessoal.
Já tinha experimentado um sistema operativo Linux em 2000 verificando que a sua leveza trazia muitas vantagens à configuração de hardware usada na época, mas as compatibilidades na altura não eram tantas quanto as que um utilizador "normal" necessitaria e acabei por voltar à "facilidade" e "conforto" do sistema e ferramentas Windows. Hoje, não justifica pagar por algo que é caro e pesado tornando máquinas simples em inúteis computadores.
Aumento de memória RAM de 8-16Gb e uma mudança para um disco SSD estão nos meus planos uma vez que as melhorias sentidas acabaram por justificar algum investimento futuro na melhoria da máquina que tenho.
Posto isto, nota 10 para o Linux em alternativa ao Windows.
Ótimas informações, tirou minhas dúvidas... Mais já que mencionou e vi que vc fez o mesmo que estou querendo fazer, sabe informar se a Dell faz essa exigência em relação a troca do software, caso precise de garantia? Quero pegar com o Linux que é mais barato e vou trocar pelo Windows.
Quando se trata de jogos e só instalar o lutris na distro que você utiliza, além do que a própria steam implemetou o suporte para jogos windows usando a extensão proton dB sensu super fácil ativar
Eu já usei Linux de várias distros, inclusive as que não entravam logo no modo gráfico! Gosto de usar os 2 sistemas Linux e Windows!
TOP! Cara avançado é assim!
Qual tu usa? Ubuntu? Mano eu cresci com o XP/Vista/7 e agora o 10... Não sei usar Linux ksksks. Qual Linux tu me indica?
@@joseeduardocampos5567 Bom José eu sou do tempo do Dos , Windows 3.1 etc! Bom acho melhor o Ubuntu! Ele é bem completo e reconhecimento dos periféricos é ótimo TB! Um abraço!
Eu faço a mesma coisa, uso os dois sistemas em Dual Boot (aproveito o melhor dos dois mundos).
apesar de preferir o linux hj em dia, ainda uso o windows às vezes. as boas características dos dois conferem a mim uma boa usabilidade onde os dois se completam.
O melhor canal do RUclips! Parabéns!
O cara não entende nada do que está falando no próprio vídeo. "Não roda jogos recentes, placa de video, é pra usuário avançado, bla bla, bla." KKKKKKKKKKKK. Devia pelo menos pesquisar no Google antes de gravar. Melhor vídeo do ano!
Mano eu rio demais com esse cara! hsuashaushashuahsua no QNC kkk top top top Dan Ferreira e esse canal sao os melhores de notebook. Top a parte do "se voce prefere comprar o windows de meios... alternativos" sim eu sei kk sim todos nos sabemos. é comum, todos nó usamos kkk
🏴☠️
Um pouco de História misturada com opinião de quem usa Linux há 26 anos...
Ganhei meu primeiro computador em 1991 (eu tinha 13 anos): um PC Desktop Itautec 486 DX2-66 (ele funcionava a 33 MHz, mas você apertava o botão Turbo e daí o processador entrava em overclocking de fator 2x, ou seja: dobrava a frequência para impressionantes 66 MHz, haha!). Hoje estou com 43 anos (ou seja: mexo em computadores há 30 anos). Cheguei a cursar Engenharia de Computação por 3 anos (de 1998 a 2001 - eu tranquei por 1 ano), mas acabei abandonando o curso e migrando para o segmento aeronáutico (que é outra paixão minha). Apesar disso, até hoje sou entusiasta e usuário avançado de T.I. O meu tutorial mais popular provavelmente é o que postei no fórum Ubuntu-BR em 2014, intitulado _Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux,_ que desde então já foi lido mais de 420 mil vezes (apesar de o número de usuários Linux ser ainda pequeno).
Comecei usando o MS-DOS 4.01 com Windows 3.0 (em 1991) e depois MS-DOS 5.0 com Windows 3.1 (em 1992). Em 1995 (eu estava com 17 anos), passei para o Windows 95 (a partir deste Windows, o MS-DOS passou a ser emulado, ou seja: deixou de ser um sistema operacional propriamente) e aproveitei para instalar junto o Red Hat Linux em um HD _slave,_ para executar _dual boot_ e poder estudar e aprender Linux. Em 1998, migrei para o Windows 98 (com MS-DOS ainda emulado) e troquei o Red Hat Linux pelo Conectiva Linux (uma variante brasileira do Red Hat). Depois disso, ainda testei outras distribuições Linux, principalmente Debian Linux, Slackware Linux (de longe a mais complicada de todas) e Mandrake Linux (também complicadinha), tudo em dual boot com Windows 98 ou XP, até que em 2009 eu decidi abandonar de vez o Windows: formatei meu Desktop (montado na Santa Efigênia, aqui em São Paulo - SP) e instalei somente o Ubuntu Linux 08.04, daí aproveitei essa minha jogada inteligente para cometer uma burrice junto: comprei um Macbook Pro 13" mid-2009 com sistema operacional OS X 10.6 "Snow Leopard" (o nome do sistema na década de 80 era Mac OS X, depois mudou para OS X, e recentemente mudou para macOS). Eu sempre ouvi dizer que Mac era "PC de luxo", mas eu quis pagar para ver, e paguei: paguei caro. Mas pelo menos aprendi a mexer no OS X (inclusive executar comandos no shell, que era o meu foco de interesse).
Apesar de eu já ter usado tantos sistemas e atualmente gostar muito do Linux, não gostar mais do Windows e gostar do OS X mas não do custo-benefício geral dos Macs (e da obsolescência programa que a Apple aplica nos produtos dela, além da contínua queda de qualidade e aumento surreal dos preços desde o falecimento do Steve Jobs), quando vejo discussões como esta eu sempre me lembro novamente de uma frase emblemática que foi dita em 2001 pelo meu professor de Sistemas Operacionais: *o melhor sistema operacional é aquele que melhor supre as suas necessidades.*
A título de curiosidade, se eu tivesse de eleger o "melhor" sistema operacional de acordo com as *minhas* necessidades, esse sistema seria o *BeOS* - de longe o sistema mais bem feito que já vi. Achei uma lástima o projeto ter acabado (o forte _lobby_ da Microsoft conseguiu afundar o projeto BeOS). Hoje em dia ainda existe o sistema *Haiku* - baseado no BeOS - mas não é a mesma coisa. Como o mundo não tem mais BeOS, vou de Linux...
Atualmente, tenho 2 computadores: 1 laptop Dell Inspiron 15.6" rodando XUbuntu Linux 16.04 e aquele Macbook Pro 13" mid-2009 rodando uma versão do XUbuntu Linux 20.04 que eu customizei para funcionar com o hardware desse meu Mac.
Uma coisa muito importante que as pessoas precisam entender: embora de fato haja mais drivers de dispositivo proprietários no Windows do que no Linux (é isso que possibilita que, por exemplo, algumas placas gráficas tenham desempenho melhor no Windows do que no Linux e alguns dispositivos de hardware só sejam detectados no Windows), hoje em dia existe muito mais suporte a drivers no Linux do que antigamente (a ponto de eu ter conseguido colocar Linux no Mac em que agora estou digitando este texto, apesar de os Macs sabidamente terem um hardware todo diferente - hoje em dia isso já não é tão verdade, mas era, em 2009). Ademais, se muitas pessoas usassem Linux, os fabricantes melhorariam o suporte. A Linux Foundation e outras organizações têm se esforçado para criar padrões, o que também facilita o desenvolvimento de hardware e software compatíveis com Linux e que apresentam melhor desempenho nele.
Imagine uma empresa como a NVidia ou a AMD, que fabricam placas gráficas. Se mais de 85% dos clientes que compram placas gráficas deles usam Windows, é óbvio que esses fabricantes vão priorizar desenvolver _drivers_ de dispositivo para essas placas funcionarem bem *no Windows: depois* esses fabricantes podem até desenvolver (e de fato têm desenvolvido) _drivers_ para Linux, mas a prioridade dos projetos de desenvolvimento deles é voltado para o suporte ao Windows.
Particularmente, acho uma pena que o mundo seja assim, porque o kernel (o "cérebro") do Linux é incrivelmente superior ao kernel do Windows. Quem já viu um kernel Windows após um procedimento de engenharia reversa (disassembling) sabe do que estou falando: o kernel do Windows tem um código muito confuso e bagunçado, com segmentos inteiros aparentemente abandonados. Parece uma colcha de retalhos. Não é de surpreender que, com todo o suporte que o Windows recebe da indústria de T.I., ainda assim o Linux em alguns cenários consiga apresentar um desempenho superior mesmo executando _drivers_ desenvolvidos por programadores voluntários. Meu Mac mesmo estava rodando superlento com o OS X 10.11 (última versão que a Apple disponibilizou: desde então, se eu quisesse usar um OS X/macOS mais novo, teria de comprar outro Mac...), mas então instalei o XUbuntu 20.04, fiz umas customizações, e _voilá:_ meu Mac com um Linux que foi lançado em abril de 2020 atualmente roda mais rápido do que rodava com o sistema operacional específico para Macs (OS X 10.11), que foi lançado em 2015 (e, por isto, teoricamente deveria ser mais "leve" que o Linux lançado em 2020).
Se o Linux é capaz dessas façanhas mesmo sem o suporte que merece (isso basicamente graças ao kernel Linux, muito superior ao kernel do Windows, que possibilita um considerável ganho de desempenho apesar das adversidades trazidas pela indústria de T.I. voltada ao mundo Windows, e também graças a alguns outros recursos do Linux que geralmente são superiores, como por exemplo o desempenho geral do sistema de arquivos EXT4 usado no Linux, superior ao do NTFS e do ExFAT, agregado ao fato de que o EXT4 *não fragmenta* os arquivos porque armazena os dados radialmente ao invés de sequencialmente), imagine o que o Linux faria caso fosse o sistema operacional padrão da indústria (por ser o mais popular entre os usuários finais)...
...mas a realidade é que o Linux não é nem padrão da indústria nem o mais popular entre os usuários, e por isto o suporte massivo da indústria de T.I. segue compensando - e muito - as deficiências do Windows, o que acaba tornando psicologicamente muito complicado para o usuário final migrar desse paradigma mais confortável (embora não tão seguro) para um paradigma novo. Por estas e outras, o Windows na prática acaba sendo o sistema que melhor supre as necessidades dos usuários, apesar de um suporte maior da indústria de T.I. ser capaz de facilmente transformar o Linux nesse sistema que supre ainda melhor as necessidades dos usuários. E talvez isso algum dia ocorra, mas não tenho certeza.
Nesse ínterim, o melhor que as pessoas podem fazer é conversar com quem entende de Linux e coletar informações. A minha mãe atualmente está com *mais de 70 anos* e, apesar dos muitos receios decorrentes de tantos anos usando Windows, acabou aceitando e atualmente usa somente XUbuntu Linux nos 2 laptops dela: eu instalei e configurei para ela, claro, mas desde então ela só usa Linux, no cotidiano. Se algum problema ocorre, eu me conecto remotamente usando o TeamViewer e resolvo, mas isso é tão raro que às vezes até me esqueço de que tenho o TeamViewer instalado: eu resolvo algo nos notebooks dela uma ou duas vezes por ano. E isso porque ela é usuária nível bem básico mesmo.
Alguns programas populares que foram criados no Linux antes de uma versão Windows ser lançada, ou que foram criados no Linux junto com a versão Windows:
- Google Chrome.
- Mozilla Firefox.
- VLC (para tocar música e vídeos).
- GIMP (uma espécie de Photoshop gratuito).
- A suíte LibreOffice (LibreOffice Writer - similar ao Word, LibreOffice Calc - similar ao Excel, LibreOffice Draw - aplicativo de desenhos, LibreOffice Impress - similar ao Powerpoint, LibreOffice Base - similar ao Access etc.).
- Skype.
- Opera Browser.
- Chromium Browser (o navegador que deu origem ao Google Chrome e é parte da estrutura do Chrome OS).
- Google Earth.
- Telegram (concorrente do Whatsapp).
- 7-Zip (compacta e descompacta arquivos e pastas).
- Spotify (programa de streaming de música).
- Handbrake (conversor de vídeos).
- DIRPF (para fazer e transmitir a declaração do Imposto de Renda).
PS: como outras pessoas já comentaram por aqui, o canal do *Diolinux* é bem interessante. O *blog do Edivaldo Brito* também. Abraço.
PPS: o Android é um Linux que a Google modificou para funcionar em smartphones. Se seu smartphone é Android, então você já usa Linux e nem sabia. :)
Parabéns pelo seu texto, você poderia transformar- lo em um artigo
Quando tempo digitando isso, amigo?
@@fellipematheus8760 Uns 30 segundos. 😎😆
@@yurisucupira kkkkkkkkkk você é o cara.
@@fellipematheus8760 😂😂😂
Eu tô vendo esse vídeo pq eu comprei um computador e sei pouco sobre o LINUX aí me ajudou obrigada
Eu compraria um computador com Linux e migraria pro Windows
@@info-ti Já eu faço o contrário
com Linux ate um PC de 2006 roda bem , imagine um notebook com processador de hoje.
Uma ideia que seria bem legal nessa onda de dois youtubers fazendo programas juntos..... Poderia convidar o Dionatam do Diolinux para conversar sobre o assunto!!!! Daria um baita programa!!!!
@diolinux
Curti o vídeo, só umas observações que vocês deixaram passar ou acredito eu que ficaram equivocadas no vídeo:
1º O Sistema Operacional não é a primeira coisa que se executa após ligar uma máquina, e sim a BIOS. Foi uma falha leve no roteiro, mas se atentem às próximas vezes.
2º É possível utilizar programas do windows no linux utilizando o Wine por exemplo. E vice-versa é possível utilizar alguns programas do linux no windows. Existem diversas formas que não precisam ser necessariamente ferramentas alternativas.
3º Pessoas comuns também gostam do linux, mas a questão é que o sistema é muito saturado, existem diversas versões no entanto pouco interesse das pessoas em pesquisar sobre elas.Acho que o termo correto para se colocar nessa parte seria preferir. Porque realmente os profissionais de TI preferem o linux, pelas mais diversas razões, dentre elas está o terminal que com toda certeza é melhor que o do windows.
Enfim são apenas algumas observações que me incomodou ao ver o vídeo de vocês, encarem isso como um crítica para que consigam melhorar nas próximas vezes. Tirando isso achei o vídeo muito bom, e bem informativo para quem tem interesse em usar o linux.
É fácil fazer essa troca? E também causa algum aumento significativo de ocupação de espaço?
Olá.
Para quem quer começar nesse vasto mundo Linux... hehehe... recomendo pelo Linux Mint - em geral, acho mais fácil utilizar ele do que sistemas Windows.
Em relação ao espaço é o contrário: a maioria dos programas nativos de distros Linux são menores do que os para Windows e as próprias distros em si, também.
Ótima noite.