Excelente explicação! Acredito que a maioria que procuram projetos como este desejam melhorar o desempenho e diminuir os riscos de quebra. Adota-los em veículos antigos onde a ignição e parte elétrica deixam a desejar .Em motores antigos há muito a explorar seja na ignição ou alimentação. Valeu professor! Obrigado!
Entendi a ideia da inclusão do sensor de fase. Ele irá determinar o ponto de iniciar o funcionamento do sistema.....depois disso é só separar os pulsos. ( Divisão por dois) Um Flip Flop com a entrada enable comandada pelo sensor de fase assim que ele passa pela primeira "janela" ( fenda) da mesa do distribuidor. Parabéns pela iniciativa.
Excelente su enseñanza Ingeniero, se agradece y se aprecia mucho cada video, en verdad se aprende sobre encendido automotriz, un cordial saludo desde México.
Gostei da ideia professor,eu acompanho seus projetos de ignicao eletronica,estou trabalhando em um projeto semelhante a este,mas com microcontrolador,é bem simples,funciona para carros com injecao eletronica que usa distribuidor,o distribuidor faz o carro perder muita potencia e com isso aumenta o consumo o consumo de combustivel.
Existe pra vender um sistema chamado ignflex...mas é muito caro. A sua idéia é promissora. E se juntar com o módulo de avanço de ignição T34 da tury acho que seria possível eliminar totalmente o distribuidor.
Excelente vídeo! tenho um Samurai com distribuidor e Fueltech, tenho vontade de um dia tirar o distribuidor e colocar bobinas individuais. Pensei em colocar uma roda fônica, mas essa é uma opção bem interessante também!
Não é nada simples atender seu desejo. Veja os vídeos sobre: módulo de ignição efi, sobre sistema injeção/ignição mapeado. Em comunidades tem links de vídeos sobre adaptação de ignição/injeção mapeada vendidas no mercado.
Bom dia. Vi num video que foi colocado dois sensores de rotação do uno no angulo de 90º em relação um pro outro e colocado o sinal direto do sensor para cx de ignição mais antiga de seis pinos. com bobina de uno sem fazer nenhum esquema eletronico tao compricado e aproveitando o avanço a vacuo do distribuidor. Garagem custon gc. Gosto muito dos seus videos, so passando a ideia do companheiro pra galera. abraço.
O sismtea TCCS do Toyota Corolla/Paseo 1.6/1.5 funcionam assim! Porém, preciso tentar substituir o modulo de ignição, ele manda uma "resposta" pra ECM toda vez que manda a faisca....
Parabéns pelos seus vídeos. Queria tirar uma dúvida. Como faço pra testar minha bobina de ignição? É aquela que não usa distribuidor. Já troquei velas. Cabos troquei por da marca thv. . (Não sei se são bons ).. Foi feito limpeza de bicos tb. Mas o carro dá umas cortadas. . Engasga e está com menos força .
Aparecido sigo seus vídeos a anos, o pretendo colocar o hotspark, como e o funcionamento dele e pq ele não suporta bobina vermelha. Vi em um dos video seu. um hall para instalar em distribuidor platinado. uma ideia agora, pq não colocar dois sensor hall a 90º e tirar duas aletas e deixar apenas duas janelas opostas, ao passar a aleta no primeiro manda sinal para um modulo, e vai para o segundo modulo, quando sair do segundo a outra aleta vai esta no primeiro assim revessando, ai em cada modulo vai para um ponto acionamento da bobina dupla tipo do Vectra que vc tbm ja fez video.
Rodrigo! é uma placa, hardware e um arduino a ser programado. Caso tenha interesse deve conversar com o fornecedor e tirar todas sua dúvidas. Não conheço este produto.
Eu gostei da idéia queria este sistema se fosse num valor acessível... Encontrei uma solução no mercado mas o valor e tão alto que è melhor colocar a fueltech completa ... Eu no caso só queria modernizar a ignição
Por isso coloquei em evidência este projeto. Demanda muito tempo e investimento para continuar. Como recuperar o investimento e quem sabe obter algum lucro? Quanto alguém estaria disposto a pagar para colocar um sistema deste que ainda não foi testado a exaustão? qual a sua opinião?
Professor,como dimensiono a bitola dos cabos elétricos para instalar aparelhos tanto em 12v ou 24 v , Tenho uma televisão 14 polegadas 12v a potência máximo dela é 18w qual cabo devo utilizar para instalar ela em um caminhão .
Prezado,possuo um jeep cj5 distribuidor com platinado.seria possível fazer o platinado acionador o módulo hall 142 e este acionar a bobina ? A ideia é aliviar a corrente sobre o platinado aumentando a vida útil do mesmo...
Seu aparecido.. gostaria se possível..saber se o sinal pwr. da central do gol ano 2000 1.0 16v.bob 3pinos. F igual ou parecido com a do gol 2008..que e com bobina dupla..os módulos das bobinas são compatíveis.. gostaria de fazer uma adaptação..
Tentei colocar a bobina de 4 pinos no lugar da de 3'pinos..vw gol..não funcionou.. não deu faísca..pelo jeito os módulos das bobinas recebem.. sinal pwr diferente..mais em princípio.eram pra ser igual ou parecidos.. usei voltímetro digital..não tenho osciloscópio..
Excelente video profesor... No lo había visto, me gustaría intentarlo voy a comprar otro distribuidor, tiene algun video donde aparezca la lista de los integrados y transistores que uso? Esos módulos son de VW? Parece mucho a los que usan para el escarabajo encendido electrónico, el sensor hall que se adapta en el distribuidor me puede servir el de los motores de la consola de aires split, esos duran muchísimo son de excelente calidad, me interesa mucho aplicar esta idea y le servire como practica a ver cuanto tiempo dura trabajando sin problemas, debo comprar integrados de calidad para evitar daños prematuros, bobina tengo de hyundai getz son dos de dos salidas, cada una comparte un +12 y tiene su respectivo pulso negativo de la señal... Esa me servirá... Iré comprando el distribuidor mientras me ayuda con la información de las demás cosas, esta idea me gusta mucho porque no debo eliminar el hall que envía la señal a la ecu y así no tendré problemas con la señal a inyectores y bomba de combustible. 👍🏽👍🏽👍🏽
Joel Son muchas las posibilidades, esta es solamente una de ellas, pero para cada coche/sistema será un nuevo desafio. Lamentablemente me hace falta tiempo para hacerlo y tampoco tengo ganas de hacerlo. De los cursos por lo mismo no lo hago mas, me jubilé. Hay que estudiar su sistema, saber como está diseñado a cerca de salidas inyección - secuencial, grupo, simultánea. Encendido - nível y longitud de señal. Pienso que se encuentras alguién que sepa de microcontrolador PIC y le presenta la idea con las informaciones de su sistema la pesrsona puede entregar algo como el del link de Buchka que te dejo. Otra solución son los sistemas listos para armarlo como de motorspice. Desarrollar circuito como lo que ve en el link lleva tiempo y acerlo trabajar a la perfección es un desafio muy grande. Es posible, si es lo que muestro en el video. Hacerlo bien, bueno, esto es otra cosa, los dejo con los que tienen ganas de hacerlo. www.motorspice.com.br/site/ cflomoto.com/pages/buchka-wasted-spark-board-installation-instructions
Boa tarde Professor. Gostaria de entender um pouco sobre a substituição do Distribuidor. O distribuidor original manda faísca vela por vela, ou seja, sistema sequencial. A Bobina do Vectra, por exemplo que é uma bobina dupla faísca sempre faísca 2 velas por vez. Isso não traz problemas ao Motor, ou ao próprio sistema elétrico do Carro, como os Módulos de Ignição E a Bobina? Gostaria de Trocar o Distribuidor do Meu Motor AP. Porém tenho dúvidas qual seria a melhor maneira de colocar essa Bobina do Vectra. Obrigado pela atenção. Abraços.🐺👍
Olá professor tudo bem? Ótimo trabalho, porém, o Vectra antigo possui roda fônica e usa distribuidor e esse distribuidor não é hall. Seria interessa falar com pouco desse sistema, pois eu quero eliminar o distribuidor sem trocar a injeção.
Mestre, e nos casos da motronic 1.5.x que utilizam sensor de rotação? Sei que teria a questão do tempo de carga, mas um flip flop chaveando 1-3/4-2, mesmo que "imperfeito" baseado no pulso de bobina não performaria melhor que as tampas de distribuidor problemáticas da linha GM? Utilizar um imã no rotor e dois sensores indutivos adaptados na tampa, poderiam ser uma boa idéia para chavear o sinal? Imagino que o tempo de chaveamento + acionamento acabe embaralhando o meio de campo.
Vc pode mim ajudar quero montar um sistema desse em um jet ski 2 tempos Utilizo modolo 7 pinos fiz uma roda fônica com 2 parafusos sensor ral com bobina de dupla faísca do motor fiasa da Fiat . Só que tem hora que ele liga fácil tem hora qui não e o módulo esquenta bastante
Tenho vários vídeos sobre o funcionamento de bobinas e módulos que ajudam a entender sua interação. Não é minha especialidade desenvolver ou adaptar novos sistemas. Me dedico a entender e consertar o que já existe dentro das normas concebidas pelo fabricante.
Aparecido, ganhei alguns distribuidores de ignição bosch da oficina de um amigo que fechou, porém não consigo encontrar em lugar algum um catalogo de aplicação de distribuidores, para que eu possa comparar aquela numeração que tem no corpo dele próximo da cápsula de avanço a vácuo e descobrir a qual carro pertence e se era gasolina ou etanol. Pode me ajudar nessa missão? Vc possui esta tabela ou sabe onde posso encontrar?
Muito bom seu trabalho! Tenho um versailles 2.0 injetado original. Quero eliminar a tampa do distribuidor e usar bobinas individuais. Pensei em usar 4 sensores hall no distribuidor, com uma janela no eixo e bobinas com módulo integrado (onix, por exemplo), deixando de usar o módulo de ignição original. Outra opção: usar o rotor como sensor de fase e instalar na tampa do distribuidor 4 bobina de pulso de moto e as bobinas individuais com módulo integrado. Na sua opinião, estou "viajando" ou pode funcionar?
Não disse qual é o sistema de injeção, isso é primordial para pensar. De qualquer maneira se muda o sinal certamente a injeção será afetada negativamente.
Se você fizer o esquema eu tento pot no meu jeep willys 4cc hurricane ano 55 que nunca funcionou direito. O melhor que consegui foi por o distribuidor do monza, hoje está com o horiginal e os pistões 2_3 Não funcionam. Antes ficava com oonto adiantado. O motor tem biela grande.
Márcio: é uma boa sugestão. O problema é que o motor tem que estar em ordem. Não acredito que seja um defeito de ignição o mau funcionamento dos cilindros. Pelo que diz, não resolveu nem com o distribuidor do monza. Além disso teria que ser distribuidor hall.
Qual seria a vantagem para o motor, ou eficiência ou consumo de combustivel em utilizar um sistema desses? Não estaria complicando o sistema de ignição com peças que podem dar defeito e de conserto mais complicado? Visto que a tampa de distribuição não é algo que apresenta defeitos com frequência.
Alguem sabe me dizer como chama essa tampinha de metal qiue o hall faz a leitura? Onde compra, na internet só acho de 200 reais pra cima, é isso msm? sensor hall pegaria numa tampa de metal adaptada? se sim qual metal usar?
@@AparecidoOliveiraBom dia. Sempre percebi esse problema em distribuição mecânica. Estudo esses sistemas a algum tempo, penso em utilizar talvez roda fônica... Tenho interesse nesse trabalho. Eu poderia ajuda esse projeto virar produto. Somos uma indústria de equipamentos eletrônicos, com um parque fabril próprio e completo.
Olá Aparecido tudo bem? Estou a procura de um sistema para eliminar a distribuição mecânica na linha GM nos vectras , omega, astra motores 2.0 que tem o distribuidor mas o comando pelo módulo de injeção e uma bobina . Vc já pensou em alguma coisa? Abraços
Olá Aparecido . Bolei um esquema parecido como seu, mas com 2 sensores hall e 2 módulos ignição 7 pinos , porém o controle continua pela ECM controlando os avanços . Para por em prática preciso achar um datasheet de módulo 7 pinos da Bosch ou Gauss para entender como é internamente e assim sabe se o terra (-) pode ser acionado pela ECM .
Eu gostei mais da idéia de usar 2 sensores defasados de 90 graus pra fazer um sistema de centelha perdida.... Mas ao invés de usar o distribuidor tentar fazer uma roda fônica simples
Bom dia Aparecido !!! Estou com sistema de distribuidor de ignicao eletrônica e o módulo com pouco menos de 3 minutos de fucionamento esquenta bastante ! O que pode estar acontecendo alguém tem alguma dica?
@@AparecidoOliveira ainda não consegui achar o vídeo mais vou procurar melho ! se o senhor poder enviar o link fico muito agradecido Obrigado ganhou mais um inscrito 🤝🤝👏👏
Maurício: a princípio temos que avaliar as vantagens e desvantagens. Será que esta é a melhor opção? custo, benefício, reparação, etc. A técnica permite n soluções, porém qual seria a melhor? Como eu disse existe um monte de alternativas, mas temos que saber se esta é viável ou paramos por aqui.
Então teria condição de eu mandar para você o Não entendi fala novamente Olá o Cido manda para mim Manda para mim o seu Zap para mim fazer umas perguntas para você através do Zap
Muito bom! Realmente tirar a parte de alta tensão do distribuidor é interessante, o avanço centrifugo e a vácuo funcionam muito bem, mas aquela parte de alta tensão é complicado, Aparecido por acaso já viu este video? ruclips.net/video/yCzNBlbRR1Q/видео.html é um custo mais elevado e meio "gambiarra" mas ele no final do video mostra que tem 4 bobinas uma para cada cilindro, e no distribuidor tem 4 sensores hall, o centro do distribuidor é apenas um pedacinho de ferro para passar em um censor hall de cada vez, é isso mesmo?
é uma alternativa. eu já mencionei um vídeo sobre isto. veja: ruclips.net/video/7lCP1SiwV-Y/видео.html o termo "Gambiarra" é muito usado como pejorativo, algo mau feito, mas se for bem executado podemos chamar de solução técnica. Depende do seu ponto de vista!
@@AparecidoOliveira obrigado pela resposta! Sim pode ser solução técnica, aquele corcel funcionou muito bem com 4 hall no distribuidor, mas estava pensando aqui: por exemplo as bobinas antigas essas que parecem latinha de refrigerante, quanto maior a rotação do motor menos tempo a bobina tem para carregar porque as centelhas tem que acontecer muito rápido, então usando 4 hall e 4 bobinas cada bobina terá um tempo muito maior para ser carregada antes da centelha isso é um ponto positivo. Porém quando o motor estiver em rotação mais baixa a bobina será carregada por um tempo bem maior antes da próxima centelha e quanto mais tempo a bobina carregar menor vai ser a vida util dela certo? Ou o fato da bobina ser carregada por mais tempo não trás nenhum problema?
Parabéns professor ! Vc é o único que fala sobre o assunto de ignição com propriedades concretas e possíveis . Parabéns belo trabalho.
Muito obrigado
Excelente explicação! Acredito que a maioria que procuram projetos como este desejam melhorar o desempenho e diminuir os riscos de quebra. Adota-los em veículos antigos onde a ignição e parte elétrica deixam a desejar .Em motores antigos há muito a explorar seja na ignição ou alimentação. Valeu professor! Obrigado!
Boa observação
Excelente mestre.
Essa borracha cinza na bancada, me lembra do Senai, rsrs.
Obrigado pelo vídeo.
Bacana
Mestre, faz esse esquema na EZK. Muito interessante
Prezado, professor você é um génio.
Bem, a prova de conceito está aí. Valeu e abraços.
Bons estudos!
Estou acompanhando e penso nisso a anos.
Entendi a ideia da inclusão do sensor de fase.
Ele irá determinar o ponto de iniciar o funcionamento do sistema.....depois disso é só separar os pulsos. ( Divisão por dois)
Um Flip Flop com a entrada enable comandada pelo sensor de fase assim que ele passa pela primeira "janela" ( fenda) da mesa do distribuidor.
Parabéns pela iniciativa.
👍
adoro esse assunto!
a anos venho pesquisando
👍
Parabéns cara parabéns pelo novo projeto eu já escrevi uma vez um projeto com 2 sensor tbm sei como é complicado mas parabéns pelo projeto
👍
Excelente su enseñanza Ingeniero, se agradece y se aprecia mucho cada video, en verdad se aprende sobre encendido automotriz, un cordial saludo desde México.
Parabéns aparecido, e assim que nascem os grandes projetos like sempre...
Obrigado pela visita
Gostei da ideia professor,eu acompanho seus projetos de ignicao eletronica,estou trabalhando em um projeto semelhante a este,mas com microcontrolador,é bem simples,funciona para carros com injecao eletronica que usa distribuidor,o distribuidor faz o carro perder muita potencia e com isso aumenta o consumo o consumo de combustivel.
Bacana
Excelente trabalho.
Acompanharei as próximas etapas com atenção.
FORD abraço.
Obrigado 👍
Existe pra vender um sistema chamado ignflex...mas é muito caro. A sua idéia é promissora. E se juntar com o módulo de avanço de ignição T34 da tury acho que seria possível eliminar totalmente o distribuidor.
Os seus vídeos são muito bons, os conteúdos fantástico!
Parabéns meu amigo vc é top mesmo!!!
Muito obrigado
Parabéns professor! Excelente explicação e parabéns TB pela humildade
Muito obrigado!
Excelente demonstração, Prof. !
Bons estudos!
Genial o projeto Mestre, poderia informar a referência do CI Demultiplexador?
Parabéns vou ficar no aguarde pra eliminar o distribuidor do meu Monza e tirar o o modulo hei kkkk Deus abençoe seu projeto não desista
E isso aí
Excelente vídeo! tenho um Samurai com distribuidor e Fueltech, tenho vontade de um dia tirar o distribuidor e colocar bobinas individuais. Pensei em colocar uma roda fônica, mas essa é uma opção bem interessante também!
👍
Top professor !!!!
Parabéns pelo projeto amigo
obrigado!
Muy buen trabajo. Es la forma correcta para poder adaptar la bobina.
Muito interessante, estou buscando algumas alternativas para eliminar o distribuidor de um corsa efi.
Não é nada simples atender seu desejo. Veja os vídeos sobre: módulo de ignição efi, sobre sistema injeção/ignição mapeado. Em comunidades tem links de vídeos sobre adaptação de ignição/injeção mapeada vendidas no mercado.
Professor onde consigo esse esquema eletrônico do desmutiplexador
Ja chego de pe na porta no like, parabens!!!
Obrigado sempre
Top seus estudos!
Obrigado 🙌
Bom dia. Vi num video que foi colocado dois sensores de rotação do uno no angulo de 90º em relação um pro outro e colocado o sinal direto do sensor para cx de ignição mais antiga de seis pinos. com bobina de uno sem fazer nenhum esquema eletronico tao compricado e aproveitando o avanço a vacuo do distribuidor. Garagem custon gc. Gosto muito dos seus videos, so passando a ideia do companheiro pra galera. abraço.
é uma opção muito boa. É sempre bom pensar na facilidade para quem vai reparar algum dia.
Boa professor, valeu pela ideia.
Disponha!
O sismtea TCCS do Toyota Corolla/Paseo 1.6/1.5 funcionam assim! Porém, preciso tentar substituir o modulo de ignição, ele manda uma "resposta" pra ECM toda vez que manda a faisca....
Depois si você puder ensinar a fazer filtro passar baixo
Parabéns
Obrigado
Parabéns e iteresante!
Obrigado
Muito boa a ideia! 👍
Que bom que gostou
Belo vídeo amigo, muito bom. Ao invés de comprar um carro, que você acha de adquirir só um motor e colocá-lo numa bancada? É apenas uma idéia, abraço!
É uma boa ideia
Boa tarde querendo tirar o distribuidor de um tempra se enviar pra vc ja tem uma solucao pra nao desgastar tanto a bobins do vectra
Não entendi! que tem a ver problema de distribuidor de tempra com bobina de vectra? Lamento dizer que não presto serviço.
esse projeto seria toop p uma nova recomstruçao de uma central p carros novos e antigos
Parabéns pelos seus vídeos.
Queria tirar uma dúvida.
Como faço pra testar minha bobina de ignição?
É aquela que não usa distribuidor.
Já troquei velas.
Cabos troquei por da marca thv. . (Não sei se são bons )..
Foi feito limpeza de bicos tb.
Mas o carro dá umas cortadas. .
Engasga e está com menos força .
Aparecido sigo seus vídeos a anos, o pretendo colocar o hotspark, como e o funcionamento dele e pq ele não suporta bobina vermelha. Vi em um dos video seu. um hall para instalar em distribuidor platinado. uma ideia agora, pq não colocar dois sensor hall a 90º e tirar duas aletas e deixar apenas duas janelas opostas, ao passar a aleta no primeiro manda sinal para um modulo, e vai para o segundo modulo, quando sair do segundo a outra aleta vai esta no primeiro assim revessando, ai em cada modulo vai para um ponto acionamento da bobina dupla tipo do Vectra que vc tbm ja fez video.
Jadson, a corrente do primário da bobina vermelha é muito alta para hotspark.
Muito bom vídeo, teria como esplainar sobre speeduino só dar uma olhada no manual e comentar a respeito?
Rodrigo! é uma placa, hardware e um arduino a ser programado. Caso tenha interesse deve conversar com o fornecedor e tirar todas sua dúvidas. Não conheço este produto.
Eu gostei da idéia queria este sistema se fosse num valor acessível... Encontrei uma solução no mercado mas o valor e tão alto que è melhor colocar a fueltech completa ... Eu no caso só queria modernizar a ignição
Por isso coloquei em evidência este projeto. Demanda muito tempo e investimento para continuar. Como recuperar o investimento e quem sabe obter algum lucro? Quanto alguém estaria disposto a pagar para colocar um sistema deste que ainda não foi testado a exaustão? qual a sua opinião?
Daria certo fazer esse sistema porem sem o distribuído e com uma roda fonica na polia?
sim, tem vídeo a respeito.
estou fazendo um com 2 sensores hall, no mesmo distribuidor usando o avanço centrifugo original ,para um par de bobinas em um motor CHT
Ótima opção, eu acredito que é mais simples e fácil de reparar por qualquer pessoa.
Top professor
Professor,como dimensiono a bitola dos cabos elétricos para instalar aparelhos tanto em 12v ou 24 v , Tenho uma televisão 14 polegadas 12v a potência máximo dela é 18w qual cabo devo utilizar para instalar ela em um caminhão .
ruclips.net/video/K5RyIEGCIRQ/видео.html
MUITO BOM
Prezado,possuo um jeep cj5 distribuidor com platinado.seria possível fazer o platinado acionador o módulo hall 142 e este acionar a bobina ? A ideia é aliviar a corrente sobre o platinado aumentando a vida útil do mesmo...
Sim é possível. Tenho aqui um vídeo sobre como fazer isto.
@@AparecidoOliveira achei o vídeo, exatamente o que eu queria ! Obrigado !!!!
👍
Seu aparecido.. gostaria se possível..saber se o sinal pwr. da central do gol ano 2000 1.0 16v.bob 3pinos. F igual ou parecido com a do gol 2008..que e com bobina dupla..os módulos das bobinas são compatíveis.. gostaria de fazer uma adaptação..
É possível, mas não sei informar com certeza. Teria que colocar o osciloscópio.
@@AparecidoOliveira OK grassias..vou tentar.. obrig. a atenção..
Tentei colocar a bobina de 4 pinos no lugar da de 3'pinos..vw gol..não funcionou.. não deu faísca..pelo jeito os módulos das bobinas recebem.. sinal pwr diferente..mais em princípio.eram pra ser igual ou parecidos.. usei voltímetro digital..não tenho osciloscópio..
@@jorgegrahl885 😕
Excelente video profesor... No lo había visto, me gustaría intentarlo voy a comprar otro distribuidor, tiene algun video donde aparezca la lista de los integrados y transistores que uso? Esos módulos son de VW? Parece mucho a los que usan para el escarabajo encendido electrónico, el sensor hall que se adapta en el distribuidor me puede servir el de los motores de la consola de aires split, esos duran muchísimo son de excelente calidad, me interesa mucho aplicar esta idea y le servire como practica a ver cuanto tiempo dura trabajando sin problemas, debo comprar integrados de calidad para evitar daños prematuros, bobina tengo de hyundai getz son dos de dos salidas, cada una comparte un +12 y tiene su respectivo pulso negativo de la señal... Esa me servirá... Iré comprando el distribuidor mientras me ayuda con la información de las demás cosas, esta idea me gusta mucho porque no debo eliminar el hall que envía la señal a la ecu y así no tendré problemas con la señal a inyectores y bomba de combustible. 👍🏽👍🏽👍🏽
Joel Son muchas las posibilidades, esta es solamente una de ellas, pero para cada coche/sistema será un nuevo desafio. Lamentablemente me hace falta tiempo para hacerlo y tampoco tengo ganas de hacerlo. De los cursos por lo mismo no lo hago mas, me jubilé. Hay que estudiar su sistema, saber como está diseñado a cerca de salidas inyección - secuencial, grupo, simultánea. Encendido - nível y longitud de señal. Pienso que se encuentras alguién que sepa de microcontrolador PIC y le presenta la idea con las informaciones de su sistema la pesrsona puede entregar algo como el del link de Buchka que te dejo. Otra solución son los sistemas listos para armarlo como de motorspice. Desarrollar circuito como lo que ve en el link lleva tiempo y acerlo trabajar a la perfección es un desafio muy grande. Es posible, si es lo que muestro en el video. Hacerlo bien, bueno, esto es otra cosa, los dejo con los que tienen ganas de hacerlo.
www.motorspice.com.br/site/
cflomoto.com/pages/buchka-wasted-spark-board-installation-instructions
@@AparecidoOliveira muchas gracias profesor voy a ver la información
Boa tarde Professor. Gostaria de entender um pouco sobre a substituição do Distribuidor. O distribuidor original manda faísca vela por vela, ou seja, sistema sequencial. A Bobina do Vectra, por exemplo que é uma bobina dupla faísca sempre faísca 2 velas por vez. Isso não traz problemas ao Motor, ou ao próprio sistema elétrico do Carro, como os Módulos de Ignição E a Bobina?
Gostaria de Trocar o Distribuidor do Meu Motor AP. Porém tenho dúvidas qual seria a melhor maneira de colocar essa Bobina do Vectra. Obrigado pela atenção. Abraços.🐺👍
veja os videos a respeito.
Olá professor tudo bem? Ótimo trabalho, porém, o Vectra antigo possui roda fônica e usa distribuidor e esse distribuidor não é hall. Seria interessa falar com pouco desse sistema, pois eu quero eliminar o distribuidor sem trocar a injeção.
👍já fiz um vídeo a respeito.
Ficaria bom usar do gol que e dupla faísca com módulo integrado.
Mestre, e nos casos da motronic 1.5.x que utilizam sensor de rotação? Sei que teria a questão do tempo de carga, mas um flip flop chaveando 1-3/4-2, mesmo que "imperfeito" baseado no pulso de bobina não performaria melhor que as tampas de distribuidor problemáticas da linha GM? Utilizar um imã no rotor e dois sensores indutivos adaptados na tampa, poderiam ser uma boa idéia para chavear o sinal? Imagino que o tempo de chaveamento + acionamento acabe embaralhando o meio de campo.
dá certo sua ideias. Precisa por em prática!
Vc pode mim ajudar quero montar um sistema desse em um jet ski 2 tempos
Utilizo modolo 7 pinos fiz uma roda fônica com 2 parafusos sensor ral com bobina de dupla faísca do motor fiasa da Fiat . Só que tem hora que ele liga fácil tem hora qui não e o módulo esquenta bastante
Tenho vários vídeos sobre o funcionamento de bobinas e módulos que ajudam a entender sua interação. Não é minha especialidade desenvolver ou adaptar novos sistemas. Me dedico a entender e consertar o que já existe dentro das normas concebidas pelo fabricante.
Aparecido, ganhei alguns distribuidores de ignição bosch da oficina de um amigo que fechou, porém não consigo encontrar em lugar algum um catalogo de aplicação de distribuidores, para que eu possa comparar aquela numeração que tem no corpo dele próximo da cápsula de avanço a vácuo e descobrir a qual carro pertence e se era gasolina ou etanol. Pode me ajudar nessa missão? Vc possui esta tabela ou sabe onde posso encontrar?
Olá Boa tarde, você tem projeto para disponibilizar?
não tenho projeto. Vc deve estudar a melhor situação para vc. Existe vários sistemas a venda: igniflex, panda, fullteck, msd.
Muito bom seu trabalho! Tenho um versailles 2.0 injetado original. Quero eliminar a tampa do distribuidor e usar bobinas individuais. Pensei em usar 4 sensores hall no distribuidor, com uma janela no eixo e bobinas com módulo integrado (onix, por exemplo), deixando de usar o módulo de ignição original. Outra opção: usar o rotor como sensor de fase e instalar na tampa do distribuidor 4 bobina de pulso de moto e as bobinas individuais com módulo integrado. Na sua opinião, estou "viajando" ou pode funcionar?
Não disse qual é o sistema de injeção, isso é primordial para pensar. De qualquer maneira se muda o sinal certamente a injeção será afetada negativamente.
@@AparecidoOliveira O sistema de injeção é original, efi 4 bicos, não sei pormenores.
Estou esperando a evolução
Usar dois Sensor hall poderia dar certo?
com certeza!
Qual seria o cu usado para o sensor de fase?
ci vc quiz dizer! A3144
@@AparecidoOliveira ops Ci hahaha
Se você fizer o esquema eu tento pot no meu jeep willys 4cc hurricane ano 55 que nunca funcionou direito. O melhor que consegui foi por o distribuidor do monza, hoje está com o horiginal e os pistões 2_3 Não funcionam. Antes ficava com oonto adiantado. O motor tem biela grande.
Márcio: é uma boa sugestão. O problema é que o motor tem que estar em ordem. Não acredito que seja um defeito de ignição o mau funcionamento dos cilindros. Pelo que diz, não resolveu nem com o distribuidor do monza. Além disso teria que ser distribuidor hall.
Qual seria a vantagem para o motor, ou eficiência ou consumo de combustivel em utilizar um sistema desses?
Não estaria complicando o sistema de ignição com peças que podem dar defeito e de conserto mais complicado? Visto que a tampa de distribuição não é algo que apresenta defeitos com frequência.
no meu ponto de vista nenhuma. Eu só atendo pedidos sem questionar a razão da cada um que tenha interesse em fazer-lo.
Alguem sabe me dizer como chama essa tampinha de metal qiue o hall faz a leitura? Onde compra, na internet só acho de 200 reais pra cima, é isso msm? sensor hall pegaria numa tampa de metal adaptada? se sim qual metal usar?
se vc não disser o número de peça do distribuidor ninguém poderá te ajudar!
@@AparecidoOliveira seria pra uma gambiarra, mas valeu! kkkkk
@@igormaximo2083 procure por rotor impulsor 1231328063 é o mais comum da bosch no mercado
o galante 94 tem isso duas janelas no distribuidor com a fase, pena que usa rotor para distribuição modulo e bobina acoplados...
👍
Você ainda continua com esse projeto? Teve alguma evolução?
está parado.
@@AparecidoOliveiraBom dia.
Sempre percebi esse problema em distribuição mecânica.
Estudo esses sistemas a algum tempo, penso em utilizar talvez roda fônica... Tenho interesse nesse trabalho. Eu poderia ajuda esse projeto virar produto.
Somos uma indústria de equipamentos eletrônicos, com um parque fabril próprio e completo.
Olá Aparecido tudo bem?
Estou a procura de um sistema para eliminar a distribuição mecânica na linha GM nos vectras , omega, astra motores 2.0 que tem o distribuidor mas o comando pelo módulo de injeção e uma bobina . Vc já pensou em alguma coisa? Abraços
Vou pesquisar
Olá Aparecido . Bolei um esquema parecido como seu, mas com 2 sensores hall e 2 módulos ignição 7 pinos , porém o controle continua pela ECM controlando os avanços .
Para por em prática preciso achar um datasheet de módulo 7 pinos da Bosch ou Gauss para entender como é internamente e assim sabe se o terra (-) pode ser acionado pela ECM .
@@paulorobertosoares4364
Na dúvida, pode usar um mosfet...
Quero eliminar a distribuição mecânica do meu jeep cherokee sport
Você conhece o módulo t34 da tury? É usado pra veículos GNV ... Será que serviria pra eliminar os avanços mecânicos do distribuidor?
lamento, não conheço.
Professor daria para tornear uma tampa de tecnil
sim.
Eu gostei mais da idéia de usar 2 sensores defasados de 90 graus pra fazer um sistema de centelha perdida.... Mas ao invés de usar o distribuidor tentar fazer uma roda fônica simples
Bom dia Aparecido !!! Estou com sistema de distribuidor de ignicao eletrônica e o módulo com pouco menos de 3 minutos de fucionamento esquenta bastante ! O que pode estar acontecendo alguém tem alguma dica?
os vídeos são pura dicas. Veja aquele sobre o seu sistema.
@@AparecidoOliveira ainda não consegui achar o vídeo mais vou procurar melho ! se o senhor poder enviar o link fico muito agradecido
Obrigado ganhou mais um inscrito 🤝🤝👏👏
ja pensei em fazer algo parecido mas adaptando um encoder no distribuidor
É uma boa ideia
queria eliminar do meu kadett
Quero eliminar a distribuição mecânica do meu jeep cherokee sport 6 cilindros
Esse projeto ficaria ótimo no chevette
Maurício: a princípio temos que avaliar as vantagens e desvantagens. Será que esta é a melhor opção? custo, benefício, reparação, etc. A técnica permite n soluções, porém qual seria a melhor? Como eu disse existe um monte de alternativas, mas temos que saber se esta é viável ou paramos por aqui.
Então teria condição de eu mandar para você o Não entendi fala novamente Olá o Cido manda para mim Manda para mim o seu Zap para mim fazer umas perguntas para você através do Zap
Muito bom! Realmente tirar a parte de alta tensão do distribuidor é interessante, o avanço centrifugo e a vácuo funcionam muito bem, mas aquela parte de alta tensão é complicado, Aparecido por acaso já viu este video?
ruclips.net/video/yCzNBlbRR1Q/видео.html
é um custo mais elevado e meio "gambiarra" mas ele no final do video mostra que tem 4 bobinas uma para cada cilindro, e no distribuidor tem 4 sensores hall, o centro do distribuidor é apenas um pedacinho de ferro para passar em um censor hall de cada vez, é isso mesmo?
é uma alternativa. eu já mencionei um vídeo sobre isto. veja: ruclips.net/video/7lCP1SiwV-Y/видео.html
o termo "Gambiarra" é muito usado como pejorativo, algo mau feito, mas se for bem executado podemos chamar de solução técnica. Depende do seu ponto de vista!
@@AparecidoOliveira obrigado pela resposta! Sim pode ser solução técnica, aquele corcel funcionou muito bem com 4 hall no distribuidor, mas estava pensando aqui:
por exemplo as bobinas antigas essas que parecem latinha de refrigerante, quanto maior a rotação do motor menos tempo a bobina tem para carregar porque as centelhas tem que acontecer muito rápido, então usando 4 hall e 4 bobinas cada bobina terá um tempo muito maior para ser carregada antes da centelha isso é um ponto positivo.
Porém quando o motor estiver em rotação mais baixa a bobina será carregada por um tempo bem maior antes da próxima centelha e quanto mais tempo a bobina carregar menor vai ser a vida util dela certo?
Ou o fato da bobina ser carregada por mais tempo não trás nenhum problema?
Eu pagaria por volta de ate 1500 reais, da pra usar no corsa 1.4 EFI...
é possível! eu precisaria ir para a próxima etapa do projeto.
A proposta da internet é eliminar o distribuidor.
Se o propósito é esta, tudo bem. Já fiz vários vídeos sobre isto, dá uma olhada.
Fogão kkkk
Parabéns, excelente .
Muito obrigado
Show de explicações, BLZ
Valeu obrigado