Seu Canal é muito bom! Apesar de não ser dessa área, eu adoro assistir para entender mais sobre construções, urbanismo e etc... Merecia ser levado para TV aberta. Parabéns pelo trabalho! 👏🏻
O centro da cidade de São Paulo é de uma beleza arquitetônica ímpar. Espero ainda ver todo o centro pulsando vida e revelando sua beleza para o mundo, com menos violência e mais espaços para todos. Desejo de um pernambucano que ama esta cidade.
Tenho uma saudade danada de São Paulo morei por quase oito anos aí, a rua Barão de Itapetininga ficou em minha mente, pois foi nessa rua que consegui meu primeiro estágio em um escritório de Advocacia, na verdade sinto saudade de São Paulo como um todo. Fico aqui do Piauí, maratonando seus vídeos, espero voltar em SP com mais frequência, amo essa Cidade.
Também morei em SP por 5 anos na época da faculdade, ali na Maria Antonia, de 2013 a 2018. Eu fazia um curso na Aliança Francesa da Rua General Jardim e frequentava a Livraria Francesa nessa galeria da Barão de Itapetininga. Dpois voltei pra Porto Alegre e hj moro na França. Sinto muita saudade dessa época…
Seu canal inspira uma vida melhor, encanta nossa forma de ver a cidade, obrigado pelo conteúdo, todas as vezes que chega uma notificação eu abro na hora👏👏👏👏👏👏👏
Morei em SP, entre 2013 e 2018, fazia faculdade e estudava na Aliança Francesa da General Jardim e frequentava a Livraria Francesa q ficava nos fundos dessa galeria da Barão de Itapetininga. Oásis da literatura francesa🙂. Em 2020 infelizmente fechou e se mudou pra Avenida Indianópolis…
Mais um vídeo incrível. Mostrando locais incríveis em sampa que passamos em frente e não temos a mínima ideia da beleza e importância histórica pra cidade. Valeu
Comprei alguns vinis na lendária loja Wop Bop Discos localizada nessa galeria nos anos 80s! Depois ia comprar uns livros na livraria Brasiliense ali pertinho! Bons tempos! Obrigado pelas informações preciosas!
Eu amo seus vídeos! Me ajudam a aplacar a saudade que sinto de São Paulo onde vivi quase a vida toda. Sou apaixonada pelo centro de SP desde menina, e adorava passar pela Galeria! Já adulta vivenciei bastante o centro quando fiz arquitetura no Mackenzie. Hoje moro na Chapada dos Veadeiros, uma outra vida! Mas sinto uma saudade monstra de SP!
@@miguelcohn1619 Naquela época a política envenenava o relacionamento entre eles, como acontece hoje em dia? Ou era uma hegemonia da esquerda, contra o regime militar?
Andei muito por esta galeria nos ano 80, para cortar caminho, tinha uma loja de VHS, de filmes clássicos, livraria triangulo, o Wop Bop , onde comprei alguns discos raros, e tinha uma barbearia do Sr. Julio, um imigrante italiano, onde corte cabelo por alguns anos....
Amo os prédios e essas galerias do centro. Espero q um dia centro volte a ser tratado com respeito pelas autoridades. Por favor, se possivel faça um video sobre o projeto de transformar antigo predio da Telesp em condominio residencial. Abs e obrigado.
trabalhei por alguns anos no centro de SP e cruzar pelas galerias era muito legal, pena que muitos negocios fecharam, mas espero que se recuperem logo.
Raul, como sempre seus vídeos são aulas para nós. Parabéns pelo conteúdo. Gostaria de saber quando estará disponível para compra a reedição do seu livro? 😊
Eu tive loja aí durante uns 15 anos...foi uma odisséia,,,mas o que sempre existiu foi muitas lojas para alugar e pelo visto aumentou e em todo o Centro
Sobre o barulho dos bares, há que se encontrar um equilíbrio mas tambem é bom lembrar que, sem o movimento dos bares aquela rua ficaria deserta após o entardecer e seria intransitável. Eu já morro de medo de passar lá naquelas ruas sem trânsito depois que o comércio fecha com os bares, sem eles não dá nem pra imaginar.
Muito empolgado com a notícia do seu livro, tentei comprar um tempo atrás em cebos online, gente pedindo 500 ou até 1000 reais, imprecável, se eu pudesse já fazia pré-venda hoje mesmo.
Sou de Campinas e uma vez fui fazer compras numa loja de artigos para caligrafia que se situava (ou se situa) nesse prédio. O que me impressionou muito foram os pilotis em V na entrada... não sabia do jardim interno e do formato em L. Eu respeito muito o dono do canal, especialmente por sua elegância na expressão e pela clareza nas ideias. Mas quando ele conclama à razão os bares da região, eu me entristeci na hora. Porque donos e frequentadores de bares não costumam se importar... eu saí do Centro da minha cidade justamente para ter paz e dormir melhor, coisa que eu não conseguia lá. Quando vejo Raul falando do comércio em baixo dos edifícios trazendo vida, concordo. Até surgir um bar que vai infernizar a vida de quem mora na região durante a noite e a madrugada. E é por isso e muito mais que quem pode vai morar em condomínios fechados ou em bairros residenciais e prédios distantes de comércios, isolados, encastelados. O medo e a insegurança nós já sabemos, mas o desrespeito e o tormento também estão na gênese dessa fuga urbana que notamos nas grandes cidades.
Em 2019 eu e minha esposa (que estuda economia urbana) fomos lá e pedimos na caruda para subir e ver o pátio. O sindico não só deixou como nos levou para ver do alto e depois ir até lá. Tiramos várias fotos. O cara ficou muito feliz e até nos mostrou uns croquis do pátio que ele tinha guardado.
Boa noite! Gosto muito do seu conteúdo e tenho esperança de que um dia o centro de São Paulo seja recuperado. É triste ver tanta arquitetura linda, simplesmente abandonada, degradada. Eu trabalhei nessa região há uns 9 anos atrás e já estava muito ruim, mas nada comparado ao ano de 2022, quando trabalhei por um período, estava simplesmente sujo, abandonado, tomado de pessoas imundas deitadas em todo canto, sem falar das escadarias do teatro municipal, também tomada por pessoas em condições terríveis. É realmente muito triste o desprezo da administração pública em permitir toda essa deterioração e isso vem ocorrendo há anos.
Trabalhei na Barão de Piratininga de 69 a 74 era belíssima essa região, andávamos sempre elegantes, meias finas, salto alto, os homens no máximo de calca e camisa social.
não garanto ir atrás do autógrafo, mas já vou marcar na agenda que, assim que receber em setembro, devo ir atrás do livro! esse canal tem sido dos que mais acompanho com carinho e atenção.
Trabalhando 16 anos na Praça da República (Ed.Itália), tinha meu horário de almoço livre (1 h e 15 min) pra percorrer bem a região e a Barão de Itapetininga era um lugar de bater ponto. Aquela locadora/video da galeria na saída(pelo que vi no vídeo ainda existe), que depois virou sex-shop, era um lugar que eu comprei uma penca de DVDs e BluRays baratos logo que sairam. A galeria em si, tinha muita coisa bacana. Não sabia que existiu um cinema lá no passado, mas sei do auditório, que virou igreja crente. Nas próprias salas do prédio, havia muito cursinho pré- concursos públicos que frequentei bastante, logo depois do serviço, na tentativa de entrar (sem sucesso) no serviço público. Historias de um passado glorioso, mas uma decadência muito grande depois dos anos 70...espero que os dias de gloria, mostrados agora neste vídeo, reanime a fazer o centrão um lugar descente. Que tal um video do antigo Mappin ? Abraços.
Boa noite, Raul Juste! O que você acha do Niemeyer artista, poderia deixar impressões pessoais por favor? O biógrafo de Clarice Lispector, o americano Benjamin Moser tem um livro defenestrando o Oscar? Tem uma turma que ama e um punhado que torce o nariz. Grato! Abç do Rio! Cruz-maltino RJ.
Essas galerias, as desocupadas, poderiam hospedar profissionais liberais em início de carreira, profissionais que poderiam ser priorizados em contratações da prefeitura e ,eventualmente, do governo do estado
Será que você consegue fotos e faz um vídeo sobre o velório do Monteiro Lobato no Teatro Municipal? Minha mãe diz que foi! Seria interessante saber dessa função paralela do Municipal e quando e por que isso deixou de acontecer.
Em 1975 falsifiquei a carteira do colégio para ver Tommy, o filme ópera rock do The Who - proibidíssimo até 18 anos - no Cine Barão. Anos depois, vivi muitos fins de tarde e manhãs de sábado só no rock and roll da Wop Bop, a loja de discos do Renê Ferri e do Antonio Albuquerque, onde a gente encontrava raridades antigas e os últimos lançamentos que não estavam nas outras lojas mais famosas - e onde meu amigão Pardal trabalhava. No Califórnia também, em um conjunto comercial, em uma noite dos anos 1980, assisti o ensaio do próximo e hilariante show do Patrício Bisso, Louca Pelo Saxofone, acompanhado pelos Bokos Mokos e as Notas Pretas. Fora que na galeria ao lado ficava a Livraria Francesa, onde comprava exemplares de Elle, Actuel e Photo. Ainda tinha, do outro lado da Barão, em uma sobreloja, o salão de chá da Confeitaria Vienense. E sempre podíamos ir alegremente até o Bar Brahma para um drink no American Bar ou jantar ao som da orquestra de velhinhos, com um ótimo repertório de tangos. O Centro era uma festa!
Quando você diz que o piso está longe de ser o original, você se refere ao material em si ou ao fato de que foi instalado um piso direcional? Seja o material qual for, o piso direcional não é opcional, é uma necessidade e mesmo um dever legal. Não há mais lugar, no tempo presente, para arquitetura que não seja inclusiva e que não permita o ir e vir de usuários com autonomia. A cidade é para todos, e assim devem ser os edifícios comerciais, públicos e mesmo os residenciais. Obrigado pelo excelente vídeo!
Sou publicitária e também já li em algum lugar que nesse prédio também funcionaram as principais agências de publicidade. Quando não eram no Califórnia, eram perto dele, na rua sete de abril, que deveria ser a Madison Avenue de São Paulo, mas como publicitário é tudo otario (sabe aquela frase que atribuem ao Tim Maia? No Brasil o traficante é viciado, a Prostituta se apaixona, etc… então, no Brasil o publicitário é o primeiro que compra a propaganda) embarcaram logo pra região da Faria Lima
O centro tem melhorado muito estruturalmente, mas infelizmente (e não estou querendo fazer seleção) alguns comércios não contribuem em nada pra melhorar a região. Além da questão humana que é o grande problema atual, temos comerciantes parados no tempo quanto ao serviço que oferecem e que não se importam com seus amigos vizinhos.
Essa questão do barulho é séria. Não tem como querer que as pessoas não se escondam atrás de muros altos ou em condomínios se não for possível proibir e eliminar barulhos absurdos de bares, motos e etc....
Na minha opinião o centro de São Paulo era lindo até o momento em que havia os palacetes Prates. Depois veio essa arquitetura geometrica, grosseira, agressiva que beira a arquitetura da união soviética, horrenda e fria onde tudo parece um estacionamento subterrâneo. Eu particularmente não gosto da maioria das obras do Oscar Niemeyer uns dos precursores do horror que o Brasil é, Brasília é uma cidade simplesmente que não foi feita para se andar isso é um absurdo, quem ainda nao foi, vá fazer uma visitinha. Verdareiramente não entendo o porquê de tanto amor por essa arquitetura. Me mudei pra Itália porque sou uma pessoa muito sensorial e ver tanto cinza, concreto e degrado me fazia mal, fora a fiação toda exposta e insegurança que piora tudo, enfim. Creio que os arquitetos em grande parte fazem coisas que brotam em suas mentes brilhantes mas que não queremos e convecem alguns influentes que aquilo é o futuro é o novo é arte. Uma tela sem nenhuma pintura é so uma tela, até que algum sem noção "influente" chegue e diga. "Hum isso é arte" é o vazio e bla bla bla. É so um desabafo com um pouco de revolta pq é o meu país, que gostaria que um dia fosse um lugar onde se pudesse viver, não precisa de muito, moro em Verona Itália, que data do sec. I a.c, a Arena di Verona 2000 mil anos um mini coliseu romano que funciona até hoje con consertos e shows durante todo o ano. A praça central e o centro continua sendo o lugar mais legal da cidade cheio de lojas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, cafés esta sempre cheio dia e noite, e sabem porque é assim? Porque ninguém aceita que mude simples assim, isso é cultural o Brasil é o que é, uma cópia bem da mal feita dos USA. Pelo menos quando tentavam copiar a Europa era tudo mais agradável ao olhar.
Seu Canal é muito bom! Apesar de não ser dessa área, eu adoro assistir para entender mais sobre construções, urbanismo e etc... Merecia ser levado para TV aberta. Parabéns pelo trabalho! 👏🏻
Muito obrigado! 🙏
Concordo demais!!!
@@SaoPauloNasAlturas E o livro, Raul? Previsão?
SOMOS 2
O centro da cidade de São Paulo é de uma beleza arquitetônica ímpar. Espero ainda ver todo o centro pulsando vida e revelando sua beleza para o mundo, com menos violência e mais espaços para todos. Desejo de um pernambucano que ama esta cidade.
👏👏👏👏👏
Concordo plenamente! Esse centro da cidade merece...Praça da República, Largo do Arouche,Santa Cecília, etc, etc, etc.
Raul, muito bom!!! Faltou falar da Galeria Metrópole. Estamos ocupando a Galeria com muita gente legal!!! Venha nos visitar.
É que a Metrópole já está bombando! Preferi focar nas que ainda precisam de um empurrãozinho. Viva a Metrópole!
Era de ouro no Brasil.
Tenho uma saudade danada de São Paulo morei por quase oito anos aí, a rua Barão de Itapetininga ficou em minha mente, pois foi nessa rua que consegui meu primeiro estágio em um escritório de Advocacia, na verdade sinto saudade de São Paulo como um todo. Fico aqui do Piauí, maratonando seus vídeos, espero voltar em SP com mais frequência, amo essa Cidade.
Vou estagiar pela primeira vez em São paulo. São Paula das histórias da vida hehe
@@gustavozor-el8715 boa sorte brother, muito sucesso!
Também morei em SP por 5 anos na época da faculdade, ali na Maria Antonia, de 2013 a 2018. Eu fazia um curso na Aliança Francesa da Rua General Jardim e frequentava a Livraria Francesa nessa galeria da Barão de Itapetininga. Dpois voltei pra Porto Alegre e hj moro na França. Sinto muita saudade dessa época…
Adoro este canal. Minha vontade é sair visitando todos os prédios. Arquitetura é nossa segunda pele. Amo.
Seu canal inspira uma vida melhor, encanta nossa forma de ver a cidade, obrigado pelo conteúdo, todas as vezes que chega uma notificação eu abro na hora👏👏👏👏👏👏👏
Sucesso com o livro ❤️🔥✨️✨️✨️✨️
As notificações desse canal são um presente 🎁
AMO as galerias espalhadas pelo Centro. Minha diversão é passar por elas, mas é notável o exôdo... Cada vez mais lojas para venda ou aluguel...
agradeço a esse canal por ter me inspirado a conhecer SP. Sou do sul e visitei a cidade em março. gostei demais!
Infelizmente nossa cidade ta toda lascada atualmente, amigo!! Mas fico feliz que curtiu. Tmj
parabéns e obrigado!
Como sempre, excelente é necessário! Como disseram aí em cima, esse deveria ser um programa na TV Aberta.
Morei em SP, entre 2013 e 2018, fazia faculdade e estudava na Aliança Francesa da General Jardim e frequentava a Livraria Francesa q ficava nos fundos dessa galeria da Barão de Itapetininga. Oásis da literatura francesa🙂. Em 2020 infelizmente fechou e se mudou pra Avenida Indianópolis…
Belo conjunto. Tem potencial. Parabéns pelo canal.
Mais um vídeo incrível. Mostrando locais incríveis em sampa que passamos em frente e não temos a mínima ideia da beleza e importância histórica pra cidade. Valeu
Parabéns pelo ótimo trabalho.
Obrigado pelo conteúdo, trabalho e pela luta pelo centro de São Paulo, força!
Eu que agradeço a audiência! Que mais gente se inscreva no canal!
Comprei alguns vinis na lendária loja Wop Bop Discos localizada nessa galeria nos anos 80s! Depois ia comprar uns livros na livraria Brasiliense ali pertinho! Bons tempos! Obrigado pelas informações preciosas!
ainda tem muito vinil na galeria Nova Barão, a uma quadra da California!
Amei seu canal❤ muito conhecimento e ensino arquitetônico 😊
TV Cultura de SP vêm cá rapidinho ver esse canal.
Que notícia maravilhosa 🤩
Eu amo seus vídeos! Me ajudam a aplacar a saudade que sinto de São Paulo onde vivi quase a vida toda.
Sou apaixonada pelo centro de SP desde menina, e adorava passar pela Galeria! Já adulta vivenciei bastante o centro quando fiz arquitetura no Mackenzie. Hoje moro na Chapada dos Veadeiros, uma outra vida! Mas sinto uma saudade monstra de SP!
Minha São Paulo! Meu amor!
Eu trabalhei na Galeria Califórnia na Livraria Triângulo! Grande momento!
Grande point de artistas e jornalistas!
@@miguelcohn1619 Naquela época a política envenenava o relacionamento entre eles, como acontece hoje em dia? Ou era uma hegemonia da esquerda, contra o regime militar?
Muito legal ver tantos patrocinadores no início do vídeo! O conteúdo desse canal é incrível! Torço para que cresça cada vez mais ❤
Muito obrigado! Na torcida! Eles vêm e vão, 🤷♂️
Andei muito por esta galeria nos ano 80, para cortar caminho, tinha uma loja de VHS, de filmes clássicos, livraria triangulo, o Wop Bop , onde comprei alguns discos raros, e tinha uma barbearia do Sr. Julio, um imigrante italiano, onde corte cabelo por alguns anos....
Não conheço a Galeria. Trabalho ali perto, vou dar jeito de ir conhecer!
Parabéns pelo teu trabalho!! Através de vc, descobrimos belas jóias.
Uma delícia o teu canal, sempre nos mostra uma luz de esperança nessa cidade cada dia mais sem governo (pelo que parece).
Obrigado
me da um prazer muito grande ver o reuso desses espaços, um prédio desse faz mais pra arte q transforar casarão velho em um lugar q ninguém vai
Muito bom !!! Abração Raul !
MARAVILHOSO!
Amo os prédios e essas galerias do centro. Espero q um dia centro volte a ser tratado com respeito pelas autoridades. Por favor, se possivel faça um video sobre o projeto de transformar antigo predio da Telesp em condominio residencial. Abs e obrigado.
Ainda nem assisti, mas já estou comentando e deixando o like para impulsionar o vídeo na plataforma.
Muito obrigado, que legal! E se puder, manda em todos os grupos de WhatsApp possíveis. Vai que clicam!
trabalhei por alguns anos no centro de SP e cruzar pelas galerias era muito legal, pena que muitos negocios fecharam, mas espero que se recuperem logo.
Que saudades desse centro à época dos anos 70! A nossa Sampa ressurgirá com a recuperação do centro velho.
Excelente!! Faça um vídeo sobre a Rua São Bento!!!
Raul, como sempre seus vídeos são aulas para nós. Parabéns pelo conteúdo. Gostaria de saber quando estará disponível para compra a reedição do seu livro? 😊
Sensacional, excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tive loja aí durante uns 15 anos...foi uma odisséia,,,mas o que sempre existiu foi muitas lojas para alugar e pelo visto aumentou e em todo o Centro
Raul vc é incrível ❤❤❤obg
Sobre o barulho dos bares, há que se encontrar um equilíbrio mas tambem é bom lembrar que, sem o movimento dos bares aquela rua ficaria deserta após o entardecer e seria intransitável. Eu já morro de medo de passar lá naquelas ruas sem trânsito depois que o comércio fecha com os bares, sem eles não dá nem pra imaginar.
Temos também, uma galeria no bairro de Santana, na Voluntários da Patrícia, na ZN!
Valeu!
Muito obrigado por ajudar o canal, nao tinha visto. Que honra! abracao
Muito empolgado com a notícia do seu livro, tentei comprar um tempo atrás em cebos online, gente pedindo 500 ou até 1000 reais, imprecável, se eu pudesse já fazia pré-venda hoje mesmo.
California Dreamin' de trilha foi genial
Assim como revitalizar palacetes centenários! Vide Curitiba!
Matéria muito boa. Tb estou na torcida. Abraço
Passeei lá esses dias!
Sou de Campinas e uma vez fui fazer compras numa loja de artigos para caligrafia que se situava (ou se situa) nesse prédio. O que me impressionou muito foram os pilotis em V na entrada... não sabia do jardim interno e do formato em L.
Eu respeito muito o dono do canal, especialmente por sua elegância na expressão e pela clareza nas ideias. Mas quando ele conclama à razão os bares da região, eu me entristeci na hora. Porque donos e frequentadores de bares não costumam se importar... eu saí do Centro da minha cidade justamente para ter paz e dormir melhor, coisa que eu não conseguia lá.
Quando vejo Raul falando do comércio em baixo dos edifícios trazendo vida, concordo. Até surgir um bar que vai infernizar a vida de quem mora na região durante a noite e a madrugada.
E é por isso e muito mais que quem pode vai morar em condomínios fechados ou em bairros residenciais e prédios distantes de comércios, isolados, encastelados. O medo e a insegurança nós já sabemos, mas o desrespeito e o tormento também estão na gênese dessa fuga urbana que notamos nas grandes cidades.
Em 2019 eu e minha esposa (que estuda economia urbana) fomos lá e pedimos na caruda para subir e ver o pátio. O sindico não só deixou como nos levou para ver do alto e depois ir até lá. Tiramos várias fotos. O cara ficou muito feliz e até nos mostrou uns croquis do pátio que ele tinha guardado.
Que ótimo! Especialmente porque ainda é raro. Tem predio que seguranca nem deixa fotografar. Esse orgulho e abertura fazem um bem enorme!
por enquanto sou só estudante, mas sonho em aparecer no canal quando for arquiteto
Parabéns pelo vídeo forte abraço 🙏🏼
Boa noite! Gosto muito do seu conteúdo e tenho esperança de que um dia o centro de São Paulo seja recuperado. É triste ver tanta arquitetura linda, simplesmente abandonada, degradada. Eu trabalhei nessa região há uns 9 anos atrás e já estava muito ruim, mas nada comparado ao ano de 2022, quando trabalhei por um período, estava simplesmente sujo, abandonado, tomado de pessoas imundas deitadas em todo canto, sem falar das escadarias do teatro municipal, também tomada por pessoas em condições terríveis. É realmente muito triste o desprezo da administração pública em permitir toda essa deterioração e isso vem ocorrendo há anos.
Trabalhei na Barão de Piratininga de 69 a 74 era belíssima essa região, andávamos sempre elegantes, meias finas, salto alto, os homens no máximo de calca e camisa social.
Amo o California!
confesso que era bem ignorante em arquitetura e aprendi e aprendo bastante, a respeito de alguns conceitos e a finalidade dela, a cada vídeo.
Maravilha.
Aguardando a nova edição do livro
Raul sempre arrebenta! Fico feliz de ver que pequenas ações planejadas como esta possam transformar aos poucos o amado e abandonado no centro
não garanto ir atrás do autógrafo, mas já vou marcar na agenda que, assim que receber em setembro, devo ir atrás do livro!
esse canal tem sido dos que mais acompanho com carinho e atenção.
Viva, muito obrigado! 🙏
Trabalhando 16 anos na Praça da República (Ed.Itália), tinha meu horário de almoço livre (1 h e 15 min) pra percorrer bem a região e a Barão de Itapetininga era um lugar de bater ponto. Aquela locadora/video da galeria na saída(pelo que vi no vídeo ainda existe), que depois virou sex-shop, era um lugar que eu comprei uma penca de DVDs e BluRays baratos logo que sairam. A galeria em si, tinha muita coisa bacana. Não sabia que existiu um cinema lá no passado, mas sei do auditório, que virou igreja crente. Nas próprias salas do prédio, havia muito cursinho pré- concursos públicos que frequentei bastante, logo depois do serviço, na tentativa de entrar (sem sucesso) no serviço público. Historias de um passado glorioso, mas uma decadência muito grande depois dos anos 70...espero que os dias de gloria, mostrados agora neste vídeo, reanime a fazer o centrão um lugar descente. Que tal um video do antigo Mappin ? Abraços.
N vejo a hora de sao paulo ter um urbanismo planejado e agradavel como parecia ter em 50. Um pouco de ordem ajudaria mto a cidade
👏🏼👏🏼👏🏼❤️
👏🏼👏🏼👏🏼
👏👏👏
Parabéns!
Lores para "Síndico de Paz" do centro da cidade...
Por mais vídeos sobre prédios específicos como esse.
Minha próxima visita!
Boa noite, Raul Juste!
O que você acha do Niemeyer artista, poderia deixar impressões pessoais por favor?
O biógrafo de Clarice Lispector, o americano Benjamin Moser tem um livro defenestrando o Oscar? Tem uma turma que ama e um punhado que torce o nariz. Grato!
Abç do Rio!
Cruz-maltino RJ.
Descubro e redescubro São Paulo neste canal! Locaria uma sala comercial fácil aí, melhor época de trabalho foi na vivência no centro.
Que bom, obrigado!! Se puder, manda este vídeos pros amigos, o Califórnia precisa ser mais conhecido
Essas galerias, as desocupadas, poderiam hospedar profissionais liberais em início de carreira, profissionais que poderiam ser priorizados em contratações da prefeitura e ,eventualmente, do governo do estado
Vou comprar teu livro
Sai em setembro! Obrigado!
Tinha o tradicional Café Haiti!
Trabalhei nesta galeria durante um tempo em 2017 e realmente o barulho dos bares incomodava bastante.
Como diz Rita Lee " São Paulo carrega o Brasil nas costas..." e é vdd, tenho que concordar com ela.
Eu achava que o edifício Pirâmide, na José Bonifácio fosse o primeiro prédio do Niemeyer São Paulo.
Será que você consegue fotos e faz um vídeo sobre o velório do Monteiro Lobato no Teatro Municipal? Minha mãe diz que foi! Seria interessante saber dessa função paralela do Municipal e quando e por que isso deixou de acontecer.
Tem algum canal parecido com esse na cidade de Porto Alegre?
Hoje andar nos arredores é se expor a perigo. Segurança pública.
Em 1975 falsifiquei a carteira do colégio para ver Tommy, o filme ópera rock do The Who - proibidíssimo até 18 anos - no Cine Barão. Anos depois, vivi muitos fins de tarde e manhãs de sábado só no rock and roll da Wop Bop, a loja de discos do Renê Ferri e do Antonio Albuquerque, onde a gente encontrava raridades antigas e os últimos lançamentos que não estavam nas outras lojas mais famosas - e onde meu amigão Pardal trabalhava. No Califórnia também, em um conjunto comercial, em uma noite dos anos 1980, assisti o ensaio do próximo e hilariante show do Patrício Bisso, Louca Pelo Saxofone, acompanhado pelos Bokos Mokos e as Notas Pretas. Fora que na galeria ao lado ficava a Livraria Francesa, onde comprava exemplares de Elle, Actuel e Photo. Ainda tinha, do outro lado da Barão, em uma sobreloja, o salão de chá da Confeitaria Vienense. E sempre podíamos ir alegremente até o Bar Brahma para um drink no American Bar ou jantar ao som da orquestra de velhinhos, com um ótimo repertório de tangos. O Centro era uma festa!
Que história, Mário, obrigado!! Tem Fotos dessa época? Tomara! 🙏
Que bacana saber dessa sua vivência!
Quando você diz que o piso está longe de ser o original, você se refere ao material em si ou ao fato de que foi instalado um piso direcional? Seja o material qual for, o piso direcional não é opcional, é uma necessidade e mesmo um dever legal. Não há mais lugar, no tempo presente, para arquitetura que não seja inclusiva e que não permita o ir e vir de usuários com autonomia. A cidade é para todos, e assim devem ser os edifícios comerciais, públicos e mesmo os residenciais. Obrigado pelo excelente vídeo!
Sou publicitária e também já li em algum lugar que nesse prédio também funcionaram as principais agências de publicidade. Quando não eram no Califórnia, eram perto dele, na rua sete de abril, que deveria ser a Madison Avenue de São Paulo, mas como publicitário é tudo otario (sabe aquela frase que atribuem ao Tim Maia? No Brasil o traficante é viciado, a Prostituta se apaixona, etc… então, no Brasil o publicitário é o primeiro que compra a propaganda) embarcaram logo pra região da Faria Lima
Muitos espaços fechados, sem uso, é muito triste.
O centro tem melhorado muito estruturalmente, mas infelizmente (e não estou querendo fazer seleção) alguns comércios não contribuem em nada pra melhorar a região. Além da questão humana que é o grande problema atual, temos comerciantes parados no tempo quanto ao serviço que oferecem e que não se importam com seus amigos vizinhos.
Essa questão do barulho é séria. Não tem como querer que as pessoas não se escondam atrás de muros altos ou em condomínios se não for possível proibir e eliminar barulhos absurdos de bares, motos e etc....
Lá virou bagunça há tempos… fiscalização ausente ou conivente 🤷♂️
Essa arquitetura moderna é pavorosa.
se vc estudasse a respeito não falaria bobagem. Comente quando souber a história da arquitetura brasileira e do resto do mundo.
Niemayer, amigo do concreto e inimigo das arvores.
Charme de Estoria. ArtLofts urgente.
Onde consigo o livro
e, a egurança como uns do problema da capital paulistana pensaram nisso luiz costa jr
Infelizmente a prefeitura de SP vai voltar os tempos de Luiza Erundina
Na minha opinião o centro de São Paulo era lindo até o momento em que havia os palacetes Prates. Depois veio essa arquitetura geometrica, grosseira, agressiva que beira a arquitetura da união soviética, horrenda e fria onde tudo parece um estacionamento subterrâneo. Eu particularmente não gosto da maioria das obras do Oscar Niemeyer uns dos precursores do horror que o Brasil é, Brasília é uma cidade simplesmente que não foi feita para se andar isso é um absurdo, quem ainda nao foi, vá fazer uma visitinha. Verdareiramente não entendo o porquê de tanto amor por essa arquitetura. Me mudei pra Itália porque sou uma pessoa muito sensorial e ver tanto cinza, concreto e degrado me fazia mal, fora a fiação toda exposta e insegurança que piora tudo, enfim. Creio que os arquitetos em grande parte fazem coisas que brotam em suas mentes brilhantes mas que não queremos e convecem alguns influentes que aquilo é o futuro é o novo é arte. Uma tela sem nenhuma pintura é so uma tela, até que algum sem noção "influente" chegue e diga. "Hum isso é arte" é o vazio e bla bla bla. É so um desabafo com um pouco de revolta pq é o meu país, que gostaria que um dia fosse um lugar onde se pudesse viver, não precisa de muito, moro em Verona Itália, que data do sec. I a.c, a Arena di Verona 2000 mil anos um mini coliseu romano que funciona até hoje con consertos e shows durante todo o ano. A praça central e o centro continua sendo o lugar mais legal da cidade cheio de lojas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, cafés esta sempre cheio dia e noite, e sabem porque é assim? Porque ninguém aceita que mude simples assim, isso é cultural o Brasil é o que é, uma cópia bem da mal feita dos USA. Pelo menos quando tentavam copiar a Europa era tudo mais agradável ao olhar.
Esse canal sempre tão cuidadoso, como foi parar esse shot cringe de enquadramento na cara do apresentador ??? Q medonho isso...
Niemeyer já está ultrapassado.
Tomar gol do ruim capixaba kkkkk
Esse Niemeyer deveria fer sido proibido de desenhar qualquer coisa em SP e no mundo.
Ok. Mas esse prédio é feio. Vamos ser sinceros...
Só obra horrorosa