Oi, Julio. No chat (do mIRC), na época em q os Engenheiros recém estavam lançando "Números", alguém da sala perguntou se a ideia de um dos versos da nova canção não chocava com o refrão de Longe Demais. "eles foram tão cretinos quando elas se beijaram X o terceiro sexo (...) tão difícil de entender". O Humba respondeu: "talvez eu fosse um dos cretinos". Só pra contribuir um pouquinho.
Em lágrimas aqui vendo esse vídeo de uma das minhas bandas favoritas e de um dos melhores álbuns que já ouvi. Que trabalho de pesquisa! Que riqueza de detalhes sobre as canções e suas curiosidades! E ainda trouxe comentários do Gessinger sobre elas. Me deu vontade de ouvir de novo o Longe demais das Capitais, vou fazer isso agora. Ganhou +1 inscrito. Excelente vídeo. 👍🏼
A poesia e autenticidade de Humberto passou na prova do tempo. Até hoje tem força e ecoa nos tempos atuais. Sempre antenado e com uma crítica erudita! Grande compositor que nunca parou no tempo!
Imagine uma banda de rock do Sul do Brasil com apenas dois anos de existência lançar um álbum de estréia que já vira clássico e ainda no mesmo ano ter um vídeoclipe exibido na MTV dos EUA. Essa gauchada fez história na música brasileira.
Esse foi o primeiro LP q eu comprei usando minha mesada. Tinha 9 anos de idade. Entre eu e meu irmão mais velho são 7 anos de diferença, então ele já tinha 16 e ele q me levou na loja pra comprar. Era uma época q ele escutava mais rock nacional. Paralamas, Kid Abelha, Legião, Titãs, Plebe Rude, Léo Jaime, Metrô... Daí sempre escutei as músicas mas nunca realmente entendia as músicas por ser muito novo. E isso seguiu a vida toda. Nunca q tinha pensado no significado real da letra de Longe demais das capitais e muitas outras músicas. Obrigado pelo vídeo! Adorando seu canal pq eu tô redescobrindo as músicas da minha infância e pré-adolescência.
A história de "Longe demais das capitais" é importantíssima no sentido de demonstrar outras possibilidades da música brasileira na década de 1980. Essa postura fez com que outros espaços (RS, PE, MG, PB...) pudessem ser vistos como agentes ativos na produção musical. Além dos Engenheiros, pode-se citar também o caso dos TItãs com o disco Õ Blesq Blom, trazendo influências nordestinas e mostrando as sonoridades distantes dos grandes centro urbanos (eixo Rio-SP).
@@Soulbotagem-BR Fizeram sucesso em gêneros particulares como o forró (Luiz Gonzaga), bossa nova (João Gilberto), tropicalismo (Caetano, Gil, Gal)... Acima, me referi especialmente ao rock, que durante a década de 1980 era predominantemente tomado pelo rock no RJ e em SP. Inclusive, a própria cidade de Brasília surge como um expoente do rock na década de 1980 e redirecionou os holofotes da indústria cultural estabelecida no sudeste.
@@Soulbotagem-BR Se olharmos o caso de grupos de rock do Nordeste como Ave Sangria e Lula Côrtes, veremos que estes não receberam olhares positivos da crítica quando comparados aos grupos de grande popularidade no eixo Rio-SP. Isso demonstra que havia um eixo predominante e um "Fora do eixo", correndo às margens do mainstream musical brasileiro, de forma independente.
@@historiandosons Teve que vir um Chico Science & Nação Zumbi da vida (ou antes, o Manifesto Mangue e as muitas bandas decorrentes da época) pra misturar o rock com ritmos regionais e letras fortes e marcantes pra fazer sentido pro mainstream. Se fosse uma banda de rock, seria somente mais uma banda de rock, e parecia que não era tão "permitido" um rock "puro" de fora do eixo, com Brasília sendo essa exceção que virou um forte player como você disse. De Legião a Raimundos, o rock de Brasília pisou firme e não tirou o pé.
@@historiandosons Vc pega o sertanejo, estilo que há anos domina o cenário brasileiro, e vê que ele é do interior do país... O Rio Grande teve bandas e músicos de muito sucesso no cenário nacional. O próprio Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Nelson Gonçalves... O Nordeste teve um sem-número de expoentes de vários ritmos, não só regionalistas: Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença, etc... Basta lembrar que o rock teve Raul Seixas, Mamonas Assassinas, Pepeu Gomes, Camisa de Vênus, Robertinho do Recife... Não consigo enxergar essa "preponderância" de Rio e São Paulo na música. Isso nunca existiu! O que existe é uma concentração da mídia nessas cidades, por razões econômicas e políticas. Só isso!...
Conheci seu canal de uma recomendação isolada e não parei de assistir, já vi todos os vídeos de história e é muito legal saber que é um canal novo e que posta novos frequentemente. Parabéns pelo conteúdo objetivo, informativo e interessante que valoriza uma parte da cultura brasileira tão importante e que deveria ser mais promovida nos tempos atuais, não pare com essa série por favor
0:50 Muchos años después supe que la HONDA CB400 (y la CB400F) tenían esa cilindrada porque era mucho más fácil en Japón obtener la licencia de conducir para motos menores de 400 cc de cilindrada. En muchos países hay una "límite" y una licencia para motos grandes (en España esa línea es 125cc pero hay también una referencia a los HP caballos de fuerza). En Japón en los 80's y 90's ese límite era 400cc.
Olá Júlio,teu canal é maravilhoso,objetivo,esclarecedor pra nós quê gostamos de música e queremos saber os significados das letras. A primeira vez caí de paraquedas e virei fã, teu trabalho é crucial e muito importante . Dentro dessa nossa cultura de "de músicas quê tornam as gerações acéfalas", parabéns e pouco pelas tuas pesquisas. Continue assim ,um forte abraço Aki dos pampas gaúchos tchê.
Primeiro disco do Engenheiros é muito bom, amo Longe demais das capitais, uma linda canção, realmente com esse disco de estreia, os Engenheiros mostrou a que veio para o cenário do nosso rock brasileiro anos 80 e brigar no bom sentido de frente com as bandas do eixo Rio -São Paulo e conseguiu pois em 1990 a banda estava no topo do nosso rock brasileiro arrastando multidões no Brasil inteiro com shows memoráveis e inesquecíveis, Engenheiros é foda!!!!!!!!
Salve Júlio! Eu gostaria de saber a história por trás de: 'O Exército De Um Homem Só'. Ou seria somente um jogo de palavras com um refrão chiclete? 🤔. Abraço
Primeiro quero agradecer a sua dedicação ao canal. Em segundo gostaria que comentasse a música: O papa é pop, achei uma maestria imensa do Humberto de criticar veladamente a mídia de forma alegre. Na época o papa era João Paulo II . Qualquer coisa era alvo de notícias,, ele fez uma antipatia a falta de assunto.
Fiquei essa semana fora, qd volto dou de cara com os vídeos de Faroeste caboclo e Longe demais das capitais /Fé nenhuma, que amo demais. Maravilhoso o canal. Obrigada
Eu tenho esse disco do Enghaw desde criança, mas só quando passei no vestibular e comecei a estudar na Universidade é que a música Fé nenhuma passou a fazer sentido pra mim, hoje é uma das minhas músicas favoritas, diz tudo que eu queria dizer sobre politica e movimento estudantil. Detalhe já fui chamado de reacionário varias vezes hehehhe já virou um elogio pra mim.
Lembro que vi uma entrevista que o Humberto fala sobre o trecho "nossa cidade é muito grande e tão pequena" referindo-se a Porto Alegre por ser grande por dentro, mas vista de avião é tão pequena.
Sobre deixar de tocar Fé nenhuma: O motivo é simples. HG sempre foi e continua sendo de esquerda comunista. Pra mim, essa música foi um momento de lucidez, mas que gerou para eles, junto com Toda forma de poder, a alcunha de Naz...tas. Apesar de ele tentar escrever e se esforçar para parecer neutro e fora de ismos e panelinhas, ele nunca conseguiu/fez questão de esconder essa preferência. Acho muito curioso que as pessoas se surpreendam com esse fato até hoje. Meus amigos de esquerda, quando frescam comigo por esse motivo, recebem a resposta vinda do próprio HG: "eu sempre tento corrigir algo que fiz quando novo, mas o 'alemãozinho' (HG novo) tem sempre razão." Hehehe... Inevitavelmente todos rimos, tomamos outro gole e continuamos a ouvir EngHaw. Valeu Júlio! Sempre um ótimo vídeo.
Bom demais como sempre. Sou fã do trabalho de Engenheiros do Havaí. Esse sentimento do gaúcho de longe demais do centro é compartilhado pelos mineiros também. Tanto no futebol quanto na música popular rolou e ainda rola essas barreiras. O eixo tá sempre um passo à frente.
Eu acho esse primeiro disco do Eng Haw muito bom, apesar, e por ser mal gravado e musicalmente iniciante! As musicas, as letras, tudo bate de primeira! Os que vêm a seguir, sao maravilhosos, mas este disco é especial, por apresentar um rock diferente, cheio de sotaques!
A música de fé nenhuma é uma das melhores deles, conhecia outras, mas essa música me fez gostar mais ainda dessa banda, gosto muita de bandas com personalidade forte!!!
O que eu sei dizer é que , Porto Alegre mesmo sendo."longe , longe, longe, Alí do lado ..." Fabricou as engrenagens de um dos maiores nomes do Roque do Brasil ... Humberto .
Os artistas gaúchos são sensacionais, são músicas com DNA próprio, diferentes de tudo, Engenheiros, Cidadão Quem, Nenhum de Nós, kleiton e Kledir (Esse fora do eixo R n" Roll), mas ainda sim fantástico, tem um som próprio e isso é bacana.
Longe demais das capitais é minha top 3 dos engenheiros fácil, ao vivo o Augustinho assumia o vocal e bem no trecho q me fez ficar fascinado pela música, eu ficava pensando o q é o terceiro sexo, o terceira mundo antes eu pensava que era o Brasil, hj já acho q é o Rio Grande do Sul, a terceira guerra que é o tema recorrente do cd, pela guerra fria, a bombas nucleares..., Mas aínda não sei o q é o terceiro sexo. Abraço
Fui a um show do Engenheiros do primeiro disco e nessa música ao vivo ao final ele ficou repetindo por um tempo: " o terceiro sexo, a terceira guerra, o terceiro mundo"...
Um ponto importante sobre Porto Alegre é que ao longo da última metade do século a cidade perde espaço no cenário nacional. Acho que é nesse contexto que eles surgem. Comparando com Curitiba, na década de 50, Porto Alegre era mais populosa, mas a segunda cresce mais justamente por estar próxima do eixo Rio São Paulo. Por isso, cada vez mais parece "tão distante do horizonte do país"
Melhor disco deles, apesar da formação GLM ser a mais aclamada. Gosto muito de banda em que o vocalista é baixista, mas se o Pitz tivesse continuado, esse lance do baixista ser aquele cara de canto da tela, que tá sempre calado (estilo Negrete) é maneiro também.
Excelente canal. Embora, eu pense que muitas vezes letras são apenas letras que podem ser escritas em 1 minuto (talvez não só o rascunhos) e que depois se põe música sobre o que foi escrito a partir de uma série de rimas. Eu não me importo com posição política de artistas (separo o CPF do CNPJ). Gosto do Caetano, discordo dele e de duas ideologias. Porém, quando ele pega o violão e toca "sozinho" foi pro espaço o que ele disse sobre esse ou aquele desafeto.
Verdade, eles largaram em desvantagem e permaneceram em desvantagem, se apropriando e ignorando a idéia de tentar se inserir. Permaneceram outsiders, mesmo com o sucesso. Tão é verdade que largaram e permaneceram em desvantagem, que caso eles fossem uma banda do Eixo, provavelmente seriam lembrados hoje como "indiscutivelmente a maior e melhor banda do Brasil" daquela época. O bairrismo do Centro e da mídia do Eixo, não permitiu eles conquistarem este status. No máximo brigar por esta posição (a custa de muitos trabalhos de qualidade).
Sempre achei o Brasil pelo tamanho que tem muito centralizado com respeito a emissoras de TV, jornalismo, cultura musical, indústrias e turismo. O Brasil é muito grande mas pensa e investe pequeno.
Só uma curiosidade, nesse vídeo, tocando "Longe demais das capitais", Humberto tropeça em algo e cai... Licks fica todo preocupado, Gessinger se levanta e canta: "O terceiro sexo, a terceira guerra, o terceiro TOMBO...." rsrs ruclips.net/video/vlH8JE3xZW0/видео.html
Salvo engano, num dos seus vídeos sobre os Engenheiros você fala sobre um suposto sequestro do Humberto já que ele não apareceu para um show, tem algum vídeo falando mais ou especificamente sobre esse episódio?
A letra e título da música Fê nenhuma, deve ser encarada como uma metáfora, e não ser levada ao pé da letra! E também o Humberto não deveria ter parado de cantar essa música, e tirar de tempo, afirmando que as pessoas devem ter certeza e não fé!
A velha mania de perseguiçāo e batalha unilateral que o Humberto travou contra o "eixo do mal". Na época o Humberto deveria achar que o primeiro disco dos Engenheiros era um primor, uma obra magnífica, e aí surgiu essa conspiração. Fato é que o disco era bem fraquinho em comparação às outras tantas bandas na época, e por esse motivo tão somente Engenheiros ficou numa prateleira mais condizente ao que apresentou. Se a Revolta dos Dandis fosse o primeiro essa conspiração nem existiria
Eu gosto dessa irreverência dos encrenqueiros. Tinha muita banda do eixo Rio sp tipo o ira, que tinha muita visibilidade das rádios e TV mas eu acho que os encrenqueiros lucrava muito mais do que o Edgar Escandura e companhia 💣🤘🖤⚙️👽🎸💥
Eu fiquei com uma dúvida sobre o "Longe Demais das Capitais". Quando na letra é dito: "O terceiro sexo, a terceira guerra e o terceiro mundo são tão difíceis de entender", mais especificamente relacionado a expressão "terceiro sexo" ser tão difícil de entender, não soa um tanto quanto preconceituoso? Seria essa uma visão de Gessinger à época ou, na verdade, se trata de uma coisa completamente diferente que eu não fui capaz de captar?!
Eu penso que de alguma forma bastante incipiente o enghaw mencionou a questão das pessoas que não são homem ou mulher - o conceito de transgênero atual, mas que não era claro no momento dessa música. E não acho preconceito o trecho, se hj ainda é muito difícil entender ou aceitar para muitos, imagine ha 35 anos. Vejo como uma afirmação da realidade de uma incompreensão, não concordância. Um abraço.
... Quando eu ouvia na adolescência, eu achava q nas entrelinhas havia uma alusão ao separatismo...além dessa música.. tinha Por exemplo.. exército de um homem só..e também Anoiteceu em POA aparece "verde, amarelo vermelho".. um semáforo ou as cores da bandeira do estado de RS? Kkk
Olá amigo Foi improvável no sentido que eles queriam apenas tocar numa festa de faculdade e acabaram recebendo convites pra continuar tocando, atingindo daí o sucesso. Abraços
Há um vídeo de uma live especial sobre esse álbum clássico dos Engenheiros com a participação do primeiro baixista da banda Marcelo Pitz e do Reinaldo Barriga, um dos produtores do disco. Está no link abaixo: m.ruclips.net/video/yCJFH3L4VJ0/видео.html
"Eu sempre quis viver no velho mundo, na velha forma de viver. O terceiro sexo, a terceira guerra e o terceiro mundo, são tão difíceis de entender". Temos aí uma conexão conservadorismo/homofobia. É bem óbvio: ele aproxima homossexualidade a menções negativas, de propósito. Esse é o grande vacilo dessa letra...
Eu sei que não sou membro,e não posso opinar. Que tal falar do camisa de vênus e do Marcelo Nova. A melhor banda de rock do Brasil. Será que é preconceito.
Amo tudo sobre HG. Parabéns pelo trabalho, Você é demais!!!
Like engenheiros...like conexão legionica !!!.
Oi, Julio. No chat (do mIRC), na época em q os Engenheiros recém estavam lançando "Números", alguém da sala perguntou se a ideia de um dos versos da nova canção não chocava com o refrão de Longe Demais. "eles foram tão cretinos quando elas se beijaram X o terceiro sexo (...) tão difícil de entender". O Humba respondeu: "talvez eu fosse um dos cretinos".
Só pra contribuir um pouquinho.
@@davous então esse trecho que fala do terceiro sexo, ele realmente tá dizendo oq aparenta ser???
@@rrafaelgomes eu acredito que este “terceiro sexo” seja referente às sexualidades além da heterossexualidade.
O chat no mIrc era bem legal!
Tem uma música do Blur que começa desse jeito "Tender is the night", não sabia que era de um poema. Muito legal!
Em lágrimas aqui vendo esse vídeo de uma das minhas bandas favoritas e de um dos melhores álbuns que já ouvi. Que trabalho de pesquisa! Que riqueza de detalhes sobre as canções e suas curiosidades! E ainda trouxe comentários do Gessinger sobre elas. Me deu vontade de ouvir de novo o Longe demais das Capitais, vou fazer isso agora. Ganhou +1 inscrito. Excelente vídeo. 👍🏼
A poesia e autenticidade de Humberto passou na prova do tempo. Até hoje tem força e ecoa nos tempos atuais. Sempre antenado e com uma crítica erudita! Grande compositor que nunca parou no tempo!
Imagine uma banda de rock do Sul do Brasil com apenas dois anos de existência lançar um álbum de estréia que já vira clássico e ainda no mesmo ano ter um vídeoclipe exibido na MTV dos EUA. Essa gauchada fez história na música brasileira.
Esse foi o primeiro LP q eu comprei usando minha mesada. Tinha 9 anos de idade. Entre eu e meu irmão mais velho são 7 anos de diferença, então ele já tinha 16 e ele q me levou na loja pra comprar. Era uma época q ele escutava mais rock nacional. Paralamas, Kid Abelha, Legião, Titãs, Plebe Rude, Léo Jaime, Metrô... Daí sempre escutei as músicas mas nunca realmente entendia as músicas por ser muito novo. E isso seguiu a vida toda. Nunca q tinha pensado no significado real da letra de Longe demais das capitais e muitas outras músicas. Obrigado pelo vídeo! Adorando seu canal pq eu tô redescobrindo as músicas da minha infância e pré-adolescência.
A história de "Longe demais das capitais" é importantíssima no sentido de demonstrar outras possibilidades da música brasileira na década de 1980. Essa postura fez com que outros espaços (RS, PE, MG, PB...) pudessem ser vistos como agentes ativos na produção musical. Além dos Engenheiros, pode-se citar também o caso dos TItãs com o disco Õ Blesq Blom, trazendo influências nordestinas e mostrando as sonoridades distantes dos grandes centro urbanos (eixo Rio-SP).
Músicos de Minas e do Nordeste sempre foram sucesso nacional. Brasília gerou várias bandas de sucesso nos anos 80. Não faz sucesso...
@@Soulbotagem-BR Fizeram sucesso em gêneros particulares como o forró (Luiz Gonzaga), bossa nova (João Gilberto), tropicalismo (Caetano, Gil, Gal)... Acima, me referi especialmente ao rock, que durante a década de 1980 era predominantemente tomado pelo rock no RJ e em SP. Inclusive, a própria cidade de Brasília surge como um expoente do rock na década de 1980 e redirecionou os holofotes da indústria cultural estabelecida no sudeste.
@@Soulbotagem-BR Se olharmos o caso de grupos de rock do Nordeste como Ave Sangria e Lula Côrtes, veremos que estes não receberam olhares positivos da crítica quando comparados aos grupos de grande popularidade no eixo Rio-SP. Isso demonstra que havia um eixo predominante e um "Fora do eixo", correndo às margens do mainstream musical brasileiro, de forma independente.
@@historiandosons Teve que vir um Chico Science & Nação Zumbi da vida (ou antes, o Manifesto Mangue e as muitas bandas decorrentes da época) pra misturar o rock com ritmos regionais e letras fortes e marcantes pra fazer sentido pro mainstream. Se fosse uma banda de rock, seria somente mais uma banda de rock, e parecia que não era tão "permitido" um rock "puro" de fora do eixo, com Brasília sendo essa exceção que virou um forte player como você disse. De Legião a Raimundos, o rock de Brasília pisou firme e não tirou o pé.
@@historiandosons Vc pega o sertanejo, estilo que há anos domina o cenário brasileiro, e vê que ele é do interior do país... O Rio Grande teve bandas e músicos de muito sucesso no cenário nacional. O próprio Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Nelson Gonçalves... O Nordeste teve um sem-número de expoentes de vários ritmos, não só regionalistas: Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença, etc... Basta lembrar que o rock teve Raul Seixas, Mamonas Assassinas, Pepeu Gomes, Camisa de Vênus, Robertinho do Recife... Não consigo enxergar essa "preponderância" de Rio e São Paulo na música. Isso nunca existiu! O que existe é uma concentração da mídia nessas cidades, por razões econômicas e políticas. Só isso!...
Aqui em Manaus também estamos longe demais das capitais, mas nada que uma boa viagem de férias não resolva! ✈️🤭
Manaus sim, é longe!!!
Conheci seu canal de uma recomendação isolada e não parei de assistir, já vi todos os vídeos de história e é muito legal saber que é um canal novo e que posta novos frequentemente. Parabéns pelo conteúdo objetivo, informativo e interessante que valoriza uma parte da cultura brasileira tão importante e que deveria ser mais promovida nos tempos atuais, não pare com essa série por favor
Pra mim a melhor banda dos anos 80
0:50 Muchos años después supe que la HONDA CB400 (y la CB400F) tenían esa cilindrada porque era mucho más fácil en Japón obtener la licencia de conducir para motos menores de 400 cc de cilindrada. En muchos países hay una "límite" y una licencia para motos grandes (en España esa línea es 125cc pero hay también una referencia a los HP caballos de fuerza). En Japón en los 80's y 90's ese límite era 400cc.
Olá Júlio,teu canal é maravilhoso,objetivo,esclarecedor pra nós quê gostamos de música e queremos saber os significados das letras. A primeira vez caí de paraquedas e virei fã, teu trabalho é crucial e muito importante . Dentro dessa nossa cultura de "de músicas quê tornam as gerações acéfalas", parabéns e pouco pelas tuas pesquisas. Continue assim ,um forte abraço Aki dos pampas gaúchos tchê.
A música fé nenhuma é Boa, mas é preciso entender o Julio esclareceu. Parabéns pela explicação
Primeiro disco do Engenheiros é muito bom, amo Longe demais das capitais, uma linda canção, realmente com esse disco de estreia, os Engenheiros mostrou a que veio para o cenário do nosso rock brasileiro anos 80 e brigar no bom sentido de frente com as bandas do eixo Rio -São Paulo e conseguiu pois em 1990 a banda estava no topo do nosso rock brasileiro arrastando multidões no Brasil inteiro com shows memoráveis e inesquecíveis, Engenheiros é foda!!!!!!!!
Parabéns pelo trabalho! Gostaria muito de te ver falar sobre o Camisa de Vênus e a jornada solo do Marcelo Nova
Adoro seus vídeos. Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii são meus preferidos.
Salve Júlio! Eu gostaria de saber a história por trás de: 'O Exército De Um Homem Só'. Ou seria somente um jogo de palavras com um refrão chiclete? 🤔. Abraço
ruclips.net/video/-3wNG8a_-Pc/видео.html
Primeiro quero agradecer a sua dedicação ao canal. Em segundo gostaria que comentasse a música: O papa é pop, achei uma maestria imensa do Humberto de criticar veladamente a mídia de forma alegre. Na época o papa era João Paulo II . Qualquer coisa era alvo de notícias,, ele fez uma antipatia a falta de assunto.
ruclips.net/video/GLqts9wu-kg/видео.html
Julio... Que canal sensacional... To maratonando... Algumas visões q nunca tinha percebido...
Fiquei essa semana fora, qd volto dou de cara com os vídeos de Faroeste caboclo e Longe demais das capitais /Fé nenhuma, que amo demais. Maravilhoso o canal. Obrigada
Eu tenho esse disco do Enghaw desde criança, mas só quando passei no vestibular e comecei a estudar na Universidade é que a música Fé nenhuma passou a fazer sentido pra mim, hoje é uma das minhas músicas favoritas, diz tudo que eu queria dizer sobre politica e movimento estudantil. Detalhe já fui chamado de reacionário varias vezes hehehhe já virou um elogio pra mim.
Adoro seu canal! Parabéns pelo trabalho!
Sugestão: análise da letra de "nunca mais" dos engenheiros do Hawaii.
Abraçoo
Obrigado Júlio vou revisitar este Lp de coletânea de rock gaúcho para verificar a sutileza da letra e sua diferença.
Longe Demais das Capitais na minha opinião é o melhor álbum dos Engenheiros do Hawaii.
Muito bom vídeo, elucidativo
Lembro que vi uma entrevista que o Humberto fala sobre o trecho "nossa cidade é muito grande e tão pequena" referindo-se a Porto Alegre por ser grande por dentro, mas vista de avião é tão pequena.
Sobre deixar de tocar Fé nenhuma: O motivo é simples. HG sempre foi e continua sendo de esquerda comunista. Pra mim, essa música foi um momento de lucidez, mas que gerou para eles, junto com Toda forma de poder, a alcunha de Naz...tas. Apesar de ele tentar escrever e se esforçar para parecer neutro e fora de ismos e panelinhas, ele nunca conseguiu/fez questão de esconder essa preferência. Acho muito curioso que as pessoas se surpreendam com esse fato até hoje. Meus amigos de esquerda, quando frescam comigo por esse motivo, recebem a resposta vinda do próprio HG: "eu sempre tento corrigir algo que fiz quando novo, mas o 'alemãozinho' (HG novo) tem sempre razão." Hehehe... Inevitavelmente todos rimos, tomamos outro gole e continuamos a ouvir EngHaw.
Valeu Júlio! Sempre um ótimo vídeo.
Disco maravilhoso!
Bom demais como sempre. Sou fã do trabalho de Engenheiros do Havaí. Esse sentimento do gaúcho de longe demais do centro é compartilhado pelos mineiros também. Tanto no futebol quanto na música popular rolou e ainda rola essas barreiras. O eixo tá sempre um passo à frente.
Eu acho esse primeiro disco do Eng Haw muito bom, apesar, e por ser mal gravado e musicalmente iniciante! As musicas, as letras, tudo bate de primeira! Os que vêm a seguir, sao maravilhosos, mas este disco é especial, por apresentar um rock diferente, cheio de sotaques!
opa, só esperando passar um minutinho pra dar o like. ouvi os dois ep do podcast e vou seguir ouvindo, e recomendando.
Valeu!
Valeu!!
A música de fé nenhuma é uma das melhores deles, conhecia outras, mas essa música me fez gostar mais ainda dessa banda, gosto muita de bandas com personalidade forte!!!
Parabéns pelo seu trabalho Júlio! Vc é capaz de fortalecer ainda mais a conexão entre os artistas e os fãs do rock nacional.
O que eu sei dizer é que , Porto Alegre mesmo sendo."longe , longe, longe, Alí do lado ..."
Fabricou as engrenagens de um dos maiores nomes do Roque do Brasil ... Humberto .
Ótimo vídeo! Tem que colocar o podcast no Apple podcast também🙏
MELHOR DISCO E MELHOR MÚSICA...
Os artistas gaúchos são sensacionais, são músicas com DNA próprio, diferentes de tudo, Engenheiros, Cidadão Quem, Nenhum de Nós, kleiton e Kledir (Esse fora do eixo R n" Roll), mas ainda sim fantástico, tem um som próprio e isso é bacana.
Rapaz, este disco é raro. Tenho ele faz tempo 😍
Outro vídeo maravilhosa parabéns muita inf 👏🏻
Fé nenhuma é minha preferida desse álbum!!!
Parabéns Julio,cada vídeo se superando.
👏👏👏👏🤘🤘🤘
Longe demais das capitais é minha top 3 dos engenheiros fácil, ao vivo o Augustinho assumia o vocal e bem no trecho q me fez ficar fascinado pela música, eu ficava pensando o q é o terceiro sexo, o terceira mundo antes eu pensava que era o Brasil, hj já acho q é o Rio Grande do Sul, a terceira guerra que é o tema recorrente do cd, pela guerra fria, a bombas nucleares..., Mas aínda não sei o q é o terceiro sexo. Abraço
Ouço mais esse disco atualmente que os demais. E segundo o spotify, essa é a música mais ouvida.
Engenheiros do Hawaii já era uma grande banda na formação original, mas ficou ainda melhor com a entrada do Augustinho Licks na guitarra.
Júlio vc é foda,sabe tudo e mais um pouco.
Longe de mais das capitais é aqui de Belém rsrsrs
Fui a um show do Engenheiros do primeiro disco e nessa música ao vivo ao final ele ficou repetindo por um tempo: " o terceiro sexo, a terceira guerra, o terceiro mundo"...
Julio faz a d Raul Seixas a q c chama "Sou o que sou ". Valeu 👍
Melhor disco da Legiao é esse na minha opiniao.
Um ponto importante sobre Porto Alegre é que ao longo da última metade do século a cidade perde espaço no cenário nacional. Acho que é nesse contexto que eles surgem. Comparando com Curitiba, na década de 50, Porto Alegre era mais populosa, mas a segunda cresce mais justamente por estar próxima do eixo Rio São Paulo. Por isso, cada vez mais parece "tão distante do horizonte do país"
Melhor disco deles, apesar da formação GLM ser a mais aclamada. Gosto muito de banda em que o vocalista é baixista, mas se o Pitz tivesse continuado, esse lance do baixista ser aquele cara de canto da tela, que tá sempre calado (estilo Negrete) é maneiro também.
Excelente canal. Embora, eu pense que muitas vezes letras são apenas letras que podem ser escritas em 1 minuto (talvez não só o rascunhos) e que depois se põe música sobre o que foi escrito a partir de uma série de rimas. Eu não me importo com posição política de artistas (separo o CPF do CNPJ). Gosto do Caetano, discordo dele e de duas ideologias. Porém, quando ele pega o violão e toca "sozinho" foi pro espaço o que ele disse sobre esse ou aquele desafeto.
E hoje quem está longe demais das capitais são os fãs. Só faz shows em capitais.
Verdade, eles largaram em desvantagem e permaneceram em desvantagem, se apropriando e ignorando a idéia de tentar se inserir. Permaneceram outsiders, mesmo com o sucesso.
Tão é verdade que largaram e permaneceram em desvantagem, que caso eles fossem uma banda do Eixo, provavelmente seriam lembrados hoje como "indiscutivelmente a maior e melhor banda do Brasil" daquela época. O bairrismo do Centro e da mídia do Eixo, não permitiu eles conquistarem este status. No máximo brigar por esta posição (a custa de muitos trabalhos de qualidade).
Sempre achei o Brasil pelo tamanho que tem muito centralizado com respeito a emissoras de TV, jornalismo, cultura musical, indústrias e turismo. O Brasil é muito grande mas pensa e investe pequeno.
Quanto a questão da CB, na época que foi composta a música só existia a Honda CB 400. Ainda não havia sido lançada a 450 e muito menos a 500.
Tinha um puma GT com vidro fumê
Só uma curiosidade, nesse vídeo, tocando "Longe demais das capitais", Humberto tropeça em algo e cai... Licks fica todo preocupado, Gessinger se levanta e canta:
"O terceiro sexo, a terceira guerra, o terceiro TOMBO...." rsrs
ruclips.net/video/vlH8JE3xZW0/видео.html
Salvo engano, num dos seus vídeos sobre os Engenheiros você fala sobre um suposto sequestro do Humberto já que ele não apareceu para um show, tem algum vídeo falando mais ou especificamente sobre esse episódio?
Olá Carlos
Ainda não. Farei em breve
Abs
A letra e título da música Fê nenhuma, deve ser encarada como uma metáfora, e não ser levada ao pé da letra! E também o Humberto não deveria ter parado de cantar essa música, e tirar de tempo, afirmando que as pessoas devem ter certeza e não fé!
A velha mania de perseguiçāo e batalha unilateral que o Humberto travou contra o "eixo do mal". Na época o Humberto deveria achar que o primeiro disco dos Engenheiros era um primor, uma obra magnífica, e aí surgiu essa conspiração. Fato é que o disco era bem fraquinho em comparação às outras tantas bandas na época, e por esse motivo tão somente Engenheiros ficou numa prateleira mais condizente ao que apresentou. Se a Revolta dos Dandis fosse o primeiro essa conspiração nem existiria
Eu gosto dessa irreverência dos encrenqueiros. Tinha muita banda do eixo Rio sp tipo o ira, que tinha muita visibilidade das rádios e TV mas eu acho que os encrenqueiros lucrava muito mais do que o Edgar Escandura e companhia 💣🤘🖤⚙️👽🎸💥
Eu fiquei com uma dúvida sobre o "Longe Demais das Capitais". Quando na letra é dito: "O terceiro sexo, a terceira guerra e o terceiro mundo são tão difíceis de entender", mais especificamente relacionado a expressão "terceiro sexo" ser tão difícil de entender, não soa um tanto quanto preconceituoso? Seria essa uma visão de Gessinger à época ou, na verdade, se trata de uma coisa completamente diferente que eu não fui capaz de captar?!
Eu penso que de alguma forma bastante incipiente o enghaw mencionou a questão das pessoas que não são homem ou mulher - o conceito de transgênero atual, mas que não era claro no momento dessa música. E não acho preconceito o trecho, se hj ainda é muito difícil entender ou aceitar para muitos, imagine ha 35 anos. Vejo como uma afirmação da realidade de uma incompreensão, não concordância. Um abraço.
...
Quando eu ouvia na adolescência, eu achava q nas entrelinhas havia uma alusão ao separatismo...além dessa música.. tinha Por exemplo.. exército de um homem só..e também Anoiteceu em POA aparece "verde, amarelo vermelho".. um semáforo ou as cores da bandeira do estado de RS? Kkk
Será que vai ser feita a história de Alívio Imediato?
É verdade a estória deles da banda foi muito improvável?
Olá amigo
Foi improvável no sentido que eles queriam apenas tocar numa festa de faculdade e acabaram recebendo convites pra continuar tocando, atingindo daí o sucesso.
Abraços
@@julioettore obrigado pela atenção!!!! Isso te torna cada vez maior
Há um vídeo de uma live especial sobre esse álbum clássico dos Engenheiros com a participação do primeiro baixista da banda Marcelo Pitz e do Reinaldo Barriga, um dos produtores do disco. Está no link abaixo:
m.ruclips.net/video/yCJFH3L4VJ0/видео.html
Pô, eu tive uma CB, mas não era playboy, trampava pacas kkkk
Sério, cara? "suave é a noite" ele precisa pegar de alguém? Não tem condições de criar uma combinação tão singela? 😁
Naquela época era a CB400 mesmo.
Primeiro comentário! Joia
Exatamente, aqui no sul nós temos ritmo próprio que não é sertanojo
"Eu sempre quis viver no velho mundo, na velha forma de viver. O terceiro sexo, a terceira guerra e o terceiro mundo, são tão difíceis de entender". Temos aí uma conexão conservadorismo/homofobia. É bem óbvio: ele aproxima homossexualidade a menções negativas, de propósito. Esse é o grande vacilo dessa letra...
Sim. Postei sobre isso no aniversário do disco no Instagram. Vi o vídeo principalmente por esse trecho, mas o Júlio foi superficial. Rsr.
@@murilopedreira2289 isso aí é mexer em "vespeiro"...
história de sopa de letrinhas!
Eu sei que não sou membro,e não posso opinar. Que tal falar do camisa de vênus e do Marcelo Nova. A melhor banda de rock do Brasil. Será que é preconceito.
Oi
Valeu!