Na prática pelo q vemos o Humberto era o "dono da banda", ela batia de frente com todos, o Augusto era o mais tranquilo e foi injustiçado com uma saída prematura. Bastava fazerem umas reuniões de terapia. Pelo q percebi o desgaste e o estrelismo foram subindo, chega num ponto q o vocalista quer testar "coisas novas" e diz, ah já sei, vou trocar de banda, tira um, tira outro, geralmente é assim.
Em 1996 o Carlos lançou o álbum “A Irmandade Interplanetária”. Para adquirir o álbum você tinha que ligar para um número DDD de Brasília. Fiz contato e para minha surpresa me atendeu o próprio Maltz. Primeira pergunta: E aí, Carlos? E os Engenheiros? Carlos: Acabou né cara... Os Engenheiros são o Humberto.
Humberto conseguiu acabar com os engenheiros.nos shows ao vivo ele inventava demais.mas os engenheiros é uma das boas bandas de rock que ainda consigo ouvir até hoje 👍
@@luizpaulodittertdittert8555 Versões que no início eram interessantes. Funcionou muito no Acústico MTV (2004) e ajudou o HG a se tornar um ótimo multi-instrumentista. Depois virou um saco ouvir as dezenas de arranjos/versões de cada canção. Nem preciso mencionar a encheção de saco que é aquela harmônica. Eu simplesmente não consigo mais ver shows do HG depois de 2008, embora reconheça a qualidade musical dele e dos músicos contratados.
@@rodrigoscheuer Mano achava que era só eu que detestava essas versões, meu caso de horror é mais antigo. Comecei pegar ódio quando fui na gravação do 10.000 destinos...tava muito animado, a galera vibrava horrores imaginei que seria como reviver o disco "Alívio Imediato" putz foi o pior show que já fui na vida. Como eu disse antes eu estava mega hiper ancioso para este disco, anos antes fui ver o Bem Brasil 1995 no Sesc na tour simples de coração e 1999 Tchan radar e ficou gravado eternamente como os melhores shows históricos, mas dai no ano seguinte ele dá dessas. Parecia um.morto no palco.
Parabéns, Júlio! Depois de quase 30 anos seu vídeo traz várias coisas as claras, fazendo justiça a Augusto Licks! Este, profissional ao extremo, apenas se retirou. Baixarias não combinariam jamais com sua ética. Nos perdemos seus solos, os Engenheiros perderam sua identidade, mas ele nunca perdeu seu caráter.
Quando rolou a turnê do álbum Tchau Radar, o Humberto foi dar uma entrevista a uma emissora local onde uma amiga minha jornalista trabalhava. Sabendo disso levei meus vinis para ele autografá-los. O Gessinger chegou 1h antes de entrar ao vivo e foi o tempo que passei conversando com ele. Confesso que os 5 primeiros minutos foram os mais longos da minha vida, devida a barreira introspectiva dele, mas aos poucos fui conduzindo a conversa e ele foi baixando a guarda. Com uns 20 minutos de papo ele já estava relaxado e rindo. Mas ele ficou bem desconcertado quando toquei no assunto da saída do Licks. O Humberto citou como um casamento sem sexo que estava desgastado e que provavelmente não haveria uma reconciliação futura. Eu percebi in loco que ainda rolava um misto de mágoa, raiva e até uma certa vergonha de como tudo aquilo terminou. Sem dúvida foi uma conversa bastante reveladora pra mim e um fim de tarde que vou guardar pra sempre na memória!
Mister, que depoimento fantástico. Realmente HG tem essa introspecção. Ele convive com isso, arrisco até dizer que ele tem total consciência dessa limitação dele e de certa maneira se esforça para que isso nao o domine. Realmente HG viveu um inferno (que nós nem Augusto entendemos) nos últimos tempos de GLM e Depois da separação. Ele não não consegue ainda pensar numa maneira de se conciliar com Augusto. A volta do trio não é mais importante do que eles um dia se entenderem, se arrependerem e se perdoarem
@@camilozahar6899 Sábias palavras ao final Camilo. Eu também acho isso. Eu tive o privilégio de ver a turne do GLM e vi shows com outras formações e nada supera aquele trio no palco! Os caras tinham uma coesão absurda e o Licks tocava por 2 guitarristas ao vivo! Quanto ao meu encontro com HG esse foi singular devido eu ter tido 1h disponivel com ele. Já as duas vezes que o reencontrei foram na fila de autógrafos do lançamento dos livros que o Gessinger escreveu. Inclusive meu violão foi autografado nesse dia. Só espero um dia poder conhecer o Augusto pessoalmente. Graças a ele eu resolvi tocar guitarra.
Cara, eu já conversei com o HG em duas oportunidades e, sim, ele é tão tímido que não desenrola quase nada nas conversas kkkkk mas o cara sempre foi educado!
@@evaneojunior9200 entao isso explica o que ocorreu na oportunidade que eu tive de conversar com HG, que nao soube me dar uma resposta coesa e coerente apenas sobre as letras das musicas feitas na deca de 80/90 e uma comparação com o momento atual.
Humberto é gênio... e esse tipo de pessoa fica puto quando ele dá o gás pra melhorar, e vê que os outros não acompanham. Os 3 começaram a banda aprendendo a tocar, do meio pro fim o Humberto já era o melhor músico dos 3 disparado e isso subiu à cabeça dele. Por isso ele destratava o augustinho. Depois não fez igual, mas tinha o mesmo sentimento com o Maltz... não achava que ele tinha nível pra tocar junto com ele....Porém, é como eu ví uma entrevista do Bruno ( da dupla bruno e marrone falando) dizendo que o Leonardo falou pra ele parar de tratar o MArrone Mal, pois antes de se juntar com o marrone, ele não era nada. Só estourou como Bruno e Marrone, então o Marrone é importante pra dupla, talvez sem o Marrone ele nunca teria explodido.... Faça a analogia com o caso dos engenheiros depois que tiraram o Augusto... a banda morreu. Nunca mais foi a mesma, nunca mais teve um sucesso estrondoso como na época GLM, e eles só perceberam a cagada depois que viram que pra substituir o augusto tiveram que socar na banda mais 3 caras que eles não conheciam nem tinham intimidade!! Se fuderam de verde amarelo e vermelho!!!
Pessoas geniais são sempre difíceis. Trabalhos geniais raramente duram mais do que 10 anos. Beatles, Pink Floyd, Deep Purple, Guns n Roses. Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda. Tivemos sorte por eles terem se aguentado por 7 ou 8 anos. Vida que segue.
Essa formação foi tão surreal, tão perfeita que 29 anos depois estamos aqui lendo, relendo, ouvindo o que já sabemos e que não cansamos, uma coisa certa estamos aqui porque ainda acreditamos numa "volta" dessa formação para uma despedida digna e que no fundo sabemos que nunca irá acontecer! Parabéns pelo vídeo.
Antes de se desligar de Augusto e depois do Carlos o Humberto deveria ter se lembrado dos versos compostos por ele mesmo: "Toda Forma De Poder é Uma Forma De Morrer Por Nada".
O ser humano Humberto não tem nada a ver com o compositor Humberto Gessinger, o que rezam as letras dos Engeneiros estão muito mais próximas do ser humano Augusto Licks que do HG, por mais incrível que possa parecer
@@ArmandoRibeiro-pl1wué um senhor de 60 anos ele não seria tão infantil quanto sua imaginação pueril sugere. São só dois ex parceiros de banda tocando velhas canções que ajudaram a construir se apresentando ao seu público. Não há nenhum demérito nisso. Esse comentário do nível de leitor de revista de fofoca diz mais sobre vc do que deles
O Licks sempre foi icônico. Tanto pelo talento quanto pelo estilo. O jeito de se vestir e se se comportar dava um contraste mto legal. Um dos melhores do país e meu preferido da banda. Completamente injustiçado.
Infelizmente, eles "mataram" o Licks com a sua demissão da banda. Isso nos privou das coisas que o Licks poderia ter feito e produzido. Hj, vejo o tanto que a saída do Licks foi ruim para os engenheiros; na realidade, foi o fim da banda. Nunca consegui escutar as outras formações, não por ter tomado as dores do Licks, pois naquela época nem tínhamos informações do que acontecia, mas, sim, por achar que a banda e a carreira solo do HG nunca mais foi a mesma.....Augsto foi o "melhor engenheiro". Licks estava na sua melhor fase quando foi demitido, tocando muito. Fico pensando no monstro da guitarra que ele seria se tivesse continuado na música....
@ISG aí é questão de gosto. Há pessoas que gostam mais do azul; já, outras, preferem verde. Outro ponto: é uma opinião minha, a qual pode não exarar como uma verdade absoluta para as demais pessoas. Na realidade, nem desejo isso, pois pouco me importa o que os outros acham do que eu penso.
Quando o Licks saiu, a banda mudou o estilo e perdeu um pouco o rumo. Meus discos preferidos dos Engenheiros, são os discos com o Licks. Ali a banda tinha uma identidade foda! Mas, como tudo na vida tem seu porém e seus porquês.
Licks poderia ter tentado começar uma banda ou ter entrado em uma ja famosa. 94 essa epoca era complicado para o rock nacional mas Licks poderia ter tentado se reinventar. Se ate o baterista do Nirvana consegiu se tornar super asyro depois da morte do Cobain, Licks poderia ter ao menos tentado
Para quem não conhece o Carlos Maltz, uma vez, na escola superior de educação física em Belém-pa nos anos 90 na divulgaçãodo disco GLM, chovia bastante e abriram as portas um pouco antes do show começar, ele (Maltz) humilhou um roadie (com direito a palavrões etc.) apenas porque o rapaz havia afastado uma parte da bateria pela falta de espaço no palco... todos ficaram olhando aquilo sem acreditar que uma pessoa (Maltz) tivesse esse comportamento com seus colaboradores... se ele está bancando hoje o "humilde", o "simples", o "bom moço"... não sei se devemos acreditar, ainda mais depois desse vídeo, onde da para confirmar a personalidade desse cidadão... Augusto Licks não merecia passar pelo que passou, também mostrou que era tão fundamental para a banda que, depois de sua saída, a banda perdeu muito do brilho e da criatividade nas guitarras...Carlos Maltz deve está colhendo os "frutos" do que plantou na vida artistica se achando "o cara".... vida longa a Licks!!!
Não presenciei nada rs, mas de cara, vendo esses vídeos, já conclui que o Maltz é o principal causador do início do fim do EH Superestimado, arrogante e com o ego inflado, vai se saber prq Augustinho fez o certo, é o HG, outro desequilibrado Talento? Todos têm, mas o interior dessas dois, não me passa nada bom
Eu não sou fã. Conheço algumas músicas acho legal e fizeram muito sucesso. O que eu sempre soube e via muitos falaram é eles era arrogantes principalmente o Humberto
Acho que o Humberto não tem o dom de se manter em grupos de certa forma essa experiência fez mal a ele e as pessoas ao seu lado e ele deve saber disso muito bem defeito ou qualidade somos ser humano cada um do seu jeito!
@@Erizann-nn7sc mas se eles são descendentes então eles fazem parte da comunidade teuto-brasileira porra, larga de ser idiota. Quem tem sobrenome sírio-libanes, ainda que seja neto de um, pode ter recebido um tipo de vivencia familiar de um jeito, quem é de família açoriana pode ter de outro jeito, quem é afro-brasileiro também e assim por diante.
Eu estava ansioso para saber como terminava esta história. Na minha opinião, o Humberto é um gênio como compositor mas muito escroto como companheiro de banda. O Augusto sofreu muito nas mãos dele e, o que é pior, sofreu publicamente e ainda foi caluniado via imprensa sensacionalista. Imaturidade, ego, não sei... só sei que, depois de acompanhar seus vídeos, Júlio, cresceu meu respeito e admiração pela postura ética do Augusto, que se recusou a entrar nessa baixaria que o Humberto e o Carlos promoveram contra ele e, a despeito de tudo que sofreu nas mãos dos dois, está disposto a uma reconciliação. Já quem mais.provovcou sofrimento e acabou com.o sonho é quem se mostra o mais irredutível.
@@jrfepe1 não somos! Fale por vc....prefiro ser um fracasso como compositor e um gênio com meus companheiros. Isso tem a ver com lealdade, respeito, etc.
me fez lembrar de um documentário sobre os Engenheiros, feito pela RBS gaucha, onde fica claro como o HG e o Carlos ficam zoando do Augusto Licks, zoeira de adolescente por causa de uma pasta que o Augusto carregava nas viagens e que não mostrava pra ninguem... bobeira se for analisar agora.;.. Licks é um guitarrista maravilhoso... nem sei de da pra comparar com o resto que tem pelo pais... ele é muito tecnico e de uma capacidade performática unica ....
E lá se foram 22min de muitas informações, mas, parece que passaram apenas 5min. Diversas pesquisas e todas colocadas em prática de forma cronológica e extremamente claras. Parabéns!!!
Ótimo vídeo! Cara, os caras falarem de falta de criatividade do Augusto é só uma desculpa esfarrapada. O Maltz era um baterista limitado, e a banda antes e depois do Augusto, tinha uma guitarra muito básica, alguns bons guitarristas, mas que não tinham a mesma capacidade de criação do Licks. Uma banda em trio é muito complicado vc preencher a harmonia das músicas, principalmente ao vivo, e isso o Licks fazia muito bem.
Humberto diz que não rola porque guarda mágoas daquela época... Enquanto isso todos nós fãs incondicionais não perdemos as esperanças de vermos a volta do maior Power trio que esse país já teve...
Aí vai chegar o dia da morte de algum dos integrantes e vai ter discursinho bonitinho em relação ao "amigo querido", vide o que aconteceu com André Matos. Humberto é muito orgulhoso e arrogante.
Humberto sempre foi uma pessoa difícil, as coisas tinham que ser do jeito dele, dentro do seu controle, ele conseguia dominar o Malts que não tinha personalidade nenhuma, Porém o Licks tinha uma personalidade muito própria e definida, e não podia ser controlado, pode ser que era exatamente isso que no fundo incomodava o Humberto.
Fiquei feliz em vê depois de tantos anos o Humberto gessinger agradeceu a Augusto Link durante um show meio que se retratou em público isso ja faz uns anos. Infelizmente quem perdeu foi a banda
É triste ver que a banda não conversava, que não conviviam bem. Eu sempre entendi o lado do Augusto. Não consigo entender o que ele fez para os outros se irritarem tanto. Apesar de eu gostar muito do Carlos, não apoio as atitudes dele daquele momento. Ele errou, mas se arrependeu, é um grande ser humano. O Humberto é uma incógnita completa. Ele é recluso até hoje. A esposa viaja sozinha. Ele mal sai de casa. É o jeito dele. Um intelectual, bom coração, é refinado espiritualmente, reflete sobre si, sobre os seus erros. Não é contundente em suas afirmações, exercitando o estado de espírito de ter dúvidas. Eu posso ouvi-los juntos todos os dias, nos discos. Se eles voltarem, em uma turnê, seria para eles se acertarem, não pelo público. Mas vejo chance zero disso ocorrer.
O que você falou sobre o Humberto é basicamente o que eu penso também. Não consigo enxergá-lo como escroto, estúpido, egocêntrico. Vejo ele como uma pessoa que, mesmo se vivesse por 100 anos e 3 encarnações (se existir) ainda não vai se encontrar. Ele é complicado por si só. Não é muito sobre os outros. Coisas que vemos sobre ele não viajar com a esposa, sobre, naquela época, não ter telefone em casa e tantas outras coisas que já vi ele falando me levam a crer que ele é uma pessoa um tanto angustiada, como se não se encaixasse em lugar nenhum. Em uma entrevista que li ele falava sobre sua rotina. Falava que dormia de madrugada e acordava às 11h. A essa altura a Adriane já tinha saído pra fazer as compras e pago as contas. No fim ele diz que morava em frente ao shopping Iguatemi e que só de ver o estacionamento já ficava cansado. Em outra matéria ele dizia que um astrólogo amigo dele disse que ele, Humberto, tinha nascido muito velho. E que agora, com mais de 40 anos, estaria chegando na adolescência (uma espécie de Benjamim Button - quando o filme nem havia sido lançado ainda). São peças que você vai juntando e percebendo essa imagem angustiada do Humberto com o mundo e com ele mesmo. Pessoas assim não conseguem conviver em um ambiente coletivo por muito tempo. Talvez a passagem do Augusto ter durado tantos anos, tenha sido o máximo que o Humberto conseguisse aguentar. Finalizo com admiração à Adriane por aguentar esse cara por tantos anos. Ela, sim, é o norte dele. Sem ela ele pira, com certeza.
O real problema do GLM era justamente a falta de profissionalismo, transparência e sinceridade entre eles. Comunicação interna dentro de uma banda é fundamental para que tenha uma vida longa. Eu vejo como exemplo disso a Banda Resgate que tem mais de 30 anos com a mesma formação inicial.
O augustinho ainda tem muita lenha para queimar! Bora Augusto !voce transborda talento e inteligência, por favor não nus prive mais, continue e realise os seus projetos ,estamos juntos com voce! Por favor, Acorda Augusto!!!!!
Que vídeo fascinante. Onde mostra como foi realmente a saída do Licks. Isso mostra mais ainda como o Licks foi o mais profissional de todos ali, tentando que a banda tivesse uma continuidade mesmo sabendo que o momento entre eles estavam piorando ainda mais. Queria mas queria tanto que esses vídeos do Júlio pelo menos tocasse o coração do Humberto, deixando um pouco desse orgulho de não querer mais fazer uma reunião da formação GLM. Sei que pode parecer ingenuidade da minha parte em acreditar um pouco nisso, mas essa volta do trio seria algo tão emocionante de se ver, mostrando que podemos sim dar a volta por cima e deixar o orgulho e as coisas ruins para trás. Até por que a vida é só uma e que acaba muito rápido e então será tarde demais.
HG sempre se achou um Midas, todo mundo estava errado, menos ele. Quem viu o início, o meio e o final do grupo notou percebeu claramente isso, e a tentativa de fritar o Licks ficou claríssima, utilizando o CM como escudo.
Eu sou músico, se um membro da banda me tratasse assim feito o Humberto eu o mandaria pra casa do caralho. E sairia do show na hora. Liks foi a alma criativa que faltava e falta na banda até hoje.
Enfim esse episódio foi esclarecido! Esse foi o vídeo mais completo que eu já vi sobre toda essa situação... 30 anos depois a gente, finalmente, entendeu o que se passou.
Acabei assistindo o show do Sesc, o Augusto sempre em uma atitude submissa, parece até com certo medo, o Humberto completamente alterado, nervoso e o Carlos claramente com medo das atitudes do Humberto... Um dia normal para um sonho que vira um negócio 😃
Augustinho era claramente o melhor músico, um guitarrista muito bom, marcante e contribuía muito para a identidade sonora da banda. O som muda, pra pior, quando ele sai.
Acho bizarro o incomodo dos outros dois com vida pessoal do Augusto,uma vez que era solteiro,era livre, e acho extremamente natural ter companhia,o que na minha visão não mancha a imagem de ambiente familiar da banda,uma vez que era solteiro,jovem e famoso,obviamente colheria os frutos,que vão naturalmente além do reconhecimento musical... Ai qd inicia um relacionamento sério tbm se incomodam,não faz sentido.
Olha esse vídeo pode ser qualificado como um dos melhores de todos os tempos sobre uma banda de rock nacional. Mil vezes obrigado, Julio. Isso merecia um prêmio no nivel de um 'Emmy'.
Nunca imaginei ter tanta informação de minha banda favorita. Conheci os Enghaw nos anos 90 já separados, mas era uma época escassa de informações. Ter acesso a essas informações de qualidade, mais de 20 anos depois, faz a gente entender com maturidade que somos todos desiguais ou mais iguais que os outros, cheios de defeitos humanos demais, incluindo nossos ídolos.
(Aos 10:26) esse lance do Humberto bater no contra-baixo com força foi para tentar dizer que o Augusto estaria tocando fora do tempo, uma vez que as pancadas que ele dá lembram o click de um metrônomo. O Augusto é um músico espetacular e super criativo. Duvido que ele tenha esrrada o tempo.
Caramba, que vídeo top e trabalhoso. Parabéns. O lado jornalístico e investigativo foi no ponto máximo. Importante isso, principalmente nos dias atuais.
Os EngHaw foram do 1 disco até o FGCA. Com início, com o Pitz, e o q o EngHaw se tornou passa, obrigatoriamente, pela presença do Licks, com seus timbres de guitarra. O EngHaw foi até a saida dele. Depois se tornou a banda do Humberto. O Humberto foi o q agiu com mau caratismo aí. Esse show do Bem Brasil é antológico mas a vergonha q o Humberto fez ali foi totalmente constrangedora. Entendo a fase extremamente criativa do Humberto. Mas a banda devia ter parado. Não há quem aguente passar todo ano lançando disco e saindo em turnê. Como Augusto não se sentia "com voz ativa na banda", não pode ser esse cara q falasse: Vamos dar um tempo. Vamos parar 6 meses, 1 ano. Humberto e Maltz não tinham maturidade pra isso. Sem o Licks os EngHaw não chegariam onde chegaram.
Estive no show do Engenheiros no Olímpia, em 96, era o Simples de Coração, a banda com Horn, Deluqui e Casarim era incrível, eu vi muitos shows e aquele foi um dos melhores da vida, mas a galera infernizou o Humberto desde a primeira música gritando "Augustinho", já no Bizz, ele pega o violão pra tocar parabólica e diz: "Eu fiz essa música com um amigo, quer dizer, espero que ele ainda seja meu amigo", vendo o vídeo, ter ouvido isso agora me soa muito mal. Ele deveria voltar, nem que só pra dar uma engordada na aposentaria dos manos.
Uma das piores coisas que pode acontecer com um ser humano é perder a gratidão. Se o Engenheiros são todos os fãs e todos os músicos que tocaram, faria todo sentido uma reunião com a formação GLM, para celebrar coisas boas do passado e até mesmo homenagear Licks e Maltz, inclusive na parte financeira. Mas parece que pro Humberto, Engenheiros é só ele mesmo.
Excelente trabalho viu. Quando o Deluque entrou na banda eu fiquei decepcionada por que tava na cara a falta de sintonia. Esse lance de ser fã é muito desigual. Eu sofri prá caralho. Hoje levo de boa. Parabéns pelo canal pelo trabalho.
É a primeira vez que eu vejo uma matéria falando sobre esse assunto de um modo tão completo e detalhado. E olha que ainda tem dois vídeos anteriores! Nunca fui tão bem informando sobre esse assunto.
Tem uma entrevista do Paulo Ricardo ( RPM) em que ele diz que o Gessinger pagou muito caro para ter o Direito de usar o nome da banda. O grande culpado pela dissolução foram mesmos o Gessinger e o Maltz, por serem imaturos demais diante de uma responsabilidade profissional de ter banda e gravadora,
Por mais que a gente goste da banda, 97% das bandas em todo o mundo são EMPRESAS e não aqueles amigos que tocam juntos e amam fazer isso, coisas que fãs não entendem. Foi bom enquanto durou, da mesma forma que milhares de outras bandas passaram da mesma forma...
Eu cresci ouvindo os Engenheiros. Passei a minha adolescência tendo sempre os Engenheiros como referência musical. Ainda hoje eu tenho todos os CDs e vez ou outra, escuto as músicas. Acompanhando esses vídeos ( na época não se tinha tanto acesso a notícias exclusivas daquilo que se queria saber), vejo como o Augusto foi maltratado pelo Humberto. Como foi humilhado. Augusto é um verdadeiro gênio da guitarra. Todo aquele sucesso dos Engenheiros, se deve ao grupo inteiro. Hoje, não acompanho o trabalho solo do Gessinger. No entanto, ainda sonho com a reunião do GLM.
Um detalhe que vc disse Júlio, no show bem Brasil sobre o fato do Humberto estar batendo no baixo: É como se fosse para o Augusto aumentar o tempo, pois a música estava lenta. Ah, parabéns pelo vídeo!!! Muito bom mesmo!😊
Caraca Júlio Ettore, que trabalho sensacional!! Q delícia de vídeo, super ilustrativo, debulhando de forma ampla e irrestrita sobre essa história do Engenheiros... Parabéns pelo canal!!
Na minha opinião, o Engenheiros só foram uma banda de destaque por dois motivos, as composições do Humberto e pela guitarra do Augusto Licks, que muito antes da banda, já era um musico conhecido e conceituado aqui no Rio Grande do Sul. Eu assisti os engenheiros antes do Augustinho entrar, e soava como uma bandinha de garagem, a partir dele, a história ficou outra. O Humberto teve uma atitude muito babaca com o Licks na época, mas pelas declarações de hoje, parece que se arrependeu. Os dois guitarristas que entraram na banda, o Ricardo Horn e o Fernando Deluqui além de fracos, contribuíram para o fim, pois imagina trocar o Augustinho por esses dois vira-latas, tanto é que ai começou o racha entre o Maltz e o 1berto! Eu acho que depois do Licks, o Gessinger não teve mais tanto êxito no seu trabalho, pois um completava o outro.
Amo a formação GLM! Tem muita coisa boa nos discos deles, citações políticas, psicológicas, que tbm contribuíram na minha formação (era adolescente na época). Esse era o universo de quem era adolescente nos anos 80, 90...Diferença tremenda do lixo q se ouve hj. Mas tô passada mesmo c o gênio do Humberto. Nossa, como ele era difícil de se conviver!!
Gostei muito desse vídeo e principalmente do canal! Parabéns pelo vídeo sensacional que foi feito, ótimo trabalho. Em relação a banda, sou muito fã dessa banda e até engraçado que é minhas duas bandas preferidas são tão distintas Engenheiros e Charlie Brown. Bom não pude viciar essa época pois não era nascido mas cresci ouvindo a banda e apaixonei depois de ouvir Refrão de Bolero do acústico mtv e de lá pra cá não parei mais. Moro há uns anos no interior da Bahia e a falta de shows de rock é absurda e no auge em que eu estava de ouvir tanto engenheiros fui surpreendido com o show do HG na minha cidade em 2014 e fui e foi um dos melhores shows da minha vida. Por tanto já pesquisei e já fui atrás de muitas coisas da banda que sou fã e é indiscutível o EngHaw antes e depois do trio GLM. Claro que teve músicas boas mas você sente a diferença na musicalidade e também nas letras. Sou fanzaço do HG para caramba mas reconheço e muito as atitudes erradas dele, HG é um gênio e para mim um dos melhores músicos e um dos mais inteligentes do Brasil mas sua personalidade é péssima (repetindo sou muito fã dele). Esse vídeo, livros e entrevistas dos próprios músicos mostra que de fato o pior da banda foi o Maltz que pra mim mostra que tinha um ciúmes absurdo em cima de Licks e ainda mais pq o Augusto veio depois e tinha o dom e o Maltz nunca foi tão bom fazendo sua parte (meu ponto de vista). Acho que o Maltz levava muita coisa de negativo do Licks para HG e como o HG era o líder da banda e por ter mais afinidade e confiança no Maltz, o tornava mais cuzao ainda. Nítido ver que o Maltz foi o pior só pelas as entrevistas que ele deu falando do Licks e as de HG não foram tão pesadas. Em compensação o HG foi cuzao demais nos shows com Licks, uma atitude vergonhosa do HG por ser um cara tão bem educado, mostrou sua inferioridade nesse quesito. O Licks ficou sempre na dele, fazendo sua carreira e infelizmente desde que Licks saiu o EngHaw só teve um disco bom que foi o Acústico MTV em 2004 de resto foram muito ruins os discos/álbuns da banda. Obviamente o acústico mtv regravação das músicas que fizeram sucesso mas foi bem feito, versões que casaram bem diferente de outras regravações e versões deles mesmo que ficaram horríveis. Enfim, vejo que HG ainda tem receio ou orgulho de tentar reconciliar com Licks, o Maltz pra mim não faz diferença alguma, só mostrou o quão falso foi não só com Augusto mas pode pegar depoimento de várias pessoas que presenciaram humilhações que ele já fez com pessoas ao redor. Muito obrigado pelo vídeo, eu como fã da banda achei sensacional, parabéns pelo trabalho.
A gente que gosta da banda sempre pensamos em uma volta, que nunca irá acontecer. Mas, se isto acontecesse, seria além de tudo um resgate do Rock Nacional.
Julio, vc é demais. Sempre tratando com seriedade as bandas que você nos mostra com uma ótica e detalhes que a gente não tem. Sempre adorei Engenheiros e continuo ouvindo. Parabéns 👏🏼
Obrigado, sr. Licks. Graças a você, ao Maltz e ao Gessinger, houve momentos muito bons e memoráveis para a música nacional dos anos 80. Casamentos - onde há muito mais amor, cumplicidade e sexo - não duram para sempre, o que se dirá de uma banda de música? O término é, por vezes, algo inevitável. A lição que fica é a triste e dura verdade: dê o seu melhor em tudo o que estiver fazendo, e tente controlar o seu maligno orgulho, porque isso é o maior inimigo de todo e qualquer homem. Quando as brigas começarem, quando as disputas por dinheiro e por bens falarem mais alto, quando tudo cair no silêncio de porfia e de traição, pode ter certeza que só o que ficará de pé serão as boas obras, serão os bons momentos, serão as belas canções lançadas. Dessa banda E.H., aliás, foi só isso o que nos restou para a posteridade...
O Humberto dizer que não quer uma reunião porque "não guarda boas lembranças daquela época" é no mínimo uma atitude egoísta da parte dele. Ele tem que olhar "para fora" também e enxergar o tamanho do legado que eles deixaram. Engenheiros do Hawaii tem, até hoje, uma legião de fans, que com essa reunião certamente desencadeariam uma "revolução" na música e no espírito brasileiros. A nossa geração que cresceu ouvindo "Infinita Highway, Exército de um homem só, Piano bar, refrão de bolero" e tantas outras músicas que ficaram guardadas para sempre nos nossos DNAs e hoje, não encontramos mais essa essência. Necessitamos disso; principalmente nesse momento em que o nosso país precisa, mais do que nunca, de esperança e de Renascimento. Ele tem que se reunir com o Augustinho e com o Carlos, para conversarem, pedirem perdão e se perdoarem; e eles tem que voltar juntos para a estrada por uma boa temporada! Ele não tem ideia do quanto isso será bom para eles, para as suas almas e para os seus corações. Joga esse "peso" fora, Humberto! Vem pra Highway!😂
Na prática pelo q vemos o Humberto era o "dono da banda", ela batia de frente com todos, o Augusto era o mais tranquilo e foi injustiçado com uma saída prematura. Bastava fazerem umas reuniões de terapia. Pelo q percebi o desgaste e o estrelismo foram subindo, chega num ponto q o vocalista quer testar "coisas novas" e diz, ah já sei, vou trocar de banda, tira um, tira outro, geralmente é assim.
Nitidamente o Augusto foi injustiçado! O melhor músico do trio.
Jason newsted do Brasil
Todos eram nota 10 amigo.
Menos amigo , 1berto é gênio.
Verdade. Tanto que depois da saída do Licks a banda acabou
E por muitos anos a gente achando que houve apenas desentendimento banal ou mero desinteresse dos caras para voltar com a formação.
Em 1996 o Carlos lançou o álbum “A Irmandade Interplanetária”. Para adquirir o álbum você tinha que ligar para um número DDD de Brasília. Fiz contato e para minha surpresa me atendeu o próprio Maltz. Primeira pergunta: E aí, Carlos? E os Engenheiros? Carlos: Acabou né cara... Os Engenheiros são o Humberto.
Humberto conseguiu acabar com os engenheiros.nos shows ao vivo ele inventava demais.mas os engenheiros é uma das boas bandas de rock que ainda consigo ouvir até hoje 👍
@@luizpaulodittertdittert8555 Versões que no início eram interessantes. Funcionou muito no Acústico MTV (2004) e ajudou o HG a se tornar um ótimo multi-instrumentista. Depois virou um saco ouvir as dezenas de arranjos/versões de cada canção. Nem preciso mencionar a encheção de saco que é aquela harmônica. Eu simplesmente não consigo mais ver shows do HG depois de 2008, embora reconheça a qualidade musical dele e dos músicos contratados.
@@rodrigoscheuer Mano achava que era só eu que detestava essas versões, meu caso de horror é mais antigo. Comecei pegar ódio quando fui na gravação do 10.000 destinos...tava muito animado, a galera vibrava horrores imaginei que seria como reviver o disco "Alívio Imediato" putz foi o pior show que já fui na vida. Como eu disse antes eu estava mega hiper ancioso para este disco, anos antes fui ver o Bem Brasil 1995 no Sesc na tour simples de coração e 1999 Tchan radar e ficou gravado eternamente como os melhores shows históricos, mas dai no ano seguinte ele dá dessas. Parecia um.morto no palco.
Os Engenheiros davam uma de Pink Floyd em tdo.. até mesmo em briga na justiça pelo nome da banda entre o guitarrista e o baixista.
@@CelsoHenriqueKaiser Verdade. Bem lembrado.
Parabéns, Júlio! Depois de quase 30 anos seu vídeo traz várias coisas as claras, fazendo justiça a Augusto Licks! Este, profissional ao extremo, apenas se retirou. Baixarias não combinariam jamais com sua ética. Nos perdemos seus solos, os Engenheiros perderam sua identidade, mas ele nunca perdeu seu caráter.
Quando rolou a turnê do álbum Tchau Radar, o Humberto foi dar uma entrevista a uma emissora local onde uma amiga minha jornalista trabalhava. Sabendo disso levei meus vinis para ele autografá-los. O Gessinger chegou 1h antes de entrar ao vivo e foi o tempo que passei conversando com ele. Confesso que os 5 primeiros minutos foram os mais longos da minha vida, devida a barreira introspectiva dele, mas aos poucos fui conduzindo a conversa e ele foi baixando a guarda. Com uns 20 minutos de papo ele já estava relaxado e rindo. Mas ele ficou bem desconcertado quando toquei no assunto da saída do Licks. O Humberto citou como um casamento sem sexo que estava desgastado e que provavelmente não haveria uma reconciliação futura. Eu percebi in loco que ainda rolava um misto de mágoa, raiva e até uma certa vergonha de como tudo aquilo terminou. Sem dúvida foi uma conversa bastante reveladora pra mim e um fim de tarde que vou guardar pra sempre na memória!
Mister, que depoimento fantástico. Realmente HG tem essa introspecção. Ele convive com isso, arrisco até dizer que ele tem total consciência dessa limitação dele e de certa maneira se esforça para que isso nao o domine. Realmente HG viveu um inferno (que nós nem Augusto entendemos) nos últimos tempos de GLM e Depois da separação. Ele não não consegue ainda pensar numa maneira de se conciliar com Augusto. A volta do trio não é mais importante do que eles um dia se entenderem, se arrependerem e se perdoarem
@@camilozahar6899 Sábias palavras ao final Camilo. Eu também acho isso. Eu tive o privilégio de ver a turne do GLM e vi shows com outras formações e nada supera aquele trio no palco! Os caras tinham uma coesão absurda e o Licks tocava por 2 guitarristas ao vivo!
Quanto ao meu encontro com HG esse foi singular devido eu ter tido 1h disponivel com ele. Já as duas vezes que o reencontrei foram na fila de autógrafos do lançamento dos livros que o Gessinger escreveu. Inclusive meu violão foi autografado nesse dia. Só espero um dia poder conhecer o Augusto pessoalmente. Graças a ele eu resolvi tocar guitarra.
Cara, eu já conversei com o HG em duas oportunidades e, sim, ele é tão tímido que não desenrola quase nada nas conversas kkkkk mas o cara sempre foi educado!
@@evaneojunior9200 entao isso explica o que ocorreu na oportunidade que eu tive de conversar com HG, que nao soube me dar uma resposta coesa e coerente apenas sobre as letras das musicas feitas na deca de 80/90 e uma comparação com o momento atual.
@@duanatopduana5309 entendo perfeitamente kkkkk
Augustinho é gigante, um espírito superior. Humberto e Carlos com certeza sentem uma pontada na consciência rememorando esse período.
Penso que Humberto e Carlos se envergonhem desses episódios hoje. Eu, como fã dos dois, me envergonho por eles.
@@marcelo3282 É isso, nos dá vergonha alheia.
Augustinho Carrara
o Humberto não deve se importar, não...
Humberto é gênio... e esse tipo de pessoa fica puto quando ele dá o gás pra melhorar, e vê que os outros não acompanham. Os 3 começaram a banda aprendendo a tocar, do meio pro fim o Humberto já era o melhor músico dos 3 disparado e isso subiu à cabeça dele. Por isso ele destratava o augustinho. Depois não fez igual, mas tinha o mesmo sentimento com o Maltz... não achava que ele tinha nível pra tocar junto com ele....Porém, é como eu ví uma entrevista do Bruno ( da dupla bruno e marrone falando) dizendo que o Leonardo falou pra ele parar de tratar o MArrone Mal, pois antes de se juntar com o marrone, ele não era nada. Só estourou como Bruno e Marrone, então o Marrone é importante pra dupla, talvez sem o Marrone ele nunca teria explodido.... Faça a analogia com o caso dos engenheiros depois que tiraram o Augusto... a banda morreu. Nunca mais foi a mesma, nunca mais teve um sucesso estrondoso como na época GLM, e eles só perceberam a cagada depois que viram que pra substituir o augusto tiveram que socar na banda mais 3 caras que eles não conheciam nem tinham intimidade!! Se fuderam de verde amarelo e vermelho!!!
Pessoas geniais são sempre difíceis. Trabalhos geniais raramente duram mais do que 10 anos. Beatles, Pink Floyd, Deep Purple, Guns n Roses. Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda. Tivemos sorte por eles terem se aguentado por 7 ou 8 anos. Vida que segue.
Essa formação foi tão surreal, tão perfeita que 29 anos depois estamos aqui lendo, relendo, ouvindo o que já sabemos e que não cansamos, uma coisa certa estamos aqui porque ainda acreditamos numa "volta" dessa formação para uma despedida digna e que no fundo sabemos que nunca irá acontecer! Parabéns pelo vídeo.
realmente seria muito bom se essa formação voltasse, acho que teria um ótimo álbum e fechamento digno para o engenheiros do Hawaii.
Antes de se desligar de Augusto e
depois do Carlos o Humberto deveria
ter se lembrado dos versos compostos
por ele mesmo: "Toda Forma De Poder
é Uma Forma De Morrer Por Nada".
"Ouça o que eu digo.... Não ouça ninguém" kkkkkkkKkkk
Esse tal de Humberto aí... Sempre foi conhecido como super arrogante. O cara parece paranóico
O ser humano Humberto não tem nada a ver com o compositor Humberto Gessinger, o que rezam as letras dos Engeneiros estão muito mais próximas do ser humano Augusto Licks que do HG, por mais incrível que possa parecer
Vim do futuro pra dizer que Maltz e Licks irão fazer uma reunião e um show em 21/04/2024 no Bar Opinião em POA
Quase acertou
E o1berto deve estar se mijando de rir.....😊
@@ArmandoRibeiro-pl1wué um senhor de 60 anos ele não seria tão infantil quanto sua imaginação pueril sugere.
São só dois ex parceiros de banda tocando velhas canções que ajudaram a construir se apresentando ao seu público. Não há nenhum demérito nisso.
Esse comentário do nível de leitor de revista de fofoca diz mais sobre vc do que deles
Vim de um.futuro mais adiante pra lhe dizer que depois desse show já houve vários outros em outros estados...
Digo mais! O mais músico dessa banda sem desmerecer ninguém, Augusto era o mais talentoso. Mais foda. Mais técnico. Mais foda!
O Licks sempre foi icônico. Tanto pelo talento quanto pelo estilo. O jeito de se vestir e se se comportar dava um contraste mto legal. Um dos melhores do país e meu preferido da banda. Completamente injustiçado.
Infelizmente, eles "mataram" o Licks com a sua demissão da banda. Isso nos privou das coisas que o Licks poderia ter feito e produzido. Hj, vejo o tanto que a saída do Licks foi ruim para os engenheiros; na realidade, foi o fim da banda. Nunca consegui escutar as outras formações, não por ter tomado as dores do Licks, pois naquela época nem tínhamos informações do que acontecia, mas, sim, por achar que a banda e a carreira solo do HG nunca mais foi a mesma.....Augsto foi o "melhor engenheiro". Licks estava na sua melhor fase quando foi demitido, tocando muito. Fico pensando no monstro da guitarra que ele seria se tivesse continuado na música....
@ISG aí é questão de gosto. Há pessoas que gostam mais do azul; já, outras, preferem verde. Outro ponto: é uma opinião minha, a qual pode não exarar como uma verdade absoluta para as demais pessoas. Na realidade, nem desejo isso, pois pouco me importa o que os outros acham do que eu penso.
Quando o Licks saiu, a banda mudou o estilo e perdeu um pouco o rumo. Meus discos preferidos dos Engenheiros, são os discos com o Licks. Ali a banda tinha uma identidade foda! Mas, como tudo na vida tem seu porém e seus porquês.
Licks poderia ter tentado começar uma banda ou ter entrado em uma ja famosa. 94 essa epoca era complicado para o rock nacional mas Licks poderia ter tentado se reinventar. Se ate o baterista do Nirvana consegiu se tornar super asyro depois da morte do Cobain, Licks poderia ter ao menos tentado
@@Rhezoloution concordo, mas o que percebo nas entrevistas recentes é que houve um trauma muito grande. Infelizmente, ele reagiu dessa forma.
@@danielrogeriopaixao7224 concordo!
Para quem não conhece o Carlos Maltz, uma vez, na escola superior de educação física em Belém-pa nos anos 90 na divulgaçãodo disco GLM, chovia bastante e abriram as portas um pouco antes do show começar, ele (Maltz) humilhou um roadie (com direito a palavrões etc.) apenas porque o rapaz havia afastado uma parte da bateria pela falta de espaço no palco... todos ficaram olhando aquilo sem acreditar que uma pessoa (Maltz) tivesse esse comportamento com seus colaboradores... se ele está bancando hoje o "humilde", o "simples", o "bom moço"... não sei se devemos acreditar, ainda mais depois desse vídeo, onde da para confirmar a personalidade desse cidadão... Augusto Licks não merecia passar pelo que passou, também mostrou que era tão fundamental para a banda que, depois de sua saída, a banda perdeu muito do brilho e da criatividade nas guitarras...Carlos Maltz deve está colhendo os "frutos" do que plantou na vida artistica se achando "o cara".... vida longa a Licks!!!
Não presenciei nada rs, mas de cara, vendo esses vídeos, já conclui que o Maltz é o principal causador do início do fim do EH
Superestimado, arrogante e com o ego inflado, vai se saber prq
Augustinho fez o certo, é o HG, outro desequilibrado
Talento? Todos têm, mas o interior dessas dois, não me passa nada bom
Eu não sou fã. Conheço algumas músicas acho legal e fizeram muito sucesso. O que eu sempre soube e via muitos falaram é eles era arrogantes principalmente o Humberto
Falou tudo e mais um pouco. Concordo em gênero, número e grau
- Em Belem sempre chove muito!
😳
Acho que o Humberto não tem o dom de se manter em grupos de certa forma essa experiência fez mal a ele e as pessoas ao seu lado e ele deve saber disso muito bem defeito ou qualidade somos ser humano cada um do seu jeito!
Maltz era limitado, licks era genioso e Umberto era o ego em pessoa, eu acho. Fórmula perfeita para implosão de qualquer trabalho.
Volto a dizer: engenheiros antes e depois do Licks
Humberto solo é de ‘lascar o cano’
Briga entre três alemães porto-alegrenses. O melhor resumo da história.
Os alemães da Alemanha dariam risada de saber que três brasileiros se acham alemães só pq têm sobrenome de origem alemã.
@Erizann-nn7sc força, ponha um nome e um rosto. Assim podemos conversar como adultos.
@@rodrigoscheuer não tem como ter conversa adulta com fã babador de ovo de 1berto, O Alemão.
@@Erizann-nn7sc Sim, amigo, é que é esse mesmo o ponto. Mais triste que se achar alemão é ter inveja do pênis alheio representado por consoantes.
@@Erizann-nn7sc mas se eles são descendentes então eles fazem parte da comunidade teuto-brasileira porra, larga de ser idiota. Quem tem sobrenome sírio-libanes, ainda que seja neto de um, pode ter recebido um tipo de vivencia familiar de um jeito, quem é de família açoriana pode ter de outro jeito, quem é afro-brasileiro também e assim por diante.
Eu estava ansioso para saber como terminava esta história. Na minha opinião, o Humberto é um gênio como compositor mas muito escroto como companheiro de banda. O Augusto sofreu muito nas mãos dele e, o que é pior, sofreu publicamente e ainda foi caluniado via imprensa sensacionalista. Imaturidade, ego, não sei... só sei que, depois de acompanhar seus vídeos, Júlio, cresceu meu respeito e admiração pela postura ética do Augusto, que se recusou a entrar nessa baixaria que o Humberto e o Carlos promoveram contra ele e, a despeito de tudo que sofreu nas mãos dos dois, está disposto a uma reconciliação. Já quem mais.provovcou sofrimento e acabou com.o sonho é quem se mostra o mais irredutível.
Isso. Penso o mesmo. Mas, não seríamos assim? Não somos assim, como ser humanos? Cada um é bom em alguma coisa e ruim em outras.
@@jrfepe1 não somos! Fale por vc....prefiro ser um fracasso como compositor e um gênio com meus companheiros. Isso tem a ver com lealdade, respeito, etc.
me fez lembrar de um documentário sobre os Engenheiros, feito pela RBS gaucha, onde fica claro como o HG e o Carlos ficam zoando do Augusto Licks, zoeira de adolescente por causa de uma pasta que o Augusto carregava nas viagens e que não mostrava pra ninguem... bobeira se for analisar agora.;.. Licks é um guitarrista maravilhoso... nem sei de da pra comparar com o resto que tem pelo pais... ele é muito tecnico e de uma capacidade performática unica ....
Eu fui no show do Japão. Ainda vivo aqui. Engenheiros é para sempre 😎
Só tenho a dizer uma coisa... obrigado, nunca ninguém, nem uma canal de música do RUclips foi tão profundo assim
Abraços os fans dos ENGHAW agradecem
Esse vídeo virou um documentário parabéns cara eu adorei
E lá se foram 22min de muitas informações, mas, parece que passaram apenas 5min. Diversas pesquisas e todas colocadas em prática de forma cronológica e extremamente claras. Parabéns!!!
Ótimo vídeo! Cara, os caras falarem de falta de criatividade do Augusto é só uma desculpa esfarrapada. O Maltz era um baterista limitado, e a banda antes e depois do Augusto, tinha uma guitarra muito básica, alguns bons guitarristas, mas que não tinham a mesma capacidade de criação do Licks. Uma banda em trio é muito complicado vc preencher a harmonia das músicas, principalmente ao vivo, e isso o Licks fazia muito bem.
Ele e limitado ate hoje!!
@@jorgereispereira6973 Com ctz
Augusto sempre foi uma referência , com a saída dele os engenheiros nunca mais foi o mesmo
Uma pena mesmo, os três estão vivos e um retorno do trio original com certeza seria um grande presente a todos os fãs dessa grande banda...
Um dos maiores guitarristas do Brasil. Musico talentoso e inventivo.
Mereceu os reparos.
Ele era uma um David Guilmour da brazilis
Humberto diz que não rola porque guarda mágoas daquela época... Enquanto isso todos nós fãs incondicionais não perdemos as esperanças de vermos a volta do maior Power trio que esse país já teve...
Mágoas que ele mesmo provocou...
Esse Humberto sempre foi arrogante de mais. O cara se achava muito
Aí vai chegar o dia da morte de algum dos integrantes e vai ter discursinho bonitinho em relação ao "amigo querido", vide o que aconteceu com André Matos. Humberto é muito orgulhoso e arrogante.
Cara!! Muito obrigado! Seu canal é a DESCOBERTA de 2023!
Humberto sempre foi uma pessoa difícil, as coisas tinham que ser do jeito dele, dentro do seu controle, ele conseguia dominar o Malts que não tinha personalidade nenhuma, Porém o Licks tinha uma personalidade muito própria e definida, e não podia ser controlado, pode ser que era exatamente isso que no fundo incomodava o Humberto.
Estava no Show da USP e no Olimpia (último show do Augusto). Foi tenso demais!!!!
Fiquei feliz em vê depois de tantos anos o Humberto gessinger agradeceu a Augusto Link durante um show meio que se retratou em público isso ja faz uns anos. Infelizmente quem perdeu foi a banda
O que rolou com o Augustinho foi uma das maiores injustiças do rock nacional
O que me atrai nas músicas dos Engenheiros é justamente a guitarra de Augusto. Ele foi a alma da banda.
É triste ver que a banda não conversava, que não conviviam bem. Eu sempre entendi o lado do Augusto. Não consigo entender o que ele fez para os outros se irritarem tanto. Apesar de eu gostar muito do Carlos, não apoio as atitudes dele daquele momento. Ele errou, mas se arrependeu, é um grande ser humano. O Humberto é uma incógnita completa. Ele é recluso até hoje. A esposa viaja sozinha. Ele mal sai de casa. É o jeito dele. Um intelectual, bom coração, é refinado espiritualmente, reflete sobre si, sobre os seus erros. Não é contundente em suas afirmações, exercitando o estado de espírito de ter dúvidas. Eu posso ouvi-los juntos todos os dias, nos discos. Se eles voltarem, em uma turnê, seria para eles se acertarem, não pelo público. Mas vejo chance zero disso ocorrer.
Bela análise da personalidade do trio GLM. O Humberto é um gênio, e parece que paga um preço alto por isso.
O que você falou sobre o Humberto é basicamente o que eu penso também. Não consigo enxergá-lo como escroto, estúpido, egocêntrico. Vejo ele como uma pessoa que, mesmo se vivesse por 100 anos e 3 encarnações (se existir) ainda não vai se encontrar. Ele é complicado por si só. Não é muito sobre os outros. Coisas que vemos sobre ele não viajar com a esposa, sobre, naquela época, não ter telefone em casa e tantas outras coisas que já vi ele falando me levam a crer que ele é uma pessoa um tanto angustiada, como se não se encaixasse em lugar nenhum. Em uma entrevista que li ele falava sobre sua rotina. Falava que dormia de madrugada e acordava às 11h. A essa altura a Adriane já tinha saído pra fazer as compras e pago as contas. No fim ele diz que morava em frente ao shopping Iguatemi e que só de ver o estacionamento já ficava cansado. Em outra matéria ele dizia que um astrólogo amigo dele disse que ele, Humberto, tinha nascido muito velho. E que agora, com mais de 40 anos, estaria chegando na adolescência (uma espécie de Benjamim Button - quando o filme nem havia sido lançado ainda). São peças que você vai juntando e percebendo essa imagem angustiada do Humberto com o mundo e com ele mesmo. Pessoas assim não conseguem conviver em um ambiente coletivo por muito tempo. Talvez a passagem do Augusto ter durado tantos anos, tenha sido o máximo que o Humberto conseguisse aguentar. Finalizo com admiração à Adriane por aguentar esse cara por tantos anos. Ela, sim, é o norte dele. Sem ela ele pira, com certeza.
@@ccaaguiar 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O real problema do GLM era justamente a falta de profissionalismo, transparência e sinceridade entre eles.
Comunicação interna dentro de uma banda é fundamental para que tenha uma vida longa.
Eu vejo como exemplo disso a Banda Resgate que tem mais de 30 anos com a mesma formação inicial.
@@danielbezerra2912nunca vi falar... O nome "Resgate" me soa como nome de Banda gospel...
Sou fã do legião e dos engenheiros
Marcaram a minha vida
Fico imaginando o quão dificil foi para o Licks todo esse tempo no engenheiros. E ainda ser chutado dessa forma. Cara, é muito sofrimento!!
Minha vontade é de abraçar o Augusto quando eu penso nisso
Foi muito resiliente pra conseguir lidar com tudo isso e tentar seguir em frente
@@clessdesign8131para não apenas lidar com tudo Isso, mas principalmente lidar com tamanha dignidade!
O augustinho ainda tem muita lenha para queimar! Bora Augusto !voce transborda talento e inteligência, por favor não nus prive mais, continue e realise os seus projetos ,estamos juntos com voce! Por favor, Acorda Augusto!!!!!
Que vídeo fascinante. Onde mostra como foi realmente a saída do Licks.
Isso mostra mais ainda como o Licks foi o mais profissional de todos ali, tentando que a banda tivesse uma continuidade mesmo sabendo que o momento entre eles estavam piorando ainda mais.
Queria mas queria tanto que esses vídeos do Júlio pelo menos tocasse o coração do Humberto, deixando um pouco desse orgulho de não querer mais fazer uma reunião da formação GLM. Sei que pode parecer ingenuidade da minha parte em acreditar um pouco nisso, mas essa volta do trio seria algo tão emocionante de se ver, mostrando que podemos sim dar a volta por cima e deixar o orgulho e as coisas ruins para trás. Até por que a vida é só uma e que acaba muito rápido e então será tarde demais.
HG sempre se achou um Midas, todo mundo estava errado, menos ele. Quem viu o início, o meio e o final do grupo notou percebeu claramente isso, e a tentativa de fritar o Licks ficou claríssima, utilizando o CM como escudo.
Eu sou músico, se um membro da banda me tratasse assim feito o Humberto eu o mandaria pra casa do caralho. E sairia do show na hora. Liks foi a alma criativa que faltava e falta na banda até hoje.
Triste saber que o Humberto era tão egoísta. Pena do Augusto, ele não merecia.
Enfim esse episódio foi esclarecido! Esse foi o vídeo mais completo que eu já vi sobre toda essa situação... 30 anos depois a gente, finalmente, entendeu o que se passou.
Uma pena ...
Foi a melhor fase da banda, as melhores músicas, foi o período do sucesso de fato.
E são aquelas músicas, que eu ouço até hoje.
Augusto sempre será meu favorito! Genial.
BELO DOCUMENTÁRIO PODIA PASSAR NA NETFLIX....🙌😳😲 PARABÉNS JÚLIO DESVENDOU O FIM DA BANDA COM PROVAS
Sempre gostei muito dos EngHaw, de todas as formações, todos os discos. GLM é aquela formação que todos amam, como eu.
Acabei assistindo o show do Sesc, o Augusto sempre em uma atitude submissa, parece até com certo medo, o Humberto completamente alterado, nervoso e o Carlos claramente com medo das atitudes do Humberto... Um dia normal para um sonho que vira um negócio 😃
Augustinho era claramente o melhor músico, um guitarrista muito bom, marcante e contribuía muito para a identidade sonora da banda. O som muda, pra pior, quando ele sai.
Acho bizarro o incomodo dos outros dois com vida pessoal do Augusto,uma vez que era solteiro,era livre, e acho extremamente natural ter companhia,o que na minha visão não mancha a imagem de ambiente familiar da banda,uma vez que era solteiro,jovem e famoso,obviamente colheria os frutos,que vão naturalmente além do reconhecimento musical...
Ai qd inicia um relacionamento sério tbm se incomodam,não faz sentido.
O Que Não Houve Nessa Banda,
Foi Alguém Que Dialogasse
Para Que A Mesma Não Chegasse
Ao Fim
Até Porque Ás Músicas São Boas!!
Olha esse vídeo pode ser qualificado como um dos melhores de todos os tempos sobre uma banda de rock nacional. Mil vezes obrigado, Julio. Isso merecia um prêmio no nivel de um 'Emmy'.
Essa série não pode acabar nunca!!!
Nunca imaginei ter tanta informação de minha banda favorita. Conheci os Enghaw nos anos 90 já separados, mas era uma época escassa de informações. Ter acesso a essas informações de qualidade, mais de 20 anos depois, faz a gente entender com maturidade que somos todos desiguais ou mais iguais que os outros, cheios de defeitos humanos demais, incluindo nossos ídolos.
(Aos 10:26) esse lance do Humberto bater no contra-baixo com força foi para tentar dizer que o Augusto estaria tocando fora do tempo, uma vez que as pancadas que ele dá lembram o click de um metrônomo.
O Augusto é um músico espetacular e super criativo. Duvido que ele tenha esrrada o tempo.
Acho que Humberto achou que o Augusto puxou muito lento. Bateu no baixo para forçá-lo a acelerar o andamento, mas a forma foi um tanto rude.
Foi exatamente isso.
Percebi exatamente isso!!
Caramba, que vídeo top e trabalhoso. Parabéns. O lado jornalístico e investigativo foi no ponto máximo. Importante isso, principalmente nos dias atuais.
FOI MUITO TRISTE O QUE AUGUSTO LICKS PASSOU NESSA ÉPOCA MAIS GRAÇA A DEUS ELE SUPEROU ESTÁ AI DE NOVO
Os EngHaw foram do 1 disco até o FGCA. Com início, com o Pitz, e o q o EngHaw se tornou passa, obrigatoriamente, pela presença do Licks, com seus timbres de guitarra. O EngHaw foi até a saida dele. Depois se tornou a banda do Humberto. O Humberto foi o q agiu com mau caratismo aí. Esse show do Bem Brasil é antológico mas a vergonha q o Humberto fez ali foi totalmente constrangedora. Entendo a fase extremamente criativa do Humberto. Mas a banda devia ter parado. Não há quem aguente passar todo ano lançando disco e saindo em turnê. Como Augusto não se sentia "com voz ativa na banda", não pode ser esse cara q falasse: Vamos dar um tempo. Vamos parar 6 meses, 1 ano. Humberto e Maltz não tinham maturidade pra isso. Sem o Licks os EngHaw não chegariam onde chegaram.
Estive no show do Engenheiros no Olímpia, em 96, era o Simples de Coração, a banda com Horn, Deluqui e Casarim era incrível, eu vi muitos shows e aquele foi um dos melhores da vida, mas a galera infernizou o Humberto desde a primeira música gritando "Augustinho", já no Bizz, ele pega o violão pra tocar parabólica e diz: "Eu fiz essa música com um amigo, quer dizer, espero que ele ainda seja meu amigo", vendo o vídeo, ter ouvido isso agora me soa muito mal. Ele deveria voltar, nem que só pra dar uma engordada na aposentaria dos manos.
Uma das piores coisas que pode acontecer com um ser humano é perder a gratidão. Se o Engenheiros são todos os fãs e todos os músicos que tocaram, faria todo sentido uma reunião com a formação GLM, para celebrar coisas boas do passado e até mesmo homenagear Licks e Maltz, inclusive na parte financeira. Mas parece que pro Humberto, Engenheiros é só ele mesmo.
Que canal top. Sério mesmo. Augusto Licks é a alma dos Engenheiros do Hawaii. Depois que ele saiu perdeu a graça.
Esse centéssimo show do Bem Brasil foi excelente.
Nunca fui grande fã deles. Porém…o grupo acabou com a saída do Licks. Ele tinha uma personalidade muito marcante.
Excelente trabalho viu.
Quando o Deluque entrou na banda eu fiquei decepcionada por que tava na cara a falta de sintonia. Esse lance de ser fã é muito desigual. Eu sofri prá caralho. Hoje levo de boa. Parabéns pelo canal pelo trabalho.
Teus vídeos só tem um defeito....
Eles terminam!!!! Bom demais te assistir. Parabéns pelo belo trabalho!!!
Essa formação faz parte de nossa cultura , se bem que toda essa história daria uma ótima série...
Augusto é um músico formidável. O ego de Humberto não o suportava por perto.
Depois desse vídeo, entendi de fato pq trio não se reuniu mais. Obrigado pelo excelente vídeo, Júlio!!!
Eu ainda tinha esperança do trio se reunir, mas agora não mais.
Acho que foi a melhor explicação do fim nem mesmo os integrantes em entrevista explicavam Tão bem por isso os fãs ficavam esperançosos com a volta
@@PauloGutemberg123 Infelizmente!
@@rodrigorodrigues8572 Exatamente!
Augusto sempre foi o mais profissional dos três, a questão do Humberto pode ter sido um misto de crise de ansiedade com ego inflado
É a primeira vez que eu vejo uma matéria falando sobre esse assunto de um modo tão completo e detalhado. E olha que ainda tem dois vídeos anteriores! Nunca fui tão bem informando sobre esse assunto.
Os discos da era glm se tornaram ícones.
A revolta dos dando-se, O papa é pop , várias variáveis e glm se tornaram obra prima do rock nacional
Tem uma entrevista do Paulo Ricardo ( RPM) em que ele diz que o Gessinger pagou muito caro para ter o Direito de usar o nome da banda.
O grande culpado pela dissolução foram mesmos o Gessinger e o Maltz, por serem imaturos demais diante de uma responsabilidade profissional de ter banda e gravadora,
Excelente vídeo, muito esclarecedor para os fãs da formação GLM dos Engenheiros. Obrigado e sucesso, Júlio! Você merece!
Por mais que a gente goste da banda, 97% das bandas em todo o mundo são EMPRESAS e não aqueles amigos que tocam juntos e amam fazer isso, coisas que fãs não entendem. Foi bom enquanto durou, da mesma forma que milhares de outras bandas passaram da mesma forma...
Eu vi esse show do Bem Brasil no RUclips,e nunca tinha me ligado desses detalhes da treta
Canal sensacional,parabens pelo trampo
Quando a verdade vem à tona, realmente, muda toda a forma de ver as coisas...
Bastava umas férias e o trio estaria aí até hoje. Nitidamente um esgotamento natural causado pela rotina.
Eu cresci ouvindo os Engenheiros. Passei a minha adolescência tendo sempre os Engenheiros como referência musical. Ainda hoje eu tenho todos os CDs e vez ou outra, escuto as músicas. Acompanhando esses vídeos ( na época não se tinha tanto acesso a notícias exclusivas daquilo que se queria saber), vejo como o Augusto foi maltratado pelo Humberto. Como foi humilhado. Augusto é um verdadeiro gênio da guitarra. Todo aquele sucesso dos Engenheiros, se deve ao grupo inteiro. Hoje, não acompanho o trabalho solo do Gessinger. No entanto, ainda sonho com a reunião do GLM.
Esse trio pra mim foi a melhor formacao de uma banda de rock nacional, os tres sao excelentes
Um detalhe que vc disse Júlio, no show bem Brasil sobre o fato do Humberto estar batendo no baixo: É como se fosse para o Augusto aumentar o tempo, pois a música estava lenta. Ah, parabéns pelo vídeo!!! Muito bom mesmo!😊
Este canal está trazendo tantas histórias icônicas que só tenho a agradecer por tanto esforço.
Caraca Júlio Ettore, que trabalho sensacional!! Q delícia de vídeo, super ilustrativo, debulhando de forma ampla e irrestrita sobre essa história do Engenheiros... Parabéns pelo canal!!
Na minha opinião, o Engenheiros só foram uma banda de destaque por dois motivos, as composições do Humberto e pela guitarra do Augusto Licks, que muito antes da banda, já era um musico conhecido e conceituado aqui no Rio Grande do Sul. Eu assisti os engenheiros antes do Augustinho entrar, e soava como uma bandinha de garagem, a partir dele, a história ficou outra. O Humberto teve uma atitude muito babaca com o Licks na época, mas pelas declarações de hoje, parece que se arrependeu. Os dois guitarristas que entraram na banda, o Ricardo Horn e o Fernando Deluqui além de fracos, contribuíram para o fim, pois imagina trocar o Augustinho por esses dois vira-latas, tanto é que ai começou o racha entre o Maltz e o 1berto! Eu acho que depois do Licks, o Gessinger não teve mais tanto êxito no seu trabalho, pois um completava o outro.
Amo a formação GLM! Tem muita coisa boa nos discos deles, citações políticas, psicológicas, que tbm contribuíram na minha formação (era adolescente na época). Esse era o universo de quem era adolescente nos anos 80, 90...Diferença tremenda do lixo q se ouve hj.
Mas tô passada mesmo c o gênio do Humberto. Nossa, como ele era difícil de se conviver!!
Gostei muito desse vídeo e principalmente do canal! Parabéns pelo vídeo sensacional que foi feito, ótimo trabalho. Em relação a banda, sou muito fã dessa banda e até engraçado que é minhas duas bandas preferidas são tão distintas Engenheiros e Charlie Brown. Bom não pude viciar essa época pois não era nascido mas cresci ouvindo a banda e apaixonei depois de ouvir Refrão de Bolero do acústico mtv e de lá pra cá não parei mais. Moro há uns anos no interior da Bahia e a falta de shows de rock é absurda e no auge em que eu estava de ouvir tanto engenheiros fui surpreendido com o show do HG na minha cidade em 2014 e fui e foi um dos melhores shows da minha vida. Por tanto já pesquisei e já fui atrás de muitas coisas da banda que sou fã e é indiscutível o EngHaw antes e depois do trio GLM. Claro que teve músicas boas mas você sente a diferença na musicalidade e também nas letras. Sou fanzaço do HG para caramba mas reconheço e muito as atitudes erradas dele, HG é um gênio e para mim um dos melhores músicos e um dos mais inteligentes do Brasil mas sua personalidade é péssima (repetindo sou muito fã dele). Esse vídeo, livros e entrevistas dos próprios músicos mostra que de fato o pior da banda foi o Maltz que pra mim mostra que tinha um ciúmes absurdo em cima de Licks e ainda mais pq o Augusto veio depois e tinha o dom e o Maltz nunca foi tão bom fazendo sua parte (meu ponto de vista). Acho que o Maltz levava muita coisa de negativo do Licks para HG e como o HG era o líder da banda e por ter mais afinidade e confiança no Maltz, o tornava mais cuzao ainda. Nítido ver que o Maltz foi o pior só pelas as entrevistas que ele deu falando do Licks e as de HG não foram tão pesadas. Em compensação o HG foi cuzao demais nos shows com Licks, uma atitude vergonhosa do HG por ser um cara tão bem educado, mostrou sua inferioridade nesse quesito. O Licks ficou sempre na dele, fazendo sua carreira e infelizmente desde que Licks saiu o EngHaw só teve um disco bom que foi o Acústico MTV em 2004 de resto foram muito ruins os discos/álbuns da banda. Obviamente o acústico mtv regravação das músicas que fizeram sucesso mas foi bem feito, versões que casaram bem diferente de outras regravações e versões deles mesmo que ficaram horríveis. Enfim, vejo que HG ainda tem receio ou orgulho de tentar reconciliar com Licks, o Maltz pra mim não faz diferença alguma, só mostrou o quão falso foi não só com Augusto mas pode pegar depoimento de várias pessoas que presenciaram humilhações que ele já fez com pessoas ao redor. Muito obrigado pelo vídeo, eu como fã da banda achei sensacional, parabéns pelo trabalho.
A gente que gosta da banda sempre pensamos em uma volta, que nunca irá acontecer.
Mas, se isto acontecesse, seria além de tudo um resgate do Rock Nacional.
É por isso que quando o Augusto Licks saiu da banda, os Engenheiros só foram ladeira abaixo.
Muito legal, esse vídeo. Esse programa livre é o segundo de 93, o primeiro é o que eles falam do início da turnê em Sorocaba.
Julio, vc é demais.
Sempre tratando com seriedade as bandas que você nos mostra com uma ótica e detalhes que a gente não tem.
Sempre adorei Engenheiros e continuo ouvindo.
Parabéns 👏🏼
Obrigado, sr. Licks. Graças a você, ao Maltz e ao Gessinger, houve momentos muito bons e memoráveis para a música nacional dos anos 80. Casamentos - onde há muito mais amor, cumplicidade e sexo - não duram para sempre, o que se dirá de uma banda de música? O término é, por vezes, algo inevitável. A lição que fica é a triste e dura verdade: dê o seu melhor em tudo o que estiver fazendo, e tente controlar o seu maligno orgulho, porque isso é o maior inimigo de todo e qualquer homem. Quando as brigas começarem, quando as disputas por dinheiro e por bens falarem mais alto, quando tudo cair no silêncio de porfia e de traição, pode ter certeza que só o que ficará de pé serão as boas obras, serão os bons momentos, serão as belas canções lançadas. Dessa banda E.H., aliás, foi só isso o que nos restou para a posteridade...
*Não sabia que o Humberto era tão estrela assim*
O Humberto dizer que não quer uma reunião porque "não guarda boas lembranças daquela época" é no mínimo uma atitude egoísta da parte dele. Ele tem que olhar "para fora" também e enxergar o tamanho do legado que eles deixaram. Engenheiros do Hawaii tem, até hoje, uma legião de fans, que com essa reunião certamente desencadeariam uma "revolução" na música e no espírito brasileiros. A nossa geração que cresceu ouvindo "Infinita Highway, Exército de um homem só, Piano bar, refrão de bolero" e tantas outras músicas que ficaram guardadas para sempre nos nossos DNAs e hoje, não encontramos mais essa essência. Necessitamos disso; principalmente nesse momento em que o nosso país precisa, mais do que nunca, de esperança e de Renascimento. Ele tem que se reunir com o Augustinho e com o Carlos, para conversarem, pedirem perdão e se perdoarem; e eles tem que voltar juntos para a estrada por uma boa temporada! Ele não tem ideia do quanto isso será bom para eles, para as suas almas e para os seus corações. Joga esse "peso" fora, Humberto! Vem pra Highway!😂
Belo trabalho de pesquisa! Bela síntese! Imparcial... direta nos fatos... sem paixões. Obrigado!
Augusto é único. Representa algo que os grandes músicos tem, o Dom e a sensatez.
O que noto é que os três foram amadurecendo com o tempo. Natural do ser humano.
O Augustinho é super carismático e pelo jeito nunca guardou mágoas pelo que aconteceu.
Cara ...me dá pena ficar sabendo desses detalhes...
Putz... Quanta informação. Parabéns, Júlio.
Faz logo vídeo sobre a saída do Maltz.
A tua maneira de fazer esses videos, é incrivel.
Muitas desculpinhas, mas a verdade é que sacanearam o Licks. Humberto não é fácil.
Cara, sensacional o vídeo. Que trabalho de respeito. Jornalismo de verdade. Parabéns.
Acompanho seu trabalho há algum tempo mas não tinha assistido a esse vídeo especificamente. Verdadeiro jornalismo! Jor