Monogamia 2 (fidelidade vs cumplicidade)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024
  • A gente tinha feito um primeiro vídeo sobre a coisa da monogamia e eu fiquei pensando muito no assunto e resolvi tentar fazer um segundo vídeo...

Комментарии • 73

  • @sabrinafernandes9776
    @sabrinafernandes9776 6 лет назад +33

    Fez muito sentido. Me trouxe até, posso assim dizer, um certo alívio sobre. E o mais bacana nos vídeos, é sentir a honestidade de vocês no falar, no sentir, no se expôr. Valeu casal. Abraços

  • @raiomorningstar5042
    @raiomorningstar5042 5 лет назад +20

    Por que quando envolve sexo ameaça tanto?
    Cara, que reflexão foda! 🙌

  • @amandaborges8114
    @amandaborges8114 5 лет назад +8

    Uma das perguntas que mais assombra as pessoas monogâmicas talvez seja: e se elx encontrar alguém e acabe perdendo o sentido ficar comigo?
    E eu costumo pensar que, se não faz mais sentido ficar com alguém, por que ficar? Se não faz sentido ficar comigo, por que ficar?
    Não que vc esqueça a pessoa, passe a odiá-la ou se arrependa de tudo que viveu ao lado dela etc. Mas se em um dado momento deixa de fazer tanto sentido, por que eu deveria me forçar ou forçar o outro a permanecer ali?
    "Ah, mas e se for só uma fase ruim", "Ah, mas e se a gnt só se destendeu e se perdeubum pouco?".
    Bom, acho que se ambos estão dispostos a reinventar o relacionamento ou resgatar aquilo, nada impede que o façam. E se estão com essa postura ou algo semelhante a isso, significa que não deixou de fazer sentido. Relacionamentos são construção e tem hora que a gente erra a mão do cimento, da água ou esquece de rever o alicerce...mas se ainda fizer sentido tudo isso pode ser ajeitado.
    Amores podem ser eternos ou não. Assim como relacionamentos podem se reinventar ou simplesmente ter fim.
    Talvez nunca seja uma situação completamente confortável aceitar que as coisas podem terminar ou mudar e provavelmente não se vá ter tanta serenidade quando tivermos que de fato lidar com uma situação assim. Mas faz mais sentido respeitar o fim dos ciclos ou forçar a mim ou ao outro continuar vivendo algo que já não lhe cabe?
    Tenho um relacionamento aberto há dois anos e meio. Nunca havíamos tido um antes. Mas foi uma escolha incrível e tem sido muito enriquecedor até hoje. É uma construção, uma descoberta e uma reinvenção quase diária e nós estamos sempre conversando sobre como nos sentimos e sobre tudo que vivemos antes e agora. Um dia pode ser que vire um relacionamento fechado ou não. A gente não sabe. Mas temos muito orgulho em dizer que nosso relacionamento nos fez e nos faz crescer muito individualmente e como casal. E o mais importante, estamos juntos porque escolhemos estar e porque faz total sentido.
    Ele é o amor da minha vida!
    Adoraria conversar com vcs sobre isso porque acho um tema incrível deses que não necessariamente convergem para uma cerdade universal, mas que suscitam reflexões extremamente úteis individual e coletivamente.

    • @__geiltonmelo
      @__geiltonmelo 3 года назад

      Acho os relacionamentos atuais muito frágeis. No início, na paixão, há toda uma projeção que a gente faz do outro, criando alguém relativamente perfeito na nossa cabeça. Com a convivência, aquela projeção vai se desfazendo, porque ela não era o outro, ela era só uma projeção que eu fazia do que eu achava legal ali, e toda aquela coisa junta parecia mágica. É por isso que quando há essa quebra "normal" da projeção, as pessoas por vezes terminam os relacionamentos porque "não é mais como era antes" - o que nunca será msm, pois ni início a projeção é muito forte, mas com o tempo ela se rompe, passa, e agora a gente lida com o real, com a pessoa em si. "Não é mais como era antes" significa "não é mais como eu idealizei que fosse/seria. E isso não é necessariamente ruim, mas esbarra no amor líquido, onde o que não tá de acordo com o que eu quero (ego total e somente ele importa), eu rompo.
      O receio que sinto em condutas não-monogâmicas é, por exemplo: entro num relacionamento aberto com o cara "1", passo 1 ano, a projeção cai, eu fico causalmente com o cara 2. acabo criando certo envolvimento decorrente também de projeção. Na minha cabeça, caída a projeção, o que eu tenho com o cara 1 é bom, mas não é mais o que era antes. Já com o cara 2 tá parecendo legal, agitado, animado, e começando haver projeção e envolvimento decorrente de relação e identificação - uma identificação que se mostra verdadeira no início por conta da projeção, e aí vem a vontade - que alguns denominam de desejo - de TROCAR por esse algo, agora e aparentemente, MELHOR.
      Em resumo, meio receio é a proximidade da não-monogamia ao amor líquido, onde eu "descarto" o cara 1 porque saí com alguém que a identificação - no início, projeção obviamente - foi forte - sempre propício.
      Espero ter passado bem a ideia. Digitei correndo porque preciso ir pro trabalho. haha. Tchau.

  • @liciasouza5158
    @liciasouza5158 4 года назад +3

    Isso pra mim está sendo esclarecedor. E muito confuso. Acho que a grande questão é saber como lidar com a insegurança. Realmente não se pode saber como o outro vai agir.

  • @nikolleoliveira3427
    @nikolleoliveira3427 6 лет назад +11

    Ótimo vídeo, Emanuel! Incrível pensar no quanto é fácil e rápido a nossa capacidade de "pirar" quando percebemos que não temos o controle sobre o outro.

  • @alicecarvalho255
    @alicecarvalho255 6 лет назад +12

    NETFLIX: Quatro histórias de desejo. Recomendo.

  • @adrianavilaca4243
    @adrianavilaca4243 6 лет назад +16

    Fez todo o sentido. Eu tive um relacionamento aberto por cerca de quatro anos. Acho que foi a única pessoa que amei de verdade. Que fui loucamente apaixonada. Mas sabia que ele não iria ficar comigo e nem queria ficar com ele, pois eu enlouqueceria cada vez que ele saísse pela porta. Você realmente não tem controle sobre nada e nem sobre ninguém. A não ser que seja um louco e prenda a pessoa no pé da sua cama. Enfim fiz loucuras por ele e por mim. Não queria perder um momento sequer com ele por mais que soubesse que na noite anterior outra pessoa havia dormido naquela mesma cama. Vivi o que tinha que viver. Não me arrependo de absolutamente nada.

    • @Sofiadebu
      @Sofiadebu 5 лет назад

      "vivi o que tinha que viver" , muito bonito isso.

  • @stuartlima1414
    @stuartlima1414 4 года назад

    Nunca imaginei que uma situação assim ocorresse entre vocês pelo grau de maturidade que fica evidente !!! Mas nada deve ser tolhido, a não ser o sofrimento né ? Tudo que nos causa sofrimento numa relação deve ser conversado, não adianta “flertar” a modernidade e ficar se consumindo. Tudo pode e deve ser conversado sempre. Saudável é necessário. Adoro vcs 😉

  • @helensoares7968
    @helensoares7968 6 лет назад +24

    To quase usando o canal como terapia hein.
    Concordo com vc

  • @admjffelipe
    @admjffelipe 6 лет назад +20

    Quando nós falamos sobre o assunto “ monogamia “ profundamente , chegamos à conclusão de que ela não faz o menor sentido . Emmanuel , ótimas reflexões . Quando vc fala de mãe , acho que esse eh o ponto : levamos o medo do abandono da mãe para as nossas relações conjugais .

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 4 года назад +2

    Eu acho que o medo de perder alguém no fundo sempre está relacionado com o medo de não se sentir considerado por aquela pessoa. Eu diria que se fosse para vivermos nosso sentimento com total veracidade a única sensação que sobraria seria o medo, por o único caminho certo da vida é a própria morte.

  • @juliana_jesus
    @juliana_jesus 5 лет назад +3

    Vc é muito engraçado kkkkkkkkkkkkk, eu fico viajando em tudo isso que você disse também, é complicado, complexo...

  • @PaulaMarianoCarvalho
    @PaulaMarianoCarvalho 6 лет назад +20

    Eu sou emanuel kkkkkkkkkkkkk
    Td bem, existem outras pessoas e desejos e tudo mais, somos animais afinal rs, mas sério, eu vejo um respeito, uma admiração e amor pela pessoa q eu estou que todas as outras são outras (por mais que cada um seja único e tenha algo de especial, pq é claro q tem rs), eu quero estar com meu companheiro, não tenho vontade e necessidade de estar com outro no caso, qnd isso se torna algo q incomoda o outro e não foi conversado ai cada um segue seu rumo, pq são ideias e formas de encarar a vida diferentes. Não sei se consegui explicar rs, acho q não sou tão evoluída ainda p encarar isso c tanta naturalidade a ponto de eu aceitar no meu relacionamento ¯\_(ツ)_/¯ kkk
    Mas eu entendi o ponto que vc colocou no vídeo e sim, concordo c o comentário ali da helen, ta virando terapia isso aqui kkkk

  • @IrisLopesArt
    @IrisLopesArt 5 лет назад +2

    To maratonando vcs. Rs. Seguinte, eu vejo um problema prático na não monogamia que é o risco de DSTs! No caso, quando eu namoro monogâmico, gosto de os dois fazem os exames e tal e podem transar sem camisinha usando outro método anticoncepcional. MAS, numa relação aberta isto nunca poderá acontecer. Enfim... eu concordo com o que a Flor falou, o difícil é conviver sem compromisso, se houver o compromisso, a cumplicidade, a questão da monogamia pode ser secundária.

  • @juliagaldino8674
    @juliagaldino8674 5 лет назад +3

    meu deus foi muito bom ouvir isso tudo.
    é exatamente isso.
    é bom perceber a raiz de nossas vulnerabilidades

  • @marijacques_art
    @marijacques_art 5 лет назад

    Amei ... Colocou em palavras várias coisas que já fritei .... Obrigada... Organizou muitas questões pra mim

  • @larissalima4654
    @larissalima4654 5 лет назад +6

    Comecei o vídeo rindo terminei chorando

  • @milacastilho4998
    @milacastilho4998 3 года назад

    Claro que faz sentido! E quem dera as pessoas pensassem mais o porque estão sentindo algo, antes de se entregarem a esse sentimento, e melhor ainda, que dialogassem sobre isso com seus parceiros e ter certeza que não serão julgados! Hoje estou em uma relação nao monogâmica, morando junto com meu parceiro, mas entre decidir ser NM e tornar a ser realmente NM foi a base de muito diálogos como este por muito tempo. A lealdade esta ai, em escutar, respeitar e nao julgar a pessoa que esta ao seu lado, que o que outro sente, se vc buscar bem a fundo, vc tbm pode sentir! Quanto mais livre me sinto, mais feliz estou ao lado da pessoa que me deu a liberdade para ser eu mesmo! Espero que tenha feito sentindo tbm! Abraços!

  • @SuperSrking
    @SuperSrking 4 года назад +1

    Acho q pq os humanos querem algum grau da estabilidade e previsibilidade em todos os sentidos da vida, mas nem todos os humanos. Dai p alguns da certo a monogamia, o emprego fixo... E outros tem facilidade de arriscar mais e dai o poliamor, ser dono da própria empresa... Acho q não tem haver com o que o outro faz ou deixa de fazer, o que a gente quer colher são informações do quanto o outro se controla ou é impulsivo. Pq sabendo isso, a gente pode encontra alguma previsibilidade no controle ou impulsividade do outro.

  • @isoldacavalcanti166
    @isoldacavalcanti166 5 лет назад

    Ahh, que linha de raciocínio boa para ser considerada,pensada/refletida...Mas com toda certeza ir para a práxis a partir desse entendimento é complicado. Fez muito sentido pra mim, grata pelo compartilhamento! Vamos seguindo buscando esse autoconhecimento e fortalecendo as relações humanas.

  • @acso280701
    @acso280701 6 лет назад +3

    Fez total sentido! As suas angústias são bem similares às minhas. Já aceitei que não tenho nenhum controle sobre o outro, que ser monogâmico ou não monogâmico não assegura a gente de nada. Se o outro for nos deixar, vai nos deixar independentemente do controle que a gente tenta impor. Mas ó... sair do aspecto racional da coisa e não deixar o emocional nos dominar quando sentimos que não somos especiais e únicos na vida do outro... nuh, difícil demais! Acho que tem tudo a ver esse exemplo que você deu da sua mãe e de como você se sentia em relação ao amor dela pelo seu irmão, que fazia com que o amor dela por você não fosse mais "exclusivo". No fim das contas, em termos de relacionamento amoroso, acho que nós, os monogâmicos, somos crianças que não entendem que o fato de as pessoas que amamos também amarem outras pessoas não anula nem diminui o amor que elas sentem pela gente... Uma hora (tenho esperança) vamos crescer e toda essa bobagem não fará mais sentido rs.
    Ainda sobre isso, esses dias vi um post num instagram sobre psicanálise que acho que tem tudo a ver com isso, porque associa o ciúme a um resquício da nossa relação de apego com nossos pais e também à inveja (bem interessante): instagram.com/p/BiAWJ0ZnHVH/

  • @thaissteimbach9633
    @thaissteimbach9633 6 лет назад +2

    Acho que fez sentido sim. Aprendemos, desde a infância, que uma relação só faz sentido se for monogâmica ou nos parecer que é e que é isso que nos faz como indivíduos especiais um para o outro. Porém, quando descobrimos que o desejo não se encerra em uma pessoa e entendemos que o outro também passa por isso, a crença de especial vai para aquela relação almejada e construída.

    • @valeriadias931
      @valeriadias931 5 лет назад

      Acho que você precisa ler a bíblia pra entender o pq ser a dois.

  • @karina_amm
    @karina_amm 4 года назад +1

    Acho que me ameaça o fato de meu par ser uma pessoa muito bacana e o fato de eu achar que se ele estiver com outras pessoas eu não irei lidar bem com isso e também não vou encontrar outra pessoa que seja tão bacana quanto ele. É como o pensamento de que você pode perder a sua mãe, você se sente perdido só de pensar e sabe que ela é insubstituível!

  • @thaissete5391
    @thaissete5391 5 лет назад

    É bom ver alguém pondo isso em palavras faladas de um jeito subjetivo. Uma questão é q eu não paro pra pensar muito em certas coisas, pq elas já fazem suficiente sentido pra mim apenas sendo e vivendo. Certos desapegos são algumas dessas coisas. Mas, como tb convivo, é muito bom entender o outro. E o diálogo é um caminho rápido para isso, mais do que experiências e similaridade entre as vivências. Por falar em similaridade entre as vivências, acho q o ponto q vc tocou em 8:48 se conecta com isso.

  • @biketerapia-joaodavid1000
    @biketerapia-joaodavid1000 6 лет назад

    Boa reflexão, realmente nossa imaginação cria muitas coisas quando somos desafiados a somente a deixar fluir e aceitar que não temos controle sobre nenhuma outra pessoa, como hoje vivemos num mundo muito conectado, qualquer sumiço, falta de contato ou demora em responder uma mensagem faz a pessoa que estiver em casa imaginar o que deve estar rolando pra pessoa não usar o celular e mandar um simples oi! Rsssss....

  • @fabimacedo159
    @fabimacedo159 5 лет назад +1

    Penso como vcs
    Não suportaria um relacionamento aberto. No meu caso não conseguiria lidar com as brechas que a terceira pessoa deixaria na relação....E mais acho que duas pessoas (mulher/ homem) no meu caso já é complexo demais . Duas pessoas somadas duas famílias, os amigos dos dois, os trabalhos dos dois. Três ou mais seria multiplicar o caos . Pra mim seria insuportável . Me identifiquei muito com vcs

  • @anajuliafmonteiro
    @anajuliafmonteiro 6 лет назад

    Então, queria dizer que adoro as filosofias de vocês hehe. Mas sobre esse vídeo e o primeiro, gostei bastante dos dois e me identifiquei muito nesse dilema de "por que a gente sofre se o/a parceiro/a está com outra pessoa se isso é sempre uma possibilidade independente do arranjo". Inclusive, há uns anos li um texto que usava o argumento de que se a outra pessoa está beijando/abraçando/transando/cozinhando ou qualquer outra atividade com a outra, você não tem "menos" dela, não são atividades que fazem com que se "gaste a pessoa" (se faz sentido). E isso ficou muito tempo na minha cabeça, porque por muito tempo eu entendia racionalmente, mas não sei se me adaptaria na prática. Enfim, tudo isso pra dizer que amei a conclusão desse vídeo, de fazer as relações serem únicas etc. E é isso, né. Continuem com esses papos, porque tá bem legal :))

  • @Rodrigo_Duarte_cantor
    @Rodrigo_Duarte_cantor 4 года назад +2

    Fez sentido, mas terminou bem melancólico...rs. A questão agora é: como elaborar esse fato de, embora sermos únicos e a relação ser única, isso não satisfaça ao outro... Acho que passa muito pela nossa necessidade de sermos suficientes para nosso/a companheiro/a... E também pelo fato de o outro não ser suficiente para nós... A questão é elaborar isso.... Como faz?

    • @__geiltonmelo
      @__geiltonmelo 3 года назад

      Andei pensando nisso. Li que há vários tipos de relacionamento aberto. Um que me chamou a atenção, e que parece de certa forma satisfazer a questão trazida no seu texto, que em partes também é minha: relação aberta em que talvez não se saia com muitas pessoas - pra não viver na busca por sexo, tido como não saudável, final ele não é o centro da vida, logo n pode tomar conta da rotina; e que as pessoas com quem sair, fosse apenas para sexo, por ouro desejo sexual e, ao final, sem muita conversa, sem troca de telefone, sem conversa no whatsapp, sem buscar na rede social: apenas sexo e fim. Isso parece interessante, porque a ideia de que o meu possível namorado saia com alguém e se relacione, converse > crie vínculo maior com outra pessoa, é o que pra mim põe em risco a relação, é ele por algum momento ACHAR ter encontrado ALGUÉM MELHOR e me TROCAR. Observação: não acho legal pensar que há alguém melhor, porque isso em parte faz-nos desconectar da relação. Interessante pra mim seria: não achar que há alguém melhor - não há perfeição -, mas fazer da minha relação uma relação melhor, sem criar alternativa. No amor líquido é forte essa fragilidade nos relacionamentos, em que quando as coisas não estão como eu quero, eu rompo o vínculo com o outro e quero a relação. Puro ego.

  • @giulliadelnery772
    @giulliadelnery772 6 лет назад +3

    Adorei!!! Me identifiquei demais!

    • @floremanu
      @floremanu  6 лет назад +2

      que bom!!
      é um assunto infinito esse...

  • @arianesvilasboas
    @arianesvilasboas 4 года назад

    "óbvio que eu tô falando tudo isso pra chegar aí" kkkkkkkkkk

  • @vitormorttara
    @vitormorttara 5 лет назад +6

    Não existe uma relação melhor q a outra, monogamia não é melhor q o poliamor, assim como o poliamor não é melhor q a monogâmica. Eu não tenho q ser monogâmico, assim como não tenho q ser do poliamor. Quando eu estou ficando com uma pessoa já perco o interesse por outras, mesmo as outras pessoas sendo linda. Quando estou com alguém só estou com aquela pessoa e isso é algo natural para mim, mas eu tenho q ser do poliamor? Obviamente q não. Li um comentário de alguém dizendo q a monogamia não faz sentido, mas não faz sentido para quem? Para mim faz todo o sentido. O q nós temos q entender é q nós temos necessidades diferentes, alguns querem pegar geral, outros querem pegar só um e tá tudo certo. O importante é ser feliz. Só não concordo com essa coisa de acharem q casais q tem relacionamento aberto são mais evoluídos q os monogâmicos, sendo q até algumas espécies de animais se relacionam com o mesmo parceiro durante toda a vida, sem terem relação com outros.

  • @kassyss
    @kassyss 5 лет назад +1

    Nisso tudo o que fica é que o desapego é chave de tudo! 😉

  • @jessieads
    @jessieads 6 лет назад

    ótimo vídeo sobre limites e subjetividade de cada um. às vezes, parece até que o casal se torna uma pessoa só e esquecemos de enxergar/analisar essas situações tão pontuais em um relacionamento e como o/a outro/a vai se sentir.

  • @carolinacunha2483
    @carolinacunha2483 5 лет назад +1

    Interessante essas duas reflexões sobre monogamia. Acredito que é uma a monogamia é tendência da nossa evolução, está no nosso DNA a preocupação da garantia de preservação dos genes na prole. Sou meio preconceituosa com essa história de casamento aberto. Acho q isso é pra pessoas q querem ter alguém certo e poder sair por ai transando com quem aparece, tudo isso pra inflar o ego.
    Mt boa a reflexão. Adoro esse casal.

  • @cintracintra396
    @cintracintra396 3 года назад

    Achei interessante , vcs deveriam entrar em contato com a FE NOBRE, ela é atriz talvez a Flor até conheça, ela tem um casamento aberto, a pouco tempo!!! Esta no insta .
    Acho que seria interessante , fazer o contra ponto , ou entender o outro lado disso . Vcs são sensacionais, parabéns os vidios são ótimos !!!

  • @juliafurtado4340
    @juliafurtado4340 5 лет назад

    Que sensato, Manu. 💛

  • @arquivosod
    @arquivosod 3 года назад

    O pé do Emanuel 😍

  • @juliafleury4167
    @juliafleury4167 5 лет назад

    genial

  • @dai649
    @dai649 6 лет назад

    Ahh que difícil isso! Dilemas da vida! Não sei o que eu acho, não sou muito de ter ciúmes, de elaborar coisas na cabeça, imaginar que meu companheiro está me traindo e tal... Não sei, esse vídeo me colocou pra pensar.

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 4 года назад

    Manu não vou mentir, acho que teria exatamente o mesmo tipo de neurose. Olha eu já pensei e senti algo muito parecido com isso e é terrível.

  • @carolinamotta236
    @carolinamotta236 6 лет назад

    Algumas coisas começaram a acontecer comigo que eu tive que parar e pensar. Ainda não tenho respostas muito bem definidas, mas comecei a pensar que é uma questão de contexto histórico. Da mesma forma que muito mais pessoas não-hetero estão se assumindo muito mais gente está experimentando a não-monogamia. E não tô dizendo que todo mundo tenha que fazer isso, acho que depende de muitas variáveis. Mesmo. Mas sexualidade, inclusive nesse sentido, é um rolê de entrar em contato e desconstruir padrões pré-definidos.

  • @Mr05111956
    @Mr05111956 5 лет назад

    Esses conflitos acontecem em função do nosso ego exacerbado,acredito. E numa relação monogâmica, onde o conceito de "dois" se fundem em um só, tende a piorar! Como resolver? Talvez assistindo mais vídeos de vcs sobre o tema. Quem sabe, se juntos não descobrimos o caminho das águas...?????? Kkkkkkkkk

  • @rosanasantos7141
    @rosanasantos7141 5 лет назад

    Ah...quem ama, liberta!

  • @priscilanunesdasilva9729
    @priscilanunesdasilva9729 6 лет назад

    Gente pelo amor de Deus parem de ser lindos . Que casalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.... Quero trabalhar um dia com vocês ... Beijosss

  • @genilsonmoreiradantas8906
    @genilsonmoreiradantas8906 Год назад

    Assim como fiz um comentário no primeiro vídeo vou fazer aqui também........pra mim essa coisa do contrato de um casamento monogâmico foi imposto pela sociedade, e vc foi criado nesse regime,,, mais essa questão é bíblica..... Aparti daí o monogâmico foi imposto e transformado em pacto social....

  • @fernandaschuldt1809
    @fernandaschuldt1809 6 лет назад

    Você falou tudo que eu sempre pensei sobre isso, obrigada hahahahaahahaha

  • @marcovendramel4158
    @marcovendramel4158 5 лет назад

    Sensacional

  • @karinaangolini2674
    @karinaangolini2674 5 лет назад

    Que vídeo incrível :)

  • @renatadavila9399
    @renatadavila9399 6 лет назад

    Fez muito sentido!

  • @joananaranjo5770
    @joananaranjo5770 6 лет назад

    Fez sentido 😂👍🏿 ❤️

  • @diasdeflavio
    @diasdeflavio 5 лет назад +4

    Não sou apto a dar uma opinião, mas se esse não for o verdadeiro compromisso da monogamia eu realmente não entendi muito sobre o sentido de Um casamento!

    • @vitormorttara
      @vitormorttara 5 лет назад +7

      É o q a algumas pessoas dizem: "quer se comportar como solteiro? Então fica solteiro". Eu, por exemplo, quando estou em um relacionamento não sinto atração por outras pessoas. Então acredito q a monogamia tbm pode ser algo natural e instintivo para vários relacionamentos. O q talvez esteja faltando são as pessoas entrarem esclarecidas dos seus limites em uma relação.

    • @__geiltonmelo
      @__geiltonmelo 3 года назад +1

      @@vitormorttara Não sente sequer desejo sexual por outras pessoas?

    • @__geiltonmelo
      @__geiltonmelo 3 года назад +1

      O casamento é uma construção social, relativamente legal até. Mas acredito que o ponto seja: o que está de acordo com a minha natureza? O ser humano veio primeiro, depois criou-se o casamento. Ele foi criado pra mim de acordo com a minha natureza? Será que não há uma ingerência da cultura que, de certa forma, influi e nós, e consequentemente nos condiciona moralmente a isso?

    • @vitormorttara
      @vitormorttara 3 года назад +1

      @@__geiltonmelo com certeza, mas sempre seremos influenciados pelo meio e tempo em que vivemos, não tem como fugir disso, então sou influenciado, assim como vc tbm é e todas as outras pessoas tbm são. Realmente o casamento é uma construção cultural, assim como todas as relações humanas são, a ideia de família, de amizade, de ética... Se hoje eu decidir que quero viver uma relação aberta tbm vou estar sendo influenciado de alguma forma, mas eu não gosto dessa ideia que alguns tentam passar de que a poligamia é a solução dos problemas na vida de um casal e q a monogamia é a fonte de todo mal. O que pode manter uma relação saudável é a maturidade e comunicação entre as pessoas envolvidas. Vc tem maturidade para lidar com as adversidades da sua relação aberta ou fechada? Tudo tem consequências boas e ruins. Dentro da minha personalidade e entendendo quem sou sei que me adapto melhor na monogamia e se um dia eu resolver ter relações abertas tá tudo certo, mas hoje, para mim, uma relação aberta não funciona. Algumas pessoas colocam muita importância sobre o sexo e eu não sou um animal irracional que preciso estar transando com várias pessoas para estar feliz e realizado, para mim a vida é mais que sexo. PARA MIM, cada um no seu quadrado, até pq não tem certo ou errado. Acho que cada um deve viver suas próprias escolhas sem se preocupar com a opinião dos outros, sem julgar ninguém e nem forçar nada na vida do outro.
      Respondendo sua pergunta: quando estou me relacionando com alguém continuo vendo que outras pessoas tbm são bonitas, mas não tenho tesão. O meu tesão está na profundidade da relação, além do sexo, e quanto mais pessoas vc agrega na sua vida, sinto q mais rasa a relação vai se tornando, mas isso é minha opinião, é claro.

  • @luisa.nobrega
    @luisa.nobrega 6 лет назад

    😍😍😍😍

  • @adrianarivas2234
    @adrianarivas2234 5 лет назад

    Acho que você matou a charada.

  • @barabaloira
    @barabaloira Год назад

    Permita-me corrigir... Vc não consegue lidar com o desejo qdo é reprimido! À partir do momento q vc enxerga desejo, olha pra ele, não o encara como uma ameaça e alimenta esse desejo de modo q ele não te domine. É como o arquétipo do centauro. O homem domina o animal interno. Se vc domina seu animal interno ele não vai devorar vc! Pelo contrário, vai trabalhar ao seu fvr!

  • @aliceteles4624
    @aliceteles4624 6 лет назад +1

    Então porque ficar junto? Se é para ser apenas mais um??

    • @LD-kd7gc
      @LD-kd7gc 6 лет назад +2

      Você começa a conhecer uma pessoa, e pensa "nossa, que legal ficar perto dela, me sinto bem, gosto de como eu sou quando estou com ela, e meus objetivos estão alinhados aos dela", e ela pensa o mesmo. Então vocês escolhem ficar juntos, não porque a vida não faz sentido sem o outro, ou porque vocês são um só, e sim porque a vida fica mais divertida, ou leve, ou seja lá o que você preza, quando vocês estão se relacionando.

    • @LD-kd7gc
      @LD-kd7gc 6 лет назад +2

      Você pode ter vários irmãos e amar todos eles, de forma diferente, porque cada um é um. Você pode ter vários amigos e ainda assim amar cada um deles, e claro, de formas diferentes, porque cada relação é única. Amor é amor, e um amor não anula o outro

    • @LD-kd7gc
      @LD-kd7gc 6 лет назад +1

      @@danielarios1001 leia acima

    • @LD-kd7gc
      @LD-kd7gc 6 лет назад +2

      @@danielarios1001 não é desculpa pra homem não, sou mulher, e namoro com mulher. Nosso relacionamento é aberto, o que eu quis dizer é que não afeta meu amor por ela ficar com outras pessoas, e caso eu ou ela se apaixone por alguém, não vai afetar o nosso amor. Então como duas adultas que se amam a gente pode escolher se vai viver a paixão com outra pessoa, ou o nosso amor maravilhoso e já super maduro, com várias e várias conquistas. Eu assumo meu namoro com ela porque amo minha vida com ela, ela não é só mais uma na minha vida, ela é a pessoa que eu escolhi e eu sou a pessoa que ela escolheu. Eu tenho plena certeza que ela esta comigo por que me ama.