Adoro seus vídeos. Já entrei em discussões diversas vezes com meus amigos liberais e sempre acabo descoordenado nas minhas argumentações por falta de dados ou informações históricas, mas eu sempre consigo aproveitar as brechas e inconsistências da defesa liberal que eles pregam. Sou jurista e discuto sempre com um contador e outro gestor financeiro. Quando eu assisto seus vídeos fica claro que eu não estou louco, como já me disseram, e que eram essas as informações que me faltavam pra compreender o cenário econômico -histórico que levou nações ao desenvolvimento ou subdesenvolvimento.
Administração e Contabilidade são dois cursos totalmente neoliberais. O curso de ciências econômicas tbm é, mas tem eletivas de economia crítica que ajudam ao estudante entender que economia não é Física.
Bom, fiz administração e sou social-democrata (para o horizonte/objetivo de sociedade) e novo-desenvolvimentista (como método para chegar), claro tenho noção que a maioria que faz adm. não é, mas enfim, te indico "Como os países ricos ficaram ricos... e porque os países pobres continuam pobres" do Erik Reinert
Nesses casos, eu recorro ao argumento da autoridade e indico o André e o Elias para que a pessoa possa ouvir uma explicação melhor que a minha. Mas aos poucos estou entendo melhor os argumentos liberais e os motivos pelos quais eles são equivocados. Muitas vezes somos atacados por tantos lados, que sempre teremos uma brecha de conhecimento que vai ser explorada, tipo se você souber muito sobre China, a pessoa vai falar "e a Venezuela? E cuba?"
A forma como essa mulher fala é muito envolvente. Quem não tem muito conhecimento em economia ou retórica é bem sucetivel a comprar o discurso dela. Vídeo mais do que necessário! Só me resta dar like e começar a seguir!
Eu adoro ver os teus reacts porque sempre quando vejo esses videos do liberais me soa estranho mas eu não tenho as ferramentas pra explicar o porque, teus videos ajudam muito.
Exatamente. Os reacts da galera da física me ajudaram muito a fundamentar meus argumentos contra pseudociências. E me muniram para eu identificar seitas de charlatões a distância! Hehe sou muito grata ao André Roncaglia por ter abraçado essa função. Os reacts são muito instrutivos. Ainda mais quando o discurso mentiroso segue o mesmíssimo script.
verdade, queria ver se nascessem pobres, estudassem em escolas precrizadas e fossem explorados até a última gota de sangue por empresários de grande porte honestíssimos, depois vir aqui e defender esse cancro de liberalismo e neo-liberalismo, porém ninguém fala que o próprio liberalismo e inclusive seus fundadores, defendiam a tal propriedade privada, defendiam a escravidão negreira, já que não eram a favor da liberdade do indivíduo, mas defendiam somente a propriedade privada, e devido aos escravos serem propriedade de um senhor, era lícito a escravidão, pois o senhor pagou pelos escravos, e eles pertenciam ao seu seu senhor, como uma propriedade.
O que beneficia o pobre? O conhecimento para ele mesmo sair dos seus problemas ou ficar dependente de esmolas do Estado? E se não votar naquele político da bolsa fica fora do programa
@@alexnogueira6791as grandes fortunas na grande maioria tiveram o Estado paternalista dando um empurrão. Isenções e incentivos a perder de vista, dívidas perdoadas, imposto regressivo, Aí populismo é dar uma migalha para alguem comprar arroz e feijão.
@@marcelbarcellosazevedo5371 O sucesso da empresa se deve ao empresário e seus funcionários, não foi o Estado que criou a empresa, só rouba por meio de impostos
@@andreroncaglia Prof. Roncaglia, parabéns e muito obrigado pelos seus vídeos de react! São muito bons, didáticos e um serviço de utilidade pública, como o companheiro aí disse. Por favor, se tiver um tempo poderia assistir e fazer um react a este vídeo do Instituto Millenium, onde o ex-secretário Salim Mattar e o ex-presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco advogam em favor da privatização da empresa. Penso que é muito importante que economistas desenvolvimentistas o refutem/contra-argumentem. ruclips.net/video/dmSQ4NIrkI0/видео.html
Excelente! No livro " 23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo" o autor explica bem como os países ricos e hoje liberais, usaram fortemente o protecionismo para enriquecer.
Um react de excelente qualidade! Não posso deixar de relatar meu sentimento de tristeza pelo nível intelectual que o Brasil tem alcançado no debate público (mainstream/mídia). Esses porta vozes ignoram a história! Nenhum dos argumentos se sustentam quando analisamos mais profundamente. Usam exemplos descontextualizados! Pegam curtos momentos da história para viabilizar a ideologia, mas sabemos quando se trata de avaliar seja o sucesso/progresso ou a pobreza/desigualdade de um país, necessariamente precisamos conhecer quais as bases, fatos históricos que os tornaram o que são atualmente. E, quem gosta dessa "intelectualidade" brasileira (libertina) são as nações desenvolvidas que não desejam que os pobres tenham ideia de como se desenvolveram.
@@blenoalisson1356 caralho, vc é um gênio sem igual, incrível sua compreensão de mundo embasada em ciência de alto nível. Uau. Fenomenal. Monstro refutador. Para bens.
Sobre Roraima tem outro ponto: especialista sobre imigração dizem que mesmo com a vinda de venezuelanos para o Brasil, nós não tivemos, nem temos um problema migratório. Uma das causas para isso é que entre Brasil e Venezuela existe o que chamam de fronteira morta. Uma fronteira o de não há cidades ou habitantes próximos. A Colombia, sim, foi afetada
Só um detalhe: o Chile já tinha renda per capita maior q a brasileira antes do Pinochet e dos chigago boys. Ou seja, esse sucesso do liberalismo chileno é tbm questionável por isso.
O foco deles não é discutir ideias e buscar soluções pros problemas..O foco é defender um pacote ideológico, como bem disse o André...Esse discurso ideológico é amplamente defendido no nosso país, porque esse modelo se encaixa muito bem em um país de tradição escravocrata que nunca sequer aceitou discutir as heranças de um processo violento de escravização no país...O que está entranhado no subconsciente dessa gente é que o pobre é pobre por ser uma criatura inferior intelectualmente...uma "raça inferior"...por essa razão ele não enriqueceu...Pra esse pessoal, a raiz da pobreza na América Latina, po exemplo, não tem a ver com os processos históricos que contruiram essas desvantagens econômicas, mas sim com uma suposta "inferioridade" dos povos de origens não europeias...
Exatamente! Lembrei sabe de quem? Do Deus dos liberais, Milton Friedman, procure um vídeo aí no RUclips dele falando sobre o colonialismo, o cara defende na maior cara de pau! Ainda fala “os africanos ainda não tinham feito nem a roda” “os EUA nunca teve colônias” “a Inglaterra tinha mais gastos do que receita com a Índia”. Mds, como deixaram um sujeito desse ficar famoso?
Não viaja cara, você realmente acha que toda a classe média e rica do pais veio de filhos de senhores de engenho? Está de brincadeira né? O problema da pobreza começa na cultura e a cultura brasileira é um perpetuador de pobreza... Acredito que seja o maior fator mesmo... Enriquer é um processo complicado onde você precisa renunciar a recompensa do agora para depois e se as pessoas não tiverem um bom motivo para isso não o farão... E o que praticamente todo mundo diz, nasceu pobre morre pobre, o de cima sobe o de baixo desce etc... e assim ficamos gastando tudo o que temos no prazer imediato porque no final nada muda né? E não vem com essa que não dá para guardar nada, porque tirando os casos de pobreza extrema, na maioria dos casos dá sim... Eu conheço favela, frequentei casa de amigos de lá muitos anos, inclusive pessoas lá que ganhavam 3 vezes mais que eu na época... enfim... Convivi com dezenas de pessoas e muitas estudaram e guardaram o pouco que sobrava e investiram nelas mesmas e hoje são classe média.
@@demitrimasters Você é um gênio e não sabe..O Brasil não é um país desenvolvido, porque aqui só esbanjadores, gastam tudo que tem e não poupam nada. Como ninguém percebeu isso antes???
@@augustouruguaiana é um cópia e cola de todo discurso liberal, parece difícil pra eles pensar fora dessa caixa aonde tudo se resume ao dinheiro e ao moralismo que eles possuem e afirmar ser o caminho natural do ser humano porém só se aplica a elite branca
Seria legal realmente um vídeo dedicado e amplo sobre o caso da Argentina. Eu na minha ignorância pensava que os graves problemas que eles possuem vinham do governo Kirchner. Ótimo vídeo novamente professor, forte abraço e sucesso.
Problema da Argentina, Venezuela e Brasil é o déficit público e no caso brasileiro Paulão Guedes está sabendo conduzir a economia e finanças públicas de maneira a inflação não explodir.Já Argentina e Venezuela estão sendo incompetentes.
E são mesmo, o problema é que populismo a curto prazo é gostoso, só que a cobrança depois é alta... Macri tentou arrumar a casa e o remédio é amargo, Não fez o que deveria ter feito porque não teve apoio e coragem sei lá, ai voltaram para o populismo que é gostoso no inicio e foi mas agora vem a ressaca e CHOROUUUU...
Na cabeça dessas pessoas, as questões econômicas são tão fáceis de se resolver, da forma bonitinha e organizada que eles encontram nesses manuais de liberalismo. Fala-se tanto mal do Estado, mas, na hora das crises econômicas, como a de 2008, é ele o primeiro a socorrer a iniciativa privada, isso pra não falar das inúmeras empresas/indústrias que se desenvolveram a partir da iniciativa estatal, posso citar como exemplo a CEITEC aqui no Brasil. O Lacombe, como todo maluco ideológico, coloca um rotulo maldoso na Amanda, para que as pessoas apontem o dedo e digam "tá vendo, ela só defende isso porque simpatiza com o socialismo". As questões são bem complexas, mas estou adorando aprender com o professor André, tem sido gratificante fugir dessas simplificações. Abraço!
34:00 Até pouco tempo eu tinha a mesma visão do Lacombe e da Renata Barreto, mas eu era adolescente. Como esse pessoal com acesso a informação não consegue enxergar o obvio?
Parabéns prof André. Conheci seu canal pelo prof Elias Jabbour e estou adorando a forma acessível que você explica economia. Obrigada pelo grande luz de esclarecimento.
André, parabéns, muito feliz por vc produzir pra gente um conteudo com tanta qualidade. Pra mim é um mistério este canal não ter pelo menos 30 vezes mais inscritos!!
Não tem mistério. Grande parte da população não tem interesse em temas mais complexos. Não por acaso Whatsapp, Instagram e Tiktok fazem tanto sucesso aqui, é só refletir sobre o conteúdo que transita nessas redes.
@@ClewertonCoelho, não é nem questão de interesse, é questão de que a maioria das pessoas são sabotadas pelo sistema e por isso não têm capacidade para compreender tais assuntos dessa forma "acadêmica" que é discutida.
@@diego-matos eu diria que existem os desinteressados, os incapacitados e os que são ambos. Aí sobra uma parcela interessada e capacitada, que tudo indica ser a minoria da população.
Como sempre xonteudo de qualidade nao tem tanta visualização como esses charlatões. Parabéns Andre vamos crescendo de pouco em pouco precisamos muito desse conhecimento
Grande André Roncaglia! E sensacional ter acesso a programas como o seu! Li outro dia numa matéria eu acho que do Santander sobre o PIB do Chile, fiz umas continhas de padaria aqui e constatei que mais de 50% do PIB do Chile vem das Estatais chilenas e seus efeitos na economia! Já tinha visto isso em outra matéria, mas não encontrei mais! Se realmente mais de 50% do PIB é gerado pelas Estatais em especial a do cobre, que liberalismo é esse que vive dos resultados das Estatais?
e isso é puro racismo (ou Nazismo mesmo) mal desfarçado! eles falam isso porque a França hoje, se bobear, é um país com mais negros e pardos, cheio de muçulmanos. Pra eles isso é decadência!
Isso pq o atual presidente Macron, é de direita. Para esse povo estilo Lacomve, tem q ser extrema direita mesmo, aí fica bom, mas... " aiiim, nao me chame de nazista, pq nazismo é de esquerda"...😜🤪🥱😴😴🐂🐂🤖🤖🐂🤖🐂🤖
De verdade precisamos divulgar todos esses que nos ajudam a explicar onde estão os erros do discurso. E que apelos discursivos eles usam. Desconstruindo.
Mais um vídeo excelente, André. Será devidamente compartilhado. Precisamos fazer esse vídeo e os outros reacts que vc prepara rodando para valer nas redes sociais.
O problema no Brasil e na América Latina são as instituições políticas que governam para as classes dominantes. Isso sim gera cada vez mais desigualdade.
Camarada André, bendito seja o da que descobri teu canal e do Elias! Conteúdo fodastico bicho, to aprendendo horrores contigo. Santa sabedoria, paz e bem cara!
André, você é muito paciente, necessário e imprescindível para esclarecer a diferença entre teorias econômicas e ideologias de riqueza fácil ou picaretagem de gente sem qualificação.
Magnifico trabalho de AR. Realmente ele está construindo um modelo de economista a serviço de seu povo. Era o ideal de Conceição Tavares. Ela dizia que nossa obrigação primeira era socializar a compreensão dos fatos econômicos. E durante bom tempo ela se dedicou a isto - promover o entendimento, a economia ao alcance de todo cidadão.
Excelente, André. Eu, como você e a Renata, viemos da PUCSP. Conheço a defesa radical e ideológica dela há muito tempo, desde ao menos o impeachment da presidente Dilma, em que ela foi uma radical defensora. Esse vídeo é muito bom pra mostrar o que está por trás do discurso fácil, em que nega o Estado Inglês, surgido da sanguinária Guerra Civil e relativiza a desgraça Pinochetista, liberal e ditatorial.
Professor muito obrigado pela dedicação em trazer a luz essa dicotomia ideológica e econômica pro debate público. Raridade encontrar essa disposição e pesquisa. Todavía, a falta de respostas a essa argumentação, desenvolvimento de Chile e Estônia, se encaixam no modelo desenvolvimentista.
A américa latina parou de crescer vigorosamente pq se empentelhou com a dívida externa, e o FMI aconselhou tds os países, inclusive o Brasil, a cortar gastos de cunho desenvolvimentista e a valorizar o cambio pra controlar a inflação e o deficit. Td para garantir o pagto da dívida. Aqui tá a raiz da estagnação econômica do Brasil.
Obrigado roncaglia. Podia existir um react de todos os episódios desse programa Nojento do Lacombe. O react tinha que ter um título: mentiras contadas agressivamente na TV diariamente.
Vendo e comentando: 29:31 Renata: "O povo quer mais Estado. O povo eh burro. O povo nao sabe o que quer. Liberalismo eh bom. Estado eh ruim" O povo nao eh burro e sabe muito bem o que quer. O povo quer mais estado para impor limites aos ricos e garantirem uma aposentadoria digna. O povo eh mais inteligente do que a Renata pensa.
Esse pensamento do povo querer mais Estado é um pensamento marxista ou seja quer dizer que o mesmo povo que chama políticos de corruptos é o mesmo que quer que políticos resolvam o seu problema? O que veio primeiro, o Estado ou o Povo?
Adoro seus reacts Andre, vendo seus vídeos me fez ser mais cautelosa com os discursos dessa galera. Acho engraçado que ela falou de história e boa parte da galera que defende livre mercado esquece dessa parte.
Este Lacombe é uma das pessoas mais ignorantes da Jovem Pan. Ele conseguiu ser admirador de Olavo de Carvalho. Incluir este cara em qualquer discussão é certeza de rebaixamento do nível do debate e inviabilização total da possibilidade de se chegar a algum esclarecimento.
Adoro seus vídeos. Já entrei em discussões diversas vezes com meus amigos liberais e sempre acabo descoordenado nas minhas argumentações por falta de dados ou informações históricas, mas eu sempre consigo aproveitar as brechas e inconsistências da defesa liberal que eles pregam. Sou jurista e discuto sempre com um contador e outro gestor financeiro. Quando eu assisto seus vídeos fica claro que eu não estou louco, como já me disseram, e que eram essas as informações que me faltavam pra compreender o cenário econômico -histórico que levou nações ao desenvolvimento ou subdesenvolvimento.
Exato. André é paiil argumentTivo.
Administração e Contabilidade são dois cursos totalmente neoliberais. O curso de ciências econômicas tbm é, mas tem eletivas de economia crítica que ajudam ao estudante entender que economia não é Física.
Bom, fiz administração e sou social-democrata (para o horizonte/objetivo de sociedade) e novo-desenvolvimentista (como método para chegar), claro tenho noção que a maioria que faz adm. não é, mas enfim, te indico "Como os países ricos ficaram ricos... e porque os países pobres continuam pobres" do Erik Reinert
Felipe, não precisa gastar latim com liberal. É só dizer: liberal de c* é r*olá!
Nesses casos, eu recorro ao argumento da autoridade e indico o André e o Elias para que a pessoa possa ouvir uma explicação melhor que a minha. Mas aos poucos estou entendo melhor os argumentos liberais e os motivos pelos quais eles são equivocados. Muitas vezes somos atacados por tantos lados, que sempre teremos uma brecha de conhecimento que vai ser explorada, tipo se você souber muito sobre China, a pessoa vai falar "e a Venezuela? E cuba?"
A forma como essa mulher fala é muito envolvente. Quem não tem muito conhecimento em economia ou retórica é bem sucetivel a comprar o discurso dela.
Vídeo mais do que necessário!
Só me resta dar like e começar a seguir!
Eu adoro ver os teus reacts porque sempre quando vejo esses videos do liberais me soa estranho mas eu não tenho as ferramentas pra explicar o porque, teus videos ajudam muito.
Melhor comentário
Exatamente. Os reacts da galera da física me ajudaram muito a fundamentar meus argumentos contra pseudociências. E me muniram para eu identificar seitas de charlatões a distância! Hehe sou muito grata ao André Roncaglia por ter abraçado essa função. Os reacts são muito instrutivos. Ainda mais quando o discurso mentiroso segue o mesmíssimo script.
@@never7298
Quais canais de Física seriam esses?
É uma careca que brilha no meio dessa escuridão neoliberal que tomou o Brasil. Sempre aprendo muito aqui! 👏👏👏
verdade, queria ver se nascessem pobres, estudassem em escolas precrizadas e fossem explorados até a última gota de sangue por empresários de grande porte honestíssimos, depois vir aqui e defender esse cancro de liberalismo e neo-liberalismo, porém ninguém fala que o próprio liberalismo e inclusive seus fundadores, defendiam a tal propriedade privada, defendiam a escravidão negreira, já que não eram a favor da liberdade do indivíduo, mas defendiam somente a propriedade privada, e devido aos escravos serem propriedade de um senhor, era lícito a escravidão, pois o senhor pagou pelos escravos, e eles pertenciam ao seu seu senhor, como uma propriedade.
Bravo
kkk
Populista= o pobre apoiar algo que de fato o beneficia, e não a burguesia. Realmente, pra esse bando de capacho, é um problema.
O que beneficia o pobre? O conhecimento para ele mesmo sair dos seus problemas ou ficar dependente de esmolas do Estado? E se não votar naquele político da bolsa fica fora do programa
@@alexnogueira6791as grandes fortunas na grande maioria tiveram o Estado paternalista dando um empurrão. Isenções e incentivos a perder de vista, dívidas perdoadas, imposto regressivo, Aí populismo é dar uma migalha para alguem comprar arroz e feijão.
@@marcelbarcellosazevedo5371 O sucesso da empresa se deve ao empresário e seus funcionários, não foi o Estado que criou a empresa, só rouba por meio de impostos
@@alexnogueira6791cara pesquisa sobre subsídios do governo para empresas bilionárias, toda empresa grande tem uma ajuda grande do estado.
@@alexnogueira6791alex, seu lugar nao é aqui, vai ler manualzinho do instituto mises brasil.
Prof, vc presta um serviço de utilidade pública!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!
Muito obrigado
@@andreroncaglia Prof. Roncaglia, parabéns e muito obrigado pelos seus vídeos de react! São muito bons, didáticos e um serviço de utilidade pública, como o companheiro aí disse. Por favor, se tiver um tempo poderia assistir e fazer um react a este vídeo do Instituto Millenium, onde o ex-secretário Salim Mattar e o ex-presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco advogam em favor da privatização da empresa. Penso que é muito importante que economistas desenvolvimentistas o refutem/contra-argumentem.
ruclips.net/video/dmSQ4NIrkI0/видео.html
Essa Renata não cansa de ser jantada.
Excelente! No livro " 23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo" o autor explica bem como os países ricos e hoje liberais, usaram fortemente o protecionismo para enriquecer.
liberais para os outros rsrsrs
Video legal pra aprender Economia com o André e marketing com a Renata
🤭🎯👍
Verdade kkk
😅
Renata nao para de passar vergonha
Um react de excelente qualidade!
Não posso deixar de relatar meu sentimento de tristeza pelo nível intelectual que o Brasil tem alcançado no debate público (mainstream/mídia).
Esses porta vozes ignoram a história! Nenhum dos argumentos se sustentam quando analisamos mais profundamente. Usam exemplos descontextualizados!
Pegam curtos momentos da história para viabilizar a ideologia, mas sabemos quando se trata de avaliar seja o sucesso/progresso ou a pobreza/desigualdade de um país, necessariamente precisamos conhecer quais as bases, fatos históricos que os tornaram o que são atualmente.
E, quem gosta dessa "intelectualidade" brasileira (libertina) são as nações desenvolvidas que não desejam que os pobres tenham ideia de como se desenvolveram.
A economia não é um jogo de soma zero.
@@blenoalisson1356 caralho, vc é um gênio sem igual, incrível sua compreensão de mundo embasada em ciência de alto nível. Uau. Fenomenal. Monstro refutador. Para bens.
Parabéns sempre contundente e brilhante em suas ponderações!
Sobre Roraima tem outro ponto: especialista sobre imigração dizem que mesmo com a vinda de venezuelanos para o Brasil, nós não tivemos, nem temos um problema migratório. Uma das causas para isso é que entre Brasil e Venezuela existe o que chamam de fronteira morta. Uma fronteira o de não há cidades ou habitantes próximos. A Colombia, sim, foi afetada
Exatamente, as nossas fronteiras ao norte e muito má estruturada, até pra migra .
É s22szszqszyyyyyyyszyyyyzyyyyydyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyźd
Diz isso para os moradores de Pacaraima
Prof Ronclagia vc é essencial para o debate público
Só um detalhe: o Chile já tinha renda per capita maior q a brasileira antes do Pinochet e dos chigago boys. Ou seja, esse sucesso do liberalismo chileno é tbm questionável por isso.
O foco deles não é discutir ideias e buscar soluções pros problemas..O foco é defender um pacote ideológico, como bem disse o André...Esse discurso ideológico é amplamente defendido no nosso país, porque esse modelo se encaixa muito bem em um país de tradição escravocrata que nunca sequer aceitou discutir as heranças de um processo violento de escravização no país...O que está entranhado no subconsciente dessa gente é que o pobre é pobre por ser uma criatura inferior intelectualmente...uma "raça inferior"...por essa razão ele não enriqueceu...Pra esse pessoal, a raiz da pobreza na América Latina, po exemplo, não tem a ver com os processos históricos que contruiram essas desvantagens econômicas, mas sim com uma suposta "inferioridade" dos povos de origens não europeias...
Exatamente! Lembrei sabe de quem? Do Deus dos liberais, Milton Friedman, procure um vídeo aí no RUclips dele falando sobre o colonialismo, o cara defende na maior cara de pau! Ainda fala “os africanos ainda não tinham feito nem a roda” “os EUA nunca teve colônias” “a Inglaterra tinha mais gastos do que receita com a Índia”. Mds, como deixaram um sujeito desse ficar famoso?
@@antoniosimples2832 Não sabia disso...mas vou assistir...
E defendem a todo custo, inventando mentiras e alterando dados.
Não viaja cara, você realmente acha que toda a classe média e rica do pais veio de filhos de senhores de engenho? Está de brincadeira né?
O problema da pobreza começa na cultura e a cultura brasileira é um perpetuador de pobreza... Acredito que seja o maior fator mesmo...
Enriquer é um processo complicado onde você precisa renunciar a recompensa do agora para depois e se as pessoas não tiverem um bom motivo para isso não o farão...
E o que praticamente todo mundo diz, nasceu pobre morre pobre, o de cima sobe o de baixo desce etc... e assim ficamos gastando tudo o que temos no prazer imediato porque no final nada muda né?
E não vem com essa que não dá para guardar nada, porque tirando os casos de pobreza extrema, na maioria dos casos dá sim...
Eu conheço favela, frequentei casa de amigos de lá muitos anos, inclusive pessoas lá que ganhavam 3 vezes mais que eu na época... enfim... Convivi com dezenas de pessoas e muitas estudaram e guardaram o pouco que sobrava e investiram nelas mesmas e hoje são classe média.
@@demitrimasters Você é um gênio e não sabe..O Brasil não é um país desenvolvido, porque aqui só esbanjadores, gastam tudo que tem e não poupam nada. Como ninguém percebeu isso antes???
*Boa André !! Excelente!*
*_#Ciro2022_**_ _**_#PrefiroCIRO_**_ _**_#PND_**_ _**_#CiroRebeldiaDaEsperança_** !!!* 😊👍✌👏👏👏
estou adorando o canal, muito boa a didatica, obrigado professor
Seus reacts são sensacionais André! Para mim, esse canal é um dos melhores do youtube sobre economia!
Queria ver a Renata ganhando aposentadoria de um salário mínimo, sem Estado pra ajudar e mantendo o estilo de vida.
E aplicando sua aposentadoria em dólar.
Já viu o Instagram dessa mulher? É um poço de chavão e senso comum...
@@augustouruguaiana é um cópia e cola de todo discurso liberal, parece difícil pra eles pensar fora dessa caixa aonde tudo se resume ao dinheiro e ao moralismo que eles possuem e afirmar ser o caminho natural do ser humano porém só se aplica a elite branca
@@augustouruguaiana admiro pela forma que ela fala suas imbecilidades com a maior segurança do mundo
@@Mundodalaraot oi
Parabéns Andre, muito esclarecedor e necessário suas explicações.
Seria legal realmente um vídeo dedicado e amplo sobre o caso da Argentina. Eu na minha ignorância pensava que os graves problemas que eles possuem vinham do governo Kirchner. Ótimo vídeo novamente professor, forte abraço e sucesso.
Problema da Argentina, Venezuela e Brasil é o déficit público e no caso brasileiro Paulão Guedes está sabendo conduzir a economia e finanças públicas de maneira a inflação não explodir.Já Argentina e Venezuela estão sendo incompetentes.
Não vem. Morei lá no final de Néstor K, Cristina K e Macri. Senti na vida o que foi os dois.
E são mesmo, o problema é que populismo a curto prazo é gostoso, só que a cobrança depois é alta... Macri tentou arrumar a casa e o remédio é amargo, Não fez o que deveria ter feito porque não teve apoio e coragem sei lá, ai voltaram para o populismo que é gostoso no inicio e foi mas agora vem a ressaca e CHOROUUUU...
Na cabeça dessas pessoas, as questões econômicas são tão fáceis de se resolver, da forma bonitinha e organizada que eles encontram nesses manuais de liberalismo. Fala-se tanto mal do Estado, mas, na hora das crises econômicas, como a de 2008, é ele o primeiro a socorrer a iniciativa privada, isso pra não falar das inúmeras empresas/indústrias que se desenvolveram a partir da iniciativa estatal, posso citar como exemplo a CEITEC aqui no Brasil. O Lacombe, como todo maluco ideológico, coloca um rotulo maldoso na Amanda, para que as pessoas apontem o dedo e digam "tá vendo, ela só defende isso porque simpatiza com o socialismo". As questões são bem complexas, mas estou adorando aprender com o professor André, tem sido gratificante fugir dessas simplificações. Abraço!
34:00 Até pouco tempo eu tinha a mesma visão do Lacombe e da Renata Barreto, mas eu era adolescente. Como esse pessoal com acesso a informação não consegue enxergar o obvio?
Não $ei também, meu caro.
as veze$ $er "burro" compen$a muito.
@@thiagoazevedo87 ah é. É um projeto!
$$$$$$$$
Celso Furtado já estudava o problema da Venezuela com o petroleo decadas atrás
Valeu!
Sou seu fã André... Admiro...
Vim pelo Ícaro de Carvalho e fiquei pelo conteúdo, react muito bom André, parabéns.
O que o Ícaro falou do André?
@@rienzib Falou que o react do Rafael do ideias radicais foi um dos melhores vídeos que ele viu ultimamente
O Ícaro gostou do react do André? 🤨
Parabéns André. Esclarecedor esse REACT. Esse formato do programa é bem legal.
Obrigado pelas excelentes apresentações.
Parabéns prof André. Conheci seu canal pelo prof Elias Jabbour e estou adorando a forma acessível que você explica economia. Obrigada pelo grande luz de esclarecimento.
Ótima aula!
André, parabéns, muito feliz por vc produzir pra gente um conteudo com tanta qualidade.
Pra mim é um mistério este canal não ter pelo menos 30 vezes mais inscritos!!
Não tem mistério. Grande parte da população não tem interesse em temas mais complexos. Não por acaso Whatsapp, Instagram e Tiktok fazem tanto sucesso aqui, é só refletir sobre o conteúdo que transita nessas redes.
@@ClewertonCoelho, não é nem questão de interesse, é questão de que a maioria das pessoas são sabotadas pelo sistema e por isso não têm capacidade para compreender tais assuntos dessa forma "acadêmica" que é discutida.
@@diego-matos eu diria que existem os desinteressados, os incapacitados e os que são ambos. Aí sobra uma parcela interessada e capacitada, que tudo indica ser a minoria da população.
Excelente seu trabalho, por favor, não pare, nunca. Como diria Renata Barreto: sejamos agentes de informação 😅
Perfeito!
Seus reacts são sensacionais!!
Sempre muito exclarecedor parabéns professor
Muito obrigado
Vc faz um trabalho de utilidade pública fantástico! Trabalho muito rico. Parabéns!
Como sempre xonteudo de qualidade nao tem tanta visualização como esses charlatões.
Parabéns Andre vamos crescendo de pouco em pouco precisamos muito desse conhecimento
Grande André Roncaglia!
E sensacional ter acesso a programas como o seu!
Li outro dia numa matéria eu acho que do Santander sobre o PIB do Chile, fiz umas continhas de padaria aqui e constatei que mais de 50% do PIB do Chile vem das Estatais chilenas e seus efeitos na economia!
Já tinha visto isso em outra matéria, mas não encontrei mais!
Se realmente mais de 50% do PIB é gerado pelas Estatais em especial a do cobre, que liberalismo é esse que vive dos resultados das Estatais?
Obrigada André. Vc é muito bom.
*Sim!! **3:00** - A raiz dos problemas da Argentina na verdade foi o neoliberalismo do Menem, q foi muito mais neoliberal q FHC!*
Excelente.
"A França é um país que está indo ladeira abaixo", que pérola de argumentação....
e isso é puro racismo (ou Nazismo mesmo) mal desfarçado! eles falam isso porque a França hoje, se bobear, é um país com mais negros e pardos, cheio de muçulmanos. Pra eles isso é decadência!
Isso pq o atual presidente Macron, é de direita. Para esse povo estilo Lacomve, tem q ser extrema direita mesmo, aí fica bom, mas... " aiiim, nao me chame de nazista, pq nazismo é de esquerda"...😜🤪🥱😴😴🐂🐂🤖🤖🐂🤖🐂🤖
mas a frança ta quebrada a muito tempo. tem decadas que nao cresce proximo a 2 digitos.
@@liberalismohayek e quem tá crescendo + que 2 dígitos? Algum liberal?
@@Paulo-ce5vx vários. principalmente as cidades estado. so ver o ranking da heritage
muito esclarecedor, Professor! esse pessoal vai na força do senso comum
Show de informações, parabéns!!!
Que aula!! 👏👏👏👏
Vc é mais que necessário para esse país, continua assim
Adorando seus vídeos
Juntar essas duas, cada uma na sua área, foi a coisa mais bem pensada. Ambas sofrem , um desencontro mental funcional, que dá arrepio.
Insisto: já tem muito material para um livro React!!!
Nada. Todo dia eles produzem desinformação. Tenos que unir a galera dos reacts da física/medicina/farmácia contra pseudociências.
De verdade precisamos divulgar todos esses que nos ajudam a explicar onde estão os erros do discurso. E que apelos discursivos eles usam. Desconstruindo.
Obrigado pelas análises!!!
SENSACIONAL!!! VIVA O SOCIALISMO NO BRASIL!!! 😎👽❤
Mais um vídeo excelente, André. Será devidamente compartilhado. Precisamos fazer esse vídeo e os outros reacts que vc prepara rodando para valer nas redes sociais.
Obrigada
Você faz um trabalho muito necessário. Também admiro a sua educação ao falar deles.
Parabéns e super obrigada!! Muito sucesso!!!!
Eu que agradeço
Ótimas informações. Nem criança é tão imaginativa quanto adulto que acredita em liberalismo.
O problema no Brasil e na América Latina são as instituições políticas que governam para as classes dominantes. Isso sim gera cada vez mais desigualdade.
Quais classes dominantes?
Esses reacts são fundamentais ! Obrigado pela iniciativa
Camarada André, bendito seja o da que descobri teu canal e do Elias! Conteúdo fodastico bicho, to aprendendo horrores contigo. Santa sabedoria, paz e bem cara!
André, você é muito paciente, necessário e imprescindível para esclarecer a diferença entre teorias econômicas e ideologias de riqueza fácil ou picaretagem de gente sem qualificação.
49:50 fora que a Estônia é um país que investe bastante em educação e tecnologia principalmente na digitalização do estado e na educação digital
Sensacional. Obrigado professor, estou maratonando seus conteúdos
54:00 BINGO !!!!!! CITOU O INDICE HERITAGE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU SABIA QUE IA CITAR
Muito obrigado pela aula professor
Utilidade pública esse canal. ♥️
Mais uma aula maravilhosa!
Magnifico trabalho de AR. Realmente ele está construindo um modelo de economista a serviço de seu povo. Era o ideal de Conceição Tavares. Ela dizia que nossa obrigação primeira era socializar a compreensão dos fatos econômicos. E durante bom tempo ela se dedicou a isto - promover o entendimento, a economia ao alcance de todo cidadão.
Excelente, André. Eu, como você e a Renata, viemos da PUCSP. Conheço a defesa radical e ideológica dela há muito tempo, desde ao menos o impeachment da presidente Dilma, em que ela foi uma radical defensora. Esse vídeo é muito bom pra mostrar o que está por trás do discurso fácil, em que nega o Estado Inglês, surgido da sanguinária Guerra Civil e relativiza a desgraça Pinochetista, liberal e ditatorial.
Salvei esse vídeo. É uma aula!
Parabéns pelo vídeo....muito fo da ....se as pessoas estudassem esses vídeos o país seria outro...
Professor muito obrigado pela dedicação em trazer a luz essa dicotomia ideológica e econômica pro debate público. Raridade encontrar essa disposição e pesquisa. Todavía, a falta de respostas a essa argumentação, desenvolvimento de Chile e Estônia, se encaixam no modelo desenvolvimentista.
Muito bom, André! Parabéns pela forma de abordagem do assunto.
Sensacional.
Como sempre excelente análise professor 👏👏👏👏
Andre, adoro seus vídeos. Obrigada por existir 😊
Ótimo react! Descobri o canala pouco e achei muito rico em conteúdo. Faz pensar.
excelente vídeo
Foda!!!!! Parabéns pelo conteúdo. Por favor, continua nessa!!!
Ótimo vídeo, Roncaglia. Desmontar esses argumentos do liberalismo e suas falácias e por dia necessário.
Boa, André.
Excelente👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei o slogan "vai pra Estônia". Vou aplicar 😅
Quando me mandam pra Cuba ou Venezuela eu sempre digo que prefiro ir pra Noruega, Dinamarca, Suíça...
Isso aí Professor André, cada dia melhor, elucidativo, abrindo minha cabeça, edificando, manda brasaaa, pra cimaaaaa!!! =D
Que trabalho de qualidade, André. Parabéns e obrigado
Como eu não sabia dese canal??? Ganhou mais um inscrito.
A américa latina parou de crescer vigorosamente pq se empentelhou com a dívida externa, e o FMI aconselhou tds os países, inclusive o Brasil, a cortar gastos de cunho desenvolvimentista e a valorizar o cambio pra controlar a inflação e o deficit. Td para garantir o pagto da dívida. Aqui tá a raiz da estagnação econômica do Brasil.
muito bom ! Excelente, como sempre!!!
Essa biografia do Hamilton é coisa fina. Eu a li ano passado e é um primor
Boa noite. Acompanho o canal desde que vi você no Duplo Expresso.
Eu tbm. Fico feliz em ver q o canal cresceu. Meu sonho é conhecer o quarteto
@@luimollossi661 Quando acabar a pandemia podiam fazer um conexão Xangai com platéia.
Esclarecedor demais.
Fantástico react! Uma aula!
Muito bom!
Esses reacts são os melhores
Vc é foda amigo!
Obrigado roncaglia. Podia existir um react de todos os episódios desse programa Nojento do Lacombe. O react tinha que ter um título: mentiras contadas agressivamente na TV diariamente.
up
Excelente!
Vendo e comentando:
29:31
Renata: "O povo quer mais Estado. O povo eh burro. O povo nao sabe o que quer. Liberalismo eh bom. Estado eh ruim"
O povo nao eh burro e sabe muito bem o que quer. O povo quer mais estado para impor limites aos ricos e garantirem uma aposentadoria digna. O povo eh mais inteligente do que a Renata pensa.
Esse pensamento do povo querer mais Estado é um pensamento marxista ou seja quer dizer que o mesmo povo que chama políticos de corruptos é o mesmo que quer que políticos resolvam o seu problema? O que veio primeiro, o Estado ou o Povo?
Adoro seus reacts Andre, vendo seus vídeos me fez ser mais cautelosa com os discursos dessa galera. Acho engraçado que ela falou de história e boa parte da galera que defende livre mercado esquece dessa parte.
Aquele comentário maroto para aumentar o engajamento
Eu passei a acompanhar o seu canal para me divertir....
Este Lacombe é uma das pessoas mais ignorantes da Jovem Pan. Ele conseguiu ser admirador de Olavo de Carvalho. Incluir este cara em qualquer discussão é certeza de rebaixamento do nível do debate e inviabilização total da possibilidade de se chegar a algum esclarecimento.