Eu e minha esposa èramos professores de matematica... a primeira conversa que tivemos, foi quando, na sala dos professores, ela perguntou se eu sabia calcular raiz cubica pelo metodo carroçao. E acontece que eu sabia, porque meu finado pai havia xerocado o metodo pra mim (3 paginas de almaço). Estamos juntos ha 25 anos!
Professor bom é assim.. moderno Fiz faculdade de economia e tudo era passado ela gente fazer os cálculos na caneta . Inclusive utilizando essas tabelas logaritmicas. Resultado: não fui ensinamos a utilizar ferramentas da tecnologia moderna pra atuar no mercado de trabalho
Essa foi uma das aulas mais importantes que já assisti em toda a minha vida acadêmica. Sou engenheiro de IA e sempre que vou desenvolver um sistema (em engenharia de requisitos e projeto do sistema), preciso explicar sobre razões e motivos de escolher tecnlogias distintas para resolver problemas distintos. Eu tentava explicar isso usando uma analogia de "composição musical". Existem pensamentos musicais abstratos que performam melódica e ritmicamente melhor em vioão (testando inúmeras técnicas de tocar aquele pensamento musical), outros funcionam melhor em piano...outros em uma flauta...vc precisa DECIDIR quais instrumentos e técnicas performam melhor naquela solução, naquele momento, naquele ambiente, com aquelas condições, naquela realidade, naquele contexto, etc. Com a explicação do professor, a partir de hoje passarei a usar o exemplo do método de eliminação de Gauss e o método de Cramer pra explicar isso. Eu acho que é mais fácil de entenderem do que essa analogia musical que vai para um campo do pensamento que é extremamente abstrato e estranho para a maioria. Obrigado professor.
Aula assim você nem vê o tempo passar, que pena nas escolas não ter professor assim tanto em matemática quanto outras matérias, estão acabando com o ensino público. Precisamos reformar com urgência.
Pior que o Sistema os obriga a isso. Os alunos precisam de notas e aprovações. Vestibulares e até provas do Ensino Superior são uma decoreba geral. Infelizmente... Aprender a pensar fica por conta de cada um.
Adorei... Eu sou professor de matemática portanto tomo decisões quantos aos processos. E estudar e aprender é isso. É saber como e porque está fazendo algo e não necessariamente ser exímio calculista. Uma calculadora executa cálculos com uma eficiência de 100%, todavia ela não tem capacidade de discernir qual a melhor abordagem para um cálculo matemático. O mundo precisa de pessoas pensantes, para executar temos os computadores.
Poucos alunos têm a inclinação natural e o fascínio em descobrir o porquê das fórmulas, teoremas e demais maravilhas da Matemática. Ainda mais um adolescente que vive em função de um smartphone.
No enem, vestibulares e concursos vc vai estar só vc a prova e a caneta. Errou em conta já era. O ábaco é também uma ferramenta de cálculo primitiva, mas serve pra vc treinar seu cérebro.
Qual concurso público usa contas tão sofisticadas? Eu, particularmente, desconheço. Nem no vestibular do ITA há tantas contas assim. Se quer rebater o argumento do vídeo, use exemplos reais. Não precisamos de mais mentiras para defender o ensino de ferramentas inúteis.
Bom, uma coisa são manipulações algébricas, somar e subtrair frações, dividir numeros, etc, isso vai e deve ser cobrado. Outra completamente diferente é calcular a raiz de 3. Se você puder mostrar um concurso que peça algo semelhante, por favor compartilhe.
É impressionante como os livros e apostilas trazem a Regra de Cramer para os alunos "aprenderem". E o pior é que os sistemas apostilados trazem essa insanidade e cobram em simulados, provas, etc. Aí, o Professor fica de mãos atadas porque se ele pula essa insanidade, o aluno vai mal no simulado, na prova, seja lá o que for e depois a culpa é do Professor.
1-O que é que demora assim tanto na regra de Cramer, (que eu nem me lembrava que existia): calcular meia DÚZIA determinantes? 2-Sem receitas não havia bolos nem culinária. 3-Quando aprendi equacões de 2ºgrau, também tinha que saber a demonstração da fórmula, que podia sair no exame escrito ou oral. De resto, aula espetacular, como sempre.
É q qdo vc calcula um determinante de ordem acima de 3 vc tem duas opções: Ou vc aplica a regra de Chió, q permite vc abaixar a ordem da matriz em uma unidade, e vc vai abaixando de uma em uma até chegar na ordem 3, q vc sabe calcular diretamente. Ou vc vai aplicando propriedades do determinante de modo a triangularizar a matriz e no final vc multiplica os valores da diagonal. Se a ordem da matriz for bem grande, leva bastante tempo. E se vc for resolver um sistema da mesma ordem da matriz por Cramer, vc vai precisar calcular 2 determinantes daquela ordem pra determinar o valor de apenas uma das incógnitas. E vai precisar calcular mais um determinante para cada uma das outras se quiser determiná-las. Aí seria inviável
Você pode pegar algum livro de Cálculo Númerico também, lá você consegue ver que a complexidade (Big O) do método de Kramer é aproximadamente O(n!) enquanto eliminação Gaussiana tem complexidade O(n^3)
se o intuito do aluno é passar em um concurso ou vestibular pq é errado ensinar a matemática como uma receita de bolo ? E gostei muito que ele falou: equação de segundo grau todos saem da escola sabendo, pois bem se as outras ninguém sabe logo o método de ensino na equação de segundo grau é o melhor.
Psé mas daí o que nao faz muito sentido é concursos cobrarem de um jeito que você consegue passar só decorando regras sem entender, nao acha? Se nao a gente fica meio que num loop, a pessoa decora pra passar em uma prova que testa se a pessoa é boa em passar em provas kkk
O erro de ensinar matemática como um algoritmo é que deixa o aluno deficiente em lógica e/ou pensamento matemático. Qualquer tipo de teste que se da apenas uma equação e pede pra achar a incógnita n estimula a pessoa a interpretar e resolver de forma lógica aquele problema. Se for pra ensinar algoritmo ensine programação que um computador faz operações mais rápido que qualquer humano.
Um dos principais motivos de se ensinar matemática na escola, além de deixar o aluno "alfabetizado numericamente" é claro, é criar o pensamento matemático, o raciocínio lógico. Isso é importante pra diversas situações, na vida de qualquer profissional você encara decisões, a matemática na escola exercita seu cérebro para decisões como essas. Se você ensina matemática como uma receita de bolo, você só faz o aluno ser melhor em seguir instruções já prontas, não faz com que ele pense por si só, e imagine como as coisas podem funcionar.
Eu acho q no caso de um cursinho faz até mais sentido esse tipo de ensinamento, por causa do público-alvo. No caso de seguir essa lógica no ensino básico, você acaba perpetuando esse problema. Acho que a melhor escolha é sempre montar uma aula que consiga unir um pouco de formalidade e intuição (afinal, você não pode nem deve ensinar a matemática com tanto rigor, pois nenhum de seus alunos são obrigados a gostar do assunto), mas também o principal aqui: sempre incitar seus alunos a procurarem referência por conta própria. Particularmente, acredito que ensinar aos alunos desde cedo a serem auto-didatas e curiosos é o caminho pra mudar a educação nesse país. Mas claro, é "só" uma crença.
Professor! quem vai construir o software para resolver o sistema linear, tem que entender o sistema linear. Continua sendo necessário estudar todos os assuntos de matemática, mesmo com toda tecnologia.
Correto. Poucos alunos têm a inclinação natural e o fascínio em descobrir o porquê das fórmulas, teoremas e demais maravilhas da Matemática. Ainda mais um adolescente que vive em função de um smartphone.
@@Mephistopheles_Phelestophintonegativo, o papel doscente é criar essa inclinação no aluno, e geralmente, se for um professor esforçado, aquém do método de ensino receita de bolo ou conhecedor dessa sensação, que consegue achar outros caminhos pra ensinar... Esses professores salvam alunos, e essa profissão salva pessoas. Não é sobre a inclinação natural, ngm precisa ser fissurado na matemática, mas o professor (principalmente do fundamental) precisa saber passar esse conhecimento pra classe dele...
8:24 Agora, vai convencer o pedagogo da escola, de que a Matemática não deve ser ensinada apenas para que o aluno não seja enganado no troco... no botequim.
Professor passou Cramer pra gente utilizar em circuitos elétricos e eu achei meio sem sentido tbm, muita decoreba e pouca logica. Preferi resolver os sistemas do modo convencional.
Como assim não ensinar logaritmos pela tabua de logaritmos pq existe calculadora? O celular também escreve por voz e lê o que foi digitado. Devemos parar de ensinar a ler e escrever?
Tábua de logaritmos é um método arcaico. Não há necessidade de se utiliza-la quando há meios melhores de se fazer. Foi isso que ele quis dizer. Bem como, "você não vai contar palzinhos se pode usar uma calculadora."
A diferença é que uma tabela imensa é substituída por 1 tecla apertada. Entendo seu ponto, mas existem outras oportunidades de inserir tabelas, gráficos e afins na educação (não que elas sejam bem aproveitadas, mas isso é outra história).
sabe porquê? assim os debilóides formam imbecis que vão servir café pros caras lá de fora dos lugares onde vão trabalhar porque aprenderam um monte de métodos escrotos e obsoletos que não rendem nada que preste pra nós enquanto eles fazem prova com calculadora do lado e botam foguete no espaço enquanto orgulhosamente aqui se faz prova de programação em folha de papel
Poucas coisas conseguem tomar minha atenção hoje em dia. Uma delas é ficar calculando coisas a mão. Logaritmos, raises quadradas, matrizes... Acho que parei no tempo! Kkk
Em provas, como o Enem, o uso de calculadora não é permitido. Isso mostra o quanto o ensino está deslocado da realidade. O aluno sai do segundo grau sem saber matemática financeira, sem saber juros compostos e sem saber como investir o dinheiro do primeiro salário e sem saber fazer uma declaração de imposto de renda. Mas ele sabe matrizes, números complexos e como calcular raiz quadrada pelo método carroção. Faça-me o favor !!!!
Por essa mesma lógica não faz sentido ter na escola aulas de química, números complexos, tipos de rocha, dentre várias outras coisas inúteis pra se ensinar a adolescentes enquanto se poderia ensinar matemática financeira, aulas de direito Constitucional básico, tributário básico, empreendedorismo, etc.
Deveria ser livre pra ir ou n a escola e na escola vc escolher sua area de estudo(algumas tao começando a fazer um pouco disso eu acho ...) ... Mas eu n ligo tanto pra isso pq ja nem to no colegio mais ,ja sofri ter q ver materias q eu odeio(no caso da matematica gosto mas eu acabei estudando mais aprofundado sozinho e ai eu tinha q ficar fazendo questao de enem e tals....q é um lixo eu odeio esse sistema de prova...é muito chato,tinha q as vezes n estudar pro q eu queria so pra fazer questao de enem pra passar ...oq no caso enem pra mim foi inutil pq passei no vestibular proprio da faculdade kkk)
essas coisas não são inúteis, inclusive o brasileiro hoje é todo dia tapeado também por não compreender essas coisas kkkkkkkkkkk o que não significa que a forma como elas são apresentadas é efetiva. Concordo ctg sobre o restante das aulas, principalmente porque hoje 99% da população não teve acesso ao conhecimento sobre o que é o portal da transparencia, como guardar dinheiro de uma maneira "segura" e conseguir se aposentar, etc etc.
@@ningueminteressanteconfie então me apresente um argumento que prove que é importante pra sociedade que o adolescente saia da escola sabendo qual é o spin do elétron e qual é o argumento de um número complexo
@@paulatreides5055 Isso é simples, para ele não ir nos comentários de um canal de aulas de matemática perguntar o porquê de ter que estudar o que se passa na escola, kkkkkkkkkk
Eu e minha esposa èramos professores de matematica... a primeira conversa que tivemos, foi quando, na sala dos professores, ela perguntou se eu sabia calcular raiz cubica pelo metodo carroçao. E acontece que eu sabia, porque meu finado pai havia xerocado o metodo pra mim (3 paginas de almaço). Estamos juntos ha 25 anos!
@@pan3215 Essa verificação olfativa validava a qualidade do mimiógrafo ou do papel estêncil? O cheiro não a deixava com torpor?
Edit: mimeógrafo*
Viva matemática
Demorou 25 anos pra vc aprender sendo professor. Imagina pra aluno...
@@victorzyv 25 anos de casado. O método da raiz cubica eu confesso que não lembro. Da raiz quadrada sim :-)
@@aruppini o senhor ainda tem esse xerox? Fiquei curioso em saber como é
Só de ver esse vídeo eu imaginei como tá calor dentro dessa sala.
Kkkk
Tá frio aqui em São Paulo. Tô vendo o vídeo para me aquecer.
Estou tomando gosto por matemática vendo esse excelentíssimo professor
Eu sou danado pra errar também essas continhas e fico puto da vida rsrs e agora ouvindo isso de um professor de matemática me senti mais aliviado: )
Professor bom é assim.. moderno
Fiz faculdade de economia e tudo era passado ela gente fazer os cálculos na caneta . Inclusive utilizando essas tabelas logaritmicas. Resultado: não fui ensinamos a utilizar ferramentas da tecnologia moderna pra atuar no mercado de trabalho
É exatamente isso, eu sei como resolver mas erro conta de somar extremamente simples as vezes por estar pensando no próximo passo
Essa foi uma das aulas mais importantes que já assisti em toda a minha vida acadêmica. Sou engenheiro de IA e sempre que vou desenvolver um sistema (em engenharia de requisitos e projeto do sistema), preciso explicar sobre razões e motivos de escolher tecnlogias distintas para resolver problemas distintos. Eu tentava explicar isso usando uma analogia de "composição musical". Existem pensamentos musicais abstratos que performam melódica e ritmicamente melhor em vioão (testando inúmeras técnicas de tocar aquele pensamento musical), outros funcionam melhor em piano...outros em uma flauta...vc precisa DECIDIR quais instrumentos e técnicas performam melhor naquela solução, naquele momento, naquele ambiente, com aquelas condições, naquela realidade, naquele contexto, etc.
Com a explicação do professor, a partir de hoje passarei a usar o exemplo do método de eliminação de Gauss e o método de Cramer pra explicar isso. Eu acho que é mais fácil de entenderem do que essa analogia musical que vai para um campo do pensamento que é extremamente abstrato e estranho para a maioria.
Obrigado professor.
Esse professor é de outro mundo. Parabéns como domina o assunto Pará ensinar
Aula assim você nem vê o tempo passar, que pena nas escolas não ter professor assim tanto em matemática quanto outras matérias, estão acabando com o ensino público. Precisamos reformar com urgência.
O legal da matematica e ate fisica ou quimica é o fato de que cada problema existe infinitas resoluçoes.
Quem dera todos os professores enxergassem a beleza da matemática dessa forma, não reduzindo tudo a "receitas de bolo"
Pior que o Sistema os obriga a isso. Os alunos precisam de notas e aprovações. Vestibulares e até provas do Ensino Superior são uma decoreba geral. Infelizmente... Aprender a pensar fica por conta de cada um.
Confessor que nunca vi alguém com uma linha de pensamento tão genial. Parabéns professor.
Adorei... Eu sou professor de matemática portanto tomo decisões quantos aos processos. E estudar e aprender é isso. É saber como e porque está fazendo algo e não necessariamente ser exímio calculista.
Uma calculadora executa cálculos com uma eficiência de 100%, todavia ela não tem capacidade de discernir qual a melhor abordagem para um cálculo matemático.
O mundo precisa de pessoas pensantes, para executar temos os computadores.
Minha temática favorita ❤
Privilégio mesmo é quem tem ou teve a oportunidade de ter sido aluno desse professor
Poucos alunos têm a inclinação natural e o fascínio em descobrir o porquê das fórmulas, teoremas e demais maravilhas da Matemática. Ainda mais um adolescente que vive em função de um smartphone.
No enem, vestibulares e concursos vc vai estar só vc a prova e a caneta. Errou em conta já era. O ábaco é também uma ferramenta de cálculo primitiva, mas serve pra vc treinar seu cérebro.
Maravilhoso Vídeo !!! Vaccaro é uma figura haha
Boa noite mestre: log:L.linha coluna.? 2×2=2×3=2×4=2,6,8=8,6,2 = 64 metros quadrados de Área.
que homem maravilhoso!
Mestre uma receita Torta gelada de limão. 1 litro e meio.
Essa aí do DONO DE BOTEQUIM foi o máximo !!!
Eu também pensava assim, fui fazer um concurso público,me ferrei...NÃO ME DEIXARAM USAR A CALCULADORA !!!
Se a banca fosse o cespe aí tu poderia usar,
@@osvaldodaluz1887
hahaah bebesse foi?
@@almirandrade458 algumas provas permitem o uso mas hj em dia é raríssimo
Qual concurso público usa contas tão sofisticadas?
Eu, particularmente, desconheço. Nem no vestibular do ITA há tantas contas assim.
Se quer rebater o argumento do vídeo, use exemplos reais. Não precisamos de mais mentiras para defender o ensino de ferramentas inúteis.
Bom, uma coisa são manipulações algébricas, somar e subtrair frações, dividir numeros, etc, isso vai e deve ser cobrado. Outra completamente diferente é calcular a raiz de 3. Se você puder mostrar um concurso que peça algo semelhante, por favor compartilhe.
É impressionante como os livros e apostilas trazem a Regra de Cramer para os alunos "aprenderem". E o pior é que os sistemas apostilados trazem essa insanidade e cobram em simulados, provas, etc. Aí, o Professor fica de mãos atadas porque se ele pula essa insanidade, o aluno vai mal no simulado, na prova, seja lá o que for e depois a culpa é do Professor.
Professor tmb é bom de filosofia
Esse professor além de fera é muito engraçado !!! Top
kkkk achei que eu tinha problemas, em gosta de matemática e não ser o fodão em calcular rápido. mas para meu alívio eu não sou único
Adorei o vídeo!
dando aula em uma sauna
Fera suprema!!!!
Incrível! Uma figura professor Ledo.
1-O que é que demora assim tanto na regra de Cramer, (que eu nem me lembrava que existia): calcular meia DÚZIA determinantes? 2-Sem receitas não havia bolos nem culinária. 3-Quando aprendi equacões de 2ºgrau, também tinha que saber a demonstração da fórmula, que podia sair no exame escrito ou oral. De resto, aula espetacular, como sempre.
É q qdo vc calcula um determinante de ordem acima de 3 vc tem duas opções: Ou vc aplica a regra de Chió, q permite vc abaixar a ordem da matriz em uma unidade, e vc vai abaixando de uma em uma até chegar na ordem 3, q vc sabe calcular diretamente. Ou vc vai aplicando propriedades do determinante de modo a triangularizar a matriz e no final vc multiplica os valores da diagonal.
Se a ordem da matriz for bem grande, leva bastante tempo. E se vc for resolver um sistema da mesma ordem da matriz por Cramer, vc vai precisar calcular 2 determinantes daquela ordem pra determinar o valor de apenas uma das incógnitas. E vai precisar calcular mais um determinante para cada uma das outras se quiser determiná-las. Aí seria inviável
Alguém me informa de forma prática onde se utiliza as equações do segundo grau no cotidiano da vida real fora do meio acadêmico.
Informe de que forma prática se utiliza vídeo de dancinha do Tik Tok no cotidiano, ou série da Netflix. Esse tipo de questionamento é hipócrita.
@@gatopapao4336 melhor resposta 🤣🤣🤣🤣
8:15 sim
qual o titulo do artigo do prof. Elon? Achei muito interessante a analise computacional apresentada.
tem um corte do canal q o prof Elon fala disso, não lembro o título, caça ai no canal
Você pode pegar algum livro de Cálculo Númerico também, lá você consegue ver que a complexidade (Big O) do método de Kramer é aproximadamente O(n!) enquanto eliminação Gaussiana tem complexidade O(n^3)
Professor, o quanto você está suado?
Vaccaro: SIM
se o intuito do aluno é passar em um concurso ou vestibular pq é errado ensinar a matemática como uma receita de bolo ? E gostei muito que ele falou: equação de segundo grau todos saem da escola sabendo, pois bem se as outras ninguém sabe logo o método de ensino na equação de segundo grau é o melhor.
Psé mas daí o que nao faz muito sentido é concursos cobrarem de um jeito que você consegue passar só decorando regras sem entender, nao acha? Se nao a gente fica meio que num loop, a pessoa decora pra passar em uma prova que testa se a pessoa é boa em passar em provas kkk
O erro de ensinar matemática como um algoritmo é que deixa o aluno deficiente em lógica e/ou pensamento matemático. Qualquer tipo de teste que se da apenas uma equação e pede pra achar a incógnita n estimula a pessoa a interpretar e resolver de forma lógica aquele problema. Se for pra ensinar algoritmo ensine programação que um computador faz operações mais rápido que qualquer humano.
Um dos principais motivos de se ensinar matemática na escola, além de deixar o aluno "alfabetizado numericamente" é claro, é criar o pensamento matemático, o raciocínio lógico. Isso é importante pra diversas situações, na vida de qualquer profissional você encara decisões, a matemática na escola exercita seu cérebro para decisões como essas.
Se você ensina matemática como uma receita de bolo, você só faz o aluno ser melhor em seguir instruções já prontas, não faz com que ele pense por si só, e imagine como as coisas podem funcionar.
Eu acho q no caso de um cursinho faz até mais sentido esse tipo de ensinamento, por causa do público-alvo. No caso de seguir essa lógica no ensino básico, você acaba perpetuando esse problema. Acho que a melhor escolha é sempre montar uma aula que consiga unir um pouco de formalidade e intuição (afinal, você não pode nem deve ensinar a matemática com tanto rigor, pois nenhum de seus alunos são obrigados a gostar do assunto), mas também o principal aqui: sempre incitar seus alunos a procurarem referência por conta própria.
Particularmente, acredito que ensinar aos alunos desde cedo a serem auto-didatas e curiosos é o caminho pra mudar a educação nesse país. Mas claro, é "só" uma crença.
Para equações onde a=1 ou um número que divida b e c, o melhor é usar soma e produto, muito mais rápido, muito mais simples
Professor! quem vai construir o software para resolver o sistema linear, tem que entender o sistema linear. Continua sendo necessário estudar todos os assuntos de matemática, mesmo com toda tecnologia.
eu estava em dúvida se era suor ou detalhes da própria camisa
Se for ensinar matemática de verdade, só vai ter 5% dos alunos
Correto. Poucos alunos têm a inclinação natural e o fascínio em descobrir o porquê das fórmulas, teoremas e demais maravilhas da Matemática. Ainda mais um adolescente que vive em função de um smartphone.
@@Mephistopheles_Phelestophintonegativo, o papel doscente é criar essa inclinação no aluno, e geralmente, se for um professor esforçado, aquém do método de ensino receita de bolo ou conhecedor dessa sensação, que consegue achar outros caminhos pra ensinar... Esses professores salvam alunos, e essa profissão salva pessoas.
Não é sobre a inclinação natural, ngm precisa ser fissurado na matemática, mas o professor (principalmente do fundamental) precisa saber passar esse conhecimento pra classe dele...
@@witchoutcandy Boa sorte para você dentro de uma sala de aula de escola pública do Rio de Janeiro.
A parte de errar uma continha de adição ou subtração me define ksksksksks não sirvo pra ser dono de botequim
A-DO-REi!!!
O maluco saca dum " bom dia a todos" já todo encharcado de suor, ta maluco
Em qual ano esse vídeo foi gravado
Onde eu encontro os vídeos completos dele?
tem na descrição
@@netowav valeu
8:24 Agora, vai convencer o pedagogo da escola, de que a Matemática não deve ser ensinada apenas para que o aluno não seja enganado no troco... no botequim.
Professor passou Cramer pra gente utilizar em circuitos elétricos e eu achei meio sem sentido tbm, muita decoreba e pouca logica. Preferi resolver os sistemas do modo convencional.
Parece que tá calor, mas não tenho certeza
dono de botequim foi muito boa.
Como assim não ensinar logaritmos pela tabua de logaritmos pq existe calculadora? O celular também escreve por voz e lê o que foi digitado. Devemos parar de ensinar a ler e escrever?
Tábua de logaritmos é um método arcaico. Não há necessidade de se utiliza-la quando há meios melhores de se fazer. Foi isso que ele quis dizer. Bem como, "você não vai contar palzinhos se pode usar uma calculadora."
A diferença é que uma tabela imensa é substituída por 1 tecla apertada. Entendo seu ponto, mas existem outras oportunidades de inserir tabelas, gráficos e afins na educação (não que elas sejam bem aproveitadas, mas isso é outra história).
sabe porquê? assim os debilóides formam imbecis que vão servir café pros caras lá de fora dos lugares onde vão trabalhar porque aprenderam um monte de métodos escrotos e obsoletos que não rendem nada que preste pra nós enquanto eles fazem prova com calculadora do lado e botam foguete no espaço enquanto orgulhosamente aqui se faz prova de programação em folha de papel
Poucas coisas conseguem tomar minha atenção hoje em dia. Uma delas é ficar calculando coisas a mão. Logaritmos, raises quadradas, matrizes... Acho que parei no tempo! Kkk
Método Gauss Jordan
Lembre-se ,matematica n esta no exercicio q vc acertou mas sim naquilo q vc pensou.
Em provas, como o Enem, o uso de calculadora não é permitido. Isso mostra o quanto o ensino está deslocado da realidade. O aluno sai do segundo grau sem saber matemática financeira, sem saber juros compostos e sem saber como investir o dinheiro do primeiro salário e sem saber fazer uma declaração de imposto de renda. Mas ele sabe matrizes, números complexos e como calcular raiz quadrada pelo método carroção. Faça-me o favor !!!!
Teorema de Pitágoras!!!.
Pra quem assim como eu não conhece o método carroção, achei um vídeo que explica:
ruclips.net/video/ufcFOoeuK_8/видео.html
Dono de botequin foi foda! Kkkkk
Bonito é os professores da universidade errarem multiplicação e sinal, mas zerarem as questões em que erramos a mesma coisa.
Por essa mesma lógica não faz sentido ter na escola aulas de química, números complexos, tipos de rocha, dentre várias outras coisas inúteis pra se ensinar a adolescentes enquanto se poderia ensinar matemática financeira, aulas de direito Constitucional básico, tributário básico, empreendedorismo, etc.
Deveria ser livre pra ir ou n a escola e na escola vc escolher sua area de estudo(algumas tao começando a fazer um pouco disso eu acho ...) ... Mas eu n ligo tanto pra isso pq ja nem to no colegio mais ,ja sofri ter q ver materias q eu odeio(no caso da matematica gosto mas eu acabei estudando mais aprofundado sozinho e ai eu tinha q ficar fazendo questao de enem e tals....q é um lixo eu odeio esse sistema de prova...é muito chato,tinha q as vezes n estudar pro q eu queria so pra fazer questao de enem pra passar ...oq no caso enem pra mim foi inutil pq passei no vestibular proprio da faculdade kkk)
essas coisas não são inúteis, inclusive o brasileiro hoje é todo dia tapeado também por não compreender essas coisas kkkkkkkkkkk
o que não significa que a forma como elas são apresentadas é efetiva.
Concordo ctg sobre o restante das aulas, principalmente porque hoje 99% da população não teve acesso ao conhecimento sobre o que é o portal da transparencia, como guardar dinheiro de uma maneira "segura" e conseguir se aposentar, etc etc.
@@ningueminteressanteconfie então me apresente um argumento que prove que é importante pra sociedade que o adolescente saia da escola sabendo qual é o spin do elétron e qual é o argumento de um número complexo
Exatamente, algo útil para quando sair da escola.
@@paulatreides5055 Isso é simples, para ele não ir nos comentários de um canal de aulas de matemática perguntar o porquê de ter que estudar o que se passa na escola, kkkkkkkkkk
O maior enganador da Matemática
Que homem maravilhoso!