Vou fazer 30 esse ano, tenho emprego, mas não tenho profissão. Doença crônica que só seria curada em um transplante. Nunca tive amigos e meu primeiro e único relacionamento terminei a dois dias. Já fiz academia, esportes, estou parado por lesões e ultimamente só estou em casa. Minha vida é muito estranha, quase não falo com ninguém nem mesmo no trabalho. Só respondi no comentário porque foi uma pergunta direta e sincera
Na verdade tá todo mundo na merda, fingindo que está tudo bem. Sempre vai existir algum problema, algo que você não consegue controlar e resolver. Continuar, fazendo seu melhor é simplesmente o que se pode fazer.
esse video veio no momento que mais estava precisando, pensando até em tirar minha própria vida, obrigado cara.. por favor não pare com esses videos, nem sou de comentar em videos, mas sei que assim como eu deve ter milhares de pessoas ajudadas por vc que não comentam, só fico imaginando que triste devia ser antigamente as pessoas sofrerem com isso e não poder ouvir uma palavra tão confortante assim, na época que nem existia essa palavra depressão, era conhecida como melancolia, graças a Deus tenho pessoas como vc pra me ajudar aqui no youtube, que Deus ilumine sua vida!!!
Raro é encontrar na internet alguém que queira de fato ajudar. Dá pra perceber quando a pessoa é sincera. Se dispor a gratuitamente abrir um espaço como esse, não é comum. Falar sobre saúde mental é importante. Parabéns pela iniciativa Pinho. Conteúdo muito bom! Salvo na playlist.
Mano, eu tô na mesma exata situação kkk 😅, mas temos que Superar isso e não desistir realmente... porque a única coisa que nós sempre iremos ter ou sempre devemos ter é o nosso poder de escolha do que vamos fazer! Digo isso porque na minha mente a única coisa que nos diferencia de uma máquina é nossa capacidade de sempre poder escolher o que vamos fazer e se você não tiver a capacidade de escolher o que vai fazer quer dizer que não é você que está escolhendo, é como se fosse outro ser, não sei se ficou muito confuso mas espero que dê pra entender kkkk 😂 simplificando se você perdesse seu livre árbitrio(no caso seu poder de escolha) então é como se você não fosse você então se você fosse obrigado a fazer alguma coisa contra a sua vontade então você não poderia ter que pagar pelo que fez, afinal é como se você estivesse sendo dominado. Espero que não tenha esticado demais essa explicação ;-;
@@wesleicarlo6634 Ficou longo nn, e é exatamente isso, meu amigo! Falhar, ainda mais em coisas grandes como uma faculdade, uma entrevista de emprego e tudo mais, é a coisa mais comum do mundo. E oq diferencia quem foi aprovado de quem nn passou, é só o fator de não desistir dps de falhar... Tá tudo difícil pra todo mundo, e o q puder ser feito pra ter no futuro uma vida mais amena, deve ser feito. Vamos q vamos e vai dar tudo certo, é só continuar tentando! 💪
@@joaovictordesouza241eu nem percebi quando eu tinha lido kkkk eu vi só como 19 anos, acho que eu sou muito inerte acho que essa é a palavra ;-; digamos acho que eu demoro para perceber e entender as coisas.
17 anos, finalizando o ensino médio, com muitos sonhos em mente, mas ultimamente me vejo sufocado pelas pressões. Algo que nunca achei que iria passar, já que sempre acreditei ser forte, mas hoje me sinto frustrado por não estar onde queria estar. Realmente, sinto que essa é uma batalha individual hoje em dia, já que as pessoas estão sem tempo até para ajudar umas as outras, mas a minha fé, oque acredito ser o mais importante, continua de pé. E espero conseguir encontrar uma saída. Só queria deixar esse recado, aconteça o que acontecer, desilusões, frustrações, pressões, nunca deixe que a FÉ morra!
Apesar da nossa diferença de idade ser pouca, quando eu estava com 17, terminando o ensino médio, eu também senti essa pressão e também senti-me frustrado. Se eu pudesse lhe dar um conselho seria: não haja como se sua vida dependesse de uma prova ou vestibular. Bobagem, tire um tempo para pensar no que você realmente quer e tenha paciência de esperar os frutos do seu trabalho florescer.
Vivo numa crise existencial diária... tenho 20 anos, bolsista, vivo com 700 reais, e penso em sair até da academia (que amo) pra segurar mais esse dinheiro. Sou violoncelista intermediário, toco em uma orquestra jovem, é algo que "nasci" pra fazer, mas mesmo assim, me pergunto todo dia e tenho terríveis duvidas sobre se É MESMO isso que quero seguir na vida. Tenho terriveis dúvidas do que trilhar, sequer terminei o ensino médio e nao sei se conseguirei. Me sinto estagnado e desperdiçando imenso tempo... Por essas semanas, piorou, cheguei ao ponto de me perguntar seriamente o que seria da minha vida, já que não consegui evoluir em nada, e fiquei apenas parado ou olhando pro tempo, dormindo... Tenho medo do meu futuro, muitas incertezas na cabeça, já deixei de fazer muita coisa que eu já deveria ter feito, tal como o ensino médio por exemplo. Tive de desativar meu Instagram pra ter um pouco mais de paz, ajudou um pouco, mas ainda sim sinto um enorme peso e desconforto na minha 'alma'. Dúvidas sobre meus amigos... muita falsidade, muita forçação, já nao sei mais em quem confiar, sinto que preciso ir para bem longe, e esperar que o tempo me diga o que fazer. Fatura do cartão alta, salário baixo, falta de vontade de fazer qualquer coisa, falta de prazer na vida, falta de tudo... A unica coisa que me "motiva" a continuar fazendo o mínimo, é talvez, acreditar que meu destino já esteja trilhado, e que, algo de grande irá acontecer, haja vista que em toda a minha vida, eu realmente tive enormes surpresas, que eu não imaginaria que pudesse acontecer... Esses casos "aleatórios" que me fazem ter esperança de que algo me espera na frente. A comparação mata. Fazer o extra de ifood, pedalando por dentro dos bairros nobres e vendo adolescentes e jovens vivendo em seus luxos e confortos, me mata por dentro... Eu sei que cada vida é cada vida, mas não há quem aguente ver essas regalias em pessoas enquanto outras/eu estão em situações deploráveis. No fim, minha vontade, que berra em minha alma, é de realmente desaparecer, ficar off por muito tempo, e tentar achar a mim mesmo, porque no momento, me perdi por completo.
mano, me identifiquei muito, estou em uma situação bem complicada também, nem pior nem melhor já que cada vida é única, e todos tem problemas, mas a comparação me mata também.. tive que desativar o insta também, aprendi a viver sem e hj passo dias sem entrar, já fiz 24 e não terminei o ensino médio também, sonho em fazer programação, ou um concurso, ou um milhão de coisas mais não consigo sair do lugar, perdi todos meus amigos, isso foi o pior de tudo, a pior sensação que já experimentei é a solidão, doi profundamente, nunca imaginei que sentiria falta de falar sobre futebol com aquele amigo que nem entende de futebol kk, de animes, jogos e etc, quando você cresce sem isso deve ser triste, mas vc ter tido isso um dia e perder tudo é muito doloroso, pra piorar não falo com minha família dentro da minha própria casa, e nem familiares, não vou em um churrasco dês de 2018, nem vejo sentido na vida mais.. já tentei tirar minha própria vida e não consegui, hoje só não acabei com tudo ainda pois minha namorada é tudo q tenho, não teria coragem de fazer isso com a vida dela, mas se fosse só por mim... enfim, aproveitei seu desabafo e ia falar algo legal mas acabei foi desabafando também kkk, mas vc parece ter talentos, tem uma bolsa como disse, e parece ter vida social, e não reclamou da familia, se fosse pra te dar uma dica diria para começar sendo grato pelo oque ainda tem saca, mesmo fudido como estou tenho tentado também, sempre parece ter gente pior que nós, mas diria para tentar cuidar do que ainda tem pq eu achava que não podia piorar e piorou velho
Cara, se isso serve como incentivo: Tenho quase 30, e também tenho questionamentos. Só que no sentido de resolução, porque a idade, tem sido um vetor para que eu me sinta mais confortável com “Ser quem sou”. Se eu fosse teu amigo, diria pra não só pensar, mas agir. E esquecer as injustiças do mundo, até porque ele não é justo. Eu voltei a estudar para vestibulares, com intuito de se sentir mais seguro com a decisão que envolve aquilo que quero de fato fazer na vida. Alguns vão ter isso antes dos 18, 20, 25 e tá tudo bem irmão ! Cada um tem seu tempo. Se tu achar que deve se retirar do estrelado e ir se cuidar, faça ! Mas porque você quer fazer. Se possível, saia das redes sociais um tempo, ter repertório cultural, tente conhecer gente nova, ler mais livros, ter conhecimento variado. Porque eu tenho feito isso, além de ter começado a escrever meus problemas como Pinho disse, pra tirar eles da cabeça, me ajudou a criar uma mente mais tranquila pra me entender melhor. E com todo respeito, depois que eu passei a ser responsável por mim, pelos meus próprios cuidados e tals. As coisas começaram a se movimentar em meu favor. Isso é meio Jordan Peterson, mas comece a se movimentar e as coisas começara fluir. Esqueça os outros, e outros começarão a sentir sua falta. Agradeça pelo que você tem !. Minha vida não é perfeita, mas eu DECIDI fazer ela dar certo ! Um abraço ! Muita força e foco pra vocês irmãos !
Também amo a atividade física da academia, me sentia muito bem.. saí por causa de tempo que o conjunto da academia para mim passava de 2 horas com banho e refeições, suplementos e a mensalidade.. preciso segurar mais o dinheiro.
Pois se perca. Eu achei meu equilíbrio exatamente no exílio. Mas acredite nao é nada facil e quase me levou ao colapso total. Mas se vc for forte o suficiente, conseguirá nadar. “The only way to deal with an unfree world is to become so absolutely free that your very existence is an act of rebellion.” Camus
obrigado por sua partilha. Um dia de cada vez, terá dias ruins, dias muito ruins, mas também você vai amanhecer em belos dias. Vá, mas vai com calma, não se cobre tanto, tenta tirar alguns minutinhos pra meditar e fazer uma oração, mesmo que não tenha nenhuma religião. Pequenos momentos são extraordinários.
Seu vídeo foi postado a 5 meses atrás. E de alguma forma, ele só chegou para mim hoje, e chegou no momento certo! Obrigada por cada palavra, conselho... desabafo. Você me ajuda e, creio eu, que ajuda muitas outras pessoas. Se cuide, Pinho. Deus abençoe!
Minha vida financeira desandou DE NOVO, minha depressão ta -quase- me engolindo a cada dia, apesar de eu ter encerrado um ciclo de 12 anos parece que depois que fiz isso minha vida desandou completamente. Não consigo mais dormir cedo, me sinto triste, não consigo treinar, to extremamente sem vontade de fazer tudo que eu estava amando fazer, to voltando a consumir muita açúcar pra aliviar esse vazio pavoroso que eu sinto, sempre que me sinto ansiosa e muito solitária desconto num doce, me sinto mal por isso porque não quero voltar a ser uma pessoa indisposta. A única coisa que consigo fazer e bem porcamente porque meu foco de uma hora permite é estudar pra concurso e esse é o único alívio mental que eu tenho no dia porque me sinto útil. Eu não sei mais o que fazer, sinceramente, mesmo com terapia. Parece que só vou me sentir completamente feliz se eu sair de casa logo e morar bem longe de todo mundo, ter meu espaço.
Nada melhor do que ter nosso cantinho, também quero ficar sozinho longe de pessoas que só me fazem mal. Espero que você melhore princesa e que Deus possa sempre estar contigo.
Me sinto cansado, mas um cansaço de existir. Me pego pensando no que eu poderia ter sido, quem sou. Não me sinto bem sendo eu. A opinião externa me molda bastante, os pensamentos de achar que não estou numa rede segura e de confiança me tira a paz. Só queria descansar, mas descansar de verdade. Eu não tô bem.
Bom dia amigo, procura um profissional cara isso pode te fazer muito bem... Uma coisa simples porém q faz muito bem pra mente é sol e caminhada parece bobo mas faz o teste pelo menos 👍🏻caminhada sem camiseta no Sol das 10hs... E tenta da um prato de comida pra um morador de rua... 🙏🏻 DEUS ABENÇOE JOVEM VC TEM MUITO PELA FRENTE AINDA PENSA NA SUA FAMILIA
Médico, recém formado, medo e insegurança pairam sobre minha mente todos os dias, a motivação da lugar a preocupação, terapia? Já fui e não adiantou muito. Medicações? Tomei mas me sinto "melhor" sem elas. Vergonha na cara? Tento, mas desmorono. Ombro amigo? Suplico, mas as vezes nem todos entendem o que se passa de verdade e conseguem se colocar no lugar.
Sinto muito por isso, te entendo perfeitamente. Quero começar algo mas a insegurança e o medo também me paralisam. Uma coisa que tem me ajudado a refletir bastante são caminhadas ao ar livre, de preferência sozinha e em meio à natureza. Parece banal mas senti uma diferença enorme! As ideias vão clareando. Talvez não seja a solução mas pode ajudar. Você não está sozinho.
@@karolinarios2208 Esse é um dos melhores remédios mesmo. Quando tenho uma decisão importante para tomar, sempre dou uma volta na praia, num parque, etc e mente fica mais leve e clara.
Eu me tornei uma pessoa que foi se tornando cada vez mais resistente a me expressar. Desde criança eu me sentir como sempre fosse uma espécie de "pedinte" ou mendigando cuidado das pessoas. Eu tenho vinte e três anos, aos dezoito comecei a sofrer com depressão e o ambiente em que estava meio que me impossibilitava de confiar veemente em compartilhar tudo aquilo que eu sentia. Sempre notei que, às vezes mesmo quando as pessoas me ouviam, sentia que ninguém filtrava: Você contava algo para a pessoa e pouco tempo depois, os dito amigos, esqueciam. Então no fundo, sinto que ninguém nunca prestou atenção em mim de verdade. Por que isso dói? Bom, dói porque eu sempre fui uma pessoa muito empática, de me colocar facilmente no lugar de outras pessoas, de ouvi-las ativamente e mais compreendendo-as do que lhes julgando; não por arrogância, mas sempre soube ser um bom amigo, mas ninguém nunca soube para comigo. Eu, por conta da depressão ainda não trabalho, e isso me corrói todos dias. Mesmo falando inglês, espanhol e caminhando para o frnacês, bom em ciências exatas - Meu maior sonho e ser engenheiro -, sabendo discutir sobre muitos temas, sempre me acho atrasado em relação à tudo em minha vida. Tenho pedido a Deus forças, porque pensamentos suicidas aparecem desde que a depressão estourou. Me acho uma farsa, mesmo sendo inteligente pra cacete. Tem me doido o fato de que, quando paro para analisar o fato de que a minha amizade para com outras pessoas só parece servir para inflar os seus egos e lembrando de coisas idiotas e, sabendo que quando se trata de mim as pessoas demonstrarem quase que nenhum interesse, eu sinto ódio. Sinto que viver não vale a pena, as pessoas não valem a pena. Meu coração tem doído porque me sinto distante dos meus sonhos, achando que eles parecem não passar de meros vislumbres. Enfim, isso é tudo.
Eu me sinto da mesma forma, é péssimo... Mas olha, você me parece uma pessoa bem inteligente, não te conheço, mas tenho certeza que você vai conseguir realizar o seu sonho. É muito difícil e exaustivo, mas a vida é uma luta, um dia de cada vez.
Tenho 35 Anos, graças a Deus estou trabalhando mas não estou bem, se pudesse sairia mas infelizmente tenho uma família grande para cuidar, o meu problema maior é a a indecisão e falta de foco, a indecisão pq não sei se invisto meu tempo estudando para concurso ou estudando uma nova profissão para pode empreender exemplo Trafego Pago, com essa indecisão acabo perdendo o foco e procrastinando.
As coisas não estão fáceis Pinhoco, alguns pequenos problemas de crises existencial, sem emprego, com 21 anos e morando com os avós, mas acredito que o sol voltará a brilhar mais forte em breve.
Obrigada por dividir essas experiências, Pinho. Importante as pessoas saberem que mesmo uma pessoa como vc, que parece tão bem resolvido, também já sentiu dificuldades emocionais.
Pra ser sincera, na minha vida as pessoas sempre perguntam como a outra está, mas acredito que apenas por educação e não a fim de saber realmente sobre o problema do outro. Eu e algumas pessoas que conheço sempre responde que está tudo bem. Afinal quem vai resolver nossos problemas se não nós mesmos? Bom, eu na realidade me sinto uma merda isso no auge dos meus 26 anos... Desempregada, formada mas não exercendo a profissão, iniciei outra graduação e então os professores estão de greve, envio vários currículos ao longo do dia e nem estou sendo chamada para entrevista, me sentindo aparentemente, mentalmente horrível.. Sem dinheiro, morando com os pais (ainda bem se não a situação estaria pior). Nos meus 16 anos eu achava que aos 20 e poucos anos eu estaria bem e com estabilidade, pois via naquela época pessoas ao meu redor se dando super bem, com casa, família sendo construída, conquista do automóvel próprio... E eu cheguei e bom... a realidade é bem dura.. Enfim, sinto-me fracassada, como um todo... Nem a saúde está boa, algumas vezes fico com insônia, outras não quero sair da cama.. Mas nessa idade não da pra ser assim, volto a me julgar... Sou a minha maior inimiga e nem sei como posso mudar isso. Enfim, viver é difícil, tentem aproveitar os poucos momentos bons que ela tem.
Recentemente acabei de perder um parente, terminei um relacionamento de anos com uma pessoa que se mostrou extremamente complicada com o tempo, não tomava iniciativa de se cuidar, fui um bom ouvinte dos seus problemas, aconselhei, e alguns tempos de lá pra cá virou do avesso (se interessou por outra pessoa). Agora sigo retomando controle da minha vida, sinto que congelei por um tempo minha vida tentando colocá-la como prioridade e fui prejudicado, era algo que não estava mais me fazendo bem. Estou há um tempo desempregado, contas apertando em casa, ainda correndo atrás dos meus objetivos. Não estou triste, pelo contrário, é como se fosse um combustível pra continuar persistindo.
Comecei no Marketing Digital já faz um ano, com o objetivo de mudar de vida e da minha família, mas agora já não sei se fiz a escolha certa. Já fiz algumas vendas mas no negativo. Fiquei isolado durante muito tempo e agora estou sem resultados e perdido.
fui diagnosticada com TDH, transtorno bipolar e depressão decorrente dessas primeiras não tratadas. Muita coisa mudou desde então, tenho me sentido melhor no geral pois estou tomando vários medicamentos. Mas nesta semana estou passando por uma crise depressiva, tem sido bem difícil, mas a cura/evolucao não é linear, estou focando nisso, é só uma fase! Obrigada Pinho pelo vídeo, faz anos que te acompanho e seu conteúdo me faz muito bem!
em 2020 pra 2021, tive inúmeras crises de ansiedade e tbm tive sindrome do panico (diagnosticado), me sentia um nada, sem oq pensar n fazer so existia nem comer eu comia direito.Em 2022 eu comecei a trabalhar em um supermercado aq da minha cidade, em pouco tempo ja tava em cargos altos e de respeito, isso me ajudo bastante a mudar minha cabeça e entender muito melhor tudo q eu havia passado. Hoje eu vivo o melhor momento da minha vida por enquanto, adoro me exercitar, me cuidar, estudar e ler muito, tenho tempo de sobra pra tudo isso (um pouco apertado na semana) e trabalho simplesmente em uma das melhores empresas aq da região. Sou muito grato a tudo e passei oq passei e superei para blindar a mente e ser oq sou hj. Sei q posso ter tido sorte nos empregos e na regiao em que moro, sei que cada um carrega sua cruz, mas meu amigo não desista de nada, parece meio cliche mais a sua fase ruim ira passar pode demorar meses ou anos, porem se entregar sera pior do que enfrentar. Não sou bom em escrever mas so quero deixar aq nesse video um pouco do que eu senti vendo ele. Muito obrigado Pinho.
Eu me sinto grato porém com medo de aproveitar a vida, de mudar e abandonar o conforto, me afastar de algumas coisas ou pessoas até próximas. As vezes me sinto como se fosse uma pessoa ruim por querer afastar, e muitas vezes meu perfeccionismo e a falsa sensação de conforto me imobiliza.
Se vc quiser. Aceite a mudança! Vc provavelmente vai se sentir melhor depois de um tempo. Arrisque mesmo com medo. Se acha q deve se afastar, se afaste, siga a sua intuição.
Acho que os amigos não ajudam mais por não saber o que fazer, do que não se importar, imagina a situação inversa, vem um amigo seu te pedir ajuda? Eu não saberia muito bem como ajudar alguém..
Isso é um ponto importante de falar. Tô com uma amiga afundada numa depressão bizarra. Eu já não sei mais como ajudar, o que aconselhar. Ofereço a escuta e mais nada. Mas me sinto super impotente. Infelizmente, dependendo do grau do problema, a gente adoece junto e sem conseguir fazer grandes coisas.
Tenho 19 anos e sou boxeador, esse sabado perdi minha segunda luta, eu fiz hma preparação de 4 meses pesada e me superei em tudo . Mas por falta de confiança e de concentração não consegui usar o boxe que eu lutei tanto pra conquistar, tive rebote do corte de peso e como ex obeso me afoguei na comida. Perdi minha luta que era ora ser minha redenção pela minha última derrota e perdi na frente da minha mãe, namorada e amigos .hoje acordei as 4 da manhã , sai correr e estava enrolando pra tomar meu banho gelado ( ta fazendo uns 12 graus aq na minha cidade) e percebi que se eu quiser me reconstruir para poder lutar o campeonato paulista eu tenho que voltar a fazer oque não quero fazer ( acordar cedo ,fazer dieta, banho gelado , treino pesado e abdicação) porque isso é oque realmente me faz feliz por me edificar como homem. Eu estava voltando a cair nos hábitos que tinha quando era obeso e depressivo, mas tenho um trabalho a fazer e não posso decepcionar minha família, não sei que guerra voce ta passando, mas saiba: a dor é a solução. Quanto mais voce lutar e sofrer por um propósito mais voce se sentirá completo e feliz , boa sorte
"[...]por falta de confiança e de concentração[...]"; "[...] e perdi na frente da minha mãe, namorada e amigos[...]"; "[...]não posso decepcionar a minha família[...]". Tu já te perguntaste se realmente estás fazendo todas essas coisas por ti próprio, pra o teu próprio crescimento, e não simplesmente para "provares" algo ou pareceres algo para alguém? Mano, e daí que tu perdeste na frente da tua mãe, namorada e amigos? Acaso eles nunca perderam nada na vida? Acaso eles não sabem que antes da vitória muitas "perdas" vêm? Eles treinaram contigo? Sentiram o que tu sentiste? Passaram pelas tuas privações? Para de dar peso à percepção dos outros, mano! Além do respeito geral que se deve a toda pessoa, tu não deves nada a ninguém! É algo difícil, mas temos de entender isso. Se tu realmente gostas desse esporte e queres crescer nele, a tua preocupação não deve ser a tua "imagem" diante dos outros, mas sim analisar a "perda" passada para perceberes o que pode ser melhorado para a próxima oportunidade. Vai com tudo!💪
Estou desempregado há 2 anos, com depressão, sem sair de casa e sentindo que ninguém gosta de mim. Não vendo saida em um problema aparentemente permanente e isso me destroi, além de passar por muito desconforto. Perdi o sentido de viver, perdi anos da minha vida estando instavel e meses vivendo em sofrimento. Perdi completamente o porquê. Há dias que a vontade é dormir e não acordar mais e quando isso vem, significa que a dor atingiu o seu limite e não existe palavras que definam tal situação. A psicologa nao me ajuda mesmo sendo experiente e eu ja esperava. Quero me suicidar, não pelo suporte racional, mas eu sinto isso no âmago do meu ser, da minha alma, quase como um instinto. Não quero morrer mas também não quero viver... Ninguem merece ler um baita textão sobre, seu tempo vale mais e bom, sou só mais um, mas na minha cabeça não. Não é porque eu to na merda que quero isso, é porque existem coisas sem soluções, e não se cosegue aceitar. Só um desbafo, n sou disso, obgd por ler ate aqui.
troca de psicóloga. você vai achar alguém para te orientar melhor. Já pensou em vender algo na sua cidade, pra ter uma renda e criar uma rotina? Conheço muita gente que está muito bem trabalhando assim, com planejamento. outra coisa é procurar alguma atividade física, é muito importante, e ver como está suas vitaminas pois a falta delas tem vários sintomas que se confundem com depressão, principalmente as vitaminas do complexo b.
Mano bota a cabeça no lugar... sei q é foda hoje em dia esse mundo esta muito louco e na maioria das vezes é cruel com a gente. Mas esse pensamento por mais que na sua cabeça pareça racional, não é. Vc permanecer vivo, mesmo que alguns dias, principalmente no começo sejam difíceis pra caramba, significa que vc está tentando. Tentando mudar, melhorar. No fim, todos nós vamos morrer mesmo. Mas certifique-se de morrer com orgulho e honra, e esse sentimento nao deve vir dos outros, só de vc mesmo. Mesmo que a vida foi dura com vc, vc deu seu maximo pra melhorar e de certa forma ficara feliz, quando lembrar disso.... so estou tentando ajudar, ja tive muitos pensamentos destrutivos, obviamente nao conheço sua realidade, mas hj em dia penso assim e tem me afastado de olhar pro abismo: garanta que está dando seu maximo para morrer orgulhoso de si mesmo.
Quando sua família disser isso, concorde e siga seu caminho, sem ficar se explicando demais e sem dar satisfações. Aprendi na vida que bater de frente não resolve problema, só faz ele aumentar.
Faço terapi há 2 anos mas esse ano a ansiedade veio muito mais forte. Fui ao psiquiatra e comecei uma medicação. Minha vida mudou. Me sinto mais leve e com um olhar mais objetivo. Pratico exercícios, tento dormir bem e reduzir estresse. Realmente esse combo funciona. Sou e estou muito feliz com a minha vida. Evito me expor tanto nas redes e consumir a vida alheia. Prefiro focar em estudar e cuidar de mim
Cara parabéns pelo conteúdo. Em uma realidade onde as pessoas só querem vender formas de se ficar milionário e, se vc não ficar o problema é você, não tenho dúvidas de que esse vídeo vai aliviar a dor e a angústia de muita gente. Sou psicanalista e, posso dizer que você trouxe de forma muito objetiva, realista e eficiente algumas verdades necessárias, sendo muito verdadeiro na sua colocação e com uma empatia que conecta. Fico a disposição caso você ou qualquer pessoa que esteja aqui nesse ambiente precise conversar e talvez pensar seriamente em seguir para uma terapia. Um abraço. E por favor, não pare!
Obrigado, eu acompanho seu canal deis de 2019, e de la pra ca aprendi muito com você, e vi você aprende muito com si próprio, obrigado pó fazer esse trabalho incrível.
Cara, simplesmente que vídeo foda, sério mesmo. Atualmente, tenho 16 anos e moro com minha avó e meu primo, mas tem muitas coisas que acontecem dentro de casa que me frustram todos os dias. Meu primo, por exemplo, usa drogas, além de outras coisas que prefiro não comentar. Mas estou lutando para mudar. Sou ex-obeso - antes de começar na academia, pesava 98kg com 1,69m, e agora estou com 65kg. Estou estudando inglês e tentando abrir um negócio, mas às vezes é complicado. Fico na frente do computador vendo as coisas acontecendo ao meu redor, e parece que dá um nó na garganta. Só quem passa por isso sabe como é.
Cara, me sinto exatamente da mesma forma, estava pensando sobre isso, quando esse vídeo apareceu, após uma batalha interna consegui clicar no vídeo, parece que tem dois eus dentro de mim, o primeiro é o que tem sonhos, almeja grandes coisas, que tem planos, e quer seguir um caminho na vida, o segundo é um Macaquinho mimado que tudo que quer é apenas ficar o dia inteiro rodando a tela do RUclips vendo vídeos que não me agregam em nada, apenas saciando a minha dose diária de dopamina, as vezes o meu primeiro lado vence, mas na grande parte quem toma conta da minha mente é o macaquinho, parece que perdi as rédeas da minha vida para esse maldito macaquinho, e quando eu tomo ela de volta, o macaquinho me dribla, me deixando cair em uma pequena armadilha mental, um loop eterno, faz eu imaginar que nunca vou alcançar o que eu almejo pois estou preso nessa porcaria de Loop e não consigo sair, pois parece que tudo que eu tentei para contornar essa situação não deu resultados, e agora tenho medo de tentar alguma coisa com esse medo de não dar certo e eu ter gasto minha energia a toa, eu só não sei o que eu deveria fazer, talvez eu saiba o que eu tenha que fazer, mas eu simplesmente não faço, e isso me faz sentir um lixo Foi mal pelo textão
Estou em um momento cansativo, onde arrisquei de mais no meu negócio, além de ter passado por situações desconfortáveis agora estou tentando me levantar financeiramente fui de alguém que fazia 240 por dia pra alguém que está fazendo 35 reais aos poucos pra poder se levantar e voltar a oq era, isso tudo enquanto o desânimo e outros problemas tão me impedindo de ir pra frente.
Cara eu to otimo independente dos problemas , acho que qdo a pessoa muda a visão sobre algo , vc muda a sua vida , e mesmo enfrentando alguns problemas eu posso dizer que estou otimo , e sempre agradecendo pela Vida ! tmj rapaz eu só fico triste pq estou fraco em relação a tu kkk caraca tu ta forte kkk
Acho que se, por aqui, não piorar; vou seguir menos pessimista do que eu pensava. Realmente, melhor que muitos lugares físicos e pessoas presenciais; além de eu ter largado a ideia de "internet pt-br = guerra de narrativas"...
Muito bem meu amigo! tô aqui! o pessimismo não vai ajudar em nada, só vai te manter na mentalidade negativa que vai limitar o que você consegue alcançar na vida!
minha mãe deixou de trabalhar devido a um adenocarcinoma de ovário e eu estou no 5º ano do curso de medicina na argentina, passando por problemas financeiros. mas levando e agradecendo a Deus. pra piorar ha umas 2 semanas descobri que o amigo que divide ap comigo esta viciado em c0c41n4.... vou tentar me mudar, mas nao sei como
Estou em um momento cansativo com o trabalho, emocionamento estou bem chateado com a falta de uma pessoa que se foi e essa semana realizaria mais um ano de vida. Espero que isso passe e na parte amorosa nossa como esta sendo mega dificil a minha terapeuta esta me dando muitas ideias e otimos caminhos mas as vezes me sinto cansado para continuar. E você Pinho como esta ?
Eu terminei o ensino medio aos 17 anos e tentei uma bolsa em um projeto na minha cidade mas nao consegui. Por um lado foi bom pq pude me reinventar e descobrir oq eu realmente gosto q é a administração. Eu nao saio muito de casa e raramente tenho contato com outras pessoas já q a minha "familia" é bem tóxica e ignorante. Eu por mim mesma nao me pressiono a nada mas a minha família me pressiona a trabalhar, a fazer faculdade. Eu nao tenho condições de pagar um psicólogo e no meu bairro é complicado para conseguir tratamento. Além de q sou muito julgada por ter espinhas no rosto, oq nao faz muito sentido ja q nao é uma escolha minha, é algo q eu ja tenho. Tenho poucas porem boas amizades q me ajudam e me tranquilizam
Eu estava trabalhando em um lugar e cidade maneira, minha namorada ela tinha saído do emprego e ia começar um emprego novo. E descobriu que estava grávida, não quiseram despedir dela do emprego que ela odiava, ela foi sincera para o emprego que ia começar e eles não quiseram ficar com ela grávida. Nós não estávamos bem, mas então após uma gravidez difícil, a qual eu com ataques de ansiedades não dava muita atenção para ela. Nasceu minha filha, eu sempre tive ansiedade alimentar engordei tudo que havia emagrecido a anos... Tive que voltar para minha cidade com promessa de emprego da família e...
Estou nos meus 17 anos, finalizando o ensino médio agora, tentando tratar alguns problemas desde o final do fundamental, como o diagnóstico de TDAH que eu recebi e não saber exatamente em qual faculdade cursar, que curso exatamente escolher, e o mais importante, como curtir a caminhada até eu conseguir realizar minhas pequenas conquistas. Estou tentando excluir alguns hábitos para o meu bem há bastante tempo, para por foco e concentração no que foi citado acima. Espero que alguma hora eu volte nesse comentário com algumas respostas até o fim do ano, e que eu consiga fazer esforço suficiente para essas projeções acontecerem. Desejo uma boa caminhada nessa vida a todos, tem sempre alguém numa torcida por você. Estou aberto para receber comentários e ajudar no que for possível
Pinho, eu me sinto cansada na minha vida atual, estou realizando um esforço para mudar de vida, 2024 está sendo um ano diferente para mim, de esforço e mudança (isso gera o cansaço). Também tenho um anseio grande de ajudar os meus pais, mas ainda não tenho poderio econômico, então ajudo de outras formas, com auxílio em casa, atenção, escuta e palavra amiga. Quero após essa fase do esforço poder viver o ócio, descansar e dormir tranquila
Que vídeo incrível. Parabéns por mais um conteúdo sensacional Pinho! Tenho certeza que esse vídeo ajudou não só a mim, mas muita gente que está na mesma situação que eu. Obrigado.
Sempre tentei minimizar meu uso com smartphone,as consequências da depressão e ansiedade causado por irresponsabilidade emocional de terceira me forçou a tornar meu Cell em um “dumb-phone” e abandonar por completo as redes sociais por uma certa “fobia” de ver oq não gostaria… não ando bem mas continuo andando… obg por perguntar Pinho espero que esteja bem por completo
17 anos, 3 ano do ensino médio, estudando pro tão temido enem, de verdade eu não to nem perto de ta bem, principalmente mentalmente por conta de toda a pressão de que passar logo pra não se atrasar pra não ficar pra trás, ta passando um milhão de coisas agora na minha cabeça, faz um bom tempo que eu só to vivendo no automático sem presta atenção em nada, eu não sei exatamente que tipo de sentimento eu to sentindo mas eu to longe de ta tão bem quanto eu tava antes.
Te entendo perfeitamente, vivi isso alguns anos atrás. Hoje passei por isso e aprendi muito com meus erros e com meus acertos, a maior dica que eu posso te dar é "Faça o melhor de você respeitando o seu tempo e a sua saúde mental" eu entendo que você sente uma pressão absurda mas a origem dessa pressão vem de algumas ideias da sociedade na qual você eles ditam um caminho de sucessso no tempo do sucesso, algo que realmente não existe e só te prejudica mentalmente. No meu primeiro ENEM eu não consegui alcançar a nota que desejei devido ao nervosismo no dia justamente devido a essa pressão, mas acabei conseguindo uma bolsa integral para o curso que eu queria eu uma outra faculdade. No próximo ano como eu já estava cursando o curso que eu queria eu fiz o enem novamente para mudar para a faculdade que eu queria e eu fui muito melhor porque já estava sem essa pressão social e fui aí que eu vi o tanto que faz diferença. Algo que me ajuda muito nesses momentos que vem um medo sobre o futuro, é pensar que o universo sempre vai te dar um bom caminho quando você entrega o seu melhor sem se prejudicar. Espero que tenha te ajudado em algo, muito sucesso em seu futuro! Se cuida!
obrigada por perguntar como estou vou ser mãe , já estou de 8 meses e muitas coisas tem mudado na minha vida. e eu estou aprendendo com isso. um abraço pinhão.
Tenho 31 anos. Não conclui os estudos. Todo curso que tento fazer não levo até o fim. Estou tratando o transtorno de pânico e o toc. Tenho uma vida estranha. Não consigo sair, vivo dentro de casa e não tenho um emprego. É difícil.
Primeiramente, parabéns pelo vídeo, mantendo a qualidade como sempre. Estou usando uma camisa igual a sua, mesmo tom, gola larga. Bem bonita, né? Estou bem e você? Como você está? Fique bem e seja feliz!
Pinho , reflexão perfeita Difícil lidar com problemas alheios, caso fel7z , os amigos se aproximam e são muitos, caso contrário, todos somem,.Estou nessa fase, oro a Deus e procuro no meu interior respostas para decidir i que fazer e i caminho a seguir. Deus o abençoe. Obgda pela atenção. Boa noite 💙💙💙
19 anos, tenho resgistro na carteira desde os 16 anos, CLT das 14 as 22h, treino a dois anos, tenho minhas conquistas, iPhone, habilitação, pc gamer etc… Ultimamente estou tendo crises de ansiedade e até depressão, cai em um golpe e perdi 4500 reais na compra de uma moto, iria me ajudar no dia a dia e também ia começar a fazer delivery da minha loja de suplementos. Agora dependo de condução e continuo a pé. Parei de treinar tem duas semanas, estagnei nos estudos, parece que minha vida virou de cabeça pra baixo depois desse ocorrido, além disso tô ficando calvo. Agora me diz, como superar um trauma desse e voltar melhor?
Pinho, eu amei esse vídeo, estou passando por um período muito confuso da minha vida onde eu travei completamente, esse vídeo me ajudou bastante. Poderia falar um pouco sobre dependência emocional no relacionamento?
estou prestes a fazer 19 anos e tudo oq eu tentei deu errado, parece dramático mas eu não percebi que durante meu crescimento eu não dei ouvidos a quem estava ao meu redor, cresci negando até mesmo oq sinto, hoje eu sou um poço de ansiedade e já não tô nem conseguindo mais comparecer às entrevistas de emprego pois eu já não aguento mais tentar e fracassar toda vez, fez 9 meses que eu perdi meu último emprego e eu me sinto bem esquisito comparado aos outros da minha faixa etária, sempre me comparei com todo mundo ao meu redor pq cresci sentindo falta de atenção e carinho, pensei que se eu fosse “melhor” eu teria atenção e carinho, escondi tudo oq fizeram cmg durante a infância, tudo oq eu sofri, pq não queria que meus pais pensassem que eu não era um bom filho, ent eu simplesmente não falei nada, hoje eles estão preocupados comigo e eu tento esconder todo esse colapso interno mas tá ficando cada vez mais evidente, eu só queria poder sumir, sumir pq suicidio não vai resolver oq eu preciso apesar de eu querer mt… me sinto exausto e desesperado.
18 anos e precisando sair de onde moro urgentemente, estudo em tempo integral, ensino da escola é péssimo, e lutando para conquistar a liberdade financeira. E vc pinho... Como vc está?
Eu conheci o seu canal no RUclips faz pouco tempo, eu gosto muito. Eu quero saber se você tem algum vídeo falando sobre finanças e livros para quem quer começar a investir?
Mano, trabalho e estudos estão caminhando. Mas quem já passou por um divórcio sabe. Cara já fazem alguns meses e essa dor é muito forte. Cada dia que passa vai diminuindo mas essa dor não se vai. Não tão cedo. Espero que você que esteja lendo isso aqui possa dedicar seu tempo pra nova vida e pra o amor próprio. A vida ainda está online e é muito bom termos a nós mesmos com saúde!
Não tenho muito do que reclamar pois minha vida profissional está repleta de oportunidades, o problema mesmo é por minha vida pessoal nos eixos e seguir uma rotina saudável, pq as vezes sinto que minha vida pessoal ferra o meu profissional e isso atrasa meu crescimento.
Cansei da vida. Cansei de tentar. Cansei de lutar. Cansei de me importar. Cansei de existir. Cansei de sofrer. Só precisava de coragem para por fim. Existir nunca foi pra mim. Precisa ter energia infinita para estar aqui. Coisa que eu nunca tive. Enfim a vida me venceu.
Como me sinto? Eu não sei, me sinto preso a um destino inevitável que não é necessariamente ruim, mas me sinto dependente. Na verdade eu dependo e para quem já trabalhou, teve seu próprio dinheiro, não ter nenhuma fonte de renda, não conseguir emprego, não poder comprar no mínimo coisas que eu gostaria de comer, besteiras... Eu não posso trabalhar, devido a quem sou, não sirvo para o trabalho, faculdade, escola... Eu estou fadado a uma certa vida patética, todos estão vivendo, envelhecendo e uma hora morrem, mas quem pensa nisso... Se eu tiver o que é necessário para minha sobrevivência está ótimo, afinal, os dias passam, o tempo passa, mas eu estou preso no tempo, num looping, no tsukoyomi, numa ilusão, numa peça, num filme, numa música, numa poesia, numa arte, num livro, num espaço... Sabe, eu não participo da minha própria vida, estou presente, no agora, mas isso não é o mesmo que se sentir parte, fazer algo, viver... O externo não significa nada, o interno é tudo, mas o externo é reflexo do interno, então precisamos ver o que está além dentro de nós mesmos olhando para o externo ou olhar para o externo de modo mais profundo para saber o que se passa dentro de nós de verdade. Pensamentos são as sombras de nossos sentimentos. O sentir é tudo, o pensar é nada. Adeus.
Cara, parece que eu estou andando em círculo. Parece que não consigo me adaptar à realidade. Queria saber como melhorar e sentir essa melhora a cada dia. Mas tá tudo distorcido. Muita preocupação que não sei onde focar minha mente, minha atenção. Me mandem boas energias e idéias que possam me ajudar. Sou de classe baixa e não me sinto em casa nem em minha casa. Desde já, agradeço. Tenho 29 anos. Tenho esse canal porque também gosto de jogos, quero trabalhar com isso também. 🙏
Estou índo morar sozinho após 5 anos de um relacionamento, está sendo um tanto assustador dar esse passo, mas estou indo com medo mesmo, só restou eu e minha filha, felizmente consegui um estágio pra manter pelo menos uma kitnet, vou sentir falta de ter uma casa com uma familia... mas esses tropeços da vida ensinam coisas que a gente precisava aprender e não sabia...
Não tô legal mas duvido que alguém se importe, afinal, também não me importo com desconhecidos. O falso acolhimento é apenas para sinalizar virtude ou dizer a si mesmo que é bom.
Ai e difícil não poder contar nada pra ninguem sabe e realmente teve um momento que percebi o quão solitário Eu tava, então comecei a pensar no que poderia fazer para resolver isso: E tô em busca da felicidade verdadeira até hj......
Tenho 22 anos e se existe um propósito para minha vida , eu ainda não o conheço e nem sei exatamente em que sou bom, não me conheço tão bem e nem sei como faço para tal...
Você não é burro, você tem toda capacidade de evoluir, tem um cérebro, um corpo, você já tem o necessário para crescer, agora é só começar a treinar, até pq, ninguém nasce sabendo de tudo, se uma pessoa é boa em desenhar, com certeza ela se esforçou bastante, não é dom é prática. Não tenha medo de estudar, nem se quer faz sentido, se você não estudar vai continuar sabendo do pouco que sabe mas se você estudar pode saber mais, e mais conhecimento é sempre bom, quanto mais você estudar mais vai perceber o quão pouco sabe e isso é incrível, o tolo é aquele que acha que sabe de tudo, perceber que não sabe de nada tendo em vista a imensidão de tudo é algo sábio, se esforce e com certeza vai conseguir oque você quer, precisa mudar esse seu jeito de pensar.
morando com os meus pais, vivendo em um ambiente tóxico, brigas, falta de privacidade e respeito. Acho que sofro com fobia social, pois não consigo sair de casa nem pra ir no mercado. Meu pai é um acumulador de lixo, sinto vergonha da minha casa por causa disso. Não sei interagir, ansiedade, medo e insegurança Não gosto do meu corpo, pois sou muito magro e baixo, sofro muito por comentários preconceituosos por conta do meu físico, renho vergonha de ir pra academia, é isso tem uma porrada de coisas, mais na real eu ligo muito pra opinião dos outros só queria ligar o foda-se e viver, mas não consigo.
Ah, pinho, olha, eu gostaria que as coisas fossem assim. Deixa eu te contar minha história e me diga o que você acha! Vai que você tem alguma recomendação que possa ajudar. Um abraço! Hoje tenho 21 anos, daqui a uns 20 dias farei 22. Moro em um bairro periférico em SSA - BA. Terminei o ensino médio aos 17, aluno exemplar, meu histórico acadêmico comprova isso. Desde a 5° série até o 3° do ensino médio, fui o aluno modelo, no início de 2020 comecei um cursinho pré-vestibular para assim fazer um bom Enem e entrar no curso/faculdade dos meus sonhos. 1 semana antes da pandemia estourar, eu fiquei doente. Num estalar de dedos! Num dia eu estava 100% saudável, e no outro doente. Levei mais de 2 anos para ser diagnosticado, e nesse meio tempo eu senti diariamente uma quantidade de dor sobre-humana, cruel, torturante. Eu não conseguia dormir, eu não conseguia fazer minhas tarefas, das mais simples como fazer meu almoço ou café da manhã. Nenhum médico nesse meio tempo conseguiu me diagnosticar, e no auge da pandemia não foram poucas as especialidades em que eu e minha família fomos. Eu vi a minha vitalidade esvaindo de mim. Eu, que sempre fui o protagonista da minha história. Eu que aos 10, enquanto meus amigos iam para o tráfico, eu ia lavar carros para conquistar meu dinheiro honestamente, ou jogar o lixo fora dos meus vizinhos, aos 13 até abri uma empresa, eu mesmo fazia carrinhos de rolimã e os vendia para os pais dos meninos do bairro, no ensino médio eu fazia sanduíches para vender no colégio, fazendo 200 por semana, o que para um adolescente de 15 anos, é todo o dinheiro do mundo. Eu que sempre, muito bem-educado por minha mãe, tomei todas as decisões corretas para o meu futuro, quando ela disse para eu ficar longe do tráfico, de drogas (lícitas ou ilícitas), muitos bebiam e fumavam cigarros, pois era legal, descolado; eu sempre me mantive alinhado e disciplinado para com o meu futuro e o futuro da minha família. Se você me conhecesse naquela época, você veria quem eu era, e que essas palavras podem até passar uma ideia, mas no fim, elas não me alcançavam, não me definiam. Eu era saudável, disciplinado e tinha visão. Mesmo depois do meu diagnóstico, continuo preso dentro de casa lidando com uma quantidade de dor diária e constante que, por mais que seja menor, comparada com a inicial, ainda é desumana. Eu que estou enjaulado dentro do meu corpo com mau funcionamento, cheio de potencial e vendo a vida se esvair entre meus dedos. Há um mês, fez 4 anos que estou nessa. Não me entenda mal, tudo isso é só um contexto. Sabe o quão difícil é se manter sã nessas condições? Sofrer consequências de escolhas as quais você não fez. Colher algo que você não plantou? Para não enlouquecer, eu já fiz de tudo, no início, assisti todas as séries e filmes que gostava, e depois aquelas que não gostava, então, lapidei o inglês, o qual já estudava antes de tudo, agora temos o francês e o espanhol. Já li aos montes, O conde de Monte Cristo, conhece? 1300 páginas, durou poucos mais de 1 mês. Os miseráveis, de Victor Hugo, 1500 páginas, esse durou 28 dias, Um defeito de Cor, Um estranho no ninho, O retrato de Dorian Gray, eu posso continuar a lista. Já pintei, já escrevi poesia. Já fiz cursos online. Pinho, eu sou uma máquina. Fui criado para ser uma força da natureza, dos 10 aos 14 estudava mais de 6 horas por dias todos os dias até que chegou um ponto onde eu sentia prazer em estudar. Eu fiz todos os sacrifícios ao meu alcance por anos. Todas as abdicações... Aprendi a entender meus sentimentos e desenvolvi administração emocional. Tinha total autocontrole sobre mim. Compreendi meu ego, e essas dinâmicas socioeconômicas onde o "status, e ostentação" está presente desde muito cedo. Digo isso para concluir que, derrotei todos os inimigos que vi, a muito tempo, preguiça, falta de disciplina, falta de visão, falta de força de vontade, falta de autocontrole, falta de inteligência emocional. Acredite se quiser. Hoje, não sei o que fazer, esse novo inimigo é meu calcanhar de aquiles. Sinto que foi feito sob medida para mim, e eu, pela primeira vez, estou falhando miseravelmente em proporções sem precedentes. Que tipo de conselho, que tipo de recomendação você dá a alguém nessas condições? O que pode ajudar? Me sinto como Dantes, preso injustamente, enlouquecendo gradativamente naquela cela. Para completar, se é que não ficou claro, somos/estamos pobres. Não temos grana para psicoterapia. Não consigo por condições de saúde, usa os esportes ou os exercícios como válvula de escape. E por incrível que pareça, tenho 0 depressão, e 0 ansiedade. Não obstante, não posso ajudar minha família, e vejo eles precisando de ajuda. Sabe o quanto dói ver seus pais precisando de ajuda e você totalmente incapacitado, podendo apenas olhar? É. Estou enfurecido, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Talvez por isso não tenha desenvolvido alguma condição psicológica. Apesar disso, eu sinto dias após dia, semana após semana, meses após meses, minhas energias se esvaindo. Estou cada vez mais cansado. Os livros, os cursos, os idiomas, nada disso me distraí mais, ao menos não por muito tempo. O que fiz de errado? Onde estou errando? Qual é a solução para essa situação? O que não estou vendo?
Atualmente, possuo 21 anos, estudando em uma faculdade integral no interior de São Paulo, passando por uma situação de término do meu primeiro namoro, onde sinto que perdi toda minha essência como indivíduo, era um relacionamento muito sufocante, passei a ver que eu estava errado sempre, sabendo que agora ela não precisa realmente de mim, porque tudo o que tinha para sugar foi sugado, e agora ela ela teve um "boom" de carreira no outro dia de término (ela terminou comigo). Me sinto sem perspectiva de futuro por conta do meu curso ser integral, e fazendo estágio obrigatório dentro da faculdade. Parece que estou em uma bolha nessa cidade e outras coisas estão acontecendo em outros lugares. Essas coisas fizeram e estão me afetando demais, tanto na minha alimentação quando na minha organização, meu ambiente está muito pesado. Me sinto fraco com relação às minhas responsabilidades comigo mesmo... Eu estou buscando saber como melhorar a cada dia, mas ainda não me desapeguei dela. Estou muito mal com tudo isso.
Tô vivendo o pior momento da minha vida, depois da mort3 da minha mãe cavei um buraco tão fundo pra mim mesma agora não tô conseguindo sair dele Nunca na minha vida imaginei fazer o que fiz ou passar pelo que estou passando... Tá difícil demais
Tenho 20 anos e to me sentindo perdido. Tenho ansiedade social então qualquer coisa que envolva pessoas me gera um descoforto enorme. Sinceramente to cansado de não ter uma vida social ativa, to cansado de ficar trancado em casa vendo a minha juventude passar diante dos meus olhos. Não sei o que fazer :(
Não esquece de garantir o seu Lahtref com o cupom Pinho10: lahtref.com.br/
Vou fazer 30 esse ano, tenho emprego, mas não tenho profissão. Doença crônica que só seria curada em um transplante. Nunca tive amigos e meu primeiro e único relacionamento terminei a dois dias. Já fiz academia, esportes, estou parado por lesões e ultimamente só estou em casa. Minha vida é muito estranha, quase não falo com ninguém nem mesmo no trabalho. Só respondi no comentário porque foi uma pergunta direta e sincera
Estou assim também meu amigo
Força e muita saúde. Deus te abençoe.
Na verdade tá todo mundo na merda, fingindo que está tudo bem. Sempre vai existir algum problema, algo que você não consegue controlar e resolver.
Continuar, fazendo seu melhor é simplesmente o que se pode fazer.
esse video veio no momento que mais estava precisando, pensando até em tirar minha própria vida, obrigado cara.. por favor não pare com esses videos, nem sou de comentar em videos, mas sei que assim como eu deve ter milhares de pessoas ajudadas por vc que não comentam, só fico imaginando que triste devia ser antigamente as pessoas sofrerem com isso e não poder ouvir uma palavra tão confortante assim, na época que nem existia essa palavra depressão, era conhecida como melancolia, graças a Deus tenho pessoas como vc pra me ajudar aqui no youtube, que Deus ilumine sua vida!!!
Você ê especial ❤
Raro é encontrar na internet alguém que queira de fato ajudar. Dá pra perceber quando a pessoa é sincera. Se dispor a gratuitamente abrir um espaço como esse, não é comum. Falar sobre saúde mental é importante. Parabéns pela iniciativa Pinho. Conteúdo muito bom!
Salvo na playlist.
O Pinho é autêntico, esse é um diferencial
19 aninhos, sem emprego, tentando arranjar um, prestei vestibulares ano passado e só bomba... É foda pinho. Vamos q vamos! Oq nn pode é desistir.
Mano, eu tô na mesma exata situação kkk 😅, mas temos que Superar isso e não desistir realmente... porque a única coisa que nós sempre iremos ter ou sempre devemos ter é o nosso poder de escolha do que vamos fazer! Digo isso porque na minha mente a única coisa que nos diferencia de uma máquina é nossa capacidade de sempre poder escolher o que vamos fazer e se você não tiver a capacidade de escolher o que vai fazer quer dizer que não é você que está escolhendo, é como se fosse outro ser, não sei se ficou muito confuso mas espero que dê pra entender kkkk 😂 simplificando se você perdesse seu livre árbitrio(no caso seu poder de escolha) então é como se você não fosse você então se você fosse obrigado a fazer alguma coisa contra a sua vontade então você não poderia ter que pagar pelo que fez, afinal é como se você estivesse sendo dominado. Espero que não tenha esticado demais essa explicação ;-;
@@wesleicarlo6634 Ficou longo nn, e é exatamente isso, meu amigo! Falhar, ainda mais em coisas grandes como uma faculdade, uma entrevista de emprego e tudo mais, é a coisa mais comum do mundo. E oq diferencia quem foi aprovado de quem nn passou, é só o fator de não desistir dps de falhar... Tá tudo difícil pra todo mundo, e o q puder ser feito pra ter no futuro uma vida mais amena, deve ser feito. Vamos q vamos e vai dar tudo certo, é só continuar tentando! 💪
19 aninhos e foda
@@joaovictordesouza241eu nem percebi quando eu tinha lido kkkk eu vi só como 19 anos, acho que eu sou muito inerte acho que essa é a palavra ;-; digamos acho que eu demoro para perceber e entender as coisas.
Você é muito novo, eu tenho 25 anos e estou bem fufu por conta da depressão mas estou tentando recomeçar
Evitando a vida por não se sentir bem comigo mesmo, vivo mais nos vídeos que na vida em si
17 anos, finalizando o ensino médio, com muitos sonhos em mente, mas ultimamente me vejo sufocado pelas pressões. Algo que nunca achei que iria passar, já que sempre acreditei ser forte, mas hoje me sinto frustrado por não estar onde queria estar. Realmente, sinto que essa é uma batalha individual hoje em dia, já que as pessoas estão sem tempo até para ajudar umas as outras, mas a minha fé, oque acredito ser o mais importante, continua de pé. E espero conseguir encontrar uma saída. Só queria deixar esse recado, aconteça o que acontecer, desilusões, frustrações, pressões, nunca deixe que a FÉ morra!
Apesar da nossa diferença de idade ser pouca, quando eu estava com 17, terminando o ensino médio, eu também senti essa pressão e também senti-me frustrado. Se eu pudesse lhe dar um conselho seria: não haja como se sua vida dependesse de uma prova ou vestibular. Bobagem, tire um tempo para pensar no que você realmente quer e tenha paciência de esperar os frutos do seu trabalho florescer.
Vivo numa crise existencial diária... tenho 20 anos, bolsista, vivo com 700 reais, e penso em sair até da academia (que amo) pra segurar mais esse dinheiro. Sou violoncelista intermediário, toco em uma orquestra jovem, é algo que "nasci" pra fazer, mas mesmo assim, me pergunto todo dia e tenho terríveis duvidas sobre se É MESMO isso que quero seguir na vida. Tenho terriveis dúvidas do que trilhar, sequer terminei o ensino médio e nao sei se conseguirei. Me sinto estagnado e desperdiçando imenso tempo... Por essas semanas, piorou, cheguei ao ponto de me perguntar seriamente o que seria da minha vida, já que não consegui evoluir em nada, e fiquei apenas parado ou olhando pro tempo, dormindo... Tenho medo do meu futuro, muitas incertezas na cabeça, já deixei de fazer muita coisa que eu já deveria ter feito, tal como o ensino médio por exemplo. Tive de desativar meu Instagram pra ter um pouco mais de paz, ajudou um pouco, mas ainda sim sinto um enorme peso e desconforto na minha 'alma'. Dúvidas sobre meus amigos... muita falsidade, muita forçação, já nao sei mais em quem confiar, sinto que preciso ir para bem longe, e esperar que o tempo me diga o que fazer. Fatura do cartão alta, salário baixo, falta de vontade de fazer qualquer coisa, falta de prazer na vida, falta de tudo... A unica coisa que me "motiva" a continuar fazendo o mínimo, é talvez, acreditar que meu destino já esteja trilhado, e que, algo de grande irá acontecer, haja vista que em toda a minha vida, eu realmente tive enormes surpresas, que eu não imaginaria que pudesse acontecer... Esses casos "aleatórios" que me fazem ter esperança de que algo me espera na frente. A comparação mata. Fazer o extra de ifood, pedalando por dentro dos bairros nobres e vendo adolescentes e jovens vivendo em seus luxos e confortos, me mata por dentro... Eu sei que cada vida é cada vida, mas não há quem aguente ver essas regalias em pessoas enquanto outras/eu estão em situações deploráveis. No fim, minha vontade, que berra em minha alma, é de realmente desaparecer, ficar off por muito tempo, e tentar achar a mim mesmo, porque no momento, me perdi por completo.
mano, me identifiquei muito, estou em uma situação bem complicada também, nem pior nem melhor já que cada vida é única, e todos tem problemas, mas a comparação me mata também.. tive que desativar o insta também, aprendi a viver sem e hj passo dias sem entrar, já fiz 24 e não terminei o ensino médio também, sonho em fazer programação, ou um concurso, ou um milhão de coisas mais não consigo sair do lugar, perdi todos meus amigos, isso foi o pior de tudo, a pior sensação que já experimentei é a solidão, doi profundamente, nunca imaginei que sentiria falta de falar sobre futebol com aquele amigo que nem entende de futebol kk, de animes, jogos e etc, quando você cresce sem isso deve ser triste, mas vc ter tido isso um dia e perder tudo é muito doloroso, pra piorar não falo com minha família dentro da minha própria casa, e nem familiares, não vou em um churrasco dês de 2018, nem vejo sentido na vida mais.. já tentei tirar minha própria vida e não consegui, hoje só não acabei com tudo ainda pois minha namorada é tudo q tenho, não teria coragem de fazer isso com a vida dela, mas se fosse só por mim... enfim, aproveitei seu desabafo e ia falar algo legal mas acabei foi desabafando também kkk, mas vc parece ter talentos, tem uma bolsa como disse, e parece ter vida social, e não reclamou da familia, se fosse pra te dar uma dica diria para começar sendo grato pelo oque ainda tem saca, mesmo fudido como estou tenho tentado também, sempre parece ter gente pior que nós, mas diria para tentar cuidar do que ainda tem pq eu achava que não podia piorar e piorou velho
Cara, se isso serve como incentivo: Tenho quase 30, e também tenho questionamentos. Só que no sentido de resolução, porque a idade, tem sido um vetor para que eu me sinta mais confortável com “Ser quem sou”. Se eu fosse teu amigo, diria pra não só pensar, mas agir. E esquecer as injustiças do mundo, até porque ele não é justo. Eu voltei a estudar para vestibulares, com intuito de se sentir mais seguro com a decisão que envolve aquilo que quero de fato fazer na vida. Alguns vão ter isso antes dos 18, 20, 25 e tá tudo bem irmão ! Cada um tem seu tempo. Se tu achar que deve se retirar do estrelado e ir se cuidar, faça ! Mas porque você quer fazer. Se possível, saia das redes sociais um tempo, ter repertório cultural, tente conhecer gente nova, ler mais livros, ter conhecimento variado. Porque eu tenho feito isso, além de ter começado a escrever meus problemas como Pinho disse, pra tirar eles da cabeça, me ajudou a criar uma mente mais tranquila pra me entender melhor. E com todo respeito, depois que eu passei a ser responsável por mim, pelos meus próprios cuidados e tals. As coisas começaram a se movimentar em meu favor. Isso é meio Jordan Peterson, mas comece a se movimentar e as coisas começara fluir. Esqueça os outros, e outros começarão a sentir sua falta. Agradeça pelo que você tem !. Minha vida não é perfeita, mas eu DECIDI fazer ela dar certo ! Um abraço ! Muita força e foco pra vocês irmãos !
Também amo a atividade física da academia, me sentia muito bem.. saí por causa de tempo que o conjunto da academia para mim passava de 2 horas com banho e refeições, suplementos e a mensalidade.. preciso segurar mais o dinheiro.
Pois se perca. Eu achei meu equilíbrio exatamente no exílio. Mas acredite nao é nada facil e quase me levou ao colapso total. Mas se vc for forte o suficiente, conseguirá nadar.
“The only way to deal with an unfree world is to become so absolutely free that your very existence is an act of rebellion.” Camus
obrigado por sua partilha. Um dia de cada vez, terá dias ruins, dias muito ruins, mas também você vai amanhecer em belos dias. Vá, mas vai com calma, não se cobre tanto, tenta tirar alguns minutinhos pra meditar e fazer uma oração, mesmo que não tenha nenhuma religião. Pequenos momentos são extraordinários.
Seu vídeo foi postado a 5 meses atrás. E de alguma forma, ele só chegou para mim hoje, e chegou no momento certo! Obrigada por cada palavra, conselho... desabafo. Você me ajuda e, creio eu, que ajuda muitas outras pessoas. Se cuide, Pinho. Deus abençoe!
Que coisa boa que eu finalmente cheguei aí querida! tô aqui pra ajudar! 🤍
Eu hoje tô com vontade de chorar. Me sentindo sobrecarregada sem ninguém pra desabafar. Porque quando se é forte ninguém tem cuidado com você. 😢
Chore. Eu por exemplo pago um terapeuta pra tentar chorar. A um ano. Só chorei uma vez. O resto me consumo por dentro... E nada.
Minha vida financeira desandou DE NOVO, minha depressão ta -quase- me engolindo a cada dia, apesar de eu ter encerrado um ciclo de 12 anos parece que depois que fiz isso minha vida desandou completamente. Não consigo mais dormir cedo, me sinto triste, não consigo treinar, to extremamente sem vontade de fazer tudo que eu estava amando fazer, to voltando a consumir muita açúcar pra aliviar esse vazio pavoroso que eu sinto, sempre que me sinto ansiosa e muito solitária desconto num doce, me sinto mal por isso porque não quero voltar a ser uma pessoa indisposta. A única coisa que consigo fazer e bem porcamente porque meu foco de uma hora permite é estudar pra concurso e esse é o único alívio mental que eu tenho no dia porque me sinto útil. Eu não sei mais o que fazer, sinceramente, mesmo com terapia. Parece que só vou me sentir completamente feliz se eu sair de casa logo e morar bem longe de todo mundo, ter meu espaço.
Nada melhor do que ter nosso cantinho, também quero ficar sozinho longe de pessoas que só me fazem mal.
Espero que você melhore princesa e que Deus possa sempre estar contigo.
Sinto a mesma coisa
E você, Pinho, como VOCÊ está? Tenho a impressão de que vc não está bem a algum tempo
A grande maioria das pessoas não está bem mesmo, as redes sociais são uma ilusão.
As redes sociais só servem para esconder a tristeza e os problemas que todos estão passando.
As pessoas perguntam sim "Tudo bem?" o problema é que perguntam apenas por perguntar, porque, de fato, não se importam.
Você disse tudo!!! É assim mesmo, infelizmente
Me sinto cansado, mas um cansaço de existir. Me pego pensando no que eu poderia ter sido, quem sou. Não me sinto bem sendo eu. A opinião externa me molda bastante, os pensamentos de achar que não estou numa rede segura e de confiança me tira a paz. Só queria descansar, mas descansar de verdade. Eu não tô bem.
Bom dia amigo, procura um profissional cara isso pode te fazer muito bem... Uma coisa simples porém q faz muito bem pra mente é sol e caminhada parece bobo mas faz o teste pelo menos 👍🏻caminhada sem camiseta no Sol das 10hs... E tenta da um prato de comida pra um morador de rua... 🙏🏻 DEUS ABENÇOE JOVEM VC TEM MUITO PELA FRENTE AINDA PENSA NA SUA FAMILIA
@@MaiconAraujo-oz2ci Muito obrigado pela mensagem, Maicon! 🙌
@@MaiconAraujo-oz2ci Amém! 🙏
Médico, recém formado, medo e insegurança pairam sobre minha mente todos os dias, a motivação da lugar a preocupação, terapia? Já fui e não adiantou muito. Medicações? Tomei mas me sinto "melhor" sem elas. Vergonha na cara? Tento, mas desmorono. Ombro amigo? Suplico, mas as vezes nem todos entendem o que se passa de verdade e conseguem se colocar no lugar.
Sinto muito por isso, te entendo perfeitamente. Quero começar algo mas a insegurança e o medo também me paralisam. Uma coisa que tem me ajudado a refletir bastante são caminhadas ao ar livre, de preferência sozinha e em meio à natureza. Parece banal mas senti uma diferença enorme! As ideias vão clareando. Talvez não seja a solução mas pode ajudar. Você não está sozinho.
@@karolinarios2208 Esse é um dos melhores remédios mesmo. Quando tenho uma decisão importante para tomar, sempre dou uma volta na praia, num parque, etc e mente fica mais leve e clara.
Eu me tornei uma pessoa que foi se tornando cada vez mais resistente a me expressar. Desde criança eu me sentir como sempre fosse uma espécie de "pedinte" ou mendigando cuidado das pessoas. Eu tenho vinte e três anos, aos dezoito comecei a sofrer com depressão e o ambiente em que estava meio que me impossibilitava de confiar veemente em compartilhar tudo aquilo que eu sentia. Sempre notei que, às vezes mesmo quando as pessoas me ouviam, sentia que ninguém filtrava: Você contava algo para a pessoa e pouco tempo depois, os dito amigos, esqueciam. Então no fundo, sinto que ninguém nunca prestou atenção em mim de verdade. Por que isso dói? Bom, dói porque eu sempre fui uma pessoa muito empática, de me colocar facilmente no lugar de outras pessoas, de ouvi-las ativamente e mais compreendendo-as do que lhes julgando; não por arrogância, mas sempre soube ser um bom amigo, mas ninguém nunca soube para comigo. Eu, por conta da depressão ainda não trabalho, e isso me corrói todos dias. Mesmo falando inglês, espanhol e caminhando para o frnacês, bom em ciências exatas - Meu maior sonho e ser engenheiro -, sabendo discutir sobre muitos temas, sempre me acho atrasado em relação à tudo em minha vida. Tenho pedido a Deus forças, porque pensamentos suicidas aparecem desde que a depressão estourou. Me acho uma farsa, mesmo sendo inteligente pra cacete. Tem me doido o fato de que, quando paro para analisar o fato de que a minha amizade para com outras pessoas só parece servir para inflar os seus egos e lembrando de coisas idiotas e, sabendo que quando se trata de mim as pessoas demonstrarem quase que nenhum interesse, eu sinto ódio. Sinto que viver não vale a pena, as pessoas não valem a pena. Meu coração tem doído porque me sinto distante dos meus sonhos, achando que eles parecem não passar de meros vislumbres. Enfim, isso é tudo.
Eu me sinto da mesma forma, é péssimo... Mas olha, você me parece uma pessoa bem inteligente, não te conheço, mas tenho certeza que você vai conseguir realizar o seu sonho. É muito difícil e exaustivo, mas a vida é uma luta, um dia de cada vez.
@@Juuu954 obrigado! Sério mesmo! Mas se sente ressentida? Incapaz de se expressar ou de correr atrás do que quer?
Tenho 35 Anos, graças a Deus estou trabalhando mas não estou bem, se pudesse sairia mas infelizmente tenho uma família grande para cuidar, o meu problema maior é a a indecisão e falta de foco, a indecisão pq não sei se invisto meu tempo estudando para concurso ou estudando uma nova profissão para pode empreender exemplo Trafego Pago, com essa indecisão acabo perdendo o foco e procrastinando.
As coisas não estão fáceis Pinhoco, alguns pequenos problemas de crises existencial, sem emprego, com 21 anos e morando com os avós, mas acredito que o sol voltará a brilhar mais forte em breve.
Obrigada por dividir essas experiências, Pinho. Importante as pessoas saberem que mesmo uma pessoa como vc, que parece tão bem resolvido, também já sentiu dificuldades emocionais.
Pra ser sincera, na minha vida as pessoas sempre perguntam como a outra está, mas acredito que apenas por educação e não a fim de saber realmente sobre o problema do outro. Eu e algumas pessoas que conheço sempre responde que está tudo bem. Afinal quem vai resolver nossos problemas se não nós mesmos?
Bom, eu na realidade me sinto uma merda isso no auge dos meus 26 anos... Desempregada, formada mas não exercendo a profissão, iniciei outra graduação e então os professores estão de greve, envio vários currículos ao longo do dia e nem estou sendo chamada para entrevista, me sentindo aparentemente, mentalmente horrível.. Sem dinheiro, morando com os pais (ainda bem se não a situação estaria pior). Nos meus 16 anos eu achava que aos 20 e poucos anos eu estaria bem e com estabilidade, pois via naquela época pessoas ao meu redor se dando super bem, com casa, família sendo construída, conquista do automóvel próprio... E eu cheguei e bom... a realidade é bem dura..
Enfim, sinto-me fracassada, como um todo... Nem a saúde está boa, algumas vezes fico com insônia, outras não quero sair da cama.. Mas nessa idade não da pra ser assim, volto a me julgar... Sou a minha maior inimiga e nem sei como posso mudar isso. Enfim, viver é difícil, tentem aproveitar os poucos momentos bons que ela tem.
estou na mesma situação. que Deus nos ajude.
Recentemente acabei de perder um parente, terminei um relacionamento de anos com uma pessoa que se mostrou extremamente complicada com o tempo, não tomava iniciativa de se cuidar, fui um bom ouvinte dos seus problemas, aconselhei, e alguns tempos de lá pra cá virou do avesso (se interessou por outra pessoa). Agora sigo retomando controle da minha vida, sinto que congelei por um tempo minha vida tentando colocá-la como prioridade e fui prejudicado, era algo que não estava mais me fazendo bem. Estou há um tempo desempregado, contas apertando em casa, ainda correndo atrás dos meus objetivos. Não estou triste, pelo contrário, é como se fosse um combustível pra continuar persistindo.
Comecei no Marketing Digital já faz um ano, com o objetivo de mudar de vida e da minha família, mas agora já não sei se fiz a escolha certa. Já fiz algumas vendas mas no negativo. Fiquei isolado durante muito tempo e agora estou sem resultados e perdido.
fui diagnosticada com TDH, transtorno bipolar e depressão decorrente dessas primeiras não tratadas. Muita coisa mudou desde então, tenho me sentido melhor no geral pois estou tomando vários medicamentos. Mas nesta semana estou passando por uma crise depressiva, tem sido bem difícil, mas a cura/evolucao não é linear, estou focando nisso, é só uma fase! Obrigada Pinho pelo vídeo, faz anos que te acompanho e seu conteúdo me faz muito bem!
E tem um pequeno detalhe que faz toda a diferença também para lidar com tudo isso: Deus. Orar. Falar com Deus. Escrever para Deus.
em 2020 pra 2021, tive inúmeras crises de ansiedade e tbm tive sindrome do panico (diagnosticado), me sentia um nada, sem oq pensar n fazer so existia nem comer eu comia direito.Em 2022 eu comecei a trabalhar em um supermercado aq da minha cidade, em pouco tempo ja tava em cargos altos e de respeito, isso me ajudo bastante a mudar minha cabeça e entender muito melhor tudo q eu havia passado. Hoje eu vivo o melhor momento da minha vida por enquanto, adoro me exercitar, me cuidar, estudar e ler muito, tenho tempo de sobra pra tudo isso (um pouco apertado na semana) e trabalho simplesmente em uma das melhores empresas aq da região. Sou muito grato a tudo e passei oq passei e superei para blindar a mente e ser oq sou hj. Sei q posso ter tido sorte nos empregos e na regiao em que moro, sei que cada um carrega sua cruz, mas meu amigo não desista de nada, parece meio cliche mais a sua fase ruim ira passar pode demorar meses ou anos, porem se entregar sera pior do que enfrentar. Não sou bom em escrever mas so quero deixar aq nesse video um pouco do que eu senti vendo ele. Muito obrigado Pinho.
Eu me sinto grato porém com medo de aproveitar a vida, de mudar e abandonar o conforto, me afastar de algumas coisas ou pessoas até próximas. As vezes me sinto como se fosse uma pessoa ruim por querer afastar, e muitas vezes meu perfeccionismo e a falsa sensação de conforto me imobiliza.
Se vc quiser. Aceite a mudança! Vc provavelmente vai se sentir melhor depois de um tempo. Arrisque mesmo com medo. Se acha q deve se afastar, se afaste, siga a sua intuição.
Perfeccionismo é algo q eu sofro tbm mas ngm é perfeito. Se permita errar já q vc é um ser humano como qualquer outro
Uau! Tive um domingo extremamente pensativo. E agora, assistindo esse vídeo. Condução do ES. 🙏🏼
Acho que os amigos não ajudam mais por não saber o que fazer, do que não se importar, imagina a situação inversa, vem um amigo seu te pedir ajuda? Eu não saberia muito bem como ajudar alguém..
Isso é um ponto importante de falar. Tô com uma amiga afundada numa depressão bizarra. Eu já não sei mais como ajudar, o que aconselhar. Ofereço a escuta e mais nada. Mas me sinto super impotente. Infelizmente, dependendo do grau do problema, a gente adoece junto e sem conseguir fazer grandes coisas.
Tenho 19 anos e sou boxeador, esse sabado perdi minha segunda luta, eu fiz hma preparação de 4 meses pesada e me superei em tudo . Mas por falta de confiança e de concentração não consegui usar o boxe que eu lutei tanto pra conquistar, tive rebote do corte de peso e como ex obeso me afoguei na comida. Perdi minha luta que era ora ser minha redenção pela minha última derrota e perdi na frente da minha mãe, namorada e amigos .hoje acordei as 4 da manhã , sai correr e estava enrolando pra tomar meu banho gelado ( ta fazendo uns 12 graus aq na minha cidade) e percebi que se eu quiser me reconstruir para poder lutar o campeonato paulista eu tenho que voltar a fazer oque não quero fazer ( acordar cedo ,fazer dieta, banho gelado , treino pesado e abdicação) porque isso é oque realmente me faz feliz por me edificar como homem. Eu estava voltando a cair nos hábitos que tinha quando era obeso e depressivo, mas tenho um trabalho a fazer e não posso decepcionar minha família, não sei que guerra voce ta passando, mas saiba: a dor é a solução. Quanto mais voce lutar e sofrer por um propósito mais voce se sentirá completo e feliz , boa sorte
"[...]por falta de confiança e de concentração[...]"; "[...] e perdi na frente da minha mãe, namorada e amigos[...]"; "[...]não posso decepcionar a minha família[...]". Tu já te perguntaste se realmente estás fazendo todas essas coisas por ti próprio, pra o teu próprio crescimento, e não simplesmente para "provares" algo ou pareceres algo para alguém? Mano, e daí que tu perdeste na frente da tua mãe, namorada e amigos? Acaso eles nunca perderam nada na vida? Acaso eles não sabem que antes da vitória muitas "perdas" vêm? Eles treinaram contigo? Sentiram o que tu sentiste? Passaram pelas tuas privações? Para de dar peso à percepção dos outros, mano! Além do respeito geral que se deve a toda pessoa, tu não deves nada a ninguém! É algo difícil, mas temos de entender isso. Se tu realmente gostas desse esporte e queres crescer nele, a tua preocupação não deve ser a tua "imagem" diante dos outros, mas sim analisar a "perda" passada para perceberes o que pode ser melhorado para a próxima oportunidade. Vai com tudo!💪
Estou desempregado há 2 anos, com depressão, sem sair de casa e sentindo que ninguém gosta de mim. Não vendo saida em um problema aparentemente permanente e isso me destroi, além de passar por muito desconforto. Perdi o sentido de viver, perdi anos da minha vida estando instavel e meses vivendo em sofrimento. Perdi completamente o porquê. Há dias que a vontade é dormir e não acordar mais e quando isso vem, significa que a dor atingiu o seu limite e não existe palavras que definam tal situação. A psicologa nao me ajuda mesmo sendo experiente e eu ja esperava. Quero me suicidar, não pelo suporte racional, mas eu sinto isso no âmago do meu ser, da minha alma, quase como um instinto. Não quero morrer mas também não quero viver... Ninguem merece ler um baita textão sobre, seu tempo vale mais e bom, sou só mais um, mas na minha cabeça não. Não é porque eu to na merda que quero isso, é porque existem coisas sem soluções, e não se cosegue aceitar. Só um desbafo, n sou disso, obgd por ler ate aqui.
troca de psicóloga. você vai achar alguém para te orientar melhor. Já pensou em vender algo na sua cidade, pra ter uma renda e criar uma rotina? Conheço muita gente que está muito bem trabalhando assim, com planejamento. outra coisa é procurar alguma atividade física, é muito importante, e ver como está suas vitaminas pois a falta delas tem vários sintomas que se confundem com depressão, principalmente as vitaminas do complexo b.
@@augustospiresvou fazer isso.
O livro "vença a depressao antes que ela vença vc" é muito bom, me ajudou e ajuda demais. Recomendo
De Robert Leahy
Mano bota a cabeça no lugar... sei q é foda hoje em dia esse mundo esta muito louco e na maioria das vezes é cruel com a gente. Mas esse pensamento por mais que na sua cabeça pareça racional, não é. Vc permanecer vivo, mesmo que alguns dias, principalmente no começo sejam difíceis pra caramba, significa que vc está tentando. Tentando mudar, melhorar. No fim, todos nós vamos morrer mesmo. Mas certifique-se de morrer com orgulho e honra, e esse sentimento nao deve vir dos outros, só de vc mesmo. Mesmo que a vida foi dura com vc, vc deu seu maximo pra melhorar e de certa forma ficara feliz, quando lembrar disso.... so estou tentando ajudar, ja tive muitos pensamentos destrutivos, obviamente nao conheço sua realidade, mas hj em dia penso assim e tem me afastado de olhar pro abismo: garanta que está dando seu maximo para morrer orgulhoso de si mesmo.
Eu li o título e, imediatamente, desandei a chorar.
É, não tá fácil, irmão
eu faço terapia, toda semana, mas minha família fala que psicólogo não resolve nada. E que Deus resolve tudo
Quando sua família disser isso, concorde e siga seu caminho, sem ficar se explicando demais e sem dar satisfações. Aprendi na vida que bater de frente não resolve problema, só faz ele aumentar.
Ajuda sim... Ele é profissional, eu sou cristão acredito em Deus e mesmo assim se precisasse faria terapia tranquilamente
@@PrittcsVerdade!!!!!
Verdade, me falam isso também. Mas eu só continuo fazendo terapia mesmo assim 😂😂
Deus dar a oportunidade para as pessoas mudarem ,não existe isso que Deus vai resolver todos os seus problemas, é você que direciona sua vida.
Me identifiquei com tudo e agora trabalhando estou lindando melhor com tudo
Faço terapi há 2 anos mas esse ano a ansiedade veio muito mais forte. Fui ao psiquiatra e comecei uma medicação. Minha vida mudou. Me sinto mais leve e com um olhar mais objetivo. Pratico exercícios, tento dormir bem e reduzir estresse. Realmente esse combo funciona. Sou e estou muito feliz com a minha vida. Evito me expor tanto nas redes e consumir a vida alheia. Prefiro focar em estudar e cuidar de mim
Vamos em frente, pessoal. Refletir sem reclamar desnecessariamente. Não somos vítimas, vamos vencer ❤ Deus abençoe e fortaleça a todos
Cara parabéns pelo conteúdo. Em uma realidade onde as pessoas só querem vender formas de se ficar milionário e, se vc não ficar o problema é você, não tenho dúvidas de que esse vídeo vai aliviar a dor e a angústia de muita gente. Sou psicanalista e, posso dizer que você trouxe de forma muito objetiva, realista e eficiente algumas verdades necessárias, sendo muito verdadeiro na sua colocação e com uma empatia que conecta. Fico a disposição caso você ou qualquer pessoa que esteja aqui nesse ambiente precise conversar e talvez pensar seriamente em seguir para uma terapia.
Um abraço. E por favor, não pare!
Obrigado por isso, grande pessoa.
Obrigado, eu acompanho seu canal deis de 2019, e de la pra ca aprendi muito com você, e vi você aprende muito com si próprio, obrigado pó fazer esse trabalho incrível.
Cara, simplesmente que vídeo foda, sério mesmo. Atualmente, tenho 16 anos e moro com minha avó e meu primo, mas tem muitas coisas que acontecem dentro de casa que me frustram todos os dias. Meu primo, por exemplo, usa drogas, além de outras coisas que prefiro não comentar. Mas estou lutando para mudar. Sou ex-obeso - antes de começar na academia, pesava 98kg com 1,69m, e agora estou com 65kg. Estou estudando inglês e tentando abrir um negócio, mas às vezes é complicado. Fico na frente do computador vendo as coisas acontecendo ao meu redor, e parece que dá um nó na garganta. Só quem passa por isso sabe como é.
Esse vídeo chegou no melhor momento possível
Pinhoco, quero viver daquilo que amo fazer, mas a procrastinação me destrói kra. Preciso de um reset... é horrível querer é não fazer.
Vira aluno do VD (curso do pinho). Só a comunidade em si já vale muito a pena. Galera te motiva todo dia.
Cara, me sinto exatamente da mesma forma, estava pensando sobre isso, quando esse vídeo apareceu, após uma batalha interna consegui clicar no vídeo, parece que tem dois eus dentro de mim, o primeiro é o que tem sonhos, almeja grandes coisas, que tem planos, e quer seguir um caminho na vida, o segundo é um Macaquinho mimado que tudo que quer é apenas ficar o dia inteiro rodando a tela do RUclips vendo vídeos que não me agregam em nada, apenas saciando a minha dose diária de dopamina, as vezes o meu primeiro lado vence, mas na grande parte quem toma conta da minha mente é o macaquinho, parece que perdi as rédeas da minha vida para esse maldito macaquinho, e quando eu tomo ela de volta, o macaquinho me dribla, me deixando cair em uma pequena armadilha mental, um loop eterno, faz eu imaginar que nunca vou alcançar o que eu almejo pois estou preso nessa porcaria de Loop e não consigo sair, pois parece que tudo que eu tentei para contornar essa situação não deu resultados, e agora tenho medo de tentar alguma coisa com esse medo de não dar certo e eu ter gasto minha energia a toa, eu só não sei o que eu deveria fazer, talvez eu saiba o que eu tenha que fazer, mas eu simplesmente não faço, e isso me faz sentir um lixo
Foi mal pelo textão
Estou em um momento cansativo, onde arrisquei de mais no meu negócio, além de ter passado por situações desconfortáveis agora estou tentando me levantar financeiramente fui de alguém que fazia 240 por dia pra alguém que está fazendo 35 reais aos poucos pra poder se levantar e voltar a oq era, isso tudo enquanto o desânimo e outros problemas tão me impedindo de ir pra frente.
Cara eu to otimo independente dos problemas , acho que qdo a pessoa muda a visão sobre algo , vc muda a sua vida , e mesmo enfrentando alguns problemas eu posso dizer que estou otimo , e sempre agradecendo pela Vida ! tmj rapaz eu só fico triste pq estou fraco em relação a tu kkk caraca tu ta forte kkk
Acho que se, por aqui, não piorar; vou seguir menos pessimista do que eu pensava. Realmente, melhor que muitos lugares físicos e pessoas presenciais; além de eu ter largado a ideia de "internet pt-br = guerra de narrativas"...
Muito bem meu amigo! tô aqui! o pessimismo não vai ajudar em nada, só vai te manter na mentalidade negativa que vai limitar o que você consegue alcançar na vida!
Moço, achei seu canal do nada e vou começar maratonar seus videos, porque os títulos me chamaram a atenção e fora que tu fala muito bem... Sucesso!
Muito obrigado pelo carinho querida, seja bem-vinda! um grande abraço! 🥰
Todos nós temos problemas, por isso peço sempre a Deus para que eu não seja mais um peso na cruz de ninguém.
minha mãe deixou de trabalhar devido a um adenocarcinoma de ovário e eu estou no 5º ano do curso de medicina na argentina, passando por problemas financeiros. mas levando e agradecendo a Deus. pra piorar ha umas 2 semanas descobri que o amigo que divide ap comigo esta viciado em c0c41n4.... vou tentar me mudar, mas nao sei como
Estou em um momento cansativo com o trabalho, emocionamento estou bem chateado com a falta de uma pessoa que se foi e essa semana realizaria mais um ano de vida. Espero que isso passe e na parte amorosa nossa como esta sendo mega dificil a minha terapeuta esta me dando muitas ideias e otimos caminhos mas as vezes me sinto cansado para continuar.
E você Pinho como esta ?
Eu terminei o ensino medio aos 17 anos e tentei uma bolsa em um projeto na minha cidade mas nao consegui. Por um lado foi bom pq pude me reinventar e descobrir oq eu realmente gosto q é a administração. Eu nao saio muito de casa e raramente tenho contato com outras pessoas já q a minha "familia" é bem tóxica e ignorante. Eu por mim mesma nao me pressiono a nada mas a minha família me pressiona a trabalhar, a fazer faculdade. Eu nao tenho condições de pagar um psicólogo e no meu bairro é complicado para conseguir tratamento. Além de q sou muito julgada por ter espinhas no rosto, oq nao faz muito sentido ja q nao é uma escolha minha, é algo q eu ja tenho. Tenho poucas porem boas amizades q me ajudam e me tranquilizam
Tenho 20 E me sinto cansado mentalmente muita asiedadade, crise de choro., fbia social.
Eu estava trabalhando em um lugar e cidade maneira, minha namorada ela tinha saído do emprego e ia começar um emprego novo. E descobriu que estava grávida, não quiseram despedir dela do emprego que ela odiava, ela foi sincera para o emprego que ia começar e eles não quiseram ficar com ela grávida. Nós não estávamos bem, mas então após uma gravidez difícil, a qual eu com ataques de ansiedades não dava muita atenção para ela. Nasceu minha filha, eu sempre tive ansiedade alimentar engordei tudo que havia emagrecido a anos... Tive que voltar para minha cidade com promessa de emprego da família e...
Estou nos meus 17 anos, finalizando o ensino médio agora, tentando tratar alguns problemas desde o final do fundamental, como o diagnóstico de TDAH que eu recebi e não saber exatamente em qual faculdade cursar, que curso exatamente escolher, e o mais importante, como curtir a caminhada até eu conseguir realizar minhas pequenas conquistas. Estou tentando excluir alguns hábitos para o meu bem há bastante tempo, para por foco e concentração no que foi citado acima. Espero que alguma hora eu volte nesse comentário com algumas respostas até o fim do ano, e que eu consiga fazer esforço suficiente para essas projeções acontecerem. Desejo uma boa caminhada nessa vida a todos, tem sempre alguém numa torcida por você.
Estou aberto para receber comentários e ajudar no que for possível
Cenário minimalista boa conversa copo com água TD de bom gosto muito dos teus conteúdos
Excelente, Pinho.
Pinho, eu me sinto cansada na minha vida atual, estou realizando um esforço para mudar de vida, 2024 está sendo um ano diferente para mim, de esforço e mudança (isso gera o cansaço). Também tenho um anseio grande de ajudar os meus pais, mas ainda não tenho poderio econômico, então ajudo de outras formas, com auxílio em casa, atenção, escuta e palavra amiga. Quero após essa fase do esforço poder viver o ócio, descansar e dormir tranquila
Que vídeo incrível. Parabéns por mais um conteúdo sensacional Pinho! Tenho certeza que esse vídeo ajudou não só a mim, mas muita gente que está na mesma situação que eu. Obrigado.
Pô man! que coisa maravilhosa que eu pude te ajudar! fico muito feliz mesmo! grande abraço!
@@Pinhotube grande abraço Pinho! Vou te chamar no IG pra quando você puder, trocarmos uma ideia!
Obrigado Pela Atenção ,com este tema esgotamento emocional.
Sempre tentei minimizar meu uso com smartphone,as consequências da depressão e ansiedade causado por irresponsabilidade emocional de terceira me forçou a tornar meu Cell em um “dumb-phone” e abandonar por completo as redes sociais por uma certa “fobia” de ver oq não gostaria… não ando bem mas continuo andando… obg por perguntar Pinho espero que esteja bem por completo
17 anos, 3 ano do ensino médio, estudando pro tão temido enem, de verdade eu não to nem perto de ta bem, principalmente mentalmente por conta de toda a pressão de que passar logo pra não se atrasar pra não ficar pra trás, ta passando um milhão de coisas agora na minha cabeça, faz um bom tempo que eu só to vivendo no automático sem presta atenção em nada, eu não sei exatamente que tipo de sentimento eu to sentindo mas eu to longe de ta tão bem quanto eu tava antes.
Te entendo perfeitamente, vivi isso alguns anos atrás. Hoje passei por isso e aprendi muito com meus erros e com meus acertos, a maior dica que eu posso te dar é "Faça o melhor de você respeitando o seu tempo e a sua saúde mental" eu entendo que você sente uma pressão absurda mas a origem dessa pressão vem de algumas ideias da sociedade na qual você eles ditam um caminho de sucessso no tempo do sucesso, algo que realmente não existe e só te prejudica mentalmente.
No meu primeiro ENEM eu não consegui alcançar a nota que desejei devido ao nervosismo no dia justamente devido a essa pressão, mas acabei conseguindo uma bolsa integral para o curso que eu queria eu uma outra faculdade. No próximo ano como eu já estava cursando o curso que eu queria eu fiz o enem novamente para mudar para a faculdade que eu queria e eu fui muito melhor porque já estava sem essa pressão social e fui aí que eu vi o tanto que faz diferença.
Algo que me ajuda muito nesses momentos que vem um medo sobre o futuro, é pensar que o universo sempre vai te dar um bom caminho quando você entrega o seu melhor sem se prejudicar.
Espero que tenha te ajudado em algo, muito sucesso em seu futuro! Se cuida!
Fala um pouco sobre como tomar decisões.
Como lidar com as incertezas.
Como saber o que você realmente quer? 🙏🙏
Penso que o lado bom é que só eu posso sair da angústia que me encontro, mas esse também é o lado ruim …
obrigada por perguntar como estou
vou ser mãe , já estou de 8 meses
e muitas coisas tem mudado na minha vida. e eu estou aprendendo com isso. um abraço pinhão.
Tenho 31 anos. Não conclui os estudos. Todo curso que tento fazer não levo até o fim. Estou tratando o transtorno de pânico e o toc. Tenho uma vida estranha. Não consigo sair, vivo dentro de casa e não tenho um emprego. É difícil.
Eu vou vencer!
você vai!!!!
@@vanessamontao5176 Boa tarde! Você também! Espero que esteja tudo bem em sua vida! Tenha uma ótima semana!
Primeiramente, parabéns pelo vídeo, mantendo a qualidade como sempre. Estou usando uma camisa igual a sua, mesmo tom, gola larga.
Bem bonita, né?
Estou bem e você? Como você está? Fique bem e seja feliz!
Pinho , reflexão perfeita Difícil lidar com problemas alheios, caso fel7z , os amigos se aproximam e são muitos, caso contrário, todos somem,.Estou nessa fase, oro a Deus e procuro no meu interior respostas para decidir i que fazer e i caminho a seguir. Deus o abençoe. Obgda pela atenção. Boa noite 💙💙💙
19 anos, tenho resgistro na carteira desde os 16 anos, CLT das 14 as 22h, treino a dois anos, tenho minhas conquistas, iPhone, habilitação, pc gamer etc…
Ultimamente estou tendo crises de ansiedade e até depressão, cai em um golpe e perdi 4500 reais na compra de uma moto, iria me ajudar no dia a dia e também ia começar a fazer delivery da minha loja de suplementos. Agora dependo de condução e continuo a pé. Parei de treinar tem duas semanas, estagnei nos estudos, parece que minha vida virou de cabeça pra baixo depois desse ocorrido, além disso tô ficando calvo. Agora me diz, como superar um trauma desse e voltar melhor?
iPhone não é uma conquista...
Pinho, eu amei esse vídeo, estou passando por um período muito confuso da minha vida onde eu travei completamente, esse vídeo me ajudou bastante. Poderia falar um pouco sobre dependência emocional no relacionamento?
estou prestes a fazer 19 anos e tudo oq eu tentei deu errado, parece dramático mas eu não percebi que durante meu crescimento eu não dei ouvidos a quem estava ao meu redor, cresci negando até mesmo oq sinto, hoje eu sou um poço de ansiedade e já não tô nem conseguindo mais comparecer às entrevistas de emprego pois eu já não aguento mais tentar e fracassar toda vez, fez 9 meses que eu perdi meu último emprego e eu me sinto bem esquisito comparado aos outros da minha faixa etária, sempre me comparei com todo mundo ao meu redor pq cresci sentindo falta de atenção e carinho, pensei que se eu fosse “melhor” eu teria atenção e carinho, escondi tudo oq fizeram cmg durante a infância, tudo oq eu sofri, pq não queria que meus pais pensassem que eu não era um bom filho, ent eu simplesmente não falei nada, hoje eles estão preocupados comigo e eu tento esconder todo esse colapso interno mas tá ficando cada vez mais evidente, eu só queria poder sumir, sumir pq suicidio não vai resolver oq eu preciso apesar de eu querer mt… me sinto exausto e desesperado.
18 anos e precisando sair de onde moro urgentemente, estudo em tempo integral, ensino da escola é péssimo, e lutando para conquistar a liberdade financeira. E vc pinho... Como vc está?
Gratidão, Pinho. Excelente vídeo, como sempre. 😊
obrigado pelo video, pinho... parabens pelo teu trampo
Eu conheci o seu canal no RUclips faz pouco tempo, eu gosto muito. Eu quero saber se você tem algum vídeo falando sobre finanças e livros para quem quer começar a investir?
Mano, trabalho e estudos estão caminhando. Mas quem já passou por um divórcio sabe. Cara já fazem alguns meses e essa dor é muito forte. Cada dia que passa vai diminuindo mas essa dor não se vai. Não tão cedo. Espero que você que esteja lendo isso aqui possa dedicar seu tempo pra nova vida e pra o amor próprio. A vida ainda está online e é muito bom termos a nós mesmos com saúde!
PINHO: COMO VOCÊ ESTÁ?
EU AUTOMATICAMENTE: 😢😢😢😢
TA DIFÍCIL...
Não tenho muito do que reclamar pois minha vida profissional está repleta de oportunidades, o problema mesmo é por minha vida pessoal nos eixos e seguir uma rotina saudável, pq as vezes sinto que minha vida pessoal ferra o meu profissional e isso atrasa meu crescimento.
Qual sua vida profissional??
Essa carreira deve ser boa
Cansei da vida. Cansei de tentar. Cansei de lutar. Cansei de me importar. Cansei de existir. Cansei de sofrer.
Só precisava de coragem para por fim.
Existir nunca foi pra mim. Precisa ter energia infinita para estar aqui. Coisa que eu nunca tive.
Enfim a vida me venceu.
não desista, você não esta sozinho!
mano te peço que beba um pouco de água e respire, porque se o jogo ainda não acabou existe chance de uma virada. Você não está só! ❤
Vou orar por você irmão, por favor não desista não. Você vai conquistar o que almeja eu creio 🙏🏻fica bem!
Oi pinho,obrigado por tudo,VC é incrível
Como me sinto? Eu não sei, me sinto preso a um destino inevitável que não é necessariamente ruim, mas me sinto dependente. Na verdade eu dependo e para quem já trabalhou, teve seu próprio dinheiro, não ter nenhuma fonte de renda, não conseguir emprego, não poder comprar no mínimo coisas que eu gostaria de comer, besteiras...
Eu não posso trabalhar, devido a quem sou, não sirvo para o trabalho, faculdade, escola...
Eu estou fadado a uma certa vida patética, todos estão vivendo, envelhecendo e uma hora morrem, mas quem pensa nisso... Se eu tiver o que é necessário para minha sobrevivência está ótimo, afinal, os dias passam, o tempo passa, mas eu estou preso no tempo, num looping, no tsukoyomi, numa ilusão, numa peça, num filme, numa música, numa poesia, numa arte, num livro, num espaço...
Sabe, eu não participo da minha própria vida, estou presente, no agora, mas isso não é o mesmo que se sentir parte, fazer algo, viver...
O externo não significa nada, o interno é tudo, mas o externo é reflexo do interno, então precisamos ver o que está além dentro de nós mesmos olhando para o externo ou olhar para o externo de modo mais profundo para saber o que se passa dentro de nós de verdade.
Pensamentos são as sombras de nossos sentimentos. O sentir é tudo, o pensar é nada.
Adeus.
Obrigado por esse vídeo :)
Cara, parece que eu estou andando em círculo. Parece que não consigo me adaptar à realidade. Queria saber como melhorar e sentir essa melhora a cada dia. Mas tá tudo distorcido. Muita preocupação que não sei onde focar minha mente, minha atenção. Me mandem boas energias e idéias que possam me ajudar. Sou de classe baixa e não me sinto em casa nem em minha casa. Desde já, agradeço. Tenho 29 anos. Tenho esse canal porque também gosto de jogos, quero trabalhar com isso também. 🙏
Estou índo morar sozinho após 5 anos de um relacionamento, está sendo um tanto assustador dar esse passo, mas estou indo com medo mesmo, só restou eu e minha filha, felizmente consegui um estágio pra manter pelo menos uma kitnet, vou sentir falta de ter uma casa com uma familia... mas esses tropeços da vida ensinam coisas que a gente precisava aprender e não sabia...
força!! você vai conseguir e vai ficar fortão emocionalmente, vá com alegria!
Não tô legal mas duvido que alguém se importe, afinal, também não me importo com desconhecidos. O falso acolhimento é apenas para sinalizar virtude ou dizer a si mesmo que é bom.
@@Canal_olouco Concordo, tem gente que se apoia nesse tipo de sentimento de vaidade.
Ai e difícil não poder contar nada pra ninguem sabe e realmente teve um momento que percebi o quão solitário Eu tava, então comecei a pensar no que poderia fazer para resolver isso:
E tô em busca da felicidade verdadeira até hj......
Tenho 22 anos e se existe um propósito para minha vida , eu ainda não o conheço e nem sei exatamente em que sou bom, não me conheço tão bem e nem sei como faço para tal...
entao que tal procurar descobrir? vai ser um desafio interessante e divertido (enxergue de forma positiva!)
Estou me sentindo perdido na vida , tenho medo de estudar por que me sinto burro e acho que não vou ser aprovado em cursos etc
Você não é burro, você tem toda capacidade de evoluir, tem um cérebro, um corpo, você já tem o necessário para crescer, agora é só começar a treinar, até pq, ninguém nasce sabendo de tudo, se uma pessoa é boa em desenhar, com certeza ela se esforçou bastante, não é dom é prática. Não tenha medo de estudar, nem se quer faz sentido, se você não estudar vai continuar sabendo do pouco que sabe mas se você estudar pode saber mais, e mais conhecimento é sempre bom, quanto mais você estudar mais vai perceber o quão pouco sabe e isso é incrível, o tolo é aquele que acha que sabe de tudo, perceber que não sabe de nada tendo em vista a imensidão de tudo é algo sábio, se esforce e com certeza vai conseguir oque você quer, precisa mudar esse seu jeito de pensar.
Obg mais uma vez
morando com os meus pais, vivendo em um ambiente tóxico, brigas, falta de privacidade e respeito.
Acho que sofro com fobia social, pois não consigo sair de casa nem pra ir no mercado.
Meu pai é um acumulador de lixo, sinto vergonha da minha casa por causa disso.
Não sei interagir, ansiedade, medo e insegurança
Não gosto do meu corpo, pois sou muito magro e baixo, sofro muito por comentários preconceituosos por conta do meu físico, renho vergonha de ir pra academia, é isso tem uma porrada de coisas, mais na real eu ligo muito pra opinião dos outros só queria ligar o foda-se e viver, mas não consigo.
Cara, esse seu comentário tocou no meu coração... vou me esforçar... você falou comigo em outro comentário
Ah, pinho, olha, eu gostaria que as coisas fossem assim.
Deixa eu te contar minha história e me diga o que você acha!
Vai que você tem alguma recomendação que possa ajudar. Um abraço!
Hoje tenho 21 anos, daqui a uns 20 dias farei 22. Moro em um bairro periférico em SSA - BA.
Terminei o ensino médio aos 17, aluno exemplar, meu histórico acadêmico comprova isso. Desde a 5° série até o 3° do ensino médio, fui o aluno modelo, no início de 2020 comecei um cursinho pré-vestibular para assim fazer um bom Enem e entrar no curso/faculdade dos meus sonhos.
1 semana antes da pandemia estourar, eu fiquei doente. Num estalar de dedos! Num dia eu estava 100% saudável, e no outro doente.
Levei mais de 2 anos para ser diagnosticado, e nesse meio tempo eu senti diariamente uma quantidade de dor sobre-humana, cruel, torturante. Eu não conseguia dormir, eu não conseguia fazer minhas tarefas, das mais simples como fazer meu almoço ou café da manhã.
Nenhum médico nesse meio tempo conseguiu me diagnosticar, e no auge da pandemia não foram poucas as especialidades em que eu e minha família fomos.
Eu vi a minha vitalidade esvaindo de mim.
Eu, que sempre fui o protagonista da minha história. Eu que aos 10, enquanto meus amigos iam para o tráfico, eu ia lavar carros para conquistar meu dinheiro honestamente, ou jogar o lixo fora dos meus vizinhos, aos 13 até abri uma empresa, eu mesmo fazia carrinhos de rolimã e os vendia para os pais dos meninos do bairro, no ensino médio eu fazia sanduíches para vender no colégio, fazendo 200 por semana, o que para um adolescente de 15 anos, é todo o dinheiro do mundo.
Eu que sempre, muito bem-educado por minha mãe, tomei todas as decisões corretas para o meu futuro, quando ela disse para eu ficar longe do tráfico, de drogas (lícitas ou ilícitas), muitos bebiam e fumavam cigarros, pois era legal, descolado; eu sempre me mantive alinhado e disciplinado para com o meu futuro e o futuro da minha família.
Se você me conhecesse naquela época, você veria quem eu era, e que essas palavras podem até passar uma ideia, mas no fim, elas não me alcançavam, não me definiam. Eu era saudável, disciplinado e tinha visão.
Mesmo depois do meu diagnóstico, continuo preso dentro de casa lidando com uma quantidade de dor diária e constante que, por mais que seja menor, comparada com a inicial, ainda é desumana. Eu que estou enjaulado dentro do meu corpo com mau funcionamento, cheio de potencial e vendo a vida se esvair entre meus dedos. Há um mês, fez 4 anos que estou nessa.
Não me entenda mal, tudo isso é só um contexto. Sabe o quão difícil é se manter sã nessas condições? Sofrer consequências de escolhas as quais você não fez. Colher algo que você não plantou? Para não enlouquecer, eu já fiz de tudo, no início, assisti todas as séries e filmes que gostava, e depois aquelas que não gostava, então, lapidei o inglês, o qual já estudava antes de tudo, agora temos o francês e o espanhol. Já li aos montes, O conde de Monte Cristo, conhece? 1300 páginas, durou poucos mais de 1 mês. Os miseráveis, de Victor Hugo, 1500 páginas, esse durou 28 dias, Um defeito de Cor, Um estranho no ninho, O retrato de Dorian Gray, eu posso continuar a lista. Já pintei, já escrevi poesia. Já fiz cursos online.
Pinho, eu sou uma máquina. Fui criado para ser uma força da natureza, dos 10 aos 14 estudava mais de 6 horas por dias todos os dias até que chegou um ponto onde eu sentia prazer em estudar. Eu fiz todos os sacrifícios ao meu alcance por anos. Todas as abdicações...
Aprendi a entender meus sentimentos e desenvolvi administração emocional. Tinha total autocontrole sobre mim. Compreendi meu ego, e essas dinâmicas socioeconômicas onde o "status, e ostentação" está presente desde muito cedo.
Digo isso para concluir que, derrotei todos os inimigos que vi, a muito tempo, preguiça, falta de disciplina, falta de visão, falta de força de vontade, falta de autocontrole, falta de inteligência emocional.
Acredite se quiser. Hoje, não sei o que fazer, esse novo inimigo é meu calcanhar de aquiles. Sinto que foi feito sob medida para mim, e eu, pela primeira vez, estou falhando miseravelmente em proporções sem precedentes.
Que tipo de conselho, que tipo de recomendação você dá a alguém nessas condições? O que pode ajudar?
Me sinto como Dantes, preso injustamente, enlouquecendo gradativamente naquela cela.
Para completar, se é que não ficou claro, somos/estamos pobres. Não temos grana para psicoterapia. Não consigo por condições de saúde, usa os esportes ou os exercícios como válvula de escape. E por incrível que pareça, tenho 0 depressão, e 0 ansiedade. Não obstante, não posso ajudar minha família, e vejo eles precisando de ajuda. Sabe o quanto dói ver seus pais precisando de ajuda e você totalmente incapacitado, podendo apenas olhar?
É.
Estou enfurecido, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Talvez por isso não tenha desenvolvido alguma condição psicológica. Apesar disso, eu sinto dias após dia, semana após semana, meses após meses, minhas energias se esvaindo. Estou cada vez mais cansado. Os livros, os cursos, os idiomas, nada disso me distraí mais, ao menos não por muito tempo.
O que fiz de errado? Onde estou errando? Qual é a solução para essa situação? O que não estou vendo?
Atualmente, possuo 21 anos, estudando em uma faculdade integral no interior de São Paulo, passando por uma situação de término do meu primeiro namoro, onde sinto que perdi toda minha essência como indivíduo, era um relacionamento muito sufocante, passei a ver que eu estava errado sempre, sabendo que agora ela não precisa realmente de mim, porque tudo o que tinha para sugar foi sugado, e agora ela ela teve um "boom" de carreira no outro dia de término (ela terminou comigo). Me sinto sem perspectiva de futuro por conta do meu curso ser integral, e fazendo estágio obrigatório dentro da faculdade. Parece que estou em uma bolha nessa cidade e outras coisas estão acontecendo em outros lugares. Essas coisas fizeram e estão me afetando demais, tanto na minha alimentação quando na minha organização, meu ambiente está muito pesado. Me sinto fraco com relação às minhas responsabilidades comigo mesmo...
Eu estou buscando saber como melhorar a cada dia, mas ainda não me desapeguei dela. Estou muito mal com tudo isso.
Conteúdo muito bom,continue assim
Tô vivendo o pior momento da minha vida, depois da mort3 da minha mãe cavei um buraco tão fundo pra mim mesma agora não tô conseguindo sair dele
Nunca na minha vida imaginei fazer o que fiz ou passar pelo que estou passando... Tá difícil demais
Meus sentimentos e te desejo muita força, que lhe conforte. Estarei orando por você, eu imagino que não seja fácil. Mas saiba que Deus é contigo.
Obgda meu querido estou me reconstruindo aos poucos tenho fé que as coisas vão melhorar 💜
Precisava ouvir isso, Obrigado !
Esse video veio na hora certa slk tava precisando
Eu sempre pergunto as psssoas do meu ciclo mais próximo, mas tenho ciência que não é todo mundo que faz isso 😢
Obrigada pelo vídeo ❤
Tenho 20 anos e to me sentindo perdido. Tenho ansiedade social então qualquer coisa que envolva pessoas me gera um descoforto enorme. Sinceramente to cansado de não ter uma vida social ativa, to cansado de ficar trancado em casa vendo a minha juventude passar diante dos meus olhos. Não sei o que fazer :(
bora estudar e reagir, peça ajuda para alguém
sinceramene não consigo expor meus problemas