Acesse o site da Insider e use o cupom APROFUNDO12 pra garantir sua Tech T-Shirt com 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/products/tech-t-shirt?Influencers&Aprofundo&tid=7SOkmkFQIA OBS: O conteúdo está com várias imagens borrradas, por conta de um bloqueio de copyright da distribuidora do filme. Peço desculpas! 😥
Nem só lá, vai na USP no curso de literatura, sociologia, e em diversos outros na verdade, é um retrato da realidade, quem é de direito precisa esconder ou falar com "jeito" o que pensa pra não ser rechaçado, e quem é de esquerda geralmente fala tranquilamente na sala. Infelizmente existem pessoas que adoram democracia mas não gostam de conviver com o pensamento divergente, com ideias diferentes das suas. É triste não abraçarmos os pontos de vista de diferentes vertentes e olharmos sem preconceito
@@lootador1na verdade o que acontece é que a maioria dos estudantes universitários são de esquerda se ela radical ou não. Então a direita é minoria. Mas se fosse numa sala com pessoas de direita aconteceria o mesmo.
Lembro de uma atividade na minha época de escola, o professor de sociologia propôs um debate com diversos temas entre várias equipes, uma equipe pró e outra contra e cara, aconteceu de eu ser contra um determinado tema que eu na realidade não era tao contra assim da mesma forma a equipe contrária o brother era pró o tema que na vdd ele era contra e foi legal que no fim dessa atividade mudei a perspectiva de olhar as coisas assim como o brother da outra equipe, nota 10 para o professor despertando o pensamento crítico dos alunos olhando por todos os modos de vistas diferentes.
Eu sempre encarei esse filme como "um policial que sempre justificou suas ações em prol de vencer o mal, sendo que está numa corporação infestada de bandidos" por isso o Cap. colapsa. Ele está sob constante estresse, matando gente pra cacete pra no final acontecer oq? Nada. Os próprios colegas de trabalho envolvidos em trambique.
Entendi como a última q o aprofundo falou, uma crítica social mesmo. Até pq toda corrupção q rola aí é real. sou do Rio e conheço bem, inclusive estudava na época na faculdade q ele menciona na chegada do papa, pra tomarem cuidado, a faculdade gigante e atra uma comunidade maior ainda
por isso amo o segundo filme, ele ve que de nada adiantou lutar tanto pela instituiçao sendo que os proprios colegas de farda ja estavam entregues ao sistema e milicias
Uma coisa que ninguém vai discordar, é que o Fábio é o melhor personagem de ambos os filmes e ele representa muito bem o que a maioria do público tenderia se fosse alguém nessa história... um bunda mole.
Um bunda mole e corruptível facilmente, maioria de nós, seríamos como ele, não é integro e não é forte, entretanto teve sua redenção no fim de Tropa 2.
TOP VIDEOS APROFUNDO: 1 🥇 - Como as vinhetas da Globo manipulavam suas emoções 2 🥈 - Decifrando o significado de Tropa de Elite 3 🥉- Explicando a bizarrice de KUBANACAN de uma vez por todas Quem não concorda faz o seu ai:
Padilha ja deixou claro a intenção dele, mas o publico comum principalmente os mais pobres ja naturalmente acham que " banido bom é bandido morto", porque é na população mais pobre que as ações de bandidos, mais os afetam. Fazer um filme onde o protagonista é incorruptível e que apasar de ter falhas busca fazer justiça, não tinha como ser diferente.
Pra mim cena da faculdade é muito forte. Vc tem alunos ricos falando mal da polícia e daí um homem negro, de origem humilde, apesar de ser policial, defendendo a polícia. E o que ele fala é muito forte. Casa com a outra cena que o Capitão da porrada no estudante lá na favela. Maior financiador do tráfico é a elite e é os jovens de elite ou acadêmicos elitistas que criticam a polícia ao passo que eles ajudam a criar o "monstro" que a polícia combate. Eu moro em favela e já vi de tudo. Já vi policial corrupto e tbm já vi policial que depois de prender o marido de alguém voltou lá na casa da moça trazendo cestas basicas pra ajudar aquela família que agora estava sem um provedor. Eu já vi policial matar um inocente num tiro acidental e tbm vi policial socorrer uma mulher que estava em trabalho de parto dentro da favela. Mas o qye não muda é os carros de luxo que param na esquina e o motorista rico compra pó, maconha e craque na mão do menor e vai embora. Mais tarde esse mesmo motorista vai lá no tweeter falar mal da polícia como um bom esquerdista fabricado em faculdade que ele é.
A lacração é boa, porém twitter e contradição entre uso de drogas e defesa de moral e bom costumes tá mais inclinado para a direita. E não estou dizendo que não tenha esquerdista que usam drogas, falem mal da polícia e sejam hipócritas. Porém essa estorinha de que pessoal de direita são exemplo de santidade e moralidade é a coisa mais hipócrita que existe.
Amigo, qualquer pessoa que já estudou numa universidade pública sabe que essa cena do Matias com os burgueses esquerda caviar tendo opiniões dissonantes da realidade em que eles vivem, é a cena mais fidedigna do filme! Não é parecido com isso, é exatamente isso pra pior.
Eu não acreditava nisso até o dia que um professor de direitos humanos na minha faculdade colocou como enunciado da questão aberta "explique porque o criminoso é vítima da sociedade". E sei que agora muitos não acreditarão em mim também, até presenciarem uma cena ridícula dessas ao vivo.
Wagner Moura está certo. É uma obra notavelmente polissêmica. São razoáveis pelo menos 4 interpretações do filme: 1. Perspectiva adotada pelos policiais: O filme que retratou o policial como herói, destoando da prática do cinema nacional. 2. Perspectiva anti-PM: Filme que retrata os abusos e a corrupção da instituição no Brasil, advogando pela sua extinção. 3. Perspectiva de origem do diretor: História de origem do Matias. Como se forma um policial violento e como ele justifica para si essa violência (lembrando que o Matias inicia certinho e bem intencionado, mas foi mudando ao longo da trama, chegando a executar um sujeito rendido com um tiro de doze ao final). Essa visão é reforçada com a filmografia do Padilha (Ônibus 174) e o desenvolvimento do personagem. 4. Perspectiva do contexto social brasileiro: Dialogando bastante com a 2°, diria respeito aos problemas estruturais do Brasil que conduzem à violência tanto dos traficantes/milicianos quanto dos policiais. Os fatores políticos que levam a essa guerra na segurança pública. Uma visão holística e estrutural (bastante semelhante à adotada em Taxi Driver). No fim das contas, ainda acho que é possível a aceitação simultânea de todas essas visões.
*Mano, a questão é a seguinte: Os cara rouba e inferniza sua vida do povo, é obvio q você vai querer justiça. Esse sentimento de 'bandido bom é bandido morto' reflete a inutilidade do governo em manter a segurança e criar caos pra população.*
Não "reflete a inutilidade do governo", pois o governo é eficiente - mas para quem ele governa. Ele governa a favor do capital. De certa forma, a segurança ruim é um projeto político (não determinado por políticos, mas algo que acontece em um sistema em que tudo é focado no retorno de capital.
@@FernandoPaladini na visão de um socialista sim, na visão de um Libertário ele defenderia seus interesses a base de cobrança de impostos e coerção, ou seja, tanto um quanto outro iria se lascar do mesmo jeito, o que faz o Tropa de Elite ser polisemico .
É quase a mesma coisa que a netflix fez com a série Dhamer, fez o roteiro inteiro da série na perspectiva do Jeffrey Dhamer. E quando o personagem é o principal a tendência mesmo que não queira é criar uma simpatia por ele, pq vc tá olhando a história através do olhar dele tudo que ele sente reflete em quem tá assistindo também. A mesma coisa acontece na série You o personagem principal vigia, persegue e mata pessoas próximas à vítima, mas tudo acaba tendo uma justificativa porque é ele narrando a história
O Alan Moore, já falou que pra criar bons personagens, você precisa ama-los, por mais que eles sejam os vilões, você precisa fazer com eles pareçam reais e pra isso as vezes você tem que se botar na cabeça deles.
Genial a discussão. Falar que bandido bom é bandido morto, mas é uma questão simplista, ninguém quer resolver a raiz do problema como a desigualdade, a falida guerra al tráfico... So que não, né?! Vamos alimentar o sistema com mais cadáveres e deixar o problema como está.🤷🏻♂️
Exato; eu também conheci os dois ao mesmo tempo, há uns meses atrás, já que o RUclips sempre recomenda o vídeo de um quando você tá assistindo ao outro
O tempo só fez esse filme melhorar em perspectiva geral, termos como "bandido bom é bandido morto" "bando de burguês safado" só enfatiza o teor realístico que a realidade do filme transparece.
Não acredito que 2 dos nossos canais favoritos decifraram nosso filme favorito! Parabéns pelo trabalho impecável Lucas e Jurandir! 👊🏽
6 месяцев назад+60
Eu assisti Tropa de Elite quando era adolescente e não tinha muita maturidade para reflexões mais profundas sobre. Ter essa noção de que se deve avaliar quem está contando a história passava longe da minha cabeça….
Maior exemplo do método da Fátima está no filme cidade de deus. Sinceramente eu realmente pensei que aquela criança da caixa baixa tinha levado um tiro no o pé, sou traumatizada dessa parte do filme.
Esse filme e a sequência (Tropa 2) são obras de arte do cinema nacional! São produções que mostram que, nós brasileiros, podemos fazer muita coisa boa.
Eu lembro de comprar o dvd em 2007 e convidar um amigo pra assistir (que já havia assistido com outra pessoa). O filme mudou a vida dele, eu lembro de ter uma revista super interessante que era um mini doc sobre o bope, seu armamento e outras tropas de elite mundiais, lembro que acabei dando a revista pra esse meu amigo. Atualmente ele é da Rocam de SP, pq após esse filme ele se encantou pela polícia militar, o irônico é que ele era a última pessoa do mundo que eu imaginária se tornar policial e principalmente ter a capacidade de ser um. Acho que foi uma das poucas que eu conheço que alcançou a profissão que sonhava na infância e acho muito legal isso, e uma história curiosa recente, uma outra amiga em comum (de nós 3) é advogada e esses dias ela me mostrou um print de uma audiência onde meu amigo prendeu uma pessoa e ela soltou 😂 enfim, isso é apenas um adendo do impacto que um filme como tropa de elite teve nas pessoas que assistiram, tanto pelo sonho de ser um policial ou no apelo punitivismo de "bandido bom é bandido morto"
Na FAB quando o tenete perguntou quem queria fazer um estagio de operações especiais eu lebrei do filme na hora e durante o curso eles usavam varias das frases do filme e as vezes dificultavam o curso de proposito só para usar frases de efeito, sim plagiaram até a cena da granada comigo mas era uma granada condor(não letal) 😂esse filme realmente impactou muita gente e até causou mudanças dentroo das forças armadas.
@@gilbertojuniosilvaEm um momento do meu curso de cabo, também passei por uma "cena da granada", também com lagrimogeneo... Engraçado foi depois de alguns anos (já tinha realizado algumas operações), eu assistia o filme com alguém e em alguma cena, acabava lembrando de algo parecido que tinha passado... Kkkkk A tensão da granada é real...
Se você acha impossível haver dois alunos com pensamento conservador em uma sala de aula, é porque nunca frequentou um curso de humanas em uma federal, Quando um pensamento conservador se levanta, pode até haver outro que concorde, mas não vai se manifestar, porque vai ver o primeiro que se manifestou apanhando de todos os lados. Eu me considero de esquerda, mas é impossível não perceber a hegemonia de um certo tipo de pensamento dentro do ambiente acadêmico, particularmente nas universidades públicas. Quem pensa diferente acaba sofrendo bastante, então acaba optando por nao se manifestar.
Mas isso nunca foi sobre o conservadorismo, e sim sobre identitarismo. Em suma maioria, os que são afetados ainda são os de esquerda, a questão é que as pessoas levam como se a linha de pensamento esquerdista fosse centralizada. Dificilmente o conservadorismo ganha força na realidade em QUALQUER meio estudantil, porque vai de contraste com o meio acadêmico e isso não é de agora (a academia e todo o meio de estudos sempre foi muito em contrapartida com o conservadorismo), o que realmente é o problema é o elitismo acadêmico que suprime pensamentos esquerdistas não alinhados com a burguesia.
Eu me formei em direito em uma universidade bastante tradicional da serra gaúcha. Eu e o professor de direito penal eramos os únicos com pensamento não conservador na sala de aula. E alias, eu tive 3 ou colegas negros em todo o curso (sendo que na minha turma foram quase 100 formandos) e tive aula com apenas 2 professores negros, os dois eram criminalistas.
Pra mim esse filme ele é tão bom que até hoje ele traz discussões diferentes sobre os pontos de vista, uns falam que esse filme tentou sujar a polícia, outros vêem o nascimento como herói, quando na verdade o filme expõe que o problema é muito maior do que a guerra no Rio de Janeiro, o problema vem do sistema que financia tudo isso, eles bebem vinhos caroa e comem caviar enquanto sangue é derramado. Eu entendo as pessoas que vêem nascimento como um herói, pelo fato da minha classe(pobre kkk) sofre nas mãos desses marginais, que nos roubam e até matam por puro prazer, só pra ter um bem nosso. Enquanto tbm entendo as pessoas inocentes que foram vitimas de violência policial e nós sabemos que ocorre tbm, enfim, esse filme é fantástico
na verdade em qualquer lugar a onde o pensamento de esquerda se sobressaia mais, é IMPOSSÍVEL falar algo mais à direita sem ser xingado até a sua quinta geração.
Curioso que muita gente assiste e, simplesmente, ignora a corrupção da polícia e foca só na criminalidade do morro. Como se os fins justificassem o meio
Ninguém ignora, mas eu tenho mais raiva do bandido que executa meu vizinho ou aponta uma arma pra cara do meu pai do que do policial que pega propina pra proteger tal local. Tem que ser muito desconexo da realidade pra não entender isso?
@@caiomonteiro3106 você não está conectado a realidade tanto que ignora o fato q esse mesmo q pega dinheiro para "proteger" também mata inocente, financia crime e etc. Tem q ser muito limitado para achar q só pode ter raiva de um, pode muito bem ter de ambos, pois, nessa história, ambos são vilões. Ter raiva de um lado só diz bastante em como você se coloca no mundo
@@caiomonteiro3106o policial n pega propina pra proteger ninguém ele pega pra fingir que não está vendo o crime organizado trabalhar. Tento que na folha de pagamento do tráfico sempre vai ter a "caixinha" pro policial. Então, o policial corrupto mata tanto quanto o bandido pq ele é omisso e a o omissão leva a morte de inocentes também.
@@hec08no caso, o que ele quis dizer, é que o bandido é uma realidade cotidiana. A qualquer momento pode aparecer um bandido e roubar os seus pertences ou matar alguém próximo de você. Já os polícias corruptos é algo que ocorre por baixo dos panos, a maioria das pessoas não tem contato direto com isso, e quando tem não percebe (a não ser que você viva em um local comandado pela milícia).
@@caiomonteiro3106então jovem... Esses mesmo que pegam a própria para "proteger" é o mesmo que financia o Jogo do bicho, gato net, agiotagem e muitas vezes oprime moradores a pagar por essa mesma proteção. Ambos os lados são bandidos do mesmo jeito, a diferença é que um lado tem o poder do Estado. Kkkkkkkkk Odeie milicianos e bandidos igualmente e tá tudo certo.
Eu assisti esse filme quando ainda criança, foi como um amplificador de visão... Aliás sou carioca e morador da região metropolitana via tudo e não enxergava. Esse filme foi uma fotografia da realidade, a intenção do ator saiu pela culatra até porque ele é o cara a qual o Matias referiu seu grito: "burguês safado".
Só passando pra dizer que a cena do Mathias discursando na sala de aula e sendo o único conservador, e principalmente, o único negro, é mais do que fiel à realidade, é um próprio retrato da mesma. Quem já esteve em universidade de humanas principalmente, especialmente pública, sabe como é. Ademais, ótimo vídeo! Também adorei a participação do Jurandir!
Excelente vídeo! Não sabia que precisava desse crossover até ter kk. Sobre o filme, dá pra ver a crítica e pra qualquer pessoa com o mínimo senso da legislação e consciência de classe saberia que as ações do Nascimento e do BOPE são condenáveis, mas num país cansado da violência e carente de heróis não é surpresa que as pessoas glorifiquem as ações dos mesmos. Padilha queira ou não ajudou a alimentar essa visão de anti-herói fazendo o filme como o fez, embora tenha colocado sim muitas críticas aos métodos.
@@lucasotzzei6636 a nossa legislação não diz que policial pode bater em bandido, eu até acho bem satisfatório ver criminoso apanhar, mas sejamos racionais, não pode e é uma atitude condenável isso partindo de um policial.
Uma coisa eu tenho que concordar, que canal sensacional, merece todo crescimento que tem e ainda vai ter, roteiro sensacional e assuntos de qualidade, meus parabéns de vdd❤
Esse foi um verdadeiro tiro pela culatra, acharam que a população iria ficar revoltada com a violência policial mas não sabiam que o que a gente mais gosta é ver bandido se dar mal, capitão nascimento iria falar pro Wagner moura tirar a camisa preta porque ele é moleque kkkk
Muito bom. Juntou dois dos canais que mais gosto no YT sobre esse tipo de conteúdo e o melhor filme BR na minha opinião, de carioca, que cresceu no RJ exatamente na época do filme, entre a fevela e o asfalto, convivendo com essa realidade. Excelente ver os dois trabalhandojuntos e que venham mais parcerias. Parabéns.
A perspectiva da sociedade americana sobre a polícia principalmente naquela época era muito polarizada entre fatias diferentes da sociedade, o youtuber F.D. Signifier tem um vídeo ótimo chamado "Police won't save us" sobre como a midia americana reimaginou a visão da polícia através da TV e depois do cinema. Mas do fim da década de 90 pra frente esse tipo de história e essa visão da polícia já se torna quase inexistente e inaceitável na cultura americana. O problema do filme tropa de Elite está justamente na troca de visão entre os protagonistas e em desconsiderar o quanto o modo de contar uma história muda os valores e objetivos dela. Esse tipo de filme policial visto hoje já levanata questões complicadas, mas as adaptações que eles fizeram dado o contexto brasileiro não são só complicadas mas são quase uma propaganda acidental de algumas políticas retrógradas que mancham o Rio de Janeiro de sangue a tempo demais. É um tipo de história que já era antiquado 20 anos atrás em outra sociedade diferente usado pra contar num contexto ainda mais complexo sobre uma sociedade ainda mais violenta e desigual 20 anos no futuro. Não é atoa que anti herói no cinema americano passou a ser filme de super heróis e não de polícia
Tropa de elite foi um filme que, quando assisti a primeira vez, eu dizia "é isso mesmo, tem que ser assim". Depois de anos, amadurecimento e entendimento de vida, só aí comecei a ver como a coisa é toda errada, q o fazer o "bem" a qualquer custo não é algo certo
Eu servi o exército em 2007, ano que vazou o dvd pirata do primeiro filme. Mostraram pra gente no batalhão os trechos do treinamento no campo, eles tratavam o BOPE como se fosse a "Harvard" das instituições militares. A parte da corrupção dentro do batalhão eles deixavam passar batido.
@@arn5348 certo, mas isso também não faz com q esse método seja certo, maniqueismo estúpido esse seu de achar q contra algo errado só exista algo certo
No início eu torcia o nariz, mas aprendi a adorar esses colabs do aprofundo, especialmente com pessoas q tambem são mto bons no seu ramo, o jurandir é um dos meus produtores de conteúdo favoritos a um ano já
Apesar desse ser uns dos melhores filmes brasileiros, sempre quis ver a primeira versão do tropa de elite (na perspectiva do Matias). Deve ter outra visão da drama com a mesma história. Abrange ainda mais curiosidade sobre essa obra.
Os dois canais que eu apoio e assino se juntam e fazem uma obra única no RUclips brasileiro. Obrigado! Como diz o capitão nascimento, sou eu que financio essa... 😂
Excelente vídeo, como é a marca desse canal. Parabéns pelo trabalho e edição. Ótima participação do Jurandir, do qual já era inscrito! Tropa de Elite é o melhor filme do cinema nacional pra mim.
O RUclips me recomendou um vídeo do Aprofundo e virei fã. Essa semana, me recomendou um vídeo do canal do Jurandir e foi o mesmo efeito, assisti a vários vídeos em sequência. Nem imaginava que viria um Lucas feat Jurandir. Que satisfação, aspira!
Caraca isso é incrivel acompanho seu canal a alguns meses e descobri ontem o canal do jurandir e maratonei vários e vários e vários vídeos! Estou chamada de hoje publicarem esse vídeo
Eu assisti esse filme aos 12 anos por ser um filme muito emblemático em 2007. Na época o filme foi classificado para maiores de 16 anos. Detalhe: Eu assisti escondido da minha mãe. E assisti com meu pai, tio e irmão. E até em algumas cenas do filme o meu tio se identificou com as cenas do Fábio no treinamento, pois ele já foi do quartel do exército. Pois desde o comercial desse filme, eu queria assistir. Mesmo já sabendo que era um filme com um teor violento. Mas, eu vejo que isso era/é a realidade do Brasil, querendo ou não é isso, e olha que é em 2007! Enfim. De lá pra cá, nada mudou. Esse filme é controverso e tem várias interpretações, pois cada um enxerga como achar plausível. Mas, esse filme ficou popular demais. E os personagens idem! Tanto que na minha época tinha álbum de figurinhas, cards com os personagens e até um CD pirata com as músicas que tocavam no filme (os funks mais famosos, como o do Cidinho e Doca.) O tema do Tihuana que virou uma marca registrada. Até hoje me lembro de algumas cenas do filme como: *As cenas do Milhem (o Fábio) no treinamento. * As cenas do Capitão Nascimento * A cena da amiga do Mathias descobrindo que o Mathias era policial e ela ficou revoltada. * A cena procurando o Baiano (Fábio Lago) * A cena do Mathias na faculdade Enfim, o filme foi muito emblemático e as falas dos personagens também! Virou memes e até hoje tem pessoas que falam as frases do Cap Nascimento. E admito que na época, ele era o personagem favorito de muitos. Inclusive era o meu personagem favorito também, mas minha visão sobre ele mudou. Já que por ser um filme tão complexo e com inúmeras interpretações, opiniões, você acaba mudando a opinião de determinado personagem. Antes, eu enxergava ele como um "herói". Já que o público via isso nele, como um salvador da pátria. Porém, o vejo como anti herói ou um justiceiro. Mas, a interpretação do Wagner Moura é magistral! Ele vestiu o personagem. E os outros atores idem: Caio, Milhem, Andre Ramiro e o Fábio Lago! O 2° filme é razoável mas não ajudou a minimizar a discussão sobre o assunto comum no 1° filme. Só ampliou a discussão. E escancarou o que há de pior e o que estava por vir anos depois.... Pode-se dizer que o 2° filme foi até profético com a realidade que temos hoje. Então, não há como questionar ou argumentar.
O filme tem várias discussões que valem a pena fazer, como foi apontado no vídeo, os universitários praticamente unânimes em atitude, fazendo caridades por meio de ONGs mais como forma de se sentir bem, ganhar um certo prestígio e outros benefícios do que fazer um trabalho com a real intenção de ajudar. Acredito que a ideia foi realmente criticar esse tipo de comportamento por parte de jovens de classes mais altas ou pode até ter sido uma forma de mostrar como o Matias se sente, em uma forma mais abstrata, isolado, como o único dono da razão e que consegue ter uma opinião sensata, mas, querendo ou não, no produto final, soa estereotipado. As cenas de violência também podem ser alvo de discussão, pois mesmo que critique a violência cometida, o simples ato de representar graficamente pode ser uma forma de corroborar o que o próprio filme condena: só porque retrata algo a ser criticado, não quer dizer que não acabe consolidando no caminho. Mesmo assim, não acho uma forma correta de analisar, pois seria puxar cenas específicas do filme sem analisá-lo como um todo, pois o filme não possui 2 minutos de tortura policial, e sim quase duas horas de desenvolvimentos e tramas a serem explorados, um filme sempre deve ser analisado como um todo, não só como suas partes Eu gosto muito desse filme e uma prova de que é bom mesmo é que anos depois ainda rende discussões muito interessantes, espero que elas continuem
Os estudantes ricos, fznd ONGs e contra a c r i m i n a l i d a d e e d r o g a s, mas financiam as d ro g a s para eles cheirarem nos rolês. Infelizmente tem mt disso, tinha cidade pequena no Brasil que era tranquila, porém os filhinhos de papai para satisfazer o ''tédio'', financiavam o tráfico para cherar nas baladas e hj em dia esta msm cidade e uma d e s g r a ç a de viver, mano.
6 месяцев назад+5
Lucas, produção ficou show. Já gostava das suas análises, mas agora esperando pelos especiais. Parabéns pela qualidade, informação, montagem.
Uns dos meus vídeos favoritos do YT é este e o vídeo documentário sobre a criação de Half-Life do Capennedo. Duas obras primas do YT q em forma de documentário quase, falam de duas obras primas, Tropa de Elite e Half-Life. Obg, isso é ouro, é patrimônio.
Uma pena a censura, mas o vídeo está incrível man, tropa de elite é um dos filmes que chegou no nível de central do brasil, que me chocou muito assistindo. E uma pena que mais pessoas não assistiram a este filme, central do brasil é muito ferá 🙂👏🏻.
Quando assisti o filme cheguei numa conclusão que ainda é o que eu penso. E a visão que o filme me transmitiu faz cada vez mais sentido pra mim. O filme serve para dar visibilidade aos policiais, passarmos a considerar a visão deles nas discussões políticas. Pensarmos no quanto dói você se arriscar todos os dias e ver seus companheiros morrendo em certos casos, ainda assim, ser tratado como vilão. A esquerda simplesmente vira as costas para a polícia, consideram um mau pior que bandidos e os mantém longe. Dando assim brecha para a corrupção crescer na polícia e que a visão dos cabeças por trás dessa corrupção seja espalhada por conservadores ou vítimas de crimes. O filme pra mim não quer mostrar como a polícia e foda ou ruim. Ele grita OLHEM PARA OS SERES HUMANOS DENTRO DA POLÍCIA. E o que a população faz? Ignora de novo e chama de facista
Como cidadão carioca, eu lembro de ver esse filme quando criança e de fato parecer muito mais um desabafo de um outro cidadão carioca que já está de saco cheio da violência, seja assaltos, roubos ou troca de tiro. Infelizmente, não é nada surpreendente tu descer pra ir no mercado e ter uma perseguição com tiroteio, não é comum, porém não é anormal. O foda é que boa parte dos cariocas (não é todo mundo, mas acredito que seja a maioria), acaba crescendo com essa mentalidade que sim os fins justificam os meios e é extremamente difícil de pensar o contrário quando vc ve a realidade de maluco esfaqueando mãe na frente do filho por conta de um telefone e etc. Não consigo crer que o filme tem viés fascista, mas ele é tipo uma mana de energia no fascismo, algo assim
@@lucasotzzei6636glamourização da violência, seja ela policial ou parental, fascínio pelo patriarcado, discurso populista, de apelo às massas que promete soluções vazias e incoerentes para os problemas da sociedade, rejeição da justiça social, nacionalismo, chauvinismo, fundamentalismo religioso e suas variantes
O segundo filme destrói totalmente o primeiro. No primeiro o Mathias é o herói (aquele que realiza a jornada do herói), e tem toda a sua construção bem feita e bem motivada. Já no segundo transformam ele num matador inconsequente totalmente estereotipado. Todas as camadas que haviam nele foram retiradas e virou só um assassino sangrento. No segundo filme pegam tudo o que tornou o primeiro poupular e joga no lixo pra constuir outra narrativa, uma que, desta vez, não fosse "glorificada" pela população de modo geral. O segundo ainda é um bom filme de ficção, mas destrói totalmente o primeiro pra não deixar dúvidas quanto a mensagem do filme. E isso, pra mim, faz com que o primeiro seja muito melhor!
Qualquer historiador do futuro que for tentar contar a história política do Brasil do começo do século XXI será obrigado a citar TdE. E que feat foi esse heim meus amigos. Meus dois criadores preferidos juntos analisando essa obra maravilhosa e controversa da cultura pop brasileira.
Que vídeo espetacular!! Uniu dois dos meus youtubers favoritos dessa nova geração de criadores de conteúdo. E o tema não poderia ser melhor, o atemporal Tropa de Elite
Acho que uma das coisas que as pessoas esquecem sobre a percepção do Capitão Nascimento como herói, é que para quem vive na periferia perto da bandidagem, é que qualquer força maior que os bandidos é visto como herói...
Atualmente, em uma sala de aula de uma universidade pública, todos tem a mesma opinião, quem for progressista tem a "liberdade" de falar e expor a "opinião", mas quem é conservador deve permanecer quieto para não sofrer recriminação.
Exatamente, e em uma democracia é lamentável que diferentes pontos de vista sejam rechaçados e sequer ouvidos sem preconceitos. A hipocrisia dos que são a favor da democracia mas só querem ouvir e conviver com quem pensa igual ou muito parecido
Pessoal, eu não sei aonde voces estudaram e em qual estado/cidade, mas eu me formei em uma universidade estadual do sul do país, e na minha sala de progressistas tinha eu e mais no máximo de 2 pessoas, e eu não ousava me pronunciar, porque eu sei que seria escorraçada e ninguém estaria aberto a ouvir. Eu não fiz direito, mas o curso na mesma universidade é bem dividido entre conservadores e progressistas. Acho que vai muito da localidade
Acesse o site da Insider e use o cupom APROFUNDO12 pra garantir sua Tech T-Shirt com 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/products/tech-t-shirt?Influencers&Aprofundo&tid=7SOkmkFQIA
OBS: O conteúdo está com várias imagens borrradas, por conta de um bloqueio de copyright da distribuidora do filme. Peço desculpas! 😥
esse cara precisa escrever um roteiro de filme, que video insano
Que edição top! Obrigado pelo convite, Lucas. Foi um prazer.
Grande Jurandir Gouveia, show!!
Oi meu chapa
Que momento, cavalheiros!
Rola um trieto com o Otávio Ugá/Super Oito?
"Arrivedert"
jurandir, o professor philippe leão te elogia muito no canal dele, espero um dia ter uma colaboração entre os gênios!
Mermão, a faculdade retratada no Tropa de Elite, é o Direito PUC Rio, a coisa mais real além do discurso, foi ter só um negro na sala.
Nem só lá, vai na USP no curso de literatura, sociologia, e em diversos outros na verdade, é um retrato da realidade, quem é de direito precisa esconder ou falar com "jeito" o que pensa pra não ser rechaçado, e quem é de esquerda geralmente fala tranquilamente na sala. Infelizmente existem pessoas que adoram democracia mas não gostam de conviver com o pensamento divergente, com ideias diferentes das suas. É triste não abraçarmos os pontos de vista de diferentes vertentes e olharmos sem preconceito
Generalizando, os cursos de ciências humanas são 90% esquerdistas.
@@lootador1na verdade o que acontece é que a maioria dos estudantes universitários são de esquerda se ela radical ou não. Então a direita é minoria. Mas se fosse numa sala com pessoas de direita aconteceria o mesmo.
Lembro de uma atividade na minha época de escola, o professor de sociologia propôs um debate com diversos temas entre várias equipes, uma equipe pró e outra contra e cara, aconteceu de eu ser contra um determinado tema que eu na realidade não era tao contra assim da mesma forma a equipe contrária o brother era pró o tema que na vdd ele era contra e foi legal que no fim dessa atividade mudei a perspectiva de olhar as coisas assim como o brother da outra equipe, nota 10 para o professor despertando o pensamento crítico dos alunos olhando por todos os modos de vistas diferentes.
@@lootador1 pensamento divergente e burrice, é algo completamente diferente
Eu sempre encarei esse filme como "um policial que sempre justificou suas ações em prol de vencer o mal, sendo que está numa corporação infestada de bandidos" por isso o Cap. colapsa. Ele está sob constante estresse, matando gente pra cacete pra no final acontecer oq? Nada. Os próprios colegas de trabalho envolvidos em trambique.
Entendi como a última q o aprofundo falou, uma crítica social mesmo. Até pq toda corrupção q rola aí é real. sou do Rio e conheço bem, inclusive estudava na época na faculdade q ele menciona na chegada do papa, pra tomarem cuidado, a faculdade gigante e atra uma comunidade maior ainda
por isso amo o segundo filme, ele ve que de nada adiantou lutar tanto pela instituiçao sendo que os proprios colegas de farda ja estavam entregues ao sistema e milicias
@@biankagregorio também vejo dessa forma.
O filme é sobre os crimes da polícia e o estado. Assassinatos e corrupção.
@@hdrx18e tbm mostra a realidade dos crimes, mostrando q os traficantes conseguem ser pior q os policiais corruptos ou o nascimento
Uma coisa que ninguém vai discordar, é que o Fábio é o melhor personagem de ambos os filmes e ele representa muito bem o que a maioria do público tenderia se fosse alguém nessa história... um bunda mole.
Um bunda mole e corruptível facilmente, maioria de nós, seríamos como ele, não é integro e não é forte, entretanto teve sua redenção no fim de Tropa 2.
Boa observação kkkkk
Sim. E também porque o Milhem Cortaz é um ator da primeira prateleira do Brasil.
vdd ele fdp mais e leal
Tudo de errado que ele faz é por ser um covarde
TOP VIDEOS APROFUNDO:
1 🥇 - Como as vinhetas da Globo manipulavam suas emoções
2 🥈 - Decifrando o significado de Tropa de Elite
3 🥉- Explicando a bizarrice de KUBANACAN de uma vez por todas
Quem não concorda faz o seu ai:
Eu acho o vídeo sobre o Restart muito bom, inclusive foi por esse vídeo que eu conheci o canal
1. Presença de Anitta
2. Kubanacan
3. Hilda Furacão
Meu top 3
Kubanacan continua meu #1 pelo fato de não ter nenhum outro vídeo no youtube que fale dessa novela como esse canal falou
Esse crossover melhor que o das Tartarugas NInjas com os Power Rangers
Melhor q Chaves e Chapolin
Melhor que Ben 10 e Mutante Rex!
Padilha ja deixou claro a intenção dele, mas o publico comum principalmente os mais pobres ja naturalmente acham que " banido bom é bandido morto", porque é na população mais pobre que as ações de bandidos, mais os afetam.
Fazer um filme onde o protagonista é incorruptível e que apasar de ter falhas busca fazer justiça, não tinha como ser diferente.
Cirúrgico
Kkkkk o lá o culta achando que a versão da cabeça dele está certa
Ele falou, mas fez de forma ruim. Transformou o bope e o capitão em heróis.
Só de ser uma pessoa incorruptível no serviço público brasileiro já é um verdadeiro herói
@@hdrx18 sim, porque se comparados com os bandidos eles são mesmo. Ou você acha que os bandidos é que são heróis?
Pra mim cena da faculdade é muito forte. Vc tem alunos ricos falando mal da polícia e daí um homem negro, de origem humilde, apesar de ser policial, defendendo a polícia. E o que ele fala é muito forte. Casa com a outra cena que o Capitão da porrada no estudante lá na favela. Maior financiador do tráfico é a elite e é os jovens de elite ou acadêmicos elitistas que criticam a polícia ao passo que eles ajudam a criar o "monstro" que a polícia combate. Eu moro em favela e já vi de tudo. Já vi policial corrupto e tbm já vi policial que depois de prender o marido de alguém voltou lá na casa da moça trazendo cestas basicas pra ajudar aquela família que agora estava sem um provedor. Eu já vi policial matar um inocente num tiro acidental e tbm vi policial socorrer uma mulher que estava em trabalho de parto dentro da favela. Mas o qye não muda é os carros de luxo que param na esquina e o motorista rico compra pó, maconha e craque na mão do menor e vai embora. Mais tarde esse mesmo motorista vai lá no tweeter falar mal da polícia como um bom esquerdista fabricado em faculdade que ele é.
excepcional seu comentário, irmão !
A lacração é boa, porém twitter e contradição entre uso de drogas e defesa de moral e bom costumes tá mais inclinado para a direita. E não estou dizendo que não tenha esquerdista que usam drogas, falem mal da polícia e sejam hipócritas. Porém essa estorinha de que pessoal de direita são exemplo de santidade e moralidade é a coisa mais hipócrita que existe.
Comentário da década!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Tá porr@. Que comentário forte
Amigo, qualquer pessoa que já estudou numa universidade pública sabe que essa cena do Matias com os burgueses esquerda caviar tendo opiniões dissonantes da realidade em que eles vivem, é a cena mais fidedigna do filme! Não é parecido com isso, é exatamente isso pra pior.
Estudei em Universidade privada e é a mesma coisa
Exatamente, estudei em universidade privada e fora um Aluno que era PM a maioria e os professores burgueses passam a mão na cabeça da criminalidade.
Eu não acreditava nisso até o dia que um professor de direitos humanos na minha faculdade colocou como enunciado da questão aberta "explique porque o criminoso é vítima da sociedade".
E sei que agora muitos não acreditarão em mim também, até presenciarem uma cena ridícula dessas ao vivo.
E mesmo que vc concorde com a Matias, ainda assim vc fica quieto pra evitar o estresse
você claramente não sabe o que é um burguês.
Wagner Moura está certo. É uma obra notavelmente polissêmica. São razoáveis pelo menos 4 interpretações do filme:
1. Perspectiva adotada pelos policiais: O filme que retratou o policial como herói, destoando da prática do cinema nacional.
2. Perspectiva anti-PM: Filme que retrata os abusos e a corrupção da instituição no Brasil, advogando pela sua extinção.
3. Perspectiva de origem do diretor: História de origem do Matias. Como se forma um policial violento e como ele justifica para si essa violência (lembrando que o Matias inicia certinho e bem intencionado, mas foi mudando ao longo da trama, chegando a executar um sujeito rendido com um tiro de doze ao final). Essa visão é reforçada com a filmografia do Padilha (Ônibus 174) e o desenvolvimento do personagem.
4. Perspectiva do contexto social brasileiro: Dialogando bastante com a 2°, diria respeito aos problemas estruturais do Brasil que conduzem à violência tanto dos traficantes/milicianos quanto dos policiais. Os fatores políticos que levam a essa guerra na segurança pública. Uma visão holística e estrutural (bastante semelhante à adotada em Taxi Driver).
No fim das contas, ainda acho que é possível a aceitação simultânea de todas essas visões.
Porra, falou bonito ein. Creio que é exatamente por esse lado aí viu, polissemia pura.
Gosto de enxergar todas as visões, uma crítica geral a muito do que presenciamos, comentário brabo
Muito fino seu comentário amigo, gostei e concordo 100%
O foda é que sempre vai ter gente que não aceita as várias camadas, e acredita que o filme é um material 100% pró ou contra violência.
@@aatabernaexato, as pessoas radicalizam demais
*Mano, a questão é a seguinte: Os cara rouba e inferniza sua vida do povo, é obvio q você vai querer justiça. Esse sentimento de 'bandido bom é bandido morto' reflete a inutilidade do governo em manter a segurança e criar caos pra população.*
ah sei
Não "reflete a inutilidade do governo", pois o governo é eficiente - mas para quem ele governa. Ele governa a favor do capital. De certa forma, a segurança ruim é um projeto político (não determinado por políticos, mas algo que acontece em um sistema em que tudo é focado no retorno de capital.
Mas se não for por capital vai ser pelo quê? @@FernandoPaladini
@@PaulimPinhodaSilvaDo povo. Por isso o povo deve tomar o governo.
@@FernandoPaladini na visão de um socialista sim, na visão de um Libertário ele defenderia seus interesses a base de cobrança de impostos e coerção, ou seja, tanto um quanto outro iria se lascar do mesmo jeito, o que faz o Tropa de Elite ser polisemico .
Como disse uma vez o saudoso crítico de TV e Cultura Ale Rocha: "O Tropa de Elite é o Poderoso Chefão de nossos tempos".
35:18 rapaz, oito sessoes de um filme brasileiro no cinema, isso em 2010!!! isso é extremamente dificil
É quase a mesma coisa que a netflix fez com a série Dhamer, fez o roteiro inteiro da série na perspectiva do Jeffrey Dhamer. E quando o personagem é o principal a tendência mesmo que não queira é criar uma simpatia por ele, pq vc tá olhando a história através do olhar dele tudo que ele sente reflete em quem tá assistindo também. A mesma coisa acontece na série You o personagem principal vigia, persegue e mata pessoas próximas à vítima, mas tudo acaba tendo uma justificativa porque é ele narrando a história
O Alan Moore, já falou que pra criar bons personagens, você precisa ama-los, por mais que eles sejam os vilões, você precisa fazer com eles pareçam reais e pra isso as vezes você tem que se botar na cabeça deles.
@@MuitoNormalna cabeça doentia onde eles vão justificar toda m3rd4. mais fácil fazer na versão REAL do que realmente aconteceu
Genial a discussão. Falar que bandido bom é bandido morto, mas é uma questão simplista, ninguém quer resolver a raiz do problema como a desigualdade, a falida guerra al tráfico... So que não, né?! Vamos alimentar o sistema com mais cadáveres e deixar o problema como está.🤷🏻♂️
Não tem como solucionar o problema
Olha mano, tem sim.@@mitchsz
Que vídeo bom!!! O Jurandir é bom demais. Engraçado que eu conheci os dois canais quase ao mesmo tempo
Exato; eu também conheci os dois ao mesmo tempo, há uns meses atrás, já que o RUclips sempre recomenda o vídeo de um quando você tá assistindo ao outro
Tem como curti mais de uma vez não?
Eu tenho umas 5 contas pra isso kk
O tempo só fez esse filme melhorar em perspectiva geral, termos como "bandido bom é bandido morto" "bando de burguês safado" só enfatiza o teor realístico que a realidade do filme transparece.
Não acredito que 2 dos nossos canais favoritos decifraram nosso filme favorito! Parabéns pelo trabalho impecável Lucas e Jurandir! 👊🏽
Eu assisti Tropa de Elite quando era adolescente e não tinha muita maturidade para reflexões mais profundas sobre. Ter essa noção de que se deve avaliar quem está contando a história passava longe da minha cabeça….
Uma preciosidade do cinema brasileiro. Puro suco da nossa realidade carioca, que não muda nunca só piora!
Depois deste vídeo, um sobre o Carandiru é substancial...
Por favoor
bandeira do comunismo em pleno 2024, meu deus...
Um sobre o holodomor também seria ótimo
@@_arierom Holodomor é ficção pra um certo povo (que lutam contra o negacionismo)
@@_arierom
Não precisa de vídeo, já tem um:
ruclips.net/video/PY6aNPXzQ3I/видео.html&ab_channel=IanNeves-Hist%C3%B3riaP%C3%BAblica
Maior exemplo do método da Fátima está no filme cidade de deus. Sinceramente eu realmente pensei que aquela criança da caixa baixa tinha levado um tiro no o pé, sou traumatizada dessa parte do filme.
A interpretação de uma obra de arte não pertence exclusivamente ao autor, mas também ao público que a consome.
[ Roland Barthes ]
Esse filme e a sequência (Tropa 2) são obras de arte do cinema nacional! São produções que mostram que, nós brasileiros, podemos fazer muita coisa boa.
Melhor filme nacional que eu já assistir na vida.........
Eu lembro de comprar o dvd em 2007 e convidar um amigo pra assistir (que já havia assistido com outra pessoa). O filme mudou a vida dele, eu lembro de ter uma revista super interessante que era um mini doc sobre o bope, seu armamento e outras tropas de elite mundiais, lembro que acabei dando a revista pra esse meu amigo. Atualmente ele é da Rocam de SP, pq após esse filme ele se encantou pela polícia militar, o irônico é que ele era a última pessoa do mundo que eu imaginária se tornar policial e principalmente ter a capacidade de ser um. Acho que foi uma das poucas que eu conheço que alcançou a profissão que sonhava na infância e acho muito legal isso, e uma história curiosa recente, uma outra amiga em comum (de nós 3) é advogada e esses dias ela me mostrou um print de uma audiência onde meu amigo prendeu uma pessoa e ela soltou 😂 enfim, isso é apenas um adendo do impacto que um filme como tropa de elite teve nas pessoas que assistiram, tanto pelo sonho de ser um policial ou no apelo punitivismo de "bandido bom é bandido morto"
Na FAB quando o tenete perguntou quem queria fazer um estagio de operações especiais eu lebrei do filme na hora e durante o curso eles usavam varias das frases do filme e as vezes dificultavam o curso de proposito só para usar frases de efeito, sim plagiaram até a cena da granada comigo mas era uma granada condor(não letal) 😂esse filme realmente impactou muita gente e até causou mudanças dentroo das forças armadas.
@@gilbertojuniosilvaEm um momento do meu curso de cabo, também passei por uma "cena da granada", também com lagrimogeneo... Engraçado foi depois de alguns anos (já tinha realizado algumas operações), eu assistia o filme com alguém e em alguma cena, acabava lembrando de algo parecido que tinha passado... Kkkkk
A tensão da granada é real...
Se você acha impossível haver dois alunos com pensamento conservador em uma sala de aula, é porque nunca frequentou um curso de humanas em uma federal, Quando um pensamento conservador se levanta, pode até haver outro que concorde, mas não vai se manifestar, porque vai ver o primeiro que se manifestou apanhando de todos os lados. Eu me considero de esquerda, mas é impossível não perceber a hegemonia de um certo tipo de pensamento dentro do ambiente acadêmico, particularmente nas universidades públicas. Quem pensa diferente acaba sofrendo bastante, então acaba optando por nao se manifestar.
Já vi aquela cena da sala de aula acontecendo Algumas vezes, exatamente daquele jeito.
E assim o espiral do silêncio se mantém, infelizmente.
Na base do silêncio é que eles ganham
Mas isso nunca foi sobre o conservadorismo, e sim sobre identitarismo. Em suma maioria, os que são afetados ainda são os de esquerda, a questão é que as pessoas levam como se a linha de pensamento esquerdista fosse centralizada. Dificilmente o conservadorismo ganha força na realidade em QUALQUER meio estudantil, porque vai de contraste com o meio acadêmico e isso não é de agora (a academia e todo o meio de estudos sempre foi muito em contrapartida com o conservadorismo), o que realmente é o problema é o elitismo acadêmico que suprime pensamentos esquerdistas não alinhados com a burguesia.
Eu me formei em direito em uma universidade bastante tradicional da serra gaúcha.
Eu e o professor de direito penal eramos os únicos com pensamento não conservador na sala de aula.
E alias, eu tive 3 ou colegas negros em todo o curso (sendo que na minha turma foram quase 100 formandos) e tive aula com apenas 2 professores negros, os dois eram criminalistas.
Pra mim esse filme ele é tão bom que até hoje ele traz discussões diferentes sobre os pontos de vista, uns falam que esse filme tentou sujar a polícia, outros vêem o nascimento como herói, quando na verdade o filme expõe que o problema é muito maior do que a guerra no Rio de Janeiro, o problema vem do sistema que financia tudo isso, eles bebem vinhos caroa e comem caviar enquanto sangue é derramado. Eu entendo as pessoas que vêem nascimento como um herói, pelo fato da minha classe(pobre kkk) sofre nas mãos desses marginais, que nos roubam e até matam por puro prazer, só pra ter um bem nosso. Enquanto tbm entendo as pessoas inocentes que foram vitimas de violência policial e nós sabemos que ocorre tbm, enfim, esse filme é fantástico
Faz um vídeo sobre a icônica novela "A Viagem" da Globo. Terror às 19 horas na tv aberta.
Up
Up
Excelente tema.
Excelente tema, mas eu apesar de criança, não tinha medo não kkkkkk
Nunca tive medo dessas coisas de espiritualismo
É terror mesmo?? Sempre achei que era drama. O medo era só pq algumas pessoas sentiam medo da temática, mas acho que não era a intenção
A cena do Matias na faculdade faz todo o sentido, mesmo que existam mais pessoas com pensamentos conservadores, ninguém tem coragem de falar
na verdade em qualquer lugar a onde o pensamento de esquerda se sobressaia mais, é IMPOSSÍVEL falar algo mais à direita sem ser xingado até a sua quinta geração.
Falando em personagem icônico me vem à mente muito fortemente o Chicó também! Ótimo vídeo!!
Curioso que muita gente assiste e, simplesmente, ignora a corrupção da polícia e foca só na criminalidade do morro. Como se os fins justificassem o meio
Ninguém ignora, mas eu tenho mais raiva do bandido que executa meu vizinho ou aponta uma arma pra cara do meu pai do que do policial que pega propina pra proteger tal local. Tem que ser muito desconexo da realidade pra não entender isso?
@@caiomonteiro3106 você não está conectado a realidade tanto que ignora o fato q esse mesmo q pega dinheiro para "proteger" também mata inocente, financia crime e etc. Tem q ser muito limitado para achar q só pode ter raiva de um, pode muito bem ter de ambos, pois, nessa história, ambos são vilões. Ter raiva de um lado só diz bastante em como você se coloca no mundo
@@caiomonteiro3106o policial n pega propina pra proteger ninguém ele pega pra fingir que não está vendo o crime organizado trabalhar. Tento que na folha de pagamento do tráfico sempre vai ter a "caixinha" pro policial. Então, o policial corrupto mata tanto quanto o bandido pq ele é omisso e a o omissão leva a morte de inocentes também.
@@hec08no caso, o que ele quis dizer, é que o bandido é uma realidade cotidiana. A qualquer momento pode aparecer um bandido e roubar os seus pertences ou matar alguém próximo de você. Já os polícias corruptos é algo que ocorre por baixo dos panos, a maioria das pessoas não tem contato direto com isso, e quando tem não percebe (a não ser que você viva em um local comandado pela milícia).
@@caiomonteiro3106então jovem... Esses mesmo que pegam a própria para "proteger" é o mesmo que financia o Jogo do bicho, gato net, agiotagem e muitas vezes oprime moradores a pagar por essa mesma proteção.
Ambos os lados são bandidos do mesmo jeito, a diferença é que um lado tem o poder do Estado. Kkkkkkkkk
Odeie milicianos e bandidos igualmente e tá tudo certo.
Pra mim, o melhor filme brasileiro da história. Nada representa, mais o RJ que esse filme. Tanto o 1 quanto o 2.
Eu assisti esse filme quando ainda criança, foi como um amplificador de visão... Aliás sou carioca e morador da região metropolitana via tudo e não enxergava. Esse filme foi uma fotografia da realidade, a intenção do ator saiu pela culatra até porque ele é o cara a qual o Matias referiu seu grito: "burguês safado".
Só passando pra dizer que a cena do Mathias discursando na sala de aula e sendo o único conservador, e principalmente, o único negro, é mais do que fiel à realidade, é um próprio retrato da mesma. Quem já esteve em universidade de humanas principalmente, especialmente pública, sabe como é.
Ademais, ótimo vídeo! Também adorei a participação do Jurandir!
Trazer o Jurandir foi genial. Dois ótimos RUclipsrs juntos é raro, mas quando acontece é magnífico
Protejam, protejam esse filme com todas as suas forças, simplesmente incrível!!! E o video como sempre impecável, parabéns Lucas, você é foda❤
COMO ASSIM EU RECEBI UM COLLAB QUE EU NEM SABIA QUE EU QUERIA??? SIMPLESMENTE DOIS DOS MELHORES CANAIS DO YT, SENSACIONAL
eu vi uma única vez esse filme. até hoje nao tenho coragem de ver novamente. é muito forte.
Excelente vídeo! Não sabia que precisava desse crossover até ter kk.
Sobre o filme, dá pra ver a crítica e pra qualquer pessoa com o mínimo senso da legislação e consciência de classe saberia que as ações do Nascimento e do BOPE são condenáveis, mas num país cansado da violência e carente de heróis não é surpresa que as pessoas glorifiquem as ações dos mesmos. Padilha queira ou não ajudou a alimentar essa visão de anti-herói fazendo o filme como o fez, embora tenha colocado sim muitas críticas aos métodos.
senso de legislacao, a mesma que rege o pais hoje? kkkkkkkkkkkkkk
@@lucasotzzei6636 a nossa legislação não diz que policial pode bater em bandido, eu até acho bem satisfatório ver criminoso apanhar, mas sejamos racionais, não pode e é uma atitude condenável isso partindo de um policial.
É muito bom comer aprofundo enquanto assisto meu café ... Mas aí top demais! Jurandir e aprofundo foi top
Uma coisa eu tenho que concordar, que canal sensacional, merece todo crescimento que tem e ainda vai ter, roteiro sensacional e assuntos de qualidade, meus parabéns de vdd❤
Esse foi um verdadeiro tiro pela culatra, acharam que a população iria ficar revoltada com a violência policial mas não sabiam que o que a gente mais gosta é ver bandido se dar mal, capitão nascimento iria falar pro Wagner moura tirar a camisa preta porque ele é moleque kkkk
O crossover mais perfeito
Absolute Cinema 🎥
Só assisti esse filme recentemente. É um filme incrível, uma das grandes obras do cinema brasileiro de fato
Tropa de Elite é um filme bom, mas se eu pudesse voltar no tempo, eu queimava o script. Esse filme foi um total regresso na sociedade em geral.
fds
Muito bom. Juntou dois dos canais que mais gosto no YT sobre esse tipo de conteúdo e o melhor filme BR na minha opinião, de carioca, que cresceu no RJ exatamente na época do filme, entre a fevela e o asfalto, convivendo com essa realidade. Excelente ver os dois trabalhandojuntos e que venham mais parcerias. Parabéns.
Melhor filme nacional ate hoje. De cabeça consigo lembra umas 10 frases icônicas do filme mesmo apos 17 anos
Errou na conta
Que feat excelente. O Jurandir é fera demais.
Seus videos são documentários, que realmente "aprofundam" o assunto. Volta e meia eu retorno aos vídeos pra reassisti-los.
A perspectiva da sociedade americana sobre a polícia principalmente naquela época era muito polarizada entre fatias diferentes da sociedade, o youtuber F.D. Signifier tem um vídeo ótimo chamado "Police won't save us" sobre como a midia americana reimaginou a visão da polícia através da TV e depois do cinema. Mas do fim da década de 90 pra frente esse tipo de história e essa visão da polícia já se torna quase inexistente e inaceitável na cultura americana. O problema do filme tropa de Elite está justamente na troca de visão entre os protagonistas e em desconsiderar o quanto o modo de contar uma história muda os valores e objetivos dela. Esse tipo de filme policial visto hoje já levanata questões complicadas, mas as adaptações que eles fizeram dado o contexto brasileiro não são só complicadas mas são quase uma propaganda acidental de algumas políticas retrógradas que mancham o Rio de Janeiro de sangue a tempo demais. É um tipo de história que já era antiquado 20 anos atrás em outra sociedade diferente usado pra contar num contexto ainda mais complexo sobre uma sociedade ainda mais violenta e desigual 20 anos no futuro. Não é atoa que anti herói no cinema americano passou a ser filme de super heróis e não de polícia
F.D Signifier.. RUclipsr incrivel
Ki crossover parabéns, fã dos dois, do cara com nome de senhor de 80 anos e do metaleiro q nasceu na década errada rs, simplesmente excepcionais!
😅😂😂😂
Tropa de elite foi um filme que, quando assisti a primeira vez, eu dizia "é isso mesmo, tem que ser assim". Depois de anos, amadurecimento e entendimento de vida, só aí comecei a ver como a coisa é toda errada, q o fazer o "bem" a qualquer custo não é algo certo
Eu servi o exército em 2007, ano que vazou o dvd pirata do primeiro filme. Mostraram pra gente no batalhão os trechos do treinamento no campo, eles tratavam o BOPE como se fosse a "Harvard" das instituições militares. A parte da corrupção dentro do batalhão eles deixavam passar batido.
Ninguém esquece, mas você morador, tem mais contato com o bandido da comunidade ou o bandido fardado? É cobrar muito do tupiniquim médio QI83.
Mas aí é que tá, os mecanismos que você acredita serem corretos são ineficientes mostrados pela realidade .
@@arn5348 certo, mas isso também não faz com q esse método seja certo, maniqueismo estúpido esse seu de achar q contra algo errado só exista algo certo
@@arn5348os incorretos também são ineficientes.
O que fez esse filme ser um sucesso é a ineficiencia completa do governo de resolver o problema da violencia, por isso o cap se tornou um heroi!
No início eu torcia o nariz, mas aprendi a adorar esses colabs do aprofundo, especialmente com pessoas q tambem são mto bons no seu ramo, o jurandir é um dos meus produtores de conteúdo favoritos a um ano já
Apesar desse ser uns dos melhores filmes brasileiros, sempre quis ver a primeira versão do tropa de elite (na perspectiva do Matias).
Deve ter outra visão da drama com a mesma história. Abrange ainda mais curiosidade sobre essa obra.
Os dois canais que eu apoio e assino se juntam e fazem uma obra única no RUclips brasileiro. Obrigado! Como diz o capitão nascimento, sou eu que financio essa... 😂
Que video incrivel, se possivel faça mais videos com essa riqueza dos bastidores, é um conteudo incrivel pra quem ama cinema!
Sem falar no Cap. Fabio e Cap. Rocha. Esses merecem prêmio... 👏👏👏
Excelente vídeo, como é a marca desse canal. Parabéns pelo trabalho e edição. Ótima participação do Jurandir, do qual já era inscrito! Tropa de Elite é o melhor filme do cinema nacional pra mim.
O RUclips me recomendou um vídeo do Aprofundo e virei fã. Essa semana, me recomendou um vídeo do canal do Jurandir e foi o mesmo efeito, assisti a vários vídeos em sequência. Nem imaginava que viria um Lucas feat Jurandir. Que satisfação, aspira!
Caraca isso é incrivel acompanho seu canal a alguns meses e descobri ontem o canal do jurandir e maratonei vários e vários e vários vídeos! Estou chamada de hoje publicarem esse vídeo
O Filme é polissemico, simplesmente isso.
Quero MUITO essa colab com Orathiago 🧡
Eu assisti esse filme aos 12 anos por ser um filme muito emblemático em 2007.
Na época o filme foi classificado para maiores de 16 anos.
Detalhe: Eu assisti escondido da minha mãe.
E assisti com meu pai, tio e irmão.
E até em algumas cenas do filme o meu tio se identificou com as cenas do Fábio no treinamento, pois ele já foi do quartel do exército.
Pois desde o comercial desse filme, eu queria assistir.
Mesmo já sabendo que era um filme com um teor violento.
Mas, eu vejo que isso era/é a realidade do Brasil, querendo ou não é isso, e olha que é em 2007!
Enfim.
De lá pra cá, nada mudou.
Esse filme é controverso e tem várias interpretações, pois cada um enxerga como achar plausível.
Mas, esse filme ficou popular demais.
E os personagens idem!
Tanto que na minha época tinha álbum de figurinhas, cards com os personagens e até um CD pirata com as músicas que tocavam no filme (os funks mais famosos, como o do Cidinho e Doca.)
O tema do Tihuana que virou uma marca registrada.
Até hoje me lembro de algumas cenas do filme como:
*As cenas do Milhem (o Fábio) no treinamento.
* As cenas do Capitão Nascimento
* A cena da amiga do Mathias descobrindo que o Mathias era policial e ela ficou revoltada.
* A cena procurando o Baiano (Fábio Lago)
* A cena do Mathias na faculdade
Enfim, o filme foi muito emblemático e as falas dos personagens também!
Virou memes e até hoje tem pessoas que falam as frases do Cap Nascimento.
E admito que na época, ele era o personagem favorito de muitos.
Inclusive era o meu personagem favorito também, mas minha visão sobre ele mudou.
Já que por ser um filme tão complexo e com inúmeras interpretações, opiniões, você acaba mudando a opinião de determinado personagem.
Antes, eu enxergava ele como um "herói".
Já que o público via isso nele, como um salvador da pátria.
Porém, o vejo como anti herói ou um justiceiro.
Mas, a interpretação do Wagner Moura é magistral!
Ele vestiu o personagem.
E os outros atores idem:
Caio, Milhem, Andre Ramiro e o Fábio Lago!
O 2° filme é razoável mas não ajudou a minimizar a discussão sobre o assunto comum no 1° filme.
Só ampliou a discussão.
E escancarou o que há de pior e o que estava por vir anos depois....
Pode-se dizer que o 2° filme foi até profético com a realidade que temos hoje.
Então, não há como questionar ou argumentar.
nossa adoro ver os vídeos dos dois! fiquei feliz quando vi que ia ser um feat com ele, admiro muito quem entende de cinema
O filme tem várias discussões que valem a pena fazer, como foi apontado no vídeo, os universitários praticamente unânimes em atitude, fazendo caridades por meio de ONGs mais como forma de se sentir bem, ganhar um certo prestígio e outros benefícios do que fazer um trabalho com a real intenção de ajudar. Acredito que a ideia foi realmente criticar esse tipo de comportamento por parte de jovens de classes mais altas ou pode até ter sido uma forma de mostrar como o Matias se sente, em uma forma mais abstrata, isolado, como o único dono da razão e que consegue ter uma opinião sensata, mas, querendo ou não, no produto final, soa estereotipado.
As cenas de violência também podem ser alvo de discussão, pois mesmo que critique a violência cometida, o simples ato de representar graficamente pode ser uma forma de corroborar o que o próprio filme condena: só porque retrata algo a ser criticado, não quer dizer que não acabe consolidando no caminho. Mesmo assim, não acho uma forma correta de analisar, pois seria puxar cenas específicas do filme sem analisá-lo como um todo, pois o filme não possui 2 minutos de tortura policial, e sim quase duas horas de desenvolvimentos e tramas a serem explorados, um filme sempre deve ser analisado como um todo, não só como suas partes
Eu gosto muito desse filme e uma prova de que é bom mesmo é que anos depois ainda rende discussões muito interessantes, espero que elas continuem
Os estudantes ricos, fznd ONGs e contra a c r i m i n a l i d a d e e d r o g a s, mas financiam as d ro g a s para eles cheirarem nos rolês.
Infelizmente tem mt disso, tinha cidade pequena no Brasil que era tranquila, porém os filhinhos de papai para satisfazer o ''tédio'', financiavam o tráfico para cherar nas baladas e hj em dia esta msm cidade e uma d e s g r a ç a de viver, mano.
Lucas, produção ficou show. Já gostava das suas análises, mas agora esperando pelos especiais. Parabéns pela qualidade, informação, montagem.
Dois canais tão excelentes :)
Prazer em conhcer o canal, Lucas. Bom te ouvir e refletir com suas ponderações, Jurandir. Sucesso aos dois.
melhor filme de todos os tempos, retrata exatamente o que a sociedade pensa ... a cena da faculdade é a realidade exata
Uns dos meus vídeos favoritos do YT é este e o vídeo documentário sobre a criação de Half-Life do Capennedo. Duas obras primas do YT q em forma de documentário quase, falam de duas obras primas, Tropa de Elite e Half-Life.
Obg, isso é ouro, é patrimônio.
Encontro magnífico.
jurandir tá sendo o meu canal favorito ultimamente
Aprofundo, parabéns, Tropa de elite é um dos meus filmes preferidos. Um patrimônio do cinema brasileiro.🔴💀🇧🇷
Jurandir é maravilhoso. Sou fã!
Uma pena a censura, mas o vídeo está incrível man, tropa de elite é um dos filmes que chegou no nível de central do brasil, que me chocou muito assistindo.
E uma pena que mais pessoas não assistiram a este filme, central do brasil é muito ferá 🙂👏🏻.
Eu amo os dois filmes, perdi as contas de quantas vezes assisti ambos
Esse é o collab dos sonhos! Dois excelentes canais!
Quando assisti o filme cheguei numa conclusão que ainda é o que eu penso. E a visão que o filme me transmitiu faz cada vez mais sentido pra mim.
O filme serve para dar visibilidade aos policiais, passarmos a considerar a visão deles nas discussões políticas. Pensarmos no quanto dói você se arriscar todos os dias e ver seus companheiros morrendo em certos casos, ainda assim, ser tratado como vilão.
A esquerda simplesmente vira as costas para a polícia, consideram um mau pior que bandidos e os mantém longe. Dando assim brecha para a corrupção crescer na polícia e que a visão dos cabeças por trás dessa corrupção seja espalhada por conservadores ou vítimas de crimes.
O filme pra mim não quer mostrar como a polícia e foda ou ruim. Ele grita OLHEM PARA OS SERES HUMANOS DENTRO DA POLÍCIA. E o que a população faz? Ignora de novo e chama de facista
Os meus dois canais favoritos sobre o assunto.
Como cidadão carioca, eu lembro de ver esse filme quando criança e de fato parecer muito mais um desabafo de um outro cidadão carioca que já está de saco cheio da violência, seja assaltos, roubos ou troca de tiro. Infelizmente, não é nada surpreendente tu descer pra ir no mercado e ter uma perseguição com tiroteio, não é comum, porém não é anormal. O foda é que boa parte dos cariocas (não é todo mundo, mas acredito que seja a maioria), acaba crescendo com essa mentalidade que sim os fins justificam os meios e é extremamente difícil de pensar o contrário quando vc ve a realidade de maluco esfaqueando mãe na frente do filho por conta de um telefone e etc. Não consigo crer que o filme tem viés fascista, mas ele é tipo uma mana de energia no fascismo, algo assim
kkkkkk que que é fascismo?
@@lucasotzzei6636 Fascismo é aquilo que ele discorda
O filme é uma exata crítica e visão do sistema de segurança pública do Brasil, a ideia é mostrar exatamente como as coisas funcionam
Seu texto está todo bem explanado, aí chega no fim tu mete um "fascismo" aleatório que não faz sentido com o resto só para seguir viés.
@@lucasotzzei6636glamourização da violência, seja ela policial ou parental, fascínio pelo patriarcado, discurso populista, de apelo às massas que promete soluções vazias e incoerentes para os problemas da sociedade, rejeição da justiça social, nacionalismo, chauvinismo, fundamentalismo religioso e suas variantes
O segundo filme destrói totalmente o primeiro.
No primeiro o Mathias é o herói (aquele que realiza a jornada do herói), e tem toda a sua construção bem feita e bem motivada. Já no segundo transformam ele num matador inconsequente totalmente estereotipado. Todas as camadas que haviam nele foram retiradas e virou só um assassino sangrento.
No segundo filme pegam tudo o que tornou o primeiro poupular e joga no lixo pra constuir outra narrativa, uma que, desta vez, não fosse "glorificada" pela população de modo geral.
O segundo ainda é um bom filme de ficção, mas destrói totalmente o primeiro pra não deixar dúvidas quanto a mensagem do filme. E isso, pra mim, faz com que o primeiro seja muito melhor!
Como o público geral não "entendeu" a mensagem do primeiro filme de "polícia má" "bandido vítima", o Padinha tentou deixar o mais explícito possível.
Eu discordo. Tipo o mathias havia deixado de ser um herói pra ser o que o nascimento considerava um policia de verdade.
Lucas o seu canal é muito bom! Conteúdo, edição... Espero que cresça cada vez mais! Parabéns!!!
Sou apaixonada por esse filme ❤
Que crossover épico!!! Não acredito que dois canais de cinema que adoro assistir estão juntos num só vídeo
Qualquer historiador do futuro que for tentar contar a história política do Brasil do começo do século XXI será obrigado a citar TdE. E que feat foi esse heim meus amigos. Meus dois criadores preferidos juntos analisando essa obra maravilhosa e controversa da cultura pop brasileira.
Que vídeo espetacular!! Uniu dois dos meus youtubers favoritos dessa nova geração de criadores de conteúdo. E o tema não poderia ser melhor, o atemporal Tropa de Elite
Acho que uma das coisas que as pessoas esquecem sobre a percepção do Capitão Nascimento como herói, é que para quem vive na periferia perto da bandidagem, é que qualquer força maior que os bandidos é visto como herói...
40 minutos de Jurandir e Lucas, que felicidade :)
Espetáculo! Parabéns pelo trabalho!
os melhores canais emergentes do youtube 👏👏👏
Sr. Aprofundo, comenta sobre Pixote, pouca gente fala desse filme, mas ele é inspiração para vários outros do gênero (Carandiru, Cidade de Deus)
Esse filme é espetacular! E tem um filme sobre a biografia do ator chamado quem matou pixote? Que é muito bom também.
Seria interessante Padilha e equipe lançar a versão da primeira montagem do filme com o Matias como protagonista.
19:47 desceu o amargo
Atualmente, em uma sala de aula de uma universidade pública, todos tem a mesma opinião, quem for progressista tem a "liberdade" de falar e expor a "opinião", mas quem é conservador deve permanecer quieto para não sofrer recriminação.
Exato. O Lucas apontar isso como algo que só aconteceria na ficção é desconhecer o estado atual de progressismo que infesta as universidades.
@@JoaoLGdeSousa na vdd ele conhece o estado atual, ele só quis agradar a grande maioria de seus inscritos omitindo isso
Exatamente, e em uma democracia é lamentável que diferentes pontos de vista sejam rechaçados e sequer ouvidos sem preconceitos. A hipocrisia dos que são a favor da democracia mas só querem ouvir e conviver com quem pensa igual ou muito parecido
Pessoal, eu não sei aonde voces estudaram e em qual estado/cidade, mas eu me formei em uma universidade estadual do sul do país, e na minha sala de progressistas tinha eu e mais no máximo de 2 pessoas, e eu não ousava me pronunciar, porque eu sei que seria escorraçada e ninguém estaria aberto a ouvir.
Eu não fiz direito, mas o curso na mesma universidade é bem dividido entre conservadores e progressistas.
Acho que vai muito da localidade
Aposto meus dois braços que os críticos nessa sessão de comentários nunca colocaram os pés dentro de uma universidade pública.
Melhores crossovers: Chaves e Chapolin, Tartarugas Ninjas e Power Rangers, Jurandir e Lucas.
Vídeo absolutamente espetacular! Parabéns l!