Agradeço ter chegado ao seu canal!!! Estou tomando aulas de afiação e de português ao mesmo tempo.!!!😂😂😂 Sou argentino e comprei três pedras em São Paulo, duas Naniwa e uma Suheiro Rika 5000. Suas dicas e informações são maravilhosas!!!! Muito obrigado por compartilhar!!!! Abraço!¡!!
Opa! Obrigado e seja bem vindo! No português está indo bem. Sua escrita está muito boa. 🤓 Está com excelentes pedras. Tens um bom material para fazer uma afiação perfeita. 😎 Agora é só praticar a afiação num bom churrasco! 😋🔪🥩 Hasta luego
Muito bom. Outra opção para reduzir esse microconvexo é o strop de garrafa. Soa estranho mas é prático e o fio sai excelente. Na garrafa precisa usar baixa pressão devido a menor área de contato. Durabilidade de fio é até difícil avaliar pq aqui o fio dura tanto. Na prática o q vejo de diferença é velocidade de corte da pedra. Uma boa pedra vai ser mais rápida mas como a gente só usa pastas após chegar ao ápice para modular o fio o trabalho acaba sendo rápido tanto na pasta quanto na pedra. O tempo maior acaba ficando na etapa de desbaste.
Salve meu velho! Exato... o Cleyton uma vez deu uma boa dica... usar uma superfície bem rígida por baixo e por cima uma fita crep... rapaz... se nivelar bem a pasta numa fita crep bem aderida na garrafa o fio sai menos convexo do q nessas pedras de 6 Reais. 😂 A durabilidade do meu teste aqui foi na navalha. Um fio feito na pedra 12k durou 16 meses, enquanto o de sucessões no strop deu 12 meses... 33% a mais na pedra... sem contar q vc ainda consegue reativar o fio da navalha na pedra 12k por mais um tempinho... coisa q nos strops vai ter q voltar pra afiação inicial. Mais cuidado com esse dado do teste aí. Isso pode provar a teoria da "convexação" como tb pode dizer q minha técnica de afiação no strop é uma naba! Ou os dois juntos! 😅 kkk Isso! Sem contar q na pedra, como vc pode colocar mais pressão, o abrasivo trabalha mais rapidão... o lance é esse aí isso aí mesmo!
Pois é seu Flávio... aliás o Sr. tem gabarito pra falar bem sobre isso. Além de possuir um set bem completo de pedras sabe fazer bons fios polidos com as pastas... e na navalha... experiência prática domina bem! 😎 Abraço meu velho!
@@leonidasmalta Obrigado, a questão é estar sempre aprendendo, meu caro, aprendi muito com seus vídeos e quando coloquei em pratica mostrou-se grandes verdades, mas tem muita gente falando por falar, nas navalhas não tem tantos assim, rsrsrs, agora em facas oque tem "especialistas" alguns até bem engraçados. Abraço meu caro. Alias precisa fazer um vídeo sobre a pasta preta, seria legal um vídeo com suas impressões.
@@flaviop14 Boa... e hj em dia sempre sai alguma coisa nova q pode até mudar tudo o q sabemos ou mantemos como "padrão" na afiação... e eu por mim, se esse material for melhor ou tiver uma técnica mais renovada já estou aderindo.. e passando a barbada pra nós aqui depois! rsrs Rapaz eu ainda não usei essa pasta. O Thiago Assumpção fez uma afiação com ela. Dê um conferes nesse vídeo aqui (lá no minuto 19:50): ruclips.net/video/gKwFNUtdiAw/видео.html Pelo visto é uma pasta de grit 1000. Se eu tiver a oportunidade de comprar uma bem baratinha eu faço um teste. hehe
Meu amigo, duas dúvidas que acredito não eram só minhas, respondidas neste vídeo. Qual é a diferença, e, qual a durabilidade do fio na pedra e no strop. Percebi nas minhas brincadeiras que a afiação final ou polimento no strop com pasta branca e na pedra coticule belga, apesar de terem um grit bem próximos, o poder de corte fica bem parecido, mas, a duração da feita no coticule é maior. E, olha que meu strop é de esparadrapo numa placa de nylon. Fantástico meu amigo, parabéns. Ah...., gostei da sugestão da postagem do colega que falou do vidro de azeite quadrado.
Opa! Valeu Celso! Boa... dúvidas respondidas! 😎 Exato. Infelizmente por mais rígido q seja o strop ele sempre vai dar essa micro convexionada no fio. Isso acontece tb nessas pedras de 6 Reais q se esfarelam na mão do boneco. 😂 A Coticule é um espetáculo! Na real (em geral mas não sempre) ela fornece um fio menos "potente" porém mais "dinâmico" q a pasta branca. Eu vou abordar esse assunto no próximo vídeo... e é um conceito bem legal q serve pra balizar algumas diferenças na afiação. E tb preparar a galera pra afiação de navalhas... tão me cobrando demais isso aí sendo q eu não vou fazer nada de diferente do já habitual porém... vamos trazer mais conhecimento pra turma! Abraços meu velho!
Em se tratando de custo x benefício vá na combinada da Vonder 120/240 e mais uma chaira lisa pra manutenção. Pode ser tanto da Mundial quanto da Tramontina. Ambas são muito boas! 😎
É por isso que eu gosto tanto deste canal: o caba mata a cobra e mostra o pau, não se restringe apenas em alegar, afinal: "allegans et non probans idem est quod non allegans". Excelente ! Cabra bom !
Bom dia! Uma pergunta! O que me diz sobre afiação de facas em lixas rotativas em rodas expanssivas? Em termos de formação do fio, potência de corte, e durabilidade?
Bom dia Pako! É uma maneira rápida de se fazer um fio porém pode apresentar algum problema de durabilidade... Se vc fez a afiação no sentido da lixa vindo do dorso pro fio (o q é o mais habitual) vc tem um fio extremamente potente porém entupido de rebarba e com fadiga mecânica... pode ser q até tenha fadiga térmica caso tenha ficado tempo suficiente pra destemperar a crista do fio... Do contrário, com o fio voltado pra lixa, vc tem um fio com uma potência de corte menor, pode ter fadiga térmica mas agora vc se livrou de boa parte das rebarbas e da fadiga mecânica. Mas... esse procedimento de afiação é meio perigoso... chance de arrebentar a lixa ou da lixadeira tomar a faca da mão do boneco é considerável... Em relação ao quanto de durabilidade q se perde depende... já ví vários testes com fios originais de fábrica (q geralmente são afiados em lixadeiras) terem uma perda na ordem de 40% a 60% de retenção de fio... O q eu recomendaria pra fazer uma afiação bem estruturada é vc abrir a linha de fio na lixadeira e depois finalizá-lo na pedra. Desta forma vc consolida bem o fio da lâmina. Retira qualquer parte danificada pela lixa e estrutura um fio com boa durabilidade. Abraço!
Fala Leonidas, tudo bem? Agora deu uma "bugada" aqui, rsrs. Tenho procurado anotar quando alguém comenta sobre grit de uma pedra e tamanho de grão para comparar com as pastas de strop e tal. No áudio você comenta da Shapton 5.000 ter um grão de 3micron, mas quando o video mostra a foto da largura do fio da faca na pedra #1000 está 0.7micron. Eu estava associando o tamanho médio do grão da pedra à largura/espessura que eu deveria esperar no fio da faca, está errado pensar assim? Você consegue me dar mais alguns exemplos de grit de pedra versus tamanho de partícula equivalente? Obrigado!
Bom dia Edson! Tudo blz! Então... o negócio é um pouquinho mais complicado (alerta de textão). O tamanho de grit da pedra interfere na espessura da crista mediante o afinamento de seu grão e a técnica utilizada, por exemplo: Pra quem executa movimentos de afiação frontal (edge leading) uma pedra 1000 deixa uma crista com espessura de 0,7 microns, uma 2000 - 0,4; 4000 - 0,3; 8000 - 0,15 e acima da 10.000 praticamente todas as afiações retornam uma crista de 0,1 microns. Se o afiador executa movimentos de passar manteiga no pão (afiação em edge trailing) todas as afiações (até mesmo numa pedra 320) retornam uma crista projetada e folheada extremamente fina, q só será devidamente consolidada caso execute movimentos adequados pertinentes a essa técnica ou recorra a um strop. Praticamente todas as afiações acima do grão 1000 sempre retornarão uma rebarba (pq aqui a crista não está consolidada) de 0,1 micron pra baixo. Outro item q varia são as partículas de strop e seu substrato. Se vc usar um strop de madeira ele tem influência maior no tamanho de partícula do q um strop da raspa do couro. Strops "macios" como o couro, jeans, lona ou espuma EVA tendem a "perdoarem" partículas muito grande sem danificar demais a crista do fio, coisa q os de madeira balsa não fazem. Se vc afiar uma lâmina na pedra 8000 e passar num strop de madeira com partícula abrasiva de 0,5 ou 0.25 microns sua espessura final será de 0,05 microns... e... incrivelmente, você teria o mesmo resultado caso utilizasse um strop de jeans com partículas de 10 microns (muito maior). Quanto ao tamanho de partícula e grit relativo eu sigo um guia de microns/Shapton/padrão JIS q é o seguinte (aproximadamente): microns - Shapton - JIS 125 - 120 - 110 70 - 220 - 200 45 - 320 - 300 30 - 500 - 400 20 - n - 600 15 - 1.000 - 800 12 - n - 1.000 10 - 1.500 - n 9 - n - 1.200 8 - n - 1.500 7,4 - 2.000 - n 7 - n - 2.000 5 - 3.000 - n 4 - n - 3.000 3,7 - 4.000 - n 3 - 5.000 - 4.000 2,5 - 6.000 - 5.000 2 - n - 6.000 1,8 - 8.000 - n 1,5 - 10.000 - n 1,2 - 12.000 - 8.000 0,9 - 16.000 - 10.000 0,5 - 30.000 - 20.000 O "n" q aparece na tabela são as pedras q não existem nessa correlação. O padrão JIS engloba as pedras das marcas Naniwa, Suehiro, King e a Carborundun Alta Gastronomia. Qualquer coisa estamos aí. Abraço!
@@leonidasmalta Sensacional, obrigado! Só espero que o "textão" vc tenha aí pronto para fazer um copiar e colar para newbies. Sempre aprendendo! abraço!
@@edsonmenini hehe esse eu fiz agora. Essas informações q passei sobre as espessuras das cristas em relação aos abrasivos estão no "science of sharp" e a tabela de conversão dos grits são da "Gritomatic". Se vc pesquisar por "gritomatic grit chart" aparece a tabela com várias conversões. Estamos sempre aprendendo. Abraço!
Bah... só agora vi esse comentário... começou as trolagens do youtube... Qual o material q o amigo se refere? O strop? O strop a princípio o amigo pode fazer de graça. Qualquer ripinha plana de madeira ou MDF já serve como excelente strop. Só certifique da superfície estar bem retinha e livre de rugosidade q terá um ótimo strop grátis. Outra alternativa grátis pode ser um strop de couro com um cinto velho ou de brim... de uma calça Jeans já bem surrada! Agora se quiser pode comprar. Mercado Livre, Shopee, Aliexpress tem aos montes e de tudo quanto é tipo.
Exelente video amigo! Tenho algumas duvidas em relação a facas exclusivas para churrasco. Trabalho com churrasco (eventos e restaurante) e estou a procura da melhor afiação possivel para utilizar em carne crua e assada. No momento tenho os seguinte materias: Facas Inox, pedras (320,400,1000,3000) , pastas jacarés (verde,branca , preta e marrom) e Strop de couro . Desta forma,qual seria o melhor procedimento e fio a se fazer?
Valeu Felipe! Opa! Churrasco é comigo mesmo! Pelo menos pra comer eu sou bom pq pra assar tô longe de fazer uma boa carne! hehe Rapaz... ótimo material de afiação! Sua pergunta tem 3 respostas: 1° - Com relação a carne crua. Quanto mais polido e suave for o fio melhor. Na real vc pode finalizar a faca na pedra 1000 ou 3000 e suavizar no cromo. Ou se quiser um corte sensacional, depois da pedra 3000 pode usar a pasta marrom, branca e finalizar na verde. Sem dúvidas esse é o melhor fio pra cortar carne crua. Na carne assada temos duas situações: 2° - Uma carne assada e no ponto. Fio da pedra 1000 ou 3000 e deu! Tá pronto pro show! 3° - Carne assada e "ressecadinha" (ou com aquela capinha de gordura queimada). Aí fio refinado ou polido deu ruim. Fio de desbaste como o da 320 ou 400 se saem melhor. Numa receita de bolo e escolhendo um único fio eu ficaria com o da pedra 1000 e usaria uma chaira lisa pra alinhar o fio durante o uso. É um fio padrão, vai te atender nas 3 situações... vai desempenhar melhor seu papel numa carne bem assada porém suculenta... cortará a carne crua de maneira satisfatória e não fará muito feio caso pegue a carne "queimadinha". E claro... faça testes e veja o qual fio te retorna melhor desempenho... mas o basicão da receita é esse! Qualquer coisa solte o grito! Abraço!
Hmmm. Ultimamente tenho usado uma nagura numa pedra 6k pra fazer uma lama bem de leve, antes de afiar. Acaba melhorando um pouco o "tato" com a pedra e tambem evita que a pedra fique impregnada de resíduo metalico depois da afiacao... Pelo que voce disse aqui no video... achas que essa lama bem fina vai deixar o fio convexo?!
Aí dependende de algumas variáveis... só convexionaria se vc errasse demais o ângulo. O q pode acontecer com maior frequência é um fio "misto". Dependendo da sua nagura vc pode ter o fio na potência dela, uma mista ou o da pedra. Explicando: 1 - Se sua nagura for mais "macia" q a pedra, a sua pedra desbasta mais a nagura e joga partículas dela na superfície da pedra... e acaba q vc fica com o fio fornecido pelas partículas da nagura. 2 - Se ambas forem de mesma resistência fica um misto de partículas e um fio q tende ser um "meio a meio". 3 - E se a nagura for mais "dura" vc só fica com partículas da pedra... e aí o fio fica com a potência dela. Se sua nagura for "natural" vc cai no item 1. Se for a sintética (q na real é uma pedra de limpeza) cai no 2. E se for uma diamantada vai pro 3° item. No mais seria isso...
@@marchrt9559 Pelo visto ambas tem a mesma dureza. Tanto a pedra quanto a nagura são da King e ambas sintéticas... então as duas são cerâmicas e possuem a mesma dureza... acaba ficando meio a meio aí a "solução da laminha" 😅
Saudações, Leônidas! Tenho também usado, dependendo da lâmina, como strop o jornal com pasta de óxido de cromo fixado cuidadosamente num espesso vidro.
Salve Raimundo! Perfeito! Funciona muito bem! Esse material confecciona um bom fio com o mínimo de deformação. Excelente! Aliás... antigamente (falando bem pra trás mesmo tipo até meados da década de 90) dava pra usar o jornal cru mesmo q funcionava praticamente igual ao "strop clássico". A questão é q a tinta desses jornais antigos era a base de chumbo... e as partículas de chumbo funcionavam quase igual ao óxido de cromo... suavizando o padrão micro serrilhado do fio. rsrs Mas hj em dia, como norma ambiental, isso não é mais permitido... então tem q dar uma carregadinha na folha com alguma pasta. E esse seu método funciona muito bem! Abraço!
@@raimundomartinsdeloiolafil7879 Então Raimundo é "tipo", não igual! O chumbo por si só mal tem poder de abrasão pra remover metal. No strop de jornal ele funcionaria mais para dar "brunimento" no fio. Ele funcionaria alinhando o fio, removendo qualquer rebarba residual e dando uma leve suavizada no padrão micro serrilhado. E isso depois de algum tempinho trabalhando em cima dele... algo aí de 3 a 5 min... Coisa q um strop com cromo faz em duas passadas. 😅 É mais a título de curiosidade mesmo. Os japas é q gostam desse tipo de "strop". Usam bastante na cultura deles. Pra nós aqui temos material mais eficiente pra correria do dia a dia! 😎
Agradeço ter chegado ao seu canal!!! Estou tomando aulas de afiação e de português ao mesmo tempo.!!!😂😂😂
Sou argentino e comprei três pedras em São Paulo, duas Naniwa e uma Suheiro Rika 5000.
Suas dicas e informações são maravilhosas!!!!
Muito obrigado por compartilhar!!!!
Abraço!¡!!
Opa! Obrigado e seja bem vindo!
No português está indo bem. Sua escrita está muito boa. 🤓
Está com excelentes pedras. Tens um bom material para fazer uma afiação perfeita. 😎
Agora é só praticar a afiação num bom churrasco! 😋🔪🥩
Hasta luego
Como sempre, um vídeo informativo e mega didático! Valeu!
Valeu Seu Rodrigo! Abraço!
Parabéns pela sua explicação, agora entendi sobre o uso do strop.
Já me inscrevi em seu canal.
Até breve.
Opa! Valeu! Q bom q o vídeo lhe foi útil. Agora é só deixar as lâminas no padrão! 😎
Muito bom.
Outra opção para reduzir esse microconvexo é o strop de garrafa. Soa estranho mas é prático e o fio sai excelente. Na garrafa precisa usar baixa pressão devido a menor área de contato.
Durabilidade de fio é até difícil avaliar pq aqui o fio dura tanto. Na prática o q vejo de diferença é velocidade de corte da pedra.
Uma boa pedra vai ser mais rápida mas como a gente só usa pastas após chegar ao ápice para modular o fio o trabalho acaba sendo rápido tanto na pasta quanto na pedra. O tempo maior acaba ficando na etapa de desbaste.
Salve meu velho!
Exato... o Cleyton uma vez deu uma boa dica... usar uma superfície bem rígida por baixo e por cima uma fita crep... rapaz... se nivelar bem a pasta numa fita crep bem aderida na garrafa o fio sai menos convexo do q nessas pedras de 6 Reais. 😂
A durabilidade do meu teste aqui foi na navalha. Um fio feito na pedra 12k durou 16 meses, enquanto o de sucessões no strop deu 12 meses... 33% a mais na pedra... sem contar q vc ainda consegue reativar o fio da navalha na pedra 12k por mais um tempinho... coisa q nos strops vai ter q voltar pra afiação inicial.
Mais cuidado com esse dado do teste aí. Isso pode provar a teoria da "convexação" como tb pode dizer q minha técnica de afiação no strop é uma naba! Ou os dois juntos! 😅 kkk
Isso! Sem contar q na pedra, como vc pode colocar mais pressão, o abrasivo trabalha mais rapidão... o lance é esse aí isso aí mesmo!
@@leonidasmalta Pois é, aqui a durabilidade "baixa" é um ano.
Realmente a sua técnica está muito fraca kkk.
@@thiago.assumpcao viu? Sou noob no strop! 😂😂😂
Uma dica de uso de garrafa para strope. Garrafa de azeite quadrada.
@@cleytonfaria2000 boa, deve reduzir estresse mecânico com ela.
Esse debate de tempos em tempos volta, ainda essa semana estava falando disso, abraço.
Pois é seu Flávio... aliás o Sr. tem gabarito pra falar bem sobre isso.
Além de possuir um set bem completo de pedras sabe fazer bons fios polidos com as pastas... e na navalha... experiência prática domina bem! 😎
Abraço meu velho!
@@leonidasmalta Obrigado, a questão é estar sempre aprendendo, meu caro, aprendi muito com seus vídeos e quando coloquei em pratica mostrou-se grandes verdades, mas tem muita gente falando por falar, nas navalhas não tem tantos assim, rsrsrs, agora em facas oque tem "especialistas" alguns até bem engraçados. Abraço meu caro.
Alias precisa fazer um vídeo sobre a pasta preta, seria legal um vídeo com suas impressões.
Já percebeu a furada ali né, kkk. Essa nem foi a pior. Ele fica apagando os comentários ruins então só aparece elogio por lá.
@@flaviop14 Boa... e hj em dia sempre sai alguma coisa nova q pode até mudar tudo o q sabemos ou mantemos como "padrão" na afiação... e eu por mim, se esse material for melhor ou tiver uma técnica mais renovada já estou aderindo.. e passando a barbada pra nós aqui depois! rsrs
Rapaz eu ainda não usei essa pasta. O Thiago Assumpção fez uma afiação com ela. Dê um conferes nesse vídeo aqui (lá no minuto 19:50):
ruclips.net/video/gKwFNUtdiAw/видео.html
Pelo visto é uma pasta de grit 1000. Se eu tiver a oportunidade de comprar uma bem baratinha eu faço um teste. hehe
@@thiago.assumpcao aí fica fácil ser lindão! 😂
Bom dia Leônidas.
Bom dia Irineu! 😎
Meu amigo, duas dúvidas que acredito não eram só minhas, respondidas neste vídeo. Qual é a diferença, e, qual a durabilidade do fio na pedra e no strop. Percebi nas minhas brincadeiras que a afiação final ou polimento no strop com pasta branca e na pedra coticule belga, apesar de terem um grit bem próximos, o poder de corte fica bem parecido, mas, a duração da feita no coticule é maior. E, olha que meu strop é de esparadrapo numa placa de nylon. Fantástico meu amigo, parabéns. Ah...., gostei da sugestão da postagem do colega que falou do vidro de azeite quadrado.
Opa! Valeu Celso! Boa... dúvidas respondidas! 😎
Exato. Infelizmente por mais rígido q seja o strop ele sempre vai dar essa micro convexionada no fio. Isso acontece tb nessas pedras de 6 Reais q se esfarelam na mão do boneco. 😂
A Coticule é um espetáculo! Na real (em geral mas não sempre) ela fornece um fio menos "potente" porém mais "dinâmico" q a pasta branca. Eu vou abordar esse assunto no próximo vídeo... e é um conceito bem legal q serve pra balizar algumas diferenças na afiação.
E tb preparar a galera pra afiação de navalhas... tão me cobrando demais isso aí sendo q eu não vou fazer nada de diferente do já habitual porém... vamos trazer mais conhecimento pra turma!
Abraços meu velho!
Qual pedra e chaira com melhor custo benefício e preço me indica pra eu afiar minha century e meu canivete Spartan da Vic???????
Em se tratando de custo x benefício vá na combinada da Vonder 120/240 e mais uma chaira lisa pra manutenção. Pode ser tanto da Mundial quanto da Tramontina. Ambas são muito boas! 😎
É por isso que eu gosto tanto deste canal: o caba mata a cobra e mostra o pau, não se restringe apenas em alegar, afinal: "allegans et non probans idem est quod non allegans". Excelente ! Cabra bom !
Ô loko! Quem é esse camarada aí? kkk valeu meu velho!
@@leonidasmalta Pode crer, irmão. temos alguns especialista, uns poucos mestres e o Doutor da afiação. Parabéns meu caro amigo !
@@leonardofernandes6088 opa... boa. Eu tô no início da lista... junto com a galera q "se vira" na afiação. 🤭
Um dia eu alcanço esse doutorado aí! 😎
Bom dia! Uma pergunta! O que me diz sobre afiação de facas em lixas rotativas em rodas expanssivas? Em termos de formação do fio, potência de corte, e durabilidade?
Bom dia Pako!
É uma maneira rápida de se fazer um fio porém pode apresentar algum problema de durabilidade...
Se vc fez a afiação no sentido da lixa vindo do dorso pro fio (o q é o mais habitual) vc tem um fio extremamente potente porém entupido de rebarba e com fadiga mecânica... pode ser q até tenha fadiga térmica caso tenha ficado tempo suficiente pra destemperar a crista do fio...
Do contrário, com o fio voltado pra lixa, vc tem um fio com uma potência de corte menor, pode ter fadiga térmica mas agora vc se livrou de boa parte das rebarbas e da fadiga mecânica. Mas... esse procedimento de afiação é meio perigoso... chance de arrebentar a lixa ou da lixadeira tomar a faca da mão do boneco é considerável...
Em relação ao quanto de durabilidade q se perde depende... já ví vários testes com fios originais de fábrica (q geralmente são afiados em lixadeiras) terem uma perda na ordem de 40% a 60% de retenção de fio...
O q eu recomendaria pra fazer uma afiação bem estruturada é vc abrir a linha de fio na lixadeira e depois finalizá-lo na pedra. Desta forma vc consolida bem o fio da lâmina. Retira qualquer parte danificada pela lixa e estrutura um fio com boa durabilidade.
Abraço!
Fala Leonidas, tudo bem? Agora deu uma "bugada" aqui, rsrs. Tenho procurado anotar quando alguém comenta sobre grit de uma pedra e tamanho de grão para comparar com as pastas de strop e tal. No áudio você comenta da Shapton 5.000 ter um grão de 3micron, mas quando o video mostra a foto da largura do fio da faca na pedra #1000 está 0.7micron. Eu estava associando o tamanho médio do grão da pedra à largura/espessura que eu deveria esperar no fio da faca, está errado pensar assim? Você consegue me dar mais alguns exemplos de grit de pedra versus tamanho de partícula equivalente? Obrigado!
Bom dia Edson! Tudo blz!
Então... o negócio é um pouquinho mais complicado (alerta de textão).
O tamanho de grit da pedra interfere na espessura da crista mediante o afinamento de seu grão e a técnica utilizada, por exemplo:
Pra quem executa movimentos de afiação frontal (edge leading) uma pedra 1000 deixa uma crista com espessura de 0,7 microns, uma 2000 - 0,4; 4000 - 0,3; 8000 - 0,15 e acima da 10.000 praticamente todas as afiações retornam uma crista de 0,1 microns.
Se o afiador executa movimentos de passar manteiga no pão (afiação em edge trailing) todas as afiações (até mesmo numa pedra 320) retornam uma crista projetada e folheada extremamente fina, q só será devidamente consolidada caso execute movimentos adequados pertinentes a essa técnica ou recorra a um strop. Praticamente todas as afiações acima do grão 1000 sempre retornarão uma rebarba (pq aqui a crista não está consolidada) de 0,1 micron pra baixo.
Outro item q varia são as partículas de strop e seu substrato. Se vc usar um strop de madeira ele tem influência maior no tamanho de partícula do q um strop da raspa do couro. Strops "macios" como o couro, jeans, lona ou espuma EVA tendem a "perdoarem" partículas muito grande sem danificar demais a crista do fio, coisa q os de madeira balsa não fazem.
Se vc afiar uma lâmina na pedra 8000 e passar num strop de madeira com partícula abrasiva de 0,5 ou 0.25 microns sua espessura final será de 0,05 microns... e... incrivelmente, você teria o mesmo resultado caso utilizasse um strop de jeans com partículas de 10 microns (muito maior).
Quanto ao tamanho de partícula e grit relativo eu sigo um guia de microns/Shapton/padrão JIS q é o seguinte (aproximadamente):
microns - Shapton - JIS
125 - 120 - 110
70 - 220 - 200
45 - 320 - 300
30 - 500 - 400
20 - n - 600
15 - 1.000 - 800
12 - n - 1.000
10 - 1.500 - n
9 - n - 1.200
8 - n - 1.500
7,4 - 2.000 - n
7 - n - 2.000
5 - 3.000 - n
4 - n - 3.000
3,7 - 4.000 - n
3 - 5.000 - 4.000
2,5 - 6.000 - 5.000
2 - n - 6.000
1,8 - 8.000 - n
1,5 - 10.000 - n
1,2 - 12.000 - 8.000
0,9 - 16.000 - 10.000
0,5 - 30.000 - 20.000
O "n" q aparece na tabela são as pedras q não existem nessa correlação. O padrão JIS engloba as pedras das marcas Naniwa, Suehiro, King e a Carborundun Alta Gastronomia.
Qualquer coisa estamos aí. Abraço!
@@leonidasmalta Sensacional, obrigado! Só espero que o "textão" vc tenha aí pronto para fazer um copiar e colar para newbies. Sempre aprendendo! abraço!
@@edsonmenini hehe esse eu fiz agora. Essas informações q passei sobre as espessuras das cristas em relação aos abrasivos estão no "science of sharp" e a tabela de conversão dos grits são da "Gritomatic".
Se vc pesquisar por "gritomatic grit chart" aparece a tabela com várias conversões.
Estamos sempre aprendendo. Abraço!
onde eu consigo???
Bah... só agora vi esse comentário... começou as trolagens do youtube... Qual o material q o amigo se refere? O strop? O strop a princípio o amigo pode fazer de graça. Qualquer ripinha plana de madeira ou MDF já serve como excelente strop. Só certifique da superfície estar bem retinha e livre de rugosidade q terá um ótimo strop grátis.
Outra alternativa grátis pode ser um strop de couro com um cinto velho ou de brim... de uma calça Jeans já bem surrada!
Agora se quiser pode comprar. Mercado Livre, Shopee, Aliexpress tem aos montes e de tudo quanto é tipo.
Exelente video amigo! Tenho algumas duvidas em relação a facas exclusivas para churrasco. Trabalho com churrasco (eventos e restaurante) e estou a procura da melhor afiação possivel para utilizar em carne crua e assada. No momento tenho os seguinte materias: Facas Inox, pedras (320,400,1000,3000) , pastas jacarés (verde,branca , preta e marrom) e Strop de couro . Desta forma,qual seria o melhor procedimento e fio a se fazer?
Valeu Felipe!
Opa! Churrasco é comigo mesmo! Pelo menos pra comer eu sou bom pq pra assar tô longe de fazer uma boa carne! hehe Rapaz... ótimo material de afiação!
Sua pergunta tem 3 respostas:
1° - Com relação a carne crua. Quanto mais polido e suave for o fio melhor. Na real vc pode finalizar a faca na pedra 1000 ou 3000 e suavizar no cromo. Ou se quiser um corte sensacional, depois da pedra 3000 pode usar a pasta marrom, branca e finalizar na verde. Sem dúvidas esse é o melhor fio pra cortar carne crua.
Na carne assada temos duas situações:
2° - Uma carne assada e no ponto. Fio da pedra 1000 ou 3000 e deu! Tá pronto pro show!
3° - Carne assada e "ressecadinha" (ou com aquela capinha de gordura queimada). Aí fio refinado ou polido deu ruim. Fio de desbaste como o da 320 ou 400 se saem melhor.
Numa receita de bolo e escolhendo um único fio eu ficaria com o da pedra 1000 e usaria uma chaira lisa pra alinhar o fio durante o uso. É um fio padrão, vai te atender nas 3 situações... vai desempenhar melhor seu papel numa carne bem assada porém suculenta... cortará a carne crua de maneira satisfatória e não fará muito feio caso pegue a carne "queimadinha".
E claro... faça testes e veja o qual fio te retorna melhor desempenho... mas o basicão da receita é esse! Qualquer coisa solte o grito!
Abraço!
@@leonidasmalta Opa! Estava exatamente assistindo seus videos e aprendendo cada vez mais sobre afiação. Muito obrigado pela ajuda!
@@KNNT00 De nada amigo! Seja bem vindo a turma dos "afiadinhos" hehe. Qualquer dúvida estamos aê! 😎
Hmmm. Ultimamente tenho usado uma nagura numa pedra 6k pra fazer uma lama bem de leve, antes de afiar. Acaba melhorando um pouco o "tato" com a pedra e tambem evita que a pedra fique impregnada de resíduo metalico depois da afiacao...
Pelo que voce disse aqui no video... achas que essa lama bem fina vai deixar o fio convexo?!
Aí dependende de algumas variáveis... só convexionaria se vc errasse demais o ângulo. O q pode acontecer com maior frequência é um fio "misto".
Dependendo da sua nagura vc pode ter o fio na potência dela, uma mista ou o da pedra. Explicando:
1 - Se sua nagura for mais "macia" q a pedra, a sua pedra desbasta mais a nagura e joga partículas dela na superfície da pedra... e acaba q vc fica com o fio fornecido pelas partículas da nagura.
2 - Se ambas forem de mesma resistência fica um misto de partículas e um fio q tende ser um "meio a meio".
3 - E se a nagura for mais "dura" vc só fica com partículas da pedra... e aí o fio fica com a potência dela.
Se sua nagura for "natural" vc cai no item 1. Se for a sintética (q na real é uma pedra de limpeza) cai no 2. E se for uma diamantada vai pro 3° item.
No mais seria isso...
@@leonidasmalta
Se não me engano é uma pedrinha da King. Deve ser artificial mesmo.
Tem como eu descobrir qual delas é mais dura?
👊
@@marchrt9559 Pelo visto ambas tem a mesma dureza. Tanto a pedra quanto a nagura são da King e ambas sintéticas... então as duas são cerâmicas e possuem a mesma dureza... acaba ficando meio a meio aí a "solução da laminha" 😅
@@leonidasmalta cerrrrrto! 👍👍👍
Saudações, Leônidas!
Tenho também usado, dependendo da lâmina, como strop o jornal com pasta de óxido de cromo fixado cuidadosamente num espesso vidro.
Salve Raimundo!
Perfeito! Funciona muito bem! Esse material confecciona um bom fio com o mínimo de deformação. Excelente!
Aliás... antigamente (falando bem pra trás mesmo tipo até meados da década de 90) dava pra usar o jornal cru mesmo q funcionava praticamente igual ao "strop clássico".
A questão é q a tinta desses jornais antigos era a base de chumbo... e as partículas de chumbo funcionavam quase igual ao óxido de cromo... suavizando o padrão micro serrilhado do fio. rsrs
Mas hj em dia, como norma ambiental, isso não é mais permitido... então tem q dar uma carregadinha na folha com alguma pasta. E esse seu método funciona muito bem!
Abraço!
@@leonidasmalta
Veja só!! Não sabia dessa características de jornais "antigos ". Irei pesquisar .
Sou grato!
@@leonidasmalta
As partículas de chumbo tem tamanho e "formato " semelhante a do cromo?
@@raimundomartinsdeloiolafil7879 Então Raimundo é "tipo", não igual!
O chumbo por si só mal tem poder de abrasão pra remover metal. No strop de jornal ele funcionaria mais para dar "brunimento" no fio.
Ele funcionaria alinhando o fio, removendo qualquer rebarba residual e dando uma leve suavizada no padrão micro serrilhado. E isso depois de algum tempinho trabalhando em cima dele... algo aí de 3 a 5 min...
Coisa q um strop com cromo faz em duas passadas. 😅
É mais a título de curiosidade mesmo. Os japas é q gostam desse tipo de "strop". Usam bastante na cultura deles. Pra nós aqui temos material mais eficiente pra correria do dia a dia! 😎
@@leonidasmalta
Mais uma vez, agradeço!
Várias aulas de afiação no seu canal. Já me inscrive para aprender a afiar, kkkkkkkkkk.
Opa! Valeu meu velho! Seja bem vindo! Vamos dar uma boa envenenada nessas lâminas! 😎