EP2 - Expressões Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
HTML-код
- Опубликовано: 7 июл 2021
- Maraim derery? Reiko porã? Mamo derendapy? Mba’ewá redjapotsé?
Sabe o que significam estas perguntas? São expressões em Tupi-guarani para perguntar o seu nome, se você está bem, onde mora e o que gosta de fazer.
No segundo episódio da série "Conexão Aldeia Tapirema”, a professora indígena Guaciane, com uma ajuda especial das crianças da aldeia continua a nos ensinar um pouco mais sobre o idioma utilizado pelo povo Guarani Nhandeva.E numa roda de conversa encontramos também com a Catarina, uma das primeiras moradoras da Aldeia Tapirema, que nos apresenta algumas expressões em Tupi mais utilizadas no cotidiano da aldeia.
Muitas línguas faladas pelos povos indígenas foram extintas pelas invasões coloniais e a violência física e simbólica que existe até hoje contra estes povos originários, seja em áreas rurais ou urbanas. Frente aos riscos de extinção que essas línguas ainda sofrem, esta prática intergeracional de troca de conhecimento, muitas vezes baseada na oralidade, é de fundamental importância para a manutenção de suas raízes culturais e revela o respeito à ancestralidade e aos modos de viver tradicionais.
Nesta série de 6 vídeos vamos mergulhar na cultura dos moradores da Aldeia Tapirema, que nos conduzem por uma viagem pelo idioma do povo Guarani Nhandeva e suas técnicas e grafismos utilizados nas pinturas corporais.
A Aldeia Tapirema localiza-se na Terra Indígena de Piaçaguera, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo no bioma da Mata Atlântica e ocupa uma área extensa desde a praia até o sertão, sendo uma das grandes responsáveis pela preservação daquela região.
O roteiro, direção e produção foram realizados pela Aldeia Tapirema em parceria com a Cultive Resistência, que organiza o projeto Vivência na Aldeia. As gravações foram realizadas seguindo todos os protocolos de cuidados com a pandemia de Covid-19.
#ProgramaçãoSescSP #mediação #humanidades #PovosIndigenas #AldeiaTapirema #ExpressoesTupiGuarani #CultiveResistencia #sescsaocaetano #emcasacomsesc