Filósofo PÓS-MODERNO rebate amigo ANARQUISTA: Iluminismo, Materialismo, Dialética e Episteme

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Apoie ou torne-se membro do canal e envie um e-mail para iluminismoposmoderno@gmail.com para acessar nosso grupo de whatsapp
    / @iluminismoposmoderno
    apoia.se/ilumi...
    / daniel.cidade
    / filosoforevoltado

Комментарии • 42

  • @objetosdigitaisdeaprendiza160
    @objetosdigitaisdeaprendiza160 8 дней назад

    Ninguém que negue o determinismo é suficientemente materialista!

  • @igorbaldo
    @igorbaldo 13 дней назад +3

    Fantástico, Daniel!!!! Aula incrível!!!

  • @yourmaryfilter
    @yourmaryfilter 12 дней назад +2

    Daniel, poderia recomendar algum livro para introduzir ao pós-modernismo (ou pós-estruturalismo)? Venho me interessando por esse tipo de filosofia desde que li Nietzsche e a História da Sexualidade de Foucault e gostaria de conhecer filósofos na mesma pegada! Ficaria Agradecida com uma indicação.

  • @EuCoruja
    @EuCoruja 13 дней назад +5

    Quero a explicação de por que o Pedro é idealista.

    • @gabrielasilva9236-p5v
      @gabrielasilva9236-p5v 13 дней назад +1

      Pelo que entendi na visão dele modernidade é idealismo platônico e pos moderno é materialista dialético😅

  • @Naoécasaderevista
    @Naoécasaderevista 13 дней назад +2

    Aprendo muito com você, Dani aqui e no Instagram
    Obrigada pela aula ❤

  • @personix
    @personix 13 дней назад +4

    Olha, de acordo com Engels, dá pra ser materialista e metafísico. O problema do pós modernismo é acabar com a possibilidade de verdade, ainda que transitória, em algumas áreas (vc já pesquisou sobre historiografia pós moderna? Eles usam a ideia de que tudo é discurso pra aproximar História e Ficção, onde o trabalho do historiador não é investigar fatos e narrar no fim da pesquisa, mas recortar o que achar útil nas fontes e INVENTAR a narrativa), bem como colocar a discussão estética como o centro da produção de conhecimento, talvez graças à ideia de Hiperrealismo, muitas vezes pensando a cultura como se ela fosse plenamente autônoma, não emergisse da sociedade e não se relacionasse com outras esferas sociais (social, político e econômico).

  • @dumagqueiroz
    @dumagqueiroz 13 дней назад +4

    Daniel, por favor, dê um jeito junto com o Matheus de colocar o Glauber, do Filosofia Vermelha, nessa roda de debates! O Glauber, dos marxistas do RUclips, é, muito provavelmente, o cara que melhor domina a filosofia marxista.

    • @AndreBiza
      @AndreBiza 13 дней назад +2

      O Glauber, além de inteligente, é um cara super polido e educado. Pra mim, é muito agradável a forma como ele se expressa. E creio q isso também diz muito do conteúdo dele.

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  13 дней назад +2

      Eu iria adorar, gosto muito do conteúdo dele. Porém, não sei o quão aberto ele estaria para uma roda de debates.

    • @personix
      @personix 13 дней назад

      Ideias de Esquerda>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Filosofia Vermelha

    • @dumagqueiroz
      @dumagqueiroz 13 дней назад

      @@iluminismoposmoderno seria interessante tentar fazer contato, nem que seja pra uma live meio entrevista, pra ele passar o conhecimento dele e vocês poderem dar uns pitacos. Ele entende muito bem de Hegel e Lukács. Isso é raro, Daniel 😅

    • @nosleoj6006
      @nosleoj6006 6 дней назад

      Não sei debates, mas ele participa de conversas com canais pequenininhos​@@iluminismoposmoderno

  • @PatrickDePieri
    @PatrickDePieri 13 дней назад +2

    Olá Daniel, prazer em conhecê-lo. Meu nome é Patrick, moro em Balneario Camboriú, sou militante de esquerda comunista e meu tio é o fundador do PT em Balneário Camboriú (imagina a fudição que é ser petista em BC). Tenho um grupo de amigos que gostaria de aprender um pouco mais sobre marxismo. Sempre acompanho o seu conteúdo no youtube (assim como Ian Neves, Gaiofato, João Carvalho, etc) e vi que tu moras perto de BC, gostaria de saber se é possível nos encontrarmos para uma conversa (um café ou uma gelada), para quem sabe ampliarmos o movimento nessa cidade. Desde já agradeço a sua atenção.

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  12 дней назад

      Olá camarada, tudo certo? Eu moro em Floripa, mas vou pra Itajaí até com certa frequência. Como fui essa semana, vai demorar um pouquinho até eu ir de novo, mas nem tanto. Me manda um e-mail para iluminismoposmoderno@gmail.com
      Lá eu te passo meu whatsapp e a gente combina melhor. Grande abraço.

  • @Ka_Prixa
    @Ka_Prixa 12 дней назад

    Essa é a forma de engajamento que idealizei um dia desses 😂
    Comecei pensando igual ao Glaucio, daí o Pedro colocou um ponto que fazia sentido e agora o Daniel me diz que o mundo não gira ao meu redor. Espero que a trindade possam agregar outros mestres nessa roda, mostrando que estamos em todos os lugares, em nenhum momento específico 😊

  • @lipesturniolo8532
    @lipesturniolo8532 13 дней назад +2

    Baita vídeo Daniel! Obrigado por me ajudar a buscar um pouco de pós-modernismo e história cultural. Eu estava muito preso no marxismo, e agora estou conseguindo atingir mais determinações de mundo a partir de Foucault!

  • @barchilon
    @barchilon 12 дней назад

    Interessante como o seu argumento se coloca acima de qualquer refutação. Ele parece ser construído de forma a se blindar contra qualquer crítica, como se existisse em uma episteme à parte, imune a qualquer tentativa de contestação. Se alguém o refuta, é porque essa pessoa está simplesmente na 'episteme errada'. No fim, o que está sendo refutado não é nem o conteúdo do seu argumento, mas o vazio por trás dele - é como tentar argumentar contra o vento.

  • @Felipeportas1
    @Felipeportas1 14 дней назад

    Bão demais esse debate

  • @ronaldothomejunior3702
    @ronaldothomejunior3702 13 дней назад +1

    Daniel, boa noite! Você acha que é possível compreender a luta de classes como uma expressão da vontade de potência, de Nietzsche? Ou as duas nada têm a ver uma com a outra? Falou!

    • @iluminismoposmoderno
      @iluminismoposmoderno  13 дней назад +2

      Possível até é. A disputa entre potências gera hierarquias. O problema é que quase que TODO MUNDO que fala de hierarquias no mundo de hoje, ainda fala sob um paradigma metafísico e não dialético. Tanto na dialética quanto na vontade de potência, as hierarquias nunca são definitivas, mas apenas momentos. Então a vontade de potência proletária precisaria superar a capitalista. Eu prefiro seguir com o vocabulário marxista nesse caso. Acho mais emancipador do que o nietzschiano.

    • @ronaldothomejunior3702
      @ronaldothomejunior3702 13 дней назад

      Obrigado pela resposta! Você sabe se há algum autor ou livro que relacione essa questão? Adoro Nietzsche e sempre quero saber mais sobre ele❤​@@iluminismoposmoderno

  • @israel-manaus-BR_psn
    @israel-manaus-BR_psn 14 дней назад

    👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 ... 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @emanuelp.7351
    @emanuelp.7351 13 дней назад

    O que me interessa na tua perspectiva pós-moderna é esse ceticismo. Acho muito interessante o questionamento inclusive do próprio saber, mas sou leigo

    • @personix
      @personix 13 дней назад +1

      Acho bem paia esse tipo de ceticismo que é quase Pirrônico. Vários filósofos fizeram seu trabalho pra combater isso, a exemplo de Descartes, Kant e Hegel.

  • @rodridg
    @rodridg 13 дней назад

    MEU dEUS... precisamos ser pósdoc pra entender alguma coisa

  • @kerberus666
    @kerberus666 13 дней назад +10

    Pedro Ivo não só é um idealista como também um conservador (entenda "conservador" aqui no contexto da teoria dos campos de Pierre Bourdieu). Acho incrível como ele tem dificuldade de admitir que o pós-modernismo é uma antítese do pensamento moderno no fluxo dialético da história do pensamento ocidental. O problema do posicionamento dele reside exatamente no fato de que em vez de se procurar a síntese dessas duas escolas de pensamento, a solução que ele prega é voltarmos ao modernismo, ou seja, voltar a tese. Dai o caráter conservador dele que chamei atenção anteriormente. Afinal, é muito mais vantajoso para alguém na posição dele, com formação em autores clássicos da filosofia, defender a manutenção de um paradigma, o qual ele já tem o domínio, do que a criação de novas perspectivas.

    • @edersonborba5668
      @edersonborba5668 13 дней назад +15

      Claro, jovem. Se levarmos em conta o teu raciocínio ( lógico? ), alguém com uma formação em autores pós modernos vai defender o pós modernismo, afinal é mais cômodo defender o que ele estudou mais.
      Mas veja, você como um pós moderno deve saber que o que vc falou é só uma narrativa sua. A "Verdade", não existe, logo, ele pode ser na perspectiva dele próprio só uma pessoa que não gosta do que o pós modernismo fez nas universidades. E se vc descarta essa possibilidade você está indo diretamente contra a corrente filosófica que vc defende.
      Podemos avaliar a posição dele de várias perspectivas, e como saberemos qual a verdadeira?
      Não tenha tanta certeza dessa sua "verdade".

    • @Victor-qx3vx
      @Victor-qx3vx 13 дней назад +1

      Resposta do Pedro: ruclips.net/user/livetOECvDPe8aA?si=N456YzDozaQuNMQd

    • @saviofernandes6409
      @saviofernandes6409 11 дней назад

      O que seria esse conservador no sentido da teoria dos campos de Pierre Bourdieu?

    • @kerberus666
      @kerberus666 10 дней назад

      @@saviofernandes6409 Um resumo bastante resumido: ruclips.net/video/1qBDchRh_xQ/видео.html

    • @kerberus666
      @kerberus666 10 дней назад

      @@saviofernandes6409 um resumo: ruclips.net/video/1qBDchRh_xQ/видео.html

  • @viralataavulso
    @viralataavulso 13 дней назад

    Ousado.

  • @pedropaulopieroni
    @pedropaulopieroni 9 дней назад

    kkkkk