Ela é um tesouro vivo de uma memória da história de seu povo e da sua cultura. Moro em Covilhã, é bem perto de Salamanca e já pude observar que muitos falam português, o que para mim foi surpreendente. Devemos ter orgulho de nossa gente e da nossa história, assim como é Dona Consuelo.
Já se passaram oito anos, desde que foi efectuada a entrevista à Sra. Consuela, mas ainda vou a tempo de dizer que a Sra. é maravilhosa, e que são estas pessoas que temos muita pena de perder(e é provável que já tenha partido...)!
Eu sou um de seus netos ele saiu há muitos anos pouco depois de fazer a entrevista para o ano de 2009 Aprendemos muito português com ela e ela nos ensinou uma lição a todos e foi a de amar nossa terra e ajudar quem precisa do povo sem receber nada em troca só pela comunidade Muito obrigado pela bela mensagem
Dona Consuelo sua entrevista é encantadora, tanto pela sua pessoa quanto pelo seu linguajar, é muito interessante a semelhança do português do norte de Portugal e o galego com o portugues falado no Brasil. Muitas felicidades a senhora.
Yo soy de la provincia de Salamanca, igual que esta señora, y se debería fomentar más el estudio de la lengua portuguesa en Salamanca. Debería ser obligatoria en la enseñanza porque es muy fácil de entender y un idioma hermoso.
Esta senhora fala muitíssimo português. Muito nortenha. Sendo eu nortenho nascido e criado, não me parece que tenha nenhum tipo de sotaque galego. Fala como uma verdadeira nortenha :) Preciosa!
@@bilbohob7179 Já lavei e voltei a ouvir E digo o mesmo, ela aprendeu Português com Portugueses da *zona da Guarda* (mais a sul). O sotaque é diferente.... é óbvio não achas? Os Galegos, mesmo os mais velhos têm outra maneira de falar. Mas se tiveres aí um video de um Galego a falar como ela coloca-o para eu ver. O Entrevistador não conta heheheheh é Professor reitegracionista e tem uma dicção muito aproximada ao Português
@@pauvermelho en qué e diferente o que fala esta mulher? O que é diferente é iste portugués co de Lisboa con tanta reducción vocálica, moito lhes gusta papar nas vocais... E tanto SH o final das palabras... Asubian todo o tempo... Esta mulher na Galicia ninguén diría que é charra, pensaría que fora dunha aldea calquera..
Esta mulher fala exactamente como em todos os meios rurais do nordeste de Portugal. Viajem por Trás-os-Montes e Beira Alta para ouvir este galego-português autêntico antes que desapareça sob a influência do "português padrão" de Lisboa.
Não existe galego português, o galego falado, hoje, é um portunhol e o português foi o idioma básico veio do GALAICO-PORTUGUES, que era outro idioma, lembre+se: GALÍCIA era território português que foi perdido para a espanha. Em território português falava-se o português
@@gilbertonedeljunior4825 ou eres burro ou mentiroso. Galiza non foi nunca territorio portugués. Máis a orixe de Portugal, si foi territorio galego. Se imos mais atrás no tempo eses territorios eran a Gallaecia romana coa capital en Braccara Avgvsta é o sur estaba a Lusitània coa capital en Emérita Avgvsta. Onde encaixa as súas bobadas nesta historia?
Como brasileiro, posso dizer-lhes que a entendo perfeitamente, e aqui no Brasil, além de ser entendida também perfeitamente no país todo, ela seria lida como alguém que fala português [brasileiro] com um pouco de sotaque "espanhol", por conta da pronúncia do S, B V, L, "te", "ti", "de", "di", e com uma palavra ou outra de vocabulário diferentes, e a troca do U por I, como em "tesoiras".
@L'Ephebe93 inglês americano é em si quase uma ficção. ouça alguém de Boston e outro do Alabama, depois um do Texas. À primeira ouvida parecem três idiomas diferentes.
@@dantonnunes8029 o mesmo com o português brasileiro... No meu próprio estado tem 5 maneiras diferentes, a dos capixabas da capital (igual jornal nacional), o dos do norte (parece baiano, "ó xenti"), os do sul (parecido com ox cariocax), os italianos (o meu dialeto, fala "tera"/"terra", "caro"/"carro", finaɫ, coraçom) e a dos pomeranos (djanta, djoven, cahuadjen, hapadzi). Entom, nós da América somos diversos, mas conservamos muito da língua do século XIV, veja o filme "Desmundo" está todo em português do século XIV
Nom sabia que falava-se portugués na província de Salamanca. Escoitei falar da língua asturiana/astur-leonesa/... muitos nomes. Mas isto nom sabia... Grande vídeo! Muito simpática Consuelo! :)
Garoto, o que ela falou é português, ela mesma disse. E o sotaque é brasileiro. O que vocês chamam de galego, hoje, é portunhol. Existem muitas palavras em português e muitas em espanhol, tornando-se um PORTUNHOL.
Meu avós emigrarem para Espanha a 7 km da fronteira Vilar formoso e falavam como está senhora e na terra deles do lado português também falem como está senhora porque somos da raia somos de nave de haver 🥰
@@sonhomeu1541 Eu sou minhoto norte de Portugal e as pessoas das aldeias mais idosas falam assim. E é muito semelhante ao nosso dialeto minhoto, no entanto esta influência não vem do italiano nem do espanhol. E a nossa entidade e cultura que por acaso e muito similar ao espanhol e ao itliano tambem pq são linguas românticas, mas tipo claro que uma lingua romântica é parecida ao português do Brasil pq o português do Brasil tem as mesma origens.
@@josematos9476 Ainda vas falar galego.... Rs rs rs. Non home, simplemente nas aldeas consérvase máis as tradicións, e a lingua é máis conservadora... Desde logo asemélhase muito máis o latín que o que fala a RTP...
Meu Deus!! Ela é um show de pessoa e mui carismática!! Gostaria muito de ter a opportunidade de conhecê-la algum dia. Pena qu'eu vivo tão distante da Europa. Contudo, adorei a dona Consuelo. =]
É o nosso querido português brasileiro to - di - nho. No ritmo e na entonação e pronúncia. Agora entendo porque dizem que o nosso português soa como o português arcaico.
@@gilbertonedeljunior4825 Ella habla la Fala un dialecto desarrollado en la raya con Portugal de la región de extremadura se parece muchisimo al Portugués !!!
@@pauvermelho Lo siento amigo pero esto no es Portugués, puede asimilarse al acento de Brasil pero no es el real Portugués el hablado en Portugal, el de Lisboa, por supuesto que no, tiene rasgos Castellanos en su habla cosa proveniente de un dialecto una mezcla del portugués con el Castellano que se denomina en esta región donde ella vive la "Fala" !
@@emmanuelandradepimentelgal6455 Podes sentir muito ou pouco, mas não altera a realidade. Tu compreendes o que ela fala? Percebes-te o que ela disse? Vê no minuto 1:00 : " *a gente como estamos raianos aprendemos uns com os outros e falamos um Português* " Ela aprendeu Português *COM* Portugueses, (pode dizer uma palavra ou outra em Castelhano no discurso, mas isso é normal para uma pessoa que mora em Espanha O Português de Lisboa... é falado em Lisboa... você acha que o sotaque de Vilar Formoso, (cidade da Guarda) é igual ao de Lisboa? Acento de Brasil???? hehehe desculpe mas dá vontade de rir, isso não é para ser levado a sério
Português com acento serrano, lembra até meu avô do Vale do Mondego. Salamanca fica na Espanha mas é um importante centro da língua portuguesa, além do castelhano e do leonês (do grupo asturiano, o mesmo do mirandês de Trás os Montes) E é bom lembrar que galego e português se separaram há relativamente pouco tempo, "só" quase 500 anos...
Ela é de Castelo Rodrigo... não é aquela zona onde falam a "Fala"? :) Eu estou desconfiado que eles são descendentes de Lusitanos que infelizmente ficaram do outro lado da fronteira na altura da reconquista. Se eu não estou em erro, quando o D. Fernando andou às turras em Espanha ofereceram-lhe pelo casamento da filha do Rei de Castela, municípios desta zona, por alguma razão foi desta zona. Mas o D. Fernando não estava para aí virado. Se houver algum Historiador que leia isto que me corrija
Muitíssimo interessante escutar essa senhora falar português. E concordo com alguns comentários aqui que para nós brasileiros em geral é muito mais fácil entendermos o português dela do que o falado em Lisboa . Ela usa algumas palavras que hoje em dia falamos de maneira diferente.. Por exemplo ela diz "as tesoiras' ao invés de as tesouras. No entanto ela usou uma expressão que ouve-se muito no Brasil: "com um padre a dizer missa". No Brasil a maioria dos colonizadores portugueses vieram do norte de Portugal . Também tivemos muitos da região da Galicia na Espanha. Talvez por isso o sotaque dela soa tão familiar. A única cidade que realmente possui uma semelhança maior com alguma pronúncia lisboeta é o Rio principalmente na pronúncia dos erres e dos esses no final das palavras. Isso pelo fato de a corte portuguesa ter se mudado para o Rio com a vinda de D. joão VI.
O sotaque dessa simpática senhora é muitíssimo semelhante ao sotaque dos sulistas do Brasil. Castela conhece muito bem a língua portuguesa. O que ocorre é o medo de que o espírito separatista que já paira sobre a Catalunha e bascos não venha esse a pairar sobre a Galícia, portanto pressiona-a de todos os modos inclusive à castelhanização da pronúncia do galego uma vez que modificá-lo gramaticalmente é impossível. A semelhança linguística e dos ares galegos com Portugal e com a língua portuguesa incomoda Castela que reage insultando a Galícia pressionando-a à castelhanização de sua cultura e língua. Ridículos os castelhanos, tudo para manter vivo o Estado de Espanha quando Espanha nunca deveria ter existido. Espanha é um capricho do interesse unicamente castelhano, um Estado feito da integração sem sentido de quatro povos cultural e linguisticamente diferentes, isso sem falar dos astúrios, leoneses e dos andaluzos, e todos cultural e linguisticamente vendidos ao mundo como "castelhanos". Saudações do BRASIL 🇧🇷
Só faltou falar que Espanha só permaneceu unificada graças às mãos sangrentas do ditador Francisco Franco. Amicíssimo de ninguém menos que Adolf Hitler.
Nossa!!.. A pronúncia da Consuelo só confirma o facto do Brasil haver sido colonizado pelos portugueses do Norte, pois é IDÊNTICA à pronúncia falada no Brasil (cadenciada e pausada). Até mesmo as expressões que ela fala, igualmente, são faladas no Brasil.
@wappa2 Com treitas? Assim se fala em Galiza, a senhora Consuelo podia ser a minha avo. Lamentavelmente pouca gente reconhece em Galiza que fala português, sempre dizemos que falamos galego (imagino que os brasileiros dirao que falam brasileiro).
Galicia fala portunhol, são várias palavras em espanhol e várias em português, tá tudo misturado. A própria Consuelo disse que fala português. O que ela está falando não é galego, não é mistura de dois idiomas, é um só: português.
@GundisalusMenendiz Eu sei que a cultura castrexa no norte de Portugal e Galicia son xentes previas ás invasións indoeuropeas (celtas, celtíberos, lusitanos, etc), porque os castros datan de moi antigo e a Península foi indoeuropeizada moi tarde. O que eu non sei é quen son eses pobos preindoeuropeus que habitaban o noroeste peninsular.
Ola Gonzalo. Isa muller fala coma as mulleres das aldeas da Galiza. A entonación por exemplo. A miña avoa era dun pobo chamado Muros que pertence as Rías baixas. Todos os veráns pasei as miñas vacacións nese pobo. A miña familia é de moitas comunidades en España. Realmente me gusta a lingua galega. E tamén outras linguas do mundo. Saúdos da Alemaña meridional
O galego-portugues não é falado há muito tempo. O que falam hoje em galicia é portunhol. Palavras faladas por ela(português) e castelhano está no portunhol falado na galicia. O galego-portugues não é falado pelos galegos e seria SIMPLESMENTE incompreensível.
O Brasil herdou a pronúncia do extremo norte de Portugal e sul da Galícia. Está aí a prova!! Uma Língua Portuguesa limpa e livre de ruídos em sua pronúncia.
Discordo. O Brasil herdou a pronúncia do português mais antigo, em geral. Faltam no português brasileiro atual formas do português nortista conservador, com ch=tch, v=b, ão~om, R vibrante.
@@kevindasilvagoncalves468 ao melhor o diz pela migração galega no s.XIX e principios do XX que mudou pra o Brasil. não sei é a minha teoria mas acredito que o português do Brasil ficou mais arcaico e o português europeio evolucionou no *s.XIX no seu sotaque entre outras coisas. Saudos 🌎
@@applejack9482 A que evolução se refere?...N ão há indicações de que a pronúncia do português europeu tenha tido alterações sensíveis no séc XIX, quando muito no fim do século o aparecimento lento e gradual de uma pronúncia adicional do 'R'... Mais provável será o português brasileiro ter sofrido maior evolução devido ao imenso fluxo migratório...
@@jandeolive6007 pois aos brasileiras que eu connezo tudos dinme que entenden melhor o galego que o portugués do sul do río Douro. Trazas e saludos hirmán humano.
Entendo tudo o que dizem todos os portugueses. A dificuldade que muitos brasileiros têm em entender os portugueses é por pronunciarem as palavras como se estas tivessem mais que uma sílaba tônica.
A pronúncia dela é muito proxima da pronúncia do sul do Brasil, se eu não soubesse que a Dona Consuelo fosse da Galicia, eu diria que é brasileira com pais espanhóis.
@GundisalusMenendiz Efectivamente, García é un apelido galego. Non entendo o que me queres dicir con respecto ao pavo da Eupedia. Eu cría que esa páxina era fiable. O haplogrupo E1b1b destaca moito en Galicia por riba do resto de España.
Me he tragado toda la entrevista entera, y me ha encantado :D Qué genial que todavía haya gente que habla su lengua materna en un pueblo como La Alamedilla, y qué pena que en España no se cuiden más, a nivel autonómico, las lenguas autóctonas de cada lugar. Lo cojonudo que sería que la gente de este pueblo, por ejemplo, aprendiera portugués y español al mismo nivel, hablado y escrito.
Valentim R. Fagim ahhhh.... ya entendí por donde vas.... es que en España todo el tema lingüístico está tremendamente politizado y pues créeme que a este lado de la península Ibérica no osaríamos decir que A=B, B=A por ejemplo, en el caso del catalán y el valenciano. Aparte, y es lo que me ha despistado, es que en muchos vídeos de youtube realizados por portugueses al gallego se le llama "portugués del norte".... cuando históricamente en todo caso, debería ser el portugués "gallego del sur"... pero ya sé que no vas por ahí... tú lo que dices es que los nombres son etiquetas que dan un poco igual, no? Pues me encanta tu punto de vista... Aquí algunos nacionalistas regionales pedirían tu cabeza en bandeja de plata... gracias por la aclaración!!!
@@invinoveritas2793 sou brasileiro e meu dialeto nom é um crioulo, já ouviu estes dialetos que citei? Deixando de lado o dialeto fluminense e paulistano, já ouviu outro dialeto brasileiro? Um gaúcho, um nordestino, um talian, um matogrossense? Eu falo exatamente como o locutor deste vídeo: ruclips.net/video/bIFKo1tKRMk/видео.html
@@invinoveritas2793 e mesmo que o português brasileiro seja um crioulo, pelo menos é um crioulo livre. O Brasil deu a muitos de Galiza, Portugal, Veneza, Castela, Lombardia, Piedmonte, França, Moçambique, Angola, Congo, Japom, China, Coréia, Pomerânia, Prússia, Ucrânia, Polônia, etc *um lar* uma *terra de liberdade* , uma *terra para o futuro* . Nós brasileiros somos o fruto das expectativas de todos eles, de todo o suor deles, de todas as guerras que passarom. Entom é um crioulo que *sim* , deve ser corrigido, mas nom pode deixar morrer as características que marcam cada um desses povos em cada regiom. Abraços do Brasil, irmão, afinal minha família paterna vem de Galiza e da Vila Real.
@@invinoveritas2793 crioulo é essa mistura de francês com inglês que tu chama de português kkk. Nom sabes a diferença entre comboio e trem, autocarro e ônibus, fato e terno... e ainda diz que uma das minhas línguas é crioula...
@@invinoveritas2793diz o cara que fala "nâxer", "psúa" e "baim", par la mia felicità mia lengua materna è el talian e questa non parlo malo, mas acho que tu nom sabes pronunciar bem a sua... mas eu entendo, os franceses detonarom com ela hahaha Mas bem, nom faz sentido continuarmos isso, só falei para te zoar, no final das contas concordo que temos que acabar com essa "crioulizaçom", porém que também os portugueses devem abrir as vogaes... No final vamos ficar com línguas separadas, o que nom é bom para ambos e os Africanos vam ser os únicos que continuaram a falar um português claro.
Muito interessante esse vídeo. Engraçado que ela fala : "na França" ao invés de : "em França". Aqui no Brasil até a geração da minha avó falava-se : "em França". Hoje em dia falamos "na França". Aqui no Rio chama-se português de "galego" embora seja um termo um pouco prejorativo. Isso porque vieram muitos galegos para cá e para os brasileiros eles eram portugueses.Já o repórter é de onde? Da Galícia ou de outra região da Espanha? Pois ele fala algumas palavras que são diferentes do português, como por exemplo "refran" ao invés de "refrão". No início ele diz" por que se fala "asi" ao invés de "assim" e também "porque "hugo" ao invés de "houve".
leo marcucci Os repórteres são galegos da Galiza, sim. Nós temos já muitas palavras do castelhano, ao invés de "houve" dizemos "houbo" e já não tem o sentido de "possuir" como no português do Brasil ou de Portugal, só de "existir". Já foram 500 anos de mudança da língua sob a influéncia do espanhol, portanto cada día o que nós falamos é menos semelhante ao que vós falais.
Se galego e português são duas variantes dum mesmo sistema linguístico, e etimologicamente é galego e hoje mundialmente é conhecido, por vicissitudes históricas, com o nome de português, tanto tem chamar-lhe galego de Portugal que português da Galiza, são duas formas para a mesma realidade. Ora bem, já há brasileir@s a reconhecer que o que eles falam é galego. A verdade, quando insistentes acava por vencer.
Basta tirar o sotaque castelhano dos galegos que o idioma que eles falam é o português, no reintegracionismo século 19 integraram características do espanhol a língua falada na GALÍCIA para diferencia-la do português, ou seja, era o português que falavam.
Na minha terra no concelho de sabugal pertu de alamedilla falemus todos comu esta senhora muitu aparecidu o galego faladu nu bierzu (leon) i a fala da estremadura espanhola com palabras estrenhas que non comprienden us portugueses do centro e lisboa
@@joaohabib9858 isso e muito relativo tems de argomentar o teu ponto de vista. Vocês se mantiveram algo foi so a prenúncia pq oque eu conheço do brasileiro, de forma geral ele nao tem cuidado algum com a língua e o português do Brasil tem muito estrangeirismo, o que em si, nao quer dizer que seija uma coisa má, todas as linguas o tem uma mais outras menos, o problema é que com alegações como a sua aqui, são só, openiões que ainda não tem muitos fundamentos.
@@joaohabib9858 não tems de pedir desculpa alguma só gosto deste tipo de temas e acho que poderias acrescentar algum valor à tua opinião se apresentar-se algum facto, quantos as linguas que mencionaste, eu domino-as tamto o castelhano como o italiano e com base nessas linguas que conheço eu te posso garantir que o português do brasil nao representa en nada o portugues do século XVIII e se representa em alguma coisa sera a fonetica brasileira. E pff nao tomes como ofença como disse são so factos o português de Portugal tambem nao representa o português da epoca de Dão Dinis (Rei português) mas isso nao retira ou acrescenta valor a uma lingua, as linguas estao sempre em constante mutação, para ser sinceroeu já tive acesso a textos da era de Dão Dinis "trovas" e texto da epoca dos descobrimentos e com basse nesses textos a minha avó e pessoas do campo do norte de Portugal são as pessoas que estão mais perto desse português arcaico. Só pff argumentos quando expões uma opinião pq tu como brasileiro vais sempre defender a língua como se fala na tua terras mas se queres que te dem ouvidos apresenta factos e sê imparcial com a verdade. Com o melhores comprimentos.
É mais fácil desaparecer em Portugal. Pois as ex-colônias mais antigas como Brasil, São Tomé e Príncipe, hão herdado exatamente essa pronunciação. Infelizmente, o sotaque Lisbonense sôa estranho para muitos que falam o português mundo a fora.
Assim como o Castelhano deveria desaparecer, o Catalão é de muito mais fácil compreensão para nós luso-falantes, os catalães deveriam ter colonizado a América Latina, não os castelhanos.
Para verdes a "autêntica pronúncia" galega de "mulher" recomendo-lhes ir para: "galega falando" cá no youtube. A fonética, prossódia, sintaxe, não tanto o léxico são perfeito galego-português. Já agora, seperar o galego do seu tronco comum, via ortografia, e via consagração de castelhanismos, é uma questão apenas política, interessada pela espanha, para assim o imperinho castelhano, ter bem controlada a desaparição do gênio galego em território imperial.
xa vin ese documental ou o que fose. e paréceme que ela non era de galicia fala un dialecto do galego. e exactamente por non pasar polo sistema educativo galego non sabe o que está a falar. eu non digo que sexa galego, senón que é un dialecto de el como é o portugués.
Esta mulher fala bem..... impressionante Ela é de Castelo Rodrigo... não é aquela zona onde falam a "Fala"? :) Eu estou desconfiado que eles são descendentes de Lusitanos que infelizmente ficaram do outro lado da fronteira na altura da reconquista. Se eu não estou em erro, quando o D. Fernando andou às turras em Espanha ofereceram-lhe pelo casamento da filha do Rei de Castela, municípios desta zona, por alguma razão foi desta zona. Mas o D. Fernando não estava para aí virado. Se houver algum Historiador que leia isto que me corrija
@@adriancastillo1954A Lusitania non era Portugal..Non habia Portugal ningún daquela, e menos portugués. O portugués veu séculos despois do Norte. E ainda pasaron uns séculos máis ata chamar-lhe de portugués.
Desde que o reino perca o controlo da nossa língua e nós sejamos culturalmente independentes no mundo linguístico que nos pertence, o "imperiete ibérico" corre grande risco de desaparecer. E isso o poder Castelhano não quer, como não quer perder os seus privilégios de o contrular tudo para assim poder viver à custa dos demais.
@Popotao Boa noticia, oxalá pronto aqui reconhezamos que falamos português da Galiza e não apenas galego. Acho é importante a união da nossa língua, para além da sua diversidade política. Saudações!
@@gilbertonedeljunior4825 galego e português eram a mesma língua até o século XV. Galego não é portunhol, o máximo é que o galego foi contaminado pelo castelhano atualmente devido a influência de Madri nas demais regiões do país.
@@OSergioLins o problema, garoto, é que ela não fala como os galegos, é só olhar vídeos da galicia, é um portunhol brabo, e até o entrevistador fala um português com forte sotaque espanhol. Ela é identica ao português de senhoras idosas do Brasil e que outra descendência.
@@OSergioLins cuidado que sua atitude É DE GAROTO, e com esta atitude já invalidaste o que falou. O português falado por ela é igual ao do Brasil e o tal galego basta olhar os muitos vídeos das pessoas falando em galego. O tempo dizem palavras em espanhol como: Pero, muy e várias outras, isto é espanhol, e o resto são várias palavras em português, fora o acento espanhol fortíssimo! que os galegos têm. Não tente discutir, esta mulher falou mesmo foi português e ela mesma diz isto. Vá aprender, garoto.
Mais todos os galegos da súa idade, poucos pasaron por ningún sistema educativo e todos, todos tenhen claro que son galegos e que non hai transplante ningún pois iles aprendenron dos seus PAIS, non de ningún portugués da raia. A fonética do galego asemelhase o... Latín. Foi o portugués o que mudou a fonética...
Entendo todo o que ela dici; penso e creo que esta falando Galego. Por outra banda, cando escoito falar Portugues non me resulta tan facil de entender. Tamen teño que dicir que me resulta mais dificil entender o Portugues brasilero; e mais complicado polos sons nasais e as terminacions. Na honra da miña nai quero aprender a falar mellor Galego cada dia. Grazas por traer a Consuelo, lembrame tantas cousas do meu pasado.
@SpanishHunkyGuy com certeza o teu é diálogo a espanhola. Pois eu não te vou mandar para Espanha (embora sei que desejarias ter sido verdadeiro "spanish"), por que porei o meu grau de areia para fazer do meu um pais para todos, até para os que nos querem exterminar. Vai com Deus.
saxaba o feijom o grom e trabalhabam no campo desde que nasceu o sol até que se punha agora aqui nos pobos nom á nada, beio aqui um galego aguçar as facas, as tesoiras, aqui no interior do Minho se fala assim mas só as pessoas mais idosas e com pouca ou nenhuma escolaridade, cheguei a uma conclusão antigamente não havia fronteiras agora como estamos na CEE é que é obrigatório existirem, bembindo á CEE uma comunidade sem fronteiras e sem diferenças todos iguais mas alguns mas iguales que outros
Mais aínda que é semelhante o galego, ela esta a falar o portugués da raia entre Salamanca e Portugal. Ela é Salmantina/Leonesa mais fala o portugués que aprendeu cos portugueses doutro lado da fronteira.
@@bilbohob7179 idiche, sim e muito parecido ao alemão. E uma frase de um linguista max weinreich E diz que uma lingua e um dialeto com um exército e uma frota(marinha) E se fores a ver acho que ele tem bem razão Eu nao falo idiche mas falo alemao e eu com o meu alemao consigo entender muita coisa do idiche do holandês e do dinamarquês e consigo assuciar muitas palabras em alemao ao inglês. Posto assim todas essas linguas sao dialectos do proto germanico E o ingles diria que é um crioulo de muitas palavras latinas com estrutura germânica. Mas acho que isso ja é um tema muito profundo que a meu ver ha poucas pessoas perparadas mentalmente e com conhecimento parao discutir.
Chamar português a este idioma é preciosismo... A língua deveria chamar-se galego, assim como o termo lusofonia é puro engano, a este universo linguístico deveria-se chamar galegofonia!
P'ra mim, o galego e galego. o portugues e portugues e o espanhol e espanhol. Tenho muito respeito para as tres linguas. Sim, ha muitas palavras aperecidas mas cada lingua e um lingua oficial. abracos aos galegos, portugueses e espanhois. Viva a irmanidade iberica. (Meu portugues nao e muito bom, descuplem) :)) Gonzalo Moreiro: nao te deixes ser provocado pelos ignorantes que sejam portugueses, galegos o espanhois. Em todo o mundo ha gente ignorante. Isso nao tem haver com um pais mas sim de pessoa propria. Gostei muito dos teus videos sobre a lingua galega.
+Carlos B O galego pode ser vivido como a mesma língua que a do Brasil e Portugal ou como uma diferente. Eu prefiro a atitude da Cosnsuelo ;-) é mais rica. Temos mais a ganhar. Saúde.
Carlos, por favor, preste atenção. "NO REINTEGRACIONISMO, SECULO 19, OS GALEGOS ESCREVERAM. " PRECISAMOS LIGAR O GALEGO AO ESPANHOL PARA DIFERENCIA-LO DO PORTUGUÊS." Galego e português eram o mesmo idioma. Hoje, o galego falado em galicia é um portunhol.
@wappa2 Então no Brasil não se fala português!? Fala-se o quê então?? Persa? Em que língua eu estou escrevendo? O senhor é incapaz de perceber? "Altamente analfabeta" parece ser a sua família... Quer se queira, quer não, no Brasil, na Galiza e em Portugal se falam três dialetos de um mesmo e único idioma. Diassistemas linguísticos há muitos, como o servo-croata. A verdade é uma só e fugir dela causa sofrimento.
@guicsgui Pois nós chamámoslle "vulgaris Gallecia lingua" dende o século XII. Por que será? Seica non coñeces a historia? /watch?v=J-ZEX8dlQos Bótalle unha ollada a este vídeo e a ver se caes da burra. Cando o Brasil lle chame OFICIALMENTE na súa Constitución á súa lingua GALEGO, que é o único termo histórico, admisible e correcto, entón comezaremos a falar. Mentres tanto NON.
Essa senhora fala como um Português do norte. E eu sempre me pergunto se essas diferenças que veem do Galego para o Português não são criações do Estado Espanhol tentando diferenciar uma língua da outra. Ela até mesmo faz o som de "lh" em trabalho! Não a vi em nenhum momento dizer "traballo". É uma questão a se pensar...
Trabalho e traballo é o mesmo, dise igoal, apenas é cambiar a grafía para a mesma letra. E logo, Como cona pensa que se di traballo? Inventa o que non sabe...
@@bilbohob7179 Olha, faz 8 anos que eu escrevi isso, muito jovem ainda, mas eu de fato até hoje vejo sim uma diferença entre a pronúncia do ll versus lh que eu via 8 anos atrás. Talvez um não falante nativo da língua portuguesa não note essa diferença como também os espanhois não notam a diferença entre B e V e alternam os dois sons. Mais uma questão a se pensar...
@@IgorStanislav1 En galego traballo é pronunciado como trabalho, mais há muita gente, sobretodo a que fala castelhano diariamente, que pronuncia "trabayo".
@@adeusbandeiras Sim, e acho que essa doção da grafia do castelhano atrapalha bastante, porque em castelhano o "ll" e o "y" tem uma pronúncia intercambiável, enquanto que no português, e pelo visto no galego, não funciona assim. Aliás, não sei se usa-se o "y" no galego. Enfim é uma língua muito linda, e curiosamente os falantes que misturam um pouco da pronúncia castelhana falam de forma muito parecida conosco aqui no Brasil. Abraço.
Maravilhosa pronúncia da Consuelo em comparação à nefasta fonética dos entrevistadores, isso sim é uma mostra de castrapismo espanholizante. Essa pronúncia zzzzzzzzzzzzzz /th/, é um desastre.
@@invinoveritas2793 Tenho certeza que se você é do local onde ela mora ou morava, você com seu linguajar sujo espanhol ou um portunhol brabo não chegaria aos pés dela. A Consuelo falou, falou bem o português e disse: É PORTUGUES!!!!
Uhuuuu, falou tudo. O linguajar dos dois idiotas que entrevistam é terrível!! O homem fala um português com má pronúncia, pronúncia errada e com forte sotaque espanhol. A mulher, que entrevista, fala a maior parte das palavras em português com sotaque espanhol.
@@gilbertonedeljunior4825 soamente ultradereitistas portugueses respostan dese xeito... Antes de que existira Portugal, existiu Galiza, e chegaba ate Coimbra. Sorry.
@@CEIVE4EVER Sorry, o que ela fala é português. GALEGO-portugues era parecido com latim, mando pra você os escritos neste idioma. Ela mesma disse várias VEZES É PORTUGUÊS, e é mesmo. Os GALEGOS hoje falam é portunhol. Sorry
@@ricardoromerofernandez6721 na verdade foi uma normatizacao do velho galego-portugues que era parecido com latim. GALEGOS hoje falam portunhol. Os próprios galegos na maioria não querem falar um portunhol, pois já tem o castelhano. Nenhum galego atualmente fala galego-portugues.
@@diogorodrigues747 Dominou tanto que se ferrou e hoje é um paiseco insignificante, falhou sim, com o poderio que tinham no século XVI, poderiam ter dominado por mais uns 300 ou 400 anos, ou dominar até hoje.
@@darksidah Deves ser mais um brasileiro que desconhece completamente a história de Portugal e o porquê do declínio de Portugal. Não foi fracasso nenhum, de facto Portugal dominava no século XVI. O problema foi o que acontecia no Sul da Europa pela altura...
@@diogorodrigues747 Acho piada eles dizerem que se parece mais com Português do Brasil rsrsrsrs rs rsrsrsrs rsrs :):):):):):):):) não dá para levar a sério.... eu acho que nem eles acreditam no que dizem
Ela é um tesouro vivo de uma memória da história de seu povo e da sua cultura.
Moro em Covilhã, é bem perto de Salamanca e já pude observar que muitos falam português, o que para mim foi surpreendente.
Devemos ter orgulho de nossa gente e da nossa história, assim como é Dona Consuelo.
Sendo a Covilhã uma cidade portuguesa não é de estranhar que se fale português.
Já se passaram oito anos, desde que foi efectuada a entrevista à Sra. Consuela, mas ainda vou a tempo de dizer que a Sra. é maravilhosa, e que são estas pessoas que temos muita pena de perder(e é provável que já tenha partido...)!
Eu sou um de seus netos ele saiu há muitos anos pouco depois de fazer a entrevista para o ano de 2009
Aprendemos muito português com ela e ela nos ensinou uma lição a todos e foi a de amar nossa terra e ajudar quem precisa do povo sem receber nada em troca só pela comunidade
Muito obrigado pela bela mensagem
Dona Consuelo sua entrevista é encantadora, tanto pela sua pessoa quanto pelo seu linguajar, é muito interessante a semelhança do português do norte de Portugal e o galego com o portugues falado no Brasil.
Muitas felicidades a senhora.
Pero ésta senhora qué é ou qué pensa que fala? Paréceme que o portugués desta senhora está cheo de castelanismos...moito máis co meu Galego...haha😅
Yo soy de la provincia de Salamanca, igual que esta señora, y se debería fomentar más el estudio de la lengua portuguesa en Salamanca. Debería ser obligatoria en la enseñanza porque es muy fácil de entender y un idioma hermoso.
Gostei muito da senhora Consuelo, deixam o "LIKE", para divulgar este documentario muito interessante. Lembra a minha familia da Beira-Alta.
Fala exactamente como as pessoas na minha aldeia em Trás-os-Montes, no concelho de Montalegre.
Abraços desde São Paulo Brasil para todos irmãos da Galicia Espanha e Portugal!!🙏🙏🤝🤝❤🥰
Esta senhora fala muitíssimo português. Muito nortenha. Sendo eu nortenho nascido e criado, não me parece que tenha nenhum tipo de sotaque galego. Fala como uma verdadeira nortenha :)
Preciosa!
Ela fala muito bem Português para quem não é Português. Nem os Galegos mais velhos que eu tenho ouvido aqui na net falam assim
@@pauvermelho pois lava as orelhas...
@@bilbohob7179 Já lavei e voltei a ouvir
E digo o mesmo, ela aprendeu Português com Portugueses da *zona da Guarda* (mais a sul). O sotaque é diferente.... é óbvio não achas? Os Galegos, mesmo os mais velhos têm outra maneira de falar.
Mas se tiveres aí um video de um Galego a falar como ela coloca-o para eu ver.
O Entrevistador não conta heheheheh é Professor reitegracionista e tem uma dicção muito aproximada ao Português
@@pauvermelho en qué e diferente o que fala esta mulher?
O que é diferente é iste portugués co de Lisboa con tanta reducción vocálica, moito lhes gusta papar nas vocais... E tanto SH o final das palabras... Asubian todo o tempo...
Esta mulher na Galicia ninguén diría que é charra, pensaría que fora dunha aldea calquera..
É de Salamanca / Reino de León
Esta mulher fala exactamente como em todos os meios rurais do nordeste de Portugal. Viajem por Trás-os-Montes e Beira Alta para ouvir este galego-português autêntico antes que desapareça sob a influência do "português padrão" de Lisboa.
Não existe galego português, o galego falado, hoje, é um portunhol e o português foi o idioma básico veio do GALAICO-PORTUGUES, que era outro idioma, lembre+se: GALÍCIA era território português que foi perdido para a espanha. Em território português falava-se o português
@@gilbertonedeljunior4825 Galicia nunca foi territorio portugués.
@@gilbertonedeljunior4825 ou eres burro ou mentiroso.
Galiza non foi nunca territorio portugués. Máis a orixe de Portugal, si foi territorio galego.
Se imos mais atrás no tempo eses territorios eran a Gallaecia romana coa capital en Braccara Avgvsta é o sur estaba a Lusitània coa capital en Emérita Avgvsta.
Onde encaixa as súas bobadas nesta historia?
@@gilbertonedeljunior4825Galícia de Portugal kkkk, Portugal tá totalmente no território de Espanha
MUITO OBRIGADO MESMO POR PUBLICAREM ESTE VIDEO!!
Como brasileiro, posso dizer-lhes que a entendo perfeitamente, e aqui no Brasil, além de ser entendida também perfeitamente no país todo, ela seria lida como alguém que fala português [brasileiro] com um pouco de sotaque "espanhol", por conta da pronúncia do S, B V, L, "te", "ti", "de", "di", e com uma palavra ou outra de vocabulário diferentes, e a troca do U por I, como em "tesoiras".
a forma de falar dela é mais clara para os ouvidos dos brasileiros
@L'Ephebe93 inglês americano é em si quase uma ficção. ouça alguém de Boston e outro do Alabama, depois um do Texas. À primeira ouvida parecem três idiomas diferentes.
@@dantonnunes8029 o mesmo com o português brasileiro... No meu próprio estado tem 5 maneiras diferentes, a dos capixabas da capital (igual jornal nacional), o dos do norte (parece baiano, "ó xenti"), os do sul (parecido com ox cariocax), os italianos (o meu dialeto, fala "tera"/"terra", "caro"/"carro", finaɫ, coraçom) e a dos pomeranos (djanta, djoven, cahuadjen, hapadzi).
Entom, nós da América somos diversos, mas conservamos muito da língua do século XIV, veja o filme "Desmundo" está todo em português do século XIV
Pq a forma dela de falar é mais parecido com o espanhol já em Portugal é parecido com o francês
@@ArthurPPaivaO xenti igual na Galícia se fala xente
Uma maravilha esta fala. gallegos , portugues, mesma lingua, mesmo povo. para nao se esquecer de quem somos
Mas esta senhora não é de Galícia mas de Salamanca
Nom sabia que falava-se portugués na província de Salamanca. Escoitei falar da língua asturiana/astur-leonesa/... muitos nomes. Mas isto nom sabia... Grande vídeo! Muito simpática Consuelo! :)
Correto, o que ela fala é português e do Brasil.
Garoto, o que ela falou é português, ela mesma disse. E o sotaque é brasileiro. O que vocês chamam de galego, hoje, é portunhol. Existem muitas palavras em português e muitas em espanhol, tornando-se um PORTUNHOL.
Meu avós emigrarem para Espanha a 7 km da fronteira Vilar formoso e falavam como está senhora e na terra deles do lado português também falem como está senhora porque somos da raia somos de nave de haver 🥰
Uma relíquia! Nada mais a dizer.
A aparência da Dona Consuelo, é de uma portuguesa da fronteira com a Espanha, sotaque misturado e gostoso de se ouvir !
Dona Consuelo é um amor!
Amaria conhecer essa senhora
Maravilhosa a fala de D. Consuelo, fala quase como uma brasileira.
Com brasileiro?
Não entedo como podes dizer isso.
@@josematos9476 assemelha-se a linguagem falada por senhoras descendentes de espanhóis e italianos do sul do Brasil.
@@sonhomeu1541 Eu sou minhoto norte de Portugal e as pessoas das aldeias mais idosas falam assim.
E é muito semelhante ao nosso dialeto minhoto, no entanto esta influência não vem do italiano nem do espanhol. E a nossa entidade e cultura que por acaso e muito similar ao espanhol e ao itliano tambem pq são linguas românticas, mas tipo claro que uma lingua romântica é parecida ao português do Brasil pq o português do Brasil tem as mesma origens.
@@josematos9476 ok, valeu
@@josematos9476 Ainda vas falar galego.... Rs rs rs.
Non home, simplemente nas aldeas consérvase máis as tradicións, e a lingua é máis conservadora...
Desde logo asemélhase muito máis o latín que o que fala a RTP...
Meu Deus!! Ela é um show de pessoa e mui carismática!! Gostaria muito de ter a opportunidade de conhecê-la algum dia. Pena qu'eu vivo tão distante da Europa. Contudo, adorei a dona Consuelo. =]
E falando com sotaque brasileiro, as senhoras de idade no Brasil falam assim.
A Senhora consuelo fala português quando vai a Compostela. ;)
Maravilhoso!!!
Magnífico video, parabéns ao autor.
É o nosso querido português brasileiro to - di - nho. No ritmo e na entonação e pronúncia. Agora entendo porque dizem que o nosso português soa como o português arcaico.
Pronúncia? Entoação? Alguém vive no mundo da Lua, numa terra onde não distinguis cc de ss, nem ch-ch de xx.
Senhora muito simpatica
Parabéns.
Tenéis más algunos videos de esta tierna señoriña hablando la Fala ? y el Castellano? Me gustaría ver como se queda su acento en el Castellano !
Ela fala português
@@gilbertonedeljunior4825 Ella habla la Fala un dialecto desarrollado en la raya con Portugal de la región de extremadura se parece muchisimo al Portugués !!!
@@emmanuelandradepimentelgal6455 Eu já ouvi noutros videos essa "Fala" e não é assim como esta mulher falou.
ESTA MULHER FALA PORTUGUÊS PERFEITAMENTE
@@pauvermelho Lo siento amigo pero esto no es Portugués, puede asimilarse al acento de Brasil pero no es el real Portugués el hablado en Portugal, el de Lisboa, por supuesto que no, tiene rasgos Castellanos en su habla cosa proveniente de un dialecto una mezcla del portugués con el Castellano que se denomina en esta región donde ella vive la "Fala" !
@@emmanuelandradepimentelgal6455 Podes sentir muito ou pouco, mas não altera a realidade.
Tu compreendes o que ela fala? Percebes-te o que ela disse?
Vê no minuto 1:00 :
" *a gente como estamos raianos aprendemos uns com os outros e falamos um Português* "
Ela aprendeu Português *COM* Portugueses, (pode dizer uma palavra ou outra em Castelhano no discurso, mas isso é normal para uma pessoa que mora em Espanha
O Português de Lisboa... é falado em Lisboa... você acha que o sotaque de Vilar Formoso, (cidade da Guarda) é igual ao de Lisboa?
Acento de Brasil???? hehehe desculpe mas dá vontade de rir, isso não é para ser levado a sério
Lindo video. Obrigado.
Dona Consuelo, é um livro de História!
Português com acento serrano, lembra até meu avô do Vale do Mondego. Salamanca fica na Espanha mas é um importante centro da língua portuguesa, além do castelhano e do leonês (do grupo asturiano, o mesmo do mirandês de Trás os Montes) E é bom lembrar que galego e português se separaram há relativamente pouco tempo, "só" quase 500 anos...
Garoto, no reintegracionismo, Anos 1800, os próprios galegos declararam que "LIGAMOS O GALEGO AO ESPANHOL PARA DIFERENCIA-LO DO PORTUGUÊS"
Ela é de Castelo Rodrigo... não é aquela zona onde falam a "Fala"?
:) Eu estou desconfiado que eles são descendentes de Lusitanos que infelizmente ficaram do outro lado da fronteira na altura da reconquista.
Se eu não estou em erro, quando o D. Fernando andou às turras em Espanha ofereceram-lhe pelo casamento da filha do Rei de Castela, municípios desta zona, por alguma razão foi desta zona. Mas o D. Fernando não estava para aí virado. Se houver algum Historiador que leia isto que me corrija
Muitíssimo interessante escutar essa senhora falar português. E concordo com alguns comentários aqui que para nós brasileiros em geral é muito mais fácil entendermos o português dela do que o falado em Lisboa . Ela usa algumas palavras que hoje em dia falamos de maneira diferente.. Por exemplo ela diz "as tesoiras' ao invés de as tesouras. No entanto ela usou uma expressão que ouve-se muito no Brasil: "com um padre a dizer missa". No Brasil a maioria dos colonizadores portugueses vieram do norte de Portugal . Também tivemos muitos da região da Galicia na Espanha. Talvez por isso o sotaque dela soa tão familiar. A única cidade que realmente possui uma semelhança maior com alguma pronúncia lisboeta é o Rio principalmente na pronúncia dos erres e dos esses no final das palavras. Isso pelo fato de a corte portuguesa ter se mudado para o Rio com a vinda de D. joão VI.
Aquí pode escoitar o galego:
ruclips.net/video/YIwIRaOJJuI/видео.html
O sotaque dessa simpática senhora é muitíssimo semelhante ao sotaque dos sulistas do Brasil. Castela conhece muito bem a língua portuguesa. O que ocorre é o medo de que o espírito separatista que já paira sobre a Catalunha e bascos não venha esse a pairar sobre a Galícia, portanto pressiona-a de todos os modos inclusive à castelhanização da pronúncia do galego uma vez que modificá-lo gramaticalmente é impossível. A semelhança linguística e dos ares galegos com Portugal e com a língua portuguesa incomoda Castela que reage insultando a Galícia pressionando-a à castelhanização de sua cultura e língua. Ridículos os castelhanos, tudo para manter vivo o Estado de Espanha quando Espanha nunca deveria ter existido. Espanha é um capricho do interesse unicamente castelhano, um Estado feito da integração sem sentido de quatro povos cultural e linguisticamente diferentes, isso sem falar dos astúrios, leoneses e dos andaluzos, e todos cultural e linguisticamente vendidos ao mundo como "castelhanos".
Saudações do BRASIL 🇧🇷
Só faltou falar que Espanha só permaneceu unificada graças às mãos sangrentas do ditador Francisco Franco. Amicíssimo de ninguém menos que Adolf Hitler.
Nossa!!.. A pronúncia da Consuelo só confirma o facto do Brasil haver sido colonizado pelos portugueses do Norte, pois é IDÊNTICA à pronúncia falada no Brasil (cadenciada e pausada). Até mesmo as expressões que ela fala, igualmente, são faladas no Brasil.
@wappa2 Com treitas? Assim se fala em Galiza, a senhora Consuelo podia ser a minha avo.
Lamentavelmente pouca gente reconhece em Galiza que fala português, sempre dizemos que falamos galego (imagino que os brasileiros dirao que falam brasileiro).
Galicia fala portunhol, são várias palavras em espanhol e várias em português, tá tudo misturado. A própria Consuelo disse que fala português. O que ela está falando não é galego, não é mistura de dois idiomas, é um só: português.
@@sonhomeu1541 mentes. So queres enredar a xente. Mal raio te parta....
😊❤ Ótimo vídeo.
@GundisalusMenendiz Eu sei que a cultura castrexa no norte de Portugal e Galicia son xentes previas ás invasións indoeuropeas (celtas, celtíberos, lusitanos, etc), porque os castros datan de moi antigo e a Península foi indoeuropeizada moi tarde.
O que eu non sei é quen son eses pobos preindoeuropeus que habitaban o noroeste peninsular.
Ola Gonzalo. Isa muller fala coma as mulleres das aldeas da Galiza. A entonación por exemplo. A miña avoa era dun pobo chamado Muros que pertence as Rías baixas. Todos os veráns pasei as miñas vacacións nese pobo. A miña familia é de moitas comunidades en España. Realmente me gusta a lingua galega. E tamén outras linguas do mundo. Saúdos da Alemaña meridional
sou brasileiro e entendi tudo oque esta senhora falou , já os portugueses não consigo entender direito parecem que fala com a boca fechada.
Tinha que vir o brasileiro a meter a colher.
@@ALFRABEIRA😂 Somos participativos, ué. 🤷🏻♀️
Ay videos de ella?
ela fala um bom portugues
Muito bom 👍🏻
Sem sabelo, Dona Consuelo fala case um Galego caralludo. Parabéns!!
O que você chama de galego é um portunhol. O que ela fala é muito parecido com o português do Brasil
@@gilbertonedeljunior4825 o portuñol non é galego.
@@ricardoromerofernandez6721 do jeito que falam os galegos na galicia é portunhol.
@@ricardoromerofernandez6721 então o que é galego???
O galego-portugues não é falado há muito tempo. O que falam hoje em galicia é portunhol. Palavras faladas por ela(português) e castelhano está no portunhol falado na galicia. O galego-portugues não é falado pelos galegos e seria SIMPLESMENTE incompreensível.
O Brasil herdou a pronúncia do extremo norte de Portugal e sul da Galícia. Está aí a prova!! Uma Língua Portuguesa limpa e livre de ruídos em sua pronúncia.
Discordo. O Brasil herdou a pronúncia do português mais antigo, em geral. Faltam no português brasileiro atual formas do português nortista conservador, com ch=tch, v=b, ão~om, R vibrante.
Achei incrível a semelhança com o sotaque brasileiro. Indiscutível.
@@kevindasilvagoncalves468 ao melhor o diz pela migração galega no s.XIX e principios do XX que mudou pra o Brasil. não sei é a minha teoria mas acredito que o português do Brasil ficou mais arcaico e o português europeio evolucionou no *s.XIX no seu sotaque entre outras coisas.
Saudos 🌎
@@applejack9482 A que evolução se refere?...N ão há indicações de que a pronúncia do português europeu tenha tido alterações sensíveis no séc XIX, quando muito no fim do século o aparecimento lento e gradual de uma pronúncia adicional do 'R'... Mais provável será o português brasileiro ter sofrido maior evolução devido ao imenso fluxo migratório...
@@jandeolive6007 pois aos brasileiras que eu connezo tudos dinme que entenden melhor o galego que o portugués do sul do río Douro. Trazas e saludos hirmán humano.
Exemplo extraordinário de convivência
Sim, parece português arcaico bem aproximado do brasileiro, bem compreensível, entre o sotaque português e castelhano !
É a pronúncia do norte de Portugal ou seja na fronteira com Espanha !
Entendo tudo o que dizem todos os portugueses. A dificuldade que muitos brasileiros têm em entender os portugueses é por pronunciarem as palavras como se estas tivessem mais que uma sílaba tônica.
É verdade
Ela está a falar Português mas só com uma prenuncia espanholada
A pronúncia dela é muito proxima da pronúncia do sul do Brasil, se eu não soubesse que a Dona Consuelo fosse da Galicia, eu diria que é brasileira com pais espanhóis.
E não é muito
@@darksidah Castelo Rodrigo fica longe da Galiza!
@@diogorodrigues747 Fica mais perto da Galiza do que o Brasil, ; )
@GundisalusMenendiz Efectivamente, García é un apelido galego.
Non entendo o que me queres dicir con respecto ao pavo da Eupedia. Eu cría que esa páxina era fiable. O haplogrupo E1b1b destaca moito en Galicia por riba do resto de España.
Me he tragado toda la entrevista entera, y me ha encantado :D Qué genial que todavía haya gente que habla su lengua materna en un pueblo como La Alamedilla, y qué pena que en España no se cuiden más, a nivel autonómico, las lenguas autóctonas de cada lugar. Lo cojonudo que sería que la gente de este pueblo, por ejemplo, aprendiera portugués y español al mismo nivel, hablado y escrito.
Es que se les abriría un mar de posibilidades. Dos de las lenguas más habladas del mundo. No es moco de pavo. :)
No tiene sentido decir que el gallego sea portugués, porque la Reconquista fue de norte a sur. A lo sumo, el portugués sería gallego (evolucionado)
Se A=B, B=A. O nome é secundário. Internacionalmente a língua é conhecida como português. E o espanhol como espanhol e não como argentino.
Valentim R. Fagim ahhhh.... ya entendí por donde vas.... es que en España todo el tema lingüístico está tremendamente politizado y pues créeme que a este lado de la península Ibérica no osaríamos decir que A=B, B=A por ejemplo, en el caso del catalán y el valenciano. Aparte, y es lo que me ha despistado, es que en muchos vídeos de youtube realizados por portugueses al gallego se le llama "portugués del norte".... cuando históricamente en todo caso, debería ser el portugués "gallego del sur"... pero ya sé que no vas por ahí... tú lo que dices es que los nombres son etiquetas que dan un poco igual, no? Pues me encanta tu punto de vista... Aquí algunos nacionalistas regionales pedirían tu cabeza en bandeja de plata... gracias por la aclaración!!!
Um prazer.
?????.
Parece muito o português falado no Brasil.
Sim, o dialeto do Mooca/gaúcho/venda-novense misturado com Cuiabá haha
@@invinoveritas2793 sou brasileiro e meu dialeto nom é um crioulo, já ouviu estes dialetos que citei? Deixando de lado o dialeto fluminense e paulistano, já ouviu outro dialeto brasileiro? Um gaúcho, um nordestino, um talian, um matogrossense?
Eu falo exatamente como o locutor deste vídeo: ruclips.net/video/bIFKo1tKRMk/видео.html
@@invinoveritas2793 e mesmo que o português brasileiro seja um crioulo, pelo menos é um crioulo livre. O Brasil deu a muitos de Galiza, Portugal, Veneza, Castela, Lombardia, Piedmonte, França, Moçambique, Angola, Congo, Japom, China, Coréia, Pomerânia, Prússia, Ucrânia, Polônia, etc *um lar* uma *terra de liberdade* , uma *terra para o futuro* . Nós brasileiros somos o fruto das expectativas de todos eles, de todo o suor deles, de todas as guerras que passarom.
Entom é um crioulo que *sim* , deve ser corrigido, mas nom pode deixar morrer as características que marcam cada um desses povos em cada regiom.
Abraços do Brasil, irmão, afinal minha família paterna vem de Galiza e da Vila Real.
@@invinoveritas2793 crioulo é essa mistura de francês com inglês que tu chama de português kkk.
Nom sabes a diferença entre comboio e trem, autocarro e ônibus, fato e terno... e ainda diz que uma das minhas línguas é crioula...
@@invinoveritas2793diz o cara que fala "nâxer", "psúa" e "baim", par la mia felicità mia lengua materna è el talian e questa non parlo malo, mas acho que tu nom sabes pronunciar bem a sua... mas eu entendo, os franceses detonarom com ela hahaha
Mas bem, nom faz sentido continuarmos isso, só falei para te zoar, no final das contas concordo que temos que acabar com essa "crioulizaçom", porém que também os portugueses devem abrir as vogaes... No final vamos ficar com línguas separadas, o que nom é bom para ambos e os Africanos vam ser os únicos que continuaram a falar um português claro.
Muito interessante esse vídeo.
Engraçado que ela fala : "na França" ao invés de : "em França". Aqui no Brasil até a geração da minha avó falava-se : "em França". Hoje em dia falamos "na França". Aqui no Rio chama-se português de "galego" embora seja um termo um pouco prejorativo. Isso porque vieram muitos galegos para cá e para os brasileiros eles eram portugueses.Já o repórter é de onde? Da Galícia ou de outra região da Espanha? Pois ele fala algumas palavras que são diferentes do português, como por exemplo "refran" ao invés de "refrão". No início ele diz" por que se fala "asi" ao invés de "assim" e também "porque "hugo" ao invés de "houve".
leo marcucci Os repórteres são galegos da Galiza, sim. Nós temos já muitas palavras do castelhano, ao invés de "houve" dizemos "houbo" e já não tem o sentido de "possuir" como no português do Brasil ou de Portugal, só de "existir". Já foram 500 anos de mudança da língua sob a influéncia do espanhol, portanto cada día o que nós falamos é menos semelhante ao que vós falais.
leo marcucci Os repórteres falam português da Galiza, mais conhecido como galego o que se evidencia, por exemplo, nos termos que anotou o senhor.
Se galego e português são duas variantes dum mesmo sistema linguístico, e etimologicamente é galego e hoje mundialmente é conhecido, por vicissitudes históricas, com o nome de português, tanto tem chamar-lhe galego de Portugal que português da Galiza, são duas formas para a mesma realidade. Ora bem, já há brasileir@s a reconhecer que o que eles falam é galego. A verdade, quando insistentes acava por vencer.
Basta tirar o sotaque castelhano dos galegos que o idioma que eles falam é o português, no reintegracionismo século 19 integraram características do espanhol a língua falada na GALÍCIA para diferencia-la do português, ou seja, era o português que falavam.
Na minha terra no concelho de sabugal pertu de alamedilla falemus todos comu esta senhora muitu aparecidu o galego faladu nu bierzu (leon) i a fala da estremadura espanhola com palabras estrenhas que non comprienden us portugueses do centro e lisboa
04:25 - 05:25
Um minuto extremamente informativo na minha vida!
A mim tambem, soou como português falando no Brasil.
Nos no norte de Portugal falamos assim mais nas aldeias nas cidades e tudo gente de complexo de superioridade.
Nos brasileiros conservamos a lingua desde o seculo 18
@@joaohabib9858 isso e muito relativo tems de argomentar o teu ponto de vista. Vocês se mantiveram algo foi so a prenúncia pq oque eu conheço do brasileiro, de forma geral ele nao tem cuidado algum com a língua e o português do Brasil tem muito estrangeirismo, o que em si, nao quer dizer que seija uma coisa má, todas as linguas o tem uma mais outras menos, o problema é que com alegações como a sua aqui, são só, openiões que ainda não tem muitos fundamentos.
@@josematos9476 CARA DESCULPE ALGUMA COISA O IMPORTANTE È ENTENDER EU ENTENDO OS GALLEGOS OS CASTELHANOS UM POUCO DE ITALIANO AFINAL SOMOS LATINOS
@@joaohabib9858 não tems de pedir desculpa alguma só gosto deste tipo de temas e acho que poderias acrescentar algum valor à tua opinião se apresentar-se algum facto, quantos as linguas que mencionaste, eu domino-as tamto o castelhano como o italiano e com base nessas linguas que conheço eu te posso garantir que o português do brasil nao representa en nada o portugues do século XVIII e se representa em alguma coisa sera a fonetica brasileira. E pff nao tomes como ofença como disse são so factos o português de Portugal tambem nao representa o português da epoca de Dão Dinis (Rei português) mas isso nao retira ou acrescenta valor a uma lingua, as linguas estao sempre em constante mutação, para ser sinceroeu já tive acesso a textos da era de Dão Dinis "trovas" e texto da epoca dos descobrimentos e com basse nesses textos a minha avó e pessoas do campo do norte de Portugal são as pessoas que estão mais perto desse português arcaico.
Só pff argumentos quando expões uma opinião pq tu como brasileiro vais sempre defender a língua como se fala na tua terras mas se queres que te dem ouvidos apresenta factos e sê imparcial com a verdade.
Com o melhores comprimentos.
muito mais fácil de entender esta senhora Consuelo,para nós brasileiros, que os portugueses de Portugal.
Nos meios rurais do norte de Portugal também se fala dessa maneira.
Eu entendo os dois
@tapuya certo.
É mais fácil desaparecer em Portugal. Pois as ex-colônias mais antigas como Brasil, São Tomé e Príncipe, hão herdado exatamente essa pronunciação.
Infelizmente, o sotaque Lisbonense sôa estranho para muitos que falam o português mundo a fora.
Assim como o Castelhano deveria desaparecer, o Catalão é de muito mais fácil compreensão para nós luso-falantes, os catalães deveriam ter colonizado a América Latina, não os castelhanos.
@@darksidah que parvadas dis...
@@darksidah canta parvada di..
O sotaque dela parece brasileiro.
Para verdes a "autêntica pronúncia" galega de "mulher" recomendo-lhes ir para: "galega falando" cá no youtube. A fonética, prossódia, sintaxe, não tanto o léxico são perfeito galego-português.
Já agora, seperar o galego do seu tronco comum, via ortografia, e via consagração de castelhanismos, é uma questão apenas política, interessada pela espanha, para assim o imperinho castelhano, ter bem controlada a desaparição do gênio galego em território imperial.
Aquí a ten:
watch?v=uiJ7rkMLr6Q
e outro de propina:
watch?v=Oy7R1ALqMY0&t=17s
xa vin ese documental ou o que fose. e paréceme que ela non era de galicia
fala un dialecto do galego. e exactamente por non pasar polo sistema educativo galego non sabe o que está a falar.
eu non digo que sexa galego, senón que é un dialecto de el como é o portugués.
É Português puro
Esta mulher fala bem..... impressionante
Ela é de Castelo Rodrigo... não é aquela zona onde falam a "Fala"?
:) Eu estou desconfiado que eles são descendentes de Lusitanos que infelizmente ficaram do outro lado da fronteira na altura da reconquista.
Se eu não estou em erro, quando o D. Fernando andou às turras em Espanha ofereceram-lhe pelo casamento da filha do Rei de Castela, municípios desta zona, por alguma razão foi desta zona. Mas o D. Fernando não estava para aí virado. Se houver algum Historiador que leia isto que me corrija
Toda a Estremadura pertencia à Lusitânia, não apenas 3 pequenas cidades
@@adriancastillo1954A Lusitania non era Portugal..Non habia Portugal ningún daquela, e menos portugués. O portugués veu séculos despois do Norte. E ainda pasaron uns séculos máis ata chamar-lhe de portugués.
O português dela se parece com o Brasileiro
Desde que o reino perca o controlo da nossa língua e nós sejamos culturalmente independentes no mundo linguístico que nos pertence, o "imperiete ibérico" corre grande risco de desaparecer. E isso o poder Castelhano não quer, como não quer perder os seus privilégios de o contrular tudo para assim poder viver à custa dos demais.
parece los portugueses del norte mismo la intonacion
Português do Brasil.
@@gilbertonedeljunior4825 hehehehehheheheheheh maquiavélico do Brasil rssssssss
@Popotao Boa noticia, oxalá pronto aqui reconhezamos que falamos português da Galiza e não apenas galego. Acho é importante a união da nossa língua, para além da sua diversidade política. Saudações!
A cona... Falaras ti o portugués....
Deixanos os demais falarmos o que nos pete...
Efectivamente, fala comos os galegos.
Fala como brasileira. O que vocês chamam de galego é um portunhol
@@gilbertonedeljunior4825 galego e português eram a mesma língua até o século XV. Galego não é portunhol, o máximo é que o galego foi contaminado pelo castelhano atualmente devido a influência de Madri nas demais regiões do país.
@@OSergioLins o problema, garoto, é que ela não fala como os galegos, é só olhar vídeos da galicia, é um portunhol brabo, e até o entrevistador fala um português com forte sotaque espanhol. Ela é identica ao português de senhoras idosas do Brasil e que outra descendência.
@@gilbertonedeljunior4825 não me chame de garoto como forma de desvalidar meu argumento, você está errado.
@@OSergioLins cuidado que sua atitude É DE GAROTO, e com esta atitude já invalidaste o que falou. O português falado por ela é igual ao do Brasil e o tal galego basta olhar os muitos vídeos das pessoas falando em galego. O tempo dizem palavras em espanhol como: Pero, muy e várias outras, isto é espanhol, e o resto são várias palavras em português, fora o acento espanhol fortíssimo! que os galegos têm. Não tente discutir, esta mulher falou mesmo foi português e ela mesma diz isto. Vá aprender, garoto.
O português é que vêm do galego e os galegos não falam português mas sim galaico-português.
VERDADE
Mais todos os galegos da súa idade, poucos pasaron por ningún sistema educativo e todos, todos tenhen claro que son galegos e que non hai transplante ningún pois iles aprendenron dos seus PAIS, non de ningún portugués da raia.
A fonética do galego asemelhase o... Latín. Foi o portugués o que mudou a fonética...
Entendo todo o que ela dici; penso e creo que esta falando Galego.
Por outra banda, cando escoito falar Portugues non me resulta tan facil de entender.
Tamen teño que dicir que me resulta mais dificil entender o Portugues brasilero; e mais complicado polos sons nasais e as terminacions.
Na honra da miña nai quero aprender a falar mellor Galego cada dia.
Grazas por traer a Consuelo, lembrame tantas cousas do meu pasado.
Meu amigo ela fala como um Brasileiro e usa os sons Nazis
depende dos portugueses de Portugal....
@SpanishHunkyGuy com certeza o teu é diálogo a espanhola.
Pois eu não te vou mandar para Espanha (embora sei que desejarias ter sido verdadeiro "spanish"), por que porei o meu grau de areia para fazer do meu um pais para todos, até para os que nos querem exterminar.
Vai com Deus.
saxaba o feijom o grom e trabalhabam no campo desde que nasceu o sol até que se punha agora aqui nos pobos nom á nada, beio aqui um galego aguçar as facas, as tesoiras, aqui no interior do Minho se fala assim mas só as pessoas mais idosas e com pouca ou nenhuma escolaridade, cheguei a uma conclusão antigamente não havia fronteiras agora como estamos na CEE é que é obrigatório existirem, bembindo á CEE uma comunidade sem fronteiras e sem diferenças todos iguais mas alguns mas iguales que outros
Português Igual ao Brasil
Não muito...
@AmilCouto
Não, no Brasil qualquer pessoa com a escolaridade mínima obrigatória sabe que fala a língua portuguesa. Felizmente.
Eu atrveria-me a dizer que o galego dela e o mais perfeito que já ouvi.
Mais aínda que é semelhante o galego, ela esta a falar o portugués da raia entre Salamanca e Portugal. Ela é Salmantina/Leonesa mais fala o portugués que aprendeu cos portugueses doutro lado da fronteira.
@@bilbohob7179 "a shprakh iz a dialekt mit an armey un flot"
@@josematos9476 E logo iso é? parece unha mestura de English mit Deutsch
@@bilbohob7179 idiche, sim e muito parecido ao alemão. E uma frase de um linguista max weinreich
E diz que uma lingua e um dialeto com um exército e uma frota(marinha)
E se fores a ver acho que ele tem bem razão
Eu nao falo idiche mas falo alemao e eu com o meu alemao consigo entender muita coisa do idiche do holandês e do dinamarquês e consigo assuciar muitas palabras em alemao ao inglês.
Posto assim todas essas linguas sao dialectos do proto germanico
E o ingles diria que é um crioulo de muitas palavras latinas com estrutura germânica.
Mas acho que isso ja é um tema muito profundo que a meu ver ha poucas pessoas perparadas mentalmente e com conhecimento parao discutir.
@@josematos9476 é criolho é...
Os que tenhen olhos ven...
Chamar português a este idioma é preciosismo... A língua deveria chamar-se galego, assim como o termo lusofonia é puro engano, a este universo linguístico deveria-se chamar galegofonia!
P'ra mim, o galego e galego. o portugues e portugues e o espanhol e espanhol. Tenho muito respeito para as tres linguas. Sim, ha muitas palavras aperecidas mas cada lingua e um lingua oficial. abracos aos galegos, portugueses e espanhois. Viva a irmanidade iberica. (Meu portugues nao e muito bom, descuplem) :)) Gonzalo Moreiro: nao te deixes ser provocado pelos ignorantes que sejam portugueses, galegos o espanhois. Em todo o mundo ha gente ignorante. Isso nao tem haver com um pais mas sim de pessoa propria. Gostei muito dos teus videos sobre a lingua galega.
+Carlos B O galego pode ser vivido como a mesma língua que a do Brasil e Portugal ou como uma diferente. Eu prefiro a atitude da Cosnsuelo ;-) é mais rica. Temos mais a ganhar. Saúde.
concordo, somos uma língua com algumas variações. É o bom e velho galaico-portugues
Carlos, por favor, preste atenção. "NO REINTEGRACIONISMO, SECULO 19, OS GALEGOS ESCREVERAM. " PRECISAMOS LIGAR O GALEGO AO ESPANHOL PARA DIFERENCIA-LO DO PORTUGUÊS." Galego e português eram o mesmo idioma. Hoje, o galego falado em galicia é um portunhol.
@wappa2
Então no Brasil não se fala português!? Fala-se o quê então?? Persa?
Em que língua eu estou escrevendo? O senhor é incapaz de perceber?
"Altamente analfabeta" parece ser a sua família...
Quer se queira, quer não, no Brasil, na Galiza e em Portugal se falam três dialetos de um mesmo e único idioma. Diassistemas linguísticos há muitos, como o servo-croata. A verdade é uma só e fugir dela causa sofrimento.
@guicsgui Pois nós chamámoslle "vulgaris Gallecia lingua" dende o século XII. Por que será? Seica non coñeces a historia?
/watch?v=J-ZEX8dlQos
Bótalle unha ollada a este vídeo e a ver se caes da burra. Cando o Brasil lle chame OFICIALMENTE na súa Constitución á súa lingua GALEGO, que é o único termo histórico, admisible e correcto, entón comezaremos a falar. Mentres tanto NON.
XENTE MUITO TRABALLADEIRA...MÍ ABOA ERA CONSUELO TAMBIÉN
Essa senhora fala como um Português do norte. E eu sempre me pergunto se essas diferenças que veem do Galego para o Português não são criações do Estado Espanhol tentando diferenciar uma língua da outra. Ela até mesmo faz o som de "lh" em trabalho! Não a vi em nenhum momento dizer "traballo". É uma questão a se pensar...
Trabalho e traballo é o mesmo, dise igoal, apenas é cambiar a grafía para a mesma letra. E logo, Como cona pensa que se di traballo?
Inventa o que non sabe...
@@bilbohob7179 Olha, faz 8 anos que eu escrevi isso, muito jovem ainda, mas eu de fato até hoje vejo sim uma diferença entre a pronúncia do ll versus lh que eu via 8 anos atrás. Talvez um não falante nativo da língua portuguesa não note essa diferença como também os espanhois não notam a diferença entre B e V e alternam os dois sons. Mais uma questão a se pensar...
@@IgorStanislav1 En galego traballo é pronunciado como trabalho, mais há muita gente, sobretodo a que fala castelhano diariamente, que pronuncia "trabayo".
@@adeusbandeiras Sim, e acho que essa doção da grafia do castelhano atrapalha bastante, porque em castelhano o "ll" e o "y" tem uma pronúncia intercambiável, enquanto que no português, e pelo visto no galego, não funciona assim. Aliás, não sei se usa-se o "y" no galego. Enfim é uma língua muito linda, e curiosamente os falantes que misturam um pouco da pronúncia castelhana falam de forma muito parecida conosco aqui no Brasil. Abraço.
Maravilhosa pronúncia da Consuelo em comparação à nefasta fonética dos entrevistadores, isso sim é uma mostra de castrapismo espanholizante. Essa pronúncia zzzzzzzzzzzzzz /th/, é um desastre.
Isto aí!!! Falou certo.
Perfeita pronúncia brasileira de Consuelo.
Parabéns.👏👏👏👏👏
@@invinoveritas2793 eu não!!! Quem deve estar sonhando é você, que ao dormir e sonhar, não escutou que ela mesma disse que fala PORTUGUÊS.
@@invinoveritas2793 Tenho certeza que se você é do local onde ela mora ou morava, você com seu linguajar sujo espanhol ou um portunhol brabo não chegaria aos pés dela. A Consuelo falou, falou bem o português e disse: É PORTUGUES!!!!
Uhuuuu, falou tudo. O linguajar dos dois idiotas que entrevistam é terrível!! O homem fala um português com má pronúncia, pronúncia errada e com forte sotaque espanhol. A mulher, que entrevista, fala a maior parte das palavras em português com sotaque espanhol.
Resposta: não, ela não fala galego. É português arcaizante.
Soa a galego
Galego é cheio de palavras em português e espanhol, galego é um portunhol. Ela mesma falou, EU FALO PORTUGUÊS!
Galego é um portunhol.
Ela falou em portugues
@@gilbertonedeljunior4825 soamente ultradereitistas portugueses respostan dese xeito... Antes de que existira Portugal, existiu Galiza, e chegaba ate Coimbra. Sorry.
É português. Galego-portugues é outro idioma não existe mais. Lembrava muito o latim. Os GALEGOS hoje falam portunhol.
@@CEIVE4EVER Sorry, o que ela fala é português. GALEGO-portugues era parecido com latim, mando pra você os escritos neste idioma. Ela mesma disse várias VEZES É PORTUGUÊS, e é mesmo. Os GALEGOS hoje falam é portunhol. Sorry
O galego é mais um dialeto do portugués que do espanhol. Mesmo não é uma língua
O portugués é un dialecto do galego. 😉
@@ricardoromerofernandez6721 é o contrário, idiota
o insulto é o recurso do ignorante.@@gilbertonedeljunior4825
@@ricardoromerofernandez6721 na verdade foi uma normatizacao do velho galego-portugues que era parecido com latim. GALEGOS hoje falam portunhol. Os próprios galegos na maioria não querem falar um portunhol, pois já tem o castelhano. Nenhum galego atualmente fala galego-portugues.
@@sonhomeu1541 e ti que cona sabes o que se fala en Galicia? merdento do caralho....
Ainda nin serás portugués...
Fogo, a praga dos brasileiros anda por todo o lado!
O Brasil vai fazer o que o reino de Portugal falhou em fazer no século XVI, dominar o mundo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@darksidah Falhou? Portugal dominava o mundo no século XVI.
@@diogorodrigues747 Dominou tanto que se ferrou e hoje é um paiseco insignificante, falhou sim, com o poderio que tinham no século XVI, poderiam ter dominado por mais uns 300 ou 400 anos, ou dominar até hoje.
@@darksidah Deves ser mais um brasileiro que desconhece completamente a história de Portugal e o porquê do declínio de Portugal. Não foi fracasso nenhum, de facto Portugal dominava no século XVI. O problema foi o que acontecia no Sul da Europa pela altura...
@@diogorodrigues747 Acho piada eles dizerem que se parece mais com Português do Brasil rsrsrsrs rs rsrsrsrs rsrs :):):):):):):):) não dá para levar a sério.... eu acho que nem eles acreditam no que dizem