Você conhecia esse problema do fast-fashion? Me conte nos comentários! 👉Dê um passo em direção à sustentabilidade com a Insider: www.insiderstore.com.br/OlaCiencia Cupom OLACIENCIA12 para 12% de desconto! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Artigo sobre os impactos do fast fashion: www.nature.com/articles/s43017-020-0039-9). Artigo sobre os impactos do fast fashion na qualidade da água: www.mdpi.com/2073-4441/14/7/1073 Artigos sobre os impactos do denim: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9909807/#ref42 e pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acs.estlett.0c00498?casa_token=oN5maBKSfQsAAAAA%3Ae8L0_s0yT4ZjcOsjFLE-RPYlAVII730vsSS8hltjx1sHqdeRPnc3o1_eeFGhVgr-muF6SkP5y5bdpMdt Relatos sobre os impactos do denim em Bangladesh: edition.cnn.com/style/article/dyeing-pollution-fashion-intl-hnk-dst-sept/index.html Publicações sobre o impacto da indústria da moda da Ellen Macarthur Foundation: www.ellenmacarthurfoundation.org/topics/fashion/overview Publicações sobre o impacto da indústria da moda da CBINSIGHTS: www.cbinsights.com/research/fashion-sustainable-technology/?campaignid=15758797084&adgroupid=135389753487&adid=572656651898&PAID_2023_GOOGLE_DYNAMIC_RESEARCH&hsa_tgt=dsa-393993048853&hsa_grp=135389753487&hsa_src=g&hsa_net=adwords&hsa_mt=&hsa_ver=3&hsa_ad=572656651898&hsa_acc=5728918340&hsa_kw=&hsa_cam=15758797084&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw-pyqBhDmARIsAKd9XINcmqH_lNwP59MXcBqAfpnWHRaRYcicV2zWHP4RkClr60iW2YAM-pgaAgZREALw_wcB Publicações sobre o impacto da indústria da moda da World Resources Institute: www.wri.org/insights/apparel-industrys-environmental-impact-6-graphics Artigo sobre sustentabilidade na indústria da moda: pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/msom.2021.1054 Matéria sobre o cemitério de roupas no deserto do Atacama, no Chile: www.bbc.com/portuguese/internacional-60144656 Estratégia User-Generated Content SHEIN: itechnolabs.ca/shein-clothing-an-ultimate-marketing-strategy-behind-the-billion-dollars-company/#:~:text=Shein's%20approach%20to%20customer%20service,of%20community%20among%20the%20audience. e www.researchgate.net/publication/367069346_The_impact_of_user-generated_content_in_the_fashion_industry_A_case_study_of_SHEIN_and_PrettyLittleThing Shein quer abrir capital na bolsa americana: www.infomoney.com.br/business/shein-quer-ser-avaliada-em-ate-us-90-bilhoes-para-fazer-ipo-nos-eua-dizem-fontes/
A maioria dos brasileiros não estão dispostos a pagar mais de 10% do salário mínimo em uma simples camiseta. E achei que o vídeo foi desonesto em não avisar no início que se tratava de uma propaganda, já que o assunto do vídeo se relaciona totalmente com o produto anunciado.
Concordo completamente. Deixei de ser membro por isso. E é pena que isso tenha acontecido justamente com um produto cheio de problemas como é o tal modal da empresa. É só procurar no reclame aqui.
Aqui em casa as roupas são "promovidas"😂. De roupa de sair pra roupa de ficar em casa. De roupa de ficar em casa pra roupa de dormir. De roupa de dormir pra pano de chão.
Eu separo minhas roupas Roupas leves, roupas de pijama, bermudas e calças, qualidade tipo 1 para sair, tipo 2 para andar no meu bairro e tipo 3 em casa; Fora os casacos, blusa de manga e roupas sociais.
Quem quer uma roupa pra durar 10 anos???? Há sempre alguém pra herdar as roupas usadas. Sem falar nos brechós, que começaram a aparecer nos bairros nobres. Quem quiser roupas pra usar até morrer, invista em peças caríssimas. Porém, enjoa do mesmo jeito...
Chega um momento que a gente se depara com o guarda roupas e se pergunta: pra quê tanta coisa ? Hoje, customizar, comprar em brechós, pensar no custo benefício virou mania.
Eu não falo isso a muitos anos 😢 tenho poucas roupas , sem dinheiro para adquirir mais e isso também é um problema ter poucas roupas também nso não é nada legal .
Eu era uma pessoa que fazia a separação de "roupas de casa" "roupas de sair" e meu armário vivia lotado de coisas que nunca usava, por esperar a oportunidade certa pra usar. Chegou um dia que simplesmente cansei, e agora roupa pra mim é só roupa literalmente, sem essa divisão. Me vejo usando o que sempre quis utilizar e percebi que depois disso não precisei mais ficar comprando, afinal com a unificação das peças, a gente se dá conta do tanto de coisa que tem. Façam e experimentem por vocês mesmos, é libertador. Agora eu só compro se alguma peça estiver extremamente desgastada, meu bolso também agradece!
Cresci num bairro agradável com um lindo rio cheio de peixes e até queda d'água. Uma fábrica da Trifil se instalou lá e logo os peixes morreram, o rio ficou escuro, com um fedor insuportável e até as árvores próximas às margens dele morreram.
Interessante é que pra isso as rigorosíssimas leis ambientais não funcionam. Mas se o cidadão cortar uma árvore no próprio seu quintal pode ser denunciado e responder a um processo pesado. Cavar poço artesiano então, virou crime grave. Mas essas fábricas NINGUÉM fiscaliza. Muito dinheiro, corrupção e gente da pior espécie com poder de mando no país dá nisso.
Na verdade, nenhuma roupa minha se acabou rápido com uso constante, mesmo as mais recentes. Quando muito, alguma coisa se desbotou um pouco, ou uma peça usada constantemente por mais de 8 anos furou por estar puída. Mas roupas velhas que ficaram puídas e furadas apenas passam a ser usadas como trajes esportivos, pijamas ou roupas para estudar. As únicas diferenças entre mim e um mendigo são a moradia, a alimentação e a desnecessidade de mendigar,
Tenho jeans da Zara que comprei ha mais de 20 anos e está impecável. A qualidade era ótima, agora todas as roupas estão com qualidade duvidosa, até as marcas mais caras, vc compra e não dura muito não.
Ainda bem que tenho as minhas há anos! Só compro mesmo sapatos e roupa íntima! Sapato também tem que ter qualidade pra mim, porque meu pé é chatooooooo! 😁
Eu ia falar isso, antigamente (Por 2010 pelo menos) as calças da Zara eram sinonimo de durar para a vida, agora eles fazem calças com tecido tão meia boca em comparação a o que era antigamente e o pior? Continua cara kkkkkkkk
Não só roupa. Tudo está mais ordinário. De mochila à cueca. As de marca caíram muito a qualidade. Odeio jeans com elastano. A calça sede muito e não dura nada. Não fabricam mais jeans 100% algodão.
@@tadeunovaTambém odeio elastano, no calor não dá pra usar não, esquenta demais. Realmente, hoje em dia é a coisa mais difícil achar um bom jeans. Se paga caro e a qualidade deixa muito a desejar.
não compro roupas com a "melhor" qualidade mas compro umas 2 a 3 peças por ano e já cheguei a levar mais de 3 anos sem comprar roupa nova, e vou doando sempre que possível.
Desculpe mas três anos sem comprar roupas ! Caramba!!! Mas você homem né kkkk Para mulher isso é quase impossível e olha que sou econômica, não saio por aí gastando a toa.
@@alineq3672 Eu sou mulher e quando comprava roupas mais caras, duravam anos. Agora a qualidade das roupas decaiu muito, são feitas pra estragar rápido
Amei o seu vídeo! Sempre fui contra a propaganda: "renove seu guarda-roupa". Tenho roupas de 40 anos, blusas que eu tricotei há mais de 40 anos, conservadíssimas. Inclusive se for o caso de doar, a doação deve ser feita para uma instituição séria. Pessoas andarilhas, usam um dia e no dia seguinte saem descartando aquela roupa que você fez com tanto carinho. Essa propaganda é consumista. Há tecidos antigos que não há mais! Parabéns moço e obrigada.
Até meados da década de 1980, muita gente morria de frio, pois cobertores e roupas eram muito caros. Minha roupa toda cabia numa pequena caixa. Época muito difícil.
Eu tenho roupas com mais de 30 anos que uso até hoje. É muito importante conhecer tecidos e acabamentos das peças. Não compro roupas caras, mas cuido muito nas lavagens e na forma de guardar. Também faço muita customização das peças. Transformo camisas do marido em chamise, blusas em vestidos. Faço pequenos reparos e as transformo novamente. Já iniciei a comprar em brechós.
Antigamente, as roupas infantis ficavam dos mais velhos para os irmãos mais novos. Aqui em casa era assim. Éramos pobres, mas a roupa tinha herdeiros. 😊
Aqui continua, guardo a maioria das roupas do meu filho mais velho para o caçula, depois ainda vai para o meu sobrinho e minha irmã doa qdo não serve mais para ele.
Aqui em casa ainda fazemos isso, depois o que não cabe nos irmãos, nós repassamos para outros familiares, amigas e para doações. Nunca jogamos roupas no lixo, tem sempre alguém precisando delas. ❤
Eu cheguei a pensar em fazer na minha igreja um baú comunitário de roupas infantis e de gestantes. Onde todos poderiam usar e devolver depois, acrescentando peças novas. Seria uma boa ideia para ajudar o próximo e reduzir o impacto ambiental.
Até o berço em que eu dormia quando era bebê foi repassado para outros bebês depois que eu cresci o suficiente para dormir em uma cama. Quando esses bebês cresciam, o berço sempre voltava para a minha casa (minha e dos meus pais).
Estou comprando cada vez menos roupas q já tenho suficiente e não compro roupas descartáveis....tem umas só de olhar a roupa é ruim . Só compro nas lojas q gosto de ver e experimentar e levar.As q não uso faço doação. doação.
O meu pai trabalhou anos em fábrica têxteis e teve problema no pulmão, porque o pó do tecido é tao fino que nem imaginava.Morreu com problemas no pulmão em 2013.Depois de anos foi que descobrimos.
No tronco de árvores existe um fungo que se aloja nos pulmões. Nos tecidos na fase de produção deve ser mais intensificado isto. Ainda mais que tem outros adicionais químicos utilizados.
Como profissional que trabalha na área a mais de 20 anos, posso dizer que a cada ano que passa os tecidos estão piores... principalmente se for importado da China... A composição na etiqueta é a mesma, mais o tecido tem cada vez mais poliéster ( plástico) na sua composição. As vezes parece que estou cortado uma garrafa pet 😅
No momento eu nao tenho grana, sou classe baixa, mas o dia que eu ganhar um pouco melhor do que estou atualmente (🙏), vou adquirir minhas roupas o máximo que conseguir apenas de artesãos. Vejo muitas costureiras e crocheteiras no RUclips que fabricam peças de roupas lindissimas!!!! A minha irmã mais velha é artesã, ela faz bolsas e são maravilhosas, muito lindas mesmo. Espero muito poder melhorar a minha condição de vida para poder valorizar essas pessoas que fazem um trabalho tão lindo e que quase não são reconhecidas por isso...
Há tempos que eles usam produtos importados. Achei que ele foi infeliz em só destacar a Shein, Zara e H&M e as demais? Parece que teve um certo direcionamento.
@@tarsislepore O criador do vídeo pode ter limitado os exemplos para manter o vídeo mais enxuto e para evitar usar exemplos que não sejam familiares para o grande público.
Eu mesma trabalhei muitos anos como balconista, (assim eram chamadas as vendedoras de lojas antigamente,) nunca usei roupas de marca ou da moda. Uso as minhas roupas até fazer buraquinhos. kkkk
O problema tb é que a grande maioria da população (pelo menos no Brasil), não tem condição financeira de comprar roupas melhores como a insider. A maioria compra o que dá pra comprar.
Além de muito caras,não tem muitas opções,todas são parecidas e nem veste bem a maioria das pessoas,tenho peças muito boas da shein que não deformaram e vou usar muito.
Será que Ele não sabe que 70% (aproximadamente) do que separamos e enviamos para "reciclagem", no mundo, também não são recicladas? E vão parar em Países paupérrimos, que aceitam o lixo em troca de dinheiro? Ora Amigo Cientista e YT, adoro o seu trabalho. Mas esse seu vídeo, por acaso, foi feito por encomenda da Insider? Suspeito que sim, mas não tenho como provar. Então, cada um que julgue por si só
Eu nunca comprei em lojas chinesas da internet, mas sei que tenho algumas, pois as lojas brasileiras compram desses sites. A primeira vez que fui aos EUA, comprei várias roupas baratas e depois vi que não duravam nada, agora só compro em brechós por lá. A minha mãe era costureira e faleceu há dois meses, vou reformar as roupas antigas dela, confeccionadas por ela e em tecidos de verdade. Eu também costuro e faço muitas das roupas que eu uso. Tenho um blazer lindo que a minha mãe fez em 1987.
Eu também nunca comprei nas lojas chinesas, mas também tenho compradas aqui mesmo, mas gosto de comprar roupa de algodão e de fabricadas aqui, tô sempre de olho nas etiquetas, e não acompanho esse frenesi da moda, minhas roupas duram anos, cuido muito bem porque custa caro
Eu nunca olhei tanto etiquetas como faço hoje. Quero garantir que é fabricação BRASILEIRA e tecidos que não viram lixo com rapidez! Também costuro para mim mesma e customizo minhas roupas antigas que gosto muito, dessas não me desfaço.
Eu tbm dou prioridade a fabricação brasileira, como sou da área da moda, sei como funciona e este vídeo é a pura realidade. A produção de moda no Brasil não é perfeito, mas as leis trabalhistas ainda barram um pouco a escravidão. E as roupas de qualidade duram muito mais.
Eu tbm dou prioridade a fabricação brasileira, como sou da área da moda, sei como funciona e este vídeo é a pura realidade. A produção de moda no Brasil não é perfeito, mas as leis trabalhistas ainda barram um pouco a escravidão. E as roupas de qualidade duram muito mais.
Eu trabalho em uma fábrica de jeans aqui da minha cidade aonde eu não tenho direitos trabalhistas, eu recebo por diária e quando tem feriados gera um grande rombo no final do mês... Eu uso a máquina Interlock e ela solta pequenas partículas a cada peça por conta da faca nela. Aí eu comecei a usar máscara e senti uma melhora, sem contar os acidentes que pode ocorrer por conta da agulha e tals.
Espero que você consiga um emprego melhor. Tenta auxiliar de logística em alguma empresa de e-commerce, é difícil e braçal também, mas por um tempo dá para guardar algum dinheiro, pelo menos segue a CLT.
O uso dos tecidos me preocupa, eu compro roupas em brechós e faço as mudanças que preciso. E uso retalhos que iriam para o lixo para fazer meus artesanatos. O resíduo de tecidos me preocupa.
Eu também afinal não tenho dinheiro pra comprar as roupas da insider, no brecho, vc encontra roupas de qualidade e com 30 reais sai com várias sacolas cheias, um bom brecho não vende roupas rasgadas nem desbotadas e algumas ainda tem a etiqueta da loja, fugir do poliéster é meio difícil mas eu sempre procuro evitá-lo
Isso acontece também com moveis e eletrodomésticos.Minha avó tem uma geladeira daquelas vermelhar q funciona ate hoje,eu nasci há mais de 30 anos atrás e ela ja tinha a geladeira.hoje com mto custo elas nao duram mais de 10 anos sem dar algum problema.Assim como as tvs,maquinas de lavar,parece q ja sao feitas pra durarem pouco tempo.
Por isso, deixei meu preconceito de lado e comecei a comprar em brechós, jeans de qualidade, só antigamente! Virou uma paixão e contribuo com o planeta, hoje, abri meu brechó para incentivar a moda sustentável!
Sim. Gostaria de saber tbm o que fazer com uma camiseta insider quando fica velha, desgastada. Meu esposo tem várias camisetas insider e as que ele comprou a uns 2 anos estão bem desgastadas, perdeu a elasticidade em algumas partes. Como descartar? Eles recolhem, tem algum caminho p essa camiseta ao final do ciclo?
@sumartins5812 dois anos? Nossa tão pouco. Pensei que durava mais. Seria uma boa a Insider recolher essas camisetas usadas para dar um destino correto.
Não só as roupas estão diminuindo a qualidade mas as roupas de banho e cama. Aqui em casa as roupas são compradas de forma consciente e não porque estão na moda. Eu tenho roupas que passam de 10 anos porque cuido muito.
A reviravolta é que o fio de overloque, que faz o acabamento, é de poliéster. Na etiqueta tem a composição do tecido, não da linha (linha de poliéster desfia menos no passar da máquina). É impossível não usar plástico hoje em dia, mas tudo o que você falou é verdade, a solução é reutilizar, sempre dar fim de utilidade as roupas
bem, assistindo esse video, chego à conclusão de que devemos voltar a usar sacos de algodão para fazer nossas roupas. voltar a usar folhas e flores para decorar. então..... bem, eu só compro roupa se preciso e nunca segui a moda. então, minhas roupas duram 30, 40 anos e, ainda consigo doar o que não me serve mais.
@@mk213gja2sfcDepende, as roupas estão com qualidade ruim mesmo, pensando no lado de quem está usando, se desse pra produzir uma peça de maior qualidade, melhor toque e que ainda não sujasse tanto o meio ambiente seria o ideal né? Enfim, entendo o seu ponto tbm, realmente, essa agenda é UÓ, pq consegue transformar algo que deveria ser bom em ruim e ainda tem a hipocrisia de fazer as coisas mais poluentes e colocar a culpa na gente 🤡
O que acho incrível é que tenho alguns blusões de lã que comprei ainda na adolescência e me servem muito bem e uso até hoje, sem parecer que tem mais de 20 anos. Mas não tenho muita certeza se conseguiria comprar uma peça dessa mesma qualidade nos dias de hoje...
Muito bom, mas enquanto a insider cobrar R$200,00 em uma camiseta, serei obrigado a comprar na shein, afinal, não da pra usar a mesma roupa todos os dias, o ano inteiro.
Por isso que prefiro mandar fazer minhas roupas. Quando parar de usar suas roupas doem, vendam ou leve aos brechós. Temos que fazer esse giro com as roupas, assim, evitando maiores problemas.
Nunca fui escrava da moda e não sou de comprar roupas com frequência. E nunca comprei de nenhuma das empresas citadas. Muito bom o seu trabalho. Obrigada.
Já parou para pensar que os que mais criminalizam os puns das vacas são os que mais contribuem com a poluição do meio ambiente por meio de seus carros, jatinhos (greta e demais representantes) e a industria da moda?
Minha mãe fazia minhas roupas. A gente achava estampas de algodão lindas! Eu prefiro tudo de algodão. Muito difícil de achar. Tive roupas lindas, feitas pela minha mãe. Ela comprava os tecidos nas Pernambucanas, desenhava e fazia. Eu nem tinha muita paciência de provar (ainda não tenho). Mas, era ela uma estilista. E ainda bordava minhas roupas. Detesto ir à lojas. Estou com preguiça de ir ao shopping na cidade vizinha pra comprar um tênis, no qual possa usar a palmilha para metatarsalgia. E nunca liguei pra moda. Uso o que é confortável.
Na Shein tem muitas roupas 100% algodão, linho, viscose...e vc pode comprar tudo pela internet, só toma cuidado, porque como dito no vídeo, são várias coleções por ano, levando ao consumo desenfreado e ainda tem um sistema de pontos, cupons...p te prender ao aplicativo.
E olha que a insider não é tão cara quanto certas grifes. Tem uma outra marca, a Narooma, que parece ser mais sustentável ainda que ela e tem preços parecidos. Eu nunca comprei de nenhuma delas, mas como sei que os produtos são feitos com insumos certificados, os trabalhadores desde o cultivo à costura são bem pagos e a produção é planejada pra reduzir perdas, o preço está certo. Parece caro porque estamos acostumados a comprar roupas que vêm com sangue de trabalhador explorado e água que foi tirada de bocas sedentas. Não existe mágica, se quer comprar responsavelmente economize um pouco e compre menos roupa com mais qualidade e, de novo, não tô falando de grifes com coleções de Fashion Weeks.
@@brasiliadfcjcom todos os argumentos que ele expõe antes de falar da marca o seu veredito ainda é simplório assim? Óbvio que todo produtor gosta de patrocínio, mas pelo menos é uma marca com certos princípios.
@@brasiliadfcj o que RAIOS tem a ver ele morar na Austrália (que foi mobilidade pela universidade PÚBLICA UFMG)... tem gente q não perde por falar bobagem!!! E outra, os custos de produção e execução do canal não caem do céu não, fazer uma propaganda e ser patrocinado é mais do que necessário... não sei se vc sabe mas tudo na vida é pago!!! Absorva o conteúdo e atente-se para o que realmente importa...
Infelizmente os melhores e duraveis são mais caras. Mas hoje se vc comprar peça coringas no guarda roupa que são duraveis, vale mais a pena. Pq vc vai tê-las por varios anos. Mas eu não to falando dessa marca em si. Mas falo das peças duráveis. Meu conselho: descubra primeiro seu estilo. Isso vai fazer vc a não comprar coisas que não combinam com vc. Depois pesquise quais são a peças chaves do seu estilo. Ai se vc gosta de seguir tendencias, compre algumas peças da coleçao nas lojas de departamento mesmo, pq vc não vai usar por muito tempo mesmo. Mas suas roupas coringas compre melhores. Vale muito a pena. Outra tome cuidado com as peças. Leia as etiquetas de como elas são lavadas. Se a peça requer certos cuidados e vc não pode fazer, tipo lavar a mão, por exemplo. Evite comprar. Se vc tem uma vida corrida e nao tem muito tempo, compre peças que podem ser lavadas máquina. Isso ajuda a vc não comprar uma peça que pouco vc vai usar. E que vc vai conseguir conservá-las por mais tempo. Normalmente roupas não são urgencia na vida de uma pessoa. Então, vc tem tempo pra escolher uma boa peça e pensar se ela vai combinar com seu guarda roupa. São pequenas considerações que se vc fizer, dificilmente vc vai comprar uma peça que não vai usar pq é ruim pra lavar, que vai durar pouco ou que não tem combina com seu estilo.
Só quem estuda sobre o assunto e trabalha com a moda sabe que é a pura verdade esse vídeo. Que Deus o proteja porque os sem noção vão querer te eliminar .
Não é só Shein e Shopee, não. Tem calça barata nas BRs também como C&A, Besni, etc, que também não duram mais do que duas lavagens… enchem de bolinha e logo rasgam. Pra mim, todas essas lojas aí são uma máfia só.
Shein não tenho que reclamar roupas alto qualidade não fosse chinesa hoje não teria roupas de rica renovei guarda-roupas aí no Brasil que dor de cabeça com sapatos rasgou, descolou inteira sola também descamou, roupas que rasgou ,desfiou, desbotou
@@reginatrindade3543 É isso aí....Só os mais atentos perceberam...😏 É a trend....explorar o lado negativo/ ecológico da concorrência, misturar com certas inverdades para justificar/relacionar os preços deles, (altos) com qualidade...
Comecei a trabalhar em uma loja de uma indústria brasileira que se importa muito com questões ambientais, então quando comecei a ganhar dinheiro eu comecei a olhar para isso e pela facilidade sempre comprei lá. Hoje eu compro em brechó e esses dias até troquei umas peças por outras e achei ótimo, não pretendo voltar a comprar em lojas normais a menos que seja peças específicas.
Tudo isso, sem considerar a química cada vez mais pesada do sabão (pó ou líquido) e amaciante, indo direto para o esgoto. Acho que vale um vídeo a parte.
Você sabe aquela sujeirinha que saí da máquina de lavar roupa, é amaciante que acumulado na bacia da máquina pelo lado de dentro, não uso mais essa porcaria!
Eu compro na SHEIN e faço as roupas durarem, mas é aquele cuidado de lavagem p não danificar uma roupa que já é frágil. O que percebo mais são calçados pois caminho muito. Um tênis de fast fashion tem que ser jogado fora em menos de um ano e isso é um problema pq o barato sai realmente caro, as solas desgastam fácil e furam. Então no caso de tênis resolvi comprar de marca mesmo. Paguei caro e não me arrependi, provavelmente durarão até eu morrer. Dois de caminhada e corrida que tenho estão gastos onde devem ser, já estão acomodados ao meu pé e continuam guerreiros e inteiros, não me deixaram na mão nos piores terrenos que já andei e debaixo de chuva e neve.
Compro bem pouca roupa, uso até rasgar. E sei do impactos ambiental, hoje tenho muita consciência desse impacto. Procuro comprar roupas de qualidade e ter poucas peças. Hoje o maior impacto são as indústrias , acredito q são elas q devem começar a mudança para o impacto do lixo ambiental
Tenho camisetas da INSIDER e elas são boas mesmo. São exatamente como você falou. Mas eles ainda não fazem calças jeans, e nem sei se algum dia farão. Vídeo muito bom, bem explicativo. 🙂
@@NathVelasch Não chega a custar 200 reais, mas mesmo assim vc tem razão em achar q é cara. Mas se vc quer uma coisa boa mesmo, que dure bastante, que é muito confortável, com tecnologia de dissipação de suor e calor, e anti bacteriana e q não precisa passar e não desbota, acho que é justo pagar um pouco mais caro por uma camiseta que vai durar várioos anos e parecer sempre como nova não é mesmo? 🙂
Uso as roupas por muito tempo e sou seletiva ao comprar. Evito certas ofertas mágicas. Muitas das empresas desse grupo trabalham com mão de obra escrava. Trabalhei com moda e aqui mesmo no Brasil temos muitos casos. Gosto de comprar o tecido e fazer minhas roupas, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó.
E com certeza as grandes marcas estão morrendo de despeito,e quanto a exploração sempre ouve inclusive nas grandes empresas de grandes marcas. Sucesso a quem pensa em todos e não apenas em quem tem muito para gastar
Cara, eu estava a anos sem comprar roupas. Aí essa semana me dei conta que precisava. Cogitei muito a Insider, pelo motivo do vídeo e pela qualidade (eu tenho uma undershirt deles, aprovo), mas simplesmente pelo preço não dá. Não tenho condições. Mesmo as roupas de algodão comuns duram anos comigo. A minha parte é não seguir “coleções” e fazer as roupas durarem. E passo a usar as mais velinhas em casa ou até faço doação. Descarte só quando não é utilizável .
Eu estou chocada, não sabia disso mas, fico aliviada por não comprar roupas com frequência, raramente compro , tenho roupas ainda de quando era solteira e uso. Seu esclarecimento é de muita utilidade
Fale sobre o descarte das embalagens...o Brasil só recicla 2% do lixo produzido. Toda vez que entro no supermercado dou aquela olhada geral e penso: "Meu Deus, isso tudo vai virar lixo!!!"
Amiga, se você visse o que brasileiros resgatam nos dumpsters americanos, vai ficar de queixo caído. Os EUA deixa o Brasil no chinelo em descartes e reciclagem, não é a toa que os EUA são os maiores poluidores do meio ambiente. Dá uma olhadinha aqui no RUclips famílias brasileiras que fazem dumpsters nos EUA, são muitas.
E as embalagens de way dentre outras,deveriam investir em allgo que possa ser reaproveitável. Os potes de margarina poderiam ser como as de sorvete. Vejo que muitas pessoas estão trocando pelas de vidros....porém essas são mais caras.. As de plástico são descartáveis, quebram facilmente.
O Brasileiro precisa parar de de produzir lixo tbm, quando for no supermercado trazer o mínimo de sacolas plástica, quando for na padaria levar a sua própria sacola etc...
Olá Ciência!! 🙋🏻♀️🧪🔭 Já tenho visto a tempo lojas cada vez mais lotadas em mercadorias sem qualidade. Roupas e roupas sem corte, sem acabamento, e sem qualidade nenhuma! São atraentes pela diversidade de cores, como as cores tendências de cada estação , oque chama a atenção, mas sem qualidade e resistência. Nesse caso, o barato realmente sai caro! Obrigada Lucas pelas informações de qualidade!!🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Concordo plenamente, mas eu trabalho em uma das lojas fast fashion 😢 A loja que trabalho tem metas para redução de impacto no meio ambiente e progressivamente está atingindo essas metas.
Se eu fosse comparar o quanto eu gastei com roupas descartáveis poderia ter um guarda roupas básico fashion e com poucas roupas caras e chiques ...modinhas são bregas e zero qualidade
Eu uso roupas de brechó, sou bem desencanada com a moda. Além de economizar, é uma forma de sustentabilidade e de evitar consumismo. No Brechó, vc encontra várias peças incríveis e de boa qualidade. Uma sugestão para a diminuição dos impactos ambientais, seria o aumento de locais que fizessem a reciclagem de tecidos. E as lojas de roupas tbm poderiam dar descontos para quem fizesse doação de roupas usadas. Essas ideias seriam maneiras de evitar consumismo, desperdício e poluição do meio ambiente.
Este é um dos melhores canais (se não o melhor) de Ciência em língua portuguesa! Cada vídeo é uma aula muito bem dada, com vocabulário que qualquer pessoa entende.
Aqui na Itália saiu uma matéria que fizeram um estudo que as roupas da Shein estão interferindo com os hormônios do nosso corpo, sobretudo com a tiroide, podemos perceber quanta quimica tem nas roupas produzidas por eles.
Já tenho essa consciência há muito tempo. Minhas roupas costumam durar de 5 a 10 anos, são roupas de qualidade. Belo vídeo! Insider deve ser boa, mas não cabe no bolso de muita gente. Ainda não experimentei.
Eu já vi uma marca que tem uma política de sustentabilidade bem rígida que envolve cultivo orgânico de pequenos produtores, costureiras de pequenas comunidades e produção com corantes biodegradáveis e redução máxima de perdas de corte. Eu nunca comprei pq a parte masculina é mais reduzida e a modelagem não me agradou na época, chama Narooma. Enfim, o importante acho que é procurar roupas produzidas mais perto de nós e que sejam orgânicas ou cuja cadeia produtiva seja minimamente responsável, com vistas à sustentabilidade socioambiental.
Vejo como ótima opção os brechós, principalmente porque grande parte das roupas são de ótima qualidade (por isso conseguiriam passar por gerações). Infelizmente cade vez mais vemos tecidos sintéticos no mercado, eu por exemplo tenho dificuldade em achar peças 100% algodão ou linho, pois na maioria das vezes estão misturadas com outra coisa.
Fast food eu conhecia, fast fashion é novidade, mas pensando bem todas as calças que comprei na C&A, Taco, Renner e até na Zara (duraram muito mais que as citadas) rasgaram com 1 ano ou menos, unica marca que tenho várias calças e duram até hoje (década) se chama Levi´s.
De fato as roupas da Renner são quase descartáveis, algumas encolhem, esticam após algumas lavagens. Quase todas são provenientes da China. Na Marisa também, as roupas são "one- way" 👎
11 месяцев назад+7
Queria ter grana para comprar calças da Levi's e da Wrangler, curto muito o desenho delas. Pena que são muito caras.
Parabéns pelo vídeo, muito bom! A única coisa que discordo é sobre o algodão, ninguém irriga algodão na sua produção, essa "irrigação" na verdade se chama: CHUVA. São necessários 1200mm (=1200L) de chuva para o bom desenvolvimento do algodão. Então dizer que o algodão é ruim, pois é gasto muita água no processo é uma inverdade, já que grande parte dessa água vem da chuva, o que não muda nada na balança climática.
O que vai interferir é o fato de uma plantação de algodão está ocupando o lugar onde poderia ter sido plantada outra cultura. No demais, deixa a natureza fazer a parte dela, depois a gente só colhe...
Nem sempre o preço indica que é fast fashion ou não, existem marcas caras que produzem quase como a zara, e custam o dobro, ou triplo, e dizem que são ecológicas. O melhor é comprar produtos nacionais em vez de importadas. Aí no Brasil há uma marca produzida nacionalmente e com qualidade, a Corte in Brasil, por exemplo…
Foi o que eu pensei... As vezes é mais cara porque a loja compra a baixo custo e vende o olho da cara... O ideal é comprar em brechós, inclusive recomendo, brechó é vida
Lucrécio, acho que faltou falar sobre um ponto que, no meu ponto de vista, é importante: As fibras sintéticas realmente perdem feio pra tecidos como modal para deixar transpirar e refrescar. Mas no tempo frio, como no sul do Brasil, a fibra sintética acaba sendo uma forma barata de obter uma proteção mínima no inverno. Claro que existem fibras naturais que ajudam a esquentar, como a lã, o cashemir (não sei como escreve), mas geralmente você não encontra roupas 100% de fibra natural e essas fibras encarecem o preço. Assim, o nylon, a poliamida, o polyester e outros acabam sendo muito comuns nas roupas de frio. Mas quais seriam as opções de fibras sustentáveis para roupas que precisam ser mais "quentes"?
Já dei o meu like, daria mil. Quanto à prática de lavar as roupas o menos possível já faço há muito tempo, além disso eu adotei a prática do reuso pois compro roupas em bazar, não só pensando na economia financeira, mas também pelo bem do planeta. As próximas gerações agradecem.
Trabalhei muitos anos na indústria textil como costureira; não uso jeans pq desenvolvi alergia e sempre procurei comprar roupas de qualidade sem olhar muito pra tendência de moda senão a gente enlouquece. Ensinei a meus filhos esse costume e aqui em casa usamos ate nao conseguir mais. Se fica apertado ou enjoa de usar fazemos doações (mas ai esbarra nas pessoas em condições de rua ou sub-humanas, que eu nao está ao meu alcance resolver); de resto, usamos até nao ter mais como, fora o que faço de pano de chão, pano de uso geral, pra secar o carro... Hj sou professora e falo aos pais pra mandarem as crianças com roupa de casa mesmo, desde que estejam limpas. E algumas maes aproveitam as reuniões de pais pra levarem as roupas que nao servem mais nos filhso pra doar para os de situação mais vulnerável.
Uma das marcas que eu sei que têm uma grande responsabilidade em evitar os danos ambientais e sociais na produção de jeans e suas peças é a Levi's - além deles fabricarem a melhor calça jeans. Se puderem, busquem e prefiram Levi's ou marcas com responsabilidade socioambiental
Parabéns pelo vídeo. Uma sugestão de um tema que acho interessante: a contaminação em humanos por químicos provindos de produtos diários como os cosméticos, produtos de beleza e produtos de limpeza. Eu trabalhei com a Amanda e o Bruno do zoomundo e acho muito legal o trabalho de vocês. Acho que já tem bastante artigo falando de maquiagem e do alumínio dos desodorantes mas pouco sobre shampoos, sabonete, pasta de dente, etc. Em alimentos já tem bastante coisa tbm sobre agrotóxicos, microplásticos, conservantes...
Comprei uma calça da riachuelo em novembro por 160 reais, a calça desbotou e se encolheu em quase metade do tamanho a ponto de os pelinhos da perna sairem pra fora de tão apertada a calça. Nunca me senti tão lesado e envergonhado por usar uma calça tão apertada Essa semana comprei uma calça da Levi’s em promoção de 450 por 259 reais, eles estão com queima de estoque… a qualidade é muito superior ! Super recomendo e acredito que essa calça vai durar anos pela qualidade do tecido e pelo peso dela. Roupas eu jogo no lixo sim, mas não dentro. Eu penduro na lixeira dentro de uma sacola pra que outra pessoa com menos condições que eu possa dar utilidade pra essa roupa que não me serve mais.
Concordo. 100%. Eu tenho vários jeans bons de pelo menos uns 7 anos. Inclusive vestem bem. Hoje tem esses com cintura muito alta, e não fica bem em mim.
@@lenon4065 Exato! Estava adorando a explicação dele, pensando até que a matéria desse vídeo serviria para um trabalho de faculdade etc... Ao final, fiquei decepcionada com a revelação 🤨
Engraçado que a Zara no Brasil era considerada de "marca" 🫠 (já comprei roupas de lá há 10 anos e eu ainda uso elas e estão em perfeito estado kk, talvez também dependa da pessoa, a forma que usa e lava e de quem não liga pra seguir o que está na moda?)
Eu não carrego essa culpa. Minhas três calças jeans tem uns 10 anos de uso. Minha última camisa, comprei há três anos. Minhas camisas sociais de trabalho, tem uns 8 anos. Tenho muito ciúmes das minhas roupas. Não pago caro pelas roupas. As roupas da insider são caras. Fora da minha realidade.
Verdade. Compro umas 3 camisetas dessa marca por ano, porque tenho um familiar que precisa usar roupas que protejam na questão do suor. Mas são bem caras.
Alô Insider, já vou dar o papo hein…. Já vi sua propaganda em milhares de lugares, mas foi a primeira vez que me impactou… invistam mais nesse canal… muito phoda
Você conhecia esse problema do fast-fashion? Me conte nos comentários!
👉Dê um passo em direção à sustentabilidade com a Insider: www.insiderstore.com.br/OlaCiencia
Cupom OLACIENCIA12 para 12% de desconto!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Artigo sobre os impactos do fast fashion: www.nature.com/articles/s43017-020-0039-9).
Artigo sobre os impactos do fast fashion na qualidade da água: www.mdpi.com/2073-4441/14/7/1073
Artigos sobre os impactos do denim: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9909807/#ref42
e pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acs.estlett.0c00498?casa_token=oN5maBKSfQsAAAAA%3Ae8L0_s0yT4ZjcOsjFLE-RPYlAVII730vsSS8hltjx1sHqdeRPnc3o1_eeFGhVgr-muF6SkP5y5bdpMdt
Relatos sobre os impactos do denim em Bangladesh: edition.cnn.com/style/article/dyeing-pollution-fashion-intl-hnk-dst-sept/index.html
Publicações sobre o impacto da indústria da moda da Ellen Macarthur Foundation: www.ellenmacarthurfoundation.org/topics/fashion/overview
Publicações sobre o impacto da indústria da moda da CBINSIGHTS: www.cbinsights.com/research/fashion-sustainable-technology/?campaignid=15758797084&adgroupid=135389753487&adid=572656651898&PAID_2023_GOOGLE_DYNAMIC_RESEARCH&hsa_tgt=dsa-393993048853&hsa_grp=135389753487&hsa_src=g&hsa_net=adwords&hsa_mt=&hsa_ver=3&hsa_ad=572656651898&hsa_acc=5728918340&hsa_kw=&hsa_cam=15758797084&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw-pyqBhDmARIsAKd9XINcmqH_lNwP59MXcBqAfpnWHRaRYcicV2zWHP4RkClr60iW2YAM-pgaAgZREALw_wcB
Publicações sobre o impacto da indústria da moda da World Resources Institute: www.wri.org/insights/apparel-industrys-environmental-impact-6-graphics
Artigo sobre sustentabilidade na indústria da moda: pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/msom.2021.1054
Matéria sobre o cemitério de roupas no deserto do Atacama, no Chile:
www.bbc.com/portuguese/internacional-60144656
Estratégia User-Generated Content SHEIN: itechnolabs.ca/shein-clothing-an-ultimate-marketing-strategy-behind-the-billion-dollars-company/#:~:text=Shein's%20approach%20to%20customer%20service,of%20community%20among%20the%20audience. e www.researchgate.net/publication/367069346_The_impact_of_user-generated_content_in_the_fashion_industry_A_case_study_of_SHEIN_and_PrettyLittleThing
Shein quer abrir capital na bolsa americana: www.infomoney.com.br/business/shein-quer-ser-avaliada-em-ate-us-90-bilhoes-para-fazer-ipo-nos-eua-dizem-fontes/
Sim.
A maioria dos brasileiros não estão dispostos a pagar mais de 10% do salário mínimo em uma simples camiseta. E achei que o vídeo foi desonesto em não avisar no início que se tratava de uma propaganda, já que o assunto do vídeo se relaciona totalmente com o produto anunciado.
Concordo completamente. Deixei de ser membro por isso. E é pena que isso tenha acontecido justamente com um produto cheio de problemas como é o tal modal da empresa. É só procurar no reclame aqui.
Bla Bla Bla. Por trás desse canal sempre houve um marketing sutil de certas indústrias, dessa vez foi descarado.
🌍👎
Aqui em casa as roupas são "promovidas"😂. De roupa de sair pra roupa de ficar em casa. De roupa de ficar em casa pra roupa de dormir. De roupa de dormir pra pano de chão.
Amei,kkkkkk
Eu separo minhas roupas
Roupas leves, roupas de pijama, bermudas e calças, qualidade tipo 1 para sair, tipo 2 para andar no meu bairro e tipo 3 em casa; Fora os casacos, blusa de manga e roupas sociais.
As minhas tbem são promovidas kkkk
Aqui em casa também promovemos as roupas
e as que não são promovidas são doadas.
Quem quer uma roupa pra durar 10 anos???? Há sempre alguém pra herdar as roupas usadas. Sem falar nos brechós, que começaram a aparecer nos bairros nobres.
Quem quiser roupas pra usar até morrer, invista em peças caríssimas. Porém, enjoa do mesmo jeito...
Chega um momento que a gente se depara com o guarda roupas e se pergunta: pra quê tanta coisa ? Hoje, customizar, comprar em brechós, pensar no custo benefício virou mania.
Estou fazendo essa transição. Não estou comprando nada, usando o que já comprei, doando o que não uso mais e minha neta é um armário cápsula.
Eu não falo isso a muitos anos 😢 tenho poucas roupas , sem dinheiro para adquirir mais e isso também é um problema ter poucas roupas também nso não é nada legal .
Sou assim.
E o faturamento dos capitalistas ? Capitalismo , tão propalado , e isso aí !
O pior é que agora os brechós estão com preços de roupa nova.
Eu tenho roupas que atravessam décadas… sem qualquer problema. A moda vai e volta. Fico à espera. 😊
Eu era uma pessoa que fazia a separação de "roupas de casa" "roupas de sair" e meu armário vivia lotado de coisas que nunca usava, por esperar a oportunidade certa pra usar. Chegou um dia que simplesmente cansei, e agora roupa pra mim é só roupa literalmente, sem essa divisão. Me vejo usando o que sempre quis utilizar e percebi que depois disso não precisei mais ficar comprando, afinal com a unificação das peças, a gente se dá conta do tanto de coisa que tem. Façam e experimentem por vocês mesmos, é libertador. Agora eu só compro se alguma peça estiver extremamente desgastada, meu bolso também agradece!
Você tem algum sistema de escolha de peças pra ter?
Também faço isso, é libertador
Sou assim tbm
@@LudyKa_ meu é se eu achar bonito, pronto
Pois eu separo, não vou usar meu vestido social de baile pra cozinhar kkkkkkk aliás, meu bolso tb agradece por não fazer isso.
Cresci num bairro agradável com um lindo rio cheio de peixes e até queda d'água. Uma fábrica da Trifil se instalou lá e logo os peixes morreram, o rio ficou escuro, com um fedor insuportável e até as árvores próximas às margens dele morreram.
Muito triste
:/
Itabuna?
Interessante é que pra isso as rigorosíssimas leis ambientais não funcionam. Mas se o cidadão cortar uma árvore no próprio seu quintal pode ser denunciado e responder a um processo pesado. Cavar poço artesiano então, virou crime grave. Mas essas fábricas NINGUÉM fiscaliza. Muito dinheiro, corrupção e gente da pior espécie com poder de mando no país dá nisso.
Que triste
Eu tenho camisetas e blusas de frio em pleno uso com mais de 20 anos. Estão perfeitas e não desbotam, mas... infelizmente as marcas não existem mais.
Na verdade, nenhuma roupa minha se acabou rápido com uso constante, mesmo as mais recentes. Quando muito, alguma coisa se desbotou um pouco, ou uma peça usada constantemente por mais de 8 anos furou por estar puída. Mas roupas velhas que ficaram puídas e furadas apenas passam a ser usadas como trajes esportivos, pijamas ou roupas para estudar. As únicas diferenças entre mim e um mendigo são a moradia, a alimentação e a desnecessidade de mendigar,
Tenho jeans da Zara que comprei ha mais de 20 anos e está impecável. A qualidade era ótima, agora todas as roupas estão com qualidade duvidosa, até as marcas mais caras, vc compra e não dura muito não.
Ainda bem que tenho as minhas há anos! Só compro mesmo sapatos e roupa íntima! Sapato também tem que ter qualidade pra mim, porque meu pé é chatooooooo! 😁
Eu ia falar isso, antigamente (Por 2010 pelo menos) as calças da Zara eram sinonimo de durar para a vida, agora eles fazem calças com tecido tão meia boca em comparação a o que era antigamente e o pior? Continua cara kkkkkkkk
Não só roupa. Tudo está mais ordinário. De mochila à cueca. As de marca caíram muito a qualidade. Odeio jeans com elastano. A calça sede muito e não dura nada. Não fabricam mais jeans 100% algodão.
@@tadeunovaTambém odeio elastano, no calor não dá pra usar não, esquenta demais. Realmente, hoje em dia é a coisa mais difícil achar um bom jeans. Se paga caro e a qualidade deixa muito a desejar.
Tbm tenho uma peça de roupa de mais de 20 anos, da mng, nem existe mais por aqui, mas não consigo me desfazer dela pq ainda está nova.
não compro roupas com a "melhor" qualidade mas compro umas 2 a 3 peças por ano e já cheguei a levar mais de 3 anos sem comprar roupa nova, e vou doando sempre que possível.
To assim
Desculpe mas três anos sem comprar roupas ! Caramba!!! Mas você homem né kkkk
Para mulher isso é quase impossível e olha que sou econômica, não saio por aí gastando a toa.
Eu também só compro o estritamente necessário. Uso peças por anos a fio. Mas quero aprender a comprar ainda melhor.
@@alineq3672eu já fiquei 6 anos sem comprar roupa
@@alineq3672 Eu sou mulher e quando comprava roupas mais caras, duravam anos. Agora a qualidade das roupas decaiu muito, são feitas pra estragar rápido
Amei o seu vídeo! Sempre fui contra a propaganda: "renove seu guarda-roupa". Tenho roupas de 40 anos, blusas que eu tricotei há mais de 40 anos, conservadíssimas. Inclusive se for o caso de doar, a doação deve ser feita para uma instituição séria. Pessoas andarilhas, usam um dia e no dia seguinte saem descartando aquela roupa que você fez com tanto carinho. Essa propaganda é consumista. Há tecidos antigos que não há mais! Parabéns moço e obrigada.
Até meados da década de 1980, muita gente morria de frio, pois cobertores e roupas eram muito caros. Minha roupa toda cabia numa pequena caixa. Época muito difícil.
Sim era dureza . Era caro .
o mais duro é ouvir que era tudo melhor . que nao tinha problema antes... pessoas sensatas como você , nos mostram a realidade (pra quem nao viveu )
Verdade. Em casa a gente usava muita roupa que minha mãe ganhava no trabalho. Foram anos muito dificeis.
Por isso o povo mandava fazer roupa, era mais barato.
resquício da ditadura militar , a direita , ferrava o pobre , época que em certos bairros não tinha nem saneamento básico
Eu tenho roupas com mais de 30 anos que uso até hoje. É muito importante conhecer tecidos e acabamentos das peças. Não compro roupas caras, mas cuido muito nas lavagens e na forma de guardar. Também faço muita customização das peças. Transformo camisas do marido em chamise, blusas em vestidos. Faço pequenos reparos e as transformo novamente. Já iniciei a comprar em brechós.
eu também, várias camisas de algodão
Antigamente, as roupas infantis ficavam dos mais velhos para os irmãos mais novos. Aqui em casa era assim. Éramos pobres, mas a roupa tinha herdeiros. 😊
Aqui continua, guardo a maioria das roupas do meu filho mais velho para o caçula, depois ainda vai para o meu sobrinho e minha irmã doa qdo não serve mais para ele.
Aqui em casa ainda fazemos isso, depois o que não cabe nos irmãos, nós repassamos para outros familiares, amigas e para doações. Nunca jogamos roupas no lixo, tem sempre alguém precisando delas. ❤
Eu cheguei a pensar em fazer na minha igreja um baú comunitário de roupas infantis e de gestantes. Onde todos poderiam usar e devolver depois, acrescentando peças novas. Seria uma boa ideia para ajudar o próximo e reduzir o impacto ambiental.
😁🤣😀😂
Até o berço em que eu dormia quando era bebê foi repassado para outros bebês depois que eu cresci o suficiente para dormir em uma cama. Quando esses bebês cresciam, o berço sempre voltava para a minha casa (minha e dos meus pais).
Uso todas minhas roupas até rasgar. E se rasgar em um lugar onde não da pra ver eu costuro.
😅👏👏👏sou dessas
Eu,na vida.
Se não dá pra ver, como você encontra essa lugar?
@@mariohugo1050 um exemplo são os bolsos, você não vê, mas eu vejo pois sou o dono da roupa. Acho que é o único exemplo kkkkkk
Estou comprando cada vez menos roupas q já tenho suficiente e não compro roupas descartáveis....tem umas só de olhar a roupa é ruim . Só compro nas lojas q gosto de ver e experimentar e levar.As q não uso faço doação. doação.
A ganância por dinheiro faz as empresas terem atitudes nojentas. Não só as empresas, mas toda a sociedade.
Neoliberalismo desenfreado...
Crime terrível oferecer roupas pra quem não tinha acesso antes. Especialmente se ninguém é obrigado a comprar.
Há anos já faço o que é possível pra consumir menos, consertar mais, prolongar a vida útil de tudo que uso.
Quando vc morrer, faça de tudo no mundo espiritual para não voltar pra cá......seja merecedor....
O meu pai trabalhou anos em fábrica têxteis e teve problema no pulmão, porque o pó do tecido é tao fino que nem imaginava.Morreu com problemas no pulmão em 2013.Depois de anos foi que descobrimos.
No tronco de árvores existe um fungo que se aloja nos pulmões. Nos tecidos na fase de produção deve ser mais intensificado isto. Ainda mais que tem outros adicionais químicos utilizados.
Como profissional que trabalha na área a mais de 20 anos, posso dizer que a cada ano que passa os tecidos estão piores... principalmente se for importado da China...
A composição na etiqueta é a mesma, mais o tecido tem cada vez mais poliéster ( plástico) na sua composição.
As vezes parece que estou cortado uma garrafa pet 😅
simmm outro dia uma conhecida comprou roupa pela shein e parecia uma capa de chuva 😂😂😂😂😂
"Há"...
Notei isso, mesmo nas lojas de fabrica e evitando comprar online, o bom que roupas de baixo consigo evitar comprar mas blusas nem tanto 😅
@@gatab3998eu amo as roupas da shein, mas teve uma que eu comprei (inclusive amo ela), mas tem textura de material de guarda chuva kkkkkkkkkk
No momento eu nao tenho grana, sou classe baixa, mas o dia que eu ganhar um pouco melhor do que estou atualmente (🙏), vou adquirir minhas roupas o máximo que conseguir apenas de artesãos. Vejo muitas costureiras e crocheteiras no RUclips que fabricam peças de roupas lindissimas!!!! A minha irmã mais velha é artesã, ela faz bolsas e são maravilhosas, muito lindas mesmo.
Espero muito poder melhorar a minha condição de vida para poder valorizar essas pessoas que fazem um trabalho tão lindo e que quase não são reconhecidas por isso...
Roupa em casa segue um ciclo: Roupa de sair, roupa de ficar em casa, roupa de home office, roupa de dormir, roupa de faxina, pano de chão
Exato
Idem
Sim! 😂
Aqui também
É desse jeito 😅
Lembrando que Fast fashion tbm são Riachuelo, Renner, CeA, Marisa etc
Há tempos que eles usam produtos importados. Achei que ele foi infeliz em só destacar a Shein, Zara e H&M e as demais? Parece que teve um certo direcionamento.
@@tarsislepore O criador do vídeo pode ter limitado os exemplos para manter o vídeo mais enxuto e para evitar usar exemplos que não sejam familiares para o grande público.
As roupas da Marisa são sofríveis... Péssimas qualidade, se optar por pagar em 03 meses, se pá, qdo terminar de pagar, a roupa já acabou!
O fato de ser uma roupa ser cara, não quer dizer melhor qualidade
Verdade se você rastrear as roupas soa mesmo material e feitos na mesma fabrica
Exatamente.
usuaria mais fraca da shein
Adidas que o DIGA!
Isso é verdadeRoas, tem roupas caras que não corresponde à qualidade .
Eu nunca liguei para moda, compro roupas somente quando preciso, mas não imaginava os problemas que a fabricação de uma simples causa poderia causar
Eu mesma trabalhei muitos anos como balconista, (assim eram chamadas as vendedoras de lojas antigamente,) nunca usei roupas de marca ou da moda. Uso as minhas roupas até fazer buraquinhos. kkkk
precisamos urgentemente começar a falar de Economia CIRCULAR. por favooooorrrr, pede pro Lucrécio explicar pra nós
O problema tb é que a grande maioria da população (pelo menos no Brasil), não tem condição financeira de comprar roupas melhores como a insider. A maioria compra o que dá pra comprar.
Foi o dilema que me atingiu essa semana, ao procurar roupas novas. Fora que a Insider não tem todo tipo de roupas né.
Além de muito caras,não tem muitas opções,todas são parecidas e nem veste bem a maioria das pessoas,tenho peças muito boas da shein que não deformaram e vou usar muito.
Eu acho que as da insider, bem que poderiam ser menos caras...
Será que Ele não sabe que 70% (aproximadamente) do que separamos e enviamos para "reciclagem", no mundo, também não são recicladas? E vão parar em Países paupérrimos, que aceitam o lixo em troca de dinheiro? Ora Amigo Cientista e YT, adoro o seu trabalho. Mas esse seu vídeo, por acaso, foi feito por encomenda da Insider? Suspeito que sim, mas não tenho como provar. Então, cada um que julgue por si só
Alpha Co! são boas pelo que dizem.
Eu nunca comprei em lojas chinesas da internet, mas sei que tenho algumas, pois as lojas brasileiras compram desses sites. A primeira vez que fui aos EUA, comprei várias roupas baratas e depois vi que não duravam nada, agora só compro em brechós por lá. A minha mãe era costureira e faleceu há dois meses, vou reformar as roupas antigas dela, confeccionadas por ela e em tecidos de verdade. Eu também costuro e faço muitas das roupas que eu uso. Tenho um blazer lindo que a minha mãe fez em 1987.
Eu também nunca comprei nas lojas chinesas, mas também tenho compradas aqui mesmo, mas gosto de comprar roupa de algodão e de fabricadas aqui, tô sempre de olho nas etiquetas, e não acompanho esse frenesi da moda, minhas roupas duram anos, cuido muito bem porque custa caro
Eu nunca olhei tanto etiquetas como faço hoje. Quero garantir que é fabricação BRASILEIRA e tecidos que não viram lixo com rapidez! Também costuro para mim mesma e customizo minhas roupas antigas que gosto muito, dessas não me desfaço.
Sinto muito pela sua mãe. Tbm costuro e gosto de roupas que duram bastante, chego até a criar um certo apego emocional por algumas.
Eu tbm dou prioridade a fabricação brasileira, como sou da área da moda, sei como funciona e este vídeo é a pura realidade. A produção de moda no Brasil não é perfeito, mas as leis trabalhistas ainda barram um pouco a escravidão. E as roupas de qualidade duram muito mais.
Eu tbm dou prioridade a fabricação brasileira, como sou da área da moda, sei como funciona e este vídeo é a pura realidade. A produção de moda no Brasil não é perfeito, mas as leis trabalhistas ainda barram um pouco a escravidão. E as roupas de qualidade duram muito mais.
O problema não é as roupas fast fashion, é sim que as roupas caras do shopping também são fast fashion, só os preços que mudam
Verdade pagamos caro pela mesma roupa dessas lojas mais barata
Exatamente, ele não sabe de nada, inocente! É tudo made in China da pior qualidade.
Como tá no shopping, vendem caro, mas compram barato e importado. A qualidade é a mesma. É tudo esquema.
Eu trabalho em uma fábrica de jeans aqui da minha cidade aonde eu não tenho direitos trabalhistas, eu recebo por diária e quando tem feriados gera um grande rombo no final do mês... Eu uso a máquina Interlock e ela solta pequenas partículas a cada peça por conta da faca nela. Aí eu comecei a usar máscara e senti uma melhora, sem contar os acidentes que pode ocorrer por conta da agulha e tals.
Um conselho... Estude, estude, estude! Faculdade, concurso público ou outra coisa... Estude se quiser sair dessa vida degradante e sem futuro.
Mas, vc não é obrigada. Pode procurar o ministério do trabalho, que vc será amparada pelas leis.
Mas, vc não é obrigada. Pode procurar o ministério do trabalho, que vc será amparada pelas leis.
Mas, vc não é obrigada. Pode procurar o ministério do trabalho, que vc será amparada pelas leis.
Espero que você consiga um emprego melhor.
Tenta auxiliar de logística em alguma empresa de e-commerce, é difícil e braçal também, mas por um tempo dá para guardar algum dinheiro, pelo menos segue a CLT.
O uso dos tecidos me preocupa, eu compro roupas em brechós e faço as mudanças que preciso. E uso retalhos que iriam para o lixo para fazer meus artesanatos. O resíduo de tecidos me preocupa.
Faço exatamente como vc 😊
Que legal no tô sozinha👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Eu idem.
Eu também afinal não tenho dinheiro pra comprar as roupas da insider, no brecho, vc encontra roupas de qualidade e com 30 reais sai com várias sacolas cheias, um bom brecho não vende roupas rasgadas nem desbotadas e algumas ainda tem a etiqueta da loja, fugir do poliéster é meio difícil mas eu sempre procuro evitá-lo
Porque os ambientalistas não falam nada sobre isso enquanto se preocupam com o peido de vacas e ovelhas hô gente safada AFF....
Isso acontece também com moveis e eletrodomésticos.Minha avó tem uma geladeira daquelas vermelhar q funciona ate hoje,eu nasci há mais de 30 anos atrás e ela ja tinha a geladeira.hoje com mto custo elas nao duram mais de 10 anos sem dar algum problema.Assim como as tvs,maquinas de lavar,parece q ja sao feitas pra durarem pouco tempo.
Verdade, tv nem se fala. Quando pifa nem dá pra arrumar.
Por isso, deixei meu preconceito de lado e comecei a comprar em brechós, jeans de qualidade, só antigamente! Virou uma paixão e contribuo com o planeta, hoje, abri meu brechó para incentivar a moda sustentável!
Também compro roupas em brechos qualidade e durabilidade como essas roupas difícil de se encontrar
Faz um video de como a Insider faz para produzir sem agredir o meio ambiente
👏👏👏👏👏
Sim. Gostaria de saber tbm o que fazer com uma camiseta insider quando fica velha, desgastada. Meu esposo tem várias camisetas insider e as que ele comprou a uns 2 anos estão bem desgastadas, perdeu a elasticidade em algumas partes. Como descartar? Eles recolhem, tem algum caminho p essa camiseta ao final do ciclo?
@sumartins5812 dois anos? Nossa tão pouco. Pensei que durava mais.
Seria uma boa a Insider recolher essas camisetas usadas para dar um destino correto.
Se quiser mandar pra mim, faço fio de fazer tapete de crochê.
Se quiser mandar pra mim, faço fio de fazer tapete de crochê.
Por isso aprendi a costurar... as roupas que estragram ou perdem eu arrumo, passei a comprar roupas em brechó, raramente compro em loja.
Não só as roupas estão diminuindo a qualidade mas as roupas de banho e cama. Aqui em casa as roupas são compradas de forma consciente e não porque estão na moda. Eu tenho roupas que passam de 10 anos porque cuido muito.
Eu faço doação, vendo no enjoei, nunca jogo fora. É o mínimo que quem tem consciência deve fazer.
Eu uso até estragar
Tem coisas que não tem muito jeito, como um uniforme manchado, ou vira pano de chão e se não der mais infelizmente vai pro lixo
A reviravolta é que o fio de overloque, que faz o acabamento, é de poliéster. Na etiqueta tem a composição do tecido, não da linha (linha de poliéster desfia menos no passar da máquina). É impossível não usar plástico hoje em dia, mas tudo o que você falou é verdade, a solução é reutilizar, sempre dar fim de utilidade as roupas
Sem falar que da para fazer bolsa mochila pantufa avental enfim várias coisas com a maquina de costura com tecidos velhos❤
@@kellymcc903 pois é diva!!
bem, assistindo esse video, chego à conclusão de que devemos voltar a usar sacos de algodão para fazer nossas roupas. voltar a usar folhas e flores para decorar. então..... bem, eu só compro roupa se preciso e nunca segui a moda. então, minhas roupas duram 30, 40 anos e, ainda consigo doar o que não me serve mais.
E além disso não usar carros,comer carne etc etc etc..Tudo em ""prol"" do meio ambiente...Confia,mas confia mesmo...
Também uso pra sair, depois em casa e assim sai vai. Max quando a roupa é ruim . Nem para pano DF chão serve
Minhas roupas tambem duram.
@@mk213gja2sfcDepende, as roupas estão com qualidade ruim mesmo, pensando no lado de quem está usando, se desse pra produzir uma peça de maior qualidade, melhor toque e que ainda não sujasse tanto o meio ambiente seria o ideal né? Enfim, entendo o seu ponto tbm, realmente, essa agenda é UÓ, pq consegue transformar algo que deveria ser bom em ruim e ainda tem a hipocrisia de fazer as coisas mais poluentes e colocar a culpa na gente 🤡
O que acho incrível é que tenho alguns blusões de lã que comprei ainda na adolescência e me servem muito bem e uso até hoje, sem parecer que tem mais de 20 anos. Mas não tenho muita certeza se conseguiria comprar uma peça dessa mesma qualidade nos dias de hoje...
Consegue, mas precisa procurar boas marcas e geralmente são caras (não estou falando de grifes).
@@lumenaaleluia5215 e é difícil demaisss .
Todas as roupas que compro dura anos e são de lojas baratas. Simplesmente cuidando bem, até as que uso várias vezes na semana.
Muito bom, mas enquanto a insider cobrar R$200,00 em uma camiseta, serei obrigado a comprar na shein, afinal, não da pra usar a mesma roupa todos os dias, o ano inteiro.
da sim.
Fala isso pro Mark Zuckerberg 😂
@@raulestevam1150ele é igual a Mônica, tem várias daquela no armário!😆😆😆
a "Basicamente" também vende roupas de modal e é muito mais barato que a insider e Mininmal
Peças básicas e de qualidade. Nada muito espalhafatoso. Dá para usar o ano inteiro combinando as peças
Por isso que prefiro mandar fazer minhas roupas. Quando parar de usar suas roupas doem, vendam ou leve aos brechós. Temos que fazer esse giro com as roupas, assim, evitando maiores problemas.
Nunca fui escrava da moda e não sou de comprar roupas com frequência. E nunca comprei de nenhuma das empresas citadas. Muito bom o seu trabalho. Obrigada.
Já parou para pensar que os que mais criminalizam os puns das vacas são os que mais contribuem com a poluição do meio ambiente por meio de seus carros, jatinhos (greta e demais representantes) e a industria da moda?
O metano do pum é várias vezes mais nocivo do que o co2
@@unfound752 mais um doutrinado...
eu aqui usando as mesmas roupas até elas rasgarem kkkk, ainda cuido bem pra demorar pra estragar
Idem! Mas eu lavo direitinho na máquina para não estragar.
Eu também faço assim!
😂😂
Idem! Se rasgou só significa que virou uma roupa de usar só em casa
sim. Nunca comprei nessa lojas por causa disso
Lembrando que a água de irrigação não é gasta e não fica poluída. Ela circula na natureza, nos vegetais, no ar e nos lençóis freáticos.
Minha mãe fazia minhas roupas. A gente achava estampas de algodão lindas! Eu prefiro tudo de algodão. Muito difícil de achar. Tive roupas lindas, feitas pela minha mãe. Ela comprava os tecidos nas Pernambucanas, desenhava e fazia. Eu nem tinha muita paciência de provar (ainda não tenho). Mas, era ela uma estilista. E ainda bordava minhas roupas. Detesto ir à lojas. Estou com preguiça de ir ao shopping na cidade vizinha pra comprar um tênis, no qual possa usar a palmilha para metatarsalgia. E nunca liguei pra moda. Uso o que é confortável.
Mesmo usando o que é confortável você está inserida na moda. A moda abrange muitas indústrias, pois é um fato social.
Na Shein tem muitas roupas 100% algodão, linho, viscose...e vc pode comprar tudo pela internet, só toma cuidado, porque como dito no vídeo, são várias coleções por ano, levando ao consumo desenfreado e ainda tem um sistema de pontos, cupons...p te prender ao aplicativo.
Enorme sensibilizei e entrei no site da Insider. Fiquei chocada com os preços altos e desisti de comprar.
Esse camarada ao vive na Austrália e tá sendo pago para viraluzar a insider... e muitos outros canais
E olha que a insider não é tão cara quanto certas grifes. Tem uma outra marca, a Narooma, que parece ser mais sustentável ainda que ela e tem preços parecidos. Eu nunca comprei de nenhuma delas, mas como sei que os produtos são feitos com insumos certificados, os trabalhadores desde o cultivo à costura são bem pagos e a produção é planejada pra reduzir perdas, o preço está certo. Parece caro porque estamos acostumados a comprar roupas que vêm com sangue de trabalhador explorado e água que foi tirada de bocas sedentas. Não existe mágica, se quer comprar responsavelmente economize um pouco e compre menos roupa com mais qualidade e, de novo, não tô falando de grifes com coleções de Fashion Weeks.
@@brasiliadfcjcom todos os argumentos que ele expõe antes de falar da marca o seu veredito ainda é simplório assim? Óbvio que todo produtor gosta de patrocínio, mas pelo menos é uma marca com certos princípios.
@@brasiliadfcj o que RAIOS tem a ver ele morar na Austrália (que foi mobilidade pela universidade PÚBLICA UFMG)... tem gente q não perde por falar bobagem!!! E outra, os custos de produção e execução do canal não caem do céu não, fazer uma propaganda e ser patrocinado é mais do que necessário... não sei se vc sabe mas tudo na vida é pago!!! Absorva o conteúdo e atente-se para o que realmente importa...
Infelizmente os melhores e duraveis são mais caras. Mas hoje se vc comprar peça coringas no guarda roupa que são duraveis, vale mais a pena. Pq vc vai tê-las por varios anos. Mas eu não to falando dessa marca em si. Mas falo das peças duráveis. Meu conselho: descubra primeiro seu estilo. Isso vai fazer vc a não comprar coisas que não combinam com vc. Depois pesquise quais são a peças chaves do seu estilo. Ai se vc gosta de seguir tendencias, compre algumas peças da coleçao nas lojas de departamento mesmo, pq vc não vai usar por muito tempo mesmo. Mas suas roupas coringas compre melhores. Vale muito a pena. Outra tome cuidado com as peças. Leia as etiquetas de como elas são lavadas. Se a peça requer certos cuidados e vc não pode fazer, tipo lavar a mão, por exemplo. Evite comprar. Se vc tem uma vida corrida e nao tem muito tempo, compre peças que podem ser lavadas máquina. Isso ajuda a vc não comprar uma peça que pouco vc vai usar. E que vc vai conseguir conservá-las por mais tempo. Normalmente roupas não são urgencia na vida de uma pessoa. Então, vc tem tempo pra escolher uma boa peça e pensar se ela vai combinar com seu guarda roupa. São pequenas considerações que se vc fizer, dificilmente vc vai comprar uma peça que não vai usar pq é ruim pra lavar, que vai durar pouco ou que não tem combina com seu estilo.
Só quem estuda sobre o assunto e trabalha com a moda sabe que é a pura verdade esse vídeo.
Que Deus o proteja porque os sem noção vão querer te eliminar .
Não é só Shein e Shopee, não. Tem calça barata nas BRs também como C&A, Besni, etc, que também não duram mais do que duas lavagens… enchem de bolinha e logo rasgam. Pra mim, todas essas lojas aí são uma máfia só.
Já peguei na C&A, Renner e Riachuelo. Tenho mó ranço delas justamente pela baixa qualidade nas peças...
Shein não tenho que reclamar roupas alto qualidade não fosse chinesa hoje não teria roupas de rica renovei guarda-roupas aí no Brasil que dor de cabeça com sapatos rasgou, descolou inteira sola também descamou, roupas que rasgou ,desfiou, desbotou
Caiu muito a qualidade dos tecidos por vem da China 🇨🇳
melhor jeito de se fazer uma parceria publicitária! usou o próprio produto como exemplo e já encaixou no contexto do vídeo
O quê aconteceu foi o contrário. A matéria foi feita para anunciar o produto.
@@reginatrindade3543 É isso aí....Só os mais atentos perceberam...😏
É a trend....explorar o lado negativo/ ecológico da concorrência, misturar com certas inverdades para justificar/relacionar os preços deles, (altos) com qualidade...
O mundo precisa ver esse video
Hoje em dia eles fazem tudo para ser descartáveis e sermos cada vez mais consumistas.
Comecei a trabalhar em uma loja de uma indústria brasileira que se importa muito com questões ambientais, então quando comecei a ganhar dinheiro eu comecei a olhar para isso e pela facilidade sempre comprei lá. Hoje eu compro em brechó e esses dias até troquei umas peças por outras e achei ótimo, não pretendo voltar a comprar em lojas normais a menos que seja peças específicas.
as lojas normais hj em di são um pronta entrega da chein e chopee. A qualidde péssima do tecido
Brechó é vida!!! Só compro em brechós
Moda exclusiva ninguém tem igual
E a qualidade das roupas em brechó são muito superiores também.
@@gatab3998a qualidade das peças da shein são maravilhosas amiga.......
Tá aí uma coisa que eu nunca tinha parado para pensar, as roupas também podem poluir depois de descartadas, obrigado Olá Ciência!
Tudo isso, sem considerar a química cada vez mais pesada do sabão (pó ou líquido) e amaciante, indo direto para o esgoto.
Acho que vale um vídeo a parte.
Você sabe aquela sujeirinha que saí da máquina de lavar roupa, é amaciante que acumulado na bacia da máquina pelo lado de dentro, não uso mais essa porcaria!
E o microplastico liberado nas lavagens? É assustador
@@mararodrigues1334vinagre de álcool é o melhor amaciante
Não uso amaciante há anos. Essa merda deveria ser proibida mesmo.
@@Ka-Yumi Valeu, vou usar!
Eu compro na SHEIN e faço as roupas durarem, mas é aquele cuidado de lavagem p não danificar uma roupa que já é frágil. O que percebo mais são calçados pois caminho muito. Um tênis de fast fashion tem que ser jogado fora em menos de um ano e isso é um problema pq o barato sai realmente caro, as solas desgastam fácil e furam. Então no caso de tênis resolvi comprar de marca mesmo. Paguei caro e não me arrependi, provavelmente durarão até eu morrer. Dois de caminhada e corrida que tenho estão gastos onde devem ser, já estão acomodados ao meu pé e continuam guerreiros e inteiros, não me deixaram na mão nos piores terrenos que já andei e debaixo de chuva e neve.
Aterro/incinerado? Sendo que tem incontaveis pessoas no mundo precisando de roupas, MDS... Sem palavras.
Exato. Se a roupa encalhou, mas está inteira, é melhor usar, mesmo.
Onde eu trabalho, as roupas com avaria que tem conserto mas não vão vender, a gente manda pras instituições de caridade.
Compro bem pouca roupa, uso até rasgar. E sei do impactos ambiental, hoje tenho muita consciência desse impacto. Procuro comprar roupas de qualidade e ter poucas peças. Hoje o maior impacto são as indústrias , acredito q são elas q devem começar a mudança para o impacto do lixo ambiental
Em nenhum outro vídeo, a propaganda da Insider encaixou tão bem, parabéns 😂
Minhas roupas duram muito, tanto que passo adiante qdo elas ainda estão perfeitas. Calças jeans então; duram uma vida!
Tem roupas caríssimas patrocinando influencers e são todas poluidoras também. Além de poluir, ainda fazem um estrago no bolso da gente.
Acham que ser caro é ser sustentável, é pra ser muito ignorante
Essas 'influencers' só me influenciam numa coisa: a não comprar o que elas usam!
Em vez de descartar as peças que não foram vendidas, porque não doar?? Tem tanta gente precisando de roupa.
Verdade
Muuuiitoooo importante! Agradeço demais esta iniciativa de falar sobre assunto que causa tanto impacto.
Tenho camisetas da INSIDER e elas são boas mesmo. São exatamente como você falou. Mas eles ainda não fazem calças jeans, e nem sei se algum dia farão. Vídeo muito bom, bem explicativo. 🙂
Tem uma loja brasileira que gosto bastante, chama “basicamente”. As peças tem boa qualidade e eles sempre tem promoções/cupons.
Se uma camisa custa 200 reais imagina uma calça. 😢
@@NathVelasch Não chega a custar 200 reais, mas mesmo assim vc tem razão em achar q é cara. Mas se vc quer uma coisa boa mesmo, que dure bastante, que é muito confortável, com tecnologia de dissipação de suor e calor, e anti bacteriana e q não precisa passar e não desbota, acho que é justo pagar um pouco mais caro por uma camiseta que vai durar várioos anos e parecer sempre como nova não é mesmo? 🙂
Qual o tipo de tecido indicado na etiqueta?
@@Rodrigo-ll3tj 92% Modal e 8% Elastano
Uso as roupas por muito tempo e sou seletiva ao comprar. Evito certas ofertas mágicas. Muitas das empresas desse grupo trabalham com mão de obra escrava. Trabalhei com moda e aqui mesmo no Brasil temos muitos casos. Gosto de comprar o tecido e fazer minhas roupas, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó.
Aplaudi sua iniciativa, gostaria de fazer minhas próprias roupas tb...
E com certeza as grandes marcas estão morrendo de despeito,e quanto a exploração sempre ouve inclusive nas grandes empresas de grandes marcas. Sucesso a quem pensa em todos e não apenas em quem tem muito para gastar
Cara eu atesto que a Insider é incrível, mas os preços atuais são impraticáveis
Apenas não está no padrão Brasil e sim Estados Unidos ou Europa, se é que é tão falado lá fora.
Exatamente, fui lá ver e os preços são fora da realidade do brasileiro médio... Fora que a maioria dos tamanhos estão esgotados...
Idem, até cheguei a comprar umas peças. Mas pra uma pessoa de poder aquisitivo médio baixo não dá.
Os preços é escravidão ao consumidor vai ter que dá o sangue no trabalho e deixar de comprar arroz e feijão para comprar uma simples insider 😅😂😂😂
Realmente, comprei algumas pois tive a oportunidade, mas não da montar um simples armário de uma semana
Eu já conhecia estes problemas...
Sou considerada um E.T. por não comprar em fast fashion...
Principalmente SHEIN.
Não compro roupas pela internet.... Muita coisa ruim..
@@luceliteixeira2491renner é cara mas difícil dar erro ! Pra mim nunca deu erro na modelagem
@@la_vai_mariah9580a Renner só vende roupa de poliéster, que é tecido de baixa qualidade. Mas as vezes dá pra encontrar umas sem poliéster
Cara, eu estava a anos sem comprar roupas. Aí essa semana me dei conta que precisava. Cogitei muito a Insider, pelo motivo do vídeo e pela qualidade (eu tenho uma undershirt deles, aprovo), mas simplesmente pelo preço não dá. Não tenho condições.
Mesmo as roupas de algodão comuns duram anos comigo. A minha parte é não seguir “coleções” e fazer as roupas durarem. E passo a usar as mais velinhas em casa ou até faço doação. Descarte só quando não é utilizável .
*Pois é, uma blusa básica que custa 15% de um salário mínimo, não tem como!*
Eu estou chocada, não sabia disso mas, fico aliviada por não comprar roupas com frequência, raramente compro , tenho roupas ainda de quando era solteira e uso.
Seu esclarecimento é de muita utilidade
Fale sobre o descarte das embalagens...o Brasil só recicla 2% do lixo produzido. Toda vez que entro no supermercado dou aquela olhada geral e penso: "Meu Deus, isso tudo vai virar lixo!!!"
Amiga, se você visse o que brasileiros resgatam nos dumpsters americanos, vai ficar de queixo caído. Os EUA deixa o Brasil no chinelo em descartes e reciclagem, não é a toa que os EUA são os maiores poluidores do meio ambiente. Dá uma olhadinha aqui no RUclips famílias brasileiras que fazem dumpsters nos EUA, são muitas.
Obviamente dá para reciclar mais, porém ainda é paliativo.
Um missionário americano disse uma vez. Como tem coisas no supermercado que a gente não precisa.
E as embalagens de way dentre outras,deveriam investir em allgo que possa ser reaproveitável. Os potes de margarina poderiam ser como as de sorvete.
Vejo que muitas pessoas estão trocando pelas de vidros....porém essas são mais caras..
As de plástico são descartáveis, quebram facilmente.
O Brasileiro precisa parar de de produzir lixo tbm, quando for no supermercado trazer o mínimo de sacolas plástica, quando for na padaria levar a sua própria sacola etc...
Olá Ciência!! 🙋🏻♀️🧪🔭
Já tenho visto a tempo lojas cada vez mais lotadas em mercadorias sem qualidade.
Roupas e roupas sem corte, sem acabamento, e sem qualidade nenhuma! São atraentes pela diversidade de cores, como as cores tendências de cada estação , oque chama a atenção, mas sem qualidade e resistência.
Nesse caso, o barato realmente sai caro!
Obrigada Lucas pelas informações de qualidade!!🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Concordo plenamente, mas eu trabalho em uma das lojas fast fashion 😢
A loja que trabalho tem metas para redução de impacto no meio ambiente e progressivamente está atingindo essas metas.
Muito inteligente o merchandising. A gente demora pra perceber o propósito do vídeo. Parabéns 👏👏
Mas pagar quase 200 reais por uma camiseta inside não e pra qualquer um, concorda?
Se eu fosse comparar o quanto eu gastei com roupas descartáveis poderia ter um guarda roupas básico fashion e com poucas roupas caras e chiques ...modinhas são bregas e zero qualidade
Eu uso roupas de brechó, sou bem desencanada com a moda. Além de economizar, é uma forma de sustentabilidade e de evitar consumismo. No Brechó, vc encontra várias peças incríveis e de boa qualidade. Uma sugestão para a diminuição dos impactos ambientais, seria o aumento de locais que fizessem a reciclagem de tecidos. E as lojas de roupas tbm poderiam dar descontos para quem fizesse doação de roupas usadas. Essas ideias seriam maneiras de evitar consumismo, desperdício e poluição do meio ambiente.
Odeio esse negócio de brechó, antes ganhavamos gratuitamente, agora td querem vender😢
Não uso nada usado mais compro do brechó para doar também doou meus ....👀
Eu só compro em brechó.. muito difícil comprar roupa nessas lojas. Em brecho acha roupas lindas e de boa qualidade!
As roupas de grife também têm impactos na natureza. E o público-alvo destas marcas também compram muito.
Na não tem
Este é um dos melhores canais (se não o melhor) de Ciência em língua portuguesa! Cada vídeo é uma aula muito bem dada, com vocabulário que qualquer pessoa entende.
Acho que essa foi a propaganda mais informativa e conscientizadora que eu já vi, parabéns, ficou ótimo o vídeo
Foi a grande chamada para o consumo. A grande maioria não tem noção de como são exploradas 😢
Aqui na Itália saiu uma matéria que fizeram um estudo que as roupas da Shein estão interferindo com os hormônios do nosso corpo, sobretudo com a tiroide, podemos perceber quanta quimica tem nas roupas produzidas por eles.
Já tenho essa consciência há muito tempo. Minhas roupas costumam durar de 5 a 10 anos, são roupas de qualidade.
Belo vídeo!
Insider deve ser boa, mas não cabe no bolso de muita gente.
Ainda não experimentei.
Eu já vi uma marca que tem uma política de sustentabilidade bem rígida que envolve cultivo orgânico de pequenos produtores, costureiras de pequenas comunidades e produção com corantes biodegradáveis e redução máxima de perdas de corte. Eu nunca comprei pq a parte masculina é mais reduzida e a modelagem não me agradou na época, chama Narooma. Enfim, o importante acho que é procurar roupas produzidas mais perto de nós e que sejam orgânicas ou cuja cadeia produtiva seja minimamente responsável, com vistas à sustentabilidade socioambiental.
Quem tem dinheiro compra roupas caras, e quem não tem, paciência!😢
Vejo como ótima opção os brechós, principalmente porque grande parte das roupas são de ótima qualidade (por isso conseguiriam passar por gerações). Infelizmente cade vez mais vemos tecidos sintéticos no mercado, eu por exemplo tenho dificuldade em achar peças 100% algodão ou linho, pois na maioria das vezes estão misturadas com outra coisa.
A Hering tem roupas boas e baratas, duráveis e acessíveis. Quando estão de promoção, então... Perfeito!!!
Fast food eu conhecia, fast fashion é novidade, mas pensando bem todas as calças que comprei na C&A, Taco, Renner e até na Zara (duraram muito mais que as citadas) rasgaram com 1 ano ou menos, unica marca que tenho várias calças e duram até hoje (década) se chama Levi´s.
De fato as roupas da Renner são quase descartáveis, algumas encolhem, esticam após algumas lavagens. Quase todas são provenientes da China.
Na Marisa também, as roupas são "one- way" 👎
Queria ter grana para comprar calças da Levi's e da Wrangler, curto muito o desenho delas. Pena que são muito caras.
A Levi's foi feita pra durar mesmo! Era roupa dos caubóis americanos, precisavam ser resistentes! Tenho uma que já fez 23 anos!
@ aqui no Sul há unidades do Carrefour fechando, comprei duas Wrangler modelo flare por dezoito reais cada. Nunca mais ...
Tenho duas calças jeans que comprei na Riachuelo, já faz mais de 5 anos e ainda estão boas. Uso a semana inteira pra trabalhar.
Parabéns pelo vídeo, muito bom!
A única coisa que discordo é sobre o algodão, ninguém irriga algodão na sua produção, essa "irrigação" na verdade se chama: CHUVA. São necessários 1200mm (=1200L) de chuva para o bom desenvolvimento do algodão. Então dizer que o algodão é ruim, pois é gasto muita água no processo é uma inverdade, já que grande parte dessa água vem da chuva, o que não muda nada na balança climática.
O que vai interferir é o fato de uma plantação de algodão está ocupando o lugar onde poderia ter sido plantada outra cultura. No demais, deixa a natureza fazer a parte dela, depois a gente só colhe...
Obrigada por eatar informações importantíssimas. Consumidores mais conscientes podem mudar a produção industrial!
Essa publi foi das melhores que eu já vi, genial, rsrsrs, muito acertado o apelo para a questão ambiental
Ahh. Sabia que tinha algo por trás. Apesar de saber dos problemas. Insider. 😏
Pior que fui eu que pedi pra incluir a Insider nesse vídeo porque achei que fazia todo o sentido, afinal, eles são muito sustentáveis.
Tenho uma camisa preta da Insider tem 2 anos e ela não desbotou até agora
Nem sempre o preço indica que é fast fashion ou não, existem marcas caras que produzem quase como a zara, e custam o dobro, ou triplo, e dizem que são ecológicas. O melhor é comprar produtos nacionais em vez de importadas. Aí no Brasil há uma marca produzida nacionalmente e com qualidade, a Corte in Brasil, por exemplo…
Foi o que eu pensei... As vezes é mais cara porque a loja compra a baixo custo e vende o olho da cara... O ideal é comprar em brechós, inclusive recomendo, brechó é vida
Lucrécio, acho que faltou falar sobre um ponto que, no meu ponto de vista, é importante:
As fibras sintéticas realmente perdem feio pra tecidos como modal para deixar transpirar e refrescar. Mas no tempo frio, como no sul do Brasil, a fibra sintética acaba sendo uma forma barata de obter uma proteção mínima no inverno.
Claro que existem fibras naturais que ajudam a esquentar, como a lã, o cashemir (não sei como escreve), mas geralmente você não encontra roupas 100% de fibra natural e essas fibras encarecem o preço.
Assim, o nylon, a poliamida, o polyester e outros acabam sendo muito comuns nas roupas de frio.
Mas quais seriam as opções de fibras sustentáveis para roupas que precisam ser mais "quentes"?
Já dei o meu like, daria mil. Quanto à prática de lavar as roupas o menos possível já faço há muito tempo, além disso eu adotei a prática do reuso pois compro roupas em bazar, não só pensando na economia financeira, mas também pelo bem do planeta. As próximas gerações agradecem.
Trabalhei muitos anos na indústria textil como costureira; não uso jeans pq desenvolvi alergia e sempre procurei comprar roupas de qualidade sem olhar muito pra tendência de moda senão a gente enlouquece. Ensinei a meus filhos esse costume e aqui em casa usamos ate nao conseguir mais. Se fica apertado ou enjoa de usar fazemos doações (mas ai esbarra nas pessoas em condições de rua ou sub-humanas, que eu nao está ao meu alcance resolver); de resto, usamos até nao ter mais como, fora o que faço de pano de chão, pano de uso geral, pra secar o carro...
Hj sou professora e falo aos pais pra mandarem as crianças com roupa de casa mesmo, desde que estejam limpas. E algumas maes aproveitam as reuniões de pais pra levarem as roupas que nao servem mais nos filhso pra doar para os de situação mais vulnerável.
Que ideia legal! Vou copiar
Uma das marcas que eu sei que têm uma grande responsabilidade em evitar os danos ambientais e sociais na produção de jeans e suas peças é a Levi's - além deles fabricarem a melhor calça jeans.
Se puderem, busquem e prefiram Levi's ou marcas com responsabilidade socioambiental
Parabéns pelo vídeo. Uma sugestão de um tema que acho interessante: a contaminação em humanos por químicos provindos de produtos diários como os cosméticos, produtos de beleza e produtos de limpeza. Eu trabalhei com a Amanda e o Bruno do zoomundo e acho muito legal o trabalho de vocês. Acho que já tem bastante artigo falando de maquiagem e do alumínio dos desodorantes mas pouco sobre shampoos, sabonete, pasta de dente, etc. Em alimentos já tem bastante coisa tbm sobre agrotóxicos, microplásticos, conservantes...
Comprei uma calça da riachuelo em novembro por 160 reais, a calça desbotou e se encolheu em quase metade do tamanho a ponto de os pelinhos da perna sairem pra fora de tão apertada a calça. Nunca me senti tão lesado e envergonhado por usar uma calça tão apertada
Essa semana comprei uma calça da Levi’s em promoção de 450 por 259 reais, eles estão com queima de estoque… a qualidade é muito superior ! Super recomendo e acredito que essa calça vai durar anos pela qualidade do tecido e pelo peso dela.
Roupas eu jogo no lixo sim, mas não dentro. Eu penduro na lixeira dentro de uma sacola pra que outra pessoa com menos condições que eu possa dar utilidade pra essa roupa que não me serve mais.
Tem site q da p comprar confiável, poderia indicar? Eu nunca tive da Lewis.obrigafo
Faça um varal de doação do lado de fora do seu portão ou deixe nas igrejas ou centros kardecistas…
O site da própria marca, às vezes tem ótimas promoções. Só a numeração que é complicado, pelo menos p mim, que tenho
1,75 e 69 quilos@@vivandreia1096
Concordo. 100%. Eu tenho vários jeans bons de pelo menos uns 7 anos. Inclusive vestem bem. Hoje tem esses com cintura muito alta, e não fica bem em mim.
😅o problema é que uma peça da insider é um Rim pra quem é assalariado 😢
Tudo não passou de uma propaganda
@@lenon4065 notei isso no final
@@lenon4065 Exato! Estava adorando a explicação dele, pensando até que a matéria desse vídeo serviria para um trabalho de faculdade etc... Ao final, fiquei decepcionada com a revelação 🤨
Agora o "pobi" não pode sequer comprar roupas.
@@universodabruna Roupas de verdade não, só as descartáveis ☹️
Deis de minha juventude,já pensava desse jeitinho...papai nos educou a economizar 🎉❤🎉❤🎉❤
Engraçado que a Zara no Brasil era considerada de "marca" 🫠 (já comprei roupas de lá há 10 anos e eu ainda uso elas e estão em perfeito estado kk, talvez também dependa da pessoa, a forma que usa e lava e de quem não liga pra seguir o que está na moda?)
Eu não carrego essa culpa. Minhas três calças jeans tem uns 10 anos de uso. Minha última camisa, comprei há três anos. Minhas camisas sociais de trabalho, tem uns 8 anos. Tenho muito ciúmes das minhas roupas. Não pago caro pelas roupas. As roupas da insider são caras. Fora da minha realidade.
Concordo plenamente!!
Verdade. Compro umas 3 camisetas dessa marca por ano, porque tenho um familiar que precisa usar roupas que protejam na questão do suor. Mas são bem caras.
Alô Insider, já vou dar o papo hein…. Já vi sua propaganda em milhares de lugares, mas foi a primeira vez que me impactou… invistam mais nesse canal… muito phoda