Tomara que dê certo, a Fiat não tem sorte com inovações aqui no Brasil, BRASILEIRO não gosta de manutenção, e os mecânicos brasileiros também não gostam de estudar, evoluir
Motor com muita tecnologia aqui no Brasil costuma ser muito cara aqui no Brasil. O primeiro dono beleza mas a bomba pode ir para o segundo dono ou terceiro dono.
Certeza esse motor vai ser ruim como o 2act do tempra q segundo os mecânicos n presta igual ao fivetech q e difícil de achar peças de reposição e oficina com ferramenta para mecher
E ainda teve o 1.8 e Torq Evo, que recebeu novo cabeçote, Vvt e várias coisas mais, e conseguiu apenas incríveis 139 pocotós hahahaha, mas eu gosto de famigerado motor e torq e, e torq Evo.
"Vem o fivetech atualizado para 1.0 e 1.3..." Alguém vá lá na fábrica e avisa que aqui é Brasil, pelo amor de Deus... E brasileiro não dá certo com grandes avanços tecnológicos! Tem que ir de vagar.
Reparadores brasileiros so sabem mexer em AP, Fire e F1, qualquer coisa um pouco mais moderna os sabichões dizem que não presta, igual alguns aqui nos comentários
@@matheusmantovanibello1493 é que eu ACHO que depois do M24 ja pula pro M45 e o 45 pelo que eu sei é muito grande :| Mas eu tenho que dar uma pesquisada melhor: Tanto pra ver se tem um entre o 24 e o 45 e tambem ver se o 45 é realmente grande pra esse motor
@@g.scaramuzza9849 eu acho que tem o m27 que vai nas Mercedes kompressor, só que é muito raro de achar... Fiquei curioso sobre o assunto, queria por um m24 no meu ka zetec
Esses motores da parceria entre grupo psa e Fiat já existe na Europa tens anos..começou nos alfa Romeu..gama superior da Fiat..nada foi inventado no Brasil
Murta eu te acompanho desde 2017, e sem dúvidas essa é uma das melhores fazes do altarpm, vídeo todo dia, tem uns vlog, tem vídeo técnico, tem esse Studio foda, parabéns mano, tu merece tudo isso. É só isso mesmo, vou ver o vídeo.
Motor incrível. Só acrescentando, todo este torque estará disponível a 1750 RPM, fico imaginando essa mecânica em um Peugeot 208, tomara que tragam uma versão GT.
Pra se ter uma ideia, 27 kg de torque é semelhante ao torque de um motor V6 de 3.0 litros. Só que no motor V6, esse torque é obtido somente lá pelos 4.000 rpm.
@@tomasnokechtesledger1786 Acho que, a Fiat, infelizmente, colocará esse turbo maravilhoso somente na versão top de linha do Argo. Não sou fã da GM, mas ela disponibiliza o turbo já na versão LT e, com transmissão manual.
@@danielmax3327 ele só vive em conto de fada pq é um motor muito caro, imagina o custo que seria vc produzir um carro em larga escala com um motor tão avançado assim, esse tipo de motor vem pra ser tendências tecnológicas, conforme o tempo vai passando a tecnologia vai barateando e vai se popularizando
@@Luis03333 Com 5 milhões faço uma coleção de carros de alto nível e mesmo que o preço fosse de acordo com a realidade não compraria, pois não compro carro com motor 1.0 e nem 3 cilindros, fora outras coisas e detalhes que eu exijo que um carro tenha, mas valeu.
Mto inovador msm!! Enquanto as montadoras já estão apostando na eletrificação, a Stellantis quer se destacar lançando o downsizing mais eficiente... Estão de parabéns
É plausível que a Stellantis esteja já desenvolvendo esses motores para transformá-los em híbridos principalmente o Compass e Toro .... Colocando baterias é plausível deter 250cv
Esse motor não tem nada de inovador são tecnologias já empregadas em outros motores, ou semelhantes... a fca d Fiat foram muito atrasadas no downsizing... inovador pra mim foi o motor thp em 2007 Europa e 2010 no Brasil.
Esse motor parece um sonho, se não der muito defeito no inicio, vai fazer a Fiat arrebentar de vender Renegade e Compass. Eu mesmo estou esperando Renegade com esse motor para comprar.
Murta, trás um vídeo com comparativo de escapamentos. Direto, coletor 4x1, intermediário esportivo e abafador original, intermediário original e abafador esportivo, intermediário e abafador esportivo. Seria bem interessante
Eu sempre gostei de carros, sendo mais específico de motores. Conhecer apenas a ficha técnica de um carro não era suficiente. Eu queria ir mais além. Vc pode ter dois carros equivalentes em termos te potência e torque, entretanto com enorme diferença tecnológica e esse canal me permiti aprender mais sobre os motores. Parabéns alta Rpm o melhor canal pra mim. Aprendi sobre comando de válvulas, variação na admissão, no escape. árvore de manivela, pistões grandes com bielas menores, ou pistões pequenos mas com curso maior. Enfim tudo isso muda muito o comportamento de um carro e sua eficiência.
Que beleza ver que ainda estão investindo alguma tecnologia nos motores a combustão, todo mundo só fala em eletrificação agora. Já pensou esse 1.3 vindo num Uno, que loucura seria! kKkkkkK... Valeu Murta, esse é o tipo de notícia que nós gostamos de ver.
@@diagoluiz3088 Renegade vai ter num segundo momento, a princípio parece que vai deixar o E.TorQ na versão mais básica PCD depois entra o 1.3T...talvez na linha 2023 o 1.0 substitua essa versão é a imediatamente acima.
Esse motor é fantástico, mas aqui no Brasil será um grande problema de início, principalmente depois que acabar a garantia, onde os proprietários colocam qualquer óleo de mesma viscosidade, achando que é tudo a mesma coisa. Vejo os donos de THP, que só não estão passando por pior situação, porque a internet está aí para ajudar muita gente, mas ainda hoje, mas de 10 anos depois de lançado, a quantidade de profissionais da área que entendem do motor é ínfima.
Corrente de comando nos Firefly tá aprovado, não deu B.O. como nos THP da PSA e BMW. Já o sistema Multiair é pra ficar esperto. Nos EUA deu problema no 500 Multiair.
uma coisa tenho q reconhecer na fiat, ela nunca teve medo de investir em modernidade em seus carros aqui no Brasil. hj o mercado nacional ta mais antenado, as pessoas tem mais conhecimento, e não tem a mentalidade de 20 e poucos anos atrás, na época do velho marea, q o pessoal tinha em mente q carro é só água e óleo. tomara q esses motores sejam bem aprovados, q pelo q td indica, parece ser um baita projeto.
A Fiat sempre foi exatamente o oposto da Ford. Sempre atendeu o gosto local e nós também exportamos excelentes idéias para eles na Europa. Excelente simbiose. Já a Ford foi arrogante e prepotente, não quis lançar produtos tropicalizados, a matriz sempre glosou tudo e tá aí o resultado. (Lembrando que o Ecosport foi desenvolvido no Brasil e vendeu no mundo todo, não custava confiar só mais um pouco no Brasileiro)
@@leanog vdd, ford investiu muito mal, poderia ter dado mais atenção no Brasil. apesar das cargas tributárias altas entre outros problemas no Brasil, o mercado sempre acolheu muito bem seus produtos.
@@leanog A matriz da Ford sempre foi muito rígida com a filial brasileira e não dava muito crédito para as decisões locais. Foi assim com Maverick que era para ter sido o Cortina e por muito pouco não foi o Pinto. O pedido negado de uso do 2.3 ohv no Corcel II. A notícia em chão de fábrica que pegou todos da fábrica de surpresa que iria se unir com a VW para criar a Autolatina e que iriam fundir as engenharias e vender o prédio de estudos da Ford BR. A outra notícia também em chão de fábrica mas trinta e tantos anos depois que iria parar de fabricar carros no Brasil e dando uma banana para todos os empregados que estavam homologando novas versões e terminando de montar os atuais sem contar os concessionários que ficaram loucos.
A única coisa que queria era comprar um Chevete comprar aquele motor 3 cilindros 1.5 da Ford e o SuperCharger Eaton M24... Tenho 16 anos espero um dia ter um bom emprego para realizar este sonho :| (:
Murta, parabéns pelas belas imagens e explicação!! Ai vem um monte de besta dizendo que união de montadoras é ruim, etc etc, kkkkkk, so temos a ganhar, acho que todas as montadoras do mundo inteiro deveriam se inir e criar tecnologias mais avançadas e q barateia os custos ainda mais. Parabéns pra Fiat e Companhia por sempre procurar a inovação.
Tenho um PULSE 1.0 Turbo de 3 cilindros, com câmbio CVT de 7 velocidades e, realmente o motor é muito potente, econômico e muito eficiente. Parabéns pela explicação e pelo canal!!
@@ailtondias3962 a diferença é que quando o Marea chegou so tinha AP, GM familia 1, CHT, e outras tecnologias dos anos 60... Marea foi o carro mais injustiçado do Brasil.
Brasileiro gosta é de carroceria e faróis de LED, segurança e tecnologia não estão nem aí, esse tipo de motor não é nenhuma novidade os TSI da Volks já têm tudo isso ha alguns anos.
boa.....Uma fusao de tecnologias dos 2 grupos...os incriveis 1.3 Fiat com o THP da PSA. Vai ser animal, quando lancar faz um test drive num dos carros que tem esse motor e passa as impressões. Mas imagina esse 1.3T num MOBI ou UNO. " Esportivos" nacionais talvez voltem.....
Se possível, faça uma avaliação entre o novo Compass 1.3, com o Compass 2.0 flex. Eu também estou curioso. Na minha opinião, acho que o Compass 1.3 vai valer mais a pena do que na versão diesel.
@@heliomateuscardoso1058 mas híbridos acredito que nn levará tanto tempo não,até pq toda essa evolução dos motores a combustão vão ser levada pra esse tipo de veiculo
Em 1994 tinha o Honda Civic 1.6 VTi com 160 CV e 15,5 de torque isso Com motor aspirado e confiável imagina este Honda com turbo e atualizado ? Hoje em dia ?
quando as válvulas forem acionadas por bobina, ai sim a coisa vai ficar legal, o mapeamento muito melhor. injeção indireta pra baixas rotações e direta pra altas rotações.
#Agradecer por toda empresa que se dispõe a trazer tecnologias melhores para o Brasil!! E tomara q tenha apoio no treinamento de mecânicos e na oferta de peças num preço justo para o pós venda
Estou bem ansioso pra conhecer esses motores, quem sabe a Fiat não coloque finalmente o Argo Sting em prática com o 1.3t ou a Peugeot coloque algo mais legal dentro do novo 208 que com exceção do motor está sensacional.
1.3T acho bem difícil, e se vier vai vir amansado. Dizem que o 1.0T terá +130cv já estaria de bom tamanho, tanto pro Argo quanto pro 208. O CEO já confirmou que Peugeot e Citröen vão ter tanto os GSE quanto Firefly também.
8:34 Fiat Powertrain Technologies 😉 Ela surgiu com a compra, pela Fiat, da antiga fabrica onde a BMW fazia os motores do Mini... que, inclusive, serviram de base para o desenvolvimento e fabricação dos atuais (?) motores E-torq 1.6 16v e 1.8 16v que, curiosamente, também usam somente um Eixo Comando de Válvulas 👍🏼 Segue o vídeo 😄
Parabéns pelo vídeo! quanto mais componentes ,mas sujeito à dar defeitos, tornado à manutenção cada vez mais cara. No Brasil o que faz um carro ser líder de vendas, ainda é à confiança no motor Por ser resistente dia à dia e quando for vender o veículo não perder tanto valor ,por se torna um fumo!
Acho que nunca vai acontecer, infelizmente, acredito que a Fiat vai manter a linha de 1.0 firefly de entrada, 1.3 firefly de intermediário e 1.0 Gse (Turbo) de Topo de linha. Duvido que a Fiat vá por 1.3 Gse no Argo. Talvez na versão Suv dele e na topo de linha, muito talvez.
Eu considero motor moderno os aspirados potentes como o 1.6 de 160 cv e 2.0 de 240 cv da Honda, é fácil ganhar potência com turbo quero ver conseguir essa potência nos motores menores sem turbo.
Já tive alguns carros turbos (não originais) e a dificuldade sempre foi a falta de profissionais. Mecânico comum não sabiam e ainda não sabe trabalhar com carro turbo. Vamos ver daqui pra frente.
@@araujo_jean qualquer carro com turbo chega a 200 HP melhor andar de fusca do que com esses motores, isso em 3 anos ou menos vai dar problema pode apostar, ainda mais rapaziadinha do remap de troca turbina de colcoar presão nao vai durar, downsing se fosse bom ficava desde 1960 isso nao durou no passado porque ja sabia que era ruim.
@@zikamano4847 errado, não deu certo no passado porque não tinha tecnologia e a diferença dos carros por exemplo da década de 90 e os atuais são os sistemas exaustivamente testados e com materias muito melhores então, Fusca teve sim seu momento mas o DownSizing é a atualidade e bem provável que vai fazer sucesso, o problema todo é o Tião que nao estuda e continua achando que tudo funciona igual o Fusca...
Murta a Stellantis nem tá flanado em litragem muito tanto que no Compass (que vai ser lançado ainda nesse semestre) o nome fica tipo que nem na VW...no 1.3T fica como T270. No aguardo de um Dossiê completo sobre esse motores, principalmente o 1.0 que vai ser menos proibitivo rsrsrsrs
EM 2030 vai ter um monte de gente fazendo é conversão para elétricos e em 2050 é adeus motores a combustão. Eu adoro nossos motores convencionais, mas os elétricos são incontestavelmente mais eficientes, só são chatos para carregar, mas isso por enquanto...
Muita informação top no vídeo e a Fiat usou essa tecnologia na finada Toro com motor 2.4 e câmbio automático de 9 marchas e tração 4x2. Essa versão durou pouquíssimo tempo no mercado.
@@zikamano4847 Pois é, mas o maior problema é as leis de emissão de poluentes, é por isso que veio todas essas frescuras de motor 3 cilindros e carros elétricos. Como se os carros fossem os maiores causadores da poluição
@@Ariel_Narvai no meu ponto de vista o que mais polui é motor diesel e moto E dos motores das décadas passadas eu tenho os meus favoritos e um deles e o V6 Busso da Alfa
@@GabrielVictor-C20XE Exatamente, caminhões locomotivas a diesel e fabricas poluem muito mais o meio ambiente do que um simples carro a gasolina ou a etanol. Também curto motores italianos
Muito explicativo o video Murta. Mas sinceramente achei muito mais do mesmo. Comando de válvulas variável ja era desenhado pela Honda desde 1984 algumas edições Type R, sem turbo chegavam a 185cv com motor 1.6 de fábrica com um consumo bem aceitável.
A Fiat é bem acostumada a lançar uma motores e logo tirar de linha. Muita bucha aí nesse meio. Basta ver os carros mais caros que foram lançados de 90 pra cá, quase todo modelo tem um motor bomba.. Resta a dúvida se esses motores turbo são duráveis
@@leandrorodrigues1904 Acho que o Valvotronic da bmw foi melhor resolvido quanto a esse negócio de válvula. Brincar com óleo no Brasil não é muito boa ideia rsrs.
Mano muito louco este canal. O Murta dá uma bela explicada em acessórios de performance os testa na prática e ainda dá uma aula nas novas tecnologias de motores. Parabéns pelo seu canal que saí fora da casinha.👍🏻
Parece ser bem top... Porém acho que vai acontecer o mesmo que o Marea. Uma tecnologia foda, que nós brasileiros não vamos saber mexer/cuidar e vai se tornar uma bomba. Infelizmente essa é a nossa realidade ):
Para o primeiro dono, vai ser excelente, econômico sem perder performance, esse sistema de válvulas vai ser super legal pra "chipar". Depois de 50.000 km o painel vai ser um show de luzes, vai ser um novo marea. fazer o que? quem dá dinheiro pra montadora é o primeiro dono.
O defeito são os mecânicos despreparados e mão de obra caríssima infelizmente vai virar bomba por causa dos mecânicos e donos relaxados igual foi com o marea
Como a Opel foi Adquirida pela PSA recentemente e eles tem uma gama de motores conhecidos por amantes dos chevrolet da década de 80/90/00 Famosos Familia 1 e Familia 2 e parte dos Ecotec! Então vem coisa braba por aí...
onde tem muita eletronica e calor não dura muito, pode ate ser muito bom no começo com o passar dos anos vai dar manutenção e o custo vai levar esses carros pro ferro velho rapidinho.
Tomara que dê certo, a Fiat não tem sorte com inovações aqui no Brasil, BRASILEIRO não gosta de manutenção, e os mecânicos brasileiros também não gostam de estudar, evoluir
Verdade!!
Motor com muita tecnologia aqui no Brasil costuma ser muito cara aqui no Brasil. O primeiro dono beleza mas a bomba pode ir para o segundo dono ou terceiro dono.
A verdade é que a maioria dos brasileiros não tem dinheiro pra manutenção
O brasileiro é fudido de grana. Isso explica muita coisa kkkkk
Certeza esse motor vai ser ruim como o 2act do tempra q segundo os mecânicos n presta igual ao fivetech q e difícil de achar peças de reposição e oficina com ferramenta para mecher
1.8 eTorq 130 Cv
1.3 Gse 180 Cv
Viva a tecnologia
Menor litragem e maior aproveitamento
E ainda teve o 1.8 e Torq Evo, que recebeu novo cabeçote, Vvt e várias coisas mais, e conseguiu apenas incríveis 139 pocotós hahahaha, mas eu gosto de famigerado motor e torq e, e torq Evo.
Sobre alimentado se tirar o turbo ele cai para uns 120 cv o que não é nada mal tbm
1.8kg de pressão.... será que vai durar ?
Perfeito, Rodrigo. E, mais econômico .
@@ADRIANOGRILODALTINHO
Bom questionamento.
Alô reparadores automotivos, atualizem seus conhecimentos, ferramentas e equipamentos de diagnósticos.
vai precisar em menos 3 anos vai ser oficina lotada com a "maravilha tecnologica" kkkk
"Vem o fivetech atualizado para 1.0 e 1.3..." Alguém vá lá na fábrica e avisa que aqui é Brasil, pelo amor de Deus... E brasileiro não dá certo com grandes avanços tecnológicos! Tem que ir de vagar.
Reparadores brasileiros so sabem mexer em AP, Fire e F1, qualquer coisa um pouco mais moderna os sabichões dizem que não presta, igual alguns aqui nos comentários
Alô clientes preparem seus bolsos kkkkkk
Kkk tudo para o Tião branquear os cabelos.
Queria MUITO ver esse 1.3T no Argo, ia ficar dahora
Queria MUITO um Chevette comprar aquele motor 3 cilindros 1.5 da Ford e o SuperCharger M24.
(: MEU SONHO :)
Bem capaz que terá,ou talvez no substituto dele
@@g.scaramuzza9849 acho que o m24 ia ficar muito pequeno nesse motor.
@@matheusmantovanibello1493 é que eu ACHO que depois do M24 ja pula pro M45 e o 45 pelo que eu sei é muito grande :|
Mas eu tenho que dar uma pesquisada melhor: Tanto pra ver se tem um entre o 24 e o 45 e tambem ver se o 45 é realmente grande pra esse motor
@@g.scaramuzza9849 eu acho que tem o m27 que vai nas Mercedes kompressor, só que é muito raro de achar... Fiquei curioso sobre o assunto, queria por um m24 no meu ka zetec
O mais bacana é que se tratam de projetos da engenharia FIAT do BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Bombaaaa
Esses motores da parceria entre grupo psa e Fiat já existe na Europa tens anos..começou nos alfa Romeu..gama superior da Fiat..nada foi inventado no Brasil
@ODR ODR não sabia que os v8s americanos eram elétricos! Kkkkkkkkkkkk
@@joaotavares7160 se realmente for algo do tipo não vai ser uma bomba, se coloca alfa ou lancia no meio sai maquina!
@@m1lgr4u14 Qual fabricante (americano ou europeu) tem um motor V8 NOVO?
Murta eu te acompanho desde 2017, e sem dúvidas essa é uma das melhores fazes do altarpm, vídeo todo dia, tem uns vlog, tem vídeo técnico, tem esse Studio foda, parabéns mano, tu merece tudo isso. É só isso mesmo, vou ver o vídeo.
Desconheço um canal sobre o mundo automobilístico; com mais primor nas informações do que este. @ALTARPM
Motor incrível. Só acrescentando, todo este torque estará disponível a 1750 RPM, fico imaginando essa mecânica em um Peugeot 208, tomara que tragam uma versão GT.
A GT será 1.0 3 cilindros...
1.750
Pra se ter uma ideia, 27 kg de torque é semelhante ao torque de um motor V6 de 3.0 litros. Só que no motor V6, esse torque é obtido somente lá pelos 4.000 rpm.
E, provavelmente, muito econômico.
@@tomasnokechtesledger1786
Acho que, a Fiat, infelizmente, colocará esse turbo maravilhoso somente na versão top de linha do Argo. Não sou fã da GM, mas ela disponibiliza o turbo já na versão LT e, com transmissão manual.
fiquei um tempo sem ver videos do murta (por motivos que nao sei)... e meeeeeeeu Deus, a explicação dele faz tudo parecer fácil
Depois do Tiny Friendly Giant da Koenigsegg de 3 cilindros 2.0 de 600 cavalos não me impressiono mais hahaha
Só que cadê esse motor? Viver só de conto é complicado
@@danielmax3327 ele só vive em conto de fada pq é um motor muito caro, imagina o custo que seria vc produzir um carro em larga escala com um motor tão avançado assim, esse tipo de motor vem pra ser tendências tecnológicas, conforme o tempo vai passando a tecnologia vai barateando e vai se popularizando
@@rafaelamorim3879 por aí mesmo
@@Luis03333 Com 5 milhões faço uma coleção de carros de alto nível e mesmo que o preço fosse de acordo com a realidade não compraria, pois não compro carro com motor 1.0 e nem 3 cilindros, fora outras coisas e detalhes que eu exijo que um carro tenha, mas valeu.
Em 1987 a Renault tinha um 1.3 com 350cv...
Mto inovador msm!! Enquanto as montadoras já estão apostando na eletrificação, a Stellantis quer se destacar lançando o downsizing mais eficiente... Estão de parabéns
É plausível que a Stellantis esteja já desenvolvendo esses motores para transformá-los em híbridos principalmente o Compass e Toro .... Colocando baterias é plausível deter 250cv
Esse motor não tem nada de inovador são tecnologias já empregadas em outros motores, ou semelhantes... a fca d Fiat foram muito atrasadas no downsizing... inovador pra mim foi o motor thp em 2007 Europa e 2010 no Brasil.
Se for citar Europa por lá os motores Tjet já rodavam antes dos thp
@@edudeveloper E os TJET que vieram na mesma época ?
@@rafaelf8499Não poderia ter 140 e cobrar mais barato?
Depois que vc testa um carro com esse motor fala do consumo , quanto faz no Etanol e na gasolina , urbano e rodovia , 🤜🤛.
Espero que esse 1.0 turbo chegue em carros de trabalho como strada e fiorino com um câmbio de 6 marchas. Aí fica interessante
Esse motor parece um sonho, se não der muito defeito no inicio, vai fazer a Fiat arrebentar de vender Renegade e Compass. Eu mesmo estou esperando Renegade com esse motor para comprar.
Será que vem qual valor?
Murta, trás um vídeo com comparativo de escapamentos.
Direto, coletor 4x1, intermediário esportivo e abafador original, intermediário original e abafador esportivo, intermediário e abafador esportivo.
Seria bem interessante
Em teoria tudo parece muito legal.
Vamos ver na prática e na realidade do Brasil. O que será que vai virar?
O tempo trará as respostas
Motor tres cilindros? Não me convence!!!
@@lazaromatias9194 eu passo é longe desse tipo de motor e carro 1.0 também.
Depois de cinco anos de uso vai dar bomba , só isso
Vim do futuro para dizer que esse vários carros com esse.motor estão tendo problemas, batendo mesmo, e a fiat nada faz para resolver o problema.
Eu sempre gostei de carros, sendo mais específico de motores. Conhecer apenas a ficha técnica de um carro não era suficiente. Eu queria ir mais além. Vc pode ter dois carros equivalentes em termos te potência e torque, entretanto com enorme diferença tecnológica e esse canal me permiti aprender mais sobre os motores. Parabéns alta Rpm o melhor canal pra mim. Aprendi sobre comando de válvulas, variação na admissão, no escape. árvore de manivela, pistões grandes com bielas menores, ou pistões pequenos mas com curso maior. Enfim tudo isso muda muito o comportamento de um carro e sua eficiência.
Esse canal deveria ter milhões de inscritos...só conteúdo bom e bem explicado!!
Motor ALTAMENTE moderno e tecnológico, e super eficiente!
E a explicação foi ótima tbm.
👏🏻👏🏻👏🏻
Que beleza ver que ainda estão investindo alguma tecnologia nos motores a combustão, todo mundo só fala em eletrificação agora.
Já pensou esse 1.3 vindo num Uno, que loucura seria! kKkkkkK...
Valeu Murta, esse é o tipo de notícia que nós gostamos de ver.
Vai vim no lugar do Fiat argo 1.8
@@jhonidallacqua8241 no argo, cronos e ranegade será a versão 1.0
Deve vir todos os compactos com 1.0, deixando o 1.3 pros malditos SUVs.
@@diagoluiz3088 Renegade vai ter num segundo momento, a princípio parece que vai deixar o E.TorQ na versão mais básica PCD depois entra o 1.3T...talvez na linha 2023 o 1.0 substitua essa versão é a imediatamente acima.
@@DanielGTRR nem em um segunda momento, será o 1.8, 1.0T e o diesel. Vale lembrar que o 1.0T já é equivalente ao 1.2T da GM.
Esse motor é fantástico, mas aqui no Brasil será um grande problema de início, principalmente depois que acabar a garantia, onde os proprietários colocam qualquer óleo de mesma viscosidade, achando que é tudo a mesma coisa.
Vejo os donos de THP, que só não estão passando por pior situação, porque a internet está aí para ajudar muita gente, mas ainda hoje, mas de 10 anos depois de lançado, a quantidade de profissionais da área que entendem do motor é ínfima.
Pessoal falando que os mecanicos só sabem mexer em AP e em fire, lógico os unicos motores bons que pobres podem manter, Simples assim.
Corrente de comando nos Firefly tá aprovado, não deu B.O. como nos THP da PSA e BMW.
Já o sistema Multiair é pra ficar esperto. Nos EUA deu problema no 500 Multiair.
Esse multiair me deixa apreensivo m
Americano nn cuida de carro
uma coisa tenho q reconhecer na fiat, ela nunca teve medo de investir em modernidade em seus carros aqui no Brasil. hj o mercado nacional ta mais antenado, as pessoas tem mais conhecimento, e não tem a mentalidade de 20 e poucos anos atrás, na época do velho marea, q o pessoal tinha em mente q carro é só água e óleo. tomara q esses motores sejam bem aprovados, q pelo q td indica, parece ser um baita projeto.
A Fiat sempre foi exatamente o oposto da Ford. Sempre atendeu o gosto local e nós também exportamos excelentes idéias para eles na Europa. Excelente simbiose. Já a Ford foi arrogante e prepotente, não quis lançar produtos tropicalizados, a matriz sempre glosou tudo e tá aí o resultado. (Lembrando que o Ecosport foi desenvolvido no Brasil e vendeu no mundo todo, não custava confiar só mais um pouco no Brasileiro)
@@leanog vdd, ford investiu muito mal, poderia ter dado mais atenção no Brasil. apesar das cargas tributárias altas entre outros problemas no Brasil, o mercado sempre acolheu muito bem seus produtos.
@@leanog A matriz da Ford sempre foi muito rígida com a filial brasileira e não dava muito crédito para as decisões locais.
Foi assim com Maverick que era para ter sido o Cortina e por muito pouco não foi o Pinto.
O pedido negado de uso do 2.3 ohv no Corcel II.
A notícia em chão de fábrica que pegou todos da fábrica de surpresa que iria se unir com a VW para criar a Autolatina e que iriam fundir as engenharias e vender o prédio de estudos da Ford BR.
A outra notícia também em chão de fábrica mas trinta e tantos anos depois que iria parar de fabricar carros no Brasil e dando uma banana para todos os empregados que estavam homologando novas versões e terminando de montar os atuais sem contar os concessionários que ficaram loucos.
Eu digo mais uma vez. Eu só queria meu Fiat 147 com um motor 1.0 turbo desse, um painel da ghost.dashboard e um ar-condicionado.
nossa, materializei isso na minha mente! queria! kkkk
Entra em contato com a 147 preparações
A única coisa que queria era comprar um Chevete comprar aquele motor 3 cilindros 1.5 da Ford e o SuperCharger Eaton M24...
Tenho 16 anos espero um dia ter um bom emprego para realizar este sonho :| (:
@@g.scaramuzza9849 oq liga mesmo em chevette é um c20xe
Na realidade acho que seria mais interessante uma Kombi 6x6 com 3 motores (motores de Kombi mesmo) ia ser massa KSKSKSKSKS RSRSRSRSRS
Murta, parabéns pelas belas imagens e explicação!!
Ai vem um monte de besta dizendo que união de montadoras é ruim, etc etc, kkkkkk, so temos a ganhar, acho que todas as montadoras do mundo inteiro deveriam se inir e criar tecnologias mais avançadas e q barateia os custos ainda mais.
Parabéns pra Fiat e Companhia por sempre procurar a inovação.
Queria ver carros de qualquer marca com motores 1.0 biturbo sequencial (um de baixa e um de alta), como o da Amarok.
como eu quero um 208GT com esse 1.3, aiai n custa sonhar
Ou aquele Argo Sting 🐝 do salão do automóvel rsrsrsrsrs...acho muito difícil de vir e se vier por algum milagre vai vir amansado...
Assistindo aqui do meu Compass com quase 3 anos de uso, motor 1.3 T zero problemas, carro anda muito e tem consumo razoável
Murta, tenta alugar ou emprestar um carro equipado com esses motores quando forem lançados e passa-los no dinamômetro da made for street
UP
Tsi
rapais... carro topo de linha e lançamento pra alugar logo, vai ser dificil hein??
@@caiosouza3378"rapais" 🤦
Primeiro lote muita dor de cabeça !!!
Segundo ano aí começa a melhorar !!!
É assim que as montadoras faz !!!
Top top demais 👏👏 o murta tenta fazer rifas mensais com coisas q fica de baixo valor pra galera vai ajudar o canal eu creio
Explicação de quem realmente entende…Parabéns e obrigado pela aula! 👏🤝
Esse sistema multi Air não está somente no Fiat 500, ele também está no motor da toro 2.4 flex Murta.
Tenho um PULSE 1.0 Turbo de 3 cilindros, com câmbio CVT de 7 velocidades e, realmente o motor é muito potente, econômico e muito eficiente. Parabéns pela explicação e pelo canal!!
Agradeço por existir este canal 🙏
Para quem gosta de estudar vai ter a oportunidade de aprender muito com esse motores.
Me indica algum livro, revista, artigo... sobre mecânica básica de turbo?
Manutenção desses motor vai ser uma delícia kkkk
O marea também tinha tecnologia além do seu tempo.
@@ailtondias3962 exatamente kkkkkk
@@ailtondias3962 a diferença é que quando o Marea chegou so tinha AP, GM familia 1, CHT, e outras tecnologias dos anos 60...
Marea foi o carro mais injustiçado do Brasil.
Brasileiro gosta é de carroceria e faróis de LED, segurança e tecnologia não estão nem aí, esse tipo de motor não é nenhuma novidade os TSI da Volks já têm tudo isso ha alguns anos.
@@ailtondias3962 O consumidor mudou muito, da época que o Marea foi lançado.
boa.....Uma fusao de tecnologias dos 2 grupos...os incriveis 1.3 Fiat com o THP da PSA. Vai ser animal, quando lancar faz um test drive num dos carros que tem esse motor e passa as impressões. Mas imagina esse 1.3T num MOBI ou UNO. " Esportivos" nacionais talvez voltem.....
Fiquei pensando nisso também, a questão é a Fiat ter coragem e lançar!
quero ver a nossa mão de obra "especializada" dando manutenção nesses motores, o tião metendo óleo 20w50 pra dentro dele, hahaha
Explicação de quem tem capacidade e conhecimento no assunto, parabéns
Se possível, faça uma avaliação entre o novo Compass 1.3, com o Compass 2.0 flex. Eu também estou curioso. Na minha opinião, acho que o Compass 1.3 vai valer mais a pena do que na versão diesel.
Diesel logo logo morrerá,principalmente com a ascensão dos veículos híbridos e eletricos
@@djjinho1
A autonomia dos híbridos, e elétricos, é baixa. Fora o custo absurdo das baterias.
@@djjinho1 carros elétricos vão levar muitos anos para dominarem o mercado
@@heliomateuscardoso1058 mas híbridos acredito que nn levará tanto tempo não,até pq toda essa evolução dos motores a combustão vão ser levada pra esse tipo de veiculo
vai dar uns marea diferenciado
Explica como funciona o avanço dos motores carburados
Muito bom ver o entusiasmo do Murta
Em 1994 tinha o Honda Civic 1.6 VTi com 160 CV e 15,5 de torque isso Com motor aspirado e confiável imagina este Honda com turbo e atualizado ? Hoje em dia ?
atualizado se chama K20....
@@caiosouza3378 k20 só faltou o turbo de fabrica pra ficar top , o 2jz da Toyota tbm e monstro .
@@LeandroSilva_182 ué, o type R mais novo é turbo de Fábrica, e é um k20
@@caiosouza3378 o novo e um absurdo mais de 100 mil em um carro e foda vc andar com um apartamento ambulante , os carros estão um roubo .
@@LeandroSilva_182 kkkk em 1994 esse civic era o preço de um chácara kkkk
quando as válvulas forem acionadas por bobina, ai sim a coisa vai ficar legal, o mapeamento muito melhor.
injeção indireta pra baixas rotações e direta pra altas rotações.
Imagina esse motor na mão dos nossos mecânicos kkkk vai ser um novo marea
Cara você falou tudo. Para o primeiro dono beleza o problema é o segundo é terceiro dono.
#Agradecer por toda empresa que se dispõe a trazer tecnologias melhores para o Brasil!!
E tomara q tenha apoio no treinamento de mecânicos e na oferta de peças num preço justo para o pós venda
Estou bem ansioso pra conhecer esses motores, quem sabe a Fiat não coloque finalmente o Argo Sting em prática com o 1.3t ou a Peugeot coloque algo mais legal dentro do novo 208 que com exceção do motor está sensacional.
Se eu não me engano, o 208 vai adotar o motor novo sim
1.3T acho bem difícil, e se vier vai vir amansado. Dizem que o 1.0T terá +130cv já estaria de bom tamanho, tanto pro Argo quanto pro 208. O CEO já confirmou que Peugeot e Citröen vão ter tanto os GSE quanto Firefly também.
Prevejo pessoas falando que o 1.3 é bomba no Peugeot e no Fiat é bom KKKKKKKKKK
Outro exemplo é o Marea, 2.0 20v Turbo e tinha 182cv e 27kgfm... E foi o carro mais potente fabricado no Brasil na época.
Murta. Fala sobre os comandos variáveis infinitos da Hyundai.
Ups
Up
Só Vitor por aqui
Up
Up
8:34 Fiat Powertrain Technologies 😉
Ela surgiu com a compra, pela Fiat, da antiga fabrica onde a BMW fazia os motores do Mini... que, inclusive, serviram de base para o desenvolvimento e fabricação dos atuais (?) motores E-torq 1.6 16v e 1.8 16v que, curiosamente, também usam somente um Eixo Comando de Válvulas 👍🏼
Segue o vídeo 😄
Já vejo preparados preparando stage 1,2,3 pra esses motores.
Parabéns pelo vídeo! quanto mais componentes ,mas sujeito à dar defeitos, tornado à manutenção cada vez mais cara. No Brasil o que faz um carro ser líder de vendas, ainda é à confiança no motor Por ser resistente dia à dia e quando for vender o veículo não perder tanto valor ,por se torna um fumo!
Você pode comentar sobre o consumo excessivo de óleo desses motores fiat?
São os mais modernos e mais problemáticos do mercado
Creio q eles vão tirar "quase TD q da"
Igual pegar um ea888 original com 200 CV , so q com remap vem bem mais potencia e de forma ainda segura..
Um Argo com esse motor de 180cv seria interessante...
Acho que nunca vai acontecer, infelizmente, acredito que a Fiat vai manter a linha de 1.0 firefly de entrada, 1.3 firefly de intermediário e 1.0 Gse (Turbo) de Topo de linha. Duvido que a Fiat vá por 1.3 Gse no Argo. Talvez na versão Suv dele e na topo de linha, muito talvez.
Eu considero motor moderno os aspirados potentes como o 1.6 de 160 cv e 2.0 de 240 cv da Honda, é fácil ganhar potência com turbo quero ver conseguir essa potência nos motores menores sem turbo.
Mano, a frequência do led ali atrás fica chamando atenção oO rsrs belo conteúdo!
Já tive alguns carros turbos (não originais) e a dificuldade sempre foi a falta de profissionais. Mecânico comum não sabiam e ainda não sabe trabalhar com carro turbo.
Vamos ver daqui pra frente.
Já perdi a conta de tanta coisa que aprendi com o murta, melhor assinatura que tenho...
Ótimo vídeo, bem esclarecedor.
Somente um comentário.
Não existe eixo de comando de válvula e sim árvore de comando.
Podia vim algum "sportivo" da nova linha da Fiat? Um Argo ou Chronos T-jet?
Vai vim um SUV.
@Michel mihashi mobi não tem estrutura,se tiver um carro turbo,será o argo,saindo de linha o 1.8 e vindo 1.3 turbo
@@mafizon se vier 1.3 turbo pode colocar no mínimo 100k de preço inicial
@Michel mihashi o up tem estrutura,o que ele não tem é suspensão,que foi capada em terra tupiniquins.
Cronos e Argo deverão ter o 1.0 turbo com câmbio automático ou CVT.
Falando tudo é lindo, quero ver no batente aqui no MT nós garimpos.
180cv num 1.3 seria impensável até poucos anos atrás. Viva a tecnologia! E quem não gosta que vá andar de Fusca!
Só não se esqueça do turbo, com turbo até fusca tem 200cv
@@max-fi8em De fábrica? Que Fusca é esse?
@@araujo_jean claro que não né gênio mas qualquer carro pode botar turbo pra ter 200cv até uno 1.0 esses 1.3 tem no máximo 90cv o turbo faz o resto
@@araujo_jean qualquer carro com turbo chega a 200 HP melhor andar de fusca do que com esses motores, isso em 3 anos ou menos vai dar problema pode apostar, ainda mais rapaziadinha do remap de troca turbina de colcoar presão nao vai durar, downsing se fosse bom ficava desde 1960 isso nao durou no passado porque ja sabia que era ruim.
@@zikamano4847 errado, não deu certo no passado porque não tinha tecnologia e a diferença dos carros por exemplo da década de 90 e os atuais são os sistemas exaustivamente testados e com materias muito melhores então, Fusca teve sim seu momento mas o DownSizing é a atualidade e bem provável que vai fazer sucesso, o problema todo é o Tião que nao estuda e continua achando que tudo funciona igual o Fusca...
Esses Motores Já Aviam Cido Desenvolvidos Na Europa Muito Antes Da Fusão FCA Com A PSA
Os motores TSI vão começar a ter concorrência, a diferença é que o mercado já testou o TSI.
Esse já rodam na europa faz mais de dois anos
@@sandrosilva360 não sabia amigo, obrigado. Só resta saber se as adaptações para solo brasileiro serão boas para manter a qualidade do conjunto.
@@sandrosilva360 o foda tbm é que a galera não faz revisão ou “chipa” o carro e depois vem com mimimi.
Tempo senhor da razão.....os turbos com seus problemas crônicos de baixar óleo e trocadores de calor furando e entrando água no óleo. Resolveram?
eu só pensei em uma coisa durante esse video inteiro: isso vai da uma paneee ....
(: kkkkkkkkk
Muito bom o vídeo! Ótimo ter conteúdo técnico detalhado Sobre as novas tecnologias. Parabéns!
Murta a Stellantis nem tá flanado em litragem muito tanto que no Compass (que vai ser lançado ainda nesse semestre) o nome fica tipo que nem na VW...no 1.3T fica como T270.
No aguardo de um Dossiê completo sobre esse motores, principalmente o 1.0 que vai ser menos proibitivo rsrsrsrs
Gostei da edição, parabéns pela qualidade
Será que o meu filho que ainda nem foi gerado vai querer fazer swap de motor no e colocar esse motor no Renault 2030 vei dele? Kkkkkkkkk
EM 2030 vai ter um monte de gente fazendo é conversão para elétricos e em 2050 é adeus motores a combustão. Eu adoro nossos motores convencionais, mas os elétricos são incontestavelmente mais eficientes, só são chatos para carregar, mas isso por enquanto...
Muita informação top no vídeo e a Fiat usou essa tecnologia na finada Toro com motor 2.4 e câmbio automático de 9 marchas e tração 4x2. Essa versão durou pouquíssimo tempo no mercado.
Tecnologia, novos motores Downsizing de 3 cil turbo de 200cv e tals...
Mas eu continuo preferindo um RB26 Twin-Turbo ou um 2jz, para sempre ✊🏻😔
tem coisas que nao precisam mudar mais tem gente que nao entende
@@zikamano4847 Pois é, mas o maior problema é as leis de emissão de poluentes, é por isso que veio todas essas frescuras de motor 3 cilindros e carros elétricos. Como se os carros fossem os maiores causadores da poluição
@@Ariel_Narvai no meu ponto de vista o que mais polui é motor diesel e moto
E dos motores das décadas passadas eu tenho os meus favoritos e um deles e o V6 Busso da Alfa
@@GabrielVictor-C20XE Exatamente, caminhões locomotivas a diesel e fabricas poluem muito mais o meio ambiente do que um simples carro a gasolina ou a etanol.
Também curto motores italianos
Muito explicativo o video Murta. Mas sinceramente achei muito mais do mesmo. Comando de válvulas variável ja era desenhado pela Honda desde 1984 algumas edições Type R, sem turbo chegavam a 185cv com motor 1.6 de fábrica com um consumo bem aceitável.
Esse tem tudo pra ser a bomba do século afinal de contas desenvolvidos pela Fiat e Peugeot.
Kkkķkkkk yes
Parabéns pelo conteúdo Murta. Como sempre trazendo tudo de uma forma didática e bem explicativa.
Tudo lindo mas o medo de depender 100% da central e grande
Mesma coisa da época que começou injeção eletrônica...
@@Kurushineko nada a ver, injecção eletronica ainda passa, aquando quanto a esses sistema vai dar problema em 3 ou menos
@@Kurushineko mal de BR, índios, índios, índios.
@@zikamano4847 foda q muito nn faz as manutenção nn cuida do carro dps tá na olx zero bala nunca batido mas quando ver motor tá fudido
Muito bom 👍
Um motor desse em carros menores seria um sonho. Relação peso potência seria sensacional para o dia a dia.
Vixi na expectativa FIAT e Peugeout fazendo um motor turbo!!! Será q explodi???
Um Peugeot rcz v8 hemi ia ser dahora
A Fiat é bem acostumada a lançar uma motores e logo tirar de linha. Muita bucha aí nesse meio. Basta ver os carros mais caros que foram lançados de 90 pra cá, quase todo modelo tem um motor bomba..
Resta a dúvida se esses motores turbo são duráveis
@@hlbomm um motor com válvula termostatica eletrônica e válvulas eletrônicas difícil ser bom
Kkk
@@leandrorodrigues1904 Acho que o Valvotronic da bmw foi melhor resolvido quanto a esse negócio de válvula. Brincar com óleo no Brasil não é muito boa ideia rsrs.
No papel tudo isso é lindo, na hora que cair na oficina o cara vai ter que vender o rim no mercado livre
É só não levar no Tião, é sim pra quem manja
@Lucas_Play levando na concessionária? E também Tá cheio de oficina com gabarito no país, o povo que gosta de pagar barato e leva em boca de porco.
Mano muito louco este canal. O Murta dá uma bela explicada em acessórios de performance os testa na prática e ainda dá uma aula nas novas tecnologias de motores.
Parabéns pelo seu canal que saí fora da casinha.👍🏻
Parece ser bem top... Porém acho que vai acontecer o mesmo que o Marea. Uma tecnologia foda, que nós brasileiros não vamos saber mexer/cuidar e vai se tornar uma bomba.
Infelizmente essa é a nossa realidade ):
Pode até acontecer, mas atualmente existe mais acesso ao conhecimento! Gosto de ser otimista...
Ele sendo confiável está ótimo.
Esse motor será maravilhoso ou uma bomba, vamos esperar para ver
Nada muito tecnologico da certo num pais subdesenvolvido
Fiat marea vai ser ficar pra tras, isso vai ser a nova lenda explosiva kkkk
@@dicasmaneiras4431 kkkkk
Para o primeiro dono, vai ser excelente, econômico sem perder performance, esse sistema de válvulas vai ser super legal pra "chipar".
Depois de 50.000 km o painel vai ser um show de luzes, vai ser um novo marea.
fazer o que? quem dá dinheiro pra montadora é o primeiro dono.
O unico defeito é ser turbo
Ser turbo não é um defeito, é uma peliculiaridade
O defeito é essa cilindrada baixa
@@danielmax3327 o defeito é a injeção direta e tudo eletrônico com atuadores eletro-hidráulicos
quando tudo isso começar a dar problema, vai ser lindo
O defeito são os mecânicos despreparados e mão de obra caríssima infelizmente vai virar bomba por causa dos mecânicos e donos relaxados igual foi com o marea
@@antonycirco também, é muita coisa só pra dá problema, falta muito para o Brasil ter um mercado automotivo de verdade, complicado.
Será que agora vem um argo turbo 1.4 a a autura do uno , esportivo de verdade...
Parabéns pelo vídeo guerreiro
Q maravilha isso imagina dirigir um motor turbo com multiar
Como a Opel foi Adquirida pela PSA recentemente e eles tem uma gama de motores conhecidos por amantes dos chevrolet da década de 80/90/00 Famosos Familia 1 e Familia 2 e parte dos Ecotec! Então vem coisa braba por aí...
cara, alguma montadora poderia tentar ir pro caminho 1.0 6cilindros + injecao direta + comando de valvulas variavel. talvez nem precisaria de turbina
Show Murta! Excelente vídeo, explicação impecável!!! Potência de bmw série 3 de 5 anos atrás! Os motores a combustão vão morrer atirando!
parabéns murta voce explica muito bem e sabe bem do que esta falando
Muito interessante, só fiquei aguardo pra saber a cavalaria do 1.0, que ele não falou, uma pena, no mais o vídeo foi ótimo.
PARABENS PELO BELO TRABALHO, MUITO BEM EXPLICADO.
Tem que vir no Peugeot 308 europeu nossa que carro top com esse motor
Me faz uma reportagem sobre o motor antiguinho da Nissan livina 1.8 . Amo este carro e acho muito útil para trabalhar.
onde tem muita eletronica e calor não dura muito, pode ate ser muito bom no começo com o passar dos anos vai dar manutenção e o custo vai levar esses carros pro ferro velho rapidinho.
Adoraria ver os testes do motor GSE T270 no dinamômetro!