MOZART CATÃO e A Mais Dramática TRAGÉDIA No Aconcágua!
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- A Equipe AltaMontanha volta ao quadro Histórias de Montanha, contando mais uma vez com o Geógrafo e Montanhista Pedro Hauck e também tem o imenso prazer em receber Angel Arnesto, famoso Guia de Montanha que presenciou o Drama ocorrido em 1998.
Hoje a história vem direto de Mendoza, Argentina.
Com a temida La Parede Sur del Aconcágua, sim; Trata-se da mais dramática tragédia nesta Montanha.
Uma tentativa frustrante envolvendo montanhistas Brasileiros jamais esquecidos como: Othon Leonardos, Alexandre Oliveira e ele Mozart Catão.
A Equipe AltaMontanha lamenta todas as perdas durante o episódio.
Links Citados no vídeo:
Operação Aconcágua: Caso Federico Campanini
• Operação Aconcágua: Ca...
Takes e Fotos Utilizados no vídeo:
/AltaMontanha, /CuyoNoticias , /Extremos , /Blogdescalada , /Go4thesummit , /Kunwooing , /wtfonseca , /Niclevicz .
Nossa Essência é a Montanha:
www.souloutdoo...
CURSO DE ALTA MONTANHA:
www.souloutdoo...
EXPEDIÇÕES - SOUL OUTDOOR:
www.souloutdoo...
Equipamentos para montanha, é na Loja AltaMontanha!
Confira: lojaam.com.br/
Siga a Alta Montanha nas redes sociais!
Facebook: / altamontanha
Instagram: / altamontanha
Blog: altamontanha.com
Como não tem um filme foda sobre essa tragédia ou até mesmo um documentário nível BBC ? É uma história com muito potencial, com diversos personagens e sentimentos, mesmo nível aquela tragédia do Everest em 1996. Caso façam documentário, seria interessante colher os depoimentos de algumas pessoas ligadas as vítimas que se manifestaram aqui nos comentários.
Parabéns pelo documentário. Foi excelente e muito esclarecedor. Mesmo sendo de um canal de RUclips, trouxe muita riqueza de detalhes, me sinto transportado para essa época. Que a alma das vítimas descansem em paz.
A introdução dessa história toda até chegar na hora da escalada em si é sensacional, amarrou muito bem a história 👏🏻👏🏻👏🏻
O Mozart Catão foi meu professor de educação física na Unifeso em Teresópolis em 1987. Era realmente um monstro da capacidade física.
Realmente era um monstro safado e assassino ele matou meu pai eDeus fez justiça já que a dos homens falhou. Comece o ditado quem deve a Deus paga ao ...........
@@neilakimus659 ???
@@neilakimus659 Como assim? Qual a sua versão?
@@neilakimus659Conta mais
@@neilakimus659 o que aconteceu ?
Caraca, são mais de 30 minutos até de fato começar a narrar o evento trágico. De fato o Pedro é melhor narrador se você quiser entender todo os detalhes de cada história. Parabéns. Para quem não sabe nada montanhismo isso é muito bom
Obrigada por avisar, fui direto lá
@@Grace-hc8cr perdeu o contexto todo...
Muito bom!! É além e uma descrição de um evento isolado do Aconcagua, uma palestra para leigos em montanhismo, como eu...sempre me parece pouco tempo de vídeo, pq tudo é novidade!! Que fossem 2 horas!!
Toda vez que a história começa com uma competição de egos, um querendo ser melhor que o outro, não termina bem. Incrível!
Exatamente
Na verdade a competição é que leva ao progresso, superar limites e conquistar novas terras é que dá sentido para o homem ter foco é trabalhar para idealizar grandes feitos.
@@antoniobarbierineto9999Competição dentro da equipe é sinistro mas é infelizmente o que acontece.
Não consigo imaginar a agonia de ouvir aquelas mensagens no radio, e não poder fazer nada.
Nunca escalei, nem pretendo, tenho medo de altura e nem sei armar uma barraca mas o jeito que o Pedro conta as histórias me fez parar nesse canal e pelo visto ficar, coloca contexto histórico, emoção, um contador de histórias nato
Soy de Mendoza y esa ruta del Aconcagua se llevo mucha Gente en los años ochenta y noventa.
Pedro é um excepcional contador de histórias, muito detalhado, contextualizado e instrutivo. Parabéns!
Vdd. tranamite sensacai, emocao, alegria e tristezas
Meu pai nasceu em Teresópolis e passei a adolescência lá nas férias, e subi na Pedra do Sino algumas vezes, e o Catão era uma celebridade lá. Foi uma consternação absoluta. Cheguei a ver o Mozart Catão algumas vezes, sou de 61. Era um super humano. Eu até hoje lamento muito que sua família não conseguiu sepultar seu corpo. Mas o herói morreu fazendo o que amava e seu corpo está num lugar digno de sua biografia.
Tive a o portunidade de observar o aconcagua ,em uma aventura de moto pela rota 7 em janeiro de 2024 .
É uma experiência incrível.
Obrigado por esta historia pois Alexandre e Mozar eram meus amigos aqui da cidade onde moro capital do montanhismo teresopolis e ate hj sinto muito falta destes q escalavam e pedalavam comigo as veses me sinto responsavel pela morte do Alexandre pois fui eu quem sugeriu ao Mozar a ida do Alexandre a expedicao pois faltava 1 pessoa ate hj me pergunto ??? Sera q tive parcela de culpa?? Desculpa o desabafo mas me sinto tanto responsavel excelente historia mas triste como ate hj me sinto Alexandre ficou pendurado na corda morto durante alguns anos Mozar era extremamente tecnico e meticuloso tudo estava perfeito nao concordo dele dizer q foi insanidade foi uma fatalidade e te digo o patrocinador queria ver seu nome em destaque eu sei do q aconteceu e ate hj tenho contato com a familia dele.Julgar agora é facil quem sabe nao foi a nevasca q exigiu q ele parace naquele lugar ??Ele queria completar os 7 cumes forte abraco desculpa
Querido, você não tem culpa, foi uma fatalidade.
É dificil, como voce era amigo, espero que não fique chateado com as criticas que fiz a ele. Foi muito trágico o que aconteceu. Tem todas as receitas para ser uma historia dramatica de filme.
O cara disse que foi insanidade pelas condicoes da montanha naquele momento devido ao acumulo de neve. No mais fique em paz por apesar de sua indicacao cada pessoa tem o seu livre arbitrio e ele escolheu ir, fique com Deus.
Foi imprudência sim, mas não tinha como você saber.
@@pedrohauck de forma alguma pelo contrario vamos aprender com historias q nos mostram quão somos frageis e por algum deslize pode nos causar danos irreversíveis excelente forte abraço
Trabalhei com o Mozart em uma escola ,no município de Teresópolis.
Grande pessoa, garra e determinação chamava a atenção !!
Sempre com sua bicicleta, um cara muitooo bonito e sempre muito educado.
Saudades!!!😔
Ele era professor de educação física?
Como leiga total, tinha uma ideia totalmente equivocada desse acidente, quando ouvi a notícia. Imaginava o Mozart e os 2 companheiros, no meio da escalada, falando pros outros 2 colegas: "até mais, a gente decidiu que vai virar a direita e chegar ao cume pelo sul" e depois foram pegos por uma avalanche e caíram
Obrigado Pedro por mostrar fatos desse fatídico episodio, que muitas pessoas assim como eu, desconhecíamos completamente. Poucos dias depois do meu aniversário, vi a cobertura dos telejornais dessa triste notícia, e fiquei muito chocado. Cinco anos antes, escrevi uma carta (eu não tinha internet) pedindo um autógrafo para o Mozart Catão, pois pratico ciclismo e fiquei fã do cara. Alguns meses se passaram, e ele me mandou uma carta pedindo desculpas pelo atraso em responder, junto com uma foto autografada e dedicatória no verso. A foto é aquela com a bike nas costas numa parede de gelo, usando crampons e piolet, que foi capa de uma revista especializada em ciclismo. Até hoje, esse fato triste me comove... A vida é nosso bem maior, sempre.
Caramba, Jailson!! Que legal da parte do Mozart. Uma recordação bacana que tu tens.
@@flaviabaptista6143 simplesmente não tem preço que pague essa foto.
Pedro é um grande contador de histórias, parabéns pelo trabalho
Estava ansiosa por essa história, fez parte da minha vida de alguma forma. A esposa do Mozart, a Rita, era minha professora na época do ocorrido.
@@carlosmuller6512qual o seu problema, amigo??????
@@carlosmuller6512 vc é mto bom em julgar os outros, né meu amigo? Tem um ditado que diz: "vc só acusa os outros do calo que lhe aperta". Acho que vc deve ser muito infeliz... e na sua vida as pessoas devem apontar o dedo o tempo todo.
@@carlosmuller6512 Deus lhe abençoe
@@carlosmuller6512 vc é doente kkkk é criança. Rs
Muito triste!
Sou de Teresópolis e admiro muito o Mozart, tem até uma estátua dele aqui na cidade! Não sei o motivo dele não estar ancorado, mas acredito que se ele estivesse sobrevivido com poucas lesões, talvez pela experiência e vigor, conseguisse salvar ou ajudar os companheiros.
Foda demais ver isso! Meu grande e saudoso tio catão (Márcio) irmão do Mozart era um fenômeno de pessoa, imagino que o Mozart tenha sido igualmente bom pelo que vejo nos comentários! Nasci 97, então não consegui conhecê-lo
Pedro tu é muito bom narrando essas histórias. Se a Discovery te descobre nós perdemos vc para o mundo 🙌🙏🏼🙏🏼
Que horror, Pedro, que drama, que suplício sofreram esses meninos! Descansem em Paz. O teu relato foi muitíssimo emocionante. Honraste a memória desses três montanhistas trazendo até nós uma das histórias mais dramáticas vividas numa montanha. Deus te abençoe, Pedro por nos deixares a tua reflexão tão sensata, tão sábia. Que todos os montanhistas sigam os teus conselhos!
1996 e 1998 foram marcantes para o montanhismo mundial.
A sua maneira de contar estas "Histórias de Montanha" é excelente.
Aliada esta característica ao seu grande conhecimento, é sensacional!!!
Se cuide sempre, brother 😊
Acho que vi esse vídeo pela quinta ou sexta vez. Parabéns, Pedro! Você deveria ser jornalista. Conheço pouca gente que consegue narrar uma história trágica, dessas, sem julgar, sem sensacionalismo. E reconheci a voz do meu conterrâneo, Joair Bertola (que foi quem me fez conhecer o montanhismo, ao me convidar para um trekking à Plaza de Mulas, em 2012, acho) no relato do teu amigo Argentino que estava lá, quando ocorreu o que foi contato por você! Obrigado! Abraços!
Cara, não sei se foi vaidade, pressão dos patrocinadores, questões financeiras ou um pouco de cada, mas a expedição tinha tudo pra dar errado e realmente deu. Face Sul não é brincadeira, tanto que a vários anos não é escalada. Uma lástima, pois perdemos jovens talentosos. Valeu, Pedro por mais um ótimo vídeo.
Vaidade, ego e orgulho ferido com uma boa dose de burrice desse mozart
@@fabioc7368 desnecessário e insensível esse seu comentário.
Tem um vídeo feito pelo Fantastico mostrando avalanches antes dos 3(Catão &Cia) continuarem a caminhada, morreram de bobeira!!!
Virou montanha
Valeu pelo vídeo, fiquei até o final! Que história triste! Nao sou montanhista, mas sou surfista! E o mesmo respeito e conhecimento que temos que ter pelos mares e montanhas, sao os mesmos! Saber quando da e quando não dá e respeitar, e vida que segue! Abraço aqui de Curitiba!
"Faltavam exatamente 759 metros para que Mozart, Alexandre e Othon chegassem ao cume pela rodovia mais perigosa do Aconcágua". Ou seja, foi uma tremenda falta de sorte.
Foi a justiça de Deus pode ter certeza ele terminou como merecia
759 metros é muita coisa
759 metros é coisa pra caramba
@@neilakimus659Conta sua história
@@neilakimus659 curiosa para essa exposição de ódio, flor!
Esses vídeos longos são sinistros demais, valeu Pedro Hauck e AltaMontanha!
Este vídeo esclarece a tragédia e coloca reflexões e lições a serem aprendidas para evitar novos acidentes semelhantes. Parabéns ao canal ALTAMONTANHA.
Eu conhecia o Mozart lá do Brasileiro.
Na época, eu vi a reportagem na tv quando eles começaram essa escalada do acampamento base. Eu estranhamente pensei de imediato que "Vai dar merda, porque eles não adiam a escalada em alguns dias". Mas depois refleti que as condições meteorológicas podiam ficar bom a tempo deles concluírem a escalada, caso contrário eles voltariam.
Uns dias depois veio a notícia do acidente, e depois da morte dos alpinistas.
Eu sempre me assustei por ter tido essa "premonição", visto que foi o meu primeiro pensamento. Somente depois de muitos anos, é que eu refleti e constatei que quando a reportagem foi veiculada na tv, eles já estavam na montanha.
Só esperando agora pelo vídeo falando do Vitor Negrete no everest
Triste é ir trabalhar e ser assaltado e morto por causa de um celular, agora quem escala a uma altura de cruzeiro já vai sabendo que pode não voltar. Não desejo mal a ninguém mas procurou um pouco facilitar a passagem para o outro lado. e pelo que sei subiu sem auxílio de oxigênio. Ora ora.
@@alexrizzo2006 Exatamente..para mim isso é um tipo inconciente de suicídio, quem pratica nao percebe e nao concorda, pq adora escalar essas alta montanha..mas esporte isso ai nunca foi
@@fabioc7368 também acho, qualquer morte fico triste mas tem umas que parecem ser desejadas
@@alexrizzo2006 toda morte é triste, mas sim o homem que desafia seus limites e parte para um desafio pessoal de superação tem consciência dos riscos, mas obviamente ninguém quer morrer...
Meu colega no curso de cavalaria do CPOR/SP em 1986.
Gente finíssima,muito dedicado e focado.
Escalou,inclusive,o Aconcágua pela face sul.
Morreu fazendo o que gostava.
O vídeo da história começa mesmo aos 29 minutos, e por isso que é tão bom, bem fundamentado e trazendo o contexto, história triste mas que nos ensina muito, parabéns pelo trabalho Pedro
Fiz o dedo faz poucos dias e no início da via Teixeira um pouco ao lado conhecido como via face oculta dedo de Deus tem uma placa homenageando Mozart catão por ter aberto aquela via
Eu ficaria horas ouvindo essas histórias...
Obrigada p empenho Pedro!
Lamento pelos meninos 😔
historias que nos ensinam a permanecer dentro de um limite de gerenciamento do risco é fundamental para nos manter vivos e retornarmos a nossa casa íntegros e vivos... o limite entre o bom e o insano é tênue... perdemos um grande montanhista, pais perderam um filho... enfim fica a ausência...
Caramba! Fiquei muito emocionado! Eu era muito amigo do Alexandre e do Otho.
Sinto muito pela sua perda, Sérgio! 💔
A história é triste, mas esse vídeo me prendeu, assisti ele todo.
Triste história! Emocionante a despedida do montanhista. Na verdade, temos que dar valor à vida e respeitar à natureza. Nós humanos, conseguimos ser habilidosos em muitas áreas mas nunca podemos esquecer, que nos somos mortais e temos limites.
Parabéns pela descrição perfeita, de uma trágica história, de três jovens que amavam o perigo. Que Deus o tenham em um ótimo lugar e a família tenha tido coragem pra caminhada, sem os queridos filhos.
História que transmite muitas facetas do ser humano e sua deficiências.👏👏👏👏
Lembro bem dessa história. Foi uma das perdas no esporte que mais senti.
Históóórias de montanha!! Melhor quadro!! Abraço Pedro!
Adoro história de montanha 🗻, é o principal motivo de eu estar aqui.
Não sou montanhista, mas, gosto do tema e tenho assistido os excelentes relatos, documentários, do Alta Montanha/Pedro Hauck, inclusive sobre o Everest, sempre grande curiosodade humana. Material excelente com narrativa impecável. Parabéns pelo exímio trabalho. Sucesso ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado por fazer um vídeo tão detalhado assim, sou escalador de Teresópolis também, e sempre ouvi as histórias dele, mas nunca desse jeito, parte dos equipamentos dele e algumas homenagens ao Alexandre estão hoje em exposição na sede Teresópolis do PARNASO, vale a visita.
Oi Pedro sou dona de casa e amo as histórias que você conta.
Gente o mazar era show, humildade pura, lembro que meu pai chegou em casa um dia e disse, hoje entreguei material de construção na casa do mazar, pensa em um cara gente boa, o que o catão deixou de legado aqui em Teresópolis não é brincadeira, hoje é natural um Teresopolitano fazer trilha de baike, escalada em rocha,caminhada. Hoje estou parado mas só quem vive aqui sabe o que a sensação de praticar esses esportes!
Seus vídeos são incríveis cara. A forma como você narra a história, a trilha sonora de fundo. Gosto demais dos seus vídeos, abraço!
Uma grande tragédia matou nosso ilustre Mozart cataõ ..Teresópolis até hoje nunca esqueceu😔😔😔😔
Que narrativa!!! Parabéns!!! Não tem como parar de ouvir a história!!!
Seus vídeos são extremamente interessantes! Conhecemos personagens que passo dias pensando a respeito.
Obrigado por nos prestigiar, ficamos felizes em saber nos acompanha.
Os fatos e principalmente o seu recado final, são dignos conselhos que servem de alerta não só para montanhistas, mas para todos nós, em vários aspectos de nossas vidas!!❤
Triste 😢 , fim de várias lendas assim acabam ficando a eternidade nos lugares que eles mais gostavam ( na montanha )
Olha, o Pedro contou a história de uma forma tão incrível, que me senti lá.
Parabéns pelo trabalho feito no canal.
Parabens pr forma que vc conta sempre leio livros tenho ate resvista com este episodio da época e parabens vc conta com riquesa de detalhes continue quem sabe um dia vira strimng Alexandre de sp
Sou de Teresópolis, RJ e até hoje os escaladores, principalmente os mais velhos, tem muito respeito por ele. E a um tempo atrás entrei em uma via conquistado pelo Mozart e não foi de graça não o cara era sinistro
Deveriam ter respeito pela natureza. Não adianta tentar desafia-la.
Muito bom Pedro, agradeço por ter nos trazido essa história que apesar de muito triste pra todos nós, nos tráz reflexões que devemos levar pra nossa vida...Obrigado
Que bom que vocês nos levam com vocês nessas aventuras, e que nos trazem as aventuras de vocês.
Por mais que pudéssemos ser generosos com vocês, jamais seríamos tão generosos como vocês os são conosco
Abraços, beijos e força pra vocês
😊
Parabéns Alta Montanha ! Impressionante a coragem dos montanhistas!
Que baita história, daria um belo filme, não pela tragédia mas coragem e ambição destes homens, e Paulo, você é um excelente contador de história, obrigado pelo vídeo.
É Pedro
Pedro nunca escutei está história mas fiquei impressionado obrigado por compartilhar
Que história triste! Sem julgamentos, mas às vezes a vaidade tem um alto preço. Não sou montanhista, mas adoro o seu canal. Eu só escalei o Anhangava, em Quatro Barras...parece um montinho perto dessas montanhas! Um abraço e obrigada pelo vídeo.
História triste mas muito necessária. Parabéns pelo trabalho de pesquisa e pela maneira clara e imparcial que os fatos são narrados. AltaMontanha é um dos melhores canais do RUclips.
Isso mostra claramente que rivalidades devem seguir junto primeiramente de uma boa, sincera e verdadeira amizade.🙏
Triste final. Já estive na Plaza Francia, de frente para a face sul do Aconcágua, onde se comprova sua topografia difícil de se escalar. Na época o guia contou essa história, mas sem os detalhes narrados pelo Pedro. Agradeço-te Pedro por nos contar essas histórias de montanhismo. Algumas felizes, algumas engraçadas e infelizmente, algumas tristes, mas que fazem parte da História. Grande abraço
Apesar do triste desfecho da narrativa, a história é simplesmente fantástica, a riqueza nos detalhes é empolgante!
Parabéns pelo vídeo!
Mozart um dos maiores... eu gosto muito do Niclevicz... acho um batalhador do montanhismo... o relato contado dos três e as ultimas conversas tocam o fundo do coração... espero que todos estejam em paz do outro lado.
26:38: Talvez por causa dessa rivalidade besta eles nem davam tanta importância do perigo de escalar o aconcagua numa época em que ninguém queria arriscar. Resultado, morte. Muito triste essa história.
Valeu Pedrão. Mais um vídeo esclarecedor. Eu demorei um bom tempo pra descobrir que o Mozart estava com o Waldemar no Everest, agora entendi. Obrigado.
Mozart era perfeccionista e obstinado nos seus projetos. . . sempre quis ser o melhor em tudo. . . e, quase sempre conseguia ser. . . ou chegar bem perto de ser. . . Quando, nessa noite fatídica, eu li a pré-notícia, no portal "ZAZ", que 3 brasileiros haviam morrido no Aconcágua, eu pensei logo: . . . "Ainda bem que NÃO É o Mozart, , ele já escalou essa montanha." . . . Nem remotamente passou pela minha cabeça que um desses brasileiros poderia ser o Mozart . . . Só no dia seguinte é que foi divulgado o nome deles na mídia. . . Fiquei chocado, e pensei: . . . "Porque será que o Mozart quis voltar ao Aconcágua agora? . . . "Porque tentar a face Sul, se ela é tão difícil e perigosa?" . . ."Qual o sentido?" . . . Agora, assistindo este interessantíssimo documentário, 23 anos depois, eu entendi tudo. . .
Que história!
Emocionante 😢
Que triste, que ensinamento. Respeito máximo sempre a montanha e a mãe natureza. Vocês já pensaram o que será do montanhismo com as mudanças climáticas? Eu ainda não me iniciei na alta montanha, tenho rodagem aqui no Brasil e alguns países, mas ainda estudo e fixo reflexivo em iniciar. Obrigado Pedro, meu abraço e respeito.
Cara, que história incrível!! E muito muito bem contada. Apreciei cada segundo! E mais que isso, muito didático e um alerta, para respeitarmos os nossos limites e os da natureza.
Nossa. Muito triste. Fiquei com o coração apertado. Gostei. Não conhecia essa história.
Fascinado com essa história. História necessária para quem está começando a subir montanha ou qualquer outro esporte radical. Moral da história que ficou pra mim:
"Não há aventura que compense colocar uma vida em risco."
"O ego e a vaidade pode fazer com que alguém muito experiente cometa erros que podem custar vidas, inclusive a própria."
Muito tempo esperando esta estória, e foi contada maravilhosamente pelo alta montanha. Sou montanhista de Teresópolis, mas não sabia de todos estes detalhes. Vcs estão de parabéns e, se pudesse daria milhões de likes
Adorei
Lembro bem dessa tragédia...acompanhava as entrevistas pela tv na época
Excelente narrador!
Que tristeza pras famílias,pra que tanta rivalidade,cada um com seu talento,que Deus cuide três 🥺!😪🙌🌺🌹🌻🇧🇷
O que o ego não faz! Sou de Petrópolis, pertinho de Teresópolis, e a minha opinião é que não podemos desafiar a natureza. Já é perigoso escalar aqui, onde o clima é muito hostil, de repente o clima fecha, temos as quatro estações do ano, pior são essas montanhas.
Uma história contada de forma simples mas que nos emociona , pois foram 3 irmãos que ficaram lá....nada justifica por em risco a vida humana, se existir 1% de chance de dar errado, reavalie seus planos...sou vigilante e na minha profissão só agimos com 100% de certeza caso contrário nada pode ser feito. Parabéns pelo canal , pelo conteúdo....um abraço. FORÇA e HONRA !!!!!!
Te digo que apenas uns 10% dos alpinistas de alta montanha pensam assim,se tiver 1T de dar certo,eles acham que tão no lucro.
@@SuperCarcaju já percebi,, pois não é a primeira história , já vimos isso no Everest, onde custou a vida de 2 grandes alpinistas e alguns mais....lamentável. !!!!....
FORÇA e HONRA !!!!!
Realmente as narrativas desse canal São de arrepiar. Sou fã incondicional desse canal embora não pratique esse esporte. Valeu d+ esse vídeo como todos os outros muito bem feitos e narrados. O orgulho comprovadamente não deve suplantar a razão e nem tão pouco o Perdão. Parabéns!!
Adoro o Histórias de Montanha! Que história trágica, infelizmente! Que aflição...
Parabéns pelo vídeo, Pedro
Você está de parabéns. Você é um cara de muita consciência. A vida é o nosso maior patrimônio. Eu moro em Teresópolis, no prédio que a sua viúva morou e aluga seu apartamento. Minha esposa foi aluna de esqui na grama do hotel lecanton. Ele nunca deveria ter subido e arriscado a sua vida. No mínimo, deveria ter ido numa época boa e ter consultado o meteorologista. A emoção falou mais alto que a razão. Parabéns pela seu video. Uma pessoa com muita capacidade e de muita razão. Parabéns.
Te descobri hoje , já apaixonada pelo canal, não faço nem caminhada, mas amo estas histórias ❤ parabéns pelo trabalho.
Me lembro bem da história na época, inicialmente achei a narrativa muito longa queria que fosse logo aos fatos, mas no final percebi que era necessário todo esse relato para entender a história na íntegra!
Eu não subo nem uma escada direito mas eu acho tão interessante e a forma que ele fala sobre as montanhas
O ego colocou todos em risco e cobrou um preço muito alto. Esse video foi muito impactante😢
Lembro de ter visto a reportagem no JN na época. Marcou aquela despedida dele para a família e os amigos.
Também lembro! Era moleque e a despedida ficou na minha memória.
Un paredón vertical de 3 Km. de altura, las avalanchas están garantizadas aunque sea enero, imagínate con temporal de nieve. El gran Mariano Galvan cuando hizo cumbre en la pared sur, en las mejores condiciones climaticas, dijo en un momento: "Bueno, acá es cuestión de suerte"
Reinhold Messner, quizás el más grande alpinista de todos los tiempos, incluyó a la pared Sur del Aconcagua en su inventario de las más comprometidas escaladas de todo el mundo. No sabia que willie Benegas, había visto dos cuerpos de estos montañistas en 2006, si sabia que Galvan habia los vio en 2010.
Hay un viejo refrán cordillerano que dice "lo que la Cordillera toma, no lo devuelve"
Que en paz descansen, ahora pertenecen a la hermandad eterna de la montaña.
Sim inclusive Mariano fez o video ruclips.net/video/GR5j8Uot7VI/видео.htmlsi=6H4YWP6NVmjo7kDt
Muito legal a narração, acho que nunca tinha visto um video inteiro de mais de 1hr direto no youtube. Parabéns!
Eu lembro um dia que cheguei na praia e não sei porquê o clima não estava legal.
Tinha entrado um swell de Sul, gigante na praia do Camburi sp ( litoral norte) tinha ondas de mais de 3 mts de face, fomos pra praia da baleia,a mesma sensação vai dar merda,entrei era bem cedinho, conclusão quase morri afogado.
Sai fique fora uma hora imagina o sufoco, sozinho sem absolutamente ninguém pra te ajudar.
Fui no carro pegar outra cordinha ( leash),entrei pelo canto do lado do morro do Camburi, lá tem um canal, qdo passei a arrebentação vi que aquilo estava fora de controle,as ondas não paravam de crescer.
Qdo vinha a série,era ,3/4 mts de face, peguei um espumeiro que se transformou no insade em uma onda muito forte, más consegui surfar até a beira da praia, UFA kkkk
Sabe qual foi a lição?
Cuidado aí a vida é muito valiosa pra se perder de bobeira.
Vc tbm tem o dom de contar história Bro kkk
Isso já aconteceu comigo também.
@@carlosmuller6512como tá a sua mulher??? Saudades daquele swing!
Não sei se falta pessoas a serem citadas, mas imagino e acredito que sim!.... mas muito BOM todo documentário e PARABÉNS todos envolvidos.
Mozart Catão errou no planejamento meteorológico, mas antes disso waldemar errou muito mais com ele...
Que descansem em paz!
Por favor, a inesquecível bicicleta de Mozart Catão merece um video por si só
Como eu amo estas histórias. Um podcast com outros montanhista tbm seria legal
A foto do cara saiu linda com paisagem e foto da bandeira. Obrigada por representar o Brasil,. Ficar em paz, respeito , isdo não é para qualquer um.
Tenho uma amiga que acompanhou o Waldermar em algumas escaladas aqui na Europa. Ela me contou que ele eh muito dificil (pra nao dizer insuportavel e oportunista) eu nunca tinha ouvido falar nele nessa epoca, mas agora vendo esse video, entendo o que ela quiz dizer.
Você é um bom contador de histórias! Parabéns!
Já assisti o vídeo 3 vezes 😢 Pedro você é sensacional
Uma história comovente demais. Conhecia Mozart pelo nome. Não conhecia detalhes deste triste episódio. Lamentável.
Eu tinha então 36 anos.
Canoas - RS
contador de histórias incrível (além de um baita montanhisa!). amo histórias de montanha, mas minha área é o mar haha, mergulho e etc. mas amo tudo que tem relação com natureza e se conectar com ela. seu vídeo tem mais de uma hora e nem vi o tempo passar! maratonando todos os vídeos! 😍😍
Eu praticava trekking no CEB (RJ) bem nesta época. Mozart Catão era nosso ídolo. Um quase semideus para nós lá.
Na época tomamos partido sim, a favor dele, na contenda com o Niclevicz. Pouca gente havia narrado a façanha do Mozart. Ele não era muito de mídia, era sim um "cavalo". Poucas vezes vi alguém tão forte, tão determinado. Só quem conviveu com ele sabe disso. Alguém aí falou que "calculou mal", faltou planejamento. Eu não creio nisso. O que mais ele fazia era medir bem os riscos de qualquer escalada. Conhecia muito alta montanha. Melhor não falar bobabem se vc não tem experiência com isso.
O que houve ali foi uma fatalidade, como em muitos outros acidentes ao redor do mundo e com montanhistas hiper-experientes. O esporte é de risco. Quem não tiver coragem, nem começa... Eu até cheguei a fazer escaladas de 2o. grau, mas no 3o. eu confesso que parei no segundo dia do curso. É pra quem está disposto a correr riscos. Mozart era um destes. Nada de arregar. A avalanche quando vem é cruel. Suas chances são reduzidas de sair vivo. Alguns saem. E ele queria provar ser possível escalar e encarar o Aconcágua pela via mais difícil. Seria o grande feito. Infelizmente por pouco ele não sai vencedor. Mas o herói permanece.
Cara,como não foi,os feras da região,acostumados a subir lá dizem que não era hora,mas a vontade do cara de dar o troco no paranaense o levou a morte,podia ser calculista mas tava cego de ódio...se alpinismo for está roleta russa que vc narrou,então logo irão proibir,pois para cada herói deste si tem uma equipe de anjos pra tentar salvar.
Perfeito, cara.
Mozart era um cara de Midia sim. . . Mas da mídia internacional. . . Foi capa dezenas (ou talvez CENTENAS de vezes) nas principais revistas estrangeiras de montanhismo. . . Há um acervo, pesado, dessas revistas. . .
Eu não faço ideia de como cheguei nesse vídeo. Não sou ligado ao montanhismo, mas o RUclips as vezes surpreende a gente.
Acabei vendo o vídeo todo, pois me lembrei desse acontecimento. Em 1998 eu tinha 12 anos e esse acidente foi bastante falado na televisão.