@@akiraic diz aí meu querido, apresente seus FOTOS históricos que aponte algum sentido nessa sua chorumela de branco privilegiado. Não tem né... É só teu preconceito de merda exacerbado, o preconceito do bolsominion, da extrema direita, que não é capaz de enxergar o mundo para além do próprio umbigo. A questão aqui não é pegar um exemplo individual, pegar EXCESSÕES pra achar que elas explicam qualquer coisa, HISTORICAMENTE falando, o RICO SEMPRE esteve em posições privilegiadas, e justamente essa riqueza SEMPRE veio dos mais pobres, à quem estes ricos super exploram. Inclusive, é literalmente essa riqueza que coloca pessoas em posições que lhe concedem direitos que o pobre jamais sonhará em ter, tipo a moça que desviou 1 MILHÃO de reais da USP, e sequer foi presa, pelo contrário, a "tadinha"" ainda voltou pra faculdade pra terminar seu curso de medicina, www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/03/aluna-da-usp-que-desviou-quase-r-1-milhao-de-fundo-de-formatura-destrancou-curso-de-medicina-e-voltou-a-frequentar-a-faculdade.ghtml enquanto uma moça POBRE que havia furtado um pote de manteiga, ficou presa por 4 MESES. Não é achismo, são FATOS. www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/mulher-pega-4-anos-de-prisao-por-um-pote-de-manteiga-aalkxk927pahomelnoplxpjda/amp/
Sim, porém o choque de realidade é forte kkk eu estou apenas fazendo a minha parte pq esperanças eu não tenho mais nenhuma kkk mas eu AMO tudo o que ele fala, conheci essa semana, estou maratonando os vídeos como maluca. São de lucidez extrema
Eu amo demais a Bira pq ela tem uma coerência absurda, doa a quem doer. Eu gosto desse pessimismo dela pq dá aquele banho de "o que vc tem a perder?" e "por/pelo que você vive?". É triste, sim, mas dá uma sensação de liberdade, um alívio. É foda pq vc leva um tombo, mas com o tempo vem a empolgação das outra possibilidades. Ai, viajei, hehe. Mas, enfim, perfeito esse rolê, adoro as participações especiais, traz mais!
@@gustavocarvalho2300esses dias conversei sobre isso com certas pessoas que fazem ciências sociais (não generalizando) que só pensam em idealismo próprio e esquecem o trabalhador….. fui chamado de fascista e que estava falando merd@
Algumas coisas me chamaram a atenção.A maioria dessas atrizes são de classe média alta.Inclusive atores.A maioria dos pilotos de fórmula 1 já nasceram ricos.A maioria desses apresentadores de Talk Show, já nasceram ricos, inclusive os de jornalismo policial.A maioria desses pessoal metido a empreendedor, de youtube, já são de classe média alta.Agora a moda é o concurso público.Os donos criam histórias tristes do nada, quando mais o aprovado contar uma história de superação mais o curso vende.E quem fica com a culpa de nascer na merda, sem oportunidade, no meio da lama, sem escola, sem hospitais, sem segurança, sem lazer.No meio das drogas, trabalhando por um salário.Sendo assaltado e pior, a polícia bota mais lenha na fogueira.E o pobre se culpando, se achando preguiçoso por não ser rico.
Realmente, muitos irmãos meus se suicidaram por acreditar que eram fracos demais por lutarem, mas não conseguirem arcar com as necessidades humanas mais básicas de suas famílias. Hoje em dia, eu não aguento ouvir mais ninguém falando em ser "grato" e "gratidão", peguei uma repulsa, porque vivem agradecendo mas não se consolidam e possuem um pingo de empatia. Não vou ser grato, nunca, jamais por algo que deveria ser por direito de todos, inclusive as necessidades mais básicas de saúde, alimentação e educação que é roubada e massacrada todos os dias pelos mais ricos. Gratidão mesmo só vai existir quando a periferia acordar e a primeira coisa não for chorar e se escravizar por migalhas para não ver sua família morrer.
@@TI-rn5dn eu penso que devemos ter ódio aos senhores enquanto cultivamos gratidão a nós mesmos, por ter conseguido levantar da cama, por admirar a lua mesmo numa noite triste, por ainda ter força de estar lutando por nós mesmos. Olhar no espelho e dizer, apesar de tanto ódio justificado, sou grata a mim por ainda estar de pé. Isso me ajuda a não desmoronar.
eu que sou da area de TI sei bem que isso de criar um "negocio online do zero" é o maior mito que ja inventaram pra classe trabalhadora. Os custos que tive pra estudar sobre uma plataforma de cloud no estagio não consegui pagar mesmo com "Um ano gátis" que ão dava pra estudar nada de relevante. To com uma dívida de 700 reais nessa plataforma que não tenho como pagar
@@ZoeSmith333 já programo tem 6 anos. Não é questão de programar é cloud computing, ou seja São serviços de software e hardware na nuvem. É muito bom programar mas prefiro a área de DevOps e consegui um bom emprego depois que me dediquei a aprender
Esse video nos salvou, na verdade ao meu filho e eu. Sai da periferia de SP quando meu filho nasceu pq meus pais me convenceram a ir morar com eles no interior. Por causa de uma oportunidade de trabalho em SP eu quase juntei nossas coisinhas e voltei a morar na nossa antiga casa na periferia, mas fui passar um fim de semana em sp e fiquei muito tempo dentro de um ônibus lotado, parado no trânsito, motivo do trânsito: um Jovem foi morto pela polícia e havia protesto na av Guarapiranga por justiça. E agora, depois desse vídeo é que eu pude entender qual foi o meu sentimento enquanto eu vivia aquilo. Não merecemos isso. Não vale a pena trocar qualidade de vida por uns mil reais a mais. Pra mim não vale. Desculpa o desabafo gente, Deus abençoe a todos nós e vamos buscar ser felizes como pudermos! Obrigado pela aula bira, thiago. Muito bom
Percebo que cidades grandes como São Paulo são fortes geradoras de depressão. Eu moro numa capital bem menor, e apesar dos problemas que ela tem, aqui, a gente ainda consegue realizar com menos, ao menos no plano individual, por isso, o nível de desesperança é menor. Por exemplo, você consegue sonhar ao menos com casa própria. Eu consegui realizar, e sou professora, filha de pedreiro e dona de casa.
Eu morei no extremo sul de SP capital, aliás nasci lá, que deve ser o mesmo lugar que voce se refere.. Entre idas e vindas, resolvi morar no interior do RS, que é a cidade natal da minha mae, desde que descobri o autismo da minha filha 4 anos atrás. A cidade que estou é bem sem graça, porem sem condições de morar em SP sendo pobre. Não conseguia acessar nada que me interessava e ir nas terapias com uma criança deficiente enfrentando trânsito, é horrível.
"Não merecemos isso" foi o que pensei. Tava num ônibus lotado um dia em SP e ouvi uma mulher dizendo que acordava 3h da manhã pra trabalhar... que vida é essa?
O mesmo aconteceu comigo, voltei para o interior e percebi que é exatamente essa a diferença, uns mil reais a mais em troca de diminuir drásticamente a qualidade de vida.
O Siqueira se coloca junto das pessoas, no meio delas e fala nós isso, nós aquilo, ele faz com que as pessoas se identifiquem com o que ele está dizendo como um sentimento de pertencimento de grupo.
Perfeito o lembrete sobre as ISTs no início do vídeo, maravilhosos. Bira, você é muito necessária. Chavoso, você é top demais cara. Que parceria incrível. Eu achei muito legal o embate geracional entre vocês hahaha acho que estou mais Bira (descrente)
Maravilhoso. Não fazia ideia de vários assuntos, como a herança que importa. Muito útil esse debate, de refletir como a direita está chegando onde a esquerda não está, pautas "sem muita urgência", etc etc. Enfim. Deveria virar um quadro mensal, pelo menos, vocês dois haha ❤️
Esse live tinha que passar em cadeia nacional.. Ah não.. Péra! rsrsrs Duas das pessoas mais lúcidas e necessárias pra vida de qualquer pessoa minimamente consciente nesse país. Amooo!
Sobre a herança que importa, li um texto do Jessé Souza na faculdade, se não me engano foi A Ralé Brasileira, em que ele fala sobre a cultura de classe, como uma pessoa que tem dois empregos e ainda estuda não é da mesma classe que um professor universitário, por exemplo, apesar dos dois terem a mesma conta bancária. Eles tiveram vidas diferentes, foram criados em famílias com estruturas diferentes, estudaram em escolas diferentes, moraram em bairros diferentes. Pouco antes de ler esse texto eu li Asiáticos Podres de Ricos e Namorada Podre de Rica, do Kevin Kwan, em que ele aborda isso de uma forma bem diferente. Nesses livros nós temos uma mocinha que vai conhecer a família do namorado, que pertence a elite de Singapura, uma classe tão seleta que nem a amiga milionária dela, q também mora em Singapura, conhece. Pra surpresa de ninguém, ela não é aceita pela família dele pq ela não tem berço, não é ninguém que eles conheçam ou já tenham ouvido falar, não pertence a uma família como a deles. Mais interessante é o desprezo deles pelos "novos ricos", mesmo que essas pessoas sejam mais ricas do que eles.
@@erianasoares637 do Jessé? Acho q foi um capítulo do livro A Ralé Brasileira, mas não lembro qual capítulo. O outro é Asiáticos Podres de Ricos, do Kevin Kwan
Minha família é classe média. Minha mãe já teve uma loja de roupas e era amiga de todas as funcionárias … quando ela fechou a loja, mamãe ainda manteve contato com quase todas. Uma delas se chama Josi. A Josi é uma mulher preta da periferia de Belém. Pobre e evangélica ferrenha. Casou com um rapaz aprendiz de pastor, mas que não tem um emprego. Ela trabalhava de manhã e à noite fazia faculdade de economia… a faculdade minha mãe ajudava a pagar, só que assim… a facul custava o preço de uma calça jeans. :) Ela terminou o curso, se formou e pegou o diploma dela. Ela está trabalhando na área? Não! Ela continua morando na periferia, mora numa casinha que ela paga aluguel e ainda sustenta o aprendiz de pastor… e ainda dá o pouco do dinheiro que ela tem pra igreja universal. Minha mãe toda vez que nos falamos, diz: um dia ela consegue engrenar! Um dia ela vai ficar bem de vida! Pena que achou esse embuste. Minha mãe e Josi são bolsonaristas.
Me apresento como proletariada. Tenho duas graduações- história e letras, ambas em federais. Não atuo na área. É complicado porque há a tal da herança que importa. Ainda sim, sinto orgulho. Sei que apesar não tá na área não ganho salário mínimo. A real é que tô indo até longe pra uma filha de gari. Existem várias travas sociais, o relacionamento duvidoso com a teologia da libertação com toda certeza é um deles pra moça Josi
to ate roxa com tanto tapa que a Bira deu. Foda demais. Mas eu acho que tou como o Thiago, o odio me move e nao consigo mais viver sem estar lutando pelas nossas causas, as causas do povo trabalhador.
"Identitarismo é uma face do capitalismo". Muito verdade Bira. Sou graduanda da área de humanas, e confesso que já estou farta dessa lacração, animosidade, separatismo e frieza dentro do ambiente universitário. Qualquer opinião divergente do que é o considerado o novo "padrão moral" é motivo para cancelamentos, e não para um debate salutar de ideias, como deveria ser. Por ter uma visão mais progressista, continuo com meu matiz de esquerda, mas outras pessoas saem desse processo de contato com o identitarismo machucadas e humilhadas, e ao invés de repensar conceitos, desenvolve um sentimento de total aversão. Bingo pra direita!
Sobre desenvolver esse sentimento de aversão que vc comentou... Acho que é um dos objetivos na verdade. Ainda que as pessoas (que estão imersas nesse "debate identitário") não percebam. Afinal, o próprio capitalismo que popularizou esse debate identitário. Eu sempre penso: se o "sistema" está incentivando falar sobre isso...tem algo de errado, afinal este "sistema" não se importa com gay, preto, mulher, pobre, etc.
1:34, o pai do silvio santos era tesoureiro da rainha da grã bretanha e foi ele q concertou as finanças daqle país, palavras do proprio silvio santos em 1entrevista antiga no SBT mesmo TV aberta.
acho impressionante como eu não consigo assistir um episódio inteiro de uma série, muito menos ler um livro assim frenéticamente, mas a bira me prende numa bolha ( teve um dia que fiquei até 4 AM vendo video dela), mesmo que algumas palavras eu nem entenda, mas tipo, descobri ela recentemente e fiquei fascinado, é triste o pensamente que ela trás pq é verdadeiro, meu maior descobrimente de 2024
Minha filha faz jornalismo me apresentou a Bira. Incrível ! Inteligente e com a pegada da ironia traz um riso desconfortável. Depois da Bira a ciências sociais está escancarada Muito bom ouvir um vídeo que me prende a atenção do início ao fim Vida longa e que se acheguem muitos do bem e da mudança.
Assisti dois vídeos do História Cabeluda reagindo a vídeos dela e me apaixonei pela perspicácia erudição e verborragia. De quebra o algoritmo me trouxe esta live sensacional. Bom voltar a acompanhar teu trampo, Thiago. Durante a pandemia vc me fez cia muitas vezes. Bj grande
Eu achando que já tinha atingido meu limite de impacto e Bira toca no ponto da militância vazia usando exemplo do pessoal do Body Positive. Real, pense num movimento que se centralizou em pessoas brancas e bem-nascidas. Tinha muita gente sem conteúdo que entrou no impulso dos que monopolizaram o movimento.
Não tem como nós todos da classe baixa e minorias nos unirmos, só um ser universal que desse pra cada um de nós o que nós queremos e nós guiasse pra um objetivo comum.
muito obrigada por essa live, deu um sentido maior na minha vida realmente só tenho que agradecer os dois por sempre abrirem os meus olhos aqui, só desejo o bom pra vcs ❤️
"Portanto, meu irmão, preste atenção no que vende o rádio, o jornal, a televisão você quer o vinho, eles encarecem a rolha, deixa de ser bolha e abre o olho pra situação A palavra é a escolha, a escolha é a palavra, meu irmão" - Emicida, Milionário dos sonhos
Compartilho da desesperança e concordo quando o Bira diz que o caminho é realmente tentar estudar, viver sua vida dignamente e tentar ser feliz. Já que não vamos vencer, podemos aprender a jogar o jogo. E por outro lado, também, não vejo muita saída ambiental. Família? Não tenho mais, não planejo ter. Não vejo brilho no futuro, só fuligem.
Eu morrendo de rir da Sra. Birra. 🤣 E ao msm tempo me indignando com o choque de realidade. Sobre a questão da universidade, me senti representado na fala dela, pois fui pra faculdade de Engenharia achando que mudaria minha realidade, 8 anos prestando vestibular, 5 anos de faculdade, e mais 13 anos depois, minha realidade não mudou nada, enfim, como diz Bira: "Até quando pensamos que vencemos, fomos derrotado". O mercado é fechado, pede experiência que eles não são capazes de dá aos inciantes.
que live maravilhosa!! uma surra de conhecimento e aprendizado pra continuar (no começo) com a militância política que realmente tem que ser efetiva na prática revolucionária
Gosto do conceito usado pelo Galo, nós somos os de baixo, aqui em baixo há diversidade, mas estamos todos em baixo, eles são os de cima, estão em cima e dominam e fazem qualquer coisa pra manterem sua hegemonia.
Cheguei a esse vídeo graças ao algoritmo do youtube pq passei a seguir a senhorita Bira. Como é bom ver dois pretos trazendo luz para o debate político que realmente interessa à periferia.
Essa live veio como uma bomba dr autocrítica e verdades na cara, bom demais, a única forma da gente vencer mesmo é a revolução. Parabéns pela Live!!👏👏👏💖
não vi nem metade do vídeo, mas já achei incrível. já conhecia a senhorita bira e comecei a acompanhar seu conteúdo mais recentemente e me gera muita reflexão. em poucas palavras vc conseguiu dar um norte em uma dúvida (até então pertinente) que eu tinha sobre essa questão de tantas "polarizações" na sociedade e como lidar com elas. penso que é sobre isso: unir e organizar a classe trabalhadora, e não se apedrejar loucamente.
eu sou descendente do bandeirante Borba Gato - 15° geração -, que é o Tio materno desse do da Estátua (o da estátua não tem esse sobrenome, se apropriou dele para fama). fiz faculdade de arquitetura e aprendi sobre os bandeirantes de fato, na época tinha esquecido isso, porque somos pobres - filhas de filhas. quando minha avó era jovem, anos 70, era acabou se casando com meu avô, descendente de negro e indígena, a família dela eram r4sc1st4s, mas bandeirantes são filhos de portugueses importantes que tinham filhos com indígenas (não era tudo por amor), então eles deixavam que elas criassem os meninos e o reivindicam quando mais velhos porque eles aprendiam andar e viver o Brasil para explorar melhor o país. como tinham essa percepção sendo pobres e sangue indígena é loucura, fica impregnado na pessoa, ainda escuto falas preconceituosas na minha família, dos dois lados, como "cabelo duro", mas tem cabelo cacheado, ou "preto fedido" mesmo explicando essa fala horrível e tendo sangue preto. eu sou igual Bira, não vejo futuro, sou muito pessimista...
Assistir esse diálogo de mente aberta é se tornar um ser humano 1% melhor. Poderia ter um reencontro desses dois. Agora fez sentido todo sentido o significado de papo de visão.
Grande parte da população não te acesso à filosofia, nós que estivemos em escolas públicas, aprendemos termos e acessamos grandes pensadores e questionamentos por conta própria. Só nesse bate papo gostoso mesmo :* Parabéns!!!
Eu amo esse casal gente. É a necessidade do Brasil. Obrigado vocês dois, por serem essas pessoas maravilhosas. Fico muito feliz de viver na mesma época de vocês.
"Os ricos tem consciência de classe, e nós não temos" Parei o vídeo pra APLAUDIR! A senhorita Bira me deixa triste, mas também me deixa com o ódio de quem sabe que a única saída pra isso é a revolução para cortar as cabeças dessas cobras todas.
Costumo dizer que o burguês LGBTQIA+ chicoteia o couro do pobre com um chicote das cores do arco íris
sim mulher, e usa de salto os menos afortunados só por deus
Exato
por que pobre é sõ vítima né?
E eu costumo dizer que a feminista burguesa esmaga a feminista pobre sempre que tiver oportunidade...
@@akiraic diz aí meu querido, apresente seus FOTOS históricos que aponte algum sentido nessa sua chorumela de branco privilegiado. Não tem né... É só teu preconceito de merda exacerbado, o preconceito do bolsominion, da extrema direita, que não é capaz de enxergar o mundo para além do próprio umbigo. A questão aqui não é pegar um exemplo individual, pegar EXCESSÕES pra achar que elas explicam qualquer coisa, HISTORICAMENTE falando, o RICO SEMPRE esteve em posições privilegiadas, e justamente essa riqueza SEMPRE veio dos mais pobres, à quem estes ricos super exploram. Inclusive, é literalmente essa riqueza que coloca pessoas em posições que lhe concedem direitos que o pobre jamais sonhará em ter, tipo a moça que desviou 1 MILHÃO de reais da USP, e sequer foi presa, pelo contrário, a "tadinha"" ainda voltou pra faculdade pra terminar seu curso de medicina, www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/03/aluna-da-usp-que-desviou-quase-r-1-milhao-de-fundo-de-formatura-destrancou-curso-de-medicina-e-voltou-a-frequentar-a-faculdade.ghtml
enquanto uma moça POBRE que havia furtado um pote de manteiga, ficou presa por 4 MESES. Não é achismo, são FATOS. www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/mulher-pega-4-anos-de-prisao-por-um-pote-de-manteiga-aalkxk927pahomelnoplxpjda/amp/
Ouvir a Bira me deixa sempre muito reflexiva, toca em pontos que nunca parei pra pensar mesmo sendo tudo tão óbvio.
Eu sou assim também.
Sim, porém o choque de realidade é forte kkk eu estou apenas fazendo a minha parte pq esperanças eu não tenho mais nenhuma kkk mas eu AMO tudo o que ele fala, conheci essa semana, estou maratonando os vídeos como maluca. São de lucidez extrema
@@misscanduraeu tambm ,conheci através do bee40tona e fiquei apaixonada
Muito.
Exatamente! 😂
As falas do Bira são cirúrgicas, mas sem anestésico. Dói um pouco abrir os olhos desatentos, mas é necessário...
Eu amo demais a Bira pq ela tem uma coerência absurda, doa a quem doer. Eu gosto desse pessimismo dela pq dá aquele banho de "o que vc tem a perder?" e "por/pelo que você vive?". É triste, sim, mas dá uma sensação de liberdade, um alívio. É foda pq vc leva um tombo, mas com o tempo vem a empolgação das outra possibilidades.
Ai, viajei, hehe. Mas, enfim, perfeito esse rolê, adoro as participações especiais, traz mais!
Faço das suas palavras as minhas! Conseguiu descrever exatamente oq eu sinto
Verdade, ela fala coisas que ninguém mais falaria e agente se priva de falar achando que não pode falar
Essa é a minha sensação todos os dias desde quando me radicalizei.
@@gustavocarvalho2300esses dias conversei sobre isso com certas pessoas que fazem ciências sociais (não generalizando) que só pensam em idealismo próprio e esquecem o trabalhador….. fui chamado de fascista e que estava falando merd@
Ela disse que ela odeia que as pessoas saiam assim, sem esperança, dos videos dela.
Assistir a Bira falar é sempre uma porrada intelectual fortíssima
Eu acho engraçado que a Bira desce a lenha de verdades na nossa cara e no final deseja que sejamos felizes. Tá difícil, Bira, tá difícil.
Sim sksksksksks
Via os comentários do Chavoso no O Algoritmo da Imagem e sonhava com esse momento, cês me ensinam tanto, tenho nem palavra pra agradecer!!
tbm estava aguardando ansiosamente!
o sorrisinho do Thiago todo bobo por causa da bira deixou meu coração quentinho 🥺💗
Algumas coisas me chamaram a atenção.A maioria dessas atrizes são de classe média alta.Inclusive atores.A maioria dos pilotos de fórmula 1 já nasceram ricos.A maioria desses apresentadores de Talk Show, já nasceram ricos, inclusive os de jornalismo policial.A maioria desses pessoal metido a empreendedor, de youtube, já são de classe média alta.Agora a moda é o concurso público.Os donos criam histórias tristes do nada, quando mais o aprovado contar uma história de superação mais o curso vende.E quem fica com a culpa de nascer na merda, sem oportunidade, no meio da lama, sem escola, sem hospitais, sem segurança, sem lazer.No meio das drogas, trabalhando por um salário.Sendo assaltado e pior, a polícia bota mais lenha na fogueira.E o pobre se culpando, se achando preguiçoso por não ser rico.
Realmente, muitos irmãos meus se suicidaram por acreditar que eram fracos demais por lutarem, mas não conseguirem arcar com as necessidades humanas mais básicas de suas famílias. Hoje em dia, eu não aguento ouvir mais ninguém falando em ser "grato" e "gratidão", peguei uma repulsa, porque vivem agradecendo mas não se consolidam e possuem um pingo de empatia. Não vou ser grato, nunca, jamais por algo que deveria ser por direito de todos, inclusive as necessidades mais básicas de saúde, alimentação e educação que é roubada e massacrada todos os dias pelos mais ricos. Gratidão mesmo só vai existir quando a periferia acordar e a primeira coisa não for chorar e se escravizar por migalhas para não ver sua família morrer.
@@TI-rn5dn assim mesmo ... !!
Acabou de descobrir o segredo da meritocracia! Nascer rico!
@@TI-rn5dn eu penso que devemos ter ódio aos senhores enquanto cultivamos gratidão a nós mesmos, por ter conseguido levantar da cama, por admirar a lua mesmo numa noite triste, por ainda ter força de estar lutando por nós mesmos. Olhar no espelho e dizer, apesar de tanto ódio justificado, sou grata a mim por ainda estar de pé. Isso me ajuda a não desmoronar.
eu que sou da area de TI sei bem que isso de criar um "negocio online do zero" é o maior mito que ja inventaram pra classe trabalhadora. Os custos que tive pra estudar sobre uma plataforma de cloud no estagio não consegui pagar mesmo com "Um ano gátis" que ão dava pra estudar nada de relevante. To com uma dívida de 700 reais nessa plataforma que não tenho como pagar
Faz curso na Udemy 20reais de outras linguagens mais baratas
@@ZoeSmith333 já programo tem 6 anos. Não é questão de programar é cloud computing, ou seja São serviços de software e hardware na nuvem. É muito bom programar mas prefiro a área de DevOps e consegui um bom emprego depois que me dediquei a aprender
O problema é que ainda não comecei kkkkkkkkkkkkkkkk
pode crer irmão, em todos os sentidos a proposta neoliberal se baseia em ilusões pra forçar a exaustão do trabalhador
NÃO entendi nada.
Esse video nos salvou, na verdade ao meu filho e eu. Sai da periferia de SP quando meu filho nasceu pq meus pais me convenceram a ir morar com eles no interior. Por causa de uma oportunidade de trabalho em SP eu quase juntei nossas coisinhas e voltei a morar na nossa antiga casa na periferia, mas fui passar um fim de semana em sp e fiquei muito tempo dentro de um ônibus lotado, parado no trânsito, motivo do trânsito: um Jovem foi morto pela polícia e havia protesto na av Guarapiranga por justiça. E agora, depois desse vídeo é que eu pude entender qual foi o meu sentimento enquanto eu vivia aquilo. Não merecemos isso. Não vale a pena trocar qualidade de vida por uns mil reais a mais. Pra mim não vale.
Desculpa o desabafo gente, Deus abençoe a todos nós e vamos buscar ser felizes como pudermos!
Obrigado pela aula bira, thiago. Muito bom
Percebo que cidades grandes como São Paulo são fortes geradoras de depressão. Eu moro numa capital bem menor, e apesar dos problemas que ela tem, aqui, a gente ainda consegue realizar com menos, ao menos no plano individual, por isso, o nível de desesperança é menor. Por exemplo, você consegue sonhar ao menos com casa própria. Eu consegui realizar, e sou professora, filha de pedreiro e dona de casa.
Eu morei no extremo sul de SP capital, aliás nasci lá, que deve ser o mesmo lugar que voce se refere.. Entre idas e vindas, resolvi morar no interior do RS, que é a cidade natal da minha mae, desde que descobri o autismo da minha filha 4 anos atrás. A cidade que estou é bem sem graça, porem sem condições de morar em SP sendo pobre. Não conseguia acessar nada que me interessava e ir nas terapias com uma criança deficiente enfrentando trânsito, é horrível.
"Não merecemos isso" foi o que pensei. Tava num ônibus lotado um dia em SP e ouvi uma mulher dizendo que acordava 3h da manhã pra trabalhar... que vida é essa?
O mesmo aconteceu comigo, voltei para o interior e percebi que é exatamente essa a diferença, uns mil reais a mais em troca de diminuir drásticamente a qualidade de vida.
O Siqueira se coloca junto das pessoas, no meio delas e fala nós isso, nós aquilo, ele faz com que as pessoas se identifiquem com o que ele está dizendo como um sentimento de pertencimento de grupo.
“Eles tem empatia, consciência de classe… e nós não temos” - vou até pegar meu antidepressivo também! Live foda! Obrigada.
na série Elite uma das alunas ricas fala, "nós nos protegemos"
@@direitoparafuturosconcursados eu nunca esqueço dessa série, existem várias críticas fodas demais
Conheci Bira pelo react do Gaiofato, já maratonei o canal inteiro e agora tô caçando tudo que há de Bira pela Internet. É normal essa obsessão?
É sim, fica tranquila haha
Siiim
eu to exatamente na mesma situaçãoi
Siiim
Eu tô assim rsrsrs
Perfeito o lembrete sobre as ISTs no início do vídeo, maravilhosos. Bira, você é muito necessária. Chavoso, você é top demais cara. Que parceria incrível. Eu achei muito legal o embate geracional entre vocês hahaha acho que estou mais Bira (descrente)
38:00 o galo bate muito na tecla dos trabalhadores e não está errado. "Nos trabalhadores isso, nós trabalhadores aquilo..." corretíssimo
Muita verdade quando ela pergunta: “que engenheiro que virou Uber? Que arquiteto vai pra uma vaga que paga 2mil reais?” 👏👏🙌
Não conhecia, fui até o canal O algoritmo da Imagem, logo me inscrevi, bom demais.
excelente, ne?? qualidade impecável
Bira deu um tapa na meritocracia neoliberal. Arrasou!!!!
eu ouvindo bira dizer pra gente ser feliz depois de mostrar a merda que tudo na sociedade e na minha vida ta 🤡🤡🤡
o like ai eu passo mal 😭😭😭
Eu também kkkj mas vamos seguir fortes 💕
Maravilhoso. Não fazia ideia de vários assuntos, como a herança que importa. Muito útil esse debate, de refletir como a direita está chegando onde a esquerda não está, pautas "sem muita urgência", etc etc.
Enfim.
Deveria virar um quadro mensal, pelo menos, vocês dois haha ❤️
Já apoio essa idéia!
Esse live tinha que passar em cadeia nacional.. Ah não.. Péra! rsrsrs Duas das pessoas mais lúcidas e necessárias pra vida de qualquer pessoa minimamente consciente nesse país. Amooo!
Depois de 1:38:00 a feição do Tiago até mudou (e as nossa também), Bira disparou as verdades que estão tão disfarçadas nesse mundo tenebroso.
Sim skskskssk
Até eu ficaria assim na real eu tô assim
Meu Deus, nem vi ainda e já tô achando ótimo! Qui encontro de mentes: Mentes Pretas Potentes juntas!
com toda sinceridade,chavoso e bira,como vocês se sentem sendo a próxima geração de intelectuais importantes no Brasil?
ESSE É O MELHOR CASAL DA INTERNET!!! QUEM CONCORDA RESPIRA.
Meu deus, te amo Bira. tudo pra mim vc deixando o Thiago rindo e sem graça, kkkkkkk
"O homem branco numa Mercedes roubou seu celular " Bira, cirúrgica, como sempre.
Sobre a herança que importa, li um texto do Jessé Souza na faculdade, se não me engano foi A Ralé Brasileira, em que ele fala sobre a cultura de classe, como uma pessoa que tem dois empregos e ainda estuda não é da mesma classe que um professor universitário, por exemplo, apesar dos dois terem a mesma conta bancária. Eles tiveram vidas diferentes, foram criados em famílias com estruturas diferentes, estudaram em escolas diferentes, moraram em bairros diferentes. Pouco antes de ler esse texto eu li Asiáticos Podres de Ricos e Namorada Podre de Rica, do Kevin Kwan, em que ele aborda isso de uma forma bem diferente. Nesses livros nós temos uma mocinha que vai conhecer a família do namorado, que pertence a elite de Singapura, uma classe tão seleta que nem a amiga milionária dela, q também mora em Singapura, conhece. Pra surpresa de ninguém, ela não é aceita pela família dele pq ela não tem berço, não é ninguém que eles conheçam ou já tenham ouvido falar, não pertence a uma família como a deles. Mais interessante é o desprezo deles pelos "novos ricos", mesmo que essas pessoas sejam mais ricas do que eles.
Obrigada por indicar este autor. Qual o nome do texto?
@@erianasoares637 do Jessé? Acho q foi um capítulo do livro A Ralé Brasileira, mas não lembro qual capítulo. O outro é Asiáticos Podres de Ricos, do Kevin Kwan
O da Cunha choramingando pq o Dória demitiu ele tá me divertindo bastante ultimamente
Meu Deus, em que caverna eu estive vivendo que ainda não conhecia a Bira? Que poço de conhecimento essencial pra todos! 😍
Minha família é classe média. Minha mãe já teve uma loja de roupas e era amiga de todas as funcionárias … quando ela fechou a loja, mamãe ainda manteve contato com quase todas.
Uma delas se chama Josi. A Josi é uma mulher preta da periferia de Belém. Pobre e evangélica ferrenha. Casou com um rapaz aprendiz de pastor, mas que não tem um emprego.
Ela trabalhava de manhã e à noite fazia faculdade de economia… a faculdade minha mãe ajudava a pagar, só que assim… a facul custava o preço de uma calça jeans. :)
Ela terminou o curso, se formou e pegou o diploma dela. Ela está trabalhando na área? Não!
Ela continua morando na periferia, mora numa casinha que ela paga aluguel e ainda sustenta o aprendiz de pastor… e ainda dá o pouco do dinheiro que ela tem pra igreja universal.
Minha mãe toda vez que nos falamos, diz: um dia ela consegue engrenar! Um dia ela vai ficar bem de vida! Pena que achou esse embuste.
Minha mãe e Josi são bolsonaristas.
Caraca! Eu estudei com ela hahahahaha
@@EEFL2895 pelo amor de Deus, abaaaaafa!!!!
Me apresento como proletariada. Tenho duas graduações- história e letras, ambas em federais. Não atuo na área. É complicado porque há a tal da herança que importa. Ainda sim, sinto orgulho. Sei que apesar não tá na área não ganho salário mínimo. A real é que tô indo até longe pra uma filha de gari. Existem várias travas sociais, o relacionamento duvidoso com a teologia da libertação com toda certeza é um deles pra moça Josi
A última frase explica tudo. 😂
Quando escuto uma conversa como esta, volto a ter esperança de que ao menos o debate recupere o sentido público menos cifrado
to ate roxa com tanto tapa que a Bira deu. Foda demais. Mas eu acho que tou como o Thiago, o odio me move e nao consigo mais viver sem estar lutando pelas nossas causas, as causas do povo trabalhador.
✊🛠️🚩
😍
@@lucieliapaiva5592 símbolo da fome
Foram tantas havaianas de pau na minha cara, que eu queria chorar um pouquinho e depois rir.
Bira me quebra e Tiago me reconstroi
Pessimismo da vontade e otimismo da razão kk :,)
"Identitarismo é uma face do capitalismo". Muito verdade Bira. Sou graduanda da área de humanas, e confesso que já estou farta dessa lacração, animosidade, separatismo e frieza dentro do ambiente universitário. Qualquer opinião divergente do que é o considerado o novo "padrão moral" é motivo para cancelamentos, e não para um debate salutar de ideias, como deveria ser. Por ter uma visão mais progressista, continuo com meu matiz de esquerda, mas outras pessoas saem desse processo de contato com o identitarismo machucadas e humilhadas, e ao invés de repensar conceitos, desenvolve um sentimento de total aversão. Bingo pra direita!
Sim
Sobre desenvolver esse sentimento de aversão que vc comentou... Acho que é um dos objetivos na verdade. Ainda que as pessoas (que estão imersas nesse "debate identitário") não percebam. Afinal, o próprio capitalismo que popularizou esse debate identitário.
Eu sempre penso: se o "sistema" está incentivando falar sobre isso...tem algo de errado, afinal este "sistema" não se importa com gay, preto, mulher, pobre, etc.
Tiago e senhorita Bira são perfeitos juntos ❤
1:34, o pai do silvio santos era tesoureiro da rainha da grã bretanha e foi ele q concertou as finanças daqle país, palavras do proprio silvio santos em 1entrevista antiga no SBT mesmo TV aberta.
Tô maratonando tudo onde a Sra Bira aparece😊.
Tô sem palavras... nem sei se vou dormir hoje de tanta coisa pra digerir e refletir...
acho impressionante como eu não consigo assistir um episódio inteiro de uma série, muito menos ler um livro assim frenéticamente, mas a bira me prende numa bolha ( teve um dia que fiquei até 4 AM vendo video dela), mesmo que algumas palavras eu nem entenda, mas tipo, descobri ela recentemente e fiquei fascinado, é triste o pensamente que ela trás pq é verdadeiro, meu maior descobrimente de 2024
meu maior descobrimento do ano tb!!
Nunca ouvi falar da Bira, minutos assistindo e já estou apaixonada ❤❤❤❤
Bira é assim, assista os vídeos na ordem em que estão, vais se apaixonar mais
@@zalegria9190 vou procurar mesmo, essa conversa é maravilhosa, obrigada ❤❤❤
Minha filha faz jornalismo me apresentou a Bira. Incrível ! Inteligente e com a pegada da ironia traz um riso desconfortável. Depois da Bira a ciências sociais está escancarada
Muito bom ouvir um vídeo que me prende a atenção do início ao fim
Vida longa e que se acheguem muitos do bem e da mudança.
Assisti dois vídeos do História Cabeluda reagindo a vídeos dela e me apaixonei pela perspicácia erudição e verborragia. De quebra o algoritmo me trouxe esta live sensacional. Bom voltar a acompanhar teu trampo, Thiago. Durante a pandemia vc me fez cia muitas vezes. Bj grande
Não bastasse Bira ter essa visão de raio X da realidade, ela ainda faz makes perfeitas
Eu achando que já tinha atingido meu limite de impacto e Bira toca no ponto da militância vazia usando exemplo do pessoal do Body Positive. Real, pense num movimento que se centralizou em pessoas brancas e bem-nascidas. Tinha muita gente sem conteúdo que entrou no impulso dos que monopolizaram o movimento.
vocês são extremamente necessários, ainda bem que conheci o canal dos doissssss!
Sra Bira é tipo, o mundo vai acabar, mas sejam felizes. 😁
É sim. Fiquem com Deus e sejam felizes 🤣🤣🤣, como que é feliz dona Bira?
Vdd . Fiquem com Deus nos finais dos vídeos são pra matar 😊😊
Não tem como nós todos da classe baixa e minorias nos unirmos, só um ser universal que desse pra cada um de nós o que nós queremos e nós guiasse pra um objetivo comum.
Professora, branca, classe média e aprendendo demais com vocês, seus maravilhosos, coerentes, lúcidos! Obrigada!
2 horas que passaram mais rápido do que 10 minutos! nossa, eu ficaria aqui por hooooras ouvindo vocês. que potência de live!
muito obrigada por essa live, deu um sentido maior na minha vida realmente só tenho que agradecer os dois por sempre abrirem os meus olhos aqui, só desejo o bom pra vcs ❤️
Uma live de 2 anos atrás, tocando em um assunto que a esquerda não quer aceitar, comprovado com o mais recente vídeo do Bira...
Verdade, viu. A esquerda está muito apoiada nas pautas identitárias e esquece pelo que realmente devemos lutar.
QUE POTÊNCIA ESSA LIVE. Rica em informação e conhecimento! Vocês dois são inspiração! Parabéns pelo trabalho.
Eu e um amigo não perguntamos se está tudo bem, nós dizemos, como a vida tem lhe tratado.
"Portanto, meu irmão, preste atenção no que vende o rádio, o jornal, a televisão você quer o vinho, eles encarecem a rolha, deixa de ser bolha e abre o olho pra situação
A palavra é a escolha, a escolha é a palavra, meu irmão" - Emicida, Milionário dos sonhos
Compartilho da desesperança e concordo quando o Bira diz que o caminho é realmente tentar estudar, viver sua vida dignamente e tentar ser feliz. Já que não vamos vencer, podemos aprender a jogar o jogo. E por outro lado, também, não vejo muita saída ambiental. Família? Não tenho mais, não planejo ter. Não vejo brilho no futuro, só fuligem.
Todo vídeo do Bira é um absurdo de tapa na cara, amo demais, cheguei atrasado, msm assim o assunto é atual! bjinhos!
Eu morrendo de rir da Sra. Birra. 🤣 E ao msm tempo me indignando com o choque de realidade. Sobre a questão da universidade, me senti representado na fala dela, pois fui pra faculdade de Engenharia achando que mudaria minha realidade, 8 anos prestando vestibular, 5 anos de faculdade, e mais 13 anos depois, minha realidade não mudou nada, enfim, como diz Bira: "Até quando pensamos que vencemos, fomos derrotado". O mercado é fechado, pede experiência que eles não são capazes de dá aos inciantes.
que live maravilhosa!! uma surra de conhecimento e aprendizado pra continuar (no começo) com a militância política que realmente tem que ser efetiva na prática revolucionária
✊🛠️🚩
Gosto do conceito usado pelo Galo, nós somos os de baixo, aqui em baixo há diversidade, mas estamos todos em baixo, eles são os de cima, estão em cima e dominam e fazem qualquer coisa pra manterem sua hegemonia.
A crítica que a Bira faz é dolorida mas é exatamente o que a sociedade precisa ouvir nesse momento.
CHOCADA que esse vídeo tem mais de 3 anos... infelizmente continuamos nas mesmas batalhas!
Cheguei a esse vídeo graças ao algoritmo do youtube pq passei a seguir a senhorita Bira. Como é bom ver dois pretos trazendo luz para o debate político que realmente interessa à periferia.
Precisamos mais de SENHORITA BIRA , CHAVOSO DA USP , GALO DE LUTA , É a linguagem da rua , é a tradução da academia pro dia a dia do povo !!!
Vcs dois são muuuito foda, conseguem ser leves com pautas quentes, faz o dia da gente ser melhor 💕
Ouvir a bira so da vontade de chorar😭😭😭😭mas eu amo🤣🤣🤣
Essa live veio como uma bomba dr autocrítica e verdades na cara, bom demais, a única forma da gente vencer mesmo é a revolução. Parabéns pela Live!!👏👏👏💖
Eu sinto em choque que conheci Senhorita Bira só esse ano! Amooo
Bira e chavoso, não tenho esperança, mas, enquanto espero o mundo acabar, vcs poder gravar mais alguns vídeos. Vcs existirem, alegra meu dia
ouvir Bira é sempre uma aula
"Eles têm consciência de classe, e nós não temos"
Foi um mix de sentimentos, estou desolada, mas mesmo assim agradeço. A verdade dói, a ilusão acaricia! 😥🙁
abriu MUITO os meus olhos, foi incríveeeellll❤️
Salve, camarada chavoso! Bira é meu novo vício no RUclips: inteligente, talentose e com humor ácido.
não vi nem metade do vídeo, mas já achei incrível. já conhecia a senhorita bira e comecei a acompanhar seu conteúdo mais recentemente e me gera muita reflexão.
em poucas palavras vc conseguiu dar um norte em uma dúvida (até então pertinente) que eu tinha sobre essa questão de tantas "polarizações" na sociedade e como lidar com elas. penso que é sobre isso: unir e organizar a classe trabalhadora, e não se apedrejar loucamente.
Precisamos fazer nossa própria corrente de esquerda, o história cabeluda me mostrou senhorita Bira e ela me apresentou o chavoso da USP 😁✊
✊🛠️🚩
Dois
Achei minha alma gêmea!! Temos a mesma desesperança! Tenho que seguir ela! 🥹
1:10:17 O Bira concordando sou eu na vida. Quando você ouve coisas que muito provavelmente você falaria tbm. Encontro de almas!! ❤
Desse dia pra cá, evoluímos um pouco! Amém! ❤ Amo vocês!
Thiago e Bira num único vídeo? Haja caderninho pra tanta anotação, que AULA!!!!!!
Socorroooo, melhor live da história!!!
Dois maravilhosos! Amo! Muito obrigada por tantas contribuições🌻❤️
Que live maravilhosa, cheia de reflexões. Adorei!!!
Duas pessoas essenciais 💛💛💛
eu sou descendente do bandeirante Borba Gato - 15° geração -, que é o Tio materno desse do da Estátua (o da estátua não tem esse sobrenome, se apropriou dele para fama). fiz faculdade de arquitetura e aprendi sobre os bandeirantes de fato, na época tinha esquecido isso, porque somos pobres - filhas de filhas. quando minha avó era jovem, anos 70, era acabou se casando com meu avô, descendente de negro e indígena, a família dela eram r4sc1st4s, mas bandeirantes são filhos de portugueses importantes que tinham filhos com indígenas (não era tudo por amor), então eles deixavam que elas criassem os meninos e o reivindicam quando mais velhos porque eles aprendiam andar e viver o Brasil para explorar melhor o país. como tinham essa percepção sendo pobres e sangue indígena é loucura, fica impregnado na pessoa, ainda escuto falas preconceituosas na minha família, dos dois lados, como "cabelo duro", mas tem cabelo cacheado, ou "preto fedido" mesmo explicando essa fala horrível e tendo sangue preto.
eu sou igual Bira, não vejo futuro, sou muito pessimista...
Essa conversa de vocês é muito boa meu. Sou pardo, foi difícil,diferente, e é ainda, faz parte da minha vida, de quem sou.
Conheci Bira pelo canal do chavoso e simplesmente fiquei obcecada, vi muitos vídeos e hoje achei esse, que conversa maravilhosa!
Amo a Bira. Ela cura todos nós, trazendo consciência e pontos pra reflexão ❤
Assistir esse diálogo de mente aberta é se tornar um ser humano 1% melhor. Poderia ter um reencontro desses dois. Agora fez sentido todo sentido o significado de papo de visão.
minuto 57:23 eu chorei e ri ao mesmo tempo, um pouco por desespero um tanto por agonia. Trabalhamos com ilusões e partilhamos desesperanças.
Bira tem sido meu ícone inspirador ultimamente ❤
Grande parte da população não te acesso à filosofia, nós que estivemos em escolas públicas, aprendemos termos e acessamos grandes pensadores e questionamentos por conta própria. Só nesse bate papo gostoso mesmo :*
Parabéns!!!
Obrigado por essa live! Esse feat foi foda ♥
Eu amo esse casal gente. É a necessidade do Brasil. Obrigado vocês dois, por serem essas pessoas maravilhosas. Fico muito feliz de viver na mesma época de vocês.
"Os ricos tem consciência de classe, e nós não temos" Parei o vídeo pra APLAUDIR! A senhorita Bira me deixa triste, mas também me deixa com o ódio de quem sabe que a única saída pra isso é a revolução para cortar as cabeças dessas cobras todas.
obrigada pelos tapas
não conhecia a dona Bira, gostei muito
Lindos, os canais se complementam.
Parabéns aos dois pelo conteúdo 👏👏
E bíblico um pobre odeia outro pobre, o rico e bem vindo por todos.
Que live maravilhosa ❤ conhecimento de fato!!!