Gostei muito quando vc replica a definição de intuição como sendo" a percepção inconsciente". Me faz lembrar uma palestra que assisti na C.G Jung Institute of Chicago, que fornecia uma explicação sintética da intuição analítica de que ajuda muito os intuitivos entenderem a função inferior, sensação. Diz assim: "intuição é uma percepção sem o privilégio da sensação. "
Acredito que ela possa ser Ne sim, ela tinha um vício muito grande em apostar também, coisa que um Ne adora kkk. Antever novas possiblidades e criar coisas (mesmo que mentalmente) é um prato cheio para os intuitivos extrovertidos. O esquisito é que o Tesla não parece ser extrovertido, talvez introvertido não sei. Só conhecendo pessoalmente para saber isso com certeza. Mas que ele foi um gênio isso é inegável.
Olá, Heráclito! Me identifico muito com a função intuitiva extrovertida, mas de forma alguma com a sombra da sensação introvertida, muito pelo contrário, sou muito atenta à fome, sede, sensações diferentes no corpo, sou organizada e limpinha... Haha
Dias da semana eu passo muito tempo interagindo com as pessoas na minha função superior intuicao extroversão pensamento e falo de produtos que ainda não existem como se eles já existissem e acabo vendendo protutos ideias e serviços. Efetivamente consigo vender e isto me dá muita satisfação. Agora, o problema é quando relaxo e aí vou para minha função inferior para elaborar e estruturar os produtos e sinto uma extrema preguiça. Muito sono e vou proctrastinando com a desculpa de que antes de efetivamente organizar as ideias fisicamente, seria necessário uma análise mais cuidadosas destas etapas e uma garantia maior de detalhes. Isto me deixa bem chateado pq a função inferior é detalhista e indecisa. Em autuações que estou interagindo com as pessoas num processo de co-working, flui muito melhor. Possívelmente pq existiria uma troca de energia psiquica mais intensa entre toda a amplitude da função consciente e inconsciente. Não nego que minha função inferior ajuda demais na amplitude sonhadora introversao sentimento, quse esquizoide, ao mesmo tempo que muito mais responsável que a superior extroversão sentimento. Apesar de responsável e detalhista, extremamente insegura e indolente, um banana segundo disse minha persona. Monitorar esta movimentação é para mim importante porque identifico gatilhos destes "gates" de passagem, tremendamente previsíveis e chatos. Ao entrar em contato com este universo interior sinto que vão ficando sedimentadas partes de informação que serão inconscientemte trabalhadas, emergindo depois em forma de "hints" da percepção intuitiva. Bom, mas o que me incomoda é a falta de disciplina para realizar mais coisas.
Seus vídeos ajudam muito sim, no youtube, em você posso confiar sobre o ensino do Jung sem picatetagem!! Por falar em Jung, como está a tradução do livro da Toni?
Saudações Heráclito! Cara, tenho acompanhado seus vídeos sobre a série dos tipos e tenho achado muito legal! Não faço comentários religiosamente mas mas já vi a maioria deles. Este é o primeiro que vejo sobre a função inferior nos tipos, mas pretendo assistir os demais. Eu me identifico bastante com o tipo intuitivo, então quando ouvi você dizendo que a intuição é uma percepção que passa pela fantasia inconsciente isso foi como um clarão pra mim, ajudou demais, sobretudo a entender certos mecanismos de defesa e raciocínios inapropriados que eu andei fazendo - bem como os apropriados também, rs. Quanto a apercepção do corpo pro tipo intuitivo, este é tópico que me interessa muito e que considero muito importante. Eu, por exemplo, frequentemente me pego confuso com relação a meus sentimentos e interesses e , em certos momentos, é impossível decidir se eu gosto mais disso ou daquilo, se eu quero ir ou ficar, se eu gosto de uma pessoa ou não, etc. Me parece que a função intuição é um tanto labiríntica, quer dizer, as vezes eu sinto como se tudo fosse possível, e isso me joga num caos de indecisão. Nessas horas, como uma forma de tentar resolver, eu procuro me reportar ao corpo, ás sensações. Como disse o poeta, "o amor bate na aorta", e ás vezes somente quando sinto essa batida que consigo me decidir, e tenho a impressão que algumas decisões quando tocam assim na carne fazem mais sentido, ou seja, tem mais "corpo" - principalmente tratando-se de amor tal como nesse poema rs. Portanto camarada, continue fazendo seus vídeos, porque tá sendo muito importante pra quem está do lado de cá também. Antes de terminar, quero registrar um incômodo meu com relação as descrições junguianas dos tipos, me incomodo um pouco porque às vezes elas parecem extraordinárias demais, como por exemplo essa do intuitivo extrovertido, "empreendedor", entusiasta, etc. Sinto falta da vida hodierna e ordinária, da vida besta levada de sol a sol, como são nossas vidas rs. Assim se vc puder recomendar alguma bibliografia que trabalhe mais uma tipologia da vida cotidiana ficarei imensamente grato. Um grande abraço, e parabéns!
Thayson Azevedo eu recomendo justamente esse da Von Franz, ela tenta justamente dar exemplos w tornar a coisa mais concreta, ela tb afirma q ao falar do tipo fala apenas da função mais habitual e não da qualidade dessa função, nem todo tipo pensamento vira um Einstein. Fora a von Franz eu sugiro fortemente a leitura do Tipos Psicológicos do próprio Jung. Os vídeos são muito curtos e creio que acabam ficando os exemplos mais caricatos por serem mais imediatamente reconhecíveis.
Oi, Heráclito! Já leu o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas? Eu me lembrei de uma passagem desse livro onde o Brás tem um sonho com uma espécie de divindade da natureza - uma mulher que representava a "mãe natureza"- e se parece muito com a descrição da Von Franz sobre a sensação do homem de negócios que ficou neurótico. Será que o Brás Cubas é tipo intuitivo?
Eu li, mas faz muito tempo, mas ele me parece mais um tipo sensação, sempre em busca de algo que agrade aos sentidos, nem que seja as botas apertadas. No caso do paciente da von Franz, no Psicoterapia, se bem me lembro a sensação se manifestou na imaginação ativa como um mendigo. Mas no Brás Cubas eu apostaria as minhas fichas na sensação extrovertida.
Professor, o que significa sonhar com figuras históricas? Houve uma vez que sonhei com Dante Alighieri, o autor de Divina comédia, e Rômulo, o fundador de Roma, sonhei com ambos numa nuvem voando sobre um mar. O que significa?
Jung sempre ia estudar essas figuras para ajudar a compreender o seu significado no sonho, mesmo que o sonhador desconhecesse a história do personagem, mas não há um único significado geral, é preciso ver o contexto do sonho
Eu nunca li nada sobre, mas me parece suspeito, porém só poderia afirmar algo se o examinasse cuidadosamente, o q me interessa aqui é a tipologia de Jung que me parece bem diversa desse mbti, mas desconheço
As aulas são ótimas e mesmo com o formato curto não está só informativo. Pelo menos eu que não conheço a teoria junguiana acho que tenho entendido suas aulas. Essa teoria de funções superiores e inferiores é interessante como forma de compreensão do fenômeno psíquico complexo (pensei aqui "fenômeno de ser humano"), já me vi pensando nas funções, lembrando das aulas, em alguns momentos de atendimento. Na prática da terapia junguiana a ideia é tornar consciente essas funções para o analisando?
Olá Heraclito. Nada de superficial! Bem esclarecedor e com bons exemplos! Tenho bebido as suas explicações como quem bebe àgua. Já que sugeriu, aqui vai uma questão. Não sei se Jung deixou isto explicito na sua obra mas com base no seu conhecimento: quando a função dominante tem uma atitude extrovertida, o normal será a função auxiliar ter uma atitude introvertida para balançar, ou na verdade as duas possuem a mesma atitude de extroversão/introversão (conforme os casos)? Pelo que me informei Isabel Briggs Myers achava que a função auxiliar deve a atitude (introversão/extroversão) contrária para balançar. Qual a sua posição?
Se a superior for extrovertida a inferior será introvertida e vice versa, sobre a auxiliar, na minha experiência ela acompanha a superior, a compensação não vem dá próprio consciência mas do ics
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, professor. Suas exposições têm esclarecido muito da concepção junguiana. Estamos em janeiro de 2021 e assisto ao seu canal regularmente com grande proveito.
Eu estou adorando a sua série, mas tenho uma dúvida, podemos trocar uma função principal por uma secundária? Ex: sou extrovertida função emoção, mas a secundária é intuitiva. Agora me sinto mais intuitiva que emocional. Isso pode acontecer?
Oi Heráclito! A definição de intuição ficou bem clara. Mas , só pra eu saber se entendi : é como se a pessoa fizesse estimativas e deduções no inconsciente e só o resultado chega à consciência? P.S. : vá contendo as novidades do crosfit! 😉👍
Genial, Heráclito!
Obrigado!
Gratidão! Suas aulas são esclarecedoras
Tamo junto!
Heráclito, Boa tarde, vc não foi superficial. Para 16 minutos de estudo, foi até aprofundado. Grato por repassar sei conhecimento.
Gostei muito quando vc replica a definição de intuição como sendo" a percepção inconsciente".
Me faz lembrar uma palestra que assisti na C.G Jung Institute of Chicago, que fornecia uma explicação sintética da intuição analítica de que ajuda muito os intuitivos entenderem a função inferior, sensação. Diz assim: "intuição é uma percepção sem o privilégio da sensação. "
Guy Leite Jr sim, precisamente
Já identifiquei um interessante bordão dos fins de cada vídeo: "Bom, em termos muito, muito genéricos, é isso." Kkkk
Guy Leite Jr pior é que é beeeem genérico mesmo
muito obrigada pelo vídeo, Heráclito! esse foi complicado de entender a sensação introvertida, especificamente.
É bem complicado mesmo...
Bom dia! Ótima série, maratonando os tipos psicológicos. Parabéns! Não pare!
obrigado!
Muito bom
Neste vídeo você esclareceu bastante sobre a função inferior em geral. E estou seguindo sua recomendação e lendo a Marie Louise Voz Franz. Obrigada!
Ana Araujo tamo junto, a von Franz é maravilhosa!
Muito bom seus videos amei 👏👏👏👏👏
Muito obrigado!
ótimo video. Sou do Tipo intuição extrovertida dominante, ou como é popularmente conhecido por testes online, sou um Ne dominante, ENTP.
Heráclito, tô maratonando os seus vídeos... não sei onde isso vai me levar, mas tenho aprendido pra cacete! Obrigado!
Eu que agradeço!
Me identifico muito com essa descrição hahahah
Acredito que ela possa ser Ne sim, ela tinha um vício muito grande em apostar também, coisa que um Ne adora kkk. Antever novas possiblidades e criar coisas (mesmo que mentalmente) é um prato cheio para os intuitivos extrovertidos. O esquisito é que o Tesla não parece ser extrovertido, talvez introvertido não sei. Só conhecendo pessoalmente para saber isso com certeza. Mas que ele foi um gênio isso é inegável.
este vídeo foi bem esclarecedor
Olá, Heráclito! Me identifico muito com a função intuitiva extrovertida, mas de forma alguma com a sombra da sensação introvertida, muito pelo contrário, sou muito atenta à fome, sede, sensações diferentes no corpo, sou organizada e limpinha... Haha
Talvez vc já tenha trabalhado esses aspectos, ou vc é um tipo sensação que se sente fascinada pela intuição
@@HeraclitoAragaoPinheiro Pois é. Tentei analisar os outros tipos e acredito não ser sensação. Talvez seja mesmo a primeira hipótese que você falou...
Dias da semana eu passo muito tempo interagindo com as pessoas na minha função superior intuicao extroversão pensamento e falo de produtos que ainda não existem como se eles já existissem e acabo vendendo protutos ideias e serviços. Efetivamente consigo vender e isto me dá muita satisfação. Agora, o problema é quando relaxo e aí vou para minha função inferior para elaborar e estruturar os produtos e sinto uma extrema preguiça. Muito sono e vou proctrastinando com a desculpa de que antes de efetivamente organizar as ideias fisicamente, seria necessário uma análise mais cuidadosas destas etapas e uma garantia maior de detalhes. Isto me deixa bem chateado pq a função inferior é detalhista e indecisa. Em autuações que estou interagindo com as pessoas num processo de co-working, flui muito melhor. Possívelmente pq existiria uma troca de energia psiquica mais intensa entre toda a amplitude da função consciente e inconsciente. Não nego que minha função inferior ajuda demais na amplitude sonhadora introversao sentimento, quse esquizoide, ao mesmo tempo que muito mais responsável que a superior extroversão sentimento. Apesar de responsável e detalhista, extremamente insegura e indolente, um banana segundo disse minha persona. Monitorar esta movimentação é para mim importante porque identifico gatilhos destes "gates" de passagem, tremendamente previsíveis e chatos. Ao entrar em contato com este universo interior sinto que vão ficando sedimentadas partes de informação que serão inconscientemte trabalhadas, emergindo depois em forma de "hints" da percepção intuitiva.
Bom, mas o que me incomoda é a falta de disciplina para realizar mais coisas.
Guy Leite Jr ótima descrição
Seus vídeos ajudam muito sim, no youtube, em você posso confiar sobre o ensino do Jung sem picatetagem!! Por falar em Jung, como está a tradução do livro da Toni?
Muito obrigado, são 3 capítulos estamos perto de terminar o primeiro, então ainda vai demorar um pouquinho
Acho que Tesla tinha Ni e não Ne.
Saudações Heráclito! Cara, tenho acompanhado seus vídeos sobre a série dos tipos e tenho achado muito legal! Não faço comentários religiosamente mas mas já vi a maioria deles. Este é o primeiro que vejo sobre a função inferior nos tipos, mas pretendo assistir os demais. Eu me identifico bastante com o tipo intuitivo, então quando ouvi você dizendo que a intuição é uma percepção que passa pela fantasia inconsciente isso foi como um clarão pra mim, ajudou demais, sobretudo a entender certos mecanismos de defesa e raciocínios inapropriados que eu andei fazendo - bem como os apropriados também, rs. Quanto a apercepção do corpo pro tipo intuitivo, este é tópico que me interessa muito e que considero muito importante. Eu, por exemplo, frequentemente me pego confuso com relação a meus sentimentos e interesses e , em certos momentos, é impossível decidir se eu gosto mais disso ou daquilo, se eu quero ir ou ficar, se eu gosto de uma pessoa ou não, etc. Me parece que a função intuição é um tanto labiríntica, quer dizer, as vezes eu sinto como se tudo fosse possível, e isso me joga num caos de indecisão. Nessas horas, como uma forma de tentar resolver, eu procuro me reportar ao corpo, ás sensações. Como disse o poeta, "o amor bate na aorta", e ás vezes somente quando sinto essa batida que consigo me decidir, e tenho a impressão que algumas decisões quando tocam assim na carne fazem mais sentido, ou seja, tem mais "corpo" - principalmente tratando-se de amor tal como nesse poema rs. Portanto camarada, continue fazendo seus vídeos, porque tá sendo muito importante pra quem está do lado de cá também. Antes de terminar, quero registrar um incômodo meu com relação as descrições junguianas dos tipos, me incomodo um pouco porque às vezes elas parecem extraordinárias demais, como por exemplo essa do intuitivo extrovertido, "empreendedor", entusiasta, etc. Sinto falta da vida hodierna e ordinária, da vida besta levada de sol a sol, como são nossas vidas rs. Assim se vc puder recomendar alguma bibliografia que trabalhe mais uma tipologia da vida cotidiana ficarei imensamente grato. Um grande abraço, e parabéns!
Thayson Azevedo eu recomendo justamente esse da Von Franz, ela tenta justamente dar exemplos w tornar a coisa mais concreta, ela tb afirma q ao falar do tipo fala apenas da função mais habitual e não da qualidade dessa função, nem todo tipo pensamento vira um Einstein. Fora a von Franz eu sugiro fortemente a leitura do Tipos Psicológicos do próprio Jung. Os vídeos são muito curtos e creio que acabam ficando os exemplos mais caricatos por serem mais imediatamente reconhecíveis.
Thayson Azevedo e muito obrigado por acompanhar o canal!
Falou tudo home, aqui deixo tocar um video atras do outro lkkk
Adorei o video! E nossa, eu sou ruim em sensação mas nunca cheguei nesse extremo kkkkk. Se eu fico com fome não consigo mais nem calcular 2+2 hahahaha
Oi, Heráclito! Já leu o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas? Eu me lembrei de uma passagem desse livro onde o Brás tem um sonho com uma espécie de divindade da natureza - uma mulher que representava a "mãe natureza"- e se parece muito com a descrição da Von Franz sobre a sensação do homem de negócios que ficou neurótico. Será que o Brás Cubas é tipo intuitivo?
Eu li, mas faz muito tempo, mas ele me parece mais um tipo sensação, sempre em busca de algo que agrade aos sentidos, nem que seja as botas apertadas. No caso do paciente da von Franz, no Psicoterapia, se bem me lembro a sensação se manifestou na imaginação ativa como um mendigo. Mas no Brás Cubas eu apostaria as minhas fichas na sensação extrovertida.
@@HeraclitoAragaoPinheiro É mesmo... eu havia pensado numa só característica do personagem. Tipificar corretamente é um desafio e tanto.
Professor, o que significa sonhar com figuras históricas? Houve uma vez que sonhei com Dante Alighieri, o autor de Divina comédia, e Rômulo, o fundador de Roma, sonhei com ambos numa nuvem voando sobre um mar. O que significa?
Também tenho sonhado com desenhos em cadernos, esboços e afins
Jung sempre ia estudar essas figuras para ajudar a compreender o seu significado no sonho, mesmo que o sonhador desconhecesse a história do personagem, mas não há um único significado geral, é preciso ver o contexto do sonho
O que você acha sobre o mbti? tenho a impressão que não seja muito confiável, pra mim parece até horóscopo da capricho.
Eu nunca li nada sobre, mas me parece suspeito, porém só poderia afirmar algo se o examinasse cuidadosamente, o q me interessa aqui é a tipologia de Jung que me parece bem diversa desse mbti, mas desconheço
As aulas são ótimas e mesmo com o formato curto não está só informativo. Pelo menos eu que não conheço a teoria junguiana acho que tenho entendido suas aulas. Essa teoria de funções superiores e inferiores é interessante como forma de compreensão do fenômeno psíquico complexo (pensei aqui "fenômeno de ser humano"), já me vi pensando nas funções, lembrando das aulas, em alguns momentos de atendimento. Na prática da terapia junguiana a ideia é tornar consciente essas funções para o analisando?
clarisse rinaldi salles de santiago em certo sentido sim, mas não necessariamente como um objetivo, mas é uma parte importante
Heraclito Aragao Pinheiro Então vou ficar à espera do curso sobre manejo clínico dos tipos, para conhecer mais! ;) :)
Olá Heraclito. Nada de superficial! Bem esclarecedor e com bons exemplos! Tenho bebido as suas explicações como quem bebe àgua.
Já que sugeriu, aqui vai uma questão. Não sei se Jung deixou isto explicito na sua obra mas com base no seu conhecimento: quando a função dominante tem uma atitude extrovertida, o normal será a função auxiliar ter uma atitude introvertida para balançar, ou na verdade as duas possuem a mesma atitude de extroversão/introversão (conforme os casos)?
Pelo que me informei Isabel Briggs Myers achava que a função auxiliar deve a atitude (introversão/extroversão) contrária para balançar. Qual a sua posição?
Se a superior for extrovertida a inferior será introvertida e vice versa, sobre a auxiliar, na minha experiência ela acompanha a superior, a compensação não vem dá próprio consciência mas do ics
Você falou mais da sua função secundária intuição mas acabou não falando da sensação introvertida inferior. Poderia fazer outro vídeo sobre ela?
faço sim, pode deixar. ela é uma das funções mais complicadas de entender
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, professor. Suas exposições têm esclarecido muito da concepção junguiana. Estamos em janeiro de 2021 e assisto ao seu canal regularmente com grande proveito.
muito obrigado!
Eu estou adorando a sua série, mas tenho uma dúvida, podemos trocar uma função principal por uma secundária? Ex: sou extrovertida função emoção, mas a secundária é intuitiva. Agora me sinto mais intuitiva que emocional. Isso pode acontecer?
Pode, mas não é algo tão comum. Há a possibilidade de desenvolvimento das funções auxiliares
Muito bom amigo!! Só por curiosidade tu e Entp no Mbti??
Faço nem ideia
Oi Heráclito! A definição de intuição ficou bem clara. Mas , só pra eu saber se entendi : é como se a pessoa fizesse estimativas e deduções no inconsciente e só o resultado chega à consciência? P.S. : vá contendo as novidades do crosfit! 😉👍
*contando
Tatiana Gonçalves quase isso, mas tá no rumo
Tatiana Gonçalves o ato falho é difícil de não notar hehehhe
Qual é o nome do autor (a) do livro que tu indicou mesmo ? Não deu para entender direito .
Laura Tarcilia Portela de Aguiar o nome da autora é M. L. Von Franz, o livro se chama Psicoterapia, da editora Paulos.