Meu testemunho com linux. Hoje eu hoje sou policial militar, não estou mais nas ruas, hoje eu trabalho no suporte de informática. Eu antes de ser policial eu trabalhava com informatica. Mas eu só usava windows. A primeira vez que usei Linux foi o mandriva 7 depois os kurumins. Trabalhando na PM eu me deparei com um problema, a dificuldade de adquirir máquinas novas e licenças Windows uma licitação é bem difícil de sair, quando saí os computadores não são suficientes em quantidades. Eu aprendi tudo sobre o Linux mint, hoje em dia eu uso o Mint em todas as máquinas velhas, eu otimizei de tal forma o ambiente que os policiais que usam nem sabem que se trata de um Linux. Resolvi os problemas da PM, pelo menos da minha unidade operacional.
Muito bacana esse vídeo, conheci o Linux em 1998 Red Hat Marumbi que comprei na banca de jornal, apanhei muito para instalar porque era tudo diferente, fazer tudo na mão. E hoje ainda uso o Linux no meu dia a dia.
Você evoluiu... 5 anos atrás eu virei a chave e passei a usar os 3 sistemas operacionais, passei a usar software como se deve, apenas como ferramentas para um propósito.
Pensando dessa forma, carros também podem ser considerados como uma ferramenta. Todos podem atingir o objetivo de te levar a algum lugar, mas para quem depende deles no dia a dia, sempre deverá saber escolher o melhor para si. seja o mais potente, o mais econômico, o que te leva mais longe, o que dá menos manutenção ou o mais barato. A mesma coisa se aplica a software e sistemas operacionais. Para uma pessoa leiga, basta conectar na internet, acessar a rede social e não travar.
@@guironaldohp De forma genérica cada objeto tem um propósito, serve para alguma coisa mas o que eu quero dizer, é que para um profissional, um bom entendedor, sabe avaliar a qualidade e escolher o que serve melhor.
@@leandro_fmoraes Continua se tratando apenas de ferramentas. O melhor pro cara ali é usar o que cada uma delas tem de melhor, ao invés de ficar escolhendo uma ou outra.
Dio, conheci seu canal recentemente. Sou uma entusiasta da área de TI e pretendo seguir em Ciência da Computação na UFMT. Eu ainda não tenho um domínio pleno de diversos aspectos na área de software, mas estou com disposição a entrar de cabeça e aprender. Seus vídeos estão me ajudando pra quando vier meu notebook e for escolher a distro que vai me servir, e pra aprender sobre muito de forma geral, e eu agradeço muito. Tudo de melhor pro seu canal e sua carreira ❤️
Eu tenho 12 anos usando como sistema principal mas conheci em 2004 testando o Kurumin e o Ubuntu 6. Fiquei impressionado com o sistema livre, gratuito, que já vinha com várias ferramentas pré instaladas e poder testar via live cd. Eu migrei definitivamente na versão 10 LTS do Ubuntu, testei diversas distros, hoje eu uso Arch e não tenho vontade nenhuma de voltar para o windows, nem com wsl. Gosto de customizar, deixar o sistema do meu jeito e ter controle sobre ele, gosto de saber o que acontece por baixo dos panos.
Linux na minha vida hoje e tudo ... nunca me esquecerei kurumin pcmaster... conectiva e por aí vai formatei meu PC umas 50 mil X testando distros rsrsr mas sempre aprendendo
Aprendi mexer no Pc através do kurumin, num curso da comunidade que eu viva , navegador konquer, OpenOffice e etc , primeiro Pc comecei com Ubuntu 9.04
Lembro até hoje quando eu tive meu primeiro contato com o Linux, que na época como eu tava numa fase de querer ser o Mr. Robot foi o Kali, até fiz um dualboot (depois de 3 tentantivas falhas), até que, pelo seu canal Dio, eu descobri o Linux Mint e percebi que dava sim pra usar Linux como sistema principal, conheci o Proton, percebi que muitos dos aplicativos que eu usava no Windows tinha versão pra Linux tbm e resolvi fazer um dual boot e acabei me apaixonando. Até hoje em dia eu descubro coisas novas que eu nem fazia ideia no Linux e me impressiono, me impressiono até com coisas que eu já sabia haha (tipo quando eu fui fazer uma atualização esses dias no Arch de 250 pacotes, que atualizou kernel, systemd, xorg, etc e só ¨precisou¨ reiniciar dps de estar tudo instalado certinho) e percebo que hoje eu dia eu não conseguiria voltar pro Windows já que, pra mim, o problema da falta de software se inverteu e a maioria dos aplicativos que eu uso no Linux não tem pra Windows. Então obrigado Dio por me apresentar esse mundo maravilhoso!
kkkk me sinto assim também. Linux é como a minha casa. Quanto ao Kali. Eu brinquei com ele por um tempo usando em um pendrive em live com persistência.
E pensar que comecei a usar linux quando ja estava estudando e modificando o windows e aprendendo mais sobre sistemas até que resolvi testar no meu pc e foi um caminho sem volta, sempre presto atenção nas distros linux mesmo usando windows também, esse ano promete.
Também fazem 10 anos do meu primeiro contato com o pinguim. A primeira formatação que fiz na vida foi para instalar o ubuntu. Como iniciante quebrei o meu sistema inumeras vezes e o seu canal me ajudou muito a entender como as coisas funcionavam. Posso dizer que as distribuiçoes linux me ajudaram a desenvolver o gosto por tecnologia e se hoje trabalho como um SRE/Dev é muito por conta das experiência que tive com o linux e por acompanhar o seu canal.
Lembro ter conhecido o Linux pela primeira vez no meu curso de informática básica há uns bons anos atrás, mas foi tão breve e mal explicado que nem me lembro bem dos conceitos, isso se é que dava pra chamar aquilo de curso. Tive um contato realmente forte com o sistema quando ganhei meu primeiro PC com Linux pré-instalado lá por volta de 2008. Se não me engano era uma distro baseada em Debian com ambiente KDE. Não estranhei tanto quanto pensei que iria e até que me adaptei rápido nele. Já até sabia mexer bem no terminal, instalar pacotes via APT e fazer as operações básicas em sistemas de arquivos. Fiquei até com uma certa dorzinha no coração quando tive que migrar ele pra Windows XP. Realmente foi marcante, tanto que desde então passei por Ubuntu, Fedora, Manjaro, Arch, Gentoo e afins. É um caminho sem volta mas foi um privilégio ter tido a oportunidade de aprender sobre estes sistemas, especialmente ao ver o quanto de proficiência, conhecimentos e habilidades que adquiri por eles.
Muito bom esse seu histórico com o Linux. Parabéns por compartilhar sua experiência com o público. Eu uso Linux desde 1998 (Conectiva 4) e na década de 80 eu usei o Unix. Então em 98 foi amor a primeira vista.
Meu amigo dio Eu vi pela primeira vez o Linux também vi numa banca de revistas de esquina do Colégio em meados dos ano 98, ainda era usuário do Windows 98 em aprendizagem! Hoje, uso Linux pela distribuição Ark Linux, mas devo muito que aprender em muito .... Deus nos abençoa aí. Grande abraço dio e a sua esposa.
Cada vez melhorando a qualidade dos vídeos e agora fechou todas com este cenário, chega daqueles cenários coloridos de games hehe, esse aí com uma cara bem mais madura sobre tecnologia, top e parabéns
Que vídeo top, Dio seu papel difundido conhecimento e realmente ajudando as pessoas a repensarem como usam a tecnologia com certeza irá ficar pra história. Parabéns e que venham mais 10 anos! 👏👏👏 🐧
Salve! coincidentemente tambem em 2022 faço 10 anos que uso Linux, coemcei com o mandriva linux em 2012 na época da faculdade de sistemas para internet adotei o opensource passando pelo kurumin, kurumin ng, ubuntu, fedora e não largei mas não me considero um usuario avançado mas aprendi muita coisa nessa decada usando esse poderoso e seguro sistema operacional que praticamente roda em qualquer dispositivo como voçe bem citou!
Meu primeiro contato com Linux foi no ano 2000, quando no meu trabalho instalamos um servidor com Red Hat, o qual migramos para Conectiva porque meu chefe achou que seria mais interessante a relação com uma empresa que vendia o suporte e as mídias .. aprendi muito com os manuais que acompanhavam o pacote (administração de redes, de servidor, guias de instalação, ...)
Começei a usar Linux pra valer em 2015 antes disso tinha testado o Kalango e o Kurumin em versões Live-CD. Uma coisa que o Linux que "incetivou" foi a ver como as coisas acontecem por trás das interfaces e dos processos, começei a estudar programação, usar comandos em terminais. Meu inglês melhorou muito, pois muita coisa que pesquisava em sites e fórums gringos
Minha nossa eu estou velho, eu comecei no Unix que tinha a disposição na faculdade, quando todos os terminais rodavam diretamente no servidor Edisa, ai depois começou a aparecer os Linux com interface gráfica, Windows conheci depois quando um cliente queria fazer uns texto para imprimir e eu vi o infame Windows 3.1, hoje em dia uso linux mint em todas maquinas da empresa com exceção do servidor que roda windows server,data cluster e terminal. em casa uso windows no pc para um jogo que ainda nao roda no linux e linux nos notebook, testo linux a cada nova distro que aparece . só para ficar por dentro. o bom é que tem canal bom no youtube pra nos dar a dica :)
Opa, Dio, tudo bem?? Você poderia anotar em sua lista a sugestão de fazer um vídeo sobre desenvolvedores OU pessoas que gostam de programam que utilizam o Chromebook? Eu sempre tenho uma dorzinha de cabeça para executar algumas tarefas que seriam extremamente fáceis usando uma distro Linux sem ser o Debian que está na minha máquina kkk. Enfim, uma sugestão aí caso você não tivesse pensando sobre. Abraços, admiro e recomendo seu canal. Aprendi a formatar notebook com você kk
Dio, gostei muito desse vídeo! E concordo muito com oque você disse, digo por experiência própria! Nunca dei chance pro linux, e mesmo sem conhecer dizia que não gostava, na verdade nem sabia direito oque era linux e distros; até que vi um vídeo seu, do Zorin OS, esse foi a primeira vez que me questionei sobre oque achava do linux, porque até então eu achava que a maioria dos linux's tinha aquelas interfaces XFCE, mas o Zorin OS não. Eu já tinha visto o linux Mint, mas só vi batendo o olho no notebook de um professor de um curso, mas não me interessei em pesquisar na época. Depois de ver o vídeo do Zorin OS comecei a acompanhar o canal Diolinux e me inscrevi, isso faz um tempo, foi por volta de 2020. Aos poucos fui percebendo que linux é bom, e que eu não sabia, e nem queria passar a saber na época! kkk Sempre usei muito maquinas virtuais, mas demorei ter coragem de testar uma distro linux; até gostei do Zorin OS, Mint, Manjaro e até achei o Ubuntu legal, mas sou um pouco conservador em questão da barra de tarefas na parte inferior da tela kkk. Tambem testei outras distros, não muitas, mas até agora gostei mais do Manjaro KDE e do Mint Cinnamon. Mas mesmo testando, e até gostando ficou por isso mesmo. Até que quis fazer um mini servidor em casa, e fiquei pensando se usava linux ou um windows mesmo, e fiquei um bom tempo nesse dilema, até ver o vídeo passado do Dio, o do NextCloud, foi ai que resolvi mergulhar no linux e resolvi partir pro Ubuntu Server de uma vez! (Mesmo sem saber quase nada de terminal linux, fui pro Ubuntu Server porque já tenho experiência em terminal windows e também sou desenvolvedor, então linhas de código não são exatamente novidades, mas claro que isso me rendeu muitas pesquisas no Google kkk). Mesmo depois de fazer o servidor Ubuntu funcionar na VM, ainda estava pensativo em usar linux, mesmo gostando do resultado. Até esse vídeo de hoje! Esse vídeo me fez querer investir mais em aprender sobre linux, ele é muito versátil! Ainda não tenho planos de sair do windows no meu computador pessoal, mas não vou ficar evitando linux mais, principalmente no lado servidor; mas se fosse para usar um linux hoje, talvez eu usa-se o Manjaro KDE (digo isso com o conhecimento que tenho hoje, que ainda tá longe de ser muito kkk, mas foi o que me agradou mais, e bom, também vi vários vídeos aqui falando bem dele 😁). Bom, desculpa pelo texto longo Dio, mas se você ler esse comentário, gostaria de agradecer por abrir meus olhos pro mundo linux!!!!😀 Parabéns por esse trabalho incrível que você e toda a equipe Diolinux está fazendo!!!!👏👏👏
lembro que há muito tempo, por volta de 2008 ou 2009, na escola onde trabalhava, tínhamos um técnico de TI, que cuidava dos computadores e outras parafernália de tecnologia da escola, ele cursava Sistemas de Informação, e eu questionava ele por não ter nunca testado alguma vez Linux, coisa que ele fez uns meses depois que saiu da escola, com um CD do SATUX, e odiou, então falei para ele na época usar uma boa distro, tipo Ubuntu ou Mandriva, e ele passou a usar o Ubuntu e mudou de vida e entendeu porque eu gostava tanto de Linux.
A principal coisa que "explodiu minha cabeça" foi que quando ouvi falar de linux pelas primeiras vezes parecia ser algo super difícil, e despertou minha curiosidade, mas quando comecei a testar percebi que era muito mais fácil procurar e achar soluções para problemas que eu tinha do que no windows. Até mesmo no curso técnico de redes de computadores que fiz esse efeito ocorreu, eu já tinha contato prévio com linux e quase nenhum colega meu havia e nas aulas de configurar serviços e programas maioria passou pelo mesmo efeito, achando mais fácil achar soluções e corrigir problemas quando estes ocorriam no linux do que no windows, mesmo quando era o mesmo tipo de problema em programas que executam a mesma função. Hoje em dia uso linux no meu pc para tudo, mas é uma questão de me sentir mais em casa nesse sistema, até de certa forma optando por uns problemas a mais como abrir mão de jogar algum jogo por preguiça de ficar trocando de sistema, e como maioria dos jogos que quero jogar normalmente rodam sem problemas, não é uma perda grande. Já para trabalho, mesmo preferindo o linux, se tiver que usar uma maquina windows não vejo problemas, mesmo sentindo um pouco de falta da sensação de lar e possíbilidade de virar o ambiente do avesso para ficar mais confortável que os sistemas baseados no pinguim me trazem.
Comecei no Conectiva Linux na versão 10, que vinha na caixa preta e com adesivos "seja legal, copie" numa alusão as campanhas da época conta cópia ilegal... Mas isso muito mesmo o Kurumin do Morimoto. Era usuário, não explorava os recursos, apenas usava. Bancos, openOffice, navegação e integração com a Palm.
Parabéns Dio, porque o seu canal é excepcional! Posso dizer que a "minha caminhada" com Linux foi muito parecida com a sua: também já tive minha fase de "hate com Windows" e na época tinha uma opinião fortemente polarizada e queria converter todo mundo à minha "recém descoberta" religião... adolescência, fase engraçada essa... Agora, pense comigo o seguinte: imagine a gurizada que tem15 anos hoje, tendo seus primeiros contatos com Linux agora em 2022 e se informando por meio do seu canal... pense o quão mais "mente aberta" eles serão (hoje e no futuro) do que "nós fomos" e como isso irá impulsionar seu crescimento (sem preconceito com tecnologias) à "novas alturas". O ponto de partida deles será muito diferente do nosso! E hoje, com WSL... meu amigo... não há mais desculpa e "o céu não é mais o limite" 😁 Força Dio aí!!! Tenho certeza de que você se tornará uma lenda brasileira da tecnologia! 😎👉👉
Rapá, to me lembrando da época que comecei a usar Kurumim, foi paixão que dura até hoje, entendo essa caminhada, esses desafios, apesar de não ter me aprofundado tanto como você, e ainda me perder nos terminais. Também demorei pra aceitar esses SO só como ferramentas, Bacana demais ouvir essas reflexões. Numa certa vez, quando praticava arte marcial, vi um professor jogar uma espada no chão e ordenar a mesma, ataque, corte, vença, óbvio que a espada ficou no chão, inerte. Aí veio a lição óbvia, essa espada sem uma mão e mente pra guia-la não serve pra nada. Uma analogia muito simples, mas que significa muito.
Dio, fala por favor sobre o looking glass, que permite virtualizar sistemas, mas você consegue fazer com que a sua placa de vídeo tenha 100% de uso no sistema emulado. Isso substitui o dual boot. Isso não é muito falado por aí. Você pode fazer benchmarks e tutoriais sobre isso.
Já tem a alguns anos na comunidades linux, algo chamado de passthrough gpu. Você consegue usar via KVM uma 'maquina virtual quase nativa do sistema', e rodar tudo de windows, sempre precisar estar no 'windows' propriamente dito. É desse maneira que uso o Manjaro Gnome como distro principal, pra tudo trabalho, jogos e medias;
Geralmente a crítica é para distros Linux para desktop apenas que pra ser mais fácil as pessoas dizem "Linux" ao invés de "distribuições Linux voltadas ao desktop".
O mundo inteiro de TI que precisa usar o PC pra resolver problema e trabalhar usa windows e não tem tempo pra perder com Linux. Só fica em Linux quem tem muito tempo livre pra gastar resolvendo problema.
Uso Linux a mais de 3 anos, eu já era curioso, fiquei mais por causa dele, comecei a ter mais gosto pela computação em geral, mesmo já fazendo uma graduação da área há um tempo, enfim, Linux me ajudou muito, e ajuda até hoje, até já me deu dinheiro kkk
@@tiago10alves10 Eu editava temas e ícones e postava em um site, cada download me dava 1 centavo de dolar kkk é pouco, mas com muita coisa dava pra tirar um dinheiro. Tinha mês que eu tirava 70-100 conto
Comigo foi a mesma coisa, eu quando só usava o windows, pensava que por conseguir corrigir os problemas do windows, já dominava a área da computação, por conta das distros serem bem modular, eu aprendi muito como um sistema operacional funciona, sem o linux possivelmente estaria me achando o inteligente por conseguir corrigir problemas que na maioria das vezes é gerado pela má otimização do windows, em outras palavras, conhecimento limitado e inútil no futuro.
Há 22 anos comecei a usar Linux, lá no Conectiva Linux 5.0 e até 2010 eu o utilizava como servidor web e como máquina secundária, mas de 2010 passei a utilizar apenas Linux como sistema principal. Depois do Conectiva, usei Debian, Ubuntu, Linux Mint, Fedora, OpenSuse, mas sempre voltei para o Debian.
Pifei vários CRT instalando Red Hat, se vc colocava a freqüência errada no instalador, porque geralmente não tinha seu modelo, era a ultima coisa que ia ver nele.
Rapaz... 1998, cd de banca de jornal. Red Hat, Conectiva, mandrake, Kurumim, Kalango, Debian, e outras. Testava todas e perdi muitos HDs, perdi arquivos e fotos! Kkkk. Já usei só Linux por anos e fui obrigado a usar Windows devido a alguns programas só para Windows. Outra coisa que me atrapalhava era imprimir a partir de determinados programas, pq não dava muito certo. O mesmo programa no Windows imprimia certo. Mas o Linux está presente na minha vida até hoje. Meus filhos estão sendo "alfabetizados" no Linux. Usam e muito bem.
Parabéns Dio, se serve de incentivo te acompanho há pelo menos 7 anos, quando tentava instalar Ubuntu 12.04 no meu pavilion com placa gráfica AMD, bons tempos de amor e ódio, sucesso!!!
disse tudo, sou usuário de Linux a 2 anos, mas de vez em quando uso windows e seus programas para tarefas específicas, e vejo nos grupos uma grande massa bem preconceituosa quando alguém que usa linux precisa recorrer a outros sistemas e softwares que não são opne source, eu penso que nem vc, tecnologia é só uma ferramenta para uma determinada função, não importa qual sistema ou qual aplicação seja, o importante é fazer as coisas acontecerem!
Dionatan, de 2019 para cá meus computadores são dual boot, e num netbook (single core, que comprei usado há tempos) instalei um Mint 32 bits graças à um vídeo teu que assisti na época (ressuscitando o pior PC do mundo!)! Minha sugestão: faz uma review de "7 dias testando o Mageia Linux", que é um fork do Mandriva, distro Linux que era usado no primeiro notebook que usei, lá do fim de 2008 ou início de 2009! Principalmente com enfoque no menu de recursos de configuração (de vídeo, impressoras, etc) que ele tem, e que parece o gerenciador de dispositivos do Windows. Parabéns e sucesso a ti e a tua equipe sempre!
Sinto o mesmo, talvez isso aconteça porque no meu caso eu já usei windows pirata, desde que eu comecei a usar linux, eu fiz uma promessa de nunca mais usar produtos piratas, como eu não sinto falta do windows, não faz sentido comprar uma key do windows, logo o único jeito que eu testaria o windows seria através da pirataria.
Quando eu comecei no linux todo problema que eu tinha eu voltava pro windws mais sempre ficava na minha cabeça pq que com eles não da problema. teve um ano que eu me desafiei a ficar 1 ano so com o linux e to nele até hj :).
Me lembro que eu fui contra o Windows mas, com a maturidade, entendi que saí duas tecnologias diferentes. Eu apenas tenho uma preferência por uma delas.
Se eu contar quando dispositivos Linux tem na minha casa passa dos 10 fácil: 2 laptops com Ubuntu, 1 TV WebOS, 3 consoles portáteis da Anbernic (sendo 1 opendingux e 2 com 351ELEC), 1 console RS-97 com opendingux (retroFW), meu celular LG G8X, 1 Kindle Paperwhite, 1 modem MitraStar e um roteador TP-Link. Se for contar o FreeBSD então ainda tem um PS4. Ufa, acho que acabei. PS: também tenho um DAC transceiver bluetooth, o BlitzWolf BW-BR7, que muito provavelmente roda Linux também, pois faz decode e encode de som dolby digital, e bluetooth com codecs AAC, AptX e AptX HD
Não odeio o Linux, pelo contrário, foi uma descoberta fascinante conhecer de perto um sistema/kernel incrivelmente versátil e o melhor de tudo, acessível e essa é a parte que mais gosto. Mas odeio as políticas do Windows e o preço dos Macs. Mas é um privilégio poder escolher, variar, usar, experimentar...
Estou usando linux a 5 dias e tem sido bom.Não ta sendo ótimo por que meu touchpad não funcion ainda mas vou arrumar.Mas eu queria experimentar uma coisa diferente.Mudar,sai do comodismo de só clicar nas coisas.É um sistema que nos exita a aprender mais sobre computadores.Como tudo funciona,por que funciona.EStou tendo um grande impacto positivo com esse sistrema.Mas de forma alguma odeio o winsows,foi um sistema que me serviu muito eu gosto dele.Mudei mesmo pra ecperimentar linux.Essa guerra ipotética e totalmente sem sentido,NO fim das contas são apenas programas de computador criados pra ajudar.E cada um usa aquele que achar melhor e todos ficam felizes.
Pode me tirar uma dúvida?Eu estou tentando fazer meu login no Linux Satux porém o meu não vai pra o espaço de colocar a (senha) já tentei com o enter,barra de espaço mais não vai
Excelente vídeo rs conheci o Solaris em 2009, gostei do Linux pq era um desafio, hoje utilizo no meu ambiente corporativo Zorin e pessoal Ubuntu, gostaria de saber se é possível instalar o Ubuntu ou qualquer outra distribuição via PXE no WDS ?
eu conheci o linux no segundo pc que minha mãe comprou pra eu e meu irmão que era um quenix (não sei e não lembro se é assim que escreve) que veio com um Mandriva e eu gostei mas trocamos rapido para um windows xp e depois eu me deparei com o linux outra vez no curso tecnico e dessa vez foi o ubuntu e foi ai que eu descobri que aquele mandriva era um linux e me apaixonei pelo linux ai e uso até hoje.
Meu primeiro contato com Linux foi com o Mandriva também mas através de um notebook da Positivo, logo pedir para formatarem para Windows 7, porém hoje em dia eu uso Linux de novo.
Vídeo incrível! Era exatamente o que precisava!! Uma dúvida, por favor, consigo definir quais grupos terão acesso ao Armazenamento Externo, mas o acesso é a todo o Armazenamento. Tem como eu separar apenas uma pasta para cada usuário no Armazenamento Externo? :)
Uso Linux a muito tempo até meu trabalho é com Linux trabalho em provedor de internet e tudo é Linux meu próprio PC pessoal uso Linux mais tenho um windows também mais 95% eu faço tudo no Linux o windows uso pra jogar gamers. Mais para o resto Linux é perfeito.
Estou quase mudando para o Linux que tem uma aparência parecida com o Windows (não lembro o nome dessa distribuição), mas quero saber o seguinte... Neste caso, se eu quiser baixar um Certificado Digital, por exemplo, eu posso pegar o arquivo feito para Linux que ele reconhece direto??? Pois com o Windows tem aqueles específicos para 7, tem outro para o 8 e tem mais outro diferente para o W10.
Poderiam tirar a minha dúvida? : Eu sei que a Valve desenvolveu a Steam para Linux, mas segundo a desenvolvedora, contém pacotes de trabalho não-livre, e esses são proibidos de usar. Não seria pirataria, um ato ilegal, disponibilizar um software não-livre, como a Steam, no Linux? Desde já, agradeço a atenção.
Nesse caso a valve é proprietária da steam, foi ela que fez o porte da steam pro linux em 2013, junto com os jogos da valve rodando nativamente no linux, o que acontece é que muitas distros seguem a filosofia de ser 100% open source, livres nesse caso, um bom exemplo é o fedora, a distro que uso, todos os pacotes proprietários não vem pré instalados, o usuário precisa ativar os repositórios proprietários e instalar os pacotes manualmente, isso explica o porque é difícil instalar os drivers da nvidia na maioria das distros, o driver da nvidia é proprietária, apenas distros como POP-OS disponibiliza a ISO com o drive pre instalado no download.
Como a amigo explicou, não é proibido de usar. Devido a filosofia de diversas distros, elas não trazem pre-instalados os pacotes que não são open source mas você pode instala-lós posteriormente.
Bom vídeo! Crítica construtiva: sempre que vejo vídeos como este com muitos tópicos ou respondendo perguntas, fica mais produtivo com uma timeline para rever um tópico. Sempre que possível, coloque timeline! Um abraço!
Poderia me ajudar? Eu resolvi trocar o Windows pelo Linux Mint no meu notebook da Dell. Só que depois disso o cooler passou a demorar para ligar, gerando aquecimento e desligamento do notebook. Há algum meio para resolver isso?
Estou tendo problemas com o kernel 5.16 da Fedora. Demora demais para inicializar o sistema, dando "dracut-initqueue error: start timeout scripts" e o sistema fica lento, como se estivesse instalado o SO num usb 2.0 (já testei isso, então parece o mesmo). Mas estou usando num ssd :(
Então, é justamente para pessoas consideradas "leigas" que o Linux, e principalmente o open source, mais deveriam servir! Usuários comuns geralmente precisam realizar uma atividade específica, com um ou no máximo meia dúzia de softwares... Então eles não tem a necessidade de uma licença super cara para um sistema operacional ou para um software que em 99% das vezes tem uma opção grátis e de código aberto, para fazer a MESMA COISA! Raríssimas pessoas precisam de um recurso específico que só tem no Office da Microsoft ou nos editores da Adobe! Assim, não precisam ficar pesquisando cracks para "quebrar" programas comerciais famosos, correndo um risco desnecessário! Tudo que eu enumerei acima eu já fiz muito, por desconhecimento! Mas tudo é uma questão de aprendizado e costume! Pode ser que no início, o mundo Linux fosse coisa só para nerd! Mas hoje, estes nerds de outrora permitiram que o Linux seja acessível para qualquer um que saiba, apenas, ler!
Meu testemunho com linux. Hoje eu hoje sou policial militar, não estou mais nas ruas, hoje eu trabalho no suporte de informática. Eu antes de ser policial eu trabalhava com informatica. Mas eu só usava windows. A primeira vez que usei Linux foi o mandriva 7 depois os kurumins. Trabalhando na PM eu me deparei com um problema, a dificuldade de adquirir máquinas novas e licenças Windows uma licitação é bem difícil de sair, quando saí os computadores não são suficientes em quantidades. Eu aprendi tudo sobre o Linux mint, hoje em dia eu uso o Mint em todas as máquinas velhas, eu otimizei de tal forma o ambiente que os policiais que usam nem sabem que se trata de um Linux. Resolvi os problemas da PM, pelo menos da minha unidade operacional.
Muito bacana esse vídeo, conheci o Linux em 1998 Red Hat Marumbi que comprei na banca de jornal, apanhei muito para instalar porque era tudo diferente, fazer tudo na mão. E hoje ainda uso o Linux no meu dia a dia.
Eu também! Mesma história!
Você evoluiu...
5 anos atrás eu virei a chave e passei a usar os 3 sistemas operacionais, passei a usar software como se deve, apenas como ferramentas para um propósito.
Pensando dessa forma, carros também podem ser considerados como uma ferramenta. Todos podem atingir o objetivo de te levar a algum lugar, mas para quem depende deles no dia a dia, sempre deverá saber escolher o melhor para si. seja o mais potente, o mais econômico, o que te leva mais longe, o que dá menos manutenção ou o mais barato. A mesma coisa se aplica a software e sistemas operacionais. Para uma pessoa leiga, basta conectar na internet, acessar a rede social e não travar.
@@leandro_fmoraes Mas o carro é pra isso mesmo... As pessoas que romantizam, eles foram feitos pra te levar ao seu destino e ponto...
@@guironaldohp De forma genérica cada objeto tem um propósito, serve para alguma coisa mas o que eu quero dizer, é que para um profissional, um bom entendedor, sabe avaliar a qualidade e escolher o que serve melhor.
@@leandro_fmoraes Continua se tratando apenas de ferramentas. O melhor pro cara ali é usar o que cada uma delas tem de melhor, ao invés de ficar escolhendo uma ou outra.
Dio, isto é amadurecimento. É um dos motivos de gostar muito do seu canal.
É uma mistura de conhecimento e maturidade.
Esse cenário ficou show Dio!
Já ia comentar isso, ficou lindão mesmo
Dio, conheci seu canal recentemente. Sou uma entusiasta da área de TI e pretendo seguir em Ciência da Computação na UFMT. Eu ainda não tenho um domínio pleno de diversos aspectos na área de software, mas estou com disposição a entrar de cabeça e aprender. Seus vídeos estão me ajudando pra quando vier meu notebook e for escolher a distro que vai me servir, e pra aprender sobre muito de forma geral, e eu agradeço muito. Tudo de melhor pro seu canal e sua carreira ❤️
Eu tenho 12 anos usando como sistema principal mas conheci em 2004 testando o Kurumin e o Ubuntu 6. Fiquei impressionado com o sistema livre, gratuito, que já vinha com várias ferramentas pré instaladas e poder testar via live cd. Eu migrei definitivamente na versão 10 LTS do Ubuntu, testei diversas distros, hoje eu uso Arch e não tenho vontade nenhuma de voltar para o windows, nem com wsl. Gosto de customizar, deixar o sistema do meu jeito e ter controle sobre ele, gosto de saber o que acontece por baixo dos panos.
Muito bom, eu passei pelo mesmo processo kkk
Linux na minha vida hoje e tudo ... nunca me esquecerei kurumin pcmaster... conectiva e por aí vai formatei meu PC umas 50 mil X testando distros rsrsr mas sempre aprendendo
Aprendi mexer no Pc através do kurumin, num curso da comunidade que eu viva , navegador konquer, OpenOffice e etc , primeiro Pc comecei com Ubuntu 9.04
Lembro até hoje quando eu tive meu primeiro contato com o Linux, que na época como eu tava numa fase de querer ser o Mr. Robot foi o Kali, até fiz um dualboot (depois de 3 tentantivas falhas), até que, pelo seu canal Dio, eu descobri o Linux Mint e percebi que dava sim pra usar Linux como sistema principal, conheci o Proton, percebi que muitos dos aplicativos que eu usava no Windows tinha versão pra Linux tbm e resolvi fazer um dual boot e acabei me apaixonando. Até hoje em dia eu descubro coisas novas que eu nem fazia ideia no Linux e me impressiono, me impressiono até com coisas que eu já sabia haha (tipo quando eu fui fazer uma atualização esses dias no Arch de 250 pacotes, que atualizou kernel, systemd, xorg, etc e só ¨precisou¨ reiniciar dps de estar tudo instalado certinho) e percebo que hoje eu dia eu não conseguiria voltar pro Windows já que, pra mim, o problema da falta de software se inverteu e a maioria dos aplicativos que eu uso no Linux não tem pra Windows. Então obrigado Dio por me apresentar esse mundo maravilhoso!
Meu primeiro contato foi com o kali tambem,mas foi antes de mr robot.
kkkk me sinto assim também. Linux é como a minha casa. Quanto ao Kali. Eu brinquei com ele por um tempo usando em um pendrive em live com persistência.
Qual sistema você está? Arch?
@@guironaldohp Isso, mas to pensando em migrar pro Void ou pro Artix
@@groos3449 Pq? Em que o Arch não te atende? Tô querendo testar ele, mas quero saber dos contras antes.
E pensar que comecei a usar linux quando ja estava estudando e modificando o windows e aprendendo mais sobre sistemas até que resolvi testar no meu pc e foi um caminho sem volta, sempre presto atenção nas distros linux mesmo usando windows também, esse ano promete.
Também fazem 10 anos do meu primeiro contato com o pinguim. A primeira formatação que fiz na vida foi para instalar o ubuntu. Como iniciante quebrei o meu sistema inumeras vezes e o seu canal me ajudou muito a entender como as coisas funcionavam. Posso dizer que as distribuiçoes linux me ajudaram a desenvolver o gosto por tecnologia e se hoje trabalho como um SRE/Dev é muito por conta das experiência que tive com o linux e por acompanhar o seu canal.
Lembro ter conhecido o Linux pela primeira vez no meu curso de informática básica há uns bons anos atrás, mas foi tão breve e mal explicado que nem me lembro bem dos conceitos, isso se é que dava pra chamar aquilo de curso. Tive um contato realmente forte com o sistema quando ganhei meu primeiro PC com Linux pré-instalado lá por volta de 2008. Se não me engano era uma distro baseada em Debian com ambiente KDE. Não estranhei tanto quanto pensei que iria e até que me adaptei rápido nele. Já até sabia mexer bem no terminal, instalar pacotes via APT e fazer as operações básicas em sistemas de arquivos. Fiquei até com uma certa dorzinha no coração quando tive que migrar ele pra Windows XP. Realmente foi marcante, tanto que desde então passei por Ubuntu, Fedora, Manjaro, Arch, Gentoo e afins. É um caminho sem volta mas foi um privilégio ter tido a oportunidade de aprender sobre estes sistemas, especialmente ao ver o quanto de proficiência, conhecimentos e habilidades que adquiri por eles.
Muito bom esse seu histórico com o Linux. Parabéns por compartilhar sua experiência com o público. Eu uso Linux desde 1998 (Conectiva 4) e na década de 80 eu usei o Unix. Então em 98 foi amor a primeira vista.
Sua forma de pensar sobre o sistema ajuda e muito a dificuldade do usuário inicial e suas primeiras impressões. Parabéns.
Dio, seria incrível ver uma série sobre Tiling Window managers aqui no canal
Meu amigo dio
Eu vi pela primeira vez o Linux também vi numa banca de revistas de esquina do Colégio em meados dos ano 98, ainda era usuário do Windows 98 em aprendizagem! Hoje, uso Linux pela distribuição Ark Linux, mas devo muito que aprender em muito ....
Deus nos abençoa aí.
Grande abraço dio e a sua esposa.
Cada vez melhorando a qualidade dos vídeos e agora fechou todas com este cenário, chega daqueles cenários coloridos de games hehe, esse aí com uma cara bem mais madura sobre tecnologia, top e parabéns
Dio, sensatez com certeza é um forte seu! Parabéns pela trajetória e pelas conclusões!!
Meu primeiro contato com Linux foi pelo lendário Kurumim. E foi numa biblioteca de uma faculdade em Boa Vista- Roraima.
Que vídeo top, Dio seu papel difundido conhecimento e realmente ajudando as pessoas a repensarem como usam a tecnologia com certeza irá ficar pra história. Parabéns e que venham mais 10 anos! 👏👏👏 🐧
Salve! coincidentemente tambem em 2022 faço 10 anos que uso Linux, coemcei com o mandriva linux em 2012 na época da faculdade de sistemas para internet adotei o opensource passando pelo kurumin, kurumin ng, ubuntu, fedora e não largei mas não me considero um usuario avançado mas aprendi muita coisa nessa decada usando esse poderoso e seguro sistema operacional que praticamente roda em qualquer dispositivo como voçe bem citou!
Meu primeiro contato com Linux foi no ano 2000, quando no meu trabalho instalamos um servidor com Red Hat, o qual migramos para Conectiva porque meu chefe achou que seria mais interessante a relação com uma empresa que vendia o suporte e as mídias .. aprendi muito com os manuais que acompanhavam o pacote (administração de redes, de servidor, guias de instalação, ...)
Começei a usar Linux pra valer em 2015 antes disso tinha testado o Kalango e o Kurumin em versões Live-CD.
Uma coisa que o Linux que "incetivou" foi a ver como as coisas acontecem por trás das interfaces e dos processos, começei a estudar programação, usar comandos em terminais.
Meu inglês melhorou muito, pois muita coisa que pesquisava em sites e fórums gringos
Minha nossa eu estou velho, eu comecei no Unix que tinha a disposição na faculdade, quando todos os terminais rodavam diretamente no servidor Edisa, ai depois começou a aparecer os Linux com interface gráfica, Windows conheci depois quando um cliente queria fazer uns texto para imprimir e eu vi o infame Windows 3.1, hoje em dia uso linux mint em todas maquinas da empresa com exceção do servidor que roda windows server,data cluster e terminal. em casa uso windows no pc para um jogo que ainda nao roda no linux e linux nos notebook, testo linux a cada nova distro que aparece . só para ficar por dentro.
o bom é que tem canal bom no youtube pra nos dar a dica :)
Opa, Dio, tudo bem?? Você poderia anotar em sua lista a sugestão de fazer um vídeo sobre desenvolvedores OU pessoas que gostam de programam que utilizam o Chromebook? Eu sempre tenho uma dorzinha de cabeça para executar algumas tarefas que seriam extremamente fáceis usando uma distro Linux sem ser o Debian que está na minha máquina kkk. Enfim, uma sugestão aí caso você não tivesse pensando sobre. Abraços, admiro e recomendo seu canal. Aprendi a formatar notebook com você kk
Dio, gostei muito desse vídeo! E concordo muito com oque você disse, digo por experiência própria!
Nunca dei chance pro linux, e mesmo sem conhecer dizia que não gostava, na verdade nem sabia direito oque era linux e distros; até que vi um vídeo seu, do Zorin OS, esse foi a primeira vez que me questionei sobre oque achava do linux, porque até então eu achava que a maioria dos linux's tinha aquelas interfaces XFCE, mas o Zorin OS não.
Eu já tinha visto o linux Mint, mas só vi batendo o olho no notebook de um professor de um curso, mas não me interessei em pesquisar na época.
Depois de ver o vídeo do Zorin OS comecei a acompanhar o canal Diolinux e me inscrevi, isso faz um tempo, foi por volta de 2020.
Aos poucos fui percebendo que linux é bom, e que eu não sabia, e nem queria passar a saber na época! kkk
Sempre usei muito maquinas virtuais, mas demorei ter coragem de testar uma distro linux; até gostei do Zorin OS, Mint, Manjaro e até achei o Ubuntu legal, mas sou um pouco conservador em questão da barra de tarefas na parte inferior da tela kkk. Tambem testei outras distros, não muitas, mas até agora gostei mais do Manjaro KDE e do Mint Cinnamon. Mas mesmo testando, e até gostando ficou por isso mesmo.
Até que quis fazer um mini servidor em casa, e fiquei pensando se usava linux ou um windows mesmo, e fiquei um bom tempo nesse dilema, até ver o vídeo passado do Dio, o do NextCloud, foi ai que resolvi mergulhar no linux e resolvi partir pro Ubuntu Server de uma vez! (Mesmo sem saber quase nada de terminal linux, fui pro Ubuntu Server porque já tenho experiência em terminal windows e também sou desenvolvedor, então linhas de código não são exatamente novidades, mas claro que isso me rendeu muitas pesquisas no Google kkk).
Mesmo depois de fazer o servidor Ubuntu funcionar na VM, ainda estava pensativo em usar linux, mesmo gostando do resultado.
Até esse vídeo de hoje! Esse vídeo me fez querer investir mais em aprender sobre linux, ele é muito versátil!
Ainda não tenho planos de sair do windows no meu computador pessoal, mas não vou ficar evitando linux mais, principalmente no lado servidor; mas se fosse para usar um linux hoje, talvez eu usa-se o Manjaro KDE (digo isso com o conhecimento que tenho hoje, que ainda tá longe de ser muito kkk, mas foi o que me agradou mais, e bom, também vi vários vídeos aqui falando bem dele 😁).
Bom, desculpa pelo texto longo Dio, mas se você ler esse comentário, gostaria de agradecer por abrir meus olhos pro mundo linux!!!!😀
Parabéns por esse trabalho incrível que você e toda a equipe Diolinux está fazendo!!!!👏👏👏
lembro que há muito tempo, por volta de 2008 ou 2009, na escola onde trabalhava, tínhamos um técnico de TI, que cuidava dos computadores e outras parafernália de tecnologia da escola, ele cursava Sistemas de Informação, e eu questionava ele por não ter nunca testado alguma vez Linux, coisa que ele fez uns meses depois que saiu da escola, com um CD do SATUX, e odiou, então falei para ele na época usar uma boa distro, tipo Ubuntu ou Mandriva, e ele passou a usar o Ubuntu e mudou de vida e entendeu porque eu gostava tanto de Linux.
Muito bom! Passei por processos bem parecidos. Inclusive perdi aquela implicância com o windows e tento sempre estudar qualquer s.o. que tiver acesso.
A principal coisa que "explodiu minha cabeça" foi que quando ouvi falar de linux pelas primeiras vezes parecia ser algo super difícil, e despertou minha curiosidade, mas quando comecei a testar percebi que era muito mais fácil procurar e achar soluções para problemas que eu tinha do que no windows.
Até mesmo no curso técnico de redes de computadores que fiz esse efeito ocorreu, eu já tinha contato prévio com linux e quase nenhum colega meu havia e nas aulas de configurar serviços e programas maioria passou pelo mesmo efeito, achando mais fácil achar soluções e corrigir problemas quando estes ocorriam no linux do que no windows, mesmo quando era o mesmo tipo de problema em programas que executam a mesma função.
Hoje em dia uso linux no meu pc para tudo, mas é uma questão de me sentir mais em casa nesse sistema, até de certa forma optando por uns problemas a mais como abrir mão de jogar algum jogo por preguiça de ficar trocando de sistema, e como maioria dos jogos que quero jogar normalmente rodam sem problemas, não é uma perda grande. Já para trabalho, mesmo preferindo o linux, se tiver que usar uma maquina windows não vejo problemas, mesmo sentindo um pouco de falta da sensação de lar e possíbilidade de virar o ambiente do avesso para ficar mais confortável que os sistemas baseados no pinguim me trazem.
Obrigado por esse canal Dio, faz 4 meses que utilizo linux e estou tendo a melhor experiência na area da tecnologia.
Comecei no Conectiva Linux na versão 10, que vinha na caixa preta e com adesivos "seja legal, copie" numa alusão as campanhas da época conta cópia ilegal... Mas isso muito mesmo o Kurumin do Morimoto. Era usuário, não explorava os recursos, apenas usava. Bancos, openOffice, navegação e integração com a Palm.
To contigo, Linux mudou minha vida! Conheci 15 anos atrás e mudei pra sempre.
Obrigado por me apresentar o Linux, eu não consigo viver sem 😁.
Parabéns Dio, porque o seu canal é excepcional!
Posso dizer que a "minha caminhada" com Linux foi muito parecida com a sua: também já tive minha fase de "hate com Windows" e na época tinha uma opinião fortemente polarizada e queria converter todo mundo à minha "recém descoberta" religião... adolescência, fase engraçada essa... Agora, pense comigo o seguinte: imagine a gurizada que tem15 anos hoje, tendo seus primeiros contatos com Linux agora em 2022 e se informando por meio do seu canal... pense o quão mais "mente aberta" eles serão (hoje e no futuro) do que "nós fomos" e como isso irá impulsionar seu crescimento (sem preconceito com tecnologias) à "novas alturas". O ponto de partida deles será muito diferente do nosso! E hoje, com WSL... meu amigo... não há mais desculpa e "o céu não é mais o limite" 😁
Força Dio aí!!! Tenho certeza de que você se tornará uma lenda brasileira da tecnologia! 😎👉👉
Hoje uso Linux por causa do seu canal. Não me arrependo. Parabéns pelo seu canal 👏👏👏👏👏
Rapá, to me lembrando da época que comecei a usar Kurumim, foi paixão que dura até hoje, entendo essa caminhada, esses desafios, apesar de não ter me aprofundado tanto como você, e ainda me perder nos terminais. Também demorei pra aceitar esses SO só como ferramentas, Bacana demais ouvir essas reflexões.
Numa certa vez, quando praticava arte marcial, vi um professor jogar uma espada no chão e ordenar a mesma, ataque, corte, vença, óbvio que a espada ficou no chão, inerte. Aí veio a lição óbvia, essa espada sem uma mão e mente pra guia-la não serve pra nada. Uma analogia muito simples, mas que significa muito.
Dio, fala por favor sobre o looking glass, que permite virtualizar sistemas, mas você consegue fazer com que a sua placa de vídeo tenha 100% de uso no sistema emulado. Isso substitui o dual boot. Isso não é muito falado por aí. Você pode fazer benchmarks e tutoriais sobre isso.
Já tem a alguns anos na comunidades linux, algo chamado de passthrough gpu. Você consegue usar via KVM uma 'maquina virtual quase nativa do sistema', e rodar tudo de windows, sempre precisar estar no 'windows' propriamente dito. É desse maneira que uso o Manjaro Gnome como distro principal, pra tudo trabalho, jogos e medias;
@@NinnoHD e qual é a VM que você usa com essa função? Acho que o looking glass faz exatamente isso.
@@rulessurvival3069 Qemu KVM
Passando Aqui Para Deixar Aquele Like Maroto. Sucesso!
Visão muito madura sobre o que foi o Linux pra vc
Mexi com RWin da versão 3.11 até XP.
Depois só Linux (17 anos já).
Na mesma vibe.
Filosofia pura! kkkk Mais um exxceeelente vídeo - pra quem gosta ou não de Linux!
"Dizer que odeia linux é quase o mesmo que dizer que odeia oxigênio" KKKKKKKKKKKK melhor frase do meu dia
Alguns carinhas da TI vão morrer kkk
Geralmente a crítica é para distros Linux para desktop apenas que pra ser mais fácil as pessoas dizem "Linux" ao invés de "distribuições Linux voltadas ao desktop".
Odeio Linux. Eu posso ignorar ele. Ja o oxigênio não.
@@PetyrC90 Se tu ingressar em TI ou já está, pode ir tirando esse ódio...
O mundo inteiro de TI que precisa usar o PC pra resolver problema e trabalhar usa windows e não tem tempo pra perder com Linux.
Só fica em Linux quem tem muito tempo livre pra gastar resolvendo problema.
Uso Linux a mais de 3 anos, eu já era curioso, fiquei mais por causa dele, comecei a ter mais gosto pela computação em geral, mesmo já fazendo uma graduação da área há um tempo, enfim, Linux me ajudou muito, e ajuda até hoje, até já me deu dinheiro kkk
Boa cara, taca um foda-se a Microsoft
Como te deu dinheiro?
@@tiago10alves10 Eu editava temas e ícones e postava em um site, cada download me dava 1 centavo de dolar kkk é pouco, mas com muita coisa dava pra tirar um dinheiro. Tinha mês que eu tirava 70-100 conto
Comigo foi a mesma coisa, eu quando só usava o windows, pensava que por conseguir corrigir os problemas do windows, já dominava a área da computação, por conta das distros serem bem modular, eu aprendi muito como um sistema operacional funciona, sem o linux possivelmente estaria me achando o inteligente por conseguir corrigir problemas que na maioria das vezes é gerado pela má otimização do windows, em outras palavras, conhecimento limitado e inútil no futuro.
Há 22 anos comecei a usar Linux, lá no Conectiva Linux 5.0 e até 2010 eu o utilizava como servidor web e como máquina secundária, mas de 2010 passei a utilizar apenas Linux como sistema principal. Depois do Conectiva, usei Debian, Ubuntu, Linux Mint, Fedora, OpenSuse, mas sempre voltei para o Debian.
Cara, toda essa poesia filosófica é para falar "Linux, sou seu fã"!!! Ótimo vídeo Dio, eu precisava dele para fechar a noite. Valeu!!!!
Muita verdade, uso Windows muito por conta do trabalho mas admiro muito o Linux e acho incrível.
Linux é o futuro. Disso nada me fez mudar de ideia.
Quando comecei usar linux também me sentia 'errado' ao usar windows e hoje vejo que isso era besteira minha.
Obrigado pelo video dio!
Que excelente tema e vídeo! Adorei! Um abraço!
Pifei vários CRT instalando Red Hat, se vc colocava a freqüência errada no instalador, porque geralmente não tinha seu modelo, era a ultima coisa que ia ver nele.
Traduziu de maneira clara e objetiva o que eu penso, mas não sei se conseguiria passar aos outros.
Rapaz... 1998, cd de banca de jornal. Red Hat, Conectiva, mandrake, Kurumim, Kalango, Debian, e outras. Testava todas e perdi muitos HDs, perdi arquivos e fotos! Kkkk. Já usei só Linux por anos e fui obrigado a usar Windows devido a alguns programas só para Windows. Outra coisa que me atrapalhava era imprimir a partir de determinados programas, pq não dava muito certo. O mesmo programa no Windows imprimia certo. Mas o Linux está presente na minha vida até hoje. Meus filhos estão sendo "alfabetizados" no Linux. Usam e muito bem.
Parabéns Dio, se serve de incentivo te acompanho há pelo menos 7 anos, quando tentava instalar Ubuntu 12.04 no meu pavilion com placa gráfica AMD, bons tempos de amor e ódio, sucesso!!!
Tenho um HP assim... Virou praticamente sucata, ele esquenta muito... Problema crônico do processador...
@@guironaldohp máquina linda e tinha o requinte de acender o logo HP na tampa
Poxa, Dio, me senti igual. Pensei que sabia de tic e quando conheci o linux me senti um burro. Mas é tão bom aprender todo dia...
disse tudo, sou usuário de Linux a 2 anos, mas de vez em quando uso windows e seus programas para tarefas específicas, e vejo nos grupos uma grande massa bem preconceituosa quando alguém que usa linux precisa recorrer a outros sistemas e softwares que não são opne source, eu penso que nem vc, tecnologia é só uma ferramenta para uma determinada função, não importa qual sistema ou qual aplicação seja, o importante é fazer as coisas acontecerem!
Excelentes reflexões, meus parabéns pelo vídeo!!!!!
Vídeo muito interessante! Parabéns!
que historia em, tu é responsável por eu conhecer esse sistema operacional maravilhoso
Dio beleza reflexão! Parabens !
Graças a vc e seu canal tive coragem de migrar para open source. Otimo trabalho.
Dionatan, de 2019 para cá meus computadores são dual boot, e num netbook (single core, que comprei usado há tempos) instalei um Mint 32 bits graças à um vídeo teu que assisti na época (ressuscitando o pior PC do mundo!)! Minha sugestão: faz uma review de "7 dias testando o Mageia Linux", que é um fork do Mandriva, distro Linux que era usado no primeiro notebook que usei, lá do fim de 2008 ou início de 2009! Principalmente com enfoque no menu de recursos de configuração (de vídeo, impressoras, etc) que ele tem, e que parece o gerenciador de dispositivos do Windows. Parabéns e sucesso a ti e a tua equipe sempre!
Obrigado por me lembrar que eu uso Linux por mais da metade da minha vida e me sentir velho :v
Curti o novo cenario! melhor que aquele azul neom antigo!
Esses vídeos mais conceituais, mais filosóficos são legais demais!!!!
que cenario top dio
Vídeo extraordinário
Dio, instala Linux no seu Macbook M1 e faz aqueles benchmarks maroto nele
Não uso Windows a décadas e me sinto fazendo algo errado quando sequer penso em usá-lo/instalá-lo, mesmo sendo legalizado...
Sinto o mesmo, talvez isso aconteça porque no meu caso eu já usei windows pirata, desde que eu comecei a usar linux, eu fiz uma promessa de nunca mais usar produtos piratas, como eu não sinto falta do windows, não faz sentido comprar uma key do windows, logo o único jeito que eu testaria o windows seria através da pirataria.
Quando eu comecei no linux todo problema que eu tinha eu voltava pro windws mais sempre ficava na minha cabeça pq que com eles não da problema. teve um ano que eu me desafiei a ficar 1 ano so com o linux e to nele até hj :).
É simples, cada peça com seu encaixe.
O Linux tem grande relevância para mim.
Me lembro que eu fui contra o Windows mas, com a maturidade, entendi que saí duas tecnologias diferentes. Eu apenas tenho uma preferência por uma delas.
10 anos de Linux....que venham + 100.
Bom vídeo. :)
comecei com Kurumim, não lembro o ano... mais nunca mais usei outra coisa, usei mais o ubuntu e hj uso mint.
Se eu contar quando dispositivos Linux tem na minha casa passa dos 10 fácil: 2 laptops com Ubuntu, 1 TV WebOS, 3 consoles portáteis da Anbernic (sendo 1 opendingux e 2 com 351ELEC), 1 console RS-97 com opendingux (retroFW), meu celular LG G8X, 1 Kindle Paperwhite, 1 modem MitraStar e um roteador TP-Link. Se for contar o FreeBSD então ainda tem um PS4. Ufa, acho que acabei.
PS: também tenho um DAC transceiver bluetooth, o BlitzWolf BW-BR7, que muito provavelmente roda Linux também, pois faz decode e encode de som dolby digital, e bluetooth com codecs AAC, AptX e AptX HD
3:43 "não é magia, é tecnologia" kkkk
Não odeio o Linux, pelo contrário, foi uma descoberta fascinante conhecer de perto um sistema/kernel incrivelmente versátil e o melhor de tudo, acessível e essa é a parte que mais gosto. Mas odeio as políticas do Windows e o preço dos Macs. Mas é um privilégio poder escolher, variar, usar, experimentar...
Estou usando linux a 5 dias e tem sido bom.Não ta sendo ótimo por que meu touchpad não funcion ainda mas vou arrumar.Mas eu queria experimentar uma coisa diferente.Mudar,sai do comodismo de só clicar nas coisas.É um sistema que nos exita a aprender mais sobre computadores.Como tudo funciona,por que funciona.EStou tendo um grande impacto positivo com esse sistrema.Mas de forma alguma odeio o winsows,foi um sistema que me serviu muito eu gosto dele.Mudei mesmo pra ecperimentar linux.Essa guerra ipotética e totalmente sem sentido,NO fim das contas são apenas programas de computador criados pra ajudar.E cada um usa aquele que achar melhor e todos ficam felizes.
Pode me tirar uma dúvida?Eu estou tentando fazer meu login no Linux Satux porém o meu não vai pra o espaço de colocar a (senha) já tentei com o enter,barra de espaço mais não vai
E pra refletir mesmo esse vídeo, tudo é um programa, só muda o modo de usar. VIVA AO LINUX
Excelente vídeo rs conheci o Solaris em 2009, gostei do Linux pq era um desafio, hoje utilizo no meu ambiente corporativo Zorin e pessoal Ubuntu, gostaria de saber se é possível instalar o Ubuntu ou qualquer outra distribuição via PXE no WDS ?
mais um inscrito amigão
Linux lite 5.8 é bom pra usuário que veio do Windows ?
eu conheci o linux no segundo pc que minha mãe comprou pra eu e meu irmão que era um quenix (não sei e não lembro se é assim que escreve) que veio com um Mandriva e eu gostei mas trocamos rapido para um windows xp e depois eu me deparei com o linux outra vez no curso tecnico e dessa vez foi o ubuntu e foi ai que eu descobri que aquele mandriva era um linux e me apaixonei pelo linux ai e uso até hoje.
Meu primeiro contato com Linux foi com o Mandriva também mas através de um notebook da Positivo, logo pedir para formatarem para Windows 7, porém hoje em dia eu uso Linux de novo.
Vídeo incrível! Era exatamente o que precisava!! Uma dúvida, por favor, consigo definir quais grupos terão acesso ao Armazenamento Externo, mas o acesso é a todo o Armazenamento.
Tem como eu separar apenas uma pasta para cada usuário no Armazenamento Externo? :)
Uso Linux a muito tempo até meu trabalho é com Linux trabalho em provedor de internet e tudo é Linux meu próprio PC pessoal uso Linux mais tenho um windows também mais 95% eu faço tudo no Linux o windows uso pra jogar gamers. Mais para o resto Linux é perfeito.
muito bom ,claro que eu ainda sou leigo ,mais irei aprender
Estou quase mudando para o Linux que tem uma aparência parecida com o Windows (não lembro o nome dessa distribuição), mas quero saber o seguinte... Neste caso, se eu quiser baixar um Certificado Digital, por exemplo, eu posso pegar o arquivo feito para Linux que ele reconhece direto???
Pois com o Windows tem aqueles específicos para 7, tem outro para o 8 e tem mais outro diferente para o W10.
Eu rodo Linux no meu celular usando o Termux(eu só tenho celular).
Poderiam tirar a minha dúvida? : Eu sei que a Valve desenvolveu a Steam para Linux, mas segundo a desenvolvedora, contém pacotes de trabalho não-livre, e esses são proibidos de usar. Não seria pirataria, um ato ilegal, disponibilizar um software não-livre, como a Steam, no Linux?
Desde já, agradeço a atenção.
Nesse caso a valve é proprietária da steam, foi ela que fez o porte da steam pro linux em 2013, junto com os jogos da valve rodando nativamente no linux, o que acontece é que muitas distros seguem a filosofia de ser 100% open source, livres nesse caso, um bom exemplo é o fedora, a distro que uso, todos os pacotes proprietários não vem pré instalados, o usuário precisa ativar os repositórios proprietários e instalar os pacotes manualmente, isso explica o porque é difícil instalar os drivers da nvidia na maioria das distros, o driver da nvidia é proprietária, apenas distros como POP-OS disponibiliza a ISO com o drive pre instalado no download.
Como a amigo explicou, não é proibido de usar.
Devido a filosofia de diversas distros, elas não trazem pre-instalados os pacotes que não são open source mas você pode instala-lós posteriormente.
Bom vídeo!
Crítica construtiva: sempre que vejo vídeos como este com muitos tópicos ou respondendo perguntas, fica mais produtivo com uma timeline para rever um tópico. Sempre que possível, coloque timeline!
Um abraço!
Olá, boa tarde, excelente tema e como faço para mudar a cor dos comandos no terminal?
Sabe algo sobre instalar distros no chromebook 4 ? Ele vem com um bloqueio que impede fz um mod da bios
Poderia me ajudar? Eu resolvi trocar o Windows pelo Linux Mint no meu notebook da Dell. Só que depois disso o cooler passou a demorar para ligar, gerando aquecimento e desligamento do notebook. Há algum meio para resolver isso?
Juro que pensei que ele ia falar que ia mudar o canal para Diowindows kkkkk
Estou tendo problemas com o kernel 5.16 da Fedora. Demora demais para inicializar o sistema, dando "dracut-initqueue error: start timeout scripts" e o sistema fica lento, como se estivesse instalado o SO num usb 2.0 (já testei isso, então parece o mesmo). Mas estou usando num ssd :(
Estou usando Linux desde meu 21 anos hj em dia tenho 35 tô coroa kkkk
Para mim dá muito problema com impressora em Linux e no Windows funciona normal.
Então, é justamente para pessoas consideradas "leigas" que o Linux, e principalmente o open source, mais deveriam servir! Usuários comuns geralmente precisam realizar uma atividade específica, com um ou no máximo meia dúzia de softwares... Então eles não tem a necessidade de uma licença super cara para um sistema operacional ou para um software que em 99% das vezes tem uma opção grátis e de código aberto, para fazer a MESMA COISA! Raríssimas pessoas precisam de um recurso específico que só tem no Office da Microsoft ou nos editores da Adobe! Assim, não precisam ficar pesquisando cracks para "quebrar" programas comerciais famosos, correndo um risco desnecessário! Tudo que eu enumerei acima eu já fiz muito, por desconhecimento!
Mas tudo é uma questão de aprendizado e costume! Pode ser que no início, o mundo Linux fosse coisa só para nerd! Mas hoje, estes nerds de outrora permitiram que o Linux seja acessível para qualquer um que saiba, apenas, ler!