Veja agora os últimos vídeos do canal Buenas Ideias: N4Z1SM0 TUPINIQUIM - ruclips.net/video/x3RWYnKltCU/видео.html RÚSSIA UCRÂNIA E... BRASIL? - ruclips.net/video/DCFjQ8TlF2o/видео.html TERRA PARA TODOS - ruclips.net/video/n-uciEYZ7kc/видео.html Inscreva-se e ative o sininho de notificações para receber avisos em primeira mão - bit.ly/BuenasIdeiasYT E que tal seguir o Buenas Ideias em outras Redes Sociais e ficar sempre por dentro dos assuntos mais interessantes do Brasil? * Instagram - bit.ly/InstaBI * Facebook - bit.ly/Face_BI * Twitter - bit.ly/tw_BI
@Rogério Barreto Aqui em SP vamos fazer um CTG em cada bairro o SUL em geral tem um pessoal "muito estranho" vide o modelo NORTE AMERICANO o nosso SUL tem a "MESMA PEGADA"
Sou português e sigo este canal porque adoro História no geral. Fico deliciado com a capacidade que o "Peninha" (desculpe a liberdade) tem para "contar" a vossa/nossa História. Abraço.
Acho uma pena alguns estados não terem cadeiras de história dos mesmos. Aqui no Amazonas, apenas algumas escolas optam por ensinar nossa história que é tão grande. Aliás, deixo aqui uma sugestão de vídeo sobre a comuna de Manaus e a rebelião de 1924. Vlw Peninha!!
Como diz no hino: “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” perdemos muitas virtudes e hoje somos escravos/quebrados nem o salário dos professores dos colégios temos dinheiro para pagar. “Entre nós revive Atenas para assombro dos tiranos, sejamos gregos na glória e na virtude romanos”, não temos nada mais disso, me enche de tristeza isso.
Convenhamos, é uma fala infeliz, no mínimo. Não creio que o autor estava se referindo ao povo negro apenas, mas diminuir a escravidão e os povos escravizados, seja ele qual for, à um povo "sem virtude" é irresponsável, além e ser historicamente incorreto. Quanto ao movimento anti racismo tomar as dores desse verso: Ora, são eles os escravizados do nosso país, certo? Um judeu poderia se doer dessa frase na Alemanha, ou um chinês no Japão, por exemplo. Em resumo, é uma frase infeliz, que em nada acrescenta ao hino, além de nos forçar a fazer a triste reflexão de que nós, brasileiros, somos um povo escravizado pelo imperialismo desde sempre, portanto, nesse contexto, sem virtudes.
Olha não perde tempo explicando estes maconheiros da UFRGS nem viram o vídeo e respondem com a mesma argumentação patética de sempre. NAO OUVIRAM O VIDEO ! Se veio até aqui é maconheiro se caga.
É complexo o assunto Rodrigo, mas assim: 1. O hino todo já é uma farsa, já é ideologia bem equivocada dos verdadeiros fatos, cabe a nós, nos informarmos. 2. Eu desde muleque interpretei o trecho como um povo num todo. Acho válido a metáfora num contexto mais amplo de que se um povo não souber pelo q luta, da onde veio, seus ideais, suas virtudes será escravo de alguém. Eu sei q nosso país é racista e tem um histórico hediondo com uma certa população, se eu não souber dessa minha virtude serei escravo da mentira, continuarei ficando de joelhos a supremacista brancos e assim vai... 3. Acho q devíamos brigar por outros assuntos, não necessariamente por um trecho do hino, mas se vamos, então cancelamos todo o hino e ponto.
@@leofattores Claro! No primeiro momento interpretei o trecho do hino da mesma forma, como um povo escravo qualquer. Tive aquele sentimento de vergonha alheia quando se depara com alguém que "militou errado". Mas temos sempre que fazer o exercício de ouvir e tentar ao máximo entender o oprimido que está se posicionando. E, como eu disse, depois de muito ouvir, e de ver esse vídeo em que estamos, a vergonha alheia passou para o outro lado, quando entendo que essa frase é fraca, historicamente incorreta, e extremamente infeliz. Sei que o contexto da época era outro, obvio, mas enaltecer-se por não ter sido escravizado, ainda mais atrelando isso ao fato de "ter virtudes" me soa um pouco patético. Dito isso, não vejo necessidade de alterar o hino. Acho bastante importante a discussão, mesmo, desde que ela termine com uma reflexão sobre a naturalização da escravidão (o que não é nenhuma novidade) e com o entendimento do contexto histórico do hino. Se não, teríamos que "cancelar" diversos hinos do mundo, como a violentíssima (e linda) marselhesa, por exemplo.
Eduardo, com todo respeito, acho que a critica levantada pelo vereador é valida, afinal o que é ser virtuoso? Contrapor o conceito de virtude a condicão de escravo é extremamente agressivo e desmedido. Entendo que essa desumanização do escravo (qualquer que seja a origem etnica do escravo) apenas legitima (?) ideias e ações supremacistas e reacionárias (tal qual ainda hoje observamos). Nesse sentido, acho que a reflexão e o debate sobre a pertinência do trecho levantada pelo vereador Matheus são bastante oportunos.
@@costabrewster nessa letra a escravidão é uma metáfora para a relação sufocante que o rs sofria econômica e politicamente do governo central. É no sentido de nao se tornar escravo de um governo sufocante, de ser necessário virtude para lutar por direitos. Lembro de uma aula do Eduardo sobre a questão do charque que sofria pelo monopólio.
Gabriel, O Pensador, um cara que admiro e gosto muito de suas músicas, faz tantas críticas ao racismo, em uma de suas letras cita este trecho "[...] povo que não tem virtude acaba por ser escravo[...]. O que quero dizer com isso, até um cara com Gabriel a citou esse trecho em uma de suas músicas, acho que ja deixa bem claro o contexo desta frase. Também concordo que, esse trecho não diz respeito ao sentido de que um escravo então seria escravo por não ter virtude. Não acho que é essa a interpretação. Este trecho se estende, inclusive a um contexto até mais amplo, virtude aqui poderia ser conhecimento, sabedoria, engajamento, ética e por ai vai., e que não tendo tais virtudes qualquer um, ou um povo todo, esta sujeito a ser submisso, explorado por outros povos ou um elite.
@@costabrewster Escravo esta sendo expresso no sentido de um povo que não tem virtudes (munido de conhecimento, atitude, defesa de seus direitos) estaria portanto sujeito a ser explorado, dependente de outros povos, subjugados. É essa a interpretação. Quando ao sentido literal do que é escravidão, sim concordo, não é algo que deva ser aceito seja qual for o povo, etnia, religião e por ai vai. Mas o sentido aqui foi puramente metafórico como bem explicado pelo professor. Agora o fato é, no contexto original ao qual se original a palavra escravo e escravidão estava relacionado ao sentido de submissão, subjugar, tomar para si aquilo que foi conquistado tal qual ocorrerá com os povos antigos, ruim ou não, o fato é que aconteceu e esta ai. Espero ter lhe esclarecido. Abs!
Nosso hino (RS) retrata muito bem o q vivemos hj em dia! Brasileiro não tem virtude, é condescendente, fraco, covarde! Essa nata do funcionalismo público, dito três poderes, vivem em uma realidade paralela ao brasileiro raiz. Juízes ganhando 100 mil/mês, deputados ganhando 33mil + uns 100 mil em regalias, no executivo é a mesma coisa pra pior ( olhem os gastos do PR no cartão corporativo) ! Isso tudo custeado pelo brasileiro q trabalha de dia pra comer de noite e paga em média 50% em impostos! E o q esse brasileiro ganha em troca? Saúde - morrem nas filas esperando atendimento. Segurança - 50 ou 60 mil pessoas são assassinadas por ano. Saneamento básico - 8 a cada 10 brasileiros CAGAM em um buraco. Educação - não precisa nem comentar. Além de roubalheiras, ruas esburacadas e por aí vai! SE VC CHEGOU ATÉ AQUI, SINTO LHE INFORMAR, VC É UM ESCRAVO NO SÉCULO 21
Mas não basta pra ser livre Ser forte aguerrido e bravo Povo que nao tem virtude Acaba por ser escravo É o que mais se ve hoje em dia, pessoas brabas e briguentas Mas com poucas virtudes. Parabéns aos gauchos! Grande Hino!
Eu vejo que quem não tem virtude! Trabalha para pagar impostos e não conseguir sair da lama. Isto sim é ser escravo! Pagar para o governo impostos e não conseguir uma vida digna! Mas o povo acha que tudo é racismo. 😢
Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno tenho a sua idade mas lembro como se fosse hoje quando lhe assisto com assiduidade diariamente às aulas de História que por minutos volto o filme da minha vida inteira com o senhor!! Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno sou assim como o senhor eu não tenho Internet!! Eu tenho orgulho de ter a Grêmionet!! O senhor também deve ter a Grêmionet, com toda a certeza o senhor já deve ter há muito tempo atrás!! Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno, parabéns continue assim sempre empenhado em me encantar com às suas aulas maravilhosas emanando um entusiasmo e inspirado e muito fantástico sensacional!! Desde já agradeço pela atenção dispensada subscrevo-me atenciosamente Juarez Alberto Condotta Santos
Sou paulistano e na época daquele Grêmio (jogava muito) eu pedi uma camiseta para a minha mãe....amava ver aquele time jogar..... até hoje (mesmo sendo santista) tenho um enorme carinho pelo Grêmio...
Acho que com esee vídeo, este ano tu deves fazer uma série sobre hino dos estados! Ficou muito legal o vídeo de hoje! Saudações azulinas (do Pará, com Remo voltando p série B)
Muito bom. O de SC é o melhor, não foi feito pro Estado kkkkkk vi que pegaram o terceiro colocado do concurso que escolheu o hino Nacional como hino do Estado.
parabéns pelo seu vídeo, acho que faz um trabalho importante falando sobre a história do Brasil e incentivando as pessoas a conhecê-la. tenho treze anos e seu canal me fez ter orgulho da nossa cultura e me sentir mais brasileiro do que antes, parabéns peninha.
A Geral do Grêmio é de 2001. Foi a Torcida Jovem e Raça que em 1997 gritaram “Ah! Eu sou gaúcho!” que calou o Maracanã e foi o começo de tudo. "Sirvam nossas façanhas. De modelo a toda Terra"
Só o que faltava meia dúzia de lacradores querendo mudar o hino do Rio Grande do Sul. E pra constar eu sou negro!! E sempre tive orgulho em ouvir esse hino!!
Tive várias aula de história do Ceará na minha escola. Inclusive caíam questões nos vestibulares da estadual e da federal (o que fazia todo mundo estudar). Com o ENEM nacionalizado, os estudantes ficam sem saber sobre a história das oligarquias que tanto fizeram mal ao estado...
Corrigindo. Era na quarta série do primário. O nome era Estudos Sociais. Minha matéria preferida na escola. O estudo histórico geográfico do Rio Grande de São Pedro do Sul.
Meu nome é André Marques, sou preto, nascido em São Paulo, e morei no Rio Grande do Sul por quase 10 anos, nas cidades de Constantina e Passo Fundo. Essa polêmica me despertou o maior interesse, mas evitei de emitir qualquer opinião a respeito em redes sociais. Sabia das controvérsias sobre a tal Revolução Farroupilha que eu nunca vi com bons olhos. Mas esse vídeo me ajudou a entender muita coisa sobre as polêmicas do hino gaúcho. Fantástico vídeo! Obrigado!!!
@@mundofilipoide3029 isso que vocês chamam de "cultura" tem prazo de validade mais duas ou três gerações e será deixada de lado. Você pode negar o quanto quiser mais o futuro será esse.
@@mundofilipoide3029 gente que não sabe escrever? Essa é boa kkkkkkk. A geração que perderá a cultura de vez será a das crianças que estão nascendo agora lembrando que isso é um processo gradativo.
@@nishtharochateixeira2074 A consequência 《acabar por ser escravo》 é apenas uma das possíveis para os que 《não tem virtude》. Em outras palavras, não significa dizer que todos os povos do mundo que uma vez foram escravos o foram por 《não ter virtude》. Espero ter esclarecido, abraços.
@@nishtharochateixeira2074 Todas as raças do planeta já foram escravizadas, portanto seu argumento é racista, não é só negro e indigena que foram escravizados não.
Amo essa parte do hino e acho o mesmo sou de origem indiigina sou de lago vermelha , e digo e aclamo povo q não tem virtude força e indignação acaba por ser escravo
Falando sobre o inverno gaúcho, alguém sabe de registros sobre o Inverno de 1814 aqui no Sul do Brasil ? Dizem que 1814, e 1887 foram os anos mais frios da Idade Contemporânea. Mas aqui na internet não achei nenhum registro climático de qualquer cidade sul-brasileira.
Claro que não se refere aos escravos negros. A palavra “escravo” do hino é adjetivo do povo. O povo que não tem virtude (que não luta por sua liberdade e ideais) como consequência seria condenado a “prisão, servidão” em relação ao poder estabelecido. Falta interpretação de texto, conhecimento da história. Eu nasci em 1970. Nascida e criada no interior do Rio Grande do Sul. Eu aprendi na escola e ouvi exaustivamente na escola que o Rio Grande do Sul foi construído pelos braços do negro, do branco e do índio (não exatamente nessa ordem é palavras). É isso, buenas.
Vendo no sentido apenas do próprio hino, seria um erro grosseiro de interpretação. Será que a queixa não seria que a frase do hino acaba chamando o povo deles (africanos originais) de povo sem virtude, já que acabaram escravizados? Esclareço que acho essa polêmica totalmente sem fundamento, coisa de quem não tem o que fazer!
Há uma errata que faz todo sentido: povo que não tem virtude, acaba por escravizar! Vamos mudar o hino, acabaria com a polêmica pois não daria margem para más interpretações, pois, obviamente, quem escraviza não goza de nenhuma virtude.
Naquele ano haviam 12 vagas para a Série A, o Grêmio subiu com grande antecedência e não quis jogar os jogos restantes, por isso na tabela geral ficou em nono lugar. Abraços!
@@AsukaLSD a coroa portuguesa fudeu o Nordeste , o simples fato de se instalarem no Rio de Janeiro e usar dinheiro Pernambuco pra calçar e iluminar as ruas cariocas , fez com q os pernambucanos se revoltassem várias vezes . Tenho muito respeito apenas por Dom Pedro II , e mesmo assim ele foi um frouxo .
Qual era a UNICA população amplamente escravizada no Brasil naquele período? Se essa parte não faz tbm referência ao povo negro escravizado quem escreveu a letra era alguém q vivia completamente fora da realidade.
Excelente vídeo. Também sou gaúcho e não exerço há 17 anos ( mudei para Manaus ). Kkkk .. Mas de fato, aqueles que acham o termo escravo do hino é racista, precisa estudar o significado das palavras. Grande abraço.
@@vitorflavio7161 o camarada ali chamar os gaúchos de cossacos é um pouco forçado, mas dizer que não fizeram nada é mais forçado ainda. Os gaúchos, juntamente com os Bandeirantes paulistas, são os maiores responsáveis pela formação das fronteiras do Brasil.
Penhinha muito bom! Quando iniciou essa polêmica por aqui, muito antes da posse do vereador de POA, eu parei pra interpretar o hino. Formulei pra mim que a tal estrofe é como um aviso ao povo inteiro, para o qual, faltando a virtude, todos se tornam escravos, (no contexto da época) escravos do resto do Brasil.
Então, a interpretação do vereador é que faltou virtude ao povo preto, daí se tornaram escravos, como se a escravização fosse culpa deles por deixarem de ser um povo, uma etnia com virtude. Nesse ponto, discordo do Peninha, mas concordo que a atitude do vereador tirou o foco do que deveria ser discutido e colocou na atitude dele.
@@Ktn9367 que véi não isto e uma linguagem poética é isto e bem claro. Músicas no geral não devem ser receitados como discursos mas sim poemas. É poemas exigem que você pense e reflita sobre a letra. Mas como diria peninha neste país as pessoas são todas ignorantes. Ignorantes sem capacidade de interpretação de texto.
Eu estive visitando Piratini e também outras cidades gaúchas do tempo do império. Simplesmente achei encantadoras cidades, principalmente históricas e que só não são maiores Metrópolis por ter perdido a guerra farroupilha, por falta de apoio do próprio povo gaúcho, que deixaram os revolucionários em farrapos sem apoio até sucumbirem. O pior de tudo é que o povo gaúcho continua contra a revolução. E fácil descobrir porque. E só analisar pra quem esse povo vota nas eleições!?
Peninha faço facul de História sou do RJ já li 3 livros seus e sou muito seu fã apesar de alguns professores meus não gostarem de ti inveja talvez rsrs obrigado por compartilhar tanto conhecimento de forma ousada e divertida
sou mato-grossense e trabalhei 1 ano na grande Porto Alegre, certa vez na casa de um senhor gaúcho me perguntou, qual o melhor estado do pais ? por esta no RS, "respondi Rio Grande Sul" Ele respondeu, negativo. O melhor estado do pais é Santa Catarina que separa o Rio Grande do Sul do resto do Brasil.
@@lucas5893 Por mim, tocariamos fogo em racistas. Apoio o movimento BLM. Apoio a retirada de estátuas de figuras históricas que eram reconhecidamente racistas. Apoio a politica de cotas e reconheço a existência do racismo sistêmico no nosso país. Mas na moral... Esse hino não tem nada de racista.
Patética pra vc, incapaz d compreender q Negros Podem se Sentir ofendidos com certas expressões da brankitude bosta q temos no Sul do BR e espalhados pelo BR a fora... Por mim,dps da pandemia,uma Revolução a la Bacurau pra,quem sabe,vcs acordarem pra vida...mortos vivos...
Oba!! Começando bem a semana, acabei de rever a Live de ontem e saindo vi a notificação! Sinal que o semana será bom: com conhecimento e claro com Peninha!
Lembro de meu professor de história falar que "povo sem virtude acabar por ser escravo" era uma frase de Aristóteles. Se quiserem "cancelar" esta oração, tem que cancelar vários seres da história, como Gandhi, Mandela, Freud entre outros.
@@danielmaciel9047 calma mano, não existe burros, existe ignorantes, o certo é debater e consultar a história para ver quem está certo. Mas ao meu ver o hino não deve ser mudado, como o próprio peninha disse.
Baita explicação! Desde o início entendia que a letra realmente não é racista. Mas seria muito interessante começarmos a discutir a Revolução Farroupilha realmente
Sim, e no sentido "dever" queremos apenas reconhecimento e justiça por fatos históricos que ACONTECERAM mas muitas vezes são omitidos, nada além disso. Mas dá pra ver que só em citar o assunto que já vem meia duzia de ofendidinhos. Depois são esses que reclamam da "geração mimimi" mas é só isso que sabem fazer na internet
@@pedrohdalla irmão,os negros escravizavam o próprio povo em comunidades africanas e indígenas,e tbm entre 1940 a 1970 os japoneses eram tratados como povo inferior no Brasil,tbm vamos fazer reparação histórica para eles?nos EUA tem bairros que se os brancos irem,são quase mortos.cada a reparação histórica tbm?
@@Matheus-du6rg Eu pensei seriamente em tirar uma com a sua cara, mas eu vou responder namoral porque acho que é um tema que deve ser abordado com seriedade "os negros escravizavam o próprio povo em comunidades africanas e indígenas" Quais povos? você sabe que áfrica não é um país, não é? e o que isso tem a ver com o tráfico negreiro no brasil? "1940 a 1970 os japoneses eram tratados como povo inferior no Brasil" quem te contou isso? Em 1940 os japoneses eram proibidos de falar japonês por motivo da guerra, japoneses tinham certo estigma social, e toda segregação é errada, porém, você realmente acha que é comparável o tratamento que um branco recebe e que um negro recebe? de verdade? "nos EUA tem bairros que se os brancos irem,são quase mortos" Quais bairros? o que violência urbana tem a ver com isso? Defina para mim reparação histórica.
Exatamente, um dia desses assisti uma reportagem sobre as chinesas transformadas em escravas sexuais pelos japoneses. As chinesas não são negras, certo!? Ou são!? Que outra palavra devemos usar para um ser humano que é aprisionado e obrigado a servir outro sem receber pagamento? Funcionário compulsório não-remunerado?
Escravidão nem precisa se relacionar a etnias. Exemplo: os congressistas não têm virtude. Por Isso se tornam escravos do lobby. Esse é o sentido da letra.
O trecho do hino Riograndense e o emprego da palavra escravo são bem parecidos com o do hino da Romênia: "Melhor morrer na luta, mas cobertos de glórias, que outra vez ser escravo em nossa própria terra." Da essa ideia de escravidão = submissão a um poder tirano em cima do povo, apesar que de fato os romenos foram escravos em sua terra durante o império otomano, enfim, acho que o hino de vocês gaúchos vem nessa mesma ideia e não relacionada ao escravo negro que tanto sofreu em nossas terras e seus descendentes seguem a sofrer.
Amore,o hino foi escrito antes da abolição da escravatura,no RS tem negros né? Se eles se incomodam,a gente tem que considerar. Se tiraram um trecho pra nada em 66,podem tirar agora outro.
Tradução: O hino não é racista, eu gosto do hino, cantava ele na época que a CBF desprezava o Grêmio e políticos de causas justas devem se agarrar mais em debates realmente importantes ao invés de polêmicas vazias e sem sentido.
Bueno! Vc comenta a História como se vc estivesse lá vivendo em loco os momentos importantes do País é de nosso estado, tenho muito orgulho de ser gaúcha, ter nascido aqui e viver neste ESTADO grandioso. Como tbm. Estudei que a nossa história de nosso estado minha mestra sempre nos esclareceu a importância de nossos irmãos negros para a construção de nosso estado. Vejo aquela realidade como ensinamento para que não haja mais as atrocidades de uma guerra mas, trazer para o nosso presente é uma maneira de ver que as pessoas não querem esquecer o passado e deixar ele ONDE DEVE FICAR NO PASSADO! olhar a história como ensinamento para não mais se repetir e seguir em frente. Sou FELIZ em ser Gaúcha, Brasileira! E tenho muito admiração por essas pessoas e certas ou erradas deram a VIDA pelo que elas acreditavam ser o mais correto para o momento. Não julgue o que vc não sabe se estivesse no lugar deles não faria a mesma coisa. Temos que saber que nada que aconteceu naquela época vai mudar Mas, podemos deixar um País e ESTADO bem melhor para as futuras gerações. Deus está no comando dessa NAU, vamos ajudar a construir um país digno de se viver e não tentar desconstituir o que passou. Vamos olhar pelo parabrisa e não pelo retrovisor.
Em todas as dificuldades, erros, defeitos. No Pará, mas especifico em Belém, tive a materia (cadeira) Estudos Amazonicos. Ali aprendi sobre Belem, era da borracha, que ligava a Manaus tbm. E parte da historia da regiao norte quando provincia. Fica a dica de ouvir o hino do Pará. Valeu Peninha. Consegui os teus livros na Amazon. Que bom que teve desconto e consegui o boX
Morando em Porto Alegre há 03 meses e só agora vendo este vídeo, me identifico totalmente com as impressões que o Eduardo tem de sua terra. De fato, o Rio Grande do Sul parece ser um país dentro do Brasil por ser completamente diferente do restante da nação seja pela sua história, suas lutas e seus valores políticos (os gaúchos nunca reelegeram nenhum governador). Ao que me parece, historicamente o estado mais se assemelha a cultura cisplatina do que a cultura brasileira propriamente. Apesar de que o porto-alegrense curte pagode, feijoada e funk (este último para minha surpresa). A par das contradições e do racismo estrutural escancarado no Rio Grande do Sul (nisso discordo do Eduardo porque não vejo nada de velado no preconceito seja quanto ao racismo seja quanto a aparafobia), o restante do país tem muito a aprender com o povo gaúcho que é um povo aguerrido, apaixonado pela sua memória e engajado politicamente. Sobre o futebol... nunca vi um lugar tão apaixonado por esse esporte. Verdadeiramente, Porto Alegre se divide em Grêmio ou Inter e quem é de fora é "convidado" a escolher um lado, digo, um time. Eu sou Zequinha 😅
Conhecer e compreender a história para não cometer os mesmos erros do passado e corrigir os erros no presente e futuro. O que se faz na nossa sociedade é ficar olhando e julgando o passado sem apontar o dedo para o nosso umbigo que é o presente, um dia também vamos ser julgados pela inércia e ignorância, e o pior: outros pagarão o preço por isso quando já não estivermos mais aqui.
O melhor vídeo de todo tempo do teu canal. Simplesmente maravilhoso. E é claro que escravos se referem a TODOS os povos escravisados no planeta. Sério que essa corja vomitativa do Psol não tem o que fazer no cargo de políticos que conquistaram? 🤮
@@evyrigueira hahahaha... rindo muito. Eu, bosolminio? Adorei a tua argumentação patética de gente burra: “Se é contra os doentes mentais do Psol então tem que ser doente mental do lado do Bolsonaro”. Não existe outras opções para extremistas como vcs.
Sou Libertário, não sou reacionário, racista ou conservador, mas de fato além do vereador Matheus Gomes estar errado em sua tese sobre o Racismo no hino, ele foi desrespeitoso com seus colegas e com todos a população, ele Gospiu na cara dos gaúchos.
@@veraionemorais Matheus é um cara legal, faz um pagode de mesa do Cacique de Ramos, mas nessa pisou na bola. Para quem é historiador é vergonhoso não atentar par ao fato de que nenhum povo africano foi escravizado.
Os comentarios do nosso Eduardo(Peninha)Bueno são como sempre,geniais.... Há uma histeria no Brasil com o racismo e no afã de COMBATÊ-LO estão burramente AUMENTANDO-O;a indignação que a tal IDÉIA provoca nos gauchos é tal que o que ouço nas rodas,os comentários sobre a esdrúxula e patética intenção de modificar uma palavra de sua letra,provoca repulsa até de......negros,;uma coisa capaz até de provocar outra revolução,até mesmo porque todo o Brasil sabe que com o gaúcho e suas tradições NÃO SE BRINCA...... Douglas -Pelotas-Rs.
A esquerdinha brasileira se preocupando com o hino gaúcho. Se é ou não racista. O politicamente correto trazidos dos EUA como sempre pautando as nossas vidas e nossa cultura. A esquerda tem coisas mais importantes pra se preocupar ao invés do politicamente correto. E uma delas é em fazer a luta de classes. Essas pautas do politicamente correto é tudo que o Sistema quer. Cada um no seu quadrado discutindo mesmisses. Enquanto que a luta primordial fica esquecida.
Esse identitarismo é o câncer da sociedade atual. Faça uma critica a ele e você verá uma manada te chamado de racista, fascista e outros bugalhos. Isso mais prejudica do que ajuda a real batalha contra as desigualdades.
@@libniteles se você não consegue entender as relações da lutas por identidade e a luta de classes, que se somam e não subtraem, talvez você deva ler mais autores negros que tratam desse tema
@@fabiosouza4819 sem problemas. Meu ponderamento é que essa crítica acaba colocando movimentos importantes por identidade no mesmo balaio. Acho a crítica valida, desde que acompanhada da exaltação de alternativas
@@lucasmoreira8712 Não estou desprezando a luta contra o racismo. Que é importantíssima, porém a luta real contra os opressores engloba todas as lutas. A luta contra o racismo, o feminismo, a luta LGBT e outras tantas devem estar juntas e não separadas. O Sistema Capitalista departamentalizou as lutas para enfraquece-las. Assim como os sindicatos foram desmantelados. Enquanto a luta for fragmentada sermos sempre minorias. Ao passo que na realidade somos uma força grandiosa se estivermos Unidos. Já dizia Rosa Luxemburgo quando encontrou as mulheres em uma sala discutindo seus direitos ao voto. " O que fazem aqui? Se quem nos oprime são os homens vamos lá discutir com eles e não ficar aqui falando pra nós mesmas". Quero dizer com isso é que as lutas por emancipação, reconhecimento, dignidade e todas as lutas são de todos e todas oprimidos e excluídos contra um sistema opressor e excludente.
@@rafaelrocha6752 estou completamente de acordo, mas falar em "esquerdinha", sem entender que a formação de militantes tem vários caminhos de inserção, pode afastar "militantes" iniciantes e te aproximar da direita no desprezo as lutas por identidade. cuidado.
Cara. Me dá tristeza. Nós, brasileiros somos tão identificados com a perda, a derrota que, às vezes, parece que não gostamos de quem parece não gostar de se sentir perdedor.
"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo" Eu entendo o seu ponto de vista, Eduardo. Não se refere aos negros mesmo. mas a questão é que a frase é construída de forma generalista. Na minha opinião, apesar de concordar que o hino em si não se refere ao povo negro, a frase trás a ideia de que a escravidão ocorre porque o povo oprimido, seja lá qual for, não tem virtude. Eu entendo que um hino trata de questões históricas locais, mas nesse caso eu acredito que o racismo se configura na construção infeliz da frase.
O tema é delicado, mas seria bacana ver quem levantou essa questão retomar a razão. Creio que seria benéfico para a luta antirracista. "Os lógico pira". Confundir A→B (se vil, então escravizado) com B→A (se escravizado, então vil). Compatível com o que fizemos no RS com a sinalização de trânsito: Se proibido à direita, então obrigatório à esquerda. Algum "jênio" fez isso no Estado inteiro. O RS *foi* coisa. Não é mais, há muito tempo. Acorda, gauchada! Éramos elite educacional, hoje somos lanterninha. Em tempo: há muito a estudar, reparar, mudarconsiderando a horrível história escravista (mas concordo com o Peninha; o Hino nada tem a ver nesse ponto).
Escravo é individuo subjugado, desprovido de liberdade, no contexto de nação/estado, são todos os que nele vivem. O trecho removido do hino falava de Roma e de Atenas em uma época em que os escravos não eram submetidos pela cor, apenas eram escravos os povos conquistados! Isso desmonta a tese do hino racista, mas o contexto da liberdade poética na musica que é sempre sujeito a interpretações. Esse tipo de pauta em vez de unir pessoas afasta, mancha o partido, mancha a esquerda e da munição para a direita atrasada disparar!
Analise perfeita sobre o termo "escravo". Em um pais onde uma escravidão moldou grande parte da sua história, o povo não saber o que significa o termo "escravo" é patético. Patético ainda mais um vereador dito como a nova geração não saber o significado do termo "escravo", isso ele sendo um "especialista" e combatente do Racismo.
Porquê? Eu nasci no Sul e não tenho nem um pouco de orgulho. Gostaria de entender pq sair do útero em determinada região te faria melhor do que outra pessoa q nasceu em outro lugar.
@@AK-Kessler0907 Não disse que sou melhor que ninguém. Pelo contrário, eu amo O sertão creio eu que seja Um estilhaço do Patriotismo Brasileiro, focado em uma região. Tú tem que ter orgulho de onde Nasceu. Más para lhe falar não me orgulho nenhum pouco do Litoral. Só tem gente que não presta, Funkeiro, noia e etc... Más aqui no sertão o povo é trabalhador. Eu gosto disso, Já Sobrevivi a seca, é não deixei de amar isso aqui. Muito pelo contrário, dei más valor ainda para a Natureza resistente do sertão.
@@AK-Kessler0907 Em algum momento ele falou que é melhor? Sou paraibano e tenho orgulho disso, sou brasileiro e tenho orgulho disso, não sou melhor nem pior que ninguém, mas sou orgulhoso pela característica forte do meu povo brasileiro e acima de tudo do povo Paraibano!
@@joaovitorrosa7826 não nós outros casos, mas essa frase faz sentido com a história do rio grande do sul, já que existia um abandono muito grande do estado por conta do resto do país
@@joaovitorrosa7826 "Escravo" é uma metáfora utilizada naquele contexto como "alguém que não dispõe de si mesmo". Ou seja, que é incapaz de se impor e fazer valer suas demandas. Seria como dizer que há racismo no conceito de moralidade de senhores/escravos em Nietzsche.
Mas Peninha, só um adendo: Os baianos tinham sim MUITA relação com a gauchada, muitos revolucionários da Sabinada lutaram tb pelos Farrapos. Além de lutarem por Bendo Gonçalves, que recebeu ajuda dos revoltosos baianos para fugir do Forte do Mar. Abraços!
No Pará, acredito que no Norte inteiro temos os "Estudos Amazônicos", cantamos o hino do Pará ao mesmo modo o do Brasil. Nesta matéria aprendemos bastante sobre a história dos estados envolvidos pela Amazônia, e aprendemos muito mais sobre a história do Pará
O próprio Pará já foi um país a parte. O Brasil é uma farsa fabricada no tempo do Império e que precisa ser desmascarada. Assim como a América Espanhola se deu melhor se dividindo em vários países, a América Portuguesa só vai realmente se dar bem se dividindo em vários países ao invés de continuar forçando esse fracassado chamado de Brasil.
@@zakazany1945 O comentário mais burro que já li. E desde quando os países da América Espanhola são desenvolvidos? Eles foram dividos, e deu certo? Deixe de conversar besteira.
Tua explicação foi subjetiva, não tem o q saber o q se passou na cabeça de quem escreveu a letra, o q se sabe é q na época existia escravos no Brasil, isso sim é uma explicação histórica e o autor escolheu sim escrever sobre uma classe social existente na época
Eu sinceramente quero que o PT e o PSOL vão de mãos dadas à casa do cacete, mas esse uso da "virtude", valor que eu tanto aprecio, como terrorismo ideológico moralista é deplorável e burro. E essa comparação com escravidão, desrespeitosa.
@@danielone8 o bom é o capitalismo selvagem, destruição da Amazônia com o agro negócios, e agora o ministro exportando Madeira e matança dos índios, nunca houve comunismo no Brasil, só os ignorantes acreditam na história que comem crianças! Estudar e ler é bom!
sou negro, o hino não é racista, não me sinto ofendido e esses vereadores negros nem a maioria do movimento negro NÃO ME REPRESENTA e os vereadores deveriam responder por falta de decoro
@@erika.franca8019 mas levantar e respeitar o hino em cerimonia oficial sim...nao precisa cantar mas demonstrar respeito sim. E quem tem medo de disciplina é bagunceiro
@@erika.franca8019 primeiro se existe regra ela deve ser cumprida, ela usou FARDA OFICIAL fantasia de palhaço deveria usar os vereadores que ao inves de ver o que realmente importa .
@@rafalacava errado, não tem regra para usar farda em câmara de vereadores fora do exercício da função, militar licenciado não tem que usar farda por ai, para intimidar ninguém, e quem começou a choradeira foi sim a vereadora "comandante" alguma coisa, depois o nome dela, qualquer um que se apropria de um posto tem sérios problemas mentais, ela realmente provou o quão despreparada é para conviver em uma câmara civil. E repito quem começou a polemica foi a mulher que estava fantasiada de oficial, com autoritarismo e palavras de ordem bem ao nível quartel.
Com certeza este vereador tem dificuldade de interpretar texto ou tem uma mega falta de honestidade intelectual. O cidadão negro do Brasil tem mil dificuldades, mudar este hino não vai resolver nenhuma delas.
@@cristinasilva7331 E o racismo não é o maior problema do cidadão negro. Agora mesmo temos um ano escolar perdido para os pobres de todas as cores. A falta de esgoto e água tratada está aí para metade dos brasileiros. Sem falar nos crimes violentos.
Acredito que escravo se refere a submissão. E não ao preconceito a nenhuma raça. Nós gaúchos sabemos que perdemos a guerra, mas o que importa é a coragem de ir para a guerra e as guerras.
A frase mencionada no trecho do Hino (um povo que não tem virtude acaba por ser escravo) não vejo como racismo, ou preconceito mas sim como exemplo de forma que até hoje ainda existente. Quem aceita migalhas, lutam por pouco, vendem seus votos por um prato de comida, muitos perdem a dignidades para os políticos corruptos, em época de eleição os políticos aparecem nas favelas fazendo falzas promessas e depois desaparecem quando são eleitos. Preconceito é criar bolsa de cota para negro isso sim é ridículo. Todos lugares tem pessoas com preconceito não estou dizendo que o Rio Grande do Sul não é... Outra coisa fala muito de um passado que desitiam as coisas derramando sangue, mas hoje estamos no século 21 o passado é outra história. Outra coisa cantar o hino do estado não é preconceito mas sim amor a terra é suas horigen. Não temos culpa que os outros estados não têm a mesma conduta. Acabar por ser escravo é aceitar a migalhas do governo, é pagar altos impostos, não ter saúde, educação, ou seja tudo isso independente da cor do ser humano somos todos escravos de um país corruptos. Eu sou gaúcho com muito orgulho e brasileiro também. Moro em São Paulo a 22 anos e jamais esqueço de onde vim . Amo São Paulo amo meu país de norte a sul respeitando todas as culturas que nosso Brasil tem.
Esse hino foi composto em meio a guerra dos farrapos, ou seja, esse seria o hino Nacional da República Rio Grandense, e acabaram que mantiveram o Hino como Hino do Estado fazendo referência a um dos maiores momentos da História do Rio Grande do Sul
@@nishtharochateixeira2074 como se não fossem os reis africanos trilhonários que vendiam escravos para os tugas, isso que dá aprender as coisas só na escola, sendo doutrinado (e eu concordo com o sistema de cotas, ok)
Sou Nova no canal e estou adorando ouvir suas istoria sobre os gaúchos sou de São Paulo e queria muito saber sobre Santa Catarina e qual era as horigem dos gaúchos parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏
Na minha opinião! Trata-se de uma discussão estúpida e estapafúrdia.........a polêmica está na seguinte frase do hino " Povo que não tem virtude acaba por ser escravo".............então basta interpretar quando se diz POVO....o autor não quer dizer Negros e sim uma POPULAÇÃO independente de cor credo ou gênero..........quando o autor diz ESCRAVO......trata-se de submissão ao controle ........simples assim.......
@@dudx1195 Não faz referência aos negros. Faz referência ao contexto da escravidão onde existe quem manda e quem obedece, da mesma forma que temos quem é empregado e quem tem empregado. Escravidão foi o termo escolhido para descrever isso
Da-lhe Gremio! O Peninha merecia uma estátua nas arquibancadas do Gremio! O cara é necessário na comunidade e divertido demais! Parabéns e Obrigado Eduardo Bueno!
Veja agora os últimos vídeos do canal Buenas Ideias:
N4Z1SM0 TUPINIQUIM - ruclips.net/video/x3RWYnKltCU/видео.html
RÚSSIA UCRÂNIA E... BRASIL? - ruclips.net/video/DCFjQ8TlF2o/видео.html
TERRA PARA TODOS - ruclips.net/video/n-uciEYZ7kc/видео.html
Inscreva-se e ative o sininho de notificações para receber avisos em primeira mão - bit.ly/BuenasIdeiasYT
E que tal seguir o Buenas Ideias em outras Redes Sociais e ficar sempre por dentro dos assuntos mais interessantes do Brasil?
* Instagram - bit.ly/InstaBI
* Facebook - bit.ly/Face_BI
* Twitter - bit.ly/tw_BI
BOB os inteligentes viram
e a guerra da degola vai ser o video ou não?
Nada como um gaúcho para falar bem do Rio Grande do Sul.
Nada como um gaúcho para falar mal do Rio Grande do Sul.
és de que estado,Robson?
Hino ESTADUAL É COISA MUITA ESTRANHA
@@luizcarlosgomes6123 , estranho é a América Portuguesa ter tantos estados sem soberania. Isso não impede que tenham pelo menos, o hino!
@Rogério Barreto Aqui em SP vamos fazer um CTG em cada bairro o SUL em geral tem um pessoal "muito estranho" vide o modelo NORTE AMERICANO o nosso SUL tem a "MESMA PEGADA"
TÁ POR FORA!😴😴😴😴😴😴
Uma vez vi dois guris em Floripa cantando este hino a plenos pulmões! Achei muito bonito!
Sou português e sigo este canal porque adoro História no geral. Fico deliciado com a capacidade que o "Peninha" (desculpe a liberdade) tem para "contar" a vossa/nossa História. Abraço.
Sinta-se em casa!
Devolva nosso ouro kkkkkk brincadeira kkk
Vdd, agora devolve nosso ouro KKK Zuera
ok, devolva o nosso ouro 🧐
Não pô,nós gostamos de não ser parte de Portugal.
Mas agora,devolve o ouro e nós devolvemos os espelhos
Acho uma pena alguns estados não terem cadeiras de história dos mesmos. Aqui no Amazonas, apenas algumas escolas optam por ensinar nossa história que é tão grande. Aliás, deixo aqui uma sugestão de vídeo sobre a comuna de Manaus e a rebelião de 1924.
Vlw Peninha!!
Up
Certeza... Os estados brasileiros tem história regionais e não é contada com consenso....
Boa! Quero saber sobre a história do Amazonas.
Manaus/Manauara = lixo
Interessante. Poderiam falar da cabanagem. Movimento popular do Amazonas que nós estudamos na história do Brasil.
"Sou gaúcho mas não exerço" Bueno, Eduardo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Peninha é o melhor!!! Fala as verdades!
Eu tb sou Fluminense e não exerço rs Odeio praia... heheheheeh
kkkkk
😂😂😂🤭 eu tbm tô rindo litros, sou gaúcha mas colorada 🙌
Das tradições gaúchas, só o chimarrão. Eu sou inter, mas odeio futebol.
Se ele não exerce, é porque é um monarquista enrustido. Ou um escravo sem virtude!
Como diz no hino: “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” perdemos muitas virtudes e hoje somos escravos/quebrados nem o salário dos professores dos colégios temos dinheiro para pagar. “Entre nós revive Atenas para assombro dos tiranos, sejamos gregos na glória e na virtude romanos”, não temos nada mais disso, me enche de tristeza isso.
Convenhamos, é uma fala infeliz, no mínimo. Não creio que o autor estava se referindo ao povo negro apenas, mas diminuir a escravidão e os povos escravizados, seja ele qual for, à um povo "sem virtude" é irresponsável, além e ser historicamente incorreto.
Quanto ao movimento anti racismo tomar as dores desse verso: Ora, são eles os escravizados do nosso país, certo? Um judeu poderia se doer dessa frase na Alemanha, ou um chinês no Japão, por exemplo.
Em resumo, é uma frase infeliz, que em nada acrescenta ao hino, além de nos forçar a fazer a triste reflexão de que nós, brasileiros, somos um povo escravizado pelo imperialismo desde sempre, portanto, nesse contexto, sem virtudes.
Olha não perde tempo explicando estes maconheiros da UFRGS nem viram o vídeo e respondem com a mesma argumentação patética de sempre. NAO OUVIRAM O VIDEO !
Se veio até aqui é maconheiro se caga.
É complexo o assunto Rodrigo, mas assim:
1. O hino todo já é uma farsa, já é ideologia bem equivocada dos verdadeiros fatos, cabe a nós, nos informarmos.
2. Eu desde muleque interpretei o trecho como um povo num todo. Acho válido a metáfora num contexto mais amplo de que se um povo não souber pelo q luta, da onde veio, seus ideais, suas virtudes será escravo de alguém. Eu sei q nosso país é racista e tem um histórico hediondo com uma certa população, se eu não souber dessa minha virtude serei escravo da mentira, continuarei ficando de joelhos a supremacista brancos e assim vai...
3. Acho q devíamos brigar por outros assuntos, não necessariamente por um trecho do hino, mas se vamos, então cancelamos todo o hino e ponto.
@@leofattores Claro! No primeiro momento interpretei o trecho do hino da mesma forma, como um povo escravo qualquer. Tive aquele sentimento de vergonha alheia quando se depara com alguém que "militou errado". Mas temos sempre que fazer o exercício de ouvir e tentar ao máximo entender o oprimido que está se posicionando. E, como eu disse, depois de muito ouvir, e de ver esse vídeo em que estamos, a vergonha alheia passou para o outro lado, quando entendo que essa frase é fraca, historicamente incorreta, e extremamente infeliz.
Sei que o contexto da época era outro, obvio, mas enaltecer-se por não ter sido escravizado, ainda mais atrelando isso ao fato de "ter virtudes" me soa um pouco patético.
Dito isso, não vejo necessidade de alterar o hino. Acho bastante importante a discussão, mesmo, desde que ela termine com uma reflexão sobre a naturalização da escravidão (o que não é nenhuma novidade) e com o entendimento do contexto histórico do hino. Se não, teríamos que "cancelar" diversos hinos do mundo, como a violentíssima (e linda) marselhesa, por exemplo.
Pôh cara se estamos assim agradeça à república :D
Bonito mesmo é o da Bahia
"Nunca mais um despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam ,
Brasileiros corações "
Abraços do RJ
Aí sim! Viva a província da Bahia de todos os santos!
Obrigado é um orgulho ouvir isso.
Devolvemos o abraço com outro Abraço.
Salvador Ba
@@Reisdamesa Sou baiano mas nunca vistei salvador, hj moro em SP, espero um dia visitar a primeira capital do Brasil :D
Isso mesmo. E ainda mais:
"Salve, oh Rei, das Campinas
De Cabrito a Pirajá
Nossa Pátria hoje livre
Dos tiranos, dos tiranos não será"
@@d.pedrollbolado7663 Viva! Ave Glória Ave Império.
Fico feliz que em meio a tanta cegueira histórica ainda exista pessoas como o Eduardo Bueno.
Eduardo, com todo respeito, acho que a critica levantada pelo vereador é valida, afinal o que é ser virtuoso? Contrapor o conceito de virtude a condicão de escravo é extremamente agressivo e desmedido. Entendo que essa desumanização do escravo (qualquer que seja a origem etnica do escravo) apenas legitima (?) ideias e ações supremacistas e reacionárias (tal qual ainda hoje observamos). Nesse sentido, acho que a reflexão e o debate sobre a pertinência do trecho levantada pelo vereador Matheus são bastante oportunos.
@@costabrewster Rio grande do sul é o estado mais racista e xenófobo do Brasil, não adianta negar isso.
@@costabrewster nessa letra a escravidão é uma metáfora para a relação sufocante que o rs sofria econômica e politicamente do governo central. É no sentido de nao se tornar escravo de um governo sufocante, de ser necessário virtude para lutar por direitos. Lembro de uma aula do Eduardo sobre a questão do charque que sofria pelo monopólio.
Gabriel, O Pensador, um cara que admiro e gosto muito de suas músicas, faz tantas críticas ao racismo, em uma de suas letras cita este trecho "[...] povo que não tem virtude acaba por ser escravo[...].
O que quero dizer com isso, até um cara com Gabriel a citou esse trecho em uma de suas músicas, acho que ja deixa bem claro o contexo desta frase.
Também concordo que, esse trecho não diz respeito ao sentido de que um escravo então seria escravo por não ter virtude. Não acho que é essa a interpretação.
Este trecho se estende, inclusive a um contexto até mais amplo, virtude aqui poderia ser conhecimento, sabedoria, engajamento, ética e por ai vai., e que não tendo tais virtudes qualquer um, ou um povo todo, esta sujeito a ser submisso, explorado por outros povos ou um elite.
@@costabrewster Escravo esta sendo expresso no sentido de um povo que não tem virtudes (munido de conhecimento, atitude, defesa de seus direitos) estaria portanto sujeito a ser explorado, dependente de outros povos, subjugados. É essa a interpretação.
Quando ao sentido literal do que é escravidão, sim concordo, não é algo que deva ser aceito seja qual for o povo, etnia, religião e por ai vai.
Mas o sentido aqui foi puramente metafórico como bem explicado pelo professor.
Agora o fato é, no contexto original ao qual se original a palavra escravo e escravidão estava relacionado ao sentido de submissão, subjugar, tomar para si aquilo que foi conquistado tal qual ocorrerá com os povos antigos, ruim ou não, o fato é que aconteceu e esta ai.
Espero ter lhe esclarecido.
Abs!
Nosso hino (RS) retrata muito bem o q vivemos hj em dia! Brasileiro não tem virtude, é condescendente, fraco, covarde! Essa nata do funcionalismo público, dito três poderes, vivem em uma realidade paralela ao brasileiro raiz. Juízes ganhando 100 mil/mês, deputados ganhando 33mil + uns 100 mil em regalias, no executivo é a mesma coisa pra pior ( olhem os gastos do PR no cartão corporativo) ! Isso tudo custeado pelo brasileiro q trabalha de dia pra comer de noite e paga em média 50% em impostos! E o q esse brasileiro ganha em troca?
Saúde - morrem nas filas esperando atendimento.
Segurança - 50 ou 60 mil pessoas são assassinadas por ano.
Saneamento básico - 8 a cada 10 brasileiros CAGAM em um buraco.
Educação - não precisa nem comentar.
Além de roubalheiras, ruas esburacadas e por aí vai!
SE VC CHEGOU ATÉ AQUI, SINTO LHE INFORMAR,
VC É UM ESCRAVO NO SÉCULO 21
Verdade, Indio velho...
Então canta o hino do verdadeiro galdério, solta a voz pra mandar um “It’s rainning men”
@@AdvogadoOABacon essa eu deixo pra ti! Tu deve conhecer até a coreografia!
@@alvarodamian3214 ué, qual o problema do hino extra-oficial rio-grandense ser o clássico It’s rainning men?
Não entendi
@@AdvogadoOABacon procura outro pra encher o saco! 👍🏼
@@alvarodamian3214 ué... pra que tanta agressividade gratuita? Vc poderia explicar porque ficou tão contrariado
Mas não basta pra ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que nao tem virtude
Acaba por ser escravo
É o que mais se ve hoje em dia, pessoas brabas e briguentas
Mas com poucas virtudes.
Parabéns aos gauchos!
Grande Hino!
Vdd
Eu vejo que quem não tem virtude!
Trabalha para pagar impostos e não conseguir sair da lama. Isto sim é ser escravo! Pagar para o governo impostos e não conseguir uma vida digna! Mas o povo acha que tudo é racismo. 😢
Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno tenho a sua idade mas lembro como se fosse hoje quando lhe assisto com assiduidade diariamente às aulas de História que por minutos volto o filme da minha vida inteira com o senhor!!
Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno sou assim como o senhor eu não tenho Internet!!
Eu tenho orgulho de ter a Grêmionet!!
O senhor também deve ter a Grêmionet, com toda a certeza o senhor já deve ter há muito tempo atrás!!
Iluminado Sr grande professor Eduardo Bueno, parabéns continue assim sempre empenhado em me encantar com às suas aulas maravilhosas emanando um entusiasmo e inspirado e muito fantástico sensacional!!
Desde já agradeço pela atenção dispensada subscrevo-me atenciosamente Juarez Alberto Condotta Santos
Sou paulistano e na época daquele Grêmio (jogava muito) eu pedi uma camiseta para a minha mãe....amava ver aquele time jogar..... até hoje (mesmo sendo santista) tenho um enorme carinho pelo Grêmio...
VALEU TRUTA .....VAMOS TORCER POR VCS NA FINAL DA LIBERTA 🏆
Thiago, você tem muito bom gosto kkkk é verdade aquele Gremio dava gosto de jogar, muita raça.
@@rafaellemes4023 E naquela época o jogo era na Azenha, caldeirão, eu particularmente gostava mais de lá q na nova arena...
@@danielmaciel9047 Valeu mano! Tamo junto!
Eu sou gremista e pedi pra minha mãe uma camisa do santos vice campeao brasileiro de 1995 a listrada, tenho até hj
Acho que com esee vídeo, este ano tu deves fazer uma série sobre hino dos estados! Ficou muito legal o vídeo de hoje! Saudações azulinas (do Pará, com Remo voltando p série B)
É SÓ PRIMEIRO ENSINAR OS HINOS!! KKK
só o RS é modelo ahhahahhahahhaha Brincadeira
Boa!
Controvérsias à parte, o povo do RS penso q é o único do Brasil q conhece e canta seu hino
Muito bom. O de SC é o melhor, não foi feito pro Estado kkkkkk vi que pegaram o terceiro colocado do concurso que escolheu o hino Nacional como hino do Estado.
Sou gaúcho mas não exerço ... imagine se exercesse! kkkkk
Eu ri alto , dele e agora de ti kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade...........kkkkkkkkkkkkkk
Ele exerce literalmente todo vídeo
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Das tradições e cultura gaúcha só o chimarrão. Não me faz te pegar nojo vivente.
parabéns pelo seu vídeo, acho que faz um trabalho importante falando sobre a história do Brasil e incentivando as pessoas a conhecê-la. tenho treze anos e seu canal me fez ter orgulho da nossa cultura e me sentir mais brasileiro do que antes, parabéns peninha.
A Geral do Grêmio é de 2001. Foi a Torcida Jovem e Raça que em 1997 gritaram “Ah! Eu sou gaúcho!” que calou o Maracanã e foi o começo de tudo. "Sirvam nossas façanhas. De modelo a toda Terra"
Verdade
Sim! E o “ah, eu sou gaúcho” era uma resposta/adaptação ao “ah, eu tô maluco” cantado pelas torcidas principalmente cariocas!
Só o que faltava meia dúzia de lacradores querendo mudar o hino do Rio Grande do Sul. E pra constar eu sou negro!! E sempre tive orgulho em ouvir esse hino!!
Pq vc é um capacho. O hino é racista sim e deve ser mudado.
@@igormorari380 não gostou? Deita e chora
Geração mimimi, querendo aparecer a todo custo. E muitos oportunistas se infiltrando nessa onda.
@@igormorari380 pega um avião e vai pra África. Tá enchendo o saco porque?
F O D A SE...quem se importa com sua opinião, vc não foi eleito e não nos representa...👍🏿
Tive várias aula de história do Ceará na minha escola. Inclusive caíam questões nos vestibulares da estadual e da federal (o que fazia todo mundo estudar). Com o ENEM nacionalizado, os estudantes ficam sem saber sobre a história das oligarquias que tanto fizeram mal ao estado...
Corrigindo.
Era na quarta série do primário.
O nome era Estudos Sociais.
Minha matéria preferida na escola.
O estudo histórico geográfico do Rio Grande de São Pedro do Sul.
Meu nome é André Marques, sou preto, nascido em São Paulo, e morei no Rio Grande do Sul por quase 10 anos, nas cidades de Constantina e Passo Fundo. Essa polêmica me despertou o maior interesse, mas evitei de emitir qualquer opinião a respeito em redes sociais. Sabia das controvérsias sobre a tal Revolução Farroupilha que eu nunca vi com bons olhos. Mas esse vídeo me ajudou a entender muita coisa sobre as polêmicas do hino gaúcho. Fantástico vídeo! Obrigado!!!
Chê, és gaúcho? Então não opine na nossa cultura, ao menos somos um Estado que ainda tem cultura.
@@mundofilipoide3029 isso que vocês chamam de "cultura" tem prazo de validade mais duas ou três gerações e será deixada de lado. Você pode negar o quanto quiser mais o futuro será esse.
@@emonnazar7160 É difícil falar com gente que nem sabe escrever...
@@emonnazar7160 Aliás, qual geração achas que perderá a "cultura" a Z?
@@mundofilipoide3029 gente que não sabe escrever? Essa é boa kkkkkkk.
A geração que perderá a cultura de vez será a das crianças que estão nascendo agora lembrando que isso é um processo gradativo.
Eduardo Bueno, adoro meu Rio Grande do Sul.⭐️🍀🌸🌺💚💚💚💚🕊🕊🕊🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não sou nascida em Rio Grande do Sul, admiro a história e a cultura. Um grande exemplo para nosso país.
Verdade
São um bando de racistas
Não sou gaúcho e acho belo e bem elaborado o hino.
"Povo que não tem virtude acaba por ser escravo".
Como é que é? Vc ta literalmente falando que indígenas e Africanos não tem virtude? Vc é dement7
@@nishtharochateixeira2074 A consequência 《acabar por ser escravo》 é apenas uma das possíveis para os que 《não tem virtude》. Em outras palavras, não significa dizer que todos os povos do mundo que uma vez foram escravos o foram por 《não ter virtude》. Espero ter esclarecido, abraços.
@@nishtharochateixeira2074 Todas as raças do planeta já foram escravizadas, portanto seu argumento é racista, não é só negro e indigena que foram escravizados não.
@@nihil4305 pelo contexto histórico ele esta citando estes povos então n me esclarece nada o que vc falou
Amo essa parte do hino e acho o mesmo sou de origem indiigina sou de lago vermelha , e digo e aclamo povo q não tem virtude força e indignação acaba por ser escravo
"A guerra parava no inverno pq o exército baiano se retirava" kkkkkkkkkkkkkkk
Ele forçou essa piada kkkk
Pelo mesmo raciocínio a coluna Prestes se f#£€# quando cruzou a Bahia .
kkkkk
Falando sobre o inverno gaúcho, alguém sabe de registros sobre o Inverno de 1814 aqui no Sul do Brasil ? Dizem que 1814, e 1887 foram os anos mais frios da Idade Contemporânea. Mas aqui na internet não achei nenhum registro climático de qualquer cidade sul-brasileira.
@@betolaranja7064 tu não conheces o calor aqui do sul, dia 11/01/21 fez só 40º em Porto Alegre, cidade sem mar, imagina o calor.
Estava vendo o Eduardo bueno no notícias Brasil e de repente essa notificação maravilhosa
Né Kkkkk o canal é maravilhoso
@@zadanus3389 sim kkkk
O nome disso não é "coincidência": é ALGORITMO.
O peninha está sofrendo pq a galera rouba pros times centro do país, imagina nos nordestino. Tem horas que dá nojo.
Bah um cachorro acoando pra lua
Rouba o quê o Flamengo teve que meter 4 gols no grêmio para valer um
chora, não kkkk
@@jesusalbertodesouzavieira9444 kskksks
Sensacional, maravilhoso, fantástico, assim deveriam ser os professores de História do RS, parabéns!!
Na verdade, Amigo Punk é o hino moral do RS
Eu diria que é querência amada na voz do Teixeirinha
Sensacional...hahahahaah
Nem disso isso. As feministas podem acabar dizendo que o verso "Pega a chinoca" é machista e desconstrói a imagem da mulher gaúcha....
Diria que o hino moral é lugar do caralho
Morena Tropicana... acho que serviria a esta altura do campeonato
Claro que não se refere aos escravos negros. A palavra “escravo” do hino é adjetivo do povo.
O povo que não tem virtude (que não luta por sua liberdade e ideais) como consequência seria condenado a “prisão, servidão” em relação ao poder estabelecido.
Falta interpretação de texto, conhecimento da história.
Eu nasci em 1970. Nascida e criada no interior do Rio Grande do Sul.
Eu aprendi na escola e ouvi exaustivamente na escola que o Rio Grande do Sul foi construído pelos braços do negro, do branco e do índio (não exatamente nessa ordem é palavras). É isso, buenas.
Vendo no sentido apenas do próprio hino, seria um erro grosseiro de interpretação.
Será que a queixa não seria que a frase do hino acaba chamando o povo deles (africanos originais) de povo sem virtude, já que acabaram escravizados?
Esclareço que acho essa polêmica totalmente sem fundamento, coisa de quem não tem o que fazer!
Quer dizer que nós não lutamos por nossa liberdade e ideias? Por isto fomos escravizados?
@@joaovitorrosa7826 ela cometeu um erro boçal de interpretação
Há uma errata que faz todo sentido: povo que não tem virtude, acaba por escravizar! Vamos mudar o hino, acabaria com a polêmica pois não daria margem para más interpretações, pois, obviamente, quem escraviza não goza de nenhuma virtude.
@@joaovitorrosa7826 Contextualizar e não relativizar. Polêmica absurda.
Essa insanidade polarizadora divide o brasileiro em momentos que tanto temos de nos unir!
Mestre supremo, podia fazer um vídeo falando de como o grêmio conseguiu a incrível façanha de subir em 9° lugar na série b?
Naquele ano haviam 12 vagas para a Série A, o Grêmio subiu com grande antecedência e não quis jogar os jogos restantes, por isso na tabela geral ficou em nono lugar. Abraços!
Eu sou pernambucano e gosto dos gaúchos, acho q são os estados q mais tem orgulho do estado do q do país.
Eu morreria pelo RS, mas não pelo Brasil kkkkkkkkkkk
@@MrVinicius1204 digo a mesma só q com Pernambuco, ou no máximo pelo nordeste tbm , mas pelo Brasil não .
isso foi tudo que Don Pedro tentou evitar pqp
@@AsukaLSD a coroa portuguesa fudeu o Nordeste , o simples fato de se instalarem no Rio de Janeiro e usar dinheiro Pernambuco pra calçar e iluminar as ruas cariocas , fez com q os pernambucanos se revoltassem várias vezes . Tenho muito respeito apenas por Dom Pedro II , e mesmo assim ele foi um frouxo .
tb, aki em Minas tem um orgulho razoável, mas quando paro pra pensar é algo bem superficial.
Na minha opinião o povo escravo de refere a submissão a um outro povo, "povo que não tem virtude acaba por se submeter" não tem nada de racista nisso
Esses vereadores querem aparecerem
Verdade. Povo que não tem virtude é escravizado.
@@jhdequeiroz ELES ENVERGONHAM A RAÇA ISSO SIM
@@jeffeflores1211 SIM.....PELA MIDIA PELA LACRAÇÃO PELA FALSA MILITÂNCIA
Qual era a UNICA população amplamente escravizada no Brasil naquele período? Se essa parte não faz tbm referência ao povo negro escravizado quem escreveu a letra era alguém q vivia completamente fora da realidade.
Excelente vídeo. Também sou gaúcho e não exerço há 17 anos ( mudei para Manaus ). Kkkk .. Mas de fato, aqueles que acham o termo escravo do hino é racista, precisa estudar o significado das palavras. Grande abraço.
Está na hora de defendermos as tradições do Rio Grande do Sul, frente esses políticos que tentam denegrir a cultura gaúcha. Viva o Hino do RS!
Leiam a "História da Guerra", de John Keegan que vocês irão entender por que os gaúchos eram guerreiros. Os cossacos da América
Aham,os gaúchos são a raça pura né de guerreiros skkskskkskskskksksks fez porra nenhuma pelo Brasil
@@vitorflavio7161 o camarada ali chamar os gaúchos de cossacos é um pouco forçado, mas dizer que não fizeram nada é mais forçado ainda. Os gaúchos, juntamente com os Bandeirantes paulistas, são os maiores responsáveis pela formação das fronteiras do Brasil.
@@vitorflavio7161 Cara, tu não entendeu. Tua cultura, pelo visto, é muito baixa. Tu sabe quem foram e o que fizeram os cossacos, animal ?
@@vitorflavio7161 nada pelo brasil? Hahahahahahahahahaha sabe mt de historia em
@@vitorflavio7161 Questões ro prata amigo...? ja estudou sobre isso? se sim, então sabe que está falando besteira
Faz um episódio sobre Júlio de Castilhos, por favor!
Tenho parentesco distante com Dr. Julio Prates de Castilhos. Figura responsável pelo que o Brasil é hoje. Positivista.
E o Castilhianismo, que foi seguido por Vargas em sua Ditadura.
@@vitorsiIveira SS, lol. Babaca, provocador ou gentil inocente?
@@joaogabrieldasilva3414 ok
@@vitorsiIveira
Perdemos nada, até ganhamos um feriado
Pelo menos isso mais vai mudar
@F y o hino não, to falando do nosso estado que vai mudar
BOA!
Aqui em Alagoas temos na rede estadual de ensino as disicplinas de História de Alagoas e Geografia de Alagoas.
Penhinha muito bom! Quando iniciou essa polêmica por aqui, muito antes da posse do vereador de POA, eu parei pra interpretar o hino. Formulei pra mim que a tal estrofe é como um aviso ao povo inteiro, para o qual, faltando a virtude, todos se tornam escravos, (no contexto da época) escravos do resto do Brasil.
Esse hino não é racista.Quem ouve sabe que essa frase é uma metáfora.
Metáfora pesadíssima. E por isto acho tal atitude daquele Vereador algo particularmente estranho, e consternador.
Pois é hoje milhares são escravos de alguns . " Escravos do resto do Brasil " vou interpretar como: "escravos do que restou do Brasil"
Então, a interpretação do vereador é que faltou virtude ao povo preto, daí se tornaram escravos, como se a escravização fosse culpa deles por deixarem de ser um povo, uma etnia com virtude. Nesse ponto, discordo do Peninha, mas concordo que a atitude do vereador tirou o foco do que deveria ser discutido e colocou na atitude dele.
@@Ktn9367 que véi não isto e uma linguagem poética é isto e bem claro. Músicas no geral não devem ser receitados como discursos mas sim poemas. É poemas exigem que você pense e reflita sobre a letra. Mas como diria peninha neste país as pessoas são todas ignorantes. Ignorantes sem capacidade de interpretação de texto.
EU QUASE MORRI RINDO QUANDO ELE FALOU DE PIRATINI HAHAHAHAAH POBREZINHA DA MINHA CIDADE
O mais engraçado é que ele vê que vai dar m*** aí ele dá aquela consertada, mas sem dar o braço a torcer... 😂 Genial
Eu estive visitando Piratini e também outras cidades gaúchas do tempo do império. Simplesmente achei encantadoras cidades, principalmente históricas e que só não são maiores Metrópolis por ter perdido a guerra farroupilha, por falta de apoio do próprio povo gaúcho, que deixaram os revolucionários em farrapos sem apoio até sucumbirem.
O pior de tudo é que o povo gaúcho continua contra a revolução. E fácil descobrir porque. E só analisar pra quem esse povo vota nas eleições!?
triste sina piratiniense hahahaha
kkkk
Peixe seco ! Peixe seco ! A cidade de fachadas Art Decó !
Peninha faço facul de História sou do RJ já li 3 livros seus e sou muito seu fã apesar de alguns professores meus não gostarem de ti inveja talvez rsrs obrigado por compartilhar tanto conhecimento de forma ousada e divertida
Sou professor de história, essa galera morre de inveja , o Bueno tem base bibliográfica
Sou formado em História e admiro muito meu conterrâneo (e gremistaço) Peninha.
sou mato-grossense e trabalhei 1 ano na grande Porto Alegre, certa vez na casa de um senhor gaúcho me perguntou, qual o melhor estado do pais ?
por esta no RS, "respondi Rio Grande Sul"
Ele respondeu, negativo.
O melhor estado do pais é Santa Catarina que separa o Rio Grande do Sul do resto do Brasil.
Eu sou gaúcha e moro no Psis de Gales. Aqui eles também comemoram uma rebelião que perderam. Maravilhoso!
Bando de troxa!😂
isso é normal, mesmo perdendo ainda pode ter tido consequências positivas a longo prazo pro povo.
E quem compôs o hino do Grêmio, tchê? LUPICÍNIO RODRIGUES! Um negro!
Que negava suas origens
@@felipedetanico5456 O especialista em Lupicio, negava por que? pq quis estudar? pq quis acender? pelo amor de Deus.
@@pedro-2r agora querem cancelar o Lupcínio, falta de vergonha na cara...
@@felipedetanico5456 teu rabo
@@anabere6116 ESSA LACROLANDIA NÃO PODE VER UMA VERGONHA.......
Quem mais é à favor de pílulas com mais de 20 minutos além de mim!? Kkkk é só uma dose cavalar 🤷🏻
✋kkk
✋kkk
Em forma de podcast.
Até o Peninha perder a voz.
Cantei no Beira Rio cara, não importei com o hino nacional, o que valeu foi o Hino Riograndense ♥️♥️♥️
Falou bem, essa polêmica atual com o hino é patética.
Patético é esse hino babaca e racista
@@lucas5893 não assistiu o vídeo né? Só pode.
@@lucas5893 Criança.
@@lucas5893 Por mim, tocariamos fogo em racistas. Apoio o movimento BLM. Apoio a retirada de estátuas de figuras históricas que eram reconhecidamente racistas. Apoio a politica de cotas e reconheço a existência do racismo sistêmico no nosso país.
Mas na moral... Esse hino não tem nada de racista.
Patética pra vc, incapaz d compreender q Negros Podem se Sentir ofendidos com certas expressões da brankitude bosta q temos no Sul do BR e espalhados pelo BR a fora...
Por mim,dps da pandemia,uma Revolução a la Bacurau pra,quem sabe,vcs acordarem pra vida...mortos vivos...
Oba!! Começando bem a semana, acabei de rever a Live de ontem e saindo vi a notificação! Sinal que o semana será bom: com conhecimento e claro com Peninha!
Com tanta coisa pra resolver nesse país que realmente tá virado na casa da mãe joana,ficam procurando guampa em cavalo.
Lembro de meu professor de história falar que "povo sem virtude acabar por ser escravo" era uma frase de Aristóteles. Se quiserem "cancelar" esta oração, tem que cancelar vários seres da história, como Gandhi, Mandela, Freud entre outros.
Cancelar é inútil, o importante é revisar o significado dessas frases e alertar que esse pensamento é atrasado e errado. Só isso.
@@vini6391 exatamente
ESSES ESQUERDISTAS SÃO TUDO BURROS MESMO KKKKKKKKKKKKKKKLKLLL
@@danielmaciel9047 calma mano, não existe burros, existe ignorantes, o certo é debater e consultar a história para ver quem está certo. Mas ao meu ver o hino não deve ser mudado, como o próprio peninha disse.
gremio tri segundona kkkkkk
Baita explicação! Desde o início entendia que a letra realmente não é racista. Mas seria muito interessante começarmos a discutir a Revolução Farroupilha realmente
o Rio Grande do sul, deve muito aos negros, que também muito lutaram pela liberdade de todos ....
Ninguém deve nada pra ninguém
Sim, e no sentido "dever" queremos apenas reconhecimento e justiça por fatos históricos que ACONTECERAM mas muitas vezes são omitidos, nada além disso.
Mas dá pra ver que só em citar o assunto que já vem meia duzia de ofendidinhos. Depois são esses que reclamam da "geração mimimi" mas é só isso que sabem fazer na internet
@@pedrohdalla irmão,os negros escravizavam o próprio povo em comunidades africanas e indígenas,e tbm entre 1940 a 1970 os japoneses eram tratados como povo inferior no Brasil,tbm vamos fazer reparação histórica para eles?nos EUA tem bairros que se os brancos irem,são quase mortos.cada a reparação histórica tbm?
@@Matheus-du6rg coitado do coitadinho, deve ser tão dificil ser branco!
@@Matheus-du6rg Eu pensei seriamente em tirar uma com a sua cara, mas eu vou responder namoral porque acho que é um tema que deve ser abordado com seriedade
"os negros escravizavam o próprio povo em comunidades africanas e indígenas" Quais povos? você sabe que áfrica não é um país, não é? e o que isso tem a ver com o tráfico negreiro no brasil?
"1940 a 1970 os japoneses eram tratados como povo inferior no Brasil" quem te contou isso? Em 1940 os japoneses eram proibidos de falar japonês por motivo da guerra, japoneses tinham certo estigma social, e toda segregação é errada, porém, você realmente acha que é comparável o tratamento que um branco recebe e que um negro recebe? de verdade?
"nos EUA tem bairros que se os brancos irem,são quase mortos" Quais bairros? o que violência urbana tem a ver com isso?
Defina para mim reparação histórica.
Aula fantástica!!!
" Quem conhece o passado não repete o futuro"
É verdade se tem mesmo isso de achar que escravidão é só a de sentido de cor mas vai muito além. Salve!
Exatamente, um dia desses assisti uma reportagem sobre as chinesas transformadas em escravas sexuais pelos japoneses. As chinesas não são negras, certo!? Ou são!? Que outra palavra devemos usar para um ser humano que é aprisionado e obrigado a servir outro sem receber pagamento? Funcionário compulsório não-remunerado?
@@TheJEREBA Foram as chinesas ou coreanas??
@@Opardobaiano Coreanas e chinesas. Até hoje esses povos não gostam do Japão
@@user-fx5ry5os5u Entendo.
Escravidão nem precisa se relacionar a etnias.
Exemplo: os congressistas não têm virtude. Por Isso se tornam escravos do lobby.
Esse é o sentido da letra.
Excelente e sóbria leitura. Com muito conhecimento agregado.👏👏
Eduardo Bueno, tinha planos de estimular conhecimentos de história pra meus filhos com teus vídeos.
Hoje vi teu real caráter.
Que decepção!!
Sou COLORADO, DETESTO vc como gremista, porém ADMIRO MUITO seu trabalho! Parabéns pelo vídeo, muito legal faz pensar bastante.
Detesta uma pessoa pelo simples fato de torcer por um time rival? Ridiculo!
@@luiz4719 vai aprender interpretar um texto! Tenho só pena🤪
Eu entendi o que tu quis dizer.... Como gremista eu odeio o que o D'alessandro representa em Campo mas admiro ele como pessoa... Futebol é assim!
@@CamilaOliveira-qx5fw Isso 👍
Maldito greminho
O trecho do hino Riograndense e o emprego da palavra escravo são bem parecidos com o do hino da Romênia:
"Melhor morrer na luta, mas cobertos de glórias, que outra vez ser escravo em nossa própria terra."
Da essa ideia de escravidão = submissão a um poder tirano em cima do povo, apesar que de fato os romenos foram escravos em sua terra durante o império otomano, enfim, acho que o hino de vocês gaúchos vem nessa mesma ideia e não relacionada ao escravo negro que tanto sofreu em nossas terras e seus descendentes seguem a sofrer.
Excelente.
Perfeito
Romenos foram escravos dos Otomanos e de uma pah de impérios ali perto
@@nathan_408 Sim
Amore,o hino foi escrito antes da abolição da escravatura,no RS tem negros né? Se eles se incomodam,a gente tem que considerar. Se tiraram um trecho pra nada em 66,podem tirar agora outro.
Não conhecia o canal, gostei muito, muito boa a forma que tu expressa as tuas idéias e explica os fatos, sem contar o amor pelo nosso tricolor
Tradução: O hino não é racista, eu gosto do hino, cantava ele na época que a CBF desprezava o Grêmio e políticos de causas justas devem se agarrar mais em debates realmente importantes ao invés de polêmicas vazias e sem sentido.
Eu achei parente no RUclips 😂
Bueno! Vc comenta a História como se vc estivesse lá vivendo em loco os momentos importantes do País é de nosso estado, tenho muito orgulho de ser gaúcha, ter nascido aqui e viver neste ESTADO grandioso. Como tbm. Estudei que a nossa história de nosso estado minha mestra sempre nos esclareceu a importância de nossos irmãos negros para a construção de nosso estado. Vejo aquela realidade como ensinamento para que não haja mais as atrocidades de uma guerra mas, trazer para o nosso presente é uma maneira de ver que as pessoas não querem esquecer o passado e deixar ele ONDE DEVE FICAR NO PASSADO! olhar a história como ensinamento para não mais se repetir e seguir em frente. Sou FELIZ em ser Gaúcha, Brasileira! E tenho muito admiração por essas pessoas e certas ou erradas deram a VIDA pelo que elas acreditavam ser o mais correto para o momento. Não julgue o que vc não sabe se estivesse no lugar deles não faria a mesma coisa. Temos que saber que nada que aconteceu naquela época vai mudar Mas, podemos deixar um País e ESTADO bem melhor para as futuras gerações.
Deus está no comando dessa NAU, vamos ajudar a construir um país digno de se viver e não tentar desconstituir o que passou. Vamos olhar pelo parabrisa e não pelo retrovisor.
"a guerra da Farroupilha é a revolução que os gaúchos perderam, fingem que empataram e que festejam como se tivessem ganho" HAHAHA
O pior é que é verdade
Bem... Não perdemos, fomos vice campeões, kkk...
Ora ora ora
É o orgulho da derrota!!
SP faz a mesma coisa com a revolução de 32, ahuahuahauh
Em todas as dificuldades, erros, defeitos. No Pará, mas especifico em Belém, tive a materia (cadeira) Estudos Amazonicos. Ali aprendi sobre Belem, era da borracha, que ligava a Manaus tbm. E parte da historia da regiao norte quando provincia. Fica a dica de ouvir o hino do Pará. Valeu Peninha. Consegui os teus livros na Amazon. Que bom que teve desconto e consegui o boX
Em viagens a gente aprende o que nunca aprendeu na escola. Uma delas, à Amazônia.
Morando em Porto Alegre há 03 meses e só agora vendo este vídeo, me identifico totalmente com as impressões que o Eduardo tem de sua terra. De fato, o Rio Grande do Sul parece ser um país dentro do Brasil por ser completamente diferente do restante da nação seja pela sua história, suas lutas e seus valores políticos (os gaúchos nunca reelegeram nenhum governador). Ao que me parece, historicamente o estado mais se assemelha a cultura cisplatina do que a cultura brasileira propriamente. Apesar de que o porto-alegrense curte pagode, feijoada e funk (este último para minha surpresa). A par das contradições e do racismo estrutural escancarado no Rio Grande do Sul (nisso discordo do Eduardo porque não vejo nada de velado no preconceito seja quanto ao racismo seja quanto a aparafobia), o restante do país tem muito a aprender com o povo gaúcho que é um povo aguerrido, apaixonado pela sua memória e engajado politicamente. Sobre o futebol... nunca vi um lugar tão apaixonado por esse esporte. Verdadeiramente, Porto Alegre se divide em Grêmio ou Inter e quem é de fora é "convidado" a escolher um lado, digo, um time. Eu sou Zequinha 😅
Engajado politicamente?kkkkk
Votando no Bolsonaro?
Me poupe
@@albertopharma1 eu sou gaúcho e sempre vendo todos sempre bem engajados politicamente, uns votando no bozo e outros não
"Se tu não entende o problema é teu", hahahah :) Peninha é fera!
Puxa saco.
Caraca eu estava esperando muito esse vídeo, não faz ideia ❤️
Conhecer e compreender a história para não cometer os mesmos erros do passado e corrigir os erros no presente e futuro. O que se faz na nossa sociedade é ficar olhando e julgando o passado sem apontar o dedo para o nosso umbigo que é o presente, um dia também vamos ser julgados pela inércia e ignorância, e o pior: outros pagarão o preço por isso quando já não estivermos mais aqui.
Que barbaridade!!! Só agora que fui ver que ainda não era inscrito no canal. 👎🏻
Já me escrevi! 👏🏻👏🏻
Eu moro em Piratini, essa BAAAITA metrópole. Muito bom! Abraços.
O melhor vídeo de todo tempo do teu canal. Simplesmente maravilhoso.
E é claro que escravos se referem a TODOS os povos escravisados no planeta.
Sério que essa corja vomitativa do Psol não tem o que fazer no cargo de políticos que conquistaram? 🤮
Vomitativa é você bolsominia
@@evyrigueira hahahaha... rindo muito. Eu, bosolminio?
Adorei a tua argumentação patética de gente burra: “Se é contra os doentes mentais do Psol então tem que ser doente mental do lado do Bolsonaro”. Não existe outras opções para extremistas como vcs.
@@evyrigueira bolsonarista e psolistas são bem semelhantes!
Sou Libertário, não sou reacionário, racista ou conservador, mas de fato além do vereador Matheus Gomes estar errado em sua tese sobre o Racismo no hino, ele foi desrespeitoso com seus colegas e com todos a população, ele Gospiu na cara dos gaúchos.
Penso que ele não teve intenção de cuspir em ninguém. Mesmo que aos negros deste Estado tenha sido dedicado quase nenhum respeito.
@@veraionemorais Matheus é um cara legal, faz um pagode de mesa do Cacique de Ramos, mas nessa pisou na bola. Para quem é historiador é vergonhoso não atentar par ao fato de que nenhum povo africano foi escravizado.
Tem uns gaúchos aí principalmente os libertário, não reacionários, racistas ou conservadores que merecem um Uruguai de cuspe.
@@KrocoMazo chorastes😭😭😭😭😭?
Os comentarios do nosso Eduardo(Peninha)Bueno são como sempre,geniais....
Há uma histeria no
Brasil com o racismo
e no afã de COMBATÊ-LO estão burramente AUMENTANDO-O;a indignação que a tal
IDÉIA provoca nos gauchos é tal que o
que ouço nas rodas,os
comentários sobre a esdrúxula e patética intenção de modificar
uma palavra de sua letra,provoca repulsa até de......negros,;uma
coisa capaz até de provocar outra revolução,até mesmo
porque todo o Brasil sabe que com o gaúcho e suas tradições NÃO SE
BRINCA......
Douglas -Pelotas-Rs.
A esquerdinha brasileira se preocupando com o hino gaúcho. Se é ou não racista. O politicamente correto trazidos dos EUA como sempre pautando as nossas vidas e nossa cultura.
A esquerda tem coisas mais importantes pra se preocupar ao invés do politicamente correto. E uma delas é em fazer a luta de classes.
Essas pautas do politicamente correto é tudo que o Sistema quer. Cada um no seu quadrado discutindo mesmisses. Enquanto que a luta primordial fica esquecida.
Esse identitarismo é o câncer da sociedade atual. Faça uma critica a ele e você verá uma manada te chamado de racista, fascista e outros bugalhos. Isso mais prejudica do que ajuda a real batalha contra as desigualdades.
@@libniteles se você não consegue entender as relações da lutas por identidade e a luta de classes, que se somam e não subtraem, talvez você deva ler mais autores negros que tratam desse tema
@@fabiosouza4819 sem problemas. Meu ponderamento é que essa crítica acaba colocando movimentos importantes por identidade no mesmo balaio. Acho a crítica valida, desde que acompanhada da exaltação de alternativas
@@lucasmoreira8712 Não estou desprezando a luta contra o racismo. Que é importantíssima, porém a luta real contra os opressores engloba todas as lutas.
A luta contra o racismo, o feminismo, a luta LGBT e outras tantas devem estar juntas e não separadas.
O Sistema Capitalista departamentalizou as lutas para enfraquece-las. Assim como os sindicatos foram desmantelados.
Enquanto a luta for fragmentada sermos sempre minorias. Ao passo que na realidade somos uma força grandiosa se estivermos Unidos.
Já dizia Rosa Luxemburgo quando encontrou as mulheres em uma sala discutindo seus direitos ao voto. " O que fazem aqui? Se quem nos oprime são os homens vamos lá discutir com eles e não ficar aqui falando pra nós mesmas".
Quero dizer com isso é que as lutas por emancipação, reconhecimento, dignidade e todas as lutas são de todos e todas oprimidos e excluídos contra um sistema opressor e excludente.
@@rafaelrocha6752 estou completamente de acordo, mas falar em "esquerdinha", sem entender que a formação de militantes tem vários caminhos de inserção, pode afastar "militantes" iniciantes e te aproximar da direita no desprezo as lutas por identidade. cuidado.
Imagino que os 11 habitantes de "Piratini" vao aparecer na frente da tua casa com Foices e Tochas pra tirar a limpo essa "Estoria"! ;)
kkkkkkkkkkk acho que são só 9 habitantes.
Cara. Me dá tristeza. Nós, brasileiros somos tão identificados com a perda, a derrota que, às vezes, parece que não gostamos de quem parece não gostar de se sentir perdedor.
Mas o brasil nunca perdeu para outra nação
Não sou Gaúcho, não sou gremista e não sou de esquerda, mas brigo, com certeza, pelo FATO de que Eduardo Bueno é Historiador.
Sem discussões.
Ponto.
"Os farrapos invadiram, estupraram e saqueram Porto Alegre e hoje eles são venerados pelos portoalegrenses." - Ou seja: Os farrapos são vikings.
Pior do que vikings , os generais farrapos eram todos maçons !!! kkkkkkkkkk
O que não falta no Brasil é tiozinho de sapatênis maçom.
Hahahahahaha! Ah os tupinivikings do Sul, espécimes tão exóticos nesse ecossistema chamado Brasil
@@Gustavovisk21 Justamente, esse lance da babação de ovo nos farrapos me fez pensar nos tupinivikings. Huahuahua!
@@lucasreu9715 É só uma piada, cara.
Oficializa logo o Canto Alegretense como hino e acaba com o problema.
aí eu concordo kk
Verdade!, ass: Guri de Uruguaiana.
Oficializa logo “I will survive” da Gloria Gaynor.
Aí combina legal
@@AdvogadoOABacon seu bostinha
@@AncapX por que? Bostinha? Ficou ofendido com algo? Explica pra gente o que te molesta
"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo"
Eu entendo o seu ponto de vista, Eduardo. Não se refere aos negros mesmo. mas a questão é que a frase é construída de forma generalista. Na minha opinião, apesar de concordar que o hino em si não se refere ao povo negro, a frase trás a ideia de que a escravidão ocorre porque o povo oprimido, seja lá qual for, não tem virtude. Eu entendo que um hino trata de questões históricas locais, mas nesse caso eu acredito que o racismo se configura na construção infeliz da frase.
O tema é delicado, mas seria bacana ver quem levantou essa questão retomar a razão. Creio que seria benéfico para a luta antirracista.
"Os lógico pira".
Confundir A→B (se vil, então escravizado) com B→A (se escravizado, então vil).
Compatível com o que fizemos no RS com a sinalização de trânsito: Se proibido à direita, então obrigatório à esquerda. Algum "jênio" fez isso no Estado inteiro. O RS *foi* coisa. Não é mais, há muito tempo. Acorda, gauchada! Éramos elite educacional, hoje somos lanterninha.
Em tempo: há muito a estudar, reparar, mudarconsiderando a horrível história escravista (mas concordo com o Peninha; o Hino nada tem a ver nesse ponto).
Muito bem explicando 👏👏👏
Escravo é individuo subjugado, desprovido de liberdade, no contexto de nação/estado, são todos os que nele vivem.
O trecho removido do hino falava de Roma e de Atenas em uma época em que os escravos não eram submetidos pela cor, apenas eram escravos os povos conquistados! Isso desmonta a tese do hino racista, mas o contexto da liberdade poética na musica que é sempre sujeito a interpretações.
Esse tipo de pauta em vez de unir pessoas afasta, mancha o partido, mancha a esquerda e da munição para a direita atrasada disparar!
Analise perfeita sobre o termo "escravo".
Em um pais onde uma escravidão moldou grande parte da sua história, o povo não saber o que significa o termo "escravo" é patético.
Patético ainda mais um vereador dito como a nova geração não saber o significado do termo "escravo", isso ele sendo um "especialista" e combatente do Racismo.
Perfeito.
Concordo. Polêmica asnática, inventada por quem não sabe a origem dos versos e, muito menos, o significado das palavras. RT.
Esse partido, junto com o PT, vão afunda de vez a esquerda!!!
@@cristinasilva7331 kkkkk a esquerda já nasceu afundada
Tenho O maior orgulho de ter nascido no Sertão.🏜️🏜️
Tbm tenho orgulho de ser Nordestino,mesmo que minha região fosse ruim é tivesse defeitos
Agente deveriam ter mais atenção
Porquê?
Eu nasci no Sul e não tenho nem um pouco de orgulho.
Gostaria de entender pq sair do útero em determinada região te faria melhor do que outra pessoa q nasceu em outro lugar.
@@pgbpriuvnri 🤝🤝
@@AK-Kessler0907 Não disse que sou melhor que ninguém. Pelo contrário, eu amo O sertão creio eu que seja Um estilhaço do Patriotismo Brasileiro, focado em uma região. Tú tem que ter orgulho de onde Nasceu. Más para lhe falar não me orgulho nenhum pouco do Litoral. Só tem gente que não presta, Funkeiro, noia e etc... Más aqui no sertão o povo é trabalhador. Eu gosto disso, Já Sobrevivi a seca, é não deixei de amar isso aqui. Muito pelo contrário, dei más valor ainda para a Natureza resistente do sertão.
@@AK-Kessler0907 Em algum momento ele falou que é melhor? Sou paraibano e tenho orgulho disso, sou brasileiro e tenho orgulho disso, não sou melhor nem pior que ninguém, mas sou orgulhoso pela característica forte do meu povo brasileiro e acima de tudo do povo Paraibano!
Cara tu é demais!!! É claro que não é racismo, nunca foi, deixaste bem explicadinho!
Mas deixa eu ver se eu entendi, quem foi escravizado o foi por não terem virtudes?
@@joaovitorrosa7826 não nós outros casos, mas essa frase faz sentido com a história do rio grande do sul, já que existia um abandono muito grande do estado por conta do resto do país
@@joaovitorrosa7826 "Escravo" é uma metáfora utilizada naquele contexto como "alguém que não dispõe de si mesmo". Ou seja, que é incapaz de se impor e fazer valer suas demandas.
Seria como dizer que há racismo no conceito de moralidade de senhores/escravos em Nietzsche.
@@lucasrinaldi9909 Bah... Quando criança eu simplesmente entendi que o povo que era escravizado o era por não ter virtude!
@@joaovitorrosa7826 Ora, aí está: é preciso ser criança para interpretar dessa forma.
SAO VICENTE. BAIXADA. ADOREI! VOCE CONTA MUITO BEM! FICO MUITO ENTRETIDA! OBRIGADA.
Mas Peninha, só um adendo: Os baianos tinham sim MUITA relação com a gauchada, muitos revolucionários da Sabinada lutaram tb pelos Farrapos. Além de lutarem por Bendo Gonçalves, que recebeu ajuda dos revoltosos baianos para fugir do Forte do Mar. Abraços!
No Pará, acredito que no Norte inteiro temos os "Estudos Amazônicos", cantamos o hino do Pará ao mesmo modo o do Brasil. Nesta matéria aprendemos bastante sobre a história dos estados envolvidos pela Amazônia, e aprendemos muito mais sobre a história do Pará
O próprio Pará já foi um país a parte. O Brasil é uma farsa fabricada no tempo do Império e que precisa ser desmascarada. Assim como a América Espanhola se deu melhor se dividindo em vários países, a América Portuguesa só vai realmente se dar bem se dividindo em vários países ao invés de continuar forçando esse fracassado chamado de Brasil.
@@zakazany1945 kkkkkkkkkkkkkkkkk, tem que ser muito idiota para acreditar mesmo nisso
@@zakazany1945 RS tbm ja foi um país, e ainda queremos q seja kkk
@@zakazany1945 O comentário mais burro que já li. E desde quando os países da América Espanhola são desenvolvidos? Eles foram dividos, e deu certo? Deixe de conversar besteira.
@@zakazany1945 Você está certa , Brasil tem que se fragmentar em vários países independentes , assim como aconteceu na antiga yugoslavia
"Esses bolsonaristas, quase capazes de invadir o capitólio". O tempo é o dono da razão.
Tua explicação foi subjetiva, não tem o q saber o q se passou na cabeça de quem escreveu a letra, o q se sabe é q na época existia escravos no Brasil, isso sim é uma explicação histórica e o autor escolheu sim escrever sobre uma classe social existente na época
Este trecho do hino impõe justamente o q o PT e PSOL temtam fazer, tirando a virtude do povo e os fazendo escravos. Só os hipócritas não vêem isto
Eu sinceramente quero que o PT e o PSOL vão de mãos dadas à casa do cacete, mas esse uso da "virtude", valor que eu tanto aprecio, como terrorismo ideológico moralista é deplorável e burro. E essa comparação com escravidão, desrespeitosa.
PT e PSOL de um lado, Bozo e os milicianos de outro... Esse povo merece mesmo ser escravo, como diz o hino em questão.
@@danielone8 o bom é o capitalismo selvagem, destruição da Amazônia com o agro negócios, e agora o ministro exportando Madeira e matança dos índios, nunca houve comunismo no Brasil, só os ignorantes acreditam na história que comem crianças! Estudar e ler é bom!
sou negro, o hino não é racista, não me sinto ofendido e esses vereadores negros nem a maioria do movimento negro NÃO ME REPRESENTA e os vereadores deveriam responder por falta de decoro
Ninguém é obrigado a cantar nada, quem quer obrigar é a vereadora sargentão autoritária machista. Quem quer cantar que cante e não enche o saco.
@@erika.franca8019 mas levantar e respeitar o hino em cerimonia oficial sim...nao precisa cantar mas demonstrar respeito sim. E quem tem medo de disciplina é bagunceiro
@@rafalacava e quem quer impor regra arbitraria é autoritário arrogante, como a palhaça vereadora fantasiada de militar, uma pateta.
@@erika.franca8019 primeiro se existe regra ela deve ser cumprida, ela usou FARDA OFICIAL fantasia de palhaço deveria usar os vereadores que ao inves de ver o que realmente importa .
@@rafalacava errado, não tem regra para usar farda em câmara de vereadores fora do exercício da função, militar licenciado não tem que usar farda por ai, para intimidar ninguém, e quem começou a choradeira foi sim a vereadora "comandante" alguma coisa, depois o nome dela, qualquer um que se apropria de um posto tem sérios problemas mentais, ela realmente provou o quão despreparada é para conviver em uma câmara civil. E repito quem começou a polemica foi a mulher que estava fantasiada de oficial, com autoritarismo e palavras de ordem bem ao nível quartel.
Com certeza este vereador tem dificuldade de interpretar texto ou tem uma mega falta de honestidade intelectual. O cidadão negro do Brasil tem mil dificuldades, mudar este hino não vai resolver nenhuma delas.
Penso igual e esse vereador não tem nenhuma proposta concreta para diminuir o racismo, então cria essa polêmica para fingir que está trabalhando!!
@@cristinasilva7331 E o racismo não é o maior problema do cidadão negro. Agora mesmo temos um ano escolar perdido para os pobres de todas as cores. A falta de esgoto e água tratada está aí para metade dos brasileiros. Sem falar nos crimes violentos.
Acredito que escravo se refere a submissão. E não ao preconceito a nenhuma raça.
Nós gaúchos sabemos que perdemos a guerra, mas o que importa é a coragem de ir para a guerra e as guerras.
A frase mencionada no trecho do Hino (um povo que não tem virtude acaba por ser escravo) não vejo como racismo, ou preconceito mas sim como exemplo de forma que até hoje ainda existente.
Quem aceita migalhas, lutam por pouco, vendem seus votos por um prato de comida, muitos perdem a dignidades para os políticos corruptos, em época de eleição os políticos aparecem nas favelas fazendo falzas promessas e depois desaparecem quando são eleitos.
Preconceito é criar bolsa de cota para negro isso sim é ridículo.
Todos lugares tem pessoas com preconceito não estou dizendo que o Rio Grande do Sul não é... Outra coisa fala muito de um passado que desitiam as coisas derramando sangue, mas hoje estamos no século 21 o passado é outra história. Outra coisa cantar o hino do estado não é preconceito mas sim amor a terra é suas horigen. Não temos culpa que os outros estados não têm a mesma conduta.
Acabar por ser escravo é aceitar a migalhas do governo, é pagar altos impostos, não ter saúde, educação, ou seja tudo isso independente da cor do ser humano somos todos escravos de um país corruptos.
Eu sou gaúcho com muito orgulho e brasileiro também.
Moro em São Paulo a 22 anos e jamais esqueço de onde vim . Amo São Paulo amo meu país de norte a sul respeitando todas as culturas que nosso Brasil tem.
Esse hino foi composto em meio a guerra dos farrapos, ou seja, esse seria o hino Nacional da República Rio Grandense, e acabaram que mantiveram o Hino como Hino do Estado fazendo referência a um dos maiores momentos da História do Rio Grande do Sul
Corrupção existe em todos os países... Nao é só no Brasil amigo
Cota n é esmola é a inclusão, de um povo escravizado e deixado sem reparação
Ha gente que se torna escravo da própria vida
@@nishtharochateixeira2074 como se não fossem os reis africanos trilhonários que vendiam escravos para os tugas, isso que dá aprender as coisas só na escola, sendo doutrinado (e eu concordo com o sistema de cotas, ok)
Sou Nova no canal e estou adorando ouvir suas istoria sobre os gaúchos sou de São Paulo e queria muito saber sobre Santa Catarina e qual era as horigem dos gaúchos parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado.
Na minha opinião! Trata-se de uma discussão estúpida e estapafúrdia.........a polêmica está na seguinte frase do hino " Povo que não tem virtude acaba por ser escravo".............então basta interpretar quando se diz POVO....o autor não quer dizer Negros e sim uma POPULAÇÃO independente de cor credo ou gênero..........quando o autor diz ESCRAVO......trata-se de submissão ao controle ........simples assim.......
@@jerrysilva3293 como não se refere aos negros se quem foi escravizado foi os negros
@@dudx1195 Não faz referência aos negros. Faz referência ao contexto da escravidão onde existe quem manda e quem obedece, da mesma forma que temos quem é empregado e quem tem empregado. Escravidão foi o termo escolhido para descrever isso
@@dudx1195 antigamente os povos que tinham suas terras dominadas viravam escravos, então escravidão não faz relação direta apenas com negros.
@@jerrysilva3293 Perfeito! Melhor explicação possível!
Ótimo vídeo parabéns... 👏👏👏👏
"Polêmicas um pouco menos vazias" 👏👏👏👏👏👏 Vamos usar o nosso tempo para discutir assuntos que sejam de fato relevantes!
Morei já em Rio Pardo, cidade muito bonita e cheia de história.
Da-lhe Gremio! O Peninha merecia uma estátua nas arquibancadas do Gremio! O cara é necessário na comunidade e divertido demais! Parabéns e Obrigado Eduardo Bueno!
ELE PRECISA ENSINAR O DUDA GARBI A SER MAIS ENGAJADO COMO TORCEDOR GREMISTA
*Video incrivel, muito bom, sou pernambucano, fala um pouco sobre pernambuco e a revolução e tambem sobre o hino*