Sou do ES, e tenho uma playlist Rock Gaúcho, Vera Louca, TNT, Bidê ou balde, garoto de rua, cachorro grande, Maria Do Relento, bandaliera, Graforreia Xilarmonica, tequila baby, acústico e válvulados, izzi Louise.
Faltou falar da Vera Loca, uma puta banda. Na minha opinião o melhor do rock nacional vem lá do sul. Força para os irmãos do sul, vão se reerguer em breve e mais fortes ainda.
Minha prima Ana Paola é jornalista amiga do falecido Miranda, minha prima organizava os shows dos Replicantes por anos em Porto Alegre e na minha adolescência ajudava distribuir flyer das bandas e ia de graça nos shows, A Ana também trabalhou com Engenheiros do Hawaii e ela é a mulher que aparece no início do clipe Eu que não amo você colocando o cd no drive do computador, seu Marido Julio Cascaes amigo do Falecido Flavio Basso foi baixista do Júpiter Maçã ele apareceu nesse vídeo tocando ao vivo na MTV a música As Tortas e as Cucas, o Julio Cascaes trabalhou um tempo com a Cachorro Grande e os dois estão casados e bem foram para a praia em segurança desse caos no RS eu mantenho contato direto com eles. Devido à minha prima tive um certo privilégio na adolescência de conhecer alguns músicos e bandas, foi uma fase que curti bastante.
Sempre fui um fã do rock gaúcho sendo carioca e morador do Rio de Janeiro. Desconhecia uma parte dessa história tão brilhantemente narrada pelo Júlio. Ótimo vídeo e bela homenagem aos nossos irmãos do RS. Força!
O rock gaúcho é um dos maiores motivos para eu ser tão orgulhoso por ser gaúcho, nascido em Santa Maria, no coração do estado. Rio Grande do Sul, amo você.
Porto Alegre nos anos 80 era chamada a Berlim da America do Sul, principalmente pelo bairro Bom Fim onde tudo de alternativo acontecia.. Faltou o Bar Opinião...local de rock e a banda Rosa Tatttooada inicio dos anos 90
O rock gaúcho foi o melhor do Brasil por muito tempo, pena que por não estarem no eixo RJ e SP teve muito preconceito e foram ignorados por muita gente.
nunca fui pro RS mas me considero gaúcho por ter pais vindos de lá pro MS. E durante minha vida toda sempre tive o rock gaúcho sendo um dos principais estilos musicais presente na minha vida. engenheiros, tnt, comunidade nin jitsu, graforreia e tequila baby. muita cultura e paixao envolvida.
Podia Fazer um Segundo vídeo. Só a rádio Ipanema já daria muita história, pq nos anos 80 eles foram os que mais ajudaram o rock crescer no Estado, principalmente graças a Mauro Borba e Nilton Fernando
Sou paulistano, mas minha oma morava em Canela; eu sempre passava minhas férias lá e escutei algumas dessas bandas nas rádios locais. Na minha memória infantil teve um show de grande repercussão da Nina Hagen em Tramandaí (1983?) mas não posso afirmar que tenha deixado uma marca no rock gaúcho. Outra coisa: tinha um festival importante (Atlântida, acho). Meu irmão mais velho morou lá e, provavelmente, pode falar com mais propriedade da cena local.
A melhor banda de rock gaúcha e uma das maiores do Brasil com apresentações históricas, memoráveis e inesquecíveis no rock in Rio, Hollywood rock, a cada disco lançado dos Engenheiros, a banda ganhava mais fãs e faziam mais sucesso, com todo respeito as outras bandas, mas nenhuma superou o talento e a criatividade do eterno trio GLM inigualável e incomparável, os verdadeiros Engenheiros do Hawaii!!!!!!!!!!
Eu sou paulistano e sempre curti o rock gaúcho, desde a época do acústico MTV (Bandas gaúchas) e depois fui conhecendo as bandas, cantores, enfim, me aprofundando mais.... a minha banda preferida é Ultramen, mas gosto de várias...
O radialista Júlio Furst (Fãrst) ainda tem um programa na rádio 102 FM, às 18:30 tem o "No bico da agulha" que ele toca um LP mesmo com direito ao "chiado", ele sempre conta a história de como ele conseguiu o LP que ele escolhe pra tocar todos os dias, é uma volta no tempo onde nada chegava fácil aqui em Porto Alegre. Vale a pena seguir ele no insta, ele sempre posta lá o que vai rolar no dia.
Acho que faltou mencionar Hanngar, banda que iniciou em meados dos anos 2000 que hoje se chama Anjos do Hanngar, tem na minha opinião, as canções (letras) mais lindas que o rock gaúcho já produziu, banda esta que iniciou em Santa Clara do Sul.
Eles estão com outro vocalista que elevou a banda a outro patamar. Não perdeu a essência original da banda mas tem muito mais carisma. O show tá um espetáculo.
Faltaram várias bandas gaúchas, e que fizeram algum sucesso em diversas épocas mesmo fora do RS como a "Impacto" e "No Rest". Mas o essencial ele falou. E realmente, parece que a Apache e uma outra banda com o finado Mutuca, foram as primeiras bandas declaradamente de Rock no RS. Para 15 minutos o vídeo está excelente, até da Taranatiriça e da Astaroth ele lembrou !
Cresci na Osvaldo Aranha nos anos 90, Ocidente, Garagem Hermética, Festinhas da UFRGS, Shows no Araújo Viana, e lanches na Lancheria do Parque, emocionante ver vc citar bandas que floresceram nessa época e acompanhei de perto.Moro em Floripa agora e muita saudades de Poa.Tenho certeza que irão passar por esse desafio.Parabéns pelo canal e pela capacidade de passar informações, formando esse arquivo para o futuro
Que inveja, cara ! Nasci em 1980, e quando tive idade e grana para sair até Po.A. esta cena já estava chegando no fim ! Mas pelo menos peguei umas festas boas promovidas pela Ipanema FM ! Nenhum de Nós, Bandaliera, Replicantes, Ney Van Soria, Wander Wildner, No Rest, os últimos anos dos Garotos da Rua, Bebeto Alves, ... concertos destes caras ainda consegui acompanhar !
Idem, me criei ali, cachaça de Halls na oswaldo, bar do João, lancheria, ocidente, garagem hermética, Porto de Elis, oswaldo lotada de gente. Lindos momentos
Júlio, eu podia jurar até assistir esse vídeo, que tu era gaúcho! Mesmo! Obrigado por esse conteúdo e por todas as vezes que se refere às bandas daqui, com tanto carinho. O cenário por aqui é devastador e inacreditável. Ver esse teu conteúdo é um suspiro no meio de tanta coisa horrível. Tem muita banda boa que já passou por aqui, então achava improvável todas serem listadas. Relembro algumas bandas maravilhosas surgidas no RS: - Cidadão Quem. Inclusive Duca Leindecker foi guitarrista da Bandaliera (em uma época em que ele era tido como um dos maiores expoentes jovens da guitarra nacional) - Rosa Tattooada - Pata de Elefante - Comunidade Nin-Jitsu (Mano Changes posteriormente se tornou deputado estadual) - Reação em Cadeia - Maria do Relento Também algumas mais "recentes": Cartolas, Pública, Dingo Bells e Apanhador Só. Destaco, além das rádios citadas, dois programas da TV aberta gaúcha que ajudaram a difundir muito do que o cenário alternativo produzia: o Radar, na TVE, e o saudoso Patrola, na RBS.
Morei muitos anos no IAPI e até hoje tenho amigos lá. Meu lugar preferido em Porto Alegre. Bairro cheio de história e celeiro de muitas bandas fodelásticas do rock gaúcho. Também frequentei muito o Ocidente, Garagem Hermética, Bar João, Lancheria do Parque e outros redutos do rock na capital, e festivais alternativos pelo RS. Bebi a morte do Júpiter na Cidade Baixa. Enfim, muitas histórias.
Nas em Porto Alegre em 84 e vivi o rock Gaúcho principalmente nos anos 90 e 2000. O vídeo me trouxe muitas lembranças boas!! Muito obrigado por lembrar e ajudar o nosso povo!
Ótima compilação do rock gaúcho! E também vale a pena ficar de olho na Filipe Catto, que está cada vez mais rock'n'roll! Inclusive, seu último disco interpretando o repertório da Gal Costa foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira na categoria lançamento de álbum Pop/Rock 😍
Uma correcao, foi Claudinho Pereira, o primeiro DJ de Porto Alegre, foi quem chamou o Tadeu Valerio que era o diretor artistico da RCA para ver a cena rock de Porto Alegre e foi na casa do Claudinho que eles assinaram o contrato com a gravadora, o Selo Plug foi criado para lancar o Rock Grande do Sul.
11:46 Outro baita vídeo! Uma curiosidade é que o Garagem Hermética fez parte do filme "O Homem que Copiava", com Lázaro Ramos, Leandra Leal e Pedro Cardoso.
Obrigado pelo vídeo, deu para dar uma esquecida do caos e rever alguns amigos das bandas citadas e lembrar dos pioneiros. Faltou citar um outro bar, o Porto de Elis, que também não existe mais, mas onde rolavam inúmeros shows, ultramen, defalla, tequila, entre outros. Lindos tempos.
Me segurei pra não chorar de emoção com esse vídeo. Os anos 80 e 90 foram décadas douradas pro nosso rock aqui no RS, é um tempo que não volta nunca mais, ainda mais por contas dos bares que tinham aqui por Porto Alegre. Que época foda, cara!! Muito obrigado, Ettore, por esse conteúdo, até já compartilhei essa nostalgia com meus amigos aqui.
Esqueceu de incluir nesssa lista o Krisiun, banda de death metal formada pelos irmãos Alex Camargo (voz e baixo), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria). Eles vieram de Ijuí, cidade natal do capitão do tetra Dunga.
Sou de Caxias do Sul RS..já fui em alguns shows dessas bandas mais recentes e até mesmo no show do Garotos da rua em 99..e que orgulho desses caras todos 🙏🏻👏👏👏❤️🎵🎶
Júlio, que bela homenagem! Aqui no RS, a coisa tá tão triste, tão caótica, tão difícil, que qualquer gesto de carinho e solidariedade é bem vindo. Felizmente eu e minha família estamos bem e a salvo, mas mesmo assim, o clima de angústia, os problemas de abastecimento, e a preocupação com nosso futuro assolam aqueles que não tiveram suas casas alagadas. Com tudo isso, dá uma alegria no coração ver toda essa pesquisa e essa dedicação ao resgate do nosso rock, de nossos artistas, de nossos hits. Eu inclusive não sabia que o meu querido IAPI foi berço de tantas bandas! A gente associa o rock mais ao Bom Fim, mas a minha pacata vila também é rock 'n' roll! Maravilha. Viva Liverpool! Viva Almôndegas! Viva Alemão Ronaldo, Nei Lisboa, Júlio Reny, Bebeto Alves, Replicantes, DeFalla, Nenhum de Nós, Júpiter Maçã, Charles Master, Engenheiros, e tantos, tantos, tantos outros! E viva as bandas novas e independentes também: viva Loomer, viva Siléste, viva Ex, Supervão, Motorcavera, The Completers, Sapo Boi, Zanettini, Leandro de los Santos, e mais uma infinidade de gente que ama música e arte. Obrigado, Júlio!
O Vortex que o Julio fala era muito legal.... A gente ia pra lá pra tomar uma cerveja enquanto a gente escutava o replicantes ensaiando. No bar tinha caixas de som direto do estudio que havia atrás. Depois a galera ia caminhando até a Osvaldo terminar a noite por la. Tinha o bar do João, o Lola, Lancheria do Parque , Luar Luar, Escaler e o Ocidente. O escaler promovia aos domingos a tarde shows das bandas na década de 80 e 90. Era bem comum encontrar o pessoal das bandas que ele fala pela Osvaldo a fora.... Hoje sobrou apenas o Ocidente e a Indestrutível Lancheria do parque que continua com o mesmo rango da década de 80..... Bons tempos aqueles.
Sou gaucho de porto alegre..gremista..assim como o alemao HUMBERTO.Tiste o que estamos passando..minha adolescencia roqueira no inicio dos anos 90 era perambular pela oswaldo aranha com camisa do ramones e all star falsificado no podium do coraçao era LEGIAO em primeiro lugar..Mas os ENGENHEIROS..ah era o orgulho do rock gaucho..FORÇA GAUCHADA..NAO TA MORTO QUEM PELEIA..
A banda "Pupilas Dilatadas" de Porto Alegre formada em 1984 lançou um compacto com 6 faixas pelo selo Paulista "Ataque Frontal" especializado em Hardcore Punk em 1987 chamado "Experience" e produzido pelo Carlos Miranda. Em 1988 saíram na coletânea "Ronda Alternativa" do selo "Devil Discos", também em 1988 saíram na coletânea "Contra ataque" do já citado selo "Ataque Frontal", uma grande lacuna na minha opinião foi eles não terem conseguido lançar um full album na década de 80,tive a oportunidade de vê-los ao vivo em algumas ocasiões nas gravações do programa "Boca Livre" apresentado pelo saudoso Kid Vinil que era transmitido pela TV Cultura em SP, o programa durou de 1987 a 1990.Em 1993 o Pupilas dilatadas saiu numa coletânea gaúcha chamada "Paranoia suicida", mas já era outra formação, não tinha o mesmo brilho de outrora,encerram as atividades nos anos 90 e voltaram em 2007 somente com o baixista da formação original, não sendo nem sombra do que foi um dia, o material da fase anos80 deles eu acho fantástico e junto com o Replicantes são as minhas bandas gaúchas favoritas.
Lembro que minha irmã namorava um rapaz, que foi colega de escola dela, e ele é catarinense, vizinho do RS, e ele levou para nossa casa um CD, intitulado 'Rock Grande do Sul', que continha varias bandas de rock gaúchas, inclusive a então iniciante "Engenheiros do Hawaii". Devia ser de 1985.
Que baita vídeo! Ta de parabéns! Que o Brasil inteiro reconheça a identidade unica do Rock Gaúcho tão raçudo como nosso povo nessa calamidade que vai passar..
Pix feito pelo seu canal para SOS RS, Júlio. Adorei este seu video sobre história do rock gaúcho. Sempre gostei. E vc como sempre, nos trouxe muitas coisas que até conhecemos, mas as vezes, nem associação ao rock. Casos quando vc cita klaiton e Kledir e a própria Elis (ter começado cantando rock) logo Elis, que depois de famosa ficou fazendo em SP e no RJ, campanha contra a guitarra elétrica (por tabela, contra o Rock ). Rsrs.
Eu como adolescente por 90 e poucos... Vi aqui o cenário fácil, toda semans tinha em algum lugar tocando: ou Bidê ou Balde ou Papas da Língua ou Nenhum de Nós ou Ultramen ou Tequila Baby ou Comunidade Ninjitsu ou Nei Lisboa ou Acústicos e Valvulados... ÉPOCA DE OURO
O Baixista do Liverpool (Pecos) ficou tão louco que um dia, saiu com seu violão e meses depois foi encontrado no Maranhão. Agora uma lembrança que não foi dita no vídeo, a VIDEO HITS merecia uma menção.
Obrigado oelo video Julio e obrigado pelas doces palavras dos irmaos brasileiros. A situacao é pior do q aparece na tv... Mas vamos nos reerguer com a ajuda de todos... Continuem doando... É necessario... Obrigado a todos
Júlio, acompanho seu canal já faz tempo, e agradeço por esse vídeo! Acredito que o rock gaúcho tenha muita história legal pra mais vídeos. Sucesso pro canal!!!
Abordagem excelente, agradeço o carinho neste momento difícil para nós, gaúchos. Embora a lista de bandas seja bem abrangente, compreendo que seja complicado incluir tudo que apareceu nestas décadas. Porém, lembro de algumas bandas que foram importantes na cena local, até mesmo com certo reconhecimento do mercado brasileiro, como por exemplo: - Anos 1980: Frutos da Crise, participou do Rock Garagem e polemizou com um jornalista famoso, na época; - Anos 1990/2000: Justa Causa, Cidadão Quem, Papas da Língua, Maria do Relento. Parabéns pelo trabalho, sempre bom relembrar estes tempos.
Adoro tetéus vídeos. Mas não falar do bar PORTO DE ELIS, onde Adriana Calcanhoto começou, muitos shows de rock. Cacaveletes. Tent, replicante. Existiam dois babares em Porto Alegre. Ocidente e Porto De elis. O resto era figuração. Pesquisa que vai descobrir muitas boas histórias do rock gaúcho e nacional. Vários interpretes e compositores. Nei Lisboa e Vitor Ramil faziam show lá também. E a Adriana calcanho NASCEU lá.
Estive em Porto Alegre ano passado, povo sensacional com uma cultura fora de série. Logo isso tudo vai passar e se Deus quiser voltará a ser um estado exemplar para o Brasil. Sou muito fã do Engenheiros do Havaí!
Tem um livro que não sei se esta facil encontrar, "prezado ouvinte" do radialista Mauro Borba que fala sobre a cena do rock gaucho e de momentos e movimentos do rock em Porto Alegre!
Julio, faltou mencionar a gravadora Antídoto, criação do Raul Albornoz estão diretor artístico da ACIT. A proposta da Antídoto era poder lançar bandas de rock no estado sem elas precisarem procurar gravadoras em SP ou RJ. Seus primeiros títulos foram de uma banda chamada Procurado Vulgo (consultei no Discogs) e de uma banda catarinense chamada Orquídea Negra. Aí mais tarde lançou títulos como o primeiro album solo do Nei Van Soria, Tequila Baby teve seus 3 primeiros CDs lançados lá, Júpiter Maçã, Colarinhos Caóticos, Papas da Língua, em seguida Bidê ou Balde, Aquaplay, até Nenhum de Nós gravou lá e hoje ela não está mais ativa.
Longe Demais das Capitais é o álbum de estreia da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii. O álbum foi lançado em 13 de outubro de 1986, pela gravadora RCA, através do selo RCA-Victor. "Toda Forma de Poder" foi gravado profissionalmente em outubro do mesmo ano. Aquele acabaria sendo o primeiro videoclipe brasileiro exibido na programação da MTV americana, em 30 de outubro daquele ano. "Toda Forma de Poder" fez parte da trilha sonora da telenovela global Hipertensão, exibida entre outubro de 1986 e abril do ano seguinte. Já "Segurança" foi incorporada à trilha da novela Corpo Santo, da Rede Manchete, exibida de março à outubro de 1987. Com esta boa divulgação - e com a turnê nacional Toda Forma de Tour, o disco atingiu vendagens superiores a 130 mil unidades no ano de seu lançamento, dando o primeiro disco de ouro à banda. LADO A 1.Toda Forma de Poder 2.Segurança 3.Eu Ligo pra Você 4.Nossas Vidas 5.Fé Nenhuma 6.Beijos pra Torcida LADO B 1.Todo Mundo É uma Ilha 2.Longe Demais das Capitais 3.Sweet Begonia 4.Nada a Ver 5.Crônica 6.Sopa de Letrinhas
Valeu Julio! Rock gaúcho sempre teve uma autenticidade única, e por isso tem tanto destaque. Deus abençoe o lindo estado do RS. Essa fase terrível vai passar e a alegria voltará, com certeza!
Minha juventude no interior do RS não teria sido a mesma sem o som dos Engenheiros, fora tantas depois, do Punk do Tequila Baby a Ultramen, banda ímpar na cena pela mescla sonora.
Sou do ES, e tenho uma playlist Rock Gaúcho, Vera Louca, TNT, Bidê ou balde, garoto de rua, cachorro grande, Maria Do Relento, bandaliera, Graforreia Xilarmonica, tequila baby, acústico e válvulados, izzi Louise.
Garagem Hermética, um dos lugares mais lendários de Porto Alegre. Quem foi, foi. Quem não foi, sinto muito. Eu fui!
Faltou falar da Vera Loca, uma puta banda. Na minha opinião o melhor do rock nacional vem lá do sul. Força para os irmãos do sul, vão se reerguer em breve e mais fortes ainda.
Faltou Vera Louca, Apanhador Só e Pública que foram bem fortes na cena entre 2005 e 2010
Vera loca grande Banda e os romanticos Anjos do Angar do Dom Marco!
Minha prima Ana Paola é jornalista amiga do falecido Miranda, minha prima organizava os shows dos Replicantes por anos em Porto Alegre e na minha adolescência ajudava distribuir flyer das bandas e ia de graça nos shows, A Ana também trabalhou com Engenheiros do Hawaii e ela é a mulher que aparece no início do clipe Eu que não amo você colocando o cd no drive do computador, seu Marido Julio Cascaes amigo do Falecido Flavio Basso foi baixista do Júpiter Maçã ele apareceu nesse vídeo tocando ao vivo na MTV a música As Tortas e as Cucas, o Julio Cascaes trabalhou um tempo com a Cachorro Grande e os dois estão casados e bem foram para a praia em segurança desse caos no RS eu mantenho contato direto com eles.
Devido à minha prima tive um certo privilégio na adolescência de conhecer alguns músicos e bandas, foi uma fase que curti bastante.
Wander Wildner é muito bom!
Sempre fui um fã do rock gaúcho sendo carioca e morador do Rio de Janeiro.
Desconhecia uma parte dessa história tão brilhantemente narrada pelo Júlio. Ótimo vídeo e bela homenagem aos nossos irmãos do RS. Força!
Força pro Rio Grande do Sul. Estado maravilhoso, rock. Adoro e tô triste com essa situação
TNT e Cascaveletes são lendas aqui no sul. Obrigado por citar no rock n' roll Julio
Sou do outro Rio Grande e MUITO fã do Engenheiros. Que o povo gaúcho consiga se reeguer 🙏
O rock gaúcho é um dos maiores motivos para eu ser tão orgulhoso por ser gaúcho, nascido em Santa Maria, no coração do estado. Rio Grande do Sul, amo você.
Porto Alegre nos anos 80 era chamada a Berlim da America do Sul, principalmente pelo bairro Bom Fim onde tudo de alternativo acontecia.. Faltou o Bar Opinião...local de rock e a banda Rosa Tatttooada inicio dos anos 90
Sou muito fã do rock gaúcho. Acho que vale a pena citar a carreira solo do Fughetti Luz que foi um ícone do rock. Força aos irmãos gaúchos!
Tem varios que mereciam videos exclusivos, como: Jupiter Maça (Flávio Basso), TNT, Cascavelletes, Replicantes, etc.
O rock gaúcho foi o melhor do Brasil por muito tempo, pena que por não estarem no eixo RJ e SP teve muito preconceito e foram ignorados por muita gente.
só não é mais o melhor do Brasil pq basicamente acabou, ainda tem alguma coisa, Jorge dorigatti, publica, algumas coisas, mas quase mais nada de novo
longe demais das capitais
nunca fui pro RS mas me considero gaúcho por ter pais vindos de lá pro MS. E durante minha vida toda sempre tive o rock gaúcho sendo um dos principais estilos musicais presente na minha vida. engenheiros, tnt, comunidade nin jitsu, graforreia e tequila baby. muita cultura e paixao envolvida.
Podia Fazer um Segundo vídeo. Só a rádio Ipanema já daria muita história, pq nos anos 80 eles foram os que mais ajudaram o rock crescer no Estado, principalmente graças a Mauro Borba e Nilton Fernando
Viva Rio Grande do Sul
Sou paulistano, mas minha oma morava em Canela; eu sempre passava minhas férias lá e escutei algumas dessas bandas nas rádios locais. Na minha memória infantil teve um show de grande repercussão da Nina Hagen em Tramandaí (1983?) mas não posso afirmar que tenha deixado uma marca no rock gaúcho. Outra coisa: tinha um festival importante (Atlântida, acho). Meu irmão mais velho morou lá e, provavelmente, pode falar com mais propriedade da cena local.
A melhor banda de rock gaúcha e uma das maiores do Brasil com apresentações históricas, memoráveis e inesquecíveis no rock in Rio, Hollywood rock, a cada disco lançado dos Engenheiros, a banda ganhava mais fãs e faziam mais sucesso, com todo respeito as outras bandas, mas nenhuma superou o talento e a criatividade do eterno trio GLM inigualável e incomparável, os verdadeiros Engenheiros do Hawaii!!!!!!!!!!
Eu sou paulistano e sempre curti o rock gaúcho, desde a época do acústico MTV (Bandas gaúchas) e depois fui conhecendo as bandas, cantores, enfim, me aprofundando mais.... a minha banda preferida é Ultramen, mas gosto de várias...
O radialista Júlio Furst (Fãrst) ainda tem um programa na rádio 102 FM, às 18:30 tem o "No bico da agulha" que ele toca um LP mesmo com direito ao "chiado", ele sempre conta a história de como ele conseguiu o LP que ele escolhe pra tocar todos os dias, é uma volta no tempo onde nada chegava fácil aqui em Porto Alegre. Vale a pena seguir ele no insta, ele sempre posta lá o que vai rolar no dia.
Falou de Garotos da Rua tive um trecooooooo 🤩🤩🤩🤩🤩😍😍😍😍😍😍🎸🎸🎸🎸🎶🎶🎶🎶😭😭😭😭😭❤️❤️❤️❤️ amoooo
Acho que faltou mencionar Hanngar, banda que iniciou em meados dos anos 2000 que hoje se chama Anjos do Hanngar, tem na minha opinião, as canções (letras) mais lindas que o rock gaúcho já produziu, banda esta que iniciou em Santa Clara do Sul.
Marco Vasconcellos cantava muito!
Eles estão com outro vocalista que elevou a banda a outro patamar. Não perdeu a essência original da banda mas tem muito mais carisma. O show tá um espetáculo.
Obrigado por esse carinho, Júlio! Aqui está difícil de aguentar, mas teu conteúdo ajudou muito
Faltou a banda Cidadão Quem. muito boa eu indico
Faltaram várias bandas gaúchas, e que fizeram algum sucesso em diversas épocas mesmo fora do RS como a "Impacto" e "No Rest". Mas o essencial ele falou. E realmente, parece que a Apache e uma outra banda com o finado Mutuca, foram as primeiras bandas declaradamente de Rock no RS. Para 15 minutos o vídeo está excelente, até da Taranatiriça e da Astaroth ele lembrou !
@@armandosabre4111 O Mutuca morreu ? Não sabia.
@@marcosoares9731 Infelizmente, já faz alguns anos.
Que conteúdo incrível. Sou gaúcho e não conhecia todas hahahah
Parabéns e abraço
Cresci na Osvaldo Aranha nos anos 90, Ocidente, Garagem Hermética, Festinhas da UFRGS, Shows no Araújo Viana, e lanches na Lancheria do Parque, emocionante ver vc citar bandas que floresceram nessa época e acompanhei de perto.Moro em Floripa agora e muita saudades de Poa.Tenho certeza que irão passar por esse desafio.Parabéns pelo canal e pela capacidade de passar informações, formando esse arquivo para o futuro
Que inveja, cara ! Nasci em 1980, e quando tive idade e grana para sair até Po.A. esta cena já estava chegando no fim ! Mas pelo menos peguei umas festas boas promovidas pela Ipanema FM ! Nenhum de Nós, Bandaliera, Replicantes, Ney Van Soria, Wander Wildner, No Rest, os últimos anos dos Garotos da Rua, Bebeto Alves, ... concertos destes caras ainda consegui acompanhar !
Idem, me criei ali, cachaça de Halls na oswaldo, bar do João, lancheria, ocidente, garagem hermética, Porto de Elis, oswaldo lotada de gente. Lindos momentos
Kkkkk lancheira do parque é história pura kkkk Vander locao por lá
Muito obrigado pela homenagem ao nosso estado, o Radialista Júlio Furst é radialista até hoje na 102.3fm
Bela história de uma região com grandes artistas, não só do rock! Na lista senti falta da Vera Loca, que é uma banda tri legal!😉
Que vídeo top demais Júlio, parabéns 👏👏👏👏👏👏
Júlio, eu podia jurar até assistir esse vídeo, que tu era gaúcho! Mesmo! Obrigado por esse conteúdo e por todas as vezes que se refere às bandas daqui, com tanto carinho.
O cenário por aqui é devastador e inacreditável. Ver esse teu conteúdo é um suspiro no meio de tanta coisa horrível.
Tem muita banda boa que já passou por aqui, então achava improvável todas serem listadas. Relembro algumas bandas maravilhosas surgidas no RS:
- Cidadão Quem. Inclusive Duca Leindecker foi guitarrista da Bandaliera (em uma época em que ele era tido como um dos maiores expoentes jovens da guitarra nacional)
- Rosa Tattooada
- Pata de Elefante
- Comunidade Nin-Jitsu (Mano Changes posteriormente se tornou deputado estadual)
- Reação em Cadeia
- Maria do Relento
Também algumas mais "recentes": Cartolas, Pública, Dingo Bells e Apanhador Só.
Destaco, além das rádios citadas, dois programas da TV aberta gaúcha que ajudaram a difundir muito do que o cenário alternativo produzia: o Radar, na TVE, e o saudoso Patrola, na RBS.
Morei muitos anos no IAPI e até hoje tenho amigos lá. Meu lugar preferido em Porto Alegre. Bairro cheio de história e celeiro de muitas bandas fodelásticas do rock gaúcho. Também frequentei muito o Ocidente, Garagem Hermética, Bar João, Lancheria do Parque e outros redutos do rock na capital, e festivais alternativos pelo RS. Bebi a morte do Júpiter na Cidade Baixa. Enfim, muitas histórias.
Nas em Porto Alegre em 84 e vivi o rock Gaúcho principalmente nos anos 90 e 2000. O vídeo me trouxe muitas lembranças boas!! Muito obrigado por lembrar e ajudar o nosso povo!
Ótima compilação do rock gaúcho!
E também vale a pena ficar de olho na Filipe Catto, que está cada vez mais rock'n'roll! Inclusive, seu último disco interpretando o repertório da Gal Costa foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira na categoria lançamento de álbum Pop/Rock 😍
Sou do Rio e sempre curti o Rock gaúcho. Valeu pelo vídeo e muita força ao Rio grande do Sul nesse momento tão difícil.
Quintal de Clorofila não recordo se é do RS mas vale a pena uma discussão e um vídeo de Onde Anda e como Nasceu...
Uma correcao, foi Claudinho Pereira, o primeiro DJ de Porto Alegre, foi quem chamou o Tadeu Valerio que era o diretor artistico da RCA para ver a cena rock de Porto Alegre e foi na casa do Claudinho que eles assinaram o contrato com a gravadora, o Selo Plug foi criado para lancar o Rock Grande do Sul.
Faltou cidadão quem e Vera loca! Mas baita matéria Parabéns....
11:46 Outro baita vídeo! Uma curiosidade é que o Garagem Hermética fez parte do filme "O Homem que Copiava", com Lázaro Ramos, Leandra Leal e Pedro Cardoso.
Obrigado pelo vídeo, deu para dar uma esquecida do caos e rever alguns amigos das bandas citadas e lembrar dos pioneiros. Faltou citar um outro bar, o Porto de Elis, que também não existe mais, mas onde rolavam inúmeros shows, ultramen, defalla, tequila, entre outros. Lindos tempos.
Força pra todo RS 🙏🏻
Desolado com as notícias de arrastão que estão rolando… 😢
INCRÍVEL A HISTÓRIA ROCK GAÚCHO 😮😮
Me segurei pra não chorar de emoção com esse vídeo. Os anos 80 e 90 foram décadas douradas pro nosso rock aqui no RS, é um tempo que não volta nunca mais, ainda mais por contas dos bares que tinham aqui por Porto Alegre. Que época foda, cara!!
Muito obrigado, Ettore, por esse conteúdo, até já compartilhei essa nostalgia com meus amigos aqui.
Esqueceu de incluir nesssa lista o Krisiun, banda de death metal formada pelos irmãos Alex Camargo (voz e baixo), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria). Eles vieram de Ijuí, cidade natal do capitão do tetra Dunga.
Um abraco do Rio de Janeiro pros irmãos do Rio Grande do Sul. Forca pra vocês.
Julio sou aqui de Porto Alegre...e digo: você fez a leitura perfeita do que foi e é o rock gaúcho 👏👏👏👏
Bah, perfeito… difícil falar da profundidade do rock gaúcho em tão pouco tempo.
Parabéns 🙏👏👏👏👏👏👏
Oi Júlio. Quem cunhou o termo rock gaúcho foi o Miranda. bjs
Sou de Caxias do Sul RS..já fui em alguns shows dessas bandas mais recentes e até mesmo no show do Garotos da rua em 99..e que orgulho desses caras todos 🙏🏻👏👏👏❤️🎵🎶
Júlio, que bela homenagem! Aqui no RS, a coisa tá tão triste, tão caótica, tão difícil, que qualquer gesto de carinho e solidariedade é bem vindo. Felizmente eu e minha família estamos bem e a salvo, mas mesmo assim, o clima de angústia, os problemas de abastecimento, e a preocupação com nosso futuro assolam aqueles que não tiveram suas casas alagadas.
Com tudo isso, dá uma alegria no coração ver toda essa pesquisa e essa dedicação ao resgate do nosso rock, de nossos artistas, de nossos hits. Eu inclusive não sabia que o meu querido IAPI foi berço de tantas bandas! A gente associa o rock mais ao Bom Fim, mas a minha pacata vila também é rock 'n' roll! Maravilha.
Viva Liverpool! Viva Almôndegas! Viva Alemão Ronaldo, Nei Lisboa, Júlio Reny, Bebeto Alves, Replicantes, DeFalla, Nenhum de Nós, Júpiter Maçã, Charles Master, Engenheiros, e tantos, tantos, tantos outros! E viva as bandas novas e independentes também: viva Loomer, viva Siléste, viva Ex, Supervão, Motorcavera, The Completers, Sapo Boi, Zanettini, Leandro de los Santos, e mais uma infinidade de gente que ama música e arte.
Obrigado, Júlio!
Superguidis e Pública são duas bandas Gaúchas dos anos 2000 que são muito boas, valem a pena conhecer!
:D
O Vortex que o Julio fala era muito legal.... A gente ia pra lá pra tomar uma cerveja enquanto a gente escutava o replicantes ensaiando. No bar tinha caixas de som direto do estudio que havia atrás. Depois a galera ia caminhando até a Osvaldo terminar a noite por la. Tinha o bar do João, o Lola, Lancheria do Parque , Luar Luar, Escaler e o Ocidente. O escaler promovia aos domingos a tarde shows das bandas na década de 80 e 90. Era bem comum encontrar o pessoal das bandas que ele fala pela Osvaldo a fora....
Hoje sobrou apenas o Ocidente e a Indestrutível Lancheria do parque que continua com o mesmo rango da década de 80.....
Bons tempos aqueles.
Sou gaucho de porto alegre..gremista..assim como o alemao HUMBERTO.Tiste o que estamos passando..minha adolescencia roqueira no inicio dos anos 90 era perambular pela oswaldo aranha com camisa do ramones e all star falsificado no podium do coraçao era LEGIAO em primeiro lugar..Mas os ENGENHEIROS..ah era o orgulho do rock gaucho..FORÇA GAUCHADA..NAO TA MORTO QUEM PELEIA..
Faltou a banda Cidadão Quem. muito boa eu indico 👍
Faltou falar mais do Charles Master, grande mestre do rock gaúcho, na ativa até hoje.
Acho que o Rock de Brasília tem uma identidade, e até uma etiqueta, mais forte que a do Rock gaúcho, que é maravilhoso também
amo muito o rock gaucho, meu coração esta com o povo do RS voces vao voltar ainda mais fortes
Júpiter Maçã merece um capítulo a parte 💥
A banda "Pupilas Dilatadas" de Porto Alegre formada em 1984 lançou um compacto com 6 faixas pelo selo Paulista "Ataque Frontal" especializado em Hardcore Punk em 1987 chamado "Experience" e produzido pelo Carlos Miranda. Em 1988 saíram na coletânea "Ronda Alternativa" do selo "Devil Discos", também em 1988 saíram na coletânea "Contra ataque" do já citado selo "Ataque Frontal", uma grande lacuna na minha opinião foi eles não terem conseguido lançar um full album na década de 80,tive a oportunidade de vê-los ao vivo em algumas ocasiões nas gravações do programa "Boca Livre" apresentado pelo saudoso Kid Vinil que era transmitido pela TV Cultura em SP, o programa durou de 1987 a 1990.Em 1993 o Pupilas dilatadas saiu numa coletânea gaúcha chamada "Paranoia suicida", mas já era outra formação, não tinha o mesmo brilho de outrora,encerram as atividades nos anos 90 e voltaram em 2007 somente com o baixista da formação original, não sendo nem sombra do que foi um dia, o material da fase anos80 deles eu acho fantástico e junto com o Replicantes são as minhas bandas gaúchas favoritas.
Obrigado pelo vídeo e apoio ao RS! O Bixo da Seda foi sem dúvida nenhuma a melhor banda do Rio Grande do Sul e uma das melhores do Brasil nos anos 70!
Amo almôndegas ❤ e o rock gaúcho. Sou catarinense, sempre tocava nas rádios. Muito bom ☺️
Lembro que minha irmã namorava um rapaz, que foi colega de escola dela, e ele é catarinense, vizinho do RS, e ele levou para nossa casa um CD, intitulado 'Rock Grande do Sul', que continha varias bandas de rock gaúchas, inclusive a então iniciante "Engenheiros do Hawaii". Devia ser de 1985.
Legal. Obrigado pela homenagem, Júlio! Faltou só vc comentar sobre duas bandas que são muito queridas nossas: Cidadão Quem e Papas da Língua.
Abraço do amigo capixaba aos irmãos gaúchos!🙏🙏
Que baita vídeo! Ta de parabéns! Que o Brasil inteiro reconheça a identidade unica do Rock Gaúcho tão raçudo como nosso povo nessa calamidade que vai passar..
Pix feito pelo seu canal para SOS RS, Júlio. Adorei este seu video sobre história do rock gaúcho. Sempre gostei. E vc como sempre, nos trouxe muitas coisas que até conhecemos, mas as vezes, nem associação ao rock. Casos quando vc cita klaiton e Kledir e a própria Elis (ter começado cantando rock) logo Elis, que depois de famosa ficou fazendo em SP e no RJ, campanha contra a guitarra elétrica (por tabela, contra o Rock ). Rsrs.
A melhor banda de rock gaúcho se chama Anjos do Hanngar, estão em plena atividade.
Obrigado por esse maravilhoso video, eu como gaúcho me sinto lisonjeado
Adoro artistas do Sul Armandinho Victor Klein engenheiros do Havaí Barbarella e muito mais.
Uma banda que você pulou e que fez um sucesso enorme no RS em meados dos anos 90 foi a Cidadão Quem.
Júlio Furst (pronúncia correta é Fãrst) ícone que tá na ativa até hoje ❤
Eu como adolescente por 90 e poucos... Vi aqui o cenário fácil, toda semans tinha em algum lugar tocando: ou Bidê ou Balde ou Papas da Língua ou Nenhum de Nós ou Ultramen ou Tequila Baby ou Comunidade Ninjitsu ou Nei Lisboa ou Acústicos e Valvulados... ÉPOCA DE OURO
O Baixista do Liverpool (Pecos) ficou tão louco que um dia, saiu com seu violão e meses depois foi encontrado no Maranhão. Agora uma lembrança que não foi dita no vídeo, a VIDEO HITS merecia uma menção.
O melhor do Rock Brasil é daqui RS.
Quero recomendar uma banda Gaúcha contemporânea, Picanha de Chernobyll, excelente banda pra quem gosta de um som anos 60 e 70
Descanse em paz, gênio gaúcho, Jupiter Apple.
Tive o prazer de conhecer pessoalmente na cidade baixa que esta debaixo d'água .....
Obrigado oelo video Julio e obrigado pelas doces palavras dos irmaos brasileiros.
A situacao é pior do q aparece na tv... Mas vamos nos reerguer com a ajuda de todos... Continuem doando... É necessario... Obrigado a todos
Júlio, acompanho seu canal já faz tempo, e agradeço por esse vídeo! Acredito que o rock gaúcho tenha muita história legal pra mais vídeos. Sucesso pro canal!!!
Recomendo o livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho
Anos 70 e 80.
nunca ouvi falar,mas vou procurar.
Livro escrito pelo meu amigo Maicon Leite.
Só imagino, as histórias de Astaroth, Panic, Rosa Tatooada e da Barata Oriental !
Abordagem excelente, agradeço o carinho neste momento difícil para nós, gaúchos. Embora a lista de bandas seja bem abrangente, compreendo que seja complicado incluir tudo que apareceu nestas décadas. Porém, lembro de algumas bandas que foram importantes na cena local, até mesmo com certo reconhecimento do mercado brasileiro, como por exemplo:
- Anos 1980: Frutos da Crise, participou do Rock Garagem e polemizou com um jornalista famoso, na época;
- Anos 1990/2000: Justa Causa, Cidadão Quem, Papas da Língua, Maria do Relento.
Parabéns pelo trabalho, sempre bom relembrar estes tempos.
Adoro tetéus vídeos. Mas não falar do bar PORTO DE ELIS, onde Adriana Calcanhoto começou, muitos shows de rock. Cacaveletes. Tent, replicante. Existiam dois babares em Porto Alegre. Ocidente e Porto De elis. O resto era figuração. Pesquisa que vai descobrir muitas boas histórias do rock gaúcho e nacional. Vários interpretes e compositores. Nei Lisboa e Vitor Ramil faziam show lá também. E a Adriana calcanho NASCEU lá.
O vídeo é tão bom que é com dor no ❤ que te digo que vc esqueceu a Cidadão Quem
Estive em Porto Alegre ano passado, povo sensacional com uma cultura fora de série. Logo isso tudo vai passar e se Deus quiser voltará a ser um estado exemplar para o Brasil. Sou muito fã do Engenheiros do Havaí!
Pra mim a melhor dai é engenheiros, mas isso nao importa, todas as forças pra todo mundo do RS
Julio. Sempre gostei dessa diferença dos Eng. do Hawaii.
Obrigado Júlio pelo carinho ao nosso estado!! Excelente vídeo ❤️👏🏾👏🏾👏🏾!
Parabens por este otimo resumo,show
Muito bom
Bonita homenagem ao RS, só é preciso reclamar da falta de mencionar a população negra como pertence as etnias formadoras do estado.
Minhas bandas favoritas do RS são Nenhum de Nós, Cidadão Quem, e Cachorro Grande.
Tem um livro que não sei se esta facil encontrar, "prezado ouvinte" do radialista Mauro Borba que fala sobre a cena do rock gaucho e de momentos e movimentos do rock em Porto Alegre!
Poderia ter citado o Vera Loca. Acredito ser umas das últimas bandas do Rock Gaúcho que surgiu bem.
Julio, faltou mencionar a gravadora Antídoto, criação do Raul Albornoz estão diretor artístico da ACIT. A proposta da Antídoto era poder lançar bandas de rock no estado sem elas precisarem procurar gravadoras em SP ou RJ. Seus primeiros títulos foram de uma banda chamada Procurado Vulgo (consultei no Discogs) e de uma banda catarinense chamada Orquídea Negra. Aí mais tarde lançou títulos como o primeiro album solo do Nei Van Soria, Tequila Baby teve seus 3 primeiros CDs lançados lá, Júpiter Maçã, Colarinhos Caóticos, Papas da Língua, em seguida Bidê ou Balde, Aquaplay, até Nenhum de Nós gravou lá e hoje ela não está mais ativa.
Gosto muito de algumas músicas do Cidadão Quem
Longe Demais das Capitais é o álbum de estreia da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii. O álbum foi lançado em 13 de outubro de 1986, pela gravadora RCA, através do selo RCA-Victor. "Toda Forma de Poder" foi gravado profissionalmente em outubro do mesmo ano. Aquele acabaria sendo o primeiro videoclipe brasileiro exibido na programação da MTV americana, em 30 de outubro daquele ano. "Toda Forma de Poder" fez parte da trilha sonora da telenovela global Hipertensão, exibida entre outubro de 1986 e abril do ano seguinte. Já "Segurança" foi incorporada à trilha da novela Corpo Santo, da Rede Manchete, exibida de março à outubro de 1987. Com esta boa divulgação - e com a turnê nacional Toda Forma de Tour, o disco atingiu vendagens superiores a 130 mil unidades no ano de seu lançamento, dando o primeiro disco de ouro à banda.
LADO A
1.Toda Forma de Poder 2.Segurança 3.Eu Ligo pra Você 4.Nossas Vidas 5.Fé Nenhuma 6.Beijos pra Torcida
LADO B
1.Todo Mundo É uma Ilha 2.Longe Demais das Capitais 3.Sweet Begonia 4.Nada a Ver 5.Crônica 6.Sopa de Letrinhas
Rock Gaúcho é bom demais. Eu colocaria também Comunidade Nin-Jitsu, que soube misturar rock e funk como ninguém.
Valeu Julio! Rock gaúcho sempre teve uma autenticidade única, e por isso tem tanto destaque. Deus abençoe o lindo estado do RS. Essa fase terrível vai passar e a alegria voltará, com certeza!
Amém! Dale depois disso bora reforçar nossa identidade urbana
Minha juventude no interior do RS não teria sido a mesma sem o som dos Engenheiros, fora tantas depois, do Punk do Tequila Baby a Ultramen, banda ímpar na cena pela mescla sonora.
Aí sim Julio, tchê bagual, aki se curte muito rock. Baita quebra costela👏👏👏👏.obrigado pela homenagem.
Valeu pelo apoio Julio e a gurizada toda.