Opa, obrigado, Professor, por fazer um vídeo sobre o argumento moral na perspectiva de Kant. Eu sou aquele que fez o comentário do vídeo. Fiquei grato de a minha sugestão ter contribuído para o vídeo. Abraços
Olá meu caro, adoro o canal e sou estudante de filosofia na UFCA, ultimamente participei sobre um evento sobre o Neokantismo e achei muito interessante o debate existente entre o Cassirer e o Heidengger lá em Devos, um vídeo com o debate entre essas duas linhas de pensamento seria muito interessante, um abraço e obrigado por postar tanto conteúdo de qualidade
Professor, conheci seu canal há poucos dias por estar assistindo um vídeo sobre filosofia aqui no RUclips, nos vídeos sugeridos tinha um seu e comecei a assistir. Desde então tenho assistido alguns de seus vídeos e queria dizer que vc é muito didático, fica fácil a compreensão de alguns temas que parecem ser muito complexos. Parabéns pelo canal e por seu trabalho!
Eu concordo com essa linha de pensamento, pois sem a existência de um Deus, pq fazer o bem? O quê que eu vou ganhar com isso? Então, é melhor praticar o errado até que me venha a morte, pois a morte é a única certeza que todo ser humano tem. Então, sim! A existência de um Deus é necessária, pois sem Ele não haveria o bem. As pessoas fariam aquilo que der na telha e dane-se se aquilo era ruim ou não, pois ela sabe que se ela morrer nada mais lhe acontecerá, ela simplesmente irá deixar de existir.
Caique, se o Inferno (a ausência de Deus) não existe, então toda a maldade humana não seria punida adequadamente, se for assim, então ela não teria grande resistência e seria a força predominante. Mas o mal não pode ser predominante porque para que ele exista, precisa de vida, liberdade e misericórdia que são três características que vem do bem, ou seja, o mal depende do bem para existir e por isso é inferior. Quando pecamos, só o fazemos porque Deus permite! Mas uma hora chegará a nossa morte e daí chegará o momento da temível e Santa Justiça Divina que nos cobrará! Isso é filosofia, teologia e ontologia!
@@religa-re3186, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Se eu abrir o seu cérebro, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade, instintos e tudo mais, vem da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então Ele necessariamente tem tudo a ver! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
@@viniciusmota.6064 concordo com alguns pontos, porém na sua fala que diz "Deus permite a gente pecar", acredito que há um erro pois, nós pecamos por escolha. Nós podemos negar o pecado ou cometê-lo, mas o que Deus permite é que nós passemos a consequência de nossas escolhas, sejam elas boas ou ruins.
Que coisa ridícula. A moral humana só demanda Deus enquanto fundamento de uma coletividade que busca coesão. Se a coletividade entende que m@tar crianças em sacrifício é certo, pois legitimado e desejado por Deus, logo isso é moralmente correto para essa coletividade. Deus tem uma função de *LEGITIMAÇÃO* de um comportamento social. Tirar Deus da equação não põe fim à moral, mas tira seu fundamento de legitimidade, dando lugar ao desespero: as pessoas preferem que exista um inferno a não existir nada no pós-morte. Sabendo que nada importa, a razão colapsa pq vive a base de sentidos, daí pq ateus depositam fé nas espécies de niilismo [negativo, reativo, passivo e ativo]. No fim, entendo que a metafísica foi uma criação da seleção natural. O doido que vendo a desgraça no mundo a justificou, alegrou-se e procriou deixou mais descendentes do que o racional que deprimiu e se matou. As pessoas se tornam muito menos propensas ao mal sem Deus do que com ele, pois perdem toda a própria importância e valor.
Não concordo com o argumento de Kant por várias razões. Eu mesmo não acredito em divindades e consigo muito bem estar moralmente incluído dentro da sociedade convicto de que busco praticar o "bem" sabendo que estou contribuindo para felicidade e o bem estar de outrem.
Acho importante substituir a palavra razoável a respeito de ter essa crença da necessidade moral da existência de deus, pela palavra reconfortante. Para crer nisso, como foi falado, a pessoa já parte do pressuposto que deus é fonte da moral, mas, isso só é uma verdade para os crentes. Aliás, a existência de pessoas boas e morais não crentes, deveria por fim a essa discussão, assim como a existência de pessoas imorais e tementes a deus, existirem também. Saramago deu uma resposta perfeita nesse sentido, quando perguntado como era possível homens sem deus serem bons? Ele respondeu, como podem homens com deus, serem tão maus?
O quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Como que Deus, sendo o criador da alma, não tem nada a ver com o que é feito através dela? Isso que dá ser um inepto e palpiteiro com discurso retórico.
Pois é... Essa posição do Kant me deixou até meio confusa (talvez por ignorância) porque, pelo que tinha entendido, a moral é um imperativo categórico... Sendo assim, quem age pelo bem na certeza da existência de um além vida não age com motivações ulteriores? Embora assuma para si que faz o bem pelo bem? Inconscientemente essa pessoa não liga o Bem ao Bem Supremo (que seria Deus)? Me pareceu uma motivação para além da ação em prol da própria ação... Mas talvez seja só erro de interpretação meu (o que é muito provável)...
@@mariaedut15, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Deus por Ser o criador da alma, tem autoridade sobre ela. E achar que todo fiél é interesseiro é coisa do demônio que só vê maldade nos outros!
O que Kant mais argumentou, foi que é preciso haver uma autoridade superior e soberana para fazer os homens receberem de acordo com os seus atos e intenções, um Deus é o modelo ideal para se encaixar nesse papel de autoridade perfeita, o que não é de se discordar, já que em governos com pouca vigilância e eficiência, sempre se desejará um governo que saiba indentificar um benfeitor de verdade.
professor, o senhor poderia fazer um video sobre Voltaire? Li "Candido ou o Otimismo" e tem um debate sobre Deus nessa obra literária ... sobre a existência do mal etc e achei bem legal pra ser conteúdo de um video aqui. Conheci seu canal essa semana e estou adorando
Parabéns pelo vídeo. Existe um artigo do Slavoj Zizek sobre isto que é muito interessante. Professor Filício, você já fez algum vídeo sobre o Zizek? Caso não, pretende fazer?
Primeiro ponto que temos que analisar: O deus de Kant não é antropomórfico. Crentes e teólogos que fazem isso, usam argumentos falaciosos. É falácia.Primeira falácia: Apelo à autoridade. "Ah, um grande filósofo disse que Deus é necessário."Segunda falácia: Espantalho. Distorcer a ideia de Deus de Kant.Kant nunca acreditou em Deus. Ele deixa claro isso em suas obras.E outro problema que temos aqui. Seguindo as ideias falaciosas desse povo. De qual religião esse Deus é?Por que os crentes e teólogos pegaram os "direitos autorais" de "deus" para si?O objetivo é simples: MANIPULAÇÃO.O Deus de Kant nada mais é que um exemplo de moral. Os crentes e teólogos usam argumentos filosóficos para sustentar suas crenças religiosas, muitas vezes ignorando a complexidade e a nuance das ideias originais, levando a uma apropriação indevida ou simplificação dessas ideias.A Concepção de Deus em Kant:Kant não tenta provar a existência de Deus empiricamente ou através da razão pura. Ele considera Deus um postulado necessário para a razão prática, ou seja, uma suposição necessária para a moralidade e a ordem moral do universo. Essa é uma posição filosófica específica e não uma declaração de fé ou uma prova teológica.Isso não prova a existência do Deus dos crentes.Nietzsche criticou essa moral:Ressentimento e Moralidade EscravaNietzsche considerava que a moralidade kantiana, ao igualar todas as pessoas em um plano moral, promovia uma moralidade de ressentimento, onde os fracos impõem seus valores sobre os fortes. Para ele, a moralidade deveria emergir da vontade de poder e da afirmação da vida, não de princípios universais abstratos.Por fim, o Deus de Kant não é uma pessoa preocupada com os problemas dos seres humanos.Ele é apenas um exemplo de moral fracassada.
07:55 mas pra ensinar o que é certo ou errado sem a existência de Deus, precisa primeiro eleger o que será o referêncial que assumirá o lugar de Deus para balizar o certo é o errado, se for só e unicamente a racionalidade humana, o certo e errado será algo fluido que mudará constantemente conforme o perfil desse homem em voga. Será uma certo ou errado relativo ao tempo que se tem. Em algum século aí maltratar animais e matar crianças, por uma condição social será certo, haja vista que tudo não depende de um Deus imutável mas do homem mutável e preso a sua época e sua realidade
Se não existir um ser correspondendete a nenhuma das concepções expressas pela palavra "Deus", só existe o mundo material, e cada pessoa é constituída só de elementos materiais (energia, matéria e antimatéria). Como todos os eventos no mundo material são determinados de modo absoluto pelas leis naturais, o ateísmo e o materialismo implicam em que as pessoas não têm livre-arbítrio, por mínimo que seja. Então não têm responsabilidade moral por seus atos e são incapazes de praticar atos éticos ou antiéticos, portanto não têm mérito nem culpa e justiça e injustiça são fantasias. A intuição forte de que temos responsabilidade moral, podemos praticar atos éticos e antiéticos, temos méritos e culpas e existe justiça e injustiça consitui argumento convincente para a hipótese de que as pessoas têm em si algo imaterial, que não obedece às leis naturais, e que esse algo deve ser sido criado por Deus. Esse argumento moral tem estreita relação com a "Crítica da razão prática" e a "Fundamentação da metafísica dos costumes". (Por brevidade, não cosiderei aqui a teoria do indeterminismo de Werner Heisenberg.) SUGIRO FAZER VÍDEO SOBRE O LIVRO "RETURN OF THE GOD HYPOTHESIS: THREE SCIENTIFIC DISCOVERIES THAT REVEAL THE MIND BEHIND THE UNIVERSE", DE STEPHEN C. MEYER (MESTRE E PHD EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM CAMBRIDGE). COLO ABAIXO LINK DO LIVRO. drive.google.com/file/d/1Gj2waZvttZkB8q1SuWbr6Wk0BSJ3O3Hp/view?usp=sharing
Professor, respeito a sua explicação, mas não é isso que Kant diz efetivamente sobre Deus. Primeiro que para Kant a moralidade não traz necessariamente felicidade e agir em vista de uma felicidade não é moralmente aceitável, porque resulta em heteronomia da vontade (cf. Fundamentação da metafísica dos costumes). Depois que Kant não está falando de Deus como uma divindade representada nas religiões históricas, e sim sobre uma consciência necessária para que seja possível a efetivação do Sumo Bem no mundo, uma representação da vontade santa (moralmente perfeita) que devemos buscar na razão prática. Kant direciona inúmeras críticas à religião em "A Religião nos Limites da Simples Razão" e nas "Lições de Ética", além de outros. Para Kant a religião precisa da moral (e não o contrário, como você colocou). Kant afirma que a lei moral é único fundamento da moral e que o respeito a lei moral é o único fundamento interno que conduz à autonomia da vontade. Como ele sabe que nem sempre a vontade é autônoma, ele coloca a Doutrina do Direito como fundamento externo da moral (que então deixa de ser moral e passa a ser regulação social). A ideia de que Deus é um ser/dividade punitivo não se encaixa na razão prática, até porque os postulados são imanentes e não transcendentes.
Obrigado pela sua postagem. Quando um professor de filosofia não sabe interpretar Kant, não me surpreende que haja tanta "iliteracia funcional" no Brasil...
🔥 Nada "neste mundo" supera a vontade onipotente dos deuses; no evidente e misterioso exercicio espontaneo causado por eles mesmos, terem escolhido não existirem, estão os seres humanos tomando arbitrariamente o papel dos deuses, estando assim interferindo em suas vontades. Isso é blasfêmia 🤔.
Boa noite, Professor! Como fica O Deus de Kant, na "Crítica da razão prática, considerando as religiões que utilizam o argumento: "matar em nome de Deus ". Religiões ( algumas igrejas neopentecostais), existentes em diversas comunidades de onde moro, no Rio de Janeiro, que acolhem traficantes, incentivando-os , inclusive, a praticarem diversos atos em nome de Deus? Obrigado. Grande abraço.
Kant critica sistematicamente a religião. Ele é conhecido como autor que coloca fim às religiões históricas. A explicação do professor não é realmente coerente com o que Kant diz. Deus para Kant é postulado necessário para efetivação do Sumo Bem, que é o fim último da razão prática. Em nada tem a ver com Deus das religiões históricas. Para Kant Deus é necessário enquanto consciência da totalidade, um paramogismo que é necessário para que o Sumo Bem seja possível no mundo, e não um "julgador" que faz alguém pagar. Inclusive Kant diz que Deus não é o fundamento supremo da moralidade, este que deve ser apenas a lei moral, cujo único móbil cabível é o respeito à lei moral. Agir por medo de Deus ou em nome dele não é moral para Kant.
@@luancastro2846, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Se eu abrir o seu cérebro, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade, instintos e tudo mais, vem da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então Ele necessariamente tem tudo a ver! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
A vida se inicia na concepção! #abortonão Ab0rto não é questão de saude publica não, aborto e assassinato e essas mulheres deveriam ser punidas com rigoro da lei.
É possível ensinar um filho sobre o bem e o mal sem ser preciso que Deus exista, o Problema é que o conceito de bem e mal existe justamente por causa de Deus.
A filosofia procura se fundamentar na ciência humana, e a ciência humana prova a existência de Deus, através da complexidade irredutível, visto que todas as coisas no universo, viventes e não viventes tem uma sincronia programada, que se tirar pequenas partes desfazem todo o esquema do programa sincronizado. Por exemplo, não existe possibilidade da evolução a partir de células simples, todas são complexas e programadas no DNA. Existe uma tradução do Salmo 139: 16, que diz que cada parte do corpo humano é determinada antes de cada parte ser formada.
@@andreharryfelipedacosta1827 Realmente, a ciência não prova nenhuma religião, mas ela prova a existência de um Ser Vivente, que projetou e criou todas as coisas físicas e quânticas, além dele. Por exemplo, a ciência descobriu que o DNA nosso e dos demais seres vivos e viventes tem um código programado para desenvolver toda a existência programada para cada um de tais seres. A seleção natural não poderia formar tais coisas vivas e viventes, e ainda adaptar o universo para tais existirem em sua natureza, numa evolução impossível pelas probabilidades. A ciência prova que o mundo Quântico é mais organizado ainda, do que o mundo físico, e que há pelo menos um ser vivente de natureza quântica, Projetista e Criador de todas as coisas e das suas naturezas. Na realidade há involução das coisas mal usadas, mas a evolução é cientificamente impossível. Os fenômenos religiosos contraditórios, mas milagrosos, provam que existem o Criador e criaturas quânticas honestas e desonestas, e as desonestas visam enganar os humanos com credulidades e mitos ou lendas, mas o Criador visa orientar a humanidade sobre a melhor maneira de viver, e promete ajudar os que acreditam na sua veracidade, e os que não acreditam, seguem ideias religiosas mirabolantes e enganosas, mas prejudiciais, já que a mentira só leva ao fracasso dos humanos por suas próprias credulidades.
@@andreharryfelipedacosta1827 Mesmo as religiões com lendas e mentiras, tem experiências quânticas com seres quânticos, e a ciência não pode dizer que tais experiências não aconteceram, pois nem toda manifestação de seres quânticos acontece apenas por alucinações na mente, mas a maioria delas é fato testemunhado por humanos, e fotos ou vídeos (produtos da ciência). As mudanças biológicas que ocorrem na natureza, são apenas adaptações já programadas no DNA, não evolução natural, mas involução sim, essa ocorre quando o ambiente biológico está prejudicado. Muitos cientistas acreditam em seres extraterrestres, tanto físicos como quânticos.
A pessoa estuda, estuda e estuda e ainda assim é agnóstico. Não consigo entender, sério. Como ensinar o bem ao seu filho sem falar das implicações morais? Sério mesmo que dá pra fazer isso sem Deus? Aí seu filho diz, tenho prazer em fazer o mau às pessoas aí vc diz o que ele? Não faça pq é errado? Segundo quem? Deus é necessário e por isso Ele existe.
🔥 Os onipotentes deuses ditam o bem é o mal como suas vontades e seus mistérios, se o ser humano praticar o bem ou o mal, estará portanto interferindo nas vontades e mistérios dos deuses. Desta forma praticar o bem ou o mal, são proporcionalmente atitudes erradas. Para pensar ...
Eu não acredito que sem a existência de Deus os seres humanos tenham a capacidade de ter consciência justiça, certo e errado, mau e bom. Quem impregnou na consciência humana tudo isso?
antigamente deuses e moral e codigos andavam muito a nossa sociedade hj deve se muito a isso como hj os paises ateus nordicos com rico passado cristao.
Eu não gosto desse argumento porque coloca uma ideia totalmente abstrata de bem e mal. Por exemplo: deixar uma pessoa apodreceu ao ar livre na nossa sociedade é visto como uma total barbáridade, mas, para muitos povos do Oriente Médio, isso é algo totalmente normal, existindo até mesmo lugares específicos para isso. Faz parte da cultura dos mesmos. Ou seja, para o argumento moral fazer sentido teria que existir uma ideia de bem e mal perpétua e igual para todas as sociedades. O que sabemos que não existe e nunca existirá. Kant para mim é apenas mais dos vários idealistas que tivemos na filosofia.
Você não tem consciência não? Não tem senso de empatia? Eu não acredito em deuses e mesmo assim jamais faria mal ao meu próximo porque sigo a lógica de não fazer aos outros aquilo que eu não gostaria que fizessem a mim. Não preciso de deuses pra seguir o caminho da bondade.
Um agnóstico explicando Deus através das ideias de uma racionalista impedernido. Não precisa dizer mais sobre a difilculdade da explicação metafísica mais sutil que existe.
Pesquise sobre os países como Japão, Suécia, Estônia, Noruega, entre outros onde a maioria da sua população não acredita em divindades e ainda são países de IDH altíssimos. A sociedade e o desenvolvendo humano é plenamente possível sem religiões.
@@hyperryuka, e de onde vem essas estatísticas senão de uma elite anti-católica que deseja que seja assim? No dia em que a classe científica se vendeu ao ateísmo/materialismo em nome do conhecimento, ignorando violentamente o fato de que a própria inteligência humana, que é imaterial/sobrenatural, deriva da alma e não do cérebro, foi como se tivessem dado um tiro no próprio pé com lança-foguetes.
O que não falta são países com a maioria da população ateísta ou arreligiosa, é só parar de ser ignorante e pesquisar, o google tá aí. O amigo aí de cima deu vários exemplos.
🔥 Existem dois bilhões de insetos para cada humano aqui no planeta Terra. Somos servos dos insetos, ao que estes foram abençoados pelos deuses com a nossa dominação. Essa é para pensar ... 🐞
Somente pessoas que nunca leram a Bíblia podem achar que Deus tem ética. O deus que as pessoas veneram não é o mesmo que esta em seu livro fantástico. logo não sei com Kant concluiu isso. Não quero atacar a deus de ninguém, mas não da pra aceitar que o Deus cristão seja referencia de moral ou ética.
A necessidade do ser humano de haver um deus não prova de forma alguma a existência desse deus. O que é o Céu se não um suborno e o Inferno se não uma ameaça? Se você precisa de um Deus para ser bom, significa que você não é bom, você não passa de um cãozinho adestrado.
O próprio Deus cristão permite tudo, pois segundo a tradição cristã ele nos deu livre-arbitrio e portanto todas as coisas são lícitas mas nem tudo nos convém.
O conceito de “Penso logo existo “ é lindo, pq se observarmos isso é algo lógico, mortos não pensam, logo deixam de existir fisicamente e metafisicamente tbm!
Pra racionalidade humanas nenhum deus customizado por outrora uma instituição dita a verdade absoluta pra moral de educação pra se tornar bem ou mal seja a crença em deus. Isso não é argumentos de razão e sim ilusão. Que exemplo de punição faz sentido nenhum e nem projetarmos valores rígidos e assim a humanidade só andará correta, filosofia conservadora serve a quem? A única que se beneficia dela a igreja. Provas? Quais provas se não somente o desejo do homem que quer a fé ou crença inventada seja real.
Simples e prático: a veracidade de uma doutrina teológica perfeita, sobrenatural e transcendente sobre Um Deus Infinito e Supremo não depende de nós, seres de raciocínio infinitamente inferiores. Por isso que Jesus teve que vir ao mundo e fazer o que fez. Quem discorda não entende de lógica nem de ontologia. 2)Se eu abrir o seu cérebro de gude, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade e instintos imateriais, não vem do cérebro mas sim da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então o plano sobrenatural interfere no mundo o tempo todo! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
Olha á existência de Deus é só através da fé quando você recebe um milagre na sua vida acreditando no Deus invisível espiritual. Olha pedro viu à existência de Deus quando ele andou por cima da água. Olha isso pode acontecer com você quando você precisa de Deus pra te livrar de alguma coisa.
Enrolação, não só de Kant, mas de Agostinho, Ockham, Tomás, Descartes ou qualquer outro... Acho mais razoável o Deus imanente de Spinoza, mas até esse balança... 😊🙃😊👍
: 💦À melhor definição da presença de DEUS na nossa vida é a MORTE! 🌍 À vida PARA este mundo é o diabo...! Senão não existiria essas situações terríveis que sempre vivemos aqui na terra...! Blz? 🕊 À verdadeira vida em Deus é à MORTE! Vê se têm brigas lá no cemitério? Portanto: ❤DEUS é à MORTE!🙏 À folgologia clareia essa escuridão! 🤔Lembra sempre que você Vai morrer, Queira ou não queira vamos morrer! E vamos PARA Deus que é à MORTE! Ok?
@@Diego-nh3el : Você está falando da Glória Maria? Ela fumou uma erva brava, mas morreu! Logo, vai você e depois eu! " EU ADORO Deus; Sirvo somente Deus; E ❤Amo o diabo"!❤ À folgologia clareia essa escuridão!🌤
Opa, obrigado, Professor, por fazer um vídeo sobre o argumento moral na perspectiva de Kant. Eu sou aquele que fez o comentário do vídeo. Fiquei grato de a minha sugestão ter contribuído para o vídeo. Abraços
Olá meu caro, adoro o canal e sou estudante de filosofia na UFCA, ultimamente participei sobre um evento sobre o Neokantismo e achei muito interessante o debate existente entre o Cassirer e o Heidengger lá em Devos, um vídeo com o debate entre essas duas linhas de pensamento seria muito interessante, um abraço e obrigado por postar tanto conteúdo de qualidade
Professor, conheci seu canal há poucos dias por estar assistindo um vídeo sobre filosofia aqui no RUclips, nos vídeos sugeridos tinha um seu e comecei a assistir. Desde então tenho assistido alguns de seus vídeos e queria dizer que vc é muito didático, fica fácil a compreensão de alguns temas que parecem ser muito complexos. Parabéns pelo canal e por seu trabalho!
Eu concordo com essa linha de pensamento, pois sem a existência de um Deus, pq fazer o bem? O quê que eu vou ganhar com isso? Então, é melhor praticar o errado até que me venha a morte, pois a morte é a única certeza que todo ser humano tem. Então, sim! A existência de um Deus é necessária, pois sem Ele não haveria o bem. As pessoas fariam aquilo que der na telha e dane-se se aquilo era ruim ou não, pois ela sabe que se ela morrer nada mais lhe acontecerá, ela simplesmente irá deixar de existir.
Tem outras alternativas além de Deus, por exemplo o platonismo moral, realismo moral, utilitarismo. E o mais fraco relativismo moral.
Caique, se o Inferno (a ausência de Deus) não existe, então toda a maldade humana não seria punida adequadamente, se for assim, então ela não teria grande resistência e seria a força predominante. Mas o mal não pode ser predominante porque para que ele exista, precisa de vida, liberdade e misericórdia que são três características que vem do bem, ou seja, o mal depende do bem para existir e por isso é inferior. Quando pecamos, só o fazemos porque Deus permite! Mas uma hora chegará a nossa morte e daí chegará o momento da temível e Santa Justiça Divina que nos cobrará! Isso é filosofia, teologia e ontologia!
@@religa-re3186, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro!
Se eu abrir o seu cérebro, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade, instintos e tudo mais, vem da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então Ele necessariamente tem tudo a ver! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
@@viniciusmota.6064 concordo com alguns pontos, porém na sua fala que diz "Deus permite a gente pecar", acredito que há um erro pois, nós pecamos por escolha. Nós podemos negar o pecado ou cometê-lo, mas o que Deus permite é que nós passemos a consequência de nossas escolhas, sejam elas boas ou ruins.
Que coisa ridícula.
A moral humana só demanda Deus enquanto fundamento de uma coletividade que busca coesão.
Se a coletividade entende que m@tar crianças em sacrifício é certo, pois legitimado e desejado por Deus, logo isso é moralmente correto para essa coletividade.
Deus tem uma função de *LEGITIMAÇÃO* de um comportamento social.
Tirar Deus da equação não põe fim à moral, mas tira seu fundamento de legitimidade, dando lugar ao desespero: as pessoas preferem que exista um inferno a não existir nada no pós-morte.
Sabendo que nada importa, a razão colapsa pq vive a base de sentidos, daí pq ateus depositam fé nas espécies de niilismo [negativo, reativo, passivo e ativo].
No fim, entendo que a metafísica foi uma criação da seleção natural.
O doido que vendo a desgraça no mundo a justificou, alegrou-se e procriou deixou mais descendentes do que o racional que deprimiu e se matou.
As pessoas se tornam muito menos propensas ao mal sem Deus do que com ele, pois perdem toda a própria importância e valor.
Não concordo com o argumento de Kant por várias razões.
Eu mesmo não acredito em divindades e consigo muito bem estar moralmente incluído dentro da sociedade convicto de que busco praticar o "bem" sabendo que estou contribuindo para felicidade e o bem estar de outrem.
Vídeos cada vez mais incríveis, estou maratonando o canal 1 vídeo por dia, obrigado professor!
❤️😀
Acho importante substituir a palavra razoável a respeito de ter essa crença da necessidade moral da existência de deus, pela palavra reconfortante. Para crer nisso, como foi falado, a pessoa já parte do pressuposto que deus é fonte da moral, mas, isso só é uma verdade para os crentes. Aliás, a existência de pessoas boas e morais não crentes, deveria por fim a essa discussão, assim como a existência de pessoas imorais e tementes a deus, existirem também. Saramago deu uma resposta perfeita nesse sentido, quando perguntado como era possível homens sem deus serem bons? Ele respondeu, como podem homens com deus, serem tão maus?
O homem responde por SER, kkkk
O quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Como que Deus, sendo o criador da alma, não tem nada a ver com o que é feito através dela? Isso que dá ser um inepto e palpiteiro com discurso retórico.
@@viniciusmota.6064continue assim, casto e crente, não se reproduza irmão! Deus vult templário! kkkkk
Este argumento parece mais uma prova da inexistência de Deus do que da existência, dado o fato de que as coisas não ocorrem como esperamos.
Pois é... Essa posição do Kant me deixou até meio confusa (talvez por ignorância) porque, pelo que tinha entendido, a moral é um imperativo categórico... Sendo assim, quem age pelo bem na certeza da existência de um além vida não age com motivações ulteriores? Embora assuma para si que faz o bem pelo bem? Inconscientemente essa pessoa não liga o Bem ao Bem Supremo (que seria Deus)? Me pareceu uma motivação para além da ação em prol da própria ação... Mas talvez seja só erro de interpretação meu (o que é muito provável)...
@@mariaedut15, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro! Deus por Ser o criador da alma, tem autoridade sobre ela. E achar que todo fiél é interesseiro é coisa do demônio que só vê maldade nos outros!
O que Kant mais argumentou, foi que é preciso haver uma autoridade superior e soberana para fazer os homens receberem de acordo com os seus atos e intenções, um Deus é o modelo ideal para se encaixar nesse papel de autoridade perfeita, o que não é de se discordar, já que em governos com pouca vigilância e eficiência, sempre se desejará um governo que saiba indentificar um benfeitor de verdade.
professor, o senhor poderia fazer um video sobre Voltaire? Li "Candido ou o Otimismo" e tem um debate sobre Deus nessa obra literária ... sobre a existência do mal etc e achei bem legal pra ser conteúdo de um video aqui. Conheci seu canal essa semana e estou adorando
Que trabalho incrível meu amigo! Obrigada!
Parabéns pelo vídeo. Existe um artigo do Slavoj Zizek sobre isto que é muito interessante.
Professor Filício, você já fez algum vídeo sobre o Zizek? Caso não, pretende fazer?
Saudações, professor! Nobre vídeo! Haverá nesta semana a HERMENÊUTICA, sim?
Vc podia falar sobre Autoposição e autodestruição na filosofia
Professor, por favor, gostaria muito de um vídeo falando sobre o Nietzsche e a crítica ao cristianismo, seria deveras engrandecedor!
Trás um vídeo sobre a existência de Deus com Tomás de Aquino
Primeiro ponto que temos que analisar: O deus de Kant não é antropomórfico. Crentes e teólogos que fazem isso, usam argumentos falaciosos. É falácia.Primeira falácia: Apelo à autoridade. "Ah, um grande filósofo disse que Deus é necessário."Segunda falácia: Espantalho. Distorcer a ideia de Deus de Kant.Kant nunca acreditou em Deus. Ele deixa claro isso em suas obras.E outro problema que temos aqui. Seguindo as ideias falaciosas desse povo. De qual religião esse Deus é?Por que os crentes e teólogos pegaram os "direitos autorais" de "deus" para si?O objetivo é simples: MANIPULAÇÃO.O Deus de Kant nada mais é que um exemplo de moral. Os crentes e teólogos usam argumentos filosóficos para sustentar suas crenças religiosas, muitas vezes ignorando a complexidade e a nuance das ideias originais, levando a uma apropriação indevida ou simplificação dessas ideias.A Concepção de Deus em Kant:Kant não tenta provar a existência de Deus empiricamente ou através da razão pura. Ele considera Deus um postulado necessário para a razão prática, ou seja, uma suposição necessária para a moralidade e a ordem moral do universo. Essa é uma posição filosófica específica e não uma declaração de fé ou uma prova teológica.Isso não prova a existência do Deus dos crentes.Nietzsche criticou essa moral:Ressentimento e Moralidade EscravaNietzsche considerava que a moralidade kantiana, ao igualar todas as pessoas em um plano moral, promovia uma moralidade de ressentimento, onde os fracos impõem seus valores sobre os fortes. Para ele, a moralidade deveria emergir da vontade de poder e da afirmação da vida, não de princípios universais abstratos.Por fim, o Deus de Kant não é uma pessoa preocupada com os problemas dos seres humanos.Ele é apenas um exemplo de moral fracassada.
O homem deve escolher fazer o bem pelo bem, sem recompensa, nem nesta vida, ou em outra vida, caso isso seja possível.
❤👋👋👋👋👋
07:55 mas pra ensinar o que é certo ou errado sem a existência de Deus, precisa primeiro eleger o que será o referêncial que assumirá o lugar de Deus para balizar o certo é o errado, se for só e unicamente a racionalidade humana, o certo e errado será algo fluido que mudará constantemente conforme o perfil desse homem em voga. Será uma certo ou errado relativo ao tempo que se tem. Em algum século aí maltratar animais e matar crianças, por uma condição social será certo, haja vista que tudo não depende de um Deus imutável mas do homem mutável e preso a sua época e sua realidade
eu achei que ia ter uma prova mesmo pelo título mas não tem kkkk
Se não existir um ser correspondendete a nenhuma das concepções expressas pela palavra "Deus", só existe o mundo material, e cada pessoa é constituída só de elementos materiais (energia, matéria e antimatéria). Como todos os eventos no mundo material são determinados de modo absoluto pelas leis naturais, o ateísmo e o materialismo implicam em que as pessoas não têm livre-arbítrio, por mínimo que seja. Então não têm responsabilidade moral por seus atos e são incapazes de praticar atos éticos ou antiéticos, portanto não têm mérito nem culpa e justiça e injustiça são fantasias. A intuição forte de que temos responsabilidade moral, podemos praticar atos éticos e antiéticos, temos méritos e culpas e existe justiça e injustiça consitui argumento convincente para a hipótese de que as pessoas têm em si algo imaterial, que não obedece às leis naturais, e que esse algo deve ser sido criado por Deus. Esse argumento moral tem estreita relação com a "Crítica da razão prática" e a "Fundamentação da metafísica dos costumes". (Por brevidade, não cosiderei aqui a teoria do indeterminismo de Werner Heisenberg.)
SUGIRO FAZER VÍDEO SOBRE O LIVRO "RETURN OF THE GOD HYPOTHESIS: THREE SCIENTIFIC DISCOVERIES THAT REVEAL THE MIND BEHIND THE UNIVERSE", DE STEPHEN C. MEYER (MESTRE E PHD EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM CAMBRIDGE). COLO ABAIXO LINK DO LIVRO.
drive.google.com/file/d/1Gj2waZvttZkB8q1SuWbr6Wk0BSJ3O3Hp/view?usp=sharing
Professor, respeito a sua explicação, mas não é isso que Kant diz efetivamente sobre Deus.
Primeiro que para Kant a moralidade não traz necessariamente felicidade e agir em vista de uma felicidade não é moralmente aceitável, porque resulta em heteronomia da vontade (cf. Fundamentação da metafísica dos costumes).
Depois que Kant não está falando de Deus como uma divindade representada nas religiões históricas, e sim sobre uma consciência necessária para que seja possível a efetivação do Sumo Bem no mundo, uma representação da vontade santa (moralmente perfeita) que devemos buscar na razão prática.
Kant direciona inúmeras críticas à religião em "A Religião nos Limites da Simples Razão" e nas "Lições de Ética", além de outros. Para Kant a religião precisa da moral (e não o contrário, como você colocou).
Kant afirma que a lei moral é único fundamento da moral e que o respeito a lei moral é o único fundamento interno que conduz à autonomia da vontade. Como ele sabe que nem sempre a vontade é autônoma, ele coloca a Doutrina do Direito como fundamento externo da moral (que então deixa de ser moral e passa a ser regulação social). A ideia de que Deus é um ser/dividade punitivo não se encaixa na razão prática, até porque os postulados são imanentes e não transcendentes.
Obrigado pela sua postagem.
Quando um professor de filosofia não sabe interpretar Kant, não me surpreende que haja tanta "iliteracia funcional" no Brasil...
🔥 Nada "neste mundo" supera a vontade onipotente dos deuses; no evidente e misterioso exercicio espontaneo causado por eles mesmos, terem escolhido não existirem, estão os seres humanos tomando arbitrariamente o papel dos deuses, estando assim interferindo em suas vontades. Isso é blasfêmia 🤔.
O melhor, Filicio!
Seu conteúdo é ótimo!
Você poderia me
Indicar um autor para começar a ler filosofia?! Já agradeço! Abraço da Inglaterra 🏴
Boa noite, Professor!
Como fica O Deus de Kant, na "Crítica da razão prática, considerando as religiões que utilizam o argumento: "matar em nome de Deus ". Religiões ( algumas igrejas neopentecostais), existentes em diversas comunidades de onde moro, no Rio de Janeiro, que acolhem traficantes, incentivando-os , inclusive, a praticarem diversos atos em nome de Deus?
Obrigado.
Grande abraço.
* praticarem atos ilícitos como roubar e matar em nome de Deus.
Kant critica sistematicamente a religião. Ele é conhecido como autor que coloca fim às religiões históricas. A explicação do professor não é realmente coerente com o que Kant diz. Deus para Kant é postulado necessário para efetivação do Sumo Bem, que é o fim último da razão prática. Em nada tem a ver com Deus das religiões históricas.
Para Kant Deus é necessário enquanto consciência da totalidade, um paramogismo que é necessário para que o Sumo Bem seja possível no mundo, e não um "julgador" que faz alguém pagar.
Inclusive Kant diz que Deus não é o fundamento supremo da moralidade, este que deve ser apenas a lei moral, cujo único móbil cabível é o respeito à lei moral. Agir por medo de Deus ou em nome dele não é moral para Kant.
@@luancastro2846, o quê que nós usamos para nos reproduzir? Apenas os órgãos sexuais? Não! Usamos primeiro a nossa inteligência e vontade, e ambas, que são imateriais, não derivam do cérebro mas sim da alma! Então para que a humanidade chegasse até aqui, ela necessariamente precisou de atributos sobrenaturais e isso implica no fato de que o mundo espiritual interfere no material o tempo inteiro!
Se eu abrir o seu cérebro, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade, instintos e tudo mais, vem da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então Ele necessariamente tem tudo a ver! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
@@luancastro2846 Obrigado pela sua postagem. Assim evita que eu escreva. Não estava concordando com o que o professor falou.
A vida se inicia na concepção! #abortonão
Ab0rto não é questão de saude publica não, aborto e assassinato e essas mulheres deveriam ser punidas com rigoro da lei.
É possível ensinar um filho sobre o bem e o mal sem ser preciso que Deus exista, o Problema é que o conceito de bem e mal existe justamente por causa de Deus.
A filosofia procura se fundamentar na ciência humana, e a ciência humana prova a existência de Deus, através da complexidade irredutível, visto que todas as coisas no universo, viventes e não viventes tem uma sincronia programada, que se tirar pequenas partes desfazem todo o esquema do programa sincronizado. Por exemplo, não existe possibilidade da evolução a partir de células simples, todas são complexas e programadas no DNA. Existe uma tradução do Salmo 139: 16, que diz que cada parte do corpo humano é determinada antes de cada parte ser formada.
Massa
@@andreharryfelipedacosta1827 Realmente, a ciência não prova nenhuma religião, mas ela prova a existência de um Ser Vivente, que projetou e criou todas as coisas físicas e quânticas, além dele. Por exemplo, a ciência descobriu que o DNA nosso e dos demais seres vivos e viventes tem um código programado para desenvolver toda a existência programada para cada um de tais seres. A seleção natural não poderia formar tais coisas vivas e viventes, e ainda adaptar o universo para tais existirem em sua natureza, numa evolução impossível pelas probabilidades. A ciência prova que o mundo Quântico é mais organizado ainda, do que o mundo físico, e que há pelo menos um ser vivente de natureza quântica, Projetista e Criador de todas as coisas e das suas naturezas. Na realidade há involução das coisas mal usadas, mas a evolução é cientificamente impossível. Os fenômenos religiosos contraditórios, mas milagrosos, provam que existem o Criador e criaturas quânticas honestas e desonestas, e as desonestas visam enganar os humanos com credulidades e mitos ou lendas, mas o Criador visa orientar a humanidade sobre a melhor maneira de viver, e promete ajudar os que acreditam na sua veracidade, e os que não acreditam, seguem ideias religiosas mirabolantes e enganosas, mas prejudiciais, já que a mentira só leva ao fracasso dos humanos por suas próprias credulidades.
@@andreharryfelipedacosta1827 Mesmo as religiões com lendas e mentiras, tem experiências quânticas com seres quânticos, e a ciência não pode dizer que tais experiências não aconteceram, pois nem toda manifestação de seres quânticos acontece apenas por alucinações na mente, mas a maioria delas é fato testemunhado por humanos, e fotos ou vídeos (produtos da ciência). As mudanças biológicas que ocorrem na natureza, são apenas adaptações já programadas no DNA, não evolução natural, mas involução sim, essa ocorre quando o ambiente biológico está prejudicado. Muitos cientistas acreditam em seres extraterrestres, tanto físicos como quânticos.
A pessoa estuda, estuda e estuda e ainda assim é agnóstico. Não consigo entender, sério. Como ensinar o bem ao seu filho sem falar das implicações morais? Sério mesmo que dá pra fazer isso sem Deus? Aí seu filho diz, tenho prazer em fazer o mau às pessoas aí vc diz o que ele? Não faça pq é errado? Segundo quem? Deus é necessário e por isso Ele existe.
Hoje não mais. Temos leis e o Estado que proíbe ou permite fazermos algumas coisas. Deus ficou apenas no plano moral.
🔥 Os onipotentes deuses ditam o bem é o mal como suas vontades e seus mistérios, se o ser humano praticar o bem ou o mal, estará portanto interferindo nas vontades e mistérios dos deuses. Desta forma praticar o bem ou o mal, são proporcionalmente atitudes erradas. Para pensar ...
Alguém sabe se existe artigos, livros ou qualquer outra coisa que aprofunde o assunto tratado no vídeo?
Filicio, queria saber as críticas que vc tem sobre esse argumento, já saiu o vídeo sobre o assunto?
Eu não acredito que sem a existência de Deus os seres humanos tenham a capacidade de ter consciência justiça, certo e errado, mau e bom. Quem impregnou na consciência humana tudo isso?
antigamente deuses e moral e codigos andavam muito a nossa sociedade hj deve se muito a isso como hj os paises ateus nordicos com rico passado cristao.
Eu não gosto desse argumento porque coloca uma ideia totalmente abstrata de bem e mal. Por exemplo: deixar uma pessoa apodreceu ao ar livre na nossa sociedade é visto como uma total barbáridade, mas, para muitos povos do Oriente Médio, isso é algo totalmente normal, existindo até mesmo lugares específicos para isso. Faz parte da cultura dos mesmos. Ou seja, para o argumento moral fazer sentido teria que existir uma ideia de bem e mal perpétua e igual para todas as sociedades. O que sabemos que não existe e nunca existirá. Kant para mim é apenas mais dos vários idealistas que tivemos na filosofia.
Se Deus não existe, porque ser moral ?, por que não fazer o que quiser e quando quiser ?
Você não tem consciência não? Não tem senso de empatia? Eu não acredito em deuses e mesmo assim jamais faria mal ao meu próximo porque sigo a lógica de não fazer aos outros aquilo que eu não gostaria que fizessem a mim. Não preciso de deuses pra seguir o caminho da bondade.
A moral e a ética, não possuem a sua origem na religião.
Fale da filosofia na poesia de Fernando Pessoa!
🔥 Se os deuses existissem, não permitiriam o roubo de suas vozes pelos pecadores, isso é obvio.
Um agnóstico explicando Deus através das ideias de uma racionalista impedernido. Não precisa dizer mais sobre a difilculdade da explicação metafísica mais sutil que existe.
Ética e moral sem Deus existe, mas a moral nunca será a justa (divina), tudo será relativo a sociedade/época...
Sartre tem uma resposta interessante a esse dilema, propondo uma ética baseada em um humanismo universalista. Acho que você iria se interessar...
Existe sim, mas até quando kkkk
Like n°1000. Comentário n° 101. 👍🏾
Não consigo imaginar uma sociedade onde a ideia da existência de Deus não seja majoritária. Acredito que seja um grande freio de controle social...
Pesquise sobre os países como Japão, Suécia, Estônia, Noruega, entre outros onde a maioria da sua população não acredita em divindades e ainda são países de IDH altíssimos.
A sociedade e o desenvolvendo humano é plenamente possível sem religiões.
@@hyperryuka, e de onde vem essas estatísticas senão de uma elite anti-católica que deseja que seja assim? No dia em que a classe científica se vendeu ao ateísmo/materialismo em nome do conhecimento, ignorando violentamente o fato de que a própria inteligência humana, que é imaterial/sobrenatural, deriva da alma e não do cérebro, foi como se tivessem dado um tiro no próprio pé com lança-foguetes.
O que não falta são países com a maioria da população ateísta ou arreligiosa, é só parar de ser ignorante e pesquisar, o google tá aí. O amigo aí de cima deu vários exemplos.
Achei fraca essa argumentação de Kant
Kant criticou as razões lógicas para se crer em Deus, mas toda a argumentação que você expôs é um apelo à lógica.
🔥 Existem dois bilhões de insetos para cada humano aqui no planeta Terra. Somos servos dos insetos, ao que estes foram abençoados pelos deuses com a nossa dominação. Essa é para pensar ... 🐞
top de mais
Obrigado! :D
Somente pessoas que nunca leram a Bíblia podem achar que Deus tem ética. O deus que as pessoas veneram não é o mesmo que esta em seu livro fantástico. logo não sei com Kant concluiu isso. Não quero atacar a deus de ninguém, mas não da pra aceitar que o Deus cristão seja referencia de moral ou ética.
Acredito que Kant não estava falando do Deus cristão, mas de apenas o Teismo.
Mas Kant não se refere ao Deus cristão e sim a Deus no geral, sem especificar.
A necessidade do ser humano de haver um deus não prova de forma alguma a existência desse deus. O que é o Céu se não um suborno e o Inferno se não uma ameaça? Se você precisa de um Deus para ser bom, significa que você não é bom, você não passa de um cãozinho adestrado.
Se Deus não existe, tudo é permitido?
Não, até Deus existindo ele permite muitas coisas.
@⚡CAIO JULIO CESAR 🦅 tudo? Kk
O próprio Deus cristão permite tudo, pois segundo a tradição cristã ele nos deu livre-arbitrio e portanto todas as coisas são lícitas mas nem tudo nos convém.
@@abraaocorreavieira9683 Se Deus não move um dedo por causa do livre-árbítrio, me explica porque ele fez tantas coisas que ferem o livre-arbítrio?????
Agora entendo porque há tanta iliteracia funcional no Brasil.
Um professor de filosofia que não sabe interpretar Kant...
O conceito de “Penso logo existo “ é lindo, pq se observarmos isso é algo lógico, mortos não pensam, logo deixam de existir fisicamente e metafisicamente tbm!
Deus por acaso existe?
Qual?
Depende. Existe diferentes conceitos de Deus ou deuses, é preciso ser mais específico.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
:D
Pra racionalidade humanas nenhum deus customizado por outrora uma instituição dita a verdade absoluta pra moral de educação pra se tornar bem ou mal seja a crença em deus. Isso não é argumentos de razão e sim ilusão. Que exemplo de punição faz sentido nenhum e nem projetarmos valores rígidos e assim a humanidade só andará correta, filosofia conservadora serve a quem? A única que se beneficia dela a igreja. Provas? Quais provas se não somente o desejo do homem que quer a fé ou crença inventada seja real.
Simples e prático: a veracidade de uma doutrina teológica perfeita, sobrenatural e transcendente sobre Um Deus Infinito e Supremo não depende de nós, seres de raciocínio infinitamente inferiores. Por isso que Jesus teve que vir ao mundo e fazer o que fez. Quem discorda não entende de lógica nem de ontologia.
2)Se eu abrir o seu cérebro de gude, posso encontrar neurônios, massa encefálica, córtex, mas as suas idéias, pensamentos, paixões, vícios, personalidade e instintos imateriais, não vem do cérebro mas sim da alma imaterial/sobrenatural criada por Deus. Então o plano sobrenatural interfere no mundo o tempo todo! Quando a pessoa morre, a alma se separa do corpo e é por isso que ele não consegue fazer mais nada.
@@viniciusmota.6064 falou, falou e não refutou nada do que a moça disse.
Olha á existência de Deus é só através da fé quando você recebe um milagre na sua vida acreditando no Deus invisível espiritual. Olha pedro viu à existência de Deus quando ele andou por cima da água. Olha isso pode acontecer com você quando você precisa de Deus pra te livrar de alguma coisa.
Entre 'ser necessário' e 'efetivamente existir' há um bom espaço... Argumentação muito frágil...
Lembrando que a argumentação é kantiana. Ok?
Enrolação, não só de Kant, mas de Agostinho, Ockham, Tomás, Descartes ou qualquer outro...
Acho mais razoável o Deus imanente de Spinoza, mas até esse balança...
😊🙃😊👍
Qual dos milhares de deuses? Zeus, marduke, Rá? Qual ele está falando?
Ele fala sobre o Teismo
é um deus africano que fez os humanos com bosta do rabo dele..
Blá blá blá.deus não existe.seria ótimo,mas é impossível pensar deus dentro da realidade.
Acho que tu tá no canal errado brother.
: 💦À melhor definição da presença de DEUS na nossa vida é a MORTE!
🌍
À vida PARA este mundo é o diabo...!
Senão não existiria essas situações terríveis que sempre vivemos aqui na terra...! Blz?
🕊
À verdadeira vida em Deus é à MORTE!
Vê se têm brigas lá no cemitério?
Portanto:
❤DEUS é à MORTE!🙏
À folgologia clareia essa escuridão!
🤔Lembra sempre que você Vai morrer,
Queira ou não queira vamos morrer!
E vamos PARA Deus que é à MORTE! Ok?
Sua erva tava misturada...
@@Diego-nh3el :
Você está falando da Glória Maria?
Ela fumou uma erva brava, mas morreu!
Logo, vai você e depois eu!
" EU ADORO Deus;
Sirvo somente Deus;
E
❤Amo o diabo"!❤
À folgologia clareia essa escuridão!🌤