Ótimo vídeo professor. Apenas gostaria de deixar uma palavra sobre a religião tentar provar a existência de Deus, na verdade não há preocupação (pelo menos no cristianismo) em provar isso, até porque vc já deixou bem claro que a fé sobre tal coisa já é suficiente sem precisar de provas, no entanto o que acontece é o questionamento externo a fé cristã que incita o próprio cristão a responder esse tipo de questão. Por mais que não satisfaça, sem dúvida é um assunto que perdura por um bom tempo, e talvez a melhor resposta e a mais convincente seja, "se queres saber se Deus existe, é necessário ter uma experiência pessoal com Ele".
Excelente comentário! Concordo plenamente! Como questão filosófica, o problema se mantém na tradição (ainda que particularmente eu pense que ele já tenha sido logicamente solucionado). Por[em, como questão teológica do cristianismo, não faz qualquer sentido hoje.
@@ricarte67 , quem impõe está errado meu irmão. O evangelho é um convite ao ser humano para se voltar para Deus, tendo uma transformação de vida de dentro para fora, e não uma imposição.
@@desenhosinfantilbrasil1 Não se pode chamar o professor de "cara". Falta de respeito - ele não é seu interlocutor. Só por estar no FB não te dá o direito de ser mal educado. Com quem você pensa que está falando? Ele é o dono do canal e o professor, logo deve ser chamado de senhor ou de mestre. Seja educado e não um moleque.
Excelente vídeo professor! Tenho uma sugestão para um possível próximo vídeo. Que tal um vídeo sobre o Idealismo? Suas implicações metafisicas e seus argumentos, a consciência como primitivo Ontológico, pensadores clássicos como Platão, Hegel, Kant, Barkeley, Schopenhauer etc... E pensadores modernos como Dr Bernardo Kastrup. Abraço!
Seria interessante um vídeo tratando da seguinte questão: O sentimento de amor e ou ódio é sentimento metafísico ou físico? Seria a conjugação de hormônios, por exemplo?
Allan Kardec, na questão número 1 de O Livro Dos Espíritos interroga os Anjos com as seguintes palavras: Que é Deus? E os Anjos responderam: Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas. Na questão número 4, Allan Kardec pergunta aos Anjos: Onde podemos encontrar as provas da existência de Deus? E os Anjos dizem: - Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão vos responderá. Questão 5 Allan Kardec: Que consequência podemos tirar do sentimento intuitivo, que todos os homens trazem consigo? Resposta dos Anjos: - Que Deus existe, pois de onde lhes esse sentimento, se ele não se apoiasse em nada? É uma consequência do princípio que não efeito sem causa. Questão 9 Allan Kadec: Onde se pode ver, na causa primária, uma inteligência superior a todas as outras? Resposta dos Anjos: - Tendes um proverbio que diz o seguinte: Pela obra se conhece o poi pois bem: Vede a obra e procurai o autor! É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite fora de si, e é por isso que se considera um espírito forte. Pode ser que um sopro de Deus pode abater.
Professor Não foi sem razão que me tornei um inscrito do seu canal. Muito interessante a maneira como apresenta e explica conceitos tão complexos de forma clara, objetiva e sobretudo,mantendo uma neutralidade admirável. Deixando o autor da obra falar por si mesmo,sem a pretensão de uma interpretação tendenciosa. Longe de caminhar via ceticismo, suas aulas contribuem para firmar ainda mais minha confissão religiosa. Gratidão Parabéns pelo canal Forte abraço De Resende RJ 👍👍👍
A desistência de apresentar provas ou evidências e a recorrência à fé diz muito. Se a fé é capaz de te direcionar a visões religiosas contraditórias, ela não é um mecanismo que conduz à verdade. Quando temos boa razão para a crença em algo não recorremos ao ato de fé, simplesmente apresentamos os bons argumentos. Se fé é a única razão que se tem para acreditar em algo, não se deveria acreditar nesse algo. Isso se você se importa minimamente no que é ou não verdade, é claro.
Não há argumento contra a existencia de Deus. O sujeito do video tá te engambelando e se aproveitando de que é isso que vc quer ouvir...ele não te falou defeitos das "refutações" que ele fala aqui.
Acho que mais importante do que debater sobre a existência ou não de Deus, é esclarecer sobre o "conceito" de Deus. O que, afinal, se pretende dizer com a palavra Deus? Spinoza demonstrou racionalmente a existência de Deus (toda a potência existente do universo, sugerida pela palavra onipotência). Para o filósofo um Deus impessoal, totalmente material, físico, imanente ao universo, e nada pessoal, espiritual, metafísico ou transcendente ao universo. Com efeito, ele dedicou parte expressiva de seu tempo e energia em desfazer a caricatura ou superstição em torno da ideia de Deus. Para Spinoza, o debate sobre Deus é tema superado da filosofia, restando entender os pormenores deste conceito maior, ou seja as partes que constituem Deus.
Excelente vídeo-aula. Por mais vídeos instrutivos como este! Também gostei muito do vídeo sobre as cinco dicas pra estudar Filosofia, o do Funcionalismo de Durkheim e o vídeo sobre a Metafísica. Sobre este vídeo, com todo respeito, gostaria apenas de fazer alguns comentários. A filosofia classicista de Santo Tomás de Aquino (o Realismo Moderado) possui algo de empirismo. Santo Tomás dizia que nada chega ao intelecto sem antes passar pelos sentidos. Assim, as cinco vias possui base na realidade concreta do mundo, empiricamente falando. Observa-se e apreende-se empiricamente a causalidade na natureza e se a razão formal exige uma causa última, só o faz com base na realidade concreta. Assim, há uma união entre empiria e lógica sem saltos, pois se conhece a causa pelos efeitos (princípio de analogia). Santo Tomás inclusive critica a "prova da existência de Deus" proposta por Santo Anselmo de Aosta, por esta sim impor a ordem ideal sobre a ordem real e dar saltos lógicos ou ontológicos prescindindo do dado da realidade. Quanto ao "Deus da Fé" também há o que se falar. O dado da razão não dispensa o puro exercício da fé ou da crença. O que é apreendido pelo filosofar é a existência de uma causa última e não o "Deus cristão", que é Trindade, que se encarnou no Ventre da Santíssima Virgem Maria revelando-se em Jesus Cristo etc; tais coisas pertencem unicamente ao dado da Fé e jamais se alcançam pela razão. A razão só pode demonstrar que Deus mas não . Outrossim, a razão faz o papel de preâmbulo da Fé, predispõe a ela.
Gostei muito deste vídeo, professor; sou cristão e queria deixar uma opinião minha (com base na minha religião, é lógico): Vi os três pontos que o senhor abordou, achei bastante interessante, porém, quero comentar um pouquinho acerca do último ponto decorrido pelo senhor: que a religião não precisa ser provada, porque a fé é a confiança daquilo que não se vê. O senhor está certo quando diz que a fé é confiança naquilo que não se vê, porém, a fé não pode ser irracional, mas racional; e, talvez, seja isso que torna o cristianismo diferente de todas as outras religiões: ele é baseado em fatos históricos. Então, sim, acho muito importante esse ponto.
Comentário ridículo, com todo respeito! Isso é a sua fé, você tem como me provar que foi o Deus da Bíblia que criou tudo isso? Não!!! Isso é a sua fé. Aqui nós estamos discutindo não é a fé, e sim a Ciência.
Se a ciência conseguir um dia provar a existência de Deus, automaticamente esse ser deixará de ser Deus, pois a ciência (algo terreno) só consegue provar (experiência), e quando consegue, a existência de algo terreno, algo que está dentro do campo (intelecto) humano. Sendo assim, isso nunca acontecerá. Para a ciência provar algo acima do campo humano, essa ciência deveria ser superior a limitação humana. E para ser superior a limitação humana, ela não pode ser criada e aperfeiçoada pelo homem. Não tem como aplicar a palavra "existência" a Deus uma vez que ela só cabe ao campo humano de interpretação das coisas existentes no universo através de experiência. E tudo que é existente teve um início e terá um fim. E tudo que finda não pode ser criador, mas sim, criado ou aperfeiçoado.
@Observador Tudo o que pode ser afirmado sem provas pode ser dispensado sem provas. Fé não serve como prova e muito menos com argumento. Vc é apenas um produtor de "fake news" e ainda se acha genial por essa desonestidade argumentativa.
🇧🇷 😎 🇧🇷 O Cientista FÍSICO MAX PLANCK SOBRE DEUS - Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto: Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única FORÇA, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espírito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perceptível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade. Não me envergonho em denominar este CRIADOR misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da Terra das eras passadas: DEUS
@@leandro9052 fique tranquilo. A ciência não tira a fé de ninguém. Um crente é um idiota que precisa de uma bengala psicológica pra aguentar o relho no lombo que a vida aplica o dia inteiro.
@@armandoribeiro918 Então você tá me dizendo que crer em Deus é um mero ato de Auto-ajuda? Me parece que seu argumento vem acompanhado de uma lógica relativista. Ou seja, de que as religiões foram inventadas por homens, portanto, nenhuma é verdadeira e Deus na verdade não existe. Acertei? Bom, caso eu esteja certo, isso ainda não explicaria a existência surgir da completa inexistência absoluta de qualquer coisa empírica. Sendo assim, um "crente" não me parece ser uma pessoa tão idiota quanto vc descreveu.
É possível evidenciar ou vislumbrar a Deus, sendo que a prova não seria possível, pois Deus é Espírito e não pode ser reduzido a um objeto de estudo como é na Ciência convencional. A maior "prova" da existência de Deus está na fé, podemos observar em nós mesmos se temos fé é claro e naqueles que tem fé. Desde os primórdios como vemos na Biblia e nos herois da fé até os dias de hoje, quantos morreram e viveram sua vida para Deus: Davi, Abraão, Isaías, João Batista, Apostolo Paulo, Pedro, etc. Temos ainda os reformadores que morreram defendendo a sua fé e até hoje em países que perseguem os Cristãos e martirizam aqueles que tem fé...
Vai uma palavra de sabedoria. A precisão do universo e do mundo subatômico torna evidente e lógica que haja um criador. O universo é mais complexo que qualquer coisa que tenha sido criado pelo homem. Seria possível uma simulação de computador perfeita surgir sem uma inteligência por trás? Evidentimente que não. Então como o universo surgiu? Claro que através de uma inteligência infinita. Quem tem a inteligência infinita para isso? Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor! Firmou a terra sobre os seus fundamentos [...] estabeleceste limites. Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Deus o grande programador do Universo. Ó Senhor a sua gloria é maior que os céus como são maravilhosas as obras de teus dedos. Obrigado senhor por se revelar para nós em cristo. Eu te adoro Senhor Deus.
Não existe efeito sem causa, um dos axiomas da ciência. Todo efeito inteligente, decorre de uma causa inteligente. O planeta Terra e seus movimentos provam a intervenção de alguém muito inteligente e poderoso.
Existe todo um expediente de carga horária para o sol, e também para a lua na iluminação de todo o planeta, isso fora os outros eventos em tempos divididos, e nesse caso podemos dizer que é impossível não ter alguém controlando, estamos certos? 🌤️
Uma pequena correção. Não é racional perguntar "o que havia antes do Big Bang?". Na pergunta sobre "antes de um evento", o elemento tempo é necessário, sem o qual a pergunta deixa de fazer sentido. E, no caso do Big Bang, o próprio tempo passou a existir com esse evento primeiro. Ou, se preferir, o Big Bang, sem ter uma causa anterior, é a única causa e efeito de si mesmo. O tempo não é uma variável absoluta e independente, mas indescolavelmente atrelada à matéria.
Seus vídeos são ótimos, pois sei que muita coisa na filosofia são baseadas na ciência humana correta, mas acredito que a ciência humana tem falhas ou credulidades assim como nas religiões. Uma prova da existência de Deus seria a experiência dele numa comunicação conosco, e a Bíblia descreve testemunhos de pessoas que receberam a comunicação do Deus que se identifica pelo nome pessoal, YHWH (Jeová, Javé). Ele se tornou o Deus dos hebreus e dos cristãos originais, e apresentou uma cultura baseada no conhecimento transmitido por YHWH, que afirmou saber todas as coisas e ter o poder de mantê-las existindo depois de tê-las criado. Ele mostrou aos que falou, que tem tempo, espaço, energia, corpo, pensamento racional, infinitos, e que separou em si mesmo, tempo, espaço, energia, corpos, e pensamentos, das criaturas que criou. A própria matéria é formada pela energia, e o espaço, o tempo, e o pensamento das criações são formados pelos movimentos energéticos sincronizados programados e sustentados pelo próprio Criador. Tal fé se baseia no testemunho de pessoas que escreveram a Bíblia e dos que a leram, mas ele previu que algumas partes da Bíblia seriam retiradas e outras seriam acrescentados por pessoas desonestas, porém a mensagem básica seria preservada por haverem muitas repetições nos escritos. O que mais foi retirado foi o nome dele, (YHWH), e o pior acrescentado foi o inferno, no lugar de 4 outras palavras diferentes, que nada tem a ver com o significado de inferno. Deus quer dar à humanidade o prazer eterno, mas afirma ter que extinguir as pessoas que não amam a própria vida e a dos outros, para descansarem na morte ou extinção e os demais terem a vida satisfatória e segura em paz, que ele vai preservar, ou recriar para os que morreram como éticos, apesar de defeitos pessoais.
@@homemprimata1605 CARA, vou te falar uma coisa ,tô levando uma vida tão desgraçada, q eu tô começando achar q conversei com um HOMEM INVISIVEL A VIDA TODA .
O livro de Urântia > 0:1.17 (3.4) A Divindade é inteligível, pela criatura, como verdade, beleza e bondade. Ela encontra sua correspondência na personalidade como amor, misericórdia e ministração. E ela é revelada, nos níveis impessoais, como justiça, poder e soberania.
"Provai ( experimente) e Vede que o Senhor é bom." Salmo 34:8 É um desafio pessoal a decisão de se permitir vivenciar um relacionamento com Deus. Aqueles que O buscam com sinceridade, O encontram. Parabéns pelo EXCELENTE vídeo prof. 👏👏👏👏
Minha visão: um carro tem seu criador,este criador é inteligente,capacitado, o mundo é extremamente complexo,muito mais q um carro, se um carro precisou de alguém para existir, e o mundo muito mais insano,precisaria de um criador também
Ainda não faz sentido, as coisas não são perfeita e descendem de uma evolução e a genética prova o que a sua gibiblia só teoriza e não esclarece, apenas dizendo você tem que ter fé, se deuws existisse ele não precisaria dos humanos para o provar, mas sim ele se revelaria igual a ciência, no fim é apenas mais um deuws criado para suprir os seus defeitos
Isso só ocorre porque lhe faltam conhecimentos, de como as coisas podem ser criadas sem quaisquer intervenções de quem quer que seja. Obviamente, isso tem um limite, mas porque deveríamos ser oniscientes de tudo, somos humanos e limitados. Exceto pela origem, quase tudo que ocorre nesse mundo tem uma explicação sem um arquiteto, esse processo segue evoluindo e nosso conhecimento aumentando, tanto em direção ao futuro como ao passado. .
Deus, Zeus, Fadas, Ogum, não existem até que se prove o contrário. O ônus da prova cabe a quem propõe a afirmativa. Sugestão de Livro para introdução: "O espírito do ateísmo" de André Comte-Sponville. E tb compreender a noção de "Navalha de Ockham"
Se podemos imaginar Deus (ser supremo) logo existiria espaço para ele existir, logo um ser supremo deveria existir em todas as realidades possíveis diferentemente de uma fada, que poderia existir em uma possível realidade pois nós conseguimos imaginar um ser humano pequeno e com asas, más no conceito de fada ela não poderia existir em todas realidades possíveis como de fato elas não existem na nossa! Para Deus ser supremo, ele se diverge da criatura logo o resultado desta criação é 0 pois aquilo quê é criado possui limites de espaço e tempo diferentemente de Deus, logo seria impossível descrever Deus de forma exemplar más compartilhariamos da sua essência, logo está essência seria as várias formas de tentar explica-lo (explicar o inexplicável) logo a forma mais racional de tentar explica-lo geraria uma quantidade exorbitante de testemunho, que resultaria no real conceito de razão, que também este conceito de razão usaria outras formas racionais para afirmar a mesma premissa.
@@oly2964 ok, se toda essa falácia te convence. Não é mais honesto dizer que crê por fé e nisso reside muita subjetividade tal qual adoradores de Ganesha, Shiva, Ogum, Alá, Buda, enfim...
@@oly2964 pode algo obrigatoriamente existir, só porque se é possível imaginar? Recomendo a leitura do livro Deus: um Delírio, de Richard Dawkins, ele demonstra a invalidez desse argumento.
@@oly2964 não tem a menor lógica a frase "se é possível logo existe", de novo, o fato de você imaginar uma entidade sobrenatural não implica que ela é possível de existir no universo. E mesmo que assim fosse, então seria necessário admitir que de fato a mente humana está criando deuses universo afora. É até vergonhoso ver o enorme malabarismo pseudo filosófico que este tipo de argumentacao exige para que seja usada e considerada SOMENTE no caso do Deus cristão, que coincidentemente é o que você acredita e deposita fé. Com todo respeito, se leu Dawkins, não entendeu nada. E esse Craig é desonesto intelectualmente, que usa sentimentalismo como argumentacao, acho que essa recusa de dawkins foi aquela em que ele disse, parafraseando um colega, "isso ficaria muito bom em seu currículo, mas nem tanto no meu".
Não podemos demonstrar a existência de um primeiro motor utilizando a redução ao absurdo? Por exemplo: suponha que, por hipótese, o universo tenha um começo. Logo, supondo por absurdo que não exista nenhum primeiro motor, não haverá, portanto, nenhuma causa inicial que dará início ao universo (já que supomos que ele tem um início). Assim, o universo jamais passaria a existir, o que é um absurdo pois ele existe. Logo, como algo pode existir ou não existir (são mutuamente excludentes), conclui-se que a existência do primeiro motor é a única possibilidade plausível (caso a nossa hipótese esteja correta). Se Kant rejeita esse tipo de demonstração, seria ele então um filósofo que rejeita a metafísica (sendo, portanto, um filósofo empirista)? Porque a demonstração acima pretende apontar apenas a existência de um ente metafísico (e não aquele que pode ser percebido pelos 5 sentidos).
Acho que o que ele quis dizer é que foi um salto. Não chamaria isso de refutação, mas apenas de um argumento que traz os pés de volta ao chão. Sobre seu comentário, li certa vez que o Universo não precisaria necessariamente ter tido um início, ele pode ser uma eterna sucessão de causas e efeitos. O autor ainda acrescenta que isso não é contraditório, mas apenas impossível de conceber completamente, da mesma forma como acontece com a ideia de infinito.
A existência de deuws só serve para mostrar como o ser humano não sabe explicar a sua existência, ai coloca alguém como deuws para suprir os seus defeitos em alguém supostamente perfeito, que contém mais erros que o próprio humano
O salto ontológico no argumento do primeiro motor imóvel é considerar, SEM PROVAR, que o Universo tem um começo, um início. Se isto não acontece, e não se tem uma prova de que acontece, ou seja, se o Universo é infinito no tempo, não teve um início, então o primeiro motor não existe.
@@afilosofiaexplica Aliás, os cinco argumentos do São Tomás de Aquino para a prova da existência de Deus seguem basicamente essa falácia. Creio que tem a ver com o seu caráter basicamente aristotélico.
@@alexamigodoj2558 Se Deus é, logo ele deveria ser alguma coisa! E sendo alguma coisa, logo deveria existir, ou seja, a sua primeira premissa sobre Deus nao existir não faz sentido nenhum. O único propósito desse seu argumento pífio dessa oração periódica é de suprir a sua falta de argumentos pra defender o que vc acredita!
"Se Deus não existe, o crente perde o seu tempo. Se Deus existe, o ateu perde a eternidade." Já que não podemos negar nem provar a existência dele.. O que prefere? Perder 75 anos ou a tua eternidade?
@@lorranytenorio1169 não acredito na existência de um deus, porém tenho a mente aberta o suficiente para que se algum dia exista uma prova concreta de sua existência, eu simplesmente aceitar, sem contestar. E só pelo fato da minha pessoa não acreditar nele, significa que eu não posso ter a eternidade, mesmo sendo uma pessoa racional, do bem? (Pergunta feita tendo base na existência dele, na hipótese de sua existência)
PREZADO! ... PEÇO AO AMIGO QUE RESPONDA A ESSE SIMPLES QUESTIONAMENTO: SE EU, CONSCIENTEMENTE, TENHO CERTEZA DE QUE EXISTO, ASSIM COMO CADA PESSOA, POR QUE DEUS NÃO PODERIA EXISTIR ? ... OU ... O QUE, DEFINITIVAMENTE, IMPEDIRIA A EXISTÊNCIA DE DEUS ?
@@shomergadol1471 Mais uma piada: Criador e substância criada devem necessariamente estar em espaço diferente, e um é necessariamente anterior e o outro necessariamente posterior. Portanto, onde estava Deus quando criou o universo?
A matemática pode até ser considerada a mãe de todas as ciências exatas, mas se não soubermos utilizá-la adequadamente, poderemos chegar a resultados totalmente opostos...
@@0210coelho Apareceu um sabichão... Qual é a definição que você, sabichão, pode me dar para a Matemática se ela não é uma Ciência Exata e considerada como a mãe de todas as ciências exatas...?
Sempre acreditei em Deus ,mas hoje com depressão tá difícil. Não acredito mais ,e já faz 7 anos nesse tormento, perdi tudo nessa vida. Falam nunca teve experiência com Deus, eu acho.que nunca vou ter essa presença pois não existe.
Eu tenho uma dúvida Platão Aristóteles e outros filósofos a qual se baseiam os filósofos modernos ao falar sobre Deus onde entra Jesus Cristo na filosofia?
Tendo Jesus percorrido de cidade em cidade na palestina, pregando, ensinando o evangelho do Reino de Deus e fazendo dissípulos, convidando a todos diretamente para os que estavam presentes na época, e indiretamente a todos que até hoje estão lendo Mateus 11;28 em diante dizendo: Vinde a mim, todos que estão cansados e oprimidos, e eu vos darei trabalho e descanso. Eu Francisco Lazzarotti, em oração respondi dizendo: Se o Senhor quizer eu quero: conte comigo. Na minha conversão, recebi de Jesus, dons espirituais, então se cumpriu em mim a promessa, tal como o profeta Joel tinha dito sobre o derramamento do Espirito de Deus sobre toda a carne. Entenda a palavra " religião " palavra derivada do latim = "re-ligare " = religar o homem a Deus, que foi antigamente desligado pela desobediência (pecado horiginal). A maioria das ditas religiões não tem acesso ao Deus de Abraão, de Isaque e de Francisco. Dizem que existem 5000 deuses falsos, criado por lideranças de grupos sociais. Vou orar, intercedendo em teu favor, para que Deus te abençõe. Quando Jesus te fizer o convite, dobre teus joelhos e diga assim: Oração para aceitar Jesus como Senhor e Salvador “Senhor Deus, eu venho a Ti, como pecador que sou, em nome de Jesus pedir-te perdão pelos meus pecados. Perdoe Senhor, meus pecados. Apaga minhas transgressões e escreve meu nome no livro da vida que está no céu, para quando deste mundo eu partir tenha um lugar reservado em Tua glória. Senhor Deus, eu creio em meu coração para Tua justiça, mas faço confissão com minha boca para salvação da minha alma. Recebo Jesus em meu coração como meu único e suficiente Salvador. Rejeito também todos os deuses estranhos aos quais eu servi até esse momento e a todo mal que veio sobre minha vida. Declaro agora a cobertura do sangue precioso sobre mim. Entrego minha vida e meus caminhos para que o Senhor Jesus possa conduzir-me e creio que serei vitorioso(a) em nome de Jesus. Amém!”
Minha própria inteligência já é a prova de que Deus existe, já que não fui eu ,meus genitores ou qualquer um outra pessoa que a criou.E além do mais, Deus não precisa que nós acreditemos na existência dele para ele existir. Cada um tem um motivo para acreditar ou não .
Por que simplesmente não aceitamos que o homem precisa metaforizar a sua existência? Assim sendo, creio que o homem precisa igualar as diferenças para compreender e explicar a sua realidade.
Tenho muitas perguntas mas essa se existe Deus eu não tenho. O que tenho certo é que estou aqui e tenho que aproveitar o máximo enquanto aqui estiver. O importante é sempre o agora e só se pode cancelar ver no agora.
Provar que a água está gelada provando com meus sentidos? É como comer a manga da minha camisa, a mesma palavra para dois significados totalmente diferentes. Só se prova que a água está gelada com um termômetro. E olhe lá.
Deus não pode ser explicado pela lógica humana ,pois se assim o fosse, sua existência se tornaria menor, haja vista, ela coube na explicação dos homens.
Para mim Deus é só uma representação dos homens de sua época, assim como Zeus para os gregos, uma forma de manter o homem como centro social. Os argumentos que li não convencem, eram como se de alguma forma eles se apropriassem da linha filosófica pra manter Deus vivo, perpetuar a existência da ideia antes que a filosofia a sufocasse. Que nem o sertanejo gospel. A maioria dos argumentos são, "se isso é assim e isso não pode ser assim então é Deus". Ai você fica tipo? oque? esse é o argumento? Se você trocar Deus por shrek ou até mesmo um individuo que vc criou, vai automaticamente autentificar sua existência? A maioria dos argumentos que eu li não chegam a ser sobre "Deus" mas sobre a ideia ou a defesa da ideia, e a fragilidade deles faz com que você possa inserir qualquer divindade no lugar que esteja fora do campo cristão/católico. A gente pode medir sentimentos, sim pq os experenciamos, mas medir o que sentimos diante da não existência ou até mesmo do estar com si mesmo, experiênciar sua própria versão de Deus limitado a sua própria criatividade. O que garante que a sua versão é a versão correta? que todos estes outros adoram a mesma versão? Mesma frequência e ou intensidade? Se nem um facho de experiência pode ser medido. Acho que o único ponto ruim na morte de Deus é o vazio como uma consequência negativa, demonizada. Acredito que desconvertendo a ideia ruim de vazio as pessoas poderiam encontrar o que buscam na criação dessas coisas que justificam ou mascaram o vazio. E quando eu falo de vazio não é a substituição de uma entidade por outra mas do estar com si mesmo e nada além de si. É o eu e a limitação do meu eu, o estar presente. Esta é a minha opinião, ainda tenho muito que estudar. Eu busco a substituição da ideia de Deus sem destruir a pessoa que defende a ideia, uma troca equivalente, pra tirar a pessoa do controle religioso que limita o senso critico, desengessar o pensamento contaminado pela ideia de bem e mal etc. (Desculpem os erros de português, em um momento ou outro eu corrijo)
Para mim "deus" não existe. Porém, a fé na sua existência atrapalha muitos avanços científicos! Ao meu ver, uma barreira a ser ultrapassada e deixada para a história.
gosto disso. eu tenho uma opinião e vou explicar, na qual seria tratado de perda da razão, mas vou falar; pra mim o infinito sempre existiu. quando não existia planetas visível, era só como um vazio infinito eterno, o peso do infinito pesa pra dentre de si, até o centro, determinando um ponto central no infinito, o peso de todos os lados determina o centro e volta medindo força até encontrar o centro da força feita pelo peso, ao estabilizar, cria a primeira esfera invisível. essa agora é como o ponto central por sobre o ponto central dentro, a parti dessa esfera, o peso bete e volta em toda volta medindo força, e forma milhares de esferas invisível, e quando o peso atingiu o centro geral de sua força pelo peso, ai está uma esfera por sobre todo o sistema, estelar e dai pra frente, segue o vazio eterno. esses acontecimentos foi grava na força, gerando uma consciência, que está em todas divisórias, os planeta, que dentro de cada um, um tipo de gás que pelo tempo eterno tudo é transformado; ai vem a massa o liquido e tudo mais, um pouco diferente em cada um, pelo tamanho e a pressão exercida. os antigos olha pra um planeta e deu nome por seu Deus, e outros da mesma forma, ai são deuses em cada planeta; Deus criado pelo humano. o Deus criado, nunca falou, o universo também nunca falou. deste modo, cria a palavra Deus, e ele mesmo é, porque é ele mesmo quem vai falar dele, e começa abriga pelo poder, de qual teria o poder por sobre os outros, o que conseguir, escraviza todos. é por ai, mas esqueceram da vida que faz viver o mortal, e é este no seres viventes, no homem uma consciência viva, que não se conhece, e se acha material. criaram a história de Adão por vida do homem. Adão seria o homem consciência viva que faz viver o homem e o faz respirar. Adão deu nome aos casais de animais, mas Adão não encontrou uma mulher para o homem. isto mostra que Adão não é o homem de fora, o de fora é sua veste. o homem que é a veste não da ouvido a Adão que tem a ordem, e o homem ouvi a sua mulher, Adão que é sua vida, foi rejeitado e e sua veste não pode ouvir, é como está morto mentalmente, Adão assume a sua veste; o homem, e se vê nu, agora Adão se fez homem, e vai falar como mortal. vou parar, mas talvez de pra entende. isto terá valor quando a ciência provar pra todos, e saberão. a ideia de um único Deus, começa quando começou a guerra do deuses homem que atribuíram seus procedimento ao deus que criaram em cima dos planetas e no solo, quando um observa que os planetas está no abismo, eles não chamava de universo, se tudo que era chamado deus está ali, logo o universo é o Deus que matem todos os outro preso nele, e ai mais problema, e na verdade a força em todo universo é vivo, e está em todos, ai está o real em cada ser mortal. é o invisível que se veste, onde no mar, ainda existe seres que ainda esta meio invisível, que vão adquirindo a veste a través do alimento, mas ao primeiro passo, o mar seria como um tanque de cromo, de matéria. é só a minha visão. valeu, gostei
Acho esse título na capa do vídeo muito feio! Deus existe desde a eternidade, e vem um mísero ser humano, que hoje em dia dificilmente chega aos 100 anos, e escreve "Afinal, Deus existe?". Não gostei! 😐
Pra mim, o que prova a existência de Deus é olhar tudo o que não foi criado pela inteligência humana. Uma simples semente tem a resposta. Quando eu planto, posso não saber o que vai germinar; mas ela sabe....tem o seu próprio DNA, que é o carimbo do Criador.
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Boa noite! Como assim "é meio Óbvio que a criação da Primeira vida Existente Teve alguma Intervenção Superior" ? Poderia explicar, por favor? "A Ciência por puro preconceito não costuma se aprofundar muito nesse assunto, por 2 motivos..." Cara, a ciência não é uma instituição, grupo ou pessoa. Ciência é o conhecimento obtido através do método cientifico. Se existisse alguma razão para crer em criacionismo, "a ciência" não iria negar isso apenas por orgulho ou medo kk até porque ser cientista não significa ser ateu e / ou evolucionista. Para um cristão seria uma honra compartilhar um conhecimento que fortalece sua crença. Não?
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Cara, ficou tudo muito confuso. Como que uma "matéria" estaria em todos os lugares antes do Big Bang ? A teoria diz que antes da expansão o universo seria minúsculos, não existia matéria. Bom, de qualquer forma, se Carl Sagan disse isso, não significa nada, cara! É apenas uma hipótese. Os filósofos pré-socráticos também tentavam achar uma substância primordial. Anaxágoras acreditava que tudo teria vindo do ápeiron. Isso influenciou muito a teoria atomista de Demócrito. Independente de tudo, só podemos afirmar não saber como ou se de fato houve um começo. Como isso se encaixa no que vc falou?
Talvez Deus seja totalmente diferente do que imaginamos ou como as pessoas querem acreditar,somos limitados em pensamento e pensamos na visão humana de como seria Deus,acredito que a verdade seja inimaginável, talvez nunca saberemos, Deus é infinitamente superior a nós
Um pouquinho fora da filosofia, mas a moderna física quântica, segundo o físico Lawrence Krauss por exemplo, parece demonstrar na prática , que sim é possível algo ser gerado do nada no campo quântico. Se não me engano , ele lançou um livro sobre isso...
@@miguelbueno9635 A explicação desta teoria está contida no livro e nas palestras do Sr Krauss. E são profundas. Na verdade, elas deveriam ser mais vistas pelo meio filosófico , na minha humilde opinião. Basicamente dinamita totalmente o conceito de causalidade...
@@kildarealeksen4140 nn pra mim meu amg, pra mim são os Deuses e tenha respeita né? A galera que fala do amor e respeito, tinha que saber que nn é apenas falas né e ss tbm na prática né. Que os Deuses te proteja e que nunca falte nada em sua vida.
Essa tese de que tem que haver um ser inicial que deu início a tudo, pra mim não faz sentido, porque pensa comigo, por que esse ser perfeito, que pode tudo, completamente preenchido, que não precisava de mais nada, nos criou? Ele não precisava nos criar, mas nos criou, e por que? E depois de nos criar ele poderia simplesmente colocar todos nós naquele tal paraíso, ou no inferno, mas por que esperar? E no final os de bem e as pessoas ruins vão ficar TODA A ETERNIDADE em um lugar específico pra cada, e o que Deus vai fazer depois disso? Pra que serviu tudo isso? Esse final sem sentido realmente é esclarecedor pra alguém? Pra mim só causa-me mais questionamentos.
DEUS tem caráter amigo pois nos criou a sua imagem e semelhança é nos deu vida própria não fez boneco de fantoche.leia a bíblia si quer de verdade aprender SOBRE DEUS. JESUS TI AMA
Excelente vídeo. Que tal um vídeo sobre a Filosofia Espírita, originada na França, codificada por Allan Kardec, que encontrou terreno fértil no Brasil, principalmente depois do aparecimento de Chico Xavier, que psicografou mais de 400 obras.
QUANDO ALGUÉM AFIRMA QUE NÃO CRÊ NA EXISTÊNCIA DE DEUS, NA VERDADE, IMPLICITAMENTE, PELO SIMPLES FATO DE NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS (REDUNDÂNCIA), DEMONSTRA TER CONSCIÊNCIA DO QUE DEUS REPRESENTARIA PARA SI PRÓPRIO. LOGO, CONFIRNA, A POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS, MESMO NEGANDO. MELHOR SERIA, ENTÃO, DIZER QUE É POSSÍVEL QUE DEUS EXISTA E QUE NÃO ACREDITA QUE DEUS POSSA INTERFERIR NA EXISTÊNCIA (VIDA) DE QUEM NÃO ACREDITA NELE. MAL COMPARANDO, SERIA COMO AFIRMAR, INFANTILMENTE, QUE DEUS NÃO EXISTE PORUQE ELE NUNCA SE MOSTROU OU NADA FEZ POR MIM (EM MEU BENEFÍCIO). ENTÃO, PERGUNTARIA A ESSA PESSOA, COMO CHEGARIA A SER O QUE É, SE NÃO EXISTISSE TUDO QUE EXISTE, E QUE LHE PERMITIU CHEGAR ATÉ ONDE CHEGOU. SERIA, SIMPLESMENTE, PURA EVOLUÇÃO DO HOMEM EM TODAS AS ÁREAS, POR SI SÓ ? ... UMA ... COISA ... É NÃO ACREDITAR NA EXISTÊNCIA DE DEUS, OUTRA É NÃO CRER EM DEUS.
Para quem crê em Deus os argumentos a favor ou contra são desnecessários; para quem não crê, os argumentos serão sempre insuficientes. (obs.: eu creio em Deus)
@@Martins-gg8lv você me interpretou errado, amigo. O que eu quis dizer é que o empirismo da fé dispensa elaborações argumentativas. O físico Carl Sagan dizia: "A ausência de evidência não é evidência de ausência". É nesse terreno metafísico que a fé trafega.
Essa afirmação do Carl Sagan não faz sentido pois vai contra um fato científico de que o universo não é eterno e tem um começo, esse começo é o Big Bang que ocorreu cerca de 13 bilhões de anos atrás, então não, o universo não é eterno.
Notar que São Tomás de Aquino é da idade média, e nesse período a razão devia estar para servir a fé. E a perspectiva de Aquino e Aristóteles será diferente, pois a Grécia era politelista.
@@RafaelCosta-fy7tb e essa sua resposta, prova que vc nem da sua religião conhece ...deus está na mesma situação dessas divindades ...ou seja, mitos! Simples assim.
Como é que eu sei que não pode se provar a existência de algo pela lógica? Se ele usou a lógica pra formular esse contra argumento então ele não é válido.
Tenho uma sugestao de vídeo: quais são os principais filósofos orientais? Ouvimos pouco falar deles.
up
up
@@liviasales4096up
Dica anotada! Vai rolar!
@@afilosofiaexplica O Universo e a vida na Terra constituem uma prova inequívoca de que uma mente inteligente, ou seja Deus, criou tudo.
Ótimo vídeo professor. Apenas gostaria de deixar uma palavra sobre a religião tentar provar a existência de Deus, na verdade não há preocupação (pelo menos no cristianismo) em provar isso, até porque vc já deixou bem claro que a fé sobre tal coisa já é suficiente sem precisar de provas, no entanto o que acontece é o questionamento externo a fé cristã que incita o próprio cristão a responder esse tipo de questão. Por mais que não satisfaça, sem dúvida é um assunto que perdura por um bom tempo, e talvez a melhor resposta e a mais convincente seja, "se queres saber se Deus existe, é necessário ter uma experiência pessoal com Ele".
Excelente comentário! Concordo plenamente!
Como questão filosófica, o problema se mantém na tradição (ainda que particularmente eu pense que ele já tenha sido logicamente solucionado). Por[em, como questão teológica do cristianismo, não faz qualquer sentido hoje.
🤔👏
Se é mera fé, como podem impor sua visão de mundo e colocar uma crença pura de fé como verdade?
@@ricarte67 , quem impõe está errado meu irmão. O evangelho é um convite ao ser humano para se voltar para Deus, tendo uma transformação de vida de dentro para fora, e não uma imposição.
@@desenhosinfantilbrasil1 Não se pode chamar o professor de "cara". Falta de respeito - ele não é seu interlocutor. Só por estar no FB não te dá o direito de ser mal educado. Com quem você pensa que está falando? Ele é o dono do canal e o professor, logo deve ser chamado de senhor ou de mestre. Seja educado e não um moleque.
Temos boas evidências pra dizer que não existe. E não ao contrário.
Eu gostei da forma que você apresentou esse vídeo, sem deixar qualquer vestígio de desrespeito.
Obrigado, Marshall! Essa era mesma a intenção - e que bom que consegui atingi-la! 😃
Excelente vídeo professor! Tenho uma sugestão para um possível próximo vídeo. Que tal um vídeo sobre o Idealismo? Suas implicações metafisicas e seus argumentos, a consciência como primitivo Ontológico, pensadores clássicos como Platão, Hegel, Kant, Barkeley, Schopenhauer etc... E pensadores modernos como Dr Bernardo Kastrup. Abraço!
Que vídeo agradável, satisfatório. Conheci este canal recentemente e, sinceramente, estou amando! Belo trabalho! 👏👏👏👏
Não explica a existência de Deus, explica que chegamos a uma causa inicial, mas não explica o que é Deus.
Muito bom umas das melhores aulas de filosofia que eu já vi. Parabéns.
Seria interessante um vídeo tratando da seguinte questão:
O sentimento de amor e ou ódio é sentimento metafísico ou físico? Seria a conjugação de hormônios, por exemplo?
Allan Kardec, na questão número 1 de O Livro Dos Espíritos interroga os Anjos com as seguintes palavras: Que é Deus?
E os Anjos responderam: Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas.
Na questão número 4, Allan Kardec pergunta aos Anjos: Onde podemos encontrar as provas da existência de Deus?
E os Anjos dizem: - Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão vos responderá.
Questão 5 Allan Kardec: Que consequência podemos tirar do sentimento intuitivo, que todos os homens trazem consigo?
Resposta dos Anjos: - Que Deus existe, pois de onde lhes esse sentimento, se ele não se apoiasse em nada? É uma consequência do princípio que não efeito sem causa.
Questão 9 Allan Kadec: Onde se pode ver, na causa primária, uma inteligência superior a todas as outras?
Resposta dos Anjos: - Tendes um proverbio que diz o seguinte: Pela obra se conhece o poi pois bem: Vede a obra e procurai o autor! É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite fora de si, e é por isso que se considera um espírito forte. Pode ser que um sopro de Deus pode abater.
Professor
Não foi sem razão que me tornei um inscrito do seu canal.
Muito interessante a maneira como apresenta e explica conceitos tão complexos de forma clara, objetiva e sobretudo,mantendo uma neutralidade admirável.
Deixando o autor da obra falar por si mesmo,sem a pretensão de uma interpretação tendenciosa.
Longe de caminhar via ceticismo, suas aulas contribuem para firmar ainda mais minha confissão religiosa.
Gratidão
Parabéns pelo canal
Forte abraço
De Resende RJ 👍👍👍
Professor, vc é muito didático!!! Gratidão!🙏💎
A desistência de apresentar provas ou evidências e a recorrência à fé diz muito. Se a fé é capaz de te direcionar a visões religiosas contraditórias, ela não é um mecanismo que conduz à verdade. Quando temos boa razão para a crença em algo não recorremos ao ato de fé, simplesmente apresentamos os bons argumentos. Se fé é a única razão que se tem para acreditar em algo, não se deveria acreditar nesse algo. Isso se você se importa minimamente no que é ou não verdade, é claro.
Não há argumento contra a existencia de Deus. O sujeito do video tá te engambelando e se aproveitando de que é isso que vc quer ouvir...ele não te falou defeitos das "refutações" que ele fala aqui.
Acho que mais importante do que debater sobre a existência ou não de Deus, é esclarecer sobre o "conceito" de Deus. O que, afinal, se pretende dizer com a palavra Deus? Spinoza demonstrou racionalmente a existência de Deus (toda a potência existente do universo, sugerida pela palavra onipotência). Para o filósofo um Deus impessoal, totalmente material, físico, imanente ao universo, e nada pessoal, espiritual, metafísico ou transcendente ao universo. Com efeito, ele dedicou parte expressiva de seu tempo e energia em desfazer a caricatura ou superstição em torno da ideia de Deus. Para Spinoza, o debate sobre Deus é tema superado da filosofia, restando entender os pormenores deste conceito maior, ou seja as partes que constituem Deus.
Que coisa mais fantástica este seu vídeo! Aprendi muito e preciso mesmo te agradecer.
Recomendo a leitura de _Questões Últimas_ e _Confrontações Pressuposicionais,_ de Vincent Cheung.
Excelente vídeo-aula. Por mais vídeos instrutivos como este! Também gostei muito do vídeo sobre as cinco dicas pra estudar Filosofia, o do Funcionalismo de Durkheim e o vídeo sobre a Metafísica. Sobre este vídeo, com todo respeito, gostaria apenas de fazer alguns comentários. A filosofia classicista de Santo Tomás de Aquino (o Realismo Moderado) possui algo de empirismo. Santo Tomás dizia que nada chega ao intelecto sem antes passar pelos sentidos. Assim, as cinco vias possui base na realidade concreta do mundo, empiricamente falando. Observa-se e apreende-se empiricamente a causalidade na natureza e se a razão formal exige uma causa última, só o faz com base na realidade concreta. Assim, há uma união entre empiria e lógica sem saltos, pois se conhece a causa pelos efeitos (princípio de analogia). Santo Tomás inclusive critica a "prova da existência de Deus" proposta por Santo Anselmo de Aosta, por esta sim impor a ordem ideal sobre a ordem real e dar saltos lógicos ou ontológicos prescindindo do dado da realidade. Quanto ao "Deus da Fé" também há o que se falar. O dado da razão não dispensa o puro exercício da fé ou da crença. O que é apreendido pelo filosofar é a existência de uma causa última e não o "Deus cristão", que é Trindade, que se encarnou no Ventre da Santíssima Virgem Maria revelando-se em Jesus Cristo etc; tais coisas pertencem unicamente ao dado da Fé e jamais se alcançam pela razão. A razão só pode demonstrar que Deus mas não . Outrossim, a razão faz o papel de preâmbulo da Fé, predispõe a ela.
Gostei muito deste vídeo, professor; sou cristão e queria deixar uma opinião minha (com base na minha religião, é lógico):
Vi os três pontos que o senhor abordou, achei bastante interessante, porém, quero comentar um pouquinho acerca do último ponto decorrido pelo senhor: que a religião não precisa ser provada, porque a fé é a confiança daquilo que não se vê.
O senhor está certo quando diz que a fé é confiança naquilo que não se vê, porém, a fé não pode ser irracional, mas racional; e, talvez, seja isso que torna o cristianismo diferente de todas as outras religiões: ele é baseado em fatos históricos. Então, sim, acho muito importante esse ponto.
A existência de Deus não é provável, ela é possível, muitos filósofos questionaram Kant de várias formas - o próprio Kant acreditava em Deus.
Vc é muito criterioso em seus argumentos filosóficos 👏👊
Podemos provar a existencia de Deus através da natureza ! Foi Ele quem fez tudo !
Isso não é PROVA, é apenas a sua imaginação.
Comentário ridículo, com todo respeito! Isso é a sua fé, você tem como me provar que foi o Deus da Bíblia que criou tudo isso? Não!!! Isso é a sua fé. Aqui nós estamos discutindo não é a fé, e sim a Ciência.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂 meu vai estudar e deixa de ser mane
Parabéns pelo vídeo, Filicio. Grande abraço.
Se a ciência conseguir um dia provar a existência de Deus, automaticamente esse ser deixará de ser Deus, pois a ciência (algo terreno) só consegue provar (experiência), e quando consegue, a existência de algo terreno, algo que está dentro do campo (intelecto) humano. Sendo assim, isso nunca acontecerá. Para a ciência provar algo acima do campo humano, essa ciência deveria ser superior a limitação humana. E para ser superior a limitação humana, ela não pode ser criada e aperfeiçoada pelo homem. Não tem como aplicar a palavra "existência" a Deus uma vez que ela só cabe ao campo humano de interpretação das coisas existentes no universo através de experiência. E tudo que é existente teve um início e terá um fim. E tudo que finda não pode ser criador, mas sim, criado ou aperfeiçoado.
Se Deus existe, cabe a ele mesmo provar e não os outros provar por ele, pois na verdade n estarão provando nada. No máximo mostrando hipóteses
@Observador Não tenho provas nenhum. Sempre esse papinho que n cola comigo.,
@Observador
Tudo o que pode ser afirmado sem provas pode ser dispensado sem provas.
Fé não serve como prova e muito menos com argumento. Vc é apenas um produtor de "fake news" e ainda se acha genial por essa desonestidade argumentativa.
@Observador
A única forma de me refutar é provando a existência de um Deus, qualquer um deles.
Se não provar o ignorante aqui é vc.
Sou cristão e Deus é a experiência pessoal de cada um não precisamos provar pois o justo viverá pela fé.
Eu não sou cristão e eu acredito num Deus de 4 tetas e Deus é a experiência pessoal de cada um não precisando provar pois o justo viverá pela fé.
É por essas tantas razões que sou agnóstico...
🇧🇷 😎 🇧🇷 O Cientista FÍSICO MAX PLANCK SOBRE DEUS - Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto: Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única FORÇA, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espírito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perceptível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade. Não me envergonho em denominar este CRIADOR misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da Terra das eras passadas: DEUS
Lindo 👏👏👏👏
DEUTERONÔMIO 29:29
Onde houver fé, que eu leve a dúvida .... Rsrs
Onde houver dúvida, que eu leve a Fé.. são Francisco de Pádua
@@alancardosotorres137 aonde ouver fé que eu leve FATOS cientificos.
@@homemprimata1605
De onde vc tirou que "fatos científicos" tiram a fé das pessoas? 🤔
@@leandro9052 fique tranquilo. A ciência não tira a fé de ninguém. Um crente é um idiota que precisa de uma bengala psicológica pra aguentar o relho no lombo que a vida aplica o dia inteiro.
@@armandoribeiro918
Então você tá me dizendo que crer em Deus é um mero ato de Auto-ajuda?
Me parece que seu argumento vem acompanhado de uma lógica relativista.
Ou seja, de que as religiões foram inventadas por homens, portanto, nenhuma é verdadeira e Deus na verdade não existe.
Acertei?
Bom, caso eu esteja certo, isso ainda não explicaria a existência surgir da completa inexistência absoluta de qualquer coisa empírica.
Sendo assim, um "crente" não me parece ser uma pessoa tão idiota quanto vc descreveu.
Como eu posso acreditar em um ser que eu n posso tocar? Pegar? Ver? Falar? Deus existe mesmo? Quem prova a existência de Deus?
No dia que precisar dele, vai acreditar!
Muito obrigado professor pelas exposições de seu conhecimento.
Perfeito, gratidão professor!
Me inscrevi agora é já estou amando o seu canal! Parabéns!!!
Adorei o canal e abordagem!! Assistindo um vídeo atrás do outro! rs🙌
É possível evidenciar ou vislumbrar a Deus, sendo que a prova não seria possível, pois Deus é Espírito e não pode ser reduzido a um objeto de estudo como é na Ciência convencional. A maior "prova" da existência de Deus está na fé, podemos observar em nós mesmos se temos fé é claro e naqueles que tem fé. Desde os primórdios como vemos na Biblia e nos herois da fé até os dias de hoje, quantos morreram e viveram sua vida para Deus: Davi, Abraão, Isaías, João Batista, Apostolo Paulo, Pedro, etc. Temos ainda os reformadores que morreram defendendo a sua fé e até hoje em países que perseguem os Cristãos e martirizam aqueles que tem fé...
Vai uma palavra de sabedoria. A precisão do universo e do mundo subatômico torna evidente e lógica que haja um criador. O universo é mais complexo que qualquer coisa que tenha sido criado pelo homem. Seria possível uma simulação de computador perfeita surgir sem uma inteligência por trás? Evidentimente que não. Então como o universo surgiu? Claro que através de uma inteligência infinita. Quem tem a inteligência infinita para isso? Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor! Firmou a terra sobre os seus fundamentos [...] estabeleceste limites. Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Deus o grande programador do Universo. Ó Senhor a sua gloria é maior que os céus como são maravilhosas as obras de teus dedos. Obrigado senhor por se revelar para nós em cristo. Eu te adoro Senhor Deus.
Parabéns professor!
Desejo-te tudo de bom.
És excelente.
Muitíssimo obrigado, Luísa! :D
Não existe efeito sem causa, um dos axiomas da ciência.
Todo efeito inteligente, decorre de uma causa inteligente.
O planeta Terra e seus movimentos provam a intervenção de alguém muito inteligente e poderoso.
Achei muito boa a relação de links em cada vídeo.
Existe todo um expediente de carga horária para o sol, e também para a lua na iluminação de todo o planeta, isso fora os outros eventos em tempos divididos, e nesse caso podemos dizer que é impossível não ter alguém controlando, estamos certos? 🌤️
A questão não é se Deus existe, mas se Ele é bom. Pois pra um Deus mau, o correto sería ignorá-Lo.
José Chadan, do canal Púlpito Cristão.
Uma pequena correção. Não é racional perguntar "o que havia antes do Big Bang?". Na pergunta sobre "antes de um evento", o elemento tempo é necessário, sem o qual a pergunta deixa de fazer sentido. E, no caso do Big Bang, o próprio tempo passou a existir com esse evento primeiro. Ou, se preferir, o Big Bang, sem ter uma causa anterior, é a única causa e efeito de si mesmo. O tempo não é uma variável absoluta e independente, mas indescolavelmente atrelada à matéria.
Vc entendeu o q ele quis dizer.
Seus vídeos são ótimos, pois sei que muita coisa na filosofia são baseadas na ciência humana correta, mas acredito que a ciência humana tem falhas ou credulidades assim como nas religiões.
Uma prova da existência de Deus seria a experiência dele numa comunicação conosco, e a Bíblia descreve testemunhos de pessoas que receberam a comunicação do Deus que se identifica pelo nome pessoal, YHWH (Jeová, Javé). Ele se tornou o Deus dos hebreus e dos cristãos originais, e apresentou uma cultura baseada no conhecimento transmitido por YHWH, que afirmou saber todas as coisas e ter o poder de mantê-las existindo depois de tê-las criado. Ele mostrou aos que falou, que tem tempo, espaço, energia, corpo, pensamento racional, infinitos, e que separou em si mesmo, tempo, espaço, energia, corpos, e pensamentos, das criaturas que criou. A própria matéria é formada pela energia, e o espaço, o tempo, e o pensamento das criações são formados pelos movimentos energéticos sincronizados programados e sustentados pelo próprio Criador. Tal fé se baseia no testemunho de pessoas que escreveram a Bíblia e dos que a leram, mas ele previu que algumas partes da Bíblia seriam retiradas e outras seriam acrescentados por pessoas desonestas, porém a mensagem básica seria preservada por haverem muitas repetições nos escritos. O que mais foi retirado foi o nome dele, (YHWH), e o pior acrescentado foi o inferno, no lugar de 4 outras palavras diferentes, que nada tem a ver com o significado de inferno. Deus quer dar à humanidade o prazer eterno, mas afirma ter que extinguir as pessoas que não amam a própria vida e a dos outros, para descansarem na morte ou extinção e os demais terem a vida satisfatória e segura em paz, que ele vai preservar, ou recriar para os que morreram como éticos, apesar de defeitos pessoais.
EXISTE SIM , NA IMAGINAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ .
Sim kkkkkkk
Vc não deve ter mais de 16 anos.
Exatamente isso!! Eu tenho 37 já fui crente por cinco hoje ateu tenho certeza que deuses não existem e posso provar!!
@@homemprimata1605 CARA, vou te falar uma coisa ,tô levando uma vida tão desgraçada, q eu tô começando achar q conversei com um HOMEM INVISIVEL A VIDA TODA .
O livro de Urântia > 0:1.17 (3.4) A Divindade é inteligível, pela criatura, como verdade, beleza e bondade. Ela encontra sua correspondência na personalidade como amor, misericórdia e ministração. E ela é revelada, nos níveis impessoais, como justiça, poder e soberania.
"Provai ( experimente) e Vede que o Senhor é bom." Salmo 34:8
É um desafio pessoal a decisão de se permitir vivenciar um relacionamento com Deus.
Aqueles que O buscam com sinceridade, O encontram.
Parabéns pelo EXCELENTE vídeo prof. 👏👏👏👏
Diga isso para uma criança com microcefalia.
Provar a existência de DEUS Sem o definir antecipadamente Seria provar algo não identificado, o mesmo que nulidade.
Minha visão: um carro tem seu criador,este criador é inteligente,capacitado, o mundo é extremamente complexo,muito mais q um carro, se um carro precisou de alguém para existir, e o mundo muito mais insano,precisaria de um criador também
Sua visão é até boa, mais não é suficiente pra mim
Ainda não faz sentido, as coisas não são perfeita e descendem de uma evolução e a genética prova o que a sua gibiblia só teoriza e não esclarece, apenas dizendo você tem que ter fé, se deuws existisse ele não precisaria dos humanos para o provar, mas sim ele se revelaria igual a ciência, no fim é apenas mais um deuws criado para suprir os seus defeitos
Isso só ocorre porque lhe faltam conhecimentos, de como as coisas podem ser criadas sem quaisquer intervenções de quem quer que seja. Obviamente, isso tem um limite, mas porque deveríamos ser oniscientes de tudo, somos humanos e limitados. Exceto pela origem, quase tudo que ocorre nesse mundo tem uma explicação sem um arquiteto, esse processo segue evoluindo e nosso conhecimento aumentando, tanto em direção ao futuro como ao passado. .
Faltou você explicar de onde apareceu esse mecânico inteligente...
E um criador muito mais ainda .... Precisa de outro criador, que precisa de outro criador, que precisa de outro criador......etc
Cabe a quem afirma que Deus existe o ônus da prova dessa existência...
@@PedroSantos-gz3bz Engano seu!
Cabe o ônus da prova a quem afirma a existência de algo...
Muito interessante gostei do vídeo
Deus, Zeus, Fadas, Ogum, não existem até que se prove o contrário. O ônus da prova cabe a quem propõe a afirmativa. Sugestão de Livro para introdução: "O espírito do ateísmo" de André Comte-Sponville.
E tb compreender a noção de "Navalha de Ockham"
Se podemos imaginar Deus (ser supremo) logo existiria espaço para ele existir, logo um ser supremo deveria existir em todas as realidades possíveis diferentemente de uma fada, que poderia existir em uma possível realidade pois nós conseguimos imaginar um ser humano pequeno e com asas, más no conceito de fada ela não poderia existir em todas realidades possíveis como de fato elas não existem na nossa!
Para Deus ser supremo, ele se diverge da criatura logo o resultado desta criação é 0 pois aquilo quê é criado possui limites de espaço e tempo diferentemente de Deus, logo seria impossível descrever Deus de forma exemplar más compartilhariamos da sua essência, logo está essência seria as várias formas de tentar explica-lo (explicar o inexplicável) logo a forma mais racional de tentar explica-lo geraria uma quantidade exorbitante de testemunho, que resultaria no real conceito de razão, que também este conceito de razão usaria outras formas racionais para afirmar a mesma premissa.
@@oly2964 ok, se toda essa falácia te convence. Não é mais honesto dizer que crê por fé e nisso reside muita subjetividade tal qual adoradores de Ganesha, Shiva, Ogum, Alá, Buda, enfim...
@@oly2964 tanto faz, ambas trindades não existem. Fabulações, nem chega a ser antinomias da razão! rsrsrs
@@oly2964 pode algo obrigatoriamente existir, só porque se é possível imaginar?
Recomendo a leitura do livro Deus: um Delírio, de Richard Dawkins, ele demonstra a invalidez desse argumento.
@@oly2964 não tem a menor lógica a frase "se é possível logo existe", de novo, o fato de você imaginar uma entidade sobrenatural não implica que ela é possível de existir no universo. E mesmo que assim fosse, então seria necessário admitir que de fato a mente humana está criando deuses universo afora. É até vergonhoso ver o enorme malabarismo pseudo filosófico que este tipo de argumentacao exige para que seja usada e considerada SOMENTE no caso do Deus cristão, que coincidentemente é o que você acredita e deposita fé.
Com todo respeito, se leu Dawkins, não entendeu nada. E esse Craig é desonesto intelectualmente, que usa sentimentalismo como argumentacao, acho que essa recusa de dawkins foi aquela em que ele disse, parafraseando um colega, "isso ficaria muito bom em seu currículo, mas nem tanto no meu".
é pq isso acaba sendo um paradoxo pq se algo existe eu n preciso necessariamente acreditar
Não podemos demonstrar a existência de um primeiro motor utilizando a redução ao absurdo? Por exemplo: suponha que, por hipótese, o universo tenha um começo. Logo, supondo por absurdo que não exista nenhum primeiro motor, não haverá, portanto, nenhuma causa inicial que dará início ao universo (já que supomos que ele tem um início). Assim, o universo jamais passaria a existir, o que é um absurdo pois ele existe. Logo, como algo pode existir ou não existir (são mutuamente excludentes), conclui-se que a existência do primeiro motor é a única possibilidade plausível (caso a nossa hipótese esteja correta).
Se Kant rejeita esse tipo de demonstração, seria ele então um filósofo que rejeita a metafísica (sendo, portanto, um filósofo empirista)? Porque a demonstração acima pretende apontar apenas a existência de um ente metafísico (e não aquele que pode ser percebido pelos 5 sentidos).
Acho que o que ele quis dizer é que foi um salto. Não chamaria isso de refutação, mas apenas de um argumento que traz os pés de volta ao chão.
Sobre seu comentário, li certa vez que o Universo não precisaria necessariamente ter tido um início, ele pode ser uma eterna sucessão de causas e efeitos. O autor ainda acrescenta que isso não é contraditório, mas apenas impossível de conceber completamente, da mesma forma como acontece com a ideia de infinito.
A final de conta, existe ou não?
A existência de deuws só serve para mostrar como o ser humano não sabe explicar a sua existência, ai coloca alguém como deuws para suprir os seus defeitos em alguém supostamente perfeito, que contém mais erros que o próprio humano
O salto ontológico no argumento do primeiro motor imóvel é considerar, SEM PROVAR, que o Universo tem um começo, um início. Se isto não acontece, e não se tem uma prova de que acontece, ou seja, se o Universo é infinito no tempo, não teve um início, então o primeiro motor não existe.
Exato e na mosca!
@@afilosofiaexplica Aliás, os cinco argumentos do São Tomás de Aquino para a prova da existência de Deus seguem basicamente essa falácia. Creio que tem a ver com o seu caráter basicamente aristotélico.
Deus não existe, Deus é!!
@@alexamigodoj2558
Unicórnios não existem, unicórnios é!
@@alexamigodoj2558
Se Deus é, logo ele deveria ser alguma coisa! E sendo alguma coisa, logo deveria existir, ou seja, a sua primeira premissa sobre Deus nao existir não faz sentido nenhum. O único propósito desse seu argumento pífio dessa oração periódica é de suprir a sua falta de argumentos pra defender o que vc acredita!
Boa! Muito bom Professor
Bem lúcidos seus argumentos
"Do crente ao ateu , niguem explica Deus"
Para o ateu não há o que explicar. Como explicar um ser que não existe? Para um ateu a ideia de um ser criador de tudo não faz sentido,
.
@@carlosreneataulo5516 recomendo a leitura do livro: não tenho fé suficiente pra ser ateu de Frank Turek
"Se Deus não existe, o crente perde o seu tempo. Se Deus existe, o ateu perde a eternidade."
Já que não podemos negar nem provar a existência dele.. O que prefere? Perder 75 anos ou a tua eternidade?
@@lorranytenorio1169 não acredito na existência de um deus, porém tenho a mente aberta o suficiente para que se algum dia exista uma prova concreta de sua existência, eu simplesmente aceitar, sem contestar. E só pelo fato da minha pessoa não acreditar nele, significa que eu não posso ter a eternidade, mesmo sendo uma pessoa racional, do bem? (Pergunta feita tendo base na existência dele, na hipótese de sua existência)
@@carlosreneataulo5516 Big Bang faz menos sentido.
PREZADO! ... PEÇO AO AMIGO QUE RESPONDA A ESSE SIMPLES QUESTIONAMENTO: SE EU, CONSCIENTEMENTE, TENHO CERTEZA DE QUE EXISTO, ASSIM COMO CADA PESSOA, POR QUE DEUS NÃO PODERIA EXISTIR ? ... OU ... O QUE, DEFINITIVAMENTE, IMPEDIRIA A EXISTÊNCIA DE DEUS ?
Se tudo movimenta, por que o primeiro motor deveria ser imóvel?
Querer provar a existência de Deus com um simples motor é uma piada de mau gosto...
@@shomergadol1471 Mais uma piada: Criador e substância criada devem necessariamente estar em espaço diferente, e um é necessariamente anterior e o outro necessariamente posterior. Portanto, onde estava Deus quando criou o universo?
Belo , assim como na engenharia dizemos q matemática é ciência exata pq temos números primos e na religião a numero primo é fé, gostei muito
A matemática pode até ser considerada a mãe de todas as ciências exatas, mas se não soubermos utilizá-la adequadamente, poderemos chegar a resultados totalmente opostos...
@@shomergadol1471 Matemática não é uma Ciência.
@@0210coelho
Apareceu um sabichão...
Qual é a definição que você, sabichão, pode me dar para a Matemática se ela não é uma Ciência Exata e considerada como a mãe de todas as ciências exatas...?
Sempre acreditei em Deus ,mas hoje com depressão tá difícil. Não acredito mais ,e já faz 7 anos nesse tormento, perdi tudo nessa vida.
Falam nunca teve experiência com Deus, eu acho.que nunca vou ter essa presença pois não existe.
Como vc está agora?
Eu tenho uma dúvida Platão Aristóteles e outros filósofos a qual se baseiam os filósofos modernos ao falar sobre Deus onde entra Jesus Cristo na filosofia?
O único jeito de experimentar deus é se aproximando dele nos podemos saber que ele pode existir mas experimentalo só se vivermos com ele
Tendo Jesus percorrido de cidade em cidade na palestina, pregando, ensinando o evangelho do Reino de Deus e fazendo dissípulos, convidando a todos diretamente para os que estavam presentes na época, e indiretamente a todos que até hoje estão lendo Mateus 11;28 em diante dizendo: Vinde a mim, todos que estão cansados e oprimidos, e eu vos darei trabalho e descanso.
Eu Francisco Lazzarotti, em oração respondi dizendo: Se o Senhor quizer eu quero: conte comigo.
Na minha conversão, recebi de Jesus, dons espirituais, então se cumpriu em mim a promessa, tal como o profeta Joel tinha dito sobre o derramamento do Espirito de Deus sobre toda a carne.
Entenda a palavra " religião " palavra derivada do latim = "re-ligare " = religar o homem a Deus, que foi antigamente desligado pela desobediência (pecado horiginal).
A maioria das ditas religiões não tem acesso ao Deus de Abraão, de Isaque e de Francisco. Dizem que existem 5000 deuses falsos, criado por lideranças de grupos sociais.
Vou orar, intercedendo em teu favor, para que Deus te abençõe.
Quando Jesus te fizer o convite, dobre teus joelhos e diga assim:
Oração para aceitar Jesus como Senhor e Salvador
“Senhor Deus, eu venho a Ti, como pecador que sou, em nome de Jesus pedir-te perdão pelos meus pecados. Perdoe Senhor, meus pecados. Apaga minhas transgressões e escreve meu nome no livro da vida que está no céu, para quando deste mundo eu partir tenha um lugar reservado em Tua glória. Senhor Deus, eu creio em meu coração para Tua justiça, mas faço confissão com minha boca para salvação da minha alma. Recebo Jesus em meu coração como meu único e suficiente Salvador. Rejeito também todos os deuses estranhos aos quais eu servi até esse momento e a todo mal que veio sobre minha vida. Declaro agora a cobertura do sangue precioso sobre mim. Entrego minha vida e meus caminhos para que o Senhor Jesus possa conduzir-me e creio que serei vitorioso(a) em nome de Jesus. Amém!”
Minha própria inteligência já é a prova de que Deus existe, já que não fui eu ,meus genitores ou qualquer um outra pessoa que a criou.E além do mais, Deus não precisa que nós acreditemos na existência dele para ele existir. Cada um tem um motivo para acreditar ou não .
Por que simplesmente não aceitamos que o homem precisa metaforizar a sua existência? Assim sendo, creio que o homem precisa igualar as diferenças para compreender e explicar a sua realidade.
Tenho muitas perguntas mas essa se existe Deus eu não tenho.
O que tenho certo é que estou aqui e tenho que aproveitar o máximo enquanto aqui estiver.
O importante é sempre o agora e só se pode cancelar ver no agora.
Acesse
RUclips: Palestras Espíritas - Provas Científicas Da Existência De Deus
Quais as provas?
@@guilhermetawangui3129 Acesse
RUclips: Palestras Espíritas - Provas Científicas Da Existência Deus
Descobri que tenho muito falta de fé...
Provar que a água está gelada provando com meus sentidos? É como comer a manga da minha camisa, a mesma palavra para dois significados totalmente diferentes. Só se prova que a água está gelada com um termômetro. E olhe lá.
E como disse o Pe.Reginaldo em seu livro (O Poder Oculto) independente da dor que passamos temos que nos manter na fé!
"FÉ" é uma tradição forjada que os religiosistas criaram para dominar a mente dos INCAUTOS.
@@dinosaulo5663 ué agora não pode ter fé 🤔
@@guilhermetawangui3129
FÉ e ignorância se medem com a mesma régua.
Sim, uns tem fede menos e outros fede mais...
@Observador
E você FEDE MAIS.
Excelente!
Ninguém explica Deus😊
Eu creio em Deus !
se você trocar a palavra Deus nos argumentos por, vaca pizza voadora da no mesmo.
@@Cervo_Astronauta ih ala um ateu kkkkkkkkk
@@dalefazcriticadosfilmesdeb9693 sim e futuro professor de filosofia
@@Cervo_Astronauta Boa sorte aí
Kkk vai evoluir nunca, pois tem medo de ir atrás da verdade para não deixar o seu amigo imaginário chateado ou triste, religião só serve para alienar
Deus não pode ser explicado pela lógica humana ,pois se assim o fosse, sua existência se tornaria menor, haja vista, ela coube na explicação dos homens.
Para mim Deus é só uma representação dos homens de sua época, assim como Zeus para os gregos, uma forma de manter o homem como centro social. Os argumentos que li não convencem, eram como se de alguma forma eles se apropriassem da linha filosófica pra manter Deus vivo, perpetuar a existência da ideia antes que a filosofia a sufocasse. Que nem o sertanejo gospel.
A maioria dos argumentos são, "se isso é assim e isso não pode ser assim então é Deus". Ai você fica tipo? oque? esse é o argumento? Se você trocar Deus por shrek ou até mesmo um individuo que vc criou, vai automaticamente autentificar sua existência?
A maioria dos argumentos que eu li não chegam a ser sobre "Deus" mas sobre a ideia ou a defesa da ideia, e a fragilidade deles faz com que você possa inserir qualquer divindade no lugar que esteja fora do campo cristão/católico.
A gente pode medir sentimentos, sim pq os experenciamos, mas medir o que sentimos diante da não existência ou até mesmo do estar com si mesmo, experiênciar sua própria versão de Deus limitado a sua própria criatividade.
O que garante que a sua versão é a versão correta? que todos estes outros adoram a mesma versão? Mesma frequência e ou intensidade? Se nem um facho de experiência pode ser medido.
Acho que o único ponto ruim na morte de Deus é o vazio como uma consequência negativa, demonizada. Acredito que desconvertendo a ideia ruim de vazio as pessoas poderiam encontrar o que buscam na criação dessas coisas que justificam ou mascaram o vazio. E quando eu falo de vazio não é a substituição de uma entidade por outra mas do estar com si mesmo e nada além de si. É o eu e a limitação do meu eu, o estar presente.
Esta é a minha opinião, ainda tenho muito que estudar. Eu busco a substituição da ideia de Deus sem destruir a pessoa que defende a ideia, uma troca equivalente, pra tirar a pessoa do controle religioso que limita o senso critico, desengessar o pensamento contaminado pela ideia de bem e mal etc.
(Desculpem os erros de português, em um momento ou outro eu corrijo)
Para mim "deus" não existe. Porém, a fé na sua existência atrapalha muitos avanços científicos! Ao meu ver, uma barreira a ser ultrapassada e deixada para a história.
Sem Deus nada existiria nem o universo e nem tudo existe nem humanidade ,se eu existo logo Deus existe .
gosto disso. eu tenho uma opinião e vou explicar, na qual seria tratado de perda da razão, mas vou falar; pra mim o infinito sempre existiu. quando não existia planetas visível, era só como um vazio infinito eterno, o peso do infinito pesa pra dentre de si, até o centro, determinando um ponto central no infinito, o peso de todos os lados determina o centro e volta medindo força até encontrar o centro da força feita pelo peso, ao estabilizar, cria a primeira esfera invisível. essa agora é como o ponto central por sobre o ponto central dentro, a parti dessa esfera, o peso bete e volta em toda volta medindo força, e forma milhares de esferas invisível, e quando o peso atingiu o centro geral de sua força pelo peso, ai está uma esfera por sobre todo o sistema, estelar e dai pra frente, segue o vazio eterno. esses acontecimentos foi grava na força, gerando uma consciência, que está em todas divisórias, os planeta, que dentro de cada um, um tipo de gás que pelo tempo eterno tudo é transformado; ai vem a massa o liquido e tudo mais, um pouco diferente em cada um, pelo tamanho e a pressão exercida. os antigos olha pra um planeta e deu nome por seu Deus, e outros da mesma forma, ai são deuses em cada planeta; Deus criado pelo humano. o Deus criado, nunca falou, o universo também nunca falou. deste modo, cria a palavra Deus, e ele mesmo é, porque é ele mesmo quem vai falar dele, e começa abriga pelo poder, de qual teria o poder por sobre os outros, o que conseguir, escraviza todos. é por ai, mas esqueceram da vida que faz viver o mortal, e é este no seres viventes, no homem uma consciência viva, que não se conhece, e se acha material. criaram a história de Adão por vida do homem. Adão seria o homem consciência viva que faz viver o homem e o faz respirar. Adão deu nome aos casais de animais, mas Adão não encontrou uma mulher para o homem. isto mostra que Adão não é o homem de fora, o de fora é sua veste. o homem que é a veste não da ouvido a Adão que tem a ordem, e o homem ouvi a sua mulher, Adão que é sua vida, foi rejeitado e e sua veste não pode ouvir, é como está morto mentalmente, Adão assume a sua veste; o homem, e se vê nu, agora Adão se fez homem, e vai falar como mortal. vou parar, mas talvez de pra entende. isto terá valor quando a ciência provar pra todos, e saberão. a ideia de um único Deus, começa quando começou a guerra do deuses homem que atribuíram seus procedimento ao deus que criaram em cima dos planetas e no solo, quando um observa que os planetas está no abismo, eles não chamava de universo, se tudo que era chamado deus está ali, logo o universo é o Deus que matem todos os outro preso nele, e ai mais problema, e na verdade a força em todo universo é vivo, e está em todos, ai está o real em cada ser mortal. é o invisível que se veste, onde no mar, ainda existe seres que ainda esta meio invisível, que vão adquirindo a veste a través do alimento, mas ao primeiro passo, o mar seria como um tanque de cromo, de matéria. é só a minha visão. valeu, gostei
Acho esse título na capa do vídeo muito feio! Deus existe desde a eternidade, e vem um mísero ser humano, que hoje em dia dificilmente chega aos 100 anos, e escreve "Afinal, Deus existe?". Não gostei! 😐
Excelente...!! 😃👍
Mas seria bom também explicar outros argumento como: Cosmológico, o argumento Teleológico, etc. ☝️😃
Pra mim, o que prova a existência de Deus é olhar tudo o que não foi criado pela inteligência humana. Uma simples semente tem a resposta. Quando eu planto, posso não saber o que vai germinar; mas ela sabe....tem o seu próprio DNA, que é o carimbo do Criador.
É um apelo à ignorância...
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Boa noite! Como assim "é meio Óbvio que a criação da Primeira vida Existente Teve alguma Intervenção Superior" ? Poderia explicar, por favor?
"A Ciência por puro preconceito não costuma se aprofundar muito nesse assunto, por 2 motivos..."
Cara, a ciência não é uma instituição, grupo ou pessoa. Ciência é o conhecimento obtido através do método cientifico.
Se existisse alguma razão para crer em criacionismo, "a ciência" não iria negar isso apenas por orgulho ou medo kk até porque ser cientista não significa ser ateu e / ou evolucionista. Para um cristão seria uma honra compartilhar um conhecimento que fortalece sua crença. Não?
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Cara, ficou tudo muito confuso. Como que uma "matéria" estaria em todos os lugares antes do Big Bang ? A teoria diz que antes da expansão o universo seria minúsculos, não existia matéria.
Bom, de qualquer forma, se Carl Sagan disse isso, não significa nada, cara! É apenas uma hipótese.
Os filósofos pré-socráticos também tentavam achar uma substância primordial. Anaxágoras acreditava que tudo teria vindo do ápeiron. Isso influenciou muito a teoria atomista de Demócrito.
Independente de tudo, só podemos afirmar não saber como ou se de fato houve um começo.
Como isso se encaixa no que vc falou?
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Seu exemplo não faz sentido. Por favor, cite uma "teoria maluca" que tem provas e que "a ciência" ignora.
@ÉPICO ESTÊVÃO *********** Na verdade não. Ápeiron é como uma teoria beta da teoria Atomista de Demócrito. Faria mais sentido liga-la ao panteísmo...
Talvez Deus seja totalmente diferente do que imaginamos ou como as pessoas querem acreditar,somos limitados em pensamento e pensamos na visão humana de como seria Deus,acredito que a verdade seja inimaginável, talvez nunca saberemos, Deus é infinitamente superior a nós
E o humano criou Deus...
Um pouquinho fora da filosofia, mas a moderna física quântica, segundo o físico Lawrence Krauss por exemplo, parece demonstrar na prática , que sim é possível algo ser gerado do nada no campo quântico. Se não me engano , ele lançou um livro sobre isso...
O campo quântico já é algo existente, logo se gerado dentro do campo quântico não é a partir do nada. Quero ver algo ser gerado dentro do Nada total.
@@miguelbueno9635 A explicação desta teoria está contida no livro e nas palestras do Sr Krauss. E são profundas. Na verdade, elas deveriam ser mais vistas pelo meio filosófico , na minha humilde opinião. Basicamente dinamita totalmente o conceito de causalidade...
Vou pesquisar.
@@miguelbueno9635 Basicamente ( eu percebo) que o questionamento "quântico" é em relação à definição de "NADA".
Gostei do vídeo, nem sou ateu e nem cristão mais sim Politeísta*acredito em vários Deuses* acho um vídeo daora e bem respeitoso.
Só existe um Deus, o bíblico.
@@kildarealeksen4140 nn pra mim meu amg, pra mim são os Deuses e tenha respeita né? A galera que fala do amor e respeito, tinha que saber que nn é apenas falas né e ss tbm na prática né.
Que os Deuses te proteja e que nunca falte nada em sua vida.
Essa tese de que tem que haver um ser inicial que deu início a tudo, pra mim não faz sentido, porque pensa comigo, por que esse ser perfeito, que pode tudo, completamente preenchido, que não precisava de mais nada, nos criou? Ele não precisava nos criar, mas nos criou, e por que? E depois de nos criar ele poderia simplesmente colocar todos nós naquele tal paraíso, ou no inferno, mas por que esperar? E no final os de bem e as pessoas ruins vão ficar TODA A ETERNIDADE em um lugar específico pra cada, e o que Deus vai fazer depois disso? Pra que serviu tudo isso? Esse final sem sentido realmente é esclarecedor pra alguém? Pra mim só causa-me mais questionamentos.
DEUS tem caráter amigo pois nos criou a sua imagem e semelhança é nos deu vida própria não fez boneco de fantoche.leia a bíblia si quer de verdade aprender SOBRE DEUS. JESUS TI AMA
@@irmaocristiano7848 Mas por que ele nos criou? Simplesmente não faz nenhum sentido e não tem motivos pra Deus nos criar.
@@irmaocristiano7848 E daí que ele nos criou se baseando na imagem dele?
Excelente vídeo. Que tal um vídeo sobre a Filosofia Espírita, originada na França, codificada por Allan Kardec, que encontrou terreno fértil no Brasil, principalmente depois do aparecimento de Chico Xavier, que psicografou mais de 400 obras.
Li algo que me tocou: com Jesus Cristo nós somos “completos “ e não “ médium “
Deus existe,e cem ele; não se vai a lugar nenhum!
A filosofia não pode provar se Deus existe ou não. Deus existe muito antes dos estudiosos de filosofia.
QUANDO ALGUÉM AFIRMA QUE NÃO CRÊ NA EXISTÊNCIA DE DEUS, NA VERDADE, IMPLICITAMENTE, PELO SIMPLES FATO DE NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS (REDUNDÂNCIA), DEMONSTRA TER CONSCIÊNCIA DO QUE DEUS REPRESENTARIA PARA SI PRÓPRIO. LOGO, CONFIRNA, A POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS, MESMO NEGANDO.
MELHOR SERIA, ENTÃO, DIZER QUE É POSSÍVEL QUE DEUS EXISTA E QUE NÃO ACREDITA QUE DEUS POSSA INTERFERIR NA EXISTÊNCIA (VIDA) DE QUEM NÃO ACREDITA NELE.
MAL COMPARANDO, SERIA COMO AFIRMAR, INFANTILMENTE, QUE DEUS NÃO EXISTE PORUQE ELE NUNCA SE MOSTROU OU NADA FEZ POR MIM (EM MEU BENEFÍCIO). ENTÃO, PERGUNTARIA A ESSA PESSOA, COMO CHEGARIA A SER O QUE É, SE NÃO EXISTISSE TUDO QUE EXISTE, E QUE LHE PERMITIU CHEGAR ATÉ ONDE CHEGOU. SERIA, SIMPLESMENTE, PURA EVOLUÇÃO DO HOMEM EM TODAS AS ÁREAS, POR SI SÓ ? ... UMA ... COISA ... É NÃO ACREDITAR NA EXISTÊNCIA DE DEUS, OUTRA É NÃO CRER EM DEUS.
Se vc pegar no copo com água gelada da pra saber se a água está gelada não precisa necessariamente provar.
Pegar (com as mãos) já é um tipo de experiência (prova sensível), no caso.
Amei!!
Deus é o cara que deu o ponta pé inicial da história.
Para quem crê em Deus os argumentos a favor ou contra são desnecessários; para quem não crê, os argumentos serão sempre insuficientes. (obs.: eu creio em Deus)
De acordo com seu argumento, quem crê é ignorante?
@@Martins-gg8lv você me interpretou errado, amigo. O que eu quis dizer é que o empirismo da fé dispensa elaborações argumentativas. O físico Carl Sagan dizia: "A ausência de evidência não é evidência de ausência". É nesse terreno metafísico que a fé trafega.
Gostei de mais!!!
"se pressupomos que Deus sempre existiu porque não dar um passo para trás e supor que o universo sempre existiu" Carl Sagan
O fato de que o universo está se expandindo. Se ele sempre foi criado pq não para de expandir?
@@josielmasantos570 e se ele estiver se expandindo desde a eternidade? Até onde sei, não sabemos os limites espaciais do universo.
Tipo, pra afirmar q a matéria sempre existiu tem de ter mais fé q qualquer santo.
Essa afirmação do Carl Sagan não faz sentido pois vai contra um fato científico de que o universo não é eterno e tem um começo, esse começo é o Big Bang que ocorreu cerca de 13 bilhões de anos atrás, então não, o universo não é eterno.
Notar que São Tomás de Aquino é da idade média, e nesse período a razão devia estar para servir a fé. E a perspectiva de Aquino e Aristóteles será diferente, pois a Grécia era politelista.
Isso é fácil; Odin existe? Júpiter existe? Zeus existe?
Só de falar isso mostra que vc não tem o mínimo conhecimento do assunto.
@@RafaelCosta-fy7tb e essa sua resposta, prova que vc nem da sua religião conhece ...deus está na mesma situação dessas divindades ...ou seja, mitos! Simples assim.
Bom dia. O que é epistemologia. Essas palavras dialética.
Tente o Google.
Como é que eu sei que não pode se provar a existência de algo pela lógica? Se ele usou a lógica pra formular esse contra argumento então ele não é válido.
E claro que deus existe e locura o serumano não acredita