Reeduque-se para sentir prazer na Lei de Deus e alegria ao obedecê-la | Parte 2

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 фев 2025
  • Qual é a primeira coisa que você faz ao chegar em casa depois de um longo e difícil dia de trabalho? Você toma um banho, mas você não simplesmente toma um banho, correto? Existe um passo anterior e necessário a ser feito antes de tomar o banho: você tira a roupa que estava usando até então. Após o banho você se veste novamente, mas que roupa você vestirá? Você certamente não vestirá a mesma roupa que usava antes do banho, você vestirá uma roupa limpa.
    Mas, por que você faz isto? Por que, após banhar-se, você não veste a roupa que estava usando antes de tomar banho? Porque o ato de tomar banho pressupõe que você estava sujo e precisava limpar o corpo. E se o teu corpo estava sujo, mais suja ainda estava a roupa que você estava usando antes de tomar banho. E não faz nenhum sentido você limpar o corpo e, então, vestir novamente aquela roupa suja. Após ter tomado um banho você deve, necessariamente, colocar uma roupa limpa.
    O teu banho de cada dia ilustra muito bem a realidade do filho de Deus. O filho de Deus é aquele que, pela sua fé em Jesus, foi lavado e purificado das impurezas do seu pecado pelo sangue que o mesmo Jesus derramou na cruz. Deveria você, um filho de Deus, vestir as mesmas vestes sujas de pecado que usava antes de ter sido purificado pelo sangue que ratificou a Nova Aliança?
    É exatamente a figura do despir-se de uma roupa e vestir-se de outra que a Escritura usa como metáfora para tratar da vitória do filho de Deus sobre o pecado. Você se reeducará para sentir prazer na Lei de Deus e alegria ao obedecê-la desvestindo-se do pecado assim como você se despe da roupa suja antes de tomar um banho.
    Por óbvio que, se despindo do pecado como quem se despe de uma roupa suja, você terá que vestir-se com o que se contrapõe ao pecado, a saber, a Lei de Deus. Constataremos isto na pregação de hoje muito brevemente, apenas por ocasião dos pecados listados no texto bíblico que a ser exposto nesta pregação. Daremos um tratamento mais adequado à imagem do vestir-se com o que se contrapõe ao pecado nas próximas mensagens. Até lá ficaremos apenas com a primeira metade da metáfora: “desvista-se do pecado como quem se despe de uma roupa suja”.
    O que acontecerá com você quando você se desvestir do pecado? Você se parecerá cada vez mais com Jesus, e consequentemente, se parecerá cada vez mais com Deus. Esta é uma das condições sem as quais você não poderá se reeducar para sentir prazer na Lei de Deus e alegria ao obedecê-la.
    Não, não estamos tratando de uma mera reforma moral externa, mas das consequências práticas da transformação interior operada em você pelo Espírito Santo mediante o poder de Cristo.
    Se você, no entanto, se recusar a desvestir-se do pecado, em vez de se assemelhar a Deus, você tornar-se-á cada vez mais diferente dele, comprovando (1) que você nunca foi filho de Deus, (2) que a tua fé em Cristo é uma farsa e (3) que você ainda carece da salvação conquistada e operada por Jesus Cristo.
    Se pela fé em Cristo você foi por Ele inserido na Nova Aliança, é necessário que você dê consequência prática a esta salvação, reeducando-se para sentir prazer na Lei de Deus e alegria ao obedecê-la. Demonstre, então, que você foi purificado de todos os pecados pelo sangue de Cristo, o sangue que ratificou a Nova Aliança: desvista-se do pecado como você se despe de uma roupa suja, pois, afinal de contas, não faz sentido você ter sido purificado dos pecados para novamente vestir-se deles.
    Desvista-se do pecado e você será progressivamente transformado à imagem de Cristo e do teu Pai celeste.
    É das implicações práticas desta metáfora bíblica que trataremos nesta pregação.

Комментарии •