Eu moro em Ibaté SP, onde está de pé até hoje a antiga planta da divisão de fundição da CBT, que depois veio também ser chamada de MPL Motores. Meu sonho era um dia ver essa fábrica funcionando. Meu pai trabalhou tanto na unidade de São Carlos, quanto em Ibaté. Ficou lá até o fechamento. Acho que minha paixão por maquinários vem da época que eu era pequeno e dava tchau pro meu pai ir pegar a Kombi que transportavam os trabalhadores pra empresa. Hoje meu pai se emociona com as boas lembranças e eu também... CBT, foi e sempre será uma gigante inovadora da indústria brasileira!
q legal. eu tambem quero ver as reativaçoes das industrias br's. hoje em dia é tudo lixo xing-ling. tu conhece o canal furia do javali? tem um video de uma viajem/visita até a fabrica.
O problema é esses desgovernos que fazem questão de acabar com a indústria nacional. Eu também adoraria ver o ressurgimento da FNM,CBT e outras tantas que marcaram a nossa história
Visitei o Museu Asas de Um Sonho da TAM em São Carlos em 2015. Pouco antes de fechar. E ele foi instalado na antiga planta da CBT. Inclusive tem o último trator produzido em exposição
EM PLENO INÍCIO DOS ANOS 80 EU ERA UM GAROTO DE 15 ANOS MAIS FELIZ DO MUNDO. RECÉM CHEGADO EM GOIÁS E NUMA TERRA DESCONHECIDA QUE EU TERIA QUE DESBRAVAR COM AJUDA DE NINGUÉM A NÃO SER AS ASAS DA MINHA IMAGINAÇÃO, QUE NÃO ERAM POUCAS. O CBT, VALMET E FERGUSON ME ACOMPANHARAM EM MINHA JORNADA. ERAM BRUTOS DEMAIS MAS CONFIÁVEIS E ACEITAVAM QUALQUER GAMBIARRA. ARAME ENTÃO ERA CAMPEÃO, COM ACELERADOR NA MÃO E MARCHA CRUZADA QUE ERA MUITO PRÁTICO PORQUE TU METIA UMA QUINTA E DANE-SE O RESTO, SEM PESO CLARO. EU ERA SUPER FELIZ E TINHA PLENA CERTEZA DISSO. SEM CONFORTO, AR, PROTEÇÃO DE CHUVA E MUITA POEIRA NA CARA. QUE VIDA! MARAVILHOSA.
Vivi éssa época amigo! Tempos maravilhosos, sofridos é claro, mas são éssas provações é que nos tornaram fortes, preparados para vida! Não somos da geração do ar condicionado e nem do celularzinho na mão... Somos do frio da madrugada, do calor do meio-dia e dos calos de cabo de enxada na mão! Que saudades desses tempos...
COMO ESQUECER O CBT, VALMET E MASSEY E FERGUSON. SÓ LENDA, ÉPOCA QUE TRATOR ERA SÓ FORÇA, SEM CONFORTO, SEM AR CONDICIONADO E AS MARCHAS ERAM CRUZADAS, ERA UM LABIRINTO O CÂMBIO. BRABO ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA.
Tive um Jeep Javali CBT turbo-diesel e foi um verdadeiro caso de amor! Boas lembranças nas picadas de mato em Itanhaém e Peruíbe! Javali: não te esqueceremos jamais!
Eu tinha uns quatorze anos quando o Javali foi lançado, e meu sonho era ter um! Infelizmente, ele parou de ser fabricado antes mesmo de eu obter minha carteira de motorista. Além disso, dinheiro era curto naquela época. Foi uma pena, eu gostava muito do jeito bruto e simples dele.
@@EduardoSVA Ainda há restaurados a venda, se vc economizou para este sonho de mocidade mas recordo: a relação motor/motor de arranque dele é difícil, o motor de arranque vivia dando problema. Muito embora que, se vc o deixasse numa ladeira, sendo um diesel, bastava um metro e meio para ele pegar no tranco!
Um aspecto do Motor CBT, em específico, sua Bomba Injetora, era que, além de rotativa, isto é, mais adequada para desenvolver altas rotações, era seu aspecto modular: era única para 3, 4 e 6 cilindros, cabendo só ativar ou desativar saídas na quantidade dos cilindros dos motores. Um outro ponto, agora mais técnico, é que, Bombas Injetoras Rotativas tradicionais possuem um único elemento dosador; já a Bomba Rotativa CBT possui um elemento por cilindro, otimizando a injeção e possibilitando maiores ajustes de vazão e precisão na dosagem. Além disso, era muito robusta e de fácil manutenção, podendo encontrar equipamentos funcionando até hoje com peças de reposição de fácil obtenção.
Qualquer empresa automobilística pra mim só é totalmente uma indústria nacional se produzir seus próprios motores. A CBT fez isso, então era brasileira de verdade.
@@alucinexomvts3451 ela não tentou fabricar tudo, ela fabricou tudo! Se não deu certo é falta de incentivo a indústria nacional, fabricou e deu certo! Quem pega as coisas pronta e usa é uma montadora e não uma fábrica! Mas é o que os governos brasileiros sempre fizeram, desestimular a indústria nacional.
Trabalhei com um 1090 algumas vezes, deixou saudades, manuseava muito bem a troca de marchas, mesmo com o câmbio exótico e a caixa seca, e a meia volta de folga que ele tinha na direção me dava bem com ele, torcudo, só rateava para ligar dia de frio, pois não tinha partida nem bateria, funcionava ou no tranco, ou rebocado até pegar, retiravamos o filtro de ar e fazíamos um chumaço de jornal ou um sabugo molhado em óleo diesel aceso para o motor aspirar o fogo, uma e duas ele bufava, dai era só alegria 😂
Também tive essa experiência entre 16 e 17 anos. Botar fogo pra dar partida no inverno era clássico 😂. E o tal de "encavalar a marcha" quando errava a passagem de uma caixa de marcha para outra era demais. Também trabalhei com o 2070 que parecia um grilo, perto do 1090. Boas lembranças.
eu nunca tive um cbt mas tenho uma geladeira climax de 1962 que foi presente de casamento dos meus pais e que funciona bem ate hoje detalhe /nunca foi pro conserto
Oi eu fui mecânico de 3 consecionario CBT muito respeitado no trabalho de barragens trator inigualável no seu trabalho .EU particularmente gosto muito da marca CBT, a manutenção é das mais fácil e peças baratas por ser quase tu fabricação própria . Parabéns pelo belo pelo belo trabalho.... assino Dalvo Roque Ferreira finalizo assim Parabéns.
Os tratores da cbt são símbolos da tecnologia agricola nacional, mesmo após ter falido, mas pelo menos ainda temos a Agrale. Vídeo muito bom, parabens!
Mas a Agrale infelizmente é copia e cola, não projeta nada, as motos eram da Cagiva italiana, os motores diesel de 1 e 2 cilindros da Hatz alemã, os tratores pequenos, os grandes são da Deutz e por aí vai, tecnologia nacional, NENHUMA.
Melhor maneira de colocar freio em cbt e uma lâmina boa .Mas este trator tinha que estar em cima de um molumento em Brasília pois foi o cbt que abriu o centro oeste.
Coisa muito triste ver uma empresa como a CBT falir.nesse país,nunca faltou empreendedores valentes.gostaria de pedir um vídeo sobre outras duas empresas nacionais que foram muito presentes na agricultura brasileira e fizeram história:a santa Matilde de são paulo,e a SLC do rio grande do sul.
Esse trator é muito forte, tinha um problema era ruim de freio. E era difícil de engatar as marchas. Se tivesse melhorado esses dois itens. Seria o trator perfeito. Esse trator v8 é lindo também. Hoje é uma relíquia também.
Meu camarada fiquei impressionado com esta trajetória desta marca CBT, como foi enfatizado sinônimo de qualidade superior para a época, muito obrigado por compartilhar esta pérola para o conhecimento do povo brasileiro . Parabéns. Epitacio Ferreira - Pedro Leopoldo-MG. Gde.BH.
O fato da CBT ter fechado é um sinal claro de que nunca seremos um país desenvolvido. Não digo que uma fábrica não possa fechar. Mas uma empresa que produzia motores, bomba injetora, turbo-compressor, chassis e etc ter fechado e todo seu Know-how ter morrido com a empresa não existe em outro lugar. Os conhecimentos foram perdidos. Isso não acontece com uma MWM ou Massey. Já trocaram de mãos várias vezes, mas não morreram como a CBT.
MORO EM ARARAQUARA SP VIZINHA DE IBATÉ TRABALHEI COMO MOTORISTA DE TRANSPORTE DE CARGA CARREGUEI MUITAS CARGAS DE TRATOR 🚜🚜 CBT TRANSPORTEI POR QUASE TODO O BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
incrível ver como o brasileiro é extremamente inteligente e tem capacidade de criar coisas e produtos mirabolantes. parabéns pelo vídeo, incrível como todas as histórias se conectam.
Meu primeiro trator que dirigi.... Foi um desses, tinha 16 anos na fazenda de um amigo, a gente levava as marmitas na roça para quem estava trabalhando, nao lembro o modelo mas era muito parecido com o 1105.... Era a maior adrenalina fazer as marchas, e a folga que vc andava em zig zag..... Kkkk boas lembranças me trouxe esse video.....
Isso aí sim que é um motor porreta , a bomba injetora é simplesmente a melhor bomba injetora que existe , e a estrutura do trator CBT e do jipe são as melhores que existem .
Trabalhei com um 1105, muito forte, como de praxe não tinha freio e não fazia aventuras com a troca de marchas já que encavalava entre as caixas alta e a baixa então só usava 3 marchas duas p frente e re ..aí era só alegria
6:06 isso é fato, essa característica mecânica acompanhou o trator cbt até o fim de sua produção. Não a muito tempo conversei com um vizinho, que quando pia sua família possui dois cbt 1065 ambos zero km ele relatou que era comum o freio travar e a necessidade de abrir o mesmo ou dar ré no trator com freio acionado para esse se soltar
Já tive 2 tratoris CBT .muinto bom . O problema era o freio . Q não dava jeito. Fora isso. O bicho ainda hoje e um monstro ...........boto fé .na CBT .
Nos tivemos o 1105, 8440 e 8420 , não vô dizer que eram ruins, mas não dá pra comparar nem de longe com os Massey 290 Valmet 88 ou 880 , Ford 6610 da época... Com excessão do 1105 os outros dois eram bons de freio...
Boa tarde meu amigo eu sou fã dos tratores CBT eu tenho um CBT 2105 , parabéns pelo vídeo, ok tamos juntos 🙏 e sempre Jesus Cristo no comando, aqui e o Cláudivan,, Redenção Pará,um grande abraço,
o maior problema da CBT é ate hj o remontamento das marchas... um problema facil de resolver com o encompridamendo e preenchimento dos desgastes do garfo da alavanca mais que no começo dava muita dor de cabeça
Grande história da Companhia Brasileira de Tratores !!! Uma pena que a grande concorrência estrangeira e as crises que passou . Não pode sobreviver até os dias atuais ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tive a oportunidade de ver um cbt de perto trabalhando pro meu tio carregando madeira, não lembro o modelo mais era um trator de médio porte, são bem característico pela sua grade, mais a Olive nunca vi , porém já joguei com um no jogo "Farming Simulator 23"
Os tratores CBT amarelo tem uma corrente na transmissão que interliga câmbio e motor , como ele não era muito bom de freio andaram fazendo algumas carregadeiras de cana com ele e as vezes esta corrente quebrava e o trator em uma decida ficava solto sem o freio motor nada o segurava na pirambeira...
No regime militar tinha sim vice presidente. São eles: José Maria Alkmin, vice de Castelo Branco, Pedro Aleixo vice de Costa e Silva, Augusto Rademaker, vice de Emílio Médico, Adalberto dos Santos vice de Ernesto Geisel e Aureliano Chaves, vice de João Figueiredo.
Já fiz manutenção de um agrícola convertido para sucateiro, foi instalado um "Munck com garras " parecido com uma retro. Fiz manutenção no sistema de freios que funciona como um sanduíche de discos acionados tipo forquilha, que rodam um conta o outro entre eles fica o disco de lona e na face externa é apoiado em esferas. Quando rotacionam um contra o outro, as esferas tendem a sair do alojamento e comprimem o disco no centro. É muito ruim de projeto.
Trabalhei numa usina de álcool que tinha uma frota. Fui chefe de almoxarifado por 15 anos. Sabia decor os códigos das pecas de reposição desses tratores. Era o modelo 2100. ...mas isso foi em outra vida ja kkkkkk
Tinha um saite mané tratores que você achava um mapa com um mapa igual os brinquedos que vinha no kinderovo mostrando aonde encaixava cada peça do trator
Trabalhei com o CBT 10000 CBT 1105 e o CBT 2105 no meus primos fazendo lavoura e barragem o do meu padrinho era um 1065 com motor dê 608 eu acho kkkkkkkkk
Eu moro em Ibaté SP, onde está de pé até hoje a antiga planta da divisão de fundição da CBT, que depois veio também ser chamada de MPL Motores. Meu sonho era um dia ver essa fábrica funcionando. Meu pai trabalhou tanto na unidade de São Carlos, quanto em Ibaté. Ficou lá até o fechamento. Acho que minha paixão por maquinários vem da época que eu era pequeno e dava tchau pro meu pai ir pegar a Kombi que transportavam os trabalhadores pra empresa. Hoje meu pai se emociona com as boas lembranças e eu também... CBT, foi e sempre será uma gigante inovadora da indústria brasileira!
q legal. eu tambem quero ver as reativaçoes das industrias br's. hoje em dia é tudo lixo xing-ling.
tu conhece o canal furia do javali? tem um video de uma viajem/visita até a fabrica.
Boa noite ótimo comentário 👏👏👏👏
O problema é esses desgovernos que fazem questão de acabar com a indústria nacional. Eu também adoraria ver o ressurgimento da FNM,CBT e outras tantas que marcaram a nossa história
Passou de 3 linhas eu não leio
CBT deixou seu grande legado ao nosso continente Brasil
Eu sempre gostei do estilo da CBT
Simplicidade mecânico, robustez alta, confiabilidade e beleza
Visitei o Museu Asas de Um Sonho da TAM em São Carlos em 2015. Pouco antes de fechar. E ele foi instalado na antiga planta da CBT. Inclusive tem o último trator produzido em exposição
Uma pessoa do museu da Tam disse que acharam o drone num canto, sob um monte de lixo, quando limpavam o galpão para instalar o museu.
EM PLENO INÍCIO DOS ANOS 80 EU ERA UM GAROTO DE 15 ANOS MAIS FELIZ DO MUNDO. RECÉM CHEGADO EM GOIÁS E NUMA TERRA DESCONHECIDA QUE EU TERIA QUE DESBRAVAR COM AJUDA DE NINGUÉM A NÃO SER AS ASAS DA MINHA IMAGINAÇÃO, QUE NÃO ERAM POUCAS. O CBT, VALMET E FERGUSON ME ACOMPANHARAM EM MINHA JORNADA. ERAM BRUTOS DEMAIS MAS CONFIÁVEIS E ACEITAVAM QUALQUER GAMBIARRA. ARAME ENTÃO ERA CAMPEÃO, COM ACELERADOR NA MÃO E MARCHA CRUZADA QUE ERA MUITO PRÁTICO PORQUE TU METIA UMA QUINTA E DANE-SE O RESTO, SEM PESO CLARO. EU ERA SUPER FELIZ E TINHA PLENA CERTEZA DISSO. SEM CONFORTO, AR, PROTEÇÃO DE CHUVA E MUITA POEIRA NA CARA. QUE VIDA! MARAVILHOSA.
Vivi éssa época amigo! Tempos maravilhosos, sofridos é claro, mas são éssas provações é que nos tornaram fortes, preparados para vida! Não somos da geração do ar condicionado e nem do celularzinho na mão... Somos do frio da madrugada, do calor do meio-dia e dos calos de cabo de enxada na mão! Que saudades desses tempos...
Mas uma capota aí na máquina teria sido bom heim
COMO ESQUECER O CBT, VALMET E MASSEY E FERGUSON. SÓ LENDA, ÉPOCA QUE TRATOR ERA SÓ FORÇA, SEM CONFORTO, SEM AR CONDICIONADO E AS MARCHAS ERAM CRUZADAS, ERA UM LABIRINTO O CÂMBIO. BRABO ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA.
Tive um Jeep Javali CBT turbo-diesel e foi um verdadeiro caso de amor! Boas lembranças nas picadas de mato em Itanhaém e Peruíbe! Javali: não te esqueceremos jamais!
Eu tinha uns quatorze anos quando o Javali foi lançado, e meu sonho era ter um! Infelizmente, ele parou de ser fabricado antes mesmo de eu obter minha carteira de motorista. Além disso, dinheiro era curto naquela época. Foi uma pena, eu gostava muito do jeito bruto e simples dele.
@@EduardoSVA Ainda há restaurados a venda, se vc economizou para este sonho de mocidade mas recordo: a relação motor/motor de arranque dele é difícil, o motor de arranque vivia dando problema. Muito embora que, se vc o deixasse numa ladeira, sendo um diesel, bastava um metro e meio para ele pegar no tranco!
Um aspecto do Motor CBT, em específico, sua Bomba Injetora, era que, além de rotativa, isto é, mais adequada para desenvolver altas rotações, era seu aspecto modular: era única para 3, 4 e 6 cilindros, cabendo só ativar ou desativar saídas na quantidade dos cilindros dos motores.
Um outro ponto, agora mais técnico, é que, Bombas Injetoras Rotativas tradicionais possuem um único elemento dosador; já a Bomba Rotativa CBT possui um elemento por cilindro, otimizando a injeção e possibilitando maiores ajustes de vazão e precisão na dosagem.
Além disso, era muito robusta e de fácil manutenção, podendo encontrar equipamentos funcionando até hoje com peças de reposição de fácil obtenção.
Sim era tipo da CAV inglesa.
Edilson, era "tipo" a Lucas-CAV, mas este modelo possuía apenas um elemento injetor. Já a do motor CBR era um injetor por cilindro.
@@lassancepimenta3811 Sim.
Qualquer empresa automobilística pra mim só é totalmente uma indústria nacional se produzir seus próprios motores. A CBT fez isso, então era brasileira de verdade.
Concordo contigo.
CBT e Gurgel, fizeram tudo próprio, até motores ! Mas foram engolidos pela política de valorizar mais o que é de fora !
Otimo trabalho
E mais facil e pratico usar algo ja pronto,visto que reduz custos exessivos,a CBT faliu por tentar fabricar de tudo.
@@alucinexomvts3451 ela não tentou fabricar tudo, ela fabricou tudo! Se não deu certo é falta de incentivo a indústria nacional, fabricou e deu certo! Quem pega as coisas pronta e usa é uma montadora e não uma fábrica! Mas é o que os governos brasileiros sempre fizeram, desestimular a indústria nacional.
Trabalhei com um 1090 algumas vezes, deixou saudades, manuseava muito bem a troca de marchas, mesmo com o câmbio exótico e a caixa seca, e a meia volta de folga que ele tinha na direção me dava bem com ele, torcudo, só rateava para ligar dia de frio, pois não tinha partida nem bateria, funcionava ou no tranco, ou rebocado até pegar, retiravamos o filtro de ar e fazíamos um chumaço de jornal ou um sabugo molhado em óleo diesel aceso para o motor aspirar o fogo, uma e duas ele bufava, dai era só alegria 😂
Também tive essa experiência entre 16 e 17 anos. Botar fogo pra dar partida no inverno era clássico 😂. E o tal de "encavalar a marcha" quando errava a passagem de uma caixa de marcha para outra era demais.
Também trabalhei com o 2070 que parecia um grilo, perto do 1090. Boas lembranças.
eu nunca tive um cbt mas tenho uma geladeira climax de 1962 que foi presente de casamento dos meus pais e que funciona bem ate hoje detalhe /nunca foi pro conserto
Muita coragem desenvolver um motor próprio. Eram arrojados. Mas o Brasil é muito instável para arriscar.
Oi eu fui mecânico de 3 consecionario CBT muito respeitado no trabalho de barragens trator inigualável no seu trabalho .EU particularmente gosto muito da marca CBT, a manutenção é das mais fácil e peças baratas por ser quase tu fabricação própria . Parabéns pelo belo pelo belo trabalho.... assino Dalvo Roque Ferreira finalizo assim Parabéns.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏
Os tratores da cbt são símbolos da tecnologia agricola nacional, mesmo após ter falido, mas pelo menos ainda temos a Agrale. Vídeo muito bom, parabens!
Mas a Agrale infelizmente é copia e cola, não projeta nada, as motos eram da Cagiva italiana, os motores diesel de 1 e 2 cilindros da Hatz alemã, os tratores pequenos, os grandes são da Deutz e por aí vai, tecnologia nacional, NENHUMA.
O jipe/picape Marruá é 90% do Jipe Engesa.
Melhor maneira de colocar freio em cbt e uma lâmina boa .Mas este trator tinha que estar em cima de um molumento em Brasília pois foi o cbt que abriu o centro oeste.
Máquinas brutas do tempo de homens d VERDADE 👏👏👏👏👏
Coisa muito triste ver uma empresa como a CBT falir.nesse país,nunca faltou empreendedores valentes.gostaria de pedir um vídeo sobre outras duas empresas nacionais que foram muito presentes na agricultura brasileira e fizeram história:a santa Matilde de são paulo,e a SLC do rio grande do sul.
O Brasil precisa de empresas 100% Brasileiras
Aqui na cidade onde moro é oque mais tem... Randon, Guerra, Agrale, Marcopolo, etc... em cada esquina tem uma empresa.
Mas que seja de capitão fechado sem intervenção estatal
@@johnkleber1800traduzindo ,privadas
Esse trator é muito forte, tinha um problema era ruim de freio. E era difícil de engatar as marchas. Se tivesse melhorado esses dois itens. Seria o trator perfeito. Esse trator v8 é lindo também. Hoje é uma relíquia também.
Problema das marchas e costume do operador depois que pega as manhã passa Bao que só.
Embora os tratores não sejam feitos para trocar marchas...
Meu camarada fiquei impressionado com esta trajetória desta marca CBT, como foi enfatizado sinônimo de qualidade superior para a época, muito obrigado por compartilhar esta pérola para o conhecimento do povo brasileiro . Parabéns.
Epitacio Ferreira - Pedro Leopoldo-MG. Gde.BH.
O fato da CBT ter fechado é um sinal claro de que nunca seremos um país desenvolvido. Não digo que uma fábrica não possa fechar. Mas uma empresa que produzia motores, bomba injetora, turbo-compressor, chassis e etc ter fechado e todo seu Know-how ter morrido com a empresa não existe em outro lugar. Os conhecimentos foram perdidos. Isso não acontece com uma MWM ou Massey. Já trocaram de mãos várias vezes, mas não morreram como a CBT.
Normal do Br , olha a avibras sendo vendida para os australianos.
@@rorew200 ao menos está sendo vendida. Mas a CBT ficou só a lembrança.
Não sei se prestou atenção no vídeo mas a white, que era bem maior que a CBT, e era nos EUA, fechou TB.
@@luizcarlospequini4210 mas a tecnologia foi incorporada pelo grupo AGCO.
Bom exemplo tbn foi a Gurgel...
MORO EM ARARAQUARA SP VIZINHA DE IBATÉ TRABALHEI COMO MOTORISTA DE TRANSPORTE DE CARGA CARREGUEI MUITAS CARGAS DE TRATOR 🚜🚜 CBT TRANSPORTEI POR QUASE TODO O BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
incrível ver como o brasileiro é extremamente inteligente e tem capacidade de criar coisas e produtos mirabolantes. parabéns pelo vídeo, incrível como todas as histórias se conectam.
Meu primeiro trator que dirigi.... Foi um desses, tinha 16 anos na fazenda de um amigo, a gente levava as marmitas na roça para quem estava trabalhando, nao lembro o modelo mas era muito parecido com o 1105.... Era a maior adrenalina fazer as marchas, e a folga que vc andava em zig zag..... Kkkk boas lembranças me trouxe esse video.....
Isso aí sim que é um motor porreta , a bomba injetora é simplesmente a melhor bomba injetora que existe , e a estrutura do trator CBT e do jipe são as melhores que existem .
Tive mais de 6 unidades na BAHIA qdo abrimos a terra. Máquinas incríveis. Robustas.
Trabalhei com um 1105, muito forte, como de praxe não tinha freio e não fazia aventuras com a troca de marchas já que encavalava entre as caixas alta e a baixa então só usava 3 marchas duas p frente e re ..aí era só alegria
Eu morava em Matão SP e passava. Por Araraquara depois em Ibaté e S. Carlos diariamente , e vi a CBT Tratores em funcionamento!!
O sucesso dos tratores CBT se deu muito aos motores Mercedes e Perkins.
ja trabalhei com o CBT 8240 na fazenda do meu pai avô tenho muita saudade dos tratores CBT
6:06 isso é fato, essa característica mecânica acompanhou o trator cbt até o fim de sua produção. Não a muito tempo conversei com um vizinho, que quando pia sua família possui dois cbt 1065 ambos zero km ele relatou que era comum o freio travar e a necessidade de abrir o mesmo ou dar ré no trator com freio acionado para esse se soltar
Meu pai trabalhou com um 1105. Já ouvi muitas histórias sobre esse trator.
Já tive 2 tratoris CBT .muinto bom . O problema era o freio . Q não dava jeito. Fora isso. O bicho ainda hoje e um monstro ...........boto fé .na CBT .
Tenho um CBT 8260 4x4 turbo.
Muito bom trator
Muito bom Marcos Vinicius bello trabalho 👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Coisa mais linda de se ver. Pena que não durou. Esperando pelo vídeo sobre o jipe Javali, por favor!❤
Nos tivemos o 1105, 8440 e 8420 , não vô dizer que eram ruins, mas não dá pra comparar nem de longe com os Massey 290 Valmet 88 ou 880 , Ford 6610 da época...
Com excessão do 1105 os outros dois eram bons de freio...
Nossa! Como o Brasil já foi industrializado, dá vontade de chorar
Seu canal é muito bom cara! Muito bom mesmo!!! Sucesso meu amigo!!
É like sem assistir,sei que vem conteúdo de primeira
Muito obrigado pela confiança amigo 🤠🤠🙏🙏
Nossa agora fiquei curioso sobre o jep javali acho que vou dar uma pesquisada depois valeu pelo video, tava incrivel.
Boa tarde meu amigo eu sou fã dos tratores CBT eu tenho um CBT 2105 , parabéns pelo vídeo, ok tamos juntos 🙏 e sempre Jesus Cristo no comando, aqui e o Cláudivan,, Redenção Pará,um grande abraço,
Um trabalhei num modelo CBT 2105 motor Mercedes Benz...bicho bruto...câmbio com duas caixas...seco...
História mais bem contada, que eu já vi até hoje da CBT. Parabéns pelo vídeo! Abraço...
Faiz um vídeo sobre a aerodinâmica carenagem
Muito obrigado Amigo até proximo vídeo
0:01 Interclima em cima da capota num trator plataformado???
Bugou minha mente...
🤣😅😂
Foi o que pensei também 😆😆😆
Pelo menos sai uma brisa fresca. kkkk
Em CBT limites não existem
Trabalhei com um cbt 1000 numa fábrica de papel bem antigamente
o maior problema da CBT é ate hj o remontamento das marchas... um problema facil de resolver com o encompridamendo e preenchimento dos desgastes do garfo da alavanca mais que no começo dava muita dor de cabeça
Temos de fazer novas tecnologias para sermos livres de verdade todos nós e en saúde e luz gratuita ❤🎉❤🎉❤🎉
Seria legal um vídeo sobre a história da série F da Ford, desde o seu nascimento e suas variantes de outros países como a nossa F-4000
Tamos juntos. .
E pensar que semana passada eu vi um jipe CBT em perfeito estado de conservacao!.
Show amigão linda história desta querida marca brasileira PBNS 👏👏👏👏👏 adorava a clímax tbm🤗🙋
Essa marca faz parte da nossa história ❤
Lá fora a maioria e freios a ar o que muito eficiente parabéns pelo trabalho
Marcos Vinícius seus vídeos são maravilhosos sempre trazendo um vídeo melhor que outro esses tratores são muito robusto parabéns
Gosto muito do Javali, jipe totalmente nacional.
Tive um: caso de amor inesquecível!
Grande história da Companhia Brasileira de Tratores !!! Uma pena que a grande concorrência estrangeira e as crises que passou . Não pode sobreviver até os dias atuais ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu Gradiava com grade rome...em terceira marcha...com o 2105...bruto
Muito bom o vídeo! Seria interessante que fizesse um contando sobre a Fiatallis
Mais um vídeo show meu amigo 🤗👏👏👏👏👏🙋
Muito obrigado. Deus sempre lhe abençoe.
Oooó TRE bom
7:48 A potência também
Opa, tivemos um 1105 motor mercedes, q o tracamos, trator muito bom e de muita forca
Adorava a frentona da Oliver👏👏👏👏
Empresas desse porte o governo não devia deixar quebrar. Assumir ela é vender pra novos empresários nacionais
Incrível como o Brasil teve tantas empresas promissoras no passado mas todas elas terminaram com o mesmo problema....
Nós tínhamos um da série 8000 traçado nos ano de 96 muito bom, mais difícil de cambiar 😂
Tive a oportunidade de ver um cbt de perto trabalhando pro meu tio carregando madeira, não lembro o modelo mais era um trator de médio porte, são bem característico pela sua grade, mais a Olive nunca vi , porém já joguei com um no jogo "Farming Simulator 23"
Faz a história da Cizeta e da Venturi por favor
Pena que no nosso Brasil tudo que é bom e dar certo logo se acaba!
Os tratores CBT amarelo tem uma corrente na transmissão que interliga câmbio e motor , como ele não era muito bom de freio andaram fazendo algumas carregadeiras de cana com ele e as vezes esta corrente quebrava e o trator em uma decida ficava solto sem o freio motor nada o segurava na pirambeira...
Gostei muito do vídeo. Mas aqui na minha região eu não sei porque não existe CBT
No regime militar tinha sim vice presidente. São eles: José Maria Alkmin, vice de Castelo Branco, Pedro Aleixo vice de Costa e Silva, Augusto Rademaker, vice de Emílio Médico, Adalberto dos Santos vice de Ernesto Geisel e Aureliano Chaves, vice de João Figueiredo.
Já fiz manutenção de um agrícola convertido para sucateiro, foi instalado um "Munck com garras " parecido com uma retro.
Fiz manutenção no sistema de freios que funciona como um sanduíche de discos acionados tipo forquilha, que rodam um conta o outro entre eles fica o disco de lona e na face externa é apoiado em esferas.
Quando rotacionam um contra o outro, as esferas tendem a sair do alojamento e comprimem o disco no centro. É muito ruim de projeto.
Top
Carregadeiras d cana aqui na minha terra fiserao uma parceria com a MOTO CANA e a CBT🤗
Brasil e maravilhoso, problema e que preferem apoiar projetos externos.
Faz a história da big bud empresa de tratores por favor
e uma pena que empresas como essas venham falir
Trabalhei numa usina de álcool que tinha uma frota. Fui chefe de almoxarifado por 15 anos. Sabia decor os códigos das pecas de reposição desses tratores. Era o modelo 2100. ...mas isso foi em outra vida ja kkkkkk
17:30 - Botar um motor desse na Cheveta vai ficar top kkkkkkk
Tinha um saite mané tratores que você achava um mapa com um mapa igual os brinquedos que vinha no kinderovo mostrando aonde encaixava cada peça do trator
Do meio pra traz é um D4. Do meio pra frente é um 1113
O brasil quase chegou lá
Já vi um trabalhando mais nunca trabalhei. Meu avô sempre teve MF.
E se o proximo Supra pudesse usar a plataforma TNGA ?
Até a hoje minha família tem 2 CBT 1105
Sendo um esta no guincho
Fale de marcas de motos nacionais
Trabalhei com o CBT 10000 CBT 1105 e o CBT 2105 no meus primos fazendo lavoura e barragem o do meu padrinho era um 1065 com motor dê 608 eu acho kkkkkkkkk
BR trans-cargas ❤️ 💚 💛 💙
Ernesto Pereira Lopes fez medicina para atuar como político e empreendedor de máquinas agrícolas, vai entender!!
A vida leva a gente pra cada lugar que nem dá pra imaginar 😆😆
Nossa, um político que criou normas pra favorecer negócio dele, e evitar concorrência 😳😱
O Brasil véio 😂
Com 16 anos de idade trabalhei com um trator cbt 1105 , não tinha freio nenhum.
Você é da família do cara do canal integrando conhecimento?
Infelizmente a industria não é valorizada pelo nossos governos 😢😢😢😢
CBT tinha tudo quanto é tecnologia na epoca ! Só não tinha freio nem freio de mão 😂
Trabalhei por 3 anos na cbt ,era uma excelente empresa ,pena que faliu ,fala fubá 👻
MTD não é a dos cortadores de grama?