Faço diário, não tão frequente, mais nos momentos de crise. Escrever me ajudou a evitar muita briga com marido, eu escrevia tudo o que tinha pra dizer pra ele! Salvou meu casamento!
A jout jout dizendo pra ter um diário e agora a Júlia também haha são duas julias falando a mesma coisa talvez seja uma sinal pra começar um diário mesmo mesmo
Já tinha pensado nisso. Kkkkk Mas eu acho que ainda não sou tão fluente a fim de saber todas as palavras que saem da minha mente perturbada. Mas vale a tentativa. ☺
Durante minha adolescência, durante uns 5 anos mantive diário. Ajudava a desabafar o que passava e sentia, já que o ambiente familiar era extremamente tenso. Obviamente nunca poderia ser descoberto e nunca fui. A partir de um determinado período, fiquei até paranoico sobre manter aquilo em segredo, havia lido o Diário de Anne Frank. Me ajudou muito a atravessar aquele período tenso, onde tinha pais separados, brigas frequentes, quase diárias, tempo onde havia uma polaridade gigantesca entre os dois e não havia como ficar bem com os dois (algo tipo a briga de direita x esquerda hj em dia). Eu só tive tranquilidade quando enfim passei no vestibular e fui morar sozinho. Hj com um quadro de depressão, penso seriamente em voltar a escrever pra justamente isso: manter um registro pessoal da minha história e reconhecer padrões.
Tenho depressão/borderline/ansiedade desde os 12 anos e não sei porque só agora fui criar um diário. Eu até escrevia umas coisas antes, mas só no bloco de notas do celular e deixava pra lá (como eu queria ter de volta tudo o que eu disse no meu antigo celular). Desde março comprei um caderno pequeno e anoto o que aconteceu, como me senti etc. Até mesmo quando tô com raiva, saio fazendo uns rabiscos loucos e grossos, pra extravasar hahaha isso tá me ajudando MUITO! Quando ele não tá do meu lado, digito no bloco de notas e passo depois pro papel. Uns meses atrás encontrei umas anotações que fiz aos 16 anos, percebi que eu mudei tanto que até me emocionei e chorei, é como se eu tivesse voltando ao passado e dissesse "calma, tudo isso vai acabar, como vc é bobinha e maior que tudo isso". No final do mês eu faço tipo uma revisão de tudo o que aconteceu, o que aprendi etc. Tem outras dicas q vc citou no vídeo que vou adotar pro meu, mto boas, obrigada
Muito legal Julia! Vc é muito bacana no agir e no falar. Mesmo você sendo mocinha, está me ensinando muitas coisas , a mim que já sou septuagenária! Eu já tive um diário de adolescente. E vc acredita que uma vez escrevi ou melhor distorci um fato que aconteceu comigo! Contei uma mentira pra mim mesma! Vê se pode! Hoje fico louca da vida, ou melhor irada comigo mesmo, por causa desse fato.. Mas com todos os nossos erros a gente aprende vc ñ acha?Um abraço!
+Julia Jolie por favor! Você já fez vídeo sobre Transtorno Bipolar, Hipomania e Depressão, ou apenas Depressão, (minha irmã Mayara teve depressão mas ela se curou) Faz um vídeo sobre Transtorno De Ansiedade Generalizada (TAG), PLEASE! FAZ UM VÍDEO! Eu tenho transtorno de ansiedade.
+Julia Jolie Eu fui diagnósticada por mim e pela minha psicóloga, eu tenho transtorno de ansiedade generalizada (tag), fala sobre esse transtorno no vídeooooooo! Please, floooorrrr!!!!! Por favooooorrrrr!!!!
Aaah eu tbm kkkk ou então eu fazia tempestade em copo d'água kkkk eu penso "meudeus filha, vc tá complicando tudo, só faz isso e pronto" kkkkk é bom saber que a gnt amadurece
Há uns anos atrás fazia diário e era muito bom ler meses depois tudo que passei. Ria com as coisas pelas quais sofria naquele momento e percebia o quão amadureci. No fim de março, resolvi voltar a fazer isso e está sendo muito proveitoso. Tirar uma horinha pra escrever no diário no fim do dia é muito enriquecedor, porque te faz passar o pente fino nos acontecimentos do seu dia e nas coisas que você sentiu quando fazia as coisas. É um exercício diário que vale muito a pena!
Parece meio estranho, mas tenho 26anos e agora que decidi escrever um diário, e estou muito feliz por isso, tudo que vc disse fez todo sentido pra mim e tudo que sempre pensei sobre o assunto mas nunca consegui organizar na minha cabeça pra colocar em prática, e agora vc falando ficou mais claro. Não me importo com a idade, saber disso e começar essa prática está me fazendo super feliz de verdade! Aprender e viver intensamente é o mais importante 😍🙏
Klênia Belly grana? Ubs ou semelhante tem atendimento gratuito. Faculdades também possuem atendimento gratuito. Até tem também profissionais que fazem terapia bastante em conta por menos de 40 reais.
Eu desde dos 9 anos tenho diário e até hoje eu tenho todos guardados e foi algo que me ajudou muito, principalmente na adolescência, pois eu ficava tanto tempo só que o diário acabo sendo meu amigo haha E tenho até hoje, escrever sempre foi melhor
Escrevo em diários desde muito pequena e tenho todos! Kkk sempre fui muito tímida e escrever em diários me ajudou muito a lidar com tanto sentimento que não conseguia compartilhar...
Escrever diário me possibitou lembrar melhor das coisas. E vi dois eu, um que se limitava e outro forte como um herói. Descobri que posso ser o que eu desejar, somos o que pensamos. Virou algo tão automático, que em minha mente a voz interior corrige o que não conseguia perceber.
NOSSSAAAA AJUDA MESMO! É impressionante como reler o que já passamos ajuda a gente. Eu sempre escrevo quando estou mal. É até um termômetro para ver como anda meu humor e estabelecer padrões, dependendo da época eu escrevo quase todo dia e depois passo quase um mês sem escrever! Gostei bastante do vídeo e das dicas, vou começar a usar a técnica de responder!
Comecei a escrever diário de verdade mesmo com 16 anos (em 2019 mesmo) e me arrependo muito de não ter feito isso antes. Sei escrever a 10 anos, e perdi 9 deles sem escrever e guardar minhas memórias. Mas acredito que tudo tem seu tempo e agora é o meu.
comecei a escrever no meu diário aos nove anos também, e eu sempre jogava as folhas fora com medo de q alguém pudesse ver, ao longo do tempo parei pq uma pessoa leu tudo q eu escrevi, fiquei muito envergonhada, mas estou pensando em voltar a ter um.... preciso muito desabafar.
Meu Deus, nunca imaginei que outras pessoas também tivessem o costume louco de tacar a tesoura no cabelo repentinamente. Durante minha vida inteira fiz isso. Me arrependia depois também, mas era mais forte que eu. Fico feliz por saber que não sou a única no mundo a usar o cabelo como um quadro branco para pintar emoções (ou 'surecá-las', como em nosso caso). Valeu por compartilhar isso, Julia.
Comecei uma espécie de diário no celular esse ano, na verdade é um mood tracker chamado Daylio que serve pra marcar as atividades que você fez no dia e colocar textos sobre o que você sentiu. Tem sido interessante olhar e ver quais atividades juntas servem pra me fazer ter um dia bom ou um dia lixo e analisar em retrospecto o que influencia o humor
Eu amo seus vídeos sobre saúde mental. Sofro a 4 anos com depressão e você tem me ajudado bastante a aliviar e entender o que sinto. Muito obrigada, você não tem noção como você ajuda as pessoas.
Júlia, eu fazia um diário há alguns anos e por algum motivo parei, esse vídeo me fez lembrar dessa época e de como escrever o que eu estou sentindo me fazia bem, vou voltar a escrever hoje mesmo!
@@kiluazoldy 15/05/2021 22:49: Boa noite! Obrigado por responder. Gostaria de lhe pedir um favor. Você poderia deixar um comentário em algum dos vídeos que eu fiz e que estão em meu canal para me ajudar?
Eu n sei como q alguem consegue achar o twitter um bom lugar para ser um diario, alem de ser um lugar toxico, vc vai desabafar coisas muito pessoais lá? Se sim ent boa sorte
Eu não assisto seus vídeos como antigamente, mas meu celular notificou sobre esse e eu fui ver. E NOSSA, eu precisava muito de uma ideia dessas, principalmente foi libertador você dizer que eu não precisava escrever nele todos os dias.
Eu tenho paralisia cerebral e sempre tive muita dificuldade para escrever mas o diário está me ajudando muito sem falar que é uma forma de entender melhor as coisas que estão acontecendo ao seu redor parabéns pela iniciativa de falar sobre esse assunto que atualmente Na minha opinião não deve meio esquecido na nossa sociedade
Entrei no RUclips pra “não pensar em nada” e como destino cai nesse vídeo, e vi que o que mais precisava era escrever o que sentia, seus vídeos me ajudam muito, obrigada!
Eu já tinha vontade de começar a escrever um diário. Não por problemas emocionais mais sim porque quero largar um hábito que tá prejudicando a minha vida pessoal. Eu acho que se eu escrever posso começar a ver certos gatilhos que me levam a ter uma recaída.
Oi.. Ótima dica, Ju! Minha psicóloga me recomendou e eu achei q era coisa de adolescente e não sabia por onde começar, mas adivinha quem vai ter um diário depois desse vídeo? Obrigada pelos seus vídeos, são de luz. ❤
Fantástico Julia ! Sua experiencia e transparência ajudou muito mesmo, Comecei a pouco tempo a escrever o meu diário, e agora vi que não preciso ser tão rígido em todos dias escrever no diário.Se cada dia tiver algo para acrescentar será bom! Se não tiver, não deixara de ser bom, Obr!!
Eu escrevo diários desde os 8 anos. Hoje em dia estou terminando o nono diário. Sempre vi vantagens nesse hábito. A gente acompanha o nosso desenvolvimento em vários âmbitos: psicológico, emocional, acadêmico. É perceptível como o amadurecimento vai mudando, a forma de relatar eventos, posicionamentos. É um contato muito especial com os nossos "eus", que só mantendo registros dá pra gente conhecer (ou reconhecer). As mudanças na caligrafia, então! Fora que ajuda bastante a organizar os pensamentos, e exercitar a memória! Eu testei formas de escrever diferentes, relações diferentes com o diário. Escrevendo coisas do dia a dia, que tb acho relevante pra memória; escrevendo processos que percebo em minha mente; fazendo críticas ou análises sobre algum assunto que incomoda dentro do meu cotidiano; uma época começava com um título sobre o assunto que eu ia discorrer. E verdade, ajuda bastante a aliviar o estresse. E esse ponto de vista de que se pode ter uma doença e depois ajudar a entender a doença, realmente, deve ser super útil! Já deixei mensagens pra Luciana do futuro também!!! Hahahaha "É uma conversa consigo mesma", é mesmo! Eu costumava dizer que era a minha "penseira" =) Enfim, diários são ótimos! Adorei o vídeo!
Olá boa noite de todas as vezes que procurei na internet a respeito de fazer um diário o seu foi o que mais me identifiquei meu nome é Albani Meu sonho é ser psicóloga e provavelmente vou começar o ano que vem na faculdade mas estou muito confusa já fiz terapia por muitos anos mas atualmente não estou fazendo terapia e tenho certeza que um diário vai me fazer muito bem Deus abençoe a você e a toda sua família feliz natal feliz ano novo atrasado
O fato de cortar o cabelo eu entendo como uma automutilação. Eu já fiz isso varias vezes, mulheres no geral fazem muito isso, se sentem mal internamente e externam no cabelo, elas cortam, colorem todo tempo e algumas dizem que é estilo, mas no fundo nem sabem que é uma forma de automutilação.
Oi, Julia! Obrigada por seus vídeos sobre saúde mental, não desista de fazer, porque ajuda muito a gente. Eu sempre gostei de escrever, desde uns 12 anos que escrevo diários e textos diversos. Eu dizia que seria escritora. Mas nunca defini temas para escrever como você sugeriu no vídeo. Sempre foi escrever sobre qualquer coisa que passasse na minha cabeça. Mas dessa forma que você sugeriu, achei melhor porque podemos ver o que mudou com o tempo na nossa cabeça em relação ao mesmo assunto. Bjsss
Oi Achei interessante fazer um diário...estou depressiva, ansiedade a flor da pele...nossa é muito ruim a sensação...tomo medicamentos para melhorar... Me inscrevi no seu canal...super me identifiquei.
Júlia hj msm comprei um caderninho enfeitei do jeito q eu queria, e fiz dele meu diário, vou começar a escrever agr msm, suas dicas me ajudaram a ver o quanto eu preciso colocar pra fora o q estou sentindo, muito obrigada, vc está me ajudando bastante..bjs da Keu.
Meu Deus eu precisava de um diário, tenho tanto pra falar, mas não queria falar pra ninguém sabe; só expor o que eu estou sentindo no momento sem julgamentos. A psicanalista de uma amiga minha recomendou que ela fizesse e ontem numa conversa me deu um estalo de fazer, mas não sabia como começar, seu vídeo veio como uma, muitoooo obrigada 😘
Gostei muito desse vídeo, Julia! Sou muito ansiosa... então minha cabeça está sempre com um monte de pensamentos, inseguranças, medos... e acho que "desabafar" em um diario pode me ajudar! Vou começar a fazer 😊
temos que pensar que somos muito sãos embora tenhamos nossos problemas internos, porque se você parar pra pensar, em comparação a muitas pessoas não fazemos nada de mal..! somos muito críticos de nós mesmos.
Eu tenho diário desde quando eu tinha 8 anos. Amo! 💙 Além de eu ter uns papéis para desabafo desde 2016. E também tenho agendas para anotações das datas de tudo desde muito tempo atrás.
Eu tb tenho bipolaridade, e comecei a escrever numa espécie de diário tb. Meu objetivo é vencer o esquecimento e o olhar dos outros sobre mim e criar uma visão que eu próprio tenho de mim mesmo. O que eu faço é perceber padrões nos meus comportamentos, nas minhas emoções, nas minhas vontades, nos meus sonhos e etc. Eu até crio conceitos para designar esses padrões. Depois eu vou articulando os conceitos de forma a perceber qual a relação que eles tem entre si (relações de alternância, causalidade, percebo tb quando um conceito é sub-item de outro conceito, coisas assim) e chegando ao que eu entendo como partes do, digamos, sistema da minha personalidade. Tenho a hipótese, que talvez seja só um sonho irrealista, de que quando eu completar esse sistema eu vou poder dizer que eu me conheço e terei maior controle sobre mim, vencendo a bipolaridade.
Seu vídeo caiu como uma luva para mim, mais uma vez :) Estou passando por um momento difícil, a depressão literalmente me tomba e eu não tenho com quem conversar, estive pensando em começar um diário, talvez um diário em que eu possa também fazer ilustrações, me ocupar fazendo margens bonitas (para o tempo passar e ao mesmo tempo aliviar minha ansiedade) e que seja até um lugar onde eu possa guardar um pouquinho de tudo... estou precisando disso faz tempo...Você é incrível Julia :D
julia, é muito lindo te ver bem e conseguindo fazer as coisas que te fazem feliz. obrigada por continuar e fazer vídeos tão interessantes. tenho certeza que tu ajuda muitas pessoas com teus vídeos, sejam eles sobre inglês ou sobre saúde mental. ♡
você é incrível! sem palavras pra agradecer. essas palavras eram a luz que eu precisava. espero qur veja esse comentário e fique feliz. foi feito com o melhor sentimento de todos! parabéns pelos vídeos!
ótima dica julia, eu escrevo relatos daquele dia que nada deu certo, isso deixa os acontecimentos mais leves com o passar do tempo e tiro disso algum insight cômico como ferramenta pra lidar melhor com os problemas.
Diário é ótimo eu diria até que é uma terapia... alguns anos atrás fiz terapia com uma psicóloga indicada pela psiquiatra... A psicologa me ouvia me fazia questionamentos e o que mais me ajudou era que eu verbalizava aquilo que eu sentia... falava de coisas que não dizia a ninguém por medo de julgamento. E o diário ajuda a "verbalizar" e organizar pensamentos...
Júlia, agradeço de coração o teu trabalho... Graças a ele e ajuda de amigos e familiares, tenho identificado melhor os sinais da depressão em mim... Iniciei tratamento psiquiátrico e quero retomar a terapia com psicóloga. Agora, vendo o vídeo deu uma vontade tremenda de retomar meu diário... Tenho anotações espalhadas em diversos cadernos, misturados com listas de afazeres, planos etc... Mas agora deu vontade de ter um caderninho só pra isso... Obrigada pela inspiração! E continue essa jornada pois tenho certeza que poderá ajudar muito mais pessoas ainda! Vida longa e próspera!! 🖖
Meu diario começou para contar as minhas memorias, sobre sonhos e sentimentos. Eu adorava escrever isso, sempre espontâneo, como você disse. Sentia livre escrevendo! O diario me ajudou bastante. Também percebi que as memorias mudam de acordo com o que sentimos, e é verdade o que você disse, que a escrita ordena os pensamentos. Também percebi que me sentia confortavel com certas coisas, com certos acontecimentos... Passei a me conhecer mais depois de escrever-me. E o mais importante é que o tempo de consulta é sempre pouco demais para contarmos tudo, e escrever é um otimo auxilio do tratamento, ainda que organizamos os pensamentos e aproveitamos mais a consulta!
2º dia de remédio, 1º contando esses dois dias. O primeiro diário "a gente nunca esquece", mesmo que seja após os 30 anos!rs Seu vídeo me deu a coragem final para iniciar, minha gratidão!
Muito obrigada me ajudou muito, me endentifiquei principalmente com a parte do cabelo, meu Deus não sei oque me dá as vezes uma vontade Loka de cortar bem curtinho. Obrigado Julia
💕 💕 A psiquiatria considera transtorno mental como sendo o estado emocional e psiquico que gera prejuízos sociais, ou seja, dificuldade de manter relações laborais, sociais, afetivas, familiares ou sexuais minimas necessarias para se manter uma vida digna e cumprir a função biológica, ou seja, cuidar de si (fisicamente e moralmente), procriar e preservar a integridade fisica e moral da prole.
Te agradeço pelo vídeo....Tenho depressão desde criança e a ansiedade surgiu na adolescencia ,junto com o TOC.... Já tive um diário e me surpreendi como pensava desde criança..... Vou começar um novo diário agora...Ótima ideia sua,eu não me sinto bem desabafando com alguém,então acredito que assim eu vou conseguir me encontrar e talvez me ajudar sabe?? Obrigadao,te desejo tudo de bom!! Sei que para alguns é apenas um vídeo mas,para outros é uma ajuda imensa. Obrigada!!❤
Oi Júlia, quero te agradecer, seus vídeos estão me ajudando muito no meu processo de melhora. Bom ver tbm que podemos tirar aquele pensamento que diário é apenas coisa de menina. Obrigado.
Amei teu vídeo. Parabéns ❤ Eu faço diário desde minha adolescência. Quase trinta anos já. E me identifiquei com muitas coisas que você falou. Bem legal. 👍
Eu já comecei diário várias vezes,mas nunca consigo continuar. Tenho vários desenhos que representam como eu me sentia,mas eles ficam espalhados pelo meu ex quarto e geralmente eu perco. Mas vou começar novamente. Me identifico muito com tudo o que você diz,Julia
"Às vezes é preciso Punir a Dor com um Excesso": quando insinuam que sou Doido, eu mostro que na Verdade sou ainda mais Doido do que eles conseguem imaginar. Não funciona perfeitamente, mas pelo menos bota alguns pra correr.
Amei a idéia... Já tentei fazer um, mas nunca consegui manter, pois acabava achando que aquilo era uma besteira... Bem vou recomeçar hoje! Beijos. Vc tem me ajudado muito!
A algum tempo que tenho vontade de fazer um diário. Já tive muitos quando era adolescente e quando estava na faculdade. Depois que fui diagnosticada com bipolaridade (o que faz pouco tempo), me sinto tão confusa e desanimada que não tenho nem energia para o básico. Mas seu vídeo me deu o empurrão que eu precisava para voltar a escrever. Obrigada 🙏🏻
Eu também fazia isso de rasgar a folha e jogar no lixo do banheiro, com o mesmo pensamento. Há tempos tenho pensado em escrever um diário, mas a ideia de alguém ler ainda me incomoda.
Vívian Sousa, meu primeiro diário eu tinha 8 anos, certa vez uma amiga o leu, depois, descobri que minha mãe o lia com frequência. Fiquei com muita raiva e magoada, principalmente com a minha mãe, não pelo conteúdo em si, pois na época escrevia apenas o que acontecia durante o dia - não conseguia nem contar pra mim mesma o que eu sentia -, foi com a invasão de privacidade mesmo. Com o tempo, criei uma forma de ninguém ler mais nada. Não comprei mais esses diários personalizados, passei a utilizar cadernos normais, pois ninguém tem curiosidade de olhar "caderno de escola", é muito mais tranquilo pra mim, pois agora sei que só eu tenho acesso a eles.
Que vídeo maravilhoso Júlia as dicas são maravilhosas vou iniciar o meu diário.Cada dia amando mais seus vídeos. Nossa na parte da infância eu tinha o diário e tinha o mesmo pensamento que você.E perdi o hábito de escrever
Comecei a fazer estágio no psf, e anotava na minha agenda os meus feitos e conquista como por exemplo: ter perdido o medo de vacinar uma criança na perna, de não saber diluir a vacina da varicela, de ter sido vacinada com a sinovac e também elogios que a minha supervisora me dava. Com base nisso tive vontade de iniciar um diário, mais estava receosa porwue quando criança eu tinha um, minha mãe achou, leu o que eu escrevi e me bateu por meus pensamentos complicados. Comprei um caderno pra iniciar um diário mais o medo de escrever é maior que a minha vontade.
Eu tive um movimento diferente, talvez até o contrário do seu pra ter um diário. Tb tenho transtorno bipolar e percebi que quando eu tava deprimida só conseguia falar com a psicóloga/ psiquiatra da depressão e não lembrava do resto. Foi qdo comecei a tomar a minha primeira medicação tb. A idéia do diário foi pra me organizar pra consulta. Mas como eu não sabia o que era sintoma e o que era da minha personalidade por ainda não ter um diagnóstico e não fazer a mínima ideia do que era aquelas oscilações todas escrevia tudo que acontecia no meu dia. Até a alteração mínima. Infelizmente foi só um ano e meio depois de começar o diário que escrevi um resumo dos três meses anteriores à consulta (faço tratamento no caps e as consultas com o psiquiatra demoravam 3, 4, 5 meses e era praticamente impossível conseguir marcar outra nesse meio tempo). Voltando. Foi só quando eu levei o diário que recebi o diagnóstico do tab. Nessa época decidi que ia fazer um livro pra transformar tudo aquilo em algo literário, mas sincero e o que me orientou foi meu diário. Alguns poemas inclusive são coisas que escrevi sem intenção nenhuma. Pra mim o diário é uma forma de autoconhecimento mto grande. Não só sobre a doença. Mas pegando o diário de 2015 (qdo comecei a escrever) consigo ver qto a doença me atrapalhava e qto hj tô melhor, sabe? Eu escrevo atualmente num grupo do wpp que só tem eu pq ele salva a hora automaticamente e ninguém vê. hahahaha Pra rabiscar e escrever poesias, frases, coisas que me vem à cabeça uso cadernos.
Amei a ideia!!! Amo escrever... Vi esse vídeo há uns dias atrás,e marquei de comprar um diário.. E agora,nesse exato nomento, estou escrecrevendo as primeiras palavras! ... Seria muito bom se eu visse esse vídeo antes, pois tantas que senti e pensei e passei, que poderia ter registrado .. mas okay,ainda tem muito por vir! Obrigada pela ÓTIMA dica❤
Julia, parabéns pela conteúdo do seu canal. Com seus vídeos de saúde mental, você está sendo muito mais do que gentil, você está efetivamente ajudando as pessoas. Obrigada!
Eu pretendo fazer um, mas eu não sabia direito o que era um diário, eu pensava em escrever mas pensando em como seria se alguém lesse o diário e não uma forma de desabafar... Eu realmente preciso colocar a bagunça da minha cabeça em um papel... Obrigada ❤
Faz uns três anos que tenho um diário, eu comecei porque me sentia sozinha e queria por pra fora tudo que eu pensava, e foi a melhor coisa que eu fiz. Eu nuca me obriguei a escrever, só escrevo quando sinto vontade e por incrível que pareça tem uma constância muito boa, tipo duas as três vezes por semana e as vezes até mais. Claro que as vezes eu não sinto vontade nenhuma de escrever e fico algumas semanas sem escrever nada, mas nunca passou de um mês. A única coisa que me incomoda é que a maioria das coisas que escrevo são sentimentos tristes, aí o diário parece ser uma coisa deprimente sabe? Mas não tem como parar porque fiz o diário exatamente pra esses tipos de sentimentos que é a única forma de por para fora.
Gostei muito da ideia, Júlia. E como gosto muito de me expressar, e escrever, tenho certeza que fará muito bem pra mim. Gratidão. Abraços de luz. ✨🙏🏻✨💜🌻
Muito bom e bem explicado ! Conheci seu canal hoje, vou prestar vestibular esse ano e aí cai de paraquedas no seu vídeo de 2014 sobre faculdade pública x privada. Ai cliquei pra conhecer seu canal e apareceu esse vídeo sobre o diário, adorei vou voltar a escrever agr mesmo !
Hoje senti um poço de raiva em várias relações da minha vida, e desabafei tudo com a minha mãe no whatsapp pois ela é minha super amiga, eu simplesmente falei tudo!!! Me senti melhor, me veio na cabeça de ter um diário, gente e isso e existe mesmo ou seja vou começar um diário e preciso de um psiquiatra para equilibrar 😅😅😅😅😅
Faço diário, não tão frequente, mais nos momentos de crise. Escrever me ajudou a evitar muita briga com marido, eu escrevia tudo o que tinha pra dizer pra ele! Salvou meu casamento!
A jout jout dizendo pra ter um diário e agora a Júlia também haha são duas julias falando a mesma coisa talvez seja uma sinal pra começar um diário mesmo mesmo
Show! Eu já tentei escrever mas sou péssimo pra escrever e desisti. Uma vez criei um grupo no whats só comigo mesmo e escrevia lá. era bom... Like! o/
Aaaaaa, fiz um grupo no whats só pra mim também, mas eu escrevia poesias lá.
Ideia boa
Baixe um App chamado diário que só abre com senha
Eu amei a sua ideia hahah
Vou fazer o melhor dos dois mundos, vou fazer um em inglês. Assim vou melhorar a saúde mental e praticar inglês.
Achei genial!
E vou colocar seu nome como uma especie de créditos para lembrar quem deu a ideia.
Já tinha pensado nisso. Kkkkk
Mas eu acho que ainda não sou tão fluente a fim de saber todas as palavras que saem da minha mente perturbada. Mas vale a tentativa. ☺
O bom é que vc vai registrando o seu progresso, errar tbm é importante para aprender.
Julia Jolie, eu te peço que faça um vídeo falando sobre Transtorno de Ansiedade Generalizada!
Durante minha adolescência, durante uns 5 anos mantive diário. Ajudava a desabafar o que passava e sentia, já que o ambiente familiar era extremamente tenso. Obviamente nunca poderia ser descoberto e nunca fui. A partir de um determinado período, fiquei até paranoico sobre manter aquilo em segredo, havia lido o Diário de Anne Frank. Me ajudou muito a atravessar aquele período tenso, onde tinha pais separados, brigas frequentes, quase diárias, tempo onde havia uma polaridade gigantesca entre os dois e não havia como ficar bem com os dois (algo tipo a briga de direita x esquerda hj em dia). Eu só tive tranquilidade quando enfim passei no vestibular e fui morar sozinho. Hj com um quadro de depressão, penso seriamente em voltar a escrever pra justamente isso: manter um registro pessoal da minha história e reconhecer padrões.
Tenho depressão/borderline/ansiedade desde os 12 anos e não sei porque só agora fui criar um diário. Eu até escrevia umas coisas antes, mas só no bloco de notas do celular e deixava pra lá (como eu queria ter de volta tudo o que eu disse no meu antigo celular). Desde março comprei um caderno pequeno e anoto o que aconteceu, como me senti etc. Até mesmo quando tô com raiva, saio fazendo uns rabiscos loucos e grossos, pra extravasar hahaha isso tá me ajudando MUITO! Quando ele não tá do meu lado, digito no bloco de notas e passo depois pro papel. Uns meses atrás encontrei umas anotações que fiz aos 16 anos, percebi que eu mudei tanto que até me emocionei e chorei, é como se eu tivesse voltando ao passado e dissesse "calma, tudo isso vai acabar, como vc é bobinha e maior que tudo isso". No final do mês eu faço tipo uma revisão de tudo o que aconteceu, o que aprendi etc. Tem outras dicas q vc citou no vídeo que vou adotar pro meu, mto boas, obrigada
Muito legal Julia! Vc é muito bacana no agir e no falar. Mesmo você sendo mocinha, está me ensinando muitas coisas , a mim que já sou septuagenária! Eu já tive um diário de adolescente. E vc acredita que uma vez escrevi ou melhor distorci um fato que aconteceu comigo! Contei uma mentira pra mim mesma! Vê se pode! Hoje fico louca da vida, ou melhor irada comigo mesmo, por causa desse fato.. Mas com todos os nossos erros a gente aprende vc ñ acha?Um abraço!
Muito obrigada, querida! Fico muito feliz 😁
+Julia Jolie por favor! Você já fez vídeo sobre Transtorno Bipolar, Hipomania e Depressão, ou apenas Depressão, (minha irmã Mayara teve depressão mas ela se curou) Faz um vídeo sobre Transtorno De Ansiedade Generalizada (TAG), PLEASE! FAZ UM VÍDEO! Eu tenho transtorno de ansiedade.
+Julia Jolie Eu fui diagnósticada por mim e pela minha psicóloga, eu tenho transtorno de ansiedade generalizada (tag), fala sobre esse transtorno no vídeooooooo! Please, floooorrrr!!!!! Por favooooorrrrr!!!!
Aaah eu tbm kkkk ou então eu fazia tempestade em copo d'água kkkk eu penso "meudeus filha, vc tá complicando tudo, só faz isso e pronto" kkkkk é bom saber que a gnt amadurece
@@JulikaExplica julia j💚lie
Há uns anos atrás fazia diário e era muito bom ler meses depois tudo que passei. Ria com as coisas pelas quais sofria naquele momento e percebia o quão amadureci. No fim de março, resolvi voltar a fazer isso e está sendo muito proveitoso. Tirar uma horinha pra escrever no diário no fim do dia é muito enriquecedor, porque te faz passar o pente fino nos acontecimentos do seu dia e nas coisas que você sentiu quando fazia as coisas. É um exercício diário que vale muito a pena!
Parece meio estranho, mas tenho 26anos e agora que decidi escrever um diário, e estou muito feliz por isso, tudo que vc disse fez todo sentido pra mim e tudo que sempre pensei sobre o assunto mas nunca consegui organizar na minha cabeça pra colocar em prática, e agora vc falando ficou mais claro. Não me importo com a idade, saber disso e começar essa prática está me fazendo super feliz de verdade! Aprender e viver intensamente é o mais importante 😍🙏
Comecei o meu diário há pouco tempo. Queria ter começado há mais tempo, assim eu me conheceria melhor hoje.
Por que não fazer terapia? Melhor método de você se conhecer.
Pedro Pedrone Eu concordo que a terapia é o melhor método para o autoconhecimento. Só me faltaram oportunidades para começar. Mas eu vou fazer. 👍
Klênia Belly oportunidades pra começar?
Pedro Pedrone Dinheiro 💰 kkkkk
Klênia Belly grana? Ubs ou semelhante tem atendimento gratuito. Faculdades também possuem atendimento gratuito. Até tem também profissionais que fazem terapia bastante em conta por menos de 40 reais.
Eu desde dos 9 anos tenho diário e até hoje eu tenho todos guardados e foi algo que me ajudou muito, principalmente na adolescência, pois eu ficava tanto tempo só que o diário acabo sendo meu amigo haha E tenho até hoje, escrever sempre foi melhor
Escrevo em diários desde muito pequena e tenho todos! Kkk sempre fui muito tímida e escrever em diários me ajudou muito a lidar com tanto sentimento que não conseguia compartilhar...
Ahhh que sorte a sua de ainda ter! Deve ser MT legal
Escrever diário me possibitou lembrar melhor das coisas. E vi dois eu, um que se limitava e outro forte como um herói. Descobri que posso ser o que eu desejar, somos o que pensamos.
Virou algo tão automático, que em minha mente a voz interior corrige o que não conseguia perceber.
NOSSSAAAA AJUDA MESMO! É impressionante como reler o que já passamos ajuda a gente. Eu sempre escrevo quando estou mal. É até um termômetro para ver como anda meu humor e estabelecer padrões, dependendo da época eu escrevo quase todo dia e depois passo quase um mês sem escrever! Gostei bastante do vídeo e das dicas, vou começar a usar a técnica de responder!
Comecei a escrever diário de verdade mesmo com 16 anos (em 2019 mesmo) e me arrependo muito de não ter feito isso antes. Sei escrever a 10 anos, e perdi 9 deles sem escrever e guardar minhas memórias. Mas acredito que tudo tem seu tempo e agora é o meu.
O diário na verdade é um amigo
Temos que ser amigos de nós mesmos
Pior coisa foi fazer de um amigo um diário
Eu sempre pensei em começar a escrever um diário novamente. Esse vídeo me inspirou muito! Obrigada!
comecei a escrever no meu diário aos nove anos também, e eu sempre jogava as folhas fora com medo de q alguém pudesse ver, ao longo do tempo parei pq uma pessoa leu tudo q eu escrevi, fiquei muito envergonhada, mas estou pensando em voltar a ter um.... preciso muito desabafar.
Meu Deus, nunca imaginei que outras pessoas também tivessem o costume louco de tacar a tesoura no cabelo repentinamente. Durante minha vida inteira fiz isso. Me arrependia depois também, mas era mais forte que eu. Fico feliz por saber que não sou a única no mundo a usar o cabelo como um quadro branco para pintar emoções (ou 'surecá-las', como em nosso caso).
Valeu por compartilhar isso, Julia.
Manuela Moutonoir isso é muito mais comum do que vc pensa
Comecei uma espécie de diário no celular esse ano, na verdade é um mood tracker chamado Daylio que serve pra marcar as atividades que você fez no dia e colocar textos sobre o que você sentiu. Tem sido interessante olhar e ver quais atividades juntas servem pra me fazer ter um dia bom ou um dia lixo e analisar em retrospecto o que influencia o humor
Eu amo seus vídeos sobre saúde mental. Sofro a 4 anos com depressão e você tem me ajudado bastante a aliviar e entender o que sinto. Muito obrigada, você não tem noção como você ajuda as pessoas.
Eu tenho diário desde 1996, é bem interessante. Já tive depressão e o diário me ajudou e ajuda muito.💋
Júlia, eu fazia um diário há alguns anos e por algum motivo parei, esse vídeo me fez lembrar dessa época e de como escrever o que eu estou sentindo me fazia bem, vou voltar a escrever hoje mesmo!
Os jovens de hoje chamam de Twitter
eu tenho uma conta no twitter (só pra mim e privada, sem nenhum seguidor) e faço REAL de diário kkkkkkkk
@@Guilherme403403 04/02/2021 17:24: O que eu tenho medo de fazer este diário on line é a plataforma sumir e eu perder todas as minhas anotações.
@@Detudo Hoje tudo é Virtual isso pode danificar a visão, por isso eu escrevo melhor no meu caderno.
@@kiluazoldy 15/05/2021 22:49: Boa noite! Obrigado por responder. Gostaria de lhe pedir um favor. Você poderia deixar um comentário em algum dos vídeos que eu fiz e que estão em meu canal para me ajudar?
Eu n sei como q alguem consegue achar o twitter um bom lugar para ser um diario, alem de ser um lugar toxico, vc vai desabafar coisas muito pessoais lá? Se sim ent boa sorte
Eu não assisto seus vídeos como antigamente, mas meu celular notificou sobre esse e eu fui ver.
E NOSSA, eu precisava muito de uma ideia dessas, principalmente foi libertador você dizer que eu não precisava escrever nele todos os dias.
Ebaa volta a me assistir, linda ♥️
Julia Jolie vou voltar sim ❤ muito obrigada
Vou começar um diário. Obrigada pelas orientações. De fato, devemos deixar fluir e escrever quando for necessário.
Eu tenho paralisia cerebral e sempre tive muita dificuldade para escrever mas o diário está me ajudando muito sem falar que é uma forma de entender melhor as coisas que estão acontecendo ao seu redor parabéns pela iniciativa de falar sobre esse assunto que atualmente Na minha opinião não deve meio esquecido na nossa sociedade
Entrei no RUclips pra “não pensar em nada” e como destino cai nesse vídeo, e vi que o que mais precisava era escrever o que sentia, seus vídeos me ajudam muito, obrigada!
Eu já tinha vontade de começar a escrever um diário. Não por problemas emocionais mais sim porque quero largar um hábito que tá prejudicando a minha vida pessoal. Eu acho que se eu escrever posso começar a ver certos gatilhos que me levam a ter uma recaída.
Oi.. Ótima dica, Ju! Minha psicóloga me recomendou e eu achei q era coisa de adolescente e não sabia por onde começar, mas adivinha quem vai ter um diário depois desse vídeo? Obrigada pelos seus vídeos, são de luz. ❤
Ebaaaa :)
Eiiii.. coloca sua adolescente pra fora! Ninguém precisa saber. Só seu diário!
Fantástico Julia ! Sua experiencia e transparência ajudou muito mesmo, Comecei a pouco tempo a escrever o meu diário, e agora vi que não preciso ser tão rígido em todos dias
escrever no diário.Se cada dia tiver algo para acrescentar será bom! Se não tiver, não deixara de ser bom, Obr!!
2021 aqui me identificando com os problemas e as "Manias" kkkk adorei o vídeo pq me deu uma direção
Eu escrevo diários desde os 8 anos. Hoje em dia estou terminando o nono diário. Sempre vi vantagens nesse hábito. A gente acompanha o nosso desenvolvimento em vários âmbitos: psicológico, emocional, acadêmico. É perceptível como o amadurecimento vai mudando, a forma de relatar eventos, posicionamentos. É um contato muito especial com os nossos "eus", que só mantendo registros dá pra gente conhecer (ou reconhecer). As mudanças na caligrafia, então! Fora que ajuda bastante a organizar os pensamentos, e exercitar a memória!
Eu testei formas de escrever diferentes, relações diferentes com o diário. Escrevendo coisas do dia a dia, que tb acho relevante pra memória; escrevendo processos que percebo em minha mente; fazendo críticas ou análises sobre algum assunto que incomoda dentro do meu cotidiano; uma época começava com um título sobre o assunto que eu ia discorrer. E verdade, ajuda bastante a aliviar o estresse. E esse ponto de vista de que se pode ter uma doença e depois ajudar a entender a doença, realmente, deve ser super útil!
Já deixei mensagens pra Luciana do futuro também!!! Hahahaha
"É uma conversa consigo mesma", é mesmo! Eu costumava dizer que era a minha "penseira" =)
Enfim, diários são ótimos! Adorei o vídeo!
Olá boa noite de todas as vezes que procurei na internet a respeito de fazer um diário o seu foi o que mais me identifiquei meu nome é Albani Meu sonho é ser psicóloga e provavelmente vou começar o ano que vem na faculdade mas estou muito confusa já fiz terapia por muitos anos mas atualmente não estou fazendo terapia e tenho certeza que um diário vai me fazer muito bem Deus abençoe a você e a toda sua família feliz natal feliz ano novo atrasado
O fato de cortar o cabelo eu entendo como uma automutilação. Eu já fiz isso varias vezes, mulheres no geral fazem muito isso, se sentem mal internamente e externam no cabelo, elas cortam, colorem todo tempo e algumas dizem que é estilo, mas no fundo nem sabem que é uma forma de automutilação.
Comecei a fazer um diário esta semana. Estava escrevendo 3 paginas por dia, hoje so escrevi.
[MEU NOME'Eu te amo e agradeço por existir. :)
Oi, Julia! Obrigada por seus vídeos sobre saúde mental, não desista de fazer, porque ajuda muito a gente.
Eu sempre gostei de escrever, desde uns 12 anos que escrevo diários e textos diversos. Eu dizia que seria escritora. Mas nunca defini temas para escrever como você sugeriu no vídeo. Sempre foi escrever sobre qualquer coisa que passasse na minha cabeça. Mas dessa forma que você sugeriu, achei melhor porque podemos ver o que mudou com o tempo na nossa cabeça em relação ao mesmo assunto.
Bjsss
Oi
Achei interessante fazer um diário...estou depressiva, ansiedade a flor da pele...nossa é muito ruim a sensação...tomo medicamentos para melhorar... Me inscrevi no seu canal...super me identifiquei.
Gostei da idéia de deixar em branco p voltar e responder
Júlia hj msm comprei um caderninho enfeitei do jeito q eu queria, e fiz dele meu diário, vou começar a escrever agr msm, suas dicas me ajudaram a ver o quanto eu preciso colocar pra fora o q estou sentindo, muito obrigada, vc está me ajudando bastante..bjs da Keu.
Que legal essa ideia de deixar espaço no diário pra se responder. Vou passar a fazer isso tbm.
Ai, essa era a dica que eu precisava! Garota, eu to tão feliz de ter encontrado o seu canal. ♥️
Tenho certeza que você já é importante para muitas pessoas, mas o tempo vai te ensinar a ser mais ainda, acredite.
Isso de responder a si mesmo é bem legal, vou começar a usar :)
Meu Deus eu precisava de um diário, tenho tanto pra falar, mas não queria falar pra ninguém sabe; só expor o que eu estou sentindo no momento sem julgamentos. A psicanalista de uma amiga minha recomendou que ela fizesse e ontem numa conversa me deu um estalo de fazer, mas não sabia como começar, seu vídeo veio como uma, muitoooo obrigada 😘
É uma ferramenta maravilhosa todo ano eu faço um, claro que não é sequencial mas eu vou escrevendo.
Gostei muito desse vídeo, Julia! Sou muito ansiosa... então minha cabeça está sempre com um monte de pensamentos, inseguranças, medos... e acho que "desabafar" em um diario pode me ajudar! Vou começar a fazer 😊
Julia você é maravilhosa.Cresceu pela dor.Muito Valente e corajosa.Voce é Grande
temos que pensar que somos muito sãos embora tenhamos nossos problemas internos, porque se você parar pra pensar, em comparação a muitas pessoas não fazemos nada de mal..! somos muito críticos de nós mesmos.
Vou indicar seu canal para uma amiga que está passando por uma barra na depressão.
Eu tenho diário desde quando eu tinha 8 anos. Amo! 💙
Além de eu ter uns papéis para desabafo desde 2016.
E também tenho agendas para anotações das datas de tudo desde muito tempo atrás.
Eu tb tenho bipolaridade, e comecei a escrever numa espécie de diário tb. Meu objetivo é vencer o esquecimento e o olhar dos outros sobre mim e criar uma visão que eu próprio tenho de mim mesmo. O que eu faço é perceber padrões nos meus comportamentos, nas minhas emoções, nas minhas vontades, nos meus sonhos e etc. Eu até crio conceitos para designar esses padrões. Depois eu vou articulando os conceitos de forma a perceber qual a relação que eles tem entre si (relações de alternância, causalidade, percebo tb quando um conceito é sub-item de outro conceito, coisas assim) e chegando ao que eu entendo como partes do, digamos, sistema da minha personalidade. Tenho a hipótese, que talvez seja só um sonho irrealista, de que quando eu completar esse sistema eu vou poder dizer que eu me conheço e terei maior controle sobre mim, vencendo a bipolaridade.
Julia, só dei uma passadinha aqui em 05/08/2021 para te dizer OBRIGADA 😍❤
Vc me ajudou muito com esse vídeo.
Oi boa noite Eu gostei muito de fazer um diário está me fazendo muito bem
Você tem uma voz linda, dom natural de dubladora 👏😍
Seu vídeo caiu como uma luva para mim, mais uma vez :) Estou passando por um momento difícil, a depressão literalmente me tomba e eu não tenho com quem conversar, estive pensando em começar um diário, talvez um diário em que eu possa também fazer ilustrações, me ocupar fazendo margens bonitas (para o tempo passar e ao mesmo tempo aliviar minha ansiedade) e que seja até um lugar onde eu possa guardar um pouquinho de tudo... estou precisando disso faz tempo...Você é incrível Julia :D
julia, é muito lindo te ver bem e conseguindo fazer as coisas que te fazem feliz. obrigada por continuar e fazer vídeos tão interessantes. tenho certeza que tu ajuda muitas pessoas com teus vídeos, sejam eles sobre inglês ou sobre saúde mental. ♡
Obrigada! Ajudar as pessoas me motiva a continuar postando. Obrigada você por estar aqui e comentar. Obrigada pelo carinho ♥️
você é incrível! sem palavras pra agradecer. essas palavras eram a luz que eu precisava. espero qur veja esse comentário e fique feliz. foi feito com o melhor sentimento de todos! parabéns pelos vídeos!
Concordo,eu não tenho depressão mas foi muito bom pra minha ansiedade,é ótimo
ótima dica julia, eu escrevo relatos daquele dia que nada deu certo, isso deixa os acontecimentos mais leves com o passar do tempo e tiro disso algum insight cômico como ferramenta pra lidar melhor com os problemas.
Diário é ótimo eu diria até que é uma terapia... alguns anos atrás fiz terapia com uma psicóloga indicada pela psiquiatra... A psicologa me ouvia me fazia questionamentos e o que mais me ajudou era que eu verbalizava aquilo que eu sentia... falava de coisas que não dizia a ninguém por medo de julgamento. E o diário ajuda a "verbalizar" e organizar pensamentos...
Júlia, agradeço de coração o teu trabalho... Graças a ele e ajuda de amigos e familiares, tenho identificado melhor os sinais da depressão em mim... Iniciei tratamento psiquiátrico e quero retomar a terapia com psicóloga. Agora, vendo o vídeo deu uma vontade tremenda de retomar meu diário... Tenho anotações espalhadas em diversos cadernos, misturados com listas de afazeres, planos etc... Mas agora deu vontade de ter um caderninho só pra isso... Obrigada pela inspiração! E continue essa jornada pois tenho certeza que poderá ajudar muito mais pessoas ainda! Vida longa e próspera!! 🖖
Meu diario começou para contar as minhas memorias, sobre sonhos e sentimentos. Eu adorava escrever isso, sempre espontâneo, como você disse. Sentia livre escrevendo! O diario me ajudou bastante. Também percebi que as memorias mudam de acordo com o que sentimos, e é verdade o que você disse, que a escrita ordena os pensamentos. Também percebi que me sentia confortavel com certas coisas, com certos acontecimentos... Passei a me conhecer mais depois de escrever-me. E o mais importante é que o tempo de consulta é sempre pouco demais para contarmos tudo, e escrever é um otimo auxilio do tratamento, ainda que organizamos os pensamentos e aproveitamos mais a consulta!
2º dia de remédio, 1º contando esses dois dias. O primeiro diário "a gente nunca esquece", mesmo que seja após os 30 anos!rs
Seu vídeo me deu a coragem final para iniciar, minha gratidão!
Muito obrigada me ajudou muito, me endentifiquei principalmente com a parte do cabelo, meu Deus não sei oque me dá as vezes uma vontade Loka de cortar bem curtinho. Obrigado Julia
💕 💕 A psiquiatria considera transtorno mental como sendo o estado emocional e psiquico que gera prejuízos sociais, ou seja, dificuldade de manter relações laborais, sociais, afetivas, familiares ou sexuais minimas necessarias para se manter uma vida digna e cumprir a função biológica, ou seja, cuidar de si (fisicamente e moralmente), procriar e preservar a integridade fisica e moral da prole.
Te agradeço pelo vídeo....Tenho depressão desde criança e a ansiedade surgiu na adolescencia ,junto com o TOC....
Já tive um diário e me surpreendi como pensava desde criança.....
Vou começar um novo diário agora...Ótima ideia sua,eu não me sinto bem desabafando com alguém,então acredito que assim eu vou conseguir me encontrar e talvez me ajudar sabe??
Obrigadao,te desejo tudo de bom!!
Sei que para alguns é apenas um vídeo mas,para outros é uma ajuda imensa.
Obrigada!!❤
Percebi que comprei uma caderneta só pra isso, pois coloquei coisas do meu dia e até sonhos. São poucas linhas, mas já alivia muito a alma
Oi Júlia, quero te agradecer, seus vídeos estão me ajudando muito no meu processo de melhora. Bom ver tbm que podemos tirar aquele pensamento que diário é apenas coisa de menina. Obrigado.
Que maravilha! Fico feliz demais de saber ♥️
Sabe, eu falo para meus irmãos ter um diário... e defendo que diário não tem gênero😘
Eu tentei mas rotina, organização e escrever são coisas que não funcionam muito comigo, mas amei o vídeo e acho que você me motivou a tentar de novo
Amei teu vídeo. Parabéns ❤
Eu faço diário desde minha adolescência. Quase trinta anos já.
E me identifiquei com muitas coisas que você falou. Bem legal. 👍
Eu já comecei diário várias vezes,mas nunca consigo continuar. Tenho vários desenhos que representam como eu me sentia,mas eles ficam espalhados pelo meu ex quarto e geralmente eu perco. Mas vou começar novamente. Me identifico muito com tudo o que você diz,Julia
Julia, como aguentar as pessoas chamando você de doido por você ter depressão?
"Às vezes é preciso Punir a Dor com um Excesso": quando insinuam que sou Doido, eu mostro que na Verdade sou ainda mais Doido do que eles conseguem imaginar. Não funciona perfeitamente, mas pelo menos bota alguns pra correr.
Vou começar a escrever um diário. E amei suas dicas, gratas!
Amei a idéia... Já tentei fazer um, mas nunca consegui manter, pois acabava achando que aquilo era uma besteira... Bem vou recomeçar hoje! Beijos. Vc tem me ajudado muito!
O melhor é reler os sentimentos. Escrevo o que sinto e só leio tempos depois. A melhor forma de auto-conhecimento que existe... Beijo Julia
Maravilhosa e lúcida! Comecei a fazer um diário por causa de outro vídeo seu, mas agora com essas dicas ele vai BOMBAR AHAHAHA Obrigada flor
A algum tempo que tenho vontade de fazer um diário. Já tive muitos quando era adolescente e quando estava na faculdade. Depois que fui diagnosticada com bipolaridade (o que faz pouco tempo), me sinto tão confusa e desanimada que não tenho nem energia para o básico. Mas seu vídeo me deu o empurrão que eu precisava para voltar a escrever. Obrigada 🙏🏻
Parabéns vídeo maravilhoso, quanta clareza na explicação.
Bastante legal, gostei das suas dicas ! Gratulon .
Eu também fazia isso de rasgar a folha e jogar no lixo do banheiro, com o mesmo pensamento. Há tempos tenho pensado em escrever um diário, mas a ideia de alguém ler ainda me incomoda.
Vívian Sousa, meu primeiro diário eu tinha 8 anos, certa vez uma amiga o leu, depois, descobri que minha mãe o lia com frequência. Fiquei com muita raiva e magoada, principalmente com a minha mãe, não pelo conteúdo em si, pois na época escrevia apenas o que acontecia durante o dia - não conseguia nem contar pra mim mesma o que eu sentia -, foi com a invasão de privacidade mesmo. Com o tempo, criei uma forma de ninguém ler mais nada. Não comprei mais esses diários personalizados, passei a utilizar cadernos normais, pois ninguém tem curiosidade de olhar "caderno de escola", é muito mais tranquilo pra mim, pois agora sei que só eu tenho acesso a eles.
Que vídeo maravilhoso Júlia as dicas são maravilhosas vou iniciar o meu diário.Cada dia amando mais seus vídeos.
Nossa na parte da infância eu tinha o diário e tinha o mesmo pensamento que você.E perdi o hábito de escrever
Comecei a fazer estágio no psf, e anotava na minha agenda os meus feitos e conquista como por exemplo: ter perdido o medo de vacinar uma criança na perna, de não saber diluir a vacina da varicela, de ter sido vacinada com a sinovac e também elogios que a minha supervisora me dava.
Com base nisso tive vontade de iniciar um diário, mais estava receosa porwue quando criança eu tinha um, minha mãe achou, leu o que eu escrevi e me bateu por meus pensamentos complicados.
Comprei um caderno pra iniciar um diário mais o medo de escrever é maior que a minha vontade.
Eu tive um movimento diferente, talvez até o contrário do seu pra ter um diário. Tb tenho transtorno bipolar e percebi que quando eu tava deprimida só conseguia falar com a psicóloga/ psiquiatra da depressão e não lembrava do resto. Foi qdo comecei a tomar a minha primeira medicação tb.
A idéia do diário foi pra me organizar pra consulta. Mas como eu não sabia o que era sintoma e o que era da minha personalidade por ainda não ter um diagnóstico e não fazer a mínima ideia do que era aquelas oscilações todas escrevia tudo que acontecia no meu dia. Até a alteração mínima. Infelizmente foi só um ano e meio depois de começar o diário que escrevi um resumo dos três meses anteriores à consulta (faço tratamento no caps e as consultas com o psiquiatra demoravam 3, 4, 5 meses e era praticamente impossível conseguir marcar outra nesse meio tempo). Voltando. Foi só quando eu levei o diário que recebi o diagnóstico do tab.
Nessa época decidi que ia fazer um livro pra transformar tudo aquilo em algo literário, mas sincero e o que me orientou foi meu diário. Alguns poemas inclusive são coisas que escrevi sem intenção nenhuma.
Pra mim o diário é uma forma de autoconhecimento mto grande. Não só sobre a doença. Mas pegando o diário de 2015 (qdo comecei a escrever) consigo ver qto a doença me atrapalhava e qto hj tô melhor, sabe?
Eu escrevo atualmente num grupo do wpp que só tem eu pq ele salva a hora automaticamente e ninguém vê. hahahaha
Pra rabiscar e escrever poesias, frases, coisas que me vem à cabeça uso cadernos.
Amei a ideia!!! Amo escrever... Vi esse vídeo há uns dias atrás,e marquei de comprar um diário.. E agora,nesse exato nomento, estou escrecrevendo as primeiras palavras! ... Seria muito bom se eu visse esse vídeo antes, pois tantas que senti e pensei e passei, que poderia ter registrado .. mas okay,ainda tem muito por vir! Obrigada pela ÓTIMA dica❤
Eu também tenho diário e me faz muito bem. O video também foi inspirador :*
Eu tenho! Uso muuuito muito mesmo! É libertador.
Estou em tratamento (bipolaridade ou borderline) e resolvi fazer um diário para ajudar... seu vídeo ajudou muito, obrigada❤❤
Julia, parabéns pela conteúdo do seu canal. Com seus vídeos de saúde mental, você está sendo muito mais do que gentil, você está efetivamente ajudando as pessoas. Obrigada!
Eu pretendo fazer um, mas eu não sabia direito o que era um diário, eu pensava em escrever mas pensando em como seria se alguém lesse o diário e não uma forma de desabafar... Eu realmente preciso colocar a bagunça da minha cabeça em um papel... Obrigada ❤
Sou nova inscrita. Tenho depressão psicótica e estou adorando seus vídeos.
Excelente. Pretendo fazer um. O último que fiz foi em 2006 e foi muito bpm reler e saber o que estava sentindo naquela época.
Faz uns três anos que tenho um diário, eu comecei porque me sentia sozinha e queria por pra fora tudo que eu pensava, e foi a melhor coisa que eu fiz. Eu nuca me obriguei a escrever, só escrevo quando sinto vontade e por incrível que pareça tem uma constância muito boa, tipo duas as três vezes por semana e as vezes até mais. Claro que as vezes eu não sinto vontade nenhuma de escrever e fico algumas semanas sem escrever nada, mas nunca passou de um mês. A única coisa que me incomoda é que a maioria das coisas que escrevo são sentimentos tristes, aí o diário parece ser uma coisa deprimente sabe? Mas não tem como parar porque fiz o diário exatamente pra esses tipos de sentimentos que é a única forma de por para fora.
Gostei muito da ideia, Júlia. E como gosto muito de me expressar, e escrever, tenho certeza que fará muito bem pra mim. Gratidão. Abraços de luz. ✨🙏🏻✨💜🌻
Muito bom e bem explicado ! Conheci seu canal hoje, vou prestar vestibular esse ano e aí cai de paraquedas no seu vídeo de 2014 sobre faculdade pública x privada. Ai cliquei pra conhecer seu canal e apareceu esse vídeo sobre o diário, adorei vou voltar a escrever agr mesmo !
Muitíssimo obrigada por esse vídeo 🙏🏼
Estou pensando em fazer um para me descobrir é realmente ver qual o significado de tudo isso.
Hoje senti um poço de raiva em várias relações da minha vida, e desabafei tudo com a minha mãe no whatsapp pois ela é minha super amiga, eu simplesmente falei tudo!!! Me senti melhor, me veio na cabeça de ter um diário, gente e isso e existe mesmo ou seja vou começar um diário e preciso de um psiquiatra para equilibrar 😅😅😅😅😅
Você é um ser humano incrível. Obrigada por ajudar tantas pessoas
Ju,não me leve a mal,mas eu venho por causa da tua beleza,vc é linda demais muito, inteligente enfim,vc é uma mulher fascinante!