Desafio aceito, amanhã mesmo vou comprar meu diariozinho e comecar a gravar esses 30 dias de diário, é uma honra ter levado minha dica em consideração, garanto que vai resultar de forma positiva!
Cara, pesquise sobre o bullet journal. Pra mim é um formato super minimalista, que funcionou bastante bem. Veja meu outro comentário aqui no post sobre os benefícios.
Eu utilizo papel e caneta desde sempre, se eu não anotei, não lembro! Eu gostaria muito que voltasse a "moda" de escrever a próprio punho! Felicidades!!!
Comecei a escrever um diário no fim de Janeiro. Escrevo de manhã e a noite. De manhã escrevo sobre coisas que sou grato, afirmações e como posso tornar o meu dia melhor. A noite escrevo novamente as coisas boas que me aconteceram no dia e o que poderia ter feito para tornar meu dia bom. Também escrevo sobre percepções e reflexões que tive ao longo do dia. Faço tudo em um caderno sem pauta. Tem me ajudado a organizar meus pensamentos, perceber as coisas boas que acontecem, resgatar a escrita, etc. Parabéns pelo vídeo!
Eu já tentei ter um diário físico, digital e até gráfico enquanto criança e adolescente, mas nunca conseguia manter o hábito. Dois anos atrás eu descobri o método Bullet Journal e consegui me adaptar muito melhor por juntar num caderno tudo o que preciso no meu dia a dia: tarefas, eventos, listas, e ainda uso como diário, fazendo um pequeno resumo do que faço no meu dia a dia. Para quem tem problema para escrever um diário, acho uma alternativa incrível
Faz uns três anos q tenho meu diário de bordo sobre a minha vida, e quando tô na bad sempre leio algo q superei e coisas supérficiais q me fez perder muito tempo vital por nada, isso da um gás e uma vibe de positividade incrível!
tenho 15 anos, tava sentindo um vazio nas ferias, mas, graças a seus videos eu criei uma rotina, habitos e outras coisas, vc é um espelho pra mim, vlw pinho S2
Nunca escrevi o que penso ,mas você me incentivou a ter um diário mesmo eu tendo 59 anos ,achei ótima a ideia para o futuro se a minha memória falhar tenho tudo registrado no papel. Gosto muito dos seus vídeos e o modo como você vive o minimalismo.✨
Só fica a dica, não leiam os diários de seus filhos. Minha mãe fez isso quando era adolescente, e fiquei meio traumatizada. Mas voltei a fazer diário quando adulta.
Aconteceu a mesma coisa comigo. Estou aqui buscando forças, medo desse diário cair em mãos erradas de novo. Mas a necessidade de me expressar é maior. Vou comprar um caderninho pequeno que dê pra mim levar na bolsa sempre.
Tinha exatamente esse problema, a cabeça ficava muito cheia, pra pensar era muito complicado, logo me distraia com outros problemas. Colocando no papel consigo ter calma e meio que conversar comigo mesmo.
Eu não gosto pq na internet qualquer pessoa pode acessar mesmo vc achando que não kkk eu prefiro deixar meus cadernos dentro da minha gaveta pq é mais seguro
Pinho, eu uso um livro que chama "uma pergunta por dia", é como um diário e vale pra 5 anos e cada dia trás uma pergunta diferente. É muito legal, você consegue ver sua evolução nos mais diferentes assuntos. É uma terapia escrever.
AAAA comecei a usar esse ano. E ele fica na minha cabeceira mas eu procrastino muito então fico uns dois dias sem escrever kkkk vc escreve há muito tempo nele?
@@foxgirl5497 Esse ano de 2020 é meu quarto ano! Eu acho uma delicia escrever, quando o meu acabar ano que vem, já pretendo comprar outro, só que dessa vez quero o "5 minutos por dia"
@@casnascimento9763 As perguntas são muito abrangentes, desde qual seu tipo de música favorito, qual seu endereço, que livro vc está lendo, até perguntas mais profundas como o que faz alguém um bom amigo, qual sua missão, escreva a primeira linha da sua auto biografia, como seria seu epitáfio...
Eu já faço isso a mais ou menos 2 anos, mas escrevo semanalmente. Vi sobre isso num canal de sobrevivencialismo onde ele falava a importância em guardar um registro pessoal... e é sempre bom ver mais gente dando importancia a coisas assim. Ótimo vídeo Pinho!
Pinho, eu moro na Itália e sou Escritora de Diários há muitos anos, como é bom vê o publico Masculino se abrindo para esse Autoconhecimento. A Arte da Escrita nos leva a uma expansão de consciência incrivel. É muito Gratificante! Como dizia uma Grande Poetisa: "É impossível capturar a Vida se a gente não mantém Diários!" (Silvia Plath)
Comecei ontem e posso dizer para vocês, não existe momento melhor do que você, uma caneta e um diário. Sua mente fica mais leve e pensa de forma mais clara.
Amo diários, sempre amei. Hoje só faço o diário de gratidão em uma agenda. Coloco o ano e o motivo pelo qual sou grata. Ex. 2018 - Terminei meu curso de Usucapião algo que eu sempre quis. Daí no ano seguinte volto a mesma data, leio o de 2018, 2019 e coloco o de 2020.
Escrever é vida! Para aprender, para ajudar na memória de longo prazo, para verificar se estamos caminhando bem em prol de nossos objetivos, projetos, em nosso Ideal ... aquele que vai seguir com a gente quando essa viagem chegar ao fim, , nossa administração do tempo, nossos conhecimentos, estudos,etc etc etc. pode ser diário, commonplace book, ✨✨
Carah! Seus vídeos estão me ajudando cada vez mais com meus problemas psicológicos que estou enfrentando atualmente! Sinceramente da primeira vez que vi, pensei que você fosse mais um “riquinho” que já teve de tudo e agora quer sair da rotina! Porém me enganei, e comecei a pensar sobre seus conteúdos! Agradeço demais pela ajuda que seus vídeos me traz, sério mesmo, dar valor ao agora e ao que já tenho, tem sido minha melhora depois do meu diagnóstico dos transtornos mentais e psicólogicos que desenvolvi, por ser bastante podre, sempre fiquei muito preocupado com o futuro e me cobrando pra sempre fazer meu melhor e máximo todos os dias pensando só no futuro, e não no agora! Isso porque ainda tenho a mente muito apegada a bem materiais, pensando eu, que me trarão felicidades quando possuir, mas aprendi que não é assim! Agradeço demais mesmo!
Eu voltei a ter um diário no inicio do ano, não anotando cada dia, mas sim desabafos e coisas que ficam presas na minha mente, isso tem me ajudado muito com a minha ansiedade e depressão. É realmente muito importante ter essas ''lembranças'' registradas para você reorganizar a mente.
Eu faço isso, não com frequência, de vez em quando eu sento e escrevo alguma coisa. É uma sensação nova, que eu não imaginava que eu ia gostar. Vale a pena.
Eu tive um diário digital durante 3 anos, mas parei no ano passado por achar que já não precisava. No entanto, depois de ver este vídeo, vou voltar a escrever :) obrigado pela dica, Pinho! Continua com o ótimo trabalho! :) Abraço! #desafiodoPinho
Muito bom! Já era um desejo meu a tempos, vim no RUclips para pegar dicas. Hj tive uma ideia de escrever no meu diário em inglês, assim, eu posso aproveitar e treinar meu inglês. Ainda sou iniciante, mas acredito que isso irá me ajudar muito!
@@Pinhotube cara adoro seus videos e sua edição. Em um video vc falou q está usando o iPhone e a Go pro para gravar na rua. Vc usa estabilizador? Eu curto tanto uns movimentos q vc faz com a camera
Cara eu tava assistindo uns vídeos teu , aí comecei a fazer pelo meio de janeiro . É muito gratificante mesmo ,claro que eu mudei algumas coisas pra ficar mais confortável pra mim
Estou usando bullet journal faz pouco tempo, e percebi uma diferença muito grande na forma como consigo organizar meu dia a dia e focar nas minhas prioridades. Acredito que um diário impresso funciona muito melhor do que uma mídia digital sobretudo porque celulares, tablets e afins são uma grande ferramenta de produtividade, mas também uma enorme fonte de distração. Usamos o celular para gerar resultado mas também para perder tempo, e muitas vezes fica difícil saber os limites ou manter o foco ao receber uma notificação no Whatsapp ou do nosso app favorito, por exemplo. Além disso, diferente dos diários fisicos, os celulares nos colocam num modo de ação eminentemente reativo, ou seja, "reagimos" muito mais aos estímulos e notificações que ele nos fornece do que de fato decidimos ativamente o que fazer. Já com um diário ou agenda físicos, não, somos nós que estamos no controle. Para o meu bullet journal comprei um caderno simples pra começar, e depois que peguei gosto, comprei um caderno que me dê gosto por usar e escrever, além de umas canetas especiais pra deixar a atividade mais prazerosa. Isso também ajudou bastante. Pensei durante um tempo em manter dois cadernos, um para o trabalho e outro para questões pessoais, mas logo desisti, pq nem sempre temos o controle a respeito de onde as idéias vão surgir. Se estou em casa e surge um pensamento sobre o trabalho, ou se minha chefe me manda uma mensagem pedindo algo, prefiro registrar logo e tirar aquilo da minha cabeça (seria muito pior se não anotasse, pois ficaria preocupado com aquilo pra não esquecer até chegar ao trabalho no dia seguinte).
Sério, esse canal é um achado da vida! ótima qualidade, bons conselhos e coerência no que é apresentado. Parabéns, Pinho. Que mais e mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.
Esse video foi pra mim Incrivel Comecei a fazer meu bullet journal esse ano... mais um pouco voltado pro definitivo, mas senti falta de escrever sobre meu dia e tals e comprei hj um caderno agenda pra poder escrever mais livremente... quando abro o YT esse video
Super aceito, essa dica é super válida... No tempo que eu fazia pré, estudava, e fazia curso... Meu amigo era meu caderno, tanto pra estudar quando pra desabafar e me entender, me tranquilizar e ver que o problema não era tão grande quanto imaginava 👌
Desde a adolescência eu utilizo o diário, a ideia veio de uma professora quando contei a ela um problema que eu passava e ela não soube o que me dizer e me sugeriu um diário para que eu pudesse "desabafar". Até hoje utilizo como forma de limpar a mente e analisar situações, é ótimo. Mas eu não os guardo por mais de um ano, no fim do ano eu releio e queimo HAHA. Super indico!
Nossa que coincidência, ontem mesmo tá falando com uma amiga sobre a minha vontade de voltar a ter um diário. Tive na minha adolescência toda e me fazia muito bem.
Eu escrevo bastante num caderninho que fica do lado da minha cama. E, sério, é terapêutico! Vc consegue esclarecer o que te aflige e ainda ganha forças pra vencer diretamente do que vc escreveu . É incrível!
Super recomendo fazer um diário. Tenho alguns problemas psicológicos e não tenho amigos, Comecei um em 2019 e sempre que eu tinha alguma crise eu escrevia lá e sério ajuda muitoooo, escrevo sobre lembranças e o meu dia a dia, tô na metade do meu diário de 2020 e não quero perder esse hábito de escrever. Recomendo demais.
Parabéns pelo trabalho cara, eu ando vendo todos os seus vídeos porque gostei demais do seu trabalho e seu modo de vida, está sendo uma inspiração enorme pra mim, continue 👏🏻
Adorei esse vídeo. Faço diário no Google Drive (divido os documentos por mês) e é impressionante o quanto nos dar clareza. Sempre que tenho alguma ideia, estou em dúvida sobre algo... escrevo! Além do diário sobre os acontecimentos e o que eu tô sentindo, faço diário da gratidão.
Fico felizzzzzz por tudoooooo, que Voce disse nesse VÍDEO. Eu tenho alegria, prazer em anotar do máximo ao extremo do que sair " reclamando " murmurando com os outros.Que muitas sas vezes não vão me entender.De maneira alguma eu as culpo. Então qdo eu escrevo , eu me a calmo, as lágrimas rolam , fico aliviada quardo com cuidado até, que eu volto para rir , para ser felizzzzzz novamente no meu oculto onde sou eu mesmo. As vezes uma criança, as vezes uma dona da verdade, as vezes só sendo *grata* por sermos tanto amados..... PARABÉNS POR TUDO FELICIDADES NESSE ANO QUE SE ÍNICIA VC ,E SUA FAMÍLIA! ! !
Legal, sempre tive diário. Pena que não guardei todos eles, adoraria ler o que escrevi. Super apoio papel e caneta ☺️. Uma dica é que não precisa gastar comprando um caderno ou agenda nova. Como vc mesmo disse sobre desperdício, vale usar o que já tem em casa. Esse ano mesmo ia jogar fora um caderno do meu filho que ele usou poucas folhas no ano passado, só arranquei as usadas e personalizei a capa dele 😁. Excelente vídeo e ótimo tema 👏👏👏
Por coincidência, comecei a mais ou menos 1 semana atrás. Ainda curto muito o meio digital. Estou usando o app JOURNEY. Ele é específico pra isso e tem umas funções bacanas. A ideia é irada pra refletir e se motivar.
Nossa, foi uma grande coincidência pois eu comecei a alguns dias atrás a escrever o meu, já tentei diversas vezes também a fazer um diário digital mas não achei que combinava comigo aqueles registros, está sendo de grande ajuda pois também sofro de ansiedade então estou encarando melhor as minhas emoções
Eu já tive um diário de 2012 a 2016. Joguei fora, pois muitas coisas que eu escrevia me fazia mal ao reler. De lá pra cá tenho uma agenda na qual escrevo apenas quanto sinto que é para escrever. Certa vez fiz uma anotação de "diário futuro". Em 2015 eu precisava de um estágio. Escrevi no diário que eu encontraria um até o dia 01 de julho de 2015. Meu contrato de estágio foi exatamente nesse dia!rs Leonardo Da Vinci tinha um diário de ideias. Recomendo o livro de Walter Isaacson sobre a vida de Da Vinci. É incrível!
Nossa amei ... E eu achava que era infantil quanto adulta escrever um diário .. vou optar agora sempre pelo diário... Quando nossa mente está atribulado...
acho que tenho ums 10diários da minha adolescência,escrevi dos 15aos 17 depois com tanto trabalho e estudo parei com este costume,agora já vou fazer 21 anos e estou pesando muito em voltar a escrever ,também sou mais do tradicional também "o caderno", "agenda" pq acho mais legal escrever a mão também,as vezes leio meus diários antigos e dou muita risada e também é bom relembra lembraças e como é incrível o fato que mudamos tanto com o passar do tempo.
Pinho comecei o minimalismo na minha vida pessoal e hoje posso dizer que trouxeram resultados nos meus trabalhos profissionais. Gratidão por cada reflexão com seus videos. Abraço!
Já começo deixando o like e dizendo, pinho você é lindooo. Sobre o diário comecei dia 05/01 hoje completa 25 dias, é muito bom mesmo, principalmente para dias que você não é produtivo, se torna algo prazeroso e um desencargo de consciência para se sentir melhor e uma pessoa 'útil'
Muito legal o vídeo e também os vídeos da sua esposa. Gratidão por cada vídeo. A verdade i a transparência edifica ainda mais. Sucesso e realizações a você e sua família. Toda semente lançada você colherá. Se ajuda uma pessoa ajuda a humanidade toda. Parabéns por cada vídeo.
"O bom filho a casa torna". Havia parado de acompanhar seu canal, estou voltando a acompanhar os vídeos perdidos. Pinho sempre entregando conteúdo de qualidade!
por incrível que pareça, eu acabei de escrever no meu, sem nem saber que você tinha lançado esse tipo de vídeo. queria ter mais vontade para escrever diariamente, o meu na maioria das coisas só tem coisas de quando eu tô mal e precisava desabafar.
Eu vou começar um mochilao pela Argentina amanhã, vou usar essa dica, todo dia eu vou escrever, pra quando eu voltar pra casa ter esse registro e me lembrar
Faço um diário todo ano,no final do ano leio e reflito de como eu reagi aos obstáculos que apareceram no caminho,esse ano quero minimizar tudo,até as pedrinhas, ótima ideia Pinho. Abraço 🍀
Cara, tô maratonando seus vídeos e tô me identificando muito com o seu estilo de vida. Ainda mais depois deste que tu falou de diário, uma coisa que eu usava muito na adolescência e acabei perdendo o hábito. Até comprei um caderno este ano pra tentar voltar e tal, mas em meio a loucura acabei deixando. Mas como vi que te ajudou muito no lance da organização dos pensamentos (sofro com a ansiedade), creio que agora, com a pandemia e a questão do fique em casa, vou colocar a vontade no papel (literalmente rs). Abraços e brigadão mesmo por todo o conteúdo produzido!
Usei muito um diário na adolescência, agora voltei a usar para registrar o processo de um momento importante e complicado na minha vida, junto com meus sentimentos e outras coisinhas. No meu caso, nem sempre dá para escrever todos os dias, mas tento registrar o máximo de coisas que ando sentindo. Entretanto, justamente por eu ter perdido meu caderninho que eu usava como diário, passei a colocar tudo no digital quando voltei a reescrever. Cada arquivo no Docs é uma data, um registro, escrevo-os como se fosse um livro. Anda me fazendo muito bem, muitas vezes externalizar as coisas ao escrever pra mim mesma me ajuda muito.
a uns 3 anos atrás comecei a praticar o minimalismo, algo que me fez muito bem, mas com o tempo fui parando. Agora eu senti uma necessiadade grande de deixar minha vida mais simples, desde objetos pessoais até mente e ter mais claresa nos pensamentos. Teu canal esta me ajudando muito pinho.
vou sair da casa de meus pais e iniciar a faculdade no próximo mês, acho que é um bom momento para exercitar o minimalismo e teus vídeos me inspiram bastante, obrigado!
Agora é Essencial Leo, vai refletir diretamente no teu desenvolvimento acadêmico, e também no teu futuro, pq agora que tu vai criar os hábitos que vai levar na carreira!
Ótimo vídeo. Eu lembro que na adolescência eu escrevia em um diário digital num Nokia que eu tinha. Como a memória era pouca, eu tinha que apagar para poder escrever mais. Vendo esse vídeo eu pensei: eu tenho memória "infinita" na nuvem e não escrevo. Vou voltar a escrever no diário digital por achar mais prático. Escrever como foi meu dia me dá mais clareza. Obrigado pela sugestão.
Eu já tentei manter um diário e um 'habit-tracker' em papel mas preferi digital por conta de privacidade, em questão de conveniência é basicamente a mesma coisa já que sempre andamos com o celular ou um caderninho. Atualmente uso o Evernote pra manter um habit tracker, mood tracker e futuramente quando começar a trabalhar, um expense tracker
Eu tive um diário digital por quase 3 anos e recentemente acabei voltando ao papel. Descobri que escrever para mim mesmo é tarefa sensorial; gosto de sentir a textura da página em que estou escrevendo, gosto de ver minha letra, meus doodles e divagações aleatórias, diagramações obscuras, etc.
Uso o Google keep como meu diário, é bem legal. Dígito momentos marcantes da vida ou algo que estou sentindo! Pq sempre estou com o celular e nem sempre lembro de um diário físico. Gostei do video Pinho!!! Ótima edição.
Pinho, cheguei no canal faz pouco tempo e estou fazendo uma verdadeira maratona de seus videos, estão me ajudando muito a preparar minha rotina que já já voltará ao normal e me fazendo questionar muito sobre todo tipo de consumo na minha vida. Parabéns pelo trabalho, e pelo conteúdo de qualidade, já estou indicando para Deus e o mundo. ps: estou lendo agora um artigo que você indicou sobre "A economia da ansiedade" e fiquei curiosa para ler mais artigos sobre o nicho que você debate aqui, você salva em algum local que todos possam ter acesso? ou ja pensou em fazer algum video sugerindo/ listando alguns? Enfim é isso, mais uma vez parabéns pelo trabalho incrível
Eu tô escrevendo todo dia um diário de gratidão. Escreve cada dia o que me fez ser grata por aquele dia. Tá sendo muito bem externalizar isso. Até as coisas ruins eu coloco kkkkkkkkkkk
Pinho, que coincidência, comecei a ler O Diário de Anne Frank ontem! E tem uma frase muito marcante no livro “o papel tem mais paciência que as pessoas”. Eu mesma tenho diário desde 2014, onde anoto todos os dias (uso agenda). É muito bom!
eu gostei muito viu pinhp pra min vai ser muito bom manter o meu diario pessoal mais eu queri mesmo é fazer um livro sobre a minha historia de vida pessoal e depois ter expiriencias claro e depois eu queiro montar o meu 2 livro o que vc acha pinho o que eu faço com issso me ajuda montar projeto sobre a minha vida pesssoall e proficional e financeiro
Desafio aceito, amanhã mesmo vou comprar meu diariozinho e comecar a gravar esses 30 dias de diário, é uma honra ter levado minha dica em consideração, garanto que vai resultar de forma positiva!
Quero ver em!!! vai que é sucesso!
Olha quem eu vejo por aqui. Valeu Flamino por ter me indicado o Pinho
Seria muito legal se vocês dois fizessem um vídeo junto, independente de qual assunto seja.
Hahaha boa Pocahontas .
Cara, pesquise sobre o bullet journal. Pra mim é um formato super minimalista, que funcionou bastante bem. Veja meu outro comentário aqui no post sobre os benefícios.
Eu utilizo papel e caneta desde sempre, se eu não anotei, não lembro! Eu gostaria muito que voltasse a "moda" de escrever a próprio punho! Felicidades!!!
Comecei a escrever um diário no fim de Janeiro. Escrevo de manhã e a noite. De manhã escrevo sobre coisas que sou grato, afirmações e como posso tornar o meu dia melhor. A noite escrevo novamente as coisas boas que me aconteceram no dia e o que poderia ter feito para tornar meu dia bom. Também escrevo sobre percepções e reflexões que tive ao longo do dia.
Faço tudo em um caderno sem pauta. Tem me ajudado a organizar meus pensamentos, perceber as coisas boas que acontecem, resgatar a escrita, etc.
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado pela dica
"A escrita é uma arte que está morrendo "
Eu já tentei ter um diário físico, digital e até gráfico enquanto criança e adolescente, mas nunca conseguia manter o hábito. Dois anos atrás eu descobri o método Bullet Journal e consegui me adaptar muito melhor por juntar num caderno tudo o que preciso no meu dia a dia: tarefas, eventos, listas, e ainda uso como diário, fazendo um pequeno resumo do que faço no meu dia a dia. Para quem tem problema para escrever um diário, acho uma alternativa incrível
Faz uns três anos q tenho meu diário de bordo sobre a minha vida, e quando tô na bad sempre leio algo q superei e coisas supérficiais q me fez perder muito tempo vital por nada, isso da um gás e uma vibe de positividade incrível!
tenho 15 anos, tava sentindo um vazio nas ferias, mas, graças a seus videos eu criei uma rotina, habitos e outras coisas, vc é um espelho pra mim, vlw pinho S2
Nunca escrevi o que penso ,mas você me incentivou a ter um diário mesmo eu tendo 59 anos ,achei ótima a ideia para o futuro se a minha memória falhar tenho tudo registrado no papel. Gosto muito dos seus vídeos e o modo como você vive o minimalismo.✨
Só fica a dica, não leiam os diários de seus filhos. Minha mãe fez isso quando era adolescente, e fiquei meio traumatizada. Mas voltei a fazer diário quando adulta.
Realmente, diário é extremamente pessoal
Aconteceu a mesma coisa comigo. Estou aqui buscando forças, medo desse diário cair em mãos erradas de novo. Mas a necessidade de me expressar é maior. Vou comprar um caderninho pequeno que dê pra mim levar na bolsa sempre.
Só de imaginar alguém lendo, já fico tenso. Por essa razão adotei diário digital.
Porque fez você ficar traumatizada por isso?
vcs podem encontrar diários digitais... Aplicativo de cll sabe... Onde tem senha etc
Tinha exatamente esse problema, a cabeça ficava muito cheia, pra pensar era muito complicado, logo me distraia com outros problemas. Colocando no papel consigo ter calma e meio que conversar comigo mesmo.
é bem por aí, inclusive no próximo video vou abordar esse conflito entre a mente e o nosso eu externo, se liga que vai ser bomba haha
Dica: já que vc prefere o diário escrito, depois de escrever, faça um scanner da folha. Assim, está tudo guardado tanto escrito quanto digitalmente.
Eu tiro uma foto com o celular. Acabo por tê-lo sempre comigo.
Eu não gosto pq na internet qualquer pessoa pode acessar mesmo vc achando que não kkk eu prefiro deixar meus cadernos dentro da minha gaveta pq é mais seguro
Eu não ponho na Internet. Mas se eu tenho notas importantes para outros dias da semana eu tenho a foto no arquivo.
@@foxgirl5497 Na nuvem acho 99,9% impossível.
Pinho, eu uso um livro que chama "uma pergunta por dia", é como um diário e vale pra 5 anos e cada dia trás uma pergunta diferente. É muito legal, você consegue ver sua evolução nos mais diferentes assuntos. É uma terapia escrever.
AAAA comecei a usar esse ano. E ele fica na minha cabeceira mas eu procrastino muito então fico uns dois dias sem escrever kkkk vc escreve há muito tempo nele?
@@foxgirl5497 Esse ano de 2020 é meu quarto ano! Eu acho uma delicia escrever, quando o meu acabar ano que vem, já pretendo comprar outro, só que dessa vez quero o "5 minutos por dia"
Estou pensando em adquirir ambos, meninas.
O teor das perguntas versa sobre quais temas? Sabem me dizer?
@@casnascimento9763 As perguntas são muito abrangentes, desde qual seu tipo de música favorito, qual seu endereço, que livro vc está lendo, até perguntas mais profundas como o que faz alguém um bom amigo, qual sua missão, escreva a primeira linha da sua auto biografia, como seria seu epitáfio...
@@RafaelaSilva-lz4ut Nossa, que maravilha!
Obrigado pela informação. Agora é que irei comprar mesmo.
Vou comprar um caderno e começar um diário. E vou aproveitar para registrar minha experiência de gestante, o que eu estou sentindo, etc 🥰
Eu já faço isso a mais ou menos 2 anos, mas escrevo semanalmente. Vi sobre isso num canal de sobrevivencialismo onde ele falava a importância em guardar um registro pessoal... e é sempre bom ver mais gente dando importancia a coisas assim.
Ótimo vídeo Pinho!
Usei muito diário na adolescência! Hoje com a importância e a relevância dos planners sinto falta de ter um.
No caso, dos dois.
Pinho, eu moro na Itália e sou Escritora de Diários há muitos anos, como é bom vê o publico Masculino se abrindo para esse Autoconhecimento. A Arte da Escrita nos leva a uma expansão de consciência incrivel. É muito Gratificante!
Como dizia uma Grande Poetisa: "É impossível capturar a Vida se a gente não mantém Diários!" (Silvia Plath)
Comecei ontem e posso dizer para vocês, não existe momento melhor do que você, uma caneta e um diário. Sua mente fica mais leve e pensa de forma mais clara.
🖤
Amo diários, sempre amei.
Hoje só faço o diário de gratidão em uma agenda.
Coloco o ano e o motivo pelo qual sou grata.
Ex. 2018 - Terminei meu curso de Usucapião algo que eu sempre quis.
Daí no ano seguinte volto a mesma data, leio o de 2018, 2019 e coloco o de 2020.
Escrever é vida! Para aprender, para ajudar na memória de longo prazo, para verificar se estamos caminhando bem em prol de nossos
objetivos, projetos, em nosso Ideal ... aquele que vai seguir com a gente quando essa viagem chegar ao fim, , nossa administração do tempo, nossos conhecimentos, estudos,etc etc etc. pode ser diário, commonplace book, ✨✨
Exatamente Dominique, ajuda demaissss, e só depois de meses e anos relendo que você se da conta da importância.
Carah! Seus vídeos estão me ajudando cada vez mais com meus problemas psicológicos que estou enfrentando atualmente!
Sinceramente da primeira vez que vi, pensei que você fosse mais um “riquinho” que já teve de tudo e agora quer sair da rotina!
Porém me enganei, e comecei a pensar sobre seus conteúdos!
Agradeço demais pela ajuda que seus vídeos me traz, sério mesmo, dar valor ao agora e ao que já tenho, tem sido minha melhora depois do meu diagnóstico dos transtornos mentais e psicólogicos que desenvolvi, por ser bastante podre, sempre fiquei muito preocupado com o futuro e me cobrando pra sempre fazer meu melhor e máximo todos os dias pensando só no futuro, e não no agora!
Isso porque ainda tenho a mente muito apegada a bem materiais, pensando eu, que me trarão felicidades quando possuir, mas aprendi que não é assim!
Agradeço demais mesmo!
Eu voltei a ter um diário no inicio do ano, não anotando cada dia, mas sim desabafos e coisas que ficam presas na minha mente, isso tem me ajudado muito com a minha ansiedade e depressão. É realmente muito importante ter essas ''lembranças'' registradas para você reorganizar a mente.
Eu faço isso, não com frequência, de vez em quando eu sento e escrevo alguma coisa. É uma sensação nova, que eu não imaginava que eu ia gostar. Vale a pena.
Pinho, você falou em ansiedade. Já viveu a dor da depressão? Um vídeo sobre isso ajudaria muita gente.
Eu tive um diário digital durante 3 anos, mas parei no ano passado por achar que já não precisava. No entanto, depois de ver este vídeo, vou voltar a escrever :) obrigado pela dica, Pinho! Continua com o ótimo trabalho! :)
Abraço!
#desafiodoPinho
Muito bom! Já era um desejo meu a tempos, vim no RUclips para pegar dicas. Hj tive uma ideia de escrever no meu diário em inglês, assim, eu posso aproveitar e treinar meu inglês. Ainda sou iniciante, mas acredito que isso irá me ajudar muito!
ótima edição e roteiro! Pinho. 👏🏻👏🏻👏🏻
🖤 valeu meu querido!!
@@Pinhotube cara adoro seus videos e sua edição. Em um video vc falou q está usando o iPhone e a Go pro para gravar na rua. Vc usa estabilizador? Eu curto tanto uns movimentos q vc faz com a camera
Eu amo diária na escrita me ajudar muito . quando tava passando pelo momento difícil me ajudou muito
Realmente muito bom. Uso esse método de escrever em Diário uns 3/4 anos e faz um bem danado viu! Ótimas dicas, vlw Pinho
Vou fazer um diário ❤
Deus te abençoe 🙏
Pinho🙌
Cara eu tava assistindo uns vídeos teu , aí comecei a fazer pelo meio de janeiro . É muito gratificante mesmo ,claro que eu mudei algumas coisas pra ficar mais confortável pra mim
Mas essa é a moral Eduarda! Interpretar e adaptar a tua realidade 🖤
Estou usando bullet journal faz pouco tempo, e percebi uma diferença muito grande na forma como consigo organizar meu dia a dia e focar nas minhas prioridades. Acredito que um diário impresso funciona muito melhor do que uma mídia digital sobretudo porque celulares, tablets e afins são uma grande ferramenta de produtividade, mas também uma enorme fonte de distração. Usamos o celular para gerar resultado mas também para perder tempo, e muitas vezes fica difícil saber os limites ou manter o foco ao receber uma notificação no Whatsapp ou do nosso app favorito, por exemplo. Além disso, diferente dos diários fisicos, os celulares nos colocam num modo de ação eminentemente reativo, ou seja, "reagimos" muito mais aos estímulos e notificações que ele nos fornece do que de fato decidimos ativamente o que fazer. Já com um diário ou agenda físicos, não, somos nós que estamos no controle.
Para o meu bullet journal comprei um caderno simples pra começar, e depois que peguei gosto, comprei um caderno que me dê gosto por usar e escrever, além de umas canetas especiais pra deixar a atividade mais prazerosa. Isso também ajudou bastante.
Pensei durante um tempo em manter dois cadernos, um para o trabalho e outro para questões pessoais, mas logo desisti, pq nem sempre temos o controle a respeito de onde as idéias vão surgir. Se estou em casa e surge um pensamento sobre o trabalho, ou se minha chefe me manda uma mensagem pedindo algo, prefiro registrar logo e tirar aquilo da minha cabeça (seria muito pior se não anotasse, pois ficaria preocupado com aquilo pra não esquecer até chegar ao trabalho no dia seguinte).
Sério, esse canal é um achado da vida! ótima qualidade, bons conselhos e coerência no que é apresentado. Parabéns, Pinho. Que mais e mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.
Amo o canal dele. encontro muitas respostas que procuro. ainda mais nessa quarentena,casado 2 filhas pequenas é punk.
Esse video foi pra mim
Incrivel
Comecei a fazer meu bullet journal esse ano... mais um pouco voltado pro definitivo, mas senti falta de escrever sobre meu dia e tals e comprei hj um caderno agenda pra poder escrever mais livremente... quando abro o YT esse video
Super aceito, essa dica é super válida... No tempo que eu fazia pré, estudava, e fazia curso... Meu amigo era meu caderno, tanto pra estudar quando pra desabafar e me entender, me tranquilizar e ver que o problema não era tão grande quanto imaginava 👌
Desde a adolescência eu utilizo o diário, a ideia veio de uma professora quando contei a ela um problema que eu passava e ela não soube o que me dizer e me sugeriu um diário para que eu pudesse "desabafar". Até hoje utilizo como forma de limpar a mente e analisar situações, é ótimo. Mas eu não os guardo por mais de um ano, no fim do ano eu releio e queimo HAHA. Super indico!
Nossa que coincidência, ontem mesmo tá falando com uma amiga sobre a minha vontade de voltar a ter um diário. Tive na minha adolescência toda e me fazia muito bem.
Então chegou a hora!!
Eu escrevo bastante num caderninho que fica do lado da minha cama. E, sério, é terapêutico! Vc consegue esclarecer o que te aflige e ainda ganha forças pra vencer diretamente do que vc escreveu . É incrível!
Super recomendo fazer um diário. Tenho alguns problemas psicológicos e não tenho amigos, Comecei um em 2019 e sempre que eu tinha alguma crise eu escrevia lá e sério ajuda muitoooo, escrevo sobre lembranças e o meu dia a dia, tô na metade do meu diário de 2020 e não quero perder esse hábito de escrever. Recomendo demais.
Espero que as coisas tenham melhorado e você tenha encontrado amigas em quem confiar. ☺️
Parabéns pelo trabalho cara, eu ando vendo todos os seus vídeos porque gostei demais do seu trabalho e seu modo de vida, está sendo uma inspiração enorme pra mim, continue 👏🏻
Adorei esse vídeo.
Faço diário no Google Drive (divido os documentos por mês) e é impressionante o quanto nos dar clareza.
Sempre que tenho alguma ideia, estou em dúvida sobre algo... escrevo!
Além do diário sobre os acontecimentos e o que eu tô sentindo, faço diário da gratidão.
Fico felizzzzzz por tudoooooo, que Voce disse nesse VÍDEO. Eu tenho alegria, prazer em anotar do máximo ao extremo do que sair " reclamando " murmurando com os outros.Que muitas sas vezes não vão me entender.De maneira alguma eu as culpo.
Então qdo eu escrevo , eu me a calmo, as lágrimas rolam , fico aliviada quardo com cuidado até, que eu volto para rir , para ser felizzzzzz novamente no meu oculto onde sou eu mesmo.
As vezes uma criança, as vezes uma dona da verdade, as vezes só sendo *grata* por sermos tanto amados.....
PARABÉNS POR TUDO
FELICIDADES NESSE ANO QUE SE ÍNICIA VC ,E SUA FAMÍLIA! ! !
Legal, sempre tive diário. Pena que não guardei todos eles, adoraria ler o que escrevi. Super apoio papel e caneta ☺️. Uma dica é que não precisa gastar comprando um caderno ou agenda nova. Como vc mesmo disse sobre desperdício, vale usar o que já tem em casa. Esse ano mesmo ia jogar fora um caderno do meu filho que ele usou poucas folhas no ano passado, só arranquei as usadas e personalizei a capa dele 😁. Excelente vídeo e ótimo tema 👏👏👏
Por coincidência, comecei a mais ou menos 1 semana atrás. Ainda curto muito o meio digital. Estou usando o app JOURNEY. Ele é específico pra isso e tem umas funções bacanas.
A ideia é irada pra refletir e se motivar.
Sempre gostei de usar agenda e marcar tudo nela. Acho que consigo pensar melhor fazendo essas anotações. Adoro seus vídeos. Parabéns
Nossa, foi uma grande coincidência pois eu comecei a alguns dias atrás a escrever o meu, já tentei diversas vezes também a fazer um diário digital mas não achei que combinava comigo aqueles registros, está sendo de grande ajuda pois também sofro de ansiedade então estou encarando melhor as minhas emoções
Exatamente isso Pedro, acabamos encarando de frente os sentimentos e emoções
Pinho, fantástico!
Vc é um artista!
Fantástico.
Muito Obrigado Mesmo
Seus vídeos têm me trazido muita clareza, Pinho. Obrigado!
Parabéns Pinho pela qualidade de seu vídeo e pela sua oratória !!!
Eu já tive um diário de 2012 a 2016. Joguei fora, pois muitas coisas que eu escrevia me fazia mal ao reler.
De lá pra cá tenho uma agenda na qual escrevo apenas quanto sinto que é para escrever. Certa vez fiz uma anotação de "diário futuro". Em 2015 eu precisava de um estágio. Escrevi no diário que eu encontraria um até o dia 01 de julho de 2015. Meu contrato de estágio foi exatamente nesse dia!rs
Leonardo Da Vinci tinha um diário de ideias. Recomendo o livro de Walter Isaacson sobre a vida de Da Vinci. É incrível!
Nossa amei ... E eu achava que era infantil quanto adulta escrever um diário .. vou optar agora sempre pelo diário... Quando nossa mente está atribulado...
Sempre anoto tudo.
🙌🏻
Gostei de suas idéias 😃
Já estou com meu caderninho em mãos amigo.
Obrigada
acho que tenho ums 10diários da minha adolescência,escrevi dos 15aos 17 depois com tanto trabalho e estudo parei com este costume,agora já vou fazer 21 anos e estou pesando muito em voltar a escrever ,também sou mais do tradicional também "o caderno", "agenda" pq acho mais legal escrever a mão também,as vezes leio meus diários antigos e dou muita risada e também é bom relembra lembraças e como é incrível o fato que mudamos tanto com o passar do tempo.
Pinho comecei o minimalismo na minha vida pessoal e hoje posso dizer que trouxeram resultados nos meus trabalhos profissionais. Gratidão por cada reflexão com seus videos. Abraço!
Já começo deixando o like e dizendo, pinho você é lindooo. Sobre o diário comecei dia 05/01 hoje completa 25 dias, é muito bom mesmo, principalmente para dias que você não é produtivo, se torna algo prazeroso e um desencargo de consciência para se sentir melhor e uma pessoa 'útil'
Ansiosooooo para Participar do Desafio
Muito legal o vídeo e também os vídeos da sua esposa. Gratidão por cada vídeo. A verdade i a transparência edifica ainda mais. Sucesso e realizações a você e sua família. Toda semente lançada você colherá. Se ajuda uma pessoa ajuda a humanidade toda. Parabéns por cada vídeo.
Parabéns pinho seus conteúdos são enriquecedor e muito bons
"O bom filho a casa torna". Havia parado de acompanhar seu canal, estou voltando a acompanhar os vídeos perdidos. Pinho sempre entregando conteúdo de qualidade!
por incrível que pareça, eu acabei de escrever no meu, sem nem saber que você tinha lançado esse tipo de vídeo. queria ter mais vontade para escrever diariamente, o meu na maioria das coisas só tem coisas de quando eu tô mal e precisava desabafar.
Eu vou começar um mochilao pela Argentina amanhã, vou usar essa dica, todo dia eu vou escrever, pra quando eu voltar pra casa ter esse registro e me lembrar
Felizardo quem pode ter um inventário de si mesmo ❤️
Exatamente, eu cheguei a me arrepiar lendo coisas que fiz a 2,3,4 anos atrás, é muito incrível essa volta no tempo.
Comecei esta semana o meu diário e simplesmente você lança uma vídeo desses! I love you, keep going!
Faço um diário todo ano,no final do ano leio e reflito de como eu reagi aos obstáculos que apareceram no caminho,esse ano quero minimizar tudo,até as pedrinhas, ótima ideia Pinho. Abraço 🍀
Cara, tô maratonando seus vídeos e tô me identificando muito com o seu estilo de vida. Ainda mais depois deste que tu falou de diário, uma coisa que eu usava muito na adolescência e acabei perdendo o hábito. Até comprei um caderno este ano pra tentar voltar e tal, mas em meio a loucura acabei deixando. Mas como vi que te ajudou muito no lance da organização dos pensamentos (sofro com a ansiedade), creio que agora, com a pandemia e a questão do fique em casa, vou colocar a vontade no papel (literalmente rs). Abraços e brigadão mesmo por todo o conteúdo produzido!
Eu tenho um fiario,as nao escrevo Todos os dias. Desafio aceito, agora. Fevereiro vou escrever Todos os dias 🖤
Usei muito um diário na adolescência, agora voltei a usar para registrar o processo de um momento importante e complicado na minha vida, junto com meus sentimentos e outras coisinhas. No meu caso, nem sempre dá para escrever todos os dias, mas tento registrar o máximo de coisas que ando sentindo. Entretanto, justamente por eu ter perdido meu caderninho que eu usava como diário, passei a colocar tudo no digital quando voltei a reescrever. Cada arquivo no Docs é uma data, um registro, escrevo-os como se fosse um livro. Anda me fazendo muito bem, muitas vezes externalizar as coisas ao escrever pra mim mesma me ajuda muito.
a uns 3 anos atrás comecei a praticar o minimalismo, algo que me fez muito bem, mas com o tempo fui parando. Agora eu senti uma necessiadade grande de deixar minha vida mais simples, desde objetos pessoais até mente e ter mais claresa nos pensamentos. Teu canal esta me ajudando muito pinho.
vou sair da casa de meus pais e iniciar a faculdade no próximo mês, acho que é um bom momento para exercitar o minimalismo e teus vídeos me inspiram bastante, obrigado!
Agora é Essencial Leo, vai refletir diretamente no teu desenvolvimento acadêmico, e também no teu futuro, pq agora que tu vai criar os hábitos que vai levar na carreira!
Seus videos são maravilhosos, continue com eles. Estão me ajudando muito e acredito que estão ajudando muito mais pessoas!.
Conheci vc no canal da Rosana (mais 60). Gostei muito do seu canal! Abraços
Vim conhecer seu canal através do Flamino, uma das melhores indicações que já recebi rs
porra , esse canal pela qualidade teria q ter mais subs
Ótimo vídeo. Eu lembro que na adolescência eu escrevia em um diário digital num Nokia que eu tinha. Como a memória era pouca, eu tinha que apagar para poder escrever mais. Vendo esse vídeo eu pensei: eu tenho memória "infinita" na nuvem e não escrevo. Vou voltar a escrever no diário digital por achar mais prático. Escrever como foi meu dia me dá mais clareza. Obrigado pela sugestão.
Adorei. Tb voltei para o papel
Muito bacana Pinho, cara eu particularmente adoro o Bullet Journal! É uma ótima opção pra ti que pratica minimalismo e combina bastante.
Esse canal é muito bom,estou amando,muitas ideias;)
Eu vim pelo flamino tô adorando seu canal
Escrever é muito bom, eu vou voltar com esse hábito pra mim conseguir ter clareza na minha vida.
Eu já tentei manter um diário e um 'habit-tracker' em papel mas preferi digital por conta de privacidade, em questão de conveniência é basicamente a mesma coisa já que sempre andamos com o celular ou um caderninho. Atualmente uso o Evernote pra manter um habit tracker, mood tracker e futuramente quando começar a trabalhar, um expense tracker
Muito bom essa é a dica que eu estava precisando.
Poxa Pinho, comprei um planner hoje haha coincidência
Vou começar a me organizar mais
Muito bom seus vídeos querido, de forma simples passar algo importante é imprescindível para quem está querendo mudar de vida.
Sensacionalmente sensacional !!!! ótimo saber que o diário ainda segue vivo!!! Abraços Pinho!
Pinho, fala um pouco sobre como você estuda inglês ou usa o idioma na sua vida, trabalho, etc... :)
Eu tive um diário digital por quase 3 anos e recentemente acabei voltando ao papel. Descobri que escrever para mim mesmo é tarefa sensorial; gosto de sentir a textura da página em que estou escrevendo, gosto de ver minha letra, meus doodles e divagações aleatórias, diagramações obscuras, etc.
Vou começar o meu no mês 3 acho melhor já que vou começar uma vida totalmente nova
Uso o Google keep como meu diário, é bem legal. Dígito momentos marcantes da vida ou algo que estou sentindo! Pq sempre estou com o celular e nem sempre lembro de um diário físico.
Gostei do video Pinho!!! Ótima edição.
Faço o mesmo❤
Ótimo vídeo, como sempre né! Haha
Parabéns pelo trabalho e modo de viver a vida, tô me inspirando em vc
🖤 valeu meu querido!!
Pinho, cheguei no canal faz pouco tempo e estou fazendo uma verdadeira maratona de seus videos, estão me ajudando muito a preparar minha rotina que já já voltará ao normal e me fazendo questionar muito sobre todo tipo de consumo na minha vida. Parabéns pelo trabalho, e pelo conteúdo de qualidade, já estou indicando para Deus e o mundo.
ps: estou lendo agora um artigo que você indicou sobre "A economia da ansiedade" e fiquei curiosa para ler mais artigos sobre o nicho que você debate aqui, você salva em algum local que todos possam ter acesso? ou ja pensou em fazer algum video sugerindo/ listando alguns? Enfim é isso, mais uma vez parabéns pelo trabalho incrível
Uma vida tranquila e descomplica.
Perfeito esse vídeo. Inclusive, podemos fazer nosso próprio diário com papel reciclado. Obg Pinho!
Quero começar quando voltar às aulas vlw cara eu me identifico com você
Vi um vídeo sobre diário do izzy nobre, vou começar também.
Eu tô escrevendo todo dia um diário de gratidão. Escreve cada dia o que me fez ser grata por aquele dia. Tá sendo muito bem externalizar isso. Até as coisas ruins eu coloco kkkkkkkkkkk
Pinho, que coincidência, comecei a ler O Diário de Anne Frank ontem! E tem uma frase muito marcante no livro “o papel tem mais paciência que as pessoas”. Eu mesma tenho diário desde 2014, onde anoto todos os dias (uso agenda). É muito bom!
Eu uso o app Daybook, ele me ajuda bastante e tá sempre à mão no smartphone e faz backup na conta do Google
Mano seu conteúdo é muito bom. Ja pensou em fazer um curso online. acho que você venderia muito viu!
Bicho, tu veio do futuro é, pq HOJE a noite tem live no instagram do lançamento do curso kkk
@@Pinhotube sério kk to dentroooo😁
Vou aderir isso com certeza
eu gostei muito viu pinhp pra min vai ser muito bom manter o meu diario pessoal mais eu queri mesmo é fazer um livro sobre a minha historia de vida pessoal e depois ter expiriencias claro e depois eu queiro montar o meu 2 livro o que vc acha pinho o que eu faço com issso me ajuda montar projeto sobre a minha vida pesssoall e proficional e financeiro