Sou mais um que veio pelo BBB mas querendo abrir a mente, crescendo culturalmente e socialmente ! Que Aula de vídeo, e o Melhor OBJETIVO sem delongas e demoras
O vídeo não é novo, nunca me canso de ver. Tudo depende de como se fala, e no tom que se fala. Chamar um amigo ou amiga de "meu preto" ou "minha preta" não é ofensivo, chamar alguém de "seu preto" pejorativamente ou em tom degradante é tão ruim quanto chamar um oriental de "amarelo". O problema não está na palavra, mas no sentimento que vai com ela.
Aprendi desde criança que preto e preta são termos amorosos pela minha avó...descendente direta de quilombolas do baixo tocantins. Até hoje ela me.chama muito carinhosamente de preta! E sinto muito amor por essa palavra.
@@pootakhu Vc tem que entender que lá eles tem educação correta e sabem que é racismo. Então quem fala negro lá faz por maldade sim. Quando a sua liberdade de expressão vai contra a lei, ela é um crime. Então prender racistas é sim correto.
@@lucaspradodias4798 Quando a liberdade de expressão vai contra lei, ela não é liberdade de expressão. Sou contra difamações, mas liberdade de expressão é uniforme.
Me chamo Alex Freitas, tenho pele clara ( com orgulho). Um dia, deixei um amigo no ponto de ônibus na Rua André Rocha no Bairro CURICICA e avistei esse CIDADÃO. Rapidamente saí do meu carro , o abordei e perguntei . - Foi o senhor quem postou um vídeo falando sobre NEGRO OU PRETO? - Sim, respondeu ele. Apertei sua mão, perguntei se poderia abraça-lo , e rapidamente respondeu que sim e nesse abraço, esse vídeo passou em minha mente. Ficamos alguns minutos conversando. Cheguei em casa feliz da vida com outro semblante falando para minha esposa ( pele escura ) o que havia acontecido.
Gostei dessa colocação... Nunca tinha percebido essa desigualdade entre as palavras Negro e Preto. Quando me perguntavam, eu falava que podia chamar de qualquer coisa, mas agora vou adotar o Preto...hahaha
Adorei a explicação... pois vejo que esses termos são bem complexos mesmo. Veja que temos o grupo Raça Negra, o Negritude Junior, a Negra Li... enfim, imagino que eles tenham escolhido seus nomes artísticos e, muitas vezes, sem ter essa clareza. Acho delicado sempre... pois o termo "a coisa ta preta" tmb é pejorativo... A intenção e entonação contam muito na comunicação tmb... Enfim, sigo aprendendo sempre.
É muito bom ver pessoas que se interessam em discutir esses assuntos e fazer a diferença. Precisamos nos colocar na posição de pensadores e mudar a forma como agimos ou falamos .Parabéns
Nabi, conheço pessoalmente esse artista, grande ser humano. Sempre penso naquela frase estampada em camisas " preto sem preconceito". É assim que tem que ser, somos todos iguais!!
eu tenho um pele MUITO clara mas mesmo assim sofro uma espece de preconceito já que eu não posso andar com a minha família paterna que logo deduzem que eu sou adotada, ou que eu só ficou com meu pai pq quero que ele me de dinheiro, que ele me de objetos físicos. isso é frustrante... saber é a cultura,sua religião, seu carater, é decidido por sua pele, pelo seu cabelo, pela sua beleza.
Finalmente alguém explicou. Perfeitamente colocado. Só que a sociedade ainda vai levar tempo para fazer a colocação correta. Muitos temem usar a a palavra preto/a achando que será interpretado como racista. Obrigada pelo esclarecimento!!
Vídeo perfeito, estamos mudando este cenário global e temos sempre que nos fortalecer.
4 года назад+3
Não conheço qusisquer estudos sobre este ponto. O enfileiramento aqui de exemplos aleatórios conforme iam ocorrendo ao autor do anrgumento sugere realmente uma possível negatividade na palavra "negro". Foi convincente, sim. Essa alegada (e bem argumentada) negatividade vir a ter efeitos patológicos já seria uma questão de se apurar de acordo com investigações médicas. Não consegui numa tentativa também espontânea e sem recurso a qualquer fonte que não mi ha memória (ou melhor, o que dela sobrou) alinhar exemplos do emprego do adjetivo "negro" em contexto positivo, favorável, desejável. Ocorreu-me apenas um claramente neutro, meramente descritivo da cor e opcional, já em quase total desuso: quadro-negro.
Muito bom nrml, esses dias eu estava pensando sobre isso dps que eu vi uma galera falando preto normalmente, qual a forma correta de se chamar? Eu sempre falava negro pq eu achava a preto meio ofensiva, estava sendo contraditório e nem percebi, e realmente eu nunca tinha olhado por esse lado da palavra (aliás português brasileiro é cheio de palavras com pejorativos), chamar de preto faz mais sentido de se falar msm
Primeiro que a frase NEGRO(A) não tem variação de sentido em termos de cor de pele . Negro é preto por sua cor ser essa . Até a bíblia cita negro como algo ruim , não acho que o termo negro seja certo a ser usado como cor de pele , pois ela não é . Ninguém diz me passa a cor negra para eu desenhar . Olha que camisa Negra linda
Eu sou misegenado,pai alemão, mãe italiana e meus dois vôs negros! Uma vó italiana e outra alemã! Os meus melhores amigos são negros.e jamais aceitarei chama-los de coisa preta ou algo ruim! Só não podemos nos espelhar nos antepassados. E temos q parar com essas desavenças! Todos temos as mesmas oportunidades, é só fazer acontecer.. Somos apenas uma raça.. humanos!
Preto ou negro, branco , amarelo, pardo, mulato, cabrito, etc, deveriam ser designações para identificação de aparência, mas sem cunho racista. Assim , deveríamos poder identificar, sem complexos nem preconceitos, como por exemplo, aquele jogador branco, aquele jogador preto, ou o vizinho da Laura, aquele que é mulato... O problema , está na estupidez do racismo, que teima em persistir, ainda, em pleno século XXI.
O problema é que a palavra "negro" já tem um sinônimo, significa algo obscuro, oculto, escuridão, então com esse sinônimo os portugueses daquela época usavam essa palavra para se referir a pessoas da etnia Preta, a palavra negro um dia já foi usada apenas com seus significado original, talvez seja difícil pra vc entender isso já que cresceu em mundo onde ela já era atribuído para pessoas pretas, então o preto que tem sua própria cultura e identidade vai entender que isso é uma afronta, eles viram essa história se passar, os mestiços não entenderão, pois perderam sua identidade, (não sabem de onde veio), a não muito tempo atrás pardos se identificavam como brancos pq tinham vergonha de se declarar pardos, eles não queriam estar próximos dos pretos, e além disso pardo em uma sociedade como a brasileira significa alguém sem identidade, não tem cultura.
Hoje isso está mudando, as pessoas estão se declarando pardas e é por isso que podemos ver os pardos "magicamente" aumentando na população, agora eles estão tendo mais consciência de etnia, alguns sabem que etnia não é apenas a cor da pele e isso já é um avanço
@@Lara_robert É verdade, Lara. Sou português, branco de 72 anos. Estudei em Lisboa com colegas oriundos de províncias do na altura Império Português. Fiz amigos negros ou pretos, tenho alguns heróis em várias áreas que por acaso são negros ou pretos. Apesar de saber o que é racismo, suas origens, etc, eu, pessoalmente nunca senti tal. Acredite que na minha geração, em Portugal( metrópole) não havia um sentimento e racismo, não me recordo de nenhuma situação em que um negro fosse discriminado. Em Angola , Moçambique, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé, as escolas eram mistas e por acaso haviam muitos " doutores " nativos, muitos vinham estudar para Lisboa, a custas do Estado. Todavia , admito que alguns indivíduos, sobretudo devido à sua má formação , pouca cultura, sejam e admitem ser racistas. Também reconheço que o fenómeno do racismo ainda persiste, infelizmente, mas há bons sinais , há sinais positivos que tendem a acabar com essa infâmia.
Esse vídeo mudou o português do Brasil definitivamente. Além disso, mostra como não só nosso idioma é racista mas temos no Brasil toda uma cultura racista, machista, homofóbica etc.
Caramba, bem informativo, eu nunca reparei nisso mas me fez refletir muito, a língua portuguesa é uma língua preconceituosa e cheia de conceitos pejorativos. Mas ainda tem seu lado bom é claro :).
Quando a palavra Negro é usada para se referir a uma pessoa o sentido negativo deixa de existir, e se vc parar pra pensar há uma beleza nisso. Note, para tudo q ele falou essa palavra traz um peso ruim, mas exatamente no momento de ser usada com uma pessoa esse peso acaba. Inclusive entre os termos Negro e preto o primeiro tem um tom mais formal e até poético dependendo do contexto. E foi justamente ele q foi escolhido para se referir a uma pessoa. (Ninguém diz pérola preta, mas sim pérola Negra)
Explicação muito boa, mas a Ministra do meio ambiente questionou a palavra caixa-preta que não tem sentido negativo, apesar deste aparelho ser de cor laranja, é uma tecnologia muito útil, nada que remeta a algo ruim. Então, preto neste caso (caixa preta) convém ser aceito, mas para ela, é ruim. Deve-se haver um consenso. Gostei muito da explicação deste senhor, realmente é um assunto importante. Mas há um receio em usar qualquer palavra ao se referir a um afrodescendente por sermos mal interpretados. Meu todo respeito aos afrodescendentes.
Este senhor é de Ghana, onde a língua oficial é o inglês. No inglês "nigger" nunca foi adjetivo, ou seja, uma qualidade, "nigger" é um substantivo pejorativo e por isso "black" é usado no inglês, por ser um adjetivo, ou seja, por ser uma qualidade. No Brasil "negro" e "preto" são adjetivos, mas "preto" soa inferior porque é usado para coisas, enquanto "negro" é usado para dramatizar, dar força e intensidade, e por isso é muito usado na poesia. Este senhor, muito simpático, não conhece português e faz uma análise limitada da nossa língua quando afirma que "negro" só é usado para coisas ruins. Exemplos: pérola negra (exalta beleza), pantera negra (exalta força), negritude (exalta as qualidades da etnia negra), diamante negro (exalta a qualidade de algo negro) . Nas línguas latinas o termo "negro", não é apenas uma cor, mas algo que representa força, energia, mas infelizmente nem sempre associado às coisas do bem, exemplo: peste negra. Por sua vez, a palavra "preto" é usada mais para um objeto ou material como nos exemplos citados no vídeo, mas nem sempre associado às coisas boas, exemplo: a coisa tá preta. Isto tudo são coisas que podem incomodar certas pessoas, agora imaginem alguém dizendo "enche com brancos" um campo de digitação em um computador? estaria associando "brancos" a coisa nenhuma ... a língua é algo complicado e mais complicado são os movimentos raciais que ficam revirando estas coisas para criar estas polêmicas linguísticas.
Eu nunca tinha pensado nisso, e até o bbb não sabia que havia essa diferença de significado entre negro e preto. Mas como ele se referiu ao entendimento de crianças, acho q ficaria confuso tmb dizer a uma criança mestiça por exemplo, que ela é preta. Prq existem várias tonalidades na raça "negra", se tiver que chamar todos pela cor da pele, então terão os marrons claros, os marrons escuros, e os pretos. Eu mesmo quando era criança, falava que a minha cor era marrom, porque realmente é. Preto é cor, porém nem todos afodescendentes são dessa cor.
Cada cultura tem suas particularidades. O modelo da luta racial nos EUA por exemplo, percebeu ser fundamental a quebra de leis declaradamente racistas, ou seja baseadas na legalidade. Por exemplo, era totalmente normal um negro dar lugar ao um branco se este entrasse em um ônibus. Lá "nigger" ou "black" tem importância diferente também. Na África negra, só tem negros ou senão quase a totalidade, portanto o tipo abordagem quanto à cor ou raça é diferente. Aqui no Brasil pela mistura especialmente de africanos, europeus e índios tem uma necessidade e um tipo de luta diferentes. Aqui temos agora reconhecido "Racismo estrutural". Por isso, por mais que respeite a visão do Nabby Clifford ela não expressa a totalidade do conhecimento. No Brasil, preto se refere somente à cor da pele, contudo nem todos os "morenos" se consideram não brancos como aqueles que tem o cabelo mais crespo, ou os traços negroides. Por isso aqui procuramos evidenciar o termo negro como um sentimento identitário, que é superior ao de "preto". Nossa cultura (como a de cada uma) precisa ser estudada em sua especificidades, da mesma forma a luta da comunidade negra. Assim, considero o termo negro como uma identificação forte, signatário de algo como raça contendo valor em si, diferente de preto que é apenas uma cor. O ideal seria ninguém se importar com a cor de alguém.
Esse povo da New Left deveria ouvir isso e parar de falarem que são negros, mas em vez disso vivem batendo no peito dizendo que são negros. Infelizmente a humanidade é difícil de aprender.r AFF! Como falou a minha filha quando tinha apenas 4 anos e estávamos vendo um programa de história. O narrador falou o escravos negros, e ela logo perguntou, "o que são negros mamãe". Eu expliquei a resposta foi: "Eles não deveriam falar assim das PESSOAS". Uma criança sabe mais que os adultos, impressionante. Não deveria haver esse termos, somos pessoas, humanos, Homo sapiens, e ponto final.
Quem diria que o BBB me traria para uma discussão tão importante sobre nossa identidade.
Eu ia comentar isso, vim pelo link no tt sobre o vídeo do Babu
Sou mais um que veio pelo BBB mas querendo abrir a mente, crescendo culturalmente e socialmente ! Que Aula de vídeo, e o Melhor OBJETIVO sem delongas e demoras
@@maguinhosilva6156 Eu também vim pela explicação do ator Babu no BBB 20
Bbb é um lixo, mas o assunto foi interessante.
Vim pesquisar muito sobre o assunto após BBB. Não quero cometer ignorâncias por falta de conhecimento.
O vídeo não é novo, nunca me canso de ver. Tudo depende de como se fala, e no tom que se fala. Chamar um amigo ou amiga de "meu preto" ou "minha preta" não é ofensivo, chamar alguém de "seu preto" pejorativamente ou em tom degradante é tão ruim quanto chamar um oriental de "amarelo".
O problema não está na palavra, mas no sentimento que vai com ela.
Tudo depende da perspectiva de cada um
Tive uma namorada muito loira, ela me contava que sofria muito buly na escola, lora aguada, branquela, loira burra.
Acho que você não compreendeu o vídeo. As palavras carregam, sim, valor, dependendo de seu processo etmológico. Não é apenas questão de pespectiva.
acho que podiamos aplicar o mesmo racicionio às deficiencias (ex, Down)
Aprendi desde criança que preto e preta são termos amorosos pela minha avó...descendente direta de quilombolas do baixo tocantins. Até hoje ela me.chama muito carinhosamente de preta! E sinto muito amor por essa palavra.
Não é questão de ser carinhoso essa é a forma certa.
@@minhaserieyt concordo com vc! só quis expressar tbm o amor que tenho por essa palavra.
@@Lessaunier entendí a sua intenção não quis ser grosso. Abraços
@@minhaserieyt nem interpretei como grosseria! Um grande abraço!
a partir do dia que vi esse vídeo, tenho orgulho de dizer;: sou preto.
Ou pardo :)
Eu também tenho orgulho de dizer que sou preto.
orgulho de ser branco 🤧
@@lluli2935 não
Somos todos irmãos meu amigo.... sou branquelo kkkk
Aos meus 53 anos aprendi mais um pouco. Nunca tinha pensado dessa forma. Faz todo sentido. Muito inteligente e real esse cara.
Nossa que lindo! Amei !Vc é muito especial rapaz, é um ser iluminado. Linda essa definição e analogia entre ser negro ou ser preto....demais..😊😍😚🤗🤩
Na Suíça se disser negra ou negro poder ser preso por racismo , Brasil ainda está muito atrasado 😢
Mas ué? E como você refere a uma pessoa preta a etnia dela?
E não, repressão da liberdade de expressão não é avanço.
@@pootakhu Vc tem que entender que lá eles tem educação correta e sabem que é racismo. Então quem fala negro lá faz por maldade sim. Quando a sua liberdade de expressão vai contra a lei, ela é um crime. Então prender racistas é sim correto.
@@lucaspradodias4798 Quando a liberdade de expressão vai contra lei, ela não é liberdade de expressão. Sou contra difamações, mas liberdade de expressão é uniforme.
@Monique Bastazani ???
@@gambiarrasincriveis É difamação, mas não tem nada a ver, você se referir a um individuo ou a um grupo.
Até hoje e sempre, que vídeo sensacional! Estive procurando por um tempo e não lembrava o nome dele, mas agora encontrei. Obrigado!
Me chamo Alex Freitas, tenho pele clara ( com orgulho). Um dia, deixei um amigo no ponto de ônibus na Rua André Rocha no Bairro CURICICA e avistei esse CIDADÃO. Rapidamente saí do meu carro , o abordei e perguntei .
- Foi o senhor quem postou um vídeo falando sobre NEGRO OU PRETO?
- Sim, respondeu ele.
Apertei sua mão, perguntei se poderia abraça-lo , e rapidamente respondeu que sim e nesse abraço, esse vídeo passou em minha mente.
Ficamos alguns minutos conversando.
Cheguei em casa feliz da vida com outro semblante falando para minha esposa ( pele escura ) o que havia acontecido.
E pq não teria orgulho de ter a pele clara ? Desnecessário seu parêntese
Caralho, que foda. O pior foi não ter como discordar dele
Sim, ele falou tudo e tem razão.
Gostei dessa colocação... Nunca tinha percebido essa desigualdade entre as palavras Negro e Preto. Quando me perguntavam, eu falava que podia chamar de qualquer coisa, mas agora vou adotar o Preto...hahaha
Absoluitamente Fantástico ouvir uma lição tão grande, que deveria enrubecer muitos, sendo colocada tão apropriadamente.
Adorei a explicação... pois vejo que esses termos são bem complexos mesmo.
Veja que temos o grupo Raça Negra, o Negritude Junior, a Negra Li... enfim, imagino que eles tenham escolhido seus nomes artísticos e, muitas vezes, sem ter essa clareza.
Acho delicado sempre... pois o termo "a coisa ta preta" tmb é pejorativo... A intenção e entonação contam muito na comunicação tmb...
Enfim, sigo aprendendo sempre.
É muito bom ver pessoas que se interessam em discutir esses assuntos e fazer a diferença. Precisamos nos colocar na posição de pensadores e mudar a forma como agimos ou falamos .Parabéns
Nabi, conheço pessoalmente esse artista, grande ser humano. Sempre penso naquela frase estampada em camisas " preto sem preconceito". É assim que tem que ser, somos todos iguais!!
Caramba q aula!!!! Parabéns amigo viu rever meu vocabulário 👏👏👏
Parabéns uma bela aula de português para os brasileiros.
Criamos receio de usar a palavra certa por medo de sermos interpretados errado.
Esse cara é muito inteligente e tem uma visão sensata da realidade.
Meus parabéns por ser tão inteligente e dar essa lição, muito obrigada.
Gratidão 🙏
Grande ... finalmente alguém com os mesmos pensamentos que eu.
Eu pensava que a palavra preto neste sentido era racismo, mas eu acho que se eu chamar alguém de preto, iriam me interpretar mal
eu tenho um pele MUITO clara mas mesmo assim sofro uma espece de preconceito já que eu não posso andar com a minha família paterna que logo deduzem que eu sou adotada, ou que eu só ficou com meu pai pq quero que ele me de dinheiro, que ele me de objetos físicos. isso é frustrante... saber é a cultura,sua religião, seu carater, é decidido por sua pele, pelo seu cabelo, pela sua beleza.
Nunca tinha visto uma abordagem por esse ponto de vista! Muito interessante!
Marina Silva precisa assisti esse video, faça essa obra de arte chegar até ela.
pelo amor né Marina Silva.
Acabei de postar meu comentário sobre isso.
Finalmente alguém explicou.
Perfeitamente colocado.
Só que a sociedade ainda vai levar tempo para fazer a colocação correta.
Muitos temem usar a a palavra preto/a achando que será interpretado como racista.
Obrigada pelo esclarecimento!!
Show !!!
Minha continência e respeito..
irmão, eu te amo!!
Nossa isso aim qie video de cultura. Adorei a aula. Obrigada
Não me canso de assistir 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Faz todo sentido. tô contigo meu brother
esse vídeo foi esclarecedor! vc é incrível
Que lição ! Pelas palavras !!
Todo preto, branco, amarelo ou seja lá que cor, deveria ver isso e parar com esse mimimi eterno de preto etc...
Muito bom. Vou passar esse vídeo na escola.
Assistindo em janeiro de 2021, mas isso e tão presente, que daqui a cem anos vai ser o mesmo, isso se não mudarmos nossa forma de pensar.
Grande aprendizado!
Incrível e esclarecedor ... obrigada 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A mudança começa pelas palavras!
Caralho mano que reflexão foda
Esse cara é inteligente para um senhor caralho
brasileiro precisa aprender a interpretar, quando conseguimos ter esta habilidade a gente melhora
Este senhor tem muita habilidade nas palavras.
EXCELENTE MANOOW. Sempre fiquei na dúvida e pensava que usar preto em frase fosse ofensa, mas agora vejo que não
Não me esqueço desse vídeo! É muito legal
em 2 minutos esse homem explode a cabeça de muuuuuuita gente.
Estamos em 2021 e muita gente ainda não entendeu isso
Muito bom, bem explicado
Aulas extremas
Que aula meus amigos
Antes mesmo de ouví-lo já chamava as mulheres de pele preta de "preta linda", ele está corretíssimo.
Independente da definição que me dêem,sou antes se tudo um ser humano, todos somos ,viemos do mesmo lugar e voltaremos pro mesmo lugar.
Vídeo perfeito, estamos mudando este cenário global e temos sempre que nos fortalecer.
Não conheço qusisquer estudos sobre este ponto.
O enfileiramento aqui de exemplos aleatórios conforme iam ocorrendo ao autor do anrgumento sugere realmente uma possível negatividade na palavra "negro". Foi convincente, sim.
Essa alegada (e bem argumentada) negatividade vir a ter efeitos patológicos já seria uma questão de se apurar de acordo com investigações médicas.
Não consegui numa tentativa também espontânea e sem recurso a qualquer fonte que não mi ha memória (ou melhor, o que dela sobrou) alinhar exemplos do emprego do adjetivo "negro" em contexto positivo, favorável, desejável.
Ocorreu-me apenas um claramente neutro, meramente descritivo da cor e opcional, já em quase total desuso: quadro-negro.
Esse Senhor é 10
Por onde andas, meu amigo Nabby? Como seria bom revê-lo!
Muito bom nrml, esses dias eu estava pensando sobre isso dps que eu vi uma galera falando preto normalmente, qual a forma correta de se chamar? Eu sempre falava negro pq eu achava a preto meio ofensiva, estava sendo contraditório e nem percebi, e realmente eu nunca tinha olhado por esse lado da palavra (aliás português brasileiro é cheio de palavras com pejorativos), chamar de preto faz mais sentido de se falar msm
A luta continua mais que nunca.
#pretaminhacor
#pretosimnegronunca
Primeiro que a frase NEGRO(A) não tem variação de sentido em termos de cor de pele . Negro é preto por sua cor ser essa .
Até a bíblia cita negro como algo ruim , não acho que o termo negro seja certo a ser usado como cor de pele , pois ela não é . Ninguém diz me passa a cor negra para eu desenhar . Olha que camisa Negra linda
Parabéns por sua coragem.
Gratidão!
E tão meu pai sempre esteve certo. Que coisa é eu nunca tinha entendido disso caramba.
Eu sou misegenado,pai alemão, mãe italiana e meus dois vôs negros! Uma vó italiana e outra alemã! Os meus melhores amigos são negros.e jamais aceitarei chama-los de coisa preta ou algo ruim! Só não podemos nos espelhar nos antepassados. E temos q parar com essas desavenças!
Todos temos as mesmas oportunidades, é só fazer acontecer..
Somos apenas uma raça.. humanos!
Isso mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mas aquele biscoito NEGRESCO é bom pra caramba.
Preto ou negro, branco , amarelo, pardo, mulato, cabrito, etc, deveriam ser designações para identificação de aparência, mas sem cunho racista.
Assim , deveríamos poder identificar, sem complexos nem preconceitos, como por exemplo, aquele jogador branco, aquele jogador preto, ou o vizinho da Laura, aquele que é mulato...
O problema , está na estupidez do racismo, que teima em persistir, ainda, em pleno século XXI.
O problema é que a palavra "negro" já tem um sinônimo, significa algo obscuro, oculto, escuridão, então com esse sinônimo os portugueses daquela época usavam essa palavra para se referir a pessoas da etnia Preta, a palavra negro um dia já foi usada apenas com seus significado original, talvez seja difícil pra vc entender isso já que cresceu em mundo onde ela já era atribuído para pessoas pretas, então o preto que tem sua própria cultura e identidade vai entender que isso é uma afronta, eles viram essa história se passar, os mestiços não entenderão, pois perderam sua identidade, (não sabem de onde veio), a não muito tempo atrás pardos se identificavam como brancos pq tinham vergonha de se declarar pardos, eles não queriam estar próximos dos pretos, e além disso pardo em uma sociedade como a brasileira significa alguém sem identidade, não tem cultura.
Hoje isso está mudando, as pessoas estão se declarando pardas e é por isso que podemos ver os pardos "magicamente" aumentando na população, agora eles estão tendo mais consciência de etnia, alguns sabem que etnia não é apenas a cor da pele e isso já é um avanço
@@Lara_robert É verdade, Lara. Sou português, branco de 72 anos. Estudei em Lisboa com colegas oriundos de províncias do na altura Império Português. Fiz amigos negros ou pretos, tenho alguns heróis em várias áreas que por acaso são negros ou pretos. Apesar de saber o que é racismo, suas origens, etc, eu, pessoalmente nunca senti tal.
Acredite que na minha geração, em Portugal( metrópole) não havia um sentimento e racismo, não me recordo de nenhuma situação em que um negro fosse discriminado.
Em Angola , Moçambique, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé, as escolas eram mistas e por acaso haviam muitos " doutores "
nativos, muitos vinham estudar para Lisboa, a custas do Estado.
Todavia , admito que alguns indivíduos, sobretudo devido à sua má formação , pouca cultura, sejam e admitem ser racistas.
Também reconheço que o fenómeno do racismo ainda persiste, infelizmente, mas há bons sinais , há sinais positivos que tendem a acabar com essa infâmia.
Perfeita a explicação
Que vibe boa du caralho
Esse vídeo mudou o português do Brasil definitivamente. Além disso, mostra como não só nosso idioma é racista mas temos no Brasil toda uma cultura racista, machista, homofóbica etc.
Daoura dms massa
moço eu te amo
Caramba, bem informativo, eu nunca reparei nisso mas me fez refletir muito, a língua portuguesa é uma língua preconceituosa e cheia de conceitos pejorativos. Mas ainda tem seu lado bom é claro :).
Quando a palavra Negro é usada para se referir a uma pessoa o sentido negativo deixa de existir, e se vc parar pra pensar há uma beleza nisso.
Note, para tudo q ele falou essa palavra traz um peso ruim, mas exatamente no momento de ser usada com uma pessoa esse peso acaba.
Inclusive entre os termos Negro e preto o primeiro tem um tom mais formal e até poético dependendo do contexto. E foi justamente ele q foi escolhido para se referir a uma pessoa. (Ninguém diz pérola preta, mas sim pérola Negra)
Explicação muito boa, mas a Ministra do meio ambiente questionou a palavra caixa-preta que não tem sentido negativo, apesar deste aparelho ser de cor laranja, é uma tecnologia muito útil, nada que remeta a algo ruim. Então, preto neste caso (caixa preta) convém ser aceito, mas para ela, é ruim. Deve-se haver um consenso. Gostei muito da explicação deste senhor, realmente é um assunto importante. Mas há um receio em usar qualquer palavra ao se referir a um afrodescendente por sermos mal interpretados. Meu todo respeito aos afrodescendentes.
Mas depende da sintaxe de cada país.
Este senhor é de Ghana, onde a língua oficial é o inglês. No inglês
"nigger" nunca foi adjetivo, ou seja, uma qualidade, "nigger" é um substantivo pejorativo e por isso "black" é usado no inglês, por ser um adjetivo, ou seja, por ser uma qualidade. No Brasil "negro" e "preto" são adjetivos, mas "preto" soa inferior porque é usado para coisas, enquanto "negro" é usado para dramatizar, dar força e intensidade, e por isso é muito usado na poesia. Este senhor, muito simpático, não conhece português e faz uma análise limitada da nossa língua quando afirma que "negro" só é usado para coisas ruins. Exemplos: pérola negra (exalta beleza), pantera negra (exalta força), negritude (exalta as qualidades da etnia negra), diamante negro (exalta a qualidade de algo negro) . Nas línguas latinas o termo "negro", não é apenas uma cor, mas algo que representa força, energia, mas infelizmente nem sempre associado às coisas do bem, exemplo: peste negra. Por sua vez, a palavra "preto" é usada mais para um objeto ou material como nos exemplos citados no vídeo, mas nem sempre associado às coisas boas, exemplo: a coisa tá preta. Isto tudo são coisas que podem incomodar certas pessoas, agora imaginem alguém dizendo "enche com brancos" um campo de digitação em um computador? estaria associando "brancos" a coisa nenhuma ... a língua é algo complicado e mais complicado são os movimentos raciais que ficam revirando estas coisas para criar estas polêmicas linguísticas.
Eu nunca tinha pensado nisso, e até o bbb não sabia que havia essa diferença de significado entre negro e preto.
Mas como ele se referiu ao entendimento de crianças, acho q ficaria confuso tmb dizer a uma criança mestiça por exemplo, que ela é preta.
Prq existem várias tonalidades na raça "negra", se tiver que chamar todos pela cor da pele, então terão os marrons claros, os marrons escuros, e os pretos.
Eu mesmo quando era criança, falava que a minha cor era marrom, porque realmente é.
Preto é cor, porém nem todos afodescendentes são dessa cor.
Etenia não raça ,somos homosapiens ,raça humana.
Maravilhoso!!!! Disse tudo!
Maravilhosa explicação
Parabéns. Sou bco. Mas o pensador é vc. Até q enfim alguém expôs c/ peso, a teoria ideal. Não essa ipocrisia sensacionalista q o pt criou.
Sensacional!!!!
Eu achava que era mimimi, mas é verdade, não falamos chocolate negro, chamamos de preto mesmo sendo marrom.
👏 muito bem
Sensacional 👏👏👏👏
Semana passada fiz um exame a enfermeira perguntou : Você se considera Preto , Branco , Pardo , Indio ou Amarelo !
Cada cultura tem suas particularidades. O modelo da luta racial nos EUA por exemplo, percebeu ser fundamental a quebra de leis declaradamente racistas, ou seja baseadas na legalidade. Por exemplo, era totalmente normal um negro dar lugar ao um branco se este entrasse em um ônibus. Lá "nigger" ou "black" tem importância diferente também. Na África negra, só tem negros ou senão quase a totalidade, portanto o tipo abordagem quanto à cor ou raça é diferente. Aqui no Brasil pela mistura especialmente de africanos, europeus e índios tem uma necessidade e um tipo de luta diferentes. Aqui temos agora reconhecido "Racismo estrutural". Por isso, por mais que respeite a visão do Nabby Clifford ela não expressa a totalidade do conhecimento. No Brasil, preto se refere somente à cor da pele, contudo nem todos os "morenos" se consideram não brancos como aqueles que tem o cabelo mais crespo, ou os traços negroides. Por isso aqui procuramos evidenciar o termo negro como um sentimento identitário, que é superior ao de "preto". Nossa cultura (como a de cada uma) precisa ser estudada em sua especificidades, da mesma forma a luta da comunidade negra. Assim, considero o termo negro como uma identificação forte, signatário de algo como raça contendo valor em si, diferente de preto que é apenas uma cor. O ideal seria ninguém se importar com a cor de alguém.
O IBGE classifica pretos e brancos, pardos etc. Negro não sei?
👏👏👏 parabéns 👏👏👏
Obrigada!
Esse povo da New Left deveria ouvir isso e parar de falarem que são negros, mas em vez disso vivem batendo no peito dizendo que são negros. Infelizmente a humanidade é difícil de aprender.r AFF! Como falou a minha filha quando tinha apenas 4 anos e estávamos vendo um programa de história. O narrador falou o escravos negros, e ela logo perguntou, "o que são negros mamãe". Eu expliquei a resposta foi: "Eles não deveriam falar assim das PESSOAS". Uma criança sabe mais que os adultos, impressionante. Não deveria haver esse termos, somos pessoas, humanos, Homo sapiens, e ponto final.
Esse vídeo é maravilhoso ❤🎊
esse vídeo é perfeito
eu precisava desse vídeo
Perfeito!!! ❤️🙏🏿👊🏿👏🏿
Muito obrigado!
Legal, mas agora Formule um pequeno texto discutindo o que você pensa sobre o assunto
Alguém poderia resumir para mim, o termo mais adequado é dizer que uma pessoa é negra ou preta?
No brasil pode chamar de de negro agora fora não
Muito bom
Qual a palavra correta para se usar? *NEGRA* ou *PRETA*
Preta!!!!!
Certíssimo concordo em gênero número e grau!
Poucas ideias grande sabedoria
Falou e disse.
Isso sem contar a palavra denegrir.
BBBabu me trouxe
Achei genial você falar: bbbabu
Excelente!